meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Compesa facilita dia a dia dos clientes

    | Comunicação

    Compesa

    Pagamento da Conta de água com débito automático, fatura por email e entrega de conta em endereço alternativo

    Ganhar tempo é algo que se tornou prioridade na acelerada rotina em que vivemos. Sabendo disso, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está oferecendo serviços diferenciados de débito automático, envio de fatura por email e entrega da fatura em endereço alternativo para a conta de água.  Além de ser uma preocupação a menos para o cliente, o cadastro do débito automático da Compesa garante a cobrança apenas do valor habitualmente pago por ele. Isso quer dizer que, se houver um estouro na conta, a Compesa toma todas as providências para que o consumo do imóvel seja reavaliado e estabelece um teto para o débito, de modo a não comprometer o orçamento do cliente, já a fatura por email, é um facilitador e lembrete para aqueles que vivem conectados, e o endereço alternativo, destinado aqueles clientes que possuem vários imóveis cadastrados na Companhia.

    O serviço de cadastramento da conta de água no débito automático não se trata de um simples pagamento programado, mas dá, também, a garantia de que o cliente não será surpreendido com cobranças abusivas e que a própria Compesa tomará a iniciativa de analisar a questão. “É uma relação de transparência e confiança que estamos fortalecendo com nosso cliente. Ele pode ficar tranquilo porque continuará tendo total controle sobre o consumo e, o que é melhor, sem ter que se preocupar com absolutamente nada, pois até prioridade na vistoria é dada pela Compesa”, explicou o diretor de mercado e atendimento Eduardo Sabino.  A entrega da conta em endereço alternativo, também busca facilitar a rotina diária daqueles que tem várias contas para pagar e controlar.

    Qualquer cliente pode optar por esses serviços adicionais, inclusive os condominiais, empresariais e até os da tarifa social. Para fazer o cadastro do Débito Automático, basta solicitar diretamente ao banco onde ele possua conta corrente, levando uma fatura da Compesa e o CPF, a adesão também pode ser feita nos caixas eletrônicos ou pela internet. Se o cliente que se cadastrar no débito automático receber uma fatura com um valor muito acima da média que ele paga por mês, a Compesa não fará o débito do total da conta. Ele pagará, no máximo, 30% a mais do que lhe é cobrado todo mês. Além disso, a companhia emite uma mensagem na fatura alertando sobre o estouro no consumo, o que pode ser motivado, por exemplo, pela existência de um vazamento no imóvel. Automaticamente, a Compesa abre uma ordem de serviço para que seja feita uma vistoria no imóvel e prioriza uma revisão da conta desse cliente. Já os outros serviços, deverão ser solicitados diretamente com a Companhia.

    Ainda mais fácil – Esses serviços fazem parte de uma série de facilidades que a Compesa tem promovido para que o cliente resolva os assuntos relativos a água e esgoto sem perder tempo com deslocamentos ou filas. Há, por exemplo, serviços que evitam que o cliente vá até uma loja física da companhia. Acessando o site www.compesa.com.br, ele recebe atendimento pela loja virtual, podendo emitir segunda via de conta, solicitar novas ligações e até negociar débitos. Por telefone, através do 0800 081 0195, ele também é atendido 24 horas, todos os dias.

     

    Assuntos: compesa, debito automático, eduardo sabino,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara lança Plano de Enfrentamento às Arboviroses

    | Comunicação, Educação, Saúde, Balanço


    As ações envolvem o combate ao mosquito, compra de equipamentos e mobilização social. Governador também prorrogou o decreto de situação de emergência por 180 dias. 

    Desde 1987, Pernambuco vem notificando casos de dengue. Nesse período, as principais epidemias ocorreram nos anos de 1997, 1998, 2002, 2015 e 2016. Em 2015, o diferencial da epidemia foi a circulação dos quatro sorotipos da doença e a confirmação dos primeiros casos autóctones de chikungunya e zika. Esse último vírus é responsável, desde o ano passado, pela mudança no padrão e aumento dos casos de microcefalia.

    Para continuar combatendo essas enfermidades, o Governador Paulo Câmara e o secretário estadual de Saúde, Iran Costa, lançaram, na manhã desta terça-feira (06/12), durante o Seminário Novos Gestores, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no Hotel Canariu’s de Gravatá, o Plano Estadual de Enfrentamento das Doenças Transmitidas pelo Aedes. As ações envolvem o combate ao mosquito, compra de equipamentos e mobilização social.

    Entre as novidades do Plano, está o ambulatório para pacientes de chikungunya, que já está funcionando no Hospital Getúlio Vargas (HGV), e a descentralização dos exames para confirmação da febre chikungunya para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres). Além disso, será estruturada a vigilância epidemiológica da febre amarela silvestre, que também é transmitida pelo Aedes aegypti.

    Durante o evento, o governador Paulo Câmara também assinou a renovação do decreto de situação de emergência devido à infestação do Aedes aegypti por 180 dias. A medida, que está em vigor desde o dia 1º de dezembro de 2015, busca agilizar e desburocratizar processos e manter a mobilização contra o mosquito em todo o Estado.

    “No final de 2015, começamos a vivenciar um dos maiores problemas da saúde pública da nossa história recente, com a mudança do padrão dos casos de microcefalia. Com a confirmação científica desses casos com o vírus da zika, que é transmitido pelo Aedes aegypti, fizemos um grande trabalho de conscientização pública e de apoio aos municípios para combater o mosquito e atender todo o público, principalmente as gestantes com exantema e as crianças nascidas com a malformação. Agora, precisamos dar continuidade a esse trabalho e chamar a atenção de todos os pernambucanos para não descuidar na prevenção. Só vamos conseguir diminuir os casos se diminuirmos a proliferação do mosquito”, afirma o secretário estadual de Saúde, Iran Costa.

    AMBULATÓRIO – O Hospital Getúlio Vagas (HGV) está atendendo os pacientes com dores articulares crônicas provocadas pela febre chikungunya. O Ambulatório de Acometimento articular da Chikungunya conta com dois reumatologistas para o atendimento a pacientes com mais de 15 dias de dor articular após o início dos sintomas (fase subaguda e/ou crônica). Durante o acompanhamento, é possível o tratamento com imunossupressores nos casos refratários e o diagnóstico diferencial com outras doenças reumatológicas, além do diagnóstico sorológico disponível na unidade e fisioterapia motora quando indicados.

    Cerca de 180 pessoas já estão sendo acompanhadas no ambulatório do HGV. Além desse serviço, Pernambuco oferta o atendimento de reumatologia nas Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAEs) de Caruaru, Garanhuns, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, que também dispõem de fisioterapia motora. Os hospitais das Clínicas (HC) e Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) também ofertam a especialidade de reumatologia. A marcação é feita pelos municípios de residência do usuário juntamente com a Regulação Ambulatorial do Estado.

    “Muitos pacientes apresentam queixas de dores articulares por meses após os primeiros sintomas da chikungunya. Após três meses, consideramos que esse é um quadro crônico e o acompanhamento específico permite melhor recuperação e retorno às suas atividades de rotina, além de reduzir possíveis sequelas”, diz o secretário Iran Costa.

    EXAMES – Pernambuco já tem descentralizado para todas as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) a sorologia para confirmação dos casos de dengue. A partir de 2017, todas as Geres também farão a sorologia para chikungunya, ampliando a capacidade do Estado. O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE), no Recife, ainda faz o exame de PCR para confirmação de dengue, chikungunya e zika.

    “Com a descentralização dos exames de chikungunya, vamos ampliar nossa capacidade para realização dos testes e, consequentemente, diminuir o tempo de espera pelos resultados”, afirma a gerente do Programa de Controle das Arboviroses, Claudenice Pontes. Ela ainda lembra que a sorologia para os casos de zika estão sendo realizadas pelo Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM – Fiocruz PE).

    VIGILÂNCIA – A SES já começou a encaminhar para os municípios bombas costais, material de campo e equipamentos de proteção individual (EPIs) para o trabalho dos agentes de campo. Também serão encaminhadas 60 mil capas para vedação de recipientes para armazenamento de água.

    Além de fazer o monitoramento dos municípios, é de responsabilidade do Estado, em caso de surto epidêmico, a realização do bloqueio de transmissão com a aplicação de inseticida por meio da nebulização espacial a frio (tratamento a UBV), utilizando equipamentos portáteis ou pesados. Em 2016, 33 municípios precisaram da ação.

    CAPACITAÇÃO – Ainda em 2016, o Programa de Controle das Arboviroses irá capacitar 530 profissionais das unidades de alta complexidade e 75 profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para padronizar o manejo clínico dos pacientes vítimas das arboviroses. Em 2017, a expectativa é capacitar os profissionais das redes municipais de todo o Estado, além dos coordenadores de arboviroses dos 184 municípios pernambucanos e de Fernando de Noronha, que irão repassar as informações para os agentes comunitários de saúde (ACSs), e os superviroses das Geres.

    ASSISTÊNCIA – Sentindo algum dos sintomas das arboviroses, a indicação da SES para o público é procurar imediatamente o posto de saúde ou serviço de urgência mais próximo de casa. Recomenda-se repouso, tomar muito líquido e não ingerir medicamentos sem acompanhamento médico No caso da dengue, notando algum dos sinais de alarme, como vômito persistente e dor abdominal intensa, a indicação é ir até uma UPA ou hospital regional.

    Os casos de dengue que apresentam sinais de choque serão referenciados pelos serviços de saúde para os hospitais Agamenon Magalhães, Miguel Arraes, Dom Helder, Otávio de Freitas, Barão de Lucena, Getúlio Vargas, Mestre Vitalino, das Clínicas; e os Regionais de Palmares, Garanhuns, Ouricuri e Arcoverde.

    Em 2016, as unidades da rede estadual foram reforçadas com a maior convocação de profissionais de saúde dos últimos 20 anos em Pernambuco. Ao todo, foram mais de 3,3 mil profissionais de diversas áreas. Os chamamentos contemplaram mais de 300 médicos e mais de 3 mil profissionais de diversas áreas da saúde.

    “A partir dos primeiros sintomas de qualquer uma das arboviroses, a indicação é que o público procure um posto de saúde ou serviço de urgência para que seja atendido por um médico e para ter a estabilização do seu quadro clínico. Esse atendimento é essencial para evitar o agravamento dos casos e os óbitos”, afirma a secretária executiva de Atenção à Saúde da SES, Cristina Mota.

    A SES ainda reforça a importância das gestantes que apresentarem exantema procurarem os serviços de saúde para que os casos sejam tratados e acompanhados.

    MOBILIZAÇÃO SOCIAL – A partir de 2017, o Governo do Estado colocará nas ruas uma nova campanha de mídia para conscientizar o público sobre as doenças que o Aedes transmite e quais os seus sintomas, com material de papelaria e mídia externa.

    Também será dada continuidade ao trabalho dos 12 Comitês Regionais de Mobilização para Enfrentamento da Dengue, da Febre Chikungunya e da Zika, além do comitê central, com reuniões periódicas para avaliar a situação das doenças e os planos de atuação. “Vamos continuar incentivando os nossos parceiros a promoverem ações com seu público. Esse engajamento de diversos setores da nossa sociedade é indispensável para que possamos enfrentar e diminuir os casos das doenças”, pontua o secretário Iran Costa.

    MICROCEFALIA – O Governo de Pernambuco tem concentrado todos os esforços possíveis no enfrentamento deste novo capítulo que o Brasil está escrevendo na saúde pública. O Estado foi o primeiro a notificar e acompanhar os casos de microcefalia, com transparência e responsabilidade. Também foi pioneiro na criação de um protocolo de atendimento, que se tornou modelo para outros estados e países, sem contar que aumentou de duas para 27 unidades de atendimento às crianças com microcefalia, descentralizando a assistência.

    Para se ter uma ideia, em outubro do ano passado, uma criança precisava percorrer, em média, 420 quilômetros para ter um atendimento para microcefalia. Atualmente, essa distância foi reduzida para menos de 50 quilômetros de distância.

    A Secretaria Estadual de Saúde também criou o Núcleo de Apoio às Famílias com Microcefalia, responsável por monitorar e acompanhar, de modo regionalizado, as crianças notificadas durante toda a linha do cuidado, além de prestar apoio às famílias e desenvolver estratégias para garantir seus direitos.

    O monitoramento dos pacientes envolve todos os casos notificados como suspeitos de microcefalia, mesmo aqueles que já foram descartados. Nestes casos, o acompanhamento deve perdurar por, pelo menos, cinco anos. No caso das crianças que ainda não tiveram diagnóstico fechado, o Núcleo trabalha para agilizar a investigação, seja orientando os familiares sobre o fluxo necessário, ou realizando mutirões de atendimento para essas crianças.

    Além disso, Pernambuco tomou uma iniciativa pioneira no Brasil de fomento à pesquisa científica nessa área. Neste sentido, foram investidos R$ 3 milhões, de recursos das secretarias estaduais de Ciência e Tecnologia e da Saúde, via Facepe, para fomento às pesquisas que buscam identificar e conhecer melhor o vírus Zika.

    DADOS – Em 2016, até 03 de dezembro, foram registrados 111.616 casos suspeitos de dengue, em Pernambuco, representando uma redução de 27,7% em relação ao mesmo período de 2015, quando se notificou 154.467 casos suspeitos. Em relação à chikungunya foram notificados 58.097 casos, em 183 municípios e o distrito de Fernando de Noronha. Além disso, até o momento foram notificados 11.3471 casos de Zika em 151 municípios e o distrito de Fernando de Noronha.

    A análise do coeficiente de incidência (CI) dos casos prováveis de dengue no ano demonstra alta incidência em 85 (45,9%) municípios, média incidência em 48 (25,9%) municípios e baixa incidência em 52 (28,1%) municípios do Estado.

    Já com relação à microcefalia, Pernambuco notificou, entre 01 de agosto de 2015 e 26 de novembro de 2016, 2.204 casos. Destes, 1.467 foram descartados, 395 foram confirmados e 248 permanecem em investigação. Além disso, 94 óbitos estão em investigação.

     

    Cuidados importantes para eliminar os focos dos mosquitos:

    - Mantenha bem tampados caixas d’água, jarras, cisternas, poços ou qualquer outro reservatório de água.

    - Mantenha as lixeiras tampadas e secas. Nunca jogue lixo em terrenos baldios.

    - Coloque no lixo todo objeto que possa acumular água. O lixo deve ser colocado em sacos plásticos bem fechados.

    - Lave os bebedouros de animais com uma bucha pelo menos uma vez por semana e troque a água todos os dias.

    - Cubra e guarde os pneus em locais secos, protegidos das chuvas.

    - Guarde as garrafas secas de cabeça para baixo e não deixe no quintal objetos que acumulem água.

    - Encha os pratinhos de plantas com areia.

    - Retire a água acumulada sobre a laje.

    - Mantenha as calhas d’água limpas.

    Assuntos: arboviroses, dengue, zika, chijungunya, microcefalia, paulo camara, iran costa, plano estadual de enfrentamento das doenças transmitidas pelo aedes,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Arquivo Público de Pernambuco restaurado e mais moderno

    | Comunicação, Administração
    Arquivo Público
    Instituição, que passou por intervenções físicas para voltar as formas e cores originais, contará com parcerias para ganhar mais velocidade e conectividade


    O governador Paulo Câmara inaugurou, nesta segunda-feira (05.12), a restauração do prédio-sede do Arquivo Público Estadual, no Centro do Recife. A reforma, que custou R$ 400 mil, possibilitou que o edifício voltasse a ter as formas e as cores originais de 1930. Além das intervenções físicas, o órgão também passa por mudanças que proporcionarão mais velocidade e conectividade. Durante a solenidade, o chefe do Executivo estadual assinou três termos de compromisso referentes à digitalização e à gestão dos documentos. 
     
    “O Arquivo Público de Pernambuco é uma memória viva do Estado, tendo um acervo muito grande da nossa história. Pela importância que tem, precisava passar por restaurações. E, agora, o Arquivo terá a oportunidade de estar integrado com o que está acontecendo no mundo. Tudo isso a partir da digitalização e das novas formas de arquivamento”, pontuou Paulo Câmara, complementando que essa integração fará com que o órgão passe a ser mais acessível para a população.
     
    O Arquivo Público passa  a contar com convênio com a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) para compartilhamento de espaço de arquivamento (storage) do seu acervo digital. Com a Secretaria de Planejamento/ Instituto de Gestão, a parceria se dará na disponibilização de documentos para o acervo do Centro de Referência para a Memória Administrativa de Pernambuco. Já com a pasta de Ciência e Tecnologia, o convênio permitirá a inserção do Arquivo na Rede Nacional de Pesquisa (RNP) via cabeamento em fibra ótica.
     
    Gestor do Arquivo Público de Pernambuco, o jornalista Evaldo Costa relembrou a história do espaço, destacando que a obra significa um novo momento para a instituição, que guarda momentos capitais da história de Pernambuco ao longo dos séculos. Evaldo também enfatizou os benefícios que os convênios trarão. “Essa integração permitirá assegurar um fluxo contínuo das informações do acervo, de forma que a gente tenha a oportunidade de contar uma história de uma gestão pública inovadora”, frisou. 
     
    Também estiveram na solenidade os secretários Antônio Figueira (Casa Civil), Marcelino Granja (Cultura), Lúcia Melo (Ciência e Tecnologia), o chefe de Gabinete do Governador, João Campos, Maurício Cruz, presidente do Instituto de Gestão Pública de Pernambuco, e Romero Guimarães, presidente da Agência de Tecnologia da Informação (ATI).

    Fotos: Roberto Pereira/SEI

    Cidades: Recife
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara: "Francisco Brennand é um artista completo, com inúmeras contribuições para a nossa cultura"

    | Comunicação, Cultura
    Paulo e Brennand

    Durante vista à oficina do artista pernambucano, o chefe do Executivo estadual recebeu um exemplar de sua mais recente obra

    O governador Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luiza foram à oficina do ceramista Francisco Brennand, no Recife, nesta segunda-feira (05.12), conhecer de perto a sua mais recente obra: o Diário de Francisco Brennand. Em quatro volumes, a coletânea compila as memórias escritas pelo pernambucano. Os três primeiros livros seguem cronologicamente as décadas de 1949 a 1979, 1980 a 1989 e 1990 a 1999,  contam com os detalhes e a estrutura narrativa de um diário. Já o quarto avança em relatos que se completam sem a demarcação de datas.

    "Francisco Brennand é uma referência para Pernambuco e para o Brasil. É um artista completo, com inúmeras contribuições para a nossa cultura. A publicação de seus Diários, pela Cepe, vai possibilitar que muitas pessoas conheçam um pouco mais desse importante personagem  pernambucano. As suas experiências mereciam e agora podem ser divididas com todos", salientou o governador, que recebeu um exemplar do diário."O único com uma dedicatória escrita a mão", brincou Brennand. 

    A obra traz cerca de duas mil páginas com reflexões do pernambucano sobre história da arte, pintura, filosofia, cinema, seu trabalho artístico e seus amores. Lançada pela editora Inquietude, esse projeto conta com o patrocínio do Itaú Cultural e do Grupo Cornélio Brennand, através da Lei Federal de Incentivo a Cultura, e com o apoio cultural da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

    O talento de Francisco Brennand é reconhecido em todo mundo. O artista pernambucano é detentor de um Prêmio Interamericano de Cultura Gabriela Mistral, que lhe foi conferido, em 1993, pela Organização dos Estados Americanos.  O secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, acompanhou o governador e a primeira-dama durante a visita à oficina de Francisco Brennand. 

    Fotos: Aluísio Moreira/SEI 


    Cidades: Recife
    Assuntos: paulo camara, francisco brennand, diario de francisco brennand, cepe,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Hospitais metropolitanos lançam campanha de Natal

    | Comunicação, Saúde

    Natal Solidário

    Objetivo é arrecadar donativos para ajudar instituições que acolhem idosos


    Até o próximo dia 20 de dezembro, os hospitais metropolitanos Miguel Arraes, em Paulista, Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, e Pelópidas Silveira, no Curado, estão arrecadando produtos de higiene pessoal, material de limpeza, fraldas geriátricas, roupas de cama e alimentos não perecíveis para ajudar instituições filantrópicas que acolhem idosos. A ação faz parte da Campanha Natal Solidário lançada esta semana pelas três unidades.  

    Tendo como tema, Um simples gesto. Um grande bem, o objetivo é envolver, através do espírito natalino, todo o corpo de funcionários dos três hospitais, além dos pacientes, acompanhantes e sociedade, incentivando gestos que fazem a diferença na vida de quem mais precisa. Cada hospital possui um ponto de coleta, na recepção, que destinará as doações recebidas para uma instituição em seu respectivo polo metropolitano.  

    As doações feitas no Hospital Miguel Arraes serão destinadas ao Abrigo Santa Rita de Cássia, em Paulista. O Pelópidas Silveira arrecadará em prol do Abrigo Cristo Redentor, em Jaboatão dos Guararapes, e o Hospital Dom Helder, está recolhendo para o Abrigo São Francisco, no Cabo de Santo Agostinho.

    Participe deste ato de solidariedade e faça o Natal do seu próximo mais feliz!

    PONTOS DE ARRECADAÇÃO:

    Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes
    Estrada da Fazendinha S/N, Jaguaribe, Paulista-PE

    Hospital Metropolitano Sul Dom Helder
    Km 28 da BR 101, Cabo de Santo Agostinho

    Hospital Metropolitano Oeste Pelópidas Silveira
    BR-232, KM 6, Curado – Recife/PE

    Cidades: Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Recife
    Assuntos: hospital miguel arraes, hospital pelopidas silveira, hospital dom helder camara, campanha natal, idosos, campanha natalssolidario,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito têm ações educativas e prevenção

    | Comunicação, Saúde, Transporte, Mobilidade, Trânsito

     

    acientes de transito

    O CRPAM (Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Motos) da V GERES, em parceria com a Operação Lei Seca (OLS/PE), realizou ações educativas de prevenção aos acidentes terrestres, nos municípios de Bom Conselho, Lajedo e Garanhuns, marcando o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito (20/11).

    As ações merecem destaque pela criação do GT do Trânsito (Grupo de Trabalho) para elaborar Planos Municipais de Redução  de Acidentes de Transporte Terrestre para 2017, formados por Conselheiros Municipais de Saúde e Educação, para formar multiplicadores de atividades de educação para um trânsito mais seguro na região.

    A ação também foi apresentada na Construtora Viana e Moura, em Garanhuns, com a participação de mais de 150 trabalhadores, além das palestras realizadas nas escolas estaduais dos municípios.

    A presidente do Comitê, Catarina Tenório, acompanhou as ações, levando a mensagem da prevenção, principalmente, aos mais jovens. "A cada semana somos noticiados de diversos acidentes de motos na região, e precisamos alertar a população, com maior ênfase ao público-perfil que tem sido vitimado, muitas vezes sequelado, e infelizmente, com mortes precoces" - explicou a gestora.

    O CRPAM apresentou e debateu os registros de acidentes e óbitos envolvendo transporte terrestre no dia 28 em Bom Conselho, 29 em Lajedo e encerrou nesta quarta-feira (30), no Município-sede, Garanhuns. 

    "Os municípios foram escolhidos por terem maior população e apresentarem grande índice de óbitos por acidentes, porém, iremos levar estas iniciativas aos 21 municípios da nossa regional, que apresenta grande número de acidentes envolvendo veículos motorizados" - finalizou Catarina Tenório.

     

    Para saber mais:
    V GERES - Gerência Regional de Saúde
    Dra. Catarina Fábia Tenório
    Endereço: Rua Joaquim Távora, 240 – Garanhuns/PE
    Telefone: (87) 3761.8341 / 3761.8342
    E-mail: gerencia.saude.pevgeres@hotmail.com

    Cidades: Bom Conselho, Garanhuns, Lajedo
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ação na Ceasa marca campanha estadual de combate à tuberculose

    | Comunicação, Saúde
    tuberculose

    Atividades ocorrem no Dia D, 17 de novembro, das 8h às 12h

    Com o slogan Tuberculose tem cura!, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em parceria com as secretarias municipais, realiza a Campanha Estadual de Combate à Tuberculose. A ação do Dia D será no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa) nesta quinta-feira (17.11), das 8h às 12h, para alertar a população sobre a doença. Na data haverá atividades educativas para divulgar e orientar sobre os sinais e sintomas da tuberculose.  

    Anualmente, são registrados em média, 4,5 mil novos casos no Estado, com 408 mortes em 2015.  Em Pernambuco, a tuberculose faz parte do elenco das doenças trabalhadas pelo Programa de Enfrentamento da Doenças Negligenciadas - Sanar, onde 15 municípios são considerados prioritários para essa doença: Recife, Olinda, Jaboatão, Paulista, Cabo, Camaragibe, Ipojuca, Escada, Vitoria, Caruaru, Petrolina, Abreu e Lima, Igarassu, Carpina e Goiana. Pernambuco ocupa, atualmente, o quarto lugar no Brasil em taxa de incidência de tuberculose (49,6/100 mil habitantes em 2015) e o segundo lugar em mortalidade (4,4/100 mil habitantes). Habitualmente vinculada à pobreza e a condições insalubres, a tuberculose continua sendo a doença infecciosa mais letal do mundo e a que mais mata pessoas vivendo com Aids, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. 

    A iniciativa do Dia D é do Comitê Pernambucano de Combate à Tuberculose formado pelo Programa Estadual de Combate à Tuberculose, Coordenações dos Programas de Controle da Tuberculose dos municípios do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe, Secretaria Estadual de Ressocialização (seres) e Distrito Sanitário Especial Indígena de Pernambuco, além de diversas representações da sociedade civil.

    Doença - A tuberculose, doença curável e com tratamento gratuito, afeta principalmente, os pulmões existindo também na forma extrapulmonar (não contagiosa): ganglionar periférica, pleural, cutânea, oftálmica, renal, meníngea, entre outras, sendo transmitida pelo bacilo de Koch. A forma pulmonar bacilífera (contagiosa) é a mais relevante em saúde pública por ser a responsável pela manutenção da cadeia de transmissão. 

    A busca ativa do sintomático respiratório constitui-se na principal estratégia de controle da tuberculose, uma vez que permite a detecção precoce das formas pulmonares. Sintomas clássicos da tuberculose pulmonar: tosse persistente, febre vespertina, sudorese  noturna, falta de apetite  e emagrecimento. Pessoas que apresentem tosse por três semanas ou mais são suspeitas de ter a doença e deverão procurar um serviço de saúde mais próximo para a avaliação clínica  e realização de exames. Todo o tratamento, que dura em média  seis meses, é gratuito. 

    Assuntos: tuberculose, saúde, ceasa, doenças negligenciadas, Recife, Olinda, Jaboatão, Paulista, Cabo, Camaragibe, Ipojuca, Escada, Vitoria, Caruaru, Petrolina, Abreu e Lima, Igarassu, Carpina, Goiana, Comitê Pernambucano de Combate à Tuberculose,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Usuários do cartão VEM Livre Acesso devem se recadastrar

    | Comunicação, Transporte, Mobilidade, Direitos Humanos

    vem

    Agendamento começa nesta quinta-feira (10) pelo site ou telefone e atendimento, a partir do dia 28/11. Cartão permite que pessoas com deficiência embarquem gratuitamente em ônibus.

    O Grande Recife Consórcio de Transportes inicia a campanha de recadastramento dos usuários do cartão VEM Livre Acesso. O agendamento já pode ser feito através do site www.vemlivreacesso.com.br ou pelo telefone (81) 3125-7575. Importante que antes de agendar, o beneficiário já esteja com toda a documentação atualizada (cédula de identidade, inscrição do Cadastro de Pessoa Física [CPF], comprovante de residência), além de laudos, declarações e/ou exames anteriores que comprovem a deficiência. Os cartões que não forem recadastrados serão cancelados.

    O cartão VEM Livre Acesso garante o direito de pessoas com deficiência utilizarem o Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife gratuitamente. Atualmente, existem 89.624 usuários beneficiados. Ruy Rocha, presidente do Grande Recife, ressalta a importância do recadastramento, que confere mais segurança ao beneficiário e evita o uso indevido da gratuidade. “Além do cumprimento à Lei 14.906/2013, que determina que o benefício seja revisto a cada dois anos, o recadastramento vai contribuir para o mapeamento das pessoas com deficiência que são usuárias do transporte público de passageiros e reduzir a fraude no sistema, garantindo o direito dos verdadeiros beneficiários”, disse.

    O agendamento através do site está disponível 24h por dia, e por telefone, de segunda a sábado, no horário das 07h às 19h. O recadastramento, que inicia dia 28/11, acontecerá de segunda a sexta, das 07h às 18h, presencialmente no endereço Av. Mascarenhas de Morais, n. 1999, Imbiribeira. A campanha terá duração de cinco meses.

    A documentação obrigatória para apresentação é o próprio Cartão VEM Livre Acesso que está em uso, as originais da cédula de identidade, do Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência e laudos, declarações e/ou exames anteriores que comprovem a deficiência.

    DIVULGAÇÃO - A divulgação da campanha de recadastramento será feita com comunicação no interior de todos os veículos do Sistema de Transporte Público da Região Metropolitana do Recife (STTP/RMR), além de spots em rádios.

    PRIMEIRO CADASTRO - Aqueles beneficiários que estão realizando o cadastro pela primeira vez deverão fazer o agendamento, pelo site ou por telefone, e apresentar presencialmente toda a documentação (citada no início do texto) no endereço Av. Mascarenhas de Morais, n. 1999, Imbiribeira. Na sequência, ele deve acompanhar o processo no site ou por telefone, dentro de um prazo de 30 dias. Caso a solicitação seja deferida, ele deve se dirigir ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua casa para dar andamento ao pedido do benefício. 

    DICAS IMPORTANTES – O beneficiário pode realizar três tentativas de agendamento. Nas duas primeiras, caso a pessoa não possa comparecer e desmarcando previamente no prazo de até cinco dias antes da data marcada, não haverá ônus para ele. Caso ele agende e não compareça, ultrapasse essas duas tentativas ou desmarque fora do prazo determinado, o beneficiário terá que pagar uma taxa no valor de 10 tarifas do Anel B, isso corresponde a dizer R$ 38,50.

    Não é necessária a impressão do protocolo de atendimento.

    Também não é necessário o cadastramento do acompanhante, visto que ele pode ser qualquer pessoa a conduzir o beneficiário. Aqueles que contam com acompanhantes começarão a ser atendidos às 7h, para dar maior fluidez ao processo.

    SERVIÇO

    Recadastramento dos Cartões VEM Livre Acesso
    08/11 - Agendamento pelo site ou telefone
    28/11 – Recadastramento agendado – atendimento de segunda a sexta, das 07h às 18h, na Av. Mascarenhas de Morais, nº 1999, Imbiribeira.

    Cidades: Recife
    Assuntos: cartão vem, pessoas com deficiência, embarque gratuito, onibus, grande recife consórcio de transporte,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Bairro do Recife é tema de campanha midiática

    | Comunicação, Turismo

     

    Nesta quarta-feira (09), começa a ser veiculada na TV aberta  a nova campanha institucional sobre o Bairro do Recife.  A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, convidou o cantor e compositor pernambucano Lenine para ser a estrela do comercial, que explora os pontos turísticos do local.

    O vídeo traz Lenine apresentando as potencialidades e belezas do bairro. São mostradas as diferentes ações que podem ser realizadas no Recife Antigo. Espaços culturais, igrejas, restaurantes, clicofaixas, lazer aos domingos, passeios de catamarã, além do terminal marítimo (Porto do Recife), fazem parte do contexto.

    “Criamos uma campanha exclusiva para o Bairro do Recife, com o intuito de impactar o visitante local e nacional e mostrar tudo o que o Recife Antigo oferece. A ideia de colocar Lenine para apresentar o local combina com o perfil do bairro, que ressalta a cultura pernambucana, uma característica tão presente na obra do cantor”, comentou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer Felipe Carreras.

    A campanha também será veiculada na internet, nas rádios e em salas de cinema do Recife e Região Metropolitana (RMR).

     
    Cidades: Recife
    Assuntos: turismo, lazer, campanha, recife antigo,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Conta de água agora pode ser paga nos postos da Celpe Serviços

    | Comunicação, Economia, Administração

    Celpe Serviços

    Os clientes da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) contam com mais comodidade na hora de pagar a conta de água. Agora também é possível quitar as faturas nos postos da Celpe Serviços, de forma prática e rápida. A Compesa firmou  parceria com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) para ampliar o atendimento para os seus usuários, que  têm à disposição a rede com mais de 430 estabelecimentos credenciados, distribuídos em 183 municípios do estado. A Celpe Serviços está presente em quase 100% do território pernambucano.

    A novidade é uma ótima notícia para os clientes que moram, principalmente, no interior, região onde está concentrado o maior número de postos da Celpe Serviços. "Nas cidades onde não há casas lotéricas e poucas agências bancárias, ou até mesmo onde não há bancos, a rede credenciada é uma alternativa para o nosso cliente pagar a conta", informa Fabíola Coelho, Assessora de Marketing da Compesa. Os postos estão instalados dentro de estabelecimentos comerciais como farmácias, armarinhos, mercearias, mercados, papelarias, panificadoras e lojas de materiais de construção.

    De acordo com a assessora, a rede credenciada da Celpe Serviços tem como objetivo promover o atendimento comercial e serviços de arrecadação de faturas de ampla rede de concessionárias. A expectativa da Compesa é que mais de 200 mil clientes passem a pagar as suas contas de água por meio dos postos da Celpe Serviços. A fatura ainda pode ser paga nas casas lotéricas e nos bancos do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Econômica e HSBC.


     
     
    Assuntos: Compesa, conta de agua, celpe serviços,
    Compartilhe: Link para o post: