meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • IPA completa 84 anos de trabalho vigoroso em prol da agricultura familiar pernambucana

    | Agricultura

    O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário, completou nesta semana última semana 84 anos de um trabalho vigoroso e pujante voltado à valorização da agricultura e do agricultor familiar de Pernambuco, a quem o órgão, via profissionais capacitados, está sempre atento com projetos de pesquisa inovadores, desenvolvendo constantemente ações de ATER do litoral ao sertão. Graças ao IPA, por exemplo, a palma, planta tão importante para a realidade árida, não deixou de existir. Foi o Instituto, via pesquisa, que desenvolveu cultivar resistente à praga da Cochonilha do Carmim.

    O IPA ainda está planejando, agora para setembro, projeto para se tornar autossustentável em várias searas. A iniciativa piloto será iniciada em Belém do São Francisco, berço das principais cultivares de tomate e cebola comercializados no País. No primeiro momento, serão disponibilizados 20 hectares para plantação e sementes de milho, que deverão render 170 toneladas de milho, em duas safras. Até o final do ano, esse número será ampliado para 50 hectares com produção anual de 500 toneladas de sementes básicas.  Duas Estações, Ibimirim e Petrolina, também estão prontas para produzir sementes selecionadas.

    A Biofábrica da Estação Experimental de Itapirema, em Goiana, possui 200 mil mudas de palmas disponíveis. A palma é uma prioridade, já que é base da alimentação animal para a bacia leiteira do Estado, concentrada no Agreste e Sertão. Em Araripina, a ideia é ampliar a produção e sorgo nos campos, desenvolvendo mecanismos de blindagem contra os ataques dos passarinhos. Além disso, mais 20 hectares serão disponibilizados para a produção de mandioca.

    Na área de Melhoramento Genético, será lançado o projeto de Produção de Embriões, em Afrânio. Estudo aponta que o IPA tem potencial para tornar-se, em curto prazo, produtor e fornecedor para a bovinocultura dentro e fora do Estado, tornando-se autossustentável economicamente. A qualidade genética dos animais cultivados nas Estações, a exemplo de São bento do Una que reúne gado de excelência, com vacas sagradas campeãs, além de  Arcoverde que se destaca com a raça Girolando são cases de sucesso. Este ano, o Instituto disponibilizou 400 doses de sêmen de gado Girolando e Holandês para produtores de Serrita e Afrânio, 200 para cada município.  O objetivo também é aumentar a oferta de tourinho,  a fim de atender a demanda dos pecuaristas que buscam elevar a qualidade de seus rebanhos.

    Outro projeto, planejado para 2020, é a criação de novos Bancos de Sementes e o fortalecimento dos Bancos de Sementes Crioulas, já existentes. Essa é uma forma de enfrentamento dos alimentos transgênicos e de outros modos de produção atuais.

    Na extensão rural, o IPA está sempre próximo ao agricultor familiar. Coordena e mantém, no Estado, com elogiada atuação, ações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Projeto Dom Helder – este uma referência para outros estados da federação; Projeto Mãe Coruja, cursos do Programa Horta em Todo Canto, entre outros, além de beneficiar diretamente agricultores com dias de campo, cursos de capacitação, intercâmbio entre instituições, sempre buscando acrescer, cada vez mais, o agricultor familiar do Estado. É com competência e credibilidade que o IPA vem construindo sua história, em 84 anos completados no último sete de setembro. 

    Assuntos: sad, ipa, agricultura familiar
    Compartilhe: Link para o post:
  • Latam é autuada por proibir embarque de autista

    | Direitos Humanos

    O Procon-PE autuou na manhã de hoje (11.09), a empresa aérea Latam por proibir o embarque de uma mulher de 26 anos, portadora do espectro autismo, mesmo com laudo médico que comprova que ela é apta a desenvolver todas as suas atividades sozinhas.

    O órgão de defesa do consumidor foi procurado pela empresa Eleve Gestão de Negócios, especialista em atuar com inclusão, falando sobre o caso de Uli Firmino Ary, de 26 anos, que auxiliar de veterinária e violinista do Conservatório Pernambucano de Música. Ela iria para Fortaleza, no dia (07.09), fazer uma cirurgia na gengiva, que estava marcada pra ontem (10.09).

    De acordo com Uli, ao chegar para fazer o check in, ela pediu para trocar de assento, o ficava perto da hélice, e ela possui sensibilidade auditiva. A Latam questionou o porquê da troca de cadeiras. Ao explicar que era autista, ela foi informada que não poderia viajar sozinha, mesmo após a violonista apresentar o laudo médico neurológico de ampla capacidade que pode fazer tudo sozinha. Mesmo assim, a mulher teve seu voo negado e foi informada que teria que esperar até 72 horas, para a Latan analisar o laudo médico.

    “Assim que fomos procurados pela Eleve, enviamos uma equipe de fiscais para o aeroporto. A Latan foi autuada e multada por não apresentar justificativa legal para que ela viajasse, descumprindo o laudo médico da consumidora. No momento também queremos que ela fosse realocada no voo mais próximo de acordo com suas necessidades”, explicou Danyelle Sena, gerente de fiscalização do Procon. Uli irá viajar nessa quinta-feira, às 11h55.

    A advogada da Eleve, Taisa Guedes, informou que também irá entrar judicialmente contra a Latan por danos materiais, já que Uli perdeu a cirurgia que já estava paga, danos morais, e também aberto um Boletim de Ocorrência por discriminação.

    Cidades: Recife
    Assuntos: procon, empresa aerea, latam
    Compartilhe: Link para o post:
  • Cepe edita romance sobressimbolista de Carlos Nejar

     cepe

    Escritor gaúcho lança romance Os degraus do arco-íris, dia 19 de setembro, às 19h, na Livraria Travessa de Ipanema

    Em um mundo distópico, em que a humanidade vive em Caverna desprovida de luz, não há iluminação nem para os pensamentos. Nesse escuro real e figurado é fácil chegar à insensatez, como narra escritor gaúcho Carlos Nejar no romance inédito Os degraus do arco-íris, publicado pela Cepe. O livro será lançado dia 19 de setembro, às 19h, na Livraria Travessa de Ipanema, no Rio de Janeiro. 

    Com 221 páginas, a obra traz posfácio do poeta, romancista, teatrólogo e crítico Oscar Gama Filho, que nomeia o estilo de Nejar de barroco-sobressimbolistas. “Texto psicológico e surpreendente: pessoas são aprisionadas em uma caverna de iniquidades, que é um aprimoramento da Caverna de Platão. Libertam-se dela pelo esquecimento. A Caverna castiga seus prisioneiros com o esquecimento. Quando nos esquecemos de nós mesmos deixamos de existir”, escreve Oscar. “Aliterações, alegorias, metáforas, aforismos e manipulações sobressimbolistas da realidade inundam todas as frases, deixando o leitor sem fôlego, como se estivesse diante de um filme em clipes rápidos”, define o crítico. 

    Na Caverna, um trabalho estúpido ocupa o tempo dos habitantes, que empurram pedras morro acima incessantemente sem saber o sentido. Escrito em primeira pessoa, o livro de Nejar é um romance que leva o leitor à reflexão a todo instante sobre si e o que há em volta, seja na Caverna, seja fora das páginas do livro. “Havia uma quota de loucura nos trabalhos e até que ponto a sensatez não é loucura?”, indaga Nejar, para depois afirmar a amargura da existência. “Nós, moradores, cometêramos o delito abominável de haver nascido”. A loucura parecer ser o paliativo para engolir o choro diante da vida na Caverna, inimiga dos intelectuais, filósofos ou de qualquer agitador de ideias, vendidas como perigosas. Qualquer semelhança com a realidade será mera coincidência? Mas o que é realidade se “só o que tocamos passa a existir”? “Nossas autobiografias são as próprias pedras que empurramos, com o sangue e suor desenhando nosso rosto”. 

    Ante esse puído e falso clima de defensora dos direitos nacionais, quando os esmagava, eu não podia, nem posso fazer nada contra as pedras, nem no resguardo dos nossos direitos contra a Caverna. Mas ao nos unirmos nos curamos juntos desta roda, nos curamos desta história envergonhada, nos curamos do medo que nos assola, da mentira que invade todos os setores da república, com a desafogada corrupção de poderosos. 

    A Caverna, por sua vez, acredita que existe para si, e o poder lhe serve apenas pelo poder.  “Não se pode, assim, por imposição da Caverna, dizer o que se pensa, mas o que o povo quer ouvir. Ou ver tudo, existindo nada. E era disfarçada ditadura, com aparência democrática”. Se sabemos disso, por que continuamos pelo caminho das pedras? Talvez para subir os utópicos degraus do arco-íris e chegar à metafórica luz. 

    Há, no entanto, humanos que sabem, como o personagem narrador, que tudo é mera farsa. “Ante esse puído e falso clima de defensora dos direitos nacionais, quando os esmagava, eu não podia, nem posso fazer nada contra as pedras, nem no resguardo dos nossos direitos contra a Caverna. Mas ao nos unirmos nos curamos juntos desta roda, nos curamos desta história envergonhada, nos curamos do medo que nos assola, da mentira que invade todos os setores da república, com a desafogada corrupção de poderosos”. 

    Serviço:

    Lançamento do livro Os degraus do arco-íris (Cepe Editora)
    Onde: Livraria Travessa de Ipanema 
    Quando:19 de setembro, às 19h
    Preço: R$ 30 (livro impresso); R$ 9 (E-book)

    Assuntos: cepe, lancamento, livro
    Compartilhe: Link para o post:
  • Sefaz-PE inicia nova fase do programa de recuperação de débitos e começa a inscrever devedores de IPVA na dívida ativa e negativação no Serasa

    A Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE) deu início a 2ª fase do programa de recuperação de débitos referentes ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Nesta etapa, os contribuintes que estiverem com débitos referentes ao exercício 2019 terão a oportunidade de quitar sua dívida com o Fisco. Também nesta fase, a Sefaz-PE estará negativando os contribuintes que não quitaram suas dividas referente aos exercícios de 2015 a 2018, na primeira fase do programa. 

    O programa conta com três etapas. A primeira, já em andamento, consta no envio de cartas para os contribuintes. Caso efetue o pagamento após o recebimento da carta, o proprietário do veículo pagará o valor com multa de 15%. Na segunda etapa, o contribuinte será notificado e terá multa de 100%. Após esse procedimento, permanecendo em situação irregular, o nome será inscrito na dívida ativa e negativado, semelhante ao que ocorrerá com os inadimplentes dos exercícios de 2015 a 2018.

    O primeiro lote com 30 mil cartas já foi enviado aos devedores. Neste lote, é calculado um valor de débito atualizado de aproximadamente R$ 16 milhões. Nesta 2ª fase, o contato da Sefaz-PE também será feito por telefone.  Já os grandes contribuintes - bancos responsáveis pelas dívidas em leasing – serão contatados pela Gerência de Segmento do IPVA da Sefaz-PE e pela Procuradoria Geral do Estado – PGE.

    O IPVA se constitui em uma importante fonte de recursos para o Governo do Estado de Pernambuco, tendo respondido em 2018 por uma arrecadação de R$ 1.177.886.218,94.

     Como quitar o IPVA?

    - Na fase de pré-notificação, o contribuinte deve consultar e emitir o DAE  do imposto em aberto  no site do  DETRAN-PE.

    - O atendimento presencial ao contribuinte será  realizado nas agências do DETRAN  e  nas Agências da Receita Estadual (ARE´s) da SEFAZ .

    - O  atendimento ao contribuinte Notificado será realizado pelas  Agências da Receita Estadual (ARE´s), da SEFAZ. O contribuinte também  pode  emitir  o  DAE  da Notificação de Débitos do IPVA para parcelamento ou liquidação à vista, no e-fisco, através do site da SEFAZ

    Mais informações:Todas as dúvidas podem ser esclarecidas através do TELESEFAZ, pelos números 08002851244 ou (81) 3183-6401, ou no DETRAN-PE, pelo 3453-8202.

    Assuntos: sefaz, contribuintes, ipva
    Compartilhe: Link para o post:
  • Abastecimento suspenso em cidades atendidas pelo Sistema Botafogo

    A  Compesa informa que precisou suspender o abastecimento de água para as cidades de Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, para o conserto de um vazamento ocorrido em um trecho de uma adutora de grande porte do Sistema Botafogo, localizada na Estrada de Monjope, em Igarassu. Segundo o gerente de Produção da Compesa, Euris Oliveira, os serviços são de natureza complexa e por isso os técnicos da companhia estão realizando uma força-tarefa para que os trabalhos sejam finalizados ainda hoje (11). Dessa forma, a perspectivas dos técnicos é que o sistema volte a funcionar plenamente amanhã (12), permitindo a retomada da distribuição de água. 

    Os serviços de manutenção foram iniciados ontem (10), e afetavam apenas algumas áreas das quatro cidades. Mas em função do rodízio e como as intervenções foram prorrogadas – inicialmente estavam previstas para terminar às 12h desta quarta-feira (11) - todas as cidades atendidas pelo Sistema Botafogo tiveram o abastecimento de água comprometido. Após a conclusão dos serviços nesta quinta-feira, a Compesa retomará a distribuição de água, obedecendo o calendário de cada localidade.
    Assuntos: seinfra, compesa, abastecimento de agua
    Compartilhe: Link para o post:
  • Balcão de Direitos leva para a população de Abreu e Lima serviços de segundas vias de certidões

    | Direitos Humanos

     O programa Balcão de Direitos, vinculado à Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), levará na próxima quinta-feira (12), serviços gratuitos para a emissão de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito, para a população de Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife (RMR). A ação será realizada no Projeto da Comunidade Shalom de Abreu e Lima, localizado na Rua Cento e Cinqüenta e Três, 135, Caetés I, das 8h às 12h. 

    A ação acontecerá em parceria com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC). Os interessados no serviço deverão comparecer ao local da ação de posse da certidão antiga e o documento de identidade.

    POSTO FIXO – O Balcão de Direitos, programa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos SJDH, executado através da Executiva de Direitos Humanos SEDH, emite documentos gratuitamente no posto fixo, situado na Rua Djalma Farias, 250. Torreão. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h.   

    Cidades: Abreu e Lima
    Assuntos: sedh, balcao de direitos, acao de cidadania, emissao de documentos
    Compartilhe: Link para o post:
  • 374 veículos são disponibilizados no 17º leilão de 2019 do DETRAN-PE

    leilao

    A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SEDUH, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, realiza na próxima sexta-feira (13), às 9h, no pátio da empresa Coliseum, localizada na Rodovia Luiz Gonzaga, BR 232, Km 41, Vitória de Santo Antão, o 17º Leilão de veículos apreendidos pelo do Órgão. Serão disponibilizados 374 veículos para leilão, conservados ou em estado de sucata, entre carros e motos, os lances mínimos devem girar em torno de R$ 100,00. Os veículos estarão expostos para visitação no dia 12, das 8h às 15h, no pátio da Guardcar, localizado na BR 101 Sul, 1590 – Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, próximo a Fábrica da Coca-Cola.

    Os leilões inserem o Órgão na agenda ambiental ao colaborarem para a reciclagem automotiva e para a retirada de veículos abandonados nas ruas. O DETRAN-PE cumpre o que está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Após 90 dias de apreensão, os veículos não reclamados devem ser leiloados. O Edital, contendo as informações gerais sobre o leilão, a exemplo das normas, documentação exigida e taxas de administração a serem pagas pelos arrematantes, pode ser acessado no site do DETRAN: www.detran.pe.gov.br e também no site da empresa Coliseum, www.coliseumleiloes.com.br.

    O arrematante deverá requerer e pagar pela expedição da 2º via do Certificado de Registro do Veículo (CRV). Cabe a ele também arcar com o valor dos serviços de Baixa do Gravame dentre outras taxas como a de Licenciamento, a de transferência do veículo e a taxa de Emplacamento. O dinheiro arrecadado no leilão é usado para pagar as dívidas dos veículos apreendidos. Quitados os débitos, o resíduo restante – caso haja – volta para o proprietário anterior do veículo.

    Serviço:
    17º Leilão 2019 de veículos apreendidos pelo DETRAN-PE
    Quando: 13 de setembro de 2019
    Horário: 09h
    Onde: Pátio da Coliseum Leilões, localizada na Rodovia Luiz Gonzaga, BR 232, Km 41, Vitória de Santo Antão.

    Visitação prévia
    Quando: 12 de setembro 2019
    Horário: 08h às 15h
    Onde: Pátio da Guardcar, localizado na BR 101 Sul, 1590 – Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, próximo a Fábrica da Coca-Cola.

    Cidades: Jaboatão dos Guararapes , Vitória de Santo Antão
    Assuntos: seduh, detran, leilao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco é finalista do Prêmio Excelência em Competitividade com Plano de Resíduos Sólidos

    | Meio Ambiente

    plano

    O Plano de Resíduos Sólidos da Região de Desenvolvimento Metropolitana de Pernambuco (RDM/PE) é um dos seis finalistas do Prêmio Excelência em Competitividade - Destaque Boas Práticas deste ano, entre mais de 120 inscritos de todo o Brasil. A premiação é realizada pela CLP - Liderança Pública, organização sem fins lucrativos, responsável, entre outras publicações, pelo Ranking de Competitividade dos Estados.

    Confira a íntegra do plano de resíduos sólidos

    O documento foi produzido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) em parceria com os municípios do Grande Recife e com o distrito de Fernando de Noronha. “O plano tem o objetivo de indicar ações para a adequada gestão dos resíduos sólidos em um horizonte de planejamento de 20 anos, em consonância com as diretrizes nacional, estadual e metropolitana. Estamos muito felizes com o resultado desse trabalho”, salienta o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto.

    A comissão do prêmio fez duas avaliações para determinar os indicados. A primeira consistiu em verificar se as boas práticas inscritas atendiam aos pré-requisitos, se eram estaduais e forneciam informações completas sobre sua execução. Já a segunda triagem abordou critérios como potencial de institucionalização ou legado, equidade, replicabilidade, inovação, competitividade e resultados.

    Além do Plano de Resíduos Sólidos, concorrem ao prêmio as práticas: Cria - Criança Alagoana (AL), Paraíba Unida pela Paz (PB), Bom Prato (SP), Caminhos da Paraíba (PB) e Programa Telessaúde (MT). Os estados vencedores serão premiados na cerimônia de lançamento da 8ª Edição do Ranking de Competitividade dos Estados, no dia 18 de outubro, em São Paulo.

    Assuntos: seduh, plano de residuos solidos, premio excelencia em competitividade
    Compartilhe: Link para o post:
  • Funase promove ações alusivas ao Setembro Amarelo, mês de valorização da vida

    | Direitos Humanos

    funase

    Em Timbaúba, houve uma palestra para socioeducandos e funcionários. Nesta semana, também haverá atividades no Recife e em Arcoverde com a participação de instituições parceiras

    Adolescentes e funcionários da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), estão participando de ações alusivas ao Setembro Amarelo, mês dedicado à valorização da vida. Oficinas, palestras e rodas de conversa estão na lista de atividades promovidas nas unidades socioeducativas. Na terça (10), por exemplo, o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Timbaúba, na Zona da Mata Norte, recebeu uma ação da campanha.

    Vinte socioeducandos e um grupo de agentes socioeducativos participaram de uma palestra, que foi ministrada por profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Ferreiros, município da mesma região do Estado. Após o momento de reflexão, cartazes com mensagens referentes à importância da campanha foram produzidos pelos adolescentes participantes.

    Para a coordenadora técnica do Case Timbaúba, Karolyne Bezerra, trabalhar a valorização da vida mostra aos socioeducandos uma nova perspectiva no cumprimento da medida socioeducativa. “Quase 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), e essa é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Diante de alguns objetivos da campanha Setembro Amarelo, percebemos que falar sobre o tema nos faz criar o desejo pela vida e de tentar resolver situações e dores através da presença do outro. Nossos jovens gostaram bastante da ação dentro da unidade”, disse.

    Ainda nesta semana, socioeducandas do Centro de Internação Provisória (Cenip) Santa Luzia, no Recife, também participarão de uma palestra sobre o Setembro Amarelo, com condução do Centro de Valorização da Vida (CVV), referência nacional sobre o tema. Já no Case/Cenip Arcoverde, no Sertão do Estado, haverá uma palestra proferida por um psicólogo da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (Aesa) e uma roda de conversa do Grupo de Orientação sobre Drogas (GOD) para adolescentes e seus familiares.

    CAMPANHA – O Setembro Amarelo surgiu com o propósito de jogar luz sobre a prevenção ao suicídio, que é um problema de saúde pública. Segundo a OMS, no mundo, a cada 40 segundos, uma pessoa tira a própria vida. Em até 90% dos casos, há possibilidade de prevenção. Falar a respeito é a melhor forma de indicar caminhos de ajuda para quem está precisando.

    Cidades: Arcoverde, Recife, Timbaúba
    Assuntos: sdscj, funase, setembro amarelo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Semana da Astronomia lembra pioneirismo de Pernambuco nos estudos astronômicos e convida a observar o céu

    astronomia

    Na próxima semana, 16 a 21 de setembro, o céu é o protagonista. No Espaço Ciência, no Observatório da Sé e com ações itinerantes no Sertão e na capital, a Semana da Astronomia promete reforçar o pioneirismo do estado nos estudos astronômicos. A cada dia, um astro fica em evidência. Oficinas, lançamento de foguetes, palestras e observação dos astros estão na programação, que também inclui uma solenidade na Assembleia Legislativa e ações nos municípios de Floresta e Itacuruba.

    Nos últimos dois anos, duas Leis foram aprovadas para consolidar a realização da Semana Estadual de Astronomia e Semana Municipal de Astronomia do Recife. O período escolhido para realização dos eventos coincide com a data de aniversário do cientista George Marcgrave. Ele foi o responsável pela construção do Observatório Astronômico no Recife, o primeiro das Américas e de todo Hemisfério Sul. A importância deste Observatório é tanta que, em 1640, foi possível observar e descrever cientificamente, pela primeira vez, um eclipse do Sol em terras recifenses. Por conta disso, o Recife é conhecido como “Berço da Astronomia das Américas”.

    O pioneirismo de Pernambuco nos estudos astronômicos não ficou restrito ao século XVII. No século XX, por exemplo, ganhou reforço na figura do holandês conhecido como Padre Polman que, nos anos 50, criou o Clube Estudantil de Astronomia (CEA) e ajudou a formar uma geração de entusiastas pela Astronomia. Atualmente, Pernambuco abriga, no município de Itacuruba, o OASI (Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica), onde está o segundo maior telescópio em solo brasileiro e onde se realiza projeto de monitoramento de asteroides reconhecido mundialmente.

    “Queremos que a população se sinta parte dessa história. As ações de popularização da Ciência que serão desenvolvidas na Semana da Astronomia buscam disseminar o interesse e reforçar esta tradição do Estado”, afirma o astrofísico Antonio Carlos Miranda, professor da UFRPE e coordenador do projeto Desvendando o Céu Austral.

    PROGRAMAÇÃO – A cada dia, um astro foi escolhido para ser o foco da programação, seguindo o mote da “Astronomia todo dia”. Segunda é dia da Lua; terça, de Marte; quarta, de Mercúrio; quinta, de Júpiter; sexta, de Vênus; sábado, de Saturno; e domingo, do Sol. “Em várias línguas, a origem etimológica dos dias da semana fazem referência a astros ou a deuses associados a elementos cósmicos”, afirma Arthur Lima, da Coordenação de Física e Astronomia do Espaço Ciência.

    O Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciência do Estado de Pernambuco, funciona de segunda a sexta, de 8 às 12h e de 13h às 17h; e nos sábados e domingos, de 13:30h às 17h. Além das sessões no Planetário, haverá observação do sol e da lua, e oficinas como construção e lançamento de foguetes; confecção de relógio solar e Observatório Indígena; e outras sobre astrobiologia, fases da lua e sistema solar.

    No Alto da Sé, as atividades ocorrem de segunda a domingo, de 16h às 20h. O foco é a acessibilidade: haverá atividades dirigidas especialmente para pessoas com deficiência visual e auditiva. É o caso da oficina sobre a história do Astronomia pernambucana, com uso de Libras; e confecção das constelações com uso de texturas e baixo relevo. Observação do céu, apresentação de vídeos, atividades lúdicas e oficinas completam a programação.

    Na Universidade Rural, haverá atividades na terça e quarta. No auditório do CEGEN, haverá palestra sobre a História do Observatório Nacional, com as pesquisadoras do OASI Daniela Lazzaro e Teresinha Rodrigues. No campo de futebol, terá lançamento de foguetes e observação do sol e noturna. A programação itinerante inclui solenidade especial na Assembleia Legislativa, na quarta pela manhã; visita ao OASI de Itacuruba; palestra no IF Sertão/Floresta e visita do Ciência Móvel ao Instituto Conceição Moura, em Belo Jardim. No domingo, último dia de evento, haverá lançamento de foguetes e observação solar e noturna na Torre Malakoff.

    Cidades: Olinda, Recife
    Assuntos: secti, espaco ciencia, observatorio da se, semana da astronomia
    Compartilhe: Link para o post: