meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Caruaru sedia curso de prevenção a desastres da Defesa Civil estadual

    Gestores, Coordenadores e Agentes Municipais de Defesa Civil de 14 municípios pernambucanos estão reunidos esta semana (15 a 18 de julho) em Caruaru a fim de se qualificarem para atuar nas coordenadorias municipais de Defesa Civil. Durante o Curso Operacional de Proteção e Defesa Civil (COPDC), promovido pela Casa Militar de Pernambuco, através da Codecipe (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), os participantes têm discutido questões referentes a prevenção de desastres e outras ações de Defesa Civil. Nesta quO curso acontece das 08 às 18h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (Rua Floriano Peixoto, nº 85 ? Centro). Nesta quinta-feira (17), às 10h, o chefe da Casa Militar, Cel Mário Cavalcanti falará para o s participantes sobre o trabalho desenvolvido  pelo Governo do Estado.
     
    ?Esta é uma oportunidade extra que damos aos municípios que por algum motivo não participaram dos cursos que integraram o cronograma regular de ações preventivas da Codecipe para as Operações Inverno e Seca 2014. Este ano, formamos mais de 200 agentes de Defesa Civil e promovemos a Conferência Estadual de Defesa Civil que contou com mais de 400 participantes?, avalia o Chefe da Casa Militar, Mário Cavalcanti.
     
    Entre 2010 e 2014, a Defesa Civil do Estado já qualificou cerca de 5,5 mil pessoas que participaram de cursos semelhantes a esse, ou de seminários, palestras e de duas  Conferências Estaduais (2012 e 2014). Somente em 2014, o Curso Operacional de Proteção e Defesa Civil foi realizado para as cidades do Sertão (Afogados da Ingazeira, 13 a 15 de janeiro), Mata Sul (Escada, 4 a 6 de fevereiro), Agreste (São Bento do Una, 19 a 21 de fevereiro), Mata Norte (12 a 15 de março, em Macaparana), Região Metropolitana do Recife (28 a 30 de abril, em Jaboatão dos Guararapes). ?Nosso objetivo é qualificar os agentes de defesa civil, especialmente porque sempre ocorre substituição de pessoal nos municípios. A ideia é preparar o efetivo das cidades para que estejam prontos para desenvolverem medidas de resposta que minimizem os efeitos, caso ocorram eventos adversos?, explica Mário Cavalcanti.
     
    O coordenador de Defesa Civil do Estado, Cel Cassio Sinomar ressalta a importância da participação de cada município. ?Realizamos o COPDC todos os anos. A participação do município em busca de maior qualificação demonstra a mudança de cultura naquela cidade e a dedicação a uma melhor estruturação da Defesa Civil, se preparando para enfrentar situações de desastres?.
     
    No Curso Operacional de Proteção e Defesa Civil são ministradas noções básicas sobre as ações de Defesa Civil, como as atribuições nas diferentes esferas de governo, legislação vigente, funcionamento da política nacional, conceitos, manuais, fases de atuação em situações de desastres. Ao final do curso, cada município deve apresentar o esboço de um Plano de Contingência, elaborado a partir do que aprenderam.
     
    Para este curso, além da equipe de Defesa Civil de Caruaru devem participar representantes de Agrestina, Belo Jardim, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Jataúba, Lagoa dos Gatos, Panelas, Poção, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Toritama e Paranatama.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Detran-PE disponibiliza agendamento online exclusivo para Portadores de Deficiência

    Os pernambucanos portadores de deficiência e que necessitam realizar Exame Médico e/ou Avaliação Psicológica, como parte dos processos de Habilitação de Condutores, ganham um importante aliado: o agendamento online para atendimento de Pessoas Portadoras de Deficiência (PPD).  O Sistema PPD é autoexplicativo, o que significa que, ao preencher o formulário de agendamento, o cidadão será informado se possui restrições para a realização dos exames ou para entrar com recurso em 1ª instância questionando os pareceres médicos e/ou psicológicos. Para se ter ideia da procura desse serviço no Detran-PE, cerca de 3000 pessoas com deficiência realizaram, no ano passado, exames médicos e quase 500 passaram por avaliação psicológica.
     
    A ferramenta PPD beneficia usuários do Detran-PE em todo o estado. De início, serão cobertas as áreas de maior demanda pelos exames, mas o objetivo é, em breve, ampliar o alcance para todo o Estado. Antes, os interessados só podiam agendar os exames médico e psicológico por telefone e precisavam aguardar para serem informados posteriormente sobre a disponibilidade de dia, hora e local do atendimento.  A partir de agora, ao combinar os avanços da informática a levantamentos estatísticos (tomando-se como referência os locais de maior demanda pelos exames), o banco de dados do Detran-PE coloca à disposição de forma contínua, uma lista com dias, horários e locais para atendimento em diferentes regiões do Estado: o portador de deficiência pode, desta forma, escolher o melhor momento de ser atendido.
     
    Questionando os resultados de exames - Além de permitir a marcação dos exames médicos e psicológicos para Habilitação, o sistema PPD permite que as pessoas com deficiência entrem com recurso em 1ª instância junto ao Detran-PE para questionar os resultados tanto do exame médico quanto da avaliação psicológica. Ao entrar com recurso, o usuário poderá também agendar, por meio do site do Detran, atendimento de uma Junta Médica ou Psicológica de 1ª Instância que avaliará o caso.
     
    Conheça a lista dos serviços de Habilitação que requerem a realização de exames médico e psicológico:
     
    EM QUE SITUAÇÕES É PRECISO FAZER AVALIAÇÃO MÉDICA E/OU PSICOLÓGICA
    1ª Habilitação (Exame Médico e Avaliação Psicológica);
    Renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) (Exame Médico);
    Realizar mudança ou Adição de Categoria da CNH (Exame Médico);
    Quando o condutor pretende realizar atividade remunerada ao volante (Exame Psicológico);

    Periodicidade – Via de regra, a cada cinco anos, os condutores necessitam passar pelo processo de Exame Médico e/ou Avaliação Psicológica. Este prazo cai para três anos quando o condutor tem mais de 65 anos. O médico ou psicólogo perito examinador pode, caso julgue necessário, diminuir o tempo de validade dos exames.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Restaurantes e bares da orla de Petrolina são alvo de ação educativa da Compesa

    compesaConscientizar sobre o correto uso do sistema de esgotamento sanitário é o objetivo da ação que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está realizando em Petrolina, no Sertão do estado. Até a próxima terça-feira (22), agentes da companhia irão visitar bares e restaurantes da orla da cidade e promoverão atividades com esse público, como a realização de palestras. A ação teve início na última quarta-feira e já alcançou cinco estabelecimentos.

    Segundo a assistente social da Compesa, Lucy Calazans, o programa tem por objetivo ainda incentivar a construção de caixas retentoras de gordura e alertar os empresários sobre a importância e obrigatoriedade da instalação do equipamento, assim como a realização de manutenções periódicas.

    Saiba mais

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Colaboradores da Perpart criam grupo de estudos sobre regularização imobiliária e fundiária

    Para fomentar o estudo, a pesquisa e a análise em torno da temática da regularização imobiliária e fundiária, a equipe da Superintendência Imobiliária (SIM) da Perpart formou um grupo de estudos composto por cerca de vinte colaboradores, entre profissionais e estagiários ligados à área. O grupo criou um fórum online de discussões e vai se reunir mensalmente para debater textos e realizar outras atividades do campo do saber.

    A Coordenadora de Projetos Fundiários da Perpart, Aryanne Vasconcelos, comentou que já existe um interesse por parte da Coordenadoria de Recursos Humanos em se estender este tipo de atividade às demais equipes da Perpart.

    Saiba mais

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governador acompanha posse do novo comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco

    https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_10785_tn_2014071719570625bb.jpg

    O governador João Lyra Neto acompanhou, nesta quinta-feira (17/07), a solenidade de transmissão de cargo do novo comando do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), realizada no prédio-sede da corporação, no bairro da Boa Vista. Com a saída do coronel Carlos Casa Nova, que assume a presidência do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), o subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Cunha, assume o posto de comandante-geral, tendo o coronel Manoel Teles como subcomandante.

    foto1Na presença de gestores e oficiais de diversos órgãos operativos da Secretária de Defesa Social (SDS), o governador agradeceu os serviços prestados pelo ex-comandante-geral e reiterou apoio ao novo gestor da corporação. "Eu tenho certeza de que o Corpo de Bombeiros continuará sendo uma das instituições mais respeitadas pelo povo pernambucano. Primeiro, quero agradecer ao coronel Casa Nova por tudo o que ele fez durante esses sete anos e sete meses. E desejo ao coronel Cunha muito sucesso. Ele, que tem sensibilidade e compromisso com a corporação. Que Deus o ilumine para que faça uma boa gestão daqui para a frente", desejou João Lyra Neto.

    Com 26 anos de serviços prestados ao Corpo de Bombeiros, o novo comandante-geral da corporação, coronel Manoel Cunha, destacou quais serão os objetivos principais da sua gestão. "O desafio será levar mais bombeiros no Interior do Estado, além de melhorar os serviços na Capital. E, melhorar ainda mais as condições de trabalho dos bombeiros. Esse é o nosso maior objetivo, cuidar do bombeiro e da sociedade pernambucana".

    O coronel Casa Nova, que completou 32 anos de atuação no CBMPE e há mais de sete anos estava no comando da corporação, apresentou um breve balanço das ações realizadas durante sua gestão nas área de incremento de pessoal, promoção de oficiais, obras, além de investimentos em embarcações, veículos e Equipamentos de Proteção Pessoal. Casa Nova também fez questão de registrar agradecimento público a todos que contribuíram com o desempenho de suas atividades na instituição.

    Abaixo segue perfil dos novos comandantes da corporação:
    CORONEL MANOEL CUNHA
    Manoel Francisco de Oliveira Cunha Filho nasceu em João Pessoa, na Paraíba, em 31 de agosto de 1969. Ingressou na vida militar em 1988, quando aprovado para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) na Academia de Polícia Militar do Paudalho. Foi promovido à aspirante oficial em 1991.  Coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco desde 2009, tem em seu currículo 18 condecorações na corporação.

    Entre as funções públicas que exerceu, estão as de comandante da Seção de Bombeiros de Petrolina, chefe da Divisão de Assistência da Codecipe, chefe de gabinete do Comando Geral. Em 2002, atuou como instrutor de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional. Desde 2008, é vice-presidente do Clube dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Em fevereiro de 2011, assumiu a função de subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.

    CORONEL MANOEL TELES
    Manoel Teles da Silva nasceu em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, em 10 de junho de 1967. Ingressou na vida militar em 1988, quando aprovado para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) na Academia de Polícia Militar do Paudalho. Foi promovido à aspirante oficial em 1991.  É coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco desde 2009.

    Exerceu as funções de comandante do 2º Grupamento de Bombeiros, chefe da divisão de Ensino do Centro de Ensino e Instrução (CEI), assessor de Defesa Civil da corporação, secretário da Comissão de Promoção de Oficiais e Praças, chefe da Seção de Planejamento Orçamentário e Financeiro da Diretoria de Planejamento e diretor interino de Planejamento. Entre 2005 e 2007, foi chefe da Divisão de Articulação Institucional. Nos anos seguintes, foi chefe de gabinete (2007 a 2009), diretor de Planejamento e Gestão (2010 a 2012) e comandante do Co (2012 a 2013) e, desde 2013, diretor integrado especializado do Corpo de Bombeiros.

    https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_10786_tn_20140717195706571e.jpg

    Assuntos: governador, joao lyra neto, governo, estado, pernambuco, acompanha, posse, comandante, cbmpe, corpo de bombeiros militar
    Compartilhe: Link para o post:
  • Noite de abertura do FIG 2014 com alma feminina

    secultIntuição, coragem, sensibilidade… esses e tantos outras características são traços essenciais do feminino. A força motriz que gera o mundo, lhe dá sustentação e é o eixo fundamental da natureza humana. E é essa alma essencialmente feminina que abrirá os caminhos do 24º Festival de Inverno de Garanhuns. Na noite desta quinta (17), abertura oficial do festival, quatro mulheres sobem ao Palco Mestre Dominguinhos. E sob o comando da beleza e força femininas, tem início essa jornada de arte e cultura que tomará conta de Garanhuns pelos próximos 10 dias. Com vocês: Valvulados e Gabi da Pele Preta, Carminho, Alessandra Leão e Vanessa da Mata.

    A atração internacional desta noite vem do outro lado do Atlântico e traz a tiracolo a dolência e delicadeza do fado. A cantora portuguesa Carminho chega a Garanhuns com um repertório calcado na fina flor do mais representativo estilo musical lusitano, conhecido no mundo inteiro. Tradição das mais fortes em terras portuguesas, o fado ganhou novos ares na voz desata jovem cantora de 29 anos, que vem chamando a atenção de vários artistas brasileiros, entre eles, Chico Buarque, Nana Caymmi, Caetano Veloso e Milton Nascimento. Entre críticas elogiosas e um merecido reconhecimento em Portugal e no Brasil, Carminho traz a Garanhuns um repertório baseado nos seus dois discos, “Fado” (2009) e “Alma” (2012).

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, noite de abertura, fig, 2014
    Compartilhe: Link para o post:
  • Seminário Internacional sobre Drogas acontece em Olinda

    sedsdhTeve início hoje (17), o Seminário Internacional sobre Drogas e Redução de Danos, que acontece até amanhã (18), no Centro de Convenções de Pernambuco – Teatro Beberibe, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com a Organização Internacional Open Society Foundation; prefeituras das cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Caruaru, além do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas e Conselho Regional de Psicologia, sob a coordenação de Rafael West, gerente Geral de Políticas sobre Drogas da SEDSDH, destinado à profissionais da rede de Saúde e Assistência Social da Região Metropolitana do Recife; estudantes e professores da área de saúde e ciências humanas.

    Bernardo D'Almeida, secretário da SEDSDH, que abriu o evento, falou que Pernambuco vem desenvolvendo ações que ampliam e integram as políticas públicas sobre drogas, trabalhando com três eixos, prevenção, cuidado e autoridade/repressão, com o objetivo de reduzir os problemas ocasionados pelo uso e tráfico de drogas. “Hoje aqui, será abordado temas como Políticas Públicas sobre Drogas em Pernambuco; Desenvolvimento Internacional de Redução da Danos; Internação Compulsória e Direitos Humanos; Práticas de Redução de Danos e Cuidado ao Usuário de Drogas em Vancouver - Canadá e o Território e as Práticas de Cuidado. A vinda desses profissionais internacionais vai aprimorar ainda mais as ações desenvolvidas pela SEDSDH, com troca de experiências, de saber como eles trabalham a temática em seus países e apresentar também o nosso trabalho”.

    Saiba mais

    Assuntos: sedsdh, secretaria desenvolvimento social, direitos humanos, governo, estado, pernambuco, divulga, seminario, internacional, drogas, olinda
    Compartilhe: Link para o post:
  • BRT Norte/Sul inicia operação

    grande recifeApós a fase de adaptação dos motoristas com o novo modal e dos testes de acoplagem nas estações do corredor, o Via Livre Norte/Sul começou a operar com a linha 1915- PE-15 (Dantas Barreto). A linha inicia a operação com quatro BRTs, realizando 21 viagens por dia. É importante ressaltar que o veículo BRT será incorporado na operação atual da linha 915 – PE-15, ou seja, os 24 veículos convencionais da linha continuarão circulando. O tempo previsto de intervalo entre um BRT e outro será de 20 minutos. A primeira linha do Via Livre Norte/Sul espera atender cerca de 500 passageiros e irá operar de domingo a domingo das 9h às 16h.

    O BRT opera de modo semi-expresso, ou seja, saindo do Terminal Integrado da PE-15 seguindo em direção ao centro da cidade, realizando embarque e desembarque na estação Tacaruna, localizada na Av. Cruz Cabugá em frente ao Shopping Tacaruna e na estação Praça da República. Os veículos farão itinerário pela Rodovia PE-15, Avenida Pan Nordestina, Complexo de Salgadinho, Avenida Agamenon Magalhães, Avenida Cruz Cabugá, Rua do Riachuelo, Rua da Aurora, Ponte Princesa Isabel e Av. Dantas Barreto.

    Saiba mais

    Assuntos: grande recife, consorcio, transporte, governo, estado, pernambuco, divulga, brt, inicia, operacao, norte sul
    Compartilhe: Link para o post:
  • Suape ganha mais uma rota para transporte de cargas de grande porte

    As indústrias instaladas ou em implantação em Pernambuco agora contam com uma nova opção de serviço marítimo para enviar seus produtos aos clientes em todo País ou transportar máquinas e peças de grande porte até seus empreendimentos. O Porto de Suape recebeu, na última segunda-feira (14/7), a primeira escala do navio Aliança Energia, da empresa Aliança Navegação e Logística, que pertence ao grupo alemão Hamburg Süd. A embarcação veio do Porto de Santos (SP) e descarregou no terminal pernambucano 1,1 mil toneladas de transformadores elétricos. O navio específico para esses produtos de grande porte deve proporcionar a redução de custos em sua movimentação de Pernambuco para outros estados e vice-versa.

    A linha é ideal para transportar máquinas, turbinas e pás eólicas, conhecidas na linguagem portuária como carga de projeto, por não caberem em contêineres e, muitas vezes, nem em caminhões. O navio vai beneficiar principalmente a indústria dos setores de petróleo, gás, siderúrgica, naval, offshore e energia eólica, parte delas instaladas no próprio Complexo Industrial Portuário de Suape. “Há poucas opções de navios dedicados ao transporte deste tipo de carga entre portos brasileiros. A oferta limitada resulta em valores de frete pouco competitivos em relação ao transporte rodoviário, que possui muitas limitações para grandes cargas, além de representar maiores riscos de avarias”, detalha o diretor de Gestão Portuária de Suape, Leonardo Cerquinho.

    Saiba mais

    Assuntos: suape, governo, estado, pernambuco, ipojuca, complexo, porto, portuario, divulga, nova rota, transporte, cargas, grande porte
    Compartilhe: Link para o post:
  • Suape oferece 90 vagas para cursos gratuitos na área ambiental

    Já estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos de educação ambiental, pedagogia ambiental e oficina de restauração ecológica oferecidos pela administração do Complexo Industrial Portuário de Suape. O prazo para garantir uma das 90 vagas distribuídas em três turmas termina no próximo dia 23 de julho. Os interessados devem ter mais de 16 anos de idade e preencher o formulário disponível no site de Suape (www.suape.pe.gov.br). As aulas serão iniciadas no dia 30 deste mês e terminam no fim de agosto, ocorrendo uma vez por semana no Centro de Treinamento de Suape, em Ipojuca, das 8h às 16h.

    Os cursos fazem parte do Projeto de Pedagogia Ambiental do Complexo Industrial Portuário de Suape, que é desenvolvido desde 2010 e que, até junho deste ano, já treinou 2,8 mil pernambucanos e pessoas dos estados vizinhos. Divididas em cinco módulos, as capacitações emitem certificado de 40 horas, material didático, alimentação e transporte com saídas do centro do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca. Os alunos têm aulas teóricas e práticas, que acontecem no Viveiro Florestal de Suape e nas áreas de matas dentro do Complexo, situadas no Cabo de Santo Agostinho.

    Saiba mais

    Assuntos: suape, governo, estado, pernambuco, ipojuca, complexo, porto, portuario, divulga, oferece, vagas, cursos, gratuitos, area ambiental
    Compartilhe: Link para o post: