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  • Autoliderança é o caminho para uma gestão de sucesso

    | Administração

    Durante o X Encontro do Cefospe com Gestores de Pessoas, especialistas em coaching deram dicas de como se conhecer melhor para alcançar uma gestão transformadora

    Tradicionalmente sediado pelo Centro de Formação dos Servidores Públicos de Pernambuco (Cefospe) o Encontro do Cefospe com Gestores de Pessoas chegou a sua décima edição nesta terça (19.03). Este ano o evento trouxe como tema as “Tendências e Inovação para Modernização da Gestão Pública”. Sob a ótica da personal professonal CoachLeader Coach certificada pelo Behavioral Coaching Institute, Patrícia de Cássia e da fonoaudióloga e mestre em Gestão de Desenvolvimento Local Sustentável, Sandra Vespasiano, os presentes puderam entender como praticar a autoliderança.

    Após o café da manhã de boas vindas, os músicos do Conservatório Pernambucano de Música, Renato e Adilson Bandeira, presentearam a todos com belas canções. Abrindo o evento, a diretora do Centro de Formação dos Servidores Públicos de Pernambuco (Cefospe), Analúcia Cabral, lembrou da importância dos profissionais que trabalham à frente da gestão de pessoas. “Tradicionalmente realizamos este evento para aqueles que militam nessa área. Todas as transformações e avanços são impulsionado por pessoas. Este é o motivo de trazermos o tema liderança, que é tão estratégico para todas as Instituições Públicas”, destacou Analúcia.

    A palestrante e personal professonal Coach e Leader Coach certificada pelo Behavioral Coaching Institute, Patrícia de Cássia foi a primeira a falar sobre “O Poder da Liderança Transformadora”, onde ensina que o autoconhecimento acelera e potencializa a habilidade profissional de desenvolver pessoas profissionalmente. “Para ter sucesso é preciso saber lidar com gente, sobretudo com nós mesmos. É preciso aprender a liderar nossas próprias vidas para só então liderar uma equipe. O autoconhecimento é imprescindível para estruturar uma liderança transformadora”, pontuou a profissional.

    Patrícia ainda deixou um questionamento para os presentes: qual legado da sua liderança? Em quê ela é inspirada? “Gerenciar é completamente diferente de liderar. Um significa planejar, o outro proporciona mudanças; inspirar transformações e impactar positivamente o ambiente. Entende a diferença? Então, o líder precisa sair um pouco do salto alto e ouvir mais, absorver novas técnicas e ter clareza de onde se quer chegar para que os outros sintam-se confortáveis e confiantes com sua liderança”, concluiu a coach

    Pegando o gancho da colega a fonoaudióloga e mestre em Gestão de Desenvolvimento Local Sustentável, Sandra Vespasiano, explanou o conceito do líder OPEN. “É um modelo de gestão de auto conectividade; relações de troca; feedback sobre o próprio desempenho. Pois, uma vez que eu me conheço, não centralizo trabalhos, ganho autonomia e consigo uma liderança amadurecida”, principiou Sandra alertando que também é preciso motivar a si mesmo para motivar o outro. “É isso que me torna um líder por excelência. Tirar o fator que desmotiva e proporcionar uma geração de valor dentro do ambiente organizacional, trazendo transparência, colaboração e equilíbrio. É romper todos os velhos conceitos e programar uma dinâmica atual, alcançando, assim, a maturidade dos liderados e a sua própria”, disparou Vespasiano.

    O professor da UPE, Jalvaro Carneiro Leão elogiou o evento.  “O evento trouxe um novo olhar acerca das diversas lideranças que existem no mercado e como desenvolvê-las da melhor forma. Um tema superpositivo para a melhora da gestão em nossos órgãos” vislumbrou o professor.

    SALA DE LEITURA – Ao fim do evento, todos puderam enfim conhecer a nova sala de leitura do Cefospe, inaugurada no mesmo dia do evento. Com 500 livros em seu acervo, o espaço conta com exemplares com temas técnicos e literários, além da estação para pesquisa com dois computadores. A diretora do Cefospe, Analúcia Cabral, cortou a fita e convidou a todos para conhecer o novo espaço. “Nosso objetivo é sempre proporcionar a melhor estrutura para nossos alunos. Está sendo uma grande alegria poder oferecer este acervo. Aliás, quem quiser, contribuir com a composição da biblioteca, estamos aceitando doações de livros relacionados à gestão pública, foco, recursos humanos, autoajuda, espiritualistas ou negócios”, lembrou a gestora.

    A Policial Militar, Isolda Carlos, ficou encantada com o novo espaço. “Alegra-me muito saber que o Cefospe trouxe uma sala de leitura, pois incentiva a leitura, acolhe-nos, desenvolve e aguça nossa curiosidade. Além do mais, precisamos sair mais desse ambiente virtual e conhecer mais nossa literatura”, lembrou Isolda.

    Já Cecília da Silva, presidente do Sindicato dos Servidores de Pernambuco, elogiou as obras de artesanato presentes no ambiente. “Não poderia valorizar mais nossa terra. Eu que sou de Carpina fico feliz em ver que nossa cultura permanece viva; ainda mais neste ambiente de cultura literária”, disparou ela.

    O servidor Douglas Barbosa, que trabalha na Secretaria de Educação, se surpreendeu com a inovação do Cefospe em possibilitar uma nova estrutura para àqueles servidores também são universitários. “É mais um espaço para estudarmos, nos integrarmos e exercitarmos nossa pluralidade. Adorei”.

    Assuntos: sad, cefospe, gestao publica
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  • Governo de Pernambuco certifica servidores da área de Licitações do Estado

    | Administração

    O curso para Pregoeiro Público, promovido pela Secretaria de Administração, é o único que possui certificado válido em todo o Estado e trouxe como novidade o sistema PE-Integrado

    Em busca de excelência nos contratos e aquisições públicas o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração do Estado (SAD), concluiu mais um curso oficial para Pregoeiros Públicos Estaduais. A capacitação, que aconteceu no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos de Pernambuco (Cefospe) na sexta (15), é voltada para profissionais da área de compras e licitação do Poder Executivo Estadual para utilização  da nova ferramenta para aquisições públicas do Estado, o PE-Integrado.

    “Todos os anos procuramos promover o curso a fim de habilitar servidores da área a atuar com excelência como pregoeiros nos diversos órgãos do Poder Executivo. Neste ano, o curso apresentou como uma grande novidade no módulo prático, o uso do sistema PE-Integrado, uma solução tecnológica que aufere ainda mais segurança e integridade aos processos, bem como celeridade, rastreabilidade e eficiência, uma vez que o mesmo se integra diretamente aos outros sistemas corporativos do Estado, o E-Fisco e o SADRH", principiou Manço.

    Antes da implantação do PE-Integrado, as gerências de licitação dos órgãos utilizava o antigo Redecompras, que consistia num sistema de pregão eletrônico apenas.  “A grande diferença entre o Redecompras e o PE-Integrado, é que o antigo sistema contava apenas com a modalidade pregão eletrônico, enquanto o novo consiste numa solução integrada de gestão pública, abrangendo os módulos de Compras, Licitação, Contratos, Almoxarifado e Patrimônio”, destacou o secretário.

    A instrutora e gerente de Sistemas Integrados de Gestão do Estado, que esteve à frente do desenvolvimento deste sistema, Kilma Lima, esclarece que trazer este sistema para o curso de Pregoeiros é essencial. “O PE-Integrado permite a automatização de todos os processos de aquisição e contratação, gerando informações estratégicas consolidadas em tempo real, reduzindo um grande número de retrabalhos e permitindo a padronização dos procedimentos em toda a Administração Pública. Será a principal ferramenta de trabalho, sendo imprescindível o domínio sobre ela”, disparou Kilma. 

    A aluna e gerente de Licitação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Marilia Lyra, acredita que o curso é essencial para os servidores que desejam trabalhar nessa área. “Poucas pessoas têm a dimensão da importância do pregoeiro para a Administração Pública e de como é importante que os servidores estejam efetivamente capacitados para que possam desempenhar esse papel. Os professores responsáveis pelo curso, em ambos os módulos (teórico e prático), mostraram amplo conhecimento do assunto, além de compartilharem as experiências do dia a dia, essencial para a formação dos novos pregoeiros”,  atestou a gestora.

    Assuntos: sad, cefospe, capacitaçao, pregoeiro publico, governo de pernambuco
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  • Ouvidoria do Turismo estadual recebe homenagem

    | Turismo, Administração

    setur

    A Ouvidoria da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco recebeu a menção honrosa concedida pela Ouvidoria Geral do Estado. Ligada à Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), a Ouvidoria Geral premiou as três ouvidorias que mais se comprometem em seguir os padrões e regras estabelecidas no ano de 2018.

    Para avaliar constantemente as ações e atendimentos de cada ouvidoria setorial, a Ouvidoria Geral criou critérios para a formulação do prêmio. São eles: horário de funcionamento de cada gerência, uso do sistema informatizado e preenchimento de relatório; atendimento das manifestações em até 20 dias, podendo ser prorrogado por mais 10 dias (a partir da Lei 13.460); cumprimento dos requisitos de qualidade das respostas disponibilizadas ao cidadão; participação das gerências na concepção de novas ações de melhorias e nas capacitações convocadas pela Ouvidoria Geral.

    A Ouvidoria está disponível para atendimento presencial, das 8h às 12h, na Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, na Av. Agamenon Magalhães, 200, Olinda. é possível ainda acessar o serviço por telefone, pelo (81) 3182-7919/7920 e por email, no ouvidoria@setur.pe.gov.br.

    Assuntos: setur, ouvidoria, scge
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  • Projeto encabeçado pela Secretaria de Administração é apresentado em workshop no Peru

    | Administração

    Pioneiro em Pernambuco, o sistema PE-Integrado une as principais áreas de gestão do Estado num só ambiente digital a fim de padronizar processos, facilitar tomadas de decisões e auferir ainda mais controle às contas públicas

    Diante dos resultados alcançados com a implantação do Sistema Integrado de Gestão de Pernambuco – PE-Integrado, a Secretaria de Administração (SAD), a convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), participou de workshop realizado pelo Ministério da Fazenda do Peru. O evento aconteceu nos dias 13 e 14 em Lima, capital peruana. Na ocasião, representantes de diversos governos nacionais, entre os quais estão à Argentina, Equador, México e Uruguai estiveram presentes e prestigiaram as apresentações.

    A iniciativa do workshop, que partiu do BID, foi promover uma melhora no planejamento das necessidades logísticas do governo Peruano e, a experiência do governo de Pernambuco com o PE-Integrado, foi um dos exemplos descobertos de maior inovação e relevância. Segundo o secretário de Administração, José Francisco Cavalcanti Neto, a experiência só reafirma que Pernambuco está no caminho certo rumo a uma governança digital de excelência. “Ao longo dos anos viemos construindo projetos que auxiliem no melhor desempenho da máquina pública, não somente em prol do Estado, mas para a população. A digitalização e a automação de processos de negócios nos ajudaram a obter mais produtividade e redução de custos, elevando nossos níveis operacionais”, destacou o gestor da pasta.

    “Participar deste evento é uma grande oportunidade de trocar experiências, além de levar para outros países, alternativas inovadoras que deram certo, como é o caso do PE-Integrado. O reconhecimento do BID em relação a nossa experiência com este sistema nos traz uma sensação de dever cumprido”, disparou o superintendente de Modernização do Estado (SUMOG), Ricardo Melo, que, na ocasião, representou a SAD no workshop, participando de duas palestras e mesas de debate. Ricardo esteve à frente do desenvolvimento do PE-Integrado em suas diversas etapas e apresentou ao público peruano todo o processo de criação do projeto até a fase de implantação no Governo de Pernambuco.

    Assuntos: sad, sistema integrado de gestao, bid, workshop, Peru
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  • Decoração carnavalesca enfeita unidade do Expresso Cidadão Boa Vista

    | Administração

    decoração

    A ideia é acolher o cidadão de maneira alegre e leve para entrar no clima da festa do Momo

    O Carnaval já chegou com muita criatividade no Expresso Cidadão da Boa Vista, no Centro do Recife. Máscaras, desenhos de passistas, sombrinhas de frevo, confetes e serpentinas estão espalhados por todos os ambientes da unidade. Tudo feito e organizado através da capacidade criadora dos próprios funcionários e equipe administrativa do Expresso a fim de melhor receber o cidadão no período carnavalesco. A iniciativa, permeada pela Secretaria de Administração (SAD), que coordena o Programa Expresso Cidadão no Estado, partiu do perito papiloscopista da Polícia Civil e supervisor da Secretaria de Defesa Social (SDS) no Expresso no período da manhã, Valmir Santana. 

    O servidor, que atua no Estado de Pernambuco há 30 anos, sempre foi frequentador assíduo no Carnaval do Recife e, junto com sua paixão pelo trabalho, une o útil ao agradável em datas comemorativas ao longo dos anos trabalhando no Expresso. "Estou no Programa desde que ele foi fundado, ou seja, há 21 anos. Desde então envolvo todos da equipe para decorar o espaço a fim de deixar o ambiente mais animado e o clima mais leve", principia Valmir que, juntamente com a coordenadora do Expresso Boa Vista, Mary Pires, conseguiu não só enfeitar o ambiente da SDS, mas sim todos os espaços da unidade, ocupados por outros órgãos como o Detran, o Procon, a Compesa e a Receita Federal. "Foi um trabalho conjunto. Não faço nada sozinho. Procuro sempre mobilizar os demais funcionários para que se sintam parte disso. O resultado é notório: trabalhamos mais alegres e o cidadão sai mais satisfeito", dispara o perito.

    O secretário executivo de Administração, Luís Eduardo Antunes, atesta o sucesso da iniciativa. "Traz mais alegria e faz com que o cidadão esteja mais próximo e envolvido pelo clima desta festa que tem como mote união e celebração", destacou o gestor.

    Já a coordenadora geral do Programa Expresso Cidadão, Flávia Lebre, acredita que a iniciativa dignifica o trabalho dos funcionários e integra ainda mais a população ao espaço. "Um pequeno gesto que traz um grande retorno emocional a todos. O Carnaval é o momento da alegria e, propagarmos isso dentro de um ambiente onde as pessoas encontram diversos serviços num só lugar, faz muito sentido. A experiência se transforma num grande prazer", enfatizou Lebre. 

    A satisfação não poderia estar menos estampada no rosto de Domminick Gabriella, funcionária que trabalha no setor de Emissão da SDS. Com adereços enfeitando a cabeça, ela conta que a decoração traz felicidade. "Ao chegar aqui já sinto a energia boa do Carnaval e o expediente ganha outro tom. Os atendimentos ficam ainda mais especiais", atesta a profissional.

    A dona de casa Adenice Gonçalves endossa as palavras de Domminick e disse que só de entrar no Expresso, já entra no clima. "Vim buscar o meu RG e dei de cara com as sombrinhas. Achei lindo demais. Fiquei até com vontade de frevar", brinca ela.

    EXPEDIENTE - É importante lembrar que o Expresso Cidadão da Boa Vista terá horário diferenciado no período da folia. Nesta sexta-feira (01/03) o atendimento vai até às 18h, retornando na quinta-feira (07/03), no horário normal, de segunda a sexta das 8h às 20h e aos sábados, das 08h às 14h. 

    Cidades: Recife
    Assuntos: sad, expresso cidadao, carnaval
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  • SAD avança na política de valorização e reconhecimento dos servidores

    | Administração

    sad

    Polícia Civil passa a integrar o grupo de cargos com desenvolvimento em carreira por desempenho  

    Atento ao desenvolvimento de todos os órgãos do Poder Executivo Estadual e também à qualificação dos seus servidores, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Administração, que coordena o processo de Avaliação de Desempenho do Estado, contempla pela primeira vez a Polícia Civil. O foco são os cargos de Agentes de Polícia e aqueles que possuem atividades correlatas. São eles: Escrivão, Auxiliar de Perito, Auxiliar de Legista, Perito Papiloscopista e Operador de Telecomunicação. 

    Dentro de um conceito mais amplo, a Avaliação de Desempenho é utilizada como um mecanismo importante dentro do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV). Ao todo, 2.843 servidores da Polícia Civil serão avaliados. O período de avaliação da categoria será de 18 de março a 12 de abril de 2019.

    Para o secretário de Administração do Estado, José Francisco Cavalcanti Neto, a inclusão da Polícia Civil neste sistema de avaliação reafirma o compromisso do Governo Estadual em investir qualitativamente no conjunto dos seus servidores. “Este é um marco para a Polícia Civil, já que é a primeira vez que eles estão sendo avaliados dentro dos critérios que foram estabelecidos juntamente com a categoria. É uma oportunidade que o servidor tem de progredir em sua carreira através deste mecanismo de avaliação prevista na Lei Complementar número 137/2008”, asseverou o titular da pasta.

    A avaliação de Desempenho é composta por duas etapas: Avaliação do Comportamento e Avaliação de Resultados. Nesta primeira, o servidor se autoavalia dentro de critérios pré-estabelecidos, como o peso de 40% e o chefe imediato também faz avaliação do servidor, esta com o peso de 60%. A soma das duas notas deve alcançar no mínimo 6,5 para que o servidor seja considerado apto para progredir na carreira. Caso ele atinja um a nota inferior a 6,5 ele será considerado inapto. A segunda fase prevê metas pré-estabelecidas que deverão ser cumpridas pelo servidor num determinado período. “Neste primeiro ciclo de avaliações, por conta do tempo da publicação do decreto (21.01.19), haverá apenas a avaliação comportamental, ficando as metas a serem elaboras e implementadas a partir do próximo ano”, explicou a gerente de Gestão por Competência e Desenvolvimento de Carreiras do Estado, Heliane Lima.

    Durante o processo serão levados em conta as seguintes competências: trabalho em equipe, assiduidade e pontualidade, capacidade profissional; sigilo; hábitos de segurança, atendimento ao público, responsabilidade e compromisso; ética, controle emocional, compartilhamento de informações e conhecimento.

    Os servidores participantes do processo poderão entrar em contato com a área de Recurso Humanos da Polícia Civil através do email ad.divdap@policiacivil.pe.gov.br. Para a secretária Executiva de Pessoal e Relações Institucionais, Marília Lins, a Avaliação é importante tanto para o servidor quanto para a gestão pública estadual. “Ela permite uma maior dinamicidade ao PCCV, pois os servidores conseguem progredir em suas carreiras através do mecanismo de avaliação de suas entregas. Além de desenvolver os servidores e fortalecer as instituições”, finalizou Marília.

    RESTRIÇÕES

    Regras que impedem o servidor de participar da Avaliação de Desempenho:

    Ter menos de três anos e seis meses de serviço no cargo, de acordo com o decreto estadual 47.027/2019, datado de 21 de janeiro deste ano; não possuírem curso de formação exigido para o cargo;  estiver de licença para tratar de interesse particular ou afastado ou licenciado, a qualquer título, sem ônus para o Estado, inclusive para exercício de cargo eletivo; enquanto estiver em exercício de cargo ou atividade de natureza não policial;  tiver sido condenado criminalmente por sentença transitada em julgado ou punido disciplinarmente com pena de suspensão, de acordo com a Lei Complementar 137, de 31 de dezembro de 2008;  Neste último caso o servidor só poderá concorrer à progressão, após decorrido o cumprimento da pena ou da punição disciplinar imputada, conforme o artigo 10, do Decreto 47027/2019.

    Assuntos: sad, governo de pernambuco, policia civil
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  • 1º Leilão 2019 de Bens Imóveis do Governo do Estado acontece no dia 15 de março

    | Administração

    Ao todo, serão leiloados 14 lotes. O objetivo é reduzir gastos públicos e promover a destinação desses imóveis sem utilização pelo Estado    

    Reduzir gastos públicos com ativos imobiliários e promover uma destinação aos imóveis inservíveis (sem utilidade para a administração pública). Estes são os principais objetivos do 1º Leilão 2019 de Bens Imóveis da Secretaria de Administração (SAD), coordenado pela Gerência de Patrimônio, Arquitetura e Engenharia do Estado (GGPAE), que será realizado no próximo dia 15 de março, pelo Leiloeiro Oficial Rui de Almeida, no Empresarial Ubaias, localizado na Estrada das Ubaias, número 20, em Casa Amarela, no Recife-PE, a partir das 10h30.

    De acordo com o secretário de Administração, José Francisco Neto, serão ofertados 14 lotes situados nos municípios do Recife, Caruaru e Salgueiro. “Os recursos arrecadados com a venda dessas edificações serão investidos prioritariamente na aquisição e/ou construção de imóveis, assim como na regularização, reforma, recuperação e ampliação de edificações”, explica o titular da pasta. Os lances mínimos para arrematar os lotes variam de R$ 17.100,00 a R$ 5.484.000,00.

    Já o  secretário Executivo de Administração, Luís Eduardo Antunes, disse que "a alienação de imóveis de propriedade do Estado, elencada como Meta Prioritária do Governo, faz parte do Macroprojeto de Mapeamento de Bens Imóveis, coordenado pela GGPAE, gerência que é vinculada à Secretaria Executiva de Administração (SEADM). Trata-se de um projeto importante para darmos uma destinação adequada a estes imóveis”, aponta o gestor.

    No último leilão realizado no ano passado pelo Governo do Estado foram arrecadados mais de R$ 11 milhões.

    Durante o certame, haverá um lance mínimo para cada imóvel a ser estabelecido de acordo com Laudo de Avaliação elaborado pela Superintendência de Avaliação de Imóveis - SUABI/SAD.

    Poderão participar deste certame pessoas físicas ou jurídicas, obedecendo ao edital do leilão. Uma das condições é apresentar a documentação exigida. A inscrição é feita por meio eletrônico ou de forma presencial no dia do evento.

    Maiores informações podem ser obtidas por meio do e-mail da Comissão Especial de Licitação Alienação de bens imóveis: comissaoimoveis@sad.pe.gov.br ou pelo telefone (81) 3183-7738, de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

    O edital e os anexos poderão ser acessados através dos seguintes endereços eletrônicos: www.sad.pe.gov.br e www.almeidaleiloes.com.br.

     

    Assuntos: sad, ggpae, leilao, imoveis
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  • Secretário Dilson Peixoto conhece inovações tecnológicas em visita à Usina Petribu

    | Administração

    Mais antiga em operação no Brasil, usina utiliza irrigação por gotejamento e possui sistema de eucaliptocultura

    Com quase 300 anos de história, a Usina Petribu é hoje a mais antiga em operação no Brasil. Nascida às margens do Capibaribe, no município de Lagoa do Itaenga, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, a usina atua nos segmentos de açúcar, etanol, bioeletricidade e gases renováveis. Nesta quinta-feira (21), o gestor público do executivo estadual Dilson Peixoto, que comanda a pasta de Desenvolvimento Agrário, fez uma visita à usina, acompanhado do ex-deputado Henrique Queiroz e do deputado estadual Henrique Queiroz Filho.

    Na ocasião, Dilson e os Queiroz foram recebidos pelo presidente do conselho administrativo da empresa, Jorge Petribu, ao lado do gerente agrícola Clóvis Rodrigues de Oliveira. Visitando a usina pela primeira vez, o secretário percorreu o moderno parque fabril e ainda conheceu de perto as inovações tecnológicas adotadas. “Além de aproximarmos a secretaria deste importante setor econômico do Estado e ouvirmos as demandas, viemos conhecer o trabalho inovador feito na Usina Petribu, que tem a tecnologia como foco, apesar do fator desfavorável do ponto de vista hídrico”, destacou Peixoto.

    A usina conta com uma área de aproximadamente 20 mil hectares de plantação de cana-de-açúcar, que é capaz de processar 1,6 milhão de toneladas por safra. São mais de 8,5 mil toneladas de cana processadas por dia, resultando em 20 mil sacos de açúcar. Em 200 hectares de cana, está sendo utilizada a irrigação por gotejamento, sendo a Petribu a primeira usina do Brasil a utilizar o sistema em território acidentado.

    Trata-se da inserção de tubos gotejadores enterrados, garantindo o fornecimento de água e nutrientes. Para se ter uma ideia, com o gotejamento é possível a colheita de 150 toneladas por hectare, contra 70 toneladas sem utilização do sistema, considerado uma revolução na tecnologia de produção dessa cultura por aumentar a produtividade e elevar a longevidade do canavial.

    A Usina Petribu foi também foi à primeira da Zona da Mata de Pernambuco a substituir, em 2015, parte do canavial por um sistema de eucaliptocultura. O eucalipto plantado, que faz parte de um conceito de floresta energética e é considerado mais sustentável, é utilizado pela termelétrica da própria usina para produzir energia durante o ano inteiro.

    Assuntos: sda, usina petribu
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  • Controladoria busca apoio para implantar acordo de leniência no Estado

    | Administração

    corrupção

    Visando fortalecer as ações de prevenção e repressão no combate à corrupção, a secretária da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) e ouvidora-geral, Érika Lacet, tem buscado o apoio de outras instituições. Neste sentido, na tarde da terça-feira, dia 19, ela se reuniu com a procuradora-geral do Ministério Público de Contas (MPCO), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), Germana Laureano. Em pauta, a implementação do acordo de leniência.

    “A participação do TCE e do Ministério Público Estadual nas negociações de acordos de leniência, juntamente com a SCGE e a Procuradoria Geral do Estado, é prevista na Lei Anticorrupção de Pernambuco, sancionada pelo governado Paulo Câmara em janeiro de 2018”, destaca Érika Lacet. “Esta, inclusive, foi uma das inovações trazidas pela Lei Estadual Anticorrupção, que difere da Lei Anticorrupção Federal”, ressalta.

    No encontro, realizado na sede do TCE-PE, no bairro da Boa Vista, a secretária e ouvidora também solicitou o apoio do MPCO na realização do seminário sobre a “Lei Anticorrupção”, previsto para acontecer no próximo mês de abril. “Será a oportunidade de colocar em um mesmo ambiente representantes dos órgãos com atuação no combate à corrupção, para discutir o fluxo do acordo de leniência, dentre outros pontos da lei”, explica o diretor de Correição (DCOR) da SCGE, Filipe Castro, que participou da reunião. A procuradora-geral Germana Laureano se mostrou bastante receptiva e se colocou à disposição para auxiliar no que for preciso.

    Assuntos: scge, combate a corrupcao, paulo camara
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  • Paulo Câmara destaca relevância do MPPE durante posse do procurador-geral de Justiça

    | Política, Administração

    MPPE 

    Governador participou da solenidade que consagrou o início do segundo mandato de Francisco Dirceu de Barros à frente da instituição 

    O governador Paulo Câmara participou, na noite desta sexta-feira (15.02), da cerimônia de posse de Francisco Dirceu de Barros como procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco para o biênio 2017-2019.  À frente do órgão desde 2017, Dirceu foi o mais votado da lista tríplice na eleição do MPPE, com 281 votos. A solenidade, realizada no Centro Cultural Rossini Alves Couto, em Santo Amaro, área central do Recife, contou com representantes dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, além de procuradores-gerais do Ministério Público brasileiro.

    "Esse ato de hoje é um reconhecimento do trabalho que foi feito pelo procurador Dirceu nos últimos dois anos. Um trabalho que foi reconhecido pela categoria e que mostra claramente a função fundamental de combate à violência, à corrupção, às injustiças sociais, que o Ministério Público tem feito. Cabe a nós fazer as parcerias necessárias para que o órgão possa fortalecer sua missão, contando sempre com o apoio das instituições democráticas", destacou Paulo Câmara.

    Ao expressar sua gratidão pela confiança de todos os membros do MPPE, o procurador disse estar animado para o novo mandato, e pontuou os desafios para os próximos anos. "Vamos fazer um Ministério Público mais próximo da sociedade, que resgate a cidadania e que combata com mais eficiência a criminalidade", afirmou, reforçando que a expectativa é investir mais em inteligência artificial para o fortalecimento das atividades do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MPPE (Gaeco).

    BIOGRAFIA – Natural do Crato (CE), Francisco Dirceu de Barros ingressou no MPPE em 1º de outubro de 1999, como promotor de Justiça na Comarca de Exu, no Sertão de Pernambuco. Passou – como titular ou por cumulação – pelos municípios de Correntes, Moreilândia, Ouricuri, Trindade, Bodocó, Panelas, Águas Belas, Lagoa do Ouro, Angelim, Jurema, Bom Conselho e Garanhuns. Em fevereiro de 2014, foi promovido para a segunda Promotoria Criminal de Garanhuns. Conhecido por ser professor, ele é mestre em Direito e especialista em Direito Penal e Processo Penal, sendo o autor de mais de 70 títulos.

    Foto: Heudes Regis/SEI

    Assuntos: governo de pernambuco, paulo camara, mppe,
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