meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Agência Condepe/Fidem sedia II Seminário de Geotecnologias de Pernambuco

    condepeNesta terça-feira (19), acontece o II Seminário de Geotecnologias de Pernambuco: Perspectivas e Práticas. O evento, sediado no auditório da Agência Condepe/Fidem, integra as ações do Sistemas de Informação Geográfica - GIS Day, cujo principal objetivo é promover a troca de experiências e divulgar os benefícios de tecnologias baseadas em GIS entre membros da comunidade, estudantes e profissionais. O evento é gratuito e aberto ao público.
     
    No período da manhã serão apresentados os principais avanços e aplicações das geotecnologias com palestra de professores e convidados. No período da tarde será promovida uma série de apresentações com os setores de Geoprocessamento e Geoinformação dos principais órgãos do Estado, seja em nível federal, estadual e municipal tais como a Prefeitura do Recife, Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e Agência Condepe/Fidem.

    Saiba mais

    Assuntos: condepe, fidem, agencia, estadual, planejamento, pesquisa, governo, estado, pernambuco, divulga, sedia, seminario, geotecnologias
    Compartilhe: Link para o post:
  • Exposição de artesanato “A arte de um povo” traz referências da cultura afro, em Caruaru

    secultAbre hoje (19/11), no Galpão da Estação Ferroviária, em Caruaru a exposição “A arte de um povo”, com peças de artesãos do Alto do Moura, Arcoverde e Olinda. Dentro da programação da Semana da Consciência Negra, promovida pela prefeitura da cidade com apoio do governo do Estado, a mostra pretende buscar as raízes de nossa cultura.

    A curadoria realizada pela Assessoria de Artesanato da Fundarpe e Secult junto à gestão do Museu do Barro de Caruaru (Mubac) buscou focar em artistas que tragam elementos da cultura afro em suas peças ou levantem a discussão da integração racial de alguma maneira. “Procuramos abordar uma observação das raízes, mostrando peças de artistas que tenham um pensar ou um agir relacionado à questão racial, independente se de serem negros ou não” , afirma Breno Nascimento, gestor da Assessoria de Artesanato.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, exposicao, artesanato, a arte de um povo, referencia, cultura afro, caruaru, agreste
    Compartilhe: Link para o post:
  • Terceira edição do Horizonte Profissional premiou aluno com bolsa de estudos em Universidade do Recife

    seturNesta segunda-feira (18), aconteceu a terceira edição da premiação de redações do projeto Horizonte Profissional no auditório Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco. Este ano, o primeiro lugar recebeu uma bolsa de estudos integral para qualquer um dos cursos oferecidos pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo). A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Turismo de Pernambuco juntamente com a Secretaria de Educação do Estado e o Complexo Industrial Portuário de Suape, tem o objetivo de levar estudantes do ensino médio de escolas de referência e técnicas da rede estadual para desvendar o que há por trás do gigante Complexo de Suape. Após as visitas, os jovens são estimulados a desenvolver uma redação, premiada no final de cada edição do projeto.

    As 15 melhores narrativas, que este ano foram desenvolvidas a partir do tema “Pernambuco de portas abertas para o desenvolvimento social com qualidade”, foram premiadas de acordo com suas colocações. Os alunos que ficaram entre a 1º e 5º colocação foram premiados com um iPhone 4. Os escolhidos entre o 6º e o 10º lugar ganharam um iPod, já os que foram classificados entre o 11º a 15º lugar, receberam uma máquina fotográfica. Além disso, os estudantes também receberam certificados. As instituições de ensino dos cinco primeiros colocados ganharam um televisor.

    Saiba mais

    Assuntos: setur, secretaria, turismo, governo, estado, pernambuco, empetur, divulga, premiacao, horizonte pofissional, aluno, bolsa, estudos, universidade, recife
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secmulher dissemina campanha durante Jornada de Direitos Humanos

    A Secretaria Estadual da Mulher vai realizar atividades da Campanha Violência Contra a Mulher é Jogo Sujo em sete municípios pernambucanos que participam da III Jornada estadual de Direitos Humanos, promovida pela Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos. O evento começa nesta terça-feira (19) em 48 municípios e prossegue até o dia 10 de dezembro, quando é comemorado o dia internacional dos Direitos Humanos. O objetivo é estimular a participação da população na discussão em torno desse tema, através da realização de eventos culturais.

    A abertura oficial será às 19h, na Galeria Janete Costa, no parque Dona Lindu, em Boa Viagem, com a Exposição Ausências, que mostra em 17 pares de fotografias o passado e o presente de famílias de militantes políticos mortos e desaparecidos pela ação das ditaduras do Brasil e Argentina. Além do Recife, a iniciativa contempla o público da Região Metropolitana e interior, com ações voltadas para a preservação da cidadania. São elas: retirada de documentos pessoais, palestras educativas em escolas sobre o enfrentamento da violência contra a mulher, os idosos, criança e ao adolescente e ao público LGBT.

    Saiba mais

    Assuntos: secmulher, secretaria, mulher, governo, pernambuco, estado, divulga, dissemina, campanha, durante, jornada, direitos humanos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Escola promove estudos de gêneros inspirados em canções de Chico Buarque

    Alunos e professores da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Bezerros, no agreste do estado, organizados no Núcleo de Estudos de Gêneros e Raça (NEGRA), utilizaram canções do compositor e cantor Chico Buarque de Hollanda para despertar o debate sobre as questões de gênero e preconceito na sociedade. A culminância do projeto aconteceu com o Sarau de Chico no dia 30 de outubro na própria escola. Graças ao sucesso do evento, o grupo se apresentou no dia 8 de novembro, durante a Festa Literária de Bezerros (Feslab).

    Coordenado pelo professor de literatura Marcelo José, com o apoio de professores de outras disciplinas como história, sociologia e português, o projeto multidisciplinar, além de tratar do debate sobre temas como homossexualidade e violência contra a mulher, também apresentou um dos mais consagrados compositores brasileiros ao público de alunos, jovens e adolescentes, que não conheciam Chico Buarque. “Poucos sabiam quem era Chico ou já tinham ouvido alguma música dele. Alguns chegaram apresentar resistência com os textos e músicas, bem diferentes do que eles estão acostumados a ouvir. Com o tempo, eles não apenas passaram a compreender o sentido das canções, mas abraçaram o projeto. A participação foi grande”, declarou o professor Marcelo José, admirador e estudioso do cantor.

    Saiba mais

    Assuntos: see, secretaria, educacao, governo, estado, pernambuco, divulga, promove, estudos, genero, musica, chico buarque, escola
    Compartilhe: Link para o post:
  • Inscrições abertas para a seleção de Pôster do FPNC etapa Viva Gonzagão - Exu

    Com o objetivo de fomentar a produção visual do estado de Pernambuco, o Festival Pernambuco Nação Cultural lança mais uma seleção de pôster que, desta vez, contempla a edição Viva Gonzagão – Exu. As inscrições foram abertas no último dia 15 e os interessados têm até o dia 25 de novembro para enviar suas propostas.

    A temática do pôster deve ser de acordo com as identidades da região, pois o trabalho contemplado representará a cultura e a tradição, através de conceitos, signos e símbolos. Os pôsteres, com a devida documentação, devem ser entregues pessoalmente na sede da Secult/Fundarpe (Rua da Aurora, 463/469, Boa Vista) ou pelos Correios (via Sedex, desde que a data da postagem não seja posterior ao prazo final).

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, funcultura, secult, secretaria, cultura, governo, estado, pernambuco, inscricoes, abertas, selecao, poster, fpnc, etapa, viva gonzagao, exu
    Compartilhe: Link para o post:
  • Tecnologia acelera realização de obra na Avenida Sul, área central do Recife

    A Compesa está usando a tecnologia para causar o menor impacto ao trânsito e aos pedestres que passam pela Avenida Sul, no bairro de São José, na área central do Recife. No local, ao longo do corredor de ônibus, a companhia está implantando 1.350 metros de tubulações de água por meio do método não-destrutivo, que consiste em inserir a rede sem a necessidade de escavar grandes valas. A previsão é concluir todo o trabalho até o final deste mês.

    Durante a execução do serviço, são escavados pontos de entrada e saída para os tubos e, com a ajuda de um trator equipado com broca, é perfurado um caminho para a tubulação por debaixo do calçamento. A mesma broca depois é usada para puxar o duto de uma ponta à outra do caminho escavado. Todos os segmentos da tubulação, fabricada em polietileno de alta densidade, estão sendo implantados desta forma.

    Saiba mais

    Assuntos: compesa, companhia, pernambucana, saneamento, secretaria, recursos hidricos, governo, estado, pernambuco, divulga, tecnologia, acelera, obra, recife, avenida sul
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Educação lança Manual de Desbloqueio para Tablets

    A Secretaria de Educação do Estado, através da Superintendência de Comunicação e Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação, elaborou um manual prático, que explica de maneira simples a melhor forma para o manuseio dos tablets. Através da leitura deste guia o aluno poderá obter informações sobre como desbloquear o equipamento, a importância do dispositivo de segurança (Theft Deterrent) e o modo adequado de utilização para evitar seu possível bloqueio. Clique aqui para acessar o Manual de Desbloqueio do Tablet PC e aproveite sua ferramenta de aprendizado.

    Assuntos: see, secretaria, educacao, governo, estado, pernambuco, divulga, manual, desbloqueio, tablets
    Compartilhe: Link para o post:
  • Exposição “Ausências” abre III Jornada de Direitos Humanos

    A Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), abre oficialmente a III Jornada Estadual de Direitos Humanos, nesta terça-feira (19), às 19h, com a Exposição “Ausências”, na Galeria Janete Costa, Parque Dona Lindu.

    A exposição do fotógrafo Argentino, Gustavo Germano, traz 17 pares de fotografias que retratam a lacuna deixada por vítimas das ditaduras brasileira e argentina em suas famílias. Nelas o público vai conferir momentos dos militantes em família, e em seguida o mesmo cenário sem o personagem, desaparecido a partir de abril de 1964. O trabalho foi possível graças à participação de parentes dos mortos e desaparecidos que abriram seus álbuns de fotografias.

    Entre os militantes que aparecem na exposição estão: Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, que nasceu no Recife. Preso e desaparecido no Rio de Janeiro. Luíz Almeida Araújo, irmão de Amparo Araújo, diretora de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife. Nasceu em Alagoas, mudou-se em 1957 para São Paulo, onde participou do Movimento Estudantil. Em Junho de 1971 foi sequestrado na Avenida Angélica, SP, estando desaparecido até hoje.

    “Ausências” é uma iniciativa do Governo Federal, através da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, numa parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos/ Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos.

    Assuntos: sedsdh, secretaria desenvolvimento social, direitos humanos, governo, estado, pernambuco, divulga, jornada, direitos humanos, exposicao, ausencias, abre, evento
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo Presente presta contas à sociedade

    A Coletiva Pública de Prestação de Contas da Estação do Governo Presente, localizada em Afogados, apresentará, nesta terça-feira (19) as 9 h, as ações e resultados de 2013 desenvolvidos nos seguintes bairros da RPA-5: Bongi, Jardim São Paulo, Mangueira, Mustardinha, Sancho e Afogados. A Coletiva destacará a implementação da Polícia Comunitária na RPA-5, uma ação conjunta da Estação do Governo Presente (EGP) da RPA-5 e as Polícias Civil e Militar, que teve uma boa aprovação da comunidade em pesquisa de satisfação realizada no bairro de Jardim São Paulo.

    Entre os meses de novembro e dezembro, o Programa Governo Presente de Ações Integradas para a Cidadania realizará Coletivas Públicas de Prestação de Contas das ações desenvolvidas pelas cinco Estações do Governo Presente (EGP), situadas no Recife e Jaboatão dos Guararapes, e os avanços registrados desde que as mesmas entraram em funcionamento.

    Na sequência virão as Coletivas Públicas das EGPs Ibura (27/11/13), destacando as obras e os benefícios da nova Escola Técnica; Jaboatão dos Guararapes (04/12/13), com o registro da parceria Governo Presente/Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes; Cajueiro (11/12/13), destacando a apresentação da Sala de Oportunidades e o lançamento do aplicativo da Cidadania, desenvolvido em parceria com as secretarias estaduais de Ciência e Tecnologia (SECTEC) e a Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH).

    As Estações do Governo Presente são a representação do Governo do Estado nos Territórios Especiais de Cidadania (TECs), bairros em situação de vulnerabilidade social. Elas funcionam em casas com equipe técnica e agentes que visitam cada família, promovendo a inclusão nos programas e ações das 14 secretarias, que compõem o Programa. Atua como espaço permanente de diálogo e interação entre governo e sociedade. Em cada unidade, os profissionais apontam situações e oportunidades de desenvolvimento pessoal, social e produtivo nas diversas ações e programas das secretarias estaduais.

    Assuntos: seart, secretaria, articulacao, regional, social, estado, pernambuco, governo, presente, acao, ocupacao, mutirao, sevicos, atendimento, sedsdh, comunidade, presta contas, sociedade, coletiva, publica
    Compartilhe: Link para o post: