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  • Paulo Câmara anuncia pacote de ações contra a corrupção

    | Administração
     anticorrupção
     
    Governador assinou decretos que regulamentam aspectos da Lei Estadual Anticorrupção e fomentam a modernização e
     profissionalização da gestão pública. Iniciativa antecede o Dia Internacional Contra a Corrupção, neste domingo (09).

    Visando fortalecer a política de combate a práticas ilícitas contra a administração pública, o governador Paulo Câmara assinou, nesta sexta-feira (07.12), cinco decretos que regulamentam aspectos da Lei Estadual Anticorrupção, de Nº 16.309/2018. Fundamental para promover um maior controle social e ético na administração do Estado, a medida dialoga ainda com a modernização e profissionalização da gestão pública, um dos pilares estratégicos para as ações de prevenção à corrupção. Os decretos assinados pelo governador, no Palácio do Campo das Princesas, estão em sintonia com as ações do Dia Internacional Contra a Corrupção, a ser celebrado neste domingo, 9 de dezembro. Essa data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar sobre a corrupção em nível mundial.

    “Assinamos hoje, cinco decretos que vão ao encontro daquilo que tanto prezamos no serviço público, que é o combate às más práticas e o olhar que precisa ser dado para a ética e a integridade na administração pública. Então, é uma modernização da nossa legislação, alinhada com o que nós queremos, que é fomentar servidores cada vez mais engajados, trabalhando e oferecendo melhores serviços públicos, com ética e integridade. O Governo do Estado é incansável nessas ações. Isso é primordial para servir bem a população”, destacou o governador.

    Os decretos dispõem principalmente sobre a atuação e a conduta dos agentes públicos, de acordo com os aspectos tratados na Lei. São eles: Código de Ética dos Agentes Públicos da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual (Nº 46852/2018); Sistema de Gestão de Ética dos Agentes Públicos da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual (Nº 46853/2018); Código de Conduta da Alta Administração do Poder Executivo Estadual (Nº 46854/2018); Política de Governança da Administração Pública Estadual Direta, Autárquica e Fundacional (Nº 46855/2018); e Critérios de Avaliação do Programa de Integridade no âmbito do Poder Executivo Estadual (Nº 46856/2018).

    O secretário da Controladoria Geral do Estado, Ruy Bezerra, ratificou a importância dos decretos no aprimoramento do controle social e de ética na administração pública. “Diante dessa temática de trabalhar a administração pública na prevenção e no combate à corrupção, o governador está editando, na passagem do Dia Internacional contra a Corrupção, cinco decretos que têm uma temática muito ligada à nossa Lei. Entre eles, um que trata da modernização e profissionalização da gestão pública, com a implantação dos programas de governança, iniciativa que ainda não existia em âmbito estadual no Brasil, apenas na Federação. Ou seja, Pernambuco está sendo pioneiro e vai trabalhar essa questão da governança também em todos os órgãos e entidades da administração pública”, explicou.

    DECRETOS – O Código de Ética serve como base para a administração pública, trazendo um ganho exponencial na questão da orientação do agente, servindo também como parâmetro para a solução de problemas. Além desse, a Lei prevê o Código de Conduta da Alta Administração, que aplica-se aos Secretários de Estado; titulares de cargos de natureza especial, ocupantes de cargo de Direção e Assessoramento Superiores e Presidentes e Diretores de Autarquias, inclusive as especiais, e de Fundações Públicas ou autoridades hierarquia equivalentes; Presidentes e Diretores de Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista, dependentes ou independentes do Tesouro Estadual. Partindo da premissa de que a postura das autoridades serve como exemplo, o código versa sobre transparência dos atos praticados e comportamento.

    A partir desses normativos, foi desenvolvido pela Secretaria da Controladoria-Geral, com apoio da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Secretaria de Administração (SAD), o Sistema de Gestão de Ética, que traz a estrutura operacional necessária para atuação das comissões de ética, além da criação da Comissão de Ética Pública (CEP), composta por sete brasileiros de reconhecida idoneidade moral, reputação ilibada e notória experiência em administração pública, designados pelo Governador do Estado, constituindo ainda a Rede de Ética do Poder Executivo Estadual.

    Em uma iniciativa pioneira no âmbito estadual, está o decreto que regulamenta a Política de Governança da Administração Pública Estadual Direta, Autárquica e Fundacional. A iniciativa pretende, entre outros aspectos, direcionar ações para a busca de resultados para a sociedade, encontrando soluções tempestivas e inovadoras para lidar com a limitação de recursos e com as mudanças de prioridades; promover a simplificação administrativa, a modernização da gestão pública e a integração dos serviços públicos, especialmente aqueles prestados por meio eletrônico.

    Finalizando o pacote, está o decreto sobre os critérios de avaliação do Programa de Integridade no âmbito do Poder Executivo Estadual. Com isso, ficam estabelecidos procedimentos internos implementados pelas empresas com o intuito de evitar, detectar e sanar práticas de desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos em geral por seus administradores, empregados, representantes e, até mesmo, fornecedores e prestadores de serviços, contra a administração pública.

    Foto: Aluisio Moreira/SEI

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    Assuntos: sei, paulo camara, governo de pernambuco, lei estadual anticorrupção, administração publica,
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  • Paulo Câmara é diplomado pelo TRE-PE para seu segundo mandato

    | Administração

     

    Na cerimônia, realizada na tarde desta quinta, também foram diplomados deputados estaduais e federais e um senador

    O governador Paulo Câmara foi diplomado, nesta quinta-feira (06.12) pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), para ser reconduzido ao segundo mandato como chefe do Executivo estadual, durante solenidade no Classic Hall, em Olinda. Também foram diplomados a vice-governadora do Estado, Luciana Santos, deputados federais e estaduais e o senador Humberto Costa, eleitos nas eleições de 2018. O senador Jarbas Vasconcelos foi diplomado, antecipadamente, a pedido, em decorrência de uma agenda fora do País. O ato – último do processo eleitoral para legitimar os candidatos a tomarem posse em 2019 – foi conduzido pelo presidente do TRE-PE, Luiz Carlos de Barros Figueiredo.

    “Vamos continuar o nosso trabalho, pois o povo de Pernambuco assim nos conduziu. Agora, é cumprir a nova etapa, a nova tarefa, enfrentar os desafios de governar o Estado de Pernambuco diante, ainda, de um cenário econômico adverso no âmbito do Brasil e buscar melhorar os serviços públicos. Essa é a nossa missão essencial: ajudar a população e buscar manter Pernambuco na frente, equilibrado, mantendo as contas em dia”, afirmou o governador Paulo Câmara.

    Em seu discurso, ressaltou, ainda, que os palanques estão desmontados e as mãos abertas para outras mãos de boa fé, que queiram ajudar a resolver as questões mais urgentes. Uma delas é a retomada do diálogo nas relações políticas. “Fomos levados a um nível exacerbado de intolerância que deixou rastros profundos em toda parte. Muitos simplesmente não querem ouvir a voz contrária. E sem ouvir a voz contrária, como fortalecer a democracia, um sistema político que se consolida com o embate dos argumentos?”, enfatizou.

    “Estamos prontos para trabalhar a favor destes acordos no plano nacional, quando estiverem em jogo decisões de relevância para o futuro do Brasil. Estamos prontos para fazer o mesmo no nosso Estado, procurando reunir todos dispostos a contribuir, de alguma forma, para o desenvolvimento econômico, social e cultural de Pernambuco”, disse o governador.

    Paulo Câmara finalizou seu discurso congratulando os colegas eleitos. “Quero parabenizar a minha vice-governadora, Luciana Santos, primeira mulher eleita para esse cargo, os senadores eleitos, Jarbas Vasconcelos e Humberto Costa, todos os deputados estaduais e deputados federais. Desejo sucesso e temperança a todos no exercício dos mandatos populares legitimados pelos votos das pernambucanas e dos pernambucanos”.

    Ao todo, foram diplomados 49 deputados estaduais e 23 deputados federais. Além dos deputados federais reeleitos Daniel Coelho e Augusto Coutinho, que foram, excepcionalmente, diplomados no último dia 3 de dezembro. O TRE-PE também entregou certificados aos sete conselheiros distritais eleitos em Fernando de Noronha e a mais um suplente.

    Fotos: Aluisio Moreira/SEI


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  • 13º do Estado será pago no próximo dia 18

    | Economia, Administração

    PH 

    Contabilizando os salários de novembro, dezembro e o 13º, Governo injetará R$ 2,5 bilhões na economia estadual. Anúncio foi feito hoje pelo governador Paulo Câmara

    O governador Paulo Câmara anunciou hoje (06/12) que o 13º salário do funcionalismo estadual será pago no próximo dia 18. “Diante do compromisso do nosso Governo em manter o equilíbrio das contas públicas, assim como o pagamento do funcionalismo estadual em dia, vamos cumprir, rigorosamente, o que fazemos todos os anos, o pagamento do 13º salário dos servidores públicos no mês dezembro”, disse Paulo.

    Dentro desta premissa, o Governo do Estado divulgou na sexta, 30/11, o calendário de pagamento do salário do mês de novembro para serem pagos hoje  e amanhã. O governador de Pernambuco também assegurou que a folha do mês de dezembro será paga até o quinto dia útil do mês de janeiro de 2019.

    Desta forma, a previsão é de que sejam injetados na economia estadual e num período de 30 dias, cerca de R$ 2,5 bilhões referentes ao valor da soma das folhas de pagamento de novembro, dezembro e do décimo terceiro, trazendo mais robustez para o comércio e outros setores da economia do Estado.

    De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL Recife), Cid Lôbo de Mendonça, esse incremento de receita no Estado vai dar uma grande movimentada na economia e trazer um novo fôlego para o varejo. “As pessoas poderão fazer suas compras para as festas de Natal e Ano Novo com tranquilidade e também quitar suas dívidas, restaurando crédito, para começar o ano novo no azul”, explicou Lôbo de Mendonça.

    Vale salientar que, mesmo diante de uma grave crise econômica que o Brasil enfrenta, Pernambuco é um dos poucos estados da Federação que vem mantendo suas contas públicas equilibradas, sempre observando e respeitando o teto estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

    O Estado de Pernambuco possui, hoje, 123.292 servidores ativos, 70.240 inativos e 26.316 pensionistas. Perfazendo um total de 219.848 servidores.

    Assuntos: sei, governo de pernambuco, paulo camara, 13ª salario, pagmento,
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  • PGE-PE sedia primeira reunião do Grupo de Trabalho Interestadual de Procuradorias de Saúde

    | Saúde, Administração

     

    A Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) sediou, na sexta-feira (30/11), a primeira reunião do Grupo de Trabalho Interestadual de Procuradorias de Saúde, que foi designado pelo Colégio Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg) em encontro realizado em 8 de novembro, em Florianópolis. O objetivo do GT é discutir estratégias de atuação na área de judicialização da saúde.

    A primeira reunião foi aberta pelo procurador-geral do Estado de Pernambuco, César Caúla, e contou com a presença das procuradoras Cristina Câmara e Catarina Ribeiro, do Núcleo Especializado em Saúde da PGE-PE, e dos procuradores Adriana Torquato (PGE-RN), Gustavo Mesquita (PGE-PB), Fernando Castelo (PGE-PR), Francisco Pierot (PGE-PI) e Nathália Daniel (PGE-MG), além dos representantes das Secretarias Estaduais de Saúde Geraldo Jorge Filho (PE) e Nivaldo Alves Jr. (PB).

    Durante a reunião, foram tratados temas como ressarcimento aos Fundos Estaduais de Saúde das despesas decorrentes de atendimentos no SUS a usuários de planos privados de assistência à saúde; ressarcimento pela União Federal aos Estados, em decorrência de cumprimento de obrigações solidárias impostas em ações judiciais de saúde; e otimização do desembaraço aduaneiro de medicamentos importados.

    Na avaliação da procuradora coordenadora do Núcleo Especializado em Saúde da PGE-PE, Cristina Câmara, que conduziu a reunião, o encontro foi bastante produtivo. “Restaram delineadas medidas importantes de atuação conjunta em questões que afetam todos os estados da Federação. Tal atuação conjunta, até então inédita em questões estratégicas na temática da judicialização da saúde, fortalece os entes estaduais e tende a potencializar os resultados”, afirmou a procuradora.

    Assuntos: pge, grupo de trabalho interestadual de procuradores de saude, colegio nacional de procuradores gerais dos estados e do distrito federal, conpeg, saude,
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  • Tem início as obras de reforma do Porto de Santo Antônio em Fernando de Noronha

    | Turismo, Administração

    Porto

    A principal porta de entrada para o abastecimento da Ilha de Fernando de Noronha, o Porto de Santo Antônio está ganhando uma nova cara. Teve início a obra de estruturação do local nesta terça-feira, 27. O valor estimado é de R$ 5.506.000,00, com recurso próprios da Administração.

    A obra contempla a execução dos serviços de recuperação, requalificação e reforço do cais de atracação/comercial, terminal de passageiros e elementos de apoio (flutuante, rampa de passageiros e passarela de acesso) que compõe o Porto Santo Antônio. Para isso, foram desenvolvidos os projetos de arquitetura, estruturais e elétricos com objetivo de atender tecnicamente a segurança das instalações atuais do Porto. A previsão é de que a obra seja finalizada num prazo de cinco meses. 

    “A infraestrutura do porto clamava por um cuidado especial. O pedido pela reforma era de todos da ilha: empresários, turistas e ilhéus em geral. Então, abrimos diálogo com o Tribunal de Contas para uma contratação direta, para que tudo ocorresse mais rapidamente, podendo assim dar um novo cenário para o porto. Essa é uma obra necessária para a Ilha", disse Guilherme Rocha, Administrador de Fernando de Noronha. A obra começa num período muito importante para moradores e turistas da Ilha, com a proximidade das festividades de final do ano, quando o fluxo de turistas aumenta consideravelmente durante o Natal e o Réveillon”.

    A execução do serviço é de responsabilidade da empresa Jatobeton, que foi a vencedora da concorrência. Por conta do período de swell (mar revolto), que, nesse ano, chegou a provocar ondas de até três metros de altura, a obra do porto foi parcialmente interditada.

    Histórico:

    Em 2016 a administração inaugurou um píer de embarque e desembarque de passageiros. No local foi construída uma passarela com 12 metros de comprimento, piso tipo deck em madeira de maçaranduba envernizada, corrimão duplo e pintura com zarcão e tinta marítima. O flutuante foi revitalizado e fixado em estrutura metálica, com possibilidade de atracação de dois barcos ao mesmo tempo, mas devido aos eventos do último swell, o píer ficou comprometido. Além disso, em 2017, foi publicado no Diário Oficial de Pernambuco, o decreto que regulamentou o funcionamento e o comércio na Zona Portuária do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, estabelecido pelo Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental. Desde então, as embarcações que utilizam o Porto de Santo Antônio ancoram fora da área de circulação. Além dos ancorados, só são permitidos apenas dois barcos dentro da área do porto, por um período de 20 minutos. Os barcos devem permanecer no estaleiro ou no espaço delimitado pela Administração, na baía de Santo Antônio, só nos casos de manutenção, que não pode exceder o período de noventa dias. 

     


    Assessoria de Imprensa – Administração de Fernando de Noronha 

    Foto Ney Anderson

    Assuntos: fernando de noronha, porto de santo antonio, cais de atracaçao,
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  • Governo de Pernambuco antecipa depósitos e abre prazo para acordo com credores de precatórios

    | Administração


    O Governo de Pernambuco realizou um aporte de pouco mais de R$ 198 milhões na conta judicial administrada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) para pagamento de precatórios. Metade desse valor será destinada ao pagamento de credores que queiram formalizar acordo direto com o Governo do Estado, para receberem seus créditos mais rapidamente, com desconto de 10% a 40% sobre o valor atualizado. As regras para adesão, no período 28 de novembro e 7 de dezembro, constam de edital assinado nesta quinta-feira (22/11) pelo procurador-geral do Estado de Pernambuco, César Caúla, e disponível no site da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (www.pge.pe.gov.br).


    No início de 2018, observando as regras da Emenda Constitucional 99, que instituiu novo regime especial de pagamento de precatórios, o Estado de Pernambuco apresentou plano de pagamento pelo qual se propunha a recolher R$ 79.862.390,20 durante o corrente exercício. Com o aporte recentemente realizado, porém, valendo-se de depósitos judiciais conforme autorizado pela EC 99, o Estado conseguiu disponibilizar mais que o dobro do inicialmente previsto e, com isso, quitará todas as parcelas do ano de 2018 e antecipará valores pertinentes aos exercícios seguintes.


    Para os acordos firmados com aplicação de deságio, na forma autorizada pela Lei Estadual nº 15.690/2015, o governo destinou R$ 99 milhões. Os credores de precatórios que queiram formalizar acordo direto com o Governo do Estado, para receberem seus créditos com desconto de 10% a 40% sobre o valor atualizado, devem entregar formulário de requerimento à PGE-PE entre 28 de novembro e 7 de dezembro.


    Podem fazer acordo com deságio os titulares de precatórios da administração direta e indireta do Estado de Pernambuco inscritos até 1º/7/2018. Para se habilitar, os credores devem desistir de eventuais recursos pendentes questionando o valor do crédito inscrito e renunciar a qualquer discussão acerca dos critérios de apuração do valor devido, inclusive no tocante ao saldo remanescente e atualizações, se houver.


    O edital prevê o escalonamento das faixas de desconto e a possibilidade de efetuar o requerimento eletrônico, no site da PGE. O percentual de deságio será de 10% para precatórios inscritos até 1º/7/2012; 20% para os inscritos entre 1º/7/2013 e 1º/7/2014; 30% para os inscritos entre 1º/7/2015 e 1º/7/2016; e 40% para os inscritos em 1º/7/2017.


    Os pedidos serão analisados pela PGE-PE, que realizará a classificação das habilitações numa lista, respeitadas as prioridades legais definidas no edital. O efetivo pagamento, bem como a atualização do valor devido e aplicação do deságio de 10% a 40% serão realizados pelo Tribunal de Justiça, conforme disponibilidade financeira.


    O formulário e os documentos podem ser enviados eletronicamente, via site da PGE, ou entregues no Protocolo da PGE-PE, localizado no térreo do Edifício Ipsep, na Rua do Sol, 143, bairro de Santo Antônio, das 9h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail precatorios@pge.pe.gov.br ou na Secretaria Geral da PGE-PE, por meio do telefone (81) 3181.8500.



    Links: 
    Edital - www.pge.pe.gov.br/app_themes/acordo_precatorios_edital_n02_2018_pgepe.pdf
    Portaria - www.pge.pe.gov.br/app_themes/acordo_precatorios_portaria_178_2018.pdf
    Formulário de requerimento - www.pge.pe.gov.br/app_themes/acordo_precatorios_anexo_unico_requerimento.pdf

    Assuntos: pge-pe, governo de pernambuco, precatorios, credores
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  • Ferramenta assegura agilidade e transparência às publicações do Diário Oficial do Estado

    | Administração
    TreinamentoEquipe sendo capacitada para o uso do novo sistema.

    Desde a última segunda-feira (19), o Diário Oficial de Pernambuco traz uma importante inovação na forma em que suas matérias são recebidas, publicadas e disponibilizadas ao público. A novidade se dá por conta da implantação do novo sistema de diário oficial eletrônico (SDOE), ferramenta desenvolvida pela Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) em parceria com a Pitang, fábrica de softwares do Porto Digital do Recife. O projeto de desenvolvimento do SDOE contou com um investimento de 1,2 milhão e promete trazer mais agilidade, segurança e transparência na publicação de decretos, leis, portarias e demais matérias de interesse dos cidadãos. O sistema é totalmente online e segue o modelo já em vigor do Diário Oficial do Estado, que foi o primeiro do Brasil a ser disponibilizado exclusivamente em sua forma digital e de acesso gratuito.

    Com o novo sistema, todas as secretarias, órgãos, prefeituras e particulares podem se cadastrar online. O acesso será realizado preferencialmente com o uso de certificados digitais (que obedeçam as normas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil) ou através de um login e senha. A partir do primeiro acesso, tudo que é realizado no sistema trafega de modo criptografado, o que garante a confidencialidade e integridade dos dados.

    As matérias são inseridas diretamente no SDOE, diagramadas de maneira automatizada e podem ser visualizadas exatamente da mesma forma em que serão publicadas no Diário. Outra novidade está na geração do orçamento: agora o preço por publicação é gerado no mesmo momento em que a matéria é inserida, permitindo que o usuário tenha um maior controle e transparência sobre os seus gastos, podendo fazer as alterações necessárias. O sistema gerará uma guia de pagamento e, em até 30 minutos, a publicação é confirmada de forma automática por meio de integração com o banco do Brasil.

    A possibilidade de uso de certificados digitais não é o único avanço. De acordo com superintendente de Tecnologia da Cepe, Fernando Paranhos, a plataforma também passa a reter informações em um banco de dados com a mesma tecnologia do usado pelo jornal britânico The Guardian. "A partir do cadastro no sistema é possível selecionar palavras e receber notificações por e-mail sempre que termo for publicado no DOE. Isso facilita o processo e dispensa a busca diária", assegura.

    Treinamento - Para garantir a eficácia no processo de transição para o uso do novo sistema, a Cepe preparou treinamento que atenderá funcionários de mais de cem secretarias e órgãos públicos. 

     
    Assuntos: cepe, sei, diario oficial,
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  • Eriberto Medeiros assume o Governo de Pernambuco até o dia 16

    | Administração

    Posse 

    O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado Eriberto Medeiros, assumiu, nesta sexta-feira (09/11), o Governo Estadual em decorrência do período de férias do governador Paulo Câmara. Eriberto Medeiros fica no cargo até o dia 16 deste mês, quando o vice-governador Raul Henry assume o posto até a volta de Paulo, no dia 20. A cerimônia de transmissão ocorreu na tarde de hoje, no Palácio do Campo das Princesas, área Central do Recife.

    “Vou estar fora de Pernambuco nos próximos dez dias e passo o cargo com muita satisfação, sabendo que o Estado será muito bem cuidado pelo presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, que vai ter, agora, essa honra de ser governador de Pernambuco. Dando conta do recado, como sempre deu em todas as tarefas que lhes foram incumbidas”, destacou Paulo Câmara.

    "É uma oportunidade gratificante demais. A missão é dar continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado, de forma muito harmônica com a Alepe, como já é”, pontuou o governador em exercício, Eriberto Medeiros. Sua esposa, a prefeita de Cumaru, Mariana Medeiros; familiares e assessores acompanharam a solenidade.

    Também participaram da assinatura do Termo de Transmissão do cargo, o secretário da Casa Civil André Campos; e os deputados estaduais Cleiton Collins, presidente em exercício da Alepe; Isaltino Nascimento, líder do Governo na Alepe; e José Maurício.

    Fotos: Aluisio Moreira/SEI

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  • Governo do Estado em busca de inovação

    | Tecnologia, Administração


    ATI

    Promovido pela Agência Estadual de Tecnologia da Informação do Governo de Pernambuco (ATI-PE) e pela Empresa Municipal de Informática (Emprel), foi realizado nos dias 07 e 08 de novembro, no Cais do Apolo, a primeira edição do Gov In Play - um encontro para discutir inovação no setor público. 

    A mesa sobre o tema Marco Legal x Inovação Aberta foi mediada pelo Presidente da ATI Romero Guimarães. “Discutimos no Gov In Play como o Marco Legal da Inovação pode viabilizar um novo formato de desenvolvimento e produção de soluções para os desafios da administração pública. Atualmente, somos engessados pela Lei 8.666, que exige que o contratante defina o produto que quer. Mas só se faz inovação atacando os problemas. Nosso desafio, enquanto ATI, que provê soluções de TI para o Governo, é transformar, é encontrar a solução.”

    Para o Diretor Presidente da Emprel Eugênio Antunes, “o desafio é grande para quem faz tecnologia no setor público, mas precisa ser vencido com soluções em conjunto, enfrentando as dificuldades. O Gov In Play foi uma ideia brilhante, uma oportunidade ímpar e de uma dimensão enorme. Sem falar da grande importância de acontecer dentro do Festival Rec’n’Play, um evento já tarimbado.” 

    Na ocasião, um dos palestrantes, o ex-diretor da Emprel, atual dirigente do Porto Marinho, Cláudio Marinho, falou sobre o tema Cidadãos digitais, governos analógicos. Marinho fez uma retrospectiva do surgimento da primeira internet pública do Brasil, que foi iniciada em 1997 com os técnicos da Emprel, com a Rede Cidadão.

    “O Gov In Play foi pensado para funcionar de forma colaborativa, envolvendo vários seguimentos do setor público incluindo as esferas federal, estadual e municipal, além de empresas e startups do Porto Digital. Estamos satisfeitos com o resultado”, disse uma das coordenadoras do evento, e também gerente do Laboratório de Integração Governo, Universidade e Empresa (LIGUE/ATI), Mônica Bandeira. O evento reuniu cerca de 150 participantes. O Rec’n ‘Play continua até o dia 10 de novembro, no bairro do Recife. Mais informações www.recnplay.pe/ .


    Texto:Etiene Bahé
    Foto: Inês Dowsley

    Assuntos: governo de pernambuco, ati-pe, sad, emprel, gov in play, inovaçao
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  • Palestra apresenta novo olhar sobre relações para servidores

    | Administração

    Com o propósito de aproximar e compartilhar saberes por meio da gestão do conhecimento e da educação corporativa no Poder Executivo, o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos de Pernambuco (Cefospe), que é vinculado à Secretaria de Administração (SAD), realizou, na última quinta-feira (25), a 3ª apresentação do Ciclo de Palestras Cefospe. O evento, que aconteceu no auditório do próprio Centro de Formação, trouxe o tema “Visão Sistêmica nas Organizações”, abordado pela servidora da Agência Estadual de Tecnologia da Informação de PE (ATI); Mestra em Engenharia da Ciência e Analista em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação, Zélia Medonça.

    Na abertura do evento, os presentes foram brindados com poesias autorais da servidora da Perpart, formada e especialista em Direito, Valéria Guz. Os textos foram tirados do seu primeiro livro publicado “Frutos de Minh’Alma”.

    Logo em seguida, a coordenadora Pedagógica do Cefospe, Marilene Borges, agradeceu a participação de todos e ressaltou o compromisso do Centro de Formação em proporcionar cada vez conhecimento e ferramenta aos servidores, para que eles possam desenvolver tanto o lado profissional quanto pessoal. “Estamos sempre em busca de inovações, a fim de trazer até vocês o que há de mais moderno na gestão do conhecimento. Como coordenador da Educação Corporativa no Estado, é dever do Cefospe proporcionar ao servidor, meios de aumentar sua bagagem de conhecimento e nos empenharmos todos os dias para tal”, destacou Marilene.

    Após agradecimentos e sorteios, diante de um auditório lotado, a palestrante subiu ao palco para mostrar a todos que é preciso ‘pensar fora da caixa’. Segundo Zélia, vivemos numa sociedade cheia de cobranças, com diversas quebras de paradigmas e organizações padronizadas. Por isso, estamos sempre em busca da excelência dos serviços. “Quanto tempo perdemos procurando soluções apenas para um sistema? O tempo em que vivemos atualmente exige que pensemos diferente. Significa dizer que precisamos entender os padrões que permeiam a sociedade para que reconheçamos onde podemos pensar além”, principiou a palestrante.

    A fim de ilustrar o que havia explicado, Zélia fez a dinâmica das 4 linhas, onde era preciso ligar os 9 pontos (que formavam um quadrado no papel) apenas com quatro riscos de lápis sem tirá-lo da superfície. “Essa ‘brincadeira’ mostra exatamente o que é o enfoque sistêmico. Ou seja, tudo está conectado e interligado. Somos acostumados a pensar somente no nosso trabalho, no nosso ‘lado’, e não entendemos que a nossa ‘parte’ também é o todo. Quando pensamos assim, departamentalmente, não encontramos soluções definitivas, e sim àquelas chamadas quebra-galho ou temporárias”, disparou.

    Para evitar cair no ciclo vicioso das soluções quebra-galhos, ou simplista, Zélia recomenda que se tenha uma visão compartilhada. “Nada mais é do que pensar como unidade. Porque dentro das organizações o equilíbrio e a ideia de pertencimento à instituição são fundamentais para criar ordem e dar o melhor de si. Este é o maior desafio dos gestores: conseguir que suas equipes desenvolvam capacidades maiores que a soma dos talentos individuais. E quando se põe isso em prática, é um caminho sem volta rumo aos pensamentos e soluções fora do comum”, destacou ela, ressaltando que “quanto maior a consciência de todo, mais a nossa ação irá beneficiar o grupo”, concluiu Zélia Medonça. 

    A assessora de Apoio Administrativo ao Gabinete da Secretara de Administração, Roselma Gomes, acredita que a palestra trouxe para o servidor a oportunidade de compreender melhor a organização como sistema integrado. “Despertou a conscientização de que somos parte de um todo, e a necessidade de ter uma visão compartilhada como objetivo comum. Para mim, particularmente, foi uma grande oportunidade de repensar e melhorar o trabalho que desempenho a fim de proporcionar a satisfação daqueles que precisam do serviço público”, disparou Roselma.

    Cidades: Recife
    Assuntos: sad, cefospe, ciclo de palestras
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