meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Conservatório PE de Música abre inscrições para cursos técnicos nesta próxima segunda-feira (03)

    | Comunicação, Cultura

    CPM 

    O Conservatório Pernambucano de Música (CPM) abre, a partir da próxima segunda-feira (03), as inscrições para os cursos técnicos de Canto, Composição e Arranjo, Regência e Instrumento. As inscrições gratuitas seguem até o dia 16 de outubro e podem ser realizadas no site do CPM. Estão aptos a participar da seleção os candidatos com conhecimento musical comprovado. O quadro de vagas e o programa para a prova estão disponíveis no edital.

    A seleção será feita mediante avaliação de conhecimentos em teoria e percepção musical, com questões de múltipla escolha e prova prática com execução de programa na área desejada. Ambas serão realizadas no dia 15 de dezembro em dois horários: das 8h30 às 11h30, avaliação escrita de teoria e percepção musical, e das 14h às 17h, avaliação de solfejo e prova prática. As avaliações acontecem no CPM, localizado na Avenida João de Barros, 594, Santo Amaro, Recife. Na ocasião, os candidatos devem apresentar documento oficial com foto.

    O recurso deverá ser solicitado apenas no dia 16 dezembro e o resultado final será divulgado no dia 19 de dezembro, através de afixação da listagem nos quadros de aviso do Conservatório. As matrículas serão feitas no dia 22 de dezembro e as aulas terão início no dia 06 de fevereiro de 2017.

    Para os cursos técnicos, as vagas oferecidas no turno da tarde são para os instrumentos: clarinete, fagote, flauta doce e transversa, oboé, saxofone, trombone, trompete, tuba, contrabaixo acústico, viola, violino, violoncelo, cravo, cavaquinho, contrabaixo elétrico, guitarra, viola de 10 cordas, violão erudito, bateria, percussão erudita e popular, canto erudito e popular, composição e arranjo, e regência. Já no turno da noite, as vagas são para os instrumentos: clarinete, fagote, flauta doce e transversa, oboé, saxofone, trombone, trompete, tuba, contrabaixo acústico, violino, cravo, piano erudito e popular, cavaquinho, contrabaixo elétrico, guitarra, viola de 10 cordas, violão erudito, bateria, percussão erudita e popular, canto erudito e popular, e regência.

    Serviço
    Seleção para os Cursos Técnicos
    Período: 03 a 16 de outubro de 2016
    Inscrições e edital no site do Conservatório (www.conservatorio.pe.gov.br)
    Mais informações: 3183-3419
    Conservatório Pernambucano de Música (CPM) - Av. João de Barros, 594, Santo Amaro, Recife

    Assuntos: musica, conservatório pernambucano, seleção cpm,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Upae Garanhuns oferece atendimentos especiais com linguagem em Libras

    | Comunicação, Educação, Saúde, Direitos Humanos

     UPAE Garanhuns

    Cintya Santos, estudante do curso de Admistração e assistente administrativa da UPAE Garanhuns, tem mudado a realidade de pessoas com deficiência auditiva atendidas na unidade. Há nove meses, ela foi indicada para o curso de Libras, que é oferecido pela GRE - Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional e iniciou as aulas uma turma de 30 pessoas. Hoje, no módulo intermediário, já intermedia a comunicação entre médicos e pacientes em atendimento.

    "Já tivemos algumas oportunidades nas quais a nossa funcionária capacitada em Libras auxiliou o atendimento, proporcionando total entendimento entre o paciente e o médico, por conta disto, estaremos ofertando o curso de libras a outros funcionários de nossa unidade" - relata o Coordenador Geral, Gustavo Amorim. Os funcionários capacitados em Libras estarão à disposição de todos os setores da Upae Garanhuns.
     
    CURSO DE LIBRAS
     
    O curso é gratuito, um dia por semana, e as aulas acontecem na Escola Lions, em Garanhuns, da Rede de Educação do Estado, ministradas pelo intérprete de libras Josivaldo Lucena e pelo instrutor Felipe Pires, que é surdo, e tem realizado um trabalho elogiado na ampliação de profissionais com domínio da linguagem em libras na região.
     
    Os participantes, após concluírem os módulos inicial, intermediário e avançado, que juntos duram pouco mais de um ano, recebem certificados e estão aptos a serem intérpretes, após exame de proeficiência, tornando-se habilitados inclusive profissionalmente.
     
    Para saber mais:

    UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira
    Rodovia BR 423 km 96,8 - Magano - Garanhuns - PE
    Coordenação Geral: Dr. Gustavo Amorim
    Fone: (87) 3764.9000

    Cidades: Garanhuns
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco apresenta o "Coração do Nordeste" para o público da 44º ABAV

    | Comunicação, Turismo

     

    Pernambuco vai pulsar forte na 44º Feira de Turismo das Américas, promovida pela Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV). A Secretaria de turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), vai apresentar a nova campanha institucional do Turismo do Estado, "Pernambuco, Coração do Nordeste Brasileiro", durante o evento, que acontece entre os dias 28 e 30 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. A feira é o principal evento do turismo brasileiro e uma grande vitrine para os destinos turísticos.

    Pernambuco terá participação no evento em dois espaços, um estande institucional de 25 m², concedido pelo Ministério do Turismo e localizado na área Brasil, e outro estande comercial de 52,5 m². Aproveitando a importância do evento, será apresentada, na quinta-feira (29), às 16h, pela Presidente da Empetur, Ana Paula Vilaça, a nova campanha institucional de Pernambuco. Em seguida, o Administrador de Geral de Fernando de Noronha, Luís Eduardo Antunes, apresentará o manual do operador da ilha.

    Para o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, a participação no evento é uma excelente oportunidade de propagar as potencialidades do Estado. "Pernambuco é um destino forte que atrai milhares de turistas. Queremos consolidar nosso público e convidar os visitantes para conhecer as nossas rotas diferenciadas, que passam pelo interior do Estado. Tenho certeza que a nova proposta da campanha será destaque na feira", avalia Carreras.

    Outra ação do Turismo de Pernambuco na ABAV será a Tapiocleta, uma bike plotada com o visual da campanha institucional que irá distribuir tapioca em ambos os estandes de Pernambuco, nos três dias de evento. Durante toda a feira, também estão programadas agendas de reuniões de estreitamento de parcerias.

    Assuntos: Pernambuco, Coração do Nordeste Brasileiro, turismo, abav, seturel-pe, empetur, pernambuco, governo de pernambuco, fernando de noronha, tapioteca
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara: "Estamos avançando e superando, a cada ano, os índices alcançados na educação"

    | Comunicação, Educação, Balanço

    IDEPE

    Em ato solene no Palácio do Campo das Princesas, foram premiados seis municípios, dez escolas e três Gerências Regionais que alcançaram os melhores índices da educação básica estadual

    Planejar, investir, acompanhar e, sobretudo, reconhecer. É dessa forma que o Governo de Pernambuco tem trabalhado para reforçar a educação no Estado, que vem se destacando cada vez mais como o que possui o melhor ensino público do País. E mais uma etapa desse processo foi cumprida nesta terça-feira (28.09), com a premiação dos gestores, professores e estudantes da Rede Estadual que mais se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (IDEPE) no ano de 2015. Comandada pelo governador Paulo Câmara, a solenidade - realizada no Palácio do Campo das Princesas - agraciou seis municípios, dez escolas e três gerências regionais que obtiveram os melhores resultados nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A nota média do IDEPE para 2015 foi de 3,9, se igualando ao índice nacional, o IDEB, divulgado pelo Ministério da Educação.

    “O resultado do IDEPE é muito importante porque ele faz a avaliação de todas as escolas do Estado. Há um acompanhamento detalhado e intensivo, diferente do IDEB que é uma avaliação mais geral. E ambos mostraram os mesmo resultados: que estamos avançando e superando, a cada ano, os índices alcançados na educação”, pontuou Paulo Câmara. O gestor afirmou ainda que é preciso dar continuidade ao trabalho realizado com o mesmo empenho e determinação dos últimos anos. “O Governo não vai se acomodar com os resultados conquistados até agora. Ainda há muito o que ser feito e nós vamos continuar trabalhando juntos para superar os desafios e ter condições de melhorar cada vez mais a qualidade do ensino em todo o Estado. A nota que recebemos é satisfatória, mas não é a que queremos para as próximas gerações”, frisou.  

    Entre os municípios, receberam certificados os três que mais se destacaram nos anos iniciais do Ensino Fundamental, assim como os três melhores colocados nos anos finais dessa categoria. Já na Rede Estadual, os certificados foram para as cinco escolas com melhores índices nos anos finais do Ensino Fundamental e para as cinco melhores no Ensino Médio. Entre as GREs, foram premiadas as três com melhor colocação no Ensino Médio.

    Para o secretário estadual de Educação, Frederico Amâncio, o ato é mais uma forma que o Governo encontrou de reconhecer e valorizar o esforço dos que fazem a educação de Pernambuco. “Esse resultado mostra que as nossas escolas estão efetivamente avançando e alcançando notas muito mais altas do que em anos anteriores. A maioria das nossas escolas tiveram notas acima de 6,0, e isso é muito positivo. Estabelecemos uma estratégia que vem dando muito certo e que, inclusive, serve de exemplo para todo o Brasil. Essa elevação do bom desempenho nos anima a cumprir as próximas etapas e continuar avançando”, salientou o secretário.   

    Ao comemorar a primeira colocação entre as melhores GRE do Estado, a gestora da Gerência Vale do Capibaribe, Edjane Ribeiro, dedicou a conquista a todos os colegas que compõem a Rede de Ensino da região. “Um momento como esse é muito gratificante para qualquer gestor. É um trabalho intenso, mas gratificante. E os professores são os maiores merecedores dessa premiação, que, com certeza, vai estimular ainda mais o trabalho eficiente que está sendo realizado”, declarou.

    IDEPE - Realizado anualmente, o ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco acompanha o desempenho da educação pública no Estado e considera dois critérios, os mesmos usados para o cálculo do índice nacional (IDEB). São eles: fluxo escolar e proficiência dos estudantes do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e do Ensino Médio.


    Rede Municipal

    Anos Iniciais do Ensino Fundamental

    1º Lugar:

    Município de Jucati (IDEPE 7,22)

    2º Lugar:

    Município de Jupi (IDEPE 6,57)

    3º Lugar:

    Município de Tuparetama (IDEPE 6,08)

    Anos Finais do Ensino Fundamental

    1º Lugar:

    Município de Barra de Guabiraba (IDEPE 5,19)

    2º Lugar:

    Município de Brejinho (IDEPE 4,90)

    2º Lugar:

    Município de Triunfo (IDEPE 4,90)

    Rede Estadual

    Anos Finais do Ensino Fundamental

    1º Lugar:

    Escola de Aplicação do Recife (IDEPE 7,96)

    2º Lugar:

    Escola de Aplicação Professor Chaves – Nazaré da Mata (IDEPE 6,55)

    3º Lugar:

    Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra - Garanhuns (IDEPE 6,37)

    4º Lugar:

    Escola Tomé Francisco da Silva - Quixaba (IDEPE 6,25)

    5º Lugar:

    Escola Dario Gomes de Lima - Limoeiro (IDEPE 5,94)

    Ensino Médio

    1º Lugar:

    EREM Abílio de Souza Barbosa – Orobó (IDEPE 7,98)

    2º Lugar:

    Escola Dario Gomes de Lima - Limoeiro (IDEPE 7,20)

    3º Lugar:

    Escola Professor Antônio Pedro de Aguiar - Orobó (IDEPE 6,98)

    4º Lugar:

    Escola de Aplicação do Recife (IDEPE 6,92)

    5º Lugar:

    Escola de Aplicação Ivonita Alves Guerra - Garanhuns (IDEPE 6,22)

    Gerências Regionais de Educação

    1º Lugar:

    Gerência Vale do Capibaribe (IDEPE 4,80)

    2º Lugar:

    Gerência Sertão do Alto Pajeú (IDEPE 4,51)

    3º Lugar:

    Gerência Sertão do Submédio São Francisco (IDEPE 4,43)

     

    Fotos: Edmar Melo/SEI

    Assuntos: paulo camara, governo de pernambuco, idepe, educação, rede estadual, gerencias regionais, escolas municipais
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pedala PE realiza campanha de educação no trânsito em Noronha

    | Comunicação, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Transporte, Esportes, Mobilidade, Trânsito

    Noronha 

    Em referência à Semana Nacional do Trânsito, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio do Programa Pedala PE, e em parceria com o Detran, realiza ações de educação no trânsito na ilha de Fernando de Noronha, a partir desta quarta-feira (21). As ações vão até o sábado (24) e serão direcionadas para o público participante do programa Bike Noronha. Cerca de 3,5 mil cartilhas educativas serão distribuídas com ciclistas e moradores. As ações serão concluídas com um passeio ciclístico pelos pontos turísticos do arquipélago, no sábado.

    Durante as ações educativas também será divulgada a campanha “Mão Única”, nas 42 pousadas da ilha participantes do Bike Noronha. A iniciativa tem o objetivo de incentivar, utilizando cartazes, o respeito mútuo entre ciclistas e motoristas no trânsito. A equipe de engenharia do Detran realizará, paralelamente às ações, um diagnóstico da BR 363 e das principais vias de acesso de Noronha. A ideia é sugerir soluções para áreas específicas que podem oferecer risco aos ciclistas.

    “Queremos tornar Noronha um modelo de sustentabilidade com o incentivo do uso da bicicleta como principal meio de transporte. Mais de 1,4 mil moradores permanentes, entre adultos e crianças, já receberam bicicletas para o transporte na ilha, por meio do projeto Bike Noronha. Aliado a isso estamos promovendo as sensibilizações e ações educativas para garantir a segurança dos ciclistas no trânsito”, comenta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

    No período das ações também será realizado um encontro com os taxistas da cooperativa do arquipélago, a Nortax, além de palestras no Conselho de Turismo da ilha e entrada na rádio local. Uma cartilha bilíngue será distribuída gratuitamente entre os ciclistas. O material apresenta os itens de segurança das bicicletas e noções de trânsito. As atividades educativas serão encerradas com um grande passeio ciclístico na ilha.

    Cidades: Fernando de Noronha
    Assuntos: turismo, noronha, pedalada, programa pedala-pe, detran, semana nacional de transito, bike noronha, Mão Única, governo de Peranmbuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Seleção para Perícias Médicas prorroga inscrições

    | Comunicação, Saúde, Emprego


    O Instituto de Recursos Humanos (IRH) prorrogou as inscrições do processo seletivo que visa preencher 42 vagas voltadas para o Serviço de Perícias Médicas e Segurança do Trabalho. Agora, servidores interessados em participar da seleção podem se inscrever até o dia 3 de outubro. Para isso, basta preencher os formulários de inscrição e análise de títulos (em anexo), incluir o currículo e enviar para o e-mail selecao@irh.pe.gov.br. Toda a documentação deve estar no formato PDF.

    Somente para Recife, estão sendo ofertadas 18 vagas para médicos peritos, 3 para engenheiros de segurança do trabalho, 3 para técnicos de segurança do trabalho, 2 para assistentes sociais, 2 para psicólogos e 2 para enfermeiros do trabalho. Para o interior, são 12 vagas para médicos peritos, sendo 6 para Caruaru e 6 para Petrolina.

    Podem participar da seleção servidores efetivos do IRH ou cedidos de outros órgãos ou Poderes do próprio Estado, da União, de outros Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, conforme Decreto 43.424 de 18/05/2016.

    O servidor aprovado na seleção será cedido ao IRH e receberá uma gratificação por exercício nos valores de R$ 2.900,00 (médico perito), R$ 1.500,00 (enfermeiro do trabalho, psicólogo, assistente social e engenheiro de segurança do trabalho) e R$ 1.000,00 (técnico de segurança do trabalho).
     
    Seguem, anexos, procedimentos, diretrizes, requisitos, cronograma do processo e formulário de inscrição, que deverá ser preenchido pela chefia imediata (a quem o servidor responde diretamente) e pela chefia mediata (gestor/diretor da unidade onde o servidor exerce as atividades).

    Cronograma

    Inscrições: 19/09 a 03/10
    Análise de currículos: 04/10 e 05/10
    Resultado preliminar: 06/10
    Recursos: 07/10
    Resultado final: 11/10

    Cidades: Caruaru, Petrolina, Recife
    Assuntos: irh, serviço de perícias médicas, segurança do trabalho, processo seletivo, medicos peritos, engenheiros de segurança, tecnico de segurança, assistente social, psicólogos, enfermeiros do trabalho,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Semana Nacional de Trânsito 2016 em Pernambuco

    | Comunicação, Educação, Transporte, Mobilidade, Trânsito, Infância

    Nesta segunda-feira, 19, às 9h, acontece a abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito - SNT, no auditório do Órgão, localizado na Estrada do Barbalho, 889, bairro da Iputinga, Recife, que neste ano tem o tema “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”. Na ocasião o diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, irá apresentar, acompanhado de parceiros, o primeiro mini carro que será usado no Projeto Condutor do Amanhã, desenvolvido numa parceira com a Prefeitura do Paulista, a Federação Pernambucana de Automobilismo e a empresa Techpack.

    Em conjunto com essa ação, acontecerá uma palestra com o mestre em sociologia, escritor e consultor Internacional em Educação de Trânsito, Eduardo Biavati.  Ele, que já foi coordenador do Programa de Prevenção de Acidentes de Trânsito da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação, assessor técnicos da Companhia de Engenharia de Trafego de São Paulo e criador do “Selo Trânsito Seguro”, fará a abertura solene do evento.

    A Semana Nacional de Trânsito é uma promoção da Secretaria Estadual das Cidades, Secid, por meio do DETRAN-PE, através da Coordenação de Educação no Trânsito. Até o dia 25 de setembro várias ações estão sendo programada para acontecer na capital e Região Metropolitana, entre elas, passeio ciclístico, promovido pelo Batalhão de Polícia de Trânsito - BPTran e Feira de Educação, conforme programação logo abaixo.

    Também no dia 19, serão iniciadas as ações educativas nos Postos da Total Combustíveis, começando pelo MultiPosto, das 14h às 16h, na Avenida Recife, 5421, Jardim São Paulo, com a participação da Turma do Fom Fom, que irá distribuir materiais educativos e sacolas para lixo. Ainda nesse dia, às 14h, acontecerá outra solenidade de abertura da SNT no 1º Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTran, localizado na Rua Ansênio Calaça, 600, San Martin, Recife, onde o diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, participará do evento acompanhado da coordenadora de Educação no Trânsito, Luciana Carvalho.

    De acordo com o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, a SNT será uma chance que a população terá de se inteirar sobre um dos temas de maior destaque seja política, social ou economicamente, que é a segurança no trânsito. “Pernambuco teve uma redução de acidentes de 5,5% em 2015, quando comparado ao ano de 2014, e ainda a diminuição de número de mortes em 12%, isso tudo após as intervenções voltadas aos condutores, em especial, as cinquentinhas, que passaram a ser emplacadas e ter a exigência da carteira de habilitação”, destaca. 

    Ribeiro enfatiza também que as ações de educação têm sido muito importantes para as mudanças de paradigmas em Pernambuco. “Com base nisso, trabalhamos fortemente para trazer um dos maiores especialistas da área, responsável pela criação do Selo Trânsito Seguro e que tem experiência adquirida em várias esferas para compartilhar novas experiências conosco”, disse.

    A Semana Nacional do Trânsito de Pernambuco tem vários parceiros nessa edição, são eles: Consórcio Grande Recife; METRON; Palmeiron; Dafra; SINCOR PE; Faculdade Guararapes; Mecur; CFC Santa Luzia; BPRV; Porto Seguro; Rota do Atlântico e Coqueiros; Uninassau; ETSTTJ; UPE; CPRH; Escoterismo Brasil; SEST/SENAT; Compesa; Bombeiros; Pedala PE; Prefeitura de Ipojuca; BPTran; Operação Lei Seca; Total Combustíveis; DER e Prefeitura de Camaragibe.

      

    PROGRAMAÇÃO DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO 

    Passeio Ciclístico: No dia 18/09 acontecerá um grande passeio ciclístico na Arena de Pernambuco, em parceira com o Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTran. 

    Ações educativas: Entre os dias 19 e 25/09 acontecerá na rede de postos de gasolina da Total Combustíveis distribuição de material educativo, sacolas de lixo e abordagem de pedestres. Com foco em condutores de automóveis e motociclista, além de pedestres, será uma oportunidade de dar dicas importantes sobre segurança e educação para o trânsito.

    Feira de Educação para o Trânsito: Nos dias 20 e 21 de setembro, pela primeira vez em Camaragibe, o DETRAN-PE realiza a XVI Feira de Educação para o Trânsito. Com público estimado de 5.000 pessoas, principalmente crianças e adolescentes, oferecerá diversas atividades interativas e contará com mais de 40 expositores com atividades que incluem simuladores de pilotagem e condução de automóveis, circuito de bike, jogos interativos, exposição de produtos e serviços inovadores da área de trânsito, apresentações culturais, entre outros. A minicidade móvel também estará disponível durante o evento, que é o maior do estado especializado em trânsito e já se e inseriu no calendário do oficial.

    Projeto Condutor do Amanhã: 23/09, às 10h, acontecerá o lançamento do projeto que é voltado para crianças e terá situações reais para que elas coloquem em prática as normas corretas do trânsito. Essa ação é desenvolvida em parceria com a Prefeitura do Paulista, Kartodromo e Techpack;

    Palestra de educação de Trânsito: Acontecerá no dia 23/09, das 14h às 16h, realizada em parceria com o SEST/SENAT, que receberá essa ação no próprio auditório da instituição. Na ocasião serão explanados temas e discussões de grande relevância para prevenir os acidentes nas vias.

    Clubinho Honda - mini cidade de Trânsito:  24 e 25/09 será montada uma Mini cidade no Parque da Jaqueira que faz uma simulação do cotidiano das cidades brasileiras com o objetivo de oferecer às crianças de 6 a 10 anos um momento de reflexão sobre os diversos papéis exercidos no ato de transitar: Pedestres, Condutor, Ciclistas, etc.

     

    DATA

    AÇÃO

    LOCAL

    HORÁRIO

    18/09

    Passeio Ciclístico em parceria com o BPTRAN

    ARENA PERNAMBUCO

    8h às 12h

    19/09

    Solenidade de Abertura da SNT no Detran – PE

    Palestra com Eduardo Biavati – Mestre em Sociologia, escritor e consultor internacional em educação e segurança no trânsito

    AUDITÓRIO DETRAN/PE

    9h às 12h

    Solenidade de Abertura da SNT no 1º BPTRAN

    Participação do Detran com o Presidente e a Coordenadora de Educação de Trânsito

    AUDITÓRIO DO BPTRAN

    14h

    19 a 25/09

    Ação educativa nos Postos da TOTAL Combustíveis

    *Participação da Turma do Fom Fom com distribuição de material educativo da SNT e sacolas para lixo nos postos de gasolina; e abordagens na faixa de pedestre.

    RECIFE E REGIÃO METROPOLITANA

    Manhã 9h às 12h

     

    Tarde 14h às 17h

    20 e 21

    Feira de Educação de Trânsito

    CAMARAGIBE

    10h às 16h

    23/09

    Lançamento do projeto Condutor do Amanhã em parceria com a Prefeitura de Paulista, Kartódromo e Techpack

    PAULISTA

    10h

    Palestra de Educação de Trânsito “Segurança no Trânsito” em parceria com o SEST/SENAT

    Auditório do SEST/SENAT

    14h às 16h

    24 e 25/09

    Clubinho Honda: Mini cidade de Trânsito

    PARQUE DA JAQUEIRA

    10h às 16h

     
    -- 
    Cidades: Recife
    Assuntos: semana nacional de transito, detran, educação de transito, secid, detran-pe, bptran, ações educativas, turma do fom fom, mobilidade e urbanismo, selo de transito seguro
    Compartilhe: Link para o post:
  • Fenearte 2017 abre pré-inscrição

    | Comunicação, Emprego, Cultura

    Fenearte

    Interessados podem se inscrever no período de 03 a 31 de outubro pelo site do evento

    Artesãos de todo o Brasil interessados em participar da 18ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) podem realizar a sua pré-inscrição para o evento no período de 03 a 31 de outubro, por meio do sitewww.fenearte.pe.gov.br. As pré-inscrições valem para todos os setores da Feira: artesãos individuais de Pernambuco, estados, representantes internacionais, prefeituras pernambucanas, associações, setor de alimentação, redes solidárias e Sebraes.

    “O Governo de Pernambuco deseja realizar uma Feira ainda mais robusta, trazendo expoentes de todo o Brasil, continuando a bater nosso costumeiro recorde de visitante e incentivando a Cadeia Produtiva do artesanato em Pernambuco e no País”, disse o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Jenner Guimarães, que também destacou a importância de não deixar para realizar a pré-inscrição de última hora, a fim de não perder o prazo do processo.

    Todos os inscritos serão analisados pela curadoria do Programa do Artesanato de Pernambuco (Pape), atualmente formada por representantes de secretarias e órgãos do Estado, Sebrae, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de representantes de categoria artesã. Nesta edição, a curadoria da Fenearte também contará com representantes da sociedade civil.

    Os artesãos individuais de Pernambuco, de outros Estados e países, no ato da pré-inscrição, devem anexar três fotos individuais da peça que melhor representem a produção do candidato, clicadas em ângulos diferentes. Além disso, o sistema também solicita até cinco fotografias que melhor representam o conjunto da obra.

    Vale destacar que a pré-inscrição não condiciona ou vincula à participação no evento. Os expositores selecionados, além das informações sobre o processo de comercialização dos estandes, serão anunciados posteriormente. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (81) 3181-3454, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou através do e-mail fenearte@centrodeartesanato.pe.gov.br.

     

    Assuntos: fenearte, artesãos, programa de artesanato de pernambuco, sustentabilidade, inovação e produtividade,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Confirmado: Comic Con Experience 2017 no Centro de Convenções de Pernambuco

    | Comunicação, Juventude, Turismo, Tecnologia, Cultura

    CCXP

    Entre os dias 13 e 16 de abril, Recife se tornará a capital nerd do Brasil, com a presença de cerca de 80 mil pessoas para o maior evento da cultura pop na atualidade. CCXP será realizada pelo Omelete em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado.

    Vai ser épico! Foi assim que o público de cerca de duas mil pessoas que estavam presentes no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, recebeu a notícia oficial de que a Comic Com Experience Tour Nordeste 2017 será realizada em Pernambuco. Com uma vibração espantosa, os fãs do maior evento da cultura pop da América Latina já demonstraram um pouco do que vai ser a CCXP, nos dias 13, 14, 15 e 16 de abril, no Centro de Convenções. Tudo organizado pelo grupo Omelete, Chiaroscuro Studios e Pizzitoys, em parceria com a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco.

    Serão quatro dias para entrar para a história. Os amantes dos HQs e super-heróis vão delirar com a presença de artistas nacionais e internacionais, exibições exclusivas de conteúdos inéditos no Brasil, a já famosa área de quadrinistas (Artists Alley), concursos de cosplayers, entre muitas outras atrações. 

    "Quando tive o primeiro contato com os diretores do Ometele vi que o CCXP é um sucesso garantido. Não apenas pelos fãs, que realmente são excepcionais, mas também pela organização e profissionalismo. Esperamos um público de 80 mil pessoas nos quatro dias. Vamos transformar o Recife na capital nerd do Brasil durante a Comic Con", afirmou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

    As primeiras atrações começam a ser divulgadas nos próximos meses, pelo site e redes sociais do evento. Já estão confirmadas as presenças de lojas oficiais da Warner, Iron Studios, Social Comics, Loja Mundo Geek, Omelete Box, e há negociações avançadas com grandes estúdios e outras lojas oficiais de marcas relacionados a cultura pop.

    "Escolhemos a cidade de Recife para sediar nosso primeiro evento fora de São Paulo por ser uma das mais geeks do Nordeste e por ter iniciativas como o Porto Digital, que incentiva a criação de projetos tecnológicos. Sua condição central, bem próxima de outras capitais, reforça o potencial de público em 30%, se comparada ao do Rio de Janeiro, por exemplo. Estamos felizes e otimistas com esta estreia", afirma João Paulo Sette, COO da CCXP. 

    Atualmente, 50% dos visitantes da CCXP vêm de fora de São Paulo e há um público muito fiel no Nordeste. Além disso, eles representam mais de 2 milhões de acessos regulares ao portal Omelete. "Estamos muito animados para conhecer de perto essa audiência", afirma Marcelo Forlani, diretor de marketing do Omelete Group.

    IMPACTO NO TURISMO - A Secretaria de Turismo de Pernambuco estima que pelo menos metade do público que virá para a CCXP 2017 será de fora do Estado. "Se mantivermos o percentual que vem apresentando em São Paulo desde 2014, teremos mais de 40 mil turistas no Recife para aproveitar o evento. Nosso trabalho é fazer com que eles fiquem mais tempo no Estado e aproveitem a oportunidade para conhecer nossos destinos de sol e mar e o turismo rural, além da própria capital. Isso significa mais empregos, desenvolvimento e incremento na economia de Pernambuco", comentou Carreras.

     A presidente da Empetur, Ana Paula Vilaça, está negociando a possibilidade de o Estado ter um estande dentro da CCXP para apresentar os principais destinos turísticos pernambucanos e o próprio trade possa apresentar seus produtos aos visitantes. "Nossa intenção é tornar os passeios e os destinos acessíveis. Vamos trabalhar para fazer algo que chame a atenção do público, bem na linguagem deles", disse a presidente.

    Sobre a CCXP - Comic Con Experience

    A CCXP - Comic Con Experience, que realiza sua 3 ª edição de 1 a 4 de dezembro no São Paulo Expo, acontece no Brasil nos moldes das comic cons realizadas em diversas partes do mundo, que reúne fãs e profissionais de quadrinhos, cinema, TV, games, anime, RPG, memorabilia, ficção científica e colecionáveis para conhecerem as últimas novidades dessas áreas em uma grande celebração do universo geek e da cultura pop. O evento é organizado pelo Omelete Group, Chiaroscuro Studios e Piziitoys. Para saber mais, acesse: www.ccxp.com.br.

    Cidades: Recife
    Assuntos: ccxp, nerds, turistas, empetur, Comic Con Experience, quadrinhos, cinema, games, anime, geek, omelete group, pisiitoys, chiaroscuro studios, HQs, super-heróis
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco avança na tecnologia para produção de energias renováveis

    | Comunicação, Economia, Emprego, Meio Ambiente
    S4 Solar Brasil
    Governador Paulo Câmara comanda anúncio da implantação de fábrica da S4 Solar Brasil, a primeira de painéis solares noPaís

     
    Em um momento de retração de investimentos, Pernambuco volta a mostrar que vale a pena investir no Estado e dá um grande passo no avanço do desenvolvimento de energia limpa. Para adensar a cadeia produtiva pernambucana, a empresa S4 Solar Brasil implantará sua primeira fábrica de painéis solares no País, gerando empregos e renda em solo pernambucano. Com investimento inicial de R$ 80 milhões, o parque fabril que será implantado no Cabo de Santo Agostinho é o primeiro com manufatura de painel solar fotovoltaico 100% automatizada. O anúncio foi realizado, nesta quarta-feira (14.09), durante cerimônia comandada pelo governador Paulo Câmara no Palácio do Campo das Princesas. 
     
    “Diante de um momento de instabilidade, ficamos satisfeitos de sediar um empreendimento desse porte, que vai gerar empregos e dialogar com a energia do futuro e com o desenvolvimento sustentável, garantindo, assim, um meio ambiente protegido”, afirmou Paulo Câmara. “O anúncio da implantação da fábrica mostra que a confiança em investir em Pernambuco está muito viva e presente”, acrescentou. O chefe do Executivo estadual lembrou que a energia solar já faz parte da vida dos pernambucanos, destacando o primeiro leilão de concessão no setor em 2013. “Essa é a indústria do século XXI. O futuro passa por energias renováveis”, complementou.
     
    Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, a chegada da primeira fábrica de painéis solares da S4 Solar Brasil no País, além de emprego e de novas perspectivas em um momento de crise, traz, também, avanço tecnológico para a base industrial do Estado. “Hoje, comemoramos um marco. É uma nova etapa para a presença de Pernambuco no mapa das energias renováveis no Brasil. Já somos pioneiros em diversas áreas e vamos nos consolidar, também, nesse setor”, assegurou.
     
    Embora a crise econômica atue para retrair os investimentos no País, na visão do presidente da S4 Solar Brasil, João Eugênio Gonçalves de Medeiros, Pernambuco se mostrou bastante atrativo para sediar a primeira matriz da empresa no Brasil. “Escolhemos Pernambuco porque é um Estado inovador, que tem políticas que atraem os empreendedores e está engajado com a sustentabilidade. Além disso, o Estado conta com o Porto de Suape”, afirmou.
     
    João Eugênio disse, ainda, que, com a chegada da fábrica, Pernambuco deve se tornar um pólo de atração de novas indústrias de energias renováveis. “Estou indo à China, amanhã, para tratar sobre a vinda de outras indústrias que podem compor a cadeia produtiva pernambucana”, complementou.
     
    FÁBRICA - O parque fabril da S4 Solar Brasil será instalado em um galpão de mais de cinco mil metros quadrados na CONE S.A., localizado no Cabo de Santo Agostinho e próximo ao Complexo Portuário de Suape. Na primeira etapa do parque fabril, a unidade terá capacidade para produzir 200 MegaWatt/ano, o que corresponde a, aproximadamente, 667 mil painéis solares de 300W. A partir de julho de 2017, a produção aumentará para 400MW/ano. Para esta primeira etapa da fábrica, serão gerados 70 empregos de forma direta e mais de 500 de forma indireta. De acordo com João Eugênio Gonçalves de Medeiros, todo o maquinário começará a ser instalado a partir da segunda quinzena de dezembro para que, em fevereiro, seja iniciada a produção em larga escala.


    FOTOS: Aluísio Moreira/SEI
    Cidades: Cabo de Santo Agostinho
    Assuntos: energia solar, paineis solares, s4 solar, Paulo Camara, governo do estado, energia limpa, emprego, investimento, cabo de santo agostinho, desenvolvimento sustentável, meio ambiente, leilão,
    Compartilhe: Link para o post: