meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • SSA1 da UPE termina com abstenção de 9,83%

    A primeira fase do Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco (UPE), que termina nesta segunda-feira (1/12), teve 2.117 faltosos. O número corresponde a 9,83% do total de candidatos inscritos (21.531).

    Neste segundo e último dia de provas, os estudantes respondem, até 12h15, às questões das disciplinas de biologia, química, história, geografia e sociologia.

    Saiba mais

    Assuntos: upe, universidade, pernambuco, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, sectec, divulga, ssa, vestibular, seriado, abstencao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Refinaria Abreu e Lima inicia sua pré-operação

    A Petrobras iniciou a segunda fase da pré-operação da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), no Complexo Industrial Portuário de Suape. Nesta semana, aconteceu o início de duas fases de seu processo completo, a admissão de gás naturals na Unidade de Destilação Atmosférica (UDA) e a admissão de petróleo na unidade. No dia 17 de novembro, a Agência Nacional de Petróleo (ANP) publicou no Diário Oficial da União a autorização de funcionamento do empreendimento.

    Nos próximos dias acontecerá a circulação a frio do petróleo, com a verificação e testes finais. Só depois o forno será aceso para aquecimento gradual da torre de fracionamento, que inicia a destilação (separação) dos componentes do petróleo.  O primeiro trem de refino da Rnest (funcionamento do conjunto de unidades que marca a primeira etapa da operação) é composto pelas unidades de Geração de Hidrogênio, de Hidrotratamento de Nafta, de Hidrotratamento de Diesel, de Coqueamento Retardado e por duas Unidades de Tratamento.

    Saiba mais

    Assuntos: suape, governo, estado, pernambuco, ipojuca, complexo, porto, portuario, divulga, inicio, pre operacao, refinaria, abreu e lima
    Compartilhe: Link para o post:
  • Procon-PE promove oficina de educação financeira nesta sexta-feira (5)

    Com o objetivo de orientar o consumidor a realizar pequenas mudanças de hábitos que podem significar impactos benéficos no seu orçamento, o Procon Pernambuco, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, promove nesta sexta-feira, dia 5 de dezembro, das 9 às 12h, a V OFICINA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA.

    Com tema “Investimentos e Planos de Emergência”, a oficina, que oferece 50 vagas, será ministrada pelo assessor jurídico do Procon-PE e consultor em Sistemas de Gestão, Dr. Claudio Marinho.

    Saiba mais

    Assuntos: procon, governo, estado, pernambuco, pe, secretaria, justica, direitos humanos, desenvolvimento social, órgao, divulga, oficina, educacao financeira,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Evento na Observatório da Sé comemora Dia do Astrônomo

    Observar o céu é uma atividade antiga, o homem buscava possíveis relações entre sua história e fenômenos cósmicos. Até hoje, essa grande fonte de admiração desperta em muitos a vontade de desvendar o universo. Nicolau Copérnico, George Marcgraf, Caroline Herschel e Stephen Hawking são alguns dos amantes da astronomia que contribuíram para o avanço dessa ciência.

    2 de dezembro é o dia do astrônomo e para comemorar, o Observatório Astronômico do Alto da Sé, em Olinda, preparou uma programação especial para a terça-feira. Das 16h às 22h o evento gratuito “Astrônomos, esses apaixonados pelas estrelas…” oferece ao público vídeos temáticos sobre Astronomia e astrônomos, jogos didáticos, observação lunar e planetária com telescópios e visita aos pavimentos da exposição À próxima fronteira.

    Assuntos: sectec, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, pernambuco, espaco ciencia, divulga, astronomia, observatorio da se, olinda, evento
    Compartilhe: Link para o post:
  • Campanha de poliomielite e sarampo foi prorrogada até 12/12

    A Secretaria Estadual de Saúde (SES) prorroga até o dia 12 de dezembro a campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Até o momento, foram imunizadas contra a pólio 465.248 crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade (74,37% de de um total de 625.552). Contra o sarampo foram 168.616 meninos e meninas entre 1 ano a menos de 5 anos (72,46% de 220.757). A meta de ambas as campanhas é atingir, no mínimo, 95% do público.
     
    Não é indicado vacinar crianças que estejam com infecções agudas e febre a partir de 38º. Meninas e meninos com alergia a leite de vaca também não devem tomar a trípice viral (sarampo, rubéola e caxumba). "É preciso vacinar todas as crianças para evitar que voltemos a registrar as duas doenças no Estado, já que há casos em vários países do mundo", frisa a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI/PE).

    Saiba mais

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Candidatos confirmam interesse em concurso para Soldado

    A Comissão de Concurso do Instituto de Apoio da Universidade de Pernambuco - CONUPE/IAUPE e a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco – SDS/PE, em atendimento ao contido na Portaria Conjunta SAD/SDS nº 105, de 17 de novembro de 2014, divulgam a relação dos candidatos que manifestaram o interesse em continuar participando das demais fases do Concurso Público instituído pela Portaria Conjunta SAD/SDS nº 101, de 31 de agosto de 2009.

    Saiba mais

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Andar por andar, um Recife que cria e produz

    Coletivos do Edifício Pernambuco se unem no “Sobe Aí”, evento que vai contar coma uma gigantesca programação de exposições, pocket shows, jam sessions, workshops, oficinas, performances, venda de produtos de arte, bebidas e comidas

    Dos milhares que passam, diariamente, pela Avenida Dantas Barreto, muitos ainda não se deram conta do que anda acontecendo no tradicional Edifício Pernambuco. Um ambiente de criação e produção coletiva se instalou no local e vem dando a cara de uma nova efervescência artística na cidade do Recife. Então, para os desavisados, curiosos e interessados: “Sobe Aí”, nome do evento, organizado por todos os coletivos do Edifício, que abriu as portas de, praticamente, todos os andares do Edifício para o público, neste domingo (30). Exposições, exibição de vídeos, pocket shows, jam sessions, workshops, oficinas, performances, venda de produtos de arte, bebidas e comidas. Com uma programação especial para cada andar.

    Saiba mais

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Grande Recife reforça linhas para primeiros dias da Festa do Morro

    As festividades em comemoração ao dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade do Recife, já começam neste final de semana. A 110ª edição da festa, que segue até o próximo dia 8 de dezembro, acontecerá no alto do Morro da Conceição, Zona Norte da cidade.

    A celebração contará com 56 missas e 9 shows na programação cultural. Para atender ao público que comparecerá nestes dois primeiros dias de festa, sábado e domingo (29 e 30 de novembro), o Grande Recife reforçará 9 linhas que atendem as proximidades do morro. Ao todo, 160 veículos irão realizar 1.432 viagens, ou seja, 29 ônibus e 181 viagens a mais do que um fim de semana normal. Durante a semana, o reforço será apenas nas linhas 612 – Morro da Conceição e 640 – Guapiraba/Derby. Elas realizarão um total de 13 viagens a mais por dia.

    Saiba mais

    Assuntos: grande recife, consorcio, transporte, governo, estado, pernambuco, divulga, reforca linhas, festa, morro da conceicao, casa amarela, recife
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Saúde disponibiliza teste rápido de HIV no Pátio do Carmo

    Nesta segunda-feira (1º/12), Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) levará o ônibus Prevenção para Tod@s para o Pátio da Igreja do Carmo, no centro do Recife, para disponibilizar testagem rápida de HIV à população. A expectativa é que 200 pessoas sejam atendidas no local, das 9h às 16h. Ainda serão distribuídas sete mil camisinhas, além de folders informativos.
     
    Ainda na manhã de segunda, o Programa Estadual de DST/Aids, em parceria com a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Emprego, distribuirá três mil camisinhas e folders na agência de Empregos da rua da Aurora, também no Recife. Ainda haverá palestras e encanações de prevenção às DST/Aids entre o público da agência.
     
    “As ações de prevenção buscam trazer a mensagem da necessidade do uso da camisinha em toda relação sexual, como também a necessidade de fazer o teste de HIV. A infecção pelo HIV pode passar muito tempo sem provocar sintomas. Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor o controle dessa infecção e melhor a qualidade de vida e sobrevida desse paciente”, afirma o coordenador do Programa Estadual de DST/Aids, François Figueiroa.
     
    Segundo François Figueiroa, qualquer pessoa que teve relação sexual desprotegida, compartilhou algo que fure ou corte (alicate, seringa) ou que está com suspeita ou diagnóstico de tuberculose deve fazer a testagem rápida de HIV. “Qualquer casal que planeja uma gravidez também deveria fazer a testagem, além da gestante, no pré-natal”, reforça.
     
    ESTADO – Mensalmente, a SES disponibiliza para os municípios 1,5 milhão de camisinhas. Para as atividades do Dia Mundial, que devem se estender durante toda a semana, foi encaminhada uma cota extra de 450 mil preservativos masculinos, além de 192 mil folders, 37 mil cartazes, 75 mil portas-cartão de gestante, para prevenção da transmissão vertical de HIV, e 20 mil cartazes “Alô, Doutor”, de estímulo a testagem e diagnóstico precoce da enfermidade.
     
    TRATAMENTO – O acompanhamento dos casos de HIV/Aids é feito nos 31 Serviços de Atenção Especializada (SAE), geridos pelos municípios. Os casos graves podem ser acompanhados nos hospitais Correia Picanço, das Clínicas, Oswaldo Cruz e Imip.
     
    DADOS – De 1983 a novembro de 2014, em Pernambuco, foram registrados 21.235 casos de aids, sendo 13.771 no público do sexo masculino e 7.464 do feminino.
     
    Casos
    2011 – 1.317 (815 homens e 502 mulheres)
    2012 – 1.523 (923 homens e 600 mulheres)
    2013 – 1.537 (949 homens e 588 mulheres)
    2014 – 770* (467 homens e 303 mulheres)
     
    Óbitos
    2011 – 473 (317 homens e 156 mulheres)
    2012 – 554 (362 homens e 192 mulheres)    
    2013 – 524 (359 homens e 165 mulheres)    
    2014 – 407* (264 homens e 143 mulheres)
    * Dados até novembro de 2014.

    Assuntos: ses, secretaria, saude, estado, pernambuco, governo, divulga, hiv, teste rapido, patio do carmo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Audiência pública apresenta nova barragem para combate à seca

    A seca que atingiu Pernambuco e o Nordeste nos últimos anos teve repercussão nacional. Plantações e criações de gado pereceram na seca, que foi considerada a pior dos últimos 50 anos, segundo dados da Organização Meteorológica Mundial. Para enfrentar este problema secular, o Governo de Pernambuco está construindo uma série de barragens que integram o Sistema de Contenção de Enchentes e Prevenção aos Efeitos da Seca do Estado de Pernambuco.

    No dia 25 deste mês, foram apresentados, em audiência pública, os estudos ambientais realizados pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) para a instalação de um novo empreendimento: a Barragem São Bento do Una, que será construída com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a partir de março de 2015 no município de mesmo nome, no Agreste pernambucano. A audiência pública foi realizada na Quadra Poliesportiva Prefeito José Alfredo Cintra, da Escola Cônego João Rodrigues, localizada no município de São Bento do Uma.

    Saiba mais

    Assuntos: itep, instituto, tecnologia, pernambuco, estado, governo, divulga, audiencia publica, barragem, combate, seca
    Compartilhe: Link para o post: