meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • No Seminário do LIDE, Paulo Câmara destaca necessidade de um planejamento a longo prazo para o Brasil

    | Economia, Administração
    lide

    Governador participou, nesta sexta-feira, do evento corporativo, que foi realizado pela primeira vez em Pernambuco

    O governador Paulo Câmara participou, nesta sexta-feira (20.04), do Seminário LIDE, principal momento de discussão do 17º Fórum Empresarial, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais. Considerado como o maior evento corporativo do Brasil, a iniciativa aporta em Pernambuco pela primeira vez em nosso Estado, reunindo cerca de 300 empresários relevantes do País, além de diversas autoridades políticas nacionais. Com o tema Democracia e Competitividade, o evento objetiva promover debates sobre democracia, economia, gestão empresarial, política e responsabilidade social. A programação do Fórum segue até amanhã (21.04), no Sheraton Reserva do Paiva Hotel, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife.

    “É um evento muito importante. Quero parabenizar todos que fazem o LIDE por essa oportunidade de trazer um debate tão qualificado para Pernambuco, com pessoas de todo o País, que vieram discutir o futuro. O Brasil precisa de muita discussão e reflexão. É preciso discutir o futuro, criticar, ouvir sugestões, e o LIDE faz esse papel, com debates de alto nível, qualificados, chamando importantes setores da sociedade que geram emprego e renda. Tudo isso em um ano importante, de eleição, em que as pessoas precisam realmente discutir e definir estratégias para o futuro. O Brasil precisa de estratégias que não sejam apenas de curto prazo, mas de médio e longo prazo. Então, o LIDE cumpre seu papel de promover essas discussões importantes e fundamentais”, ressaltou o governador, que esteve acompanhado do prefeito do Recife, Geraldo Julio.

    Dentro da agenda relacionada à economia, gestão empresarial, política e responsabilidade social, o seminário abordou três painéis: A era reformista; Competitividade e emprego; e Fortalecimento das instituições. Os debates têm como objetivo melhorar as questões primordiais para o Brasil, através da troca de experiências exitosas entre as diversas lideranças presentes, de todas as áreas, atuando como uma importante oportunidade de interação, ponto de discussões e de busca de alternativas de construção para o futuro do País.

    LIDE – O Grupo de Líderes Empresariais é uma organização de caráter privado que tem como objetivo promover e incentivar as relações empresariais. Fundado em 2003, congrega 1.700 empresas em diversos países. Promove debates para o fortalecimento da livre iniciativa, do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança corporativa nos setores privado e público. Atualmente, o Grupo conta com unidades regionais, internacionais e setoriais, totalizando 26 frentes de atuação.
    Assuntos: sei, paulo camara, forum empresarial, gestao empresarial, economia, seminario, lide
    Compartilhe: Link para o post:
  • Sensor de março mostra crescimento do emprego celetista

    | Administração, Cotação

    Segundo o Informe Sensor nº 03/2018, referente ao mês de março, o emprego celetista (regido pela CLT) tornou a apresentar crescimento em Pernambuco no 1º bimestre de 2018. No período observou-se uma inflexão com o crescimento de 0,3% e a criação de 3,7 mil empregos celetistas.  A agropecuária e a indústria contribuíram para este quadro positivo e as Mesorregiões da Mata  e do Agreste Pernambucano foram as que mais se destacaram.

    O documento é publicado mensalmente pela Gerência Geral de Estudos e Pesquisas Socioecoômicas da Diretoria de Estudos e Pesquisas da Agência Condepe/Fidem.Os dados foram extraídos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho, referentes ao primeiro bimestre de 2018. Eles revelam a retomada do emprego celetista em Pernambuco.

    A pesquisa mostra que se observadas as informações, segundo as mesorregiões estaduais, o processo de recuperação apresenta-se mais intenso na Zona da Mata, que gerou 6,4 mil empregos celetistas no 1º bimestre de 2018 em relação ao mesmo período de 2017, ou seja, 5,6% de crescimento. Já no Agreste o emprego celetista cresceu 1,7% no bimestre, cerca de 3 mil postos de trabalho CLT. O melhor desempenho deu-se na Agropecuária (4,5 mil novos empregos, 9,6% de crescimento) e na Indústria (2,0% ou 4,3 mil postos criados).

    Assuntos: condepe, fidem, crescimento, gerencia de estudos, caged, agropecuaria, industria
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governança Metropolitana: Pernambuco participará de Seminário promovido pelo Ipea

    | Administração

    O presidente da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, Bruno Lisboa, participa nos dias 23 (segunda-feira) e 24 (terça-feira), em Brasília, do II seminário e Oficina Política Metropolitana: governança, instrumentos e planejamento metropolitanos. O evento é promovido pelo Ipea, pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e por organizações da sociedade civil.  O objetivo é avaliar o panorama dos Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUIs) e da governança para a sua implementação em um conjunto de regiões metropolitanas (RMs) no Brasil. 

    O gestor estará acompanhado pela diretora de Planejamento e Desenvolvimento Territorial da entidade, Sheilla Pincovsky, que ministrará palestra, durante a realização de uma mesa de debates no primeiro dia de atividades, destacando A experiência da Região Metropolitana do Recife na elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado – PDUI. A diretora contará detalhes da preparação do novo Sistema Gestor Metropolitano, instituido a partir da lei complementar nº 382 de 09 de janeiro de 2018, onde foram criados dois conselhos e um comitê para tratar das questões metropolitanas e, ainda, elaborar o anteprojeto do PDUI/RMR.

    Os especialistas reunidos no seminário vão debater principalmente as estratégias de financiamento da política metropolitana, aprofundar a análise do protagonismo dos municípios nessa agenda e o papel do Legislativo na atual fase de revisão do Estatuto da Metrópole (Lei Federal nº 13.089/2015), com a Medida Provisória nº 818/2018, que amplia o prazo de conclusão dos PDUIs, e a subsequente avaliação das novas legislações metropolitanas pelas assembleias estaduais.

    Programação – A abertura do evento será feita na sede do Ipea por representantes do Ministério das Cidades, Ipea, Frente Nacional dos Prefeitos e CNM. Serão realizadas: quatro palestras, sendo uma pela manhã e outras três à tarde. A primeira palestra será realizada a partir das 10h:30 sobre o tema: Interpretando o Estatuto da Metrópole – Comentários à Lei nº 13.089/2015. À tarde, inicialmente será abordado o tema Panorama sobre o Planejamento e Governança nas Regiões Metropolitanas do Brasil, com duas mesas redondas, e, em seguida, Desafios e perspectivas ao financiamento da política metropolitana, onde especialistas estarão debatendo a governança metropolitana.

    Também está na programação deste dia, o lançamento do livro Brasil Metropolitano em Foco: desafios à implementação do estatuto da Metrópole. Ele é o quarto livro da pesquisa Governança Metropolitana no Brasil, desenvolvida por meio de uma articulação institucional. O volume contém as propostas de cada Estado Federativo para a governança metropolitana, cada Estado tem um capítulo, incluindo  Pernambuco, em que discorre sobre as propostas estaduais para a governança dentro dos parâmetros normativos homologados no Estatuto da Metrópole.

    Já no dia 24, o evento ocorre na sede da CNM, e pretende estimular a troca de informações sobre o protagonismo municipal na agenda metropolitana, como também discutir questões de método para a implementação dos PDUIs. Além de quatro mesas de debate, serão realizadas diversas oficinas para aprofundar temáticas setoriais e suas correlações intersetoriais e multiníveis: meio ambiente, saneamento e recursos hídricos; desenvolvimento urbano, uso do solo e habitação; mobilidade, transporte e logística; governança, financiamento e monitoramento.

    Assuntos: condepe, fidem, seminario, planejamento metropolitano, protagonismo,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Chuvas recuperam barragens de Solidão e Santa Terezinha, no Sertão do Pajeú

    | Administração

    chuvas

    Distrito de Borborema, em Tabira, também voltou a ser abastecido pela Barragem do Travessão, que está vertendo

     O mês de abril trouxe chuvas generosas para a região do Sertão do Pajeú, após um longo período de seca. Desta vez, as barragens de Nossa Senhora de Lourdes, no município de Solidão, e a Barragem José Antônio, em Santa Terezinha, saíram do colapso e estão com condições de abastecer as duas cidades. As chuvas também recuperaram a Barragem do Travessão, localizada em Tabira, que atingiu a sua capacidade máxima (270 mil metros cúbicos de água) e está vertendo, e já voltou a fornecer água para o distrito de Borborema, na zona rural do município. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) também já providenciou o retorno da distribuição de água pela rede em Solidão, e a previsão é que os moradores de Santa Terezinha voltem a ter água nas torneiras até a próxima quarta-feira (25).

     O município de Solidão, que entrou em colapso no mês de fevereiro deste ano, festeja a água acumulada na Barragem de Nossa Senhora de Lourdes. O manancial atingiu aproximadamente 40% do volume total, e já está abastecendo os 2,5 mil moradores da cidade. A Barragem José Antônio, que estava seca desde dezembro de 2016, registra agora 26% da sua capacidade máxima, que é de 2 milhões metros cúbicos de água. A Compesa realiza ajustes operacionais na Estação de Tratamento de Água (ETA) para voltar a abastecer a população de Santa Terezinha, cerca de 12 mil pessoas. Em função do longo período que o sistema ficou desativado, os técnicos farão um acompanhamento do comportamento da rede de distribuição com o retorno da operação.

     O sistema de abastecimento da Santa Terezinha ainda recebe contribuição da Barragem do Tigre, que também conseguiu acumular água com as chuvas deste ano. Mas para utilizar água do Tigre, a companhia realiza um serviço de manutenção na adutora que transporta água da barragem até a ETA. “Nas duas cidades e no distrito de Borborema vamos verificar o primeiro ciclo de abastecimento de água e estudar a demanda de cada localidade para depois definir como ficará o calendário”, explica Gileno Gomes, gerente da Unidade de Negócios da Compesa. 

    Assuntos: seplag, compesa, abastecimento, sertao, estacao de tratamento de agua, santa terezinha
    Compartilhe: Link para o post:
  • Sefaz-PE apreende 300 toneladas de milho em Garanhuns

    | Administração

    milho

    Produtos encontrados sem nota fiscal vinham principalmente de Sergipe e Goiás

    A Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE), por meio da Diretoria de Postos e Terminais Fiscais (DPF), apreendeu 300 toneladas de milho, na BR-424, em Garanhuns, no Agreste do Estado, durante operação realizada na última segunda-feira (16/04). As cargas, avaliadas em aproximadamente R$ 150 mil, estavam distribuídas em oito carretas e não possuíam nota fiscal.

    “Nosso monitoramento mostrou que havia um fluxo grande de milho entrando em Pernambuco sem nota, oriundo principalmente de Sergipe e Goiás. Essa operação contou com cinco equipes espalhadas pelas fronteiras do Estado, mas podemos dizer que em Garanhuns foi montada quase que exclusivamente para fiscalizar o milho”, explicou o gerente de Suporte Operacional aos Postos e Terminais Fiscais da Sefaz-PE, Daniel Moura.

    Além das cargas de milho, dois autos de apreensão foram lavrados no Agreste por conta de mercadorias encontradas sem nota fiscal. Um caminhão foi flagrado transportando produtos cosméticos e outro veículo com doce de leite. A iniciativa contou com 11 auditores fiscais da Sefaz-PE e teve o apoio de dez policiais militares.

    Assuntos: sefaz, dpf, apreensao, garanhuns
    Compartilhe: Link para o post:
  • Compesa comemora posição de Petrolina no ranking do Saneamento

    | Administração

    ete

    Cidade subiu 20 posições no ranking divulgado pelo Instituto Trata Brasil; melhoria se deve à ampliação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto pelo Governo do Estado

     O novo ranking divulgado pelo Instituto Trata Brasil posiciona Petrolina, no Sertão do São Francisco, dentre as 15 cidades com melhor índice de saneamento básico. O estudo avaliou indicadores de cobertura de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto nos 100 maiores centros urbanos do país. Petrolina subiu 20 posições no ranking em relação ao estudo do ano passado. “Temos um dos maiores programas de saneamento do Brasil e os resultados começam a aparecer, fruto da determinação do governador Paulo Câmara em continuar avançando fortemente nessa área tão importante para a saúde pública e preservação do meio ambiente”, afirmou o presidente da Compesa, Roberto Tavares. Esse salto se deve aos investimentos feitos pelo Governo do Estado e pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) na ampliação dos serviços de esgotamento sanitário na cidade.

     O estudo do Trata Brasil foi realizado com base nos dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS), referentes ao ano de 2016. Nesse período avaliado pelo instituto, Petrolina teve um incremento de 3.600 novas ligações de esgoto, que corresponde a um crescimento de 6,54% em 2016. Os bons resultados são resultado dos investimentos feitos pela Compesa em anos anteriores para garantir a conclusão de obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Petrolina, que somam mais de R$ 60 milhões.

     De 2016 até março deste ano, a cobertura de esgotamento sanitário em Petrolina cresceu mais 20%. Hoje, Petrolina conta com 77% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto. Mas esse índice poderia ser maior, de pelo menos 90%, se as obras de implantação de rede coletora de esgoto executadas pela Prefeitura de Petrolina tivessem sido concluídas nas bacias do Dom Avelar e Antônio Cassimiro. A Compesa, inclusive, já tem recursos assegurados para ampliar o atendimento dessas áreas de Petrolina. 

     No final de 2017, seguindo orientação do governador Paulo Câmara para dar continuidade ao Plano de Investimentos em Saneamento por todo o Estado, a Compesa assinou contrato de empréstimo junto a Caixa Econômica/FGTS, no valor de R$ 38 milhões, para executar uma obra que vai contemplar os bairros de Dom Avelar, Antônio Cassimiro 1 e 2, Mandacaru, Terras do Sul, Santa Luzia, São Jorge, São Joaquim e Vila Débora. No entanto, a Compesa está impedida de realizar os investimentos em função da insegurança jurídica provocada pela Prefeitura de Petrolina. “Com esse investimento, teríamos condições de posicionar Petrolina entre as cinco cidades do país com melhores índices de acesso ao saneamento básico”, informa Marconi de Azevedo, diretor Regional do Interior da Compesa.

    Assuntos: seplag, compesa, paulo camara, indice de saneamento, petrolina, snis,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco promove segunda edição da campanha “Leãozinho Amigo das Crianças”

    | Administração
     
    Iniciativa possibilita que o contribuinte doe entre 3% e 6% do Imposto de Renda, valores que serão investidos em ações voltadas para crianças e adolescentes de todo o Estado

    Em busca de promover ainda mais a defesa e a garantia dos direitos da criança e do adolescente de Pernambuco, o Governo do Estado realiza a segunda edição da campanha “Leãozinho Amigo das Crianças”. A iniciativa apresenta a possibilidade de o contribuinte Pessoa Física doar ao Fundo Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (FEDCA/PE) até 3% do Imposto de Renda (IR), durante o período de declaração, ou até 6% até dezembro – a ser deduzido no exercício no ano seguinte. A alternativa já está apta a receber as doações, que podem ser feitas até o próximo dia 30 – prazo final para a declaração do IR.

    Para que o contribuinte Pessoa Física destine até 6% do seu IR ao FEDCA/PE, é preciso que a declaração seja feita no formulário completo através da opção “Doações diretamente na declaração – ECA”, localizada na ficha Resumo da Declaração. Aos pernambucanos que forem doar até 6%, a destinação terá que ser realizada até 31 de dezembro do ano base. Para quem for doar até 3%, o prazo é até o próximo dia 30 de abril. A dedução dos valores destinados à iniciativa não prejudicará outras deduções como as relativas aos dependentes, saúde, educação e pensão alimentícia.

    Fruto de uma parceria entre a Receita Federal e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado (CEDCA), a medida não ocasiona nenhum custo extra ao contribuinte. Todo o valor arrecadado será distribuído entre os diversos programas de atendimento às crianças e adolescentes em situação de risco de Pernambuco. A assistência é realizada por meio da abertura de editais públicos e convênios com as instituições cadastradas nos conselhos municipais do âmbito. Essas entidades trabalham na promoção de diversas atividades assistenciais nas áreas de saúde, ressocialização, educação, esporte e lazer.

    PESSOA JURÍDICA – As empresas tributadas por lucro real também podem destinar até 1% do IR devido para o FEDCA/PE, registrando o valor como despesa. Dessa forma, reduz-se a base de cálculo e, consequentemente, o valor que pagariam de IR e de Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL). Para efeito de comprovação à Receita Federal, a Pessoa Jurídica deve registrar em sua escrituração os valores doados.

    TRANSPARÊNCIA - Os valores arrecadados pela Receita Federal serão destinados ao FEDCA, em conta bancária devidamente identificada. Todas as ações do CEDCA e outras informações podem ser encontradas nowww.cedca.org.br.
    Assuntos: sei, fedca, governo de pernambuco, imposto de renda, ressocialização, educação, esporte, lazer,
    Compartilhe: Link para o post:
  • MEI: Atenção ao prazo de entrega para Declaração Anual DASN-SIMEI

    | Administração

    Quem é microempreendedor individual deve ficar atento não apenas ao pagamento mensal da guia de recolhimento como também ao preenchimento e envio da Declaração Anual Simplificada da Pessoa Jurídica do MEI (DASN-SIMEI). O documento se refere ao faturamento bruto do ano anterior.

    A entrega da Declaração Anual Simplificada da Pessoa Jurídica do MEI (DASN-SIMEI), independente de movimentação, é obrigatória. Ou seja, mesmo que o empreendedor apenas tenha aberto o CNPJ e ainda não tenha iniciado o negócio deve preencher a declaração e enviar. Para auxiliar neste processo, o MEI pode buscar atendimento gratuito presencial nas unidades do Expresso Empreendedor, nas Salas do Empreendedor nos municípios e, virtualmente, no Portal do Empreendedor através do site www.portaldoempreendedor.gov.br.

    Outro compromisso que o MEI deve cumprir é a Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF), desde que recaia na obrigatoriedade definida pela Receita Federal. A consulta e a declaração deverão ser feitas através do sistema no próprio site da Receita www.receita.fazenda.gov.br.

    É importante estar atento aos prazos para assim garantir direito a todos os benefícios oferecidos. Para outras informações compareça a uma das unidades do Expresso Empreendedor, vinculado à Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco.

    CABO: Prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rua Historiador Pereira da Costa, 494 - CEP 54.590-000 - Cabo de Santo Agostinho/PE, Teleones: (81) 3521.6793 / 3531.2430. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

    CARUARU: Prédio da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC), Rua Armando da Fonte, 15, térreo, Maurício de Nassau. Telefone: 3725-7600. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

    FACHO: Prédio da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, PE- 15, KM 3,6 - Santa Tereza, Olinda. Telefone: (81) 3429-4100. Horário de funcionamento das 8h às 12h e das 13h às 17h. 

    IPOJUCA: Prédio da AGÊNCIAMAIS, Rua Mário da Costa Monteiro, 98, Centro de Ipojuca. Telefone: 3561-1946. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

    PETROLINA: Prédio da Agência do Trabalho, Avenida Tancredo Neves, s/n. 1º Piso, Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. Telefone: 3866-9815. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. 

    RECIFE: Prédio da Junta Comercial do Estado de Pernambuco (JUCEPE), Rua Imperial, 1600, São José, Recife. Telefone: 3182-2801. Horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

    Assuntos: sempetq, empreendedor individual, das, simei, declaracao do imposto,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Chuva melhora abastecimento de Afogados da Ingazeira e garante água por dois anos

    | Administração

    brotas 

    Os moradores de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, já estão recebendo mais águas nas torneiras. A melhoria foi possível graças as últimas chuvas registradas na região, o que permitiu a recuperação  total da Barragem de Brotas que agora está vertendo. Em função da boa notícia, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) teve condições de reduzir o calendário de abastecimento da cidade, que passou para o rodízio de cinco dias com água e dois dias sem. Anteriormente, o calendário era o inverso: cinco dias sem água e dois dias com água. Brotas é a principal fonte hídrica que alimenta o sistema integrado que atende Afogados da Ingazeira e Tabira, e atingiu a sua capacidade máxima de armazenamento, na última segunda-feira (16). 

     Segundo o gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Gileno Gomes, o  manancial tem capacidade de acumular 19,6 milhões de metros cúbicos de água, volume suficiente para atender a população das duas cidades, cerca de 83 mil pessoas, dentro do atual regime de abastecimento, pelo período de dois anos – mesmo que não ocorram mais chuvas. "A chuvas trouxeram tanta alegria aos moradores de Afogados da Ingazeira que a imagem da Barragem de Brotas sangrando virou atração turística", comenta o gerente.

    A Barragem de Brotas, que entrou em colapso em fevereiro de 2017, estava com 11% da sua capacidade no começo deste ano. De lá para cá, período oficial da quadra chuvosa na região do Sertão, o manancial apresentou uma boa recuperação até chegar a sangrar. Além da Barragem de Brotas, o sistema também recebe uma pequena contribuição dos Poços de Vila de Fátima, que ficam localizados na divisa dos municípios de Flores e Carnaíba. Para os moradores de Tabira, permanece o calendário praticado na cidade.

    Assuntos: seplag, compesa, abastecimento, agua, sertao, barragem de brotas,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara discute desafios da RMR em reunião do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano

    | Meio Ambiente, Administração
     
    conselho metropolitano

    O instrumento tem o objetivo de aproximar os municípios e buscar soluções para diversas áreas estratégicas das regiões metropolitanas.
    O encontro foi realizado no Centro de Convenções, em Olinda
     
    Com o crescimento acelerado das cidades ocorrendo de forma simultânea aos desafios dos tempos atuais, a necessidade de oferecer serviços públicos nas regiões metropolitanas se tornou cada vez maior. Pensando nisso, o governador Paulo Câmara comandou, nesta sexta-feira (13.04), a primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da Região Metropolitana do Recife (CDM/RMR), um instrumento do Governo de Pernambuco que tem como objetivo aproximar os municípios e buscar soluções para diversas áreas estratégicas. Durante a reunião, realizada no Centro de Convenções  (Cecon), em Olinda, o chefe do Executivo estadual assinou duas Ordens de Serviço (OS) voltadas para a área de saneamento básico.

    “O desafio do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano é discutir o futuro e planejar, de maneira conjunta, soluções que possam atingir todos os municípios, com prazos, metas e caminhos que olhem as próximas décadas e não apenas os próximos anos. Os Estados e municípios têm demandado mais serviços públicos, mas dispõem de poucas ferramentas para dar celeridade e oferecer esses serviços. Então, esse debate é fundamental”, afirmou o governador Paulo Câmara, que preside o Conselho.

    Paulo também registrou que, diante dessa iniciativa, Pernambuco está à frente de muitos estados, mas que é preciso continuar a discussão, fazer reuniões e discutir com a sociedade civil e com os poderes constituídos. “Vamos focar em ações de curto, médio e logo prazo que garantam um desenvolvimento cada vez maior na Região Metropolitana e vamos coordenar isso de forma transparente e solidaria”, complementou.

    Na ocasião, Paulo assinou duas OS para elaboração de projetos básicos e executivos para remediação de lixões na Região Metropolitana do Recife (RMR), com um investimento de R$ 379 mil; e para 17 unidades de triagem e duas estações de transbordo em municípios da RMR, no qual serão aportados R$ 979 mil.

    OBJETIVO - O CDM tem as funções de deliberar e aprovar o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado - PDUI para que o governador Paulo Câmara encaminhe à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Além disso, também é função do CDM estabelecer políticas e diretrizes de desenvolvimento da RMR e referenciais para o desempenho dos serviços ligados às funções públicas de interesse comum, supervisionando a execução deles; e deliberar sobre o Programa Anual de Investimentos e a Proposta Orçamentária Anual do  Fundo de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife (Funderm) e sobre as compensações por serviços ambientais ou outros serviços prestados pelos municípios nas regiões.

    Também participaram da reunião o vice-governador Raul Henry; os secretários Francisco Papaléo (Cidades); Márcio Stefanni (Planejamento e Gestão); José Neto (Casa Civil); César Caúla (Procuradoria Geral); o presidente da Agência Condepe/Fidem, Bruno Lisboa; os prefeitos de Recife e Olinda, Geraldo Julio e Professor Lupércio, respectivamente; além de prefeitos de diversos municípios da RMR.

    Fotos: Roberto Pereira/SEI

    Assuntos: sei, paulo camara, governo de pernambuco, conselho de desenvolvimento metropolitano, lixao rmr, estaçoes de transbordo.
    Compartilhe: Link para o post: