meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Procon-PE pesquisa preços dos produtos da ceia de Natal

    O Procon Pernambuco, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado, realizou entre os dias, 09 e 13 de dezembro de 2013, pesquisa de preços dos principais produtos da Ceia de Natal.
     
    O Procon-PE visitou 15 estabelecimentos comerciais da Região Metropolitana do Recife e constatou que em alguns itens, a diferença de preço chega 378,37%.

    Saiba mais

    Assuntos: procon, governo, estado, pernambuco, pe, secretaria, justica, direitos humanos, desenvolvimento social, órgao, divulga, pesquisa, precos, produtos, ceia, natal
    Compartilhe: Link para o post:
  • “Lua Nova do Penar” conta a história do preso político Hiram Pereira de Lima

    Nesta quarta-feira (18), a TV Pernambuco exibe o documentário pernambucano “Lua Nova do Penar”, de Leila Jinkings e Sidnei Pires. O filme conta a história do jornalista, ator, poeta e militante comunista Hiram de Lima Pereira, capturado durante a ditadura militar e desaparecido desde janeiro de 1975.

    O documentário traz o encontro das quatro filhas do jornalista – Nadja, Sacha Lídice, Zodja e Hânya – além de depoimentos de antigos companheiros de Hiram no Teatro Popular do Nordeste, como Leda Alves e Ariano Suassuna.

    Saiba mais

    Assuntos: tvpe, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, pernambuco, divulga, programa, lua nova no penar, conta, historia, preso politico, hiram pereira de lima
    Compartilhe: Link para o post:
  • Conselho de Cultura faz audiência pública para candidatos ao título de Patrimônio Vivo

    secultO Conselho Estadual de Cultura convida a todos os inscritos no IX Concurso Público do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco para uma audiência pública, que será realizada nesta quinta-feira (19/12), às 10h, na sede do conselho (Av. Oliveira Lima, 813- Boa Vista). “A audiência tem a função de ouvir os inscritos e informá-los sobre o concurso”, explica o presidente do conselho, Marcos Accioly.

    Anualmente, o Governo do Estado concede o título vitalício de Patrimônio Vivo de Pernambuco a três personalidades representativas que fazem a história cultural do estado. Este ano foram 54 habilitados. Desde 2005, 33 Patrimônios Vivos foram selecionados.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, conselho, audiencia publica, candidatos, titulo, patrimonio vivo, rpv
    Compartilhe: Link para o post:
  • IPA capacita agricultores em curso de piscicultura

    ipaO Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) promoveu um curso sobre Piscicultura, na Fazenda Laranjeira Seca, município de Machados, com objetivo de promover o desenvolvimento local, uma vez que a cidade de Machados possui bons reservatórios de água com potencial para as atividades de piscicultura.

    O curso foi dividido em três módulos: piscicultura em tanques-rede, piscicultura em viveiros-escavados, e beneficiamento do pescado, contando com aulas teóricas e práticas, onde os agricultores confeccionaram um tanque-rede em tamanho real, filetaram tilápias e realizaram cortes especiais no tambaqui. Com os produtos do pescado foram feitos os pratos filé de tilápia à delícia, torresmo de peixe, costela, lombo, ova e manta de tambaqui assado e cozido.

    Saiba mais

    Assuntos: ipa, pernambuco, instituto, agronomico, secretaria, agricultura, reforma agraria, sara, governo, estado, divulga, capacita, agricultores, curso, piscicultura
    Compartilhe: Link para o post:
  • Servidores do Detran levam frutos da Árvore Solidária para crianças em tratamento contra o câncer

    detranEm 2013, o Projeto Árvore Solidária, uma iniciativa dos servidores do Detran-PE, completa cinco anos. A data foi celebrada na manhã de ontem (17/12) no Hospital do Câncer de Pernambuco. À tarde, os servidores visitaram a unidade recifense do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC). É a primeira vez que os frutos desta Árvore são levados a meninos e meninas em tratamento contra o câncer. Papai Noel ajudou a distribuir os presentes no Hospital do Câncer enquanto Mamãe Noel entregou as lembranças no GAC.

    Com adesão de toda a equipe do Detran, a campanha consiste na adoção simbólica das crianças. Cada servidor dá uma roupinha e um brinquedo novos, a fim de proporcionar um Natal com melhores condições para os pequenos.

    Saiba mais

    Assuntos: cidades, secretaria, transito, governo, estado, pernambuco, detran, divulga, servidores, frutos, arvore solidaria, entrega, criancas, tratamento, cancer
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Saúde nomeia 78 médicos aprovados em concurso

    A Secretaria Estadual de Saúde (SES) está convocando 78 médicos para reforçar as escalas de plantão e emergências de 14 hospitais da rede, além do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO).

    Na edição desta quarta-feira do Diário Oficial (18/12) foram nomeados profissionais nas especialidades de clínica geral (35), obstetrícia (2), cirurgia geral (8), traumatologia (3), pediatria (9), psiquiatria (10), intensivista adulto (4) e infantil (1), infectologista (5) e anatomopatologista (1) – confira a lista dos nomeados AQUI. Os aprovados realizaram a prova em junho de 2013. Só em este ano, 538 médicos já foram encaminhados para os hospitais de todo o Estado.

    Saiba mais

    Assuntos: ses, secretaria, saude, estado, pernambuco, governo, divulga, nomeia, medicos, aprovados, concurso
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco lança edital Funcultura Independente nesta quarta-feira (18/12)

    O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, lança o Edital Funcultura Independente 2013/2014, nesta quarta-feira (18/12), no Teatro Arraial (Rua da Aurora, nº 457, Boa Vista). Na ocasião, artistas, produtores, pesquisadores, arte-educadores e jornalistas poderão conhecer detalhes do edital, como por exemplo, novas linhas de ação para inscrição de projetos.

    O edital Funcultura Independente destinará um total de R$ 22 milhões para a cadeia produtiva da cultura em Pernambuco, por meio do incentivo direto a projetos nas áreas de teatro; dança; circo; ópera; artes plásticas e gráficas; fotografia; literatura; música; cultura popular; artesanato; patrimônio; gastronomia; e artes integradas.  Após o lançamento, o edital será disponibilizado no site www.fundarpe.pe.gov.br .

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, lanca, edital, independente
    Compartilhe: Link para o post:
  • Empetur recebe certificado do Ministério do Trabalho e Emprego por ajudar na erradicação do trabalho infantil

    Se preocupar com o bem-estar dos jovens pernambucanos e cooperar para a erradicação do trabalho infantil, estes também são propósitos da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), que, na última terça-feira (17), recebeu o certificado de “Empresa que contribuiu para a erradicação do trabalho infantil em Pernambuco em 2013”, oferecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O reconhecimento é resultado da contratação, em parceria com o CIEE, de dez adolescentes, cinco deles retirados do trabalho infantil, através do programa de Aprendizagem Profissional, idealizado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Pernambuco (SRTE/PE).

    Das doze empresas premiadas com o certificado, a Empetur ganhou destaque por ser a corporação com o maior número de aprendizes retirados do trabalho infantil. Um dos beneficiados com o programa Aprendizagem Profissional é o estudante Thaywan Borges, 16 anos, que está há 3 meses na Empresa de Turismo. O adolescente trabalhava em uma oficina em um bairro de Olinda desde os 14 anos para ajudar na renda familiar. “Comecei a trabalhar com 14 anos varrendo a oficina, depois comecei a ajudar segurando lanternas para a vistoria dos carros e outros serviços. Um dia estava ajudando um rapaz e a fiscalização do Ministério do Trabalho chegou lá. Me fizeram muitas perguntas sobre a minha família, sobre a oficina e pediram para conversar com meus pais. Depois de entrarem em contato com minha mãe, comecei a participar das capacitações do Aprendizagem Profissional”, afirmou.

    Saiba mais

    Assuntos: setur, secretaria, turismo, governo, estado, pernambuco, empetur, divulga, recebe, certificado, ministerio, trabalho infantir, ajuda, erradicar
    Compartilhe: Link para o post:
  • Feira de Artesanato movimenta Centro da Juventude de Santo Amaro

    Pelo oitavo ano consecutivo o Centro da Juventude de Santo Amaro, que faz parte da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, realiza até quinta-feira (19), das 9h às 13h, a Exposição de Artesanato e Reciclagem. A ação está sendo coordenada pela professora, Elza Monteiro, que ministra aulas, para 15 mulheres da comunidade, entre elas mães dos jovens atendidos pelo Centro.

    A inciativa tem por objetivo oferecer para essas mulheres algo que venha a trazer uma renda a mais para o sustento da família. Os artigos confeccionados no curso são comercializados na comunidade em que vivem. Nesse período de Natal muitas também presenteia amigos e familiares com peças criadas por elas, como quadros decorativos; castiçais; guirlandas; arranjos para mesa e porta-chaves.

    Saiba mais

    Assuntos: sedsdh, secretaria desenvolvimento social, direitos humanos, governo, estado, pernambuco, divulga, feira de artesanato, movimenta, centro da juventude, santo amaro
    Compartilhe: Link para o post:
  • EREM Arquipélago Fernando de Noronha realiza projeto Dia do Fonoaudiólogo: conhecendo a profissão

    A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Arquipélago Fernando de Noronha abriu suas portas para comemorar o dia do fonoaudiólogo. A ação, que visou alertar a comunidade para os cuidados com a garganta, ouvido e respiração, também levou conhecimento sobre a importância da profissão, ainda pouco conhecida por grande parcela da população, segundo a fonoaudióloga e mentora do evento, Wanessa Moura. “Muitos não sabiam, por exemplo, que mastigação e a deglutição (ato de engolir os alimentos) são muito importantes não apenas para a fala, mas para a saúde de um modo geral”, explicou.

    Aproveitando o dia 9 de dezembro, regulamentado desde 1981 como Dia do Fonoaudiólogo, a programação contou com palestras das fonoaudiólogas Wanessa Moura, que atua na escola atendendo alunos e professores, e Mônica de Jorge, do Hospital São Lucas, em Fernando de Noronha.

    Saiba mais

    Assuntos: see, secretaria, educacao, governo, pernambuco, estado, divulga, escola, arquipelago, fernando de noronha, projeto, dia do fonaudiologo, conhecendo a profissao
    Compartilhe: Link para o post: