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  • Inteligência Artificial auxilia controle interno estadual

    | Administração

    ia

    Com a aplicação de técnicas de Inteligência Artificial (IA), a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) está desenvolvendo três ferramentas para dar suporte às ações de controle interno. A iniciativa vai atender às atividades realizadas pela Coordenadoria de Informações Estratégicas (CIE), vinculada à Diretoria de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI). A ação foi viabilizada por meio de uma parceria com o Departamento de Sistemas Computacionais da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (UPE), firmada pelo 2º ano consecutivo.

    As ferramentas serão utilizadas para facilitar a definição de perfis das unidades gestoras e de fornecedores do Estado para monitoramento da fonte de recurso originada das transferências dos recursos do SUS recebidas por Pernambuco, e para apoiar na identificação do sobrepreço em novas aquisições compradas pelas Unidades Gestoras (UG). “Parcerias entre as instituições públicas e o meio acadêmico são sempre promissoras. Neste caso, a aplicação das técnicas de Inteligência Artificial está contribuindo para a modernização e o aperfeiçoamento das ferramentas de controle interno”, comentou o Secretário da Controladoria-Geral do Estado, Ruy Bezerra.

    As soluções são desenvolvidas por alunos da disciplina de Inteligência Artificial (IA) do Curso de Engenharia da Computação da UPE, utilizandoquatro técnicas de IA, com coordenação do professor Fernando Buarque. A implementação das propostas é trabalhada junto com a Diretoria deTecnologia de Informação do Controle Interno (DTCI).

    Para os alunos da disciplina, a experiência está sendo enriquecedora. “Estamos tendo a oportunidade de colocar em prática as técnicas em problemas reais, que vão além dos conhecimentos alcançados em sala de aula”, ressaltou a estudante Cauanne Linhares. “É um complemento de tudo que aprendemos em sala de aula, é a aplicação prática da teoria”, disse Emanuel Roberto. O professor Fernando Buarque também comentou a importância da parceira para a formação dos estudantes. “É um laboratório, onde eles estão tendo a oportunidade de dar vazão aos saberes, de aplicar os conhecimentos”, finalizou.

    2016 - A DTCI está em processo de implementação de duas ferramentas, cujas ideias foram frutos da parceria realizada em 2016. A primeira iráauxiliar na busca de materiais de expediente comprados pelo Governo do Estado, com preços discrepantes da média de mercado.

    A segunda beneficiará várias diretorias da SCGE, pois permitirá a busca por palavras chaves no Diário Oficial e o cadastro de termos específicos.Todas as vezes que o termo for citado, as diretorias receberão o alerta. A DTCI tem perspectivas de implantar em breve outra ferramenta queajudará a análise de itens comprados pelas Unidades Gestoras (UG).

    Assuntos: controladoria geral, upe, inteligencia artificial, controle interno, ruy bezerra
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  • Paulo Câmara empossa Kaio Maniçoba como novo secretário de Habitação

    | Política, Administração

    O novo gestor substituirá Bruno Lisboa, que assume a presidência da Agência Estadual de Planejamento
    e Pesquisas de Pernambuco (CONDEPE/FIDEM)

     
    O governador Paulo Câmara empossou, na tarde desta quinta-feira (13.07), durante cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, o novo secretário de Habitação do Governo de Pernambuco, Kaio Maniçoba. O gestor se licenciou do cargo de deputado federal para  substituir Bruno Lisboa, que passará a presidir a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (CONDEPE/FIDEM). Na solenidade, Paulo destacou as tarefas que serão cumpridas pelo novo auxiliar.
     
    “A habitação precisa ser prioridade, ter um olhar diferenciado, pois é uma área estratégica e fundamental, que dá dignidade à população. Kaio traz, no seu DNA, o compromisso de trabalhar por aqueles que mais precisam e, diante do nosso maior desafio, que é melhorar a vida do povo pernambucano, está pronto para essa tarefa”, afirmou o governador Paulo Câmara, ressaltando que Kaio encontrará a pasta organizada, com planejamento, mas com muitos desafios pela frente. “Hoje, Bruno entrega a secretaria a Kaio com condições de ele mostrar o trabalho e fazer as entregas que são importantes para a população pernambucana”, registrou.
     
    Após assumir oficialmente a Secretaria de Habitação, Kaio Maniçoba agradeceu ao governador pela confiança e afirmou estar consciente da nova missão à frente da pasta. O novo gestor disse, ainda, que, a experiência de dois anos de mandato como deputado federal agregará à gestão. “Sei dos desafios e do trabalho que precisaremos fazer para trazer mais recursos para o Estado. Quero não só levar adiante o que já está acontecendo na secretaria, mas também trazer coisas novas, para que a gente possa continuar com Pernambuco seguindo em frente, pensando no futuro. É isso que nos motiva a fazer parte dessa grande gestão que é a do governador Paulo Câmara”, declarou.
     
    Paulo também agradeceu ao agora presidente da CONDEPE/FIDEM, Bruno Lisboa, pelo trabalho realizado à frente da Secretaria de Habitação e registrou que ele deixa a pasta para seguir em um novo desafio. “Bruno foi um batalhador e destravador e, agora, vai para uma nova missão que, embora não seja fácil, com certeza, vai dar conta. Ele vai atuar, decisivamente, até o final do ano, para destravarmos o Estatuto da Metrópole, que é um desafio, diante do crescimento das cidades, de ordenamento urbano na Região Metropolitana”, pontuou.
     
    Com relação à Operação Prontidão, realizada nos municípios atingidos pelas chuvas no último mês, o governador ressaltou que Kaio começará a atuar na reconstrução da Mata Sul e que Bruno continuará o trabalho que vinha realizando.  “Bruno vai continuar a nos ajudar onde ele tem se dedicado, nos últimos meses, integralmente, que é na Operação Prontidão. E Kaio vai nos ajudar na reconstrução, pois vamos precisar de novas casas, construídas em locais adequados”, concluiu.

    Estiveram presentes na solenidade o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Raul Henry; os secretários Antonio Figueira (Casa Civil); Alexandre Valença (Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação); coronel Eduardo Pereira (Casa Militar); Ruy Bezerra (Controladoria); Milton Coelho (Administração); Nilton Mota (Agricultura e Reforma Agrária); Roberto Franca (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude); Márcio Stefanni (Planejamento e Gestão); Lúcia Melo (Ciência e Tecnologia); César Caúla (Procuradoria Geral do Estado); Sérgio Xavier (Meio Ambiente e Sustentabilidade); José Neto (Projetos Especiais); o secretário-executivo de Projetos Especiais das Cidades, Fernando Freire; e o prefeito do Recife, Geraldo Julio.
     
    Participaram, ainda, os deputados federais Augusto Coutinho e Gonzaga Patriota; e os deputados estaduais Rodrigo Novaes, Laura Gomes, Ricardo Costa, Everaldo Cabral; Eriberto Medeiros, Claudiano Martins e Beto Accioly.
     
    BREVE PERFIL - Kaio Cesar de Moura Maniçoba Novaes Ferraz é recifense e nasceu em 14 de novembro. É filho de Kaio Novaes Ferraz e Rorró Maniçoba. Na Câmara dos Deputados, Kaio atuou na Comissão Permanente de Desenvolvimento Urbano, entre maio de 2016 e fevereiro de 2017, e na Comissão de Defesa do Consumidor, em maio deste ano.
    Assuntos: condepe, sehab,
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  • Pernambuco marca presença no X Consad

    | Administração

    congresso

    Marcado por ideias inovadoras que buscam o fortalecimento da gestão pública, o X Congresso Consad de Gestão Pública, aconteceu de 05 a 07 de julho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília/DF. O evento, que comemorou uma década de atuação em prol do desenvolvimento da administração pública, contou com a participação expressiva da Secretaria de Administração de Pernambuco (SAD), que preparou quatro trabalhos, sendo três da SAD e um da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), órgão vinculado à pasta, para serem expostos em dois dias de evento. 

    O secretário executivo de Administração, José Augusto Bichara Filho, que estava representando o secretário de Administração de Pernambuco, Milton Coelho, ressaltou que o evento é de suma importância para a gestão pública. “Aqui estão reunidas pessoas comprometidas em fortalecer seus Estados e, consequentemente, o nosso País. E a SAD compartilha dessa iniciativa sempre incentivando seus servidores a buscarem novas formas e técnicas de gestão. E com isso todos nós ganhamos: SAD, servidores e sociedade", disse o Secretário Executivo.

    No primeiro dia do X Consad, a SAD apresentou dois projetos. O primeiro a ser exposto foi o “Dimensionamento de Quadro de Pessoal para Realizar a Gestão de TI dos Órgãos do Poder Executivo Estadual de Pernambuco”, do diretor de Gestão e Governança de TI da ATI, Ivanildo de A. Guerra Filho. Ele mostrou durante sua explanação que dimensionar pessoal seguindo uma metodologia traz uma evolução evidente na forma de planejar as capacidades da administração pública de prestar serviços e ser eficiente. “Negligenciar ou realizar o dimensionamento de forma inadequada pode impactar no alcance dos objetivos institucionais”, alertou o diretor de Gestão e Governança de TI da ATI.

    Em seguida foi a vez do trabalho “A Experiência de Pernambuco no Processo de Implantação do E-Social”, apresentado pela gestora Técnica de Novas Soluções de Pessoal da SAD, Ana Carolina Falcão. No painel, Ana Carolina detalhou todos os passos que Pernambuco percorreu até o momento para entender e se adequar aos requisitos do E-Social. “Em 2016 constituímos um grupo de trabalho multidisciplinar do Poder Executivo para estudar o manual do E-Social e com isso adquirir conhecimento para entendê-lo. No entanto, ao longo do estudo tivemos muitas dificuldades e várias dúvidas e não tínhamos a quem recorrer, principalmente em relação às peculiaridades dos Órgãos Públicos”, relatou Ana Carolina.

    Já no segundo dia do X Consad foi a vez do projeto “Eficiência na Gestão do Patrimônio Imobiliário Público de Pernambuco: as alternativas encontradas para a redução de gastos e obtenção de receitas patrimoniais”, apresentado pela Secretaria Executiva de Administração (SEADM), através da Gerência Geral de Patrimônio, Arquitetura e Engenharia do Estado (GGPAE).

    Durante a explanação da gerente Geral da GGPAE, Gisele Gomes, foram destacadas as premissas que embasaram o projeto: a política de controle de gastos; e o Projeto de Mapeamento de Bens Imóveis do Estado, bem como as quatro ações que compõem o trabalho em questão: a pesquisa de imóveis próprios desocupados ou com área ociosa; a identificação do perfil imobiliário estadual; o estudo de viabilidade para o uso oneroso dos prédios e terrenos públicos; e a construção de propostas aos gestores.

    No último bloco, Gisele destinou aos primeiros resultados obtidos no Estado de Pernambuco. “Seguindo essas medidas, a Secretaria de Administração ofertou mais de 30 imóveis aos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual com o objetivo de substituir as locações vigentes e obteve retorno positivo de 16% no ano de 2016”, informou Gisele, acrescentando que em relação às renegociações, a SAD subsidiou a discussão entre os órgãos e entidades estaduais e seus respectivos locadores através da emissão de laudos atualizados e obteve a redução de 10% dos valores contratados em 15 contratos. 

    A participação da SAD foi encerrada com a apresentação do trabalho “Principais Avanços da Central de Licitações do Estado de Pernambuco: Redução de Gastos, Especialização de Competências e Maior Segurança nos Processos de Aquisição e Contratações Públicas”. O destaque para a apresentação do servidor Cirilo Veloso foi como a Central conseguiu reduzir os prazos de conclusão dos processos licitatórios.

    “Desde o mês de março de 2016 a Central implementou um fluxo mais enxuto e mais célere, de fácil entendimento por todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. Antes, o tempo médio de realização de um pregão era de 136 dias úteis, conseguimos reduzir esse valor para 55 dias úteis, de um máximo estipulado de 76. “Ou seja, atualmente, um pregão, modalidade que representa 99,9% dos casos submetidos à Central, é homologado em até 76 dias úteis de sua solicitação”, exemplificou Cirilo, finalizando sua apresentação mencionando ainda sobre a reorganização da estrutura em gerências especializadas e o aumento a segurança jurídica nos processos de aquisições e contratações públicas.

    Assuntos: sad, congresso, gestao publica
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  • Paulo Câmara discute novas ações da Operação Prontidão com prefeitos dos municípios atingidos pelas chuvas

    | Administração
    Governador recebeu, no ultimo este sábado, os gestores de Amaraji, São Benedito do Sul e Belém de Maria
     
    O Governo de Pernambuco inicia uma nova fase da Operação Prontidão. A partir de agora, todos os prefeitos e prefeitas dos municípios atingidos pelas fortes chuvas do mês de maio, da Mata Sul e parte do Agreste pernambucano, serão recebidos individualmente pelo governador Paulo Câmara para discutir as especificidades das ações assistenciais e de reconstrução de cada cidade. Neste sábado (08.07), foram recebidos os gestores de Amaraji (Rildo Reis), São Benedito do Sul (Juninho Amorim) e Belém de Maria (Rolph Junior). Desde o início da Operação Prontidão, o Governo tem atuado permanentemente nos 27 municípios em estado de Emergência com ações humanitárias e de infraestrutura para restabelecer a normalidade em cada localidade prejudicada.
     
    “Vamos receber individualmente os prefeitos e prefeitas dos municípios atingidos no intuito de ver as ações que podem ser feitas neste mês de julho, que é um mês que ainda chove. E vamos nos preparar também para quando a chuva passar, agora, em agosto. A gente tem o compromisso de fazer com que as cidades voltem à normalidade e voltem a funcionar melhor do que estavam antes, com a reconstrução das casas, acessos e prédios públicos, que já estão no nosso planejamento”, ressaltou Paulo Câmara.
     
    Pernambuco registra um total de 1.052 desabrigados, 8.336 desalojados e cinco óbitos decorrentes das fortes chuvas. Desde o primeiro momento, o Governo do Estado atuou em parceria com os municípios. “Vamos fazer as parcerias necessárias, conversar muito com quem se precisa conversar, fazer um planejamento adequado e continuar a trabalhar. Nós estamos trabalhando muito, em pleno sábado recebendo os prefeitos, e tendo a certeza de que temos muito o que fazer ainda, mas que vamos fazer juntos. Vamos enfrentar esse desafio e, ao mesmo tempo, recuperar todas as cidades que tiveram algum tipo de prejuízo com as cheias”, garantiu o governador.
     
    Até o momento, já foram arrecadadas e distribuídas cerca de 351,3 toneladas de cestas básicas, incluindo alimentos de pronto consumo; 261.600 m² de lonas; 17.292 kits dormitórios; 19.654 colchões; 186 toneladas de alimentos avulsos; 231.558 litros de água; 9.693 kits de limpeza; 5 mil kits de higiene; 16,8 toneladas de materiais de higiene e limpeza; e 118,5 toneladas de roupas.
    Cidades: Amaraji, Belém de Maria, São Benedito do Sul
    Assuntos: paulo camara, operacao prontidao, chuvas, mata sul, agreste
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  • Governo reduz gastos com serviços de táxi

    | Administração

    Diante da atual situação econômica na qual o país enfrenta, o Governo Paulo Câmara sai na frente na criação de medidas que resultam na economia aos cofres públicos.  Desta vez a administração pública reduzirá custos com serviços de táxi. A Secretaria de Administração (SAD), por meio da Secretaria Executiva de Compras e Licitações do Estado (SELIC), realizou na terça-feira (04.07), em seu auditório, pregão presencial para contratação de empresa especializada na prestação de serviços de táxi a fim de atender as necessidades de transporte dos servidores do Poder Executivo Estadual. A principal premissa da contratação, que é essencial para os órgãos estaduais, é viabilizar a complementação da disponibilidade de transporte para o deslocamento de servidores exclusivamente em serviços, com redução de custos e presteza no atendimento. Estiveram presentes na sessão representantes das cooperativas TeleTáxi e ServiTáxi. Esta última sagrou-se vencedora do certame, ofertando um percentual de desconto de 8,5% sobre o faturamento dos serviços.

    Para Rafael Vilaça Manço, Secretário Executivo de Compras e Licitações, o aumento do percentual de desconto, de 2% para 8,5%, deve-se, em especial, a competitividade ocorrida este ano, já que em certames anteriores realizados pela SAD, não houve interesse de outras empresas do ramo em participar, além da atual detentora da ata, em razão do modelo de contratação adotado pela SAD desde 2011, que prevê um percentual mínimo de desconto sobre o faturamento dos serviços pela empresa. “Isso resultará numa economia anual considerável para os cofres públicos, bem como poderá resultar numa maior oferta de transporte para os servidores que se utilizam diariamente o serviço para se deslocarem de um órgão para o outro no exercício das suas funções”, ressaltou Manço.

    Detentora de 320 cooperados, a ServiTáxi, vencedora do pregão, já presta o serviço para o Estado há mais de seis anos. De acordo com o sócio administrativo da cooperativa, Alexander Maia, a empresa promete manter a qualidade dos serviços prestados. “Queremos solidificar ainda mais a parceria com o Estado e colaborar na otimização dos serviços oferecidos aos cidadãos através dos nossos veículos”, disparou Alexander.

    O diretor da TeleTáxi, Nivaldo Cavalcante, elogiou a iniciativa da SAD por manter no pregão as exigências de qualificação técnica referentes ao Termo de Permissão Municipal e a Licença de funcionamento da ANATEL para o serviço de radiotáxi. “São essas especificações que diferenciam o serviço oferecido pelas cooperativas de taxi de outros oferecidos atualmente no mercado, e proporcionam, além da segurança jurídica, ainda mais segurança ao usuário. É louvável a atitude da SAD em otimizar os recursos públicos através de contratações econômicas como esta”, atestou Nivaldo.

    A previsão é de que, até o final do mês, seja publicada a nova Ata de Registro de Preços Corporativa resultante do referido certame, quando estará disponível para adesão por todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.

    Assuntos: sad, licitacao, taxi, rafael villaca
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  • Paulo prioriza projetos com presidente da Caixa

    | Administração
     caixa

    BRASÍLIA - O governador Paulo Câmara se reuniu hoje (04.07) à noite com o presidente da Caixa Econômica Federal, Gilberto Occhi, para discutir projetos em andamento que têm parceria com a instituição financeira federal. "Foi feito um monitoramento das ações, mas o presidente Occhi, que conhece a realidade de Pernambuco e nossa forma de trabalhar, sabe que temos condições de dar ainda mais celeridade aos convênios existentes", disse o governador Paulo Câmara. A audiência contou com as presenças do deputado federal Fernando Monteiro e do secretário estadual de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni.
    Assuntos: paulo camara, seplag, marcio stefanni, caixa economica federal, gilberto occhi
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  • Gestão por competências: a otimização da força de trabalho

    | Administração

    Desenvolvido pela Secretaria de Administração de Pernambuco (SAD), o projeto é pioneiro no Estado e aborda nova metodologia para contratações de servidores públicos estaduais 

    A manutenção da qualidade do serviço público, bem como a motivação do quadro funcional, tem sido uma preocupação permanente do Governo de Pernambuco. Diante disso a Secretaria de Administração (SAD) está implantando um projeto para modernizar a gestão de pessoas no Estado. O trabalho, que é feito a partir do mapeamento das competências e dimensionamento da força de trabalho nos órgãos do Poder Executivo, é precursor no Estado e tem como principal objetivo aperfeiçoar o capital humano e, consequentemente, os serviços prestados à sociedade. 

    Desenvolvido pela Secretaria Executiva de Pessoal e Relações Institucionais (SEPRI/SAD), por meio do Núcleo de Gestão por Competências e Provimento (NGCOP), ligado a Gerência Geral de Gestão por Competências e Desenvolvimento de Carreiras do Estado (GGDEC), estudo mostra como é possível encontrar melhores soluções administrativas para a gestão pública estadual, através dos processos de admissão e desenvolvimento dos servidores. Mediante o mapeamento das competências necessárias e existentes, é possível estruturar um modelo de avaliação eficaz e elaborar um programa de formação continuada efetivo.

     Para o secretário de Administração de Pernambuco, Milton Coelho, trata-se de uma experiência exitosa que reúne soluções destinadas ao aprimoramento dos processos de provimento de cargos e ao aperfeiçoamento dos servidores. “O levantamento torna-se imprescindível para alocar, de maneira efetiva, servidores em cargos que impliquem nas suas reais competências, evitando contratações desnecessárias e imprimindo mais qualidade aos serviços públicos prestados à sociedade”, salientou o gestor.

    Já para a secretária executiva de Pessoal e Relações Institucionais da SAD, Marília Lins, o mapeamento de competências e um programa de formação eficaz são os principais pilares da gestão por competências, que se apresenta como uma alternativa moderna e viável ao setor público, para atingir seus objetivos estratégicos, com processos mais eficientes, servidores motivados e uma sociedade melhor atendida. “A gestão por competências potencializa o uso adequado dos recursos humanos, desde o dimensionamento da força de trabalho e o planejamento de concursos públicos até o desenvolvimento dos servidores em suas respectivas carreiras", pontuou Marília.

    Visando levar a metodologia de gestão por competências aos demais órgãos do Poder Executivo Estadual, o foco do trabalho, em 2017, está na área de Recursos Humanos, pois é justamente o setor responsável por dar suporte àqueles que fazem a gestão do capital humano de uma instituição. Coordenadora do projeto no Estado, Alessandra Rodrigues ressalta a importância do trabalho para a administração pública. “Realizaremos o diagnostico da área de gestão de pessoas dos órgãos, isto é, conheceremos a estrutura do setor”, pontua Alessandra. 

    Diante disso, o primeiro órgão a receber o estudo das competências no setor de Recursos Humanos é a própria Secretaria de Administração (SAD), por ser responsável pelas diretrizes corporativas dos processos de Gestão de Pessoas no Governo de Pernambuco, e que servirá de modelo para os demais órgãos. “Realizaremos na SAD, dentro da Secretaria Executiva de Pessoal e Relações Institucionais (SEPRI), o mapeamento de processos, relacionados a folha de pagamento; sessão de pessoal; cadastro; movimento de pessoal; desenvolvimento de carreiras; capacitações, etc, com objetivo de identificar quais atribuições estão sendo desempenhadas, a forma de execução e quais os principais gargalos. Gerando insumos para o mapeamento de competências e o dimensionamento de pessoal”, esclareceu Alessandra. Ela lembra ainda que o mapeamento de processos será realizado em parceria com a Superintendência de Modernização da Gestão de Pessoas do Estado (SUMOP).

    A partir do trabalho realizado na SEPRI, serão identificados quais processo de Gestão Pessoas são executados nos diversos órgãos que compõe o Poder Executivo Estadual e que tem o acompanhamento corporativo da SAD, e estes terão seus processos e suas competências mapeadas, gerando, no futuro, uma política de gestão de pessoas para o Estado. “O trabalho é justamente para obtermos subsídios para gerar essa política, estruturando ações de melhoria e criação de um planejamento estratégico para área de Gestão de Pessoas”, destaca Alessandra.

    Assuntos: sad, sepri, ngcop, ggdec, milton coelho, marilia lins, alessandra rodrigues, sumop,
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  • Ipem-PE realiza fiscalização em postos de gasolina no interior do Estado

    | Administração

    fiscalização

    O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e delegado do Inmetro, que tem como finalidade proteger o consumidor e as relações de consumo, realizou durante todo o mês de junho uma fiscalização em postos de combustíveis nas cidades do interior do Estado de Pernambuco.

    Durante as visitas os fiscais metrológicos verificam os equipamentos de medição utilizados nos postos (bombas de combustível) e as medidas de volume de 20 litros, além de conscientizar consumidores, funcionários e proprietários dos estabelecimentos sobre os serviços.

    O total de instrumentos verificados foram 799, sendo: 705 bombas medidores (578 aprovadas/ 127 reprovadas), 94 medidas de volumes ( 88 aprovadas/ 06 reprovadas. Deste total, geraram 121 notificações e 34 autos de infração.

    AFERIÇÃO - O Ipem-PE alerta ao consumidor que se ele perceber que, ao abastecer, o ponteiro do combustível não mexeu o que ele esperava, é preciso solicitar primeiramente uma aferição. Todo posto de gasolina possui uma medida de volume e um aferidor calibrado pelo Ipem-PE. Esse ensaio tem de ser feito na hora e a leitura é simples, pois apenas o volume do combustível tem de chegar ao ponto zero e, se tiver diferente do ponto zero, há indícios de irregularidades.

    Caso o consumidor desconfie ou encontre irregularidades no posto ele deve entrar em contato com a Ouvidoria do órgão através do número 0800 081 1526. A ligação é gratuita e a denúncia é sigilosa.

    Assuntos: sdec, ipem, fiscalizacao, posto de combustiveis
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  • Paulo Câmara fortalece agricultura familiar com entrega de veículos e contratação de novos extensionistas

    | Agricultura, Administração

    contrato

    Governador anunciou, nesta segunda-feira, o investimento de R$ 1,5 milhões na aquisição de 30 automóveis e a nomeação de 113 novos profissionais para reforçar os serviços de assistência técnica e extensão rural no Estado

     Para garantir o fortalecimento e o desenvolvimento da agricultura familiar em Pernambuco, o governador Paulo Câmara autorizou, nesta segunda-feira (03.07), a contratação de 113 novos extensionistas e entregou 30 novos veículo que vão dar mais agilidade aos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). As ações irão beneficiar, também, os povos indígenas, comunidades quilombolas e pescadores, atuando em 182 municípios pernambucanos. O anúncio foi realizado nesta manhã, em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, no Recife.

    “Nós temos em Pernambuco quase 300 mil estabelecimentos da agricultura familiar que precisam de um olhar, de uma atenção maior do Governo. E essa ação de hoje mostra nossa preocupação com essas pessoas que trabalham na sua terra e buscam nela a renda necessária para o sustento da família. O segmento no Estado é bastante expressivo, então, precisamos apoiar e dar condições para que ele se desenvolva”, destacou o governador, completando.

    O chefe do Executivo estadual frisou que aquisição dos veículo contou com o apoio do Governo Federal. “Junto com a União, conseguimos entregar esses novos veículos que vão oferecer a assistência técnica necessária a quem trabalha e vive da agricultura familiar, além da contratação dos novos profissionais que, junto com o quadro existente, vão dar um reforço importante no trabalho realizado”, destacou o governador.

    Os novos extensionistas irão passar a compor o quadro já existente da equipe multidisciplinar, formado por, entre outros profissionais, Engenheiros Agrônomos, Médicos Veterinários, Economistas Domésticos, Engenheiros de Pesca, Assistente Social, Engenheiro de Produção, Tecnólogo em Gestão Ambiental, Técnicos em Agropecuária e Técnicos em Agroecologia. A contratação dos profissionais irá contemplar todas as regiões do Estado. A nova equipe passará ainda por uma capacitação com o objetivo de repassar procedimentos, normas e informações sobre ações, programas e trabalho em campo.

    Para o secretário especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, Rodrigo Almeida, o ato representa a eficácia das parcerias regionais firmadas em prol do fortalecimento do setor. “A agricultura familiar corresponde, hoje, a quase 60% dos itens da cesta básica do Brasil. E, por isso, precisamos sempre estar reforçando as parcerias regionais para que possamos manter nossos agricultores no campo e garantir o desenvolvimento da produção”, pontuou.

    O IPA conta atualmente, com 384 extensionistas, incluindo os novos contratados, atuando no campo, proporcionando ao agricultor e agricultora familiar, acesso às políticas públicas, serviços de Ater continuado, ações de convivência com a seca. Em Pernambuco existem cerca de 275.400 estabelecimentos da agricultura familiar (IBGE, 2010). Portanto, a contratação dos novos extensionistas reforçará a capacidade de assistência aos agricultores e as agricultoras familiares no Estado.

    “Essa admissão promoverá um impacto muito positivo nas atividades agrícolas de Pernambuco em um momento difícil de desemprego e atraso salarial no Brasil. Pernambuco mostra mais uma vez sua capacidade de investir bem e de estar atento, também, às necessidades dos trabalhadores rurais que tanto precisam dessa atenção”, ressaltou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota.

    veículos

    Com a ampliação do quadro, a secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do IPA, adquiriu 30 novos veículos de modelo Fiat Uno para as regionais do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) em todo o Estado para apoiar a prestação dos serviços do Ater. A entrega dos veículos é fruto de um investimento de R$ 1,5 milhão e eles serão distribuídos nas Gerências Regionais do Recife, Afogados da Ingazeira, Petrolina, Garanhuns, Araripina, Palmares, Carpina, Caruaru, Serra Talhada, Arcoverde, Surubim, Lajedo e Salgueiro.

    ATER - Em vigor desde janeiro de 2010, a Lei Geral de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) é um marco de evolução na extensão rural pública no Brasil. O programa tem como objetivo melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias rurais, fornecendo condições para que possam aperfeiçoar seus trabalhos através de cursos, e recursos oferecidos, apresentando novos sistemas de produção, aliados à uma forma sustentável para preservar o meio ambiente e as famílias que tiram seu sustento da terra. Somente em 2015, 334 mil agricultores e mais de 400 cooperativas de agricultores familiares foram atendidos em contratos de Ater.

    Assuntos: paulo camara, sara, ipa, agricultura familiar, nilton mota
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  • Paulo Câmara lança campanha de arrecadação de livros para os municípios da Mata Sul atingidos pelas chuvas

    | Educação, Administração

    campanha

    A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Estado, a Biblioteca Pública do Estado e a Companhia Editora de Pernambuco e receberá livros até o próximo dia 4 de agosto

    Para ajudar a recuperar o acervo das 240 bibliotecas de escolas públicas estaduais e municipais das cidades da Mata Sul atingidas pelas chuvas, o governador Paulo Câmara lançou, neste domingo (02.07), a campanha Livro Solidário. A iniciativa do Governo de Pernambuco é uma parceria com a Biblioteca Pública do Estado e com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), que doou mais de 200 títulos para a campanha durante o evento, realizado no Museu do Estado de Pernambuco, no bairro das Graças. Obras de literatura adulta e infantojuvenil serão aceitas até o próximo dia 4 de agosto em diversos postos de arrecadação espalhados por todo Estado.

    "A campanha Livro Solidário surgiu a partir das nossas idas às cidades atingidas pelas enchentes e do exemplo da pequena Rivânia, que salvou seus livros. Eu estive em todas as cidades afetadas e percebi a importância da solidariedade de cada um", afirmou o governador Paulo Câmara. Ele agradeceu a todos que, já neste domingo, doaram livros, que seguirão tanto para as escolas estaduais quanto municipais da Mata Sul do Estado. "Eu tenho certeza de que essa campanha vai ser um sucesso, porque é uma ação de todos os pernambucanos. Vamos continuar cuidando das nossas escolas e trabalhando muito para que o Estado tenha uma educação que a população merece", destacou. O chefe do Executivo estadual estava acompanhado da primeira-dama, Ana Luíza Câmara, e das filhas, Clara e Helena.

    O secretário de Educação, Fred Amâncio, explicou que, após a coleta dos livros, será feita uma triagem. "A Biblioteca Pública do Estado irá separar as obras de acordo com as temáticas, infantil, juvenil e adulto. A campanha estimula as pessoas a doarem, não somente pela solidariedade, mas para fortalecer a visão da importância das bibliotecas e para que percebam como é fundamental ajudar o acervo desses equipamentos", pontuou Fred.

    A arquiteta Helena Castro levou os filhos Augusto, de 8 anos, e Alberto, de 5, para contribuir com a campanha e considerou a iniciativa bastante estimulante e educacional. "A gente sempre tenta passar os valores para os nossos filhos, sobretudo porque sabemos dos problemas das enchentes, então, sempre que possível, eu tento ajudar", avaliou. Na ocasião, se apresentaram o Coro Infantil do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), a banda Tapete Voador, o mágico e humorista Rodrigo Lima e o Baú da Camilinha.

    Além da Biblioteca Pública Estadual e do Museu do Estado, diversas escolas da Rede Estadual de Ensino abraçaram a ideia e estão funcionando como pontos de arrecadação das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. Para outras informações sobre a campanha, basta entrar em contato com a Biblioteca Pública Estadual pelo telefone 31812642.

    Assuntos: paulo camara, campanha, livros, mata sul, chuvas, bibliotecas
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