meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Fernando de Noronha: arquipélago fará parte de portal de patrimônio integrado

    | Meio Ambiente, Turismo

    fernandoAs excepcionais condições ambientais de Fernando de Noronha chamaram a atenção de ambientalistas do mundo todo, além de órgãos preservacionistas envolvidos na luta em defesa da natureza. Esse interesse fez surgir a proposta e inserção do arquipélago no seleto grupo de lugares reconhecidamente especiais no ano de 2001, com o título de Sítio do Patrimônio Mundial Natural, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco. A partir de hoje, com o lançamento de um portal, esse legado e outros pertencentes à ilha farão parte do projeto Rede Meio Ambiente Patrimônio – MAP, do Ministério Público de Pernambuco, cujo principal objetivo é identificar, proteger e preservar bens culturais, vivos, imateriais e naturais de forma integrada.

    As paisagens constituem um patrimônio, uma herança constituída pela geografia, história e cultura de um lugar. Buscar o equilíbrio entre os elementos paisagísticos e a harmonia entre transformação e natureza tornou-se um desafio. Essa discussão, no Brasil, resultou no estabelecimento de áreas naturais protegidas, surgindo, portanto, a Lei Federal nº 9.985, do ano de 2000, que firmou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Criada há mais de trinta anos, a Convenção do Patrimônio Mundial, realizada pela Unesco, soma-se a essa estratégia, e tem a finalidade de garantir a proteção de obras e áreas de grande interesse para a cultura da humanidade, tendo o Brasil como um dos seus primeiros signatários.

     

    Saiba mais

    Assuntos: fernando de noronha, governo, pernambuco, estado, arquipelago, portal, patrimonio, integrado, map, unesco, sitio do patrimonio mundial natural
    Compartilhe: Link para o post:
  • Defesa Civil simula evacuação de área de risco de enchente em Goiana

    | Segurança, Meio Ambiente, Mobilidade, Direitos Humanos

    A Secretaria da Casa Militar (Camil), através da Codecipe (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), realiza nesta sexta-feira (8 de março), um Simulado de Preparação para Desastres, em Goiana. O evento encerra o Curso de Operações em Proteção e Defesa Civil (COPDC), que aconteceu esta semana com a participação de agentes de Defesa Civil de 25 municípios da Mata Norte. O simulado será às 9h, na Rua Madureira, próximo ao Córrego da Bueira. O objetivo é mostrar à população como proceder em caso de desastre.
     
    “Estamos entrando na quadra chuvosa (meses de chuva) da Zona da Mata e RMR, por isso estamos reforçando as ações de prevenção, É importante estar atento e articulado com os municípios”, explica o secretário da Casa Militar, Cel. Mário Cavalcanti.
     
    A ideia é simular uma evacuação retirando os moradores daquela área para local seguro, após o alerta que a Defesa Civil do município e lideranças comunitárias darão através de apitos e comando de voz. O alerta será o sinal para que os moradores saiam com urgência de suas casas.  Segundo o Cap. BM Pablo, que ministra o curso, o local foi escolhido porque é uma área de declive, para onde a água das chuvas converge, apresentando risco de enchente.

    No local identificado como área de risco, residem cerca de 50 famílias, aproximadamente 250 pessoas. A simulação promoverá a remoção da área considerada de risco e fará o resgate de uma vítima, para demonstração de primeiros socorros.  Segundo o coordenador da Codecipe, Tenente-Coronel, Cassio Sinomar  “A simulação é um trabalho de prevenção  importantíssimo porque os técnicos terão a oportunidade de testar os conhecimentos adquiridos no curso. Além disso, a população começa o processo de transformação cultural necessário, recebendo orientação para observar os alertas e a sair imediatamente de suas moradias para um local seguro”. A Associação de Moradores do bairro servirá como local seguro, concentrando as pessoas que serão evacuadas para palestra de encerramento da atividade.

    Além de envolver os agentes de Defesa Civil participantes do COPDC e a população da área, a simulação terá a participação de policiais militares, membros da Guarda Civil Municipal, do Departamento Municipal de Trânsito e de outros órgãos.

    Goiana foi a cidade mais atingida pelas enchentes de 2011 quando o Rio Goiana transbordou atingindo várias comunidades ribeirinhas e alguns bairros, além das margens do rio. O Governo do Estado, através da secretaria da Casa Militar realizou a dragagem do Rio Goiana de onde foram retirados 40 mil metros cúbicos de lixo.

    Seviço
    Simulação de evacuação de área de risco em Goiana
    8 de março – 9 h
    Local: Rua da Madureira, próxima Córrego da Bueira
    População Local: 50 famílias a serem sensibilizadas, aproximadamente 250 pessoas;
    Previsão de remoção: 20 famílias
    Participantes: Agentes de Defesa Civil de 25 municípios da Mata Norte
    Local Seguro: Associação de Moradores (Rua Madureira, 200 m após área de risco)
    Ponto de Encontro: Córrego da Bueira

    Cidades: Goiana
    Assuntos: sds, secretaria, casa militar, camil, governo, pernambuco, estado, codecipe, simulado, evacuacao, area de risco, enchente, goiana, copdc
    Compartilhe: Link para o post:
  • Eduardo Campos diz que derrubada de veto era esperada e lamenta judicialização

    O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, lamentou nesta quarta-feira (07/03) a maneira pela qual se deu a tramitação do projeto de lei do marco legal da distribuição dos royalties do pré-sal. Em sua visão, a decisão da Câmara dos Deputados de derrubar o veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto aprovado anteriormente pela Casa legislativa era inevitável, mas a discussão se prolongou além do ideal e o assunto não se resolve da melhor forma para o País.

    “Se nós tivéssemos, lá atrás, conversado um pouco mais, poderíamos ter chegado a um acordo que evitasse tamanho desgaste em torno deste tema. Estivemos muito próximos de fechar um consenso e acho que a matéria foi levada à votação em momento inadequado. Esperamos que a partir de agora seja possível retomar o diálogo, e que seja possível evitar a judicialização do processo e um atraso ainda maior nos investimentos, que são indispensáveis à exploração e do pré-sal e à dinamização da economia brasileira”, disse o governador.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Taxa de desemprego feminina é a menor da série histórica

    | Emprego

    fitoAs mulheres, desde o séc. XX, vem conquistando cada vez mais espaço e igualdade entre os sexos no mercado de trabalho. Porém, muito ainda precisa ser feito para acabar com as diferenças e preconceitos quanto ao gênero. De acordo com a edição especial da Pesquisa Mensal de Emprego e Desemprego (PED), a taxa de desemprego total na Região Metropolitana do Recife (RMR), em 2012, caiu pelo nono ano consecutivo e atingiu 12%, o menor patamar já registrado em toda a série histórica da pesquisa. Os dados, divulgados nesta quarta-feira (06), foram realizados pela Agência Condepe/Fidem, em parceria com o Dieese e a Fundação Seade.
     
    O aumento das oportunidades registrado na região elevou a taxa de participação feminina que passou de 45,7% da População  em Idade Ativa (PIA), em 2011, para 46,6%, em 2012. A força de trabalho masculina seguiu a tendência de crescimento, alcançando 65,8% no ano de análise e permaneceu mais intensa. A ocupação feminina cresceu à taxa superior a dos homens, ao atingir 5,3%, ante 5%. A geração de novos postos de trabalho também foi mais acentuada para as mulheres, mas a participação delas no total de ocupados se manteve praticamente estável, entre 2011 e 2012, passando de 44,4% para 44,5%.

     

    Saiba mais

    Assuntos: condepe, fidem, agencia, estadual, planejamento, pesquisa, governo, pernambuco, pesquisa, desemprego, emprego, taxa, ped, mulher, feminino, menor, dieese, seade, rmr
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mês de março marca início do período chuvoso no litoral pernambucano

    | Meio Ambiente, Agricultura

    apacClimatologicamente, o mês de março marca o inicio do período dos seis meses mais chuvosos da Região Metropolitana e Zona da Mata. Com isto, existe maior probabilidade de ocorrência de chuvas, principalmente no final da tarde e início do dia. Assim como a precipitação, as temperaturas tendem a diminuir e a umidade relativa deve aumentar, combinação que provoca chuvas mais persistentes nesse período. Vale salientar que existem variabilidades climáticas que elevam ou diminuem o acumulado mensal na pré-estação chuvosa (Março e Abril), o que ocorreu em 2012, dando origem a um déficit de precipitação que veio a ocasionar transtornos socioeconômicos na Zona da Mata e Litoral.
     
    As condições climáticas estão melhorando em comparação ao ano passado, o que propicia a formação de sistemas meteorológicos causadores de chuva na faixa litorânea. Para o mês de março, espera-se ocorrência de chuvas em alguns dias, embora a expectativa seja de acumulado mensal abaixo da média.

     

    Saiba mais

    Assuntos: apac, agencia, pernambucana, aguas, clima, governo, pernambuco, divulga, marco, periodo, chuvas, litoral, rmr, zona da mata
    Compartilhe: Link para o post:
  • Cinema pernambucano é celebrado pela Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura

    | Cultura

    secultO cinema pernambucano é celebrado pelo projeto "Cine é proibido cochilar", uma iniciativa da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura. Com a exibição de vários filmes da produção local, as sessões são realizadas durante as quartas-feiras dos meses de março e abril, no auditório da instituição, na Rua do Bom Jesus.

    Com obras de Adelina Pontual, Kátia Mesel, Marcelo Pedroso e Pedro Severien, a mostra - intitulada "Curtas pernambucanos" - tem exibições gratuitas e pretende aproximar o público do realizador. No final das sessões, o cineasta vai conversar com plateia sobre o filme apresentado.

     

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, cinema, pernambucano, representacao regional, nordeste, minc, ministerio da cultura
    Compartilhe: Link para o post:
  • Saúde: Secretário e ministro recebem médicos do Provab

    | Saúde, Emprego

    sesAo lado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, recebeu, na manhã desta quarta-feira (06/03), os 382 médicos que atuarão em 96 municípios pernambucanos, por meio do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica 2013 (Provab). O evento foi realizado na Academia da Cidade do Coque, na Ilha de Joana Bezerra.

    O Provab busca estimular a atuação de profissionais na Atenção Básica em periferias de grandes cidades, municípios do interior ou em áreas mais remotas, proporcionando formação médica voltada para a real necessidade da população brasileira. Para estimular o envolvimento dos profissionais, o Programa prevê o pagamento de bolsa mensal para o médico no valor de R$ 8 mil mensais, com a atividade supervisionada por uma instituição de ensino e ainda a obrigatoriedade de curso de pós-graduação prático-teórico com 12 meses de duração.

     

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: ses, secretaria, saude, estado, pernambuco, governo, medicos, provab, programa, valorizacao, profissional, atencao basica, atuacao, comunidades
    Compartilhe: Link para o post:
  • Bonito no Agreste de Pernambuco é o destino perfeito para quem está em busca de aventura e lazer

    | Turismo

    seturClima ameno, trilhas pela mata, banho de cachoeira, piscinas naturais. Esses são alguns dos atrativos do Agreste de Pernambuco para os turistas que estão em busca de aventura e lazer.

    A cidade de Bonito, a 132 km do Recife é uma das cidades mais atrativas da região, e não é a toa que ela tem esse nome. As cachoeiras, riachos e barragens fazem justiça ao adjetivo, parece uma aquarela. O verde da Mata Atlântica que cerca a cidade se mistura ao marrom das pedras que reluz com o dourado do sol ao bater na água cristalina. Tamanha beleza é um cenário perfeito para os apreciadores da natureza e para os aventureiros.

     

    Saiba mais

    Cidades: Bonito
    Assuntos: setur, secretaria, turismo, governo, pernambuco, empetur, bonito, destino, aventura, lazer, agreste, cachoeiras, riachos, barragens, mata atlantica
    Compartilhe: Link para o post:
  • Alunos da Escola Integral de Beberibe laçam livro sobre as Raízes do Brasil

    | Educação, Cultura

    seeNa noite desta quarta-feira (6), o auditório da Escola Técnica Agamenon Magalhães (ETEPAM), no bairro da Encruzilhada, abriu as portas para sediar a festa dos alunos e professores da Escola Integral de Beberibe que puderam exibir a concretização de um longo trabalho de pesquisa desenvolvido com base no livro Raízes do Brasil do sociólogo Sérgio Buarque de Holanda. O Livro Dissertando as Raízes do Brasil é resultado de um projeto pelos professores Constantino José Bezerra de Melo, professor de sociologia e psicólogo e Pedro Henrique Lacerda de Melo, jornalista e professor de português, com o apoio da Secretaria de Educação do Estado (SEE).  

    Os professores não escondem a alegria e contam que um dos  grandes desafios foi despertar o interesse dos adolescentes por uma obra complexa, frequentemente utilizada como referência em estudos acadêmicos. “Não valeria a pena, simplesmente entregar o livro para os alunos lerem. Antes da leitura eles assistiram a vários documentários e participaram de debates, que traziam para as questões cotidianas as temáticas tratadas pelo livro. A partir da linguagem informal, os alunos passaram a questionar e a entender a formação do povo brasileiro e características como a cordialidade, a língua, a religião, a forma de ver a política. A leitura do livro foi a última etapa”, justificam.

    Ao final das pesquisas, cada aluno, sob a orientação dos professores, dissertou sobre os pontos com os quais mais se identificou. São esses textos que compõem o livro. “Acredito que esta é a primeira vez que alunos do ensino médio em Pernambuco lançam um livro baseado em pesquisas”, comentou Pedro Henrique. Além dos textos, o livro conta com ilustrações, também realizadas pelos alunos, durante oficinas de Aquarela, ministradas pela professora de Artes Lílian Kellen. “Além das aulas curriculares, estamos aproveitando o tempo dos jovens para desenvolver projetos paralelos de teatro, literatura, dança e dinâmicas de grupo. A participação é grande e é nítido o desenvolvimento dos alunos em todas as áreas”, comemora Constantino Melo, lembrando que já existe outra obra a ser publicada. O Beletrista, livro de crônicas dos estudantes, escritas durante as oficinas de Literatura.

     

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: see, secretaria, educacao, governo, pernambuco, estado, alunos, erem, beberibe, lancamento, livro, raizes do brasil, publicacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Itep lança Edital Incubatep 2013 com dez vagas para incubação

    | Tecnologia

    itepO Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), por meio da sua Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Pernambuco (Incubatep), lança o Edital Incubatep 2013 para selecionar projetos a serem incubados na sede da instituição no Recife. São oferecidas dez vagas. O objetivo é apoiar empreendedores no desenvolvimento de produtos, serviços ou processos inovadores. O edital e o formulário online estão disponíveis no site do Itep – www.itep.br

    As propostas devem ser enviadas, via formulário eletrônico disponível no site do Itep, até o dia 31 de março. Haverá reunião de esclarecimento para os interessados no processo de incubação no dia 14 de março, na sede do Itep, no Bloco C (Incubatep).

     

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: itep, instituto, tecnologia, pernambuco, estado, governo, lanca, edital, incubatep, vagas, incubacao, empresas
    Compartilhe: Link para o post: