meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Rede de Cidadania: mais de mil atendimentos na manhã de sábado

    | Comunicação, Juventude, Administração, Direitos Humanos, Infância

    cidadaniaAção, coordenada pela SDSCJ, levou serviços para a população 

    Mil, cento e cinquenta e cinco moradores de Cajueiro, Campina do Barreto, Chão de Estrelas, Arruda e comunidades próximas foram atendidos​,​ na manhã do último sábado (15), durante a Rede de Cidadania promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ)​, sob a gestão do secretário Isaltino Nascimento. Durante a ação, as pessoas puderam acessar, gratuitamente, mais de 20 serviços disponibilizados pelo Governo do Estado e Prefeitura do Recife.

    “É muito rápido. Não tive dificuldades e nem enfrentei fila na hora do atendimento. Uma maravilha”, afirmou a aposentada Maria do Carmo Santos, de 102 anos. Moradora de Sapucaia, em Olinda, ela foi levada ao Oratório da Divina Providência, local da ação, na Campina do Barreto, por uma das suas filhas para tirar a segunda via da carteira de identidade. “Além da rapidez, é tudo gratuito”, completou Edna Paula da Silva, que levou o filho Luan Henrique, de apenas quatro anos, também para tirar a sua primeira Identidade.

    A Rede de Cidadania do Programa Governo Presente ​é coordenada pela SDSCJ, por meio da Secretaria Executiva de Articulação Social (Seart)​, dirigida pela secretária executiva Olívia Soares​, ​que é ​responsável pela articulação com as demais secretarias estaduais, com o objetivo de garantir e disponibilizar programas e serviços às comunidades que mais necessitam.

    O atendimento é feito, prioritariamente, aos jovens inseridos na faixa dos 15 aos 29 anos, adolescentes e adultos provenientes dos sistemas de medidas socioeducativas, os que cumprem penas alternativas e os usuários de álcool e outras drogas.

    Além da carteira de Identidade, a população teve acesso à emissão do CPF, segunda via das certidões de nascimento e casamento; atendimento da Ouvidoria da SDSCJ e da equipe do Programa Atitude, voltado ao atendimento aos usuários de álcool e outras drogas e seus familiares, com ações de prevenção e enfrentamento às drogas e reinserção social dos atendidos.

    Também foram disponibilizadas orientações jurídicas sobre direitos do consumidor e mediação de conflitos; esclarecimentos sobre a importância da doação de sangue e o controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue; distribuição de lâmpadas econômicas, preservativos masculino e feminino e hipoclorito de sódio, além de teste de glicemia e aferição da pressão arterial.

    O mutirão da Rede de Cidadania do último sábado (15), no Oratório da Divina Providência, aconteceu em parceria com a Prefeitura do Recife, que disponibilizou serviços e funcionários do Distrito Sanitário II/Secretaria de Saúde.Também participaram as secretarias estaduais de  ​Defesa Social (SDS), Administração (SAD), Saúde/Hemope e Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod); Defensoria Pública, Ouvidoria da SDSCJ e Celpe. A coordenação é da​ ​Secretaria Executiva de Articulação Social (Seart) da SDSCJ.

    Texto e Fotos: Alexandre Acioli

    Assuntos: rede cidadania, sdscj, seart, serviços à comunidade, socioeducativas, programa atitude, governo de pernambuco, prefeitura do recife
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ouvidoria-Geral do Estado completa oito anos

    | Comunicação, Administração


    Ouvidoria

    Este ano, foram cerca de 60 mil manifestações, alcançando um percentual de resolutividade (quantitativo de demandas respondidas) de mais de 85%

    A Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) chega aos oito anos com um atendimento de excelência e se firmando como um grande instrumento de cidadania. Este ano, foram cerca de 60 mil manifestações, alcançando um percentual de resolutividade (quantitativo de demandas respondidas) de mais de 85%. Através do telefone (162) ou da internet, nos sites www.ouvidoria.pe.gov.br ou www.scge.pe.gov.br, o cidadão pode solicitar informações, fazer denúncias, reclamações, elogios e sugestões.

    Além disso, a OGE, que sempre ocupou uma posição de destaque no país, alcançou o percentual de 95% de certificação da rede de ouvidores, o que atesta a eficiência desta ferramenta de participação da gestão pública. Hoje, a rede é composta por 60 ouvidorias, que são coordenadas pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), através da OGE. Para comemorar a data, os ouvidores da Rede Estadual e convidados, reuniram-se na última sexta-feira (14.10), no auditório da SCGE, para receber os certificados da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO).

    O Secretário da Controladoria-Geral e Ouvidor-Geral do Estado, Ruy Bezerra, deu as boas-vindas aos presentes e destacou o compromisso do Governo com a Ouvidoria. “É através da Rede de Ouvidorias que o cidadão pode exercer seu direito e contribuir de forma direta com a melhoria da gestão e dos serviços oferecidos à sociedade. O Governo trabalha com uma gestão participativa e transformadora para isso precisa ouvir as necessidades e manter um diálogo permanente com a população”, ressaltou.

    Ainda de acordo com Ruy Bezerra, Pernambuco já dispõe de um serviço de ponta, e o aperfeiçoamento da qualidade desse serviço é uma das diretrizes do Governo Paulo Câmara. “A certificação, por exemplo, contribui para a melhoria dos serviços prestados ao cidadão. É importante manter a rede atualizada, porque as demandas tendem a evoluir e a ouvidoria precisa estar capacitada para atender”, completou, destacando ainda a necessidade de atender bem e com qualidade, de maneira que o cidadão sinta-se satisfeito e acolhido.

    A Diretora de Ouvidoria e Controle Social, Elisa Andrade, destaca que os ouvidores passam por uma capacitação continuada e a Ouvidoria-Geral acompanha diretamente a qualidade da resposta enviada ao cidadão. “O resultado disso é um serviço efetivo e um atendimento humanizado. A dedicação e o comprometimento dos ouvidores é fundamental para o exercício pleno da cidadania pelo cidadão pernambucano por meio da Ouvidoria”, comentou a diretora.

    assistente de ouvidoria da Secretaria de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, Aparecida de Lourdes, foi uma das profissionais que recebeu o certificado. “Para atender o cidadão com qualidade, precisamos ter conhecimento. Além disso, o ouvidor precisa ter sensibilidade para se colocar no lugar de quem está do outro lado, dando, desta forma, o direcionamento correto para a demanda”, comentou.

    CERTIFICAÇÃO - A Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO) é a entidade responsável por certificar os ouvidores do país, e tem por “objetivo estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil”. No caso de Pernambuco, a certificação atende ainda ao Decreto nº 39.675, de agosto de 2013, que estabelece os requisitos para o exercício da função de ouvidor no âmbito do Poder Executivo Estadual. 



    Assuntos: ouvidoria, 8 anos, governo de Pernambuco, paulo camara, gestão participativa, controladoria geral, ouvidoria geral
    Compartilhe: Link para o post:
  • ​Ação no metrô lembra dia de combate à sífilis

    | Comunicação, Educação, Saúde


    Governo do Estado lançou campanha de conscientização nos ônibus da RMR

    Celebrado no terceiro sábado de outubro (15.10), o dia internacional de combate à sífilis será lembrado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta sexta-feira (14.10), com ação na Estação Central do Metrô, das 7h às 11h. No local, serão distribuídos folhetos informativos e preservativos femininos e masculinos. Os técnicos do Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) também estarão aptos para tirar dúvidas da população.

    “Apesar de ser uma doença de fácil diagnóstico e ter tratamento, temos notado um aumento do número de casos no Estado. Por isso a necessidade de informar a população sobre o assunto e incentivar o uso de camisinha, maneira mais eficaz de evitar essa e outras infecções sexualmente transmissíveis”, afirma o coordenador do Programa de IST/Aids, François Figueiroa. Em 2015, foram notificados em Pernambuco, um total de 1.220 casos de sífilis adquirida, 858 de sífilis em gestante e diagnosticados 1.171 de sífilis congênita.

    “Historicamente, sabemos que as mulheres procuram mais os serviços de saúde. Então, é necessário chamar a atenção que as ações de prevenção e assistência devem se estender aos homens. Se apenas a mulher se trata, a cadeia de transmissão não será interrompida, ficando essas mulheres vulneráveis à recontaminações pela bactéria da sífilis”, esclarece Figueiroa.

    O QUE É: A sífilis é uma doença infectocontagiosa sistêmica, de evolução crônica, causada pelo Treponema pallidum. A doença não tratada progride ao longo de muitos anos, sendo classificada em sífilis primária, secundária, latente recente, latente tardia e terciária. A transmissão pode ser sexual, vertical ou sanguínea. A via predominante é a sexual, entretanto, a mulher portadora da bactéria durante a gestação pode transmitir para o feto durante todo o período gestacional. O resultado da contaminação do feto pode ser o abortamento, óbito fetal e morte neonatal ou o nascimento de crianças com sífilis.

    Cidades: Recife
    Assuntos: sifilis, ses, campanha, prevenção, conscientização, ist
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estudantes do ensino médio apresentam aplicativo para combater o Aedes

    | Comunicação, Educação, Saúde, Juventude, Meio Ambiente, Tecnologia
    Aedes Aegypti
    Grupo foi recebido pelo secretário estadual de Saúde, nesta quinta (13.10)

    O secretário estadual de Saúde, Iran Costa, recebeu na manhã desta quinta-feira (13.10), no gabinete da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no bairro do Bongi, alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Desembargador Renato Fonseca. O grupo de estudantes do bairro de Jardim Brasil, Olinda, apresentou aplicativo criado para o combate do mosquito Aedes aegypti. A ferramenta poderá ser utilizada pela população para denúncias de foco dos mosquitos, acesso à informação como sintomas das arboviroses, prevenção, mapeamento dos criadouros e também sobre a malformação da microcefalia.

    "É uma satisfação enorme receber jovens que estão colaborando com um projeto tão significativo e de grande importância para o Estado. Estão de parabéns, reconheço o trabalho e a secretaria está de portas abertas para agir em conjunto. Já estamos montando uma estrutura informatizada para que os agentes de saúde também sejam incorporados nesse processo e isso será executado ao longo de 2017", disse o secretário estadual de Saúde, Iran Costa.

    O idealizador do projeto, Jeovani Cipriano, apresentou a interface do aplicativo, o passo a passo de como fazer a denúncia e o acesso para fazer o download da ferramenta para uso em Android e iOS. "O desejo de criar uma comunidade consciente e precavida ampliou nossos horizontes. Depois de realizar uma pesquisa e comprovar que as arboviroses estavam comprometendo o rendimento escolar dos nossos colegas, em função de faltas recorrentes, nós criamos um aplicativo para estimular a comunidade de Jardim Brasil 1 e 2 a denunciar focos do Aedes aegypti. Estamos felizes em sermos recebidos pelo secretário e sua equipe. Espero que possamos colaborar com nossa ideia", comentou o estudante.

    O aplicativo Caça ao Aedes aegypti em Jardim Brasil já está disponível na loja virtual Google Store. Também estavam presentes na reunião, a secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Ricarda Samara, e a secretária executiva de Coordenação Geral da SES, Ana Cláudia Callou.

    Assuntos: saude, ses, aplicativo, erem, aedes aegypti, mosquito, educação, erem,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara autoriza requalificação da Avenida Rio Branco, no Recife

    | Comunicação, Turismo, Transporte, Mobilidade, Administração, Trânsito
    Av. Rio Branco
    Uma cerimônia no Centro do Artesanato, nesta terça, assegurou o início da obra de pedestrianização da via recifense
     
    Importante cartão-postal da capital pernambucana e símbolo da integração das pessoas com a cidade, a Avenida Rio Branco, no bairro do Recife, será entregue aos pedestres completamente requalificada. Em uma cerimônia no Centro do Artesanato, nesta terça-feira (11.10), o governador Paulo Câmara autorizou a pedestrianização da via, a partir de um aporte de R$ 4,5 milhões - recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A obra, que será realizada em duas etapas, será concluída em nove meses e consiste na elevação da avenida à altura das calçadas, se estendendo até a Praça do Marco Zero. Ela está inserida em uma série de ações que estão sendo desenvolvidas no bairro, pelo Governo de Pernambuco e pela Prefeitura do Recife. A intenção é ampliar o potencial turístico da região e atrair o cidadão para aproveitar o espaço. 

    "A Avenida Rio Branco vai ficar mais atrativa e preservada, como o cartão-postal que é no Recife Antigo. E estando de acordo com o que a gente quer que seja: uma área de lazer e entretenimento. E ainda que as pessoas possam andar com tranquilidade por essa tradicional via", pontuou Paulo Câmara, destacando a importância dessa intervenção para o turismo. "Essa é uma área atrativa para o turista. O Centro do Recife ganhou uma nova paisagem, nos últimos anos, e a gente está reforçando ainda mais agora. A principal avenida do Centro vai ter uma nova forma, em conformidade com o futuro. A via será bem conservada, bem concebida e será um novo polo de atração do turista", frisou. 
    Maquete rio branco
    A requalificação prevê também a construção de novas calçadas, mantendo a característica original dos desenhos de pedra mineira, embutimento da fiação elétrica e a consolidação da Avenida Rio Branco em um espaço destinado à circulação de pedestres e modais não motorizados. Serão instalados 18 bancos, quiosques e uma banca de revista, que serão geridos pela Prefeitura do Recife. Os materiais utilizados nos equipamentos dialogam com o secular projeto arquitetônico da região e com os conceitos sustentáveis vigentes.

    O tráfego de veículos, já bastante consolidado nas ruas Apolo, da Guia, Bom Jesus e Alfredo Lisboa, será mantido, mas com a diferenciação de material e nível de rua, forçando a diminuição da velocidade. Os veículos poderão circular apenas em sentido transversal para cruzá-la. Como a obra será realizada em módulos, no Carnaval, apenas uma parte da Rio Branco estará interditada para a execução. 

    O secretário de Planejamento Urbano do Recife, Antônio Alexandre, afirmou que o projeto resgata a capacidade de atração turística da cidade. "A Avenida Rio Branco é fundamental para o Bairro do Recife. Esse será um belo projeto para ser multiplicado em outras áreas da cidade", garantiu. Antônio destacou ainda iniciativas como a ciclofaixa e eventos promovidos pela Prefeitura do Recife para atrair o cidadão para o Centro. "Esse conjunto de ações promove o reencontro com a cidade", afirmou o secretário.

    NOVOS INVESTIMENTOS NO TURISMO – Ainda na solenidade realizado no Centro de Artesanato do Estado, o secretário estadual de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, adiantou a conclusão do Plano Diretor Cicloviário de Pernambuco e o início da obra da ciclovia que vai ligar o Recife a Igarassu. O primeiro trecho, que vai unir Recife a Olinda, será iniciado até o final desse mês. "A gente conseguiu tirar do papel, apresentar para o BID e dar o viés turístico para essa via. Ao todo, são 29 quilômetros de ciclovia", adiantou o titular da pasta de turismo. 

    Na oportunidade, Felipe também apresentou a nova campanha institucional do Governo do Estado direcionada ao bairro do Recife. Durante todo o mês de novembro será veiculado um vídeo com o cantor Lenine apresentando os atrativos do bairro. A nova campanha será veiculada em TV aberta, cinemas, Internet e rádios. O investimento na ação foi de R$ 1 milhão.
     
    Também participaram do evento o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa; o deputado estadual João Eudes; o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões; e representantes do trade turístico do Estado. 

    FOTOS: Wagner Ramos/SEI
    Assuntos: turismo, recife antigo, marco zero, avenida rio branco, pedestrianização, plano diretor cicloviário de pernambuco, , bid, ciclovia,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Banco de Bens Móveis e Materiais do Estado já está disponível na rede

    | Comunicação, Economia, Tecnologia, Administração

    bbmmO BBMM uma alternativa eficiente para o reaproveitamento de bens móveis de todo o Poder Executivo

    O sistema Banco de Bens Móveis e Materiais do Estado (BBMM) da Secretaria de Administração (SAD) já se encontra disponível para ser utilizado pelos órgãos e entidades do Poder Executivo do Estado de Pernambuco. A iniciativa, que reúne bens móveis ociosos dos órgãos estaduais com o propósito de facilitar a aquisição e o reaproveitamento dos mesmos, pode ser acessada através do link: www.sistemas.sad.pe.gov.br/SadBBMM. O sistema está hospedado no espaço digital da ATI e é coordenado pela Gerência Técnica de Logística do Estado (GTLOG).

     O Secretário de Administração, Milton Coelho, lembra que: “além de promover a dinamização dos inventários patrimoniais nos órgãos e entidades integrantes da Administração Pública Estadual, o BBMM se mostra como uma alternativa sustentável de economia, uma vez que pode evitar a despesa com a compra de bens já existentes e disponíveis no estado”, ressaltou Milton.

    “Os órgãos podem realizar solicitações ao BBMM, tal como uma compra em sites de internet. Forma-se uma “cestinha de compras” e, após aprovação do pedido, o processo é finalizado com a confirmação da entrega. A Secretaria de Administração coordenará e acompanhará, via sistema, todos os passos do processo”, destaca José Augusto Bichara Filho, Secretário Executivo responsável pela área de patrimônio.

    Maiores informações podem ser obtidas através do telefone: 3183-7786, da Gerência Técnica de Logística do Estado (GTLOG).

    Assuntos: bbmm, bens móveis, sad, ati, inventários patrimoniais, economia, governo de pernambuco,
    Compartilhe: Link para o post:
  • SDS e parceiros promovem atividades em alusão ao Outubro Rosa

    | Comunicação, Saúde

    SDS

    Outubro tem sido um mês marcado no calendário mundial, pois todos os anos esse é o período em que todos se dedicam a campanha contra o câncer de mama e da importância do diagnóstico precoce, por esse motivo é denominado Outubro Rosa.

    Um momento tão relevante para a saúde de todas as mulheres não poderia ser esquecido pela Secretaria de Defesa Social - SDS, por esse motivo, o Instituto de Medicina Legal – IML do Recife, junto com o Hospital da Mulher estarão oferecendo algumas atividades em alusão ao Outubro Rosa para as servidoras da SDS.

    Nos dias 10, 11 e 13 de outubro, 45 mulheres serão beneficiadas com os exames de mamografia, ultrassom da mama e preventivo gratuitos. A cada dia, 15 servidoras sairão no ônibus disponibilizado pela SDS para o Hospital da Mulher, situado na BR 101, bairro do Curado.

    A programação iniciará às 08h30, quando as mulheres serão recebidas ao som de um trio de sanfoneiros de Caruaru. Em seguida participarão de palestras sobre a importância do diagnóstico precoce que pode ser obtido através do autoexame. Depois desse momento inicial, as servidoras seguem no ônibus para o Hospital, onde farão os exames.

    “Nosso objetivo é compartilharmos informações e promover a conscientização das servidoras para prevenção e diagnóstico precoce do câncer da mama, pois interferiria tanto no tratamento como no prognóstico da doença”, frisou a gestora do IML, Sara Behar.

    A ação terá continuidade ao longo de todo ano, a fim de que todas as servidoras sejam beneficiadas com todos os exames de forma gratuita.

    Centro Integrado de Comunicação da SDS

    Assuntos: sds, outubro rosa, cancer de mama, mulher, ultrassom de mama, preventivo, hospital da mulher,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Parque Dois Irmãos terá uma semana de atividades para as crianças

    | Comunicação, Juventude, Meio Ambiente, Infância

    Dois irmãos animais

     

     

     

     

    O Parque Estadual de Dois Irmãos (PEDI), que abriga o zoológico de 14 hectares e cerca de 600 animais, preparou uma programação especial para comemorar a Semana da Criança. De 08 a 16 de outubro, com parada apenas na quinta-feira (13/10) para manutenção, os visitantes poderão, além de visitar os animais, participar de jogos, contação de histórias e atividades de educação ambiental.

    Entre as ações previstas está o enriquecimento ambiental: espécie de brincadeira onde se oferece aos animais silvestres alimentos e atividades de uma forma diferenciada do seu dia-a-dia. A ideia é garantir a curiosidade e a atenção do bicho, enquanto as crianças observam e se divertem. Haverá enriquecimento com as aves e animais como a onça, macaco, hipopótamo, papagaio, leão, anta e urso.

    Uma equipe de arte-educadores e monitores ficarão responsáveis pelas atividades lúdicas como contação de histórias, oficinas e brincadeiras, em tendas montadas na área do zoológico.

    Para lembrar aos visitantes a importância ambiental do Parque, que abriga 384,42 hectares remanescentes da floresta atlântica e possui importantes mananciais, como o Açude do Prata, haverá na programação um dia para o plantio e cultivo de mudas de espécies nativas, coordenado pelos técnicos do zoo, na área da sementeira.

    Além disso, nos dias 09, 12 e 16 de outubro, o público terá a oportunidade de interagir e tirar fotografias com animais treinados da empresa TrilogiaBio, que é parceira do Parque.  Os animais são devidamente cadastrados pelo órgão de meio ambiente do estado, possuem certificados, anilhas, no caso das aves, e chips, para os répteis. Além disso, todos são saudáveis e têm acompanhamento periódico de um veterinário.

    Acessibilidade - Para George Rêgo Barros, gestor da unidade de conservação, “a expectativa é de atendermos neste período um público de 45 mil visitantes. Por isso, preparamos uma rica programação de educação ambiental voltada para todos os públicos, inclusive com a preocupação com a acessibilidade”, destacou o gestor.

    O PEDI atuará com todo o seu corpo técnico e administrativo (biólogos, veterinários, zootecnistas, tratadores, estagiários e equipe de manutenção), além de contar com o apoio de voluntários, monitores e serviço de empresas especialmente contratadas para a Semana da Criança.

    Horário de funcionamento - Desde o dia 04 de outubro o Parque voltou a funcionar de terça a domingo, das 9h às 16h, após passar um período com atendimento diferenciado, em virtude da primeira fase das obras de requalificação e modernização. A execução dos serviços continua obedecendo às normas de segurança exigidas.

     

    SERVIÇO – SEMANA DA CRIANÇA DO PARQUE DOIS IRMÃOS

    Período: 08 a 16/10/2016, exceto no dia 13/10 (quinta-feira, quando estará fechado para manutenção).

    Horário: 9h às 16h 
    Ingressos: R$ 2,00 por pessoa. Crianças de até 1 metro de altura, pessoas com mais de 60 anos e portadores de necessidades especiais, com respectivo acompanhante, não pagam.

    Endereço: Praça Farias Neves, s/nº - Dois Irmãos - Recife
    Informações: (81) 3184-7753 – E-mail: zoodoisirmaos@gmail.com  e Facebook: www.facebook.com/parquezoodoisirmaos 

    Assuntos: dia das crianças, zoológico, dois irmãos, semas, pedi
    Compartilhe: Link para o post:
  • Rede de Ouvidoria atinge 95% certificação, garantia de participação na gestão pública

    | Comunicação, Administração

    Ouvidoria

    Quando o assunto é transparência, Pernambuco continua se sobressaindo no cenário nacional. Agora, o Estado ocupa posição de destaque no país por atingir o percentual de 95% de certificação da rede de ouvidores. Isso significa que a população tem ao seu dispor um eficiente instrumento de participação da gestão pública, capaz de assegurar o pleno exercício da cidadania. Hoje, a rede é composta por 60 ouvidorias, que são coordenadas pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), através da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE). 

    Para o Secretário da Controladoria-Geral e Ouvidor-Geral do Estado, Ruy Bezerra, a certificação contribui para a melhoria dos serviços prestados ao cidadão. “É importante manter esse processo de disseminação do conhecimento, porque as demandas tendem a evoluir e a ouvidoria precisa estar capacitada para atender. Este é o principal canal de comunicação da gestão com a sociedade. Pernambuco já dispõe de um serviço de ponta, e o aperfeiçoamento da qualidade desse serviço é uma das diretrizes do Governo Paulo Câmara”, ressaltou Ruy Bezerra.

    Este ano, a Ouvidoria-Geral do Estado recebeu quase 60 mil manifestações, alcançando um percentual de resolutividade (quantitativo de demandas respondidas) de mais de 85%. “A dedicação e o comprometimento dos ouvidores é fundamental para o exercício pleno da cidadania pelo cidadão pernambucano por meio da Ouvidoria. Estes ouvidores passam por uma capacitação continuada e a Ouvidoria-Geral acompanha diretamente a qualidade da resposta enviada ao cidadão, tendo como resultado um serviço efetivo e um atendimento humanizado”, comentou a Diretora de Ouvidoria e Controle Social, Elisa Andrade.

    A certificação é promovida pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO), entidade que tem por “objetivo estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil”. A iniciativa atende ainda ao Decreto nº 39.675, de agosto de 2013, que estabelece os requisitos para o exercício da função de ouvidor no âmbito do Poder Executivo Estadual. 

    O presidente da ABO, Edson Vismona, destacou o compromisso do Governo de Pernambuco com o serviço de ouvidoria. “Não é apenas o atendimento, mas como Pernambuco vem desempenhando o papel. O governo tem a sensibilidade de ouvir o cidadão e empenho em atender a demanda. Isso é um diferencial, uma vez que esse tipo de serviço não é da natureza da administração pública”, enfatizou.

    As manifestações para a Ouvidoria-Geral podem ser enviadas através do telefone tridígito 162 e da internet, nos siteswww.ouvidoria.pe.gov.br ou www.scge.pe.gov.br



    Assuntos: ouvidoria, atendimento, governo de pernambuco, paulo camara, gestão publica, cidadania
    Compartilhe: Link para o post:
  • Conheça as 18 bandas que disputarão a primeira edição do Som na Arena

    | Comunicação, Cultura

    aRENA 

    Vai começar a primeira edição do Som na Arena. Após o período de inscrição, quando 120 bandas confirmaram interesse em participar do concurso, o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, vai divulgar a lista com as 18 selecionadas para a primeira fase da competição que vai definir o melhor grupo amador de música do Estado, nesta terça-feira (04), no Centro de Convenções. As primeiras apresentações já serão realizadas no próximo final de semana, durante o Domingo na Arena.

    As bandas foram selecionadas por uma curadoria composta pela coordenadora de Música da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Andreza Jatobá Portella; pelo professor e músico do Conservatório Pernambucano de Música, Sérgio Ricardo Barbosa Cassiano; pelo jornalista José Germano Rodrigues Silva; pelo músico, compositor e produtor Rivaldo Fortunato Ramos; e o músico e produtor Pedro Eduardo Santos Ferreira. Entre os principais critérios levados em consideração para as escolhas estão o potencial no mercado fonográfico, a capacidade de circulação e divulgação pela Internet, e a ligação com a cultura pernambucana.

    “A curadoria fez um trabalho muito bom e as bandas selecionadas são realmente diferenciadas. Cada um com seu estilo. Acredito que todas elas têm chances de vencer o primeiro Som na Arena. Tenho certeza que este será mais um atrativo que levará muita gente para a Arena de Pernambuco nos finais de semana. É a apropriação do equipamento pelo próprio pernambucano”, afirmou Carreras.

    Nesta primeira fase, as bandas serão divididas em três grupos de seis, com dois eliminados por domingo, restando 12 no final. Nas três primeiras eliminatórias, das quatro classificadas por domingo, três serão através dos jurados, e uma através do voto popular, em votação na fanpage da Arena de Pernambuco. Na semifinal, serão dois grupos de seis bandas, com três eliminados por final de semana. Nesta fase, duas concorrentes serão definidos pelo júri técnico e uma por meio do voto popular, na fanpage da Arena.

    Na final, seis grupos brigarão pelo primeiro lugar. A campeã, além de ser considerada melhor banda amadora do Estado, ainda vai ganhar três apresentações da Empetur no Estado, assim como a gravação de um CD com 10 músicas inéditas, com 120 dias de produção. O segundo lugar vai ganhar duas apresentações da Empetur. O terceiro, uma apresentação no Domingo na Arena.

    Todas as apresentações serão realizadas durante as edições do Domingo na Arena, de forma gratuita para o público que for ao estádio. Até mesmo as avaliações e notas dos jurados poderão ser conferidas na hora. O resultado oficial de cada final de semana será divulgado na fanpage da Arena de Pernambuco, nas terças-feiras seguintes aos eventos.

    CONFIRA AS BANDAS CLASSIFICADAS E OS DATAS DAS APRESENTAÇÕES NA PRIMEIRA FASE

    WORKSHOPS

    Para se inscrever nos workshops, envie um email com requisição para pablo.rezende@arena.pe.gov.br. As palestras são gratuitas.

    Marketing digital: Ricardo Maia

    Mediador: Dom Pablo
    Auditório RIBEIRA
    Dia 10 de Outubro, período de 13hs as 18hs – 

    Pré-produção musical de um CD: Riva Le Boss

    Mediador: Pedro Ferreira
    Auditório RIBEIRA
    Dia 18 de Outubro, período de 13hs as 18hs - 

    Cadeia produtiva da música: Érica Cavalcanti

    Mediador: Riva Le Boss
    Auditório RIBEIRA
    Dia 17 de Novembro, período de 14hs as 18hs - 

    Oficina: Técnicas Básicas de Canto : Isabela Cavalcanti

    Sala RECIFE
    Dia 10 de Outubro, período de 08hs as 18hs - 

    Curso de elaboração de projetos(FUNCULTURA): Adriano Macena.

    Sala JABOATÃO

    Dia 10 de Outubro, período de 08hs as 12hs – 

    Oficina: Roadie e Coordenador de Palco : Seu Creissom

    Mediador: Alexandre Finizola
    Sala RECIFE
    Dias 17 e 18 de Outubro, período de 08hs as 18hs - 

    Oficina: Dicas de Fotografia : André Coelho

    Sala IPOJUCA
    Dia 09 de Novembro, período de 13hs as 18hs

    BANDAS CLASSIFICADAS
     
    1ª Eliminatória - 09/16
     
    11h - Saga HC
    11h45 - Projeto Armazém
    12h30 - Doutor Black
    13h15 - Dirimbó
    14h - S.E.L.V.A
    14h45 - LPÊ Trio
     
    2ª Eliminatória - 16/10
     
    11h - Rafa Emery
    11h45 - Will2Kill
    12h30 - Tathy Neri
    13h15 - Samba Pra Geral
    14h - Banda Atroça
    14h45 - Bruno César
     

    3ª Eliminatória - 06/11

    11h - Carol Ribeiro
    11h45 Albino Barú
    12h30 - Ciel Santos
    13h15 - Orquestra Quebramar
    14h - Carlos Filho e Pachka
    14h45 - Tambor da Terra
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post: