meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Carnaval 2017 terá um efetivo policial superior a 30 mil

    | Segurança, Cultura
    Carnaval sds

    Esquema especial garantirá a segurança do folião entre 24 de fevereiro e 5 de março. Decreto do governador torna obrigatório o cumprimento das escalas durante esse período como também em outros grandes eventos, a exemplo do São João

    Com o lema “Vai na Folia, Vai na Paz”, o planejamento operacional da Secretaria de Defesa Social (SDS) contará, no período de 24 fevereiro a 5 de março, com um efetivo de 31.213 policiais e bombeiros militares, distribuídos na Região Metropolitana do Recife (RMR) e no Interior. Eles atuarão de forma integrada aos demais órgãos do Estado e das prefeituras, garantindo a tranquilidade e a segurança com forte ostensividade no Galo da Madrugada, Recife Antigo e Olinda, além de outras cinco cidades da RMR e 17 do Interior. Nesta terça-feira (22), foi publicado, no Diário Oficial do Estado, o decreto 44.128, assinado pelo governador Paulo Câmara, que torna obrigatório aos servidores das polícias Militar, Civil, Científica e Corpo e Bombeiros, o cumprimento das jornadas para as quais foram escalados nesse período de 10 dias.

    “Fizemos um planejamento com muito cuidado e dedicação, com uso de toda força policial especializada, duas plataformas elevadas, câmeras de videomonitoramento, unidades avançadas nos focos de folia, uso de dois helicópteros, agentes de inteligência infiltrados entre os foliões e reforço da frota de veículos. Temos um efetivo bem próximo ao de anos anteriores, só que, proporcionalmente, teremos mais policiamento, uma vez que diversas cidades, a exemplo de São Lourenço da Mata e Carpina, cancelaram os festejos por falta de recursos financeiros. Temos uma mensagem bem simples e direta aos milhões de foliões pernambucanos e turistas que escolheram este Estado como destino: brinquem com muita alegria e imbuídos da cultura de paz. E aqueles que tentarem a desordem terão uma resposta rápida e efetiva da nossa tropa, que, a despeito dos alardes feitos por uma minoria pregadora de um suposto caos, está bastante motivada”, resumiu o secretário de Defesa Social, Angelo Gioia.

    Dos 31.213 postos de trabalho escalados para o Carnaval, 23.021 são dos quadros da PM, 4.692 são da Polícia Civil, 2.892 vêm do Corpo de Bombeiros, 443 pertencem à Polícia Científica, 118 atuam pela Corregedoria e 47 estão no Grupamento tático Aéreo (GTA). Para acompanhar em tempo real a Folia de Momo, estará em funcionamento, ininterruptamente, do dia 24 de fevereiro a 1º de março, no Centro Integrado de Comando e Controle Regional – CICCR, no Bairro de São José, o Centro de Operações do Carnaval. Lá, funcionarão, de forma integrada à SDS, diversos órgãos, a exemplo das polícias Federal e Rodoviária Federal, DER, Prefeitura do Recife, Consórcio Grande Recife e Metrorec.

    “No Centro de Operações, visualizaremos as câmeras de videomonitoramento instaladas em Olinda, no Sítio Histórico, no Recife Antigo e nas ruas do Centro da Capital por onde passará o Galo. Receberemos imagens captadas por duas plataformas elevadas (cada uma com 14 câmeras, a uma altura de 15 metros) instaladas na Praça do Carmo e próxima ao Marco Zero, além de informações coletadas pelos postos avançados e policiais responsáveis pelas rondas, nas mais diversas modalidades, como a cavalo, a pé, com uso de cães e motorizados”, explica o secretário executivo da SDS, João Luiz Caetano.

    POLOS - Somente no Recife, foi feito um planejamento operacional para os 47 polos da Capital, sendo os principais no Marco Zero, Pátio de São Pedro, Arsenal da Marinha, Cais da Alfândega, Rua da Moeda, Praça da Independência, Campo Grande, Ibura, Cordeiro, Brasília Teimosa, Várzea, Linha do Tiro, Lagoa do Araçá, Alto José do Pinho, Jaqueira, Macaxeira, Dona Lindu e Santana. Na RMR, terão maior reforço, além de Recife e Olinda, as cidades de Araçoiaba, Camaragibe, Itamaracá Ipojuca, Moreno e Itapissuma. No Interior, considerando o porte de suas festas, os municípios com maior ostensividade são: Vitória de Santo Antão, Nazaré da Mata, Goiana, Paudalho, Bezerros, Timbaúba, Catende, Tamandaré, Pesqueira, Surubim, Arcoverde, Triunfo, Belém do São Francisco, Salgueiro, Trindade, Serra Talhada e Petrolina.

    “Em todas as cidades de Pernambuco, teremos policiamento, além de delegacias regionais em plena atividade, perícias criminais dando suporte às investigações e a presença do Corpo de Bombeiros, fiscalizando bares, trios elétricos e camarotes, além dos resgates, salvamentos e operações em caso de incêndios e desastres”, detalha Angelo Gioia.

    GALO DA MADRUGADA – No maior bloco carnavalesco do mundo, o efetivo de segurança será composto de 4.254 profissionais (sendo 3.106 PMs), interligados a dois centros de comando, localizados no fórum Thomaz de Aquino e na Estação Central do Metrô do Recife. Nesses dois pontos, onde atuarão as forças de segurança acrescidas do Poder Judiciário, Defensoria Pública e Ministério Público, também funcionará o Juizado do Folião, projeto que completa, em 2017, 10 carnavais. No juizado, serão atendidos os delitos de menor potencial ofensivo (não ultrapassam a pena de dois anos de prisão), garantindo o devido processo legal às prisões e detenções realizadas pelas polícias.
    Assuntos: esquema carnaval, sds, vai na folia vai na paz, paulo camara,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria da Mulher do Estado anuncia ações para o Carnaval 2017

    | Cultura, Direitos Humanos


    Carnaval

    Campanha Violência Contra a Mulher é Coisa de Outros Carnavais inicia, no sábado, com Trio da SecMulher-PE, no Bloco do Galo da Madrugada, no Grande Recife, e segue por todo o interior de Pernambuco

    A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) estará em todos os municípios do Estado com ações integradas para o enfrentamento da violência contra as mulheres. No próximo sábado (25), acontece, pelo 10º ano consecutivo, a campanha Violência Contra a Mulher é Coisa de Outros Carnavais. Multiplicadoras e multiplicadores farão uma ação de prevenção para foliãs e foliões de que a violência contra a mulher é crime, dá cadeia, e que esse tipo de atitude não faz parte da alegria do carnaval.

    No Grande Recife, a campanha terá início no bloco Galo da Madrugada, com o desfile do Trio da Secretaria da Mulher do Estado, a partir das 9h30 da manhã, distribuindo materiais informativos pedindo o fim da violência contra as Mulheres. O trio, formado só por mulheres, será animado pela Orquestra 100% Mulher e segue o trajeto do Galo da Madrugada que começa em frente ao Forte das Cinco Pontas e segue em direção à Rua Imperial, Praça Sérgio Loreto (sede do Galo), e passa também nas avenidas Dantas Barreto e Guararapes, reunindo mais de 2 milhões de pessoas.

    Do sábado de Zé Pereira até a Quarta-Feira de Cinzas, serão distribuídos 66 mil materiais, entre panfletos, leques, banners e spot para rádios, com telefones úteis para informações e denuncia no caso de violência. A campanha é uma ação do Governo do Estado através da Secretaria da Mulher de Pernambuco.

    No sábado, a campanha também percorre as cidades de Olinda e Jaboatão (Região Metropolitana do Recife) e municípios do Agreste Central (Ibirajuba, Pesqueira, Lagoa dos Gatos, Bezerros, Bonito, Belo Jardim); Agreste Meridional (Tupanatinga, Itaíba, Águas Belas, Brejão, Bom Conselho, Iati, Saloá, Paranatama, Terezinha, Correntes, etc.); Mata Norte (Glória do Goitá, Chã de Alegria, Paudalho, Carpina, Tracunhaém, Nazaré da Mata, Vicência, Aliança, Ferreiros, etc); Mata Sul (Ribeirão, Barreiros, Sirinhaém, São José, Pombos, Vitória, Rio Formoso, Cortês, etc.); Sertão Central (Salgueiro e Serrita); Sertão do São Francisco (Petrolina, Cabrobó, Afrânio, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Dormente e Orocó); Sertão do Itaparica (Itacuruba, Carnaubeira da Penha); Sertão do Moxotó (Arcoverde, Buíque, Manari e Custódia); Sertão do Pajeú (Ingazeira, Solidão, Iguaraci, Tabira, Afogados da Ingazeira, São José do Egito e Quixaba) e Sertão do Araripe (Araripe, Exú, Trindade, Araripina, Santa Cruz e Granito). A distribuição dos materiais conta com a parceria dos 180 organismos municipais de políticas públicas para as mulheres que representam as pernambucanas em cada cidade.

    ONDE PROCURAR AJUDA – Nesse carnaval, a Secretaria da Mulher do Estado disponibiliza a Ouvidora da Mulher que está apta a orientar todas as pessoas sobre o que fazer em caso de violência doméstica e de gênero, bem como outros assuntos relacionados às mulheres. Em caso de violência, é importante denunciar porque esta atitude pode salvar vidas. Através do número 0800-281-8187, qualquer pessoa pode fazer a denúncia seja por telefone fixo ou celular, gratuitamente. O número está disponível 24 horas por dia, inclusive domingos e feriados. 

    As pessoas também têm acesso à rede de enfrentamento da violência doméstica e de gênero do Estado de Pernambuco. Em Recife, estará funcionando durante os dias de folia, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher Clarice Lispector e em Olinda, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher Márcia Dangremon e Centro Especializado da Mulher Dona Amarina, em Ipojuca. As mulheres podem registrar os Boletins de Ocorrência nas 10 delegacias especializadas da mulher e também nas delegacias comuns.

    Serviços de atendimento às mulheres com anticoncepção de emergência nas unidades de Saúde dos Municípios Pólos do Carnaval:

     

    Bezerros - Unidade Mista São José (no centro da cidade); 

    Arcoverde - Centro de Saúde da Mulher (bairro de São Cristóvão);

    Triunfo - Unidade Mista Felinto Wanderley (centro da cidade);

    Nazaré da Mata - Gerência de Atenção à Saúde da Mulher

    Pesqueira - a Gerência de Atenção à Saúde da Mulher

     

    Referências 24 horas para Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual por Gerência Regional de Saúde (GERES):

     

    I GERES: Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM) – Recife; Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa (Hospital Agamenon Magalhães) - Recife;

    Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) - Recife; Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos (Hospital da Mulher do Recife) - Recife; 

    Maternidade Arnaldo Marques - Recife; Policlínica Agamenon Magalhães - Recife;

    Maternidade Bandeira Filho - Recife; Unidade Mista Professor Barros Lima - Recife.

    IV GERES: Hospital Jesus Nazareno - Caruaru.

    VII GERES: Hospital Regional Inácio de Sá - Salgueiro.

    VIII GERES: Hospital Dom Malan - Petrolina.

    XI GERES: Hospital Professor Agamenon Magalhães - Serra Talhada.

                                                                                                          

    Mais informações: 

    Assuntos: secMulher-pe, Campanha Violência Contra a Mulher é Coisa de Outros Carnavais, violência contra a mulher,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara prestigia 53º Baile Municipal do Recife

    | Cultura
     
    Munciipal
    Considerada uma das prévias mais tradicionais do Recife, a festividade exaltou as manifestações indígenas e afro
     
    Ao lado de milhares de foliões ávidos pelos festejos de Momo, o governador Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luiza prestigiaram o 53º Baile Municipal do Recife. Considerada uma das prévias mais tradicionais do Carnaval pernambucano, o evento aconteceu na noite deste sábado (18/02), no Classic Hall.
     
    Os homenageados do Carnaval 2017, Almir Rouche e Caboclinhos Carijós do Recife, comandaram a noite ao lado de artistas pernambucanos. A decoração foi feita à base de grafites que exaltam as manifestações indígenas e afro, presentes na folia, como afoxés, maracatus e caboclinhos.
     
    O governador Paulo Câmara destacou essa valorização da cultura pernambucana. "É um baile bonito, que mantém as tradições e que valoriza os artistas da terra. A Prefeitura do Recife fez um belo trabalho, assim como Pernambuco também vai fazer. Vamos​,​ mais uma vez ​,​ fazer um Carnaval alegre, exaltando a nossa cultura que é tão forte, tão bonita e que orgulha os pernambucanos", afirmou ​.​
     
    O Baile Municipal é beneficente e a renda da venda dos ingressos será doada para cinco instituições que realizam trabalhos de assistência social sem fins lucrativos. Neste ano foram escolhidas as entidades Grupo Partilhar, do bairro da Boa Vista; Centro Educacional Redenção, de Campina do Barreto; Aliança de Mães e Famílias com Doenças Raras (AMAR), de Boa Viagem; Centro Educacional Popular Saber Viver, da Imbiribeira; e Maracatu Nação Raízes de Pai Adão, de Água Fria.
     
    "A gente está muito feliz porque todos os ingressos foram vendidos, e isso significa uma excelente notícia para as entidades beneficiadas. Na verdade, todos vão sair ganhando. Quem veio para o baile vai se divertir e dançar a noite inteira, sabendo que contribuiu para o funcionamento de instituições sérias que atendem pessoas carentes da nossa cidade"​, pontuou o prefeito Geraldo Júlio, anfitrião do evento, que estava acompanhado da primeira-dama ​,​ Cristina Melo.
     
    Com uma programação de sete horas ininterruptas, o baile contou com 17 atrações, entre elas: Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Spok Frevo Orquestra, Maestro Forró, Almir Rouche e Patusco. No início da noite, foram premiados os três primeiros colocados nas categorias Luxo e Originalidade dos concursos de fantasias, seguido​s​ do desfile do Rei Momo, Eduardo Gomes, e da Rainha do Carnaval, Bruna Barbosa.


    Fotos: Aluisio Moreira/SEI ​ ​

    Assuntos: bale municipal, paulo camara, governo de pernambuco.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Noite para os Tambores Silenciosos inicia semana pré-carnavalesca em Olinda

    | Cultura

    Com o propósito de manter a tradição dedicada à religiosidade de culturas afro e os seus ancestrais, a 16ª Noite para os Tambores Silenciosos de Olinda acontece na próxima segunda-feira (20), reunindo dez maracatus nação e reverenciando o Mestre Roberto Nogueira, do Maracatu Nação de Luanda. A cerimônia de louvação, que será comandada pelo Mestre Afonso Aguiar, do Maracatu Leão Coroado, Patrimônio Vivo de Pernambuco, é realizada pela Associação dos Maracatus de Olinda (Amo Cultural), contando com o apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Fundarpe.

    O ato de louvação se inicia a partir das 20h, com concentração na Praça de São Pedro, de onde o cortejo seguirá pela rua Prudente de Morais, Quatro Cantos, Rua do Amparo, Largo do Amparo, Ladeira do Bonsucesso, até chegar a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Estarão participando o Maracatu Leão Coroado, Maracatu Nação Camaleão, Maracatu Nação Badia, Maracatu Nação Axé da Lua, Maracatu Nação de Luanda, Maracatu Nação Maracambuco, Maracatu Nação Pernambuco, Maracatu Nação Estrela de Olinda, Maracatu Nação Tigre e o Maracatu Almirante do Forte, convidado especial desta edição.

    Ao logo do trajeto, batuques de tambores e cânticos engrandecem o ritual. Já na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, cada um dos maracatus participantes cantará algumas loas, dando espaço para o próximo, até a chegada do último quando se reúnem para realização do ritual religioso que começa a 00h00, com cantos africanos entoados pelo zelador de santo. Durante a cerimônia, a frente da igreja é banhada de perfume e, ao final, acontece um dos momentos mais emocionantes da cerimônia, o rufar dos tambores que permanecerão em silêncio durante a celebração, acompanhados da já tradicional queima de fogos.

    Serviço:
    16ª Noite para os Tambores Silenciosos de Olinda
    Quando: Segunda-feira, 20 de fevereiro
    Concentração: às 20h, nos Quatro Cantos, Sítio Histórico de Olinda, de onde o cortejo seguirá em direção ao Largo do Rosário dos Homens Pretos, no bairro do Bonsucesso.
    Acesso gratuito

    Cidades: Olinda
    Assuntos: cultura-pe, tambores silenciosos, cultura afro e ancestrais, governo de pernambuco, fundarpe,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Gota D'água deve reunir 10 mil foliões na sexta-feira de Carnaval

    | Cultura

    Compesa 

    Bloco da Compesa desfila há 37 anos consecutivos no bairro de Santo Amaro; uma das novidades deste ano é a participação do cantor Silvério Pessoa

    O desfile do bloco Gota D'água vai garantir a animação da Festa de Momo na próxima sexta-feira (24) de Carnaval, no bairro de Santo Amaro, no Recife. Há 37 anos, o bloco dos funcionários da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) mantém a tradição de colocar na rua o cortejo de trios elétricos, bonecos gigantes e passistas de frevo, que inicia na Avenida Cruz Cabugá, passa pelo Parque Treze de Maio e encerra nas imediações da Assembleia Legislativa. Para este ano, o Gota vai presentear os foliões com novidades nas atrações. Pela primeira vez, a programação vai contar com a participação dos cantores Silvério Pessoa e Diego Cabral, além do já aguardado Trio Asas da América.

    A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 10 mil pessoas no desfile de rua do Gota D'Água, como nos anos anteriores. O bloco também contará com a animação dos Trios Balada e Planeta, e de um carro de apoio - ainda podem ser anunciadas outras atrações, até a próxima semana. O bloco sairá pontualmente, às 20h30, da Compesa localizada na Avenida Cruz Cabugá (número 1387), e seguirá o percurso com cerca de quatro quilômetros.

    "Antes existiam outros blocos que animavam esse bairro do Recife, mas que deixaram de desfilar, o que lamentamos muito. Hoje, só restou o Gota D'água para levar diversão e alegria aos moradores do bairro na sexta-feira de Carnaval. As comunidades da região aguardam com ansiedade esse dia", conta o presidente do Gota D'água, Jaime Meira, lembrando que este é o único bloco de companhias de saneamento do Brasil. Durante todo o trajeto, o cortejo do Gota contará com o apoio da CTTU (Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife) para organizar o trânsito, e do 16º Batalhão da Polícia Militar, que vai disponibilizar efetivos da ROCAM (Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas), Choque e Cavalaria para acompanharem o desfile.

    A concentração do Gota D'água começa às 17h, no pátio interno da Compesa. A programação, voltada para os colaboradores, familiares e convidados, terá os shows da Orquestra de Frevo 100% Mulher e do cantor Geraldo Maia e Orquestra. Também haverá apresentação de passistas de frevo, estandarte e bonecos gigantes. Para dar conforto aos foliões, será montada uma estrutura com palco, mesas e cadeiras, além de barracas padronizadas para venda de bebidas e comidas a preços populares.

    SERVIÇO:

    Bloco Gota D'água - 37 anos
    Início do desfile de rua: às 20h30
    Trajeto: começa na sede da Compesa da Cruz Cabugá (nº 1387, Santo Amaro), segue até o Parque Treze de Maio, e encerra nas imediações da Assembleia Legislativa.
    Atrações: Trio Asas da América, Trio Balada, Trio Planeta, Diego Cabral, Silvério Pessoa e Orquestra, carro de apoio.

            

    Assuntos: compesa, gota d'agua, festa do momo,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projeto 'Música no Palácio' recebe João Paulo Albertim e convidados

    | Cultura

     Música no Palácio

    O lirismo do Carnaval de Pernambuco pede passagem no próximo domingo (19.02), durante o projeto 'Música no Palácio'. O músico João Paulo Albertim apresentará o número Frevando com o Cavaquinho, tocando clássicos do gênero musical e frevos gravados por ele. A exibição é uma exaltação à tradição dos instrumentos de Cordas Dedilhadas, que marcam ritmos carnavalescos do nosso Estado. A apresentação será realizada às 10h, no Palácio do Campo das Princesas, área Central do Recife, e contará, ainda, com o bandolinista Marco César e a voz de Valéria Moraes, integrante do Coral Edgar Moraes. A entrada é gratuita.

    Sempre aos domingos, o projeto 'Música no Palácio', que conta com o apoio Conservatório Pernambucano de Música (CPM), está em sua segunda temporada. A iniciativa proporciona aos visitantes do prédio-sede do Executivo Estadual apresentações inéditas que dialogam com a cultura do nosso Estado. Na oportunidade, o público ainda pode se aprofundar na história de Pernambuco e do Brasil, desfrutando da visita guiada no Palácio do Campo das Princesas.
    Assuntos: musica no palácio, governo de pernambuco, cultura, carnaval
    Compartilhe: Link para o post:
  • Domingo na Arena entra em fevereiro no clima carnavalesco

    | Social, Cultura


    Domingo na Arena

    Primeiros três finais de semana de fevereiro serão voltados à folia de momo

    O Domingo na Arena Pré-Carnaval chegou. A folia de momo ocorre apenas no final de fevereiro, mas o público do Domingo na Arena já pode começar a ensaiar o frevo e preparar a sua fantasia. Isto porque as três próximas edições do projeto, (dias 05, 12 e 19 de fevereiro) serão totalmente voltadas para a os festejos: é o Domingo na Arena Pré-Carnaval, com direito a concurso de fantasias, que premiará o vencedor com um final de semana em Porto de Galinhas em março.

    Nos próximos três domingos, o público poderá curtir diversas atrações típicas do carnaval pernambucano, com a segurança e a estrutura que já são marcas do Domingo na Arena. As atrações dos dias 12 e 19 serão divulgadas posteriormente. No dia 05/02, o público terá à disposição atrações como Oficina de Tecido Acrobático Coletivo Libre Artes Aéreas, Orquestra de Frevo, Zumba Especial Carnaval e show de Ciel Santos, vice-campeão do concurso Som na Arena. O público ainda terá aulas de frevo, para chegar ao carnaval afiado no estilo que é a cara de Pernambuco.

    CONCURSO DE FANTASIAS

    O folião que comparecer às três edições do Domingo na Arena Pré-Carnaval ainda poderá ganhar um final de semana em um dos melhores hotéis em Porto de Galinhas, durante o mês de março. Basta comparecer a um dos três finais de semana do Domingo na Arena Pré-Carnaval (5, 12 e 19) fantasiado e participar do concurso.

    Para isso, o folião precisa postar uma foto com a hashtag #carnavalnaarena no Instagram, marcar a Arena de Pernambuco na postagem, deixando sua conta no Instagram no modo público. As fotos precisam ser tiradas em um dos três finais de semana carnavalescos. O resultado sairá no dia 22 de fevereiro.

    Além das novidades, os cinco polos descentralizados seguem presentes. Esportes, cultura, setor infantil, sustentabilidade e gastronomia marcam presença no Domingo na Arena. Tour e bike tour também estão confirmados. O primeiro ao custo de R$ 2 o ingresso, e o segundo, a R$ 5. Vale ressaltar que, quem for fazer o bike tour precisa vir com os equipamentos de segurança. 

     


    Cidades: São Lourenço da Mata
    Assuntos: arena de pernambuco, domingo na arena, arena pre-carnaval, #carnavalnaarena,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Última semana de férias com o astral lá em cima

    | Cultura, Infância


    Área externa da Biblioteca Pública ficou repleta de crianças. Muita pipoca e brincadeiras, nem parece final de férias

    As crianças que estão frequentando a Biblioteca Pública de Pernambuco (BPE), e participando da colônia de férias, parecem não se importar muito com o final do período. O mês de janeiro foi bastante movimentado e trouxe uma programação intensa de atividades para os visitantes do setor infantil do espaço. Mas, esta última semana está sendo ainda mais especial, pois os organizadores resolveram resgatar brincadeiras clássicas da infância, como bolinha de gude, corrida de saco, batatinha frita e cabra-cega. As brincadeiras contaram com o apoio da Brinkant Atividades Recreativas.

    “Sabemos que a tecnologia vem ganhando cada vez mais adeptos dos celulares e computadores. E isso tem chamado a atenção das crianças, que vivem com os equipamentos jogando games ou navegando nas redes sociais. Então, a proposta deste resgate surgiu com o objetivo de proporcionar a essas crianças de conhecerem essas brincadeiras antigas, presentes na infância dos pais delas. Além do lúdico, sabemos que essas brincadeiras trabalham muito as habilidades corporais e motoras delas, e queremos trabalhar isso também”, diz o coordenador do setor infantil da BPE, Hélio Monteiro.

    Levando o filho pela primeira vez, Paula Gomes, mãe do pequeno Ticva Gomes (04), diz que a proposta da Biblioteca é muito legal, pois ela está vendo o filho se divertir com outras crianças e vivenciando brincadeiras que não são tão fortes hoje em dia. “Eu estou adorando essas brincadeiras, meu filho está se divertindo muito. Lá na rua que moramos ele também brinca na rua, mas não é sempre, pois os amiguinhos preferem mais jogar vídeo game”, diz. Ticva, aliás, foi um dos que conseguiram – com os olhos vendados – andar em direção ao burro desenhado na parede e colar o rabo no animal.

    Também pela primeira vez na Biblioteca, Richard Carneiro (3) logo se enturmou e brincou de todas as atividades animadas pelos monitores. O pequeno estava sendo filmado o tempo todo pela mãe, Ana de Santana. “Essas brincadeiras são um resgate a verdadeira infância, não vemos muito isso hoje em dia. Aqui, além dessas brincadeiras, a gente ainda economiza, pois todas as atividades são gratuitas. Estou gostando muito e pretendo trazê-lo no último dia”, conta Ana. Inclusive, o último dia é hoje, sexta-feira. Durante todo o dia haverá brincadeiras e contação de histórias. 

     
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Artesanato pernambucano movimenta economia

    | Balanço, Cultura

    Centro de Artesanato de Pernambuco

    Foto: Daniela Nader

    O Centro de Artesanato de Pernambuco supera, em valor, vendas em 2016, totalizando R$2,5 milhões, além de ultrapassar a quantidade de peças artesanais vendidas em 2015

    À beira das águas que emolduram o principal cartão postal do Recife, o Centro de Artesanato de Pernambuco - localizado em frente à rosa dos ventos de Cícero Dias ponto que marca o início da cidade Maurícia - completou quatro anos de existência com saldo positivo para a comercialização de peças genuinamente pernambucanas.

    De janeiro a dezembro, foram comercializadas  mais de 118 mil peças, totalizando R$ 2,5 milhões. "Mais do que movimentar a economia, a indústria do artesanato em pequena escala representa um importante passo para o desenvolvimento local. Com o Centro de Artesanato conseguimos fazer com que artesãos de todo o Estado possam comercializar suas peças, sem atravessador, recebendo o preço original que ele cobra em seu ateliê. Assim, estamos beneficiando pessoas que vivem em pequenos centros, afastados das cidades, donos de negócios que passam de pai para filho", disse Jenner Guimarães do Rêgo, diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper).

    No Centro, considerado o maior do segmento no Brasil, tem um acervo de 16 mil peças, de 500 artesãos, entre trabalhos feitos com couro, madeira, cerâmica, além de produtos têxtil. No espaço, mestres tradicionais como Dila, Ana das Carrancas, Maria amélia, Tiago Amorim, J. Borges e Manoel Eudócio dialogam com trabalhos mais contemporâneos que bebem da fonte da cultura popular.

    Os meses com maior movimento foram os de férias, especialmente janeiro, julho, novembro e dezembro. No primeiro mês do ano passado foram R$ 358 mil, contra R$ 268 mil em dezembro daquele ano. "2016 foi um ano em que superamos, em valores reais, as vendas de 2014 e 2015. Já em quantidade de peças, superamos o quantitativo comercializado em 2015", completou Rêgo.

    Todo o acervo está à venda. As peça custam de R$ 1 a R$ 3 mil, divididas entre as seções mestres, suvenires, artesanato contemporâneo, cestaria, têxtil, trabalhos manuais, moda e brinquedos populares. Ao longo dos quatro anos de existência, foram comercializadas mais de 486 mil peças de artesanato, totalizando mais de R$ 11 milhões.

    Retorno de Parceria

    Arnaldo Lopes, nascido em Água Preta, PE, trabalha desde 1980 com artes plásticas. Conheceu o Centro de Artesanato na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), maior evento da América Latina no segmento. É parceiro do Centro há quatro anos e desde a inauguração suas peças figuram nas prateleiras da loja.

    “Colocar minhas obras para serem vendidas no Centro de Artesanato de Pernambuco foi o melhor investimento que pude ter feito. As vendas aumentaram em 100%. Além da grande divulgação, não só em Pernambuco, mas em todo o mundo, devido ao grande fluxo de turistas. Essa parceria tem gerado retorno do consumidor pelo ano inteiro. Estou satisfeito com o trabalho feito em 2016, foi um ano de grandes vendas e oportunidades provenientes desse trabalho em conjunto. Espero que em 2017 essa parceria continue trazendo bons resultados”, afirma o artesão.

    Cidades: Recife
    Assuntos: Centro de Artesanato de Pernambuco, cultura, turismo, balanço, AD Diper,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Domingo na Arena conta com banda de samba e tecido acrobático

    | Esportes, Cultura

     Arena de PE

    O Domingo na Arena chega à segunda edição em 2017 com diversas atrações. O público poderá acompanhar a tradicional aula de zumba com o professor Edmilson Nascimento, que ocorre no meio da tarde. Além da zumba, o público poderá curtir um show gratuito de samba: a banda Samba Hit, que toca sucessos do samba e do pagode nacionais, se apresenta no palco do projeto também no período da tarde.

    Outras atrações confirmadas para a edição de número 19 do projeto são o Espaço EcoHus, onde as pessoas podem conhecer um pouco mais sobre a história da árvore que deu nome à nação. A população também terá à disposição as quadras poliesportivas, localizadas na praça sul da Arena de Pernambuco.

    A criançada terá uma novidade no polo infantil: os pequenos poderão, gratuitamente, participar de uma oficina de pintura, com instrutores preparados para auxiliá-los na brincadeira. A atração estará localizada próxima aos demais brinquedos infantis, na área interna da Arena.

    Essa edição do Domingo na Arena também terá uma estreia: uma oficina de tecido acrobático! Atividade de acrobacia aérea executada em um longo tecido suspenso, o tecido acrobático é um tipo de performance na qual um ou mais artistas realizam acrobacias aéreas enquanto enrolados em um tecido. A modalidade será ministrada pelo Coletivo Libre Artes Aéreas! Antes restrito ao circo, o tecido acrobático deixou o picadeiro e tem se tornado uma excelente opção para quem busca por uma atividade física lúdica e pouco convencional. É mais uma novidade no Domingo na Arena, que contará ainda com o tour e o bike tour pelas dependências da Arena de Pernambuco.

    Programação – Domingo na Arena

    09h – 11h – Playlist
    14h40 – 15h40 – Aula de Zumba
    15h45 – 17h – Samba Hit
    09h – 17h – Espaço EcoHus
    09h – 17h – Quadras Poliesportivas
    09h – 17h – Oficina de Pintura Infantil
    09h – 17h – Artesanato da cidade de Moreno

    Cidades: São Lourenço da Mata
    Assuntos: domingo na arena, arena de pernambuco, zumba, edmilson nascimento
    Compartilhe: Link para o post: