meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Arquivo Público de Pernambuco restaurado e mais moderno

    | Comunicação, Administração
    Arquivo Público
    Instituição, que passou por intervenções físicas para voltar as formas e cores originais, contará com parcerias para ganhar mais velocidade e conectividade


    O governador Paulo Câmara inaugurou, nesta segunda-feira (05.12), a restauração do prédio-sede do Arquivo Público Estadual, no Centro do Recife. A reforma, que custou R$ 400 mil, possibilitou que o edifício voltasse a ter as formas e as cores originais de 1930. Além das intervenções físicas, o órgão também passa por mudanças que proporcionarão mais velocidade e conectividade. Durante a solenidade, o chefe do Executivo estadual assinou três termos de compromisso referentes à digitalização e à gestão dos documentos. 
     
    “O Arquivo Público de Pernambuco é uma memória viva do Estado, tendo um acervo muito grande da nossa história. Pela importância que tem, precisava passar por restaurações. E, agora, o Arquivo terá a oportunidade de estar integrado com o que está acontecendo no mundo. Tudo isso a partir da digitalização e das novas formas de arquivamento”, pontuou Paulo Câmara, complementando que essa integração fará com que o órgão passe a ser mais acessível para a população.
     
    O Arquivo Público passa  a contar com convênio com a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) para compartilhamento de espaço de arquivamento (storage) do seu acervo digital. Com a Secretaria de Planejamento/ Instituto de Gestão, a parceria se dará na disponibilização de documentos para o acervo do Centro de Referência para a Memória Administrativa de Pernambuco. Já com a pasta de Ciência e Tecnologia, o convênio permitirá a inserção do Arquivo na Rede Nacional de Pesquisa (RNP) via cabeamento em fibra ótica.
     
    Gestor do Arquivo Público de Pernambuco, o jornalista Evaldo Costa relembrou a história do espaço, destacando que a obra significa um novo momento para a instituição, que guarda momentos capitais da história de Pernambuco ao longo dos séculos. Evaldo também enfatizou os benefícios que os convênios trarão. “Essa integração permitirá assegurar um fluxo contínuo das informações do acervo, de forma que a gente tenha a oportunidade de contar uma história de uma gestão pública inovadora”, frisou. 
     
    Também estiveram na solenidade os secretários Antônio Figueira (Casa Civil), Marcelino Granja (Cultura), Lúcia Melo (Ciência e Tecnologia), o chefe de Gabinete do Governador, João Campos, Maurício Cruz, presidente do Instituto de Gestão Pública de Pernambuco, e Romero Guimarães, presidente da Agência de Tecnologia da Informação (ATI).

    Fotos: Roberto Pereira/SEI

    Cidades: Recife
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara: "Francisco Brennand é um artista completo, com inúmeras contribuições para a nossa cultura"

    | Comunicação, Cultura
    Paulo e Brennand

    Durante vista à oficina do artista pernambucano, o chefe do Executivo estadual recebeu um exemplar de sua mais recente obra

    O governador Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luiza foram à oficina do ceramista Francisco Brennand, no Recife, nesta segunda-feira (05.12), conhecer de perto a sua mais recente obra: o Diário de Francisco Brennand. Em quatro volumes, a coletânea compila as memórias escritas pelo pernambucano. Os três primeiros livros seguem cronologicamente as décadas de 1949 a 1979, 1980 a 1989 e 1990 a 1999,  contam com os detalhes e a estrutura narrativa de um diário. Já o quarto avança em relatos que se completam sem a demarcação de datas.

    "Francisco Brennand é uma referência para Pernambuco e para o Brasil. É um artista completo, com inúmeras contribuições para a nossa cultura. A publicação de seus Diários, pela Cepe, vai possibilitar que muitas pessoas conheçam um pouco mais desse importante personagem  pernambucano. As suas experiências mereciam e agora podem ser divididas com todos", salientou o governador, que recebeu um exemplar do diário."O único com uma dedicatória escrita a mão", brincou Brennand. 

    A obra traz cerca de duas mil páginas com reflexões do pernambucano sobre história da arte, pintura, filosofia, cinema, seu trabalho artístico e seus amores. Lançada pela editora Inquietude, esse projeto conta com o patrocínio do Itaú Cultural e do Grupo Cornélio Brennand, através da Lei Federal de Incentivo a Cultura, e com o apoio cultural da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

    O talento de Francisco Brennand é reconhecido em todo mundo. O artista pernambucano é detentor de um Prêmio Interamericano de Cultura Gabriela Mistral, que lhe foi conferido, em 1993, pela Organização dos Estados Americanos.  O secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, acompanhou o governador e a primeira-dama durante a visita à oficina de Francisco Brennand. 

    Fotos: Aluísio Moreira/SEI 


    Cidades: Recife
    Assuntos: paulo camara, francisco brennand, diario de francisco brennand, cepe,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Hospitais metropolitanos lançam campanha de Natal

    | Comunicação, Saúde

    Natal Solidário

    Objetivo é arrecadar donativos para ajudar instituições que acolhem idosos


    Até o próximo dia 20 de dezembro, os hospitais metropolitanos Miguel Arraes, em Paulista, Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, e Pelópidas Silveira, no Curado, estão arrecadando produtos de higiene pessoal, material de limpeza, fraldas geriátricas, roupas de cama e alimentos não perecíveis para ajudar instituições filantrópicas que acolhem idosos. A ação faz parte da Campanha Natal Solidário lançada esta semana pelas três unidades.  

    Tendo como tema, Um simples gesto. Um grande bem, o objetivo é envolver, através do espírito natalino, todo o corpo de funcionários dos três hospitais, além dos pacientes, acompanhantes e sociedade, incentivando gestos que fazem a diferença na vida de quem mais precisa. Cada hospital possui um ponto de coleta, na recepção, que destinará as doações recebidas para uma instituição em seu respectivo polo metropolitano.  

    As doações feitas no Hospital Miguel Arraes serão destinadas ao Abrigo Santa Rita de Cássia, em Paulista. O Pelópidas Silveira arrecadará em prol do Abrigo Cristo Redentor, em Jaboatão dos Guararapes, e o Hospital Dom Helder, está recolhendo para o Abrigo São Francisco, no Cabo de Santo Agostinho.

    Participe deste ato de solidariedade e faça o Natal do seu próximo mais feliz!

    PONTOS DE ARRECADAÇÃO:

    Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes
    Estrada da Fazendinha S/N, Jaguaribe, Paulista-PE

    Hospital Metropolitano Sul Dom Helder
    Km 28 da BR 101, Cabo de Santo Agostinho

    Hospital Metropolitano Oeste Pelópidas Silveira
    BR-232, KM 6, Curado – Recife/PE

    Cidades: Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Recife
    Assuntos: hospital miguel arraes, hospital pelopidas silveira, hospital dom helder camara, campanha natal, idosos, campanha natalssolidario,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito têm ações educativas e prevenção

    | Comunicação, Saúde, Transporte, Mobilidade, Trânsito

     

    acientes de transito

    O CRPAM (Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Motos) da V GERES, em parceria com a Operação Lei Seca (OLS/PE), realizou ações educativas de prevenção aos acidentes terrestres, nos municípios de Bom Conselho, Lajedo e Garanhuns, marcando o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito (20/11).

    As ações merecem destaque pela criação do GT do Trânsito (Grupo de Trabalho) para elaborar Planos Municipais de Redução  de Acidentes de Transporte Terrestre para 2017, formados por Conselheiros Municipais de Saúde e Educação, para formar multiplicadores de atividades de educação para um trânsito mais seguro na região.

    A ação também foi apresentada na Construtora Viana e Moura, em Garanhuns, com a participação de mais de 150 trabalhadores, além das palestras realizadas nas escolas estaduais dos municípios.

    A presidente do Comitê, Catarina Tenório, acompanhou as ações, levando a mensagem da prevenção, principalmente, aos mais jovens. "A cada semana somos noticiados de diversos acidentes de motos na região, e precisamos alertar a população, com maior ênfase ao público-perfil que tem sido vitimado, muitas vezes sequelado, e infelizmente, com mortes precoces" - explicou a gestora.

    O CRPAM apresentou e debateu os registros de acidentes e óbitos envolvendo transporte terrestre no dia 28 em Bom Conselho, 29 em Lajedo e encerrou nesta quarta-feira (30), no Município-sede, Garanhuns. 

    "Os municípios foram escolhidos por terem maior população e apresentarem grande índice de óbitos por acidentes, porém, iremos levar estas iniciativas aos 21 municípios da nossa regional, que apresenta grande número de acidentes envolvendo veículos motorizados" - finalizou Catarina Tenório.

     

    Para saber mais:
    V GERES - Gerência Regional de Saúde
    Dra. Catarina Fábia Tenório
    Endereço: Rua Joaquim Távora, 240 – Garanhuns/PE
    Telefone: (87) 3761.8341 / 3761.8342
    E-mail: gerencia.saude.pevgeres@hotmail.com

    Cidades: Bom Conselho, Garanhuns, Lajedo
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ação na Ceasa marca campanha estadual de combate à tuberculose

    | Comunicação, Saúde
    tuberculose

    Atividades ocorrem no Dia D, 17 de novembro, das 8h às 12h

    Com o slogan Tuberculose tem cura!, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em parceria com as secretarias municipais, realiza a Campanha Estadual de Combate à Tuberculose. A ação do Dia D será no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa) nesta quinta-feira (17.11), das 8h às 12h, para alertar a população sobre a doença. Na data haverá atividades educativas para divulgar e orientar sobre os sinais e sintomas da tuberculose.  

    Anualmente, são registrados em média, 4,5 mil novos casos no Estado, com 408 mortes em 2015.  Em Pernambuco, a tuberculose faz parte do elenco das doenças trabalhadas pelo Programa de Enfrentamento da Doenças Negligenciadas - Sanar, onde 15 municípios são considerados prioritários para essa doença: Recife, Olinda, Jaboatão, Paulista, Cabo, Camaragibe, Ipojuca, Escada, Vitoria, Caruaru, Petrolina, Abreu e Lima, Igarassu, Carpina e Goiana. Pernambuco ocupa, atualmente, o quarto lugar no Brasil em taxa de incidência de tuberculose (49,6/100 mil habitantes em 2015) e o segundo lugar em mortalidade (4,4/100 mil habitantes). Habitualmente vinculada à pobreza e a condições insalubres, a tuberculose continua sendo a doença infecciosa mais letal do mundo e a que mais mata pessoas vivendo com Aids, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. 

    A iniciativa do Dia D é do Comitê Pernambucano de Combate à Tuberculose formado pelo Programa Estadual de Combate à Tuberculose, Coordenações dos Programas de Controle da Tuberculose dos municípios do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe, Secretaria Estadual de Ressocialização (seres) e Distrito Sanitário Especial Indígena de Pernambuco, além de diversas representações da sociedade civil.

    Doença - A tuberculose, doença curável e com tratamento gratuito, afeta principalmente, os pulmões existindo também na forma extrapulmonar (não contagiosa): ganglionar periférica, pleural, cutânea, oftálmica, renal, meníngea, entre outras, sendo transmitida pelo bacilo de Koch. A forma pulmonar bacilífera (contagiosa) é a mais relevante em saúde pública por ser a responsável pela manutenção da cadeia de transmissão. 

    A busca ativa do sintomático respiratório constitui-se na principal estratégia de controle da tuberculose, uma vez que permite a detecção precoce das formas pulmonares. Sintomas clássicos da tuberculose pulmonar: tosse persistente, febre vespertina, sudorese  noturna, falta de apetite  e emagrecimento. Pessoas que apresentem tosse por três semanas ou mais são suspeitas de ter a doença e deverão procurar um serviço de saúde mais próximo para a avaliação clínica  e realização de exames. Todo o tratamento, que dura em média  seis meses, é gratuito. 

    Assuntos: tuberculose, saúde, ceasa, doenças negligenciadas, Recife, Olinda, Jaboatão, Paulista, Cabo, Camaragibe, Ipojuca, Escada, Vitoria, Caruaru, Petrolina, Abreu e Lima, Igarassu, Carpina, Goiana, Comitê Pernambucano de Combate à Tuberculose,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Usuários do cartão VEM Livre Acesso devem se recadastrar

    | Comunicação, Transporte, Mobilidade, Direitos Humanos

    vem

    Agendamento começa nesta quinta-feira (10) pelo site ou telefone e atendimento, a partir do dia 28/11. Cartão permite que pessoas com deficiência embarquem gratuitamente em ônibus.

    O Grande Recife Consórcio de Transportes inicia a campanha de recadastramento dos usuários do cartão VEM Livre Acesso. O agendamento já pode ser feito através do site www.vemlivreacesso.com.br ou pelo telefone (81) 3125-7575. Importante que antes de agendar, o beneficiário já esteja com toda a documentação atualizada (cédula de identidade, inscrição do Cadastro de Pessoa Física [CPF], comprovante de residência), além de laudos, declarações e/ou exames anteriores que comprovem a deficiência. Os cartões que não forem recadastrados serão cancelados.

    O cartão VEM Livre Acesso garante o direito de pessoas com deficiência utilizarem o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife gratuitamente. Atualmente, existem 89.624 usuários beneficiados. Ruy Rocha, presidente do Grande Recife, ressalta a importância do recadastramento, que confere mais segurança ao beneficiário e evita o uso indevido da gratuidade. “Além do cumprimento à Lei 14.906/2013, que determina que o benefício seja revisto a cada dois anos, o recadastramento vai contribuir para o mapeamento das pessoas com deficiência que são usuárias do transporte público de passageiros e reduzir a fraude no sistema, garantindo o direito dos verdadeiros beneficiários”, disse.

    O agendamento através do site está disponível 24h por dia, e por telefone, de segunda a sábado, no horário das 07h às 19h. O recadastramento, que inicia dia 28/11, acontecerá de segunda a sexta, das 07h às 18h, presencialmente no endereço Av. Mascarenhas de Morais, n. 1999, Imbiribeira. A campanha terá duração de cinco meses.

    A documentação obrigatória para apresentação é o próprio Cartão VEM Livre Acesso que está em uso, as originais da cédula de identidade, do Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência e laudos, declarações e/ou exames anteriores que comprovem a deficiência.

    DIVULGAÇÃO - A divulgação da campanha de recadastramento será feita com comunicação no interior de todos os veículos do Sistema de Transporte Público da Região Metropolitana do Recife (STTP/RMR), além de spots em rádios.

    PRIMEIRO CADASTRO - Aqueles beneficiários que estão realizando o cadastro pela primeira vez deverão fazer o agendamento, pelo site ou por telefone, e apresentar presencialmente toda a documentação (citada no início do texto) no endereço Av. Mascarenhas de Morais, n. 1999, Imbiribeira. Na sequência, ele deve acompanhar o processo no site ou por telefone, dentro de um prazo de 30 dias. Caso a solicitação seja deferida, ele deve se dirigir ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua casa para dar andamento ao pedido do benefício. 

    DICAS IMPORTANTES – O beneficiário pode realizar três tentativas de agendamento. Nas duas primeiras, caso a pessoa não possa comparecer e desmarcando previamente no prazo de até cinco dias antes da data marcada, não haverá ônus para ele. Caso ele agende e não compareça, ultrapasse essas duas tentativas ou desmarque fora do prazo determinado, o beneficiário terá que pagar uma taxa no valor de 10 tarifas do Anel B, isso corresponde a dizer R$ 38,50.

    Não é necessária a impressão do protocolo de atendimento.

    Também não é necessário o cadastramento do acompanhante, visto que ele pode ser qualquer pessoa a conduzir o beneficiário. Aqueles que contam com acompanhantes começarão a ser atendidos às 7h, para dar maior fluidez ao processo.

    SERVIÇO

    Recadastramento dos Cartões VEM Livre Acesso
    08/11 - Agendamento pelo site ou telefone
    28/11 – Recadastramento agendado – atendimento de segunda a sexta, das 07h às 18h, na Av. Mascarenhas de Morais, nº 1999, Imbiribeira.

    Cidades: Recife
    Assuntos: cartão vem, pessoas com deficiência, embarque gratuito, onibus, grande recife consórcio de transporte,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Bairro do Recife é tema de campanha midiática

    | Comunicação, Turismo

     

    Nesta quarta-feira (09), começa a ser veiculada na TV aberta  a nova campanha institucional sobre o Bairro do Recife.  A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, convidou o cantor e compositor pernambucano Lenine para ser a estrela do comercial, que explora os pontos turísticos do local.

    O vídeo traz Lenine apresentando as potencialidades e belezas do bairro. São mostradas as diferentes ações que podem ser realizadas no Recife Antigo. Espaços culturais, igrejas, restaurantes, clicofaixas, lazer aos domingos, passeios de catamarã, além do terminal marítimo (Porto do Recife), fazem parte do contexto.

    “Criamos uma campanha exclusiva para o Bairro do Recife, com o intuito de impactar o visitante local e nacional e mostrar tudo o que o Recife Antigo oferece. A ideia de colocar Lenine para apresentar o local combina com o perfil do bairro, que ressalta a cultura pernambucana, uma característica tão presente na obra do cantor”, comentou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer Felipe Carreras.

    A campanha também será veiculada na internet, nas rádios e em salas de cinema do Recife e Região Metropolitana (RMR).

     
    Cidades: Recife
    Assuntos: turismo, lazer, campanha, recife antigo,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Conta de água agora pode ser paga nos postos da Celpe Serviços

    | Comunicação, Economia, Administração

    Celpe Serviços

    Os clientes da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) contam com mais comodidade na hora de pagar a conta de água. Agora também é possível quitar as faturas nos postos da Celpe Serviços, de forma prática e rápida. A Compesa firmou  parceria com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) para ampliar o atendimento para os seus usuários, que  têm à disposição a rede com mais de 430 estabelecimentos credenciados, distribuídos em 183 municípios do estado. A Celpe Serviços está presente em quase 100% do território pernambucano.

    A novidade é uma ótima notícia para os clientes que moram, principalmente, no interior, região onde está concentrado o maior número de postos da Celpe Serviços. "Nas cidades onde não há casas lotéricas e poucas agências bancárias, ou até mesmo onde não há bancos, a rede credenciada é uma alternativa para o nosso cliente pagar a conta", informa Fabíola Coelho, Assessora de Marketing da Compesa. Os postos estão instalados dentro de estabelecimentos comerciais como farmácias, armarinhos, mercearias, mercados, papelarias, panificadoras e lojas de materiais de construção.

    De acordo com a assessora, a rede credenciada da Celpe Serviços tem como objetivo promover o atendimento comercial e serviços de arrecadação de faturas de ampla rede de concessionárias. A expectativa da Compesa é que mais de 200 mil clientes passem a pagar as suas contas de água por meio dos postos da Celpe Serviços. A fatura ainda pode ser paga nas casas lotéricas e nos bancos do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Econômica e HSBC.


     
     
    Assuntos: Compesa, conta de agua, celpe serviços,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara: " O programa Mãe Coruja Pernambucana é o resultado da inspiração e do trabalho de muita gente"

    | Comunicação, Saúde, Direitos Humanos, Infância
    Simpósio Primeira Infância

    Governador destacou Iniciativa estadual durante a abertura, nesta segunda-feira, do VI Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, no Recife.
     
    A expertise do Governo de Pernambuco na condução de projetos voltados ao desenvolvimento da primeira infância foi compartilhada pelo governador Paulo Câmara, nesta segunda-feira (07.11), na abertura do VI Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, no Recife. Realizado pela primeira vez em uma cidade do Nordeste, o encontro é promovido pelo Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI), em parceria com o Programa Mãe Coruja Pernambucana, iniciativa com atuação reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou a importância do programa.

    "Como governador, tenho satisfação em compartilhar a experiência do Governo do Estado no desenvolvimento de uma política pública tão importante quanto é o Mãe Coruja, que muitos de vocês já tomaram conhecimento. O programa é o resultado da inspiração e trabalho de muita gente", destacou Paulo, que esteve acompanhado da primeira-dama Ana Luiza. O gestor lembrou ainda que o programa começou a ser desenvolvido na primeira gestão de Eduardo Campos, em 2007. "Em sua formação, já era notável que o programa seria uma política de Estado capaz de ir além do alcance de cada um de nós, com respaldo político e reconhecimento social capaz de ultrapassar mandatos", grifou Câmara.  

    Diante de uma plateia de estudiosos e técnicos atuantes no segmento, o gestor ressaltou a necessidade de assegurar recursos para manter os projetos. Paulo Câmara recordou que enviou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) um Projeto de Lei para tornar impositivo os recursos do Mãe Coruja Pernambucana. Com isso, as rubricas destinadas ao programa serão protegidas por Lei. "Prioridade não é conversa, é orçamento. Só tem prioridade aquilo que tem recursos garantidos", disse o governador.

    Com o tema "Primeira Infância: Prioridade Absoluta", o encontro local debaterá, entre outros, sobre a qualidade da atenção à primeira infância e o fortalecimento das potencialidades dos adultos para o desenvolvimento das nossas crianças. Ao destacar a parceria com o Governo de Pernambuco, o presidente do NCPI, Eduardo de Campos de Queiroz, afirmou que o Mãe Coruja é um exemplo para o Brasil e que a organização vai atuar no projeto. "Agora, nós também vamos trabalhar na avaliação e na organização do programa", frisou o gestor.

    Para o presidente do Conselho de Curadores da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Dario Guarita, o tema requer a união de esforços de todos os atores da sociedade. "A nossa causa é global e precisa de uma ação direta", destacou o executivo. Guarita salientou que a edição Nordeste do simpósio já superou, em número de inscritos, a última realizada em São Paulo. "Hoje, são 450 inscritos para debater sobre uma causa tão importante para o País.

    MÃE CORUJA - Nesta segunda-feira, das 17h30 às 18h30, uma mesa vai relatar a experiência e resultados do Mãe Coruja ao longo desses nove anos. Na ocasião, será apresentada a iniciativa de sistematização da experiência do programa em quatro volumes, constando o histórico (I), a metodologia/manual técnico (II), a pesquisa quantitativa (III) e a pesquisa de avaliação qualitativa (IV). Participarão da mesa a coordenadora do Conselho Consultivo do Mãe Coruja Pernambucana, Ana Elizabeth Andrade Lima, o jornalista Evaldo Costa, a economista Tânia Barcelar e o professor Ricardo Paes de Barros.

    Repleta de ideias para debater no simpósio, a técnica Amanda Cavalcanti veio do município de Condado, na Mata Sul. No Mãe Coruja desde 2014, a jovem detalhou os avanços do projeto. "As crianças não querem deixar o programa, tornando um vínculo para esses futuros jovens pernambucanos", afirmou a técnica. Amanda disse ainda: "Esse encontro vem trazendo novos temas para a gente debater".

    Acompanharam o governador Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luiza, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, a primeira-dama do Recife, Cristina Mello; e a coordenadora do Mãe Coruja Pernambucana, Ana Elisabeth Andrade Lima. 


    Fotos: Wagner Ramos/SEI
    Cidades: Recife
    Assuntos: desenvolvimento da primeira infância, Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, Núcleo Ciência Pela Infância, Programa Mãe Coruja Pernambucana, Primeira Infância: Prioridade Absoluta,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mais de 2 mil mulheres recebem oficinas sobre doença falciforme

    | Comunicação, Saúde

    Doença Falciforme
    Ampliar o conhecimento sobre a doença Falciforme, ainda desconhecida pela maioria da população pernambucana é o objetivo da formação que as Secretarias da Mulher (SecMulher-PE) e de Saúde do Estado realizam desde setembro passado. Até o momento, 2.200 mulheres de 113 municípios, das 12 Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco receberam informações através de Oficinas de Formação de Educadoras Sociais em Doença Falciforme.

    De acordo com a Coordenadora em Saúde da Mulher, da SecMulher-PE, Rejane Neiva, a expectativa é que o projeto das oficinas continue até julho de 2017, levando o conhecimento da doença, tratamentos, exames e rede de assistência às mulheres do Estado.

    Outra ação sobre a doença é a criação da cartilha: As Mulheres e a Doença Falciforme para levar de forma objetiva e rápida conhecimentos básicos sobre a doença hereditária, não contagiosa e que não possui cura.

    A falciforme pode ser detectada através do exame eletroforese de hemoglobina ou exame de DNA, e até mesmo no teste do pezinho. Originária da África e trazida para as Américas na imigração forçada dos negros escravizados, hoje, é encontrada na Europa, Oriente Médio e regiões da Índia. Provoca a deformação das hemácias (células que dá a cor vermelha ao sangue e tem a função de transportar o oxigênio dos pulmões aos tecidos) com o formato mutante, semelhante a uma meia lua ou foice tem dificuldade de se locomover nos vasos sanguíneos e possui vida útil limitada. No dia 27 de outubro é comemorado o Dia Nacional de Luta das pessoas com Doença Falciforme.

    Serviço:
    Acesse a cartilha gratuitamente pelo endereço: http://migre.me/vmclS e conheça os principais sintomas, cuidados e endereços úteis para diagnosticar a doença Falciforme.

     

    Assuntos: falciforme, secretaria da mulher de pernambuco, secmulher-pe, ses,
    Compartilhe: Link para o post: