meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Meios de hospedagem, bares e restaurantes recebem capacitação gratuita voltada para a acessibilidade

    Com o objetivo de se tornar um destino turístico ainda mais acessível no País, Pernambuco tem se reinventado para melhor recepcionar pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida. Além do projeto Praia Sem Barreiras, que possibilita o banho assistido, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio Empetur, tem realizado capacitações gratuitas ligadas à acessibilidade em meios de hospedagem, bares e restaurantes próximos as praias onde funcionam o Praia Sem Barreiras.

    Desde o inicio do ano, mais de 20 estabelecimentos, em Fernando de Noronha e Porto de Galinhas, locais onde funcionam o Praia Sem Barreiras, já foram capacitados. Totalizando 350 pessoas, entrem mensageiros, recepcionistas, garçons, cumins e maitres, receberam informações importantes e as melhores maneiras de agir, conversar e recepcionar este público, de acordo com as necessidades do cliente.

    Assuntos: setur, secretaria, turismo, governo, estado, pernambuco, empetur, divulga, bares, restaurantes, meios de hospedagem, recebem, capacitacao, gratuita, acessibilidade
    Compartilhe: Link para o post:
  • Novas tubulações de esgoto são implantadas na orla de Petrolina

    A Compesa iniciou nesta segunda-feira (14) mais uma etapa da obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade de Petrolina, no Sertão do estado. Os técnicos da companhia vão implantar uma tubulação que vai transportar grande parte dos esgotos recolhidos nos bairros para a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Nesta etapa, os trabalhos estarão concentrados na Avenida Cardoso de Sá, ao longo da orla da cidade. A ampliação do saneamento de Petrolina está recebendo investimentos de R$ 65 milhões e conta com recursos do Ministério da Integração Nacional, via convênio com a Codevasf, além de contrapartida da Compesa.

    Com o objetivo de evitar maiores transtornos no trânsito local, as intervenções acontecerão no turno da noite, de segunda a sexta-feira, das 21h às 6h. No sábado, a equipe irá trabalhar das 14h às 22h e, no domingo, durante todo o dia. Durante a semana, no período da manhã e da tarde, a avenida será totalmente liberada e o trânsito fluirá normalmente. A previsão é de que a obra seja concluída no início de agosto.

    Saiba mais

    Assuntos: compesa, companhia, governo, estado, pernambuco, abastecimento, agua, divulga, novas tubulacoes, esgoto, orla, petrolina
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco participa de workshop de turismo no Reino Unido

    Entre os dias 22 e 24 de julho, a Secretaria de Turismo de Pernambuco, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), participará do Road Show VBRATA, uma ação que tem por objetivo capacitar agentes de viagens e divulgar, no Reino Unido, o potencial turístico e os atrativos do Estado. A Empetur participa do evento a convite da Embratur.

    O roadshow será realizado em forma de treinamentos nas cidades inglesas de Brayton (22), Manchester (23) e na cidade de Glasgow (24), na Escócia. O evento terá uma apresentação do destino Pernambuco para cerca de 50 agentes em cada cidade. Logo após, acontecerá uma rodada de negócio e a divulgação será feita por meio da folheteria promocional da Empetur.

    Saiba mais

    Assuntos: setur, secretaria, turismo, governo, estado, pernambuco, empetur, divulga, participa, worhshop, reino unido
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria divulga resultado da segunda etapa da seleção do Programa Paulo Freire

    A Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco através do Programa Paulo Freire – Pernambuco Escolarizado divulga o resultado da 2ª Etapa da Chamada Pública para seleção de voluntários alfabetizadores, coordenadores de turmas e alfabetizadores tradutores – intérpretes de LIBRAS das Gerências Regionais de Educação da 1ª entrada ( Afogados, Araripina,Floresta, Petrolina, Salgueiro, Recife Norte, Recife Sul, Caruaru e Barreiros).

    Veja Resultado da 2ª.Etapa da Chamada Pública aqui.

    Assuntos: see, secretaria, educacao, esportes, governo, estado, pernambuco, divulga, resultado, selecao, programa, paulo freire
    Compartilhe: Link para o post:
  • Galeria Janete Costa recebe exposição de fotografias Cor à Pele

    tvA Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, recebe a partir das 19h desta terça-feira (15), a exposição de fotografias “Cor à Pele”, do Olho Coletivo, formado por estudantes de fotografia da Faculdades Integradas Barros Melo – AESO. A mostra, que fica em cartaz até o dia 27, é uma narrativa visual composta por retratos feitos a partir de projeções de desenhos, texturas e pinturas no corpo.

    A mostra traz várias técnicas experimentais com fotografia, com o objetivo de fomentar trabalhos poéticos e inventivos. Com a curadoria do professor Emiliano Dantas, a exposição é composta por fotografias de Aline Sales, Ana Luiza, Dayane Santos, Enny Fonseca, Juliana Bandeira, Lindemberg Figueiredo,  Monique Veloso, Paulo Rocha, Renata Alves, Renata Lopes, Silvia Rodrigues e Úrsula Freire.

    Saiba mais

    Assuntos: tvpe, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, pernambuco, divulga, exposicao, galeria, janete costa, fotografia, cor a pele
    Compartilhe: Link para o post:
  • Regentes, coreógrafos e balizadores foram capacitados no último fim de semana

    seeO último final de semana foi de preparativos para o início da IV Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras de Pernambuco. Em Gaibu, foi realizada a capacitação de regentes e coreógrafos, enquanto no Recife aconteceu a formação de balizadores e mor. Mais de 300 participantes foram capacitados.

    Em Gaibu, os maestros tiveram aulas de regência, fisiologia, editoração musical e percussão rudimentar, todos ministrados por professores do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) e da Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical do Recife. Os coreógrafos foram capacitados com aulas de dança e criação de figurinos. “Nosso grande diferencial nessa capacitação são as aulas que abrangem instrumentos de percussão sinfônica. Esse é o primeiro ano que vamos trabalhar com este tipo de instrumento”, comenta o coordenador de bandas e fanfarras, Waldenílson Cunha.

    Saiba mais

    Assuntos: see, secretaria, educacao, esportes, governo, estado, pernambuco, divulga, capacitacao, regentes, coreografos, balizas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo do Estado renova parceria com Instituto Ayrton Senna para correção de fluxo na rede estadual de ensino

    foto1

    Dando continuidade aos esforços para erradicar o analfabetismo, defasagem e abandono na rede estadual de ensino, o governador João Lyra Neto renovou, nesta terça-feira (17), a parceria com a Instituto Ayrton Senna (IAS), iniciada em 2003. Através de dois projetos - Se Liga e Acelera -, o Executivo Estadual e o instituto fazem a correção de fluxo dos estudantes dos anos iniciais, na faixa etária de 9 a 14 anos, que apresentam distorção idade/série de dois anos ou mais. A parceria foi celebrada com a presença da presidente do IAS, Viviane Senna, no Palácio do Campo das Princesas.

    "O povo de Pernambuco e principalmente aqueles que fazem a educação sempre lhe serão gratos pelo que você tem feito em benefício da educação pernambucana, nordestina e brasileira", disse o governador João Lyra Neto. Comemorando 20 anos de fundação da IAS, Viviane Senna, celebrou a "parceria histórica" com o Estado, que fez com que a "união de competências trouxesse resultados muito bonitos". "Eram 400 mil alunos que tinham a defasagem idade/série em relação ao ano escolar que estavam  e, até hoje, foram mais de 200 mil alunos atendidos. Eles passaram a ter oportunidade não só de recuperar os anos perdidos em repetência, mas seguir sua trajetória escolar com sucesso. Muitos deles estão na faculdade e já estão fazendo o próprio futuro", comemorou.

    Também presente na solenidade, o secretário de Educação e Esportes, Ricardo Dantas, destacou que o Governo do Estado tem investido não apenas no resgate dessa geração que não teve acesso ao ensino de qualidade, mas também na eficiência da gestão para que a situação não se repita. O gestor também destacou os resultados alcançados. "Nos últimos sete anos, Pernambuco é o Estado que mais diminuiu percentualmente essa distorção idade-série, fazendo com que Pernambuco tenha economizado nos últimos sete anos mais de 327 milhões ao corrigir a idade série desses nossos alunos", ressaltou, ao lembrar o apoio técnico que o Estado tem dado ao municípios, que assumiram o ensino fundamental.
    foto2
    O projeto Se Liga, que alfabetiza, em um ano, crianças que repetem porque não sabem ler nem escrever, para que possam frequentar o projeto Acelera Brasil e, depois, retornar à rede regular. Antes de ingressar no projeto, os alunos que repetem um ou mais anos são avaliados para avaliar seu nível de leitura e escrita. Caso não alcancem o desempenho desejado, entram no Se Liga. Em salas de, no máximo, 25 alunos, um professor da rede de ensino, devidamente capacitado, aplica a metodologia que, além da ênfase dada à leitura, oferece às crianças materiais específicos que facilitam e qualificam o aprendizado. Só em 2013 o Se Liga atendeu 11.589 estudantes e alcançou a marca de 79,8% de aprovação.

    Após serem aprovados no Se Liga, os estudantes são encaminhamos ao projeto Acelera, que como o próprio nome já indica, destina-se à aceleração dos estudos. Os alunos alfabetizados, mas que repetiram de ano, são agrupados em salas de até 25 crianças e acompanhados por um professor da rede de ensino devidamente capacitado, para garantir que,  em um ano, os alunos alcancem o nível de conhecimento esperado para a primeira fase do Ensino Fundamental. Alunos do Acelera Brasil chegam a  realizar duas séries em um ano letivo, de acordo com seu aproveitamento, já que não se trata de promoção automática.

    No Acelera, que em 2013 atendeu 5.681 estudantes e alcançou 94,1% de aprovação. tanto os alunos como o professores têm acesso a material didático específico, além de monitoramento e avaliação constantes. As aulas são pensadas para cumprir 200 dias letivos com atividades integradas à realidade dos participantes. Há lições de casa, trabalhos em grupo, momentos voltados à leitura e um acompanhamento personalizado pelo professor.

    Assuntos: governador, joao lyra neto, governo, estado, pernambuco, renova, parceria, instituto, ayrton senna, ensino, estadual, programas, se liga, acelera
    Compartilhe: Link para o post:
  • Itep firma parceria com a Rússia

    O presidente do Itep, Frederico Montenegro, assinou nesta segunda-feira (14), em Brasília, memorando de intenções com a Companhia Russa de Pesquisa e Produção de Sistemas e Instrumentos de Precisão, evento que contará com a presença do presidente da Rússia, Vladimir Putin.
     
    O acordo tem como objetivo a instalação do sistema de monitoramento de satélites Glonass na sede do instituto e promoverá o intercâmbio de informações científicas e técnicas obtidas com o uso do Sistema Glonass.
     
    Em operação desde a década de 70, o Glonass é um sistema de navegação por satélite que possui cobertura global. Atualmente, conta com 24 satélites em órbita, que são empregados no fornecimento dos dados de posicionamento.

    Assuntos: itep, instituto, tecnologia, pernambuco, estado, governo, divulga, parceria, russia, memorando
    Compartilhe: Link para o post:
  • SES divulga inscrições abertas para Fórum de Regulação e Auditoria

    Nos dias 21 e 22 de agosto, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) realiza o I Fórum Pernambucano de Regulação Assistencial e Auditoria do SUS, no auditório Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco. Com o tema “Auditoria e Regulação no SUS: Solução ou Problema?”, o evento pretende divulgar trabalhos desenvolvidos na área, reciclar os técnicos e fazer a troca de experiências entre os profissionais, além de sensibilizar os gestores sobre a importância das ferramentas de regulação assistencial e auditoria.
     
    O Fórum é destinado para os gestores municipais e profissionais da área de regulação e auditoria. Serão disponibilizadas três vagas para cada município pernambucana, sendo uma para o secretário municipal de saúde, uma para o técnico de regulação e outra para o de auditoria. É necessário preencher a ficha de inscrição disponível abaixo, que deve ser assinada pelo secretário de saúde, digitalizar e enviar para o e-mail do Fórum da sua região. Mais informações podem ser obtidas com os apoiadores institucionais de Regulação de cada Geres.

    Saiba mais

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Inscrições para o Exame Supletivo 2014 seguem até 10 de agosto

    As inscrições para o Exame Supletivo 2014 começaram na última quinta-feira (10) para os interessados em concluir o ensino fundamental e médio. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de agosto exclusivamente aqui. Aos 65 anos, o motorista aposentado, Mário Dornelas, vai tentar concluir seus estudos. Entusiasmado ele vai prestar o exame para o ensino médio. Após cursar até a 2ª série do ensino fundamental, Mario abandonou os estudos para se dedicar ao trabalho, reingressando em 1975 para prestar o supletivo do nível fundamental.

    Após 39 anos o aposentado reconheceu a importância de concluir os estudos. Durante esse intervalo estudou música e fez um curso de informática, e a cada dia percebe que não deseja mais parar e seu objetivo é conseguir o certificado de conclusão do ensino médio. “É importante e muito gratificante voltar a estudar, mesmo estando com uma idade avançada, é necessário aprender alguma coisa tanto pra viver como para passar adiante. Pretendo ingressar em um curso técnico depois, mas ainda não tenho nada definido, eu tenho o curso de música e acho que vou seguir por essa área”, ressaltou.

    Saiba mais

    Assuntos: see, secretaria, educacao, esportes, governo, estado, pernambuco, divulga, inscricoes, exame supletivo, 2014
    Compartilhe: Link para o post: