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  • Gestores do Iterpe realizam pactuação de metas das ações 2019

    | Agricultura, Administração

    iterpe

    O presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Altair Correia, e sua equipe, vem pactuando e monitorando metas do órgão junto com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), visando alcançar resultados significativos na regularização fundiária e aquisição de terras no meio rural. A reunião, realizada nesta quarta-feira (22), por meio do Monitoramento Estratégico do Governo do Estado, contribuiu para reajustar o pacto de metas. 

    A reunião facilitou o processo de atualização de informações das ações do Iterpe e na repactuação das metas de gestão visando otimizar os recursos. O monitoramento, coordenado pela Seplag com acompanhamento sistemático pelo governador Paulo Câmara, tem como objetivo acompanhar as ações dos órgãos de forma individualizada.

     A ocasião contou com a participação dos gestores do Instituto, entre eles o responsável pelas ações fundiárias, Ivison Silva; dos assentamentos estaduais, Felipe Falcão; das ações do crédito fundiário, Alcineide Oliveira; da coordenação de monitoramento da Seplag, Adriana Oliveira, e da analista, Paula Muniz.

    Assuntos: sda, iterpe, seplag
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  • Cefospe realiza capacitação para surpervisores de estágio

    | Administração

    Curso foi realizado para profissionais da Funase

    Saber conduzir a formação de um estagiário no serviço público é de grande importância para a formação do estudante. Nesta perspectiva, o Cefospe, órgão vinculado à Secretaria de Administração (SAD), promoveu na última sexta-feira (17.05), uma capacitação voltada para supervisores de Estágio da Funase. 

    De acordo com ela, o curso serviu para alinhar as práticas do estágio e o entendimento a respeito da legislação. “O supervisor deve ser o espelho para que o estagiário possa desempenhar bem a sua função. É ele (supervisor) quem vai conduzir o estudante na sua área de formação ao longo do estágio. Neste curso abordamos também os requisitos para que seja caracterizado uma relação de estágio. Além disso, vimos a parte pessoal com orientações gerais a serem repassadas aos estagiários, tais como comportamento no ambiente de trabalho, educação, boas maneiras, vestimentas, pontualidade, entre outros pontos”, elencou Emanuelle.

    Uma das participantes do curso foi a assessora técnica de Gestão de Pessoas da Funase, Alexandra Wanderley. Ela disse que as informações repassadas pela NUESC/SAD foram importantes para dar uma maior visão ao supervisor em relação à condução do trabalho. “Foi fundamental para alinharmos os direitos e deveres dos estagiários. O supervisor precisa ter esta consciência de que está ajudando na formação de uma pessoa”, discorreu Alexandra.  

    Este ano o Cefospe já coordenou três capacitações de supervisão de estágio. A próxima deverá ocorrer no mês de agosto.

    Assuntos: sad, cefospe, capacitaçao
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  • 3º leilão de bens móveis da SAD arrecadou quase R$ 1,5 milhão

    | Economia, Administração

    leilão

    Valor arrecadado superou a marca histórica dos últimos cinco anos

    O terceiro leilão de bens móveis realizado pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Administração (SAD), na quinta-feira (16.05), no auditório do RioMar Trade Center, no bairro do Pina, Recife, superou a expectativa. Dos 352 lotes disponibilizados pelo Governo 348 foram vendidos, totalizando uma arrecadação de R$ 1.475.400,00. Esta foi a maior arrecadação, em um único leilão de bens móveis, dos últimos cinco anos. A previsão inicial era de arrecadar R$ 895.060,00. Ou seja, houve um ágio na média de 112% ou ágio de 68% em relação ao valor mínimo previsto com o total arrecadado.

    Entre os lotes havia diversos veículos, objetos para escritório, como calculadoras e impressoras, além de balanças de precisão, freezers, estufas, geladeiras e material de sucata.

    O secretário de Administração, José Francisco Neto, elogiou a condução e a execução do certame por parte da SAD. “Isto mostra que estamos no caminho certo, realizando nosso trabalho com transparência e comprometimento com a gestão pública estadual. Os resultados dos nossos leilões refletem o quão as comissões têm se empenhado para realizar com êxito estes certames”, parabenizou o titular da pasta.

    Cerca de 120 licitantes compareceram ao auditório do Trade Center Rio Mar. Ao todo foram realizadas 181 vendas presenciais e 167 online. Estas últimas efetuadas através da página eletrônica: www.lancecertoleiloes.com.br. O maior lote vendido foi o de número 289, correspondente a um caminhão que foi arrematado por R$ 130.000,00.

    De acordo com o secretário Executivo de Administração, Luís Eduardo Antunes “O Governo do Estado, através da SAD, vem obtendo resultados expressivos, tanto nos leilões de bens móveis quanto de imóveis. Isso certifica nosso trabalho e garante mais investimentos para o nosso Estado”, destaca Antunes.

    Assuntos: sad, governo de pernambuco, leilao
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  • Severino Otávio será empossado no dia 3 de junho na presidência da Arpe

    | Administração

    Ex-prefeito esteve com o governador Paulo Câmara para acertar detalhes, e ressaltou seu entusiasmo com a nova missão

    O ex-prefeito de Bezerros, Severino Otávio, foi recebido nesta quarta-feira (22.05) pelo governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas, para acertar detalhes da sua posse na presidência da Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe), cargo para o qual foi convidado pelo chefe do Executivo Estadual após ter renunciado ao restante do mandato como prefeito. Ele será empossado pelo governador no próximo dia 3 de junho, às 9h, na sede da Arpe, nos Aflitos.

    Bacharel em direito e delegado especial da Polícia Civil aposentado, Severino Otávio governou a cidade de Bezerros em duas ocasiões (1973-1976 e 2013-2019). Antes, foi deputado estadual  por dois mandatos (1979-1982 e 1983-1986). Em junho de 1986 foi nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), órgão que presidiu em duas ocasiões.

    Severino Otávio explicou que a reunião com Paulo Câmara serviu para acertar os detalhes e falar do seu entusiasmo com a perspectiva de aprimorar ainda mais o funcionamento da Arpe. "Fiquei honrado com o convite do governador, e me comprometi a atuar para que a Arpe, no seu papel de agência reguladora, atue como um ponto de equilíbrio entre os concessionários e os usuários de serviços", afirmou o novo presidente da agência.

    Foto: Hélia Scheppa/SEI
    Assuntos: paulo camara, governo de pernambuco, sei, arpe
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  • SAD inicia Programa de Formação Gerencial em parceria com a PGE

    | Administração

    Teve início nesta segunda-feira (20.05) o primeiro módulo do Programa de Formação Gerencial da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE), realizado em parceria com o Centro de Formação de Servidores do Estado de Pernambuco (Cefospe), vinculado à Secretaria de Administração (SAD). Serão três dias de aula com a participação de 30 procuradores e servidores da instituição.

    A abertura do curso, realizada pelo coordenador do Centro de Estudos Jurídicos (CEJ) da PGE-PE, César Caúla, contou com a presença da diretora do Cefospe, Analúcia Cabral, e da coordenadora pedagógica do Cefospe, Marilene Borges. Analúcia agradeceu a parceria com o CEJ e informou que o Programa de Formação Gerencial já foi realizado no DER, Hemope, ATI, Funase e IPA.

    “O Cefospe tem investindo na capacitação dos líderes e gestores para que eles consigam aprimorar a gestão e torná-la mais eficaz. O foco desse primeiro módulo do curso é no desenvolvimento de competências humanas, como as de gerenciar pessoas, manter o grupo engajado e gerenciar conflitos” disse Analúcia Cabral.

    A primeira etapa do curso é ministrada pela pedagoga Irenilda Magalhães, gestora na Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação. As aulas estão ocorrendo no auditório do Ministério Público de Pernambuco, no Edifício Ipsep. O segundo módulo vai abordar o planejamento institucional e será ministrado pelo gestor governamental Alberto Brandão, da Secretaria de Planejamento. 

    Assuntos: sad, cefospe, pge, formaçao gerencial
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  • Um novo olhar sobre a saúde em Pernambuco

    | Administração

    Pensando em mudar a perspectiva do paciente quanto ao consumo da saúde, o Cefospe organizou palestra para capacitar servidores do Hospital dos Servidores (HSE)

    Enquanto a tecnologia transforma o mundo, a educação prepara as pessoas para esse novo cenário. Por isso tem um papel fundamental na promoção das mudanças que a humanidade atualmente atravessa. Diante dessa perspectiva, o Centro de Formação dos Servidores Públicos de Pernambuco (Cefospe), juntamente com o Instituto de Recursos Humanos do Estado, ambos vinculados à Secretaria de Administração (SAD), visando oferecer capacitações cada vez mais especializadas nas necessidades do Estado, realizaram palestra acerca do tema: Inovação em Saúde.

    O evento, que aconteceu na sexta-feira (16.05), foi sediado no auditório do Hospital dos Servidores de Pernambuco (HSE) e reuniu diversos profissionais da área de Saúde no Estado. De acordo com a Diretora do Cefospe, Analúcia Cabral,  a capacitação foi pensada em parceria com a Faculdade Nova Roma e Fundação Getúlio Vargas - FGV. “Como coordenadores da Educação Corporativa em Pernambuco, o Cefospe está sempre em busca de oferecer cursos cada vez mais voltados para as áreas prioritárias do Estado e, através das instituições de ensino parceiras, conseguimos inovar e trazer cada vez mais temas de suma importância para os nossos servidores. Portanto é uma grande conquista trazer o tema inovação para a área da Saúde que está em constante mudança e evolução”, disparou Cabral.

    Com mais de 20 anos de experiência nas áreas de Estratégia de Negócios e Marketing em diversos seguimentos do mercado, o engenheiro de Produção com MBA pela FGV e Head de Inovação para a América Latina na Siemes Healthineers, Manuel Coelho, falou sobre o conceito de inovação e sua aplicação, sobretudo na saúde. “O novo conceito no ambiente da saúde é tratar o paciente não somente como uma pessoa que necessita urgentemente de cuidados, mas sim como um cliente; alguém que está contratando os serviços daquela unidade para evitar doenças futuras, e não somente para tratá-las quando já instaladas no organismo. Este é o novo formato de pensar a saúde hoje em dia”, principiou Manuel.  

    Atentos, diversos profissionais da saúde perceberam que é preciso entender que quanto mais se foca na saúde primária do paciente – agora consumidor –, consegue-se fidelizá-lo ao mesmo passo em que é tratado. “Ou seja, quanto mais investe-se em acompanhamentos preventivos, como vacinas, exames de rotina e uma conversa mesmo com aquele paciente, mais a unidade de saúde mantém o seu consumidor saudável e satisfeito”, destacou o profissional.

    O palestrante Manuel Coelho também deu exemplos dos atendimentos que são feitos atualmente nas unidades de saúde e de como os profissionais que atuam nessa área podem aprender com esses hábitos. “Quando um pai ou uma mãe entram numa consulta hoje com os seus filhos, o médico fala e aqueles pais vão procurar no Google a patologia do filho, não esperam mais os médicos falarem. Percebe-se então que o paciente já se sente livre para assumir o papel de protagonista da sua própria saúde, ao invés de somente escutar o que o médico diz. Então que nos antecipemos a isso. Porque não uma troca ao invés de um monólogo? Porque não demonstrar ao invés de somente recomendar? São essas atitudes que fazem a diferença”, disparou Manuel que também é sócio diretor da Best Winds.

    Luciany Brandão, profissional do setor de Hemodiálise do HSE, elogiou a capacitação. “Foi um momento muito importante e enriquecedor de reflexão acerca da inovação como estratégia no dia a dia das instituições de saúde. Sairei daqui com outra perspectiva de qual postura devo adotar diante dos meus pacientes e de como poderei aprimorar meu trabalho com as dicas repassadas aqui”, vislumbrou Luciany.

    Assuntos: sad, cefospe, capacitaçao, hospital dos servidores
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  • Cefospe oferece 1.520 vagas para cursos no mês de junho

    | Administração

    São 1.020 vagas para as capacitações presenciais e 500 vagas para os cursos à distância 

    Debruçado constantemente nos mais inovadores métodos de ensino corporativo, o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos de Pernambuco (Cefospe), vinculado à Secretaria de Administração (SAD), inicia o mês de junho com 500 vagas para cursos à distância e 1.020 para capacitações presenciais. No total, são 1.520 vagas para os diversos cursos nas áreas de Licitações, Compras, Contratos e Convênios; Gestão de Infraestrutura e Patrimônio; Gestão de Pessoas; Conhecimentos Jurídicos; Comunicação; Conhecimento Jurídico; Gestão Ambiente, entre outros. 

    Analúcia Cabral, Diretora do Cefospe, enfatiza o empenho do Centro de Formação em oferecer cada vez mais temas imprescindíveis para a administração pública de forma completa e com qualidade. “Temos o cuidado de identificar as necessidades específicas de cada área a fim de trazer o que há de mais novo no mercado como, por exemplo, o curso de Compliance no Setor Público, oferecido no mês de maio e um verdadeiro sucesso entre os nossos servidores, por ser uma estratégia para boa prática da gestão pública”, principiou Cabral, reafirmando que no mês de junho o curso estará de volta na grade. 

    A Diretora afirma ainda que o mês de junho conta com diversas inovações e cursos bastante esperados serão oferecidos como, por exemplo, o curso Orçamento e Obras Públicas que voltará a ser oferecido. “Já na área de Gestão Pública teremos dois cursos de destaque: Introdução à Gestão de Riscos e Elaboração de Cenários para Gestão. Na área de comunicação será realizada a Oficina de Textos. Outro curso em evidência na área jurídica é o Curso Processo Administrativo Disciplinar – PAD e Instrumentos Normativos de Conformidade e Ética na Administração Pública.  Inovando na área de Gestão de pessoas temos três novos cursos: A importância do Acolhimento de Pessoas Usuárias de Drogas nos Serviços Públicos; Desafios Atuais da Motivação nas Organizações Públicas e  Estratégias de Liderança Transformadora” listou Ana.

    Ainda segundo Analúcia, para se ter uma ideia do trabalho que o Cefospe vem realizando acerca no Programa de Educação Corporativa no Estado, a cada mês são oferecidas novas capacitações. Só no primeiro semestre de 2019 já foram lançados 28 novos cursos. “Nossa missão é desenvolvermos servidores que atuam nas diversas Secretarias e Órgãos Estaduais, para que os mesmos estejam capacitados e motivados e promovam os avanços e transformações necessárias no Estado de Pernambuco”, reafirmou Analúcia Cabral. 

    Os interessados em participar destes e dos demais cursos disponíveis na grade do Cefospe devem acessar o site www.cefospe.pe.gov.br e inscrever-se online. Todo o processo é feito eletronicamente. 

    Assuntos: sad, cefospe, cursos
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  • Detran-PE promove encontro com servidores

    | Administração, Trânsito

    encontro

    Com o objetivo de sensibilizar os usuários que circulam nas dependências da sede do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco - DETRAN-PE, o Movimento Maio Amarelo tem sua programação intensificada reafirmando a temática “No trânsito, o sentido é a vida”. A Coordenadoria de Educação de Trânsito do Órgão, por meio das Gerencias de Produção Pedagógica, Atendimento, Psicomédica e Habilitação, realizaram encontros com servidores que atuam diretamente no atendimento aos usuários e com examinadores de trânsito responsáveis peloExame de Prática de Direção Veicular, visando envolver o corpo funcional dessas áreas na divulgação do Movimento Maio Amarelo junto ao público.

    Os especialistas de trânsito das gerencias proferiram palestras para os usuários da Autarquia de trânsito, quando abordaram comportamentos de risco no ambiente trânsito, doenças e medicamentos que podem interferir na direção veicular; mobilidade humana e urbana como questão primordial; acidente de trânsito como uma questão de saúde pública. Além disso, foi realizado dinâmica de grupo, auxílio pedagógico para a redução do estado de tensão que antecede ao exame de direção veicular e para a reflexão sobre os comportamentos no trânsito.

    De segunda a sexta-feira no período de 15 até 31/05, estão previstas três ações educativas a serem desenvolvidas em espaços e horários específicos. Essas ações serão executadas por educadores e psicólogos de trânsito do DETRAN-PE e por profissionais da Associação Brasileira de Psicologia de Tráfego (ABRAPSIT) e da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET).

    Assuntos: seduh, detran, servidores, maio amarelo
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  • Portal da Transparência inclui nova classificação da receita pública

    | Tecnologia, Administração

    portal

    Com mais de 1.7 milhão visualizações de páginas e mais de 560 mil acessos únicos, o Portal da Transparência de Pernambuco acaba de fazer ajustes em sua estrutura. Produzida e administrada pela Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), a ferramenta passou a adotar, desde o mês de abril, uma nova classificação da Receita Pública, com adequações no painel "Receitas Totais". As mudanças feitas pela equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação do Controle Interno (DTCI) da SCGE, atendem recomendação da Portaria 069/2018, da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag).

    De acordo com a portaria, a nova estrutura dos códigos devem atender determinação do Governo Federal, proporcionando uma imediata extração de informações, a fim de promover celeridade, simplicidade e transparência, sem a necessidade de qualquer procedimento paralelo para concatenar dados.

    Raquel Nunes, diretora da DTCI, explica que os dados do E-Fisco, lançados no Portal da Transparência pela SCGE, foram adaptados para o novo formato de painel. A plataforma usada para a elaboração do mesmo foi o Pentaho que, segundo ela, além de gratuita é uma ferramenta muito eficaz. Concluída pela DTCI esta etapa, os dados do E-Fisco/Sefaz já estão à disposição para consulta da sociedade de forma ainda mais detalhada.

    Atualmente, a equipe técnica da SCGE trabalha no desenvolvimento de outros painéis para disponibilização de novos conteúdos no Portal. Um deles deve trazer informações sobre os gastos com obras e instalações públicas. “Há ainda a implementação de novas funcionalidades, que permitirão a consulta da despesa com dados do processo licitatório correspondente”, destaca Sandro Mendonça, coordenador de Transparência da Gestão da SCGE.

    HISTÓRICO - Pernambuco é pioneiro na criação do Portal da Transparência. Sua primeira versão foi lançada 2007, pelo governador Eduardo Campos, à época – apenas em 2009, a partir da Lei 131/2009 foi que a União passou a exigir dos entes federados a liberação, em tempo real, das informações da execução orçamentária financeira em meio eletrônico, possibilitando o amplo acesso ao público, garantindo a transparência das contas públicas.

    Também em 2007, foi criada a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado, órgão central do controle interno estadual, que assumiu a gestão do Portal da Transparência. Desde então, a ferramenta passou por várias reformulações, sempre buscando oferecer um melhor instrumento de visibilidade da gestão por parte do cidadão e, consequentemente, sempre se destacando no cenário nacional.

    A versão do Portal da Transparência de Pernambuco, lançada no dia 06 de fevereiro de 2018, foi desenvolvida por servidores da própria SCGE, utilizando tecnologias de código aberto, conhecido como Open Source. Isso diz respeito ao código-fonte de um software, que pode ser adaptado para diferentes fins. Esta abordagem visou minimizar os riscos de gerar a dependência tecnológica em futuras evoluções possibilitando o livre compartilhamento de todos os produtos gerados, fomentando assim a transparência pública de outros entes públicos com baixos custos de implantação e de manutenção.

    Com o atual Portal da Transparência, que tem um design responsivo e amigável, o cidadão pode interagir com a Ouvidoria-Geral do Estado, sem que, para isso, precise mudar de sistema ou reiniciar um processo de busca pela informação. Além dessa integração é possível fazer consulta pública aos Pedidos de Acesso à Informação (PAI). Um outro serviço impactado é o de dados abertos. Desde que foi lançado, o novo Portal passou a publicar seus dados na plataforma Ckan, ferramenta de catalogação e gerenciamento de dados abertos, que garante um padrão de qualidade utilizado em vários países e também em vários estados e municípios brasileiros.

    Assuntos: scge, portal da transparencia
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  • ECI/SCGE faz oficina para ouvidores da Prefeitura de Jaboatão

    | Administração

    A Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE) promove, no dia 20 de maio, a oficina “Análise da Qualidade da Resposta ao Cidadão”, direcionada para 30 servidores que atuam na área de ouvidoria da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. O programa no formato in company, tem por objetivo desenvolver a competência dos colaboradores e, consequentemente, ajudar no melhor desempenho nas respostas às demandas recebidas via Ouvidoria.

    A oficina será ministrada por Maria Fernanda Rossiter, gestora governamental de Controle Interno e integrante da equipe da Coordenadoria da Rede de Ouvidoria (CRO/SCGE). As aulas ocorrem das 8h30 às 12h, na sede da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, no bairro de Prazeres.

    Dentro de seu plano de aula, a instrutora capacitará os envolvidos na atividade de ouvidoria, quanto à análise das manifestações que serão respondidas ao cidadão, levando sempre em consideração a cordialidade, a correção textual e a coerência da resposta. Por meio dessas orientações vai ser possível desenvolver um trabalho mais humanizado no tratamento das demandas recebidas, o que deverá gerar uma maior satisfação dos cidadãos.

    Cidades: Jaboatão dos Guararapes
    Assuntos: scge, oficina, ouvidoria
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