meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Paulo Câmara recebe homenagem do TRT6

    | Administração

    homenagem

    O governador aproveitou a ocasião para expressar o desejo de futuras parcerias com o órgão 

    O governador Paulo Câmara esteve, na manhã desta segunda-feira (29.10), no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), para receber a Medalha Conselheiro João Alfredo Corrêa de Oliveira. A honraria homenageia personalidades que contribuem com o aperfeiçoamento da atividade social e da Justiça do Trabalho. A condecoração, juntamente com a Medalha Juiz Eurico de Castro Chaves Filho, foi implantada em 1987, em razão da comemoração do centenário da abolição da escravatura, que ocorreria em 13 de maio de 1988.

    Ao agradecer a homenagem, o governador Paulo Câmara se colocou à disposição da Justiça do Trabalho e de todos os membros da Casa. “Sabemos da importância desse Tribunal. E eu quero trabalhar fazendo parcerias que possam beneficiar a toda população, para que os pernambucanos tenham cada vez mais o direito ao acesso à justiça, a esse bem maior que é tão bem executado por este Tribunal”, declarou Paulo.

    Realizada no pleno do TRT6, a cerimônia foi conduzida pelo presidente da instituição, o desembargador Ivan Valença. “Em nome do Tribunal, parabenizo e agradeço a presença do excelentíssimo governador. Aproveito para reafirmar que a relação deste Tribunal com o governo do Estado está alicerçada na cordialidade, interação e respeito mútuo”, ressaltou.

    Estiveram presentes na solenidade, os secretários estaduais José Neto (Chefe de Gabinete) e César Caúla (Procuradoria Geral).

    Cidades: Recife
    Assuntos: sei, governador paulo camara, homagem
    Compartilhe: Link para o post:
  • Palestra com foco na governança metropolitana

    | Administração

    O presidente da Agência Condepe/Fidem, Gustavo Carneiro Leão será um dos palestrantes do Seminário sobre Governança Metropolitana da RMR e Gestão Consorciada dos Resíduos Sólidos Urbanos e Mudanças Climáticas, promovido pela Secretaria das Cidades. O evento ocorrerá amanhã, terça-feira (30), e na quarta-feira (31), no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco, no bairro do Recife. 

    O evento tem como objetivo promover a discussão sobre a questão dos resíduos sólidos em Pernambuco a partir dos estudos que vem sendo realizados, entre eles o Estudo de Concepção de Coleta Seletiva, Tratamento e Disposição em Aterro Sanitário para o sistema Metropolitano de Resíduos Sólidos e o Plano Metropolitano de Resíduos Sólidos e elaboração do Programa da Coleta Seletiva, da parceria Secid e Ministério das Cidades.

    O gestor da Condepe/Fidem e também secretário executivo do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento (CDM) falará a partir das 10 horas da terça-feira, sobre o tema Governança Metropolitana de Pernambuco.  A programação desta terça-feira inclui a realização do painel para atualização e debate político institucional sobre a temática dos resíduos sólidos em Pernambuco. Também haverá a apresentação do Estudo da Gestão Consorciada dos Resíduos Sólidos (pela Secid), e, outros estudos da questão.

    A tarde do mesmo dia será realizada a oficina de Capacitação Técnica dos Municípios da RMR e órgãos afins, nos temas gestão de resíduos, rotas tecnológicas e tecnologias de baixa emissões de carbono, em consonância com a política metropolitana.  Já na quarta-feira, a partir das 14h haverá a  mesa redonda  sobre Ações desenvolvidas pela Centrais de Tratamento de Resíduos (CTR) na RMR, para redução das emissões de Gases de Efeito estufa - GEE, com a participação da CTR - Candeias, CTR- Pernambuco e CTR - Paulista.

    SERVIÇO
    Evento: Palestra com foco na governança metropolitana

    Data: 30.10.
    Horário: a partir das 9h30
    Local: Auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco, Bairro do Recife

     
    Cidades: Recife
    Assuntos: seplag, agencia condepe fidem
    Compartilhe: Link para o post:
  • Servidores comemoram seu dia na Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco

    | Administração

    pge

    Pelo segundo ano consecutivo, servidores da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) comemoraram o Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, com programação especial na quinta-feira (25). As atividades envolveram ações na área de saúde e nutrição e beleza, com palestras sobre prevenção de câncer de mama e de próstata, além de vacinação contra a gripe, orientação postural, aferição de pressão arterial, limpeza de pele e feirinha de produtos artesanais.

    A iniciativa, da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas da Unidade de Recursos Humanos, Superintendência Administrativa e Financeira e Secretaria Geral da PGE-PE, contou com parceria da Uninassau, Secretaria Estadual de Saúde e Distrito Sanitário I, da Prefeitura Municipal do Recife e artesãos do projeto Lá na Feira. As atividades aconteceram nos dois turnos, no primeiro andar do Edifício Ipsep, sede da PGE-PE, nas salas onde funcionava o Gabinete do procurador-geral.

    Pela manhã, além de vacinação contra a gripe, avaliação nutricional e avaliação postural, os servidores assistiram a palestra sobre como montar uma marmita saudável, com a nutricionista Aila Leal Sá. À tarde, as palestras foram sobre câncer de mama e de próstata, com estudantes de Medicina da Uninassau. Também foram oferecidos serviços de maquiagem e limpeza de pele, aferição de pressão e orientação sobre doenças cardiovasculares.

    A segunda edição de comemoração do Dia do Servidor Público na PGE-PE contou, ainda, com uma exposição dos artesãos e artesãs do projeto Lá na Feira, que instalou barracas com produtos como bijuterias, roupas, terrários, doces, molhos, geleias, café em pasta, sabonetes e aromatizantes, entre outros.

    Para a secretária-geral da PGE-PE, Erika Lacet, "foi mais uma oportunidade de oferecer a nossos servidores e colaboradores um dia especial, com serviços e palestras sobre temas importantes para a saúde, além de ser um momento de integração, descontração e valorização do servidor".

    “Achei a programação maravilhosa. Foi uma boa oportunidade para a gente pensar na saúde e se cuidar. As palestras foram bastante esclarecedoras. Agregar a feirinha à programação foi uma ótima idéia. Participei de todas as atividades e gostaria que continuasse sempre esse projeto, que não parasse por aí. É uma oportunidade de comemorarmos o nosso dia no ambiente de trabalho. A gente se sente valorizado”, afirmou Marlene Maria do Nascimento, integrante da Superintendência de Apoio Técnico (SAT).

    “Acho que estamos todos de parabéns com essa iniciativa da Procuradoria. Além de proporcionar ações na área de saúde e beleza, com a feirinha também fez o diferencial e incentivou o empreendedorismo, dando a oportunidade pra gente apresentar os nossos produtos dentro da repartição, que muita gente ainda não conhecia”, acrescentou Maria Anete Araújo, servidora da URH da PGE-PE, que comercializou bolos em sua barraca.

    “Gostei muito das ações dessa comemoração na sede da instituição possibilitando a participação de todos. Os promotores desse evento estão de parabéns, sobretudo pelo direcionamento, com foco na saúde. Além das atividades de aferição de pressão, vacinação e ginástica laboral, também foram importantes as orientações sobre como fazer a marmita para levar o seu lanche para o trabalho e ainda as palestras sobre prevenção câncer de mama e de próstata. Foi um a iniciativa salutar para todos nós”, disse Maria Cristina Buarque de Gusmão, gestora executiva da Procuradoria de Apoio Jurídico-Legislativo ao Governador.

    Para a chefe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas da URH, Mônica Carlos, o evento foi planejado para colocar em evidência o servidor da PGE-PE. “Todas as ações foram voltadas para o servidor da PGE-PE que trabalha o ano todo servindo e nesse dia é ele que será servido. Creio que conseguimos levar serviços e informações importantes para todos eles”, afirmou Mônica.

    Cidades: Recife
    Assuntos: pge, dia do servidor
    Compartilhe: Link para o post:
  • Leilão de mercadorias apreendidas arrecada R$ 63 mil aos cofres públicos

    | Economia, Administração

    Produtos diversos, como vestuário, eletrodomésticos e cosméticos foram ofertados aos cerca de 150 licitantes presentes no evento

    Em seu 3º Leilão de mercadorias apreendidas o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração (SAD) e da Secretaria da Fazenda (SEFAZ-PE), arrecadou mais de R$ 63 mil para os cofres públicos do Estado. O resultado representou um ágio médio de 150% em relação à soma dos lances iniciais dos produtos. O evento, que aconteceu no último dia 16, contou com a presença do público comum e também de comerciantes interessados nos 85 lotes disponibilizados durante o certame com mercadorias diversas, tais como peças de vestuário, equipamentos eletrônicos, cosméticos, acessórios para automóveis e eletrodomésticos.

    O destaque do leilão ficou para o lote de número ‘74’ composto de peças de vestuário, arrematado pelo valor mais alto (R$ 9.589,00). Dentre os outros lances de maior valor no certame estão o lote número 2, contendo uma máquina de lavar, arrematada por R$ 520, além do lote 19 – equipamento de ar-condicionado portátil, com lance inicial de R$ 100 e arrematado por R$ 1 mil – e o lote 52, composto por 88 óculos de sol, com arremate de R$ 2.900.

    De acordo com o Secretário Executivo de Administração, José Augusto Bichara Filho, a prática de realizar leilões no poder público é fundamental. “É mais uma forma de arrecadação para os cofres públicos com a finalidade de aplicar esses recursos em áreas prioritárias no Estado. Uma vez que alienamos bens que ainda podem servir para outros fins, também aquecemos a economia, além de incentivar a sustentabilidade”, destacou o secretário.

    O montante destinado ao Governo de Pernambuco através da realização do certame consiste na soma dos lances finais feitos pelo público adicionado ao valor do ICMS devido. “Além do valor arrecadado com a venda dos produtos, haverá o pagamento de ICMS, que varia de 7% a 27%, a depender da mercadoria. É importante salientar também que cada lote tem uma especificidade e é isso que norteia o leilão de mercadorias apreendidas”, avaliou e concluiu a diretoria de Logística da SEFAZ-PE, Cristina Siqueira.

    Assuntos: sad, sefaz, governo de pernambuco, leilao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Palácio do Governo recebe estudantes de Macaparana

    | Administração, Cultura

    palacio

    O Palácio do Governo recebeu, na manhã desta quinta-feira (25), um grupo de 100 alunos da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Benedita de Morais Guerra, de Macaparana, Zona Norte do Estado. Os estudantes - todos do 1º ano do Ensino Médio - participaram de uma aula-passeio pelas dependências do prédio-sede do Governo do Estado, podendo vivenciar um pouco do conhecimento histórico, artístico e cultural adquirido nos livros. Durante a visitação, todos foram recepcionados pelo governador Paulo Câmara, em seu gabinete.

    A EREM foi um dos destaques da Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Norte no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2018, com nota 5,7 no Ensino Médio. Entre os alunos presentes, estava Ana Luiza Oliveira, que na última semana conquistou o primeiro lugar nos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPS), na categoria infantil de xadrez. Em novembro, ela irá representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude, um campeonato nacional que será realizado em Natal (RN).

    VISITAÇÃO – O Palácio do Campo das Princesas abre suas portas ao público para visitação todas as quintas e sextas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h, e aos domingos, das 10h às 12h. O agendamento para turmas escolares e outros grupos grandes pode ser feito por meio do e-mail visitapalacio@governadoria.pe.gov.br. Para grupos pequenos não é necessário agendamento prévio. O serviço é gratuito.

    Cidades: Macaparana, Recife
    Assuntos: sei, governador paulo camara, governo de pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Compesa é novamente a campeã da premiação da Revista Época Negócios

    | Administração

    premio

    Companhia foi eleita como a melhor empresa brasileira em gestão, no setor de água e saneamento

    Pelo segundo ano consecutivo, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) foi eleita a melhor empresa brasileira em gestão, no setor de água e saneamento pelo Anuário Época Negócios 360º, da Editora Globo. O presidente da Compesa, Roberto Tavares, recebeu o prêmio durante a cerimônia de lançamento da edição 2018 do Anuário realizada, na última quarta-feira (24), na Sala São Paulo da Estação das Artes, na capital paulista. Além da Compesa, foram anunciadas outras 26 empresas vencedoras nos seus respectivos setores da economia e o ranking das 300 melhores companhias brasileiras. Das seis dimensões avaliadas, a Compesa ficou em primeiro lugar em quatro delas, dentre todas companhias de saneamento no país: Governança Corporativa, Visão de Futuro, Pessoas (práticas de recursos humanos) e Sustentabilidade.

    Para Roberto Tavares, esse reconhecimento é fruto de uma administração com transparência e disciplina, de um planejamento estratégico e monitoramento contínuo das metas estabelecidas. “Conseguimos transformar a Compesa em uma máquina de investimentos, para contribuir com o Governo do Estado na construção de um Pernambuco melhor”, comemora Tavares.

    A manutenção de uma filosofia de gestão a longo prazo, praticada nos últimos doze anos, permitiu o crescimento da Compesa, mesmo diante dos desafios e adversidades de operar em meio a crises hídrica e econômica. E foi graças à disciplina em seguir o planejamento estratégico, que a companhia conquistou uma carteira de investimentos, para este ano, no valor de R$ 1 bilhão, o que possibilitou, hoje, estar com mais de 100 obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário em andamento no Estado. No ano passado, os investimentos da Compesa ultrapassaram R$ 800 milhões. “A nossa governança corporativa se baseia em critérios técnicos e sociais. Buscando resultados nos municípios rentáveis para viabilizar o investimento numa centena de municípios menores. Geramos lucro em função do equilíbrio econômico financeiro da estatal e somos autorizados pelo Governador Paulo Câmara a reinvestir totalmente para os que mais precisam”, observa o presidente Roberto Tavares.

    Além de tocar a Adutora do Agreste, a maior obra hídrica em andamento do Brasil, que prevê, só na primeira etapa, o investimento de R$ 1,4 bilhões, a Compesa também administra a maior Parceria Público Privada (PPP) do Saneamento no Brasil, que é o Programa Cidade Saneada. A experiência exitosa com o programa que está permitindo expandir os serviços de coleta e tratamento de esgoto nos 15 municípios da Região Metropolitana do Recife. “Em 2019, a nossa intenção é abrir outros editais de PPP para as outros regiões no interior de Pernambuco”, informa Roberto Tavares.

    O crescimento da Compesa também se deve ao modelo de gestão adotado com foco nas pessoas, modernização da operação e aperfeiçoamento do controle de qualidade, que permitiram profissionalizar a atuação da companhia no mercado. “O nosso modelo de governança irradia para dentro da empresa. Isso se reflete em políticas como o Programa de Participação nos Resultados para os colaboradores, por exemplo. Quatro dos nossos oito diretores foram escolhidos pelo governador dentre funcionários de carreira da própria empresa, o que reflete positivamente para os colaboradores”, explica o presidente da Compesa.

    Assuntos: seplag, compesa, governo de pernambuco, governador paulo camara
    Compartilhe: Link para o post:
  • Em visita ao TJPE, Paulo Câmara destaca parcerias com a Justiça

    | Administração

    tjpe

    Governador aproveitou a ocasião para discutir futuras ações com o presidente da Instituição, o desembargador Adalberto de Oliveira Melo

    O governador Paulo Câmara esteve no Palácio da Justiça de Pernambuco, nesta quarta-feira (24), onde foi recepcionado pelo presidente da Instituição, o desembargador Adalberto de Oliveira Melo. Na ocasião, o chefe do Poder Judiciário Estadual fez questão de receber o governador em seu gabinete e parabenizá-lo pela sua reeleição. Durante o encontro, os gestores discutiram possíveis novas parcerias, visando o fortalecimento da relação entre os dois Poderes na construção de um Pernambuco mais justo e melhor para todos.

    "O Poder Judiciário é um grande parceiro do Governo de Pernambuco, que tem contribuído muito para o sucesso de políticas públicas que têm ajudado o nosso Estado a avançar nos últimos anos. O encontro de hoje foi mais uma oportunidade de discutirmos alternativas para garantirmos ainda mais qualidade de vida para os pernambucanos", destacou Paulo Câmara.

    O encontro contou com a presença dos secretários estaduais Marcelo Barros (Fazenda), Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos), César Caúla (Procuradoria Geral) e José Neto (Chefe de Gabinete), além de desembargadores que compõem o pleno do TJPE. O momento contou também a apresentação musical da Orquestra Criança Cidadã.

    Assuntos: sei, governo de pernambuco, governador paulo camara, tjpe
    Compartilhe: Link para o post:
  • Dia do Servidor será comemorado na PGE-PE na próxima quinta-feira (25)

    | Administração

    A Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) promoverá pelo segundo ano consecutivo uma programação especial em comemoração ao Dia do Servidor, celebrado em 28 de outubro. As atividades na PGE-PE ocorrerão na próxima quinta-feira (25/10), das 9h às 16h, e incluem palestras sobre saúde e nutrição, vacinação contra a gripe, spa do pé, orientação postural, aferição de pressão arterial e feirinha de produtos artesanais.

    A programação é organizada pela Divisão de Desenvolvimento de Pessoas da Unidade de Recursos Humanos, Superintendência Administrativa e Financeira e Secretaria Geral da PGE-PE. As atividades serão realizadas no primeiro andar do Edifício Ipsep, nas salas anteriormente ocupadas pelo Gabinete do Procurador-Geral.

    Será a primeira vez que PGE-PE receberá o projeto Lá na Feira, que estimula e valoriza a produção de artesãos e artesãs em Pernambuco, com a realização de feirinhas em instituições públicas e privadas. Serão instaladas dez barracas de produtos, sendo três delas de servidores da própria PGE. Haverá itens como bijuterias, roupas, terrários, doces, molhos, geleias, café em pastas, sabonetes e aromatizantes, entre outros.

    Confira a programação:

    programação

    Assuntos: pge, dia do servidor
    Compartilhe: Link para o post:
  • Novo Portal da Transparência de Pernambuco impulsiona acessos

    | Administração

    portal

    A nova versão do Portal da Transparência registrou incremento no número de acessos. Desde o seu lançamento, há cinco meses, foram contabilizados 164.762 acessos únicos, e 575.221 mil visualizações de páginas, ou seja, clicks em seções. Em um comparativo com o mesmo período de 2017, o crescimento foi de 61% no quantitativo de acessos, e de 57% nas visitações das páginas. A estimativa era de que, com o novo formato, o número de acessos aumentasse 20%. O Portal da Transparência, coordenado pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), é um importante instrumento de cidadania, que coloca à disposição da sociedade as informações sobre a gestão. O endereço é o www.portaldatransparencia.pe.gov.br.

    A seção de Remuneração se manteve como a mais acessada, seguida por Despesa Detalhada. Para o Secretário da CGE, Ruy Bezerra, o crescimento no número de acessos demonstra que a nova ferramenta atendeu às necessidades do cidadão. “O Portal está moderno, com uma linguagem didática, painéis interativos, o que torna a navegação mais fácil. A ideia era estimular o uso da ferramenta, fazendo com que a sociedade exerça seu direito à cidadania, participando da gestão”, ressaltou Ruy.

    O conteúdo do Portal foi ampliado, disponibilizando uma gama maior de informações gerenciais sobre o funcionamento do Estado. Entre elas destacam-se o de “Servidores Expulsos”, “Fornecedores sancionados”, “Pagamentos”, “Consulta pública de pedidos de acesso à informação”. O portal foi desenvolvido pela equipe técnica da SCGE, utilizando ferramentas livres, de baixos custos de implantação e manutenção.

    HISTÓRICO - Pernambuco é pioneiro na criação do Portal da Transparência. O Portal foi lançamento em 2007, pelo então governador Eduardo Campos. Naquele mesmo ano, foi criada a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado, que assumiu a gestão da ferramenta. Mais tarde, a Lei 131/2009 passou a exigir dos entes federados a liberação em tempo real das informações da execução orçamentária financeira em meio eletrônico, que possibilitem amplo acesso ao público, garantindo a transparência das contas públicas. Ao longo desses 11 anos, o Portal passou por várias reformulações, buscando oferecer um instrumento cada vez melhor para o cidadão, e sempre se destacando no cenário nacional.

    Assuntos: cge, scge, portal da transparencia, acessos, servidores, novo portal
    Compartilhe: Link para o post:
  • Cefospe oferece mais de 1.000 vagas em cursos presenciais e EAD

    | Educação, Administração

    Interessados já podem realizar a sua inscrição em um dos 31 cursos oferecidos no mês de julho pelo Cefospe. 

    Sempre na busca pela excelência na formação continuada dos servidores públicos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração, através do Centro de Formação dos Servidores Públicos de Pernambuco (Cefospe), está oferecendo no mês de julho, 31 cursos, sendo 27 presenciais e quatro em Educação à Distância (EAD). Estão sendo disponibilizadas mais de 1.000 vagas em áreas e capacitações diversas. Uma das novidades na grade educacional do Cefospe é o curso EAD “Noções de Gestão de Pessoas no Serviço Público”, voltado não somente para os gestores de Recursos Humanos como também para todos os gestores de pessoas. Outros três cursos voltaram a ser ofertados à distância. São eles: ‘Ética e Cidadania”, “Redação Oficial” e “Planejamento Estratégico”.

    A Secretária de Administração em exercício, Marília Lins, ressaltou a excelência dos cursos oferecidos pelo Centro de Formação ao longo desses anos. “Nossas capacitações são muito bem avaliadas com conteúdo rico para a formação continuada dos nossos servidores. Isso traz não só o reconhecimento para a instituição, mas também conhecimento teórico a respeito de diversos assuntos. Além disso, destaco a experiência e o conteúdo com aplicabilidade. Isto porque os instrutores do Cefospe são servidores que atuam na administração pública estadual. Então, eles (instrutores) trazem essa bagagem de conhecimento e uma troca de experiência com os demais colegas. Essa formação agrega ao ambiente de trabalho e amplia a qualidade do serviço ofertado à população pernambucana”, enfatizou a gestora.

    De acordo com a Diretora do Cefospe, Analúcia Cabral, a programação para o próximo mês está bastante diversificada e rica em conhecimentos. “Estamos com capacitações em 12 áreas temáticas. Podemos destacar os cursos na área para lideranças, como o de “Liderança em Alta Performance”, “Básico em Oratória, Retórica e Estratégias de Comunicação”,  e  “Administração e mediação de Conflitos nas Organizações”.  Referente à área de aquisições temos cursos completos como “Básico para Elaboração de Termos de Referência”,  "Básico de Licitações" e “Gestão de Contratos”, entre outros. As pessoas que atuam nestas áreas podem ter uma formação robusta aqui no Cefospe", destacou a diretora. 

    Comunicação
    Na área de assessoria de Comunicação, o Cefospe está trazendo neste mês de julho, o curso “Comunicação Integrada nas Organizações Públicas”. Esta capacitação tem como público-alvo servidores que atuam na área de assessoria de comunicação dos órgãos do Poder Executivo. O objetivo é habilitar os servidores da área a compreender os tipos de comunicação presentes nas organizações públicas e identificar as estratégias mais adequadas à realidade do seu respectivo órgão.  O instrutor deste curso será o servidor da Secretaria de Planejamento, Luiz Ernesto Mellet, pós-graduado em Gestão Pública. A Diretora do Cefospe enfatizou a importância de disseminar cursos como este dentro da Gestão Pública. “Estamos investindo e trazendo cada vez mais, cursos na área de comunicação voltados para os assessores do Poder Executivo. Esperamos que os jornalistas dos órgãos governamentais participem desta capacitação voltada para a comunicação institucional do Governo”, arrematou Analúcia.

    As inscrições para os cursos devem ser feitas pelo site: www.cefospe.pe.gov.br. Maiores informações pelo telefone: (81) 3183-8001.

    Assuntos: sad, cefospe, cursos, forrnacao, etica e cidadania, servidores, julho, inscricoes
    Compartilhe: Link para o post: