meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Museu do Estado recebe exposição com obras de grandes nomes das artes plásticas brasileiras

    secultEm mais uma iniciativa de valorização da cultura brasileira e da produção artística local, o Museu do Estado de Pernambuco (MEPE) inaugurou nesta terça-feira, 26 de agosto, a exposição Narrativas Poéticas – Coleção Santander Brasil. A mostra utiliza como referência a relação entre artes plásticas e poesia, com curadoria de Helena Severo. Além dos artistas pernambucanos que já integram o acervo do Santander, como Gilvan Samico, Cícero Dias e José Cláudio, trabalhos de outros dois talentos do Estado, Joaquim Cardozo e Carlos Pena Filho, foram especialmente selecionados para compor a narrativa no Recife.

    Com percurso livre, a exposição tem como objetivo levar a arte brasileira a um público amplo e oferecer múltiplas possibilidades de leitura para as obras de seu próprio acervo, com o apoio narrativo de fragmentos de poemas selecionados. A Coleção Santander Brasil, formada pelas obras de arte dos bancos que foram sendo integrados ao grupo, reúne um significativo capital da cultura brasileira. A partir da análise deste conjunto, identificou-se um expressivo núcleo de arte moderna brasileira, além de diferentes manifestações culturais, incluindo arte popular e de cartografia dos séculos XVII ao XIX.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, museu do estado, recebe, exposicao, grandes nomes, artes plasticas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Turismo de Pernambuco atualiza Plano Estratégico para o Turismo

    seturPernambuco possui uma imagem turística consolidada no mercado nacional e internacional, ultimamente segue como um dos principais estados do Nordeste brasileiro no que diz respeito à recepção de turistas. Com o objetivo de transformar o Estado num destino turístico ainda mais representativo, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur) está atualizando o Plano Estratégico do Turismo. Criado em 2008, pelo consultor Paulo Gaudenzi, a proposta apresenta diretrizes e programas a serem seguidos para o desenvolvimento do turismo em Pernambuco até 2020.
     
    A Secretaria de Turismo de Pernambuco está coletando informações nas áreas de Infraestrutura, Estrutura básica de apoio, Organização da Cadeia Produtiva do Turismo, Recursos e Atrativos Turísticos, Marketing, Sensibilização e Capacitação de RH, e Gestão Pública do Turismo.

    Saiba mais

    Assuntos: setur, secretaria, turismo, governo, estado, pernambuco, empetur, divulga, atualiza, plano estrategico
    Compartilhe: Link para o post:
  • Apevisa participa de encontro do Conselho Nacional do Ministério Público

    A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) foi convidada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio de sua Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais, para representar Pernambuco no Encontro Nacional do CNMP, que tem como tema “A Atuação do Ministério Público (MP) Brasileiro no Combate ao Uso Indiscriminado de Agrotóxicos”. O evento acontece nos dias 27 e 28 de agosto de 2014, na sede do Ministério Público do Estado da Bahia, em Salvador/BA.
     
    O encontro tem como objetivo viabilizar o diálogo entre os membros dos três ramos do Ministério Público de todo o país (Federal, do Trabalho e Estaduais), bem como concretizar os resultados institucionais previstos no Mapa Estratégico Nacional, por meio da execução de projetos construídos e adotados pelas diversas unidades do MP, com o propósito de construir estratégias nacionais na temática do Combate ao Uso Indiscriminado de Agrotóxicos.

    Saiba mais

    Assuntos: ses, secretaria, saude, estado, pernambuco, governo, divulga, apevisa, participa, encontro, ministerio publico
    Compartilhe: Link para o post:
  • "Arte em Estilos" entra em cartaz na Galeria Ranulpho

    secultDe 28 de agosto a 12 de setembro, a exposição intitulada “Arte em Estilos” vai ocupar a Galeria Ranulpho com 22 pinturas de onze artistas brasileiros consagrados no tradicional casarão do Recife Antigo. Nomes como Juarez Machado, Claudio Tozzi, Isolda Hermes da Fonseca, Iracema Arditi e Romanelli integram a coletiva, que contempla ainda trabalhos de Vicente do Rêgo Monteiro, Wellington Virgolino, Alcides Santos, Mário Nunes, e do pernambucano Rafael Guerra – que expõe seus trabalhos pela primeira vez na Galeria.

    De acordo com o marchand Carlos Ranulpho, proprietário da galeria, o trabalho para amealhar as obras durou cerca de cinco meses: “Realizamos a primeira exposição coletiva em março deste ano, após o Carnaval. Logo após, comecei a garimpar as obras com os artistas”.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, galeria ranulpho, arte em estilos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Conheça de perto os gigantes do Carnaval pernambucano

    Há um espaço no Recife que reúne, durante todo o ano, um dos maiores símbolos do Carnaval de Pernambuco: a Embaixada dos Bonecos Gigantes. Localizado na Rua do Bom Jesus, no Recife Antigo, o museu apresenta, de domingo a domingo, exposição dos famosos bonecos gigantes de Olinda e conta com cerca de 40 personagens em exibição. O acervo total da Embaixada possui mais de cem bonecos, que são expostos em sistema de rodízio.

    Ao entrar na mostra, o visitante recebe informações sobre o processo de produção, confecção e manipulação dos bonecos, além de curiosidades relacionadas aos personagens. O espaço disponibiliza adereços – perucas coloridas, chapéus, arranjos, sombrinhas do frevo, entre outros – para que o turista possa se caracterizar e entrar no clima para as fotos com os gigantes.

    Saiba mais

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • II Encontro Regional sobre Pessoas com Deficiência é realizado em São Lourenço

    O sexto dia da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência contou nesta terça-feira (26), com o II Encontro Regional sobre Pessoas com Deficiência, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife. A atividade debateu o atendimento à pessoa com deficiência nas perspectivas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), os desafios na área da educação, políticas de saúde, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e aposentadoria.

    Participaram dos debates, equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS – Metropolitano Sul); técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), por meio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD); representantes do Conselho Municipal da pessoa com Deficiência de São Lourenço da Mata, e das Prefeituras do Recife, Camaragibe e São Lourenço, com o objetivo de fortalecer a transversalidade dos direitos das pessoas com deficiência nas áreas da assistência social, educação e saúde, através de abordagens temáticas e posteriormente com um grande debate sobre os assuntos apresentados.

    Saiba mais

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Programa de energia solar é apresentado para empresas de Suape

    As empresas do Complexo Industrial Portuário de Suape conheceram o projeto pioneiro do Governo de Pernambuco para a produção de energia solar. A ação realizada no Complexo foi apresentada pelo secretário executivo de energia do Estado, Eduardo Azevedo, e faz parte do cronograma do plano energético que visa incentivar a compra desta energia limpa pelas empresas. Participaram do encontro Tecon Suape, Concessionária Rota do Atlântico, a Campari do Brasil, Cereser, Mossi & Ghisolfi, Deca, Pernor Ricard, Coca-Cola e Brasalpla.
     
    “Pernambuco sai na frente ao tornar viável a contratação de projetos solares por meio de licitação pública”, explica o secretário. O primeiro leilão aconteceu em dezembro de 2013 e resultou na contratação de seis empresas que irão produzir 92 megawatts a um preço médio de R$ 228,63. Para o diretor do Fórum Suape Global, Sílvio Leimig, “Suape entra neste processo como um elo entre as empresas instaladas no Complexo, as secretarias e as instituições que estão envolvidas com o projeto de produção de energia 100% limpa e sustentável”. O projeto estadual de energia solar é uma ação que envolve as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura, Planejamento e Meio Ambiente e Sustentabilidade.

    Saiba mais

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Espaço Ciência divulga Torneio Virtual de Química

    O TVQ tem como objetivo fomentar o interesse e o estudo da Química, visando um estreitamente na relação entre alunos e professores, o trabalho em equipe, o estudo de excelência e a capacidade de pesquisa dos alunos.

    Podem participar estudantes matriculados no Ensino Médio e/ou Técnico em 2014. Todos os estudantes que participarem da 3ª Fase receberão certificado de participação. Os mais bem classificados receberão medalhas, conforme estabelece o Edital disponível no site.

    O download da prova e o formulário de inscrição encontram-se disponíveis em: http://www.torneiovirtualdequimica.com.br.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • CTCD abre inscrições para cursos na área de Economia Criativa

    Setembro é mês de cursos no Centro Tecnológico de Cultura Digital, gerido pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep). Músico, bailarino, roteirista, produtor, ator, cineasta, designer, artesão, game designer e empreendedor cultural de maneira geral podem participar destas capacitações a serem ministradas com por instrutores e com uso da metodologia do Sebrae. As inscrições para cursos de empreendedor cultural e “Uma ideia na cabeça e um CNPJ nas mãos”, na área de Economia Criativa, vão até o dia 2 de setembro. As inscrições são presenciais e gratuitas.
     
    Os cursos visam contribuir na formação da comunidade de Peixinhos e Região Metropolitana nessa área. São 25 vagas por turma. Por isso, será realizada seleção com base no currículo de atividades culturais dos candidatos, tendo como pré-requisitos para os candidatos serem jovens e adultos a partir de 18 anos que desenvolvam atividades voltadas para economia criativa.

    Saiba mais

    Assuntos: itep, instituto, tecnologia, pernambuco, estado, governo, divulga, curso, economia criativa, ctcd
    Compartilhe: Link para o post:
  • Caminhão do Artesanato já está em Pesqueira

    secultDurante o Festival Pernambuco Nação Cultural – 14ª Festa da Renascença, a cidade de Pesqueira também está recebendo a unidade móvel do PAPE – Programa do Artesanato de Pernambuco. O caminhão, que nesta terça-feira (26) já se encontra instalado em frente à Catedral de Santa Águeda, nas proximidades da Praça Dom José Lopes, ficará funcionando até o sábado (30), no horário das 10h às 20h.

    Segundo Alberto Dantas, coordenador do PAPE, estão participando da comercialização, além de confecções em renascença e renda, produções de 30 artesãos da COMASP – Cooperativa Mista de Artesãos de Pesqueira, contando também com esculturas em ferro do artista plástico José Erivaldo e diversos artesanatos de índios da Tribo Xucuru. “Nesta edição, estamos dando prioridade aos artesãos da própria região, reconhecendo a riqueza dos diferentes produtos que podem ser adquiridos pelo público durante o festival”, explicou.

    Unidade Móvel do PAPE (Programa do Artesanato de Pernambuco)
    Comercialização da produção artesanal local
    De 26 a 30/08 | Das 10h às 20h
    Local: Praça Dom José Lopes – Pesqueira

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, caminhao, pepa, artesanato, municipio, pesqueira
    Compartilhe: Link para o post: