meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Suape está presente na programação da 20ª Fimmepe Mecânica Nordeste

    O Complexo de Suape entrou, pela primeira vez, para a programação da Fimmepe Mecânica Nordeste. A feira, que se encontra em sua 20ª edição, disponibilizou uma visita técnica para Suape, no dia 22 de outubro, como parte do cronograma do evento. Na ocasião, 15 expositores da maior feira da indústria Metalmecânica do Nordeste do Brasil terão a oportunidade de conhecer a locomotiva de Pernambuco, que abriga as principais indústrias de petróleo, gás, naval, offshore e energia eólica da região.

    Para quem não tiver a chance de visitar o complexo, o diretor do Fórum Suape Global, provedor de bens para o setor, Sílvio Leimig irá circular durante a abertura da feira. O evento acontece de 21 a 24 de outubro no Centro de Convenções, em Olinda. “O setor metalmecânico está em forte expansão em Pernambuco e Suape oferece todas as condições para as empresas desenvolverem seus projetos. Hoje, o complexo abriga os estaleiros Vard Promar e Atlântico Sul, e a Refinaria Abreu e Lima, entre outros empreendimentos, que geram uma grande demanda para o setor”, comemora Leimig.

    Saiba mais

    Assuntos: secretaria, desenvolvimento economico, pernambuco, sdec, governo, estado, divulga, suape, programacao, fimmepe, mecanica, nordeste
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Matricó e Vertin Moura fazem dueto no Teatro Arraial

    secultO Teatro Arraial, localizado na área central do Recife, recebe nesta quarta-feira (22), às 20h, uma edição do projeto Dandô – o Circuito da Música Dércio Marques. A iniciativa tem o objetivo de fomentar a cultura popular através de intervenções musicais pelo Brasil, com a participação de um convidado especial. Desta vez, quem participa da proposta musical são os artistas pernambucanos Paulo Matricó e Vertin Moura. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

    Lançada em setembro de 2013, em São Paulo, a ideia envolve artistas que já possuem reconhecimento do público, mas que podem ter uma melhor projeção a nível nacional. Cada participante terá a oportunidade de se apresentar em todos os pontos do circuito, que abrange vários estados do Brasil, levando seu trabalho país afora. Após o espetáculo de aproximadamente 1h30, haverá um bate-papo entre os artistas e a plateia.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, dueto, teatro arraial, paulo matrico, vertin moura
    Compartilhe: Link para o post:
  • Semana da Biologia da UFPE conta com participação da CPRH

    Biomas do Nordeste foi o tema da Semana da Biologia, evento realizado, na última semana, pela Univerdade Federal de Pernambuco (UFPE), no campus da instituição. Para debater o assunto e constribuir com a discussão, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) participou, em duas oportunidades, apresentando palestras pertinentes ao encontro.

    No dia 15, a gerente da Unidade de Gestão das Unidades de Conservação (UGUC), Samantha Della Bella, abordou o tema "Unidade de Conservação em Pernambuco" quando teve a oportunidade de levar aos alunos da Universidade o trabalho que a Agência realiza em todo o Estado. "Quisemos aproximar estes estudante da rotina da CPRH e mostrar a prática e o dia a dia destas atividades".

    Saiba mais

    Assuntos: cprh, agencia, estadual, meio ambiente, governo, estado, pernambuco, divulga, semana, biologia, ufpe
    Compartilhe: Link para o post:
  • VI Copa de Bandas e Fanfarras chega ao fim

    A euforia dos estudantes pernambucanos contagiou o público que esteve presente na final da VI Copa de Bandas e Fanfarras que aconteceu no domingo (19), na quadra poliesportiva, localizada na sede da Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE), na Várzea.

    Mais de 15 mil pessoas passaram pelo evento durante todo o dia. O tão esperado anúncio das corporações vencedoras ocorreu por volta das 23h30, quando os jurados de Pernambuco, Sergipe, Paraíba, Ceará, São Paulo e Brasília anunciaram os primeiros lugares das dez categorias.

    Saiba mais

    Assuntos: see, secretaria, educacao, esportes, governo, estado, pernambuco, divulga, final, recebe, copa, bandas, fanfarra
    Compartilhe: Link para o post:
  • Izidorio Cavalcanti articula intervenções artísticas no terminal da PE-15

    O cotidiano dos passageiros de transporte público vai ser transformado a partir desta quarta-feira (22) pelo Projeto PE 15, idealizado pelo artista plástico pernambucano Izidorio Cavalcanti. O projeto promove a apresentação de trabalhos artísticos em suportes diversos (intervenções urbanas, instalações, performances, pinturas, vídeos, desenhos, entre outros formatos) de 15 artistas convidados no Terminal de Integração da PE 15, nas estações do metrô – Recife  (central) e Joana Bezerra – e em ônibus da linha PE 15 – Joana Bezerra. Os artistas foram selecionados pela curadora Marcela Camelo em parceria com Izidoro. O projeto é uma realização da Iziarte, com incentivo do Funcultura, Governo de Pernambuco. Confira detalhes sobre cada trabalho artístico, data e horário na programação.

    O nome do projeto faz alusão a Rodovia Estadual PE-15 que abriga o Terminal Integrado de ônibus de mesmo nome, relacionando-o ao número de artistas participantes e a quantidade de obras criadas. Entre os convidados, quatro atravessaram o atlântico para expor na cidade. De Portugal, os artistas Cristina Ataíde, Filipe Garcia, Manuel Barbosa e André Fonseca. Os demais, daqui de Pernambuco, são: Eduardo Romero, Charles Martins, Marcela Camelo, Bruno Vieira, Sérgio Vasconcelos, Mozart Santos, Daniel Santiago, Lia Letícia, Luciana Padilha, Isabela Faria e o próprio Izidorio Cavalcanti.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, intervencoes artisticas, terminal, pe 15, izidorio cavalcanti
    Compartilhe: Link para o post:
  • Peças paulistanas sobem ao palco do Teatro Rui Limeira Rosal, em Caruaru

    secultA curadoria do 24º Festival de Teatro do Agreste (Feteag) escalou três grupos paulistanos para se apresentarem nesta terça (21), quarta (22) e quinta-feira (23), no palco do Teatro Rui Limeira Rosal (Sesc Caruaru).

    Sonhos para Vestir, com direção de Vera Holtz e atuação de Sara Antunes, abre a maratona teatral nesta terça-feira (21), às 20h. Numa mistura de poesia, filosofia e teatro, a delicada montagem reflete, de maneira lúdica, sobre os sonhos e as hipóteses radiantes da vida que cada pessoa guarda em seus desejos mais íntimos. É também uma homenagem à relação de uma filha com seu pai, através de uma mulher que expõe seu universo imaginário em singular interação com a plateia. O texto é da própria atriz Sara Antunes, que pela primeira vez chega a Caruaru. O espetáculo será encenado novamente na quinta-feira (23), às 21h, no mesmo espaço.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, sesc, caruaru, esptetaculos, teatro
    Compartilhe: Link para o post:
  • Destinos de Pernambuco serão divulgados na Argentina

    A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empetur, desembarca em Mendonza, na Argentina, na próxima quinta-feira (22). O objetivo é levar ao trade turístico da cidade a ação promocional Polo Costa dos Arrecifes, com foco na criação de novas oportunidades de negócios e no aumento do fluxo visitantes internacionais no litoral pernambucano.  A programação também passará por Córdoba (23/10) e Buenos Aires (28/10).

    A Argentina será o quinto – e penúltimo – país visitado pelo Polo Costa dos Arrecifes, e faz parte da programação por ser o principal emissor de turistas da América Latina para Pernambuco.  De acordo com a pesquisa sobre o Perfil Socioeconômico dos Visitantes em Pernambuco, da Empetur, Ipojuca é o principal destino de interesse dos argentinos (55%), seguido de Fernando de Noronha (18,95%) e do Recife (8,15%). “Como o mercado argentino já é familiarizado com esses destinos, o intuito da ação no país é apresentar ao trade outras opções turísticas do Estado, a exemplo de Cabo de Santo Agostinho, Ilha de Itamaracá, Itapissuma e Sirinhaém”, afirma o secretário da Setur-PE, Romeu Baptista.

    Durante o Polo Costa dos Arrecifes são realizadas palestras sobre os destinos turísticos de Pernambuco e rodadas de negócios para operadores e agentes. Ainda, o Turismo de Pernambuco promove imersão cultural, através do Frevo e Gastronomia, para formadores de opinião, companhias aéreas e autoridades locais.

    O sexto e último país a ser visitado pela ação promocional do litoral pernambucano será a Alemanha, entre 10 e 13 de novembro.
     
    FIT – O Turismo de Pernambuco aproveita a passagem pela Argentina para participar da Feira Internacional de Turismo da America Latina (FIT), que acontece em Buenos Aires, de 25 a 28 de outubro. O Estado apresentará na feira a nova identidade visual do turismo de Pernambuco, inspirada no Movimento Armorial, idealizado pelo escritor Ariano Suassuna.

    Assuntos: setur, secretaria, turismo, governo, estado, pernambuco, empetur, divulga, destinos, argentina
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Educação e Esportes realiza na próxima quinta encontro com treinadores do Time PE

    Na próxima quinta-feira (23), a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, através da Secretaria Executiva dos Esportes, realiza o primeiro encontro técnico com todos os 16 treinadores contemplados pelo Time PE 2014/2015. O objetivo é debater o processo de avaliação dos atletas e paratletas e estabelecer o calendário de teste para a temporada em curso. O encontro será realizado no Centro de Excelência Esportiva da Universidade de Pernambuco – CENESP/UPE (Rua Amóbio Marques, 310 - Santo Amaro), no dia 23 de outubro de 2014, às 10h. Participação da secretária executiva de Esportes, Ana Cavalcanti, do Prof. Dr. Manoel da Cunha Costa, coordenador Técnico Científico do Cenesp/UPE, e da Prof. Vera Samico, diretora da UPE.

    O Time Pernambuco, programa do Governo do Estado de Pernambuco, gerido pela Secretaria de Educação e Esportes, tem por objetivo proporcionar condições de treinamento e assistência necessárias a atletas e paratletas, e seus respectivos treinadores, de modalidades olímpicas e paralímpicas com capacidade de representar o Brasil nas Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016. Nesta última edição foram selecionados 18 atletas, 04 paratletas, 01 atleta guia e 16 técnicos. Todos terão direito a auxílio financeiro no valor de R$1 mil mensal, passagens aéreas e rodoviárias de acordo com orçamento da Secretaria, entre outros benefícios.
    Agora são 18 atletas, 04 paratletas, 01 atleta guia e 16 técnicos contemplados pelo programa com direito a direito a auxílio financeiro no valor de R$1 mil mensal, passagens aéreas e rodoviárias de acordo com orçamento da Secretaria, entre outros benefícios.

    O Time Pernambuco, programa do Governo do Estado de Pernambuco, gerido pela Secretaria de Educação e Esportes, tem por objetivo proporcionar condições de treinamento e assistência necessárias a atletas e paratletas, e seus respectivos treinadores, de modalidades olímpicas e paralímpicas com capacidade de representar o Brasil nas Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016. Agora são 18 atletas, 04 paratletas, 01 atleta guia e 16 técnicos contemplados pelo programa com direito a direito a auxílio financeiro no valor de R$1 mil mensal, passagens aéreas e rodoviárias de acordo com orçamento da Secretaria, entre outros benefícios.

    O Time Pernambuco, programa do Governo do Estado de Pernambuco, gerido pela Secretaria de Educação e Esportes, tem por objetivo proporcionar condições de treinamento e assistência necessárias a atletas e paratletas, e seus respectivos treinadores, de modalidades olímpicas e paralímpicas com capacidade de representar o Brasil nas Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016. Agora são 18 atletas, 04 paratletas, 01 atleta guia e 16 técnicos contemplados pelo programa com direito a direito a auxílio financeiro no valor de R$1 mil mensal, passagens aéreas e rodoviárias de acordo com orçamento da Secretaria, entre outros benefícios.

    O Time Pernambuco, programa do Governo do Estado de Pernambuco, gerido pela Secretaria de Educação e Esportes, tem por objetivo proporcionar condições de treinamento e assistência necessárias a atletas e paratletas, e seus respectivos treinadores, de modalidades olímpicas e paralímpicas com capacidade de representar o Brasil nas Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016. Agora são 18 atletas, 04 paratletas, 01 atleta guia e 16 técnicos contemplados pelo programa com direito a direito a auxílio financeiro no valor de R$1 mil mensal, passagens aéreas e rodoviárias de acordo com orçamento da Secretaria, entre outros benefícios.

    O Time Pernambuco, programa do Governo do Estado de Pernambuco, gerido pela Secretaria de Educação e Esportes, tem por objetivo proporcionar condições de treinamento e assistência necessárias a atletas e paratletas, e seus respectivos treinadores, de modalidades olímpicas e paralímpicas com capacidade de representar o Brasil nas Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016.

    Assuntos: see, secretaria, educacao, esportes, governo, estado, pernambuco, divulga, time pe, encontro com treinadores
    Compartilhe: Link para o post:
  • Alunos da Escola Arquiepálgo assistem aulão no Recife

    Os alunos que vão prestar o Enem e o vestibular estão na reta final. A partir de agora todo o tempo é precioso para revisar o assunto estudado. Pensando nisso, a coordenação da Escola Arquipélago proporcionou um momento único para 13 alunos do 3º ano do ensino médio e do Eja, Educação de Jovens e Adultos. Todos vierem ao Recife para assistirem o aulão do Projeto Educação, da Rede Globo. A ação acontece anualmente há dez anos. O grupo contou com o apoio da Administração da ilha e da Luck Turismo.

    Para Paulo Bruno, diretor da Escola, um momento de crescimento. “Buscamos proporcionar esta participação porque no aulão eles teriam a oportunidade de ter contato com outros estudantes das escolas estaduais da região metropolitana. Além disso, um momento de rica síntese dos conteúdos que eles têm estudado com seus professores ao longo dos três anos do Ensino Médio”, disse.

    Saiba mais

    Assuntos: fernando de noronha, governo, pernambuco, estado, arquipelago, divulga, alunos, escola, aulao, recife, vestibular
    Compartilhe: Link para o post:
  • Curta Taquary e Mostra Canavial de Cinema estão com inscrições abertas para oficinas

    secultDois festivais realizados no interior de Pernambuco estão com inscrições abertas para oficinas: o 7° Curta Taquary – Festival Internacional de Curta-metragem, realizado em Taquaritinga do Norte e Caruaru, e a 4ª Mostra Canavial de Cinema, que acontece em Goiana, Condado, Timbaúba e Nazaré da Mata. As oficinas são oportunidades de iniciação ou aperfeiçoamento profissional nas áreas de animação, interpretação para cinema, preparação de elenco, cineclubismo, crítica e realização audiovisual. As inscrições são gratuitas. Os dois festivais serão realizados em novembro e tem incentivo do Funcultura, Governo de Pernambuco.

    O Curta Taquary oferece oficinas de cinema de animação, crítica cinematográfica e atuação entre os dias 17 e 28 de novembro. A oficina “Ator no Cinema” será ministrada pela atriz e diretora Marcélia Cartaxo. Já o criador, construtor, manipulador de bonecos e diretor de cinema de animação Quiá Rodrigues é o responsável pela oficina “Boneco Animado”. Para quem tem vontade de aprende a escrever críticas sobre filmes, vai ter aulas com o jornalista André Dib. Os interessados devem se inscrever até 29 de outubro.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, mostra, taguary, canavial, inscricoes abertas, oficinas
    Compartilhe: Link para o post: