meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • CPRH: grupo de trabalho discute Verão Ambiental 2013

    Acontece na próxima quarta-feira (23), às 9h, no Palácio da Pedra que Canta (Secretaria de Saúde), bairro do Pilar, na Ilha de Itamaracá, litoral norte do Estado, reunião de Grupo de Trabalho para discutir o Projeto "Verão Ambiental: Essa é a nossa praia", projeto do Governo do Estado previsto para iniciar em Dezembro de 2013, por meio da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

    O encontro vai contar com representantes das áreas de meio ambiente, turismo, cultura e educação do município para trabalhar a capacitação sobre as atividades do projeto, englobando a discussão sobre materiais produzidos e a realização de uma agenda de trabalho que deve ser atendida pelos municípios envolvidos.

    Saiba mais

    Assuntos: cprh, agencia, estadual, meio ambiente, governo, estado, pernambuco, promove, encontro, grupo de trabalho, acoes, discute, verao ambiental
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Saúde capacita parteiras tradicionais das Geres Petrolina e Ouricuri

    Dando continuidade ao processo de educação continuada às parteiras tradicionais, a Gerência de Atenção à Saúde da Mulher da Secretaria Estadual de Saúde (SES) realiza, desta terça-feira (22/10) até sexta-feira (25/10), capacitação para parteiras tradicionais em Reanimação Neonatal. A ação é um convênio com o Ministério da Saúde e acontece no Hotel Grande Rio, em Petrolina. Cerca de 30 mulheres receberão orientações sobre o tema.

    O curso contará com a participação de representantes do Ministério da Saúde e neonatologistas de hospitais de referência para orientação das parteiras quanto às urgências que poderão ocorrer durante o parto domiciliar e com o recém-nascido. As parteiras participantes receberão o kit com material de parto e reanimação neonatal.

    Saiba mais

    Assuntos: ses, secretaria, saude, estado, pernambuco, governo, capacita, parteiras, profissionais, geres, petrolina, ouricuri, sertao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Eduardo pede aperfeiçoamento de leilões do pré-sal

    O governador Eduardo Campos afirmou nesta terça-feira (22/10) que o mecanismo de leilão de exploração das áreas do pré-sal "precisa ser aperfeiçoado" para garantir a participação de grupos empresariais interessados e desse modo haver disputa. "Sem disputa, as empresas vão sempre oferecer o preço mínimo, o que não é bom para o Brasil. O petróleo do pré-sal não pode ser vendido a preços aviltados pela falta de concorrência", afirmou o governador, lembrando que o Campo de Libra foi leiloado pelo preço mínimo, após um processo "com pouco debate junto à sociedade".

    Eduardo ressaltou, embora seja importante a destinação dos recursos do pré-sal para saúde e educação, essas áreas não podem esperar, no longo prazo, por tal reforço. "O governo diz que no longo prazo esse dinheiro vai ajudar muito na saúde e na educação. Mas a saúde e a educação precisam de medidas imediatas. Não podemos sacrificar os jovens de hoje, à espera de que o dinheiro do petróleo vá resolver a vida dos jovens do futuro", frisou.

    Assuntos: governador, eduardo campos, pernambuco, estado, pede, aperfeicoamento, leiloes, pre sal, exploracao, participacao, grupos empresariais
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pré-inscrições para XV Fenearte vão até 18 de novembro

    sdecAs pré-inscrições de todas as categorias da XV Fenearte iniciam-se nesta sexta-feira (18/10) e encerram-se em 18/11. Os interessados em participar da maior feira de artesanato da América Latina poderão efetuar o procedimento online pelo site  www.fenearte.pe.gov.br ou presencialmente, no Centro de Artesanato de Pernambuco – Unidade Recife (Avenida Alfredo Liboa, s/n, Armazém 11, Bairro do Recife), de segunda-feira a sexta-feira, das 09h às 17h (exceto feriados). Mais informações pelo telefone (81) 3181-3463.

    Para realizar a pré-inscrição é preciso que o artesão esteja adimplente com os pagamentos de anos anteriores. Além disso, deverá providenciar três fotos individuais da peça que melhor representa a sua produção em ângulos distintos. Também será necessário de uma a cinco fotos onde a peça selecionada apareça acompanhada de demais peças que forme o conjunto da obra do interessado. As fotos deverão ser apresentadas no formato digital (JPEG, PNG, TIFF, BMP ou GIF), no tamanho máximo de 500KB para cada arquivo de foto. Caso possua, o artesão também poderá inserir fotos do material de apoio às vendas, como marca, cartão de visita, rótulo, embalagem, etiqueta, folder, etc.

    Saiba mais

    Assuntos: secretaria, desenvolvimento economico, pernambuco, sdec, governo, estado, divulga, pre inscricoes, fenearte, data, novembro, artesao, artesanato, feira
    Compartilhe: Link para o post:
  • CBMPE promove solenidade de entrega da Medalha Pernambucana do Mérito

    sdsO Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco promove hoje (22), às 17h, no Teatro da UFPE, a solenidade militar alusiva aos seus 126 anos – momento em que é entregue a Medalha Pernambucana do Mérito BM. Cerca de 600 pessoas deverão comparecer ao evento, das quais 300 serão agraciadas com a comenda.

    Este ano, também estarão presentes a mãe e a prima da estudante Bruna Gobbi, homenageando os bombeiros que participaram do resgate da estudante paulista vítima de ataque de tubarão na praia de Boa Viagem em julho deste ano.

    Saiba mais

    Assuntos: sds, secretaria, defesa, social, governo, estado, pernambuco, corpo, bombeiros, cbmpe, promove, solenidade, entrega, medalha, pernambucana, merito
    Compartilhe: Link para o post:
  • Exposição mostra direitos da pessoa idosa no exercício da cidadania

    Como parte da programação do mês do Idoso, a Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), deu início, nesta segunda, 21, a exposição “Pessoa Idosa no exercício da Cidadania”. A mostra, coordenada pelo Centro Integrado de Atenção e Prevenção a Violência contra a Pessoa Idosa, CIAPPI, vinculado a SEJUDH, está montada no hall da secretaria. São 18 painéis, que mostram através de fotos e textos, os principais direitos da pessoa idosa, bem como a prevenção à violência, incluindo a violência financeira, a prevenção a saúde e as instituições que podem ser disponibilizadas na defesa desses direitos.

    O direito a políticas públicas de assistência social, o acesso ao benefício da prestação continuada, os empréstimos para aposentados e pensionistas do INSS, cujo desconto não deve ultrapassar 30% da renda mensal do benefício, são mostrados de forma explicativa nos painéis. Já no que diz respeito à saúde, a exposição mostra a importância da prevenção, através de consultas regulares ao médico e alimentação saudável. Nos painéis também esclarecem de que forma o idoso tem acesso a farmácia popular,  que é credenciada ao estado. Ela oferece gratuitamente medicações para doenças como: hipertenção, diabetes e glaucoma.

    Saiba mais

    Assuntos: sejudh, secretaria, direitos humanos, justica, governo, estado, pernambuco, promove, exposicao, mostra, direitos, idosos, exercicio, cidadania, ciappi
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governador anuncia mudanças no secretariado

    foto1foto2

    O governador Eduardo Campos anunciou, nesta segunda-feira (21/10), o desligamento dos secretários estaduais Fernando Duarte (Cultura) e Antônio Carlos Maranhão (Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo) da atual gestão. Para a primeira pasta, foi designado o secretário-executivo de Relações Institucionais e Articulação Parlamentar da Secretaria da Casa Civil, Marcelo Canuto. Já a secretária-executiva de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Ana Cláudia Dias Rocha, foi designada para responder pelo expediente da referida secretaria. Os respectivos foto3atos de exoneração e designação serão publicados no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (22/10).

    A saída de membros do Partido dos Trabalhadores do Governo do Estado foi firmada após reunião do governador com o deputado federal Pedro Eugênio, presidente estadual do PT. Na ocasião, o dirigente comunicou da decisão partidária de entregar os cargos ocupados pelo PT na gestão. À noite, o governador convidou Duarte para agradecer pela dedicação e empenho à frente da pasta da Cultura. Outra decisão partidária, dessa vez por parte do PTB, na semana passada, motivou o desligamento de Maranhão.

    Ainda durante a tarde, o secretário-executivo de Agricultura, Oscar Barreto, também filiado ao PT, se reuniu com Eduardo Campos e colocou o cargo à disposição. Ele alegou que, mesmo tendo sido convidado pessoalmente pelo governador para ingressar na gestão, entendeu que essa seria a postura mais adequada. Eduardo solicitou, todavia, que Barreto aguardasse até o final do mês para terem uma nova conversa e definirem a situação.

    Assuntos: governador, eduardo campos, pernambuco, estado, anuncia, mudanca, secretariado, gestores, cultura, stqe
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governador recebe fundador da ONG Transparência Internacional

    foto1O governador Eduardo Campos recebeu, nesta segunda-feira (18/10), a presidente da Escola de Governança Humboldt Viadrina de Berlim e integrante do Partido Social-Democrata Alemão (SPD), Gesine Schwan, e o fundador da ONG Transparência Internacional, Peter Eigen. O secretário estadual de Governo, Milton Coelho, acompanhou a audiência. O encontro girou em cima de uma cooperação entre o Governo de Pernambuco e Escola de Governança Humboldt Viadrina, com a disponibilização de vagas para profissionais do estado realizarem um mestrado na escola supracitada.

    Também foi discutida a indicação de pelo menos três profissionais (um do governo, um da sociedade civil e um do setor privado) para desenvolverem, em parceria com a escola, um projeto a ser aplicado no Estado. O mestrado terá uma duração de dois anos, sendo necessárias duas visitas anuais a Berlim, com duração de dez dias cada.

    Ao final da visita, Peter Eigen convidou o governador Eduardo Campos para conhecer a sede da ONG Transparência Internacional em Berlim. Tal visita deverá ocorrer no mês de novembro.

    Assuntos: governador, eduardo campos, pernambuco, estado, recebe, fundador, ong, transparencia, internacional
    Compartilhe: Link para o post:
  • Aulão gratuito reforça aprendizado para o Enem no Motivo

    Faltando uma semana para a edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), chegou a hora de revisar o conteúdo programático. Na manhã deste domingo (20), 700 alunos resolveram fortalecer a preparação para as provas e, ao mesmo, relaxar durante um aulão gratuito realizado no Colégio Motivo, em Boa Viagem. A iniciativa faz parte do Movimento Educar, um projeto do Diários Associados em parceria com o Motivo e a operadora Vivo, cuja meta é a preparação para as provas do vestibular.

    A movimentação no pátio do colégio começou logo cedo e às 8h30 em uma das quadras poliesportivas da instituição de ensino já estava tomada pelos alunos.

    Saiba mais

    Assuntos: see, secretaria, educacao, governo, pernambuco, estado, divulga, aulao, enem
    Compartilhe: Link para o post:
  • Polícia Civil implanta Plano Piloto de intimações via Correios

    A partir desta segunda-feira (21) as intimações expedidas pela Polícia Civil de Pernambuco serão entregues através dos Correios. O projeto  piloto contemplou à princípio a Delegacia de Boa Viagem. Até 2014, a Polícia Civil pretende implantar essa  sistemática nas 41 delegacias da Capital e Região Metropolitana e algumas do interior a exemplo de Caruaru e Petrolina. A Delegacia de Boa Viagem emite por mês cerca de 330 intimações.

    De acordo com o Chefe de Polícia, Osvaldo Morais, a forma antiga funcionava com dois policiais que se dirigiam as residências indicadas e entregavam em mãos a intimação. No novo  método, as cartas registradas serão entregues pelos Correios. “Com isso estaremos reduzindo custo com recursos humanos e materiais na ordem de 72% e estamos proporcionando o bem estar do cidadão”, enfatizou Morais.

    Saiba mais

    Assuntos: policia, civil, governo, estado, pernambuco, sds, secretaria, defesa, social, implanta, plano piloto, intimacoes, correios, delegacia
    Compartilhe: Link para o post: