meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Adolescentes da Funase recebem capacitação e qualificação profissional pelo CIEE

    | Educação

    Palestras são ministradas por voluntários e ajudam na reinserção social e produtiva dos socioeducandos

    Desde maio deste ano, adolescentes das Casas de Semiliberdade (Casem) participam de Ciclos de Palestras de capacitação e qualificação profissional. A atividade visa preparar os adolescentes para a busca por um espaço no mercado de trabalho formal. Os socioeducandos da Casem Santa Luzia e Areais já finalizaram o ciclo. A atividade acontece no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Santa Luzia e seguirá para a Casem Rosarinho e Casa Amarela.

    As palestras são ministradas, semanalmente, por voluntários do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), com até duas horas de duração, sendo divididas em dois blocos. Entre os temas estão: a criatividade como um diferencial competitivo, estímulo do espírito empreendedor, desenvolvimento da expressão verbal, a imagem profissional, preparação de currículo, comportamento e postura no local de trabalho, entrevistas de emprego e trabalho em equipe.

    Segundo a Assistente de Projetos Sociais do CIEE, Anele Lima, essas palestras ocupam a lacuna e dificuldade, que tanto os socioeducandos quanto muitos outros jovens têm, de lidar com essas situações. “Tudo que esses adolescentes querem é apenas uma chance de serem vistos, ouvidos. Uma chance de serem mais instruídos também. Muitas vezes os adolescentes não conseguem ocupar as vagas por conta dessa falta de preparo, não porque são incapazes de desenvolver o trabalho”, destacou.

    Fundamentada em uma metodologia participativa, a iniciativa é baseada no diálogo, no confronto de ideias e na troca de experiências entre os participantes. Com o apoio de recursos audiovisuais e outros equipamentos eletrônicos, como TV, DVD, aparelho de som, data show e de outros meios que reforçam a produção do conhecimento, do desenvolvimento interpessoal, das potencialidades e aptidões dos adolescentes. Além disso, são realizadas técnicas de dinâmica de grupo para estimular a participação do jovem, bem como o emprego de jogos pedagógicos para desenvolver a agilidade de raciocínio, sistematizar informações e gerar novos conhecimentos.

    Para o coordenador do Eixo Profissionalização, Normando Albuquerque, o Ciclo de Palestras prepara os adolescentes para circunstâncias que eles ainda não experimentaram. “Às vezes se cria um pânico em relação a uma entrevista pelo desconhecimento e os adolescentes, assim como muitas pessoas, acabam não sabendo como se comportar. Encaminhamos adolescentes para estágios ou vagas de programa de aprendizagem, então, é importante prepará-los. Isso, de algum modo, ajuda na reinserção social e produtiva, que é o que a gente busca o tempo todo”, disse.

    Após a participação integral, os adolescentes recebem certificados que comprovam a experiência adquirida com o contato com conteúdos estratégicos para o mercado de trabalho. A expectativa é que as palestras continuem ao longo do ano e que, no mínimo, 50 adolescentes sejam certificados.​


    Cidades: Recife
    Assuntos: casem, case, ciee
    Compartilhe: Link para o post:
  • Seturel-PE promove o “Programa de Qualidade do Turismo de Pernambuco”

    | Turismo

    O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), iniciou a sensibilização e diagnóstico do Programa de Qualidade do Turismo de Pernambuco, que tem por objetivo principal elevar a qualidade da gestão das empresas que oferecem produtos e serviços nos principais destinos turísticos do Estado. A ação está sendo executada pela empresa Datamétrica Pesquisa e Consultoria. 

    O foco é ofertar cursos gratuitos de qualificação para os gestores e consultorias organizacionais nas empresas espalhadas em seis grandes polos do estado. Tais polos são: Costa dos Arrecifes – RMR - Recife, Olinda e Jaboatão; Costa dos Arrecifes – Litoral Norte - Goiana, Paulista, Igarrasu, Ilha de Itamaracá e Itapissuma; Costa dos Arrecifes – Litoral Sul - Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande; Costa dos Arrecifes – Noronha -  Arquipélago de Fernando de Noronha; Agreste - Gravatá, Bezerros, Bonito e Caruaru; e Vale do São Francisco -  Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista. 

    Atualmente o programa está na sua fase de sensibilização e diagnóstico, no qual as empresas de todo o Estado estão recebendo contatos telefônicos e estão sendo agendadas visitas para apresentar o programa. Até o momento mais de 300 empresas já foram contatadas nas cidades dos polos da RMR, Litorais (Norte e Sul), Agreste e Sertão, e entre estas, mais de 70 empresas já assinaram o termo de adesão ao Programa. O próximo polo a ser visitado é Fernando de Noronha. 

    “Através do turismo o Estado tem gerado muitas oportunidades de trabalho. Pensar no turismo de forma mais embasada é de suma importância para avaliarmos nossas ações e construirmos um caminho certo. Esse trabalho produzido pela Seturel-PE está sendo um diferencial, investir no turismo e melhorar a qualidade de serviços prestados é essencial para desenvolver a economia de uma cidade, e, consequentemente, de todo Estado”, comenta o Secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

    O público-alvo do projeto é formado por empresas prestadoras de serviços turísticos que atuam nos polos do Estado. O Programa focará em empresas nos segmentos de Meios de Hospedagem e Serviços de Alimentação. 

    A próxima etapa do Programa de Qualidade do Turismo de Pernambuco começa na próxima terça-feira (01), com o primeiro seminário, no qual será detalhado para as empresas as etapas do projeto e apresentado o resultado da pesquisa para aferir a avaliação dos turistas sobre a qualidade dos serviços em Pernambuco. O evento acontecerá no prédio da Amcham Recife, no bairro do Pina, às 9h. 

    ETAPAS DO PROJETO: Seguindo as etapas do Programa de Qualidade do Turismo de Pernambuco, depois dos seminários haverá as consultorias organizacionais, que ocorrerão durante os meses de agosto a novembro, logo após a realização dos diagnósticos organizacionais com visitas periódicas às empresas por consultores da Datametrica Pesquisa e Consultoria. Ao termino do programa, haverá um evento de encerramento no qual as empresas participantes receberão um certificado de participação no Programa como reconhecimento por seu esforço e dedicação.

    Assuntos: seturel, prodetur
    Compartilhe: Link para o post:
  • Caruaru: Banco de leite do Jesus Nazareno precisa de doação

    | Saúde

     

    O Hospital Jesus Nazareno, em Caruaru, convoca as mães que produzem leite em excesso para doar à unidade. O alimento é importante para auxiliar na saúde dos bebês prematuros ou de baixo peso, internados em UTI, UCI ou alojamento Canguru. Por dia, o hospital necessita de cerca de 500 ml de leite materno para abastecer os seus pacientes. Atualmente, há apenas 2 litros em estoque no banco de leite, suficiente para quatro dias.

    “Felizmente, estamos fazendo um trabalho com as mães internadas para que elas consigam retirar o leite para seus filhos e temos conseguido resultados positivos. Mesmo assim, também precisamos chamar a atenção da população para ajudar. O leite materno é o melhor alimento para as crianças, principalmente aquelas que estão com um estado de saúde mais debilitado”, afirma a coordenadora do Banco de Leite do Jesus Nazareno, Virgínia Bezerra.

    As mães que desejam doar podem ligar para o (81) 3719.9338 para receber todas as orientações. Por mês, o Jesus Nazareno realiza cerca de 450 partos e mais de 1 mil atendimentos na urgência obstétrica.  

    DOAÇÃO - Para retirar o leite da mama, a indicação é que a mãe use um lenço para proteger a boca e a cabeça, além de higienizar as mãos antes de iniciar o processo. O produto deve ser armazenado em potes de vidro com tampa de plástico, como os de maionese ou café. O papel que vem na parte interna da tampa precisa ser retirado antes de todo o processo. Para higienizá-los, deve-se lavá-los em água corrente e com sabão neutro. Em seguida, colocá-los em uma panela com água e levá-los ao forno. Após a água começar a ferver, deixa por mais 15 minutos no fogo. 

    As mães interessadas podem entrar em contato com os bancos de leite ou de coleta para ir até a unidade fazer a retirada do alimento ou para solicitar que o hospital vá até a casa da doadora buscar o leite. 

    OUTROS BANCOS - Também há bancos de leite no Hospital Agamenon Magalhães (3184.1690), Hospital Barão de Lucena (3184.6552), Hospital das Clínicas (2126.3831), Centro Integrado de Saúde Amauri de Medeiros (Cisam – 3182.7720), Maternidade Bandeira Filho (3355.2235), Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Imip – 2122.4719 / 4103), Hospital De Ávila (3117.5548) e Hospital Dom Malan (Petrolina – 87 3202.7000). Há, ainda, quatro postos de coleta de leite, localizados na Maternidade Arnaldo Marques (3355.1815), Maternidade Barros Lima (3355.2170), Uniame (3302.6261) e Hospital Memorial Guararapes (3461.5300). Esses recebem o leite e encaminham para um banco a fim de fazer as análises necessárias.

    ATIVIDADES - Para chamar atenção para a importância do aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses de vida das crianças, a coordenadora do Banco de Leite do Jesus Nazareno, Virgínia Bezerra, fará palestra para trabalhadores da Atenção Primária do município de Caruaru. O objetivo é abordar mitos e tirar dúvidas sobre o assunto. A ação será na tarde da próxima quarta-feira (02.08), no auditório da Secretaria de Saúde de Caruaru.

    Cidades: Caruaru
    Assuntos: banco de leite, ses
    Compartilhe: Link para o post:
  • Fim do racionamento na cidade de Venturosa

    Venturosa

    Compesa inicia serviços de ajustes e interligações na rede de distribuição de água para passar a abastecer a cidade todos os dias

     

    Com a Barragem Ingazeira vertendo, a cidade de Venturosa, na região Agreste, agora tem água suficiente para ser abastecida pelos próximos três anos. O manancial, que estava com menos de 50% da sua capacidade de acumulação, no começo deste mês, atingiu seu nível máximo, que é de 4,8 milhões de metros cúbicos de água, com as chuvas dos últimos dias. Ingazeira não sangrava desde o ano de 2010. Com a barragem cheia, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) trabalha para fazer ajustes e interligações na rede de distribuição de água da cidade para retirar Venturosa do racionamento até o mês de setembro.

    Mas já em agosto, a companhia vai diminuir o atual rodízio na cidade, de três dias com água e nove dias sem, para dois dias com água e dois dias sem o abastecimento. “Venturosa recebeu obras do Prored (Programa para o Fim do Racionamento e Redução de Perdas no Interior), mas como a cidade passou por diversos períodos em colapso, não foi possível fazer todas interligações das novas tubulações assentadas à rede já existente na cidade, nem os testes. A companhia já iniciou essas intervenções na rede”, esclarece o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Augusto de César Lima, lembrando que a cidade passou por um período de oito meses em colapso – de novembro de 2016 a junho deste ano –  a população voltou a receber água nas torneiras no dia 13 de junho, quando a Barragem Ingazeira conseguiu acumular 17,7% da sua capacidade. 

    Venturosa é uma das sete cidades que serão beneficiadas com o Sistema Adutor dos Poços de Tupanatinga, obra em execução pela Compesa e Governo do Pernambuco que vai antecipar o uso das tubulações já assentadas da Adutora do Agreste. A obra recebe o investimento de R$ 54 milhões, recursos do Ministério da Integração Nacional, para a perfuração da bateria de poços profundos, que irá fornecer uma vazão de 200 litros de água, por segundo. As obras estão em andamento e devem ser finalizadas em maio de 2018.

     

     
     
    Cidades: Venturosa
    Assuntos: sdec, compesa, venturosa, abastecimento, agreste
    Compartilhe: Link para o post:
  • Audiência Pública sobre a BNCC é realizada em Pernambuco

    | Educação

    Audiência Pública BNCC

    Outras três estão agendadas para Florianópolis (11 de agosto), São Paulo (25 de agosto) e Brasília (11 de setembro)

    A segunda audiência pública sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) promovida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) foi realizada nesta sexta-feira (28), no Centro de Convenções, em Olinda. O primeiro encontro aconteceu em Manaus, no início deste mês, e outros três estão agendados para 11 de agosto, em Florianópolis; 25 de agosto, em São Paulo; e 11 de setembro, em Brasília, fechando este ciclo de atividades. O objetivo do CNE com essa ação é receber contribuições, ouvindo de profissionais da educação e da sociedade civil críticas e sugestões, que possam ajudar na elaboração da norma nacional instituidora da BNCC para a educação básica brasileira.

    Dentre os participantes que compuseram a mesa de abertura estavam o secretário de Educação do Estado de Pernambuco, Fred Amancio; o presidente do CNE, Eduardo Deschamps; o presidente da Comissão Bicameral que trata da BNCC, Cesar Callegari, que também presidiu a mesa da audiência em seguida; o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Rossieli Soares, além de outros representantes de entidades vinculadas à educação.

    Após a abertura, o público presente, composto por conselheiros, pedagogos, educadores e demais atores da sociedade civil interessados, pôde utilizar um púlpito para exprimir opiniões, dar sugestões ou fazer críticas, contribuindo para a elaboração de um documento normativo (BNCC) que irá definir os direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para crianças, jovens e adultos em escolas de educação básica do país.

    O secretário Fred Amancio avaliou a importância do evento para Pernambuco, uma vez que o Estado sediou essa etapa da série de audiências representando o Nordeste e recebendo participantes dos outros estados da região. “É uma alegria muito grande para nós receber essa audiência pública aqui, nos dando a oportunidade de debater a Base Nacional, um documento importante que vai impactar no futuro da educação do Brasil e essa chance de trazer para o Recife permite que mais pernambucanos estejam participando e acompanhando essas discussões”, disse. 

    Ana Selva, secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação da Secretaria Estadual de Educação, falou sobre a perspectiva de implementação da BNCC nas escolas após o término do processo de construção deste documento. “A gente agora, com a discussão da Base, tem uma oportunidade de colocar o currículo como centro do processo. Com a implantação haverá mudanças e elas precisam de tempo para serem introduzidas. No caso de Pernambuco, vamos precisar fazer uma revisão do nosso currículo, levando em consideração questões regionais, culturais e outros fatores. É fundamental que a gente tenha esse tempo, essa organização prevista de como é que vai se dar o processo de implementação da BNCC, para que de fato se possa discutir as políticas e investir na formação dos professores, para quando chegar a avaliação externa, esta esteja a serviço do currículo”, enfatizou.

    Sobre a implementação da BNCC, o secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares, deu algumas previsões das próximas etapas. “A gente espera ter a Base, como documento, definida ainda este ano, quando entregaremos ao CNE para discussão, caso o cronograma siga como esperamos. Até o início do próximo ano, também esperamos ter a Base do Ensino Médio, e aí vem as etapas de implementação. Para chegar lá na ponta, no professor, na sala de aula, a gente tem alguns pontos que são fundamentais, como trabalhar a formação dos professores. Temos a construção dos currículos, ou seja, essa peculiaridade do contexto local, aquilo que, por exemplo, Pernambuco vai definir para os seus estudantes. Então, 2018 vai ser um ano muito importante para isso. E com os currículos, a Base e a formação, tudo isso vai mexer também no material pedagógico, outro pilar importante que vai ser certamente atingido, e aí vamos ter mudança em todos os processos de avaliação. Nós entendemos que temos passos muito importantes ainda, um deles é a construção dos currículos, a gente deve fazer isso no ano de 2018 e ter a Base já a partir de 2019 chegando nas nossas escolas”, concluiu.

    Cidades: Olinda
    Assuntos: seduc, base nacional comum curricular, cne, fred amancio
    Compartilhe: Link para o post:
  • Fim do racionamento na cidade de Venturosa

    Barragem Ingazeira

    Compesa inicia serviços de ajustes e interligações na rede de distribuição de água para passar a abastecer a cidade todos os dias 

    Com a Barragem Ingazeira vertendo, a cidade de Venturosa, na região Agreste, agora tem água suficiente para ser abastecida pelos próximos três anos. O manancial, que estava com menos de 50% da sua capacidade de acumulação, no começo deste mês, atingiu seu nível máximo, que é de 4,8 milhões de metros cúbicos de água, com as chuvas dos últimos dias. Ingazeira não sangrava desde o ano de 2010. Com a barragem cheia, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) trabalha para fazer ajustes e interligações na rede de distribuição de água da cidade para retirar Venturosa do racionamento até o mês de setembro.

    Mas já em agosto, a companhia vai diminuir o atual rodízio na cidade, de três dias com água e nove dias sem, para dois dias com água e dois dias sem o abastecimento. “Venturosa recebeu obras do Prored (Programa para o Fim do Racionamento e Redução de Perdas no Interior), mas como a cidade passou por diversos períodos em colapso, não foi possível fazer todas interligações das novas tubulações assentadas à rede já existente na cidade, nem os testes. A companhia já iniciou essas intervenções na rede”, esclarece o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Augusto de César Lima, lembrando que a cidade passou por um período de oito meses em colapso – de novembro de 2016 a junho deste ano –  a população voltou a receber água nas torneiras no dia 13 de junho, quando a Barragem Ingazeira conseguiu acumular 17,7% da sua capacidade. 

    Venturosa é uma das sete cidades que serão beneficiadas com o Sistema Adutor dos Poços de Tupanatinga, obra em execução pela Compesa e Governo do Pernambuco que vai antecipar o uso das tubulações já assentadas da Adutora do Agreste. A obra recebe o investimento de R$ 54 milhões, recursos do Ministério da Integração Nacional, para a perfuração da bateria de poços profundos, que irá fornecer uma vazão de 200 litros de água, por segundo. As obras estão em andamento e devem ser finalizadas em maio de 2018.

    Cidades: Venturosa
    Assuntos: compesa, barragem ingazeira, racionamento de agua, venturosa
    Compartilhe: Link para o post:
  • Gestão mais ágil e moderna com a padronização dos fluxos, processos e procedimentos administrativos do Estado

    | Administração

    PE-Integrado

    Modelo de gestão é pioneiro no Estado e os trâmites licitatórios, de compras, contratos, patrimônio e almoxarifado serão integrados e informatizados

    Empenhado em dar ainda mais segurança, economicidade, eficiência, eficácia e efetividade aos fluxos, processos e procedimentos administrativos para as áreas de Compras, Licitações, Contratos, Patrimônio e Almoxarifado no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do Poder Executivo Estadual, o Governo de Pernambuco através da Secretaria de Administração do Estado (SAD), publicou no dia 19/07/2017, no Diário Oficial do Estado (DOE), a Portaria SAD nº 2220/2017, que oficializa e institui a padronização do fluxo de processos das áreas administrativas do Estado.

    Segundo o Secretário Executivo de Administração (SEADM), José Augusto Bichara Filho, o novo modelo é Meta prioritária do Governo e irá proporcionar uma nova dinâmica nas tomadas de decisão na gestão pública. “Vamos padronizar os processos relativos ao patrimônio e materiais, bem como sistematizar as políticas de compras e contratações, estabelecendo critérios gerenciais e formatos de atuação”, detalhou Bichara. 

    À frente da definição dos novos processos padronizados de Contratações Públicas está a Gerência Geral de Compras, Contratos e Cadastro do Estado (GGCOC) que atuou no detalhamento dos procedimentos a serem executados em cada etapa do processo de compras e contratos. “Por meio desta padronização, o Governo terá ainda mais gestão e visão sobre suas contratações, obtendo maior economicidade e celeridade na condução administrativa das áreas contempladas no PE-Integrado”, atestou o Gerente Geral, Wagner Lyra, da GGCOC. 

    A Gerente Geral de Licitações do Estado (GGLIC), Kaline Filgueiras Goulart, que responde pela padronização e definição dos fluxos de licitações estabelecidos no novo modelo implantado pela Portaria, avalia que a implementação desses fluxos prioriza a segurança das informações públicas, justamente por unificar as atividades de planejamento e execução das aquisições públicas. Kaline acrescentou ainda que os processos serão revisados continuamente pelas gerências Corporativas do Estado, em busca da melhoria contínua da gestão e da integridade das informações públicas. 

    A Secretaria de Administração disponibilizará em seu site (www.sad.pe.gov.br) os Fluxos Padrões do novo Modelo estabelecido e suas atualizações, bem como as Cartilhas com o detalhamento dos procedimentos a serem executados em cada etapa do processo. Os fluxos padrões poderão ainda ser disponibilizados em outros sítios governamentais do Estado, como forma de atingir uma maior visibilidade. O objetivo é que o servidor tenha diversas possibilidades de obter informações e fontes para sanar dúvidas. 

    A gestão tecnológica do software, a hospedagem e a operação do sistema estão sob a responsabilidade da Agência Estadual de Tecnologia da Informação do Estado (ATI), que também é integrante do Comitê Gestor Executivo do PE-Integrado. “Uma vez que todos os procedimentos administrativos do Estado tramitarão pelo PE-Integrado, é de extrema importância que tenhamos uma estrutura sólida. E a ATI não medirá esforços para proporcionar a segurança e o apoio necessários ao processo de implantação nos órgãos e entidades do Governo", disparou o presidente da ATI, Romero Guimarães.

     CAPACITAÇÕES -  A Secretaria de Administração estabeleceu o cronograma para a implantação e treinamentos do Sistema PE-INTEGRADO por meio da Portaria SAD nº 2221/2017, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), no dia 19/07/2017. No referido regulamento, constam as datas e os módulos que serão implantados em cada período. As aulas acontecerão no Centro de Formação dos Servidores Públicos do Estado, Cefospe. Haverá intensas capacitações com o fim que de que todos os servidores apropriem-se dos novos fluxos e possam desenvolver suas atividades sem nenhuma dificuldade, tendo em vista que todos os processos de emissão de empenho, processos patrimoniais, almoxarifado, licitação, dispensas e inexigibilidade, assim como contratações decorrentes destes, devem tramitar, em todas as suas fases, pelo sistema, sob pena de nulidade. 

    O SISTEMA PE-INTEGRADO E SEUS OBJETIVOS - Permitir a integração dos dados e das informações entre as áreas de licitações, compras, contratos, patrimônio e almoxarifado; Permitir o gerenciamento efetivo dos contratos, patrimônio e almoxarifado do Estado; Possibilitar o mapeamento detalhado das unidades gestoras; Proporcionar mais transparência e segurança das informações públicas; Mais agilidade nas tomadas de decisão dos gestores públicos; Possibilitar mais economicidade e controle aos gastos públicos; Padronização e celeridade aos processos administrativos; Substituir o uso do papel por processos eletrônicos. Integrações: O PE-INTEGRADO estará integrado com os principais sistemas de Governo, tais como o e-Fisco e o SADRH. Essas integrações permitirão a padronização e unificação de processos administrativos, bem como proporcionarão melhorias relativas à gestão de custos, orçamento e finanças do Estado.  

    Assuntos: sad, pe-integrado
    Compartilhe: Link para o post:
  • Começam inscrições de projetos na 23ª Ciência Jovem – Feira Internacional de Ciências de Pernambuco

    | Educação

    Ciência Jovem

    Tem início nesta terça, 01 de agosto, as inscrições definitivas de projetos para a 23ª Ciência Jovem – Feira Internacional de Ciências. A Feira é promovida pelo Espaço Ciência, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, e a expectativa é reunir 270 trabalhos de todo o Brasil e de outros países entre os dias 9 e 11 de novembro. As inscrições devem ser feitas, até 31 de agosto. Já as feiras afiliadas tem até o dia 15 de agosto para inscrever projetos. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário nos links abaixo:

    >> Inscrições de projetos (gerais)

    >> Inscrições de projetos  (Feiras Afiliadas)

    Cada escola pode apresentar dois projetos, desde que em categorias diferentes. São cinco categorias: Iniciação à Pesquisa, para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano); Divulgação Científica dirigida ao Ensino Fundamental (6º ao 9º ano); Incentivo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, para estudantes de Ensino Médio; e Francis Dupuis, para projetos internacionais.

    Os projetos devem ser representados por um professor e dois alunos. As 48 feiras que registraram sua afiliação podem indicar até três projetos.

    Todos os projetos passarão por um processo de seleção, realizado por um comitê que avaliará o cumprimento das normas de inscrição e das regras de pesquisa; adequação do trabalho aos objetivos da categoria; apresentação de todo o material e informações solicitadas; criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; maneira como foram levantados os dados e conduzido o projeto; profundidade da pesquisa; e clareza de apresentação na documentação do projeto.

    A lista dos 270 projetos selecionados será divulgada pelo site e fanpage do Espaço Ciência no dia 20 de setembro.

    A Ciência Jovem inclui, ainda, a categoria Educação Científica, voltada para professores. Os projetos terão o formato de relato reflexivo de uma experiência pedagógica vivenciada pelo professor com alunos da educação básica e ensino técnico profissionalizante, e serão expostos na forma de pôster. Poderá se inscrever apenas um professor por projeto.

    >> MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CIÊNCIA JOVEM

    Cidades: Olinda
    Assuntos: secti, espaco ciencia, ciencia jovem, feira internacional de ciencias
    Compartilhe: Link para o post:
  • Motociclistas da paz circulam pelas ruas do Recife neste domingo

    | Trânsito

    Detran-PE

    Ação fez parte da campanha educativa do DETRAN-PE que objetiva reduzir os acidentes com esses veículos no Estado. Atualmente Pernambuco tem uma frota de 965.804 motos 

    “Cumprindo a determinação do governador Paulo Câmara estamos atuando fortemente em educação no trânsito e agora convidamos vocês, que utilizam a moto consciente, para nos ajuda a conscientizar outros motociclistas e mostrar que a vida é melhor com vocês”. Com essas palavras o diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, abriu o passeio motociclistico que fez parte das ações educativas da campanha “A Minha Vida Sem Mim”, lançada pelo Órgão na última quinta-feira, 27.

    O evento, que foi organizado pela Coordenadoria de Educação de Trânsito, com o apoio da Operação Trânsito Seguro – OTS do DETRAN-PE, teve início no Centro Educacional de Trânsito Honda em Recife, no bairro de Areias, com a solenidade de entrega de um capacete branco, símbolo de adesão à campanha, ao presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros – Fenacor e representante do Movimento Maio Amarelo em Pernambuco, Carlos Valle, motociclista por mais de 30 anos sem nunca sofrer algum acidente de trânsito.

    Em sequência foram entregues capacetes brancos para outros 100 motociclistas, que se transformaram a partir desse ato, embaixadores da campanha e passam a circular pela cidade dando exemplo aos demais e propagando o tema “Motociclistas, a vida é muito melhor com vocês”. Eles também atuarão como voluntários nas blitzes educativas do DETRAN-PE que acontecem até dezembro na Capital, Região Metropolitana e Interior do Estado.

    Às 10h, todos seguiram em um grande passeio até o 2º Jardim de Boa Viagem, onde realizaram a soltura de balões brancos pedindo paz no trânsito, tendo em vista que eles são os Motociclistas da Paz. Além disso, foi gravado um vídeo para ser utilizado e difundido nas redes sociais, objetivando conscientizar o maior número de pessoas sobre a importância da prevenção de acidentes de trânsito.

    Além de Charles Ribeiro e Carlos Valle, também compuseram a mesa de abertura a diretora presidente da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal, Thaíse Ferreira, o tenente coronel da Operação Lei Seca, Fábio Bajete, o Policial Rodoviário Federal, Hélio Danino, que esteve representando o superintendente da instituição, o gerente da CETH Recife, Marcelo Torres, o representante dos motoclubes, Aílton Martins  e o presidente do SEMPREMOTO, Robson Florêncio.

    Atuaram como parceiros do passeio motociclistico o Departamento de Estrada e Rodagem – DER, a Companhia de Trânsito e Transporte do Recife – CTU, o Batalhão de Polícia de Trânsito – BPTran, o Samu, o Sindicato das Empresas de Motoboys, Motoqueiros, Motociclistas, Motomens e Motogirls de Pernambuco – SEMPREMOTO e o Sindicato dos Trabalhadores de Moto, Motoqueiros, Motoboys, Motomens e Afins de Pernambuco – SINDIMOTO-PE, além de mais de 40 Motoclubes do Estado.

    Cidades: Recife
    Assuntos: detran-pe, motociclistas, campanha educativa
    Compartilhe: Link para o post:
  • Copa Noronha é encerrada com partida cheia de emoções

    | Esportes

    Copa

    Depois de três meses de campeonato, a final da Copa Noronha, que ocorreu neste sábado (29), foi marcada pela vitória suada de 3x1 para o time Conceição, que venceu nos pênaltis a equipe de melhor campanha nesta edição do campeonato, a Atobá.

    A partida acabou no seu tempo normal em 2x2. Os gols foram marcados por Dema e Thiago para a Conceição, enquanto Ademir marcou duas vezes para o Atobá. Com o empate, o título de campeão da Copa Noronha 2017 foi decido nos pênaltis, em que o Conceição venceu por 3x1. A volta do campeonato só foi possível após a manutenção do Campo Pianão, na Vila do Trinta, onde foram investidos R$ 30 mil em lâmpadas, reatores, embutimento de fios e edificação do quadro de energia, feita pela Administração do arquipélago.

    O jogo teve arbitragem de Caio Max, do quadro da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) do Rio Grande do Norte. “É uma honra fazer parte desse tipo de evento em que todos vem assistir. Já apitei jogos da Série A, B e C. Mas nada se compara ao amor que a população tem pelo seu time aqui na ilha”, enfatizou.

    O Gestor Insular, Givanilson Cabral foi o primeiro a chutar a bola na partida final. “A Copa Noronha é a melhor maneira para que toda população interaja. Este é o incentivo para que as crianças pratiquem esportes desde pequeno. O futebol não só busca o divertimento, mas também a disciplina, e isso é muito importante para os pequenos atletas”, destacou.

    O conselheiro distrital, Ailton Junior assistiu e participou na entrega das premiações. “Foram mais de três meses de competição, e eu tive a honra de poder passar o troféu as mãos do capitão da equipe vencedora. A estrutura foi muito bem-feita, organizada, com feirinhas padronizadas e shows para a população, que gostaram bastante” analisou.

    O Gestor de Esportes do Distrito, Wellington Lima, ficou satisfeito com a volta do campeonato. “É de grande importância esta prova para eles. Uma prova tradicional que sempre mexeu com toda a ilha. A ideia desse evento é resgatar essa cultura e que toda comunidade participasse e todos os atletas se envolvessem para fazer o evento de todos. E foi exatamente o que conseguimos. O campo ficou lotado e os noronhenses torceram para seu time de coração. Toda a equipe da administração está muito feliz e gratos por envolver a comunidade neste evento”, concluiu.

    Como todo e qualquer campeonato, além das taças de primeiro e segundo colocados, o artilheiro da competição também ganhou troféu. Gil, atacante da equipe do Atobá, ganhou a honraria pelos 8 gols durante os campeonato. Também receberam premiações, Gustavo, do Conceição como melhor jogador, Túlio, do Atobá como Melhor Goleiro, o Jogador Revelação foi Toinho, do projeto Eu Vivo, Não Uso Drogas, e o Time Fair Play (Time com menos cartões), o Grêmio Econoronha.

    Com a vitória, o time Conceição Futebol Clube conquista seu pentacampeonato. A Copa Noronha foi realizada pela Administração da ilha, em parceria com empresas locais e após a premiação, jogadores, torcedores e turistas curtiram a noite com o show dos artistas Dj Dodô e Banda Nego Noronha.

    Cidades: Fernando de Noronha
    Assuntos: final da copa noronha, conceicao, atoba
    Compartilhe: Link para o post: