meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Ministro do Esporte diz a Eduardo Campos que Pernambuco é exemplar para a Copa no Brasil

    | Copa 2014, Confederações 2013

    https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_4826_tn_2013032615435245ac.jpg

    “Pernambuco e Recife têm condições de tornar a Copa de Mundo um acontecimento de referência para o Brasil”. A afirmação foi feita pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que, ao lado do governador Eduardo Campos, abriu, na manhã desta terça-feira (26), o encontro de alinhamento e integração dos Planos Operacionais da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, evento preparatório para Copa do Mundo de 2014. foto1

    “Chegamos ao Recife e nos deparamos com uma notícia muito boa, que foi a antecipação da instalação do gramado da Arena Pernambuco. Vejo o Recife como um caso exemplar, porque todas as obras das matrizes de responsabilidades estão planejadas e com conclusão prevista até dezembro de 2013. São obras, que embora não sejam consideradas essenciais pela FIFA, vão permitir ao Recife fazer uma Copa com mais conforto e tranquilidade”, sublinhou Aldo.

    Realizado num hotel de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, o evento contou também com a presença do prefeito Geraldo Julio, além de reunir cerca de 200 participantes, entre representantes da União, do Governo do Estado, da Prefeitura do Recife e do COL. No encontro, estão em pauta detalhes da operacionalização para a realização da Copa das Confederações, organizadas em 12 áreas estratégicas, que vão da preocupação com a segurança e a mobilidade a ajustes nas áreas de turismo e das telecomunicações. Recife é a quarta cidade a receber o encontro, que está sendo realizado nas seis cidades-sede da Copa das Confederações. Após a abertura do evento, o ministro falou com a imprensa e mostrou-se bastante satisfeito com a antecipação de obras importantes, a exemplo da Arena Pernambuco, que será entregue no dia 14 de abril, mais de um ano antes da Copa do Mundo.

    foto2Na ocasião, Eduardo elogiou a integração das equipes com instrumento importante para o cumprimento das metas e até mesmo da antecipação de prazos importantes. “Essa iniciativa do Governo Federal de disponibilizar equipes, através da presença do ministro e com mais 60 pessoas do G-Copa Nacional, ao lado nosso time, vai nos dando a segurança que vai ocorrer tudo bem. Até aqui vem dando tudo certo e, com certeza, vai dar tudo certo daqui pra frente também”, apostou.

    Coube ao prefeito Geraldo Julio destacar algumas das ações já efetuadas e que confirmam  que a cidade do Recife está preparada para a Copa das Confederações, em junho de 2013. “Concluímos a recuperação de placas de concretos em sete importantes avenidas, recapeamento de mais de 20 ruas e tivemos cuidados com a drenagem e limpeza de galerias, córregos e canais, para não termos problemas de alagamento”, exemplificou.

    https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_4828_tn_20130326154406fa57.jpg

    Cidades: Recife, São Lourenço da Mata
    Assuntos: governador, eduardo campos, pernambuco, estado, participa, reuniao, copa, mundial, 2014, confederacoes, 2013, ministro dos esportes, aldo rebelo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Recife recebe reunião de planos operacionais para a Copa das Confederações da Fifa 2013

    | Copa 2014, Confederações 2013

    Na próxima terça-feira (26/03), o Recife receberá o encontro de alinhamento e integração dos Planos Operacionais da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013. A reunião acontecerá no Mar Hotel, em Boa Viagem, e contará com a presença do Ministro do Esporte, Aldo Rebelo; do Governador de Pernambuco, Eduardo Campos; do Prefeito do Recife, Geraldo Júlio; e do CEO do Comitê Organizador Local (COL), Ricardo Trade. O Secretário Extraordinário da Copa do Mundo de 2014, Ricardo Leitão; e o Secretário de Esportes e da Copa de 2014 no Recife, George Braga; também estarão presentes na ocasião.

    O encontro vai discutir detalhes da operacionalização das áreas de Segurança, Coleta e Controle de Ingressos, Aeroportos, Transporte e Mobilidade, Acomodação e Receptivo Turístico, Telecomunicações, Energia, Vigilância Sanitária, Saúde, Cultura, Meio Ambiente, Comunicação e Voluntariado, permitindo maior integração entre as equipes responsáveis por questões consideradas cruciais para o êxito da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013.

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: secopa, secretaria, pernambuco, fifa, copa, confederacores, arena, 2013, 2014, mundial, reuniao, planos operacionais
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governos Federal e Estadual discutem voluntariado na Copa do Recife

    | Copa 2014, Confederações 2013

    secopaAlinhar as ações do Governo Federal e do Governo Estadual em relação às atividades do programa Brasil Voluntario, que capacitará pessoas para trabalharem como voluntários nas 6 cidades-sede da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM. Foi com esse objetivo que a SECOPA-PE se reuniu, na semana passada, com representantes do Ministério do Esporte, da Universidade de Brasília (UnB), da Prefeitura do Recife e das chamadas secretarias finalísticas, como Turismo, Transportes e Cidades.
     
    “Estamos fazendo esse planejamento na operação dos voluntários há certo tempo e agora, de fato, é a hora de colocarmos a mão na massa. O trabalho de organização de voluntariado não é fácil porque oferece interfaces com todas as outras áreas, como turismo, transporte, segurança pública e saúde. Então, é uma coisa que está sendo bem desafiadora”, ressaltou Marcos Nunes, Coordenador de Voluntariado para as Copas em Pernambuco.

    Saiba mais

    Cidades: Recife, São Lourenço da Mata
    Assuntos: secopa, secretaria, pernambuco, fifa, copa, confederacores, arena, 2013, 2014, mundial, discute, voluntariado, governo federal
    Compartilhe: Link para o post:
  • Definido o calendário de eventos na Arena até a Copa das Confederações

    | Copa 2014, Confederações 2013

    secopaJá estão definidas as datas em que a bola vai rolar na Arena Pernambuco no período de testes para a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013. Nos dias 14 e 22 de maio, serão realizados os primeiros jogos de futebol no estádio multiuso que está sendo construído em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. O calendário foi divulgado pela Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 em Pernambuco (Secopa-PE) em uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira (14), quando falta exatamente um mês para a entrega da arena.
     
    A primeira partida de futebol na Arena Pernambuco acontecerá na tarde do dia 14 de maio, uma terça-feira, e consistirá num jogo entre os operários do canteiro de obras do estádio. “Um mês depois da abertura dos portões da arena, teremos o primeiro jogo de futebol, que envolverá os operários da obra. É uma homenagem àqueles milhares de trabalhadores que, com seu esforço e dedicação, foram essenciais para conseguirmos antecipar a entrega da obra em oito meses. Os convidados para esse jogo serão os familiares dos operários, então a expectativa é de um público de 10 a 15 mil pessoas. Com isso, já será possível testar estacionamento, acessos, bares, segurança, entre outras áreas”, ressaltou o Secretário Extraordinário da Copa de 2014 em Pernambuco Ricardo Leitão.

    Saiba mais

    Cidades: Recife, São Lourenço da Mata
    Assuntos: secopa, secretaria, pernambuco, fifa, copa, confederacores, arena, 2013, 2014, mundial, apresenta, calendario, eventos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estratégias de contingência e risco para saúde são debatidos no Recife

    | Saúde, Copa 2014, Confederações 2013

    secopaOs riscos de ocorrência de doenças transmissíveis durante eventos de massa, os métodos para detecção dos desastres e estratégias de contingência e o dia a dia da cobertura jornalística sobre saúde: estes foram alguns dos temas que entraram em campo no primeiro dia do I Seminário sobre Emergência em Saúde Pública. Reunidas no Recife Praia Hotel nesta quarta-feira (13), cerca de 150 pessoas assistiram a palestras e mesas-redondas sobre como serão diagnosticados os possíveis surtos e como ocorrerá a análise desses resultados. As formas de conduzir as demandas emergenciais que podem surgir já na Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 também foram abordadas pelos palestrantes na ocasião.
     
    “É de extrema importância debatermos o gerenciamento dessas emergências e dos processos de articulação para que possamos estar preparados não só para os eventos já agendados, mas também para outros que venham a surgir”, ressaltou o Secretário Executivo de Vigilância em Saúde, Eronildo Felisberto. Também participaram da abertura do seminário o Secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia; a Secretária Executiva de Regulação e Saúde, Adelaide Caldas; a Secretária Executiva de Atenção à Saúde, Tereza Campos; a Secretária Executiva de Gestão do Trabalho de Educação e Saúde, Cintia Kalyne; e o Secretário Executivo de Administração e Finanças, Jorge Araújo.

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: secopa, secretaria, pernambuco, fifa, copa, confederacores, arena, 2013, 2014, mundial, apresenta, plano, acao, saude, seminario, encontro, estrategias, contingencia, risco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco apresenta plano de ação de saúde para a Copa do Mundo da Fifa 2014

    | Saúde, Copa 2014, Confederações 2013

    Faltando menos de 100 dias para o início da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, Pernambuco intensifica os preparativos para receber os torcedores de todo o mundo. Em uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde, em parceria com a Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 em Pernambuco (Secopa-PE), será realizado, nesta quarta-feira (13) e quinta-feira (14), o I Seminário sobre Emergência em Saúde Pública. O evento acontecerá no Hotel Recife Praia, no bairro do Pina, e tem como objetivo atualizar os profissionais das áreas de vigilância e assistência em saúde sobre as estratégicas de gerenciamento de eventos de massa e emergências em saúde pública.
     
    Para isso, o evento contará com a presença de autoridades ligadas à saúde pública no Brasil, além de representantes da Health Protection Agency (HPA), que é a agência responsável por proteger a saúde pública no Reino Unido. Na ocasião, eles vão apresentar a experiência do atendimento realizado nas Olimpíadas e nas Paraolimpíadas do ano passado, em Londres. A programação conta com palestras e mesas-redondas sobre doenças transmissíveis e eventos de massa, vigilância sindrômica, vigilância de desastres, experiências exitosas no gerenciamento de saúde em grandes eventos, assistência à saúde em situações críticas, entre outros.

     

    Saiba mais

    Cidades: Recife, São Lourenço da Mata
    Assuntos: secopa, secretaria, pernambuco, fifa, copa, confederacores, arena, 2013, 2014, mundial, apresenta, plano, acao, saude, seminario, encontro
    Compartilhe: Link para o post:
  • Terminal marítimo de passageiros será entregue no final de março

    | Turismo, Mobilidade, Copa 2014, Confederações 2013

    secopaAo completar 476 anos nesta terça-feira (12.03), Recife está prestes a receber um presente: as obras no novo Terminal Marítimo de Passageiros do porto serão entregues em 28 de março. O projeto está inserido na Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo, assim como os terminais de Fortaleza, Natal, Salvador e Manaus, que elevarão os portos do país a um novo patamar na recepção de passageiros e servirão para ampliar a capacidade hoteleira das cidades-sede durante os megaeventos esportivos.
     
    “O terminal marítimo foi pensado, também, para possibilitar a atracação dos navios e servir de meio de hospedagem. Hoje Recife não necessita tanto dessa hospedagem dos navios, porque a capacidade já suporta a demanda da Copa, mas de qualquer forma há essa possibilidade. Inclusive, a gente já recebeu alguns contatos de fora, demonstrando interesse em trazer navios que sirvam de hospedagem. A gente poderá ter pelo menos três navios atracados no porto e quatro mil pessoas circulando aqui dentro sem problemas”, destaca Marta Kümmer, diretora presidente do Porto de Recife.

     

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: secopa, secretaria, pernambuco, fifa, copa, confederacores, arena, 2013, 2014, mundial, terminal maritimo, porto, recife, passageiros, obras, conclusao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ações de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes são apresentadas durante encontro

    | Juventude, Direitos Humanos, Confederações 2013, Infância

    scjA poucos meses da Copa das Confederações, que será realizado no Brasil no mês de junho,  entidades da sociedade civil e governo se mobilizam para discutir ações de proteção a crianças e adolescentes nestes grandes eventos esportivos. Nesta terça-feira (12), o secretário executivo de Programas Especiais da Secretaria da Criança e da Juventude de Pernambuco, Eduardo Figueiredo, participou do Seminário Adolescentes e Jovens Conectados por uma Copa sem Violência Sexual.
     
    Na ocasião, Eduardo apresentou ao público, formado por jovens de várias cidades do país, os programas desenvolvidos pela SCJ com estratégias de mobilização, sensibilização e proteção a crianças e adolescentes em todo o Estado. “O trabalho infantil também é um dos nossos focos de enfrentamento às violações de direitos, sobretudo nestes grandes eventos que se aproximam, como a Copa das Confederações e o Mundial de 2014”, comentou.

     

    Saiba mais

    Assuntos: scj, secretaria, crianca, juventude, governo, pernambuco, acoes, enfrentamento, violencia, apresentadas, encontro
    Compartilhe: Link para o post:
  • Fifa e COL demonstram otimismo com funcionalidade da Arena Pernambuco

    | Copa 2014, Confederações 2013

    secopaNesta última rodada de visitas de inspeção operacional antes da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, Recife foi a primeira cidade-sede a receber a comitiva com cerca de 60 técnicos da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL). Realizada na Arena Pernambuco na tarde desta quinta-feira (7), a exatos 100 dias para o início do Festival dos Campeões, a Inspection Tour possibilitou uma análise final de 19 setores específicos do estádio multiuso que está sendo erguido em São Lourenço da Mata.
     
    “A comitiva é formada por especialistas em tecnologia, fluxo de multidões, segurança, limpeza e outras áreas e serve para que cada um possa finalizar os planos de atuação no estádio. Já são dois anos de planejamento e agora, com tudo praticamente no lugar, é que conseguimos ter a visão de como ficará o estádio e como vamos operá-lo”, explicou o Gerente-geral de Integração Operacional do COL, Tiago Paes. “Não temos muitas ressalvas com relação à funcionalidade. Sempre faremos algumas observações, mas, como ainda temos algum tempo até o evento, certamente tudo será resolvido”, complementou.

     

    Saiba mais

    Cidades: Recife, São Lourenço da Mata
    Assuntos: secopa, secretaria, pernambuco, fifa, copa, confederacores, arena, 2013, 2014, mundial, visita, vistoria, col, operacional, otimismo, funcionalidade
    Compartilhe: Link para o post:
  • Técnicos do Comitê Organizador Local (COL) e da Fifa farão vistoria operacional na Arena

    | Copa 2014, Confederações 2013

    secopaUma equipe formada por técnicos do Comitê Organizador Local (COL) e da FIFA chega ao Recife nesta quinta-feira (07) para realizar a última visita operacional na Arena Pernambuco antes da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013. Esta é a 3ª edição do Inspection Tour, que tem o objetivo de analisar e verificar como o estádio irá funcionar nos períodos de jogos. A inspeção não trata sobre os avanços das obras, mas sim sobre a funcionalidade de diversos setores, como eventos, serviços ao torcedor, finanças, limpeza e administração de resíduos, competições, operações de imprensa, segurança, ingressos, transporte, alimentação, voluntariado, logística e hospitalidade.
     
    A comitiva com cerca de 60 pessoas vai chegar às 13h à Arena Pernambuco, onde será recepcionada pelo Secretário Extraordinário da Copa de 2014 em Pernambuco, Ricardo Leitão, e pelo Secretário Executivo de Supervisão Técnica da SECOPA-PE, Silvio Bompastor. A visita contará com um pronunciamento do Chefe do Escritório da Copa do Mundo da FIFA 2014, Chris Unger, e do Gerente-geral de Integração Operacional do COL, Tiago Paes.

     

    Saiba mais

    Cidades: Recife, São Lourenço da Mata
    Assuntos: secopa, secretaria, pernambuco, fifa, copa, confederacores, arena, 2013, 2014, mundial, visita, vistoria, col, operacional
    Compartilhe: Link para o post: