meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Governo Presente organiza diversas ações para o Serrote do Urubu

    | Direitos Humanos

    seartA equipe da Estação Governo Presente em Petrolina prepara diversas ações a serem realizadas na comunidade Serrote do Urubu durante a semana. Na programação, a primeira atividade é o Comitê Intergovernamental que acontece quinta (29), na Estação Governo Presente. Na sexta (30) e sábado (31), a equipe realiza o  Fórum Social Territorial e a Ocupação de Social de Impacto na escola Alternância (Proteja), localizada na Estrada das Pedrinhas.

    O Comitê Intergovernamental é um encontro com representantes dos órgãos públicos (municipal, estadual e federal) para discussões e pactuações de políticas publicas voltadas para os Territórios Especiais de Cidadania (TECs), que em Petrolina além da comunidade do Serrote do Urubu tem os bairros João de Deus, São Gonçalo e José e Maria.

    Saiba mais

    Cidades: Petrolina
    Assuntos: seart, secretaria, articulacao, regional, social, estado, pernambuco, governo, presente, acao, ocupacao, mutirao, sevicos, atendimento, sedsdh, comunidade, serrote do urubu, petrolina
    Compartilhe: Link para o post:
  • Biossegurança em hospitais é tema de palestra no Hemope

    | Saúde

    hemopeA Chefia de Ensino e Pesquisa convida os servidores de todos os setores da Fundação Hemope para a próxima Reunião Técnico-Científica que será realizada no dia 30/08 (sexta-feira), às 8h no auditório do Hemocentro Recife.

    A palestra Biossegurança em Hospitais conta com o apoio da ADLIM e será ministrada pela enfermeira Carla de Brito, atuante na área de medicina ocupacional. A palestra, que tem um direcionamento educativo e de conscientização, objetiva abordar as leis em vigor para manter o bem-estar dos servidores de saúde - tanto os que trabalham direto com os pacientes, quanto os que trabalham indiretamente, mas que também tem muita importância, pois proporcionam a higiene do ambiente hospitalar.

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: hemope, fundacao, qualidade, gestao, hemocentro, governo, estado, pernambuco, biosseguranca, hospitais, tema, palestra
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo celebra ampliação do Programa PE Conduz com entrega de novas vans adaptadas

    | Saúde, Direitos Humanos

    O governador Eduardo Campos assinou, nesta quarta-feira (28/08), o Projeto de Lei que amplia os serviços do Programa Pernambuco Conduz, iniciativa criada em agosto de 2011 para transportar f1gratuitamente pessoas com dificuldade de locomoção até o local do tratamento. Em solenidade na Sede Provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções, Eduardo fez a entrega simbólica de 15 novas vans, que se somarão a outras 30 unidades, totalizando uma frota de 45 vans adaptadas. Com o reforço, os trabalhos do PE Conduz chegarão a oito dos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) que ainda estavam sem a cobertura, e também abrangerão nove municípios do Agreste e Petrolina, no Sertão do Estado. O investimento no programa é de cerca de R$ 13,5 milhões.

    “Vamos seguir ampliando o PE Conduz. Esse crescimento será, inclusive, apoiado na abertura das Unidades de Pronto Atendimento Especialidades (UpaE) em cada microrregião do Estado. Porque essas unidades têm serviços de terapia, psicologia e outros que são apropriados à assistência de pessoas portadoras de f2deficiência”, garantiu o governador, após entregar as chaves das novas vans.

    O programa já contava com uma frota de 15 vans em operação. Atualmente, são atendidas 98 pessoas, num total de 1680 procedimentos por mês. Com a ampliação, espera-se alcançar uma média de mais de 4 mil procedimentos por mês.

    Portadora de limitação motora devido a uma má formação congênita, Emilly Vitória, de seis anos, pediu ao governador para fazer uma oração em agradecimento à ação do Conduz PE. Sua mãe, a dona de casa Joana D’arc Barros, falou das dificuldades encontradas por elas até a inscrição no programa. “Quando dependíamos de ônibus, sofríamos muito. Precisava contar com a sensibilidade de outros passageiros para conseguir subir com f3ela no ônibus. E isso tudo era um fator complicador. Me atrasava muito. Já cheguei até a desistir de levá-la para uma sessão de terapia. Agora, com o PE Conduz, consigo não somente chegar antes do horário marcado, como aumentar o número de visitas, potencializando os resultados”, reconheceu Joana.

    Das 45 vans, 35 novas unidades circularão por toda a RMR; outras cinco seguirão para Caruaru, que será o município polo do programa no Agreste. Já no início de setembro, será a vez de Petrolina receber as cinco unidades restantes. As vans do PE Conduz são totalmente adaptadas e servem para transportar apenas pessoas que tenham comprometimento severo da mobilidade e usuárias de cadeira de roda. Tanto os novos veículos como os mais antigos contam com plataforma e elevador, salão livre, vagas para três cadeiras de rodas e assentos para três acompanhantes, fixados com trava e cinto de segurança, além de policial socorrista dos Bombeiros e do motorista.f5

    A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes, fez questão dividir com seus antecessores o empenho “para poder promover tantas ações de garantia dos direitos para muitas pessoas que estavam excluídas”. “Só um governador que tem como premissa não só o olhar para o outro, mas que se coloca no lugar do outro efetivamente, consegue ampliar e somar, junto com os saberes de vocês, para fazer com que esse serviço seja completo. No popular mesmo, não tem ‘meia-sola’. Fazemos aqui como faríamos pelos nossos filhos e familiares”, sublinhou a secretária.

    O cadastro no PE Conduz pode ser feito pela Central de Atendimento, pelo telefone 0800-281-03-12, ou pelo site www.peconduz.pe.gov.br. Outra opção é na sede da Sead (rua Guilherme Pinto, 133, bairro das Graças, Recife). Cada usuário cadastrado terá direito a três agendamentos semanais para tratamento em hospitais e clínicas credenciadas. As rotas das vans serão montadas a partir do paradeiro dos usuários.f6

    De volta à ativa
    Durante a entrega das novas vans, o governador Eduardo Campos ainda enviou um segundo Projeto de Lei à Assembleia Legislativa de Pernambuco. O texto altera a legislação das Polícias Militar e Civil e Corpo de Bombeiros, assegurando ao servidor que apresente algum tipo de deficiência, o direito de escolher se deseja permanecer na ativa, ao invés de ser automaticamente reformado. Caso opte por continuar ativo, o policial será readaptado em função compatível com a sua debilidade.

    Afastado do serviço de comissário desde 2007, Raimundo Lino comemorou bastante a mudança. “Hoje, completo 46 anos, e não existe presente maior do que esse que o governador está me dando. É uma quebra dos preconceitos. Damos o melhor que temos para a segurança de todos, e não é uma cadeira de rodas que vai nos impedir de continuar servindo à população”, afirmou o policial. Para o governador, este é um “ato de justiça” e uma parte importante, inclusive, “da reabilitação e do bem-estar dessas pessoas”. “Devemos continuar aprendendo com vocês a não desanimar e a ir mais longe a cada dia”, complementou Eduardo.

    Cidades: Olinda
    Assuntos: governador, eduardo campos, pernambuco, estado, celebra, ampliacao, programa, pe conduz, entrega, novas, vans, adaptadas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pesquisa sobre ícone da arquitetura resulta em livro e fonte tipográfica

    Cobogós são elementos vazados que dividem ambientes e permitem a circulação de ar e luz. O nome peculiar é resultado das iniciais dos sobrenomes de dois comerciantes e um engenheiro, radicados no Recife no início do século 20 - Amadeu Oliveira Coimbra, August Boeckmann e Antonio de Góes, que conjuntamente idealizaram o artefato. Ícone da arquitetura moderna no Brasil, os cobogós são originalmente pernambucanos e marcaram época, sendo utilizados por arquitetos renomados como Oscar Niemeyer e Lucio Costa.

    Com o incentivo do Funcultura / Governo de Pernambuco foi desenvolvida uma pesquisa imagética e histórica, que resultou no site e no livro “Cobogó de Pernambuco”, com lançamentos nesta quarta-feira (28/8) no espaço OrbeCoworking (Av. Dantas Barreto, Bairro de São José, Centro do Recife, 8º andar do Edifício Pernambuco). Na ocasião, também será lançada a fonte tipográfica DingbatCobogó, com 36 símbolos, criada pelo designer Guilherme Luigi.  O acesso ao evento é gratuito.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, pesquisa, arquitetura, icone, resulta, livro, fonte, tipografica
    Compartilhe: Link para o post:
  • Recife contará com Centro das Mulheres Metropolitanas

    Foi assinada ontem (27), a ordem de serviço que vai possibilitar o inicio das obras de requalificação do imóvel onde funcionará o Centro das Mulheres Metropolitanas, localizado na rua Carapeba, s/n, no bairro de Brasília Teimosa, em Recife. O evento ocorreu no próprio prédio, onde a Secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, o Prefeito do Recife, Geraldo Júlio e a Secretária da Mulher do Recife, Silvia Cordeiro assinaram o documento com a presença de várias autoridades e representantes de movimentos de mulheres.
     
    O espaço vai oferecer à população feminina da Região Político Administrativa VI – RPA-6 (composta pelos bairros de Boa Viagem, Brasília Teimosa, Imbiribeira, Ipsep, Pina, Ibura, Jordão e Cohab) desde a escuta das necessidades ao atendimento humanizado, fortalecendo a cidadania das mulheres da área.

    Saiba mais

    Assuntos: secmulher, secretaria, mulher, governo, pernambuco, estado, centro referencia, atendimento, ordem de servico, obras, qualificacao, centro, mulheres, metropolitanas, brasilia teimosa
    Compartilhe: Link para o post:
  • Trio interpreta canções de espanhóis durante Quarta Musical

    O Conservatório Pernambucano de Música (CPM) recebe nesta quarta-feira (28), na Quarta Musical, os artistas Adriano Pinheiro, Jailson Raulino e Fernando Muller. O trio interpretará obras de Pedro Iturralde, Louis Spohr, Estércio Marquez Cunha e Franz Peter Schubert. O evento, que irá acontecer no auditório Cussy de Almeida, a partir das 19h30, é mais uma apresentação especial do mês de agosto, em comemoração ao aniversário de 83 anos da instituição. A entrada é gratuita.

    Nascido em Navarra, Pedro Iturralde foi um saxofonista espanhol de jazz e professor do Royal Conservatory of Music de Madri. Desenvolveu estudos em saxofone, clarinete, guitarra, violino e piano.

    Saiba mais

    Assuntos: see, secretaria, educacao, governo, pernambuco, estado, cpm, consevatorio, pernambucano, musica, divulga, quarta musical, musica erudita, trio, espanhois, interprete
    Compartilhe: Link para o post:
  • Bolsistas de Arcoverde recebem livro do Proupe

    Financiar bolsas de estudo para alunos de licenciatura é investir na educação básica. Esse foi o mote do discurso do secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, na entrega dos livros com a sistematização do Programa Universidade para Todos (Proupe) aos alunos bolsistas da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA), na segunda-feira à noite.

    Para o secretário, “o programa precisa ser transformado em uma política pública permanente de formação de docentes para as redes de ensino estadual e municipais”.

    Saiba mais

    Assuntos: sectec, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, pernambuco, divulga, bolsistas, arcoverde, sertao, recebem, livro, proupe, aesa, alunos, estudantes, licenciatura
    Compartilhe: Link para o post:
  • DPMUL participa de oficina promovida por Consulado Americano

    A Polícia Civil de Pernambuco, através do Departamento de Polícia da Mulher (DPMUL), participa nesta quarta-feira (28), de uma oficina organizada pelo Consulado dos Estados Unidos no Recife com a temática de violência doméstica. Dois especialistas americanos Mark Wynn e Valerie Wynn vão abordar questões referentes ao combate a violência contra a mulher com a troca de experiência entre brasileiros e americanos.
     
    A atividade tem o objetivo de contribuir com o trabalho realizado em Pernambuco pelas Unidades de Polícia da Mulher. O curso acontece das 9h ao meio dia, na Faculdade Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes. Cerca de 30 policiais civis entre delegados, agentes e escrivães do DPMUL foram convidados para participar da atividade. Durante a oficina, haverá a tradução simultânea dos especialistas e os convidados também vão receber certificado.

    Assuntos: policia, civil, governo, estado, pernambuco, sds, secretaria, defesa, social, participa, oficina, promovido, consulado americano
    Compartilhe: Link para o post:
  • Eduardo fala para empresários e diz que País precisa acelerar investimentos

    | Economia, Mobilidade, Administração

    foto1“O Brasil precisa de investimentos. Não vai ser só o consumo que vai manter o País crescendo e distribuindo renda. Tem que ter investimento em infraestrutura e logística". A afirmação foi feita pelo governador Eduardo Campos, ao participar, como palestrante, do Santos Export 2013 - Fórum Internacional para Expansão do Porto de Santos, realizado nesta terça-feira (28/08) no Centro de Convenções da capital portuária do Estado de São Paulo.

    “Na hora em que o Brasil está chamando os investidores nacionais e estrangeiros para colocarem recursos em ferrovias, rodovias e portos, é fundamental que a gente ouça quem já colocou recursos no passado, e possamos ouvir as suas experiências e sugestões. Dialogar sempre é importante", disse o governador, que apresentou a palestra “O Brasil do Futuro: um olhar estratégico sobre o País no século XXI”.

    O governador elogiou a iniciativa dos organizadores do evento e defendeu a aceleração do debate para que se encontre consensos sobre as grandes questões nacionais. "É fundamental ter capacidade de diálogo, de ouvir quem fez, quem enfrentou dificuldades para fazer, quem sobreviveu às crises, às idas e vindas da economia brasileira. Não se pode imaginar que a gente vai fazer as inovações necessárias na logística brasileira sem escutar aqueles que fizeram, e que inclusive, nos últimos anos, melhoraram a logística brasileira", pontuou.

    O governador comentou ainda que o Brasil só conseguiu ampliar seu comércio exterior nos últimos 10 anos porque, alem dos investimentos governamentais, os investidores colocaram em risco seu capital, fizeram investimentos e inovações importantes. "Muitas outras inovações precisam ser feitas, mas dentro de um espírito de diálogo respeitoso, de entendimento, de construção de consenso, que possa legar marcos regulatórios seguros, que animem os investimentos que vão animar a economia do País”, afirmou o governador.

    Eduardo ressaltou a importância de mudar o atual contexto, no qual o ano de 2012 foi de baixo crescimento e as perspectivas de crescimento em 2013 têm se reduzido a cada bimestre. “Para preservarmos as conquistas dos últimos anos, a gente precisa que o Brasil volte a crescer de maneira mais acelerada. Esse crescimento passa por investimentos e por melhoria da nossa logística. Eventos como esse fórum nos ajudam a construir um entendimento, com base no diálogo, do que precisa ser corrigido. Mudou-se o marco com relação aos portos, mas estamos vendo que há coisas que também precisam mudar”, observou.

    AVICULTURA - Eduardo Campos participou ainda da solenidade de abertura do Seminário Internacional da Avicultura, que teve ainda a participação do vice-presidente Michel Temer, dos governadores Geraldo Alckmin (São Paulo) e Marconi Perillo (Goiás), e de ministros de estado e lideranças empresariais.

    "A avicultura é um setor que contribui com 1,5% do PIB brasileiro e gera emprego e renda em todas as regiões do País, sendo fundamental inclusive para Pernambuco, razão pela qual deve receber todo o apoio e ser ouvido com muita atenção pela sociedade e o estado brasileiro", comentou Eduardo.

    https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_7085_tn_20130828111418745f.jpg

    Assuntos: governador, eduardo campos, pernambuco, estado, fala, empresarios, pais, acelerar, investimentos, santos export, 2013, infraestrutura, logistica, palestra, forum internacional
    Compartilhe: Link para o post:
  • SEJUDH em parceria com a Ong Gestos convoca Travestis e Transexuais

    | Direitos Humanos

    Fato comum entre travestis e transexuais, a utilização do chamado “nome social” ao invés daquele que aparece no registro civil, ainda gera muita polêmica e constrangimentos no momento em que há necessidade da assinatura em documentos oficiais.

    Nesse sentido, acontece nesta terça-feira (27), na sede na ONG GESTOS, um verdadeiro mutirão para coletar informações e dados das travestis e transexuais que tem interesse em utilizar o nome social nos seus documentos pessoais.

    Iniciativa do Centro Estadual de Combate à Homofobia – CECH, da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos – SEJUDH, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, em parceria com a ONG GESTOS – Soropositividade, Comunicação e Gênero, o objetivo da reunião é provocar o Poder Judiciário para que garanta a troca do nome de registro civil pelo nome social nos documentos pessoais das travestis e das/os transexuais.

    Segundo o coordenador do CECH, Rhemo Guedes, essa relação entre o uso do nome de batismo e o social requer uma maior atenção do judiciário por interferir diretamente na vida dessas pessoas. “A falta de sintonia entre o nome, a identidade de gênero e a aparência as impede de viver com dignidade”.

    E completa. “As pessoas interessadas em adequar o nome de registro civil à identidade de gênero, trocando-o pelo nome social em seus documentos pessoais, devem participar do mutirão ou procurar o CECH”.

    Para o ativista da ONG Gestos, Jair Brandão, as travestis e os transexuais têm o direito de utilizar seu nome social e de serem respeitadas/os em todos os espaços públicos e privados da sociedade. “Esta iniciativa fomentará uma campanha estadual em respeito ao nome social das travestis e das/os transexuais”.       

    Essa iniciativa tem apoio da Articulação Metropolitana das Travestis e Transexuais de Pernambuco – AMOTRANS.

    Cidades: Recife
    Assuntos: sejudh, secretaria, direitos humanos, justica, governo, estado, pernambuco, convoca, travestis, trnansexuais, parceria, ong, gestos, nome social, defesa, mutirao
    Compartilhe: Link para o post: