meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Ceasa promove XVIII Reciflor de Finados

    | Agricultura

    finados

    Tudo pronto para a realização da XVIII edição da Feira de Flores - Especial de Finados, que acontecerá na próxima terça-feira (31), a partir das 21h30, no Espaço Reciflor. A estimativa dos organizadores é que sejam ofertadas mais de 150 toneladas de flores entre as quais estão o Monsenhor, Celsa, Carinho de Mãe, Jasmim entre outras. A feira deve movimentar mais 1,2 milhão de reais entre os mais de 2 mil varejistas que irão comprar suas flores. 

    De acordo com a coordenadora do evento, Graça Melo, apenas nesse único dia de feira o volume comercializado equivale a todo o mês de novembro. "A feira já se consolidou no calendário. Tanto que estamos aumentando o espaço para mais comerciantes venderem seus produtos. Passamos de 52 módulos de 5,75 m² para 58 de 6,00 m²".

    A iluminação, mais uma vez, foi reforçada e cobrirá parte da BR 101 Sul (que margeia o Ceasa) com a religação de quatro torres com quatro pétalas, cada, de 1.000 watts. A segurança contará com o apoio de policiais civis, militares, viaturas da polícia e Corpo de Bombeiros, além de agentes operacionais do próprio Ceasa.

    SERVIÇO: 

    Feira de Flores - Especial de Finados

    Terça-feira (31)

    21h30

    Espaço Reciflor - Ceasa
    Assuntos: SARA, Ceasa, feira de flores, finados
    Compartilhe: Link para o post:
  • Reunião com representantes da agricultura familiar em São Bento do Una

    | Agricultura

    O secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Wellington Batista, se reuniu com representantes da Federação dos Agricultores Familiares de Pernambuco e de sindicatos municipais de agricultura familiar. O gestor ouviu demandas importantes e se comprometeu em garantir as ações importantes que estejam ao alcance da secretaria e órgãos vinculados.

    "É importante a gente estar perto desses agricultores, que tiram seu sustento da agricultura familiar, para conhecer a realidade deles de perto. É papel do gestor público, e isso o governador Paulo Câmara nos orienta, de saírmos dos gabinetes para estarmos próximos daqueles que mais precisam. Foi um encontro importante e vamos ajuda-los da forma que a secretaria puder", garantiu o secretário Wellington Batista.

    A reunião contou com aproximadamente 25 representantes de municípios de todo o estado, como Aliança, Ipojuca, Vitória de Santo Antão, Bom Jardim, Caetés, Capoeiras, Escada, Lagoa de Itaenga, Belo Jardim, Jupi, Buíque, Jurema, Quipapá, Sanharó, entre outros. "Nossa chegada na Agricultura foi para que a gente possa nos aproximar dos movimentos sociais, sindicatos, associações e ter um olhar especial na agricultura familiar", acrescentou o secretário.

    Washington Cadete falou em nome da Federação dos Agricultores Familiares de Pernambuco e dos sindicatos municipais de agricultura familiar. "Queria registrar o nosso agradecimento pela disponibilidade do secretário neste encontro. Parabenizar pelas ações e os trabalhos que estão sendo realizados mesmo com pouco tempo. E nossa intenção é formar parcerias e trabalhar para o desenvolvimento da região. Trabalhar pelo povo", disse.

    Cidades: São Bento do Una
    Assuntos: sara, paulo camara, agricultura familiar
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Agricultura anuncia obras hídricas para a zona rural de Belo Jardim

    | Agricultura
     
    Agricultores familiares de Belo Jardim comemoraram o anúncio de obras hídricas estruturadoras para a zona rural do município, feito pelo secretário Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Wellington Batista. O anúncio aconteceu durante o I Encontro das Associações de Produtores Rurais de Belo Jardim, na sede da Associação São José, na Vila Batinga, que reuniu agricultores, lideranças, prefeitos e representantes daquele município, além de Tacaimbó, Sanharó e São Bento do Una.
     
    As obras para Belo Jardim, com investimento que somam mais de R$ 500 mil, incluem a construção de uma barragem para beneficiar cerca de 2 mil famílias do Sítio Caiana, além de dois sistemas simplificados de abastecimento na Vila Batinga. Existem ainda projetos para a implantação de 200 cisternas de placas, dessalinizadores e 120 banheiros com fossas sépticas no município, processos que estão aguardando a liberação de recursos pelo Banco Mundial e que serão acompanhados de perto pelo secretário.
     
    Ainda por ocasião do encontro, os agricultores receberam mais uma boa notícia: serão contemplados com 200 raquetes de palma, entregues para cada uma das 20 famílias da associação pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Também vinculada à Secretaria de Agricultura, a Adagro realizou a cessão de um veículo para uso da associação, entregou certificados de treinamento de vacinadores e certificado de propriedade livre de brucelose e tuberculose a um produtor da cidade de Poção. 
     
    Em seu discurso, o secretário destacou a importância do fortalecimento da agricultura familiar na região, bem como o empenho do Governo de Pernambuco para elaborar políticas públicas e realizar ações que façam a diferença na vida das pessoas. “A nossa missão é superar as dificuldades e chegar onde o povo está. Esse é o compromisso e a determinação do governador Paulo Câmara, de atender as demandas com um olhar voltado aos que mais precisam”, pontuou Batista. 
     
    Segundo o Presidente da Associação dos Produtores Rurais da Vila Batinga, Donizete Santos, o encontro proporcionou o atendimento de demandas importantes para o município, por meio das ações do Governo do Estado. “São ações que vão concretizar o sonho do nosso produtor rural. Somos muito gratos ao governador Paulo Câmara e ao secretário Wellington Batista”, afirmou. 
     
    Estiveram presentes a deputada estadual Laura Gomes; a diretora presidente da Adagro, Erivânia Camelo; o assessor parlamentar e representante do deputado federal Wolney Queiroz, Abdias Félix; dentre outras autoridades, como secretários municipais de agricultura e representantes do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).
    Cidades: Belo Jardim
    Assuntos: sara, obras hidricas, ipa, paulo camara, governo de pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretário de Agricultura prestigia formatura de novos profissionais em agroecologia do Serta

    | Agricultura

    Em visita à Zona da Mata do Estado, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista, prestigiou a cerimônia de formatura de nomeação de agroecólogos do Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA, no campus Glória do Goitá. Momento marcado pela emoção dos 116 formandos, que agora estão capacitados para o desenvolvimento sustentável do campo, com foco na produção da agricultura familiar.

    “Estou muito feliz em participar deste evento. A experiência do Serta é uma semente de esperança que nos faz acreditar que algo bom está acontecendo e que as dificuldades serão superadas. Contem com nossa secretaria e com o Governador Paulo Câmara para continuarmos esse belo trabalho”, comentou o secretário Welington Batista.      

    Em parceria com o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Educação, o curso de agroecologia tem duração de dezoito meses em regime de alternância, com atividades presenciais e na comunidade. É registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE) e credenciado pelo Conselho Estadual de Educação de Pernambuco. Mais de dois mil técnicos/as de Pernambuco e de outros estados do Nordeste já foram formados pela instituição.

    Estiveram presentes educadores, familiares, gestores municipais e representantes da sociedade civil e do poder público. Entre as autoridades, o deputado estadual Isaltino Nascimento; o presidente do IPA, Gabriel Maciel, e representantes das secretarias de agricultura municipais e movimentos sociais. 

    Cidades: Glória de Goitá
    Assuntos: sara, governo de pernambuco, seduc, crea, paulo camara, agroecologia, serta
    Compartilhe: Link para o post:
  • Agricultores de Passira recebem sementes de milho e sorgo da Secretaria de Agricultura

    | Agricultura

    Em mais um ação para o fortalecimento da agricultura familiar no Estado, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista, e o presidente do IPA, Gabriel Maciel, entregaram sementes de milho e sorgo ao município de Passira, no Agreste do Estado. Conhecido como um dos maiores produtores de milho no Estado, o município terá sua produção reforçada com três toneladas de sementes do grão, e ainda 120 quilos de sorgo, que serão destinos às comunidades de Chã dos Negos e Maracajá.

    Acompanhados da prefeita Rênya Carla e do deputado estadual Henrique Queiroz, além de autoridades municipais e demais representantes do IPA, Wellington Batista e Gabriel Maciel conheceram as áreas beneficiadas e entregaram simbolicamente sacos das sementes a agricultores da região.

    Em sua primeira visita à Passira ocupando o cargo de secretário de Estado, Batista destacou a importância de sair de seu gabinete de trabalho e trazer ações concretas da pasta aos municípios, melhorando a qualidade de vida das pessoas e contribuindo para a produção local. “A orientação do governador Paulo Câmara é conhecermos a realidade do nosso Estado e marcamos a presença do Governo na área da agricultura. A secretaria tem uma atuação forte de seus programas, beneficiando sobretudo aqueles que mais têm sofrido com a estiagem”, pontuou Batista.

    Cidades: Passira
    Assuntos: sara, paulo camara, governo de pernambuco, agricultura familiar
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Agricultura e Banco do Brasil devem ampliar parcerias para o desenvolvimento rural

    | Agricultura

    O secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Wellington Batista, recebeu nesta terça-feira (17) o superintendente estadual do Banco do Brasil, Nassib Lomes da Silva e o gerente de mercado, José Wellington Rodrigues. O encontro serviu para os gestores estreitarem a relação entre a pasta e a instituição bancária, que possui importante atuação na área agrícola de Pernambuco. O resultado da reunião foi o compromisso em montar um grupo de trabalho em conjunto para iniciar a elaboração de um planejamento estratégico para a área.

    "Foi uma reunião muito importante para nós firmarmos parceria entre o Banco do Brasil e a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária. O Banco do Brasil tem uma importância enorme para o agronegócio e para a agricultura familiar, e estamos motivados garantir parcerias como esta. Pretendemos realizar um compartilhamento de dados entre os técnicos da secretaria e do banco", destacou Wellington Batista. "O primeiro passo é a criação de um grupo de trabalho das duas instituições", acrescentou.

    A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária tem se esforçado para firmar parcerias com entidade importantes da economia nacional. "O governador Paulo Câmara tem nos orientado a procurar esse tipo de parceria, que seja interessante para o estado. É otimizar a força e as ações, fazendo mais com menos", concluiu Batista. O Banco do Brasil deverá realizar ainda parcerias com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

    Assuntos: sara, banco do brasil, paulo camara, parceria
    Compartilhe: Link para o post:
  • No Dia Mundial da Alimentação, Paulo Câmara destaca qualidade e produtividade do CEASA/PE

    | Agricultura

    Governador visitou, nesta segunda-feira, as instalações do complexo alimentar, que está comemorando 55 anos de atividades

    O governador Paulo Câmara iniciou o dia de trabalho bem cedo nesta segunda-feira (16.10), com uma visita ao Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (CEASA/PE), no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife. Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual conheceu o espaço do programa Sopa Amiga e foi ao galpão do Pronaf - ambos frutos de parceria entre o Governo do Estado e o complexo alimentar, que também celebra 55 anos de atividades hoje, no Dia Mundial da Alimentação. Ocupando a 4ª posição no ranking nacional de competitividade das centrais de abastecimento e a 1ª colocação entre os entrepostos do Norte e Nordeste, o CEASA/PE movimenta cerca de R$ 300 milhões por mês na economia do Estado, através da comercialização de 90 mil toneladas de produtos hortifrutigranjeiros. 

    “O CEASA tem, ao longo da sua história, dado uma grande contribuição nos negócios, no setor que é tão importante também para a economia de Pernambuco, que é a agricultura. E, ao mesmo tempo, tem dado condições para o agricultor familiar vender a sua produção. Então, são uma série de fatores, uma série de investimentos que a gente vai agora intensificar. A nossa intenção é ampliar, tanto a questão do estacionamento como também dos galpões, e dar condição cada vez melhor das pessoas poderem vir ao CEASA e poderem comprar e vender seus produtos, gerando emprego e renda para as pessoas”, destacou Paulo Câmara.

    O governador falou também da importância de promover incentivos fiscais para atender as demandas do setor. “Conversamos, hoje, com os produtores e estamos dando a isenção da venda dos tomates, justamente para dar uma condição melhor de competitividade com os outros Estados”, ressaltou. O chefe do Executivo estadual encaminhou, na última sexta-feira (13.10), um pedido de autorização ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) concedendo isenção de ICMS para a produção pernambucana de tomates. Enquanto a autorização para a isenção não é concedida, foi determinado que a Secretaria Estadual da Fazenda reduza o ICMS de 10 centavos por quilo para menos de 4 centavos por quilo, representando uma redução de 64% no valor do imposto cobrado.

    SOPA AMIGAO programa Sopa Amiga foi criado com o objetivo de aproveitar o excedente não comercializável de produtos hortícolas (legumes, vegetais, verduras) que apresentam boas condições para o consumo, na produção de sopa concentrada para distribuição às comunidades carentes da Região Metropolitana do Recife (RMR), com a finalidade de complementar a dieta alimentar das creches, orfanatos e diversas associações comunitárias. No local, são produzidos 1 mil kg de sopa por dia, totalizando 22 mil kg por mês. São atendidas pelo programa 55 associações e 1.126 famílias pernambucanas.

    PRONAF - Já o galpão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) apresenta uma área para comercialização agrícola de 3.500 m², contemplando uma infraestrutura básica para carga, descarga, estacionamento e vias de acesso de 12.000 m². O espaço comporta 510 módulos/ 3m² de área unitária, podendo atender simultaneamente aproximadamente 350 produtores/dia. O equipamento comercial beneficia aproximadamente 3.000 produtores rurais (rotativos), e indiretamente 6.000 produtores de hortícolas da região. Ao todo, são comercializados no galpão cerca de 8.000 toneladas de produtos/mês, o que representa um valor comercial circulante mensal em torno de R$ 10 milhões.

    O presidente do CEASA/PE, Gustavo Melo, falou do apoio que tem recebido do Governo do Estado na elaboração de projetos para a ampliação da estrutura física e dos programas sociais oferecidos no centro de abastecimento. “É importante a visita do governador porque ele tem um olhar especial para o CEASA. E foi importante ele estar aqui porque a gente deu seguimento ao nosso projeto de ampliação do estacionamento. Provavelmente, nos próximos meses, nós vamos ampliar o galpão do Pequeno Produtor (Pronaf), e estamos trabalhando para que seja incrementada uma pouparia e uma fábrica de pão, aqui no CEASA, para atender a população mais carente”, afirmou.

    CEASA/PE - O complexo alimentar pernambucano possui uma área total de 580.000 m² e conta com uma circulação diária de 65 mil pessoas, gerando cerca de 50 mil empregos diretos e indiretos no local. Destinada a aprimorar a comercialização e distribuição de produtos hortifrutigranjeiros, o CEASA-PE possui, atualmente, uma taxa de crescimento anual de 9%, reunindo um mix variado de produtos hortigranjeiros, pescados, bebidas, carnes e derivados, cereais, estivas, frios, flores, entre outros. 

    Cidades: Recife
    Assuntos: sei, paulo camara, ceasa, sara, programa sopa amiga, pronaf, governo de pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara anuncia isenção de ICMS para tomate produzido no Estado

    | Economia, Agricultura

    Governador pediu autorização ao Confaz. Medida visa beneficiar os produtores pernambucanos

    O governador Paulo Câmara anunciou hoje (13/10) que vai encaminhar pedido de autorização ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) concedendo isenção de ICMS para a produção pernambucana de tomates. O governador atende, dessa forma, uma reivindicação dos produtores locais.

    A legislação tributária nacional estabelece que a isenção de ICMS tem de passar pelo Confaz.

    Enquanto a autorização para a isenção não é concedida, Paulo determinou que a Secretaria da Fazenda reduza o ICMS de 10 centavos por quilo para cerca menos de 4 centavos por quilo. Isso representa uma redução de 64% no valor do imposto cobrado.

    Assuntos: paulo camara, ocms, sefaz, confaz
    Compartilhe: Link para o post:
  • Wellington Batista discute políticas públicas para o meio rural com representantes do Cesmape

    | Agricultura

    O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista, recebeu, nesta quarta-feira (04), representantes do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Agricultura do Estado Pernambuco (Cesmape). O objetivo do encontro foi estreitar o diálogo entre a pasta e os órgãos municipais, promovendo o fortalecimento das secretarias por meio de políticas públicas efetivas para o setor. A reunião serviu ainda para o primeiro contato entre o novo titular da SARA e as entidades presentes, para a criação de novas parcerias.

    “É importante este tipo de encontro para que a gente possa afinar o discurso e encontrarmos caminhos para melhor a vida das pessoas que mais precisam. Os secretários de Agricultura dos municípios que estiveram presentes se colocaram à disposição para novas parcerias. Em um momento como este, de dificuldades, somente a soma de esforços é que vai fazer com que a gente consiga superar os desafios que estão aparecendo”, destacou o secretário Wellington Batista. O gestor ainda afirmou ser de fundamental importância ouvir as experiências e demandas de cada região, no sentido de promover ações que atendam, sobretudo, aos pequenos agricultores familiares.

    Os integrantes do conselho, de municípios das matas Norte e Sul, Sertão e Agreste, fizeram suas colocações e reivindicações sobre diversos assuntos relativos ao meio rural. “Apresentamos as diretrizes e o funcionamento do conselho ao novo secretário, buscando firmar parcerias em benefício da nossa agricultura“, afirmou o presidente do Cesmape e secretário de agricultura da cidade de Jataúba, Izael Monteiro, acompanhado dos secretários de agricultura dos respectivos municípios: Caruaru, Palmares e Bodocó. Participaram ainda do encontro o secretário executivo da Agricultura Familiar, José Cláudio, e demais membros da SARA. O Cesmape reúne 93 secretarias municipais de agricultura de todo o Estado.

    Assuntos: sara, cesmape, politicas publicas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara reúne beneficiadas pelo Chapéu de Palha Mulher para construir estratégias do programa para 2018

    | Agricultura, Administração

    mulher

    Governador ouviu demandas de representantes dos segmentos contemplados pela iniciativa e detalhou ações que serão incorporadas no próximo ano

    O governador Paulo Câmara recebeu, nesta quarta-feira (04.10), no Palácio do Campo das Princesas, cerca de 30 representantes do Chapéu de Palha Mulher e de entidades parceiras do programa. No encontro, foram debatidas novas estratégias para o aperfeiçoamento da iniciativa, que tem impactado positivamente a vida e o trabalho de mulheres canavieiras, fruticultoras e pescadoras artesanais de todo o Estado, através das atividades desenvolvidas pela Secretaria Estadual da Mulher. O chefe do Executivo estadual aproveitou a oportunidade para ressaltar o esforço do Governo de Pernambuco em dialogar e pactuar, cada vez mais, políticas públicas importantes como o Chapéu de Palha, assim como ações que promovam a igualdade social e de gêneros.

    “Esse Programa não é só do nosso Governo. Já é uma política de Estado, da população de Pernambuco. Então, o objetivo é fazer com que as pessoas atendidas, principalmente as mulheres, tenham condições de competitividade, de ter trabalho e renda, de poderem levar o sustento para sua família. A gente já alcançou resultados qualitativos importantes na área, que vão desde o reforço na economia local à qualificação dessas mulheres, que podem viver agora do seu próprio trabalho. E é fundamental desenvolver cada vez mais ações voltadas para a defesa da mulher, seja no enfrentamento à violência, na saúde, no aumento do acesso à escolarização e também nas oportunidades no campo profissional”, destacou o governador.

    Paulo ratificou ainda que o Estado continuará investindo e apoiando o Chapéu de Palha. “Mantenho o meu compromisso em buscar avançar nesse programa em 2018, corrigir o que precisa ser corrigido e ver a possibilidade, junto com a Secretaria de Planejamento e Gestão, de incrementar o orçamento para o ano que vem”, reforçou. O programa atualmente conta com um aporte de R$ 2,5 milhões ao ano.

    A secretária da Mulher, Silvia Cordeiro, afirmou que a pasta não tem medido esforços para continuar atuando e aprimorando ações que cheguem e atendam cada vez mais um número maior de pernambucanas. “O nosso empenho é fazer políticas públicas que cheguem também às mulheres rurais, dos cantos mais afastados. Por isso, o Chapéu de Palha Mulher é uma importante estratégia. Tanto que, apesar das dificuldades, fomos reconhecido pela ONU, em 2012, como uma política de gestão exitosa. E isso só foi possível porque tivemos a capacidade de apostar na política de empoderamento das mulheres”, pontuou.

    Representando a Secretaria de Planejamento e Gestão, a gerente Geral do Programa Chapéu de Palha, Edna Claudino, avaliou o diálogo como um passo fundamental na articulação de novos ajustes. “Em um universo de 7.680 beneficiários, que estão com possibilidade de participação e de capacitações, 59% já está sendo executado pela Secretaria da Mulher. E isso reforça que, mesmo diante dessa adversidade econômica e financeira, o Governo do Estado não deixou de olhar e potencializar o trabalho que é feito pela Secretária da Mulher e pelas organizações que estão envolvidas. Temos muito que construir ainda, mas eu acho que a gente está dando um grande passo nesse momento, sentando à mesa para discutir novas propostas e soluções”, salientou.

    Integrante da modalidade de Pesca Artesanal, Rosemere Nery, de 52 anos, comentou que os benefícios gerados pelo Chapéu de Palha têm contribuído significativamente para o fortalecimento do papel da Mulher na sociedade. “A gente avalia que o programa tem fortalecido as mulheres na atuação junto aos seus movimentos, e na buscar por direitos e cidadania. Então, nós enxergamos um grande avanço nesse processo de empoderamento com a participação dessas mulheres no Chapéu de Palha”, declarou. 

    Também participaram da audiência os secretários estaduais Nilton Mota (Casa Civil), Wellington Batista (Agricultura e Reforma Agrária) e Marcelo Canuto (executivo da Casa Civil). 

    Assuntos: paulo camara, governo de pernambuco, chapeu de palha mulher, seplag, secretaria da mulher
    Compartilhe: Link para o post: