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  • Encontro vai tirar dúvidas de agricultores sobre o Garantia-Safra

    | Agricultura, Administração

    Agricultores que desejarem tirar dúvidas sobre as mudanças propostas na Portaria-15 da SAF/MDA (Secretaria Nacional de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário) que regulamenta o processo de verificação de perdas do Programa Garantia-Safra, poderão participar de encontro promovido na próxima quinta-feira, 19, a partir das 10h, no Hotel Talismã, em Salgueiro, Sertão Central.

    O evento será promovido pela Secretaria da Agricultura Familiar de PE (SEAF). A abertura será realizada com a presença do secretário Executivo de Agricultura Familiar de Pernambuco, Aldo Santos, técnicos locais do IPA, e do coordenador do Programa Garantia-Safra no Estado, Ricardo Jucá.

    Técnicos da SAF/MDA, em Pernambuco, também estarão presentes para ajudar nos esclarecimentos. Além disso, será apresentado o balanço das safras 2010/2011 e 2011/2012 em Pernambuco. “O foco das discussões será o procedimento normativo da Portaria-15/2008, que rege o processo de verificação de perda das safras”, esclarece Jucá.

    Cidades: Salgueiro
    Assuntos: agricultura familiar, desenvolvimento agrario, garantia safra, seaf, ipa
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  • CPRH fiscaliza obras de dragagem do Porto do Recife

    | Meio Ambiente, Administração

    A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizou uma vistoria no Porto do Recife, na última sexta-feira (13), no âmbito de suas atribuições legais, que prevêem licenciamento, fiscalização e monitoramento de obras e empreendimentos de efetivo potencial poluidor.

    Outro objetivo foi verificar o cumprimento das exigências contidas na Autorização Ambiental a qual a CPRH expediu no último mês de março, para a execução de serviços visando à manutenção de áreas do referido Porto.      

     A vistoria foi realizada pela CPRH em parceria com a Capitania dos Portos, tendo como instituições convidadas o Ministério Público Estadual (MPPE), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Departamento de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Tribunal de Contas, representantes da Colônia de Pescadores do Pina e da Federação de Pescadores de Pernambuco, além de técnicos do próprio Porto do Recife.    

    Segundo o diretor de Gestão Territorial e Recursos Hídricos da CPRH, Nelson Maricevich, que esteve acompanhado de técnicos da Agência, um dos aspectos de maior relevância foi a troca e unificação das informações entre todas as instituições envolvidas sobre a dragagem e seus possíveis impactos na pesca artesanal e no patrimônio cultural subaquático.

    Ainda segundo o diretor, na oportunidade, foi constatado que o empreendedor vem atendendo as exigências condicionantes da Autorização.A dragagem, de responsabilidade do Porto do Recife, que está sendo realizada pela empresa holandesa de experiência internacional Van Oord, ocorrerá nas áreas dos canais de acesso interno e externo, bacia de evolução e bacia de atracação junto ao cais, o que corresponde a um volume de aproximadamente de 710 mil m3 de areia e argila.    

    Cidades: Recife
    Assuntos: meio ambiente, fiscalizacao, porto do recife, cprh, capitania dos portos, ministerio publico, mppe, iphan, patrimonio historico
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  • Audiência pública debate criação da 2ª UC de Caatinga em Pernambuco

    | Meio Ambiente, Administração

    Pernambuco está prestes a ter sua segunda Unidade de Conservação (UC) de Caatinga, desta vez em Floresta, no Sertão do Estado. A partir das 9h desta terça-feira (17), uma audiência pública irá debater, na Câmara de Vereadores do município, a proposta de criação da Estação Ecológica Serra da Canoa, de cerca de 12 mil hectares de caatinga, uma área equivalente a três cidades de Olinda. A primeira UC de Caatinga do Estado fica em Serra Talhada.

    Iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas), junto com a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), a consulta pública é uma das etapas que integram o compromisso do Governo do Estado de implantar um total de 81 UCs, de Caatinga e Mata Atlântica, até 2014.

    “A existência desta nova área protegida de caatinga é mais um passo fundamental na preservação desse bioma, que é único no mundo, e cuja conservação é estratégica para as metas de redução dos impactos do aquecimento global e dos processos de desertificação do semi-árido”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, que estará presente no evento.

    A área de Serra da Canoa atualmente pertence a vários proprietários rurais, e deverá ser adquirida pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vinculada ao Ministério da Integração Nacional, para em seguida ser repassada ao Governo do Estado. A negociação visa sanar o passivo ambiental da Codevasf.

    O público-alvo do encontro será formado pelos proprietários rurais da área, representantes da Codevasf, Prefeitura de Floresta, associações de moradores, vereadores e ONGs ambientalistas, como a SOS Caatinga, entre outros. O passo seguinte para a consolidação da proposta será a aprovação pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), que se reúne no próximo dia 20, no Recife.

    A primeira UC de Caatinga do Estado é o Parque Estadual da Mata da Pimenteira, em Serra Talhada, com 887,24 hectares. Foi criado em 30 de janeiro deste ano, a partir do decreto de nº 37.823. (Foto de Joice Brito/CPRH).

     

    Cidades: Floresta, Olinda, Serra Talhada
    Assuntos: audiencia publica, caatinga, sertao, unidade de conservacao, estacao ecologica, serra da canoa
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  • REGULARIZAÇÃO//Caruaru recebe escrituras da extinta Cohab

    | Administração

    A Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), gestora dos imóveis da extinta Cohab, visitará Caruaru, no Agreste do Estado, para atender aos mutuários desses conjuntos habitacionais na cidade.

    Através de uma caravana itinerante, serão entregues e emitidas escrituras e esclarecidas dúvidas relativas à regularização da documentação dos 4.982 imóveis existentes no município.

    A ação ocorrerá da seguinte forma: a equipe de atendimento itinerante da Perpart fará visita de três dias (entre os dias 17 e 19 de abril) à Associação dos Moradores da Boa Vista I e II no bairro da Boa Vista II para entrega das escrituras já prontas e captação de documentos para emissão de novas.

    Em seguida, a empresa retorna a esses bairros para receptar documentos pendentes e entregar as escrituras que ficaram prontas, no início de maio com data final em breve definida.

    Leia a matéria na íntegra 

    Cidades: Caruaru
    Assuntos: caruaru, cohab, mutuarios, perpart, atendimento itinerante,
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  • Consórcio licita boxes e lanchonetes dos novos terminais integrados

    | Administração

    O Grande Recife Consórcio de Transporte informa que está disponível em seu site a Licitação de concorrência para Permissão de Uso de espaços para exploração comercial nos novos terminais integrados de ônibus.

    A recepção e a abertura dos envelopes serão realizadas no dia 15 de maio de 2012, às 14h, no Ginásio de Esportes da Secretaria Estadual de Educação, localizado na Av. Afonso Olindense n.º 1513, bairro da Várzea.

    A licitação abrange a disponibilização de boxes e lanchonetes construídos nos terminais integrados do Aeroporto (já inaugurado) Tancredo Neves, Xambá e Cajueiro Seco (a serem inaugurados). Ao todo são seis boxes, três no Terminal Integrado Tancredo Neves e três no Terminal Integrado do Cajueiro, e quatro lanchonetes, uma em cada terminal.

    Podem concorrer ao processo licitatório pessoas físicas e jurídicas. Serão contemplados aqueles que fizerem a maior oferta de preço para o pagamento da remuneração mensal da Permissão de Uso de Bem Público. E apenas um único box ou lanchonete será concedido ao licitante, independentemente do terminal escolhido. O prazo da concessão é de cinco anos, podendo ser prorrogado por igual período.

    Mais informações aqui

    Assuntos: terminais integrados, boxes, lanchonetes, grande recife, consorcio de transportes
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  • Administração do Hemope recebe novo diretor

    | Saúde, Administração

    Determinado a implantar na Instituição novos procedimentos de administração, o profissional em Ciências Contábeis, Hugo Leonardo Ferraz Santiago, foi empossado como Diretor de Administração e Finanças da Fundação Hemope, na última quarta-feira, 11 de abril, pelo presidente do Hemope, Divaldo Sampaio.

    Hugo Leonardo Ferraz é formado em contabilidade pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE e concursado da Secretaria da Controladoria Geral do Estado.

    De acordo com ele, o principal objetivo de estar à disposição do Hemope é contribuir para que a instituição atinja com sucesso sua missão.

    Durante o evento de posse, Divaldo Sampaio elogiou e agradeceu ao ex-diretor, Aldenor Tenório pelo trabalho realizado em prol do Hemope. Na ocasião, Aldenor acrescentou que jamais vai esquecer o tempo que passou na Instituição. “Vivi uma experiência gratificante”, frisou.

    Leia mais aqui

    Assuntos: hemope, nova direcao, administracao e financas,
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  • Equipe técnica da Funape em encontro sobre SIPREV

    | Social, Administração

    Reunidos em João Pessoa, na ultima quinta-feira (12), técnicos de diversos institutos de previdência participaram do encontro para tratar do projeto que cria o Siprev, sistema de gestão do Ministério da Previdência Social (MPS). A Funape foi representada pelas técnicas, Roberta Gomes e Josy Araújo.

    O projeto discutiu a definição e o desenvolvimento das funções de simulação e concessão dos benefícios para proporcionar agilidade e maior eficácia no cruzamento de dados e também trazer maior segurança e melhores resultados à gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).

    Participaram do encontro representantes dos institutos do estado da Paraíba (PBPREV) e de João Pessoa (IPMJP), de Rondônia (IPERN), Pernambuco (Funape) e do MPS.

    Assuntos: funape, siprev, previdencia, concessao de beneficios
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  • Barreiros recebe audiência pública para tratar de realocação para novas moradias

    | Administração

    O presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) foi até o município de Barreiros, nesta sexta-feira (13), para conversar com os moradores atingidos pelas enchentes que alagaram a Zona da Mata Sul do Estado em 2010.

    O encontro foi promovido pelo Ministério Público, em parceria com o Governo do Estado, Poder Judiciário e Defensoria Pública, para esclarecer e conscientizar a população sobre a necessidade de deixar as habitações instaladas em áreas de risco próximas ao Rio Una.

    Durante a audiência pública, a população de Barreiros pode tirar suas dúvidas e receber informações gerais acerca do processo de reconstrução pelo qual passa a cidade.

    A partir da próxima semana, cada barreirense atingido pelas cheias terá a oportunidade de discutir individualmente a realocação para as novas moradias nos escritórios de conciliação que serão montados no município.

    Leia mais aqui

    Cidades: Barreiros
    Assuntos: barreiros, audiencia publica, realocacao, moradia, cehab, enchentes, zona da mata sul,
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  • Governo do Estado melhora Infraestrutura no Sertão do Araripe

    | Agricultura, Administração

    O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, juntamente com o diretor de Infraestrutura Hídrica do IPA, Assis Ferreira, e o prefeito de Araripina, Alexandre Arraes, assinaram na ultima sexta-feira (13), ordens de serviço para reforma e recuperação do Mercado Municipal de Hortifrutigranjeiro e cessão de patrulha mecanizada para recuperação de estradas vicinais na zona rural do município.

    O Mercado, orçado em R$ 600 mil, vem atender a uma reivindicação antiga dos moradores e feirantes do município. De acordo com a mais antiga feirante do local, Francisca Josefa Josina, a reforma vai beneficiar mais de 50 comerciantes de frutas, legumes, carnes, peixes e frangos e artesanato.

    “A conquista do novo mercado é resultado de uma luta de mais de cinco anos, e dará condições de higiene à população”, comemorou. Já o comerciante José Dias, destacou que a reforma será importante, principalmente, para a melhoria da dinâmica de entrada e saída de produtos.

    Leia matéria na íntegra
     

    Cidades: Araripina
    Assuntos: infraestrutura, sertao, araripe, agricultura, reforma agraria, , ranilson ramos, ipa, Mercado Municipal de Hortifrutigranjeiro,
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  • Eduardo prestigia posse do novo bispo de Pesqueira

    | Administração

    Treze municípios do Agreste e do Sertão pernambucano festejam a chegada de um novo líder. Nesse sábado (14), o bispo Dom José Luiz Ferreira Salles assumiu a direção da diocese de Pesqueira em cerimônia com mais de 2.500 pessoas. Entre elas, o governador Eduardo Campos e a primeira-dama, Renata Campos. A missa solene aconteceu em frente à Catedral Diocesana de Santa Águeda, no centro da cidade. 

    Dom Luiz estava na Arquidiocese de Fortaleza, no Ceará, onde exercia a função de Bispo Auxiliar, e substitui Dom Francisco Biasin, que esteve à frente da Diocese de Pesqueira por oito anos. Biasin deixou a função em fevereiro deste ano. “Recebi minha nomeação com alegria. Claro que senti um temor, pois me sinto muito pequeno. Só posso assumir essa missão a partir do amor de Cristo”, relatou o novo bispo, em homíilia durante a missa.

    Eduardo agradeceu a Dom Francisco pelo tempo em que esteve no comando da diocese, e disse estar em sintonia com a visão do novo bispo. “Estou como coração mais feliz pelas suas palavras de que é preciso fazer a opção pelos que mais precisam. Que bom ter alguém com sua história entre nós. Tenho certeza de que o povo dessa região vai ajudá-lo a fazer um grande trabalho”, afirmou o governador, que hoje participa da festa da divina Misericórida, em Arcoverde.

    Instituída em 2 de agosto de 1918 pelo Papa Bento XV, a Diocese de Pesqueira engloba outros 12 municípios: Brejo da Madre de Deus, Jataúba, Belo Jardim, Sanharó, Poção, Alagoinha, Venturosa, Pedra, Arcoverde, Buíque, Sertânia e Tupanatinga. A diocese deu origem ainda a outras três: Petrolina, Afogados da Ingazeira e Floresta, todas desmembradas do território de Pesqueira.

    BIOGRAFIA – Dom José Luiz Ferreira Salles nasceu em 23 de janeiro de 1957, na cidade de Itirapina (SP). Em 1970, entrou para a Congregação do Santíssimo Redentor. Foi ordenado sacerdote em 1985. Foi Ordenado Bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, em março de 2006. Atualmente, Salles é presidente do setor Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Serviço Pastoral do Migrante.

    Cidades: Afogados da Ingazeira, Alagoinha, Arcoverde, Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Buique, Floresta, Jataúba, Pedra, Pesqueira, Petrolina, Poção, Sanharó, Sertânia, Tupanatinga, Venturosa
    Assuntos: bispo, pesqueira, diocese, eduardo campos, missa, catedral diocesana, santa agueda, dom luiz salles,
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