meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Porto Digital apoia a Conexão KingHost

    | Tecnologia

    O Conexão KingHost, evento de empreendedorismo digital que conta com o apoio do Porto Digital, irá acontecer pela primeira vez no Recife, no JCPM Trade Center, no próximo dia 9 de outubro, e vai trazer para a cidade empreendedores que irão compartilhar histórias de sucesso, além de discutir cultura empreendedora, marketing digital, monetização e o e-commerce. O encontro está em sua 3ª edição e o ciclo de 2014 se encerra em Pernambuco, depois de passar por Minas Gerais e Rio Grande do Sul, onde reuniu mais de 600 pessoas nos diferentes estados.

    O objetivo do evento, que traz o tema “Empreendedores em Movimento”, é contribuir para o desenvolvimento de uma cultura empreendedora no Brasil e, para isso, o Conexão KingHost contará com empreendedores de diferentes segmentos como música, pesquisa de consumo, guia de compras e aplicativos.

    Saiba mais

    Assuntos: porto digital, pernambuco, sectec, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, divulga, apoia, conexao, kinghost
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Saúde prestigia criação do curso de Medicina em Jaboatão

    | Saúde

    sesA secretaria-executiva de Coordenação-Geral da SES, Ana Cláudia Callou, representando a secretária Estadual de Saúde, Ana Maria Albuquerque, prestigiou, na tarde desta quinta-feira (25), a criação do curso de Medicina, no município do Jaboatão dos Guararapes. Um termo de compromisso, que autoriza o funcionamento da graduação, foi assinado pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro. A ação faz parte das medidas estruturantes do programa Mais Médicos, que visam à expansão e interiorização da formação médica no País.

    "É inegável a importância desse momento não só para o município, mas para o Estado de Pernambuco. Sabemos da necessidade da população e da dificuldade de encontrar certas categorias médicas para suprir a nossa demanda nos serviços de assistência e unidades de saúde. É uma alegria participar desse momento em que o Estado sai ganhando com a ampliação das vagas para o curso de Medicina", comentou Ana Cláudia Callou.  

    Cidades: Jaboatão dos Guararapes
    Assuntos: ses, secretaria, saude, estado, pernambuco, governo, divulga, prestigia, criacao, curso, medicina, jaboatao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Hora de renovar a biblioteca com o Escambo de Livros

    | Cultura

    secultNesta sexta (26), o hall da Fundarpe será tomado por inúmeros títulos da literatura local, brasileira e estrangeira, que estarão disponíveis para o público. É o Escambo de Livros, ação da Coordenadoria de Literatura da Secult-PE, trazendo mais de 100 publicações, das mais diversas, que poderão ser trocadas, na hora. Quem for à sede da Fundarpe (Rua da Aurora, 463/59, Boa Vista – Recife/PE), até as 17h, é só trazer um livro da sua coleção, em bom estado, e trocar por outro do seu interesse.

    Entre os livros do acervo disponíveis no Escambo, estarão “Elza Soares – Cantando para não enlouquecer” (José Louzeiro); “A casa da madrinha” (Lygia Bojunga); “O girassol” (Garibaldi Otávio); “A queda” (Arbert Camus); “Tempo nublado no céu da boca” (Cleyton Cabral); “100 poemas escolhidos” (Mauro Mota); “Os olhos da treva”, Gilvan Lemos; “Cartas a um jovem poeta”/ “A canção de amor e de morte do porta-estandarte Cristóvão Rilke” (Rainer Maria Rilke). Lembrando que não é permitida a troca de livros didáticos ou religiosos.

    Cidades: Recife
    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, escambo de livros, hall
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projeto Aprendendo a Torcer leva mensagem de paz às escolas

    | Educação, Juventude

    seeO projeto Aprendendo a Torcer, da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, anima os dias dos jovens das escolas públicas do Estado. Através do teatro, da música e da dança, a ação leva mensagem de paz nos esportes a estudantes de 8 a 17 anos. A ação conta com a presença dos Mcs Gênio e Long e o Dj Biggy, referências do hip hop pernambucano, da Cia. As de Teatro e da ONG Núcleo da Cidadania, que executa o projeto.

    A ação conta com um espetáculo de teatro fórum, na qual os espectadores decidem o final da peça. Na enquete, dois torcedores de times diferentes brigam devido ao resultado de um jogo de futebol. Os jovens precisam, então, escolher quem leva cartão vermelho. Com o bordão "Na paz, a vitória é de todos", o grupo teatral passa sua mensagem. A peça é inspirada na cartilha do projeto, distribuída nas escolas. A cartilha educativa em quadrinhos foi idealizada pelo jornalista Marcelo Cavalcante e ilustrada pelo cartunista Humberto Araújo.

    Saiba mais

    Assuntos: see, secretaria, educacao, esportes, governo, estado, pernambuco, divulga, projeto, aprendendo a torcer, mensagem, paz, escolas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco participa de Oficinas sobre Clínica do Testemunho no Rio de Janeiro

    A  coordenadora do Centro Estadual de apoio às Vítimas de Violência, CEAV, Tadzia Negromonte e a advogada do centro, Mariana Santa Cruz, participam nesta sexta (26) e sábado (27), no Rio de Janeiro, da 2ª etapa das oficinas Clinico-Politicas voltadas para a Clínica do Testemunho.

    O objetivo do encontro é capacitar profissionais de saúde e direitos humanos que atuem com vítimas/sobreviventes do regime militar, além de promover a expansão e a qualificação da Rede Nacional de Clínicas do Testemunho, instrumento criado para contribuir com a reparação psicológica de sobreviventes do regime militar, e seus familiares.

    O serviço da clínica do Testemunho funciona em quatro estado do país: PE, RJ, SP e RS. “No estado de Pernambuco o serviço é desenvolvido desde 2013 pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através de sua Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, sendo executado pelo Centro Estadual de Apoio as Vítimas de Violência-CEAV”. Destaca a coordenadora Tádzia Negromonte.

    O CEAV tem atualmente uma equipe interdisciplinar capacitada para  desenvolver  o  trabalho de pesquisa teórica relacionada a traumas de violência causados por Estados autoritários, e psicólogos que realizam o acolhimento das vítimas e seus familiares, para posterior encaminhamento a psicoterapia (individual ou de grupo) com rede estabelecida.

    A Clínica do Testemunho de Pernambuco funciona na sede da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, na rua Benfica, 133. Madalena. O telefone é  (81) 3183-3166.

    Assuntos: sejudh, secretaria, direitos humanos, justica, governo, estado, pernambuco, divulga, oficinas, clinica do testemunho, rj, rio de janeiro
    Compartilhe: Link para o post:
  • IPA Cumaru realiza excursão para piscicultores de Sairé

    | Agricultura

    A fim de promover a troca de conhecimentos práticos entre os agricultores da piscicultura, o IPA Cumaru realizou excursão para cidade de Sairé. Entre os participantes, estavam o secretário de Agricultura do Município, Carlos André, e o extensionista do IPA Cumaru, Leonardo Florêncio, além de agricultores locais, coordenadores do Conselho Municipal Rural de Cumaru e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

    Na ocasião, os agricultores tiveram a oportunidade de tirar as dúvidas sobre o manejo prático diário, tais como cuidado com a água, monitoramento no desenvolvimento dos animais, qualidade da ração, troca de contatos, entre outros. Durante a visita, os participantes receberam orientações e apoio técnico do extensionista, Jair Valentin, engenheiro de Pesca do Escritório do IPA Bezerros, e de Paulo Henrique , engenheiro de  Agronomia do Escritório IPA Sairé. “Metodologias como essas são necessárias para promover a cooperação mútua entre os municípios e a troca de experiências”, disse o secretário de Agricultura de Cumaru, Carlos André.

    Cidades: Sairé
    Assuntos: ipa, pernambuco, instituto, agronomico, secretaria, agricultura, reforma agraria, sara, governo, estado, divulga, realiza, excursao, piscicultores, saire
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Saúde debate gravidez na adolescência

    | Saúde, Juventude

    Anualmente, cerca de 30 mil meninas e adolescentes pernambucanas entre 10 e 19 anos tornam-se mães. Isso significa 21,4% do total de 140 mil mulheres pernambucanas que, anualmente, têm filhos nascidos vivos em hospitais públicos e privados. Além dos riscos das doenças sexualmente transmissíveis, a gravidez pode trazer complicações à saúde da mãe e do bebê, sem falar dos riscos sociais, com a perda do projeto de vida, da educação e de inserção no mercado de trabalho.
     
    No Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência, celebrado nesta sexta (26), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) ressalta a importância de um comportamento responsável dos jovens em relação à sua vida afetiva e sexual, buscando conhecer os métodos contraceptivos e procurando os serviços de saúde, como postos de saúde e equipes de Saúde da Família, para tirar as dúvidas. Para discutir o tema, uma mesa redonda ocorrerá na sede da SES, a partir das 8h, com representantes de universidades, Instituto Papai e dos municípios, que são os responsáveis diretos pelas ações nas localidades.

    Saiba mais

    Assuntos: ses, secretaria, saude, estado, pernambuco, governo, divulga, debate, gravidez, adolescencia
    Compartilhe: Link para o post:
  • Festivais e ações permanentes agitam fim de semana nos espaços culturais da rede estadual

    | Cultura

    Até o próximo domingo (28), os equipamentos culturais da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) seguem com uma série de eventos importantes, a exemplo da 8ª Primavera dos Museus e do Festival Animage. Além disso, há ainda as exposições que já estavam em curso, como Diálogo Entre Barrocos, na Torre Malakoff, e Narrativas Poéticas, no Museu do Estado de Pernambuco (MEPE). O público poderá conferir também espetáculos no Teatro Arraial e as atividades permanentes dos equipamentos, como o Escambo de Livros, no Espaço Pasárgada, o acervo do Museu de Arte Contemporânea, em Olinda, bem como ações de cultura popular na Casa da Cultura.

    Os apreciadores da museologia e história do Estado podem visitar os cinco museus geridos pela Secult-PE/Fundarpe, todos com atividades ou acervos disponíveis ao público. Três deles, o Museu Regional de Olinda (MUREO), o Museu de Arte Sacra de Pernambuco (MASPE) e o Museu do Barro de Caruaru (MUBAC) participam da programação da 8ª Primavera dos Museus, um evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em mais de 760 instituições culturais do país.

    Saiba mais

    Cidades: Caruaru, Olinda, Recife
    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, programacao cultural, fim de semana
    Compartilhe: Link para o post:
  • IPA lança nova edição da Revista Pesquisa Agropecuária Pernambucana

    | Comunicação, Agricultura

    ipaO Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) lançou o volume 19, número 1, da Revista Pesquisa Agropecuária Pernambucana (PAP), com sete artigos relacionados a quatro áreas: genética, fitopatologia, nutrição vegetal e solos. Na área de genética, o primeiro artigo destaca a diversidade da microbiota da palma. O segundo artigo mostra a variabilidade genética em isolados de Beauveria bassiana utilizado no controle biológico de pragas.

    Na área de fitopatologia, focalizam doenças em plantas ornamentais cultivadas no agreste de Pernambuco e uma metodologia alternativa para controle da antracnose em Heliconias. Na área de hidroponia, há o trabalho sobre o crescimento do coentro, enquanto na área de solos o artigo se reporta às características físico-químicas do perímetro irrigado de Cachoeira II. “A capa é uma referência a variedade de tomate, Ferraz IPA 8, recém lançada pelo IPA”, explicou o presidente do Comitê Editorial do IPA, Múcio Wanderley. A PAP está disponível no endereço da revista www.ipa.br/pap.

    Assuntos: ipa, pernambuco, instituto, agronomico, secretaria, agricultura, reforma agraria, sara, governo, estado, divulga, lanca, edicao, revista, agrupecuaria, pesquisa
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco bate recorde de doações múltiplas de órgãos

    | Saúde

    sesA Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) comemora os resultados positivos alcançados com as campanhas de conscientização sobre doação de órgãos. Neste mês de setembro, o Estado bateu o recorde de doações múltiplas de órgãos em um único mês. Ao todo, foram 19 doações múltiplas, contra as 17 registradas também em setembro de 2013. O recorde é 72% a mais do que a média mensal, de 11.
     
    O gesto de nobreza das famílias, realizado em um momento de extrema dor e tristeza,  após a confirmação da morte encefálica dos seus parentes, proporcionou que fossem disponibilizados 34 córneas, 31 rins, 8 fígados, 2 corações e 1 pâncreas.

    Saiba mais

    Assuntos: ses, secretaria, saude, estado, pernambuco, governo, divulga, recorde, doacoes multiplas, orgaos
    Compartilhe: Link para o post: