meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Itep oferece 275 vagas para cursos técnicos de nível médio em cinco Centros Tecnológicos do Estado

    O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) abriu inscrições para o processo seletivo de alunos para os cursos técnicos de nível médio nos Centros Tecnológicos sob sua gestão. Estão sendo oferecidas 275 vagas em cinco CTs, para seis cursos: Comunicação Visual , Química, Modelagem do Vestuário, Alimentos, Zootecnia e Eletroeletrônica. Os interessados poderão se inscrever no site www.upenet.com.br até o dia 22 deste mês, mediante o preenchimento do formulário online de inscrição, indicando suas informações pessoais e o curso de sua preferência.
     
    O edital, com os conteúdos para as provas de Português e Matemática, está disponível em: http://www.upenet.com.br/concursos/sec_educ_estudante_14/sec_educ_estudante_14.html . As provas serão realizadas no dia 6 de julho, juntamente com as provas de seleção para as escolas técnicas de Educação Profissional da Secretaria Estadual de Educação. Podem participar da seleção dos CTs quem já concluiu o Ensino Médio ou está cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio. Setenta por cento das vagas estão destinadas para alunos da rede pública e 30% para alunos oriundos da rede privadas.
     
    Os cursos técnicos do Itep são oferecidos nos seguintes locais: Comunicação Visual, no Centro Tecnológico da Cultura Digital (CTCD), no Recife – 50 vagas, sendo 25 pela manhã e 25 à noite; Química – 70 vagas, sendo 35 à tarde e 35 à noite, e Modelagem do Vestuário – 35 vagas à noite, no Centro Tecnológico do Agreste (CT Moda), em Caruaru; Alimentos, no Centro Tecnológico Instituto de Laticínios do Agreste (CT Lat),35 vagas pela manhã, em Garanhuns; Zootecnia – 35 vagas à noite, no Centro Tecnológico do Pajeú (CT Pajeú), em Serra Talhada; e Química e Eletroeletrônica, 25 vagas cada, à tarde, no Centro Tecnológico do Araripe (CT Araripe), em Araripina.
     
    A taxa de inscrição custa R$ 24,00 e deverá ser paga em casas lotéricas ou agências bancárias até o dia 26, por meio do boleto disponível no ato da inscrição. A seleção será feita por meio de única etapa, constituída de prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório. O resultado do gabarito preliminar será divulgado no mesmo dia da prova, 6 de julho. E o resultado final – 1ª classificação – será divulgado no dia 15 de julho. De 16 a 18 de julho, ocorrerá a matrícula desta primeira classificação. O início previsto das aulas é 21 de julho.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Procon-Móvel realiza audiências com consumidores do Cabo de Santo Agostinho

    Iniciou nesta segunda (9), no Cabo de Santo Agostinho, 2ª etapa de audiências de conciliação entre consumidores e fornecedores nas unidades do Procon–Móvel, programa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, executado pelo Procon-PE, em parceria com o Ministério da Justiça.
     
    A ação é continuidade do atendimento aos consumidores, ocorrido em março/abril, que compareceram às unidades e abriram reclamações, resultando em 106 audiências, que aconteceram no início maio. Nesta semana haverá as audiências que foram remarcadas.

    O Cabo de Santo Agostinho é o segundo município a ser atendido pelo projeto e as audiências buscam fazer com que as partes cheguem a um acordo e não partam para uma ação judicial. As próximas audiências serão realizadas no Recife, nos bairros do Jordão e do Morro da conceição.
     
    Serviço
    O que é: Audiências de Conciliação
    Data: 09 à 16 de maio de 2014
    Horário: 09h às 16h
    Onde:
    Centro do Cabo (09, 10 e 11)
    Praça da Estação Ferroviária, próximo ao Banco Brasil;
     
    Charneca (09 e 10)
    Rua 01, em frente ao Núcleo de Segurança;
     
    Pontezinha (11)
    Rua da Matriz, em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz, na Praça da Paz;
     
    Ponte dos Carvalhos (13 e 16)
    Av. Prefeito Diomedes Ferreira Melo, Praça Marcos Freire, em frente ao Banco do Brasil

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Milho fica 20% mais barato na Ceasa

    Ingrediente base para as comidas típicas de junho, o milho está mais barato este ano. De acordo com a Ceasa (Centro de Abastecimento Alimentar de Pernambuco) o preço médio da mão com 50 espigas sofreu uma redução de 20% em um ano. Hoje, o produto pode ser encontrado por um preço médio de R$ 20.

    A queda no preço pode ser explicada pela volta do regime normal de chuva em áreas produtoras do cereal, como o Agreste e o Sertão do estado. Em 2013, a forte estiagem diminuiu a produção e obrigou os produtores a elevarem o preço do produto para evitar prejuízos. “No ano passado, o número de espigas comercializado na Ceasa chegou a cair para a metade. Vimos um volume de 20 milhões ir para pouco mais de 11 milhões em apenas um ano”, explica Marcos Barros, gerente de controle de informação de mercado agrícola da Ceasa.

    Em 2013, foram comercializadas 14 milhões de espigas no mês de junho, época de maior procura pelo milho. Este ano, a perspectiva é de que as vendas superem esta marca. Para dar conta da procura, a Ceasa ampliou o horário de atendimento ao público entre os dias 9 e 23, quando funcionará em regime de 24 horas.

    PRODUÇÃO
    Pernambuco responde por metade do milho que chega à Ceasa neste período do ano (a outra metade é dividida entre os estados do Rio Grande do Norte e Ceará). As cidades campeãs de colheita são Barra de Guabiraba, Gravatá, Chã Grande, Vitória de Santo Antão e Ibimirim.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governador prestigia solenidade de posse da nova desembargadora do TJPE

    https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_10530_tn_201406101754087676.jpg

    O governador João Lyra Neto prestigiou, nesta segunda-feira (09), a posse festiva da nova desembargadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Daisy Maria de Andrade Costa Pereira, em solenidade presidida pelo presidente do Poder Judiciário, Frederico Neves. A magistrada, que atuava no Ministério Público de Pernambuco (MPPE), passa a ocupar a vaga surgida com a aposentadoria da desembargadora Aderita Ramos.foto1

    A nova desembargadora foi escolhida pelo governador João Lyra Neto, a partir de lista tríplice, no dia 14 de maio. "Foi uma feliz coincidência ter uma mulher como a candidata mais votada para substituir outra mulher que deixou o Tribunal. Daisy é uma pessoa extremamente competente e estudiosa, que tem uma trajetória no Ministério Público de muito comprometimento com a sociedade e com a lei. Ela vai fazer um excelente trabalho junto com os demais desembargadores", afirmou o governador.

    A magistrada afirmou ter recebido a escolha do governador com "muita satisfação". Daisy Andrade ressaltou ainda que não esquecerá a forma "fidalga" como o governador comunicou a decisão, recebendo-a junto com a família em seu gabinete, no Palácio do Campo das Princesas. "Atuarei no TJPE da forma que atuou no MPPE, com altivez e serenidade, sempre servindo a instituição e nunca dela me servindo", prometeu.

    https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_10529_tn_201406101754088d12.jpghttps://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_10527_tn_201406101754089be7.jpg

    Assuntos: governador, joao lyra neto, governo, estado, pernambuco, prestigia, solenidade, posse, desembargadora, tjpe
    Compartilhe: Link para o post:
  • Cooperativa apoiada pelo ProRural marca presença em ação na Copa 2014

    O mel de abelha produzido por apicultores do Pajeú estará presente em iniciativas da Copa 2014 de apoio a agricultura familiar. A Coodapis - Cooperativa de Desenvolvimento da Apicultura do Nordeste Brasileiro, com sede em Tabira - foi selecionada pelo Ministério do Desenvolvimento Social para fornecer mel em sachês para os kits-lanche que serão distribuídos aos voluntários que atuarão durante a Copa do Mundo 2014.

    A cooperativa também participará dos quiosques da campanha Brasil Orgânico Sustentável que vão comercializar produtos da agricultura familiar em dez cidades-sede do Mundial. Em Recife, a Coodapis vai expor seus produtos em um espaço instalado na Casa da Cultura. No total, foram selecionados, em todo país por edital público, 60 grupos e associações de agricultores, que vão representar 25 mil famílias de produtores nos quiosques da campanha.

    Saiba mais

    Assuntos: sara, secretaria, agricultura, reforma agraria, governo, estado, pernambuco, prorural, divulga, cooperativa, apoiada, presente, copa do mundo, fifa, 2014
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretária de Saúde recebe honraria da Polícia Militar

    pmpeA secretária estadual de Saúde, Ana Maria Albuquerque, foi uma das agraciadas com a Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar. A entrega da comenda, maior honraria da Polícia Militar (PM), ocorreu no Parque Dona Lindu, no Recife, na manhã desta segunda-feira (09/06), em comemoração aos 189 anos da corporação.  De acordo com o órgão, a honraria é concedida pelos serviços relevantes prestados à população e à PM.  
     
    Durante a entrega das medalhas, houve, ainda, homenagem aos cantores pernambucanos Dominguinhos e Reginaldo Rossi, que faleceram em 2013. A Polícia Militar da Bahia ainda fez uma apresentação cultural, com artistas da própria corporação.

    Assuntos: ses, secretaria, saude, estado, pernambuco, governo, divulga, recebe, honraria, medalha, pm, policia militar, ana maria albuquerque
    Compartilhe: Link para o post:
  • Setur-PE e Empetur realizam o projeto “Sou Embaixador de Pernambuco”

    Com o objetivo de continuar divulgando o Estado para o mundo, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), promove o projeto “Sou Embaixador de Pernambuco”, nos dias 10 e 11 de junho, às 9h, no Auditório Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco.
     
    O projeto consiste em promover capacitação do destino de uma forma lúdica para cerca de 1.200 estudantes de escolas públicas estaduais que fazem parte do “Programa Ganhe o Mundo”, que viajarão no segundo semestre para países como: Canadá, Estados Unidos, Espanha, Chile, Argentina e Nova Zelândia. O ator Adriano Cabral fará a apresentação juntamente com grupos de rap e de dança. Durante o evento serão distribuídos aos alunos DVDs com manual, vídeos em inglês e espanhol e uma apresentação com imagens, além dos guias e materiais promocionais da Empetur.

    Saiba mais

    Assuntos: setur, secretaria, turismo, governo, estado, pernambuco, empetur, divulga, projeto, sou embaixador,
    Compartilhe: Link para o post:
  • SecMulher divulga oficina de formação das educadoras do projeto Chapéu de Palha Mulher

    Ocorreu na última semana, na Fundação Joaquim Nabuco e na Fundação CECOSNE, a Oficina de Formação das Educadoras do Projeto Chapéu de Palha Mulher da Pesca Artesanal. O projeto, que se encontra na terceira edição, prevê a formação de 2.550 mulheres pescadoras do litoral e do interior do Estado de Pernambuco nas áreas de Formação Sociopolítica, Gestão Social e Gestão Produtiva e Econômica.

    A oficina foi organizada pela Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional – FASE/PE, coordenadora técnica do Projeto, com a participação de 08 entidades parceiras executoras do Projeto: Casa da Mulher do Nordeste, GESTOS, Grupo CURUMIM, Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste, SOS COMUNIDADE, Associação Renascer do Sítio Angélica, Associação Comunitária do Sítio Alto do Morcego – OASIS, e Associação Comunitária Rural Lourenço Gomes da Silva.

    Saiba mais

    Assuntos: secmulher, secretaria, mulher, governo, estado, pernambuco, divulga, oficina, formacao, educadoras, projeto, chapeu de palha mulher
    Compartilhe: Link para o post:
  • Representantes de entidade internacional conhecem programas do Governo do Estado

    Brent Decker, diretor internacional da Cure Violence, entidade Norte-Americana, que nasceu no distrito de West Garfield, em Chicago vê a violência como um problema de saúde com características de qualquer outra epidemia, tendo como objetivo reduzir as brigas e consequentes assassinatos entre gangues rivais.

    Para Brent os índices autos de homicídios preocupou em muito o médico epidemiologista Gary Slutkin, ele começou a estudar e lançou mão da figura dos “interruptores”, pessoas da própria comunidade de preferência ex-presidiários que recuperaram e hoje são peças principais no combate à violência. Essas pessoas além de evitar a guerra do tráfico de drogas, eles também têm a responsabilidade de conter os homicídios.

    Saiba mais

    Assuntos: sedsdh, secretaria desenvolvimento social, direitos humanos, governo, estado, pernambuco, divulga, representantes, entidade, internacional, conhecem, programas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Sala de Oportunidades é destaque na Ocupação Social do Pina

    seartCrhistian Fernando Lisboa, 40 anos; Graziele da Silva Nascimento (20) e Clebson do Nascimento Silva (36) tiveram suas vidas cruzadas na Sala de Oportunidades, na manhã do último sábado (07), durante a Ocupação Social de Impacto, realizada na Escola Municipal Novo Pina, do Bode, no Pina. Além dos diversos serviços de atendimento direto à população, a ação recolheu curriculuns dos interessados para seleção e encaminhamento à instituições parceiras do Programa Governo Presente, coordenador da atividade.
     
    Crhistian Fernando está desempregado e atualmente trabalha como autônomo. Ele aproveitou e mudou a categoria da Carteira de Habilitação na esperança de aumentar as chances de emprego. “Não vou escolher, mas estou mudando porque se aparecer algo melhor, estou pronto”, afirmou confiante. Graziela é mãe de André Luiz e também mostrou a mesma disposição: “o que tiver para fazer eu faço”. Por ser desinibida e gostar de conversar, despertou o interesse do representante da TV Replay, James Silva, que busca encontrar jovens para serem "repórteres comunitários". Já Clebson procura algum emprego na linha de cuidados com as pessoas. No seu último trabalho ele conheceu a área da assistência social e gostou. “Se eu puder continuar nessa área de cuidar dos outros, vai ser muito melhor, porque eu me identifiquei”.

    Saiba mais

    Assuntos: seart, secretaria, articulacao, regional, social, estado, pernambuco, governo, presente, acao, ocupacao, mutirao, sevicos, atendimento, sedsdh, comunidade, sala de oportunidade, destaque, pina
    Compartilhe: Link para o post: