meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Você sabia? Fernando de Noronha é Patrimônio Natural

    fernandoEm 13 de dezembro de 2001, o arquipélago de Fernando de Noronha foi oficialmente reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial. O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (Panamar) é uma unidade de conservação de proteção integral, administrada pelo Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBIO). Entre as ilhas do Atlântico Sul, Fernando de Noronha é a que abriga as maiores colônias reprodutivas de aves marinhas de diversas espécies.

    O arquipélago dispõe de inúmeras piscinas naturais, que propiciam o contato com a variada e exótica fauna marinha. Além das praias pontilhadas por recifes, outra atração de Fernando de Noronha são os golfinhos, que podem ser vistos fazendo suas acrobacias em seu habitat natural. Esses cetáceos recebem o nome de rotadores pelo fato de executarem saltos com rotação do corpo fora d’água.

    Saiba mais

    Assuntos: fernando de noronha, governo, pernambuco, estado, arquipelago, divulga, voce sabia, patrimonio natural
    Compartilhe: Link para o post:
  • Série de documentários homenageia o “Camões dos Luísadas”

    tvEstreou nesta quinta-feira (5), a série de documentários “Camões dos Lusíadas e dos Cordéis”, produzida pela TVU Recife, com direção de Valdir Oliveira. A série narra aspectos relevantes da trajetória de Luiz Vaz de Camões, um dos maiores expoentes da literatura de língua portuguesa, falecido em junho de 1580.

    A exibição marca a passagem da data de morte do escritor português e, além da escrita clássica, explora o lado lendário e popular do poeta, a partir da produção de cordel e do anedotário brasileiro. Em “Camões, Uma bússola de versos” – primeiro programa da série, gravado entre o Brasil e Portugal -, o clássico, o épico e o lírico na obra do autor lusitano. Em “Camões, um baú de estripulias” – segundo programa, realizado no Brasil -, o diretor explora as faces de um escritor picaresco, popular e nordestinizado, capaz de seduzir com esperteza e poesia.

    Saiba mais

    Assuntos: tvpe, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, pernambuco, divulga, serie, documentarios, homenagem, luiz vaz de camoes, luziadas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Detran-PE inaugura blitz eletrônica no Estado

    detranA partir desta sexta-feira (06 de junho), a Operação Trânsito Seguro, do Detran-PE, dá início a um novo formato de blitz: a blitz eletrônica.  Este novo tipo de fiscalização vem auxiliar a blitz tradicional, incorporando a ela a tecnologia de reconhecimento eletrônico de placas. O projeto contribui para detectar com mais rapidez veículos que apresentam irregularidades, a exemplo de suspeita de roubo e de clonagem, além de agilizar a abordagem dos condutores, colaborando para a fluidez do trânsito. O Detran-PE adquiriu duas centrais móveis de fiscalização eletrônica, uma para atuar em Recife e Região Metropolitana (RMR) e a outra para atuar no Interior do estado.

    O sistema de fiscalização eletrônica está instalado em viaturas de médio porte, dotadas de câmeras com sistema de reconhecimento óptico de caracteres (OCR), além de notebook e rádio-transmissores, por meio dos quais a equipe alocada nas centrais móveis de fiscalização pode se comunicar com agentes de trânsito situados posicionados em diferentes locais. O raio de ação das câmeras é de 100 metros e elas são capazes de capturar a imagem de 4 placas a cada segundo.

    Saiba mais

    Assuntos: cidades, secretaria, transito, governo, estado, pernambuco, detran, divulga, inaugura, blitz eletronica, operacao, transito seguro
    Compartilhe: Link para o post:
  • Instituto Oceanário leva estudo sobre tubarões às escolas estaduais

    seeA Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Sul vem realizando, em parceria com o Instituto de Pesquisa e Preservação Ambiental Oceanário de Pernambuco (IOPE), o projeto Oceanário Vai às Escolas. O programa que começou em março deste ano tem como objetivo levar para as salas de aula o estudo dos tubarões presentes na costa marítima do Estado, com ênfase na Região Metropolitana do Recife (RMR).

    Ao todo, 15 escolas da regional estão sendo contempladas com o aprofundamento da temática através da palestra "Educação Ambiental: um instrumento de prevenção aos ataques de tubarão", realizada por membros do IOPE. Informações sobre a biologia reprodutiva e o comportamento de espécies de tubarões como cabeça chata e tigre estão sendo repassadas ao alunado.

    Saiba mais

    Assuntos: see, secretaria, educacao, esportes, governo, estado, pernambuco, divulga, instituto, oceanario, estudo, tubaroes, escolas estaduais
    Compartilhe: Link para o post:
  • Expressos Cidadãos alteram expedientes durante os jogos do Mundial e feriados de junho

    Durante os jogos da Copa do Mundo e os feriados municipais do mês de junho, as unidades do Expresso Cidadão terão seus horários alterados. Quem precisar utilizar os serviços oferecidos deve ficar atento.

    Confira abaixo os horários de funcionamento:
     
    Recife e Região Metropolitana:
    Nos dias de jogo do Brasil (12 e 17 de junho), o funcionamento será até 12h30.
    Nos dias dos jogos na Arena Pernambuco (20, 23, 26) não haverá expediente.
    No dia 24, feriado de São João, não haverá atendimento.
     
    Garanhuns:
    Nos dias dos jogos do Brasil (12, 17 e 23), o expediente será até às 12h30.
    Nos dias 13, 19 e 24, feriados municipais, não haverá Expediente
     
    Petrolina:
    Nos dias de jogos do Brasil (12, 17 e 23), o atendimento será até às 12h30.
    No dia 24, feriado de São João, não haverá atendimento.
     
    Caruaru:
    Nos dias dos jogos do Brasil (12, 17 e 23), o expediente será até as 12h30.
    No dia 24, feriado de São João, não haverá atendimento.
     
    **No sábado, 21, o expediente cumprirá horário normal.
    ** Na quarta-feira, 25, o atendimento será normal.

    Assuntos: sad, secretaria, administracao, governo, estado, pernambuco, divulga, expresso, altera, horario, expediente, funcionamento, durante, jogod, mundial, feriados, junho
    Compartilhe: Link para o post:
  • São João da Capitá 2014 terá reforço de ônibus

    As festas em comemoração ao São João já começam a tomar conta do Recife e Região Metropolitana. Na próxima sexta-feira (6), sábado (7) e domingo (8), o arraiá acontece no Chevrolet Hall, com o São João da Capitá 2014.

    Os forrozeiros que garantiram o ingresso para a festa poderão contar com esquema de especial de ônibus que o Grande Recife organizou para auxiliar os usuários na ida para o evento e na volta para casa. Ao todo, 14 linhas terão esquema especial para a festa. Nos três dias de forró, 11 linhas serão reforçadas e realizarão 99 viagens a mais que em dias normais.

    Saiba mais

    Assuntos: grande recife, consorcio, transporte, governo, estado, pernambuco, divulga, esquema, especial, linhas, onibus, sao joao da capita, chevrolet hall
    Compartilhe: Link para o post:
  • Suape investe R$ 13 milhões para recuperar 413 hectares de Mata Atlântica

    | Suape

    Na Semana do Meio Ambiente, o Complexo Industrial Portuário de Suape iniciou a recuperação de 413 hectares de Mata Atlântica situados em seu território entre os municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. O início do plantio ocorreu no dia 5 de junho, com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente de Suape, Márcio Stefanni Monteiro, o secretário de Meio Ambiente do Estado, Carlos Cavalcanti, e o diretor-presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente, Paulo Teixeira.

    Para restaurar o terreno cuja extensão equivale a mais de 400 campos de futebol, serão plantadas 66.680 mudas por mês. O investimento no plantio, que ocorrerá em sete meses, e na manutenção, ao longo de três anos, será de R$ 13 milhões. A área em restauração era ocupada por moradias irregulares e também servia para o plantio de cana de açúcar. O território compreende 16,7% dos 2.467 hectares da Estação Ecológica de Bita e Utinga. A unidade de conservação ecológica fica entre os reservatórios de Bita e Utinga, dois importantes mananciais hídricos da região.

    Saiba mais

    Cidades: Ipojuca
    Assuntos: suape, governo, estado, pernambuco, ipojuca, complexo, porto, portuario, divulga, onveste, milhoes, recuperacao, hectare, mata atlantica
    Compartilhe: Link para o post:
  • Jogador de futebol Kaká participa de campeonato master da Ilha de Fernando de Noronha

    fernandoO meia Kaká, que atualmente joga no Milan da Itália, está em Fernando de Noronha de férias, com o irmão Rodrigo e o primo Adriano. O atleta está hospedado até domingo (8) na Pousada Zé Maria. Na noite desta terça (3), marcou presença no Campeonato Noronhense de Veteranos, participando do primeiro tempo do jogo entre Cachorro X Leão.

    Os times disputavam a segunda rodada do campeonato, e ainda marcou um gol pelo time do Cachorro (que venceu o jogo por 4X0).

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • SDS participa de Audiência Pública sobre Tráfico de Órgãos e Pessoas

    A Secretaria de Defesa Social - SDS, por meio do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – NETP/SDS, participou na manhã desta quinta-feira (05), da Audiência Pública sobre Tráfico de Órgãos e Pessoas, na Câmara Municipal do Recife, no bairro de Santo Amaro. O evento realizado pelos vereadores Aline Mariano (PSDB), presidente da comissão de Direitos Humanos da Casa de José Mariano, e Aerto Luna (PRP), contou com a participação de alunos das Escolas João Paulo II e Lourdinas.

    Durante a audiência, a coordenadora do NETP, Jeanne Aguiar, destacou a importância de tratar sobre o tema em casa, nas escolas, no âmbito municipal e social. “Precisamos ensinar as crianças e adolescentes, bem como a sociedade em si, a se proteger de potenciais agressores, inclusive em sites de relacionamento”, ressaltou a coordenadora do NETP.

    Saiba mais

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Espaço Ciência convida para evento astrológico no Observatório da Sé

    No dia 10 (terça-feira) o Observatório Astronômico da Sé, em Olinda, receberá o público para contemplar LuaeSaturno 300x154 10/06   Eventoa conjunção de Saturno e da Lua. Este fenômeno acontece quando o planeta e o astro parecem estar alinhados e muito próximos, porém estão muito distantes, a quilômetros de distância.

    Das 19h às 23:30h, os visitantes vão poder assistir a apresentações de vídeos, simulação dos movimentos planetários e observar os astros com auxílio de telescópios. O evento é gratuito e depende das condições climáticas.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post: