meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • SecMulher lança Campanha Violência Contra a Mulher é Jogo Sujo

    Ação prevê ações de prevenção nos estádios de futebol e demais modalidades de esportes 

    A Secretaria da Mulher de Pernambuco em parceria com a Federação Pernambucana de Futebol lançou na última quarta-feira (17) a campanha Violência Contra a Mulher é Jogo Sujo, em coletiva na Federação Pernambucana de Futebol. A campanha faz parte das ações do Governo do Estado para prevenir todas as formas de violência contra as mulheres nos esportes e, principalmente, nos jogos de futebol, local de grande público de torcedoras e torcedores.

    O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, enfatizou a importância de uma campanha do Governo do Estado para prevenção da violência contra as mulheres nos esportes. “Essa é um campanha necessária e oportuna para conscientizarmos os torcedores pernambucanos da responsabilidade de respeitar as mulheres no campo e em todos os espaços que quiserem ocupar nos esportes de Pernambuco”, declarou o presidente da FPF.

    A secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro, destacou que campanhas num espaço como o de futebol, que agrega milhões de pessoas, é uma forma importante de prevenção das violências contra as jogadoras e torcedoras. “É importante aproveitar locais com muita torcida para pensar na questão da paz no campo e no direito das mulheres de ir e vir e participar de atividades da sociedade com respeito e dignidade. Esporte é lugar de diversão e muita alegria. Não há espaço para violências”, afirmou a secretária.

    Silvia Cordeiro falou da importância da Federação Pernambucana de Futebol e dos clubes contribuírem com uma ação como essa assumindo o compromisso dessas instituições com o respeito às mulheres e a paz nos esportes.

    O vice-presidente Social do Sport Club do Recife, Marcos Fantini, participou da coletiva e falou da importância dessa campanha que conta com o total apoio da Federação e do Sport.

    A diretora da Mulher do Náutico, Tatiane Roma, destacou a necessidade de as mulheres ocuparem espaços nos clubes como atletas e torcedoras e da importância de serem respeitadas como técnicas e profissionais sem terem que sofrer com quaisquer discriminações pela sua condição de ser mulher.

    As mulheres vêm rompendo barreiras e participando com técnica e maestria, inclusive na área jurídica dos esportes. Vanessa Castro Vianna é destaque como a primeira mulher a presidir o Instituto Pernambucano de Direito Desportivo (IPDD). Vanessa também é professora de Direito Desportivo da Escola de Árbitros que possui maioria masculina. “É fundamental o olhar feminino das mulheres em um meio tão masculino para que os espaços delas sejam garantidos através de ações voltadas para a inclusão e redução dos preconceitos. Outras três mulheres são responsáveis por julgar ações na Justiça Desportiva. Clécia Soares, Gilmara Leal, Manuela Cruz são juízas (auditoras) do Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco.

    Entre as ações que fazem parte da campanha estão a passagem da faixa Violência Contra a Mulher é Jogo Sujo nos jogos de futebol de Pernambuco. Entre as atividades de prevenção está a fixação de cartazes na rede de transporte público da Região Metropolitana do Recife, formação com atletas e equipe técnica de profissionais dos esportes, ações nas escolas e divulgação nas redes sociais.

    A campanha lançada em 2011, com foco nos jogos de futebol, esse ano vem com a novidade de ser estendida para todas as práticas desportivas, a exemplo do atletismo, vôlei, artes marciais, lutas, e demais modalidades. As atletas Cisiane Dutra, da Marcha Atlética, Thaynara Furtado, futebol de salão e Tâmara Ferreira, atleta do Taekwondo cederam suas imagens para a campanha que vem fortalecer a presença das mulheres nos esportes com igualdade de direitos e sem violência. 

    Assuntos: secmulher, campanha, futebol, prevençao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Cais do Sertão é finalista em prêmio internacional de arquitetura

    | Turismo

    O Museu Cais do Sertão, administrado pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, está entre os 15 finalistas do Prêmio Obra do Ano 2019, organizado pelo site ArchDaily. A premiação é concedida para a melhor construção arquitetônica dos países de língua portuguesa.

    Neste ano, estão na disputa nove edificações brasileiras e seis portuguesas. Ao todo, mais de 10 mil votos foram coletados durante duas semanas de indicações. Entre as obras nomeadas estão projetos culturais, comerciais, educacionais, praças, residências de alto padrão e remodelações. A votação para a escolha do vencedor ocorre até esta terça-feira (23).

    “Além do orgulho em termos um reduto sertanejo no coração do Recife, recebemos com bastante alegria a notícia de mais uma indicação do Cais do Sertão a um prêmio internacional de arquitetura. Um reconhecimento como este só enaltece o belo trabalho realizado pela Secretaria de Turismo e Lazer para promover aquele espaço”, destacou o secretário Rodrigo Novaes.

    Localizado no bairro do Recife, região central da capital pernambucana, o Cais do Sertão completou cinco anos de inauguração no último dia 3 de abril. A arquitetura do equipamento é formada por concreto armado e protendido, no módulo I, e por mais de dois mil cobogós no módulo II. O espaço exalta as tradições do Estado com atividades lúdicas e culturais em sua programação e conserva uma exposição permanente em homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, além de salas expositivas, auditório, restaurante e café.

    Cidades: Recife
    Assuntos: setur, cais do sertao, finalista, premio internacional
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara enfatiza boa preparação para segurança pública durante solenidade militar

    | Segurança

    Espadim Tiradentes foi honraria entregue aos oficiais que vão iniciar a formação em Pernambuco

    Oitenta novos oficiais militares serão incorporados ao Corpo de Bombeiros e à Polícia Militar de Pernambuco, em mais um reforço à área de segurança pública. Para iniciar mais um Curso de Formação de Oficiais (CFO), homenageando o líder da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier – cuja data comemorativa transcorreu em 21 de abril – o governador Paulo Câmara participou, nesta segunda-feira (22/04), da entrega do Espadim Tiradentes, arma que simboliza o patrono de todas as Polícias Militares do Brasil, na Academia de Polícia Militar de Paudalho (APMP), Zona da Mata Norte.

    Ao discursar, Paulo Câmara enfatizou a importância de uma boa preparação dos oficiais para garantir a melhoria contínua da segurança no Estado. “É uma satisfação dar início a esse curso de formação com essa entrega simbólica e, ao mesmo tempo, com a certeza de que vamos ter uma formação adequada, que vai mais uma vez preparar pessoas para comandar os desafios da Polícia Militar e dos Bombeiros Militares do Estado de Pernambuco”, declarou o governador.

    O secretário Estadual de Defesa Social, Antônio de Pádua, que também prestigiou o evento, destacou a iniciativa de Paulo Câmara em autorizar a realização desse curso, dentro das ações pautadas pelo Plano Estadual de Segurança Pública, o Pacto Pela Vida. “Nesta etapa, vocês serão treinados para desempenharem suas funções na certeza que contribuirão com as atividades das corporações, bem como na redução dos indicadores criminais. No primeiro trimestre de 2019, apresentamos uma redução de 27,6% nos Crimes Violentos Letais Intencionais e 19,3% de redução nos Crimes Violentos contra o Patrimônio, no comparativo com o mesmo período de 2018”, explicou Pádua.

    O coronel Manoel Cunha, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, também lembrou os esforços empreendidos pelo Governo do Estado para melhor servir à população. “Agradecemos por tudo em que avançamos, em relação ao efetivo, equipamentos, condições de trabalho e salários. Num momento tão difícil para os Estados brasileiros, Pernambuco se sobressai e consegue, de uma forma especial, dar às forças públicas as condições necessárias para trilhar os caminhos do bem e da segurança da sociedade”, disse Cunha.

    Em seu momento de fala, o coronel Vanildo Maranhão, comandante-geral da Polícia Militar, discorreu sobre a importância desse momento para a formação militar do oficial. “O Espadim é um símbolo do saber e da luta que vocês vão ostentar até o final do CFO. Ele simboliza a honra do cadete e é uma arma exclusiva”, observou.

    Dos estudantes, 62 farão parte do CFO da PM, inclusive nove mulheres. Já nos Bombeiros Militares, participam 18 pessoas, com duas integrantes do sexo feminino. Esta é a segunda turma do CFO da PM com a exigência de formação superior em Direito. O curso terá carga horária de 1.886 horas-aulas, distribuídas em 51 disciplinas. Já a turma do CFO dos BM, que é pioneiro em relação ao cumprimento da exigência da formação superior, tem carga horária de 57 disciplinas.

    Formada em Serviço Social, Isabela Oliveira é uma das duas mulheres que vão incorporar o CFO para o Corpo de Bombeiros. A futura oficial sempre teve admiração pela corporação, mas na primeira vez que prestou concurso não obteve êxito, o que não a fez desistir. “Vi agora uma oportunidade. Acredito que será uma tarefa árdua até porque é de muita responsabilidade servir à sociedade. Mas eu espero que consiga ser a melhor oficial”, comemorou.

    A honraria recebida, o Espadim Tiradentes, é uma pequena espada associada à imagem do cadete e representa o símbolo maior do aluno-oficial, uma peça exclusiva, numerada e com detalhes em metal dourado, que exige de seu portador manutenção constante durante o período do curso. A APMP oferece diversos cursos e estágios e recebe alunos de outros 22 Estados.

    Cidades: Paudalho
    Assuntos: sei, paulo camara, sds, curso de formaçao, solenidade
    Compartilhe: Link para o post:
  • IPA é finalistas do Prêmio Inovação Aquícola 2019

    | Agricultura

    camarao

    O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) é um dos finalistas do Prêmio Inovação Aquícola 2019. Concorre com o trabalho Introdução e Desenvolvimento da Criação do Camarão Marinho, Litopenaeus Vannamei, realizada com agricultores familiares do Semiárido. A votação é aberta ao público por meio do site: www.premioinovacaoaquicola.com.br

    “Essa indicação é o reconhecimento por todo o esforço empreendido nesse projeto, que visou aproveitar os poços de água salobra do Semiárido , gerando alimento, emprego e renda para as famílias de agricultores de base familiar”, destaca o engenheiro do IPA, Gilvan Lira.

    Em sua primeira edição, o prêmio faz parte da programação da décima edição da Aquishow Brasil, que acontece de 14 a 17 de maio, em Santa Fé do Sul – SP. Até esta segunda-feira (22), o público poderá escolher o melhor case nas categorias Academia, Produção, Beneficiamento, Produto Final e Políticas Institucionais. No total, 47 iniciativas foram inscritas e passaram pela avaliação de 50 notáveis, que integram associações, universidades, empresas e instituições governamentais. A análise foi feita com base no Manual de Inovação de Oslo.

    Os ganhadores de cada categoria serão anunciados no dia 15 de maio durante a Aquishow Brasil. Para votar, basta acessar o site do evento. O prêmio Inovação Aquícola é uma iniciativa da Aquaculture Brasil, Aquishow Brasil e Seafood Brasil.

    Assuntos: sda, ipa, premio inovacao aquicola
    Compartilhe: Link para o post:
  • Encontro reúne coordenadores e instrutores da Educação Corporativa do Estado

    banner

    Objetivo é promover uma troca de experiência e apresentar novas metodologias de aprendizagem

    Sempre pensando no aperfeiçoamento do seu quadro de instrutores e coordenadores no que concernem os cursos de Educação Corporativa do Estado, o Centro de Formação dos Servidores Públicos de Pernambuco (Cefospe), vinculado à Secretaria de Administração, em parceria com a  Escola Fazendária do Estado de Pernambuco (Esafaz), Academia Integrada de Defesa Social (Acides) e Escola Penitenciária de Permambuco (EPPE), promoverá nesta quinta-feira (25.04), a partir das 9h, no auditório do Cefospe, na Boa Vista, o I Encontro de Instrutores e Coordenadores da Educação Corporativa.

    Durante o evento será ministrada a palestra “Metodologias Ativas na Educação Corporativa” a ser proferida pelo professor  pesquisador da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Felipe de Brito Lima, mestre em Psicologia Cognitiva e doutorando em Design. Os interessados em participar deste encontro devem efetuar a sua inscrição através do link: credencial.imasters.com.br/cefospe-encontro-instrutores-coordenadores ou por meio do site do Cefospe: www.cefospe.pe.gov.br.

    De acordo com a Diretora do Cefospe, Analúcia Cabral, o foco do evento será trazer uma nova dinâmica para as salas de aula e para os cursos na modalidade a distância.  “Este encontro será muito enriquecedor para os instrutores, coordenadores e equipe técnica das Escolas de Formação, pois teremos a oportunidade de discutir  metodologias diversificadas, que servirão como ferramentas para melhoria do processo de ensino aprendizagem na área de  Educação Corporativa" adiantou a diretora do Cefospe, Analúcia Cabral.

    Assuntos: sad, cefospe, esafaz, acides, eppe
    Compartilhe: Link para o post:
  • Suape abre inscrições para cursos gratuitos de educação ambiental

    | Meio Ambiente, Suape

    suape

    Até o final do ano, 600 vagas serão oferecidas, com foco em profissionais da área e pessoas das comunidades locais

    O Complexo Industrial Portuário de Suape abre inscrições para três cursos do projeto Pedagogia Ambiental 2019, na próxima segunda (22). Inicialmente, são oferecidas 90 vagas e em junho, mais 60, totalizando 150 vagas, sendo trinta para cada curso: Gestão de Resíduos Sólidos, Pedagogia Ambiental, Educação Ambiental para Preservação do Nascer das Águas, Curso Livre de Educação Ambiental e Oficina de Restauração Florestal. O objetivo é capacitar profissionais da área e disseminar conhecimento e práticas ambientais sustentáveis nas comunidades. Até o final do ano, outras turmas serão abertas, totalizando 600 vagas.

    As inscrições serão feitas pelo site (www.suape.pe.gov.br/pt/meio-ambiente), até o dia 3 de maio, ou até quando as vagas forem preenchidas. As capacitações são direcionadas para profissionais do setor administrativo das empresas instaladas no complexo, moradores das comunidades locais, estudantes, professores, profissionais das administrações públicas federal, estadual e municipal, além de interessados na temática ambiental. Terão preferência os maiores de 18 anos com ensino médio completo.

    "A formação de pessoas para enfrentar os grandes desafios do desenvolvimento sustentável é muito importante. E estamos oferecendo nova oportunidade para que a população local se capacite e pratique essa sustentabilidade no território”, desta o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Complexo de Suape, Carlos Cavalcanti.

    Os primeiros cursos começam em maio. As aulas teóricas serão ministradas no Centro de Treinamento do Complexo Industrial Portuário de Suape. Já as aulas práticas ocorrerão na ZPEC - Zona de Preservação Ecológica de Suape, uma vez que dos 13,5 mil hectares do complexo, 59% são área de preservação. Cada aluno receberá um certificado de 40 horas, além de material didático, alimentação (dejejum e almoço) e transporte com saída do centro do Cabo de Santo Agostinho e do centro de Ipojuca.

    O PROJETO

    O Projeto Pedagogia Ambiental foi implantado em 2010, e é promovido pela Coordenadoria de Educação Ambiental e Responsabilidade Socioambiental do Complexo de Suape.  Todas as capacitações são gratuitas na área de meio ambiente, com temas voltados ao desenvolvimento sustentável e educação ambiental com foco nas questões socioambientais, conservação e recuperação dos recursos naturais. Mais de 4 mil pessoas foram capacitadas no projeto até agora.

    Serviço:
    PROGRAMA PEDAGOGIA AMBIENTAL DE SUAPE
    Início das aulas: a partir do dia 07/05/2019
    Local: CETREINO – Centro de Treinamento do Complexo de Suape – Rodovia PE-60, km10, Engenho Massangana (ao lado do Centro Administrativo de Suape)
    Vagas: 30 vagas (cada curso)
    Mais informações: 81 3527-5088

    Assuntos: sdec, suape, pedagogia ambiental
    Compartilhe: Link para o post:
  • Cursos da Escola de Controle Interno capacitam mais de 50 servidores do Estado

    scge

    Dois novos cursos promovidos pela Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI-SCGE) foram abertos nesta segunda-feira, dia 22, capacitando mais de 50 pessoas. No período da manhã, no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), teve início o curso de “Prestação de contas” e, à tarde, na Biblioteca da SCGE, o curso de “Introdução à gestão de riscos”. Ambos têm programação até sexta-feira, dia 26, dentro de uma carga horária de 20 horas/aula cada um.

    Tendo como público-alvo 30 servidores de órgãos e entidades executoras da administração direta e indireta do Poder Executivo do Estado, que integram a área de orçamento fiscal, esta é a primeira turma do curso de “Prestação de Contas”. Durante toda a semana, a instrutora Simone Leite, da Diretoria da Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI/SCGE), irá falar sobre procedimentos de composição; análise e arquivamento dos processos de prestação de contas das despesas efetuadas pelas instituições públicas estadual; dentre outros pontos correlatos ao tema.

    Já o curso “Introdução à gestão de riscos” é voltado para 24 servidores da Controladoria, dentro de um programa customizado, com o objetivo de facilitar a compreensão da gestão de riscos nos órgãos e entidades públicas, com vistas a ajudar na melhorar da governança pública. As aulas estão sendo ministradas pelo assessor técnico da SCGE, Renato Cirne. Com conteúdo teórico e atividades práticas, ele abordará, ao longo da semana, temas como governança pública; fundamentos da gestão de riscos; respostas a riscos; entre outros.

    Assuntos: scge, escola de controle interno
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco recebe trinta e um imigrantes venezuelanos

    | Direitos Humanos

    imigrantes

    O grupo foi acolhido na Instituição Ação Missionária para Áreas Inóspitas, em Carpina. Com a chegada deles, o Estado passa a abrigar 291 venezuelanos

    Pernambuco acolhe mais 31 imigrantes venezuelanos. O grupo, que chegou no Estado na tarde da última sexta-feira (19), foram alojados na Instituição Ação Missionária para Áreas Inóspitas, no município de Carpina.  Com a chegada do novo grupo, 291 venezuelanos foram acolhidos no processo de interiorização no Estado.

    A partir da instalação dos imigrantes, o Governo de Pernambuco, junto ao município de Carpina, vai identificar as principais necessidades e articular ações básicas, como atendimento de saúde, inclusão em escolas para as crianças em idade escolar, estratégias de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. Todos chegam a Pernambuco com o CPF, carteira de trabalho e solicitação de refúgio.

    A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Executiva de Assistência Social (SEASS), faz parte do comitê de órgãos que coordena as ações conjuntas de acolhimento emergencial dos venezuelanos. O grupo foi recebido e acompanhado até Carpina pela equipe da SDSCJ e do município, que, através de um trabalho integrado, estão executando ações que promovam a garantia de direitos dos imigrantes.

    A vinda dos venezuelanos para Pernambuco faz parte de um acordo entre o Governo do Estado com a Secretaria Nacional da Casa Civil e o Comitê Federal de Assistência Emergencial, que desde o início do ano tratam do fluxo migratório desses estrangeiros. Anteriormente, o governo federal já realizou outras etapas de interiorização, levando venezuelanos para as cidades de Cuiabá, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo.

    Cidades: Carpina
    Assuntos: sdscj, imigrantes, governo de pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • PE volta a ser destaque nacional pela redução dos homicídios

    | Segurança

    Levantamento do Portal G1 levou em consideração o 1° bimestre de 2019

    Depois de liderar o ranking dos estados brasileiros com maior redução dos homicídios em 2018, Pernambuco volta a ser destaque no cenário nacional, neste início de 2019, pela retração dos crimes contra a vida em seu território. Com diminuição de 33,2% no 1° bimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano anterior, Pernambuco ficou entre os quatro que mais fizeram baixar essas estatísticas.

    Segundo o levantamento, publicado na última quinta-feira (18/04) no portal nacional, Pernambuco esteve bem acima da média nacional de redução de homicídios, que foi de 25%. Na matéria, o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua , apontou, entre as causas para esse recuo, os investimentos feitos pelo Governo do Estado em contratação de policiais, a abertura e a interiorização de estruturas de segurança, além do aumento na taxa de resolução de inquéritos policiais.

    "Tivemos um índice de mais de 50% de resolução em 2018. No primeiro bimestre de 2019, estamos chegando a quase 60% dos inquéritos (a média nacional é 8%). Isso significa que a polícia está encontrando os autores dos crimes e representando pela prisão”, destacou o secretário.

    Assuntos: sds, governo de pernambuco, balanço, reduçao, cvli
    Compartilhe: Link para o post:
  • 1º Encontro Pedagógico Café com Educação

    | Trânsito

    O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, por meio da Coordenadoria de Educação de Trânsito, realizou o 1º Encontro Pedagógico 2019 – Café com Educação, voltado para as Entidades Credenciadas que ministram Cursos Especializados para Condutores de Veículos de Transporte de Escolares, Emergência, Produtos Perigosos, Coletivo de Passageiros, Carga Indivisível e Cursos de Formação e Atualização de Recursos Humanos – Instrutores de Trânsito e Gestores que irão atuar em CFC.

    Segundo a gerente de Produção Pedagógica, Kelma Teixeira, o objetivo do encontro foi oferecer subsídios pedagógicos para a melhoria do processo de formação, além de promover a integração entre as entidades. Foi realizada duas capacitações sobre as temáticas: “Uso do Sistema de Telemetria da Vsoft” e “Avaliação da Aprendizagem - Elaborações de Instrumento Avaliativo/ Prova”.

    Participaram do Encontro representantes do SEST/SENAT - Unidades de Recife, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Serra Talhada e Petrolina, do SENAI - Caruaru e Jaboatão dos Guararapes, da EDUCATE - Caruaru, e da ETSTTJ - Escola Técnica de Segurança, Trânsito e Transporte de Jaboatão dos Guararapes.

    Assuntos: seduh, detran, encontro pedagogico
    Compartilhe: Link para o post: