meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Corpo técnico do IPA realiza reunião de monitoramento

    | Agricultura, Balanço

    Dirigentes e integrantes do corpo técnico e de planejamento do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) estiveram reunidos, hoje (13/02), para avaliar as atividades implantadas neste bimestre nas áreas de infreaestrutura hídrica, extensão rural e pesquisa. As reuniões periódicas, segundo o presidente do instituto, Júlio Zoé de Brito, servem para fornecer uma radiografia das ações no campo, possibilitando a identificação dos pontos de fluidez dos trabalhos, principalmente em relação aos agricultores familiares do Litoral ao Sertão.

    Assuntos: ipa, reunião, monitoramento, corpo, tecnico infraestrutura, extensão, rural, pesquisa
    Compartilhe: Link para o post:
  • Programa Leite de Todos renova cadastro de laticínios e fornecedores

    | Social, Agricultura

    A coordenação do Programa Leite de Todos reuniu esta semana, na Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), representantes de laticínios pernambucanos, para discutir mudanças no cadastro dos participantes do programa. As modificações começarão a ser implantadas dentro de 15 dias, segundo o superintende técnico da secretaria, coordenador da ação, Manoel Filgueiras. A proposta objetiva assegurar um melhor controle no que diz respeito aos produtores/fornecedores.

    Para processar o leite do Programa, os participantes do Leite de Todos, deverão recadastrar CPF (ativo) sem irregularidades e apresentar Declaração de Aptidão (DAP) do Pronaf. Atualmente 20 laticínios e 5 mil produtores estão cadastrados, sendo 2,3 mil fornecedores ativos do Programa, informou Filgueiras. Diariamente são distribuídos 96.500 litros de leite de vaca e 10.000 litros de leite de cabra, beneficiando 106.500 famílias com investimentos dos Governos Federal e do Estado da ordem de R$ 43.973.980 milhões para o período do convênio que vai até dezembro deste ano.

    O Leite de Todos é realizado em Pernambuco em convênio com o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). Executado pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), o Programa está presente em 159 dos 184 municípios de Pernambuco. “A meta é adquirir e distribuir 29.529 milhões litros de leite de vaca e 3.060 milhões de leite de cabra, no período de 1º de março a 31 de dezembro”, disse a gerente de Agronegócio da SARA, Edivânia Vidal.

    Assuntos: leite, todos, programa, sara, mudanças, cadastro, renovação
    Compartilhe: Link para o post:
  • Agricultores comemoram construção de novo Centro de Treinamento

    | Agricultura, Administração

    O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, assinou, hoje (09), na Estação Experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Serra Talhada, uma ordem de serviço que autoriza a construção de um novo Centro de Treinamento para Agricultores Familiares na região. A unidade contará com salas de aula, auditório, cantina com refeitório, área de convivência e sanitários. Os investimentos serão de R$ 900 mil, provenientes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

    Durante o evento, que contou, ainda, com as participações do presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito, do diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Antônio Santana, Ranilson Ramos destacou que com o novo Centro será possível transferir tecnologias, por meio de capacitações, para os trabalhadores da agricultura familiar. Muitas delas realizadas em parcerias firmadas com universidades e institutos de pesquisas regionais e nacionais.

    Segundo o secretário, a ideia é que o centro se torne um grande complexo de capacitações, atendendo uma reivindicação antiga dos municípios das mais diversas regiões do Estado. “Serra Talhada tem uma grande tradição na agricultura familiar, sendo escolhida para abrigar a nova unidade de disseminação tecnológica”, afirmou.

    O deputado Augusto César (PTB) disse que os trabalhadores da agricultura familiar parabenizam o IPA pela iniciativa e que a construção do centro é um resgate do desejo e do sonho do povo de Serra Talhada. Já o também deputado Sebastião Oliveira (PR) agradeceu ao secretário pela preocupação em promover o conhecimento científico e tecnológico por meio de capacitações que contemplem as cadeias produtivas do Estado.

    O presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito, lembrou que o Centro de Treinamento para Agricultores Familiares terá área construída de 598 metros quadrados e prazo de execução das obras de seis meses, a partir do seu início. “A unidade terá capacidade instalada para atender 60 agricultores por evento, fortalecendo a agricultura familiar de forma mais uniforme”, afirmou o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Antonio Santana.

    Cidades: Serra Talhada
    Assuntos: sara, agricultura, ipa, centro, treinamento, agricultores, serra talhada, ranilson ramos,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Extensionistas são premiados com trabalhos de excelência pelo IPA

    | Agricultura

    Os quatro trabalhos que se destacaram na entrega do “Prêmio de Excelência em Ater Extensionista Ruy Carlos Ramos, concedido, hoje à tarde (02/02), durante o encerramento do V Seminário de Extensão Rural em Pernambuco, foram os desenvolvidos pelas Regionais do IPA de Surubim, Arcoverde, Petrolina e Lajedo.

    Os trabalhos premiados foram: “Fortalecendo o Artesanato da Bananeira em Machados: A Fibra da Extensão Rural” – Surubim; “Ação Pioneira de Assistância Técnica e Extensão Junto ao Programa de Aquisição de Alimentos Pesqueiro” – Palmares; “Agroindústria de Beneficiamento de Frutas: Gerando Renda e Preservando a natureza” – Petrolina e “Agroecologia e Sustentabilidade na produção de Mel” – Lajedo.

    No total, concorreram doze trabalhos desenvolvidos do Litoral ao Sertão, contemplando as doze Regionais do IPA distribuídas em todo o Estado. Também concorreram trabalhos nas áreas de silagem, preservação do meio ambiente, criação de tilápias em tanques-rede e beneficiamento de pescado.

    O extensionista e diretor da Regional de Surubim,Francisco Lopes, destaque na categoria “Cadeia Produtiva” afirmou que o prêmio é um reconhecimento ao esforço dos técnicos do Escritório Municipal de Machados de estimular o conhecimento empírico dos produtores de bananas e artesãos da região em desenvolverem mais efetivamente novos empregos e geração de renda.

    “Este trabalho já tem dez anos, no entanto, só com a ação mais efetiva do IPA, há três anos, ganhou força e reconhecimento em quase todo o Estado, participando de feiras e mostras artesanais, incluindo aquelas realizadas na Região Metropolitana do Recife”, assegurou.

    Cidades: Arcoverde, Lajedo, Palmares, Petrolina, Surubim
    Assuntos: extensionistas, ipa, premios, pernambuco, extensao, rural
    Compartilhe: Link para o post:
  • Extensionistas do IPA concorrem a prêmios por trabalhos relevantes

    | Agricultura

    Hoje, (02/01) é o dia mais esperado pelos extensionistas do IPA durante o V Seminário de Extensão Rural em Pernambuco, que acontece em Gravatá. Concorrerão doze trabalhos de referência desenvolvidos pelas regionais do instituto, em Petrolina, Arcoverde, Carpina, Afogados, Caruaru, Garanhuns, Jajedo, Araripina, Salgueiro, Serra Talhada, Surubim e Palmares. Serão nas quatro categorias agraciadas – “Cadeia Produtiva, “Inclusão Social”, “Geração de Renda” e “Transição Agroecológica e Meio Ambiente”. Os vencedores receberão o Prêmio de Excelência em Ater Extensionista Ruy Carlos Ramos.

    Cidades: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Carpina, Caruaru, Garanhuns, Lajedo, Palmares, Petrolina, Salgueiro, Serra Talhada, Surubim
    Assuntos: IPA, gravatá, extensionistas, premio
    Compartilhe: Link para o post:
  • Seminário reunirá mais de 450 extensionistas em Gravatá

    | Agricultura

    Mais de 450 extensionistas estarão reunidos, nesta quarta e quinta feira (01 e 02), no auditório do Centro de Convenções do Hotel Fazenda Portal de Gravatá, na Rodovia BR-232, durante a realização do V Seminário de Extensão Rural em Pernambuco, para discutir as diretrizes da atividade no Estado. Este ano, o tema central será “Superando Desafios Na Extensão Rural”, numa busca de soluções para melhor atender os agricultores e pecuaristas pernambucanos que dependem da assistência técnica em suas áreas produtivas.

    O seminário está sendo promovido em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Governo de Pernambuco, Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) e o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). A solenidade de abertura, que ocorrerá às 13h do dia 01, será marcada pela presença do secretário estadual de agricultura, Ranilson Ramos, e do presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito, além do Diretor do Dater (MDA) Argileu Martins da Silva e dos diretores de Extensão Rural, Genil Gomes, Pesquisa e Desenvolvimento, Antônio Santana, Infraestrutura hídrica, José de Assis Ferreira, e do Superintendente Financeiro, Elcio Barros Alves e Silva.

    O presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito, destacou que a socialização dos trabalhos exitosos, a serem apresentados durante o seminário, os debates com todo o corpo técnico do IPA, a sustentabilidade da agricultura familiar em busca da igualdade social no meio rural, bem como a homenagem aos extensionistas rurais, é o objetivo do encontro. “O evento é uma oportunidade democrática e única de ampliar os debates a respeito do novo modelo de assistência técnica e extensão rural adotado em Pernambuco”, assegurou.

    O secretário Ranilson Ramos afirmou que o extensionista rural tem um papel estratégico no crescimento rural, especialmente dentro da agricultura familiar, atuando como estrategista na promoção do desenvolvimento da agropecuária entre os pequenos produtores do Litoral ao Sertão. ”Lembramos que a assistência técnica e a extensão rural (Ater) voltou a ser fortalecida pelo governador Eduardo Campos, que valorizou o profissional e o serviço de extensão rural”, salientou.

    Extensão Rural - Para o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o principal objetivo dos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) é melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, por meio do aperfeiçoamento dos sistemas de produção, de mecanismo de acesso a recursos, serviços e renda, de forma sustentável.

    O seminário de extensão rural além do caráter comemorativo se propõe a trazer discussões acerca das políticas públicas para a agricultura familiar, a integração pesquisa e extensão, a transição agroecológica, o desenvolvimento rural sustentável, a segurança alimentar e nutricional, experiências exitosas em ATER e, sobretudo a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – PNATER.

    Nos últimos quatro eventos foram contabilizados cerca de 1,5 mil participantes entre extensionistas, palestrantes e convidados. A estimativa para este ano é de mais 600 participantes.

    Inserido no calendário de eventos do setor agropecuário nordestino, o encontro é considerado um dos mais importantes na discussão de propostas para o desenvolvimento da agricultura de base familiar.

    PROGRAMAÇÃO

    Quarta-feira (01/02)

    Manhã – 10h – Credenciamento

    Tarde – 13h – Solenidade de Abertura
    *Ranilson Brandão Ramos – Secretário de Agricultura e Reforma Agrária
    *Argileu Martins da Silva – Diretor do DATER – MDA
    *Júlio Zoé de Brito – Presidente do IPA
    *Genil Gomes da Silva – Diretor de Extensão Rural – IPA
    *Antônio Santana dos Santos Filho – Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento – IPA
    *José de Assis Ferreira – Diretor de Recursos Hídricos – IPA
    *Élcio Alves Barros e Silva – Superintendente de Adm. e Finanças – IPA
    *Elias Lopes Cintra – Extensionista Local – IPA

    15h – Oração do Extensionista
    Deorlanda Mª da Silva Carvalho – Extensionista IPA
    Felício Martinho Nóbrega - Extensionista IPA

    15h15 – Palestra Magna: Felicidade, onde ela está?
    Palestrante: Mário Varela Amorim - Membro da Academia Brasileira de Extensão Rural, Diretor

    Técnico - EMATER/RN, 2003-2010 e autor do Livro Felicidade no Trabalho

    17h – Apresentação Cultural

    18h – Coquetel
    Apresentação de Talentos do IPA

    Noite - 20h - Torneios Esportivos

    Quinta-feira (02/02)

    8h - Ginástica Laboral8h15 – Palestra: Desafios da Extensão Rural
    Palestrante: Argileu Martins da Silva Diretor do DATER – MDA

    9h15 - Plenária - Apresentação da metodologia dos trabalhos das salas temáticas

    9h30 - Salas Temáticas - Apresentação dos Trabalhos Exitosos

    11h – Plenária – Salas Temáticas

    11h30 – Apresentação Cultural

    12h - Almoço

    Tarde - 14h – Vídeo: Experiências Exitosas em ATER

    15h – Intervalo - Lanche

    15h30 – Entrega do “PRÊMIO DE EXCELÊNCIA EM ATER
    EXTENSIONISTA RUY CARLOS RAMOS”

    17h – Encerramento

    20h – Confraternização

    Cidades: Gravatá
    Assuntos: exensionistas, fevereiro, encontro, portal, gravatá, seminário, MDA, SARA, IPA, ranilson ramos, julio zoé
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco lança programas no Sertão

    | Social, Agricultura

    O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, e o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Júlio Zoé de Brito, lançam oficialmente nesta quinta-feira (26/01), em Araripina, Sertão do Araripe, o Programa Terra Pronta Especial 2012 da Mandioca. Serão investidos R$ 1,6 milhão no projeto que prevê, ainda, o plantio de 5 mil hectares, beneficiando 1,7 mil famílias. A produtividade média esperada é de 15 toneladas/ha.

    No Agreste, onde foi lançado no ano passado, o programa gerou um crescimento de 16,8% na área cultivada, que passou de 66,3 ha, em 2010, para 77,5 ha, em 2011. “A cadeia produtiva da mandioca é uma das mais importantes e tradicionais de Pernambuco e, por isso, vem recebendo uma atenção especial do governador Eduardo Campos”, destacou Ranilson.

    Terra Pronta e Distribuição de Sementes - Na ocasião também estará sendo lançada a edição 2011/2012 do Programa Terra Pronta e de Distribuição de Sementes para o Sertão do Araripe. No biênio serão arados 100 mil hectares e distribuídas 4 mil toneladas de sementes em todo o Estado. O investimento total está orçado em R$ 22,8 milhões. O número de famílias beneficiadas atinge 100 mil, na aração de solo, e 120 mil, na distribuição de sementes de milho e feijão.

    O presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito disse que, além de garantir a segurança alimentar dos pequenos agricultores do Sertão a Zona da Mata, o programa é uma fonte geradora de emprego e renda, possibilitando a comercialização do excedente. Serão beneficiados diretamente os municípios ligados às gerências regionais de Araripina, Afogados, Arcoverde, Serra Talhada, Salgueiro, Garanhuns, Lajedo, Carpina, Caruaru, Palmares, Surubim e Petrolina.

    O lançamento dos programas acontecerá no auditório do Centro Tecnológico Vocacional do Gesso, em Araripina, a partir das 16h.

    Cidades: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Carpina, Caruaru, Garanhuns, Lajedo, Palmares, Petrolina, Salgueiro, Serra Talhada, Surubim
    Assuntos: IPA, SARA, ranilson, araripina, programa, terra, pronta, mandioca, sertão, distribuição, sementes, agricultura e reforma agraria
    Compartilhe: Link para o post:
  • Gerente do Ipa fala sobre Seminário de Extensão Rural nas rádios Pernambucanas

    | Agricultura

    A gerente do Departamento de Educação Profissional do IPA Silvana Lemos, concedeu ontem (24/01), entrevista no estúdio da Secretaria Especial de Imprensa, sobre o V Seminário de Extensão Rural em Pernambuco. Na ocasião ela apresentou a programação do evento que terá como tema central: Superando Desafios na Extensão Rural. O seminário acontecerá nos próximos dias 01 e 02 de fevereiro, no centro de convenções do Hotel Fazenda Portal de Gravatá.

    Cidades: Gravatá
    Assuntos: silvana, lemos, seminario, secretaria, imprensa, extensão, rural, ipa
    Compartilhe: Link para o post:
  • Orocó tem Dia de Campo sobre Caprinovinocultura

    | Agricultura, Cultura

    A Comunidade do Paredão, na Fazenda Rocinhas, município de Orocó, foi contemplada com um Dia de Campo sobre A Cultura da Palma e manejo Sanitário de Caprinos e Ovinos. Estiverem presentes cerca trezentos agricultores, que receberam recomendações a respeito das técnicas pelos extensionistas do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara).

    O agricultor José Nerival, mais conhecido como Zé Padre, expressou sua satisfação de ter participado. "Estive aqui hoje e aprendi como cuidar melhor dos meus cabritos", declarou. Já a agricultora Maria Delza, da comunidade de Santa Rosa, também em Orocó, afirmou que não sabia que a palma estava sujeita à cochonilha do carmim, podendo morrer.

    Também marcaram presença diversas autoridades de Orocó e região como o prefeito Reginaldo Cavalcante e o deputado Raimundo Pimentel, além de secretários de agricultura e lideranças locais. O encontro foi patrocinado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria de Agricultura do Estado de Pernambuco em cumprimento a convênios de Chamadas Públicas, que atendem o homem do campo com assistência técnica e extensão rural.

    Cidades: Orocó
    Assuntos: paredão, orocó, IPA, SARA, caprinos, ovinos, manejo, palma, dia, campo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Índios XUkuru recebem espaço para comercializar produtos agroecológicos

    | Social, Agricultura

    A comunidade indígena Xukuru do Ororubá recebeu do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), por meio de convênio assinado com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), 25 barracas para a comercialização de produtos de base agroecológicas. O espaço de comercialização Xukuru é coordenado pela organização social da comunidade via associação e conta com acompanhamento técnico do Escritório Municipal do IPA em Pesqueira. A feira Xukuru funciona no pátio da antiga fábrica Peixe, todas as quartas e sábados e conta com 25 famílias que produzem e comercializam seus produtos segundo práticas tradicionais de cultivos aliadas a métodos alternativos de base ecológica. De acordo com o presidente da associação Xukuru Jucenildo Freire, a utilização das barracas vem a fortalecer ainda mais o espaço de comercialização Xukuru que, além da comercialização dos produtos da Serra do Ororubá, promove a divulgação da cultura Xukuru e fortalece a rede de solidariedade entre indígenas e sociedade envolvente.

    Cidades: Pesqueira
    Assuntos: comunidade, xukuru, ororubá, IPA, MDA, comercialização, fabrica peixe
    Compartilhe: Link para o post: