meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Encontro vai abrir a Semana Estadual da Pessoa Idosa

    | Saúde
    Objetivo é promover a interação entre profissionais das áreas socioassistenciais e de Saúde
     
    No próximo dia 16/10, o Encontro Estadual Integrado vai abrir oficialmente a Semana Estadual da Pessoa Idosa (16/10 a 22/10). O evento, que terá como tema  “A construção do cuidado integral: a interseccionalidade da Pessoa Idosa, População LGBT e da Pessoa com Deficiência”, será realizado​,​ a partir das 8h30, na Casa das Indústrias (av. Cruz Cabugá, 767, Santo Amaro, Recife). Participarão profissionais das áreas socioassistenciais e de saúde, gestores, instituições de ensino superior, representantes de conselhos e segmentos Sociais.

    O objetivo do evento é debater o cuidado integral na vida da População LGBT, Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência; promover a interação entre profissionais das áreas socioassistenciais e de saúde, gestores, representantes de Conselhos e Segmentos Sociais; fomentar o empoderamento da População LGBT, Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência em espaços de discussão; e fortalecer a transversalidade e a intersetorialidade requisitadas para efetivação das politicas públicas destes segmentos.

    Nesse sentido, o Governo Paulo Câmara, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, consciente de seu papel em favor das políticas públicas voltadas aos segmentos da pessoa idosa, atua na implantação e implementação das ações de promoção e defesa dos direitos da Pessoa Idosa em Pernambuco.
     
    OUTUBRO DA PESSOA IDOSA
     
    Comemorou-se, no dia 1º de Outubro, o Dia Internacional do Idoso. A data foi instituída mundialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, pela Lei nº 11.443, de 28 de dezembro de 2006, e em Pernambuco, pela Lei nº 13.246, de 13 de junho de 2007, instituiu-se a Semana Estadual da Pessoa Idosa. Por isso, outubro consagra-se como o Mês da Pessoa Idosa.
     
    Em 2003, foi regulamentado, no Brasil, o Estatuto do Idoso (lei nº 10.741/03). O País também implantou a Política Nacional do Idoso (lei federal nº 8.842/1994) e constituiu o Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo (Decreto Federal 8.114/13). 

    Em Pernambuco, foi implantada a Política Estadual do Idoso de Pernambuco (Lei Estadual nº 12.109/2001), o Plano Estadual de Atenção Integral à Pessoa Idosa (Decreto Estadual nº. 40.190/2013), além da adesão ao Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo.
     
    SERVIÇO: Abertura Oficial da Semana Estadual da Pessoa Idosa.
    DATA: 16/10/17.
    HORA: 8h30 às 17h.
    LOCAL: Auditório Antônio José Botelho, Casa das Indústrias –Avenida Cruz Cabugá, n° 767, Santo Amaro – Recife/PE
    Cidades: Recife
    Assuntos: sdscj, semana estadual da pessoa idosa, paulo camara, governo de pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • UPA de Paulista promove ações no Outubro Rosa

    | Saúde

    Funcionários da Unidade de Pronto Atendimento Geraldo Pinho Alves, em Paulista, estarão voltados, nestas segunda (16) e terça (17), para ações referentes ao Outubro Rosa, mês dedicado à atenção ao câncer de mama. A partir das 14h haverá palestra sobre Saúde da Mulher, com a enfermeira Keyte Constantino, da Educação Permanente. Os usuários da UPA também serão beneficiados com a entrega de material informativo sobre câncer de mama e a rede de assistência. Durante todo o mês, a unidade está decorada com balões e frases em alusão ao Outubro Rosa. 

    Cidades: Paulista
    Assuntos: upa, ses, outubro rosa
    Compartilhe: Link para o post:
  • HMA realiza 1º Simpósio Multidisciplinar de Urgência e Emergência

    | Saúde

    Estão abertas as inscrições para o 1º Simpósio Multidisciplinar de Urgência e Emergência do Hospital Miguel Arraes(HMA). O evento acontece nos dias 17 e 18 de novembro, no Auditório Alice Figueira, no IMIP, no bairro dos Coelhos, no Recife. São oferecidas 180 vagas, e as inscrições podem ser feitas através do site http://www.imip.org.br/simposio/hma/urgenciaemergencia/2017/. As taxas variam de R$ 50,00 (para estudantes) a R$ 120,00 (para médicos).

    A abertura do simpósio ocorre no dia 17, às 19h, com a composição da mesa presidida pelo superintendente do HMA, dr. Petrus Andrade Lima. O professor Fernando Spencer, do Paraná, abrirá os trabalhos, com palestra sobre “Trauma Abdominal”. Em seguida haverá uma mesa redonda sobre “Cirurgia Geral e Trauma”, abordando assuntos como “cirurgia de controle de danos no trauma”, “transfusão maciça no doente vítima de trauma” e “radiologia intervencionista no paciente vítima e trauma”. A primeira noite do simpósio se encerra com um coquetel de confraternização.

    No sábado, 18, os trabalhos têm início às 8h30, com uma mesa redonda sobre “Traumato-ortopedia”, com a coordenação do Diretor Médico do HMA, dr. Francisco Couto. Uma mini-conferência sobre “Fratura Exposta” está prevista para 9h40, com os especialistas Fábio Couto, chefe da Residência de Ortopedia do HMA, e Sormane Britto, chefe da Ortopedia do HMA.  Às 10h30 haverá nova mesa redonda, desta vez sobre “Cuidados Paliativos”, com a coordenação do dr. Fábio Queiroga, coordenador de Clínica Médica do HMA.

    O simpósio prossegue no turno da tarde, com uma mesa redonda sobre “Novos Conceitos no Tratamento da Sepse”, com a coordenação do dr. Noel Loureiro, coordenador da UTI do HMA, a partir das 14h. O simpósio termina às 18h, depois de uma mesa redonda sobre “Emergência Clínica”, coordenada pela chefe da Emergência do HMA.

    Dúvidas e outras informações podem ser esclarecidas através do endereço eletrônico simpósio.urgenciaemergencia@hma.imip.org.br

    Cidades: Recife
    Assuntos: hma, ses, simposio multidisciplinar, imip
    Compartilhe: Link para o post:
  • DETRAN-PE forma novos Agentes da Autoridade de Trânsito

    | Trânsito

    Com o objetivo de cooperar com a segurança evitando roubos de veículos e outros tipos de violência, além de coibir o cometimento de infrações, a Secretaria Estadual das Cidades (SECID), por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE realiza entre os dias 2 e 17 desse mês, mais um Curso de Formação de Agentes da Autoridade de Trânsito. 

    Com 100 horas aula, a iniciativa tem o objetivo de capacitar os alunos para desempenhar suas funções, pondo em prática a legislação de trânsito e zelando pelo bem-estar da população de forma a evitar o cometimento de excessos. 135 alunos participam da formação, que é dividida em três turmas de 45 alunos, com aulas no auditório do DETRAN-PE, auditório do Batalhão de Policiamento de Trânsito – BPTRAN e auditório da Cavalaria da Polícia Militar.

    Na parte teórica são tratados o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), além de questões referentes a infrações, penalidades e medidas administrativas como recolhimento de documentos e remoção de veículos. Já na prática, que acontecerá no próximo dia 16, os alunos participarão de uma das três blitzs montadas em pontos da cidade, com o apoio da Unidade de Operações de Trânsito - DTFO, da Operação Lei Seca e do BPTRAN.

    Segundo o diretor presidente do Órgão, Charles Ribeiro, a formação tem o proposito de contribuir para a qualificação de novos agentes de trânsito que irão atuar nas ruas, estradas e rodovias pernambucanas. “A qualificação e atualização são fundamentais em todas as profissões, não sendo diferente nessa categoria, que diariamente trabalha em prol da garantia da segurança do nosso trânsito e do cumprimento das leis, sempre pensando no bem comum da população”, destacou.

    Nessas três turmas estão sendo capacitados alunos do Batalhão Integrado especializado – Biesp e do 1ª BPTRAN. Ao final do curso todos os alunos realizaram uma avaliação escrita e receberam certificados pela participação. 

    Assuntos: secid, detran-pe, curso de formaçao
    Compartilhe: Link para o post:
  • XII Conferência de Assistência Social vai defender o fortalecimento do SUAS

    | Direitos Humanos
    Nos próximos dias 17 e 18 de outubro de 2017, no auditório Tabocas do Centro de Convenções de Pernambuco, acontecerá a XII Conferência Estadual de Assistência Social, que tem o apoio do Governo Paulo Câmara. Este ano, o tema será “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)”. 
    Além de defender o SUAS, a conferência tem dois objetivos: 
    1. decidir sobre a Política de Assistência Social para o Estado de Pernambuco. 
    2. aprovar propostas que serão levadas e defendidas por 48 delegados que serão eleitos para participar da XI Conferência Nacional de Assistência Social. O evento nacional será realizado entre os dias 5 e 8 de dezembro de 2017, em Brasília-DF.
    A Conferência Estadual é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão de Roberto Franca, por meio da executiva de Assistência Social, dirigida por Socorro Araújo. 
     
    SERVIÇO: XII Conferência Estadual de Assistência Social.
    Quando: 17 e 18 de outubro de 2017.
    Hora: 8h às 18h (nos dois dias).
    Onde: Auditório Tabocas (Centro de Convenções de Pernambuco).
    Endereço: Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n - Salgadinho, Olinda - PE.
    Cidades: Olinda
    Assuntos: sdscj, assistencia social, paulo camara, governo de pernambuco, suas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Cidade de Pedra, no Agreste, recebe melhorias no abastecimento de água

    70% da população já está sendo abastecida; para atender o restante, Compesa fará uma obra para ampliação da rede de distribuição

    Depois de um período de testes para ajustes e adequações na operação do sistema de abastecimento de água de Pedra, no Agreste Meridional, cidade que passou três anos e meio em colapso, a Companhia Pernambucana de Saneamento - Compesa já está atendendo 70% da população pela rede de distribuição. A Barragem Mororó - única fonte de abastecimento da cidade -  conseguiu se recuperar dos efeitos da seca prolongada e voltou a fornecer água para os 12,7 mil moradores de Pedra, no mês de agosto. Agora, para atender o restante da população, situada principalmente nas localidades Belezal, Lagoa do Meio, Sítios Bicas, Veneza e Mororó, a Compesa precisa realizar uma obra para o assentamento de novas tubulações, que deve iniciar dentro de 45 dias.

    De acordo com o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, Denis Fernando Mendes, além da rede de distribuição de Pedra ter ficado por um longo período sem operar, algumas obras de saneamento que foram realizadas na cidade também acabaram danificando as tubulações da rede. “Por isso, desde agosto, com o retorno do abastecimento, fizemos serviços de manutenção nas unidades de bombeamento do sistema e na Estação de Tratamento de Água (ETA), conserto de vazamentos, monitoramento do fornecimento de água, e gradativamente conseguimos atender a parcela de 70% da população. Ainda estamos mantendo equipes na cidade para realizar a manutenção da rede”, explica o gerente, informando que a companhia vai investir R$ 100 mil para executar as intervenções de ampliação da rede de distribuição nas áreas que ainda não estão sendo abastecidas. O prazo para execução desta obra é de dois meses.

    A Barragem Mororó registra 53% da sua capacidade de armazenamento, que é de 2,9 milhões de metros cúbicos de água. Com esse volume, a companhia garante o abastecimento da cidade nos próximos 18 meses, com o uso racional da água (calendário). Para não depender somente do Mororó, a Compesa planeja, dentro dos próximos seis meses, antecipar o uso das tubulações da Adutora do Agreste, no trecho entre Pedra e Venturosa, para realizar uma interligação com o Sistema Riacho do Pau. Pedra também é uma das cidades que serão beneficiadas com a construção do Sistema Adutor dos Poços de Tupanatinga. Essa obra recebe o investimento de R$ 54 milhões, recursos do Ministério da Integração Nacional, para a perfuração da bateria de poços profundos que irá fornecer uma vazão de 200 litros de água, por segundo. O Governo Paulo Câmara e a Compesa já iniciaram as obras e a previsão é que o Sistema Adutor dos Poços de Tupanatiga seja finalizado até maio de 2018.

    Cidades: Pedra
    Assuntos: compesa, governo de pernambuco, paulo camara, abastecimento de agua, seplag
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco regulariza R$ 420 milhões em dívidas de ICMS

    | Economia, Fisco

    O Governo de Pernambuco regularizou R$ 420 milhões em dívidas relacionadas ao atraso no recolhimento do ICMS em Pernambuco até setembro deste ano, por meio do Programa Especial de Recuperação de Créditos Tributários (PERC). A iniciativa também representou um incremento imediato de aproximadamente R$ 90 milhões aos cofres estaduais, em virtude dos pagamentos à vista e dos valores iniciais pagos pelos contribuintes que optaram pelo parcelamento. Cerca de 2.500 empresas regularizaram seus débitos desde agosto. O PERC é executado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) e pela Procuradoria Geral do Estado (PGE).

    “Trata-se de um valor significante para os cofres públicos e que mostra quanto o governador Paulo Câmara está preocupado com a saúde fiscal do Estado. O Governo está impossibilitado de lançar outro programa de recuperação pelos próximos dez anos, por isso é importante que os contribuintes renegociem os débitos pelo PERC o mais rápido possível, inclusive para aproveitar descontos maiores”, aponta o secretário da Fazenda, Marcelo Barros.

    O procurador-geral do Estado de Pernambuco, César Caúla, avalia que o trabalho conjunto da Sefaz e da PGE tem sido exitoso. “Temos mantido contato com os contribuintes, buscando fornecer o máximo de informações possível. O programa tem superado as expectativas, permitindo, mesmo em meio a uma crise econômica grave como a atual, que as empresas regularizem sua situação fiscal”, afirma.

    Em vigor desde 1º de agosto, o PERC prevê a redução nos juros e multas dos contribuintes que desejarem renegociar os débitos de ICMS até 30 de novembro. Os percentuais de descontos para aqueles que aderirem ao PERC ainda em outubro serão maiores que as reduções oferecidas no mês seguinte, o último de vigência do programa. Em outubro, os descontos são de 75% nas multas e 80% nos juros, para pagamentos à vista. Já em novembro, as reduções previstas para a mesma modalidade de pagamento são de 70% na multa e 75% nos juros.

    As condições valem para os créditos tributários, inclusive aqueles inscritos em dívida ativa ou em fase de cobrança judicial, tanto decorrentes de lançamento de ofício, como de regularização de débito. Nos dois casos, o fato gerador deve ter ocorrido até o período fiscal de abril de 2017.

    PROGRAMA

    Instituído pela Lei Complementar 362, de 22 de junho deste ano, que veda a implantação de outra iniciativa similar até 2027, o PERC tem como objetivo aumentar a arrecadação estadual por meio de negociações das dívidas de ICMS. No simulador disponível no site da Sefaz-PE (www.sefaz.pe.gov.br) o contribuinte tem a chance de verificar o montante devido e as formas de pagamento. Informações pelos telefones 0800-2851244, (81) 3183-6401 ou pelo e-mail perc2017@pge.pe.gov.br.

    Assuntos: sefaz, pge, governo de pernambuco, perc, icms, paulo camara, cesar caula, marcelo barros
    Compartilhe: Link para o post:
  • Beneficiários do Programa Vida Ativa da Funape têm aula de inglês na exposição beatlemania experience

    | Administração

    ingles

    Há 50 anos, a banda The Beatles lançava em Londres, o disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, que virou grande sucesso. Em comemoração, a empresa paulista Let it Be Entertainment  criou a exposição Beatlemania Experience, que desembarcou no Recife em 15 de setembro e ficará aberta até 15 de outubro, no Shopping Recife, das 13h às 21h.

    Na terça-feira (10), os beneficiários do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e participantes do Programa Vida Ativa da Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (Funape), órgão vinculado à Secretaria de Administração (SAD) tiveram aula de inglês em plena mostra que reverencia o grupo de rock mais bem sucedido e aclamado da história da música no mundo.

    Os aposentados e pensionistas tiveram a oportunidade de imergir na história dos Beatles, conhecendo objetos usados pelos músicos como instrumentos musicais, cenários de shows e imagens que marcaram o percurso dos garotos de Liverpool até serem reconhecidos no mundo inteiro.

    Em meio ao cenário que representava o primeiro show dos Beatles, decorado com uma carroceria de caminhão carregada de instrumentos, a professora de inglês do Programa Vida Ativa, Thaysa Daniella, iniciou a aula de inglês para os aposentados e pensionistas com conversação sobre a trajetória da banda, inserindo letras de canções que estavam disponíveis para os visitantes da mostra.  "“Listen to the songs and look for the meaning of the lyrics"”, orientou a professora, pedindo para eles ouvirem as músicas e observarem o significado das letras.

    Os beneficiários também visitaram a sala que representava o Yellow Submarine (Submarino Amarelo), título que dá nome ao álbum dos Beatles, trilha sonora do filme homônimo. Além disso, com a tecnologia de ponta e usando óculos 3D, eles puderam se ambientar e viver a experiência virtual como se estivessem num show ao vivo. Também puderam reproduzir a famosa foto dos Beatles atravessando a rua Abbey Road, em Londres, onde ficava o estúdio de gravação do grupo de  mesmo nome e que também foi título do 12º álbum dos Beatles.

    Antes de ir com os aposentados e pensionistas até a exposição, a professora fez questão de trabalhar em sala de aula conteúdos relacionados à história da vida dos Beatles, elaborando textos, exercitando o idioma com músicas e exibição de vídeos. “A exposição serviu como uma vivência prática. A ideia para a próxima aula é que eles façam um texto sobre o que viram e viveram na exposição", disse Thaysa Daniella.

    Fã dos Beatles desde a adolescência, o aposentado Paulo Pereira, que sabe tudo sobre a banda, relatou como o conteúdo dado em sala de aula serviu como estímulo para continuar aprendendo inglês: “Acho muito importante essa conexão. "Como fã, eu tinha a experiência de gostar das músicas, mas não sabia o significado. Então, as aulas com esse assunto, serviram de estímulo para ajudar a desenvolver o meu inglês", justificou.

    Já o aposentado João Sebastião, que nunca tinha se interessado pela banda por não saber falar inglês, contou sobre a experiência de aprender a língua ouvindo Beatles: “"por não falar inglês, nunca procurei ouvir músicas estrangeiras, mas quando ouvi Let it Be e vi que a letra era tão bonita, virei fã na mesma hora"”, relatou vibrando.

    Para a presidente da Funape, Tatiana Nóbrega, "o Programa Vida Ativa busca valorizar e integrar os aposentados e pensionistas da previdência do Estado, proporcionando-lhes oportunidade de convivência e aprendizado, através de atividades educacionais, de cultura e lazer, visando uma melhor qualidade de vida. Há exemplos de pessoas que entraram no programa que estavam depressivas e com problemas de saúde e hoje tiveram melhoras significativas", explicou.

    Cidades: Recife
    Assuntos: sad, funape, programa vida ativa
    Compartilhe: Link para o post:
  • Encontro debate Educação no Sistema Socioeducativo

    | Juventude, Direitos Humanos
    encontro

    Caruaru sediou, no dia 04/10, o Encontro Regionalizado do Sistema Socioeducativo: Eixo Educação. Promovido pelo Governo Paulo Câmara, o evento teve como objetivo apresentar o cenário do Sistema Socioeducativo do Estado de Pernambuco, com foco no eixo de Educação na Região do Agreste, na perspectiva de apreciação, ajustes e adoção de medidas interventivas para
    melhoria do atendimento. 
     
    O encontro reuniu profissionais de 20 (vinte) municípios do Agreste (Bezerros, Bonito, Belo Jardim,Brejo da Madre de Deus,Buíque,Caruaru,Feira Nova, Gravatá, Garanhuns, João Alfredo, Limoeiro,Orobó, Passira, Pesqueira, São Caetano, São João, Sanharó, Sairé, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim) Todos os municípios integram o monitoramento sistemático realizado pelo Núcleo de Apoio e Monitoramento às Entidades Executoras de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. A coordenação é da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão de Roberto Franca. Presentes o secretário executivo de Políticas para Criança e Juventude, João Suassuna, e a gerente do Sistema Socioeducativo, Suelly Cysneiros.

    No segundo momento, serão formados grupos de trabalho na perspectiva de apreciação, ajustes e adoção de medidas socioeducativas para melhoria do atendimento com os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

    Participaram representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Educação, coordenadores e técnicos das Entidades Executoras das Medidas Socioeducativas e representantes da Secretaria Estadual de Educação. Entidades convidadas: FUNASE, CREAS, ONGs, TJPE, Conselho de Defesa
    dos Direitos da Criança e do Adolescente-CEDCA, Secretaria Municipal e Estadual de educação e Conselho Tutelar.
    Assuntos: sdscj, paulo camara, governo de pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Alunos do Novos Talentos têm redações premiadas

    | Educação

    premiados

    Três alunos do Programa Novos Talentos, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (Sempetq) do Governo de Pernambuco tiveram suas redações escolhidas entre as melhores da última edição do Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero. Foram 1.618 trabalhos inscritos entre artigos científicos, redações, roteiro para documentário digital de curta metragem e projetos de experiência pedagógica. A iniciativa visa promover o direito das mulheres em sua diversidade nos mais variados aspectos tais como raça, etnia, geração e orientação sexual. 

    Através de uma ação promovida pela Escola Técnica  Senai Santa Cruz, mediada pela docente Joana Souza também ganhadora do prêmio na categoria Relato de Experiência Pedagógica, os alunos foram incentivados a participar do concurso, recebendo apoio para elaboração dos seus trabalhos.  

    Aparecido Pereira do Nascimento, 27 anos, é um dos premiados. O estudante é aluno da Escola Técnica Senai em Santa Cruz do Capibaribe no curso técnico de vestuário. Ele conta que se inspirou em um vídeo da internet que falava sobre como o preconceito com a mulher e o racismo atrapalham o desenvolvimento da sociedade.

    O título do texto de Aparecido foi "Limitação biológica versus oportunidades da sociedade". "Não esperava ter sido escolhido, mas gostei muito dessa oportunidade. Tenho aprendido bastante com o curso (do Novos Talentos) e isso tem me aberto novas possibilidades. Estou buscando também novas oportunidades no mercado de trabalho e pretendo ao final do curso trabalhar como gerente de produção na área de moda."

    Além de Aparecido, foram premiados outros dois alunos do Novos Talentos: Janielson Cavalcante de Almeida com "Paradigmas rurais: a luta pela valorização da mulher no campo" e Lívia Cristina Chagas de Oliveira com "Estereótipos femininos criados pela mídia". Todos são alunos da Escola Técnica do Senai de Santa Cruz do Capibaribe.

    Assuntos: sempetq, programa novos talentos, governo de pernambuco, premio naide teodosio de estudos de genero
    Compartilhe: Link para o post: