meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Gestores de Cultura de Pernambuco prestigiam posse do Ministro Juca Ferreira

    | Cultura

    O secretário de Cultura do Estado Marcelino Granja, a secretária-executiva Silvana Meireles e a presidente da Fundarpe Márcia Souto estão nesta segunda (12) em Brasília, onde acompanham a solenidade de transmissão do cargo de Ministro de Estado de Cultura, que será assumido por Juca Ferreira. A cerimônia acontece no Teatro Funarte Plínio Marcos. Na parte da tarde, os gestores pernambucanos participam de uma reunião com Juca Ferreira, e demais secretários de Cultura do país, onde serão tratados temas ligados à política cultural e às perspectivas da nova gestão à frente da pasta.

    Recentemente, o Governo do Estado sancionou as leis que criam o Conselho Estadual de Políticas Culturais e o Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural, que em breve serão instituídos e regulamentados. Isto significa mais um avanço no sentido da instalação do Sistema Estadual de Cultura que, no caso de Pernambuco, caminha agora para a elaboração do Plano Estadual de Cultura.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, funcultura, secult, governo de pernambuco, gestores de cultura, posse, ministro, brasilia
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governador enaltece trabalho realizado pela Obra de Maria

    | Social

    Assim como os cerca de 40 mil fiéis que foram à Arena Pernambuco neste domingo (11), o governador Paulo Câmara dedicou sua tarde para prestigiar o evento religioso em comemoração aos 25 anos da Obra de Maria. A programação, que ainda teve como objetivo arrecadar fundos para a manutenção dos trabalhos sociais da comunidade espalhados pelo mundo, reuniu figuras já conhecidas dos católicos, como os padres Fábio de Melo e Reginaldo Manzotti, além do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.f1

    “São exemplos como esse que nos fazem ter um otimismo cada vez maior. Pernambuco tem nessa instituição, na Obra de Maria, um grande exemplo de ações que ajudam o povo, aqueles que mais precisam”, elogiou Paulo Câmara, que foi abençoado pelo público presente com a oração do Pai Nosso. "Hoje é um dia festa, alegria, paz e comemoração. Como governador, vou trabalhar muito nos próximos quatro anos para que todos os dias sejam como hoje: de alegria, paz e de melhoria na vida do povo", garantiu.

    O Chefe do Executivo Estadual ressaltou a contribuição das instituições religiosas em ações de governo. “Temos, por exemplo, o desafio da ressocialização, tanto de adultos como de jovens. Vamos precisar da ajuda da Igreja Católica e de outras igrejas para ter sucesso nesse caminho; o caminho de ajudar essas pessoas que cometeram algum delito a voltarem ao convívio em sociedade”, justificou Paulo.

    f2Caravanas de todo o Nordeste, de várias partes do Brasil e também delegações de outros países estiveram presentes na celebração, que marca o fim do ciclo de comemorações pelo Jubileu de Prata da organização religiosa. Fundada no Recife, a Obra de Maria está presente no mundo inteiro com trabalhos de evangelização e ação social em lugares carentes.

    TRANSPORTE PÚBLICO - Para facilitar o acesso dos fiéis à Arena, o Governo de Pernambuco, por meio do Grande Recife Consórcio de Transporte, montou esquema especial para a comemoração. Desde às 12h deste domingo, o Terminal Integrado (TI) Cosme e Damião está aberto, operando com a linha especial 047 - TI Cosme e Damião/Arena para deslocar os usuários até o local do evento.

    Cidades: São Lourenço da Mata
    Assuntos: paulo câmara, obra de maria, arena pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mutirão revitalizará trecho da PE-15 em duas semanas

    | Transporte, Mobilidade

    f1Melhorar a fluidez do trânsito e garantir mais segurança para condutores de veículos e pedestres que trafegam pela PE-15. Esse é objetivo da Operação Mutirão de Limpeza, que, em duas semanas, revitalizará a via em um trecho de 24 quilômetros, nos dois sentidos; do viaduto da Avenida Pan Nordestina, em Olinda, até o entroncamento da BR-101, na divisa de Paulista com Abreu e Lima. O governador Paulo Câmara acompanhou o início da intervenção, na manhã deste sábado (10). O gestor percorreu a área que será revitalizada e conversou com trabalhadores e pessoas que residem nos dois municípios beneficiados.

    Após a vistoria, o governador garantiu um “olhar diferenciado” com o objetivo de assegurar uma “nova urbanização” às cidades grandes. “Sabemos das dificuldades de se administrar cidades em todo o Brasil, não só em Pernambuco. Como Governo do Estado, precisamos ajudar. Faremos o nosso papel”, afirmou Paulo, garantindo que esse tipo de ação será uma constante em todo o seu governo.

    O Chefe do Executivo Estadual também destacou a importância da PE-15 como "cartão postal" do turismo em Pernambuco. “Por aqui também passam muitos carros com destino ao nosso Litoral Norte; trata-se de uma via turística. Por isso, ela precisa ficar bem organizada”, salientou Câmara.

    f2A operação será realizada em parceria com as prefeituras de Olinda e Paulista, que ficarão responsáveis pela iluminação da via e manutenção. No total, três equipes com 70 trabalhadores estarão envolvidas na ação, que acontecerá de segunda a sábado. Todos os entulhos e carcaças que estão colocados nas margens da rodovia serão retirados com ajuda de caminhões caçamba, carregadeiras, tratores e retroescavadeiras.

    Considerada um dos principais corredores de circulação de veículos da Região Metropolitana do Recife, a PE-15 também abriga residências e pontos comerciais no seu entorno, que são fontes de renda para pessoas como o comerciante Lenirton Bezerra da Silva. Proprietário do Bar do Motorista há 25 anos, o comerciante endossou a importância da ação. “Esses entulhos atrapalham muito. As pessoas jogam no meio da rua e no canteiro, o que acaba engarrafando o trânsito”, contou.

    Secretário de Transportes, Sebastião Oliveira enumerou os benefícios da ação. “Quando você ilumina e limpa garante uma maior segurança, não apenas do usuário de veículo, mas também do pedestre. Em segundo lugar, o aparelho da ciclovia vai ser limpo para ser utilizado pelas pessoas. E a recuperação de todos os buracos do pavimento vai melhorar a fluidez do tráfego”, disse, ao adiantar que, na próxima semana, uma ação semelhante será realizada na BR-232, no trecho Recife-Caruaru e na PE-300, que liga Águas Belas a Manarí.

    Cidades: Abreu e Lima, Olinda, Paulista
    Assuntos: mutirão limpeza, revitalização, mobilidade e urbanismo, pe-15, paulo câmara
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projeto piloto de iluminação pública alimentada por energia solar é implantado em Noronha

    A energia solar será a grande aliada da ilha de Fernando de Noronha quando o assunto é infraestrutura. A partir desta semana o arquipélago recebe um projeto piloto que utiliza a luz do sol para ações como iluminação pública e sinalização da BR 363. A iniciativa se divide em três etapas. A princípio as regiões do Bosque Flamboyant e da Escola Arquipélago, na Floresta Nova e toda extensão da BR Miguel Arraes de Alencar serão beneficiadas. Até o final da próxima semana todo o sistema estará funcionando. A nova tecnologia irá proporcionar redução nos gastos públicos, de danos ao meio ambiente e promover maior segurança aos moradores, pedestres e tursitas da ilha. O investimento é de R$ 307.350,00.

    Na primeira etapa será implantada uma faixa de pedestres inteligente alimentada por painéis fotovoltaicos. As seis barras luminosas de LED de alta intensidade irão piscar de forma intermitente, com lentes de policarbonato resistente à raios UV e à prova d'água. A faixa será localizada em frente a Escola Arquipélago, na Floresta Nova. Foram colocados ainda dois postes de luz que iluminarão a passagem dos pedestres diariamente das 18h45 às 5h15.

    Saiba mais

    Cidades: Fernando de Noronha
    Assuntos: fernando de noronha, governo de pernambuco, iluminacao publica, energia solar, projeto piloto, implantacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Escada abre calendário de atividades da Secretaria de Saúde em 2015

    | Saúde

    A secretaria executiva de Vigilância em Saúde divulgou, nesta sexta-feira (09/01), o calendário da diretoria geral de Controle de Doenças e Agravos para o mês de janeiro de 2015. As atividades têm início na segunda-feira (12), com ação de testagem rápida para DSTs/Aids e hepatites virais, das 9h às 15h, no município de Escada, Mata Sul do Estado. Na ocasião, serão inaugurados também o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Serviço de Assistência Especializada (SAE) para pacientes de HIV/Aids e outras DSTs do município. O endereço é Avenida Pirapama, s/n, no bairro Vila Operária. “O nosso objetivo é ampliar o acesso ao diagnóstico precoce para que possamos, ao mesmo tempo, agilizar o tratamento das doenças”, diz Betânia Cunha, técnica do programa estadual de Prevenção e Controle da Aids e outras DSTs. A atividade em Escada prevê ainda a distribuição de panfletos explicativos e preservativos e contará com o apoio do ônibus do projeto Prevenção para Tod@s – Fique sabendo, que conta com estrutura especialmente adaptada para atender à população. A testagem é feita gratuitamente, sem a necessidade de encaminhamento médico ou agendamento prévio e o resultado é entregue de forma individual. Confira abaixo o calendário completo de atividades.

    Saiba mais

    Cidades: Escada
    Assuntos: ses/pe, pacto pela saude, governo de pernambuco, calendario, atividades, 2015, prevenção pra tod@s
    Compartilhe: Link para o post:
  • Sdec realiza primeira reunião de monitoramento do ano

    | Economia

    O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Thiago Norões, realizou nesta sexta-feira (9), a primeira reunião de monitoramento das ações da pasta em 2015. Pela manhã, o encontro foi realizado no auditório da Sdec e contou com a presença de todos os gestores representantes das secretarias executivas.

    No período da tarde o secretário deu continuidade ao trabalho  no prédio da extinta secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos, no bairro de Santo Amaro.

    As rodadas de monitoramento têm como objetivo a troca de informações das ações realizadas ao longo de 2014 pelas secretarias executivas das duas pastas. Na nova gestão o trabalho será concentrado na Sdec.

    Cidades: Recife
    Assuntos: desenvolvimento economico, sdec/pe, governo de pernambuco, reuniao, monitoramento
    Compartilhe: Link para o post:
  • Programa Defensoria Amiga da Comunidade comemora a união de quarenta e oito casais em Riacho das Almas

    | Social

    Cerca de 50 casais disseram sim em uma ação conjunta organizada pela Defensoria do Estado, Associação Evangélica de Pernambuco e a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Riacho das Almas, Agreste pernambucano. O Programa Defensoria Amiga da Comunidade, coordenado pelos Defensores Públicos Andréa Lundgren (Subdefensora da RMR) e Adriano Galvão (Subdefensor de Causas Coletivas) proporcionou a realização de um sonho e a efetivação de muitos direitos.

    A idade e o tempo de união dos casais variavam. Juntos há quarenta ou a seis meses, os noivos levaram suas testemunhas ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), localizado no centro da cidade. A cerimônia foi conduzida pelo Juiz Paulo César Oliveira de Amorim. “A sociedade de forma oficial, ganha hoje sua proteção jurídica, mas as famílias devem ser alicerçadas pelo amor porque o amor é essencial a tudo”, falou o juiz durante a celebração na qual citou, ainda, inúmeras passagens bíblicas que enfatizavam a questão da união, perseverança e da fé.

    Saiba mais

    Cidades: Riacho das Almas
    Assuntos: defensoria publica, governo de pernambuco, comunidade, casamento comunitario, riacho das almas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Modelo educacional de Pernambuco vira exemplo para o Brasil

    | Educação

    foto1Quando o assunto é Educação, Pernambuco é um exemplo para o Brasil. A experiência exitosa do Estado, que subiu 12 posições no último Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), servirá como base para políticas públicas do Governo Federal. O ministro Cid Gomes reuniu-se com o governador Paulo Câmara, nesta sexta-feira (9), no Palácio do Campo das Princesas, para conhecer o modelo pernambucano para a área.  
               
    De acordo com o Chefe do Executivo Estadual, a visita do ministro representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido em Pernambuco nos últimos oito anos. O governador se colocou à disposição do Governo Federal para ajudar a melhorar a Educação do Nordeste e de todo o País. "Apoiaremos aquilo que for melhor para o Brasil", ressaltou Paulo Câmara.
           
    Com programas de formação para professores e incentivos para alunos, o Governo de Pernambuco conseguiu elevar boa parte dos índices da Educação - o Estado terminou em 4º no Ideb referente a 2013. "A inovação e a tecnologia são ferramentas importantes para tornar as aulas interessantes. Além disso, nós também premiamos, através do Bônus de Desenvolvimento Educacional (BDE), os profissionais que obtiveram bons resultados durante o período letivo", explicou Paulo.
                
    Após reunir-se com o governador, Cid Gomes, que escolheu Pernambuco para fazer a sua primeira viagem como ministro, conferiu uma apresentação sobre o modelo pernambucano, feita pelo secretário estadual Fred Amâncio. Segundo o ministro, o momento é de "compartilhar e ampliar ainda mais os casos que deram certo".
                
    Cid Gomes afirmou que, para elevar a qualidade do ensino público, vai trabalhar em parceria com estados e municípios. "O meu papel como ministro é o conhecer boas experiências e procurar disponibilizá-las com as demais redes públicas do País", enfatizou.

    foto2ENSINO INTEGRAL - Sobre Ensino Integral, o governador adiantou que 53% do alunado pernambucano já estuda nesse horário. "Hoje, são 125 escolas integrais. E ainda podemos somar as nossas 27 Escolas Técnicas Estaduais (ETE), que também fazem parte do sistema. O nosso desafio é ampliar essa rede", pontuou Câmara, confirmando que outras 13 unidades serão entregues até o fim deste ano.
                
    Além de buscar novas experiências no campo do Ensino Médio, o ministro expressou ainda a sua preocupação com o analfabetismo. "Gostaria que o governador Paulo Câmara liderasse, em Pernambuco e também no Nordeste, um grande pacto pela alfabetização na idade certa. Sabemos que essa é uma responsabilidade dos municípios, mas os Estados podem fazer um papel importante de articulação e apoio", disse Cid, reiterando o apoio do Governo Federal à iniciativa.

    REFERÊNCIA - Em sua apresentação, o secretário de Educação elencou alguns programas desenvolvidos em Pernambuco. O titular da pasta disse que a atual gestão cuidou de elevar a infraestrutura das unidades de ensino e tornar o ambiente atrativo para professores e alunos. "Temos um trabalho diário nas nossas 17 regionais de Educação, que cuidam de aproximar o Estado das escolas", salientou Fred Amâncio, grifando que a Rede Pública Estadual tem 140 mil alunos.
                
    Para aumentar a qualidade nas escolas públicas, o Estado adotou uma política de gestão de resultados.  "Aliado à gestão de resultados, que bonifica os que obtiveram bons frutos, nós temos a meritocracia, que, no campo educacional, é muito importante incentivar", completou Paulo Câmara.

    GANHE O MUNDO - Entre as inúmeras iniciativas implantadas para estimular o alunado, o programa Ganhe o Mundo foi uma das propostas que mais apresentaram resultados. De acordo com o secretário, o projeto, que oferece bolsas de estudo para estudantes do Ensino Médio, incentivou alunos e familiares. "O Ganhe o Mundo aumentou a autoestima de cidades inteiras, pois é um orgulho ver um conterrâneo da rede pública partindo para intercâmbio no exterior", comentou Fred, lembrando que a bolsa só é disponibilizada para os que tiverem notas boas em português e matemática. Também é preciso passar na prova do idioma escolhido. Em 2014, 1.500 estudantes embarcaram pelo programa.
            
    Além do governador e do secretário de Educação, a reunião contou ainda com a presença do vice-governador, Raul Henry; do secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral; do prefeito do Recife, Geraldo Julio; e do senador eleito Fernando Bezerra Coelho. O encontro também teve o reforço de gestores da Secretaria de Educação e da Universidade de Pernambuco.

    foto3

    Assuntos: paulo camara, governo de pernambuco, modelo educacional, ideb, cid gomes, ensino integral, pacto pela educação
    Compartilhe: Link para o post:
  • Nova versão do PITEC recebe propostas até 12 de março

    | Tecnologia

    A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) está lançando nova versão de edital convidando empresas interessadas a apresentarem propostas para obtenção de apoio financeiro complementar para atividades de pesquisa ou de formação de recursos humanos. A iniciativa integra o Programa de Apoio a Parcerias para a Inovação Tecnológica e a Formação Qualificada (PITEC), criado pela Fundação em 2011 e que agora apresenta uma nova chamada pública cuja finalidade é tornar o Programa mais exequível.

    O PITEC estimula empresas que tenham interesse e visão inovadora para fomentar a realização - nas universidades e institutos de pesquisa sediados em Pernambuco - de projetos de pesquisas científicas e tecnológicas, de desenvolvimento e inovação, em temáticas de seu interesse. Ao mesmo tempo incrementa a cooperação entre pesquisadores das instituições e aqueles de empresas inovadoras, situadas ou não no Estado.

    Saiba mais

    Assuntos: sectec/pe, ciencia, tecnologia, inovacao, governo de pernambuco, espaco ciencia, divulga, nova versao, pitec, propostas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Grande Recife prepara esquema especial de ônibus para os 25 anos da Comunidade Obra de Maria

    | Transporte

    Mais de 40 mil pessoas são esperadas no próximo domingo (11), na Arena Pernambuco, para participar da Grande Celebração - evento beneficente que comemora os 25 anos da comunidade Obra de Maria e tem como objetivo arrecadar fundos para a manutenção dos trabalhos sociais da comunidade espalhados pelo mundo. Para facilitar o deslocamento dos fieis, a Secretaria das Cidades (Secid), em parceria com o Grande Recife Consórcio de Transporte, preparou um esquema especial de transporte.

     A partir das 12h, no domingo (11), o Terminal Integrado (TI) Cosme e Damião estará aberto para os passageiros. O Grande Recife ativará a linha especial 047 – TI Cosme e Damião/Arena para deslocar os usuários até o local do evento. Essa linha contará com 15 veículos e realizará 147 viagens, das 12h às 22h. Já a linha convencional 2410 – Parque Capibaribe/TI TIP circulará com cinco carros e 44 viagens, das 6h às 22h. É importante destacar que no retorno os usuários devem embarcar no mesmo local que desembarcaram na Arena Pernambuco.

    Saiba mais

    Assuntos: grande recife, consorcio, transporte, governo de pernambuco, esquema especial, onibus, arena pe, obra de maria
    Compartilhe: Link para o post: