meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Comunidades tradicionais ganham mais uma Casa das Juventudes

    | Comunicação, Direitos Humanos

    A Secretaria da Criança e da Juventude dá mais um passo para ampliação da Casa das Juventudes em uma comunidade tradicional. Em reunião com representantes da comunidade quilombola e indígena, localizada no distrito de Conceição das Crioulas – município de Salgueiro, na última terça-feira (27), foi firmado a parceria para a implantação do programa. Agora, a SCJ aguarda o envio dos documentos por parte do município para que o convênio seja assinado. Com isso, a previsão para a inauguração da casa é para fevereiro de 2012.

    Implantado em 2010, o programa Casa das Juventudes estará presente, até o fevereiro de 2012, em 93 municípios em todas as regiões do Estado. A intenção é fortalecer essas comunidades, com adequações dos cursos oferecidos nos locais à realidade e à cultura da sua população. Além dos quilombolas e indígenas, o espaço também atenderá jovens do município como um todo. A cidade de Salgueiro possui cerca de mil jovens.

    Esta é a segunda Casa das Juventudes que será implantada numa comunidade tradicional. No último dia 29 de novembro, a SCJ firmou parceria para implantação do programa na Comunidade Quilombola Onze Negras, localizada no Cabo de Santo Agostinho. O espaço atenderá cerca de 600 jovens e também será inaugurado em fevereiro.

    Regulamentação - Foi divulgada nesta quinta-feira (29), no Diário Oficial do Estado, a lei nº 14.577, de 28 de dezembro de 2011, que regulamenta o programa Casa das Juventudes. O programa é uma parceria entre o Estado, que equipa as Casas, e os municípios, responsáveis pela manutenção. Os critérios de implantação são: municípios com até 40 mil habitantes ou atendidos pelo programa “Governo Presente” e comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas). Outra exigência é que seja criado um órgão gestor - coordenadoria ou secretaria da Juventude - naquela cidade.

    Cidades: Cabo de Santo Agostinho, Salgueiro
    Assuntos: Casas da Juventude, Salgueiro, Sertão
    Compartilhe: Link para o post:
  • Transplantes de órgãos aumentam 20% em 2011

    | Comunicação, Saúde, Tecnologia

    Os transplantes de órgãos, em Pernambuco, tiveram, em 2011, um aumento de 20% em relação ao ano passado. Este ano, de 1º de janeiro até esta quinta-feira (29), foram realizados 1.081 procedimentos, contra 895 do mesmo período de 2010. Destaque para os implantes de córnea (650), rim (197), medula óssea (112) e fígado (104).

    “Esse é resultado de campanhas de conscientização, que fazemos ao longo do ano, e do trabalho dos profissionais que atuam nas comissões intra-hospitalares de transplantes de Pernambuco, responsáveis pela orientação tanto de médicos e enfermeiros como de acompanhantes com pacientes com quadro de morte encefálica”, explica o secretário estadual de saúde, Antonio Carlos Figueira.

    Apesar dos bons resultados, a lista de espera por um órgão ainda é grande: 3.344 pessoas. As maiores filas são para rim (1.877), córnea (1.287) e fígado (169). Coração, com seis pessoas na lista, tem uma longa espera devido ao baixo número de doações desse órgão.

    Doação – O primeiro passo para o transplante deve ser dado pelo possível doador, ao informar a família sobre sua intenção de doar. No caso de morte encefálica (cérebro paralisa suas funções, mas o coração permanece batendo) do paciente, os parentes devem procurar o médico responsável para assinar um termo de doação. A partir daí, a central encaminhará o órgão para um receptor compatível. A decisão deve ser rápida, para que o transplante seja bem-sucedido.

    Vale salientar que o corpo do doador não fica mutilado, como muita gente pensa. É fundamental lembrar ainda que a idade não determina se alguém pode ou não ser um doador. Os pré-requisitos são os mesmos exigidos para um doador de sangue: não apresentar doenças contagiosas (a exemplo de hepatite e Aids), câncer com metástase, leucemia e ter sido usuário de drogas. Mais informações sobre transplantes podem ser obtidas através do telefone 0800-281-2185.

    Assuntos: Saúde, Transplantes, Aumento, Orgão
    Compartilhe: Link para o post:
  • Trecho da Avenida Pan Nordestina será interditada para conclusão de obra

    | Comunicação, Transporte, Mobilidade, Trânsito

    A Secretaria das Cidades está chegando na etapa final das obras do Corredor Exclusivo de ônibus da Avenida Pan Nordestina. Com isso, todo o canteiro central da via, que tem início entre as ruas Leosmar Almeida e Pedro Correia de Oliveira, seguindo até o América Veículos, passará por ajustes finais. A obra, que terá início a partir de segunda-feira (02), às 7h, atingirá dois retornos localizados em frente ao supermercado Atacadão Extra, que serão temporariamente desativados.

    A intervenção, que será feita pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), disponibilizará educadores de trânsito para orientar os condutores, com policiais do Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRv), que intensificarão a fiscalização na área, além de fiscais do Grande Recife que irão auxiliar os usuários dos coletivos. A previsão é que o trecho fique interditado até o dia 17 de janeiro.

    Com a interdição os motoristas passarão a fazer dois outros retornos, o primeiro desvio passará a ser feito em frente do 7º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) – Regimento Olinda, no sentido Recife/Paulista. Já o segundo retorno passará a ser feito antes do Espaço Ciência, no Complexo de Salgadinho, no sentido Paulista/Recife.

    Além disso, cinco linhas sofrerão alterações.  Com a mudança, no sentido Olinda/Recife, os ônibus passarão a fazer o retorno entrando na Rua Ageu Magalhães, passando pela Rua Prof. Agamenon Magalhães e Av. Presidente Kennedy para realizar o retorno por baixo do Viaduto do Complexo de Salgadinho. Não haverá alteração no atendimento às paradas de ônibus. Os usuários serão informados por meio de cartazes na frota das três linhas envolvidas na mudança. Informações pelo 0800.0810158.

    Cidades: Abreu e Lima, Araçoiaba , Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe , Dormentes, Fernando de Noronha, Igarassu, Ipojuca , Itamaracá , Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes , Lagoa Grande, Lagoa dos Gatos, Moreno, Olinda, Orocó, Paulista, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, São Lourenço da Mata
    Assuntos: Obras, DER, Corredor de ônibus, Interditada, Avenida, Pan Nordestina
    Compartilhe: Link para o post:
  • CPRH implanta serviço de Licenciamento Ambiental Eletrônico a Distância

    | Comunicação, Meio Ambiente

    helio_gurgelA partir de janeiro, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) vai disponibilizar um novo serviço à população em seu portal na Internet, o Licenciamento Ambiental Eletrônico a Distância. Com o serviço, a CPRH passa a ser o primeiro órgão ambiental do Nordeste a utilizar o sistema, o que vai conferir agilidade aos processos de licenciamento ambiental de empreendimentos de pequeno potencial poluidor. Para conferir a novidade, os interessados podem acessar o portal www.cprh.pe.gov.br.

    O novo licenciamento online também terá como vantagens a promoção de facilidade e conforto ao empreendedor e a redução do fluxo de processos na Agência. Sobretudo, visa permitir que os profissionais do órgão tenham maiores condições de cumprir a missão de fiscalizar e monitorar empreendimentos com grande potencial poluidor/degradador.

    Segundo o diretor-presidente da CPRH, Hélio Gurgel, o procedimento vem consolidar as medidas de estruturação da Agência Ambiental, visando melhor atendimento à população de Pernambuco. “Atingirá um público que hoje demanda a CPRH e corresponde a 60% das solicitações de licenças à Agência - empreendimentos de baixo impacto ambiental - mas que tem exigência de licença ambiental conforme a legislação. Este é um dos produtos que a Agência oferece à população, como fruto de sua estruturação dentro das metas do governo Eduardo Campos”, disse Gurgel.

    Para requerer o licenciamento ambiental pela Internet, o usuário deve exercer atividades de pequeno potencial poluidor, das tipologias comerciais, serviços, imobiliários e industriais, definida em Instrução Normativa da CPRH. O licenciamento ambiental das referidas atividades será realizada em uma única etapa, através da emissão da Licença Simplificada (LS).

    Ao entrar no site da CPRH, o interessado vai acessar o Licenciamento Ambiental Eletrônico a Distância, preenchendo um cadastro e fornecendo as informações solicitadas para o licenciamento. Depois, recebe o boleto de pagamento. A expectativa é que a licença seja disponibilizada online após a confirmação do pagamento. O novo procedimento, no entanto, só poderá ser utilizado caso o usuário, seja pessoa física ou jurídica, não tenha pendências na CPRH, a exemplo de licenças vencidas e não renovadas, além de não possuir autos de infração.

    O diretor-presidente da CPRH faz um alerta para a veracidade das informações que serão repassadas eletronicamente à CPRH, sob pena do empreendedor ser submetido a Lei Federal nº. 9605/98, que trata de crimes ambientais. "Serão feitas fiscalizações rigorosas dentro do novo sistema, e os que tentarem fraudar podem ser punidos com base na lei de crimes ambientais". O novo serviço também será disponibilizado no portal do Governo do Estado, o Expresso Cidadão Virtual, que também será lançado em janeiro.

    Cidades: Abreu e Lima, Araçoiaba , Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe , Dormentes, Fernando de Noronha, Igarassu, Ipojuca , Itamaracá , Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes , Lagoa Grande, Lagoa dos Gatos, Moreno, Olinda, Orocó, Paulista, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, São Lourenço da Mata
    Assuntos: CPRH, Licença Ambiental, Meio Ambiente,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Temporada de verão em Pernambuco terá crescimento de 8%

    | Comunicação, Turismo

    A temporada de verão 2011/2012 promete esquentar o turismo em Pernambuco. Segundo dados da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), a estimativa é de um crescimento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso significa que nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, o Estado receberá cerca de 1.441.000 turistas. Uma das razões para este crescimento é a vinda de voos charters. A partir de janeiro, por exemplo, Pernambuco receberá voos fretados da cidade argentina de Córdoba.

    O primeiro dos oito voos charters vindos de Córdoba, chega no dia 5 de janeiro com cerca de 158 argentinos. O país hermano, é um dos cinco maiores emissores de turistas estrangeiros para Pernambuco e Córdoba foi escolhida estrategicamente por ficar a uma hora de Buenos Aires e Mendoza. Para o verão de 2012, entre os meses de janeiro e fevereiro, o Estado deve receber através desses voos cerca de dois mil argentinos. O voo é desdobramento de ações da Empetur naquele país.

    Assuntos: Turismo, Verão, Temporada, Crescimento
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco tem três novos Patrimônios Vivos da Cultura Popular

    | Comunicação, Cultura

    A ceramista de Tracunhaém, Maria Amélia, o coquista Mestre Galo Preto, de Olinda, e o Maracatu Estrela de Ouro, de Aliança, são os mais novos componentes do seleto grupo de pessoas ou instituições de destaque na cultura popular, a ostentar o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco. A escolha se deu após a leitura e avaliação de ampla documentação dos mais de 100 processos de candidatos habilitados a participar da edição 2011 do concurso público, da capital e do interior. Todos eles foram indicados por entidades culturais, prefeituras e secretarias municipais de cultura, depois de comprovados pelo menos 20 anos de atuação no fomento à cultura popular e tradicional. Com os três eleitos de 2011 para receber o título, sobe para 27 o número de Patrimônios Vivos de Pernambuco em atuação no Estado.

    A Lei 12.196, de 02 de maio de 2002, que instituiu o Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco, tem como objetivo reconhecer, em vida, o trabalho dos mestres e grupos culturais da terra, na construção de um patrimônio cultural. Ela permite também a preservação e valorização das manifestações populares e tradicionais, garantindo as condições para que sejam repassadas às novas gerações de aprendizes. Para isso, o Governo do Estado paga uma bolsa vitalícia no valor mensal de R$ 907,77 (pessoa física) e R$ 1.815,53 (grupos culturais) como forma de incentivo à realização e perpetuação de suas atividades.

    Assuntos: Cultura, Patrimônio, Vivo, Cultura, Maria Amélia, Maracatu,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo do Estado e Prefeitura do Recife definem projetos verdes

    | Comunicação, Meio Ambiente

    semasO secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier (PV) e o prefeito do Recife, João da Costa (PT) definiram em reunião, nesta quarta-feira (27) quatro ações “verdes” que serão realizadas em parceria entre governo do Estado e a Prefeitura. Será criada a uma rede de Parques e áreas verdes, a elaboração de um plano cicloviário, sistema de compartilhamento de táxis e o Aquacities.

    O AquaCities é um encontro internacional, com cidades vulneráveis ao aquecimento global e a elevação do nível do mar. Será realizado poucos dias antes da Rio+20, conferência da ONU sobre Clima que acontecerá no Rio de Janeiro de 20 a 22 de junho de 2012. Entre as cidades que apresentarão problemas e soluções inovadoras na gestão das águas e enfrentamento das mudanças climáticas, estarão: Veneza (Itália), Nova Orleans (EUA), Amsterdam (Holanda), Dhaka (Bangladesh), Cingapura (Cidade-Estado); Recife e Rio de Janeiro (Brasil). Sérgio Xavier visitou Veneza há 10 dias, firmou parceria com o Ministério do Meio Ambiente da Itália e iniciou as articulações para a realização do evento, que será co-promovido pela Secretaria estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a Prefeitura do Recife.

    Numa estratégia para ampliar o uso seguro da bicicleta no Recife, melhorar o trânsito e reduzir a poluição, a Semas e a Prefeitura, em parceria com a Secretaria das Cidades, implantarão Ciclo-Rotas, ou o Plano Cicloviário, indicando os melhores roteiros para deslocamento de bicicleta. Na primeira etapa serão mapeadas as ruas, indicando caminhos alternativos e seguros, e elaborado um mapa orientador para ciclistas. Em seguida serão realizadas adaptações, sinalizações e campanhas de orientação para ciclistas e motoristas. Em etapa posterior, será consolidado um sistema integrado, ligando as Ciclo-Rotas com Ciclovias e com bicicletários (estacionamentos) nos pontos de integração com transporte público, possibilitando o uso de múltiplos meios no dia-a-dia.

    Já o Sistema de Compartilhamento de Taxis tem como meta reduzir a quantidade de carros individuais circulando na cidade. Será desenvolvido um sistema que possibilitará o compartilhamento planejado do uso de taxi. Uma espécie de “Rede Social da Mobilidade” permitirá que as pessoas informem, via internet e celular, horários e trechos que desejam percorrer. O sistema (em site na internet) indica se existem outras pessoas planejando o mesmo percurso, no mesmo horário e propõe o compartilhamento, reduzindo custos e quantidade de carros nas ruas. Estudos apontam que cada carro compartilhado pode retirar das ruas 7 automóveis, promovendo redução dos congestionamentos.

    A Semas e a secretaria municipal de Meio Ambiente vão desenvolver um plano para ampliação das áreas naturais (fundamentais para absorção e escoamento de águas, melhoria do ar, proteção da biodiversidade e garantia de espaços para contemplação e lazer) e um sistema de gestão integrada para proteção dos parques da cidade, dentro do Sistema de Unidades de Conservação que a Semas lançou, com participação do governador Eduardo Campos, para proteger e ampliar as reservas estaduais. Será a Rede de Parques e fortalecimento das áreas verdes.

    Também participaram da reunião o ex-deputado Roberto Leandro, que coordena na Semas a implantação do Sistema Estadual de Meio Ambiente e as relações com os municípios; o Superintendente técnico da Semas, Carlos André Cavalcanti e o secretário de Meio Ambiente do Recife, Marcelo Rodrigues.

    Cidades: Recife
    Assuntos: Meio Ambiente, Mobilidade, Preservação, Recife
    Compartilhe: Link para o post:
  • Centro Administrativo da SARA em Petrolina será ampliado

    | Comunicação, Agricultura

    O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, vai autorizar, nesta sexta-feira (30), a abertura de processo licitatório para ampliação do Centro Administrativo da SARA  em Petrolina. Serão realizadas obras de ampliação das unidades do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), além da realização das reformas das regionais da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) e do Instituto de Terras de Pernambuco (Iterpe).

    Um auditório com capacidade para 60 pessoas também será construído no local que terá dormitórios para homens e mulheres ampliados e estacionamento ordenado. O Centro vai abrigar ainda as instalações do Programa Mãe Coruja.

    "A obras visa dar melhores condições de trabalhos para os servidores dos órgãos ligados à Secretaria e consequentemente a melhoria da qualidade do atendimento aos agricultores familiares da região do São Francisco", avaliou o secretário. Ao final do lançamento da obra será realizado um café da manhã.

    Cidades: Petrolina
    Assuntos: Agricultura, Petrolina, Sertão,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo do Estado orienta população inscrita no Cadastro Único do MDS

    | Comunicação, Social, Administração

    Esta é a última semana para o recadastramento no CadÚnico do Governo Federal. Por isso, muitas famílias beneficiárias dos programas sociais do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS estão com medo de perder os recursos da política de transferência de renda da União. Em alguns municípios do Estado, a quantidade de pessoas nas secretarias de Assistência Social é tão grande que está tumultuando o trabalho dos funcionários da prefeitura.

    Por isso, Kilma Luna, gerente de Proteção Social Básica – GPSB da SEDSDH e coordenadora do Bolsa Família no Estado, orienta a população pernambucana a fazer o recadastramento no CadÚnico em três situações específicas: 1 – Já está inscrita no CadÚnico e já tendo completado dois anos da última atualização cadastral; 2 - Quando beneficiário do Bolsa Família ou de outros programas sociais e for verificado no rodapé do comprovante de saque do benefício a data para comparecimento a sede do município; 3 – Quando houver intercorrência familiar, ou seja, quando alguma mudança na família acontecer, como no caso de nascimento, morte, ingresso no mercado formal de trabalho, mudança de endereço, etc.

    Em janeiro, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos –SEDSDH identificou que mais de 107 mil famílias pernambucanas precisavam realizar o recadastramento no Cadastro Único – CadÚnico do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS. De lá pra cá, mais de 50 mil já fizeram o procedimento.

    Para realizar o recadastramento, é necessário se dirigir a sede do Bolsa Família no município, munido de Certidão de Nascimento ou Casamento; Registro Civil (RG); CPF; Título de Eleitor, Carteira de Trabalho – CTPS e Comprovante de Residência.

    Cidades: Abreu e Lima, Araçoiaba , Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe , Dormentes, Fernando de Noronha, Igarassu, Ipojuca , Itamaracá , Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes , Lagoa Grande, Lagoa dos Gatos, Moreno, Olinda, Orocó, Paulista, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, São Lourenço da Mata
    Assuntos: Desenvolvimento Social, Cadastro, ÚniCad, MDS, Orientação, Cadastro
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ministro e secretário abrem Conferência Estadual de Saúde

    , por Assessoria de imprensa | Comunicação, Saúde

    Neste domingo (09/10), mais de mil pessoas marcaram presença no Centro de Convenções, em Olinda, para assistir a abertura da 7ª Conferência Estadual de Saúde, que contou com a participação do secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

    Neste domingo (09/10), mais de mil pessoas marcaram presença no Centro de Convenções, em Olinda, para assistir a abertura da 7ª Conferência Estadual de Saúde, que contou com a participação do secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O evento ainda teve uma palestra do senador Humberto Costa, que abordou o tema Todos usam o SUS! O SUS na seguridade social – política pública patrimônio do povo brasileiro.

    “Hoje é um momento muito importante, pois teremos a oportunidade de discutir diretrizes para o Sistema Único de Saúde (SUS), que é a nossa principal bandeira. É a luta que todos que estão aqui travam, sejam usuário, trabalhador ou gestor. O SUS é o patrimônio mais importante do povo brasileiro. Todos utilizam o SUS, seja na assistência à saúde, no transplante de órgão ou na vigilância sanitária”, falou o secretário Antonio Carlos Figueira.

    O evento realizou uma homenagem a dois brasileiros que lutaram pela saúde do povo, a médica e fundadora da Pastoral da Criança Zilda Arns, que morreu em 2010, após um violento terremoto no Haiti; e João Francisco Gonçalves, pernambucano de origem humilde da cidade de Orobó, fundador do Hospital Severino Távora. Familiares dos dois receberam dos conselheiros de saúde troféu em memória aos serviços prestados.

    Ainda na cerimônia de abertura do evento, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou investimentos de mais de R$ 77 milhões em três hospitais pernambucanos: Hospital Ermírio Coutinho, em Nazaré da Mata; Hospital Pelópidas Silveira, no Recife; e Hospital Regional Sílvio Magalhães, em Palmares.

    “Essas verbas fazem parte dos investimentos do Ministério no Programa Saúde Toda Hora e na Rede Cegonha, visando a melhoria da assistência à saúde da população”, informou o ministro, que aproveitou para falar sobre novidades no Conselho Nacional de Saúde. “Estamos querendo trazer o Conselho para mais perto da população, por isso, estamos trabalhando a ideia de realizar reuniões regionais, para que os conselheiros possam conhecer a realidade de cada estado”, completou.

    Em sua apresentação, o senador Humberto Costa fez um retrospecto do trajeto das lutas e conquistas do SUS. Atribui às conquistas, a luta árdua dos pernambucanos, ressaltando a importância do controle social para que as mudanças aconteçam. Lembrou ainda da sua luta, quando então ministro da Saúde, para trazer a fábrica de hemoderivados para o Estado e sua importância para o país.

    Cidades: Olinda
    Assuntos: ministro, secretario, conferencia, saude
    Compartilhe: Link para o post: