meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Escola de Fernando de Noronha ultrapassa meta na avaliação do IDEB e está pronta para o retorno das aulas presenciais

     escola

    A Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFM) Arquipélago, de Fernando de Noronha, elevou mais uma vez a sua pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no ano de 2019, ficando acima da média estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC). O reconhecimento aconteceu às vésperas do retorno das aulas presenciais na EREFM, que terá início dia 22 deste mês.

    Os anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano), tinham a meta estabelecida em 5.4 e superaram, atingindo a nota 6.2. Nos anos finais do mesmo nível (do 6º ao 9º ano), a meta projetada era 4.6 e a instituição chegou a 4.7. Já no ensino médio, a meta era 4.8 e a escola atingiu a nota 5.4. A instituição é destaque em qualidade em todas as modalidades de ensino analisadas pelo Sistema de Avaliação, onde a EREFM apresenta uma das melhores médias do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, e Ensino Médio, superando a média estadual.

    “A EREFM conseguiu atingir ou superar a meta em todos os anos de avaliação e em 2019 não foi diferente. Ultrapassamos todas as metas em todas as modalidades. Esse resultado é a nível nacional e isso nos orgulha, pois é fruto do nosso esforço para fazer da educação na ilha, destaque no estado”, comemora o Gestor da EREFM, Josemar Morais.

    A Escola Arquipélago retoma, na próxima segunda-feira, as aulas presenciais. Será a primeira do Estado a receber os alunos. A volta será por etapas, começando pelo ensino médio, em seguida com os anos finais do ensino fundamental (29/09) e depois os anos iniciais do mesmo nível (06/10). Para adequar a escola ao protocolo de segurança estabelecido para o controle da pandemia da Covid-19, uma série de adequações foram realizadas nas instalações.

    Entre as mudanças na estrutura da escola estão a troca de salas menores por salas maiores, instalação de pias e colocação de dispensers de álcool gel. As salas estão com distanciamento de 1,5 metro entre as cadeiras e foram dividas pela metade para garantir o distanciamento social. As turmas que tinham entre 30 e 40 alunos, ficarão com 12. Além dessas modificações, serão distribuídas 3 máscaras para cada aluno e protetores faciais para os professores.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Dia da Árvore, 21 de setembro: Arborização pelas mãos dos reeducandos

     arvore

    Com o cultivo de mudas em sementeiras e o plantio das espécies nas ruas, eles buscam caminhos para ressocialização.  

    Na cidade do Recife e em Caruaru, no agreste, o serviço de plantação de mudas nas ruas conta com o reforço de reeducandos do regime aberto e livramento condicional, acompanhados pelo Patronato Penitenciário, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. Eles  fazem o cultivo nas sementeiras e, através do serviço de Disk Mudas, seguem deixando as cidades mais verdes, com palmeiras imperiais e leque, manila, ipê roxo, ipê rosa, pau de jangada e pau-brasil.

    Em San Martin, zona oeste do Recife, as praças Luís Gonzaga, Dom Hélder Câmara e João Pessoa de Queiroz, além de cinco ruas contam com 40 árvores das espécies  ipê, pata de vaca, mimosa e paudarquinho, todas plantadas pelas mãos dos reeducandos “O nosso espaço agora tem vida com a chegada das árvores de várias espécies, plantadas pelos reeducandos. É muito importante essa chance que é dada pra eles, porque traz um olhar diferente sobre essas pessoas, ensina uma profissão e abre as portas para que voltem a sociedade”, ressalta  Adriana Souto, vice-presidente da Associação de Moradores do Jardim do Forte, em San Martin.   

    Nove reeducandos trabalham na sementeira do Sítio da Trindade, no Recife e três são responsáveis pela distribuição das mudas nos bairros. Adílio da Silva, 37, é um dos que encontrou na terra a semente da ressocialização. “Limpo o terreno, faço adubo pra plantar, planto as mudas e quando estão grandes sigo pra colocá-las na rua junto com a equipe. Trabalhar com planta é vida e ocupa a nossa mente”, revela.  Ele trabalha das 7h às 16h.

    Já em Caruaru, onde a ressocialização também anda lado a lado com o meio ambiente através do plantio de árvores, 11 apenados do regime aberto e livramento condicional ajudam a deixar a cidade mais bonita, e desde 2018 quando iniciou a atividade, participaram do plantio de 14.000 mudas

    "Consciência ecológica também faz parte de ressocialização. Reeducandos que trabalham nas sementeiras prestam serviço à sociedade, além de garantirem sua subsistência. Isso contribui para sua formação como cidadão e como profissional de jardinagem”, explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

    Pelo trabalho, realizado através de convênio entre o Patronato Penitenciário e as prefeituras do Recife e de Caruaru, os reeducandos são remunerados com um salário mínimo (R$ 1.045,00), além de transporte e alimentação. No Recife, os moradores interessados no plantio de árvores no bairro podem ligar para o DisK Cidadão, 156, e em Caruaru, DisK Árvore, 81 3701-1549. 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Passeio gratuito pela Arena de Pernambuco neste fim de semana

     tour

    Edição de retorno do Tour na Arena, neste fim de semana, será aberta ao público. É preciso agendar a visita e obedecer o protocolo de segurança, com uso de máscara e checagem de temperatura na entrada

    O Governo do Estado preparou um retorno bem especial para o Tour na Arena. Suspenso desde março em virtude do isolamento social, causado pela pandemia da Covid-19, o atrativo volta neste fim de semana em dose dupla, com visitações no sábado e domingo, das 9h às 16h. Nesta edição especial de retorno, o Tour será gratuito mediante agendamento prévio. Para reservar a vaga, o visitante deve telefonar para o (81) 3319-7900 até as 16h da sexta-feira. 

    Como medida de proteção contra o novo Coronavírus, a Arena de Pernambuco montou um protocolo específico para o Tour, elaborado com base nas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, Protocolo Setorial do Governo do Estado de Pernambuco para visitações guiadas e ainda os protocolos recomendados pelo Conselho Internacional de Museus - a visita inclui parada na ExpoArena, a exposição do complexo.

    Entre as medidas a serem tomadas estão: restrição de 12 pessoas por turma, distanciamento de 1,5 metro entre os visitantes e horários dedicados a grupos especiais (como idosos). Também será obrigatório o uso de máscara e, na chegada dos visitantes, será aferida a temperatura. Para desinfecção das mãos, dispensers com álcool em gel estarão distribuídos pelo equipamento.

    Durante os 40 minutos do passeio, o público terá acesso à exposição Pernambuco Imortal, espaço dedicado aos atletas de destaque do esporte no Estado, ExpoArena, Foyer, vestiários, Zona Mista, gramado e banco de reservas.

    “O projeto, já consolidado entre o público local, volta a operar neste fim de semana, dando oportunidade para os visitantes conferirem de perto a história do nosso equipamento turístico. É uma bela oportunidade de lazer para a família pernambucana”, pontua o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

    Para esquentar o público para a volta, os artigos que compõem a exposição da Arena de Pernambuco vêm sendo publicados nas redes sociais através da hashtag #AcervoArena. Nas páginas do Facebook e Instagram do complexo multiuso, os seguidores conferem itens de coleção, como a camisa usada pelo Barcelona Legends, em jogo realizado na Arena em 2018, a bola da Copa das Confederações 2013 e a da Copa do Mundo 2014, e muito mais. Sucesso nos últimos anos, o Tour na Arena registrou visitação recorde em 2019, tendo recebido quase 11 mil pessoas.

    SERVIÇO:

    Local: Arena de Pernambuco

    Ingresso: especialmente nos dias 19 e 20 de setembro, o Tour na Arena será gratuito, das 9h às 16h, mediante agendamento

    Agendamento: deverá ser feito até sexta-feira, dia 18/09, às 16h

    Contato: (81) 3319-7900 / atendimento@arena.pe.gov.br

    Acesso: portão L

    Estacionamento: Amarelo

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Equipamentos culturais do Recife e de Olinda apostam na ressocialização de reeducandos

     seres

     

    No Museu de Arte Sacra, em Olinda, eles deixaram tudo limpo e jardim cuidado pra receber o público, a partir dessa quarta-feira, 16. Na Casa da Cultura e Museu do Trem atuam na recepção  com os protocolos de prevenção à Covid-19.

    O Museu de Arte Sacra de Pernambuco (MASP), em Olinda reabriu as portas ao público, nessa quarta-feira, 16, depois de cinco meses fechado por conta da pandemia. No período de suspensão das atividades a limpeza continuou, principalmente na área externa,  e esse apoio foi dado por dois reeducandos do regime aberto que trabalham no local. Eles realizam varrição, limpeza e jardinagem, e deixam tudo limpo pra receber o público.

    O trabalho faz parte de um convênio entre o Patronato Penitenciário de Pernambuco, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (FUNDARPE).  

    Para o gestor Dom Bernardo Alves, recém-chegado no museu, “esse trabalho é muito valioso porque significa uma oportunidade de renascer, de esperança  para os reeducandos”. Assim também acontece na Casa da Cultura e no Museu do Trem, no Recife    

    N. N. trabalha na entrada da Casa da Cultura, no bairro de São José recebendo os visitantes e cumprindo os protocolos de prevenção à Covid-19. Com álcool gel e termômetro vai ajudando as pessoas a curtirem o espaço e se prevenirem contra a doença. “Gosto desse trabalho porque ajuda a salvar vidas”, ressalta o reeducando.

    Também no bairro de São José, o Museu do Trem conta com a dedicação de um reeducando que aproveitou a oportunidade oferecida pelo setor de empregabilidade do Patronato Penitenciário para atuar no atendimento ao público, que vem conhecer o primeiro museu ferroviário do Brasil.

    "A contratação de mão de obra carcerária contribui diretamente para a redução dos índices de violência. Além de exercerem atividades em equipamentos culturais, como os museus, eles atuam na limpeza de ruas, praças e praias da cidade", destaca  Pedro Eurico, secretário de Justiça e Direitos Humanos. 

    Além da Fundarpe, o Patronato Penitenciário de Pernambuco mantém convênio com mais  30 empresas públicas e privadas e disponibiliza atividade remunerada, atualmente, para 1.206 reeducandos.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco paga parcela residual aos beneficiários do 13º do Bolsa Família

     bolsa

    Pagamento extra, que é feito aqueles que se regularizaram após fechamento das folhas de fevereiro, março e abril, incia hoje e segue até o dia 30 deste mês, somando mais de R$ 2,1 milhões nesta etapa

    O Governo de Pernambuco inicia, nesta quinta-feira (17), o pagamento da folha residual dos beneficiários que têm direito ao 13º do Bolsa Família, iniciativa estadual que concede uma parcela extra aos beneficiários do programa federal. Essa parcela vai contemplar 18.096 famílias que regularizaram situação junto ao programa Bolsa Família após a geração das folhas de pagamentos nos meses de fevereiro, março e abril e antes do final do mês de maio, conforme previsto no Decreto de Regulamentação do Programa. O pagamento residual soma um total de R$ 2.138.080,00 e será feito até o próximo dia 30. O 13º do Bolsa Família é gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.

    As parcelas da folha residual variam entre R$ 41,00 e R$ 150,00. O pagamento continuará sendo realizado nos mesmos locais onde o beneficiário já recebe o seu benefício do Bolsa Família: nas agências da Caixa Econômica, terminais eletrônicos, lotéricas ou estabelecimentos credenciados.

    Secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, reforça que a folha extra se soma a mais de R$ 150 milhões que foram investidos pelo Governo de Pernambuco no programa estadual. “Com esse pagamento, chegamos a um total de aproximadamente R$ 154,6 milhões destinados a essa parcela da população, que representa um terço dos pernambucanos. Foram contempladas 1.180.902 famílias nesse compromisso firmado pelo governador Paulo Câmara”, destacou.

    Parte destas 18 mil famílias contempladas na folha residual conseguiu ser reintegrada ao programa após o Supremo Tribunal Federal deliberar sobre uma ação do Consórcio de Governadores do Nordeste, que reivindicou o corte de beneficiários que havia sido realizado pelo Governo Federal. “Vimos, nos anos iniciais de 2020, que diversos beneficiários do Nordeste haviam saído da folha de pagamento do Bolsa Família e graças a essa ação, eles foram reincorporados, o que também teve reflexos no benefício estadual”, pontua o secretário executivo de Assistência Social, Joelson Rodrigues.

    Para saber se o recurso está disponível, os beneficiários podem fazer a consulta no site www.sdscj.pe.gov.br , digitando o Número de Identificação Social (NIS) e a data de nascimento do responsável familiar pelo benefício.


     

     
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • BOLETIM COVID-19 - COMUNICAÇÃO SES-PE

    | Saúde

    BOLETIM COVID-19 - COMUNICAÇÃO SES-PE

    Nesta quarta-feira (16.09), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulga seu 200º boletim epidemiológico da Covid-19, registrando 120.068 pacientes recuperados. O quantitativo representa 86,6% do total de casos da Covid-19. Entre os recuperados 15.581 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 104.487 eram casos leves.

    “A divulgação deste boletim epidemiológico tornou-se um importante instrumento para informar a população sobre a situação vivenciada em Pernambuco com transparência, assim como as ações desempenhadas pelo Governo do Estado no combate à doença. Devemos comemorar cada paciente curado, como também lamentar aqueles que perderam a batalha contra o novo coronavírus. E acima de tudo, alertar os pernambucanos que a pandemia ainda não acabou e que não estamos livres do adoecimento. Estamos em um momento de queda dos índices da doença em nosso Estado, mas toda a sociedade precisa continuar seguindo todas as recomendações de higiene e segurança para evitarmos uma nova crescente nos adoecimentos”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

    O boletim de hoje ainda registra 699 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 42 (6%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e os outros 657 (94%) são leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar. Agora, Pernambuco totaliza 138.568 casos confirmados, sendo 25.919 graves e 112.649 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

    Também foram confirmados laboratorialmente 19 óbitos (sendo 9 do sexo masculino e 10 do sexo feminino). Os novos óbitos confirmados são de pessoas residentes nos municípios de Afogados da Ingazeira (1), Araripina (1), Bezerros (1), Garanhuns (1), Lajedo (1), Maraial (1), Olinda (2), Petrolina (3), Recife (5), São José do Belmonte (1), Serra Talhada (1) e Surubim (1). Com isso, o Estado totaliza 7.933 mortes pela doença.

    As mortes registradas no boletim de hoje ocorreram entre 29 de abril e 15 de setembro. Do total de mortes do informe de hoje, sete (37%) ocorreram nos últimos três dias, sendo uma registradas no dia de ontem (terça, 15/09), quatro em 14/09 e duas em 13/09. Os outros doze (63%) registros ocorreram entre os dias 29/04 e 12/09.

    Os pacientes tinham idades entre 50 e 93 anos. As faixas etárias são: 50 a 59 (8), 60 a 69 (2), 70 a 79 (3), 80 anos ou mais (6). Dos 19 pacientes que vieram a óbito, 13 apresentavam comorbidades confirmadas: diabetes (8), doença cardiovascular (7), hipertensão (4), obesidade (3), AVC (1), câncer (1), tabagismo (1), doença respiratória (1) e etilismo (1) - um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Um não apresentava comorbidades e os demais estão em investigação.

    Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 21.486 casos foram confirmados 35.003 descartados. As testagens entre os trabalhadores do setor abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada.

    HOSPITAL DE REFERÊNCIA- Ao completar, cinco meses de atividade, nesta quarta-feira (16.09), o Hospital de Referência à Covid-19 em Boa Viagem – antigo Hospital Alfa – alcançou a marca de 1,3 mil pacientes recuperados da doença. A alta de Édna de Souza Rocha Gonzaga, de 53 anos, na manhã desta quarta-feira (16/09), pontuou o número.

    A paciente, que chegou ao Hospital de Referência em 11 de agosto, ficou 36 dias internada na unidade, entre leitos de UTI e enfermaria, e agora realizou o desejo de reencontrar os familiares, especialmente os três filhos e o neto.

    “Durante o período que estive aqui fui muito bem tratada, mas não vejo a hora de estar novamente com minha família, com meus filhos”. Dona Édna conta que algumas vezes imaginou que o momento do reencontro não chegaria. “Eu pensei que não fosse vencer essa doença. Não desejo que ninguém passe por ela, e para quem está passando, meu conselho é que lute para se recuperar”, comentou.

    André Gonzaga, filho de Dona Édna, a acompanhou na saída do Hospital. “Nós ficamos muito preocupados com ela durante a internação, mas os médicos sempre entravam em contato, dando notícias, informando sobre a recuperação dela, e é uma sensação indescritível reencontrá-la com saúde. Com certeza, chegando em casa, vamos festejar bastante”, disse, agradecendo também ao hospital pelo tratamento oferecido à mãe.

    Contando hoje com 100% de sua capacidade, com 230 leitos ativos (130 de enfermaria e 100 de UTI), o Hospital de Referência foi requisitado administrativamente pelo Governo de Pernambuco em março. Em tempo recorde, a estrutura, que estava sem energia elétrica, água encanada e rede de gases, passou por ampla reestruturação e equipagem, e abriu as portas no dia 16 de abril, atuando de forma dedicada para a atenção aos pacientes com a Covid-19. Cerca de 2 mil pacientes já foram internados na unidade,  que é a maior em número de leitos exclusivos para os casos do novo coronavírus em Pernambuco.

    “Para garantir a assistência adequada aos pacientes com a Covid-19, o Governo do Estado, por determinação do governador Paulo Câmara, está fazendo o maior esforço sanitário e de mobilização de insumos, equipamentos e recursos humanos de nossa história. Foram mais de dois mil leitos abertos para o atendimento aos pacientes, sendo mais de 900 de UTI. E o Hospital Alfa, que em um curto espaço de tempo passou por uma grande readequação e teve que ser completamente equipado, é um exemplo desse esforço. A unidade, que hoje completa cinco meses, tem sido determinante para que possamos estar salvando vidas durante esta pandemia”, destaca o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

    SÍNDROME PEDIÁTRICA - Nesta quarta-feira (16/09) foram atualizados os dados da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P) - quadro que acomete crianças e adolescentes - sendo temporalmente associada à Covid-19. Foram incluídos dois novos casos. Até o momento, Pernambuco contabiliza 18 ocorrências, das quais 16 já evoluíram para a cura e alta hospitalar e 2 vieram a óbito. Todos tiveram resultado positivo para Covid-19.

    Nesta atualização, foi confirmado o segundo óbito - uma criança do sexo feminino de 1 ano e 11 meses, residente no Recife, que faleceu no início de agosto. Já o outro caso, que recebeu alta no início de julho, foi de uma menina de 3 anos também da capital pernambucana.

    Do total de casos, 16 são de Pernambuco - Recife (5, entre eles 2 óbitos), Caruaru (2), Ipojuca (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Goiana(1), Sirinhaém (1), Joaquim Nabuco (1), Limoeiro (1), Timbaúba (1), Flores (1),Santa Cruz do Capibaribe (1) - e 2 de outros estados (Alagoas e Piauí), mas que procuraram atendimento médico no Estado.

    A notificação da síndrome foi instituída no início deste mês de agosto e os serviços de saúde, além de atentos para ocorrência de casos novos, estão resgatando ocorrências desde o começo da pandemia. Dos casos registrados até o momento, 8 são do sexo masculino e 10 do feminino, com idades entre 1 e 13 anos.

    Cidades: Jaboatão dos Guararapes , Olinda, Recife
    Assuntos: boletim Covid19, Pernambuco, SES- PE
    Compartilhe: Link para o post:
  • Hospital de Referência à Covid-19 (Antigo Alfa) atinge marca de 1,3 mil curados

    | Saúde

    hospital alfa 

    Unidade, que conta com 230 leitos, foi inaugurada em abril para atender exclusivamente os pacientes com o novo coronavírus

    Após completar cinco meses de funcionamento, o Hospital de Referência à Covid-19 em Boa Viagem – antigo Hospital Alfa – alcançou a marca de 1,3 mil pacientes recuperados da doença. A alta de Édna de Souza Rocha Gonzaga, de 53 anos, na manhã desta quarta-feira (16/09), pontuou o número. A paciente, que chegou ao Hospital de Referência em 11 de agosto, ficou 36 dias internada na unidade, entre leitos de UTI e enfermaria, e agora vai realizar o desejo de reencontrar os familiares, especialmente os três filhos e o neto.

    “Durante o período que estive aqui fui muito bem tratada, mas não vejo a hora de estar novamente com minha família, com meus filhos.” Dona Édna conta que algumas vezes imaginou que o momento do reencontro não chegaria. “Eu pensei que não fosse vencer essa doença. Não desejo que ninguém passe por ela, e para quem está passando, meu conselho é que lute para se recuperar”, comentou.

    André Gonzaga, filho de Dona Édna, a acompanhou na saída do Hospital. “Nós ficamos muito preocupados com ela durante a internação, mas os médicos sempre entravam em contato, dando notícias, informando sobre a recuperação dela, e é uma sensação indescritível reencontrá-la com saúde. Com certeza, chegando em casa, vamos festejar bastante”, disse, agradecendo também ao hospital pelo tratamento oferecido à mãe.

    REFERÊNCIA - O Hospital de Referência em Boa Viagem funciona, hoje, com 100% de sua capacidade, tendo 230 leitos ativos – sendo 130 de enfermaria e 100 de UTI. O equipamento foi requisitado administrativamente pelo Governo de Pernambuco em março e, em tempo recorde, a estrutura, que estava sem energia elétrica, água encanada nem rede de gases, passou por ampla reestruturação e abriu as portas no dia 16 de abril, atuando de forma dedicada à atenção aos pacientes com a Covid-19. Atualmente, a unidade é a maior em número de leitos exclusivos para os casos do novo coronavírus, e tem papel fundamental no enfrentamento à pandemia em Pernambuco.

    “Para garantir a assistência adequada aos pacientes com a Covid-19, o Governo do Estado, por determinação do governador Paulo Câmara, está fazendo o maior esforço sanitário e de mobilização de insumos, equipamentos e recursos humanos de nossa história. Foram mais de dois mil leitos abertos para o atendimento aos pacientes, sendo mais de 900 de UTI. E o Hospital Alfa, que em um curto espaço de tempo passou por uma grande readequação e teve que ser completamente equipado, é um exemplo desse esforço. A unidade, que hoje completa cinco meses, tem sido determinante para que possamos estar salvando vidas durante esta pandemia”, destaca o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.

    Fotos: Divulgação


    Cidades: Recife
    Assuntos: covid19, hospital Alfa,
    Compartilhe: Link para o post:
  • INFORME SES-PE - COVID-19 // QUARTA-FEIRA, 16.09.2020

    INFORME SES-PE - COVID-19 // QUARTA-FEIRA, 16.09.2020


    A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (16.09), 699 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 42 (6%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e os outros 657 (94%) são leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar. Agora, Pernambuco totaliza 138.568 casos confirmados, sendo 25.919 graves e 112.649 leves.

    Também foram confirmados 19 óbitos, ocorridos desde o dia 29 de abril. Do total de mortes do informe de hoje, sete (37%) ocorreram nos últimos três dias, sendo uma no dia de ontem (terça, 15/09), quatro em 14/09 e duas em 13/09. Os outros 12 registros (63%) ocorreram entre os dias 29/04 e 12/09. Com isso, o Estado totaliza 7.933 óbitos pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.


    Assuntos: boletim Covid19, Pernambuco, SES- PE
    Compartilhe: Link para o post:
  • INFORME SES-PE - COVID-19 // QUARTA-FEIRA, 16.09.2020

    | Saúde
    INFORME SES-PE - COVID-19 // QUARTA-FEIRA, 16.09.2020


    A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quarta-feira (16.09), 699 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 42 (6%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e os outros 657 (94%) são leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar. Agora, Pernambuco totaliza 138.568 casos confirmados, sendo 25.919 graves e 112.649 leves.

    Também foram confirmados 19 óbitos, ocorridos desde o dia 29 de abril. Do total de mortes do informe de hoje, sete (37%) ocorreram nos últimos três dias, sendo uma no dia de ontem (terça, 15/09), quatro em 14/09 e duas em 13/09. Os outros 12 registros (63%) ocorreram entre os dias 29/04 e 12/09. Com isso, o Estado totaliza 7.933 óbitos pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.


    Cidades: Jaboatão dos Guararapes , Olinda, Recife
    Assuntos: boletim Covid19, Pernambuco, SES- PE
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco ultrapassa a marca dos 400 mil testes para Covid-19

    | Saúde

    teste

    Pernambuco ultrapassa a marca dos 400 mil testes para Covid19

    Estado é o 4º colocado no Brasil em número de exames RT-PCR, segundo o Ministério da Saúde

    O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), ultrapassou, nesta terça-feira (15), a marca dos 400 mil testes realizados no Estado. Ao todo, foram 403.807 procedimentos, entre exames de biologia molecular (RT-PCR), sorologias e testes rápidos. Somente entre os exames do tipo RT-PCR, considerado padrão-ouro por ser mais sensível e detectar a atividade viral em sua fase mais aguda, o Estado subiu para a 4ª posição entre os Estados brasileiros no número de exames realizados, segundo levantamento publicado na Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

     Para o governador Paulo Câmara, a testagem, que pôde ser acelerada com a aquisição de equipamentos para o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen), tem um papel fundamental no enfrentamento à pandemia da Covid-19. “Quando adquiriu mais maquinários, Pernambuco saiu na frente, mais uma vez. Aumentamos a capacidade de testagem em quatro vezes, dando mais qualidade ao processo. Dessa forma, podemos nos preparar melhor para o futuro", afirmou Paulo Câmara.

     O secretário de Saúde, André Longo, destacou também a ampliação da testagem, anunciada na última semana, para pessoas que tiveram contato domiciliar com casos confirmados da doença. Em Pernambuco, o Lacen tem capacidade diária para processar três mil exames de RT-PCR. Segundo Longo, em fevereiro, a título comparativo, o Brasil tinha a capacidade de fazer apenas 2.700 exames por dia. “A massificação da testagem, que sempre foi uma das prioridades do Governo de Pernambuco no enfrentamento e processo de convivência com a doença, amplia o monitoramento e também o controle da transmissão”, disse o secretário.

     Fotos: Diego Nigro/SEI

    Cidades: Jaboatão dos Guararapes , Paulista
    Assuntos: testes, covid19
    Compartilhe: Link para o post: