meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Compesa inicia fase de testes do Sistema Adutor do Pirangi


    Até domingo (12) deve chegar, pela primeira vez, água do Rio Pirangi, localizado na Mata Sul, até a Barragem do Prata, em Bonito; o manancial atende Caruaru e mais nove cidades do Agreste

     

    A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) iniciou,  nesta sexta-feira (10), os testes do Sistema Adutor do Pirangi,  no município de Catende, na Mata Sul do estado. Pela primeira vez, a água passou pelo canal de captação do Rio Pirangi, na Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) 1. Nesse momento, a água segue por seis quilômetros até a Estação Elevatória de Água Bruta 2, também localizada em Catende. Se tudo ocorrer conforme planejamento feito pela Compesa, os testes continuarão na EEAB 2 para transportar água por mais 21 quilômetros até os poços de sucção da Barragem do Prata, em Bonito. A previsão é chegar água no Prata, pelo novo sistema, ainda neste domingo (12).

    A fase de testes vai durar o tempo necessário para realizar os ajustes e correções na adutora do Pirangi, como a identificação de vazamento ou de alguma anormalidade que possa surgir, até que o sistema passe a operar plenamente. A engenharia vai regularizar a vazão da Barragem do Prata em 500 litros por segundo, possibilitando a segurança hídrica do manancial e beneficiará 800 mil pessoas nas cidades de Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Agrestina, Altinho, Ibirajuba, Cachoeirinha, Cumaru, Passira e Riacho das Almas.

    "Esse é um momento muito feliz, para o Governo do Estado e a Compesa que fizeram um esforço conjunto para concluir essa primeira etapa estrutural da obra, e também para a sociedade que aguarda a chegada da água do Pirangi para o abastecimento de Caruaru e dessas outras cidades", informou o diretor Técnico de Engenharia da Compesa, Rômulo Aurélio Souza. De todas as obras realizadas pela companhia, a do Pirangi talvez tenha sido executada com maior velocidade e em tempo recorde. Foram investidos R$ 60 milhões no empreendimento por meio de um convênio assinado entre o Governo do Estado e a Compesa com o Banco Mundial.

    A obra do Sistema Adutor do Pirangi ainda prevê duas etapas, que estão em andamento. Na segunda fase será feita a troca dos conjuntos de motobombas do Sistema do Prata, com o objetivo de levar mais água para Caruaru, reforçando as Estações de Tratamento de Água (ETA) Salgado e Petropólis. "Com o acréscimo de água do Rio Pirangi, a Compesa também prevê que, dentro de mais algum tempo, possa atender, por um dos trechos da Adutora do Agreste, as cidades de Toritama e Santa Cruz do Capibaribe", acrescenta Judas Tadeu de Souza, gerente de Obras Especiais da Compesa.

     

     
     
    Assuntos: compesa, agua, barragem do prata, caruaru, sistema adutor do pirangi, governo de pernambuco,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco realiza parceria visando fortalecer políticas públicas para crianças com doenças raras

    | Saúde

    Convênio

    Termo de Cooperação Técnica, assinado na manhã desta sexta-feira (10.02), cria comitê que atuará em favor da cidadania

    Com o objetivo de desenvolver políticas públicas em apoio às famílias de crianças portadoras de doenças e síndromes raras do Estado, o governador Paulo Câmara assinou, nesta sexta-feira (10.02), um Termo de Cooperação entre o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a Assembleia Legislativa (Alepe) e órgãos da sociedade civil. A parceria visa institucionalizar uma política pública por meio da criação de um Comitê que atuará em favor da cidadania e do cuidado com as crianças que nasceram com doenças raras.

    Para o chefe do Executivo estadual, o convênio é uma forma de cuidar do futuro dessas crianças. “A assinatura desse convênio mostra a responsabilidade cada vez maior que o Governo de Pernambuco tem de cuidar dos pernambucanos. Temos o dever de olhar para as crianças com doenças raras e promover a saúde delas desde o início”, afirmou Paulo Câmara, explicando que é cuidando delas e oferecendo assistência social e educação que elas poderão se desenvolver e ter um futuro melhor. “Se dermos oportunidades a essas crianças, elas terão a possibilidade de ter uma vida brilhante”, complementou.

    Paulo mencionou a necessidade que Pernambuco teve de juntar forças para cuidar das crianças com doenças raras quando, em 2015, o Zica Vírus foi responsável pelo nascimento de bebês com microcefalia. “Naquele momento, o tema foi ainda mais priorizado pelo Governo do Estado. Passamos a olhar não apenas para as crianças com microcefalia, mas para todas as que tinham doenças raras e que precisavam de um cuidado maior. Agora, essa parceria vem para institucionalizar uma política pública que já estava em andamento”, afirmou.

    O Termo de Cooperação, explicou o presidente do TJPE, Leopoldo Raposo, representa uma medida para incluir as pessoas portadoras de doenças raras. “É um instrumento de inclusão social e não apenas assistencialista”, argumentou. Raposo disse, ainda, que o papel do órgão estadual é fazer com que medidas de inclusivas sejam realizadas para definir políticas públicas para atender a causa de pessoas que se encontram em situação de doenças raras. “É importante que a sociedade se aproxime das políticas publicas e do enfrentamento dessas questões. A população deve se comprometer no sentido de fazer a realidade dessas pessoas ser transformada”, concluiu.

    O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Roberto Franca, avaliou como positivo o convênio firmado entre o Governo do Estado e outros poderes. “No momento de crise em que se encontra o País, o governador Paulo Câmara consegue fortalecer e reunir entidades para enfrentar as dificuldades mais graves com relação à saúde pública de Pernambuco”, afirmou. Presidente da Aliança de Mães e Famílias Raras (AMAR), Poliana Dias acredita que o convênio dará voz às pessoas com doenças raras em Pernambuco, diminuindo a lacuna no atendimento. “É um marco para o Estado, que sai na frente em relação às doenças raras no Brasil. Esse comitê nos ajudará a saber onde está a dor dessas famílias e a transformá-la em qualidade de vida”, considerou.

    Também estiveram presentes no ato os desembargadores Luis Carlos Figueiredo e Jones Figueiredo Alves; o deputado federal João Fernando Coutinho; deputado estadual Diego Negromonte; a secretária-executiva de Atenção à Saúde, Cristina Mota; a secretária da Mulher, Silvia Cordeiro; o Procurador-Geral do Estado, César Caúla; o Defensor Público Geral do Estado, Manoel Jerônimo. Ainda, a subprocuradora em assuntos institucionais do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Lúcia Assis; o presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), André Soares Dubeux; e a presidente da Associação de Familiares e Amigos dos Portadores de Doenças Neuromusculares (Donem), Suellen Oliveira da Silva.

     
    Fotos: Wagner Ramos/SEI
    Assuntos: governo de pernambuco, paulo camara, crianças portadoras de doenças e sindromes raras, tribunal de justiça de pernambuco, alepe, roberto franca, sdscj,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco e Itália reforçam relações para futuras parcerias

    Embaixada

    Durante reunião no Palácio do Campo das Princesas, nesta quinta-feira, o governador Paulo Câmara e o embaixador  da Itália no BrasilAntonio Bernardini, conversaram sobre potenciais investimentos no Estado

    O governador Paulo Câmara recebeu, nesta quinta-feira (09.02), no Palácio do Campo das Princesas, o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, e o Cônsul-Geral da Itália no Recife, Gabor de Zagon. Na ocasião, que marcou a primeira visita do embaixador a Pernambuco, foi discutida a possibilidade da ampliação das relações comerciais, surgimento de novos negócios, além da troca de experiências culturais entre o Estado e o país europeu.

    Para o chefe do Executivo estadual, a Itália tem um grande potencial econômico a ser explorado. “Eu acredito na união dos esforços como um meio de encurtar e fortalecer o caminho para o desenvolvimento de políticas em diversas áreas. Nós conhecemos as potencialidades da Itália e queremos manter essa boa relação que temos, procurando avançar em discussões que possam trazer benefícios para os dois lados”, ressaltou o governador.

    Paulo destacou ainda o papel de Pernambuco como um forte competidor de investimentos. “Nós temos ótimos atrativos fiscais, infraestrutura adequada, rotação turística muito intensa, além de uma localização privilegiada. Com isso, nós mostramos que somos um Estado preparado para receber investimentos de fora. Nesse mundo globalizado, nós precisamos estar preparados para não deixar passar as oportunidades”, disse.

    Bernardini afirmou que vai sair de Pernambuco com uma boa impressão e que está otimista com o rumo dessa relação. “A economia é uma prioridade para o Brasil e pra nós italianos também. Então, temos a possibilidade, sim, de avaliar juntos novos negócios de interesse comum com Pernambuco, assim como pensar novos projetos nas áreas de cultura e turismo. Desejo trabalhar para aprimorar muito mais essa parceria”, declarou o diplomata.

    Também participaram do encontro os secretários estaduais José Neto (Assessoria Especial) Marcelino Granja (Cultura) e Felipe Carreras (Turismo), além do Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico (AD-Diper), Jenner Guimarães. 


    Fotos: Wagner Ramos/SEI

    Assuntos: paulo camara, governo de pernambuco, embaixador da itália, antonio bernardini,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Em reunião em Brasília, Paulo destaca necessidade de destravar as obras da Transnordestina

     

    Governador se mostrou otimista com encontro, realizado nesta quarta-feira, no Palácio do Planalto, que contou com representantes do Governo Federal, gestores do Ceará e do Piauí para a conclusão da ferrovia

    O governador Paulo Câmara analisou como positiva a discussão, realizada nesta quarta-feira (08.02), no Palácio do Planalto, em Brasília, sobre a possibilidade de destravamento  da Ferrovia Transnordestina. Durante a reunião, Paulo, os ministros Eliseu Padinha (Casa Civil) e Maurício Quintella (Transportes, Portos e Aviação),  os governadores Wellington Dias (Piauí) e Camilo Santana (Ceará), além do parceiro privado da intervenção avaliaram medidas que podem ser implementadas para desfazer os obstáculos para o prosseguimento das obras da via férrea. "Eu acho que demos um passo importante, a partir do momento em que todas as partes sentaram à mesa para iniciar um processo de busca de alternativas, de destravamento dos gargalos com uma obra que é fundamental, estruturante para três Estados do Nordeste e que servirá também para toda a região", destacou Câmara. 

    Na reunião, os participantes acertaram que uma das primeiras ações do grupo será procurar o Tribunal de Contas da União (TCU) para garantir o cumprimento de todas as etapas necessárias para a retomada da obras. "Vamos todos - os governadores, o Governo Federal e o parceiro privado - ao TCU dar os esclarecimentos necessários, solicitar que haja uma priorização nessa análise. E, ao mesmo tempo, vamos viabilizar o que for necessário no aspecto estrutural, no âmbito dos governos dos Estados, e buscar, tanto com a União quanto com o parceiro privado, que não haja mais nenhum tipo de entrave, nem de falta de recursos financeiros, para que essa obra seja concluída", destacou o gestor pernambucano. 

    Paulo explicou que já há uma garantia de R$ 300 milhões, por parte do FINOR (Fundo de Investimentos do Nordeste), e mais R$ 130 milhões, do OGU (Orçamento Geral da União) para a conclusão da Ferrovia Transnordestina. "E há, ao mesmo tempo, um acordo entre o parceiro privado e o Governo Federal para que, em todo o andamento da obra, seja disponibilizado 50% de parte de cada item deste. Então, isso dá uma engenharia necessária para a finalização da obra", detalhou.

    A conclusão da Transnordestina, de acordo com Paulo, acena para o fortalecimento da economia nordestina, possibilitando benefícios à população.  "Em um momento de crise como esse, no qual precisamos gerar emprego, precisamos gerar negócios, precisamos fazer com que o desenvolvimento da Região Nordeste seja uma prioridade, no âmbito das obras federais. A gente tem que colocar a importância da finalização dela, da geração de emprego. E para que a gente tenha, em um futuro próximo, condições de escoar muita produção. Produção que, pelo Porto de Suape, pode alcançar todo o mundo e pode alcançar todo o Brasil", salientou. 

    O esforço que cada parte integrante deste debate precisa imprimir para resolver a questão da ferrovia também foi apontado como primordial pelo governador para a sequência da Transnordestina. "A gente tem que trabalhar, como gestor público, para que as obras inacabadas sejam finalizadas. Porque ela tem serventia, ela é fundamental para o desenvolvimento de Pernambuco e do Nordeste, e ela tem um olhar para o futuro. Então, obras como essa é que a gente quer priorizar, quer cobrar. E eu, como governador de Pernambuco, não vou me omitir em buscar soluções necessárias, tanto das concessões como também junto ao Governo Federal", enfatizou. 

    "Uma obra que liga Eliseu Martins (no Piauí) até o Porto de Suape, passando por Trindade, Salgueiro, pelo Sertão e Agreste pernambucano. São mais de 1,2 mil quilômetros, então isso mostra claramente que precisa-se de uma ênfase, precisa-se de uma resolutividade. Ela é uma obra, hoje, parada, que já tem um avanço físico de mais de 50% e que agora precisa ser concluída", destacou o governador de Pernambuco. 


    Fotos: 
    Humberto Pradera/Divulgação  

    Assuntos: paulo camara, palácio do planalto, temer, segurança, ferrovia transnordestina,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Viajar para Fernando de Noronha ficará até 30% mais barato na baixa estação


    Administração do Arquipélago, cias aéreas e trade turístico lançam a campanha Mais Noronha que dará descontos em hospedagens, passagens e serviços.

    A Temporada Mais Noronha, uma campanha que tem por objetivo reduzir o preço de serviços da ilha na baixa temporada será lançada em 13 de fevereiro no Recife e nos dias 16 e 17 no Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente. Os descontos podem chegar até 30% nos pacotes de viagem, englobando hospedagens, restaurantes, serviços e nas passagens aéreas entre os meses de abril e junho deste ano. A campanha acontece em parceria com o trade turístico da ilha, Empetur e as linhas aéreas Gol e Azul.

    O arquipélago pernambucano é um dos destinos mais desejados pelos brasileiros. No entanto, no período de abril a junho, considerado baixa estação, as pessoas procuram menos destino de sol e mar. Para movimentar o arquipélago nesta época, a Administração do Distrito resolveu criar em 2012 a campanha para impulsionar o fluxo de turistas na ilha. Historicamente, nos meses que aconteceram o Mais Noronha, a média de crescimento foi de 22%.

    Nesse sexto ano do evento, o jantar de lançamento que vai ocorrer no Recife contará com a participação de agentes de viagens, jornalistas, associações ligadas ao turismo e do secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras. Além da presença musical do artista noronhense Felipe França, para as pessoas sentiram o clima da ilha através das músicas do cantor.

    Na ocasião, vai ser feita uma capacitação lúdica do destino, dirigida aos operadores de turismo, seguida de apresentação sobre a campanha Mais Noronha. “Fernando de Noronha é um espetáculo o ano inteiro. As águas e o clima da ilha são quentes o ano inteiro. A visibilidade para mergulho também é boa em todas as estações. O interessante é que só na Temporada Mais Noronha o turista vai ter a oportunidade de conhecer o paraíso com preço mais atrativo em relação as outras épocas do ano”, comentou o administrador Geral da Ilha, Luís Eduardo Antunes.

    Os próximos lançamentos vão acontecer em São Paulo e no Rio de Janeiro, nos dias 16 e 17 de fevereiro, respectivamente, com um café da manhã nas duas cidades que são mercados emissores importantes e prioritários para o arquipélago, por isso também vai ter o lançamento da campanha nesses lugares. “Temos potencial de crescimento nessas cidades de acordo com o nosso histórico. A ideia é crescer ainda mais”, destaca Luís Eduardo.

    A divulgação da campanha vai acontecer, sobretudo, através da mídia online, pelos sites e blogs especializados em viagem e turismo, que vão impulsionar o site oficial da campanha Mais Noronha (www.maisnoronha.com) onde estão todas as informações sobre os estabelecimentos que aderiram a campanha, com o valor dos descontos.



    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Rebocadores são afundados na costa pernambucana e aumentam o atrativo do Programa Mergulhe Pernambuco

    | Turismo

     Naufrágio

    Os quatro rebocadores programados para ser afundados na costa pernambucana foram submergidos durante esta quarta-feira (8) em ação inédita da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco. As embarcações saíram pela manhã com destino ao Parque de Naufrágios Artificiais de Pernambuco e, no decorrer do dia, os barcos Bellatrix, Phoenix e São José, juntos, e Virgo, sozinho, foram naufragados. Agora, o Parque estadual conta com 18 pontos de naufrágio para a prática do mergulho subaquático, em uma ação de expansão e promoção do Programa Mergulhe Pernambuco. 

    Os  rebocadores São José, Bellatrix e Phoenix foram afundados a 13 km da costa, enquanto o rebocador Virgo foi afundado a 11 km do Porto do Recife.  O processo de afundamento durou cerca de 10h  e foi realizado mediante o acompanhamento do Corpo de Bombeiros, Marinha, e da empresa Aquáticos, principal operadora de mergulho no Estado. Ao chegarem aos locais de submersão, os técnicos iniciaram a abertura das válvulas de resfriamento dos motores dos barcos, que foram gradativamente inundados pela vazão da água. Enquanto São José, Bellatrix e Phoenix ficaram a 28 metros de profundidade, Virgo foi colocado a 25 metros. Lembrando que a ação foi homologada por todos os órgãos ambientais e estaduais competentes, como o CPRH e o Porto do Recife. 

    Para o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, o sucesso na operação abriu precedentes para futuros investimentos. "Realizamos com êxito o afundamento desses rebocadores, que vão se tornar mais um grande espaço para proliferação da biodiversidade marinha no nosso litoral e, da mesma forma, servirão de novos atrativos para o turismo de mergulho. Agora, nossa ideia é afundar um avião no litoral sul do Estado e estamos monitorando nos aeroportos e junto ao Ministério da Defesa a possibilidade de realizar esse grande feito", argumentou Carreras.

    Pernambuco tem tradição quando o o assunto é a prática do mergulho, sobretudo no arquipélago de Fernando de Noronha, considerando por revistas e sites especializados em turismo um dos cinco melhores lugares do Mundo para mergulhar. No caso do Parque Artificial de Naufrágios de Pernambuco, este foi desenvolvido mediante afundamentos de embarcações de forma acidental ou proposital, o que proporcionou a formação de recifes artificiais. A criação desses espaços se mostrou um ótimo local de habitat para diversas espécies marinhas, como também um ponto atrativo para os praticantes dos esportes subaquáticos. Tais fatores levaram o Recife a ser conhecida como a  "Capital Nacional do Mergulho", devido às ótimas condições para a prática, a exemplo da boa temperatura da água (média de 28 graus celsius), boa visibilidade (até 40 metros) e condições satisfatórias de correntezas e ondulações (águas calmas).

    Fotos: Hesíodo Góes / Seturel-PE

    Assuntos: seturel-pe, navios, submersão, embarcações, turismo, megulho, felipe carreras,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pedro Eurico é nomeado conselheiro do CNPCP

    | Direitos Humanos

     Pedro Eurico

    O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) ganhou um representante pernambucano. O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, foi nomeado, nesta terça-feira (7), conselheiro titular do órgão que é vinculado ao Ministério da Justiça.

    Para Eurico, a indicação é fruto do trabalho sério que vem sendo desenvolvido na área penitenciária pelo governador Paulo Câmara. “Não é homenagem, nem reconhecimento. É, na realidade, a confirmação de que aqui em Pernambuco o Governo do Estado vem tomando medidas corretas com relação às políticas penitenciária e criminal” destaca.

    O CNPCP desenvolve novas políticas criminais e penitenciárias a partir de avaliações sistemáticas, além de executar planos nacionais de desenvolvimento para as áreas. “Recebi essa designação com muito orgulho e surpresa. O ministro da Justiça contemplou não a mim, mas ao estado de Pernambuco, que será o maior beneficiado” concluiu.

    Com sede na Capital Federal, o Conselho é composto por 13 membros titulares e cinco suplentes, com mandato de dois anos, renovado um terço em cada ano. O grupo reúne-se mensalmente de forma ordinária e extraordinariamente mediante convocação. Entre os nomeados estão docentes e profissionais da área do Direito Penal, Processual Penal e Penitenciário, além de representantes da área social.

    Foto: Fernando Portto/SJDH

    Assuntos: pedro eurico, CNPCP, política criminal, direitos humanos,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara se reuniu com Temer em Brasília para falar de segurança, desemprego e crescimento econômico

    | Economia, Política, Segurança, Emprego

    Governador tratou de segurança, desemprego e retomada do crescimento

    BRASÍLIA - O governador Paulo Câmara se reuniu com o presidente Michel Temer nesta quarta-feira (09.02), no Palácio do Planalto. Na oportunidade, Paulo tratou de temas nacionais, como as reformas importantes para o País, a segurança pública, o desemprego e a retomada do crescimento econômico.

    "A conversa foi positiva. Mostramos mais uma vez que vamos colaborar com os projetos fundamentais para o Brasil sair da crise e ajudar os Estados e municípios a voltarem a crescer", destacou Paulo Câmara. Ele estava acompanhado do presidente do PSB, Carlos Siqueira;  do senador Fernando Bezerra Coelho; da deputada Tereza Cristina; além do vice-governador de São Paulo, Márcio França.

    Junto com Siqueira, Paulo, que também é vice-presidente do PSB, reafirmou para o presidente Temer que continuará defendendo as bandeiras históricas do partido, como o desenvolvimento social, o combate à pobreza, a universalização da educação.

     "Colocamos as preocupações que nós temos com o País, como o atual momento da segurança pública. Hoje, vários Estados enfrentam problemas com as polícias, os presídios, as drogas e o desemprego. Coloquei ao presidente que este é um debate nacional. Precisamos de resultados rápidos. É isto que a população espera de nós", defendeu Paulo.

    Fotos: Beto Barata e Marcos Corrêa/PR
    Assuntos: paulo camara, michel temer,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ortopedista alerta para riscos de traumas e lesões no Carnaval

       Frevo, samba, maracatu, sobe e desce de ladeiras. O folião deve estar preparado, neste carnaval, para curtir a festa sem sofrer no dia seguinte. Para isso, tem que ficar ligado numa boa hidratação, em roupas leves, numa alimentação saudável e, também, em calçados confortáveis. Isso para não prejudicar os membros inferiores e a coluna.

             O ortopedista do Hospital Miguel Arraes, Francisco Couto, com 17 anos de experiência na área, alerta, primeiramente, para o tipo de calçado que será usado. O calçado ideal para quem vai pular em blocos de rua é um tênis confortável ou sapato sem salto. “Isso porque o tornozelo e o joelho é que suportam as sobrecargas do corpo, e são locais de frequentes lesões. Exagerar no carnaval, com saltos inadequados no sobe e desce de ladeiras ou no passo do frevo, por exemplo, pode causar instabilidade e provocar lesões dos ligamentos ou dos meniscos”, explica.

             Outro cuidado importante é com a coluna lombar. Passos de dança e alguns tipos de comidas e bebidas alcoólicas podem sobrecarregar essa região. A orientação é ficar atento aos movimentos bruscos durante o carnaval e preferir uma alimentação mais leve e saudável, que facilita a digestão, evitando infecções alimentares.

             Além disso, se você vai cair na folia, prepare seu corpo com uma programação prévia de exercícios, que pode incluir alongamento, aeróbica e musculação. Uma série de atividades bem executadas previne contra câimbras, lesões e inflamações, e ainda garante a alegria da festa.

    Referência em Ortopedia e Traumatologia, o Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, conta hoje, em seus quadros, com cerca de 50 especialistas na área. Eles são responsáveis por casos de alta complexidade, envolvendo lesões, fraturas, distensões, rupturas e síndromes, entre outros. Neste período de carnaval, esses profissionais estão de plantão para atender foliões que costumam exagerar e, sem preparo físico, acabam tendo torções e fraturas de tornozelo, lesões no joelho e dores musculares.

     

     
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Data de pagamento do IPVA e demais taxas começa nesta quinta-feira

    | Trânsito

     

    A Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (Sefaz-PE) e a Secretaria das Cidades, por meio do Detran-PE, informam que a cobrançado licenciamento 2017 começa amanhã (dia 9). A cobrança engloba o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxas de bombeiros e licenciamento, seguro obrigatório (DPVAT), bem como, as possíveis multas vencidas até a data do prazo limite do calendário, seguindo o final da placa.

    Confira abaixo a tabela de pagamento de 2017 

    ipva

    CLRV

    O pagamento deverá ser realizado nas agências do Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Banco Postal ou nas casas lotéricas. Os boletos de pagamento seguiram para o endereço dos proprietários pelos Correios ou poderão ser retirados pelo site www.detran.pe.gov.br. Vale lembrar que quem fizer o pagamento do IPVA em cota única terá um desconto de 7% sobre o valor desse imposto.

    Quanto à entrega do documento do veículo, há duas formas de recebimento, sendo uma via Correios, para quem optar por pagar a taxa de postagem de R$ 16,87 e a outra por meio de agendamento de atendimento para emissão do CRLV no site www.detran.pe.gov.br, onde é possível escolher o posto de atendimento.

    O cidadão que optar por pagar a taxa de postagem poderá ainda rastrear o envio do CRLV 2017, depois de sua devida emissão, através do site do órgão. Para isso, é necessário digitar a placa do veículo na seção “Consultar Placa”, localizada na parte superior esquerda da página principal e depois clicar no botão “Detalhamento de débito” e lá na opção de rastreamento do CRLV.

    De acordo com o diretor presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, a impressão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos - CRLV 2017 só acontece após a quitação dos valores devidos, que devem ser feitos dentro do vencimento para evitar o atraso ou não envio do documento para o endereço cadastrado, caso o proprietário opte por essa modalidade. Além disso, ele alerta ainda que a circulação sem o porte desse documento acarreta remoção do veículo para depósito, pagamento de multa no valor de R$ 293,47, além das taxas para a liberação do mesmo.

      

    Calendário Final de Circulação com o CRLV 2016

    Importante:

    - Só o proprietário registrado ou seu procurador legal estão habilitados a receber o CRLV do veículo;
    - Quem agendar a emissão do CRLV no site do Detran, não receberá o CRLV em casa;
    - Não é possível pegar o CRLV no Detran, sem agendar a emissão do mesmo;
    - Quem pagar a taxa de postagem, não deve agendar a emissão do CRLV no site do Detran-PE;
    - Os proprietários dos veículos registrados em outros municípios, que não sejam os de Recife, Olinda, Jaboatão, Paulista, Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Petrolina, Vitória de Santo Antão, deverão solicitar mediante agendamento o CRLV 2017 nas CIRETRAN’s Especiais e demais pontos de atendimentos. Isso pode ser feito a partir de cinco dias, contados após a quitação dos débitos que compõem o Licenciamento.

    Emissão 

    Confira o passo a passo para emissão do boleto de pagamento das taxas que compõem o pacote do Licenciamento 2017:

    ·         Primeiro passo - Acesse o site do Detran-PE e informe a placa no campo "Consulta de Placa";

    ·         Segundo passo - Clique no botão "Detalhamento de Débito";

    ·         Terceiro passo - Informe o número do CPF ou CNPJ (para empresas/Pessoa Jurídica); 

    ·         Quarto passo - Escolha uma das opções de emissão das guias de pagamento: 

    1.      Desdobramento de débitos – Permite selecionar as diferentes taxas e/ou débitos individualmente.
    2.      Licenciamento com IPVA em cota única SEM taxa de postagem
    3.      Licenciamento com IPVA parcelado SEM taxa de postagem
    4.      Licenciamento com IPVA em cota única COM taxa de postagem
    5.      Licenciamento com IPVA parcelado SEM taxa de postagem

    Assuntos: sefaz-pe, secid, detran-pe, licenciamento 2017, ipva, dpvat,
    Compartilhe: Link para o post: