meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • TJPE suspende liminares que impediam Pernambuco de cobrar ICMS sobre tarifas de distribuição e transmissão de energia elétrica

    | Economia

    O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Leopoldo Raposo, suspendeu 23 liminares que impediam o Estado de Pernambuco de incluir na base de cálculo do ICMS cobrado nas faturas de energia elétrica os valores referentes à Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) e à Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão (TUST). A decisão, publicada nesta quarta-feira (8) no Diário da Justiça, acolhe pedido de suspensão apresentado pela Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE).

    A TUST e a TUSD são tarifas pagas na compra da energia elétrica para remunerar o uso do sistema de transmissão e distribuição. A incidência do ICMS nessas tarifas está sendo discutida no Superior Tribunal de Justiça e tem gerado um efeito multiplicador de processos contra os Estados da federação.

    O presidente do TJPE baseou sua decisão na “ocorrência de risco de grave lesão à economia pública”, com a possibilidade de consequente “comprometimento na prestação de serviços públicos essenciais”. Os dados apresentados pela PGE-PE em sua petição ao TJPE apontam que as liminares em questão já implicaram perdas de arrecadação da ordem de R$ 400 mil por mês, conforme nota técnica da Secretaria da Fazenda, com base em dados fornecidos pela Celpe.

    O ICMS recolhido sobre a energia elétrica correspondeu, no ano de 2016, a 11,54% da arrecadação total de ICMS no estado. Caso todos os contribuintes do Estado de Pernambuco ingressassem com demandas idênticas, o prejuízo anual na arrecadação do ICMS seria de R$ 700 milhões. Atualmente, já tramitam cerca de 3 mil processos sobre a matéria em Pernambuco.

    “Constata-se, portanto, que a execução das liminares ora impugnadas tem indiscutível potencialidade de causar grave lesão às reservas públicas, na medida em que, ao se afastar as tarifas TUSD e TUST da base de calculo do ICMS, haverá grande redução no recolhimento do imposto nas operações de circulação de energia elétrica praticadas, ainda mais quando desponta a proliferação de ações judiciais sobre o tema. Com a queda expressiva na arrecadação, é possível haver comprometimento na prestação de serviços públicos essenciais”, escreveu o presidente do TJPE na decisão, que cita entendimentos semelhantes dos tribunais de justiça do Mato Grosso, do Maranhão, além do Supremo Tribunal Federal (STF). 

    Assuntos: pge, tjpe, sefaz, suspensao de liminar, icms
    Compartilhe: Link para o post:
  • Alunos do Colégio da PMPE em Petrolina destacam-se em campeonato de atletismo

    | Segurança, Esportes
    Alfredo Neto e Mario Victor foram medalha de ouro no Troféu Norte-Nordeste Caixa

    Dois estudantes do Colégio da Polícia Militar em Petrolina ganharam medalha de ouro no Troféu Norte-Nordeste Caixa de Ateltismo Sub-16, realizado nos últimos dias 4 e 5 de novembro em São Luís, Maranhão. Alfredo Neto e Mario Victor levaram medalha de ouro, respectivamente, no pentatlo e no salto em altura. Eles integraram a seleção de Pernambuco, que terminou como vice-campeã geral da competição.

    Aflredo Neto quebrou o recorde do pentatlo no campeonato, enquanto Mario Victor atingiu a marca de 1,72 m no salto em altura. Assim, ajudaram a seleção pernambucana a chegar às sete medalhas de ouro. Os atletas do Estado ainda obtiveram sete medalhas de prata e seis de bronze.

    Treinados pelo coordenador de esportes do CPM Petrolina, o soldado da PMPE Domingos, os estudantes são recém-chegados do Programa Ganhe o Mundo Esportivo, do Governo de Pernambuco, que proporcionou-lhes dois meses de intercâmbio no Canadá. Eles também costumam participar de competições representando a Associação Petrolinense de Atletismo.
    Assuntos: sds, trofeu norte-nordeste caixa, programa ganhe o mundo, governo de pernambuco, pmpe
    Compartilhe: Link para o post:
  • Chapéu de Palha Mulher inicia capacitação de 1.500 Mulheres da Zona Canavieira e da Pesca Artesanal

    | Social, Emprego, Direitos Humanos

    Formação para 540 agricultoras da Zona Canavieira e 960 pescadoras iniciam nos dias 13 e 16 de novembro 

    O Programa Chapéu de Palha Mulher da Zona Canavieira e da Pesca Artesanal inicia o ciclo de capacitação da edição 2017. Executado pela Secretaria da Mulher do Governo de Pernambuco (SecMulher-PE), as aulas começarão no próximo dia 13 de novembro, na Zona Canavieira, para 540 mulheres dos municípios de Amaraji, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Primavera, Rio Formoso, Sirinhaém e Xexéu.

    A gerente de Articulação e Interiorização da SecMulher-PE, Márcia Aguiar, ressalta que para contemplar as 540 mulheres, serão formadas 18 turmas do Curso de Formação Sociopolítica e Artesanato, com 30 mulheres em cada turma e que, paralelamente às aulas, serão ofertadas atividades recreativas para 180 crianças, filhas e filhos das trabalhadoras rurais.

    Para as pescadoras artesanais da Região Metropolitana do Recife, as aulas terão início no dia 16 de novembro. O Chapéu de Palha Mulher da Pesca Artesanal contemplará 960 pescadoras dos municípios do Recife, Goiana, Itapissuma, Itamaracá e Igarassu. Para tanto, serão criadas 27 turmas do Curso de Formação Sociopolítica e Artesanato e cinco turmas do Curso de Formação Sociopolítica e Produção e Beneficiamento de Alimentos. Também serão oferecidas atividades de recreação para 320 crianças, filhas e filhos das mulheres pescadoras.

    FORMAÇÃO DE EDUCADORAS E RECREADORAS - Etapa fundamental do Programa Chapéu de Palha Mulher que acontece, anualmente, antes das atividades com as mulheres e crianças. A Oficina de Formação com Educadoras e Recreadoras tem o objetivo de oportunizar reflexões sobre a proposta pedagógica e metodológica e favorecer a troca de conhecimentos e experiências entre as profissionais envolvidas. Nos dias 09 e 10 de novembro, acontece na Faculdade de Escada (FAESC), a Oficina com Educadoras e Recreadoras do Chapéu de Palha da Zona Canavieira.

    As atividades serão coordenadas pela Associação das Mulheres de Nazaré da Mata (AMUNAM) e executadas por organizações sociais que atuam na perspectiva de gênero, são elas: Centro das Mulheres de Vitória de Santo Antão, Centro de Estudos e Ação Social Rural (CEAS Rural) e Grupo Mulher Ação, selecionadas no chamamento público realizado pela SecMulher-PE em 2017.

    A formação com as Educadoras e Recreadoras do Chapéu de Palha da Pesca Artesanal acontece nos dias 13 e 14 de novembro, no Centro de Educação Comunitária e Social do Nordeste (CECOSNE).

    As atividades serão coordenadas pela Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) e executadas pela: Gestos, Casa da Mulher do Nordeste, Grupo Curumim, IEDES E IDGE, organizações selecionadas no chamamento público realizado pela SecMulher-PE, em 2017.

    Assuntos: secmulher, governo de pernambuco, programa chapeu de palha, capacitaçao, formaçao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mais uma turma de alunos do curso de Robótica do Case Abreu e Lima é certificada

    | Juventude, Direitos Humanos

    Cerimônia contou com a apresentação da Banda Liberdade e também com a presença de familiares dos socioeducandos

    A segunda turma de 42 alunos do curso de Eletrônica, com ênfase em Robótica, do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Abreu e Lima, recebeu os certificados de conclusão do curso, expedido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). A cerimônia contou com a apresentação da Banda Liberdade, formada por socioeducandos, também da unidade, e com a presença de familiares.

    Dividido em oito módulos, o curso é ministrado pelo instrutor Higino Filho. A atividade trabalha conceitos de física, química, matemática e o estímulo de raciocínio lógico. As aulas também são enviesadas à automação residencial e empresarial, além de contar com um módulo de empreendedorismo, conduzido pelo CIEE.

    “O curso existe desde 2013, mas sem certificação. Isso é importante para conseguir estágios, empregos e participar de campeonatos de robótica”, conta Higino Filho. O socioeducando C.A., de 17 anos, foi um dos alunos que receberam o certificado. “Com certeza eu vou fazer uso do que aprendi quando sair daqui”, pontua.

    A presença dos familiares na cerimônia deixou o momento mais especial. “Queria parabenizar toda a equipe da Funase com essa preocupação e cuidado com o dia do amanhã desses jovens. Esses cursos podem garantir uma vida melhor depois daqui”, conta a tia de um dos socioeducandos, Armanda Oliveira.

    O coordenador geral da unidade, Abinoan Barboza, exaltou a importância desse momento para a construção de novos caminhos. “Este curso é muito requisitado pelos adolescentes, eles gostam muito. Os benefícios são claros, a aprendizagem é muito rápida e é mais uma oportunidade maior de trabalho honesto lá fora”.

    A cerimônia de entrega dos certificados expedidos pelo CIEE contou ainda com a presença de do responsável pelo Eixo Profissionalização da Funase, Normando Albuquerque, além de técnicos, coordenadores e funcionários do Case Abreu e Lima. A primeira turma com 21 alunos recebeu os certificados em setembro deste ano. Além do Case Abreu e Lima, o curso é oferecido ainda nos Cases Jaboatão dos Guararapes e Vitória de Santo Antão.​
     
    Cidades: Abreu e Lima
    Assuntos: sdscj, socioeducandos, case, curso de robotica, funase
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estação do Governo Presente Caruaru realizará mais um encontro de mães de bebês com microcefalia

    | Saúde

    microcefalia 

    A Estação do Governo Presente Caruaru regida pela executiva de Articulação Social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão do secretário Roberto Franca junto com a UMA - União de Mãe de Anjos e a Unifavip Devry, realização próxima sexta – feira (10), mais um Encontro de mães e familiares de bebês com microcefalia do Agreste.

    O evento acontecerá na sede da Estação do Governo Presente Caruaru, a partir das 8h com a participação da presidente da UMA, Germana Soares, advogados ligados a OAB prestando todos os esclarecimentos sobre o Benefício da Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) e estudantes dos cursos de nutrição, enfermagem, psicologia e fisioterapia da Unifavip Devry. Na ocasião também será realizada uma oficina intitulada: “Cuidar de si, cuidando do outro, ampliando a consciência do eu”, ofertada pela FioCruz Pernambuco e a Universidade de Liverpool, através do projeto ReneZica.

    As mães também irão participar de momentos de beleza com limpeza de pele, bem como participarão de uma de dança com sling, bastante elogiado por especialistas por estreitar o laço mamãe e bebê e receberão kits com fraldas descartáveis, lenços umedecidos, leite e higiene pessoal.

    A UMAA União das Mães de Anjos surgiu a partir de um pequeno grupo de mães do Recife, que se encontravam frequentemente em hospitais para tentar melhorar a qualidade de vida dos seus filhos com microcefalia. Entre uma consulta e outra elas se tornaram amigas e uma vez por semana fazem questão de se unir e compartilhar experiências, tirar dúvidas, se ajudar e se fortalecer na luta por melhorias para seus filhos. Hoje a União já conta com 390 mães cadastradas e sempre e está de portas abertas para ampliar o grupo que presta solidariedade e apoio as mães com encontros frequentes de ajuda, trocas de experiências e acolhimento.

    Quem quiser ajudar a UMA, poderá realizar doação de leite, fraldas descartáveis, lenços umedecidos, pomadas para assadura, roupas infantis e brinquedos para a estimulação auditiva, visual, motora e tátil, levando sua doação de segunda a sexta – feira, à Sede da Estação do Governo Presente Caruaru, localizada na Avenida Nossa Senhora de Fátima nº 400, em frente à Praça Chico Porto, das 8h às 16h.

    Serviço: Encontro de mães de bebês com microcefalia

    Local: Estação do Governo Presente Caruru -  Avenida Nossa Senhora de Fátima, 400, bairro Mauricio de Nassau.

    Hora: 8h às 12h

    Cidades: Caruaru
    Assuntos: sdscj, estaçao governo presente, microcefalia, uniao das maes de anjos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Centro de Estudos Jurídicos da PGE-PE inscreve para seminário sobre restituição de ICMS

    | Administração

    Centro de Estudos Jurídicos da PGE-PE inscreve para seminário sobre restituição de ICMS

    O Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) abriu inscrições para o Seminário A Restituição na Substituição Tributária no ICMS, que será realizado em 28 de novembro, das 14h30 às 17h, no auditório da instituição.
     

    O seminário será conduzido pelo auditor e ex-superintendente Jurídico na Secretaria Estadual da Fazenda Antônio Machado Guedes Alcoforado, que também professor e doutor em Direito Tributário pela PUC/SP, além de pesquisador na FGV e no IBET. 

    O evento abordará a substituição tributária em geral e, em particular, as consequências da decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a restituição do ICMS recolhido na sistemática da substituição tributária progressiva.

    O evento é aberto ao público, mas é necessário fazer inscrição previamente no  www.pge.pe.gov.br/eventos.aspx. A PGE-PE fica na Rua do Sol, 143, Santo Antônio. O auditório é no 7º andar do prédio.

    Assuntos: pge-pe, seminario sobre restituição do icms, qualificação
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Turismo de Pernambuco promove qualificação gratuita para Guias de Turismo do Estado

    | Turismo

    guia turismo  

    Com o objetivo de qualificar os profissionais da cadeia turística do Estado, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da Empetur, em parceria com Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, abriu inscrições para o “Clico de Atualizações dos Guias de Turismo do Estado”. As inscrições seguem até a próxima sexta (10), através da página da secretaria no facebook: www.facebook.com/secretariadeturismodepernambuco .  A ação conta com o apoio do Sindicado dos Guias de Turismo de Pernambuco (SINGTUR-PE).  

    “Estamos promovendo cursos de qualificações para os Guias de Turismo, pois eles são os primeiros a terem contato com os visitantes que chegam a Pernambuco. Temas como Ética no trabalho, direito do consumidor turista e comportamento e qualidade de serviço serão apresentados aos participantes. Temos a certeza que o encontro será um sucesso e mais profissionais estarão qualificados e preparados para os desafios diários”, comenta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

    O Ciclo de Atualizações dos Guias de Turismo será realizado no dia 14 de novembro, das 13h às 18h, no Museu do Estado de Pernambuco e contará com diversas atividades. Além das palestras, haverá também dinâmica com o ator Marcelino Dias e visita guiada ao Museu. A qualificação será gratuita sendo ofertadas 70 vagas direcionadas para guias de turismo autônomos, estudantes do curso de guias e vinculados às agências de viagens. Uma dos requisitos é a inscrição no Cadastur. 

    Assuntos: SETUREL-PE, turismo, qualificação, guias de turismo, singtur-pe
    Compartilhe: Link para o post:
  • Condepe/Fidem entrega plano que vai orientar desenvolvimento no entorno de Salgueiro

    | Economia

    condepe 

    Representantes de nove municípios do Sertão de Pernambuco estiveram presentes à oficina de trabalho para apresentação do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável de Salgueiro e seu entorno. O evento ocorreu nesta terça-feira, 07, em  Salgueiro, tendo na programação, entre outras atividades, a formação de um grupo gestor que vai dar prosseguimento às atividades deste plano que pretende transformar a região em um polo econômico dinâmico.  Também foram entregues aos cerca de 60 participantes livretos com resumo do plano.  O documento será disponibilizado via web no site www.condepefidem.pe.gov.br.

    O território de Salgueiro e seu entorno detém 13% da população e participação de 1,4% no Produto Interno Bruto de Pernambuco, contando com projetos estruturadores, entre eles a integração do rio São Francisco com bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional, a Ferrovia Transnordestina e a implantação de uma plataforma logística multimodal. 

    O Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável de Salgueiro e seu entorno foi construído pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem, a partir de convênio técnico com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste - Sudene, vinculada ao Ministério da Integração Nacional. O objetivo foi servir de instrumento orientador para as iniciativas de diferentes atores sociais de forma a alcançar o desenvolvimento sustentável, consolidando a região como polo de interiorização do desenvolvimento de Pernambuco. São beneficiados com a ação, além de Salgueiro, os municípios de Belém de São Francisco, Cabrobó,Carnaubeira da Penha, Cedro, Mirandiba, Parnamirim, São José do Belmonte, Serrita, Terra Nova e Verdejante.

    Em sua fala, ao realizar a abertura do evento, o diretor executivo de Apoio à Gestão Regional e Metropolitana da Agência Condepe/Fidem, Luciano Pinto, que na ocasião representou o presidente da entidade Bruno Lisboa, enfatizou que a entrega do plano é mais um passo a favor da política do governador Paulo Câmara de interiorizar o desenvolvimento, "apoiando as ações empreendidas para o conjunto de municípios".

    Também fizeram parte da mesa de abertura Geraldo Junior, secretário de Planejamento do município anfitrião, que representou o prefeito Clebel Cordeiro; a coordenadora de Infraestrutura e Meio Ambiente da Sudene, Helena Castro; e a prefeita de Mirandiba, Rose Cléa Sá. A prefeita registrou a importância do plano diante do quadro de crise econômica que atravessa o Pais. Já a vereadora de Salgueiro, Paizinha Patriota considera o plano um avanço e que deve servir de forma concreta como um instrumento norteador para o planejamento.

    DIRETRIZES - O Plano indica seis eixos norteadores, cada um com suas linhas de ação: Desenvolvimento econômico (fortalecimento de Salgueiro como centro logístico, ampliar a disponibilidade de água para as atividades produtivas na área rural, viabilizar e acelerar a distribuição de gás natural até o Sertão, elevar o rendimento da produção agrícola,incentivar a formalização da atividade produtiva entre outras); Acessibilidade e mobilidade com qualidade (melhorar o planejamento do transporte intermunicipal, promover e regulamentar o transporte para a zona rural, aumentar o controle urbano sobre os logradouros públicos, entre outras); Desenvolvimento Social (reduzir o percentual de analfabetismo na região, diminuir a taxa de mortalidade infantil, entre outros); Sustentabilidade ambiental (garantir a disponibilidade  de água para consumo humano, garantir o acesso à água, reduzir os percentuais de desmatamento); Crescimento Urbano (estabelecer novos processos que contribuam com maior eficiência para o controle urbano e ambiental, garantir um suporte legal voltado para a regularização fundiária); e Gestão Regional Integrada e participativa.

    Cidades: Salgueiro
    Assuntos: condepe/fidem, plano de desenvolvimento, Salgueiro, desenvolvimento, sertão de pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Medida Provisória proposta pelo Governo Federal pode desestruturar o Setor de Saneamento, alerta a Aesbe

    | Economia

     aesb

    Representantes da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e de diversas associações que atuam na área de saneamento expuseram, na manhã de hoje (7), no Ministério das Cidades, os riscos que a medida provisória para revisar a Lei nº 11.445/2007, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento, pode trazer ao setor. Segundo Roberto Tavares, presidente da Aesbe e da Compesa, a minuta da medida provisória não foi efetivamente discutida com os operadores e suscita diversas preocupações quanto ao enfrentamento dos maiores problemas do setor, chegando a trazer mais insegurança para o sistema atual.

    O principal problema da Medida Provisória apresentada pelo Ministério das Cidades é o dispositivo que obriga o município a consultar previamente a iniciativa privada  sobre o interesse em operar o sistema, em substituição à Empresa Estadual ou Municipal. “Isso fará com que os municípios superavitários sejam disputados  pelas empresas privadas e os demais, pequenos e mais carentes, fiquem com as Companhias Estaduais, afetando diretamente o preço das tarifas para os mais necessitados”, alertou o presidente da Aesbe. O subsídio cruzado é o sistema que permite aplicar um único preço para todos os municípios  de um Estado, onde as operações rentáveis compensam as deficitárias. Com a mudança desse artigo, fica em risco a sustentabilidade das empresas e a manutenção de tarifas módicas.

    Na ocasião, os presidentes da Sabesp, Jerson Kelman, e da Sanepar, Mounir Chaowiche, também manifestaram suas preocupações quanto a essa separação “do filé para as empresas privadas e o osso para as Estaduais” além da falta de previsão de indenização pelos ativos não amortizados.

    Para a Aesbe, vários dispositivos, do ponto de vista legal, extrapolam a competência da União, afetando o já combalido Pacto Federativo, ao promover a interferência da Lei Federal em diversos assuntos de competência dos Estados e do Município.

    O presidente da Aesbe aponta também para o enorme risco de judicialização das proposições, pois a matéria questiona decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), relativa a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) nº 1842, que trata da competência para a prestação dos serviços de saneamento em Regiões Metropolitanas e Sistemas Integrados. A minuta da medida provisória vai de encontro ao entendimento do Supremo, gerando ainda mais insegurança jurídica.

    Em razão desses e de outros fatos relevantes, a Aesbe propôs ao governo federal que a alteração do marco legal do saneamento seja realizada por meio de processo legislativo ordinário, com ampla discussão pela sociedade e pelos diversos atores envolvidos no setor.  A minuta da Medida Provisória pode ser vista no site da Aesbe (www.aesbe.org.br).

    Assuntos: secid, asesb, ministério da cidades, medida provisoria
    Compartilhe: Link para o post:
  • Japoneses visitam o Quartel do Comando Geral para conhecer modelo de Polícia Comunitária

    | Segurança

     japoneses

    Uma comitiva de japoneses fez uma visita ao Quartel do Comando Geral, no Derby, na manhã desta segunda-feira (6) com o objetivo de conhecer o modelo de Polícia Comunitária utilizada no Estado. O grupo foi recebido pelo subcomandante geral da Corporação, coronel PM André Cavalcanti, que junto ao major PM José Cícero de Oliveira Júnior, apresentou à comitiva o histórico e modelo da Polícia Comunitária desenvolvido em Pernambuco.

    O Acordo de Cooperação Técnica Internacional Brasil – Japão foi assinado no ano de 2015, mas Pernambuco se filiou a este acordo, apenas no início deste ano. “Esse acordo tem como objetivo a disseminação da filosofia de Polícia Comunitária, o Japão é um país referência neste assunto”, disse o major Oliveira, Coordenador Estadual de Polícia Comunitária.

    A comitiva que veio formada por Hisame Ohashi, da Agência Nacional de Polícia do Japão; Nobuyuki Kimura, da Agência de Cooperação Internacional do Japão e pelo capitão da Polícia Militar de São Paulo, Vinicius Frabetti, além de uma intérprete, recebeu as boas vindas do comandante geral da PMPE, coronel Vanildo Maranhão que salientou a importância de parcerias como esta, principalmente de um país que é referência no assunto.

    A comitiva aproveitou a estadia na cidade para visitar a área do 19º Batalhão. A bordo de um Catamarã os visitantes seguiram destino à Ilha de Deus, comunidade localizada no centro do Parque dos Manguezais, no Pina. Lá foi apresentada à comitiva a estratégia de policiamento na comunidade, além da culinária e cultura local. Em seguida, foi oferecido um almoço pelos moradores da ilha a toda comitiva. A próxima parada foi na sede do 19º BPM, na ocasião, foi realizada uma rápida apresentação do organograma da unidade, dos projetos de Ação Social desenvolvidos, do lançamento do policiamento e da parceria do Batalhão com as comunidades que compõem a Área Integrada de Segurança 3 (AIS-3). São bairros que vão de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa ao Ibura, Imbiribeira, Ipsep, Jordão e tantos outros, que têm a segurança sob sua responsabilidade.Em passagem pela Lagoa do Araçá a comitiva visitou o quiosque que foi alvo de ato de vandalismo, onde foi ateado fogo e que os policiais estão participando da reconstrução, juntos com a comunidade.

    Ainda este mês o estado receberá a visita de um perito da Agência Nacional de Polícia do Japão, que durante quatro semanas terá contato direto com policiais de Pernambuco para entender e saber como é realizado esse trabalho. A visita será acompanhada de perto pela Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, que está sob a responsabilidade do major Oliveira e pela Diretoria de Articulação Social e Direitos Humanos da PMPE (DASDH), através do coronel PM Basílio Barbosa.

    Assuntos: pmpe, policia militar, policia, comunitária, dasdh, segurança, diplomacia
    Compartilhe: Link para o post: