meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Caem homicídios, roubos, furtos e violências contra a mulher no mês de abril

    | Segurança

     Mulher

    O mês de abril registrou redução nas mais diversas modalidade de crimes, em comparação com o mês anterior, conforme as estatísticas apresentadas, nesta segunda-feira (15/05), pelo secretário de Defesa Social, Angelo Gioia, em entrevista coletiva. Houve, conforme o balanço, queda em homicídios (- 6,4% ou 35 mortes a menos), crimes violentos contra o patrimônio (- 14%), especialmente nos assaltos a coletivos ( -30,6%), estupros ( -27,6%) e violência doméstica contra a mulher (-15,2%).

    “A queda nos números não é motivo de comemoração, pois sabemos que estamos distantes do que desejamos para a população de Pernambuco. Mas motiva a tropa e fortalece as diretrizes do trabalho daqueles que comandam as forças de segurança. No caso dos CVLIs, tivemos uma redução de 6,4% (514 contra 549 no mês anterior). Em março, já houve uma leve redução de 0,21% em relação a fevereiro. Considerando que, desde o segundo semestre de 2014, os CVLIs só ascenderam, avaliamos que esses são os primeiros resultados dos ajustes operacionais nas polícias, com foco nos grupos de extermínio”, diz o secretário.

    No primeiro quadrimestre de 2017, foram presas 764 pessoas por envolvimento em assassinatos. O mês de abril foi o de maior número de detenções no ano, com 229 suspeitos alcançados pelas polícias Civil e Militar. Uma das principais operações é a Força no Foco, que, em 15 edições em dois meses, capturou 49 acusados de homicídios, instaurando mais de 249 inquéritos. “Ao priorizar os assassinatos recentes e envolver as delegacias distritais nas investigações, ampliamos o número de inquéritos com autoria esclarecida e estamos retirando de circulação matadores contumazes”, avaliou Gioia. Em abril, conforme o balanço, 58% (ou 298 CVLIs) dos homicídios tiveram relação com atividades criminais, a exemplo de crime organizado, tráfico de drogas, grupos de extermínio e sistema prisional; 16,5% (85) foram de conflitos na comunidade ou proximidade; 4,7% (24) tiveram origem em latrocínios; 3,7% (19) são descritos como conflitos afetivos ou familiares e 1,9% (10) foram feminicídio.

    CVP – Com relação aos crimes violentos contra o patrimônio (CVP), foram registradas 9.257 ocorrências em abril, contra 10.763 em março. A diferença de 1.506 casos, entre os dois meses, representou uma variação negativa de 14% nos roubos, furtos e extorsões. Entre os CVPs, a maior queda ocorreu em relação às investidas a ônibus e coletivos, com redução de 30,6%. Em abril, foram 102 assaltos, contra 147 no mês anterior. “Pelo terceiro mês consecutivo, caem as ações de bandidos contra os ônibus. Reforçamos o patrulhamento e abordagens nos corredores e horários onde verificamos grande incidência, além de prendermos, somente este ano, mais de 70 acusados de envolvimento neste tipo de ação. É preciso, no entanto, que as empresas avancem mais na instalação de câmeras de boa resolução, ajudando o trabalho das polícias”, comentou o secretário.

    Outra modalidade de CVP, os roubos e furtos a agencias bancárias reduziram de 8 casos, em março, para 2, em abril. As investidas contra caixas eletrônicos e carros-fortes não tiveram alteração, com 2 ocorrências em terminais eletrônicos e 1 ação contra veículo de transportadoras de valores em cada mês. Completando os dados de crimes contra o patrimônio, foram 1.735 roubos de veículos em abril, contra 1909 no mês anterior (redução de 9,1%).

    MULHER - Em todo o mês de abril, foram registrados 126 estupros, contra 174 no mês anterior, representando uma variação negativa de 27,6%. Já violência doméstica e familiar contra a mulher caiu 15,2%, com 2.485 casos em abril, contra 2.929 em março.

    Confira apresentação na íntegra aqui www.sds.pe.gov.br

    Assuntos: SecMulher, redução crimes, SDS, violencia contra a mulher, feminicideo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Suape registra maior crescimento entre maiores portos públicos do Brasil no 1º trimestre

    | Suape

     Suape

    O Porto de Suape registrou o maior índice de crescimento entre os cinco maiores portos públicos brasileiros no 1º trimestre de 2017. No período, a movimentação geral de cargas cresceu 12%, registrando 5,3 milhões de toneladas, contra 4,8 milhões em 2016. O Portos de Santos (SP), principal do país, registrou queda de -3,5% no período. O mesmo aconteceu com os portos de Paranaguá (PR) e Itaguaí (RJ) que registraram queda de -3,6% e -7,6%, respectivamente. Além de Suape, apenas o Porto de Rio Grande (RS) obteve crescimento nos três primeiros meses do ano (11%). O Complexo já havia registrado a maior variação percentual no ano de 2016, quando computou um incremento de 15% em relação ao ano anterior.

    Suape já é o principal porto do Norte/Nordeste brasileiro e caminha para alcançar a 4º posição na lista de instalações que mais movimentam cargas no país em 2017. A evolução é reflexo, principalmente, do crescimento das exportações, da movimentação de granéis líquidos, contêineres, veículos e aos bons números na navegação por cabotagem. O incremento é três vezes maior que a média de crescimento geral dos portos públicos e privados brasileiros juntos. No mesmo período, a movimentação geral de cargas cresceu 4%.

    Um dos fatores que impulsionaram esse incremento foi a navegação de longo curso. O atracadouro pernambucano registrou a maior taxa de crescimento nas exportações entre os maiores portos públicos, atingindo 64% no período, contabilizando 394,5 mil toneladas. Entre as principais cargas, os granéis líquidos, que concentram os combustíveis, produtos químicos e derivados de petróleo (224,9 mil toneladas). Também tiveram destaque a movimentação de contêineres (120,9 mil toneladas), de açúcar (26,3 mil toneladas), de veículos (13,8 mil toneladas), além de ferro e aço (8,3 mil toneladas).

    Suape também alcançou o maior índice de crescimento do país na movimentação de contêineres, fechando o 1º trimestre com incremento de +29% para TEUs (107,9 mil) e, +26% para a tonelagem (1,30 milhões de toneladas). Na comparação com o mesmo período de 2016, o Porto de Santos, registrou crescimento de 3,8%; seguido por Rio Grande 0,70%. Já o Porto de Paranaguá registrou queda de -9,7%.   

    A localização geográfica estratégica na costa brasileira e as condições estruturais favoráveis reconhecidas de Suape atraem muitas operações de cabotagem, fazendo do porto líder neste tipo de navegação no Brasil. Entre janeiro e março de 2017, foram 3,5 milhões de toneladas movimentadas na navegação por cabotagem. Os granéis líquidos também são os principais produtos movimentados nesse tipo de operação. As demais cargas são os contêineres, produtos químicos orgânicos, líquidos alcoólicos, água de formação (com destino à Refinaria Abreu e Lima), seguido por cargas de ferro e aço. No cenário nacional, o Porto de Santos (SP) ocupa a 2ª posição, seguido pelos portos de Vila do Conde (PA) em 3º lugar, Rio Grande (RS) em 4º lugar e, Fortaleza (CE) em 5º lugar. 

    Mais números positivos
    Com o crescimento na movimentação de veículos em Suape, o porto também passa a ocupar posição de destaque nesse tipo de operação. Dos 12 portos nacionais que movimentam este tipo de carga geral solta (veículos, tratores e outros veículos terrestres, suas partes e acessórios), Suape está hoje em 4º lugar no país, contabilizando 18,3 mil toneladas movimentadas no primeiro trimestre de 2017, subindo uma posição no ranking em relação a 2016. Em 1º lugar nacional se mantém o Porto de Santos, seguido pelo Rio de Janeiro em 2º lugar e, Paranaguá em 3º lugar. Suape movimenta veículos das montadoras GM, Toyota e do Grupo FCA, Fiat e Jeep. 

    “Além dos números positivos registrados, estamos cada vez mais perto de alcançar a condução de processos importantes com a devolução da autonomia do atracadouro, o que vai permitir a chegada de novos empreendimentos no porto com mais agilidade. Além disso, assim como anunciado pelo governador Paulo Câmara, a conclusão em junho de 2018, das obras da Unidade de Abatimento de Emissões (SNOX) da Refinaria Abreu e Lima, permitirá a ampliação da produção do primeiro trem de refino para 115 mil barris por dia, o que irá proporcionar o aumento na movimentação de cargas no nosso Porto”, ressaltou Marcos Baptista, presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape.

    Suape

    Assuntos: suape, sdec, porto de suape, recorde, 1º trimestre de 2017, indice crescimento,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Edital de convocação do Conselho Estadual de Direitos Humanos

    | Social, Direitos Humanos

    A Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Alepe, usando de suas prerrogativas, está em condução do processo eleitoral para a escolha dos integrantes da sociedade civil do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH), em cumprimento ao § 2º, art. 6º, da Lei Estadual nº 12.160/2001, a qual instituiu o CEDH.

     LINKS:




    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima

    FAtima

    Missa foi presidida pelo núncio apostólico Giovanni d'Aniello, representante do papa Francisco no Brasil 

    O governador Paulo Câmara participou, neste sábado (13.05), junto com a primeira-dama Ana Luiza Câmara, do encerramento da programação de treze dias de celebração dos cem anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima. A missa foi realizada no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Boa Vista, e reuniu centenas de fiéis. O evento contou também com a presença da ex- primeira-dama Renata Campos e do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. 

    O governador parabenizou a organização da igreja e destacou o seu papel determinante para uma sociedade mais unida e justa "O que vimos aqui hoje foi uma bonita comemoração de fé e amor ao próximo na busca de um mundo melhor e mais justo. A igreja está de parabéns por tudo que fez e vem fazendo. Temos que celebrar Nossa Senhora de Fátima e os cem anos de sua aparição, todos estão de parabéns", finalizou.

    O núncio apostólico Giovanni d'Aniello, representante do papa Francisco no Brasil, falou emocionado sobre a fé dos presentes e disse estar encantado com a devoção do povo de Pernambuco. "Fico muito feliz de estar aqui, não imaginava tanta gente e um santuário tão bonito. A celebração foi feita com muito amor para Nossa Senhora de Fátima. É o presente mais bonito que eu poderia receber”, disse.

    Dom Fernando Saburido, arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, agradeceu à presença do governador e lembrou das duas crianças pastorinhas, Jacinta e Francisco, que foram canonizadas, hoje, na cidade portuguesa de Fátima, pelo papa Francisco. "Estamos celebrando não apenas os cem anos da primeira aparição de Nossa Senhora, mas também a canonização de duas crianças. Nós nos alegramos muito por tudo isso”.

    Fotos: Roberto Pereira/SEI

    Assuntos: Missa, Paulo camara, giovanni d'aniello, nossa senhora de fatima, 100 anos aparição, renata campos, dom fernando saburido,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secti leva conhecimento, aprendizado e inovação para a Zona da Mata

    | Educação, Tecnologia

    Secti

    Nesta sexta-feira (12), o Pernambuco Em Ação segue em mais uma rodada pelas matas Norte e Sul do estado, apresentando os investimentos que vem sendo realizados no estado. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) desenvolve várias ações na região, visando a disseminação do conhecimento, aprendizado e inovação. Com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), durante 2015 e 1016, mais de R$ 1.7 milhões foram investidos em bolsas científicas, auxílios para projetos de pesquisa e participação em eventos. Nesse mesmo período, mais de R$ 7 milhões em bolsas foram ofertadas para estudantes da rede municipal pelo Programa Universidade para Todos (Proupe).

    O financiamento da Facepe foi direcionado a bolsas de mestrado, doutorado, iniciação científica, incentivo acadêmico, desenvolvimento científico regional e outras modalidades, além dos projetos de pesquisa e a participação em eventos. Neste ano, está previsto o aumento de 5% nas bolsas e auxílios oferecidos em 2015/2016 para 2017/2018.

    Pelo Proupe, este ano, estamos ofertando 970 bolsas neste semestre, somando um investimento de R$ 934 mil, além da contratação de 30 professores para os campi de Nazaré da Mata e Carpina. Nesses locais, 28 professores já foram contratados e as obras da quadra de esportes e bloco de salas de aula e laboratórios foram concluídas (R$ 1 milhão).

    Secti1

    Ciência - Buscando a interiorização da ciência, a Secti também levou para fora da região metropolitana do Recife programas de disseminação científica. Em 2015 e 2016, mais de 40 escolas participaram do Ciência Jovem, uma feira internacional que reuniu quase mil participantes de todo Brasil e exterior. Além disso, 32 ações foram desenvolvidas pelo Projeto Itinerante Ciência Móvel na Zona da Mata, popularizando ainda mais a ciência.

     

     

    Assuntos: secte, pernambuco em ação, tecnologia, facepe, bolsa de estudo, proupe, disseminação científica, ciencia jovem,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara recebe ministro Moreira Franco no Palácio do Campo das Princesas

    | Política, Suape


    Moreira Franco

    O governador Paulo Câmara recebeu, nesta quinta-feira (11.05), no Palácio do Campo das Princesas, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco.

    No encontro, os gestores conversaram sobre parcerias entre o Governo Federal e o Governo de Pernambuco na área de infraestrutura, entre elas: a volta do controle das atividades do Complexo Industrial Portuário de Suape ao Estado. O presidente Michel Temer volta a Pernambuco ainda neste mês para oficializar a devolução.

    Participaram da reunião também o vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Raul Henry; o deputado federal Fernando Monteiro; e o secretário estadual da Casa Civil, Antonio Carlos Figueira. 

    Fotos: Roberto Pereira/SEI

    Assuntos: paulo camara, suape, ministro moreira franco, raul henry,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Noronha recebe a nova expedição da Família Schurmann

    | Meio Ambiente, Turismo


    Fernando de Noronha vai receber nesta sexta-feira, 12, a visita da expedição da Família Schurmann, que está navegando pelo litoral nordestino dentro do projeto Conexão, com tripulantes famosos que estão tendo noções de sustentabilidade e propagando as ideias nas redes sociais. expedição fica em Noronha até o dia 17, quarta-feira, onde vai ter uma vasta programação especialcom recepção feita pelo administrador da ilha, Luís Eduardo Antunes, além de visita aos principais atrativos da ilha, mergulhos, trilhas, palestras no TAMAR e passeio no Museu do Tubarão.

    Depois de 30 anos de expedições no mar, sessenta países visitados e três voltas ao mundo, a nova aventura foi batizada de Conexão Schurmann. Teve início no dia 3 de maio em Maragogi, no estado de Alagoas, passou por Recife e vai ser encerrada no arquipélago pernambucano.

    Para esta missão foram convidados as atrizes Paloma Bernardi, Carol Oliveira, Rhaissa Batista e a blogueira Fernanda Cortez; Flávio Samelo editor de fotografia e Gianluca Perino, sócio-fundador do Café de La Musique. Eles estão a bordo do moderno veleiro Kat, acompanhados pelos anfitriões Vilfredo, Heloíse, David, Wihelm e Emmanuel Schurmann.

    A ideia é que os tripulantes vivam a experiência do desapego, de forma sustentável, já que no veleiro tudo é restrito, desde o banho até o consumo de energia. Dessa forma eles vão entender melhor sobre a questão da sustentabilidade no planeta, propagando para outras pessoas noções de consumo com o objetivo de preservar o meio ambiente. Depois do término da expedição uma websérie será produzida pelo cineasta David Schurmann, que também faz parte da tripulação desta nova aventura

    Assuntos: fernando de noronha, familia schurmann, luiz eduardo antunes, Conexão Schurmann
    Compartilhe: Link para o post:
  • Roberto Franca participa do Fórum Municipal Surubim pela Paz

     Roberto Franca

    O secretário Roberto Franca, titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, esteve na sede da OAB de Surubim para participar do Fórum Surubim pela Paz. O Fórum é uma iniciativa que visa implementar políticas de segurança municipal, discutindo soluções para os problemas locais. Franca esteve acompanhado pela secretária executiva de Articulação Social, Anaelena Almeida.

    O fórum Surubim pela paz teve uma massiva participação de membros da sociedade civil organizada de Surubim. Compareceram a prefeita do município, Ana Célia, representantes da Policia Militar de Pernambuco e da secção local da Ordem dos Advogados, lideranças comunitárias e integrantes do Poder Judiciário.

    “A cultura de paz é muito importante”, ressaltou o secretário Roberto Franca. Segundo ele, “as secretarias do Governo Paulo Câmara e as polícias não podem resolver todos os problemas de segurança sem uma participação da comunidade”. Completou sua fala dizendo esperar que esta prática se institucionalize. Anaelena Almeida, por sua vez, explicou que o público alvo da Secretaria de Desenvolvimento Social, da Criança e Juventude são os jovens e dentro de tal perspectiva o órgão desenvolve diversos programas voltados para este público.

    O líder comunitário Adenilson Lopes afirmou: “Precisamos dar oportunidades aos jovens para que acreditem nas autoridades”. Referia-se à sua expectativa em relação aos programas que vêm sendo executados nas periferias de Surubim. Já a prefeita Ana Célia lembrou que a SDSCJ, liderada pelo secretário Roberto Franca, tem um papel muito importante neste processo.

    Seu discurso foi reforçado pelo pronunciamento do procurador geral de Justiça de Pernambuco, Agnaldo Fenelon, que reafirmou que as ideias de Roberto Franca são muito importantes neste processo coletivo de construção de um ambiente de segurança.

    Assuntos: sdscj, roberto franca, forum surubim pela paz,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara e cônsul geral da França em Pernambuco discutem renovação de Acordo de Cooperação

    | Economia, Educação, Turismo
    Consul França

    A parceria, realizada entre a região Occitanie e o Estado, deverá ser sacramentada após Missão francesa, em novembro


    A realização de parcerias nas áreas de tecnologia, economia criativa, educação e negócios foi tema de reunião, nesta quarta-feira (10.05), entre o governador Paulo Câmara e o cônsul geral da França em Pernambuco, Romain Louvet. Durante o encontro, realizado no Palácio do Campo das Princesas, os dois discutiram a renovação do Acordo de Cooperação, iniciado em 2014, entre Pernambuco e a região Occitanie, localizada no país europeu. Além de ser uma troca de experiências exitosas, o acordo compreende o fomento à cooperação econômica e ao intercâmbio acadêmico.
     
    A primeira etapa para a renovação do acordo acontecerá em novembro deste ano, quando será realizada a primeira Missão dos franceses em Pernambuco. “O vice-presidente da Região Occitanie virá ao Estado para discutir os termos e assuntos de interesse que serão objeto da cooperação. Depois que os representantes das duas partes chegarem a um consenso, a presidente da região virá, no início de 2018, para firmar o Acordo de Cooperação definitivamente”, esclareceu a secretária-executiva de Relações Internacionais, Rachel Pontes.
     
    A cooperação tem foco nas áreas de tecnologia, pesquisas e desenvolvimento, além de parcerias com as universidades “Eles têm interesse em desenvolver setores em que existe uma coincidência entre as características da Região de Occitanie e o Estado de Pernambuco. Turismo é uma dessas áreas, assim como toda a parte de tecnologia, economia criativa e linguagem digital, que é uma força de Pernambuco e na qual eles também têm bastante expertise”, explicou Rachel. Atualmente, a região Occitanie tem uma parceria firmada com o Porto Digital, abrangendo o desenvolvimento de software, de games e, ainda, a área audiovisual.
     
    Outro ponto do Acordo de Cooperação será o fomento ao ensino da língua francesa. A ideia inicial é implementar programas-piloto para ensinar francês aos alunos do Ensino Médio da rede pública.
     
    Também participaram no encontro o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Raul Henry; o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Felipe Carreras; o secretário-executivo de Gestão de Rede da Secretaria de Educação, João Charamba; o secretário-executivo de Ciência e Tecnologia, Leonildo Sales; o adido cultural do Consulado Geral da França no Recife, Guillaume Ernst; a assessora de Comunicação da França no Recife, Margot Gallot; o diretor-presidente da Facepe, Abraham Sicsu; a coordenadora do Programa Ganhe o Mundo, Renata Serpa; e a gerente-geral de Cooperação Internacional, Gabriela Freitas.

    OCCITANIE – A Região Occitanie é localizada no sudeste da França e originou-se da fusão das regiões Midi-Pirenee e Langedoc-Roussilion, por meio de um processo nacional de fusões territoriais, iniciado em 2014 e concluído em 2016, cujos principais objetivos eram a redução de despesas e a modernização e simplificação da Administração Pública Francesa.


    Fotos: Wagner Ramos/SEI
    Assuntos: paulo camara, assessoria especial, governo de pernambuco, consul geral da frança, romain louvet, acordo de cooperação,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Movimentação de cargas cresce mais de 70% no Porto do Recife

     

    De janeiro a abril deste ano, o Porto do Recife movimentou 630 mil toneladas de cargas. O volume representa um crescimento de 72% na movimentação em comparação com o mesmo período do ano passado.

    Como já vinha sendo registrado nos meses anteriores, o milho e a barrilha continuam sendo os principais responsáveis por essa alta. Ao todo, foram mais de 364 mil de toneladas dos dois produtos que foram importados através do ancoradouro recifense nos primeiros quatros meses de 2017.

    De acordo com o diretor Comercial e de Operações do Porto, Marco Dubeux, apesar de ter havido um crescimento em todos os principais itens da movimentação de carga do ancoradouro neste quadrimestre, o que impulsionou o volume de grãos que passaram pelo Porto foi sem dúvida o milho. " O milho importado da argentina, que atualmente abastece a avicultura e a indústria alimentícia do Nordeste, foi sem dúvida o item que alavancou nossas operações", disse.

    Açúcar – A exportação de açúcar, de janeiro a abril deste ano, foi 143% maior comparada ao mesmo período no ano passado. Foram 100 mil de toneladas exportadas contra 41 mil toneladas no mesmo período de 2017.

    No ano – O aumento na movimentação de cargas no Porto do Recife é uma tendência que segue linear pelo menos desde o mês de setembro de 2016. Este ano, até o momento, todos os meses registraram alta na movimentação de cargas em relação ao ano passado. Em janeiro, o movimento total foi 150% maior. Em fevereiro, 204 % superior. Em março, 29% e em abril, 25%.

    Considerando apenas o último mês de abril, foram movimentadas no total 144 mil de toneladas de cargas. No mesmo mês de 2016, o total foi de 113 mil de toneladas.

    Recordes – De acordo com os dados divulgados pelo departamento de estatística do Porto do Recife, o número final de embarque e desembarque registrado do ano passado foi de 1.530 milhões de toneladas de cargas. "Se fizermos uma média mensal, movimentamos 127 mil toneladas por mês. Até agora, nos quatro primeiros meses de 2017, já operamos 630 mil toneladas por mês, o que dá uma média de 157 mil toneladas/mês, 30 mil a mais que o quantitativo mensal de 2016", detalhou Dubeux.  

    Para o presidente, Carlos Vilar, o crescimento geral na movimentação das cargas no Porto do Recife representa uma oxigenação na economia do estado. "Sem dúvida nenhuma, esse aumento é um sinal claro de recuperação da economia de Pernambuco", finalizou.

     
     
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post: