meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Curso capacita instrutores de autoescola

    Numa parceira entre a Secretaria Estadual das Cidades, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – Detran-PE, e o Programa Pedala PE, começou nessa segunda-feira (9) as inscrições para o curso “Bicicleta como modal de transporte”.

    A capacitação ministrada por técnicos do Detran-PE e do Programa Pedala PE, começa no próximo dia 23 de fevereiro, dia em que se encerram as inscrições, e será destinada aos instrutores de autoescola credenciados pelo Detran-PE, com carga horária de 4h/aula, será oferecido em três turnos, manhã, tarde e noite. Para proceder às inscrições deverão acessar o site do Detran-PE (www.detran.pe.gov.br), preencher o formulário eletrônico, que indicará automaticamente onde será ministrado o curso.

    Saiba mais

    Assuntos: cidades, secretaria, transito, governo, estado, pernambuco, detran, divulga, curso, capacita, instrutores, autoescola
    Compartilhe: Link para o post:
  • Noite para os Tambores Silenciosos movimenta as ruas de Olinda

    secultA segunda-feira da semana pré-carnavalesca tem um significado todo especial em Olinda, por ser o dia não apenas da manifestação da fé, como também uma louvação à cultura afro e aos ancestrais em um espetáculo emocionante. Trata-se da Noite para os Tambores Silenciosos, que está na sua 11ª edição. Os grupos saem em cortejo com concentração às 20h, nos Quatro Cantos, e com destino ao Largo do Rosário dos Homens Pretos, no Bonsucesso. Este ano, a homenagem é para o Babalorixá Pai Edu, em memória ao legado do Palácio de Iemanjá (Praça do Alto da Sé, s/n).

    São dez maracatus participantes, sendo a cerimônia aberta pelo Maracatu Leão Coroado e dirigida pelo seu Mestre Afonso Aguiar. Do ponto inicial, seguem os maracatus em cortejo pela rua do Amparo para o Largo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, noite dos tambores silenciosos, olinda, sitio historico
    Compartilhe: Link para o post:
  • Hidratação é essencial para não passar mal na folia

    sesVivenciar Carnaval em Pernambuco não é brincadeira. Os foliões levam a coisa bem a sério. E como o calor também é muito forte nesta época do ano, as pessoas acabam perdendo muito líquido e energia. "Por isso, é necessária a ingestão de dois a três litros de líquidos (antes, durante e depois da folia) para compensar", explica a nutricionista Rijane Barros, gerente da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Estadual de Saúde (SES).
     
    E quando se fala em líquidos, o leque é bem amplo na região. Além de água fresca e filtrada (na rua, sempre prefira as engarrafadas), o carnavalesco pode investir numa variedade imensa de sucos de fruta. Laranja, acerola, kiwi, abacaxi, melão e melancia são alguns exemplos muito indicados, todas com mais de 70% de água em sua composição.

    Saiba mais

    Assuntos: ses, secretaria, saude, estado, pernambuco, governo, divulga, campanha, alerta, carnaval, hidratacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Solenidade marca posse de novos gestores da Polícia Científica de Pernambuco

    sdsA Secretaria de Defesa Social - SDS, através da Gerência Geral de Polícia Cientifica - GGPOC, realizou na manhã desta segunda-feira (9) a cerimônia de posse dos novos gestores da Polícia Cientifica do estado de Pernambuco. Na solenidade, presidida pelo secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, tomou posse, a nova gerente do Instituto de Identificação Tavares Buril - IITB, Ana Patrícia Carneiro Guedes Alcoforado; o novo gerente do Instituto de Criminalística – IC, Elbson Cavalcanti de Amorim; o novo gestor do Laboratório de Perícia e Pesquisa de Genética Forense, Carlos Antônio de Souza e Antônio Barreto que aguarda publicação oficial para assumir a função de gerente do Instituto de Medicina Legal - IML.

    Durante a cerimônia foram lidos os elogios do secretário Alessandro Carvalho aos gestores que deixam a pedido, os cargos acima citados, delegado especial de Polícia Civil, Jandir de Souza que era gerente do IITB, Joyse Breenzinckr Ferreira, que deixa a gerencia do IML e Luiz Carlos Soares da Silva que estava à frente do IC. Os elogios ressaltaram a forma como os antigos gestores conduziram o trabalho, sempre buscando excelência e de maneira eficaz, colaborando para que a SDS, juntamente ao trabalho dos demais órgãos operativos, atingisse as metas estabelecidas no Pacto pela Vida.

    Saiba mais

    Assuntos: sds, secretaria, defesa, social, governo, estado, pernambuco, divulga, solenidade, posse, gestores, policia cientifica
    Compartilhe: Link para o post:
  • Últimos dias para efetuar inscrição ou renovação do Cadastro de Produtor Cultural

    O edital Funcultura Independente 2014/2015 irá disponibilizar incentivo total de R$ 22 milhões para projetos culturais de artistas e produtores de todo o Estado. Os interessados em inscrever propostas para a seleção pública deste ano deverá ter o Cadastro de Produtor Cultural (CPC) regular. O prazo final determinado no edital 2014/2015 para fazer inscrição ou renovação no cadastro é quarta-feira (11), quando o setor de Atendimento funcionará no Teatro Arraial Ariano Suassuna para maior comodidade dos produtores.

    O cadastro pode ser efetuado ou renovado no setor de atendimento do Funcultura na sede da Fundarpe ou via Correios. No ato da inscrição, na sede da Fundarpe, o interessado também deve apresentar os documentos originais, além das cópias. No caso de documentação enviada pelos Correios, é necessário que esteja autenticada em cartório.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, inscricao, renovacao, cadastro, produtor cultural, cpc
    Compartilhe: Link para o post:
  • Campanha da SecMulher-PE prossegue na semana pré-carnavalesca

    Às vésperas do Carnaval, Barreiros e Camutanga serão as cidades visitadas pelas equipes da Secretaria da Mulher de Pernambuco na campanha Violência contra Mulher não dá Frutos, a partir desta segunda-feira (9). Lei Maria da Penha, criminalização do machismo, rede de proteção à mulher vítima de violência serão alguns temas abordados nas rodas de conversa.

    “Não pode haver trégua no combate à violência contra a mulher. Por isso, nosso trabalho não pode parar. Levar informações para as mulheres das comunidades rurais é dar poder a elas e mostrar que ninguém precisa se sujeitar a agressões por dependência econômica ou de qualquer outro tipo. O Governo do Estado dispõe de uma rede de proteção às mulheres vítimas de violência, mas nem todas conhecem”, avaliou a secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro.

    Saiba mais

    Assuntos: secmulher, secretaria, mulher, governo, estado, pernambuco, divulga, campanha, semana, pre carnaval
    Compartilhe: Link para o post:
  • Escola de Referência Governador Eduardo Campos já está funcionando em Joaquim Nabuco

    https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_12779_tn_20150209161241f61c.jpg

    Cinco dias após inaugurar uma Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) no município de Macaparana, o governador Paulo Câmara voltou à Zona da Mata, nesta segunda-feira (9), para entregar mais um equipamento do tipo aos pernambucanos. Osfoto1 cerca de 900 alunos da Erem Governador Eduardo Campos, em Joaquim Nabuco, já estão estudando na nova sede da escola, construída pelo Governo de Pernambuco a partir de um investimento de R$ 4 milhões. Uma das principais marcas das gestões de Eduardo, a Educação continuará sendo prioridade para o Estado.

    Pernambuco deu um salto e subiu 12 posições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao ano de 2013, alcançando o 4º lugar. O crescimento no ensino médio foi o maior entre todos os estados da federação. Um dos pilares desse avanço foi o modelo das escolas de referência, consolidado nos últimos oito anos pelos governos de Eduardo Campos, que faleceu em 2014. O ex-governador foi representado na cerimônia de hoje pela ex-primeira-dama do Estado, Renata Campos, e pelos filhos João, Eduarda e Miguel.

    foto2"É uma homenagem bonita. Eduardo foi uma pessoa que sempre quis fazer com que a Educação de Pernambuco fosse o seu maior valor. É preciso não apenas ter a condição de ensinar, mas a infraestrutura adequada. E isso nós vamos fazer em todo o Estado. Escolas como essa aqui trazem qualidade e uma melhoria muito grande para alunos e professores", assegurou Paulo Câmara.

    Ao ressaltar que Pernambuco atingiu outro padrão após universalizar o ensino em tempo integral, o governador afirmou que tem a “grande responsabilidade” de fazer com que a semente plantada por Eduardo Campos continue crescendo. “Faremos com que a escola em tempo integral chegue a todo aluno do ensino médio que queira uma vaga. A Educação será o nosso maior valor. Pernambuco continuará dando o exemplo para o Brasil de que é possível fazer uma Educação de qualidade, apesar de todas as dificuldades e desafios que nós enfrentamos”, ressaltou Paulo.foto3

    Em sua passagem pela unidade de ensino, o governador conferiu “in loco” os cinco laboratórios que compõe a nova estrutura (informática, física, matemática, química  e biologia), e prestigiou apresentações de física e biologia dos alunos do 2º ano do ensino médio. O equipamento conta ainda com 15 salas de aulas, além biblioteca, auditório, bloco administrativo, bloco de serviço e quadra coberta. Serão beneficiados estudantes que estão matriculados nas modalidades semi-integral, ensino regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Normal Médio.

    Pernambuco contabiliza hoje 16 escolas de referência, só na Mata Sul pernambucana (ver detalhamento abaixo). Além do cuidado com o ensino médio, o Governo do Estado tem  investido na ensino técnico, que chegará ao número de 40 unidades, e também na construção de novas escolas. Em janeiro deste ano, o governador Paulo Câmara deu ordem de serviço para construção de 13 unidades de ensino em oito municípios da Mata Sul, beneficiando cerca de 3,5 mil foto4estudantes. Outras 17 unidades escolares terão ordem de serviço assinadas para início das obras ainda este ano.

    Filho de Eduardo Campos, João Campos salientou que a Educação sempre foi prioridade no governo do pai. “Nós, ano passado, comemoramos muito quando saiu o resultado do Ideb. Vimos Pernambuco chegar ao 4º lugar. E isso só acontece quando a Educação é posta de fato como prioridade em todo governo”, cravou. João também aproveitou a ocasião para conclamar os estudantes a “agarrarem” a chance de estudar em uma escola moderna e com grandes professores. “Não desperdicem essa oportunidade porque eu tenho certeza que, se dedicando aqui, vocês terão um grande futuro pela frente”, pontuou.

    Diante de docentes, alunos e da população de Joaquim Nabuco, o secretário de Educação, Fred Amancio, enalteceu os bons resultados alcançados por Pernambuco na área, entre eles o menor índice de evasão escolar do Brasil. Amancio creditou a conquista aos investimentos em práticas pedagógicas e softwares quefoto5 tornaram a sala de aula mais atrativa. “Muito se fala que o desenvolvimento é atrelado à atração de indústrias, mas nem sempre. Eu diria que hoje nós também estamos inaugurando uma indústria. Só que aqui é uma indústria de sonhos, de oportunidades, e, como dizia o nosso saudoso governador Eduardo Campos, uma indústria de vidas. Ele dizia: 'a gente inaugura vida na vida das pessoas'", relembrou.
                                                                                                                                                                                                                           
    ALUNO CONECTADO - Ainda durante sua passagem por Joaquim Nabuco, o governador Paulo Câmara entregou  152 tablets aos estudantes do 2º ano do ensino médio da unidade. Entre os contemplados com o equipamento, estava Sara Letícia dos Santos Silva, 15 anos, que aprovou a iniciativa. “Vai facilitar muito para a gente fazer as atividades da escola em casa. Como chegamos muito tarde, precisamos do equipamento para nos adiantar e não atrasar nossas atividades”, explicou. Com a doação dos dispositivos, a expectativa é tornar o processo de ensino-aprendizado mais dinâmico. Todos vêm com dispositivos de segurança que os desabilitam totalmente em caso de perda ou roubo. Os aparelhos ainda possuem um chip que permite rastreá-los através do sistema GPS.
     
    NÚMEROS GERAIS DA EDUCAÇÃO:
    Número total de escolas na Gerência Regional de Educação (GRE)
    35 escolas. Dessas, uma está funcionando no Presídio de Palmares. É a Escola Estadual Padre André Albert. A unidade possui 420 alunos e começou o seu funcionamento este ano.
     
    Número de alunos
    20.544 mil alunos

    Total de municípios atendidos pela GRE:
    15 municípios. São eles: Água Preta, Amaraji, Belém de Maria, Catende, Cortês, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, São Benedito do Sul, Xexéu.

    Escolas de Referência:
    1 - Escola de Referência em Ensino Médio João Vicente de Queiroz, Água Preta, semi-integral;
    2 - Escola de Referência em Ensino Médio Antônio Alves de Araújo, Amaraji, semi-integral;
    3 - Escola de Referência em Ensino Médio Presidente Tancredo Neves, Belém de Maria, semi-integral;
    4 - Escola de Referência em Ensino Médio Mendo Sampaio, Catende, semi-integral;
    5 - Escola de Referência em Ensino Médio Professora Abigail Guerra, Cortês, semi-integral;
    6 - Escola de Referência em Ensino Médio Professor Manoel Edmundo, Lagoa dos Gatos, integral;
    7 - Escola de Referência em Ensino Médio de Palmares, município de mesmo nome, integral;
    8 - Escola de Referência em Ensino Médio Monsenhor Abílio Américo Galvão, em Palmares, semi-integral;
    9 - Escola de Referência em Ensino Médio Dr. Fernando Pessoa de Melo, em Quipapá, semi-integral;
    10 - Escola de Referência em Ensino Médio João Lopes de Siqueira Santos, em Ribeirão, semi-integral;
    11 - Escola de Referência em Ensino Médio Elisa Marques de Assis, em Primavera, semi-integral;
    12 - Escola de referência em Ensino Médio Miguel Pelegrino, em Jaqueira, semi-integral.
    13 - Escola de Referência em Ensino Médio Coronel Alfredo Brandão, em Joaquim Nabuco, semi-integral;
    14 - Escola de Referência em Ensino Médio Eloy Malta de Alencar, em São Bento do Sul, semi-integral;
    15 - Escola de Referência em Ensino Médio Fábio da Silveira Barros, em Maraial, semi-integral;
    16 - Escola de Referência em Ensino Médio João Pereira Sobrinho, em Xexeu, semi-integral.

    https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_12780_tn_201502091612417d8a.jpg

    Assuntos: governador, paulo camara, governo, estado, pernambuco, erem, escola, referencia, eduardo campos, municipio, joaquim nabuco, mata sul, renata campos, joao campos, maria eduarda campos, miguel campos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco sedia encontro regional do CONGEMAS

    “A implementação do SUAS na Prática Cotidiana da Gestão Pública”. Esse foi o tema do Encontro Regional do CONGEMAS (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social) – Nordeste, que aconteceu sexta (6) e sábado (7), no Centro de Convenções de Pernambuco. O encontro teve por objetivo fortalecer as políticas públicas destinadas à assistência social. A abertura do evento contou com a participação de Tereza Campelo, ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS e Isaltino Nascimento, secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude - SEDSCJ, que na ocasião representou o governador Paulo Câmara.

    O evento, que foi a 2ª etapa preparatória para o encontro nacional, que acontecerá no estado do Ceará no mês de abril, teve como público – alvo gestores municipais da assistência social, profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e estudantes. Durantes os dois dias os participantes debateram temas como o trabalho social com as famílias no contexto da política de assistência social e o cofinanciamento e a regionalização dos serviços de média e alta complexidade no SUAS.

    Saiba mais

    Assuntos: sedsdh, secretaria desenvolvimento social, direitos humanos, governo, estado, pernambuco, divulga, sedia, encontro regional, congemas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Procon-Móvel realiza 90 audiências na zona oeste

    Inicia nessa segunda (9), uma semana dedicada á realização de 90 audiências de conciliação nos municípios de Camaragibe e São Lourenço da Mata, zona oeste da região metropolitana. Nesta 2ª etapa, de um processo iniciado em novembro/dezembro 2013, o objetivo é promover acordos entre consumidores e empresas reclamadas, tendo com base de mediação os direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor – CDC.

    O Procon-Móvel, que é uma parceria da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci, do Ministério da Justiça e executado pelo Procon-PE, estará em Camaragibe no final da Rua Elisa Cabral, centro comercial do município. Já em São Lourenço da Mata o atendimento acontecerá na Câmara dos Vereadores, próximo à antiga Praça do Canhão.

    Saiba mais

    Assuntos: procon, governo, estado, pernambuco, pe, secretaria, justica, direitos humanos, desenvolvimento social, órgao, divulga, procon movel, agenda, acordos, semana
    Compartilhe: Link para o post:
  • Marsa é a banda vencedora do Pré-Amp 2015

    secultNa cara e na coragem, com apenas um mês de encontros e ensaios, a banda Marsa mostrou a que veio e faturou o 1º lugar na final do Pré-Amp 2015, que aconteceu nesta última sexta (6). Seis finalistas subiram ao palco instalado no polo Cais da Alfândega (Bairro do Recife) para mostrar seus trabalhos, numa noite que ainda contou com shows das bandas Francisco – vencedora da edição anterior do Pré-Amp – e Seu Chico. A bandavoou ficou com o terceiro lugar e Ganga Barreto conquistou a segunda colocação. Eles entrarão na programação do Carnaval do Recife 2015. A grande campeã, Marsa, além disso, também vai ganhar a gravação, mixagem e prensagem do seu primeiro disco, com uma tiragem de mil cópias, além de compor a programação do Festival de Inverno de Garanhuns 2015.

    De um total de 129 bandas/artistas inscritos, 18 foram os selecionados para participar do evento. Desses, saíram seis finalistas. Daí, apenas um vencedor. A banda Marsa surpreendeu pelo fato de ter sido formada com pouquíssimo tempo para se preparar para o Pré-Amp. O grupo é formado por Thiago Martins (voz e guitarra), Rodrigo Samico (guitarra e voz), Rogério Samico (baixo, sintetizador e voz), Carlos Amarelo (bateria e percussão) e Rodrigo Félix (percussão e voz). A ideia surgiu de Martins e Rodrigo Samico, que já tinham algumas algumas canções compostas e que estavam em stand by. Os dois, assim como Félix, fazem parte da Sagaranna, mas já alimentavam o desejo de também criar outros sons. “Quando surgiu isso do Pré-Amp, eu sugeri a Samico que a gente se inscrevesse, e aí juntamos músicas minhas e dele, produzimos algumas gravações e mandamos 5 músicas na inscrição”, conta Martins.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, marsa, banda, vencedor, pre amp, 2015
    Compartilhe: Link para o post: