meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Nota Oficial Arena PE

    | Administração, Copa 2014, Confederações 2013

    NOTA OFICIAL

    O Governo de Pernambuco vem a público informar que decidiu rescindir o contrato de concessão com a Arena Pernambuco Negócios e Participações pelas razões que passa a expor:

    1- A Arena Pernambuco foi entregue em junho de 2013 e custou R$ 479.000.000,00 (base maio de 2009), tendo 75% da sua construção financiada pelo BNDES e sendo a mais barata entre as arenas construídas no Brasil, levando em conta a capacidade instalada;

    2- Após a realização da Copa das Confederações, a Arena começou a ser operada pela concessionária Arena Pernambuco Negócios e Participações, a quem cabe a obrigação de explorar economicamente o empreendimento;

    3- Nesse período de exploração da Arena, o Governo do Estado de Pernambuco constatou que as receitas projetadas pela Concessionária não se confirmaram;

    4- Diante da diferença entre as receitas estimadas e as realizadas, o Governo do Estado decidiu fazer uso do mecanismo de revisão contratual e encomendou à Fundação Getúlio Vargas (FGV) a análise do aspecto econômico do contrato, seus custos, suas receitas, apontando caminhos para a execução ou rescisão contratual, sempre com vistas a se obter a solução mais vantajosa ao interesse público;

    5 - O estudo da FGV sinalizou o que a equipe técnica do Governo do Estado já tinha constatado: que a frustração de receitas decorreu da subutilização do equipamento. Diante disso, o Governo decidiu rescindir o contrato; Pela lei, o contratado deve ser ressarcido do saldo devedor da obra, uma vez que o equipamento foi efetivamente construído, está em funcionamento e pertence a Pernambuco;

    6- No entanto, enquanto não houver uma decisão definitiva dos órgãos de controle quanto ao valor total da obra, o Governo do Estado não efetuará nenhum pagamento;

    7- O Governo do Estado abrirá uma concorrência internacional para contratar uma nova empresa para a operação da Arena Pernambuco;

    8 - Importante destacar que o contrato de concessão foi aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), na decisão de n.o 0101011/2011; Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e BNDES;

    9 - A análise encomendada pelo Governo do Estado de Pernambuco à Fundação Getúlio Vargas está disponível no Portal da Transparência no http://www.transparencia.pe.gov.br .

    A análise encomendada pelo Governo do Estado de Pernambuco à Fundação Getúlio Vargas estará, a partir deste sábado (05.03), disponível no Portal da Transparência no http://www.transparencia.pe.gov.br . 

    Assuntos: nota, oficial, arena pernambuco, governo de pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Novo Mapa da Estratégia de Pernambuco reforça foco nos estratos mais vulneráveis e no interior

    | Comunicação, Economia, Educação, Social, Saúde, Política, Juventude, Segurança, Emprego, Meio Ambiente, Agricultura, Turismo, Transporte, Balanço, Tecnologia, Esportes, Mobilidade, Administração, Cultura, Direitos Humanos, Fisco, Copa 2014, Trânsito, Confederações 2013, Infância, Cotação



    Em evento realizado no Teatro Guararapes, nesta sexta-feira (19), o Governo do Estado lançou o novo Mapa da Estratégia de Pernambuco 2015-2018. O documento reúne um conjunto de diretrizes que vão orientar as ações governamentais nos próximos anos para a consolidação de um Estado mais justo na garantia das oportunidades para todos. Os focos prioritários da gestão para o período são os estratos mais vulneráveis da população e o interior. Comandado pelo governador Paulo Câmara, o evento reuniu todo o secretariado, secretários executivos, gerentes, diretores de órgãos e servidores estaduais.

    "Gestão se faz com pessoas. Por isso é que é tão importante a presença dos gerentes e dos secretários aqui hoje. Os gestores são líderes em cada área de atuação. Fortalecemos o modelo de gestão, que é premiado internacionalmente. Quantas pessoas nos procuram todo mês para entender como conseguimos obter esses avanços. Essa gestão tem que continuar nos seus princípios básicos que contemplam o diálogo com o povo. Temos que ir a cada região do Estado ouvir as pessoas e entender as suas necessidades", destacou Paulo Câmara.

    O governador ressaltou que as diretrizes da sua gestão seguirão os caminhos trilhados pelo ex-governador Eduardo Campos. "Eduardo me ensinou como fazer e é por isso que eu estou aqui. Ele me ensinou a tirar do papel ações que beneficiam o povo", cravou Paulo, que fez um balanço das conquistas a que os pernambucanos tiveram acesso nos últimos oito anos.

    "Tiramos da pauta telhado caído e colocamos 300 escolas integrais. Tiramos da pauta a penúltima taxa de abandono do País e colocamos a escola com menor abando escolar do País. Saímos da 21ª colocação no Ideb e fomos para a 4ª colocação. Fizemos mais hospitais, unidades de pronto-atendimento. Ampliamos a cobertura de exames, consultas e cirurgias. Dobramos o número de leitos e multiplicamos por cinco o número de UTIs", enumerou Câmara.

    Na segurança, segundo o governador, Pernambuco é o único Estado do Nordeste que conseguiu reduzir o número de homicídios nos últimos oito anos. "Devemos os nossos resultados à capacidade de gestão, que tem uma fórmula de trabalhar ouvindo o povo. Fizemos ainda muitas obras de infraestrutura. Avançamos na questão da água. Promovemos aqui em Pernambuco um desenvolvimento econômico jamais visto na história, com a ampliação de 600 mil postos de trabalho. Também trabalhamos para um turismo cada vez mais forte", pontuou Paulo.

    O chefe do Executivo estadual reforçou que o período difícil pelo qual passa o mundo não fará com que o Governo de Pernambuco diminua as entregas. "Eu sei, também, que estamos passando por um período complicado. Eu sou como Eduardo e não vou dar intimidade a problema. A partir de agora, problema tem que ser encarado como desafio permanente. Desafio que bate à nossa porta, nós olhamos para e ele e saímos para buscar as soluções. Não quero falar em desafio, mas, sim, em criatividade. Temos que aproveitar o momento para criar oportunidades e fazer mais com menos. É assim que nós vamos ultrapassar todos esses desafios. É assim que vamos continuar cumprindo os nossos desafios com o povo. É assim que vamos fazer com que Pernambuco continue no rumo certo", argumentou Paulo Câmara.

    Durante o lançamento, antes da apresentação do Mapa da Estratégia, o secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Danilo Cabral, elencou os resultados do Governo nos últimos oito anos e as entregas do governador Paulo Câmara nos primeiros seis meses da gestão. Ele detalhou os investimentos em educação, saúde, segurança pública, infraestrutura e desenvolvimento econômico.

    “Estamos aqui para reafirmar os nossos valores, os nossos compromissos da campanha, e, sobretudo, orientar o que vamos fazer daqui para frente. Vamos construir uma nova unidade, mais forte do que foi construída nos últimos oito anos. E, de forma coletiva, dialogando com a sociedade, implementar essas políticas públicas”, afirmou o secretário.

    PREMISSAS - Pelo novo Mapa, a Visão de Futuro - um Estado mais justo na garantia de oportunidades a todos - é o patamar perene e sustentável da realidade socioeconômica que o Estado pretende alcançar ao final da implantação das atividades e ações estratégicas propostas. A partir dela, o Mapa da Estratégia aponta as quatro premissas que nortearão a atual gestão: Diálogo com a Sociedade; Transparência, Responsabilidade e Controle social; Modelo Integrado de Gestão com Foco em Resultados e Parceria com Municípios.

    O Mapa da Estratégia foi elaborado a partir do legado do Mapa anterior (2011-2015), de uma profunda ausculta popular realizada pelo Seminário Todos por Pernambuco, que ocorreu em março e abril, do documento de planejamento de longo prazo Pernambuco 2035 e do programa de governo do então candidato Paulo Câmara. Foram definidos 12 objetivos estratégicos, que são agrupados em torno de quatro temas estratégicos, ou perspectivas, criadas a partir dos eixos estruturantes propostos no programa de governo.

    Na perspectiva Qualidade de Vida, estão os seguintes objetivos estratégicos: Pacto pela Vida; Pacto pela Saúde, Recursos Hídricos e Saneamento e Mobilidade e Urbanismo. No eixo Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, os objetivos são Cidadania Ativa e Direitos Humanos. 

    Desenvolvimento Sustentável é outra perspectiva que abarca os objetivos de Infraestrutura e Competitividade; Inovação e Produtividade; Desenvolvimento Rural e Sustentabilidade. Por fim, Gestão Participativa e Transformadora é uma perspectiva que conta com um único objetivo estratégico: o Modelo Integrado de Gestão.

    Essa é a terceira edição do Mapa da Estratégia. Ele foi criado por Eduardo Campos ainda em seu primeiro mandato como uma das principais ferramentas do Modelo de Gestão Todos por Pernambuco. O Mapa orienta e alinha todos os órgãos do Governo ao definir, além da visão de futuro, as premissas, os focos prioritários e os objetivos estratégicos para a gestão.

    O Mapa da Estratégia é válido para cada quadriênio e será a base para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) e da Lei Orçamentária Anual (LOA). A partir de seu lançamento, o governador dá início ao monitoramento das metas prioritárias da gestão, elencadas em cada objetivo estratégico. O primeiro ciclo de monitoramento ocorrerá entre os dias 25 de junho e 3 de julho.

    De acordo com Paulo Câmara, o monitoramento da gestão possibilitará que o todo esse planejamento saia do papel de maneira mais efetiva. "Vamos executar, avaliar e corrigir, da maneira que foi feita nos últimos oito anos. Pernambuco continuará no rumo de um Estado mais justo e com oportunidades para todos. Quero dizer a cada um de vocês que o trabalho que nós vamos executar vai exigir muita dedicação. Vamos ter trabalho hoje, no outro dia mais trabalho e no outro dia mais trabalho ainda. Mas é com o trabalho que vamos fazer o que precisa ser feito. O serviço público depende de nós. A qualidade do serviço público depende das nossas ações. O povo espera da gente nada mais do que trabalho e atenção", finalizou.

    Foto: Roberto Pereira/SEI 

    Cidades: Abreu e Lima, Araçoiaba , Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe , Dormentes, Fernando de Noronha, Igarassu, Ipojuca , Itamaracá , Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes , Lagoa Grande, Lagoa dos Gatos, Moreno, Olinda, Orocó, Paulista, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, São Lourenço da Mata
    Assuntos: mapa de estrategia de pernambuco, qualidade de vida, paulo camara, gestao, modelo integrado de gestao, direitos humanos, desenvolvimento, secretaria de planejamento e gestao,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Público lota Fan Fest do Recife no segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014

    | Esportes, Copa 2014

    secopaO Cais da Alfândega está cada vez menor para o público que vem marcando presença no FIFA Fan Fest do Recife. A Seleção Brasileira enfrentou o México na tarde desta terça-feira (17), em Fortaleza, pela segunda rodada do Grupo A da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, e o número de pessoas que compareceram ao Bairro do Recife foi impressionante. Um verdadeiro carnaval fora de época. Diferente da partida contra a Croácia, que aconteceu na última quinta-feira (12), quando apenas um torcedor do time adversário chamou a atenção no local, desta vez foi possível encontrar vários grupos de mexicanos de olho no telão instalado às margens do Rio Capibaribe.

    Nadia Vasquez era um deles. Ao lado do amigo costa-riquenho Ricardo Pomares, a torcedora se caracterizou inteira para acompanhar a partida em meio a milhares de brasileiros. Com a camisa do México e o tradicional chapéu sombreiro, Vasquez aproveita a Copa do Mundo para fazer um tour pelo Brasil, com direito à escala na Arena Pernambuco. “Chegamos ao Recife hoje (terça) e vamos para o jogo da Costa Rica (contra a Itália, na sexta-feira, dia 20)”, disse ela, sem se intimidar na terra dos anfitriões. “Acho divertido. O pessoal aqui é bem tranquilo.”

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: secopa, fifa, arena, fan fest, publico, jogo, brasil, copa do mundo, futebol, esporte, torcedores,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Retirada de bilhete do estacionamento do Parqtel para o jogo Itália x Costa Rica segue até quinta

    | Esportes, Administração, Copa 2014

    Os torcedores que compraram ingressos do estacionamento do Parqtel na internet para a segunda partida da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 na Arena Pernambuco podem fazer a retirada dos bilhetes nos postos escolhidos na hora da compra até a quinta-feira (19), véspera do jogo entre Itália e Costa Rica. Com 2.500 vagas, o Parqtel é um dos estacionamentos periféricos que os torcedores poderão utilizar nos dias de jogos do Mundial na Arena Pernambuco.

    O estacionamento estará aberto ao público cinco horas antes dos jogos e fechará duas horas após o término das partidas. O valor do tíquete do estacionamento é de R$ 40,00 por veículo. Após estacionar, o usuário compra uma pulseira amarela no valor de R$ 5,00 por pessoa, que garante ida e volta ao estádio em um ônibus circular. Na volta, o embarque deve ser feito no mesmo ponto de desembarque na Arena Pernambuco.

    Saiba mais

    Cidades: São Lourenço da Mata
    Assuntos: secopa, fifa, copa do mundo, arena, bilhete, estacionamento, parqtel, jogo, futebol, esporte, torcedores, ingressos, retirada, tiquete, administraçao,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Plano de mobilidade garante eficiência e rapidez no acesso dos torcedores à Arena Pernambuco

    | Transporte, Esportes, Mobilidade, Copa 2014

    Quem escolheu o transporte público pernambucano para chegar à Arena Pernambuco não se arrependeu. O plano de mobilidade do Estado para os acessos ao estádio funcionou normalmente e deu segurança e tranquilidade aos torcedores que se deslocaram para acompanhar a primeira partida da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 em Pernambuco, o confronto entre Costa do Marfim x Japão.

    A tríade de modais BRT (Bus Rapid Transit), metrô e estacionamentos periféricos ofereceu conforto e eficiência às 23.418 pessoas que escolheram os transportes públicos para se deslocar ao palco pernambucano durante o Mundial. O número correspondeu a 58% do público total do estádio que assistiu a vitória dos marfinenses por 2x1 sobre os japoneses: ao todo, 40.267 pessoas acompanharam a partida. Os 42% restantes foram torcedores que chegaram à Arena através dos operadores credenciados pela FIFA, um número que correspondeu a 16.849 pessoas.

    Saiba mais

    Cidades: São Lourenço da Mata
    Assuntos: secopa, fifa, copa do mundo, arena, plano de mobilidade, jogo, transporte, torcedores, arena pe, mobilidade, partida, futebol, esporte, BRT, onibus, metro, estadio,
    Compartilhe: Link para o post:
  • BRTs funcionam em plena organização no primeiro jogo do Mundial na Arena Pernambuco

    | Transporte, Esportes, Mobilidade, Copa 2014

    secopaTranquilidade e conforto. Assim pode ser definida a ida à Arena Pernambuco por uma das novidades do plano de mobilidade do Estado para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O sistema de BRT (Bus Rapid Transit) funcionou normalmente durante a operação para o primeiro dos cinco jogos na Arena Pernambuco, o confronto entre Costa do Marfim x Japão, neste sábado (14).

    Os ônibus expressos vindos do Terminal Integrado da PE-15, da Estação Guararapes e da Estação Derby começaram a funcionar por volta das 17h. O clima de tranquilidade, mesmo com algumas filas em algum momento no principal ponto de embarque, o Derby, foi a tônica do sistema que carregou boa parte dos torcedores até a Arena Pernambuco. A família americana Brasher aprovou a rapidez e a facilidade para pegar o transporte. "Tudo foi muito organizado e eficiente. As pessoas nos instruíram bem e nos orientaram para chegar até a estação. Estamos bastante empolgados agora para acompanhar a partida", exclamou a matriarca Sherrie Brasher, ansiosa para que o ônibus que pegou na estação Guararapes rumasse à Arena, partida que não demorou mais do que cinco minutos.

    Saiba mais

    Cidades: Jaboatão dos Guararapes , Recife, São Lourenço da Mata
    Assuntos: secopa, fifa, copa do mundo, arena, brt, jogo, transporte, torcedores, plano de mobilidade, mobilidade, operaçao, onibus, esporte, futebol,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Japoneses fazem sucesso novamente entre os torcedores pernambucanos

    | Esportes, Cultura, Copa 2014

    secopaA simpatia do japonês casou perfeitamente com o instinto receptivo do povo pernambucano. Antes da vitória por 2x1 da Costa do Marfim sobre o Japão, pela primeira rodada do Grupo C da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, vários torcedores nipônicos roubaram a cena durante o trajeto até a Arena Pernambuco na noite deste sábado (14). No Terminal Integrado de Passageiros (TIP), os japoneses foram parados diversas vezes para fazer sessões de foto com os brasileiros.

    Os amigos Takuro Inoue e Suguru Kaneko estavam devidamente personalizados. Além dos olhos puxados, outro fator denunciava a nacionalidade dos dois: as roupas de personagens do mangá Dragon Ball Z. Caracterizado de Goku, personagem principal da série, Inoue ressaltou que não costuma ir fantasiado a jogos no seu país. “Copa do Mundo é uma ocasião especial, por isso viemos assim. A intenção é apresentar ao Brasil um pouco da nossa cultura”, explicou.

    Saiba mais

    Cidades: São Lourenço da Mata
    Assuntos: secopa, fifa, copa do mundo, arena, japoneses, torcedores, jogo, trajeto, roupas, personagem, manga, fantasia, cultura, futebol, esporte,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estande das tapioqueiras na Fan Zone faz sucesso entre os torcedores

    | Cultura, Copa 2014

    secopaUm espaço tipicamente pernambucano atraiu a atenção de milhares de torcedores que vieram acompanhar o primeiro jogo da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 na Arena Pernambuco, entre Costa do Marfim e Japão. Com um quê bem regional, o estande das tapioqueiras conquistou o paladar dos turistas e do público local na Fan Zone, no lado externo do estádio.

    Disponíveis em seis sabores (queijo; coco; queijo e coco; frango e queijo; carne de sol e queijo e leite condensado e coco), as tapiocas foram o principal cardápio escolhido pelos torcedores. Os amigos mexicanos Edgar Gonzalez e Daniel Camargo estão no Recife há alguns dias, mas ainda não tinham provado a iguaria. O resultado após saborearem as tapiocas foi positivo. "É uma comida muito gostosa. Esta é a primeira vez que provamos e gostamos muito", ressaltou Edgar. "Gostamos principalmente das doces", completou Daniel.

    Saiba mais

    Cidades: São Lourenço da Mata
    Assuntos: secopa, fifa, copa do mundo, arena, tapioca, estande, fan zone, torcedores, comida regional, cultura,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Operação Trânsito Seguro coordenará o trânsito nas vias internas da Arena Pernambuco

    | Segurança, Transporte, Esportes, Mobilidade, Copa 2014, Trânsito

    A Operação Trânsito Seguro, do DETRAN-PE, participará da gestão do trânsito de veículos e de pedestres nas vias internas de acesso da Arena Pernambuco, onde serão realizados cinco jogos da Copa do Mundo 2014. Equipes compostas por dez agentes estarão empenhadas em otimizar o tráfego pelos ramais que dão acesso ao estádio. O objetivo é reduzir o risco de acidentes e proporcionar o máximo de agilidade na circulação dos veículos envolvidos na organização da Copa e dos ônibus responsáveis por conduzir o público dos locais de estacionamento até a Arena.

    Sinalização - Além de atuar por meio da Operação Trânsito Seguro, o DETRAN instalou as 297 placas indicativas de acesso à Arena. A sinalização contempla toda a Região Metropolitana e o corredor de acesso que une o Agreste à Região Metropolitana por meio da BR-232. A sinalização atinge também as praias do litoral sul pernambucano, a exemplo de Porto de Galinhas. Os principais locais de afluxo turístico foram contemplados, com destaque para a zona hoteleira, aeroportos e os trajetos entre Olinda e a Arena Pernambuco e entre Boa Viagem e o estádio. O DETRAN instalou 70 novas placas de sinalização, além de fazer a manutenção das que já haviam sido instaladas no período da Copa das Confederações (2013).  O Órgão também é responsável pela sinalização horizontal (informações localizadas no solo, a exemplo de faixas de pedestres) no entorno da Arena.

    A Arena Pernambuco abrigará cinco dos 64 jogos da competição, que acontecerá entre os dias 12 de junho e 13 de julho deste ano e contará com a participação de 32 países. O estádio receberá quatro partidas da primeira fase do Mundial e um confronto das oitavas de final.

    Cidades: Abreu e Lima, Araçoiaba , Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe , Igarassu, Ipojuca , Itamaracá , Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes , Moreno, Olinda, Paulista, Recife, São Lourenço da Mata
    Assuntos: operaçao, transito seguro, transito, detran-pe, gestao, veiculos, pedestres, jogos, copa do mundo, segurança, reduçao, risco, acidentes, mobilidade, sinalizaçao,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Vagas no estacionamento Cordeiro serão vendidas no local para os jogos na Arena PE

    | Transporte, Esportes, Administração, Copa 2014

    O bilhete para estacionar no Parque de Exposição do Cordeiro, no valor de R$ 40,00, poderá ser adquirido no local. Ao deixar o veículo ou van no espaço oficial da FIFA, o torcedor pode adquirir um transfer expresso até a Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, distante cerca de 19 quilômetros da capital pernambucana. Para os demais dias de disputa a venda volta a ser apenas pelo  www.estacionamentocordeiro.com.br.
     
    Do estacionamento Cordeiro, com capacidade para abrigar 1.100 veículos, os ônibus, administrados pelo Grande Recife Consórcio de Transporte, seguirão em rota uma expressa de 13 quilômetros, chegando à Arena Pernambuco pelo Corredor da Caxangá. O trajeto  fica afastado da BR-408, principal caminho de acesso ao estádio para os que irão partir do Shopping Rio Mar, Parqtel e Terminal Integrado de Passageiros (TIP).
     
    O tempo de permanência dos carros e vans estacionados no Cordeiro, em funcionamento no mês de junho, apenas nos dias de jogos na Arena (20,23, 26 e 29), é de seis horas antes do início da partida de futebol do dia e quatro horas depois do jogo.
     
    Os torcedores que optarem pela compra antecipada pela internet para os próximos jogos podem receber seus tickets em domicílio, mas é necessário pagar uma taxa de R$10,00 pelo serviço. Quem não optar pela comodidade deverá pegar os bilhetes no estande disponibilizado para a entrega, localizado na sede da Alcance Terceirização, que fica na rua Ernesto de Paula Santos, 1260, quinto andar, em Boa Viagem.

    Cidades: Recife, São Lourenço da Mata
    Assuntos: estacionamento, bilhetes, jogo, arena, copa do mundo, fifa, veiculo, transfer, onibus, consorcio de transporte, transporte, acesso, estadio, torcedores,
    Compartilhe: Link para o post: