meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Mais de 2 mil mulheres recebem oficinas sobre doença falciforme

    | Comunicação, Saúde

    Doença Falciforme
    Ampliar o conhecimento sobre a doença Falciforme, ainda desconhecida pela maioria da população pernambucana é o objetivo da formação que as Secretarias da Mulher (SecMulher-PE) e de Saúde do Estado realizam desde setembro passado. Até o momento, 2.200 mulheres de 113 municípios, das 12 Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco receberam informações através de Oficinas de Formação de Educadoras Sociais em Doença Falciforme.

    De acordo com a Coordenadora em Saúde da Mulher, da SecMulher-PE, Rejane Neiva, a expectativa é que o projeto das oficinas continue até julho de 2017, levando o conhecimento da doença, tratamentos, exames e rede de assistência às mulheres do Estado.

    Outra ação sobre a doença é a criação da cartilha: As Mulheres e a Doença Falciforme para levar de forma objetiva e rápida conhecimentos básicos sobre a doença hereditária, não contagiosa e que não possui cura.

    A falciforme pode ser detectada através do exame eletroforese de hemoglobina ou exame de DNA, e até mesmo no teste do pezinho. Originária da África e trazida para as Américas na imigração forçada dos negros escravizados, hoje, é encontrada na Europa, Oriente Médio e regiões da Índia. Provoca a deformação das hemácias (células que dá a cor vermelha ao sangue e tem a função de transportar o oxigênio dos pulmões aos tecidos) com o formato mutante, semelhante a uma meia lua ou foice tem dificuldade de se locomover nos vasos sanguíneos e possui vida útil limitada. No dia 27 de outubro é comemorado o Dia Nacional de Luta das pessoas com Doença Falciforme.

    Serviço:
    Acesse a cartilha gratuitamente pelo endereço: http://migre.me/vmclS e conheça os principais sintomas, cuidados e endereços úteis para diagnosticar a doença Falciforme.

     

    Assuntos: falciforme, secretaria da mulher de pernambuco, secmulher-pe, ses,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara e Roberto Franca discutem ações para a Funase

    | Comunicação, Social, Juventude, Segurança, Direitos Humanos

    Roberto Franca
    Em reunião no Palácio do Campo das Princesas, governador pontuou a importância da chegada do novo presidente da instituição

    O governador Paulo Câmara teve a primeira reunião de trabalho, na manhã desta quinta-feira (03.11), com o novo presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), Roberto Franca. Durante encontro que aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, os dois já alinharam os próximos passos para reestruturação do órgão estadual, que é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude. Ainda na oportunidade, o governador destacou a experiência de Franca no segmento.

    "A experiência de Roberto Franca nessa área é muito importante para nós. Ele vai ser um grande colaborador do secretário Isaltino Nascimento no sentido de a gente poder, nos próximos dois anos, avançar nesse área. Tratamos essa área como prioridade, já que diz respeito ao futuro de muitos dos nossos jovens", salientou o chefe do Executivo estadual. Paulo Câmara disse ainda que quer continuar trabalhando para oferecer um serviço digno aos menores que estão na Funase. "Vamos oferecer mais oportunidades para esses jovens que precisam do Estado", completou.

    Ao destacar a importância do trabalho em equipe, Franca disse que promoverá uma grande articulação no Governo para a superação de questões ligadas à Fundação. "Quero compor uma ampla articulação com os principais atores dessa questão. Nós temos que nos unir para vencer os atuais desafios da Funase", registrou o novo gestor.   

    REFORÇO NA ESTRUTURA - O secretário de Desenvolvimento Econômico, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento, pontuou que o Governo está investindo para resolver o problema de defasagem de vagas nas unidades da Fundação. "Este ano, nós vamos entregar a expansão do Centro de Internação Provisória (CENIP), no Recife. Em 2017, vamos abrir 180 vagas no sistema, sendo 90 em Jaboatão dos Guararapes e 90 no Cabo. Em junho de 2018, vamos entregar a obra de Arcoverde, no Sertão do Moxotó, ofertando mais 90 vagas", detalhou o titular pasta.

    Após a reunião de trabalho com Franca, o governador recebeu amigos e familiares do novo presidente da Funase, que assumirá o cargo oficialmente, nesta quinta, às 15h, na sede da Funase, na Avenida Rosa e Silva, no Recife. Participaram deste encontro ainda o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico; o Procurador-Geral, César Caúla; o chefe de Gabinete do Governador, João Campos; o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira' e integrantes da Comissão da Memória e da Verdade Dom Hélder Câmara, onde Roberto Franca atuou até a semana passada.

    Cidades: Recife
    Assuntos: paulo camara, governo de pernambuco, segurança, funase, roberto franca, sdscj, ressocialização,
    Compartilhe: Link para o post:
  • FACEPE divulga resultado da 5ª edição do edital de Monitoria em Divulgação Científica nos Museus e Centros de Ciência

    | Comunicação, Juventude, Tecnologia, Administração, Cultura


    A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), após a análise das propostas pela Comissão Avaliadora, aprovou 93 quotas de Bolsas de Cooperação Técnica (BCT)  na 5ª edição do edital “Apoio a Atividades de Monitoria em Divulgação Científica nos Museus e Centros de Ciência de Pernambuco”. O investimento totaliza mais de R$ 400 mil reais.

    As bolsas possuem duração de 12 meses e os coordenadores dos projetos aprovados podem indicar os nomes dos bolsistas até o dia 16/11/2016 para garantir que as bolsas tenham início em 01/11/2016.

    O objetivo do edital é apoiar atividades de monitoria em divulgação científica que propiciem a instalação e o fortalecimento de espaços científico-culturais, como centros e museus de ciência, planetários, jardins zoobotânicos, parques de ciência e instituições similares. A promoção, expansão e melhoria das ações, tendo como finalidade aprimorar a divulgação e popularização da cultura científico-tecnológica junto à sociedade é um dos focos do trabalho, assim como a contribuição para a melhoria da qualidade do ensino das ciências.​


    Para conferir o resultado:  acesse: www.facepe.br

    Cidades: Recife
    Assuntos: facepe, bolsas de cooperação tecnica, apio a atividade de monitoria em divuglaão cienctifica nos museus e centros de ciencias de pernambuco,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Principais lideranças do setor elétrico se reúnem em Pernambuco

    | Comunicação, Economia, Suape, Tecnologia


    Fórum debate futuro do setor elétrico e participação pernambucana no cenário nacional 

    O futuro do setor elétrico e o papel de Pernambuco no cenário nacional estarão em debate na próximo sexta-feira (4), no Sheraton Reserva do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho (PE), quando será realizado o Fórum Pernambuco e o Setor Elétrico Nacional. Entre as lideranças confirmadas para o evento estão o governador Paulo Câmara e o ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, além de executivos de importantes empresas, associações ligadas ao segmento energético e gestores do setor público. O encontro é realizado pelo Centro de Treinamento e Estudos em Energia (CTEE), do Grupo CanalEnergia, em parceria com o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC).

    Durante o fórum será firmada a “Carta de Pernambuco”, com diretrizes e sugestões para o desenvolvimento do Setor Elétrico Nacional e do Estado. “O desenvolvimento sustentável, que tem no uso da energia limpa e renovável um dos seus pilares, é o que desejamos para Pernambuco e para o Brasil. Nosso Governo tem buscado trabalhar nessa direção desde o primeiro dia, apoiando empreendimentos e iniciativas que reforcem esse segmento inovador, que tem tudo a ver com nosso modelo de gestão”, argumentou o governador Paulo Câmara.

    Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, o evento é uma oportunidade de discutir as políticas energéticas a serem desenvolvidas no Brasil e em Pernambuco. “Nosso Estado conquistou uma posição relevante no setor elétrico nacional nos últimos anos, sobretudo no que diz respeito à energia limpa. Hoje possuímos uma cadeia consolidada, que vai desde a produção de equipamentos até a geração propriamente dita. Além disso temos um time de pernambucanos que há anos se dedica ao setor, com importantes trabalhos desenvolvidos. Assim, a Carta de Pernambuco será uma valiosa contribuição para que possamos continuar com papel de destaque neste cenário e também uma garantia quanto à atenção do Governo do Estado ao segmento”, afirma Norões, que fará um dos pronunciamentos de abertura do evento.

    Para se ter uma ideia da atenção do Governo de Pernambuco com as energias renováveis, a matriz eólica representa atualmente cerca de 15% de toda a geração do Estado. No final do primeiro semestre, o governador Paulo Câmara acionou o início da operação de um dos maiores projetos do setor no Brasil: o Complexo Ventos de São Clemente, um investimento de R$ 1,2 bilhão em Caetés, Venturosa, Pedra e Capoeiras. 

    Todas as informações do Fórum Pernambuco e o Setor Elétrico Nacional estão disponíveis no sitewww.ctee.com.br/forum-pernambuco.  


     
    Cidades: Cabo de Santo Agostinho
    Assuntos: setor elétrico, governo de pernambuco, forum pernambucano e o setor eletrico nacional, paulo camara, carta de pernambuco, thiago noroes,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Empresários e gestores de educação visitam obras da Adutora do Pirangi

    | Comunicação, Meio Ambiente

    Pirangi

    Um grupo de 40 gestores de escolas públicas e particulares do município de Caruaru e empresários da cidade de Santa Cruz do Capibaribe visitaram, nesta semana, os canteiros da obra do Sistema do Pirangi localizados no município de Catende, na Mata Sul. O empreendimento é executado pela Companhia Pernambucana de Saneamento - Compesa e deve ficar pronto em janeiro de 2017, permitindo a regularização da vazão da Barragem do Prata em 500 litros/segundo. Estão sendo investidos 60 milhões no projeto, que vai atender 800 mil pessoas em dez cidades do Agreste, entre elas, Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe.

    A ação integra o Projeto de Visitas às Obras do Pirangi. Os participantes, moradores de municípios que serão beneficiados com o Sistema do Pirangi, foram convidados a conhecer um trecho de implantação da adutora - que terá no total 27 quilômetros de extensão -  e a construção das duas elevatórias (sistemas de bombeamento) que compõem obra.

    Esta foi a terceira visita realizada pelo projeto, que prevê ações quinzenais até a conclusão do empreendimento. A proposta é promover visitas sistemáticas às obras de implantação da adutora com a participação de públicos estratégicos e formadores de opinião. Durante as visitas, são apresentadas informações sobre os investimentos, municípios e distritos beneficiados, além do impacto da obra na qualidade de vida da população e para o desenvolvimento das cidades.

    O ciclo de visita inicia ainda em Caruaru, quando a gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Nyadja Menezes, faz uma apresentação sobre o empreendimento, que irá captar água do Rio Pirangi, em Catende, na Mata Sul, até a Barragem do Prata. “O nosso objetivo é que os participantes do programa tenham uma visão da obra antes de chegar ao local das intervenções. Queremos também imprimir um sentimento de pertencimento sobre esse importante projeto hídrico para o Agreste, tão penalizado com a escassez hídrica”, observa  Nyadja Menezes. O trabalho é realizado pelas Diretorias de Articulação e Meio Ambiente (DAM) e Regional do Interior (DRI) por meio do Núcleo de Articulação Socioambiental do Agreste Central (NAS-AC) e da Assessoria de Articulação Socioambiental (AAS).

     

    Cidades: Caruaru
    Assuntos: Sistema Pirangi, Catende, abastecimento, barragem do prata, santa cruz do capibaribe, visitação às Obras Pirangi, agua,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Compesa avalia satisfação do cliente em lojas de atendimento

    | Comunicação, Administração

    Compesa

    Durante os meses de outubro e novembro, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vai percorrer todo Estado para aplicar nas suas lojas de atendimento uma ferramenta de pesquisa de marketing que tem o objetivo de medir a qualidade na prestação de seus serviços. O “Cliente Oculto ou Secreto” vai visitar cada uma das lojas de atendimento da companhia e se passar por um consumidor comum para avaliar tudo o que acontece no local, desde o comportamento dos atendentes até a qualidade dos serviços oferecidos.

    A ação é realizada pela Assessoria de Marketing da Diretoria de Mercado e Atendimento (DMA) da Compesa, como uma estratégia para levantar um diagnóstico da impressão do consumidor sobre o atendimento presencial praticado dentro das lojas, e a partir dessas informações, realizar os ajustes necessários na prestação de serviços e no relacionamento com o cliente, em busca da excelência no atendimento.

    "Através dessas visitas e do relatório emitido pelos avaliadores, poderemos corrigir as falhas e incentivar os supervisores e atendentes a buscar melhorias na qualidade do atendimento, no momento em que estão vendendo a imagem da empresa e oferecendo serviços até então desconhecidos pelos nossos clientes. Afinal, nossas lojas de atendimento representam um dos principais canais de ligação com os clientes", avaliou Rosangela Carneiro, gerente de Atendimento da Compesa.

    Durante a ação, espera-se que o atendente da Compesa siga os critérios pré-estabelecidos e possa ganhar prêmios. Até o momento, foram visitadas as lojas de Dois Irmãos, Boa Vista, Largo da Paz e Olinda. Uma atendente da triagem da loja de Olinda foi premiada, por ter se destacado no seu atendimento ao oferecer ao “cliente oculto” opções de serviços da Compesa, como o débito automático e também por realizar a atualização cadastral.

    "As pessoas selecionadas para atuarem como “cliente oculto” irão analisar se os interesses, necessidades e exigências dos nossos clientes estão sendo atendidas preliminarmente através de nossas lojas. Depois, desenvolveremos estratégias para que possamos manter satisfeitos os clientes que já costumam frequentar as nossas lojas de atendimento", explica Fabíola Coelho, Assessora de Marketing da Compesa, informando que ainda serão impulsionadas e viabilizadas soluções de apresentação dos novos serviços pensando, inclusive, naqueles clientes que estão momentaneamente insatisfeitos por algum motivo.

      

    Assuntos: compesa, prestação de serviço, qualidade, cliente oculto,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo conversa com Temer sobre demandas de Pernambuco e do Nordeste

    | Comunicação, Economia, Segurança, Suape, Mobilidade, Administração


    BRASÍLIA – O governador Paulo Câmara avaliou como positiva a primeira audiência de trabalho com o presidente Michel Temer, com quem almoçou hoje (26.10), no Palácio do Planalto. “O presidente Temer se colocou à disposição para aprofundar as questões não apenas de Pernambuco, mas também do Nordeste, diante da crise econômica, do desemprego e da seca. O presidente, inclusive, tomou a iniciativa de fazer encaminhamentos junto aos ministros”, informou Paulo, que entregou a Temer uma carta na qual relaciona obras e projetos de interesse do Estado e da região. O vice-governador Raul Henry também participou da conversa.

    Entre os projetos citados por Paulo no documento, estão a inclusão do Aeroporto dos Guararapes, da BR-232 e do Arco Metropolitano no pacote de concessões federais; a devolução da autonomia do Porto de Suape; a adequação e duplicação da BR-423 no trecho entre São Caetano e Garanhuns, a retomada das obras da Ferrovia Transnordestina e a conclusão da Refinaria Abreu e Lima.

    O governador Paulo Câmara também solicitou ao presidente Michel Temer o início da construção do Ramal do Agreste e a aceleração da Adutora do Agreste – obras que integram a Transposição das águas do Rio São Francisco. “Falei para o presidente que estamos no sexto ano consecutivo de seca, o que agrava ainda mais os efeitos da crise econômica sobre a população do Nordeste”, explicou o governador de Pernambuco.

    Além das concessões federais e das obras, Paulo registrou dois problemas que afetam fortemente os Estados e precisade uma articulação para o seu enfrentamento: o aumento da violência e a crise no sistema prisional. “Sem uma atuação conjunta, da União, Estados, Municípios e demais Poderes da República, não teremos um sucesso perene no combate à criminalidade”, ponderou.


    Assuntos: paulo camara, temer, governo de pernambuco, aeroporto dos guararapes, br-232, br-423, refinaria abreu e lima, transnordestina, ramal do agreste, adutora do agreste, violencia, crise sistema prisional
    Compartilhe: Link para o post:
  • Trade turístico do estado realiza visita à Arena de Pernambuco

    | Comunicação, Social, Turismo, Esportes, Cultura

    arena 

    Cerca de 20 representantes do trade turístico de Pernambuco - grupo de empresários do ramo de hospedagem, bares e restaurantes, Centros de Convenções e Feiras de Negócios, agências de viagens e turismo, entre outros - realizaram, na manhã desta quarta-feira (26), uma visita técnica guiada, pela Arena de Pernambuco, a convite da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, responsável pela administração do local.

    O objetivo da visita foi apresentar de perto para os empresários todos os espaços do equipamento público que pode ser utilizado para realização de eventos no local. A reunião contou com apresentações de números da nova gestão do Governo do Estado, além de projetos já em andamento, cases de sucesso; como o Domingo na Arena e o Jogo do Bem, além de um tour por toda a Arena, mostrando os mais diversos locais que podem ser explorados para eventos.

    São mais de 25 espaços variados, sem contar com estacionamento para mais de 4,7 mil carros e toda uma estrutura de logística, banheiros, vestiários e segurança. A Arena de Pernambuco recentemente sediou o aniversário dos 26 anos da Comunidade da Obra de Maria, evento religioso que contou com shows e momentos de celebração, que reuniu 15.830 pessoas. Além disso, no próximo dia 19/11 a Arena de Pernambuco sediará o Play Music Festival, que contará com o show da cantora juvenil Larissa Manoela, grande destaque da música pop infantojuvenil.

    Fotos: Henrique Barros/Arena de Pernambuco


    Assuntos: trade turistico de pernambuco, arena de pernambuco,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Agricultura reforça ações do Outubro Rosa

    | Comunicação, Saúde

    Outubro Rosa

    Campanha promovida pela Associação dos Servidores oferece exames de prevenção ao câncer e serviços gratuitos na 11ª Jornada de Saúde no Parque do Cordeiro 

    A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), por meio da Associação dos Servidores (Assepra), abraçou a campanha Outubro Rosa e promoverá, entre os dias 25, 26 e 27 de outubro, a 11ª Jornada de Saúde. Serão disponibilizados gratuitamente para a população exames de prevenção ao câncer de mama, próstata e colo do útero, além de palestras sobre saúde bucal.

    A ação conta com o apoio da secretaria Estadual de Saúde (SES) assegurando os exames preventivos de câncer de colo do útero, de mama e próstata. "O atendimento é gratuito, pois queremos levar saúde e cidadania aos funcionário da SARA, mas sobretudo, às comunidades localizadas no entorno do Parque do Cordeiro ", explica o secretário de Agricultura, Nilton Mota.

    Serão realizados 150 exames por dia e aferição da pressão arterial, das 8h às 16h, durante os três dias da Jornada de Saúde.  Na terça-feira (25/10) estarão disponíveis testes de glicemia e colposcopia (prevenção ao câncer de colo de útero). A mamografia será realizada nos dias 25 e 26/10 e, na sexta-feira (27/10), os homens com mais de 40 anos podem fazer o exame preventivo do câncer de próstata.

    Para participar é necessário apresentar o cartão do SUS, comprovante de residência e algum documento com foto.  As fichas serão distribuídas por ordem de chegada.  "Todos os serviços acontecem nas unidades móveis instaladas pela SES em frente a Assepra. Em caso de dúvida, a população pode ligar  para o fone: 3228-6769, das 8h às 13h", afirma Tereza Veloso, vice-presidente da Assepra.

    Serviço:

    Evento: 11º Jornada de Saúde da Assepra - Outubro Rosa na Secretaria de Agricultura

    Dias: 25,26 e 27/10

    Hora: 8h às 16h

    Local: Sede da Assepra, Parque de Exposições do Cordeiro, Av. Caxangá nº 2200

    Mais informações: (81) 3184-2865

    Cidades: Recife
    Assuntos: sara, agriultura, assempra, exames de prevenção ao cancer, parque do cordeiro, outubro rosa, jornada de saúde, ses, saude,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo destaca importância dos projetos sociais desenvolvidos pela Igreja

    | Comunicação


    Obra de Maria

    Governador prestigiou o evento de comemoração do 26º aniversário da Obra de Maria, neste domingo (23), na Arena de Pernambuco

    O governador Paulo Câmara destacou que a atuação das igrejas é essencial na construção de uma sociedade mais justa e solidária. A declaração foi dada na tarde deste domingo (23.10), durante a comemoração dos 26 anos da Comunidade Obra de Maria. Este é o segundo ano consecutivo que o evento acontece na Arena de Pernambuco e conta com a presença do gestor.

    "Fico muito feliz em poder participar de um evento como este, que mistura fé e solidariedade. A Igreja realiza um trabalho muito bonito com as classes mais vulneráveis, por meio da evangelização do acolhimento. São projetos sociais importantes, que não se restringem a Pernambuco, mas ocorrem no Brasil e ao mundo”, pontuou o governador.

    A Comunidade Obra de Maria, fundada no Recife, é ligada à Igreja Católica e atua em diversos locais do mundo com trabalhos de evangelização e ação social. O evento enual tem como objetivo angariar fundos para a promoção e manutenção dos projetos sociais da comunidade. A cerimônia festiva atrai todos os anos pessoas de diversos Estados do Nordeste e do Brasil e, neste ano, reuniu cerca de 20 mipessoas.

    Estiveram presentes no evento também o ministro da Educação, Mendonça Filho; o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa; os secretários estaduais João Campos (chefe de Gabinete), Antônio Figueira (Casa Civil) e Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos); além da ex-primeira-dama Renata Campos.

    MOBILIDADE – O acesso até a Arena contou com um esquema especial montado peloGoverno de Pernambuco, por meio do Grande Recife Consórcio de Transporte. Ao todo, 15 coletivos fizeram o deslocamento do público, partindodo Terminal Integrado Cosme e Damião até o local do evento. O esquema teve início às 12h deste domingo e segue até as 22h20, operando com a linha especial 047 - TI Cosme e Damião/Arena.

     
    Fotos: Aluísio Moreira/SEI

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post: