meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Técnicos do Governo Presente fazem agendamento para recadastramento biométrico

    seartOs moradores do Recife que não fizerem o recadastramento biométrico até 22 de março serão impedidos de votar nas próximas eleições e terão seu título de eleitor cancelado. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na capital, apenas 60,09% dos eleitores se cadastraram até o momento. Na intenção de ampliar os serviços já oferecidos durante as Ocupações Sociais de Impacto, os técnicos do Governo Presente foram treinados pelo TRE e realizaram o agendamento, na manhã do último sábado (08), na Escola Estadual Vila dos Milagres, no Ibura.

    Para dona Valdirene da Silva, 40, cuidadora, o agendamento facilitou muito a vida e vai garantir a continuidade no programa Bolsa Família. “Eu não sei mexer no computador e ligar fica muito complicado. Já tava aperreada, porque eu não posso perder meu benefício não. Nem imaginei que aqui, tão rapidinho, eu ia conseguir resolver tanta coisa junta”. Dona Valdirene agendou o cadastramento para dia 20 deste mês, aferiu a pressão arterial, fez teste de glicemia e ainda saiu com a carteira profissional.

    Saiba mais

    Assuntos: seart, secretaria, articulacao, regional, social, estado, pernambuco, governo, presente, divulga, tecnicos, agendamento, recadastramento, biometrico, recife
    Compartilhe: Link para o post:
  • Emoção marca aula inaugural do I Curso de Especialização em Gênero

    secmulherO ano letivo do I Curso de Especialização em Gênero, Desenvolvimento e Políticas Públicas em Pernambuco, foi iniciado com a aula inaugural proferida  pela Secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, com a temática "Políticas Públicas na Perspectiva da Promoção da Igualdade de Gênero". O evento foi realizado no último sábado (8), e reuniu autoridades, estudantes, professores e convidados na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE nos campi de Recife e Caruaru.

    A gestora estadual, em sua explanação, traçou uma trajetória histórica do feminismo, desde a criação do Conselho Nacional da Mulher, a instalação da 1º Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), formação de colegiados até a articulação das políticas públicas para mulheres realizadas pela SecMulher/PE, com um investimento de R$ 136 milhões no período de 2007 a 2013.

    Saiba mais

    Assuntos: secmulher, secretaria, mulher, governo, pernambuco, estado, divulga, emocao, marca, aula inaugural, curso, especializacao, genero
    Compartilhe: Link para o post:
  • Restauração da PE 360 está em fase de conclusão

    derA obra de restauração da PE-360, no trecho que vai de Ibimirim a Floresta, no Sertão do Estado, deverá ser concluída até o início do próximo mês. A CLC Engenharia, empresa contratada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) por meio de licitação, já finalizou 90% dos serviços, antecipando a conclusão prevista anteriormente para junho deste ano. O valor investido foi de aproximadamente R$ 37,8 milhões.

    Atualmente, está sendo realizada a implantação da drenagem superficial, após a finalização das sinalizações vertical e horizontal ao longo do trecho de 100,5 quilômetros. A restauração da PE-360 faz parte do Plano de Infraestrutura Viária de Pernambuco "Caminhos da Integração", sob o comando da Secretaria de Infraestrutura.

    A PE-360 foi construída nos anos 80 e estava com o pavimento bastante desgastado e com seu tempo de vida útil ultrapassado, não suportando mais ações emergenciais de tapa-buracos, sendo necessária uma intervenção completa. A autorização para restauração desta rodovia foi uma determinação do governador Eduardo Campos visando atender antiga reivindicação da população sertaneja, por se tratar de uma importante via de ligação entre as regiões do Araripe e do Moxotó.

    A conclusão da obra de restauração da PE-360 vai facilitar o escoamento da produção agropecuária daquela área sertaneja, além de proporcionar mais conforto e segurança aos usuários, reduzindo também a distância em aproximadamente 80 Km para quem segue do Recife para Petrolina com relação ao percurso feito totalmente pela BR-232, bastando utilizar a BR-110, no Distrito de Cruzeiro do Nordeste, em Sertânia, seguindo depois pela PE-360, BR-316 e BR-428 até chegar a Petrolina.

    Assuntos: der, departamento, estradas, dodagens, setra, secretaria, transportes, governo, estado, pernambuco, divulga, restauracao, pe 360, fase, conclusao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Fuleco visitará escolas da Região Metropolitana do Recife nesta semana

    secopaO tatu-bola Fuleco está de volta à capital pernambucana. Desta vez, para levar o clima da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 para escolas da Região Metropolitana do Recife. Nos dias 11 e 12 de fevereiro (terça e quarta), a mascote oficial do Mundial irá visitar oito instituições de ensino, interagindo com os alunos e distribuindo tabelas dos jogos do Mundial, além de um impresso educativo com passatempo para crianças.

    Promovida pela Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 em Pernambuco (SECOPA-PE), a ação Copa na Escola também distribuirá cartelas com adesivos do Fuleco para a criançada, que poderá tirar fotos com a mascote do Mundial. “Essa ação é a primeira de muitas que o Governo do Estado realizará nos próximos meses em preparação para o Mundial. Eventos como esse são importantes para que a cidade comece a entrar no clima da Copa do Mundo e para que a participação do Estado na competição seja a mais vitoriosa possível”, ressalta o Gerente-geral de Articulação Institucional da SECOPA-PE, Ciro Pedrosa.

    Saiba mais

    Assuntos: secopa, secretaria, pernambuco, fifa, copa, arena, 2014, mundial, divulga, fuleco, visita, escolas, rmr, mascote, acao,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Cinema não é só pra gente grande!

    secultCom uma produção de audiovisual cada vez mais consolidada e alçando voos cada vez mais altos, Pernambuco não poderia deixar de fora desse "boom" um público potencial que pode, em breve, despontar como uma geração de futuros cineastas. Despertar em crianças e jovens o gosto por filmes é uma das propostas do Festival de Cinema Infanto Juvenil - Criancine, que chega à sua segunda edição, com incentivo do Governo do Estado, através do Funcultura. Nos dias 11, 12 e 14 de fevereiro, as cidades e Taquaritinga do Norte, Vertentes  e Orobó, no agreste pernambucano, respectivamente, recebem o festival, que irá envolver  os pequenos no universo do audiovisual.

    Onze curtas-metragens nacionais, entre documentários, animação e ficção foram selecionados para exibição durante o festival, mas não para por aí. O Criancine é um projeto cultural que foca não somente a mostra de filmes para crianças e jovens, mas que também procura utilizar o cinema como ferramenta de desenvolvimento educacional e social, assim como estimular a consciência crítica daqueles que participam. Além das sessões de cinema, o público poderá participar das oficinas "Incentivo ao Cineclubismo", com Yanara Galvão, presidente da FEPEC (Federação Pernambucana de Cineclubismo), e com a cineclubista e realizadora Natália Lopes, e “Cinema infantil”, ministrada pelo cineastas Leo Leite, Lucas Mariz e Igor Sá.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, cinema, festival, criancine, producao audiovisual, infanto juvenil
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretário Direitos Humanos conhece ações do Programa Atitude

    O secretário estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, Bernardo D’Almeida, recebeu hoje (10), em seu gabinete, o secretário estadual da Criança e Juventude – SCJ, Pedro Eurico, e equipe.

    Segundo Eurico, objetivo da visita foi conhecer mais profundamente o Programa Atitude, desenvolvido pela SEDSDH, e estudar juntamente com Bernardo as ações que poderão ser desenvolvidas em parceria, com foco na prevenção do uso de drogas na adolescência.

    Saiba mais

    Assuntos: sedsdh, secretaria desenvolvimento social, direitos humanos, governo, estado, pernambuco, divulga, acoes, programa, atitude, secretario, conhece
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mata Norte ganhará dois refúgios de vida Silvestre

    Representantes dos fornecedores de cana de Pernambuco chegam a um acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e consenso é pela criação de dois refúgios silvestres na Mata Norte pernambucana. Trata-se dos refúgios de vida silvestre Mata dos Mascarenhas e Mata dos Sirigi.  A reunião ocorreu na manhã desta segunda-feira (10), na sede da SEMAS, coordenada pelo secretário executivo, Hélvio Polito.

    Serão mais de quatro mil hectares de área de proteção integral, numa região onde não existe nenhuma unidade de conservação estadual. “A negociação foi participativa e contou com os representantes envolvidos. Será a maior área de proteção integral de Mata Atlântica em Pernambuco, numa região rica de nascentes e biodiversidade”, afirma o secretário executivo.

    Saiba mais

    Assuntos: semas, secretaria, meio ambente, sustentabilidade, estado, pernambuco, governo, divulga, mata norte, ganha, refugios, vida silvestre,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Gestão Itinerante acompanha ações do CT Araripe

    sectecNo início deste deste mês, a Gestão Itinerante das ações de Educação Profissional ocorreu no Centro Tecnológico do Araripe (CT Araripe), com a participação do diretor técnico-científico, Geraldo Eugênio, de equipes da Unidade de Gestão dos Centros Tecnológicos (UGCT) e da Unidade de Educação Profissional e Tecnológica (UEPT) e representante da UTIC, e da gestora do centro, Cibele Lucena. Os temas debatidos foram: administrativo, manutenção dos laboratórios de informática e gestão.

    No dia 04, pela manhã, ocorreu nova reunião tratando dos aspectos de gestão, educação, prestação de serviços e infraestrutura do CT Araripe. À tarde, foi realizada uma visita à Estação Experimental do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), contando com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia, Marcelino Granja; do coordenador do Programa de Produção e Difusão de Inovações para a Competitividade de Arranjos Produtivos Locais (APL) do Estado de Pernambuco (ProAPL) em Araripina, Francisco Tadeu de Lima, além das equipes da UEPT e da UGCT.

    As ações da Gestão Itinerante estão sendo realizadas em todos os Centros Tecnológicos sob a responsabilidade do Itep e visam uma gestão colaborativa e integrada.

    Assuntos: sectec, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, pernambuco, divulga, gestao, itinerante, acompanha, acoes, ct araripe
    Compartilhe: Link para o post:
  • Recife Summer School 2014 traz o Crative Spot na programação

    Fazendo parte da programação do Recife Summer School 2014, irá acontecer no dia 13 de fevereiro, um momento de encontro, diversão e bate-papo descontraído sobre como mudar o mundo com inovação, criatividade e empreendedorismo. Será o Creative Spot. As inscrições para este evento já estão disponíveis no site: http://rss.portodigital.org/.

    Promovido pelas incubadoras C.A.I.S do Porto e Portomídia, este encontro pretende integrar as empresas incubadas com a comunidade do Porto Digital. Nesta edição do Creative Spot, o tema escolhido será Diversão e Negócio, para aproveitar o clima de pré-carnaval.

    Saiba mais

    Assuntos: porto digital, pernambuco, sectec, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, divulga, recife summer school, 2014, creative spot, programacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Anuário Estatístico de Pernambuco é atualizado

    condepeA fim de proporcionar a ampliação e a produção do conhecimento no Estado, a Agência Condepe/Fidem disponibiliza versão atualizada do portal Anuário Estatístico de Pernambuco. Composto por uma série de informações através de tabelas, gráficos e mapas, os dados do Anuário estão distribuídos em sete secções denominadas Caracterização do Território, Demografia, Atividades Socioeconômicas, Infraestrutura, Atividades Econômicas, Finanças Públicas e Contas Regionais que munem o poder público, entes privados e sociedade civil com dados atualizados sobre Pernambuco.

    Atualizado periodicamente, o Anuário conta com novidades para os usuários em 2014. O item Atividades Socioeconômicas agora dispõem das seções Índice de Desenvolvimento Humano Municipal e Indicadores Socioeconômicos. Além destes, podem ser encontrados no portal informações referente a taxa de natalidade, meio ambiente, educação, saúde, previdência social, cultura, justiça, segurança pública, entre outros.

    Saiba mais

    Assuntos: condepe, fidem, agencia, estadual, planejamento, pesquisa, governo, estado, pernambuco, divulga, anuario estatistico, atualizado
    Compartilhe: Link para o post: