meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • ATI comemora dois anos do SEI no órgão e 40% de economia só no uso de papel

    | Administração
    ati
     
    De acordo com a presidente da ATI, Ila Carrazzone, 50 órgãos estaduais já possuem o sistema
     
    “Com a implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) há exatos dois anos,  só em papel houve uma economia de 40% do uso na Agência Estadual de Tecnologia da Informação do Estado (ATI-PE), órgão vinculado à Secretaria de Administração (SAD). O consumo passou de 36 resmas para 22, se comparar  agosto de 2017 com agosto de 2019“, afirma a analista de TI da ATI e gerente técnica de implantação do SEI no Estado,  Vanessa Cândido .  
     
    Segundo a presidente da ATI, Ila Carrazzone, o Governo de Pernambuco já possui 50 órgãos com o sistema. “Isso aumenta a agilidade dos serviços públicos, bem como a transparência dos processos, e reduz vários custos, inclusive o de papéis . A implantação do SEI contribui fortemente para a racionalização de gastos, que é uma busca contínua da Administração Pública”. 
     
    O SEI, criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, é um dos produtos do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da Administração Pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos.
    Assuntos: sad, ati, sistema eletronico de informacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Todos por Pernambuco encerra a primeira rodada com mais de 5 mil propostas da sociedade

    | Administração

    todos

    Governador Paulo Câmara percorreu as regiões de Itaparica, Moxotó e Pajeú e ouviu as sugestões do povo pernambucano

    SERRA TALHADA - Concluindo a primeira rodada do Todos por Pernambuco, o governador Paulo Câmara comandou, nesta sexta-feira (16.08), o Seminário neste município do Sertão do Pajeú. Ao todo, mais de 5 mil propostas e 338 vídeos foram enviados pelo povo dos sertões de Itaparica, Moxotó e Pajeú, alcançando o objetivo de criar um ambiente de construção coletiva. Os seminários são oportunidades de discutir com a população de cada região o que é melhor para os municípios, por meio do processo de escuta popular. Além disso, durante os eventos, são apresentadas as ações do Governo de Pernambuco e o planejamento previsto para cada região.

    “Começamos o Todos por Pernambuco na quarta-feira, no Itaparica. Ontem, estivemos no Moxotó e, hoje, estamos aqui no Pajeú para realizar essa ação que é fundamental para o avanço de Pernambuco. Com essa interação, com esse processo de escuta que nos aproxima, a gente vai estar mais perto porque, com tudo que a gente ouviu ao longo do dia de hoje, vai ser possível fazer um planejamento priorizando o que é importante para a região. Todas as sugestões vão se somar para, a partir daí, termos condições de tirar do papel muitas das propostas que a população nos enviou e fazer aquilo que é necessário para melhorar a vida do povo pernambucano”, afirmou o governador Paulo Câmara.

    Somente no Sertão do Pajeú, foram gravados 115 vídeos na cabine digital e 460 propostas na ilha de propostas disponibilizada no evento. Entre elas, está a de Maria de Lurdes Silva, agricultora de 52 anos e moradora da comunidade Fazenda Três Passagens, em Serra Talhada. Mulher do campo e plantadora de milho, ela afirma que a água é uma das questões mais importantes para o seu trabalho. “Na comunidade onde moro é muito seco, então minha proposta foi pedir um poço e uma cisterna para melhorar nossa situação. Se tivéssemos água, podia plantar tomate e alface e, assim, não precisaria comprar”, disse Maria de Lurdes, que esteve na cabine digital disponibilizada no local. Para ela, a iniciativa do Governo é muito importante. “Acho que é assim que tem que ser para que Pernambuco e o país cresçam mais e para melhorar a nossa vida”, acrescentou.

    A água também foi o pleito da agricultora Rosilene Gomes, 35 anos, moradora do distrito de Sítio Canoa, localizado neste município. “Nossa comunidade precisa de cisternas para as novas casas, além de encanamento. Dessa forma, melhoraria bastante a vida da gente”, pontuou.

    Depois de apresentar as principais obras do Governo de Pernambuco na região do Pajeú, o secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, enfatizou que as propostas recebidas pela população serão todas trabalhadas e, na medida do possível, serão incorporadas ao Plano Plurianual, que vale por quatro anos. “É um método de trabalhar mais junto das pessoas. A intenção é realmente estar com a população, entendendo a demanda de cada região do Estado”, explicou.

    Foto: Hélia Scheppa/SEI

    Assuntos: paulo camara, governo de pernambuco, todos por pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Seminário Todos por Pernambuco aporta, agora, no Sertão do Moxotó

    | Administração

    todos por pe

    O governador Paulo Câmara comandou em Arcoverde, nesta quinta-feira, o segundo dia da ação, que tem como objetivo dialogar com a população pernambucana, ouvindo sugestões e propostas

    ARCOVERDE - Após passar ontem pelo município de Floresta, no Sertão de Itaparica, o governador Paulo Câmara abriu o segundo dia do Seminário Todos por Pernambuco, nesta quinta-feira (15.08), na cidade de Arcoverde, Sertão do Moxotó. Durante a 4ª edição do evento - realizado na Escola Técnica Estadual Professor Francisco Jonas Feitosa Costa - o governador ouviu novas propostas, nas mais diversas áreas, reforçando o olhar para as pessoas e criando um ambiente de construção coletiva entre o Governo de Pernambuco e a população. Ao todo, a região contribuiu com 327 sugestões, além de 103 vídeos registrados na ilha de propostas e na cabine digital, plataformas também disponibilizadas no local do evento.

    “O Todos por Pernambuco é isso: ir às regiões e ouvir as propostas das pessoas, planejar e realizar entregas. Essa iniciativa tem como objetivo a construção de um Pernambuco mais forte, mais igual e que possa melhorar a vida principalmente daquelas pessoas que mais precisam. Nessa construção, que não começou agora, temos buscado imprimir um modelo de gestão que faça com que as coisas aconteçam com responsabilidade. É com esse espírito que a gente vai continuar a trabalhar para implementar as políticas públicas que vêm fazendo bem a Pernambuco, e dar mais oportunidades ao nosso povo”, afirmou Paulo Câmara.

    O motorista Josenildo Diniz, 37 anos, mora em Custódia, mas foi até Arcoverde para conhecer a iniciativa e reivindicar melhoria nas estradas, sobretudo na rodovia que liga os municípios de Venturosa e Alagoinha. “A gente que trabalha dirigindo caminhão tem que desviar de muito buraco nas BRs, e isso acaba dificultando nosso trabalho”, explicou. Para ele, o Todos por Pernambuco é uma ação que vai ajudar ainda mais na melhoria da vida do povo pernambucano. “Parabéns para o governador Paulo Câmara por essa atitude de vir ver de perto e de ir até o povo, saber o que as pessoas simples, humildes e que não têm a oportunidade de ir ao Recife, têm a dizer e sugerir”, pontuou.

    Assim como Josenildo, Anny Beatriz, 15 anos, também esteve presente ao evento para registrar a sua proposta. Aluna do 2° ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual de Arcoverde, ela solicitou aumento da quantidade de equipamentos nos laboratórios de informática da escola onde estuda, como meio de otimizar o aprendizado de todos os alunos. “Com mais computadores ou notebooks, teríamos mais autonomia na hora de fazer os trabalhos, além de termos mais recursos para estudar mais”, explicou.

    O secretário estadual de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, destacou algumas obras realizadas pelo Governo este ano no Sertão do Moxotó, e ressaltou a importância da iniciativa, considerada referência em todo o Brasil e premiada internacionalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU). “O Seminário está sendo realizado para ouvirmos a população, a sociedade civil organizada. E, este ano, com mais tecnologia, que vai nos possibilitar fazer um plano plurianual e realizar o planejamento do Estado e dos municípios, melhorando a vida das pessoas no dia a dia”, frisou. A tecnologia a que o gestor se refere é o sitewww.participa.pe.gov.br, novidade que facilitará o armazenamento das informações.

    VISITA - Depois de ouvir as propostas da população do Moxotó, o governador visitou, ainda em Arcoverde, a Praça Linear Portal do Sertão, e participou do descerramento da placa de lançamento da pedra fundamental do Shopping Arcoverde. O empreendimento irá gerar mais de 600 empregos neste primeiro momento das obras, e terá 106 lojas, sendo cinco âncoras, cinema, praça de alimentação e 456 vagas de estacionamento, com possibilidade de expansão posteriormente.

    Foto: Hélia Scheppa/SEI

    Assuntos: paulo camara, governo de pernambuco, todos por pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • SAD abre inscrições para curso de Formação de Pregoeiro Público Estadual

    | Administração

    banner

    O período de inscrição é de 19 a 23 de agosto 

    Visando aprimorar os conhecimentos gerais a respeito das principais modalidades de licitação - com foco no pregão eletrônico e presencial, a Secretaria de Administração (SAD), responsável pela Central de Licitações do Estado de Pernambuco realizará de 09 de setembro a 04 de outubro, o segundo curso de formação de Pregoeiro Público Estadual de 2019. Ao todo serão disponibilizadas 24 vagas. Para os servidores interessados, as inscrições acontecem a partir da próxima segunda-feira (19.08), e seguem até o próximo dia 23.

    O curso que acontece sob a coordenação da Secretaria Executiva de Compras e Licitações (SELIC)Gerência Geral de Licitações do Estado (GGLIC), tem o apoio do Centro de Formação dos Servidores Públicos de Pernambuco (Cefospe), e será realizado nos módulos teórico e prático. O módulo teórico será ministrado no período de 09 a 13 de setembro. Enquanto o prático irá acontecer de 30 de setembro a 04 de outubro, ambos das 13h30 às 17h, no Cefospe.

    Dentro do conteúdo teórico serão abordadas temáticas referentes à legislação básica, licitação na modalidade pregão (eletrônico e presencial) e os tipos de licitações bem como a rotina e os desafios diários do pregoeiro na análise de documentos de habilitação, julgamento de propostas, realização de diligências, negociação de preços com fornecedores, adjudicação e homologação.

    No que concerne à parte prática do curso os alunos serão treinados a respeito da operacionalização do sistema PE Integrado, responsável pelo processamento das licitações. “Ao final da capacitação, os alunos terão condições de operacionalizar procedimentos dos pregões com segurança e rapidez”, aponta a assessora técnica da Gerência Geral de Licitações do Estado, Tatiane Sampaio.

    INSCRIÇÃO – Para efetuar a sua inscrição, o servidor deverá apresentar alguns documentos exigidos pela organização do curso. A divulgação do resultado desta análise documental irá ocorrer no dia 28 de agosto.Toda a documentação comprobatória dos pré-requisitos e autorização de participação por parte da chefia deverão ser encaminhadas à Gerência Geral de Licitações (GGLIC), situada no 5º andar da SAD, localizada na avenida Engenheiro Antônio de Góes, número 194, bairro do Pina, no Recife. Ou ainda por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 

    Caso a documentação esteja de acordo com o regulamento, o candidato será submetido a um pré-teste que será aplicado no dia 02 de setembro. O resultado do pré-teste será anunciado no dia 05 de setembro.

    “Vale salientar que este curso não terá pré-inscrição online. Esta capacitação é muito procurada pelos servidores, por este motivo, a distribuição das vagas será realizada de acordo com a verificação dos pré-requisitos, sendo imprescindível o alcance de uma boa nota no pré-teste de admissão no curso e da verificação da necessidade da função de pregoeiro nas comissões de licitação”, finaliza Tatiane.

    PRÉ-REQUISITOS

    Os interessados deverão atender aos seguintes pré-requisitos:
    1) ser servidor, militar ou empregado público do Estado de Pernambuco;
    2) atuar ou ter atuado nos últimos 2 (dois) anos como membro de comissão de licitação ou com assessoria jurídica;
    3) ser indicado pela autoridade competente do órgão/entidade de lotação para participação no curso, representando o respectivo órgão/entidade;
    4) não possuir certificado de pregoeiro público válido no Estado de Pernambuco.

    A comprovação dos pré-requisitos será realizada da seguinte forma: para os itens 1 e 2: mediante apresentação de Portaria de designação do servidor, militar ou empregado público, como membro de comissão de licitação ou como assessor jurídico, possuindo, no mínimo, 06 (seis) meses de experiência;

    Para o item 3: mediante apresentação de documento assinado pela autoridade máxima do órgão/entidade de lotação do candidato, com a indicação do servidor, militar ou empregado público para participação no curso;

    Para o item 4: mediante declaração assinada pelo candidato, informando que não possui certificação de pregoeiro público válido no âmbito do Estado de Pernambuco.

    PRÉ-TESTE 

    Antes de participar efetivamente da capacitação o candidato será submetido a um pré-teste. A prova será aplicada no dia 02 de setembro, a partir das 14h, no Cefospe. O exame será escrito e conterá dez questões de múltipla escolha, que valerá 01 (um) ponto cada uma. Serão selecionados para o curso aqueles candidatos que obtiverem as maiores notas no pré-teste, além da documentação exigida pelo regulamento. Lembrando que serão observadas ainda a necessidade de cada órgão.

    No pré-teste serão explorados os seguintes assuntos: Lei Federal nº 8.666/93; Lei Federal nº 10.520/02; Lei Estadual nº 12.986/06; Decreto Estadual nº 32.539/08; Decreto Estadual nº 32.541/08, Decreto Estadual nº 42.530/2015, Decreto Estadual nº 42.048/2015 e suas atualizações, além de noções básicas de informática.

    Maiores informações podem ser obtidas por meio do telefone: (81) 3183.7730.

    Assuntos: sad, formacao de pregoeiro
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara: "Vamos seguir juntos para fazer mais por Pernambuco"

    | Administração

    todos por pe

    Governador comandou abertura da 4ª edição do Todos por Pernambuco, que aportou no Sertão de Itaparica para dialogar com moradores da região

    FLORESTA – Com o objetivo de dialogar com a população pernambucana, buscando ouvir propostas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, o governador Paulo Câmara iniciou, nesta quarta-feira (14.08), a 4ª edição do Seminário Todos por Pernambuco neste município, localizado no Sertão de Itaparica. A iniciativa, que acontece sempre no primeiro ano da gestão estadual, é um momento de escuta popular e de construção coletiva, em que também são apresentadas as principais realizações da atual gestão e o planejamento para as regiões.

    Durante o seminário, propostas em áreas como educação, segurança, saúde e infraestrutura foram colocadas ao governador por lideranças dos municípios da região, que contaram com o apoio de intérpretes de libras, de forma simultânea, para facilitar a comunicação durante o evento. O seminário, que passará por todas as regiões de desenvolvimento (RDs) do Estado até o final de setembro, conta com uma novidade: os cidadãos também podem colaborar enviando sugestões pelo site www.participa.pe.gov.br. Essa inovação proporcionará uma maior facilidade no armazenamento das informações que, mais na frente, serão utilizadas para o planejamento governamental.

    “Viemos ao Sertão de Itaparica para ouvir a população e debater o futuro dos municípios. Sabemos da nossa responsabilidade em melhorar a vida do povo, então temos que pensar nas potencialidades de cada região e possibilitar que o Estado seja um facilitador para a consolidação do desenvolvimento de todas elas. E esse olhar está nas contribuições que estamos recebendo hoje no Todos por Pernambuco, que são fundamentais para que a gente possa caminhar ouvindo as pessoas e tirando do papel aquilo que vai fazer a vida dos pernambucanos melhorar. Vamos seguir juntos para fazer mais por Pernambuco”, afirmou o governador.

    O secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, falou do papel do Todos por Pernambuco, de contribuir com o desenvolvimento de todo o Estado a partir do processo de escuta popular. “Quem ouve mais, acerta mais. E é indo até a população, em cada região e município, que vamos saber as reais necessidades do nosso povo”, destacou o secretário, que também apresentou ações realizadas pelo Governo do Estado até o momento.

    Edilene Gonçalves, de 51 anos, liderança indígena Pankará do município de Carnaubeira da Penha e professora de arte indígena, experimentou a cabine digital instalada no local do evento para colher sugestões, e considerou fundamental a proposta de ouvir a população, sobretudo moradores de cidades do interior do Estado. “A gente precisa de oportunidades como essa. Não temos como ir ao Recife ou a Brasília para conseguir falar com os líderes do nosso Estado. Então, é bom quando o governador Paulo Câmara e os secretários vêm mais próximos das aldeias da gente, pois temos vários povos indígenas aqui”, pontuou.

    Merendeira do município de Jatobá, Maria Marli Santos, 46, esteve na ilha de propostas, onde são disponibilizados vários computadores para que os cidadãos deixem suas sugestões. Para ela, o Todos por Pernambuco pode ser um diferencial na vida dos moradores da região. “O governador está aqui ouvindo as reivindicações do povo, seus anseios, o que está bom e o que está  ruim, para que possa melhorar. A gente sabe que o Brasil está em crise, mas nunca é tarde para sonhar e esperar que aconteça o melhor. E eu estou aqui para dar a minha contribuição para isso”, disse.

    ABASTECIMENTO - Durante o Todos por Pernambuco em Floresta, o governador também assinou a autorização das obras de implantação do Sistema de Abastecimento de Água de Agrovilas nos municípios de Floresta e Petrolândia, e de uma estação de tratamento compacta. O investimento, de R$ 4 milhões, contemplará cerca de 1.200 moradores das duas cidades. A obra consiste na captação de água no Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco para consumo dos habitantes das Agrovilas 04 e 05 - em Petrolândia - e a Agrovila 06, Catende, Juazeiro, Mari, Pai João e Riacho Grande, em Floresta.

    O governador Paulo Câmara esteve acompanhado da vice-governadora Luciana Santos; do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros; dos deputados estaduais Fabrizio Ferraz e Professor Paulo Dutra; e de todos os secretários do governo.

    Foto: Hélia Scheppa/SEI 

    Assuntos: paulo camara, governo de pernambuco, todos por pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estagiários do Poder Executivo irão curtir visita ao Museu Paço do Frevo

    | Administração

    A ação é em comemoração ao Dia do Estagiário. Os jovens podem fazer as inscrições através do setor de Recursos Humanos do seu órgão até o dia 19 de agosto

    Em comemoração o Dia do Estagiário, no dia 20 de agosto (terça-feira), a Secretaria de Administração (SAD/PE), responsável por coordenar o Programa de Estágio do Executivo Estadual, fará visitas guiadas ao Museu Paço do Frevo. A programação cultural é uma parceria entre a Secretaria de Administração, o Instituto de Recursos Humanos do Estado (IRH), a Associação dos Servidores Administrativos de Apoio Fazendário da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (ASAAF) e o Bradesco.

    De acordo com a secretária Executiva de Pessoal e Relações Institucionais (SEPRI/SAD), Marília Lins, o evento tem como objetivo integrar os estagiários. "Além do momento de interação, é um ato de valorização a esses jovens que estão começando sua carreira profissional. Também é uma maneira de acolher e incentivá-los, passando o valor da cultura local e apresentando a História do Frevo como Movimento Cultural do nosso Estado", disparou Marília.

    Ao todo serão disponibilizadas 200 vagas, sendo 100 delas para o turno da manhã e 100 vagas para o turno da tarde. Sendo assim, as visitas serão distribuídas em duas turmas pela manhã (9h e 10h) e dois grupos à tarde (14h e 15h). "Por este motivo é importante salientar que os estagiários deverão estar no local com 30 minutos de antecedência, munidos de documento com foto - RG, Carteira Nacional de Habilitação, ou Carteira de Estudante", alertou a chefe do NUESC/SAD, Emanuelle Aguiar. 

    Para participar, o estagiário deverá se inscrever através do link  disponibilizado pelo RH do órgão onde trabalha até o dia 19 de agosto, ou até o preenchimento das vagas. ?É importante lembrar que cada estagiário só poderá fazer uma única inscrição, e apenas para o turno no qual atua no órgão, ou seja, manhã ou tarde?, ressalvou Emanuelle. 

    Link para inscrição: docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe33YmclXpMsaVssa3Y1im66W59FUPHgr6Pug1wUibTHDKrlw/viewform

    ...
    Cidades: Recife
    Assuntos: sad, dia do estagiario, visita guiada, museu paco do frevo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Prorrogadas inscrições para o III Concurso de Dissertação para Estagiários do Poder Executivo

    | Administração

    banner

    Estudantes têm até o dia 20 de agosto para enviar os textos

    A Secretaria de Administração (SAD) informa que foram prorrogadas até o próximo dia 20 de agosto as inscrições para o III Concurso de Dissertação para Estagiários do Poder Executivo. O certame realizado pelo Governo de Pernambuco, por meio da SAD, sob a coordenação do seu Núcleo de Estágio Corporativo do Estado (NUESC), é voltado para estudantes dos ensinos Médio e Superior de todos os órgãos públicos. O tema este ano é "A democratização da informação e a inclusão digital".

    Para se inscrever o estagiário deverá imprimir o formulário de inscrição e a folha de dissertação disponibilizados no edital que está disponível no site da SAD: www.sad.pe.gov.br. Na presença do supervisor de estágio, o candidato irá elaborar o texto e transcrevê-lo para a folha de dissertação no tempo previsto de uma hora e trinta minutos.

    O próximo passo é o escaneamento do formulário de inscrição e a dissertação. Logo seguida, o estudante deverá enviar o material para o e-mail:  concursodissertacao@sad.pe.gov.br. Após o recebimento de todas as dissertações, uma comissão avaliadora composta por 06 (seis) professores da Secretaria de Educação do Estado, com experiência em correção de textos, irá definir os vencedores do concurso, cuja lista será divulgada no dia 30 de agosto.

    Já a entrega da premiação irá acontecer no dia 5 de setembro, no auditório da SAD. Os prêmios para os primeiros colocados (as) são os seguintes:

    * 1º colocado do Ensino Superior: cartão-presente da Livraria Cultura no valor de R$ 500,00;

     * 1º colocado do Ensino Médio e Ensino Médio Técnico: cartão-presente da Livraria Cultura no valor de R$ 500,00;

    *2º colocado geral: cartão-presente da Livraria Cultura no valor de R$ 300,00;

    Assuntos: sad, concurso, estagiarios
    Compartilhe: Link para o post:
  • ATI treina centésima turma do SEI no Estado

    | Administração

    ati

    A Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE), órgão vinculado à Secretaria de Administração (SAD-PE), realizou em julho o treinamento da centésima turma de servidores estaduais para a implantação do Sistema Eletrônico de Informação do Governo de Pernambuco (SEI) nos órgãos do Estado. Os funcionários da Compesa foram os contemplados. “Treinamos seis turmas da Compesa, com 24 alunos cada. A primeira turma foi a número cem a ser capacitada”, comenta a analista de TI da ATI e também gerente técnica de implantação do projeto SEI, Vanessa Cândido.

    De acordo com a presidente da ATI, Ila Carrazzone, a Compesa já é o 47 órgão a implantar o SEI. “O Estado já possui quase 50 órgãos com o sistema. Isso aumenta a agilidade dos serviços públicos, bem como a transparência dos processos, e reduz vários custos, inclusive o de papeis. A implantação do SEI contribui fortemente para a racionalização de gastos, que é uma busca contínua da Administração Pública”. Para a analista de Gestão de Pessoas, Jeissielle Pimentel, o SEI surge como uma ferramenta de aperfeiçoamento da gestão de arquivos para que haja “padronização de documentos, otimização de recursos, economia de tempo, quebra de paradigmas, além de tornar a empresa mais competitiva e eficiente”. 

    “Estamos focados na priorização dos processos que irão para o SEI. Os servidores treinados serão os agentes multiplicadores dentro da Compesa”, explica o presidente da comissão de implantação do SEI na Compesa, o chefe de Gabinete, Aldo Santos. Inclusive, foi produzido pela  Assessoria de Comunicação Institucional da Compesa um vídeo a fim de  explicar a ferramenta de forma lúdica. O SEI, criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, é um dos produtos do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da Administração Pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos.

    Assuntos: sad, ati, capacitacao, servidores, compesa
    Compartilhe: Link para o post:
  • Violência contra a mulher: um debate importante e necessário

    | Administração

     sad

    Em 2017, 4.539 mulheres foram assassinadas no Brasil, sendo 1.133 dos casos como feminicídio. Por isso, o Mais Servidor trouxe o tema à tona a fim de prevenir novos casos

    Os dados divulgados no Atlas da Violência*, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), indicam que a violência contra a mulher permanece como a mais cruel e evidente manifestação da desigualdade de gênero no Brasil. Uma realidade perversa que muitas famílias vivenciam. Diante da urgência em se debater o assunto, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Administração do Estado (SAD) e do Programa Mais Servidor, realizou mais uma edição do ‘Rodas de Conversa’. Desta vez, o tema da discussão foi: violência doméstica e familiar. 

    O encontro, que aconteceu no Centro de Formação dos Servidores Públicos de Pernambuco (Cefospe/SAD), trouxe a delegada Julieta Pillar Japiassú para alertar acerca das medidas combatentes à violência mulher e contou também com a presença das idealizadoras do Projeto Dalia (@projeto.dalia), Carol Lopes e Manoela Dubeux, convidadas para compartilhar a vivência de mulheres que possuem histórias marcantes e de superação, como resgate à autoestima feminina.  

    Durante a abertura do evento, a gerente de Atenção ao Servidor e coordenadora do Programa Mais Servidor, Dilma Santos, destacou a importância em se abordar esta questão na administração pública. “Infelizmente este assunto não é fácil. É duro discutir este tema tão conflitante; sobretudo para nós mulheres, que somos as mais assoladas pela prática da violência doméstica e familiar. Porém é necessário falar, alertar e propagar medidas que amenizem esta prática. Espero que todos possam sair daqui mais fortalecidos e informados”, disparou Dilma para um público predominantemente feminino. 

    Em sua apresentação, a delegada Julienta Pillar Japiassú iniciou com uma conversa precisa e acolhedora sobre o que é violência doméstica e familiar e de quais formas elas se manifestam. “As relações que envolvem a violência doméstica são o casamento, uma união estável, um namoro ou até mesmo outro vínculo, desde que seja praticado dentro do ambiente familiar”, citou a delegada, que também explanou formas de coibir a violência e proteger as vítimas, asseguradas pela Lei 11.340/2006, popularmente conhecida como Maria da Penha.

    Ainda segundo Julieta, um dos instrumentos de enfrentamento à violência doméstica que mais tem dado resultado é o monitoramento eletrônico, onde o agressor fica com uma tornozeleira e não pode aproximar-se da vítima. Caso isso aconteça, um dispositivo, que fica com a vítima, é acionado e o agressor é avisado. “Se, ainda assim, o aviso for desconsiderado, ele será preso. Isso nos ajudou a reduzir os casos de agressão”, atestou Julieta.

    Uma das novidades que entrou em vigência na legislação é que a vítima pode denunciar desde a injúria, ou seja, do insulto e da agressão verbal, para que o ato não chegue à agressão física. “Dessa forma pode-se instaurar um inquérito e seguir com o processo e não mais usar o Termo Circunstanciado de Ocorrência - TCO, que é uma forma mais branda de tratar a situação”, confirmou Japiassú.

    Já para a mulher que sofreu a agressão do seu marido, e que não tem para onde ir (além de sua casa), até que a medida protetiva seja instaurada, também tem à disposição Casas de Abrigo oferecidas pelo Governo. No entendimento da delegada Julieta, é melhor tirar a mulher da área de risco até que a polícia possa retirar o agressor do ambiente doméstico. 

    E para aquelas vítimas que carregam sequelas de algum tipo de agressão doméstica a lei também assegura cirurgia reparadora. “É um direito da mulher. E ela tem prioridade em qualquer hospital para fazer tal procedimento. É só apresentar os autos do processo ao juiz que ela será encaminhada”, finalizou Julieta que é advogada formada pela UNICAP e pós-graduada em Direito Público pela Escola Superior de Magistratura de Pernambuco (ESMAPE).

    Ao final do evento, os presentes puderam conferir a exposição de fotos organizada pelo Projeto Dalia, que desde 2015, foca no resgate da autoestima feminina, empoderando mulheres através da fotografia. 

    Clée Máximo, estudante de Bioquímica, disse que o debate valeu cada segundo. “As dicas foram valiosas. Se acontecer com uma vizinha ou qualquer outra mulher eu vou saber como reagir. As fotos da exposição também estão maravilhosas. Adorei o projeto Dalia”, assegurou Clée. 

    A servidora Elis Araújo ficou encantada com o tema. “É pertinente. Sobretudo nos dias atuais onde estamos vendo tantos casos de feminicídio. As meninas do projeto Dalia ganharam meu coração com esse propósito tão bonito. Fiquei com vontade de participar”, disparou Elis.

    DELEGACIAS EM PERNAMBUCO - Existem 11 delegacias específicas voltadas para mulheres no Estado de Pernambuco. Em caso de violência doméstica, familiar e contra a mulher o número 190 está à disposição da população. Denuncie.  

    Fotos: Carol Lopes 

    Cidades: Recife
    Assuntos: sad, rodas de conversa, violencia contra a mulher
    Compartilhe: Link para o post:
  • Expresso Cidadão marca presença no I Mutirão da Cidadania da Perpart

    | Administração

     sad

    Programa emitiu gratuitamente CPFs para os moradores de Água Fria e do Alto Santa Teresinha, Zona Norte do Recife

    O Programa Expresso Cidadão, administrado pela Secretaria de Administração (SAD), marcou presença, no I Mutirão da Cidadania da Pernambuco Participações e Investimentos (Perpart), oferecendo o serviço de emissão de CPFs. O evento aconteceu no sábado (27.07), no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Eduardo Campos, no bairro de Santa Teresinha, Zona Norte do Recife, e atendeu moradores das áreas vizinhas.

    Além de emissão de CPF oferecido pelo Expresso Cidadão, sem nenhum custo para o cidadão, independente da via a ser emitida, os moradores do bairro e das localidades vizinhas também contaram com as secretarias de Defesa Social (SDS), Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Mulher e Saúde (SES). Foram oferecidos os serviços de: emissão de RG; agendamento de carteira de trabalho; orientações sobre saúde bucal; cadastro de tarifa social na conta de luz; prevenção contra violência à mulher; emissão gratuita do cartão VEM comum; e as segundas via de certidão de nascimento, casamento e óbito, entre outros.

    Mesmo diante da grande procura pela emissão de CPFs, a servente Luciene Maria dos Santos, conseguiu providenciar o documento para os filhos de 8 e 12 anos de idade. “Acho importante eles terem toda a documentação, pois são cidadãos e, futuramente irão estagiar e trabalhar em alguma empresa”, disse ela, que aproveitou o mutirão também para agendar a carteira de trabalho para o outro filho de 15 anos. “Ele vai precisar da carteira para ingressar no Jovem Aprendiz (programa de estágio)”, garantiu a servente.

    “A ideia de reunir várias instituições oferece conforto e praticidade à população que não possui ou perdeu algum tipo de documentação, além de orientações profissionais, de saúde e de prevenção à violência contra a mulher. Muitos moradores ficam sem poder receber sua escritura, pois não possuem todos os documentos em mãos” explicou a superintendente de Regularização Fundiária da Perpart, Marília Guimarães, acrescentando que durante o mutirão da cidadania foram colhidas assinaturas dos moradores cadastrados no programa.

    “Eles serão contemplados com o recebimento de seus títulos posteriormente. Porém, mesmo os moradores de Água Fria que não puderam comparecer ao Compaz no sábado, poderão procurar a Perpart em sua sede para sanar alguma pendência cadastral, assinar a documentação ou solicitar o seu cadastramento no programa”, garantiu ela.

    O evento contou ainda com a apresentação cultural de grupos de dança e da Orquestra Anjos Luz, oriundos da própria comunidade, além do apoio dos seguintes órgãos: Prefeitura da Cidade do Recife, Urbana-PE, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Celpe e Faculdade Alpha.

    Números

    A área de regularização fundiária no bairro de Água Fria conta com uma extensão de 54,27 hectares, que corresponde a 3.098 unidades imobiliárias, beneficiando, direta e indiretamente, 15.490 pessoas. O Governo de Pernambuco entregou na comunidade, no ano de 2015, mais de 250 escrituras definitivas – registradas em cartório - e pretende entregar, até o final do programa, mais 600 escrituras às famílias que residem na área, garantindo-lhes todos os benefícios sociais e jurídicos inerentes à propriedade.

    Cidades: Recife
    Assuntos: sad, expresso cidadao, mutirao da cidadania
    Compartilhe: Link para o post: