meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Sistemas de abastecimento vão atender 640 famílias de Santa Cruz

    | Agricultura

    saraCerca de 640 famílias dos assentamentos Vila Rica, Canto dos Pássaros, Boa Vista e Maria Aquino, localizados no município de Santa Cruz, no Sertão do Araripe, vão contar com abastecimento d'água. Neste sábado, o secretário de Agricultura Aldo Santos assinou ordem de serviço no valor de R$ 556 mil para a construção dos quatro sistemas simplificados de abastecimento. A iniciativa faz parte do Programa Água para Todos executado numa parceria dos governos do Estado, Federal e das prefeituras municipais.

    Cidades: Santa Cruz
    Assuntos: sara, secretaria, agricultura, reforma agraria, governo, estado, pernambuco, sistema, abastecimento, agua, atende, familias, santa cruz, assentamento, vila rica, canto dos passaros, boa vista, maria aquino, sertao, araripe
    Compartilhe: Link para o post:
  • Caruaru sedia capacitação para quilombolas

    | Educação, Agricultura, Tecnologia, Direitos Humanos

    saraRepresentantes de 14 comunidades quilombolas das regiões Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana participam, durante esta semana (02 a 06/09), de uma capacitação em informática. Na programação das aulas, os destaques são para as noções de uso e manuseio dos sistemas operacionais, acesso à internet, gestão dos equipamentos de informática e outros assuntos relacionados à comunicação digital.

     O curso acontece no município de Caruaru e faz parte das ações do Projeto de Promoção do Protagonismo das Comunidades Quilombolas, executado pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ProRural. A iniciativa prevê a inclusão dos remanescentes de quilombos através da promoção da qualificação e o fortalecimento dessas comunidades, facilitando o acesso às políticas públicas.

    Em Pernambuco existem 107 comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Palmares. De acordo com o gerente geral do ProRural, Walmar Jucá, a grande maioria desses grupos tem dificuldades de acesso às informações que lhes permitam decidir por ações e projetos que garantam o seu direito de cidadão e o respeito a seus valores culturais. “Este projeto prevê a qualificação das comunidades cuja inovação consiste na construção de mecanismos de implementação centrados na organização dos beneficiários para que possam estabelecer diálogos com as instâncias públicas e privadas”, explica.

    A fim de atender comunidades quilombolas de todo o Estado, os cursos estão acontecendo em locais estratégicos onde existe a maior concentração de comunidades quilombolas atendidas pelo Projeto. Duas turmas formadas por representantes do Sertão e Agreste já participaram das aulas nos municípios de Salgueiro e Arcoverde. De acordo com a coordenação da capacitação, o universo a ser atingido com a realização dos três encontros é de aproximadamente noventa quilombolas, correspondendo a dois participantes por comunidade.

    Em Caruaru,  a capacitação é ministrada na Obra Kolping, na Rua Paulo Afonso, 310 - São Francisco.

    Cidades: Caruaru
    Assuntos: sara, secretaria, agricultura, reforma agraria, governo, estado, pernambuco, prorural, realiza, realiza, capacitacao, quilombolas, caruaru, comunidades, agreste, zona da mata, rmr, informatica
    Compartilhe: Link para o post:
  • Nova Iorque se rende à Cultura Pernambucana

    | Turismo, Cultura

    seturA cultura pernambucana invadiu as ruas de Nova Iorque nos dias que antecedem o feriado nacional do Dia do Trabalho, o Labor Day, comemorado nesta segunda-feira. Durante a Semana de Pernambuco em New York, uma série de ações promovidas pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), os nova-iorquinos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco dos ritmos pernambucanos, como o frevo, o forró e o maracatu, além do artesanato e da culinária, com o tradicional bolo de rolo.
     
    As apresentações musicais ficaram sob a responsabilidade do cantor André Rio, que realizou show em Seaport, área de lazer às margens do Rio Hudson e no workshop direcionado a agentes e operadores  de viagem da cidade. Além dos shows, a programação da comitiva pernambucana inclui um arrastão carnavalesco pelas ruas da Big Apple, saindo da Columbus Circle, monumento em homenagem a Cristóvão Colombo, e passando por pontos tradicionais da cidade como a Times Square.  Não faltaram as tradicionais sobrinhas de frevo, símbolo do carnaval pernambucano, distribuídas como brinde.
     
    O apresentador e mestre de cerimônias do Brazilian Day, Serginho Groisman, homenageado pela Embaixada dos Bonecos Gigantes com um boneco com seu nome, apareceu para conferir o verdadeiro carnaval fora de época promovido por Pernambuco na Terra do Tio Sam.
     
    Na Lavagem da Rua 46, evento que antecede o Brazilian Day, novo show de André Rio, com direito a performance dos bonecos de Michael Jackson, Luiz Gonzaga, Pelé, Serginho Groisman e do tradicional caboclo de lança. Novamente o frevo, o maracatu, o forró e o manguebeat ecoaram em Nova York.
     
    No domingo, dia 1º de setembro, um cortejo que partiu da Rua 48 com 8ª Avenida e seguiu até a área interditada para o Brazilian Day, na 6ª Avenida, já conhecida como Little Brazil, lembrava aos brasileiros presentes os tradicionais blocos que desfilam no carnaval de Olinda e do Recife.
     
    A bailarina Josi Caxiado, do Balé Cultural de Pernambuco, ficou encarregada de mostrar ao público como se dançam os ritmos pernambucanos, colocando todos para dançar em Seaport, na Lavagem da Rua 46 e no próprio Brazilian Day, no Little Brazil. Foi impossível para americanos e turistas do todo o mundo resistir aos encantos dos bonecos gigantes de Olinda e à orquestra de frevo.

    Assuntos: setur, secretaria, turismo, governo, estado, pernambuco, empetur, leva, carnaval, ruas, nova iorque, new york, estados unidos, cultura, pernambucana
    Compartilhe: Link para o post:
  • Missão está em PE e faz avaliação positiva da implantação dos planos produtivos

    | Agricultura, Administração

    saraMissão do Banco Mundial (Bird) está em Pernambuco para avaliar os avanços do Pernambuco Rural Sustentável (PRS), cuja pactuação com o Governo Estado por meio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária prevê a liberação de 178 milhões de dólares, para a inclusão produtiva de 180 município, envolvendo 25 mil famílias rurais. Nestas terça e quarta-feira (03 e 04), técnicos do Bird visitam planos produtivos nas áreas de fruticultura irrigada e horticultura orgânica nos municípios de Petrolina e Santa Maria da Boa Vista.

    Antes de visitar as cidades do Sertão do São Francisco, o representante do Banco Mundial, Edward Bresnyan, reuniu-se com o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, e com o gerente geral do Prorural, Walmar Jucá, no gabinete da Secretaria, para tratar da análise econômica financeira do PRS. “O processo da construção econômica está bem encaminhado para a pactuação que deverá acontecer em seis meses”, avaliou Bresnyan, destacando que as experiências anteriores na área de infraestrutura hídrica desenvolvidas entre o Governo de Pernambuco e o Bird tem facilitado o andamento desse novo plano de inclusão produtiva.

    No total, são 56 planos territoriais em execução pelo Programa, contemplando áreas produtivas a exemplo da piscicultura, apicultura, carprinovinocultura, fruticultura, mandiocultura, agricultura irrigada, entre outros. “Os produtores estão sendo preparados para outro patamar econômico que vai promover suas atividades para a inserção em um mercado mais amplo”, destacou o secretário Aldo Santos. O representante do Bird reforçou que a inclusão produtiva permitirá o acesso a mercados privados como as grandes redes de supermercados.

    Assuntos: sara, secretaria, agricultura, reforma agraria, governo, estado, pernambuco, missao, avaliacao positiva, implantacao, planos produtivos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Contribuinte pode ser beneficiado com redução de juros e multas

    | Fisco

    O Governo do Estado encaminhou na última sexta-feira (30) a Assembleia Legislativa o Projeto de Lei Nº 1568 que garante ao contribuinte em débito com a Secretaria da Fazenda (Sefaz) quitar sua dívida com redução das multas e dos juros. O programa de recuperação de créditos tributários só será válido para pagamento à vista ou parcelado em, no máximo, 12 vezes.

    Se aprovada, a medida poderá beneficiar mais de 70 mil contribuintes, incluindo aqueles enquadrados no Simples Nacional e o Microempreendedor Individual. "Em um ano difícil, quando todos os setores produtivos sentem o impacto da crise e diante do atual cenário de incertezas, tal iniciativa é importante para a economia do nosso Estado. Esta medida garantirá condições especiais aos nossos contribuintes, colaborando com a manutenção de suas atividades em um momento difícil", destaca o secretário da Fazenda, Paulo Câmara.

    Para os contribuintes do Regime Normal, a medida se aplica para créditos oriundos de Auto de Infração e Auto de Apreensão, constituídos até 31 de dezembro de 2010, bem como para créditos oriundos de Confissão Espontânea e de Notificação de Débito, estes formalizados até 31 de julho de 2013.

    Relativamente aos créditos oriundos de Auto de Infração e Auto de Apreensão, as reduções são de 70% para a multa e de 95% para os juros, no caso de pagamento à vista. Já para quem optar pelo parcelamento, a redução é de 50% da multa e de 90% dos juros.

    Relativamente aos créditos oriundos de Confissão Espontânea e de Notificação de Débito, as reduções são de 85% para a multa e de 95% para os juros, no caso de pagamento à vista, e de 80% da multa e de 90% dos juros, para quem optar pelo parcelamento.

    Já para os contribuintes do Simples Nacional e o Microempreendedor Individual, a lei contemplará os casos com registros de créditos constituídos até 31 de julho deste ano. Quem optar em se regularizar, ganhará redução de 85% das multas e de 95% dos juros, para pagamento à vista, e redução de 80% das multas e 90% dos juros, sendo o valor parcelado.

    Com aprovação da Assembleia Legislativa, a lei passará a vigorar, tendo como prazo máximo para adesão ao programa o dia 30/12/2013

    Assuntos: sefaz, secretaria, fazenda, governo, estado, pernambuco, contribuinte, beneficiado, reducao, juros, multas, projeto, lei, alepe
    Compartilhe: Link para o post:
  • Conferência mobiliza PE para a economia verde sustentável

    | Meio Ambiente

    A IV Conferência Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade chegou ao último dia, neste domingo (1), com a eleição de 50 delegados  e aprovação de 20 propostas para a Conferência Nacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade que ocorrerá de 24 a 27 de  outubro, em Brasília. O evento foi promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), no Centro de Convenções, em Olinda.

    O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Sérgio Xavier, destacou que o Estado tem hoje 148 lixões, que geram gases de efeito estufa e contaminam o solo, demonstrando que o tratamento dos resíduos sólidos é um eixo fundamental para se construir um modelo de sociedade inclusiva e sustentável. “Precisamos sair desse modelo tradicional e pensar de forma totalmente nova, mobilizando a sociedade por meio da cultura, da arte, dos esportes, dos jogos sociais para mobilizar as pessoas, criando uma grande olimpíada da sustentabilidade. O desafio de reciclar e tratar adequadamente os resíduos envolve todos os elos da sociedade”, disse. Em video especial para o evento, o governador Eduardo Campos destacou o compromisso do governo com os resultados da Conferência.

    Saiba mais

    Assuntos: semas, secretaria, meio ambente, sustentabilidade, estado, pernambuco, governo, conferencia, mobiliza, economia verde, sustentavel
    Compartilhe: Link para o post:
  • OAB-PE planeja se interligar ao sistema da Jucepe

    | Administração, Fisco

    jucepeO presidente da Jucepe, Lula Cabral, recebeu a visita do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção de Pernambuco, Pedro Henrique Reynaldo Alves, que esteve na Junta acompanhado de Ronnie Duarte, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE), e representante da OAB-PE no Conselho da Jucepe, e do professor Octávio Lobo, ex-Presidente da OAB-PE. Pela Jucepe, participaram do encontro o secretário geral, João Batista de Moura, o coordenador técnico, Philipe Jardelino da Costa e o coordenador de registro de comércio, Expedito Bandeira Júnior.

    Um dos temas tratados foi a possibilidade de integração da OAB-PE ao Redesim-PE, sistema que permite a agilização e desburocratização de todo processo de abertura de empresas por meio do portal da Junta na Internet. A proposta, defendida pelo presidente da CAAPE, Ronnie Duarte, tem como objetivo simplificar a abertura de sociedade de advogados. No encontro, ficou acertado que a Comissão de Sociedade de Advogados da OAB-PE será acionada para tratar da adesão da Ordem ao sistema.

    Saiba mais

    Assuntos: secretaria, desenvolvimento economico, pernambuco, sdec, jucepe, junta, comercial, governo, estado, oab, planeja, interligar, sistema, caape
    Compartilhe: Link para o post:
  • Tom Zé lança BookSong e faz show intimista na CAIXA Cultural

    | Cultura

    A CAIXA Cultural Recife será o palco do lançamento em primeira mão do BookSong "Tom Zé" (Editora Multifoco), no dia 6 de setembro, além de um pocket show, a partir das 19h30. O BookSong, de 167 páginas, faz uma revisita à extensa carreira do cantor e compositor e traz cifras e letras de 30 canções comentadas pelo próprio artista. Logo após a apresentação, prevista para durar 1 hora, Tom Zé irá receber os fãs na Galeria 2, ao lado do teatro, para uma sessão de autógrafos do livro.

    No BookSong, cada música vem acompanhada das cifras, letras e comentários de Tom Zé, relembrando parcerias e curiosidades. O pocket show será uma apresentação especial que irá mesclar canções do BookSong e do mais recente disco de Tom Zé, "Tropicália Lixo Lógico", lançado no ano passado. Devido à reduzida capacidade do local, apenas 96 ingressos (lotação máxima) serão colocados à venda e custarão R$ 20 (inteira) ou R$ 10 (meia-entrada). Os ingressos poderão ser adquiridos a partir das 9h do dia 5 de setembro, na bilheteria da Caixa Cultural. Há um limite de dois ingressos por pessoa.

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: porto digital, pernambuco, sectec, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, divulga, lancamento, primeira mao, booksong, tom ze, editora multifoco, pocket show, caixa cultural
    Compartilhe: Link para o post:
  • Cepe promove IV Concurso de Literatura Infantil e Juvenil

    | Juventude, Cultura, Infância

    cepeA Companhia Editora de Pernambuco – Cepe prorroga até 15 de setembro de 2013 as inscrições para o IV Concurso Cepe de Literatura Infantil e Juvenil, o qual premiará com um total de R$ 32.000,00 (trinta e dois mil reais) as obras selecionadas pela comissão julgadora. O regulamento está disponível no portal www.cepe.com.br e no site editora.cepe.com.br, junto com o ANEXO I (ficha de inscrição) e ANEXO II (termo de concordância).

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, inscricoes, premio, literatura, cepe, concurso, infantil, juvenil
    Compartilhe: Link para o post:
  • Trade turístico de Noronha participa da ABAV

    | Turismo

    Mais uma vez Fernando de Noronha vai marcar presença em um dos eventos mais importantes para o turismo brasileiro. O arquipélago vai ser um dos destinos turísticos divulgados na 41ª edição da Feira de Turismo das Américas, realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens, ABAV. O encontro acontece em São Paulo entre os dias 4 e 8 de setembro e tem como local o maior Centro de Eventos da América Latina, com área superior a 50 mil m².

    No espaço vão circular agentes de viagens, representantes de companhias aéreas, hotéis, empresas de locadoras de automóveis, entre outros. O momento vai ser de fazer novos negócios e contatos com todo o trade turístico das Américas.

    Saiba mais

    Cidades: Fernando de Noronha
    Assuntos: fernando de noronha, governo, pernambuco, estado, arquipelago, trade, turistico, participa, abav, evento, sao paulo, divulgacao, destino
    Compartilhe: Link para o post: