meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Secretário encerra em Nazaré da Mata maratona de reuniões sobre o Pacto Pela Educação

    | Segurança, Administração

    Finalizando a agenda de reuniões sobre o Pacto Pela Educação adf(PPE), o secretário de Educação, Anderson Gomes, teve encontro com 66 gestores da GRE Mata Norte, no município de Nazaré da Mata, onde a sede fica localizada, na tarde desta quita-feira (16).

    Na reunião, Anderson apresentou a política voltada para a qualidade da educação, focando nas nove diretrizes e nas 45 metas prioritárias do PPE. O secretário, mais uma vez, focou na importância do monitoramento e do acompanhamento diário das escolas e na inovação tecnológica. “A ideia do Pacto é fazer com que cada gestor consiga monitorar sua unidade escolar e transformar escolas e professores do século XX em professores e escolas do século XXI, assim podemos acompanhar o desenvolvimento desses meninos que vivem na era da informação e da tecnologia”, ressalta.

    O PPE já começou a ser implantado em 300 escolas, sendo que 25 fazem parte da gerência Mata Norte, que em 2010 alcançou 3,05 no Idepe (Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco) e o 15º lugar no ranking, beneficiando aproximadamente 21 mil alunos. Para a Gestora da GRE, Luciana Anacleto, o importante é compreender que essa gestão é uma gestão de resultados. “Precisamos trabalhar com foco nas intervenções mediante os resultados apresentados. Finda-se o trabalho do ‘achismo’ e inicia-se os planos de ação”, pontua a gestora.

    O secretário também fez menção ao programa Conectar Pela Escola, onde até jJulho deste ano todas as escolas estarão usufruindo dos kits de apoio escolar, que conta com softwares educativos. “ É um avanço na educação o professor passará a dispor de material em 3D para a apresentação de suas aulas, um professor de biologia poderá mostrar o corpo humano em terceira dimensão”, ressalta Gomes.

    Na ocasião, estudantes da Escola Técnica Estadual Miguel Arraes de Alencar, localizada em Timbaúba, homenageou o secretário, cantando a música “Conquistando o Impossível” , da cantora Jamile, e, na sequência, foi apresentando o Hino de Pernambuco.

    Cidades: Nazaré da Mata
    Assuntos: pacto, educação, secretaria, anderson, gomes, nazaré, reuniões
    Compartilhe: Link para o post:
  • Jovaldo Nunes transfere de volta o governo para Eduardo

    | Política, Administração

    mO presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Jovaldo Nunes, assumiu o governo de Pernambuco no último dia 12 e permaneceu até esta quinta (16), enquanto Eduardo Campos fazia viagem a Colombia.

    O presidente do TJPE asssumiu o cargo por ser o terceiro na linha sucessória do Poder Executivo. Uma vez que o vice-governador, João Lyra Neto, se recuperava de cirurgia cardíaca e o presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa, estava com o governador na Colômbia.

    Assuntos: jovaldo nunes, eduardo campos, colombia, tjpe, governador
    Compartilhe: Link para o post:
  • Eduardo apresenta Pacto pela Vida em cidade símbolo de combate ao crime

    | Segurança, Administração

    sO sucesso do Pacto pela Vida (PPV) levou o governador Eduardo Campos a Bogotá nesta quarta-feira (15/02). Ele foi o único governante brasileiro a participar do "Congresso Internacional para autoridades territoriais: A segurança cidadã, um compromisso de todos", promovido pelo Governo da Colômbia em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

    Realizado no centro de exposições Corferias, em Bogotá, o evento teve início ontem e reuniu, em oito paineis, dezenas de estudiosos e especialistas na área de segurança pública do mundo todo. Na plateia, centenas de prefeitos e autoridades policiais colombianas. O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o presidente do BID, Luís Alberto Moreno, também participaram do evento.

    Eduardo integrou o painel "Experiências contra a criminalidade: os casos da Itália e do Brasil". Durante duas horas, ele dividiu o palco com o Procurador Antimáfia da Itália, Piero Grasso, e com o especialista em assuntos judiciais da Embaixada da Itália nos EUA, Giannicola Sinisi. “É uma grande emoção vir para um seminário internacional e ver o Pacto pela Vida na mesa”, disse o governador.

    A cidade de Bogotá tem um dos cases mais expressivos na repressão da criminalidade. Eduardo destacou a importância da troca de experiências entre o Brasil e a Colômbia. “O governo colombiano, por tudo que viveu o país e pelo esforço que tem feito para melhorar a sua segurança pública, tem muito a nos oferecer”, reconheceu. Ele sugeriu aos membros do BID promover um evento igual em solo brasileiro. “Reuniríamos os prefeitos do Brasil inteiro, garantindo o envolvimento dos gestores com o tema da segurança pública a partir de experiências bem-sucedidas”.

    Na sua apresentação, o governador detalhou os resultados do PPV nestes quase cinco anos de existência do programa. Expôs 30 slides onde ilustrou a mudança de gestão que permitiu a Pernambuco deixar a incômoda posição que ocupava em 2006, de segundo lugar no ranking de homicídios em todo o Brasil.

    A divisão do estado em 26 Áreas Integradas de Segurança, a implantação do sistema de georeferenciamento dos crimes, o aumento de 86,6% nos investimentos em segurança pública e do efetivo policial em 45% foram destacados.

    "Essas iniciativas nos possibilitaram reduzir, em quatro anos de Pacto pela Vida, o índice de Crimes Violentos Letais Intencionais no nosso estado em 25,8% e em 35,4% na nossa capital. São números mais expressivos que os alcançados pelos programas Tolerância Zero, de Nova Iorque (8,2% de redução), e de vigilância cidadã de Bogotá (17,5%)”, comparou, citando todos os atores envolvidos no programa, desde “a sociedade civil aos profissionais de polícia que tornam o PPV uma realidade”.

    VISITA - Após o seminário, o governador visitou dois presídios femininos para conhecer o modelo de Ressocialização colombiano. A secretária da Mulher, Cristina Buarque, o secretário de Governo, Maurício Rands, o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchôa e o consultor Murilo Cavalcanti acompanharam Eduardo em Bogotá. A comitiva deixa a Colômbia ainda hoje com destino ao Recife.

    Assuntos: eduardo campos, palestra, congresso, segurança, colombia, pacto pela vida, ppv, bogota
    Compartilhe: Link para o post:
  • População de Feira Nova é beneficiada com entrega de Posto de Atendimento do DETRAN-PE

    | Transporte, Administração

    Vários moradores, autoridades e políticos compareceram para prestigiar a inauguração do Posto de Atendimento do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE) de Feira Nova. A inauguração que aconteceu terça-feira (14/02), às 14h30, contou com a presença do secretário das Cidades, Danilo Cabral, da presidente do DETRAN-PE, Fátima Bezerra, do prefeito de Feira Nova, Nicodemos Ferreira e do Presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras, Nilton Mota.

    Segundo o secretário das Cidades, Danilo Cabral, a implantação do Posto representa desenvolvimento para cidade e beneficia diretamente a população local. “O Governo do Estado vem acelerando o processo de implantação das novas unidades de atendimento no interior do estado formando Convênios de Cooperação Técnica e Administrativa com os municípios interessados, que oferecem as instalações, funcionários e equipamentos necessários para a montagem de postos de atendimento do DETRAN. Este é um serviço extremamente importante para o desenvolvimento da própria cidade”, pontuou o secretário.

    A unidade funcionará no prédio localizado na Rua Urbano Barbosa, no centro do município. O atendimento será realizado por dois servidores municipais, das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira. Este é o 25º posto de atendimento do DETRAN-PE, instalado no Estado.
    Os serviços oferecidos são: inscrição para o CNH popular, emissão de DAE avulso (taxas, multas, IPVA etc.), emissão de segunda via de CRLV, certidão de propriedade, comunicação de venda, atualização de endereço e informações sobre serviço de veículos.

    A presidente do DETRAN-PE, Fátima Bezerra, primeira mulher a presidir o órgão comemorou o momento. “Este posto proporcionará uma série de serviços aos condutores da cidade que antes tinham que procurar a CIRETRAN de Limoeiro. Peço que cuidem bem deste patrimônio e aproveitem tudo que o Estado está oferecendo”, ressaltou a presidente.

    Cidades: Feira Nova
    Assuntos: feira, nova, posto, atendimento, detran, transito, danilo, cabral, secretaria, cidades
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo do Estado entrega 28 unidades habitacionais em Sairé

    | Social, Administração

    Em 61 anos de vida, Maria dos Santos Gomes nunca teve um aniversário tão feliz. Neste terça-feira, 14 de fevereiro, a aposentada foi contemplada comasdfasd uma das 28 casas entregues pelo Governo do Estado no município de Sairé, no Agreste de pernambuco. A cerimônia contou com a presença do secretário das cidades, Danilo Cabral, o presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras, Nilton Mota, e representantes da Caixa Econômica Federal e dos poderes executivo e legislativo da cidade e do estado.

    Durante o evento, Danilo Cabral anunciou a construção de uma Academia nas Cidades no município. “Além de trazer habitação, queremos garantir a saúde da população de Sairé”, disse o secretário. “Temos a missão de promover a igualdade entre todos os cidadãos pernambucanos, da capital ao interior”, completou Nilton Mota.

    E foi com a sensação de sonho realizado que a comerciante Severina Jovelino dos Santos Silva recebeu as chaves de sua nova casa. “Esta casa será da minha família, meus filhos e, mais tarde, meus netos. Morar de aluguel é difícil, mas agora estou muito feliz”, falou Severina que espera ansiosa pela mudança para a casa onde irá morar com o marido e os cinco filhos.

    O conjunto habitacional foi construído em um terreno de 4.000 m² localizado no Loteamento Vale Verde. Os imóveis têm estrutura de dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e área para ampliação, num total de 38 m² em um terreno de 10 mx13 m

    As casas fazem parte de um projeto de habitação e infraestrutura que conta com um investimento de mais de R$ 850 mil em recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), que tem mais de 40 obras em andamento em Pernambuco. O projeto também contempla a pavimentação de três ruas e serviços de terraplenagem, drenagem e abastecimento de água. As obras de infraestrutura estão em andamento com 5% de seus serviços executados e conclusão prevista para três meses.

    Cidades: Sairé
    Assuntos: casas, habitações, danilo, cabral, secretaria, cidades, governo, pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Comando geral cria prêmio Militar do Ano

    | Administração

    A portaria nº 1271 de 30 de dezembro do ano passado instituiu a criação do Prêmio Policial Militar do ano. A iniciativa do comandante Geral visa estimular ainda mais os profissionais que atuam nas áreas Operacional e Administrativa da Corporação.

    “Pretendemos instituir na PM a valorização profissional, que é uma das principais políticas para o avanço institucional, considerando assim a importância em se premiar os policiais militares da PMPE que foram destaques no ano de 2011 nas atividades administrativas e fim, declarou o coronel Antônio Carlos Tavares Lira.

    Confira na íntegra o conteúdo da portaria

    Assuntos: premio, pm, policia, pernambuco, militar, ano
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo oferece curso de defesa civil aos municípios

    | Segurança, Administração

    O Governo do Estado, através da Secretaria Executiva de Defesa Civil da Casa Militar, oferece o curso operacional de Defesa Civil a partir desta terça (14) até a próxima quinta (16), no município de Goiana, Zona da Mata Norte. O objetivo é prevenir e minimizar as causas e efeitos das situações de desastres e calamidades através da capacitação dos profissionais que atuam nos municípios.

    A ação reunirá cerca de 30 especialistas da área de defesa civil. São gestores, coordenadores e agentes municipais de 11 cidades pernambucanas. São elas: Goiana, Casinhas, Nazaré da Mata, Paudalho, Timbaúba, Vicência, Bom Jardim, Cumaru, Limoeiro, Passira e São Vicente Férrer.

    O ciclo de palestras trará orientações básicas sobre a defesa civil e seu histórico; as atribuições das diferentes esferas de governo de acordo com a legislação vigente; como funciona a política nacional de Defesa Civil; conceitos e manuais.

    Além das palestras, o curso promoverá atividades programadas como visitas às áreas afetadas pelas precipitações do último período chuvoso e também aos locais que serviram de abrigos em Goiana em 2011.

    Cidades: Bom Jardim, Cumaru, Goiana, Limoeiro, Nazaré da Mata, Passira, Paudalho, São Vicente Férrer, Timbaúba, Vicência
    Assuntos: defesa civil, curso, municipios, goiana, zona da mata, chuvas
    Compartilhe: Link para o post:
  • UPE divulga primeiro remanejamento quarta-feira (15/02)

    | Educação, Administração

    A Universidade de Pernambuco (UPE) divulga, na próxima quarta-feira (15/02/12), a listagem do primeiro remanejamento do Vestibular 2012 para 1ª entrada.

    Os feras remanejados deverão realizar suas matrículas no dia 23/02/12. Os candidatos que não efetivarem suas matrículas no dia determinado serão eliminados automaticamente. A segunda lista de remanejamento será divulgada no dia 28/02/12.

    As matrículas dos cursos oferecidos em Recife e em Camaragibe deverão ser feitas no horário das 8h às 16h, na Reitoria da UPE, que fica na Av. Agamenon Magalhães, s/n – Santo Amaro.

    Os candidatos classificados nos cursos oferecidos no Interior deverão se dirigir às unidades correspondentes aos cursos ao qual se inscreveram.

    • Campus de Caruaru, Rodovia 104 - Km 62 – Nova Caruaru, Fone: (81) 3719-9444, das 8h às 16h.

    • Campus Nazaré da Mata, Rua Prof. Américo Brandão, 43 – Nazaré da Mata, Fone: (81) 3633-4600, das 8h às 16h;

    • Campus Garanhuns, Rua Capitão Pedro Rodrigues, 105 – São José – Garanhuns – Fone: (87) 3761-8212, das 14 às 20h;

    • Campus Arcoverde, Rua Gumercindo Cavalcanti, 420 – São Cristovão – Arcoverde – Fone: (87) 3822-6624, das 8 às 16h;

    • Campus Salgueiro, Rua Antônio Figueira Sampaio - Augusto Sampaio - Salgueiro, Fone: (87) 3871-0217, das 8h às 16h.

    • Campus Petrolina, BR 203, Km 2 - Petrolina, Fone: (87) 3866-6470, das 15h às 20h;

    O candidato deverá apresentar no ato da matrícula 2 (duas) fotos 3x4 atualizadas, e ainda, original e fotocópia ou, apenas, fotocópia autenticada dos seguintes documentos:

    • Cédula de identidade;

    • CPF;

    • Certificado de conclusão do ensino médio com respectivo histórico escolar. Para cotista, o histórico escolar deve comprovar que estudou os três anos do ensino médio e os anos finais do 6o ao 9o (antiga 5a a 8a serie) do ensino fundamental em escola pública estadual ou municipal;

    • Certidão de nascimento ou de casamento;

    • Título de eleitor e comprovante de votação;

    • Para homens, prova de quitação do Serviço Militar, se maior de 18 (dezoito) anos.

    Cidades: Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Nazaré da Mata, Petrolina, Salgueiro
    Assuntos: upe, remanejamento, quarta, documentos, vestibular, 2012
    Compartilhe: Link para o post:
  • Eduardo Campos transfere seu governo para o presidente do TJPE temporariamente

    | Administração

    zO presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Jovaldo Nunes, assumiu o governo de Pernambuco na tarde deste domingo (12). Jovaldo permanecerá no cargo até quinta-feira (16), quando Eduardo Campos volta de viagem a Colombia.

    O presidente do TJPE asssume o cargo por ser o terceiro na linha sucessória do Poder Executivo. Uma vez que o vice-governador, João Lyra Neto, se recupera de cirurgia cardíaca realizada na semana passada e o o presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa, estará com o governador na Colômbia.

    Assuntos: eduardo campos, tjpe, jovaldo nunes, transferencia, governo
    Compartilhe: Link para o post:
  • SES prorroga inscrição para selecionar gestores

    | Saúde, Administração

    A Secretaria Estadual de Saúde (SES) prorroga até o dia 29/02 as inscrições para os interessados em ocupar o cargo de gerência da XII Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Goiana. O edital você confere aqui.

    Podem se candidatar profissionais que sejam portadores de diploma de nível superior, tenham experiência comprovada no Sistema Único de Saúde de, no mínimo, três anos e tenham ocupado cargo de gestão, na área de saúde, no setor público ou privado, nos últimos quatro anos. Outras informações: (81) 3184.0018

    Cidades: Goiana
    Assuntos: ses, prorrogação, inscrição, gerencia, saude, geres, goiana, edital
    Compartilhe: Link para o post: