meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Pernambuco receberá jogos da Alemanha e Itália na Copa do Mundo

    foto1O vice-governador João Lyra Neto comemorou o resultado do sorteio das chaves para a Copa do Mundo do Brasil, ocorrido nesta sexta-feira (06/12), na Costa do Sauípe, na Bahia. As combinações promoveram o retorno das seleções da Itália e Japão à Arena Pernambuco, após a disputa da Copa das Confederações do ano passado, e ainda trouxeram Alemanha, Estados Unidos, Croácia e México.

    "O sorteio nos deixou muito felizes, mas cientes de nossas responsabilidades. Pernambuco receberá grandes jogos na Copa do Mundo, como já ocorreu na Copa das Confederações do ano passado. Faremos nossa parte na competição, estamos certos de que o povo pernambucano participará com muito entusiasmo dos jogos e do clima da Copa", destacou João Lyra, que representou o governador Eduardo Campos na cerimônia.

    Pelo sorteio, ficaram definidos quatro dos cinco confrontos que serão realizados na Arena Pernambuco. O primeiro jogo será no dia 14 de junho, entre Costa do Marfim e Japão, pelo grupo C. Em seguida, Costa Rica e Itália se enfrentam pelo grupo D no dia 20 de junho. México e Croácia (que integram o grupo A junto com o Brasil) medem forças no dia 23 de junho. O último jogo da primeira fase será entre Alemanha e Estados Unidos, pelo grupo G, no dia 26 de junho.

    A Arena Pernambuco ainda sediará uma partida válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo, no dia 29 de junho. O primeiro colocado do grupo D (que reúne Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália) enfrentará o segundo colocado do grupo C (entre Colômbia, Grécia, Costa do Marfim e Japão).

    A Copa do Mundo de 2014 começa no dia 12 de junho, com o jogo entre Brasil e Croácia, em São Paulo.

    Assuntos: governador, vice, pernambuco, joao lyra, estado, comemorou, jogos, copa do mundo, arena, recebe, selecoes, alemanha, italia
    Compartilhe: Link para o post:
  • Hospital Pelópidas Silveira comemora 2 anos de funcionamento

    No próximo domingo, 08 de dezembro, o Hospital Pelópidas Silveira (HPS) completa 2 anos de funcionamento. Para comemorar a data e os resultados alcançados pela unidade, várias ações irão ocorrer nesta sexta-feira (06/12). A programação tem início a partir das 8h30, com atividades lúdicas voltadas para os pacientes acompanhados pelo Ambulatório de Enfermagem em Lesão Medular (ELeMe). À tarde, a partir das 16h, será celebrada uma missa em Ação de Graças pelo aniversário do hospital.

    No evento da manhã, os pacientes, paraplégicos e tetraplégicos, terão a oportunidade de participar de jogos esportivos, aula de pintura, além de receber palestra abordando os direitos das pessoas com deficiência e orientações sobre a carteira de livre acesso, concessão de órteses e próteses, centros de reabilitação no Estado e benefícios assistenciais. O serviço especializado do Ambulatório, que é o único do tipo entre os hospitais públicos de Pernambuco, tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes com lesão na medula espinhal, tornando-os independente dentro das suas condições.

    DADOS – Localizado às margens da BR-232, no Curado, o Pelópidas Silveira foi o terceiro hospital metropolitano construído pelo Governo de Pernambuco e é a primeira unidade neurocárdio do SUS no Brasil, ou seja, voltado, exclusivamente, para atender pacientes graves nas especialidades de Neurologia, Neurocirurgia e Cardiologia.

    Em 2013, até novembro, o HPS realizou mais de 21 mil consultas ambulatoriais e atendimentos de urgência e emergência, um aumento de 85% em relação ao mesmo período de 2012, quando registrou 11 mil atendimentos. Além disso, quase 1,8 mil procedimentos cirúrgicos e de hemodinâmica intervencionista foram realizados e 5 mil pacientes foram internados na unidade.

    “Além dos números, que compravam a importância do Hospital Pelópidas Silveira para a rede estadual de saúde, este ano a unidade deu um importante passo para se firmar como um centro de pesquisa e formador de novos profissionais. Nós inauguramos a Biblioteca Jorge Wanderley, a primeira do Estado que alia livros científicos com a difusão da literatura, lançamos o marco inicial do Banco de Imagens Clínica, outra iniciativa inédita no Norte e Nordeste, e recebemos a primeira turma de estagiários concursados”, salienta o Superintendente do HPS, Caio Souza Leão.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Abastecimento interrompido em bairros do Recife para obras de interligação

    A Compesa realiza nesta sexta-feira (6) obras de interligação de novas redes de abastecimento de água implantadas em diferentes bairros do Recife. Para permitir a conclusão dos serviços, será necessário interromper, a partir das 8h, o abastecimento em cinco bairros da capital: Bongi, Mustardinha, Mangueira, Ilha do Retiro e Afogados. A previsão é de que a distribuição de água para essas localidades seja retomada às 17h.
     
    As obras de interligação serão realizadas na Estrada do Bongi, na Rua Coronel Alfredo Duarte (Afogados) e na Rua Randolfo Pinto Ferreira (Bongi). Essas intervenções fazem parte do programa de setorização e modernização da rede de distribuição de água da Região Metropolitana do Recife. Com a setorização, é possível isolar as redes de abastecimento, dando mais regularidade e confiabilidade ao abastecimento.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Grupo percussivo Conxitas anima o “Arrastão” dos Direitos Humanos

    No próximo domingo (8), a partir das 15h30, a III Jornada Estadual dos Direitos Humanos promove a segunda edição do “Arrastão” dos Direitos Humanos pelas ruas do Recife Antigo.

    A concentração será em frente ao Centro de Artesanato, situado ao lado do Marco Zero. Para garantir a animação antes e depois do “Arrastão”, haverá o ensaio do Grupo Artístico Percussivo Conxitas.

    O grupo formado desde 2005, atualmente possui 100 integrantes, todas mulheres, que apresentam um repertório repleto de releituras em ritmos regionais (samba, coco, maracatu, ciranda, dentre outros) de sucessos nacionais e internacionais.

    Após desfilar pelas ruas do Recife Antigo o “Arrastão” segue para o pátio da Torre Malakoff onde acontece o lançamento da HQ Maria Mediação. Uma versão em quadrinhos de vários temas dos Direitos, desde a violência contra a mulher e o combate à homofobia, passando pela igualdade racial e as implicações do segmento da pessoa idosa.

    A proposta da HQ é levar ao conhecimento da população temas dos direitos de forma lúdica através da linguagem dos quadrinhos.

    O “Arrastão” dos Direitos Humanos é uma iniciativa da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), em parceria com a Prefeitura do Recife.

    Assuntos: sejudh, secretaria, direitos humanos, justica, governo, estado, pernambuco, divulga, arrastao, recife antigo, conxitas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governador Eduardo Campos reúne secretariado estadual para fazer balanço de 2013 e definir metas para o ano de 2014

    O governador Eduardo Campos reuniu o secretariado estadual nesta quinta-feira (05/12) para fazer um balanço do ano de 2013 e pactuar as metas para o próximo ano. Ao todo, foram estabelecidas 670 metas, que fazem parte dos 12 objetivos estratégicos da gestão em 2014. A reunião ocorreu na Sede Provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções de Pernambuco.

    Assuntos: governador, eduardo campos, governo, estado, pernambuco, reune, secretariado, estadual, balanco, 2013, define, metas, 2014
    Compartilhe: Link para o post:
  • Diálogo entre Governo e sociedade civil firma continuidade da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

    foto1

    O governador Eduardo Campos assinou, na tarde desta quinta-feira (05/12), emenda para manter inalterado o status da atual Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. A decisão foi foto2tomada após diálogo com representantes da sociedade civil organizada voltara para as políticas públicas sociais. O encontro aconteceu na Sede Provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

    Com a reforma administrativa proposta no último dia 20 de novembro, as secretarias de Governo, de Articulação Social e Regional, e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos seriam fundidas. Essa proposta motivou que membros da sociedade civil organizada procurassem o governo na quarta-feira (04/12) para fazer ponderações. O debate proporcionou o entendimento de que a melhor decisão seria manter Desenvolvimento Social e Direitos Humanos com status de secretaria.

    "Isso foi uma vitória do diálogo. Recebemos um documento com ponderações de que essa junção poderia, de algum modo, fragilizar a política de assistência social, inclusive dando um sinal para os municípios de que estaria havendo algum desprestígio dessa área. Embora essa preocupação não fizesse sentido, todavia trouxemos o documento das entidades para o governador e ele entendeu que a emenda era importante", explicou o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar.foto4
     
    A presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de Pernambuco, Lourdes Viana, destacou que o entendimento só foi possível pelo diálogo permanente entre o Governo do Estado e as entidades. "Estávamos mobilizados para, através do diálogo, manter de fato o espaço das políticas sociais. Essa foi uma lição de que o diálogo nos leva à mudanças positivas", destacou.

    "A política em ação social sempre esteve e continua preservada. Essa é uma área em que o governo avançou em muito, saindo de um orçamento de R$ 7 milhões em 2007 para R$ 64 milhões em 2012. Não poderíamos permitir que uma iniciativa positiva e com tantos avanços pudesse ser interpretada como um retrocesso pela sociedade civil", frisou Tadeu Alencar.

    foto5

    Assuntos: governador, eduardo campos, pernambuco, estado, sociedade civil, firma, dialogo, continuidade, secretaria, desenvolvimento social, direitos humanos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Salgueiro recebe mutirão de serviços dos "Direitos Humanos nas Feiras"

    Os "Direitos Humanos nas Feiras", ação de cidadania da III Jornada Estadual de Direitos Humanos, chega a Salgueiro, nesta sexta-feira, 06. O mutirão começa às 08h, na Praça da Bomba, e vai oferecer a população atendimentos de saúde, documentação, beleza, esporte e apresentações culturais.

    A promoção é da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, SEJUDH, e Secretaria de Desenvolvimento  Social e Direitos Humanos, SEDSDH. Entre os atendimentos destacam-se: emissão  gratuita de documentação pelo Balcão de Direitos com: Identidade, Carteira de Trabalho e 2ª vias de Certidão de Nascimento e Casamento. Procon, com orientações ao consumidor, além de palestras sobre os direitos das mulheres.

    Haverá também esclarecimentos e dicas do Corpo de Bombeiros para se evitar acidentes; cuidados com a saúde, como aferição de pressão arterial, informações sobre DST\Aids, unidade móvel de saúde bucal e atividade nutricional, ensinado como se ter uma boa alimentação; e corte de cabelo.

    Profissionais que atuam no CREAS e CRAS estarão à disposição durante o evento, para atendimento e dúvidas sobre a assistência social. E a equipe do Centro de Prevenção à Violência contra o Idoso vai informar os direitos da pessoa idosa.

    Na parte cultural será realizada oficina e exposição de artesanato do município; grupo de percussão Raízes do Futuro do Serviço; Dança; Grupo de cultura Popular da Tribo Atikun; e de Forró. O mutirão será movimentado ainda por uma tenda de jogos, com Dominó, Xadrez e Dama, Karatê, Judô e Jiu Jitsu.

    Segundo o Secretário Executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes, a ação "Direitos Humanos nas Feiras" busca oferecer a população prestação de serviços e promoção dos direitos. Vai contemplar 10 municípios durante a Jornada de Direitos Humanos, e já atendeu a 07.

    Assuntos: sejudh, secretaria, direitos humanos, justica, governo, estado, pernambuco, divulga, salgueiro, recebe, acao, dh, feiras
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco é declarado livre do Moko da Bananeira

    Produtores pernambucanos vão poder comercializar banana e helicônia para outros estados, desde que atenda as exigências de certificação fitossanitária. Isso porque o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, esta semana, a Instrução Normativa Nº 29 que reconhece o Estado como livre do moko da bananeira. Atualmente, a atividade gera 150 mil empregos diretos e indiretos, sendo de grande importância social e econômica para Pernambuco.

    O cultivo da banana ocorre em todas as microrregiões do Estado. No entanto, a produção se concentra na Zona da Mata: Vicência, Quipapá, Amaraji, Macaparana e Palmares. No Vale do São Francisco, os municípios de Santa Maria da Boa Vista e Petrolina lideram a produção da região. Pernambuco é o 5º maior produtor de banana com uma produção anual de 545.707 toneladas.

    Em Pernambuco, a ocorrência da doença foi vista em helicônia no ano de 2000, em Aldeia, no município de Camaragibe. Logo após a detecção da bactéria, os produtores e a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco - Adagro adotaram medidas de erradicação com o objetivo de eliminar a praga.

    Em 2011, a Adagro solicitou nova auditoria, pois nas inspeções visuais em plantios de bananeira e de helicônia, e nas coletas de amostras para análises fitopatológicas, constatou-se a erradicação da bactéria nos plantios do Estado. No Brasil, a praga ocorre no Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Sergipe e, como hospedeira da helicônia, nos estados do Amazonas e do Distrito Federal.

    Assuntos: sara, secretaria, agricultura, reforma agraria, governo, estado, pernambuco, divulga, estado, livre, moko da bananeira, praga
    Compartilhe: Link para o post:
  • Grande Recife organiza ações para o último final de semana da Festa do Morro

    O Grande Recife organizou uma série de ações para beneficiar os usuários do transporte público que irão participar dos últimos dias de festa de Nossa Senhora da Conceição, em Casa Amarela. Entre elas estão o reforço de 107 linhas, a transferência do terminal da linha 612 – Morro da Conceição e a abertura durante a madrugada do Terminal Integrado da Macaxeira.

    Nesta sexta-feira (6), a linha 612 – Morro da Conceição circulará com mais dois ônibus, resultando em 7 ônibus e 80 viagens. Já no sábado (7), 25 linhas terão reforço de frota e viagens, sendo 48 carros e 322 viagens a mais do que um sábado normal, totalizando 410 ônibus fazendo 308 viagens. Para o domingo (8), 82 linhas que atendem o Morro da Conceição receberão reforço. Serão 203 carros e 1.830 viagens a mais do que a programação de um domingo habitual, o que totaliza 518 veículos nas ruas realizando 5.800 viagens.

    Saiba mais

    Assuntos: grande recife, consorcio, transporte, governo, estado, pernambuco, divulga, esquema, especial, linhas, onibus, acoes, beneficiar, usuarios, festa, morro da conceicao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Detran-PE fará upgrade de seu banco de dados

    Com o objetivo de aumentar a agilidade e a segurança de seu sistema de informática, o Detran-PE, dará início, no próximo dia 07 de dezembro (sábado), à atualização de seu banco de dados.  Em razão disso, os serviços de habilitação e veículos ficarão indisponíveis, a partir das 11 da manhã, retornando a seu funcionamento normal na manhã do dia 9 de dezembro (segunda-feira).
     
    Apesar disso, os postos do Detran que abrem no sábado, isto é, aqueles situados em shoppings centers e nos Expressos Cidadão - tanto da Região Metropolitana quanto do Interior do Estado -  estarão abertos em seu horário de costume para a entrega de documentos e para prestação de informações ao público.
     
    Além da suspensão do atendimento presencial, a abertura de serviços pelo site do Detran também não vai funcionar entre sábado e segunda-feira.  Por este motivo, os menus do site do Órgão estarão desativados no referido período.
     
    Em condições normais, os postos do Detran dos shoppings centers, funcionam das 9 às 21h, entre segunda e sexta-feira, e das 9 às15h, aos sábados. Nos Expressos Cidadãos, o horário varia de acordo com cada Expresso. É possível conferir, na página principal do site do Detran (www.detran.pe.gov.br), no menu “Pontos de Atendimento”, os horários de abertura e fechamento de cada Expresso Cidadão.

    Assuntos: cidades, secretaria, transito, governo, estado, pernambuco, detran, divulga, upgrade, banco de dados, interrompe, sistema, servicos
    Compartilhe: Link para o post: