meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Cia. Etc. em nova temporada de “Dark Room”

    secultO quarto escuro da Cia. Etc. está de volta. Após três anos de estrada, “Dark Room” ganha temporada nos fins de semana de agosto, no Espaço Vila, em Recife, sempre às 19h. O espetáculo de dança circunda a temática da sexualidade através da metáfora do ambiente íntimo, onde a privacidade permite o encontro com o outro e consigo. Fantasias brincam com os enfrentamentos humanos em uma conversa de corpos e identidades. A nova temporada de “Dark Room” tem o incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura
    (Funcultura).

    O projeto é fruto de pesquisa desenvolvida continuamente pelos integrantes da companhia, que assinam coletivamente a criação do espetáculo, a partir da direção de Marcelo Sena. Para “Dark Room”, a investigação se deu intensamente na área dos estudos de identidade e gênero como a Teoria Queer e os Estudos Culturais. O retorno do espetáculo, que conta em seu elenco com Elis Costa, José W Júnior, Marcelo Sena e Renata Vieira, soma ao seu conteúdo as mais recentes explorações da companhia, que vem pensando sobre corpo e áudio, esboçando o conceito de “audiodança”.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, cia etc, nova temporada, dark room, espaco vila
    Compartilhe: Link para o post:
  • Gestores estaduais e municipais debatem sobre a Saúde no Sistema Prisional de Pernambuco

    O Plano de Ação de Saúde do Sistema Prisional foi apresentado na manhã de hoje (30), na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por Judith D'Andrada, coordenadora de Atenção à Saúde da População Carcerária – SES, em reunião, para o promotor da 1ª Vara de Execução Penal de Pernambuco, Marco Aurélio. O Plano tem por objetivo atender a demanda da Procuradoria da República em Pernambuco do 4º Ofício das Tutelas Coletivas e do Ministério Público do Estado, no que diz respeito a saúde dentro do sistema prisional.

    A atualização do cadastro da população carcerária das Unidades Prisionais; realização de serviços na área de assistência social; exames preventivos para as doenças infectocontagiosas; adesão à política nacional e contratação de equipes de saúde, é um dos principais pontos que se destacam dentro do Plano de Ação de Saúde do Sistema Prisional.

    Saiba mais

    Assuntos: sedsdh, secretaria desenvolvimento social, direitos humanos, governo, estado, pernambuco, divulga, gestores, debatem, saude, sistema prisional
    Compartilhe: Link para o post:
  • Termina amanhã (31) o recadastramento dos servidores nascidos em julho

    Amanhã encerra o prazo de recadastramento anual dos servidores nascidos no mês de julho, cujo início aconteceu desde o dia 1° do corrente. Os servidores deverão confirmar ou atualizar seus dados cadastrais no Portal do Servidor. O processo, anual e obrigatório, faz parte do Programa de Recadastramento Permanente do Governo do Estado.

    É importante salientar que a atualização da data de nascimento, o recadastramento dos professores da Secretaria de Educação ou a avaliação de desempenho são processos independentes e não dispensam o servidor da efetuação do Recadastramento Permanente do Governo do Estado.

    Saiba mais

    Assuntos: sad, secretaria, administracao, governo, estado, pernambuco, divulga, recadastramento, servidores, julho, data de nascimento
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projeto Habitacional Suape é apresentado aos moradores da Vila Cepovo

    suapeOs moradores da Vila Cepovo conheceram as ações inseridas no Projeto Habitacional Suape, que vai consolidar oito comunidades localizadas no território do Complexo Industrial Portuário de Suape: Engenhos Massangana, Vila Nazaré, Vila Dois Irmãos, Vila Suape, Vila Gaibu, Vila Cepovo, Vila Nova Tatuoca e Nova Vila Claudete. A apresentação reuniu cerca de 70 pessoas e buscou orientá-las sobre as melhorias a serem executadas no local. A Vila Cepovo, que fica no município do Cabo de Santo Agostinho, possui 146 famílias e é a terceira comunidade a conhecer o projeto.

    Participaram do encontro a coordenadora de Planejamento, Cybelle Coelho, a coordenadora de Assistência Social, Líbia Paixão, e a equipe da Colmeia Arquitetura e Engenharia, empresa contratada por Suape para executar as ações sociais nas comunidades. Na ocasião, a população recebeu informações sobre as intervenções que ocorrerão na área. “Os moradores serão beneficiados com melhorias na infraestrutura em obras de esgotamento sanitário, pavimentação, drenagem e ampliação da rede de distribuição de água, entre outras ações”, destacou Líbia Paixão.

    Saiba mais

    Assuntos: suape, governo, estado, pernambuco, ipojuca, complexo, porto, portuario, divulga, projeto habitacional, apresentado, moradores, vila cepovo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Qual é a sua opinião sobre o Turismo em Pernambuco?

    A Secretaria de Turismo de Pernambuco quer saber sua opinião sobre as ações desenvolvidas nesse segmento no Estado. Para isso, está disponibilizando diversos canais ao público interessado em sugerir, criticar, elogiar ou denunciar fatos. O projeto se chama Ouvidoria Turismo PE e tem como objetivo ouvir as pessoas a fim de melhorar seu plano de estratégias. "A ouvidoria é um instrumento de gestão com a participação da sociedade. Por isso incentivamos que as pessoas utilizem mais esse canal", estimula a ouvidora da Setur-PE, Maria Rita Giestosa.

    Cabe ao ouvidor responsável encaminhar as solicitações e acompanhar o andamento do processo. O contato com a Ouvidoria Turismo PE pode ser feito por telefone, correspondência, presencialmente, pela internet ou por meio das caixas de sugestão espalhadas nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) do Aeroporto, TIP, Casa da Cultura, Praça de Boa Viagem, shoppings Recife e Riomar e Praça do Carmo, em Olinda.

    Saiba mais

    Assuntos: scge, ouvidoria, pernambuco, secretaria, controladoria, geral, estado, governo, divulga, pesquisa, opiniao, turismo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Startup do Porto Digital vence a competição Startup & Makers na Campus Party Recife

    A empresa Atestados.Med, recém graduada na Incubadora do Porto Digital, a CAIS do Porto, venceu como empresa revelação na categoria Saúde, do Startups & Makers, da 3ª Edição da Campus Party Recife.

    O encontro reuniu 50 startups e makers que foram selecionados para divulgarem os seus projetos para atrair investidores. O evento contou com a parceria do Porto Digital.

    Saiba mais

    Assuntos: porto digital, pernambuco, sectec, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, divulga, startup, vence, competicao, campus party
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mimo se prepara para a sua 11ª edição em Olinda

    Em sua décima primeira edição, o Mimo volta a ocupar com música e arte as praças e igrejas do sítio histórico de Olinda entre 4 e 7 de setembro deste ano. Entre as atrações, sempre gratuitas, estão Chick Corea, Jorge Mautner, Egberto Gismonti e Yamandu Costa, que encerra a etapa pernambucana com uma homenagem a Dominguinhos.

    Além dos concertos, que acontecem nas Igrejas da Sé, do Seminário de Olinda, do Carmo, e no palco montado na Praça do Carmo, o evento também traz para a cidade o Festival Mimo de Cinema, com 22 filmes entre longas e curtas-metragens, sempre com a música como elemento central. Entre os destaques, o documentário Dominguinhos, dirigido por Joaquim Castro, Eduardo Nazarian e Mariana Aydar.

    Saiba mais

    Assuntos: tvpe, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, pernambuco, divulga, mimo, prepra, nova edicao, setembro, olinda
    Compartilhe: Link para o post:
  • Detran-PE promove evento para discutir inclusão dos agentes de trânsito entre os promotores da segurança pública

    A Operação Trânsito Seguro, do Detran-PE, promove, em parceria com o Sindicato do Servidores do Detran (SINDETRAN-PE), um seminário para discutir os novos rumos da atividade dos agentes de trânsito. O evento ocorre nesta quinta-feira, 31 de julho, das 13 às 18h no auditório da Escola Pública de Trânsito (EPT), situada na sede do Órgão (bairro da Iputinga, zona oeste de Recife). Na ocasião, serão discutidos os benefícios trazidos para a atividade de agentes pela Emenda Constitucional 82, originada pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77. Publicada neste mês de julho, a Emenda 82 dá aos órgãos de trânsito estaduais ou municipais oportunidade de estruturar a carreira do agente de trânsito, a exemplo do que ocorre nos quadros da Polícia Militar. Estarão presentes no seminário o Gerente de Fiscalização do Detran-PE, Heliópolis Amorim, o presidente da Federação dos Sindicatos de Trabalhadores do Detran, Eider Marcos e o advogado constitucionalista e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Bruno Galindo, além de agentes de trânsito de todo o Estado.

    Emenda 82 – A emenda 82 altera o art. 144 da Constituição Federal (CF), que trata do tema da segurança pública como dever do Estado e como direito e responsabilidade de todos. Este mesmo artigo designa as entidades responsáveis pela segurança pública, dentre as quais a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária e a Polícia Militar (em âmbito estadual). A novidade da PEC 77 é o acréscimo do parágrafo 10º ao artigo 144 da CF, incluindo a segurança viária (atividade que compete aos agentes de órgãos estaduais e municipais de trânsito) no rol das atividades de segurança pública, com o objetivo de contribuir para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

    A Emenda 82 também inclui como atividade de segurança pública a educação, engenharia e fiscalização de trânsito, além de outras atividades previstas em lei, que assegurem ao cidadão o direito à mobilidade urbana eficiente.

    Assuntos: cidades, secretaria, transito, governo, estado, pernambuco, detran, divulga, evento, inclusao, agentes de transito, promotores, seguranca publica
    Compartilhe: Link para o post:
  • AD Diper participa de encontros para impulsionar exportações

    sdecA gerente de Comércio Exterior da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), Ivone Malaquias, representará Pernambuco em dois eventos que acontecem próxima semana no intuito de impulsionar os números de exportações do Estado. No dia 06/08, ela embarca para Brasília, onde fará parte dos Grupos de Trabalho dos Comitês de “Comércio Exterior do Fórum Permanente do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas- MPE.

    Já nos dias 07 e 08/08, Malaquias participa do Encontro Nacional de Comércio Exterior – Enaex 2014 com o tema central “Propostas para a Redução dos Custos no Comércio Exterior”, promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil – AEB.

    Saiba mais

    Assuntos: secretaria, desenvolvimento economico, addiper, pernambuco, sdec, governo, estado, divulga, participa, encontros, impulsionar, exportacoes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Fórum de artes performativas convida artistas e pensadores

    secultA segunda edição do Fórum Articulações propõe uma experiência intensa de intercâmbio, criação e pesquisa sobre as artes performativas. O tema deste ano é “Mundos Possíveis”, buscando promover trocas e diálogos quanto à potência da arte performativa como movedora e transformadora de formas de vida. A programação inclui workshops teórico-práticos, seminários, debates e apresentações de performances. Os artistas e pesquisadores interessados em participar podem inscrever propostas de apresentação de trabalhos para os seminários. As inscrições ficam abertas até 03 de agosto e são gratuitas. Serão selecionados oito trabalhos, o resultado será publicado no dia 17 de agosto.

    O Fórum Articulações – Mundos Possíveis acontecerá de 25 a 30 de novembro, no Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, na capital pernambucana. O evento tem o incentivo do Funcultura, por sido selecionado em edital do Governo de Pernambuco. A primeira edição do evento foi realizada em 2009.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, forum, artes performaticas, artistas, pensadores
    Compartilhe: Link para o post: