meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Secretário das Cidades vistoria obras no Bultrins

    | Balanço, Mobilidade, Administração

    cidadesO secretário das Cidades, Danilo Cabral, visitou as obras de construção dos Viadutos dos Bultrins, em Olinda. Durante a ocasião o gestor aproveitou para conferir de perto como estão às obras de finalização do viaduto Leste que será entregue à população da RMR antes do carnaval. Essa será a primeira obra do Programa Estadual de Mobilidade Urbana (Promob) entregue pelo Governo do Estado.

    Com a entrega deste equipamento o tráfego misto e o transporte coletivo ganham mais agilidade na área, conhecida por ser um ponto de retenção e de intenso congestionamento.


    Saiba mais

    Cidades: Olinda
    Assuntos: secretaria, cidades, governo, pernambuco, danilo cabral, vistoria, obras, bultrins, viaduto, visita, rmr, mobilidade, promob, urbana
    Compartilhe: Link para o post:
  • Seminário Internacional de Mobilidade reúne especialistas da área

    | Balanço, Mobilidade

    O presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, participou nesta quinta-feira (31) do MOBit, seminário internacional direcionado às questões que envolvem a mobilidade social. O evento aconteceu no auditório do Banco do Brasil, no Recife Antigo, contou com a participação do secretário das Cidades, Danilo Cabral; do diretor da empresa Porto Digital, Francisco Saboia; do diretor Executivo da Canadian Urban Institute, John G. Jung, entre especialistas da área.

    Para Nelson Menezes, “o tema Mobilidade é de extrema importância atualmente, e isso se deve ao desenvolvimento que Pernambuco vem alcançando nos últimos tempos. As pessoas não aceitam mais e não podem mais passar horas no trânsito. Isso gera um custo muito alto para o Estado e um atraso na vida da população”, disse.

     

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: grande recife, consorcio, transporte, pernambuco, seminario, mobilidade, internacional
    Compartilhe: Link para o post:
  • Grande Recife: desfile Virgens do Bairro Novo trará alterações provisórias de itinerário

    | Balanço

    O Grande Recife Consórcio de Transporte alterou, provisoriamente, o itinerário de 25 linhas de ônibus devido a realização do desfile das Virgens do Bairro Novo. A mudança, que acontece neste domingo (3), ocorre em decorrência a interdição, realizada pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), nas Ruas do Sol, Rua do Farol e trecho da Av. Getúlio Vargas/Olinda. A ação acontece das 7h às 23h.

     

    Saiba mais

    Cidades: Olinda
    Assuntos: grande recife, consorcio, transporte, pernambuco, informa, alteracao, linhas, evento, virgens, olinda, desfile, carnaval, bairro novo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Parceria garante linha especial aos foliões que forem brincar o Carnaval em Olinda

    | Balanço, Mobilidade

    Uma parceria entre o Grande Recife Consórcio de Transporte e a Prefeitura da Olinda vai proporcionar conforto e segurança aos foliões que desejarem brincar o Carnaval desse ano. É que os dois órgãos criaram uma linha especial de Carnaval, a 862 – Olinda Estacionamento Legal - que interliga o Memorial Arcoverde ao Largo do Varadouro e à Praça Barão do Rio Branco (conhecida como Praça do Jacaré), localizada na Av. Sigismundo Gonçalves. A intervenção aconteceu ontem (27), no próximo (3.02) e no período de Carnaval, que vai de 09 a 12 de fevereiro.

    A ação funciona da seguinte forma: o folião que for para Olinda de carro deixa o veículo no estacionamento do Memorial Arcoverde e pagará a tarifa de R$ 12,00. Esse valor dá direito ao transporte de até cinco pessoas, em cada carro. No local, os foliões receberão uma pulseira de identificação, que será o passaporte para o acesso ao coletivo, tanto na ida quanto na volta da viagem. A cada dia será entregue uma pulseira diferente. É importante ressaltar que o estacionamento dispõe de, aproximadamente, 400 vagas.

     

    Saiba mais

    Cidades: Olinda
    Assuntos: grande recife, consorcio, transporte, pernambuco, informa, nova, linha, evento, olinda, carnaval, parceria, prefeitura
    Compartilhe: Link para o post:
  • Volks volta a importar pelo Porto do Recife

    | Balanço, Administração, Fisco

    Enquanto não é finalizada a licitação do segundo pátio de veículos do Complexo Industrial Portuário de Suape, a Volkswagen deve recorrer novamente ao Porto do Recife para aportar carros vindos do México, em torno de 500 veículos. A montadora reiterou que pode utilizar eventualmente o ancoradouro recifense enquanto as obras em Suape não fossem concluídas. Informações dão conta de que a nova leva deve chegar em até 45 dias.

    Segundo a administração de Suape, o trâmite da licitação deve ser concluído ainda este mês, quando a empresa vencedora da concorrência será definida. Até março, começa a terraplanagem do terreno, na retroárea do cais 4 do porto. O diretor de Negócios do Porto do Recife, Carlos Vilar, disse que hoje o terminal tem condições de receber a carga. Ele afirmou ainda que até o fim deste semestre outros três pátios, 2, 3/4 e 6, estarão alfandegados e, portanto, aptos a receber importações. A última operação da Volks no Porto do Recife, em dezembro (de 202 Jettas e três novos Fus­cas), somou R$ 50 mil.

     

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: recife, porto, governo, pernambuco, rota, navios, carga, carros, volks, importacao, veiculos, volkswagen, carlos vilar, diretor
    Compartilhe: Link para o post:
  • Desfile Virgens de Verdade receberá reforço nas linhas de ônibus que circulam na área

    | Balanço, Administração

    Os foliões que desejarem participar, neste domingo (27), do bloco carnavalesco Virgens de Verdade 2013 contarão com um reforço na hora de participar da festa. É que o Grande Recife Consórcio de Transporte realizará mudanças de itinerário nas linhas de ônibus que circulam naquela localidade. Além disso, haverá também reforço na frota. Onde antes operavam 197 veículos, estarão operando 274, totalizando 77 ônibus a mais que o normal. No lugar das 1863 viagens, serão realizadas 2400, totalizando 538 viagens adicionais.

    As interdições, que acontecem na Rua do Sol, Rua do Farol e trecho da Av. Getúlio Vargas/Olinda, passam a valer das 07h às 23h do domingo. Dessa forma, haverá alteração no itinerário das seguintes linhas:

    Linhas:
    881 – CAENGA / RIO DOCE (GETÚLIO VARGAS)
    882 - CAENGA / RIO DOCE (CARLOS DE LIMA CAVALCANTE)
    884 – JARDIM BRASIL / RIO DOCE
    885 – SÍTIO NOVO / RIO DOCE
    886 – OURO PRETO / RIO DOCE

    Cidades: Olinda
    Assuntos: grande recife, consorcio, transporte, pernambuco, informa, reforco, linhas, evento, virgens, olinda, desfile, carnaval
    Compartilhe: Link para o post:
  • Detran promove blitz educativas para motociclistas

    | Segurança, Balanço, Administração

    denteTendo em vista minimizar o risco de acidentes, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran - PE), irá promover 10 blitz educativas com o objetivo de sensibilizar condutores de motocicletas na cidade do Recife. As ações acontecem a partir desta quarta-feira (23) e se estendem até o dia 31.
     
    No total, cada uma das 10 blitz envolve duas viaturas e 10 profissionais a cada ponto de abordagem entre educadores, artistas da Turma do Fom-fom e agentes de trânsito. Nos locais, escolhidos com base no fluxo de veículos de duas rodas, as equipes irão distribuir material voltado para motociclistas e para motofretistas.
     
    De acordo com as novas determinações, os motofretistas (motoboys) são obrigados a utilizar equipamentos individuais de proteção, ter no mínimo 21 anos de idade, registrar o veículo na categoria de aluguel (placa vermelha) e frequentar curso especializado com duração de 30 horas/aula. As exigências, previstas por resoluções do Conselho Nacional de Trânsito, entram em vigor no próximo dia 2 de fevereiro.

     

    Confira os horários e locais

    Data

    Horário

    Local

    23

    9h às 11h

    Avenida Norte com Cruz Cabugá

    14h às 16h

    Largo de Casa Amarela

    24

    9h às 11h

    Rua da Aurora com Avenida Mário Melo

    14h às 16h

    Marco Zero

    29

    9h às 11h

    Avenida Caxangá (em frente ao Caxangá Golf)

    14h às 16h

    Avenida Boa Viagem (em frente ao Dona Lindu)

    30

    9h às 11h

    Av. Agamenon Magalhães (viaduto Av. Norte - sentido Recife)

    14h às 16h

    Av. Agamenon Magalhães (viaduto Av. Norte - Sentido Olinda)

    31

    9h às 11h

    Estrada do Arraial (Sítio da Trindade)

    14h às 16h

    Avenida Rui Barbosa (em frente ao Parque da Jaqueira)

    Assuntos: cidades, secretaria, transito, governo, pernambuco, detran, prevencao, acidentes, piloto, velocidade, rmr, moto, motofretista, motoboys, cfc, blitz educativa
    Compartilhe: Link para o post:
  • Primeiro dos 15 novos trens do metrô começa a funcionar em janeiro

    | Balanço, Mobilidade, Copa 2014, Confederações 2013

    secopaPara os cerca de 280 mil passageiros que circulam utilizando as linhas de metrô na Região Metropolitana do Recife, o ano de 2013 não poderia começar de uma maneira melhor. Até o final de janeiro, a Companhia Brasileira de Trens (CBTU) dará início à operação do primeiro dos 15 novos trens e quatro dos sete Veículos Leve sobre Trilhos (VLTs). Os novos trens estão sendo adquiridos de forma gradativa, e a previsão é de que, a partir de março, cheguem dois a cada mês. A nova frota vem reforçar os 25 trens que já circulam entre as Linhas Centro e Sul do metrô.
     
    O novo trem chegou ao Recife há cerca de dois meses e está sendo testado desde então, explica o assessor da superintendência da CBTU, Leonardo Brandão. “Os testes são realizados à noite, no período em que o metrô não está operando, quandosão colocados carregamento nos trens e eles vão circulando. Depois dessa etapa, todos os requisitos levantados são levados em consideração para queseja feita uma análise dos resultados. Essa bateria de testes é necessária para que os trens tenham o melhor desempenho possível.”

     

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: secopa, secretaria, pernambuco, fifa, copa, confederacores, arena, 2013, 214, mundial, metro, novo trem, funcionamento, janeiro
    Compartilhe: Link para o post:
  • Atendimento do Vem Estudantil passa a ser na Av. Agamenon Magalhães

    | Educação, Juventude, Balanço, Administração

    O Grande Recife Consórcio de Transportes informa que, a partir da próxima segunda-feira (21), as solicitações de aumento de crédito do VEM Estudantil e de ressarcimentos deverão ser realizadas na Gerência Comercial do Grande Recife, no setor de Carteira de Estudante, e não mais na sede do Cais de Santa Rita.

    A Gerência Comercial fica na Av. Agamenon Magalhães, nº 143 - Boa Vista, no lado oposto ao Hospital da Restauração. O horário de atendimento vai das 08h às 16h e o telefone para contato é o 3182.5800 ou 3182.5801.

    Para mais informações, o usuário deve entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo 0800 081 0158.

    Cidades: Recife
    Assuntos: grande recife, consorcio, transporte, informacoes, atendimento, vem estudantil, vem, solicitacoes, ressarcimentos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Eduardo entrega 15° terminal integrado de ônibus da RMR e anuncia construção de nova unidade em Jaboatão

    | Balanço, Mobilidade, Administração

    dudu1Tarifas mais baratas, novos itinerários, linhas de ônibus e metrô integradas e, sobretudo, um ganho na qualidade e na agilidade do serviço de Transporte Público de Passageiros (TPP) para a população da Região Metropolitana do Recife (RMR). Todas essas mudanças já poderão ser conferidas a partir deste sábado (19), quando entra em operação o Terminal Integrado Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, servindo a mais de 50 mil usuários.
     
    A inauguração do 15° equipamento do Sistema Estrutural Integrado (SEI) aconteceu na manhã desta sexta-feira (18), pelas mãos do governador Eduardo Campos. Outra boa notícia trazida pelo governador foi o início das obras do TI de Prazeres e entrega até o final deste ano. Coube ainda a Eduardo dar, em primeira mão, a informação de que estes e outros terminais terão “a partir de 1° de fevereiro a presença de dois policiais militares nos horários de pico responsáveis pela disciplina das filas”.
     
    dudu2Pelo novo TI de Cajueiro Seco, os passageiros terão acesso a 13 linhas de ônibus, conectadas com a linha sul do metrô. Onze destas linhas vão operar com tarifa do Anel A (R$ 2,25). As comunidades beneficiadas diretamente são: Cajueiro Seco, Conjunto Marcos Freire, Prazeres, Muribeca dos Guararapes, Cohab, Pontezinha, Ponte dos Carvalhos, Gaibu, Centro do Cabo, Nossa Senhora do Ó, Camela, Centro de Ipojuca e Suape, além de Curcurana e Comporta, que até então não tinham acesso ao SEI e à integração com o metrô.
     
    Líder comunitário de Comporta, José Cipriano dos Santos estava bastante satisfeito com as mudanças. Ele explicou que antes do TI, os moradores dispunham apenas de quatro ou cinco carros de linha alternativa que os levavam a Prazeres. De lá, precisavam tomar um novo ônibus para as demais localidades. “Além da longa espera, nos causava um prejuízo financeiro dobrado. Era uma dificuldade quando íamos procurar emprego, já que as empresas não querem pagar duas passagens”, exemplificou.
     
    dudu3Para Eduardo Campos, a grande vantagem desse equipamento é a redução de tarifas com a ligação direta para diversos destinos da RMR. “Os usuários que gastavam R$ 3,45 para ir ao centro da cidade e a mesma quantia para voltar, agora, virão até este terminal pagando R$ 2,25, integrando-se como metrô. E na volta, pagam ainda menos, R$ 1,60. Ou seja, é uma economia em torno de R$ 70 por mês, o que já ajuda a pagar uma prestação de um eletrodoméstico na casa de muitas famílias”, comemorou. O terminal de Cajueiro Seco irá interligar-se a outros dois: o do Cabo e o do Barro.
     
    A princípio, sua operação contará com oito linhas alimentadoras, que transportarão os usuários do subúrbio para o terminal; duas linhas circulares (uma atendendo aos usuários do próprio bairro de Cajueiro Seco e outra com destino ao Shopping Center Recife); uma linha troncal e uma outra linha fazendo ligações com outros terminais integrados (TI Cabo e TI Barro).  Para maiores detalhes sobre a operação das linhas, os usuários podem entrar com a Central de Atendimento ao Cliente (0800. 0810158) ou acessar o site www.granderecife.pe.gov.br.
     
    dudu4A estrutura física do TI de Cajueiro Seco conta com uma área de 7.819,27m², com uma lanchonete e três boxes, além de dois vestiários com banheiros para funcionários e banheiros acessíveis ao público. Ao chegar ao local, Eduardo visitou toda a estrutura moderna do TI, cujo investimento foi de cerca de R$ 9 milhões. Já depois da inauguração, entrou num ônibus que estava estacionado na plataforma de embarque, ligou o motor e buzinou para o público que lhe assistia.
     
    Ao todo, serão 25 terminais na RMR, entre eles o TI de Prazeres, também localizado em Jaboatão dos Guararapes, e cuja ordem de serviço foi assinada nesta sexta-feira pelo governador. “Até 2014, temos um compromisso de entregar mais 11 Terminais de Integração. No decorrer deste ano, já para a Copa das Confederações, teremos a entrega do Tancredo Neves, Barro, TIP, Joana Bezerra e Santa Luzia”, revelou o secretário das Cidades, Danilo Cabral.
     
    Orçado em R$ 3,8 milhões, o TI de Prazeres terá seis linhas de ônibus e transportará diariamente de 17 mil passageiros. Será erguido em um terreno de 4.080,11 m², tendo 1.683,03 m² de área construída e 1.412,81 m² para a plataforma. A empresa Trópicos Engenharia e Comercio LTDA está responsável pela construção do TI de Prazeres.https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_3883_tn_201301181506169e42.jpg

    Cidades: Jaboatão dos Guararapes
    Assuntos: governador, eduardo campos, pernambuco, estado, entrega, terminal integrado, onibus, rmr, anuncia, construcao, nova unidade, jaboatao
    Compartilhe: Link para o post: