meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Governo inaugura Ponte Maria Amália/Barreiros em Outubro

    casamA Ponte Maria Amália, uma das mais importantes de Barreiros que foi completamente destruída nas enchentes de 2010, será inaugurada em outubro. O secretário Mário Cavalcanti esteve visitando a obra na última quinta-feira (26) e disse que falta pouco para a finalização. “Quando cheguei aqui junto com o Governador, no dia 18 de julho de 2010, não imaginava que fosse possível fazer da Mata Sul o que conseguimos. Construir uma obra de arte como uma ponte não é uma tarefa fácil, nem rápida. Requer vários estudos do local e não queríamos correr o risco de fazer uma ponte tão frágil quanto a outra que a chuva levou. Entregamos a Ponte Baeté e vamos entregar a Maria Amália à cidade de Barreiros com estrutura segura que recupera a acessibilidade e a tranquilidade da população”, afirmou o secretário.

    A ponte Baeté foi inaugurada dia 19 de agosto pelo governador Eduardo Campos  As duas pontes de Barreiros estão entre as muitas que foram destruídas pelas enchentes ocorridas em 2010 na Mata Sul do estado. A Secretaria da Casa Militar é responsável pela reconstrução de várias pontes, praças, estradas e outras instalações públicas que o Governo do Estado está realizando nas cidades que foram atingidas pelas enchentes de 2010 e 2011.  Só em Barreiros, entre os anos de 2010 e 2013 foram realizadas 73 intervenções e investidos R$ 55.218.985,02.

    Para o secretário, as enchentes de 2010 e 2011 mudaram a história da região. “Barreiros teve nove grandes cheias, a primeira foi há 150 anos. E em nenhuma delas vimos o que foi feito agora. Passava o momento de socorro emergencial e a população via os governantes partirem, deixando o povo, como se diz na linguagem popular, com uma mão na frente e outra atrás. O Governo do Estado assumiu a tarefa de não reconstruir, mas de fazer melhor. E estamos fazendo pontes como esta de estrutura mais segura, melhores hospitais, melhores estradas e escolas. A Mata Sul tem uma história antes e depois do Governo Eduardo Campos”.

    Assuntos: casa militar, governo, estado, pernambuco, inaugura, ponte, maria amalia, barreiros, mata sul
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco lança guia turístico em braile

    A partir da próxima semana, todos os Centros de Atendimento ao Turista (CAT) do Estado passarão a oferecer o guia Pernambuco de 1 a 8 Dias em braile. Desenvolvido pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), a iniciativa tem como objetivo oferecer aos cegos e pessoas com baixa visão um roteiro dos principais destinos turísticos.

    Pernambuco é o primeiro Estado do Brasil a publicar um guia turístico em braile. “A acessibilidade é um dos eixos prioritários da Setur-PE por acreditarmos que o turismo é uma ferramenta de inclusão social. Desta forma, esperamos proporcionar às pessoas com deficiência visual o acesso aos atrativos e equipamentos turísticos”, explica o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.

    Mil guias em braile foram produzidos. Além dos CATs, as publicações serão distribuídas para todas as instituições voltadas para cegos e pessoas com baixa visão no Brasil. O guia traz alternativas de passeios por Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Tamandaré, Litoral Norte (Paulista, Itapissuma, Ilha de Itamaracá e Goiana) e Agreste (Moreno, Glória do Goitá, Gravatá, Bezerros, Caruaru, Brejo da Madre de Deus/Nova Jerusalém).

    Pontos históricos, igrejas, museus, teatros, praças e etc enriquecem o conteúdo da publicação. Além disso, o Pernambuco de 1 a 8 dias também traz dicas de programas alternativos, para aqueles que desejarem outras opções. Um calendário de eventos e telefones úteis de cada cidade e região também podem ser encontrados.

    Serviço:
    CATs da Empetur:
    Recife:
    - CAT Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre
    Funcionamento: Segunda a sexta, das 6h às 13h/ Sábado e domingo, 6h às 0h
    Fone: 3182-8299
    - CAT Boa Viagem - Pracinha de Boa Viagem
    Funcionamento: Segunda a domingo, das 7h às 20h
    Fone: 3182-8297
    - CAT Casa de Cultura
    Funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 19h/Sábados, das 9h às 18h/Domingo, das 9h às 14h
    Fone: 3182-8296
    - CAT TIP - Terminal Integrado de Passageiros
    Funcionamento: Segunda a domingo, das 7h às 19h
    Fone: 3182-8298
    - CAT Shopping RioMar
    Funcionamento: Segunda a Sexta, das 9h às 21h/ Sábados, das 9h às 15h
    Fone: 3183-8043

    Olinda: CAT Praça do Carmo
    Funcionamento: Segunda a domingo, das 8h às 18h
    Fone: 3429-0244
     
    Petrolina: CAT Aeroporto Internacional de Petrolina – Senador Nilo Coelho
    Funcionamento: Segunda a sexta, das 6h às 00h/ Sábado e domingo, 12 às 18h

    Assuntos: setur, secretaria, turismo, governo, estado, pernambuco, empetur, lanca, guia, turistico, braile, cat,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Grande Recife organiza esquema de ônibus para o jogo Santa Cruz X Sampaio Corrêa

    Em mais uma partida pela série C do Campeonato Brasileiro 2013, o Santa Cruz enfrenta neste domingo (29) o time carioca Sampaio Corrêa, no estádio do Arruda. A partida terá início às 19h e para que os torcedores cheguem com mais facilidade ao local do jogo, o Grande Recife montou um esquema especial de transporte.
     
    A partir das 15h30, 16 veículos estarão à disposição da população, distribuídos da seguinte forma: cinco veículos no TI Afogados, quatro no TI PE-15, um no TI Barro, dois no TI Camaragibe, um no TI Pelópidas Silveira e três no Terminal de Rio Doce.
     
    Na hora de voltar para casa, 25 ônibus serão disponibilizados para fazer o caminho de volta. Dez veículos estarão aguardando os torcedores em frente ao antigo DNOCS (Rua Cônego Barata), sete na Av. Norte (após a praça do Torreão), três no TI Macaxeira, três no TI Barro e dois no Terminal de Santa Rita.
     
    Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158.

    Assuntos: grande recife, consorcio, transporte, governo, estado, pernambuco, divulga, esquema, especial, linhas, onibus, jogo
    Compartilhe: Link para o post:
  • SEAD orienta profissionais do Barão de Lucena sobre atendimento a pessoa com deficiência

    Equipe da Superintendência de Apoio a Pessoa com Deficiência de Pernambuco, SEAD se reuniu com profissionais de saúde e assistentes sociais do Hospital Barão de Lucena, na Iputinga. O objetivo da conversa foi orientar o pessoal sobre os direitos da pessoa com deficiência, e dar dicas importantes sobre os atendimentos.

    De acordo com a SEAD, as unidades de saúde devem estar atentas aos pacientes com deficiência, ter respeito a eles e ver, primeiro a pessoa, depois a deficiência. Uma das dicas principais na hora do atendimento é perguntar como pode ajudá-lo e assim disponibilizar o serviço de acordo com a sua necessidade.

    Os técnicos da superintendência também orientaram sobre o encaminhamento de pacientes, vítimas de acidentes automobilísticos e armas de fogo, e que precisam de próteses. Estas pessoas devem ser encaminhadas as unidades que oferecem concessão de órteses e próteses, que são: Imip, Hospital Getúlio Vargas e a AACD.  A SEAD pretende ampliar essas visitas de orientação, sobre os atendimentos a Pessoas com Deficiência, para outros hospitais da RMR e interior.

    Assuntos: sejudh, secretaria, direitos humanos, justica, governo, estado, pernambuco, sead, superintendencia, estadual, apoio, pessoa, deficiencia, orienta, proficionais, hospital, barao de lucena, atendimento
    Compartilhe: Link para o post:
  • Itep prorroga até o dia 18 de outubro prazo para apresentação de projetos para a Itac

    O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) informa que foi prorrogado o prazo de entrega de projetos a concorrerem a vaga na Incubadora Tecnológica do Agreste Central (Itac), que funciona no Centro Tecnológico do Agreste (CT Moda), em Caruaru. Os projetos podem ser apresentados, via site do Itep (www.itep.br), onde está disponível o edital, até o dia 18 de outubro.

    Na próxima semana, no dia 4, haverá reunião de esclarecimento, às 9h, no CT Moda, quando os futuros empreendedores poderão tirar dúvidas sobre o processo de seleção, que visa a apoiar empreendedores no desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores.

    Saiba mais

    Assuntos: itep, instituto, tecnologia, pernambuco, estado, governo, prorroga, prazo, apresentacao, projetos, itac, caruaru, agreste
    Compartilhe: Link para o post:
  • Resgatando Cidadania atende neste sábado (28) Recife, Olinda e Paulista

    O Projeto Resgatando Cidadania, da Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária - GPAC, da SDS, realiza neste sábado (28), ações integradas de cidadania em três cidades da RMR. Os moradores de Paulista, Olinda e Recife terão acesso à diversos serviços de cidadania durante toda a manhã, das 8h às 12h.

    No Recife, as ações acontecem em parceria com o Programa Governo Presente, do Governo do Estado, e atenderá a população do bairro do Sancho. Além do Governo Presente, a SDS atuará em parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife, nos bairros do Pina, Torrões, Macaxeira e Caxangá, desenvolvendo ações do Programa Juntos Pela Educação, com atendimentos médicos e odontológicos, retirada de documentos, cadastramento do Bolsa-Família, atividades de lazer, apresentações culturais, oficinas empreendedoras e de beleza, contação de estórias, cinema e muito mais.

    Saiba mais

    Assuntos: sds, secretaria, defesa, social, governo, estado, pernambuco, promove, projeto, resgatando, cidadania, recife, olinda, paulista
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Administração recebe programa Previdência em Ação

    sadA Secretaria de Administração recebeu, nesta sexta-feira (27), o programa Previdência em Ação da Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (Funape). A ação consiste na disseminação da cultura previdenciária em órgãos públicos estaduais através de orientação, palestras e simulações de aposentadorias para servidores.

    “Essa iniciativa tem como objetivo possibilitar o conhecimento previdenciário para o servidor público, de maneira que ele saiba qual é o regime da sua aposentadoria, inclusive permitindo um bom planejamento para o seu futuro de descanso laboral”, destaca a presidente da Funape, Tatiana Nóbrega.

    Saiba mais

    Assuntos: sad, secretaria, administracao, governo, estado, pernambuco, promove, recebe, programa, previdencia em acao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Neste sábado (28) o Governo Presente leva a Ocupação Social para o Sancho

    Já imaginou resolver pendências e burocracias em apenas um dia e tudo num só lugar? Isso será possível na manhã do próximo sábado (28) na Ocupação Social de Impacto do Governo Presente, uma ação das secretarias estaduais unidas para garantir seus direitos como cidadão.
     
    Se você mora no Sancho não perca a chance de receber orientações de advogados, realizar exames de saúde e emitir documentação gratuita na Escola Municipal Maria da Paz Brandão Alves (Rua da Felicidade, 51, próximo ao cemitério Parque das Flores). Amanhã (28), as pessoas poderão tirar Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e realizar pré-inscrição para Carteira de Motorista.

    Saiba mais

    Assuntos: seart, secretaria, articulacao, regional, social, estado, pernambuco, governo, presente, acao, ocupacao, mutirao, sevicos, atendimento, sedsdh, comunidade, bairro, sancho
    Compartilhe: Link para o post:
  • Observatório Astronômico do Alto da Sé convida para observar o cometa ISON neste sábado (28)

    espacoO Observatório Astronômico do Alto da Sé, coordenado pelo Espaço Ciência, realizará uma primeira tentativa de observar o cometa ISON, catalogado como C/2012 S1 (ISON), que promete ser um dos mais brilhantes de todos, podendo chegar a ser visto a olho nu ou em plena luz do dia entre os meses de outubro, novembro e dezembro de 2013. Serão utilizados telescópios refletores e binóculos para buscar imagens diretas do objeto. O evento acontecerá no próximo sábado (28/09), das 2h às 4h da manhã e será aberto gratuitamente ao público.

    Saiba mais

    Assuntos: sectec, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, pernambuco, espaco ciencia, divulga, evento, observatorio, astronomico, alto da se, olinda, observar, cometa, ison
    Compartilhe: Link para o post:
  • Anunciados os selecionados para o The Playable City e abertas as inscrições para dois novos produtores

    O Porto Digital, o British Council e o Watershed anunciaram hoje (27), os selecionados para o programa de colaboração internacional Recife: The Playable City. Os ganhadores foram dez pernambucanos, entre artistas, produtores e tecnólogos, que participarão da residência criativa do projeto que vai acontecer no Recife e na Inglaterra. Foram eles: Fábio Florêncio, H.D. Mabuse, Hélder Aragão (DJ Dolores) e Léo Falcão, para a categoria de Artistas; Eduardo Araújo Oliveira e Filipe Calegário, para Tecnólogos; e, por fim, Daniel da Hora e Germana Uchôa, para a categoria de Produtores.

    Além desta novidade, outros produtores que não se inscreveram no projeto terão novamente a chance de participar: a partir desta próxima quarta-feira (02), estarão abertas as inscrições para outros dois produtores, dos quais, dois serão selecionados e se juntarão aos ganhadores para participarem juntos do programa. As inscrições vão estar abertas até o dia 14 de outubro e poderão ser feitas através do site: www.portomida.com.br.

    Saiba mais

    Assuntos: porto digital, pernambuco, sectec, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, divulga, selecionados, the playable city
    Compartilhe: Link para o post: