meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Inscrições abertas para o Prêmio Brasil Criativo

    secultO Ministério da Cultura, em parceria com a 3M, lançou, no último dia 28/8, o edital do Prêmio Brasil Criativo. Considerada como a premiação oficial da Economia Criativa brasileira, a seleção dos projetos contará com a participação de 30 curadores que avaliarão trabalhos inscritos em 22 setores da economia criativa, distribuídos em cinco campos de interesse: Criações Culturais e Funcionais (arquitetura, design, moda, games e gastronomia); Artes de Espetáculo (dança, música, circo e teatro); Audiovisual/Livro, Literatura e Leitura (cinema e vídeo, publicações em mídias digitais e publicações em mídias impressas); Patrimônio (patrimônio material, patrimônio imaterial, arquivos e museus); e Expressões Culturais (culturas populares, culturas indígenas, cultura afro-brasileira, artesanato, artes visuais e arte digital). Os interessados poderão se inscrever até o dia 25/9, através do site da premiação.

    Processo seletivo
    A premiação terá 5 etapas. Na primeira delas, período de inscrições, a plataforma oficial receberá a candidatura dos empreendedores que quiserem inscrever seus trabalhos. Depois, um conselho de curadores composto por 30 especialistas nas categorias irá eleger seis projetos para cada uma das 23 premiações.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, premio, brasil, criativo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mestrado em Tecnologia Ambiental do Itep abre inscrições para turma 2015.1

    Profissionais interessados em temas como Gestão de Resíduos Sólidos, Geoprocessamento, Energia e Meio Ambiente, Mudanças Climáticas, Gerenciamento Costeiro Integrado, Caracterização e Tratamento de Efluentes, Biotecnologia Ambiental e Saneamento Básico já podem se inscrever no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep). Estão abertas as inscrições da seleção à turma 2015.1 do Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental, que está oferecendo 26 vagas.
     
    O edital, disponível no site do Itep no link http://www.itep.br/images/edital_2015.1.pdf, contém todas as informações necessárias para os candidatos apresentarem suas propostas dentro das duas linhas de pesquisa. São 13 vagas para a linha de pesquisa de Gestão e Degradação Ambiental e 13 vagas para a linha de pesquisa de Tecnologia Ambiental. As inscrições poderão ser feitas até o dia 21 de novembro.

    Saiba mais

    Assuntos: itep, instituto, tecnologia, pernambuco, estado, governo, divulga, mestrado, tecnologia ambiental, inscricoes, 2015
    Compartilhe: Link para o post:
  • Concurso para Delegados da PCPE e profissionais científicos será aberto

    Para dar continuidade ao recompletamento do efetivo da Secretaria de Defesa Social - SDS foi publicada no Diário Oficial do Estado de hoje (2) a nomeação das comissões coordenadoras que serão responsáveis pela normatização e acompanhamento da execução do concurso público para provimento de 100 vagas para o cargo de delegado de polícia, como também, 526 vagas no âmbito da Polícia Científica.

    “Recebemos a autorização da Câmara de Política de Pessoal do Estado para abrirmos a seleção pública para delegado da Polícia Civil e diversos cargos para a Polícia Científica. Com isso diversas pessoas vão ter a oportunidade de trabalhar na segurança pública de Pernambuco”, informou o Gerente Geral de Articulação e Integração Institucional e Comunitária da SDS, Manoel Caetano.

    Saiba mais

    Assuntos: sds, secretaria, defesa, social, governo, estado, pernambuco, divulga, concurso, delegado, pcpe,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Nova Reserva Particular do Patrimônio Natural preserva a Caatinga

    cprhO município de Gravatá, agreste de Pernambuco abriga, agora, a mais recente Unidade de Conservação (UC) para proteção do bioma Caatinga do Estado de Pernambuco. É a 13ª Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Estado, conhecida como "RPPN de Santo Antônio", que foi instituída pela Portaria nº 157/2014 da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e aguarda publicação no Diário Oficial do Estado.

    A RPPN de Santo Antônio tem uma área total de 119,75 hectares, situados nas propriedades da Fazenda Santo Antônio, com 106,33 hectares, e na Fazenda Santa Clara 1, que possui área de 13,42 hectares, ambas situadas no Planalto da Borborema, em Gravatá, município do agreste pernambucano. Para o diretor-presidente da autarquia, Paulo Teixeira, além da proteção da flora, fauna, mananciais, clima e ecossistema local, "o objetivo da criação dessa Unidade de Conservação inclui o desenvolvimento de atividades de educação ambiental que ampliem o conhecimento sobre caatinga, proteção da biodiversidade nativa e a sensibilização das pessoas quanto à questão ambiental", enfatizou.

    Saiba mais

    Assuntos: cprh, agencia, estadual, meio ambiente, governo, estado, pernambuco, divulga, rppn, reserva, caatinga
    Compartilhe: Link para o post:
  • Barrocos do Recife e de Minas Gerais dialogam na Torre Malakoff

    secultO Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, apresenta na Torre Malakoff, Bairro do Recife, a exposição Diálogo entre Barrocos. Com abertura marcada para a próxima quinta-feira (4), às 19h, a mostra levará ao público detalhes do Barroco de Ouro Preto e Bom Jesus de Matosinhos, os quais eternizaram Aleijadinho como o Patrono das Artes no Brasil. A exposição, que é gratuita e realizada numa parceria com o Instituto Cervantes Recife, conta ainda com conferências e uma classe in situ sobre o tema, que será ministrada pelo arquiteto espanhol José Maria Plaza Escrivá.

    Diálogos entre Barrocos chega ao Recife no momento em que se celebra o segundo centenário da morte de Aleijadinho, ocorrida em 18 de novembro, o Dia do Barroco Mineiro. A proposta da mostra é estabelecer um diálogo entre o barroco pernambucano e o de Minas Gerais, ressaltando a originalidade do estilo artístico desenvolvido no Brasil.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, barroco, recife, minas gerais, torre malakoff
    Compartilhe: Link para o post:
  • Educação prisional é debatida em Seminário

    seresO município de Pesqueira, situado no Agreste do Estado, foi escolhido para sediar o IV Seminário Estadual da Educação em Prisões, que acontece até o dia 5 de setembro, no Hotel Cruzeiro.

    Esta iniciativa é mais uma ação integrada do Governo de Pernambuco em prol da ressocialização dos apenados. O evento é realizado pela Secretaria Estadual de Educação (SEE), em parceria com a Secretaria Executiva de Ressocialização, (Seres) vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

    O objetivo do evento, que é voltado aos gestores prisionais, diretores de escola, professores e servidores do sistema penitenciário é atualizar o Plano Estadual de Educação em Prisões, além de promover novas propostas que possam auxiliar no planejamento e organização das políticas educacionais direcionadas às pessoas privadas de liberdade, na perspectiva dos direitos humanos.

    A abertura do Seminário contou com a participação do secretário de  Ressocialização, Romero Ribeiro, da secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEE),  Ana Selva,  e dos gerentes de Educação da Seres e o de Políticas Públicas Educacionais de Jovens da Secretaria Estadual de Educação, Adultos e Idosos, Henrique Douglas e Cláudia Abreu, respectivamente.

    Em relação à educação prisional, Pernambuco tem motivos pra comemorar, pois lidera o ranking nacional com 28% da sua população carcerária matriculada nas escolas que funcionam dentro das unidades prisionais. A média nacional é de 11%.

    “Nosso trabalho é focado no planejamento, na elaboração de metas e nos resultados. Nosso dever fazer com que o reeducando seja reintegrado ao convívio social melhor do que ele entrou no sistema”, explicou Romero Ribeiro.

    De acordo com o Ana Selva, o debate visa, através da educação, promover  melhoraria na qualidade de vida das pessoas reclusas.

    Assuntos: sedsdh, secretaria desenvolvimento social, direitos humanos, governo, estado, pernambuco, divulga, seres, educacao prisional, seminario
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ocupação Social de Jaboatão realiza 5.497 atendimentos

    O Governo Presente realizou sua terceira atividade de 2014 em Jaboatão dos Guararapes, desta vez no bairro de Jardim Prazeres. Foram atendidas 5497 pessoas com serviços gratuitos de documentação civil, assessoria jurídica, exames de saúde e difusão das políticas públicas estaduais e municipais, além de orientações sobre direitos humanos. A atividade foi durante toda a manhã do sábado (30), na Escola Estadual Supervisora Miriam Seixas, próximo a rodovia de acesso ao Cabo de Santo Agostinho.
     
    A Secretária Municipal de Políticas Públicas Integradas, Karla Menezes, disse que a parceria com o Estado foi uma decisão acertada. “As Ocupações Sociais junto com o Prefeitura Com Você tem tido grande repercussão em Jaboatão dos Guararapes porque por meio do acesso a documentação e diversos outros serviços conseguimos fortalecer a cidadania e, assim, prevenir à violência”, disse.
     
    Os irmãos Abraão Isaac (13) e Priscila Ângela da Silva (18) vieram tirar documentação. Ele, em busca da a carteira de Identidade e ela, a carteira do Trabalho.  “Estou estagiando na Escola Municipal Poeta Castro Alves e aproveitei para tirar o documento e realizar meu projeto de vida e me tornar professora da escola”, disse Priscila, que levou a filha Esther de três meses fruto do casamento com um soldado da Aeronáutica.
     
    As gêmeas Eline Maria e Elaine Maria Rosa, ambas de 17 anos, resolveram também tirar a carteira do Trabalho, pois estão terminando o ensino médio na escola onde ocorreu a Ocupação. “Moramos aqui mesmo em Jardim Prazeres e, como estamos no terceiro ano, logo poderemos trabalhar. Nosso sonho mesmo é cursar a faculdade de engenharia civil”, falou Elaine.
     
    Além dos serviços de documentação, as pessoas tiveram oportunidade de levar mudas de pau brasil, oferecidas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Para cuidar da saúde o público pode vacinar contra gripe e fazer aferição de pressão arterial, teste de glicemia, mamografia, teste rápido anti-HIV e sífilis, escovação supervisionada e aplicação de flúor, disponibilizadas pelas secretarias de Saúde tanto do Estado quanto do município.
     
    Esta é a terceira vez neste ano que o Governo Presente realiza a ação em Jaboatão dos Guararapes. Em 2013, as ações no município totalizaram mais de 31.970 atendimentos e difusão das políticas públicas estaduais e municipais. A próxima Ocupação Social será no sábado dia 6 de setembro, na Escola Estadual Padre Nércio, Rua Uriel  De Holanda, s/nº na Linha do Tiro, no Recife.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Procon-Móvel atende Recife e Olinda

    O Procon-Móvel no mês de setembro estará em oito localidades do Recife e de Olinda realizando atendimento, abertura de reclamações e audiências de conciliação entre consumidores e fornecedores. A ideia é promover orientação, esclarecimento e resolução de conflitos tendo como base os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor – CDC, dinamizando assim, o atendimento e o acesso da população dos bairros e comunidades.
     
    Nesta primeira semana do mês até a sexta (5), as unidades móveis estarão em Recife, no bairro de Afogados, em frente ao mercado, próximo a estação do metrô. Já em Olinda, o atendimento ocorrerá em Peixinho, próximo ao mercado público, ambos das 9h às 16h. A agenda total do mês já encontra-se disponível no site do Procon-PE, www.procon.pe.gov.br.
     
    Nos locais será relatado o problema para os atendentes, que juntamente com os advogados irão analisar o caso e diante disso, direcionar para a resolução do conflito em busca do entendimento entre as partes. Na ocasião os consumidores que deverão portar (originais e 02 cópias) RG, CPF, comprovante de residência, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.
     
    O Procon-Móvel é desenvolvido por meio de uma parceria do Governo do Estado com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci, do Ministério da Justiça e executado pelo Procon-PE, órgão vinculado a Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos – SEJUDH, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • VI Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras classifica 50 bandas para a grande final

    Uma maratona de 14h de festa por dia. Assim foi o final de semana dos semifinalistas da VI Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras, que aconteceu no sábado (30) e domingo (31), na quadra do Ginásio Municipal Três de Agosto, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata pernambucana. Mais de três mil pessoas foram prestigiar o evento, durante os dois dias de apresentações.

    Das 90 bandas que participaram desta etapa, entre equipes de escolas estaduais, municipais e particulares, 50 foram classificadas para a final. As bandas inscritas competiram em 10 categorias, e foram julgadas de acordo com seu aspecto musical, afinação, melodia, harmonia e ritmo, aspecto de apresentação, marcha uniforme, alinhamento e garbo. Os corpos coreográficos e a baliza também receberam avaliação dentro de seus estilos. Todas as equipes classificadas foram premiadas com troféus e medalhas.

    Saiba mais

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • João Lyra Neto participa de homenagem da Câmara Federal ao ex-governador Eduardo Campos

    https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_11345_tn_20140903115253b907.jpg

    "Um guerreiro que honrou a melhor tradição pernambucana". Foi o que disse o governador João Lyra Neto sobre seu antecessor, o ex-governador Eduardo Campos, após sessão solene em homenagem ao ex-gestor, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta terça-feira (02/09). O ato do Poder Legislativo também prestou homenagem ao ex-deputado federal pelo estado de Sergipe, Pedro Valadares, falecido na tragédia aérea que também vitimou três assessores do ex-governador e dois pilotos, em Santos, no último dia 13.

    Solicitada pela Liderança do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Câmara, a sessão solene, realizada no Auditório Nereu Ramos, contou com a presença de familiares de Eduardo Campos e Pedro Valadares, além de parlamentares federais, lideranças políticas e admiradores. "Este é um dos atos mais difíceis de nossas vidas enquanto parlamentares. Mas devemos este reconhecimento a dois grandes amigos que fizemos nesta Casa legislativa, e que muito ainda tinham  a contribuir com o Brasil", afirmou o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves.

    Antes de governar Pernambuco por dois mandatos, entre janeiro de 2007 e abril de 2014, Eduardo Campos exerceu três mandatos de deputado federal, entre 1995 e 2006. Por sua vez, Pedro Valadares também exerceu três mandatos federais, e nos últimos meses vinha atuando na campanha de Eduardo à Presidência da República. Os familiares receberam do presidente da Câmara placas em agradecimento pelos serviços prestados ao Poder Legislativo e à população brasileira.

    Assuntos: governador, joao lyra neto, governo, estado, pernambuco, participa, homenagem, camara federal, brasilia
    Compartilhe: Link para o post: