meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Secretário Ricardo Leitão participa de reunião de Conselho das Cidades

    | Economia, Meio Ambiente, Transporte, Copa 2014

    O Conselho Estadual das Cidades – ConCidades/PE realiza debate durante esta quarta-feira, 14, sobre os legados da Copa do Mundo de 2014. O evento acontece no Hotel Jangadeiro, no bairro de Boa Viagem, a partir das 8h30. O ConCidades/PE é um órgão colegiado vinculado à Secretaria das Cidades de Pernambuco.


    O objetivo do debate, que vai acontecer durante todo o dia, com várias palestras, é ampliar a divulgação e aprofundar a discussão sobre os legados e impactos provocados pelos investimentos para a Copa do Mundo de 2014 na cidade e no estado. A abertura do evento fica por conta do secretário extraordinário da Copa 2014 em Pernambuco, Ricardo Leitão. O secretário vai participar da palestra Copa 2014: Impactos e legados para o Brasil e Pernambuco.

    Outros assuntos que serão discutidos são Meio ambiente, habitação e questão fundiária e Infraestrutura e sistemas de transporte. O encerramento dos debates acontece às 17h30.

    Cidades: Recife
    Assuntos: secretario, ricardo, leitao, reuniao, conselho, cidades
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projeto da cidade da copa em exposição no Salão Ademi

    | Esportes, Administração, Copa 2014

    A nova centralidade urbana da região metropolitana do Recife poderá ser conhecida pelos visitantes do 5º Salão Ademi. A maquete da Cidade da Copa, bairro planejado que será desenvolvido no entorno da arena para a Copa do Mundo de 2014, estará em exposição durante a feira imobiliária, que acontece entre os dias 14 e 18 deste mês, no Centro de Convenções. Concebida como a primeira smart city da América Latina, a área posiciona-se como nova opção de moradia, negócios, estudo e diversão no Grande Recife.


    A Cidade da Copa também nasce com a missão de estimular o crescimento da zona Oeste da região metropolitana e desafogar a já tão adensada capital com um novo padrão de qualidade de vida em total harmonia com o meio ambiente. A exposição é uma parceria entre o Consórcio Arena Pernambuco, a Secretaria Extraordinária da Copa de Pernambuco (SECOPA - PE) e a Empetur.

    Com 20 m² e 1m de altura, o protótipo da Cidade da Copa pesa cerca de 600 quilos. A empresa baiana SDK Maquetes precisou do envolvimento de uma equipe de seis pessoas durante 60 dias para concluir o modelo, produzido com poliestireno, acrílico, policarbonato, adesivo de cianocrilato, MDF, madeira, espuma, entre outros materiais. A maquete apresenta os diversos equipamentos do bairro planejado como a arena para a Copa, arena indoor, áreas residenciais, de escritórios e campus educacional.

    No stand do salão da Ademi, será possível visualizar como a área de 240 hectares está sendo concebida. Com sistemas de mobilidade e infraestrutura planejados, o bairro será referência no uso de tecnologia avançada para a implantação e manutenção do modelo de segurança pública, do gerenciamento de energia e na adoção de serviços conectados.

    Outro destaque do projeto, que poderá ser conferido na maquete, é a valorização dos recursos naturais. As áreas verdes e o uso de espaços às margens do Rio Capibaribe aproveitados como locais de lazer chamam a atenção no protótipo.
    Mais da metade do terreno será preservada para espaços abertos e proteção da vegetação, somando o equivalente a 20 parques da Jaqueira, o principal do Recife.

    Serviço:
    O que: 5º Salão Imobiliário de Pernambuco
    Quando: De 14 a 18 de março
    Onde: Centro de Convenções de Pernambuco – Av. Professor Andrade Bezerra, s/n, Salgadinho, Olinda - PE
    Quanto: Entrada gratuita
    Inscrições: www.salaoimobiliariodepe.com.br

    Cidades: Olinda
    Assuntos: cidade, copa, 2014, exposição, salão, ademi
    Compartilhe: Link para o post:
  • Obras da Arena Pernambuco estão rigorosamente em dia

    | Esportes, Administração, Copa 2014, Confederações 2013

    eO governador Eduardo Campos e o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, visitaram hoje (07) as obras da Arena Pernambuco. Localizado no município de São Lourenço da Mata, o palco oficial da Copa de 2014 no estado já começa a ganhar “cara” de estádio de futebol, recebendo os primeiros lances de arquibancadas e até uma trave oficial. Na próxima segunda-feira, será a vez do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, visitar a Arena.
     
    O ministro saiu satisfeito com o que viu. “As obras estão rigorosamente em dia. Aliás, estão 0,5% a frente do prazo previsto”, informou Aldo, em entrevista coletiva concedida após a inspeção. Ele disse ter “a convicção de que Pernambuco realizará uma Copa exemplar” tendo em vista a experiência do Estado em preparar-se para grandes eventos.
     
    “Olinda e o Grande Recife receberam 750 mil turistas no último Carnaval. É uma festa centenária e que prova que a cidade e o estado estão preparados para acolher a Copa do Mundo não só com recursos humanos, mas com infraestrutura”, cravou.

    r
     
    A visita começou às 10h e durou cerca de duas horas. Governador e ministro estiveram no mirante e depois desceram até o campo. Eles percorreram parte da arquibancada já pronta e conferiram a colocação dos degraus de concreto em outro trecho. Depois andaram no lugar onde ficará o gramado. O espaço, hoje de terra batida, já conta até com uma trave oficial. Eduardo e Aldo escolheram dois operários para “bater uma bolinha”. Um deles cobrou dois pênaltis e marcou os primeiros gols da Arena Pernambuco.
     
    Brincadeiras à parte, o governador destacou que para muitos pernambucanos a Copa já começou. “São trabalhadores que hoje estão empregados nas obras de mobilidade e urbanização que estão sendo tocadas para receber o mundial”, explicou.

    g
    O estádio será inaugurado em abril de 2013 e três meses depois passará a receber os jogos do Clube Náutico Capibaribe. Responsável pelas obras, a construtora Odebrecht organizou um plano de ataque para acelerar os trabalhos no canteiro. Nas próximas semanas, 300 operários vão se juntar aos 2.381 funcionários que hoje atuam no local.
     
    No mês passado, a Arena Pernambuco teve sua terraplenagem concluída, 95% das fundações feitas e um avanço de 33% na sua estrutura de concreto. A área de estacionamento e o acesso viário foram ampliados em 40%. Serão 4.700 vagas para carros, o equivalente ao estacionamento de um grande shopping center.

    g

    Cidades: São Lourenço da Mata
    Assuntos: eduardo campos, aldo rebelo, arena, campo, futebol, copa, sao lourenco da mata
    Compartilhe: Link para o post:
  • Marco Zero é local favorito para abrigar o Fifa Fan Fest

    | Turismo, Esportes, Copa 2014

    aO governador Eduardo Campos participou da abertura do Seminário Fifa Fan Fest realizado na manhã desta quarta-feira (25), no Mar Hotel, Zona Sul do Recife. Reunindo representantes das 12 cidades-sede da Copa de 2014, diretores da Fifa e os prefeitos João da Costa (Recife) e Ettore Labanca (São Lourenço da Mata), o evento é o primeiro com o selo da entidade realizado no estado e vai até amanhã.

    O seminário vai discutir o funcionamento e definir os locais dos eventos de rua oficiais nas 12 capitais que vão receber os jogos. O Fifa Fan Fest é um espaço de convivência e um ponto de encontro para aqueles torcedores que não podem pagar pelo ingresso ou que preferem assistir aos jogos da Copa fora dos estádios. Além da transmissão das 64 partidas do torneio em um gigantesco telão, quem optar pelo espaço vai poder assistir vários shows e participar de diversas atividades de entretenimento e lazer.

    "Se antes a Copa do Mundo ficava restrita aos jogos e aos estádios, hoje é muito mais que isso. Milhões de pessoas participam", resumiu a representante do Comitê Organizador Local (COL), Joana Havelange, ao abrir o evento de hoje.

    As duas opções apresentadas pelo Governo de Pernambuco e pela Prefeitura do Recife para abrigar o Fifa Fan Fest são a praia do Pina e o Marco Zero. A Fifa só deve se pronunciar sobre a escolha amanhã, mas já existe até um local favorito. “A nossa torcida é pelo Marco Zero pela característica própria da sua arquitetura e por ser o local onde a cidade foi fundada’’, revelou o prefeito João Costa.

    A expectativa é que cerca de 35 mil torcedores participem dos fan fests a cada dia. Com capacidade para receber cerca de 50 mil pessoas, o Marco Zero é utilizado há anos como palco para grandes shows. A estrutura ficará armada durante todo o torneio, que acontece de 12 de junho a 13 de julho.

    Em rápidas palavras, Eduardo deu as boas vindas aos visitantes e destacou “um dos principais patrimônios imateriais de Pernambuco, a alegria”. “Nossa grande vantagem é que já temos experiência com festas populares para multidões, a exemplo do nosso Carnaval, onde temos pontos de grandes shows de rua”, comparou.

    Esta será a terceira edição do Fifa Fan Fest, que começou a ser realizado oficialmente na Copa de 2006, na Alemanha. Em 2010, na disputa da África do Sul, o evento foi consolidado com um sucesso total de público.

    Cidades: Recife, São Lourenço da Mata
    Assuntos: eduardo campos, fifa, fan fest, futebol, copa, espaco, torcedores
    Compartilhe: Link para o post:
  • Arena Pernambuco chega em 2012 com 30% da obra concluída

    | Balanço, Administração, Copa 2014, Confederações 2013

    A Arena Pernambuco encerrou o ano de 2011 com 30% das obras concluídas. São 2.115 funcionários trabalhando dia e noite para entregar a arena à tempo da Copa da Confederações. O número de funcionários deve chegar à 2.500 no pico da obra, que deve ocorrer entre fevereiro e março do ano que vem.

    A terraplenagem, que sofreu atrasos por contas das chuvas de inverno está concluída e as fundações estão na fase final. Com um avanço físico de 85,4%, a previsão é que elas fiquem prontas nos primeiros meses de 2012. O avanço físico da estrutura da arena é de 28,5% e a previsão é que esta fase avance rapidamente em 2012.

    Para garantir a aceleração da estrutura, foi instalada um central própria de corte e dobra de aço e a fábrica de pré-moldados foi ampliada. Para montar as peças de pré-moldados, o canteiro conta com dois guindastes de 150 toneladas e um de 200 toneladas. Entre março e abril chegaram mais dois guindastes com capacidade de 400 toneladas

    O mês de dezembro foi marcado pela instalação dos primeiros lances de arquibancada da arena. Os 24 mil m² de arquibancada começam a ser preenchidos e a expectativa é que fique pronta em novembro de 2012. Como os trabalhos no subsolo quase no fim, a Arena Pernambuco finalmente começa a tomar forma e a evolução das obras será bem mais aparente em 2012.

    Cidades: São Lourenço da Mata
    Assuntos: Copa, Arena Pernambuco, Obras
    Compartilhe: Link para o post: