meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Ouvidoria do Estado passa a utilizar tridígito 162

    | Social, Administração, Copa 2014

    scjDurante o período da Copa do Mundo FIFA 2014, a Ouvidoria do Estado, vinculada à Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE) vai passar a utilizar o tridígito 162. O novo número vai substituir aos poucos o 0800 281 2900. O 162 é um número gratuito, que oferece aos cidadãos um código único, de fácil memorização e que permite amplo acesso da população aos serviços de ouvidoria pública. A implantação do tridígito 162 constitui o eixo estratégico na busca para garantir atendimento de excelência às manifestações dos cidadãos e aprimoramento constante de políticas e de serviços públicos.

    Em dias de jogos na Arena Pernambuco – considerado ponto facultativo – a Ouvidoria do Estado vai funcionar em esquema de plantão. Os teleatendentes estarão à disposição para receber qualquer tipo de manifestação. A ideia é atuar cada vez mais próximo do cidadão e turistas nacionais e estrangeiros. A Ouvidoria é o canal de acesso da população à administração pública, onde o cidadão pode fazer reclamações, sugestões, elogios, denúncias, solicitações e obter informações sobre qualquer organização estadual e serviços prestados.

    Saiba mais

    Assuntos: SCGE, ouvidoria, controladoria geral, central, teleatendimento, tridigito, 162, copa do mundo, fifa, serviço, codigo, manifestaçoes, cidadaos, atendimento, jogos, arena, plantao, administraçao publica, reclamaçoes, sugestoes, denuncias, informaçoes, social,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Planos de contingência da CBTU/Metrorec e Grande Recife são apresentados no CICCR

    | Segurança, Transporte, Administração, Copa 2014

    Para garantir a chegada e o retorno dos torcedores aos jogos na Arena Pernambuco, o Consórcio Grande Recife e a CBTU/Metrorec apresentaram, na manhã desta sexta-feira (06/06), no Centro Integrado de Comando e Controle Regional – CICCR/PE o plano de contingência com objetivo de realizar o transporte dos torcedores nos dias de jogos. A Copa do Mundo FIFA 2014 tem início na próxima quinta-feira (12/06) com o jogo entre o Brasil e Croácia em São Paulo.

    A reunião foi solicitada visando alinhar os planos operacionais e de contingência, que deverão ser utilizados caso ocorram incidentes com o sistema metroviário e de transporte coletivo de passageiros do Grande Recife Consórcio de Transportes que deverão ser utilizados durante os jogos na Arena. “A reunião foi solicitada devido a necessidade de nivelamento de conhecimento entre os gestores, da CBTU e do Grande Recife Consórcio, com todos os operadores de segurança pública que compõe o CICCR. Temos a necessidade de conhecer o plano operacional e principalmente o plano de contingenciamento para que, em caso de necessidade de ativação dos planos de contingência, as instituições possam atuar de forma integrada e com capacidade de plena resposta para atender a demanda de serviços da sociedade”, complementou o coordenador adjunto do CICCR, coronel Ilídio Vilaça.

    Saiba mais

    Cidades: São Lourenço da Mata
    Assuntos: torcdores, consorcio, CBTU, metrorec, CICCR-PE, plano de contingencia, transporte, jogos, copa do mundo, fifa, incidentes, sistema metroviario, transporte coletivo, reuniao, gestao, operadores, segurança publica, plano operacional, serviços,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Expressos Cidadãos alteram expedientes durante os jogos do Mundial e feriados de junho

    | Administração, Copa 2014

    Durante os jogos da Copa do Mundo e os feriados municipais do mês de junho, as unidades do Expresso Cidadão terão seus horários alterados. Quem precisar utilizar os serviços oferecidos deve ficar atento.

    Confira abaixo os horários de funcionamento:
     
    Recife e Região Metropolitana:
    Nos dias de jogo do Brasil (12 e 17 de junho), o funcionamento será até 12h30.
    Nos dias dos jogos na Arena Pernambuco (20, 23, 26) não haverá expediente.
    No dia 24, feriado de São João, não haverá atendimento.
     
    Garanhuns:
    Nos dias dos jogos do Brasil (12, 17 e 23), o expediente será até às 12h30.
    Nos dias 13, 19 e 24, feriados municipais, não haverá Expediente
     
    Petrolina:
    Nos dias de jogos do Brasil (12, 17 e 23), o atendimento será até às 12h30.
    No dia 24, feriado de São João, não haverá atendimento.
     
    Caruaru:
    Nos dias dos jogos do Brasil (12, 17 e 23), o expediente será até as 12h30.
    No dia 24, feriado de São João, não haverá atendimento.
     
    **No sábado, 21, o expediente cumprirá horário normal.
    ** Na quarta-feira, 25, o atendimento será normal.

    Cidades: Abreu e Lima, Araçoiaba , Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe , Caruaru, Garanhuns, Igarassu, Ipojuca , Itamaracá , Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes , Moreno, Olinda, Paulista, Petrolina, Recife, São Lourenço da Mata
    Assuntos: administracao, expresso cidadao, altera, horario, expediente, funcionamento, jogos, feriados, sao joao, copa do mundo, serviços,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projeto Curta Pernambuco invade a Recife e Porto de Galinhas com blitzes de engajamento para a Copa

    | Comunicação, Turismo, Mobilidade, Administração, Cultura, Copa 2014

    A rede social de promoção turística Curta Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur/PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), realizará entre os dias 5 e 30 de junho diversas ações para mostrar ao turista da Copa do Mundo o quanto os pernambucanos são receptivos. A ideia também é fazer a população local entrar no clima do mundial. Estão previstas ações de rua no Bairro do Recife, ciclofaixa, praias de Boa Viagem e Porto de Galinhas, Shopping Recife, Parque Dona Lindu e em bares e restaurantes das zonas Norte e Sul do Recife.  Serão pouco mais de 750 mil pessoas interagindo com o projeto, entre ações on e off-line.
     
    Trazendo o conceito Pernambuco Abraçando o Mundo, na primeira etapa das ações, de 5 e 10 de junho, o Curta Pernambuco vai fazer brincadeiras e jogos, com Matheus e Catirina, personagens típicos da cultura local. Eles irão percorrer bares, restaurantes e pontos turísticos para entregar brindes, entre eles, 500 camisas, 15 mil cordéis e 10 mil fitas da Copa do Mundo. Quem interagir com a dupla poderá tirar fotos segurando placas com o vocabulário tipicamente pernambucano e postar nas redes sociais com as hashtags da Copa. “Com esta ação, queremos mostrar aos turistas uma das melhores características dos pernambucanos, que é a de receber bem os visitantes”, diz Romeu Baptista, secretário de Turismo de Pernambuco.
     
    Tudo começa nesta quinta-feira (05), com a ‘Blitz da Copa’ percorrendo os bares da Zona Norte do Recife: entre outros, Guaiamum Gigante, Caricatura do Chicão, O Bode, Migué, Bazza, Fiteiro e Empório Sertanejo. Amanhã, sexta-feira (06), será a vez dos bares da Zona Sul: entre outros, Herculano, O Bode, Ilha da Kosta I, Ilha do Guaiamum, Ilha Sertaneja, Ilha dos Navegantes e Ilha dos Camarões. Neles, os personagens Matheus e Catirina vão fazer brincadeiras e premiar os participantes com camisas do projeto, que estampam frases com pernambuquês próprio.
     
    No sábado (07), a blitz chega a Porto de Galinhas, para os frequentadores da praia e os turistas entrarem no clima da Copa. No domingo, será a vez da Ciclofaixa, Praia de Boa Viagem e do Parque Dona Lindu receberem o projeto. Na ação, os ciclistas ganharão placas lúdicas e bolas para enfeitar as bicicletas. Serão distribuídos 10 mil balões com as cores do Brasil, 3 mil picolés, 5 mil tatoos temporárias, 5 mil placas para bikes e 5 mil adesivos de carros.
     
    As ações do Curta Pernambuco não param por aí. De 12 a 30 de junho, voluntários bilíngues estarão em todo o Bairro do Recife orientando e informando os turistas que estiverem na região. Para as ações de rua, foram treinados aproximadamente 20 promotores bilíngues, entre profissionais e voluntários do projeto Ganhe o Mundo, do Governo do Estado.
     
    Encartados à 7ª edição da revista Curta Pernambuco, com tiragem de 15 mil exemplares, serão distribuídos parte dos 40 mil mapas com as informações de mobilidade da Arena Pernambuco, que também vão ser entregues nos principais pontos turísticos. A publicação será distribuída na frota de 3 mil veículos da Easy Táxi, na Região Metropolitana do Recife, além de hotéis, bares, restaurantes e na praia de Porto de Galinhas.
     
    O Curta Pernambuco é uma rede social de promoção turística formada por uma Fanpage, site, Instagram e revista. Criado pela agência Exclusiva!BR em parceria com o Governo do Estado, há pouco mais de dois anos, representa, hoje, o canal de comunicação de maior engajamento com o setor de turismo. São quase 160 mil curtidores e cerca de 500 mil pessoas impactadas diariamente.
     
    Serviço:
    Quinta-feira (05/06) – 19h às 22h (Bares e restaurantes da Zona Norte do Recife).
    Sexta-feira (06/06) – 19h às 22h (Bares e restaurantes da Zona Sul do Recife).
    Sábado (07/06) – 9h às 15h (Praia de Porto de Galinhas).
    Domingo (08/06) – 9h às 17h (Ciclofaixas, Praia de Boa Viagem e Parque Dona Lindu).

    Cidades: Ipojuca , Recife
    Assuntos: turismo, empetur, projeto, curta pernambuco, blitz, engajamento, copa do mundo, secretaria de turismo, setur-pe, açoes, receptividade, pe abraçando o mundo, cultura, pontos turisticos, vocabulario, redes sociais, hashtags, blitz da copa, bares, brincadeiras, projeto, voluntarios, ganhe o mundo, mapas, informaçoes, mobilidade, agencia exclusiva br, comunicaçao, serviços,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Consema decide pela criação da UC Tatu Bola

    | Meio Ambiente, Copa 2014

    Por unanimidade, os representantes do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), presidido pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos Cavalcanti, aprovaram a proposta de criação da Unidade de Conservação Tatu Bola. Para tanto, estabeleceram um grupo de trabalho composto por técnicos da Semas, Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), esta última responsável pela iniciativa, através do professor José Alves de Siqueira.

    O secretário Carlos Cavalcanti, destacou a importância da proposta e ressaltou que o grupo deverá trabalhar ainda neste período de Copa do Mundo para consolidar o mais rápido o projeto. Com a proposta técnica pronta será realizada audiência pública durante a Copa do Mundo. Depois, devemos convocar novamente o Consema para aprovação da criação da Unidade de Conservação Tatu Bola e, posteriormente, o governador decretar a nova UC. Esse é o desafio de fazer durante a Copa do Mundo o gol da conservação, afirma o secretário.

    Saiba mais

    Assuntos: consema, criaçao, meio ambiente, conselho, secretaria de meio ambiente, unidade de conservaçao, tatu bola, semas, CPRH, univasf, iniciativa, projeto, conservaçao, copa do mundo,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Parqtel prorroga venda de vagas para estacionamento nos dias dos jogos do Mundial

    | Transporte, Administração, Copa 2014

    Um dos três estacionamentos periféricos que serão utilizados no período da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 em Pernambuco, o Parqtel prorrogou a venda de bilhetes até o próximo dia 08 de junho. Para adquirir uma das 2.500 vagas de estacionamento do Parqtel, os torcedores devem acessar o site www.nepark.com.br e efetuar o pagamento do valor de R$ 40,00 por veículo.

    O Parqtel funcionará no período de cinco horas antes até duas horas depois de cada jogo do Mundial na Arena Pernambuco. Ao chegar ao estacionamento no dia da partida, o torcedor deverá comprar uma pulseira amarela no valor de R$ 5,00 por pessoa, que garantirá a ida e a volta no ônibus circular até a Arena. É importante ressaltar que o embarque na volta deverá ser feito no mesmo ponto de desembarque.

    Saiba mais

    Cidades: São Lourenço da Mata
    Assuntos: parqtel, prorrogado, venda, vagas, estacionamento, jogos, copa do mundo, fifa, bilhetes, site, valor, veiculo, funcionamento, onibus circular, arena, administraçao, transporte,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Em Pernambuco, haverá ponto facultativo em determinados dias de jogos da Copa do Mundo

    | Administração, Copa 2014

    Pernambuco já definiu como será o expediente das repartições públicas do Executivo em todo o Estado durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Nos dias de jogos do Brasil na 1ª fase, uma portaria determinou que o horário de expediente se encerrará às 12h30min (horário de Brasília). Já durante as partidas que se realizarão na Arena Pernambuco, será ponto facultativo integral segundo publicação do Diário Oficial desta quarta-feira (28).

    Confira, abaixo, as datas que terão ponto facultativo:

    12 de junho (quinta-feira): Brasil x Croácia - ponto facultativo à partir das 12h30

    17 de junho (terça-feira): Brasil x México - ponto facultativo à partir das 12h30

    20 de junho (sexta-feira): Itália x Costa Rica - ponto facultativo

    23 de junho (segunda-feira): Croácia x México (PE)/ Brasil x Camarões - ponto facultativo

    26 de junho (quinta-feira): EUA x Alemanha - ponto facultativo

    O calendário oficial dos feriados e pontos facultativos para o Executivo pode ser conferido no site da Secretaria da Casa Civil.

    Assuntos: secopa, fifa, copa do mundo, arena, ponto facultativo, trabalho, poder publico, calendario, jogos, horario, expediente, partidas, calendario, feriados, executivo, site, secretaria da casa civil, administraçao,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Em visita à Arena Pernambuco, Secretário-geral da FIFA prova tapioca que será vendida no Mundial

    | Cultura, Copa 2014

    secopaEm visita à Arena Pernambuco nesta quinta-feira (29/05), o Secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, experimentou e aprovou a iguaria mais típica da gastronomia pernambucana: a tapioca. O produto será comercializado em um estande na Fan Zone da Arena, nos cinco jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, ao valor de R$ 8.

    "Valcke provou uma tapioca de coco e a comparou com uma comida de mandioca que ele experimentou na África do Sul durante a Copa do Mundo de 2010. Ele disse que gostou da tapioca, pois é muito saborosa", afirmou o Secretário Extraordinário da Copa de 2014 em Pernambuco, Ricardo Leitão.

    Saiba mais

    Cidades: São Lourenço da Mata
    Assuntos: visita, arena pe, fifa, tapioca, copa do mundo, secretario geral, gastronomia, produto, comercializaçao, fan zone, preço, secretaria extraordinaria da copa, comida tipica, cultura,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Dois museus pernambucanos serão requalificados para a Copa do Mudo da FIFA Brasil 2014

    | Cultura, Copa 2014

    secopaDois museus pernambucanos serão requalificados para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. No Estado, os equipamentos contemplados com o patrocínio da Petrobrás são o Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco e o Museu da Cidade do Recife. Os recursos serão utilizados para futuras exposições e também para a produção de material trilíngue e audioguias.

    Outros 10 museus serão beneficiados com esses recursos da Petrobras, que totalizam R$ 20 milhões. No Nordeste, mais dois equipamentos serão contemplados: a Pinacoteca do Palácio da Cultura, em Natal; e o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira, em Salvador. Completam a lista cinco museus localizados no Estado do Rio de Janeiro (Museu Imperial de Petrópolis; o Palácio Rio Negro, também em Petrópolis; o Museu Arte Sacra, em Paraty; o Museu da República e o Museu Chácara do Céu — ambos na capital fluminense), um em Minas Gerais (Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora); e um em São Paulo (Museu Lasar Segall).

    Saiba mais

    Cidades: Olinda, Recife
    Assuntos: secopa, secretaria, pernambuco, fifa, copa, arena, 2014, mundial, pontos turisticos, olinda, recife, museus, requalificados
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pontos turísticos do Recife e de Olinda terão rotas acessíveis para a Copa do Mundo da FIFA

    | Turismo, Copa 2014

    secopaPontos turísticos do Recife Antigo, do Centro do Recife, de Boa Viagem e de Olinda ganharão rampas e faixas táteis, melhorando a acessibilidade dos turistas com deficiência que virão ao Estado para assistir a jogos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O projeto — que conta com recursos do Ministério do Turismo na ordem de R$ 10 milhões — tem como público-alvo não apenas as pessoas com deficiência, mas também aquelas com dificuldades de locomoção (idosos, gestantes, etc.).

    “Esse projeto representa uma mudança de consciência social. Mesmo quem não tem um problema físico, algum dia vai ser idoso e se beneficiará com as rampas ou as faixas táteis. Sendo assim, acredito que Pernambuco está saindo na frente”, ressaltou o Secretário Estadual de Turismo, Alberto Feitosa. Atualmente, o projeto encontra-se em processo licitatório e aguardando aprovações do Instituto de Patrimônio Histórico e Nacional (Iphan) e da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

    Saiba mais

    Cidades: Olinda, Recife
    Assuntos: secopa, secretaria, pernambuco, fifa, copa, arena, 2014, mundial, pontos turisticos, olinda, recife, rotas, acessiveis
    Compartilhe: Link para o post: