meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Campus da UPE de Petrolina realiza Semana Acadêmica de Matemática

    De 02 a 06 de junho, o campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Petrolina, através do seu Colegiado de Matemática e do grupo de pesquisa Estudos Matemáticos e suas Tendências, realiza a 2ª edição da Semana Acadêmica de Matemática.

    Com o tema: O processo de conceitualização no Ensino de Matemática, o evento tem o objetivo de contribuir para a formação dos professores e futuros professores de Matemática. Grandes pesquisadores nacionais nessa área participam do encontro, que vai oferecer, durante toda a semana, atividades como conferências, minicursos e mesas-redondas, além da apresentação de trabalhos científicos em três categorias (Comunicação Científica, Relato de Experiência e Pôster).

    Saiba mais

    Assuntos: upe, universidade, pernambuco, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, sectec, divulga, campus, petrolina, realiza, semana, academica, matematica
    Compartilhe: Link para o post:
  • Portomídia, em parceria com SEBRAE, oferece curso sobre Planejamento Estratégico na Medida

    O Portomídia está com inscrições abertas para o curso Planejamento Estratégico na Medida. O curso vai começar nesta próxima segunda-feira (26) e seguirá até o dia 29 de maio, de segunda à quinta, das 8h30 às 12h30. A inscrição custa R$ 60,00 e para realizá-la basta acessar o link: http://portomidia.org/#/detalheProgramacao.php?codigo=39.
     
    A solução Planejamento Estratégico na Medida foi desenvolvida especialmente para microempreendedores que desejam compreender a importância do planejamento, bem como conhecer e operar as ferramentas que existem para orientar o funcionamento de sua empresa, estabelecimento e alcance de objetivos.

    Saiba mais

    Assuntos: porto digital, pernambuco, sectec, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, divulga, portomidia, abre, inscricoes, curso, planejamento estrategico, medida
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretário de Administração visita Hospital do Servidor e vistoria as obras na unidade

    sadO secretário de Administração José Francisco Neto visitou nesta quarta-feira (21) o Hospital dos Servidores do Estado (HSE), que atende aos beneficiários do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores de Pernambuco (Sassepe). Durante a visita que foi acompanhada pelo presidente do Instituto de Recurso Humano (IRH) Francisco Papaléu e do diretor-geral do HSE, Tadeu Godoy, o chefe da pasta também pôde conferir o andamento das obras de expansão e requalificação da unidade que devem ficar prontas ainda neste semestre.

    O secretário percorreu vários ambientes do Hospital, principalmente os que estão em obra, como o ambulatório, a nova unidade de atendimento de longa permanência (pacientes crônicos) e a emergência, além das obras dos setores de Raios-X e Agência Transfusional.

    Saiba mais

    Assuntos: sad, secretaria, administracao, governo, estado, pernambuco, funape, fundacao, aposentadorias, pensoes, aposentados, servidores, divulga, secretario, visita, hse, hospital, servidor, vistoria, obras
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ciclo de Capacitações do CAR tem início na Região Metropolitana

    semasRepresentantes de sindicatos rurais e ONGs, gestores e técnicos agrários dos municípios participaram hoje da abertura do ciclo de capacitações do Cadastro Ambiental Rural (CAR), no auditório da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas). A capacitação está inserida dentro da programação do mês do meio ambiente e foi dirigida aos municípios de Olinda, Recife, Camaragibe, São Lourenço e Paulista, sendo a primeira de uma rodada que contemplará municípios em todas as regiões do Estado.

     O CAR é um programa federal que prevê o registro eletrônico obrigatório de todas as propriedades rurais existentes no país, cujo prazo para implementação será maio de 2015, podendo ser prorrogado por mais um ano. Esse registro garantirá aos produtores rurais a continuidade do acesso aos programas e benefícios oferecidos pelo governo federal, além de integrar um banco de informações georreferenciadas que possibilitarão a gestão ambiental em amplitude nacional.

    Saiba mais

    Assuntos: semas, secretaria, meio ambente, sustentabilidade, estado, pernambuco, governo, divulga, ciclo, capacitacao, car, inicio, rmr
    Compartilhe: Link para o post:
  • APAC apresenta Política Estadual de Recurso Hídricos na FIEPE

    O Conselho Temático de meio ambiente da Federação das indústrias do Estado de Pernambuco/CONTEMA - FIEPE realizou nos dias 20 e 21 de maio Curso de Capacitação no Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, em parceria com a Confederação Nacionais das Indústrias -CNI. O curso teve como objetivo capacitar os representantes da indústria para atuarem nos Comitês de Bacias do Estado de Pernambuco.
     
    Como convidado especial, o Diretor Presidente da APAC Marcelo Asfora fez uma palestra sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos ,que tem por fim assegurar à atual e as futuras gerações a necessária disponibilidade dos recursos hídricos. O Presidente da Apac demostrou os objetivos a serem alcançados, além dos fundamentos sobre os quais se apoia para atingir as metas desejadas, bem como os instrumentos para sua implementação. Marcelo Asfora destacou a importância de assegurar que a água seja protegida, utilizada e conservada, em níveis e padrões adequados de quantidade e qualidade, por seus usuários atuais e futuros, em todo o território do estado de Pernambuco, garantindo as condições para o desenvolvimento econômico e social, bem como para melhoria da qualidade de vida e o equilíbrio do meio ambiente, conforme estabelece a Lei Nº12.984.

    Saiba mais

    Assuntos: apac, agencia, pernambucana, aguas, clima, governo, estado, pernambuco, divulga, apresenta, politica estadual, recursos hidricos, fiepe
    Compartilhe: Link para o post:
  • Direitos Humanos na Copa do Mundo 2014 é tema de reunião na SEJUDH

    A Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, realizam, nesta quinta-feira (22), no auditório da SEJUDH, encontro com a rede local de proteção para a Copa do Mundo da Fifa 2014. A ação surge em continuidade à reunião com a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos ocorrida na última sexta feira (16).

    Para o secretário executivo, Paulo Moraes, o momento é de alinhar o papel de todos os órgãos envolvidos na prevenção às violações de Direitos Humanos ao longo do torneio. “O objetivo é sairmos da reunião com um mapa desenhado com as competências de cada órgão, entendendo que este é um legado imaterial que iremos deixar”, afirmou.

    Ainda de acordo com Paulo, a proposta é cada instituição apresentar seu projeto de intervenção, socializar e relatar qual função será desempenhada. “Iremos debater temas prioritários para o momento, como exploração sexual de crianças e adolescentes e a segurança pública no âmbito da proteção em Direitos Humanos”.

    Embora haja temas de maior pertinência devido ao apelo que um evento como este promove aos estados/regiões, outras abordagens também serão discutidas no encontro, como é o caso das violações que podem ocorrer no pós jogo nas festas; atuação na abordagem policial; mediação de conflitos, desaparecimento de pessoas e população estrangeira que estará presente em maior quantidade neste período.

    Estarão presentes à reunião a Defensoria Pública; Ministério Público; OAB; Secretarias estaduais e municipais; Corregedoria Geral; Polícias Militar, Federal e Rodoviária Federal e Ministério Público Federal. Além de órgãos do município de São Lourenço da Mata.

    Assuntos: sejudh, secretaria, direitos humanos, justica, governo, estado, pernambuco, divulga, dh, copa do mundo, reuniao, tema
    Compartilhe: Link para o post:
  • Professores participam de oficina de contação de histórias em Fernando de Noronha

    Até o final da semana professores da Escola Arquipélago e da creche Bem-Me-Quer participam da oficina de contação de história e pintura de rosto. O objetivo da ação e fazer com que os professores ganhem mais uma ferramenta na hora de ensinar. As aulas irão acontecer na Biblioteca Publica Distrital Heleno Armando, das 19h as 21h.

    A bibliotecária Alessandra Mino, idealizadora da ação, afirma que a oficina vai ajudar os professores dentro das salas de aula. Muitas vezes os alunos ficam dispersos, não prestam atenção no conteúdo que esta sendo passado, uma historia bem contada pode transformar esse cenário, chamar a atenção dos estudantes, disse.

    Saiba mais

    Assuntos: fernando de noronha, governo, pernambuco, estado, arquipelago, divulga, professores, participam, oficina, contacao de historias
    Compartilhe: Link para o post:
  • Espaço Ciência convoca para trabalho voluntário

    O Espaço Ciência está convocando estudantes de ensino superior para serem monitores voluntários da Semana do Meio Ambiente, que acontecerá de 2 a 6 de junho. Um dos critérios de seleção é participar de reunião no dia 28/05, às 15h, no Centro Educacional do Espaço Ciência. Os interessados deverão confirmar presença na reunião enviando e-mail para comunicacaoec@gmail.com. Quem for selecionado para a Semana do Meio Ambiente receberá certificado de participação.

    Mais Informações
    (81) 3183-5524/28

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governador João Lyra Neto discute parcerias com ministro da Saúde

    foto1foto2

    O governador João Lyra Neto se reuniu, na tarde desta quarta-feira (21/05), com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, em Brasília. A audiência, classificada pelo pernambucano como "extremamente foto3positiva", girou em torno de propostas de convênios entre o Governo do Estado e o Ministério da Saúde para investimentos de obras em andamento e também para o custeio de outras ações já em execução. O governador esteve acompanhado pela secretária de Saúde, Ana Maria Albuquerque, e pela secretária-executiva da referida pasta, Ana Paula Soter.

    "Colocamos para o ministro a necessidade desses convênios, tanto para o investimento em obras como os hospitais, as Upas (Unidades de Pronto Atendimento), as UpaEs (Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada) e o Samu, assim como também para o custeio do funcionamento das unidades. Ele recebeu a proposta de Pernambuco com muita deferência. Evidentemente que existem as questões orçamentárias, mas o ministro prometeu que irá estudar com muito carinho todos os foto4pleitos e demonstrou todo o interesse em atender a demanda de Pernambuco", afirmou o governador.

    Entre as ações discutidas na audiência, estiveram as obras do Hospital da Mulher, em Caruaru, e a reforma e ampliação das emergências dos hospitais da Restauração (HR) e Getúlio Vargas (HGV). Primeira unidade de saúde do Estado voltada exclusivamente para o atendimento integral à mulher, o Hospital está orçado em R$ 47 milhões e contará com uma maternidade de alto risco. Já as intervenções no HR e HGV visam qualificar o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), num investimento de R$ 25 milhões.

    Além das propostas de cofinanciamento, também foram debatidas parcerias entre Estado e União para implantação e melhorias de algumas redes de atenção à saúde em Pernambuco, como a Rede foto5Cegonha, a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e a Rede de Urgência e Emergência. Outro ponto da pauta foi o apoio para a aquisição de equipamentos para alguns hospitais municipais.

    Na próxima segunda-feira, a secretária Ana Maria Albuquerque estará em Brasília para firmar junto ao Ministério da Saúde o cronograma dos convênios, tanto para a área de custeio quanto de investimentos. Também ficou acertado que até o final de julho, o Governo de Pernambuco entregará ao Governo Federal uma proposta de convênios para custeio e investimentos referentes ao exercício orçamentário de 2015.

    https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_10358_tn_2014052119184376d2.jpghttps://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_10359_tn_201405211918432030.jpg

    Assuntos: governador, joao lyra neto, discute, parcerias, obras, acoes, ministro, saude, brasilia
    Compartilhe: Link para o post:
  • Virtuosi comemora uma década dedicada à música de concerto

    O Virtuosi Brasil completa dez anos e realiza uma edição comemorativa, com apresentações especiais, exposição e aulas-concerto. A décima edição do festival começa nesta quinta-feira (22), no Centro Cultural dos Correios, no bairro do Recife. O evento segue até o domingo, 25, e todas as apresentações são gratuitas.

    Um dos destaques da programação é o Trio Corrente, vencedor do Grammy 2014 com o melhor álbum de Jazz Latino, que se apresenta na noite de abertura, às 19h. Também compõem a programação a programação o violoncelista Leonardo Altino, a pianista Ana Lúcia Altino, o quarteto de clarinetes Sujeito a Guincho e a Orquestra Virtuosi.

    Saiba mais

    Assuntos: tvpe, empresa, pernambucana, epc, governo, estado, pernambuco, divulga, virtuose, comemora, decada, musica de concerto
    Compartilhe: Link para o post: