meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Pernambuco recebe investimento de R$ 6 bilhões em parques eólicos



    O governador Paulo Câmara visitou, nesta sexta-feira (13), o parque eólico da Casa dos Ventos, em Marcolândia, no Piauí. O chefe do Executivo pernambucano foi conhecer os detalhes da implantação de um cluster na Chapada do Araripe e de outro no Agreste. As plantas começam a ser construídas até o fim de março e o projeto será totalmente finalizado em dois anos. A empresa vai investir R$ 6 bilhões em Pernambuco na implantação dos clusters.

    Durante a visita em Marcolândia, o governador destacou que a hélice e a torre que integram a turbina são produzidas no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca. Os demais itens necessários para o funcionamento do parque são importados através do porto pernambucano, o que gera emprego e renda para o Estado.

    Para que os parques eólicos fossem viabilizados, o Governo de Pernambuco investiu na infraestrutura do entorno. “Além de investir na capacidade técnica, o Estado também trabalhou para levar água, estradas e no serviço de internet e telefonia fixa”, pontuou Paulo Câmara.

    O projeto do Araripe terá operações em Araripina, Ouricuri e Santa Filomena, com capacidade para atender 2,8 milhões de domicílios e, juntamente com o cluster Garanhuns, vai colocar Pernambuco na lista dos estados que mais geram energia eólica no país. A Casa dos Ventos, empresa responsável pelas plantas pernambucanas, fornece energia para mais de oito milhões de lares no Brasil, além de gerar mais de 70 mil empregos, diretos e indiretos.

    Pernambuco reúne todas as condições para o funcionamento dos parques. Na Chapada do Araripe, os ventos são constantes e o terreno é plano, o que torna o projeto de fácil execução. Devido à baixa densidade populacional, os impactos socioambientais na região são reduzidos. O cluster Garanhuns será instalado simultaneamente nos municípios de Caetés, Paranatama, Venturosa, Pedra, Pesqueira e Cachoeiras, e vai atender 1, 3 milhão de domicílios.

    Fotos: Wagner Ramos/SEI

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Novos Talentos ​inscreve 1.300 candidatos em cursos de qualificação

    O Programa Novos Talentos, realizado pela Secretaria de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (Sempetq) em parceria com entidades do Sistema S (Senai, Senac e Sest/Senat), recebeu mais de 1.300 inscrições até a tarde desta sexta-feira (13)​. A lista de inscritos e aptos à matrícula está disponível no site da Sempetq (www.sempetq.pe.gov.br). O programa oferece, a partir desta segunda (16), mais 20 vagas em curso de formação profissional.


    Na semana de 9 a 13 de março​, foram ofertadas 820 oportunidades para quem buscou cursos de formação profissional básica. Ao todo, 1326 candidatos foram inscritos nas vagas, incluindo quantitativo para cadastro de reserva. Segundo a gerente geral de Qualificação, Fernanda Lessa, o alto número de inscrições comprova o sucesso do Novos Talentos. “Em apenas dois dias e meio conseguimos fechar praticamente todas as turmas ofertadas, sem contar com as turmas exclusivas do Projeto Florescer, em Camaragibe, que ofertamos no início da semana”, disse. Cabe aos inscritos, agora, ficar atentos às datas de matrícula, que ocorrem ​dos dias 16 a 19 de março.

    As oportunidades disponibilizadas ​a partir desta segunda (16) serão para o curso de pedreiro de alvenaria estrutural, com carga horária de 160 horas, no município de Caruaru. As aulas serão ministradas no Senai Caruaru, no turno da noite. 

    Novas oportunidades do programa Novos Talentos​ serão divulgadas e atualizadas semanalmente, com início das inscrições todas as segundas-feiras a partir das 8hs e encerramento nas sextas-feiras às 14h. As vagas não preenchidas serão remanejadas posteriormente. O cronograma de cursos previstos será atualizado a cada três meses. Este ano, o aluno pode se inscrever em até dois cursos. O quantitativo de vagas já conveniadas para o ano de 2015 será de cinco mil.

    O programa atende a jovens e adultos com idade mínima de 18 anos, com ensino fundamental concluído. Para se inscrever, basta o aluno acessar o site da secretaria (www.sempetq.pe.gov.br) e clicar no link do programa. Este ano, quem se cadastrar deverá fornecer um e-mail válido, que servirá para realização de pesquisas de desempenho e aprimoramento do programa, para, em seguida, ter acesso aos cursos disponíveis.

    O Programa Novos Talentos é realizado desde 2011, contemplando em cada ano mais de 70 municípios em todo o estado. Nos últimos quatro anos, foram realizadas mais de 43 mil matrículas de alunos no programa.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • No aniversário do Recife, governador defende parceria nas ações entre Estado e municípios




    O governador Paulo Câmara participou, ao lado do prefeito do Recife, Geraldo Julio, do corte do bolo em comemoração aos 478 anos da cidade. O evento, realizado na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, na noite desta quinta-feira (12), seguiu o clima carnavalesco ao som da Orquestra Majestade do Frevo, que deu o tom da festa. Após cantar parabéns, o gestor estadual reafirmou seu compromisso com a cidade aniversariante e os demais municípios do Estado. Antes, Paulo Câmara esteve no bairro de Água Fria, Zona Norte do Recife, entregando 200 títulos de propriedade a moradores da comunidade.

    “A gente tem essa responsabilidade, de continuar fazendo as ações em favor da população, em favor daqueles que mais precisam. Estou muito consciente do meu papel, da minha responsabilidade. Vamos atuar junto, em parceria com a Prefeitura do Recife e de todos os municípios, para que Pernambuco continue no rumo certo”, garantiu o governador, que também parabenizou a outra cidade aniversariante do dia: Olinda, que completou 480 anos de fundação.

    O chefe do Executivo estadual também destacou que não há “segredo”, além de trabalhar, para atender as necessidades da população. “Temos que estar juntos da população, ouvindo, exercendo a capacidade de diálogo, além de usar bem os recursos, ou seja, em favor da população”, defendeu.

    Prefeito do Recife, Geraldo Julio destacou que no aniversário da cidade, os recifenses é que ganham o presente. “É um momento muito importante o aniversário da cidade, quando os recifenses vão às ruas. O povo ganhou hoje um painel muito bonito, feito por Cobra, um artista de renome internacional, brasileiro conhecido mundialmente. E também em Água Fria, onde 200 famílias ganharam a escritura definitiva da sua casa", detalhou o gestor municipal.

    A festa seguiu na Praça do Arsenal ao som do cantor pernambucano Lenine. Antes, a população conferiu apresentações dos maracatus de baque solto Piaba e de baque virado Estrela Brilhante, além do Cavalo Marinho Boi Matuto do Mestre Salustiano. A Escola Gigantes do Samba, campeã  em 2015 do Concurso Carnavalesco pela oitava vez consecutiva, também garantiu a animação dos recifenses que prestigiaram a festa. Foram distribuídas três mil porções individuais de bolo com cobertura de brigadeiro e recheio prestígio entre os presentes.
     

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo entrega títulos de propriedade para 200 famílias de Água Fria, no Recife




    No dia em que a cidade do Recife comemora aniversário de 478 anos, os moradores do bairro de Água Fria, na Zona Norte, foram presenteados com a entrega de 200 escrituras definitivas de propriedade de terra. A ação, realizada na tarde desta quinta-feira (12), contou com a presença do governador Paulo Câmara e do prefeito do município, Geraldo Julio. A regularização fundiária, que faz parte do programa estadual Imóvel Legal, garante a propriedade do terreno, com registro no Cartório de Imóveis àqueles que comprovam a posse e a utilização como moradia.

    Após entregar simbolicamente títulos de propriedade a cinco dos moradores mais antigos da comunidade, o gestor estadual destacou os benefícios da ação. Entre eles, a segurança jurídica. “Essa é uma política que faz bem à população, que dá segurança aos moradores e melhora a qualidade de vida das pessoas. São ações como essa que eu quero fazer, no dia a dia, com as prefeituras, em todo o Estado”, afirmou o governador, ao lembrar a importância da identificação e cadastramento dos beneficiados.






    Ainda em seu discurso, Paulo Câmara destacou a importância de reafirmar compromissos, ao lembrar que esteve na comunidade antes de ser eleito. “É uma alegria voltar, trazendo ações em favor do povo. Ações sociais que fazem a diferença na vida de muita gente. Eu quero governar assim, fazendo com que as ações do Governo estejam presentes na vida de cada um de vocês”, arrematou. Água Fria é a segunda área a ser regularizada. Em 2014, foram entregues 400 escrituras aos moradores do bairro de Roda de Fogo, Zona Oeste do Recife.

    Moradora da Rua Egas Muniz, no bairro de Água Fria, desde que tinha 11 anos de idade, dona Irene Maria de Oliveira, 76, descreveu a emoção ao receber das mãos do governador e do prefeito, a escritura da propriedade. “De coração, eu senti o maior orgulho da minha vida. Há muitos e muitos anos que eu esperava por isso, mas agora chegou, antes de eu morrer. Eu creio, Naquele lá de cima, que tudo se resolve, e se resolveu hoje aqui. Estou feliz em receber esse título. Agora é meu”, disse com um largo sorriso.

    A escritura de propriedade definitiva garante às famílias benefícios sociais e legais. Entre eles, o de afastar o risco de perda do imóvel, evitando a especulação imobiliária, permitindo assim o acesso a linhas de financiamento de crédito imobiliário de bancos oficiais para ações de interesse do proprietário, como uma reforma, por exemplo. A ação é uma parceria do Governo do Estado - através da Secretaria de Administração e da Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart) -, da Prefeitura do Recife, Secretaria de Habitação do Recife (Sehab) e Companhia Estadual de Obra e Habitação (Cehab), em conjunto com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

    Também presente na solenidade, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, afirmou que a comunidade estava vivendo uma tarde “marcante”. "Este é um símbolo, que faz transformar e mudar a vida e tanta gente que lutou tantas décadas para receber esse documento”, avaliou ele.

    NOVAS ESCRITURAS - Uma equipe de assistentes sociais e advogados da Perpart voltará a Água Fria, entre os dias 16 e 20 deste mês, para prestar atendimento aos demais beneficiados pelo Programa. Na ocasião, serão realizadas ações de resolução de pendências documentais, para que novas escrituras sejam emitidas. A perspectiva é de que 1,3 mil novos documentos sejam emitidos até o final do ano. Quem tiver interesse em acionar o programa, deverá buscar atendimento na escola Rotary, das 9h às 12h e das 13h às 16h, com exceção da sexta-feira, quando o expediente é apenas no turno da manhã. Outras informações sobre o Meu Imóvel Legal podem ser obtidas no site www.perpart.pe.gov.br.

     

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco reajusta o piso salarial dos professores

    O governador Paulo Câmara enviou hoje, para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o Projeto de Lei que reajusta o piso salarial dos professores do Estado, com efeito retroativo a partir do mês de janeiro deste ano.

    Com o projeto de Lei, o valor nominal do piso salarial profissional do magistério, com jornada laboral mensal de 200 horas/aula, instituído pela Lei Complementar n.º 112, de 6 de junho de 2008, será de R$ 1.917,78.

    Serão contemplados com o ajuste os 4.060 professores, ou seja, 10% dos profissionais da educação, que desde o reajuste do piso salarial em janeiro de 2015 pelo Governo Federal, estavam fora da faixa mínima salarial.

    Fora isso, a partir do dia 18 de março, o Secretario de Administração, Milton Coelho, irá receber representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) para dar início a primeira rodada de negociação com vistas ao reajuste para 2015 do salário da categoria, de modo a assegurar a continuidade ao processo de reconhecimento do servidor estadual, o qual busca a sua valorização através da organização das estruturas salariais.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projeto Resgatando Cidadania atende Região Metropolitana neste fim de semana

    Moradores de Tiúma, em São Lourenço da Mata, Santo Amaro – Recife, Piedade e Engenho Maranguape, em Paulista terão acesso a serviços gratuitos durante toda a manhã desta sexta-feira (13) e Sábado (14), promovidos pelo Projeto Resgatando Cidadania, da Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária da Secretária de Defesa Social – SDS.

    Na sexta-feira, a ação acontece em São Lourenço. E no sábado nos demais locais abaixo informados.

    Os atendimentos acontecem sempre das 08h às 12h e conta com parceiros importantes como o Programa Governo Presente, na ação de Santo Amaro e de Piedade, e Instituto de Identificação Tavares Buril – IITB, entre outros.

    Saiba mais 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Servidoras poderão realizar exames

    Em comemoração ao mês da mulher, lembrado em março, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove uma série de ações de saúde para servidoras do órgão. Já nesta próxima quarta-feira (18/03), uma ação interna permitirá, das 8h às 16h, a realização do exame papanicolaou - para detecção do câncer de colo de útero, na unidade móvel do Laboratório de Pernambuco (Lacen-PE), que estará estacionado no pátio da SES.

    Na última sexta-feira do mês (27/03), exames de mamografia poderão ser realizados na unidade móvel Amigos do Peito, das 8h às 16h. Simultaneamente, ocorrerá uma reunião com as Gerências Regionais de Saúde (Geres), no auditório da SES, em conjunto com as coordenações que compõem a diretoria de Políticas Estratégicas da Gerência de Atenção à Saúde da Mulher.

    Saiba mais

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco propõe criação do Dia Estadual de Mobilização e Fortalecimento dos Conselhos Tutelares

    Na manhã desta quinta-feira (12), o governador Paulo Câmara enviou à Assembleia Legislativa um Projeto de Lei que estabelece a data de 6 de fevereiro como o Dia Estadual de Mobilização e Fortalecimento dos Conselhos Tutelares de Pernambuco. A iniciativa é um reconhecimento à atuação relevante destas instituições, em sua missão de zelar pelos direitos da criança, dos adolescentes e de seus familiares.

    Na mensagem enviada ao Legislativo, Paulo Câmara destaca a relevância pública dos serviços prestados pelos conselhos. No texto, o governador explica que a proposição é uma forma de "reafirmar e enaltecer o compromisso do Estado com aqueles que se dedicam à defesa intransigente dos direitos humanos".

    A data escolhida para figurar no calendário oficial do Estado foi uma forma de lembrar o assassinato de três conselheiros tutelares, Carmem Lúcia da Silva, José Daniel Farias Monteiro e Lindenberg Nóbrega de Vasconcelos, no município de Poção, ocorrido em 6 de fevereiro deste ano.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Procon-Educa divulga calendário de atividades

    Com o objetivo de deixar o consumidor informado sobre educação financeira, direitos básicos, superendividamento, dentre outros temas, o Procon-Educa, projeto do Procon-PE, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, inicia suas atividades em março, divididas em dois eixos.

    O primeiro eixo versa sobre diversas Palestras disponibilizadas, que podem ser solicitadas por instituições de ensino fundamental, médio ou superior (públicas e privadas), associações, empresas, órgãos públicos, dentre outros. Interessados devem agendar pelo numero 3181.7004, junto à coordenação do projeto, informando o tema que deverá ser tratado na palestra. O serviço está disponível de março a dezembro de 2015.

    Saiba mais 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post: