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  • Em reunião com Paulo Câmara, executivo da Aena Brasil anuncia para março o início das operações no Aeroporto do Recife

    | Administração

    aena

    Diretor-presidente da empresa espanhola, Santiago Yus, foi recebido pelo governador no Palácio do Campo das Princesas

    O governador Paulo Câmara recebeu, nesta terça-feira (21.01), no Palácio do Campo das Princesas, o diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus. Na reunião, que também contou com a presença do prefeito do Recife, Geraldo Julio, o executivo atualizou os gestores sobre o andamento da concessão do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, e anunciou que as operações da Aena serão iniciadas em março, logo após o Carnaval. De acordo com Paulo Câmara, a expectativa para o início dos serviços prestados pela empresa espanhola, que administrará o Aeroporto do Recife, é positiva.

    “Pernambuco tem, nos últimos anos, avançado na questão da aviação. Hoje, o Aeroporto do Recife é o mais movimentado do Nordeste, e nós queremos que continue assim: com conforto, pontualidade e qualidade dos serviços. Para isso, contamos com a parceria da Aena Brasil, que se comprometeu a iniciar as ações no mês de março. Além disso, a empresa também se comprometeu a, até abril, apresentar o plano de investimentos e as etapas para que o nosso aeroporto continue sendo referência no Nordeste, porta de entrada para quem vem da Europa e, acima de tudo, um hub de opções para o turismo e a economia de Pernambuco”, afirmou Paulo Câmara.

    Santiago Yus explicou que o plano de investimentos, previsto para acontecer ao longo dos 36 meses após o início das operações da Aena Brasil, está sendo analisado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). “O plano remete às ações em infraestrutura do aeroporto, como, por exemplo, check-in, segurança, embarque. Tudo tem que ser melhorado”, frisou Santiago, complementando que algumas ações imediatas, entretanto, serão realizadas até junho deste ano. “Entre essas ações estão a reforma de sanitários, melhorias na iluminação e na acessibilidade”, completou.

    Na semana passada, a Aena Brasil iniciou as operações nos aeroportos de Juazeiro do Norte (CE) e de Campina Grande (PB). O cronograma segue com os de Maceió (AL), Aracaju (SE) e João Pessoa (PB), que também compõem o bloco de aeroportos do Nordeste arrematado pela Aena Brasil no leilão do ano passado.

    Assuntos: sei, paulo camara, aeroporto, aena
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  • SAD oferece novas capacitações para os servidores em 2020

    | Administração

     sad

    Cefospe conta com uma grade de cursos bem diversificada para o mês de fevereiro

    Novo ano. Novos projetos! Que tal começar 2020 buscando mais qualificação profissional e conhecimento dentro da gestão pública? Pensando nisso, a Secretaria de Administração (SAD), por meio do Centro de Formação dos Servidores Públicos de Pernambuco (Cefospe), está oferecendo novos cursos para o mês de fevereiro. As novidades são na área de Educação, Tecnologia da Informação (TI) e Gestão orçamentária e financeira. As inscrições já podem ser realizadas por meio do site: www.cefospe.pe.gov.br. Mais informações pelo telefone: (81) 3183-8001.

    Na modalidade presencial os novos cursos são: Libras básico para servidores públicos e Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Já na modalidade a distância (EAD) as capacitações iniciantes são as seguintes: Orçamento Público e Elaboração e escrita de artigos científicos. Os demais cursos que já fazem parte da grade educacional do CEFOSPE também estão com vagas abertas, tais como Básico de Licitações, Sistema PE Integrado – solicitação de compras, Gestão de Política Pública; Liderança em alta performance, Contratos corporativos e termos de adesão, entre outros.

    Não perca tempo e faça a sua inscrição!

    Assuntos: sad, cefospe, capacitacao
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  • SAD oferece novas capacitações para os servidores em 2020

    | Educação, Administração

    sad

    Cefospe conta com uma grade de cursos bem diversificada para o mês de fevereiro

    Novo ano. Novos projetos! Que tal começar 2020 buscando mais qualificação profissional e conhecimento dentro da gestão pública? Pensando nisso, a Secretaria de Administração (SAD), por meio do Centro de Formação dos Servidores Públicos de Pernambuco (Cefospe), está oferecendo novos cursos para o mês de fevereiro. As novidades são na área de Educação, Tecnologia da Informação (TI) e Gestão orçamentária e financeira. As inscrições já podem ser realizadas por meio do site: www.cefospe.pe.gov.br. Mais informações pelo telefone: (81) 3183-8001.

    Na modalidade presencial os novos cursos são: Libras básico para servidores públicos e Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Já na modalidade a distância (EAD) as capacitações iniciantes são as seguintes: Orçamento Público e Elaboração e escrita de artigos científicos. Os demais cursos que já fazem parte da grade educacional do CEFOSPE também estão com vagas abertas, tais como Básico de Licitações, Sistema PE Integrado – solicitação de compras, Gestão de Política Pública; Liderança em alta performance, Contratos corporativos e termos de adesão, entre outros.

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    Assuntos: sad, cefospe, cursos
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  • SCGE promove o curso “Modelo de Excelência em Gestão das Transferências”

    | Administração

    No período de 15 a 17 de janeiro, a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), em parceria com a Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) e o Governo Federal, promoverá o curso “Modelo de Excelência em Gestão das Transferências (MEG-TR)”. A programação será aberta na manhã do dia 15, pela secretária da SCGE, Erika Lacet, e o presidente da Amupe, José Patriota.

    O curso será ministrado por Esau Mendes, do Ministério da Economia, no auditório da SCGE, no bairro do Espinheiro, sempre das 9h às 18h, sendo direcionado para servidores convidados que atuam nas áreas de gestão de convênios; de controle interno; e de planejamento e gestão das secretarias e órgãos do Poder Executivo do Estado. Representantes de prefeituras de municípios pernambucanos, também vão participar do treinamento. Ao todo, serão 40 pessoas capacitadas.

    A proposta é formar multiplicadores do MEG-TR, que passará a ser de aplicação obrigatória para as unidades - estados e municípios - que desejarem receber recursos de transferências da União. Ao utilizar o MEG-Tr como referência, a organização deve adaptá-lo (ou remontá-lo) de acordo com o seu contexto e suas atuais capacidades para definir seu modelo de gestão.

    A equipe capacitada, no período de 15 a 17, estará apta para apoiar no processo de implantação bem como será responsável pela avaliação do nível de capacidade das unidades estaduais e municipais no que diz respeito a aplicação do modelo. O mesmo deverá ser validado pela Coordenação Geral da Plataforma +Brasil que, em Pernambuco, está subordinada à Coordenação de Convênios de Receita (CCR) da Diretoria de Convênios e Regularidade (DCON/SCGE). A formatação do curso tem o apoio da Escola de Controle Interno (ECI/SCGE).

    Cidades: Recife
    Assuntos: scge, curso, transparencia
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  • Servidores da SAD participaram da primeira capacitação do Workshop de lideranças

    | Administração

    sad

    Projeto vem sendo desenvolvido na SAD, SEE e SEPLAG, em parceria com a Aliança, agrupamento de instituições e a EloGroup

    A primeira capacitação do projeto de desempenho e desenvolvimento de lideranças na Secretaria de Administração (SAD) aconteceu neste mês de dezembro. Este projeto é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido na SAD, na Secretaria de Educação e Esportes (SEE) e na Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), em parceria com a Aliança, agrupamento de instituições e a EloGroup. Desta vez, a capacitação foi voltada para a Formação em feedback ministrada pela psicóloga com especialização em Recursos Humanos, Sandra Betti. A palestra aconteceu no auditório do Porto Digital. Além da secretária de Administração do Estado, Marília Lins, dos secretários executivos da pasta, Luís Eduardo Antunes (Administração), Adailton Feitosa (Pessoal e Relações Institucionais) e Rafael Manço (Compras e Licitações), participaram também do encontro gerentes gerais e superintendentes do órgão, bem como a diretora do Cefospe, Analúcia Cabral.

    A secretária de Administração, Marília Lins, na abertura do workshop, enfatizou que “o tema é fundamental para o aperfeiçoamento de lideranças e melhoria dos serviços que são entregues à população pernambucana”, acrescentando que o objetivo principal da ação é “sensibilizar e instrumentalizar os gestores públicos para que eles consigam obter equipes de alta performance. Com isso eles, poderão trazer resultados ainda mais exitosos dentro da gestão pública”.

    Logo em seguida, a psicóloga Sandra Betti abordou a questão da importância das competências e do olhar mais atento que os líderes devem ter para aperfeiçoar e melhorar o trabalho em equipe. “É fundamental identificar e desenvolver talentos, fazendo com que cada servidor público tente ser um líder transformador. Alguém que traga resultados excelentes, junto à sua equipe, dentro de um processo de comunicação saudável, dando o melhor de si”, atestou a profissional.

    Na SAD, o projeto vem sendo conduzido por um grupo de trabalho composto pela Gerência de Planejamento (GPLAN), Gerência de Gestão de Pessoas (GESPE), Coordenação de Educação Corporativa do Cefospe (CEDUC) e Gerência Geral de Gestão por Competências e Desenvolvimento de Carreiras (GGDEC), com a consultoria da EloGroup.

    Assuntos: sad, workshop, lideranca
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  • ATI divulga aplicativo PE Cidadão durante cerimônia de 50 anos do órgão

    | Tecnologia, Administração

    ati

    A cerimônia em homenagem aos 50 anos da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), órgão vinculado á Secretaria de Administração, realizada na tarde de ontem (17/12), no Tribunal de Contas do Estado, ficou marcada pela divulgação  da Plataforma PE Cidadão. Agora, através de endereço www.pecidado.pe.gov.br o cidadão poderá acessar o Portal de Serviços do Governo de Pernambuco para realizar agendamento de serviços presenciais. E se o serviço estiver disponível na forma digital, basta clicar no ícone indicado e ter acesso. Outra novidade é que os principais serviços ofertados pelo Governo também estão reunidos no aplicativo PE Cidadão já disponível em IOS e Android. Um exemplo é o Alerta Celular, onde o cidadão poderá cadastrar seu aparelho celular para facilitar a sua recuperação, em caso de roubo ou furto.

    Na ocasião também foi lançada pela SAD e pela ATI a Estratégia de Governança Digital do Governo de Pernambuco (EGD).  O documento confeccionado pelo Comitê Técnico de Governança Digital (CTGD) tem como propósito orientar e integrar as iniciativas relativas à governança digital na Administração Pública, buscando melhorar a oferta de serviços do Governo para facilitar a vida do cidadão. A secretária de Administração do Estado, Marília Lins, abriu o evento enfatizando a importância da autarquia. “A ATI tem papel preponderante para o desenvolvimento de Pernambuco e ampliação da capacidade do estado para implementar políticas públicas”. 

    “Um dos principais propósitos da Agência, além  de disponibilizar infraestutura e serviços corporativos, é a Governança de TI, é primar pela convergência e pela integração das ações da que envolvam TI, racionalizando gastos e buscando eficiência, evitando ilhas isoladas que dificultam uma verdadeira transformação digital”,  completou a presidente da ATI, Ila Carrazoone.

    Foram 30 homenageados com medalhas do cinqüentenário ATI, sendo 20 da casa, escolhidos através de eleição interna, e os demais selecionados pela Comissão da Cerimônia, em forma de agradecimento pelas relevantes contribuições para o fortalecimento da instituição. Também foi exibido um vídeo para registrar a data e contar a história do órgão desde quando Centro de Prestação de Serviços Técnicos de Pernambuco (Cetepe), passando pela Fundação de Fomento da Informática do Estado de Pernambuco (Fisepe), até chegar a ATI. O evento reuniu, além dos empregados e servidores da casa, representantes de órgãos parceiros, autoridades e entidades públicas e privadas. A autarquia sempre propôs soluções integradoras e uso intensivo de Tecnologia da Informação para melhorar a prestação dos serviços públicos, primando pela governança e avanços da TI estadual.

    Cidades: Recife
    Assuntos: sad, ati, pe cidadao
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  • OGE de Pernambuco promove monitoramento in loco na Seduh

    | Administração

    oge

    Lançado no mês de outubro, o projeto “Monitoramento in loco”, da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), segue estreitando ainda mais o relacionamento com os gestores das secretarias e órgãos do Poder Executivo Estadual. Na última sexta-feira, dia 13 de dezembro, a equipe técnica da OGE – vinculada à Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) – esteve na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), no Bairro da Iputinga, Recife. Na ocasião, Maria Luiza Trindade e Maria Fernanda Rossiter, que integram a Coordenadoria da Rede de Ouvidoria (CRO/OGE), estiveram reunidas com o secretário Marcelo Bruto, o chefe de gabinete Canton Farias Braga e a ouvidora Jaciana Sobrinho.

    As servidoras da OGE/SCGE apresentaram o projeto “Monitoramento in loco” e ressaltaram a importância do envolvimento dos gestores, especialmente do secretário e da ouvidora da Seduh, para o sucesso do mesmo. A expectativa é que a cada visita, a ouvidoria seja fortalecida e passe a ser usada como ferramenta estratégica da gestão, transparência e controle social.

    “Realizada a reunião, o passo seguinte é execução do trabalho, com a análise da ouvidoria e seus processos, para que se possa melhorar no que for necessário”, explica Maria Luiza, que coordena a Rede de Ouvidorias do Estado, formada por 62 unidades. Ainda de acordo com ela, posteriormente a OGE/SCGE vai elaborar um relatório com o diagnóstico de todas as secretárias/ouvidorias visitadas.

    Cidades: Recife
    Assuntos: scge, oge, seduh, monitoramento in loco
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  • Serviços de Perícia Médica passam a ser protocolados na SAD

    | Saúde, Administração

    sad

    Atenção servidores!  A partir da próxima segunda-feira (23), as solicitações de redução de carga horária; requerimentos diversos tal como segunda via de laudo médico; documentos externos, a exemplo de ofícios deverão ser encaminhados para o setor de Protocolo Geral da Secretaria de Administração do Estado (SAD), que fica no 1º andar do edifício, localizado na Avenida Antônio de Góes, nº 194, bairro do Pina, Recife.

    O atendimento é das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone: (81) 3183-7884.

    Assuntos: sad, pericia medica
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  • Funase realiza feira para valorizar vocações de servidores

    | Administração

    valorização

    Iniciativa da Superintendência Geral de Gestão do Trabalho e Educação (Suted) da instituição contou com música ao vivo e exposições de produtos artesanais feitos por funcionários

    A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) realizou, na terça (17), uma ação de valorização dos servidores da instituição. Os funcionários puderam demonstrar vocações diferentes das atividades que eles já desempenham cotidianamente durante a terceira edição da Feira de Talentos, realizada na sede da instituição, no Recife. A iniciativa foi da Superintendência Geral de Gestão do Trabalho e Educação (Suted), por meio da Assessoria Técnica de Gestão de Pessoas (ATGP) da Funase.

    O evento contou com música ao vivo e com uma exposição de produtos natalinos e artigos diversos, como sandálias, panos de prato, bolos, comidas típicas e docinhos. Também houve um show de mágica e uma mostra fotográfica com paisagens do Recife, tudo feito pelos próprios servidores. “A nossa Feira de Talentos proporcionou uma integração com todos os funcionários. Tivemos participantes de vários setores”, disse a superintendente geral de Gestão do Trabalho e Educação da Funase, Nadja Oliveira.

    A servidora Sarita Ferreira, por exemplo, levou para a Feira de Talentos lacinhos para cabelo, bolo no pote e mungunzá feitos por ela. Para a funcionária, o evento representou também um estímulo ao empreendedorismo, sobretudo para profissionais próximos da aposentadoria. “Sempre é bom você expor o seu talento. Essa é uma oportunidade ímpar para que as pessoas possam revelar não só seu trabalho na área administrativa, mas também saber que podem desenvolver outras tarefas e habilidades”, afirmou.

    Cidades: Recife
    Assuntos: sdscj, funase, valorizacao dos servidores
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  • SAD e ATI realizam cerimônia em homenagem aos 50 anos da ATI nesta terça no TCE

    | Administração

     A Secretaria de Administração do Estado de Pernambuco e a Agência Estadual de Tecnologia da Informação realizam nesta terça (17/12), às 15h, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado, a cerimônia em homenagem aos 50 anos do Cetepe/ Fisepe/ ATI. 

    Na ocasião serão homenageados 30 pessoas com a medalha do cinquentenário Ati, como agradecimento pelas relevantes contribuições para o fortalecimento da instituição , selecionados da seguinte forma : através de pesquisa com os funcionários,  foram escolhidos 20 empregados/ servidores; e pela Comissão da cerimônia,  mais 10 pessoas que ajudaram em algum momento para o seu sucesso .
     
    Também serão apresentadas a Plataforma PE Cidadão e a Estratégia de Governança Digital do Governo de Pernambuco (EGD).  A presidente do órgão, Ila Carrazzone, preparou um vídeo para registar a data e contar a história do órgão .
     
    A ATI, hoje vinculada à Secretaria de Administração (SAD), já foi o Centro de Prestação de Serviços Técnicos de Pernambuco (Cetepe) e a Fundação de Fomento da Informática do Estado de Pernambuco (Fisepe). A autarquia sempre propôs soluções integradoras e uso intensivo de Tecnologia da Informação para melhorar a prestação dos serviços públicos, primando pela governança e avanços da TI estadual.
     
    Data: 17/12/2019
    Horário: 15h
    Local: Auditório do Tribunal de Contas do Estado ( Rua da Aurora, 885, 10 andar, bairro da Boa Vista)
    Assuntos: sad, ati
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