meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Centro de Referência em Direitos Humanos presente no São João de Caruaru

    | Direitos Humanos

    O centro vai realizar sensibilizações, especialmente, com relação a casos de exploração sexual e de trabalho infanto-juvenil, pessoas idosas, pessoas com deficiência e público LGBT.

    O Centro de Referência em Direitos Humanos – CRDH Caruaru, estará presente no São João da Capital do Forró, promovendo e protegendo os Direitos Humanos, no Espaço Cultural, dentro do Pátio de Eventos.

    Inicialmente o CRDH que faz parte da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos – SEJUDH, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, fará sensibilizações junto aos serviços presentes no Espaço Cultural como o Conselho Tutelar, Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Militar e Polícia Civil.

    O trabalho visa a orientação sobre acolhimento e encaminhamento de violações em Direitos Humanos aos órgãos envolvidos, especialmente para casos de exploração sexual e de trabalho infanto-juvenil, para familiares de vítimas de CVLI, pessoas idosas, pessoas com deficiência e público LGBT.

    As vítimas também podem ser atendidas pela Equipe do CRDH, que fica na Estação do Governo Presente, situada na Av.Nossa senhora de Fátima.nº 400, Maurício de Nassau em Caruaru, F: 3727-7558

    Qualquer violação de Direitos Humanos também deve ser denunciada através do Disque 100 e pelo telefone da Ouvidoria da Secretaria de Desenvolvimento Social Direitos Humanos no 0800 0814421.

    Cidades: Caruaru
    Assuntos: sedsdh, secretaria desenvolvimento social, direitos humanos, governo, estado, pernambuco, sao joao, agreste, centro, referencia
    Compartilhe: Link para o post:
  • Já estão abertas as inscrições para a SBPC Jovem

    | Educação

    espacoDurante a Reunião Anual da SBPC, que este ano acontecerá no campus da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, mais uma vez estará sendo realizada a SBPC Jovem, um evento com atividades que visam despertar o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia. A programação contará com oficinas, salas temáticas, apresentações culturais, além da Feira SBPC Jovem.

    Poderão participar da Feira SBPC Jovem estudantes e professores do ensino básico de todo o Brasil. Serão selecionados 50 trabalhos científicos. Cada trabalho deverá ser representado por dois alunos e um professor, que receberão certificados. As inscrições dos trabalhos estarão abertas até o dia 09/06/2013 e o resultado da seleção será divulgado no dia 17/06/2013, no site http://www.sbpcnet.org.br/recife. A inscrição deve ser realizada através de um resumo contendo introdução, metodologia e resultados obtidos, segundo modelo disponível no site da SBPC, que deve ser enviado para o email: sbpcjovem2013@gmail.com. Os trabalhos serão expostos durante os 5 dias do evento.

    Saiba mais

    Cidades: Olinda
    Assuntos: sectec, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, pernambuco, espaco ciencia, sbpc, jovem, divulga, inscricoes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Comitiva vai ao Rio de Janeiro visitar fábrica dos tubos da Adutora do Agreste

    | Administração

    compesaConhecer a linha de produção da empresa que irá fornecer os tubos da Adutora do Agreste foi o objetivo da comitiva, liderada pelo governador Eduardo Campos, ao visitar ontem (3) a fábrica de canalizações Saint Gobain, em Barra Mansa, no Rio de Janeiro. Considerado o maior sistema integrado de abastecimento de água do mundo, a Adutora do Agreste irá beneficiar 68 municípios do Agreste, um investimento estimado de R$ 2, 3 bilhões. Além do governador, estiveram presentes  o secretário de Recursos Hídricos e Energéticos, Almir Cirilo, o presidente da Compesa, Roberto Tavares, deputados e prefeitos de cidades beneficiadas pelo  projeto.

    Ao avaliar a importância da Adutora do Agreste, o governador Eduardo Campos enalteceu a grandiosidade do projeto, que vai garantir água para dois milhões de pessoas da região, que tem o pior balanço hídrico do país. "A falta de chuvas, os rios frágeis e a indisponibilidade de água subterrânea retardaram o desenvolvimento de cidades do Agreste, mas vamos transformar essa realidade garantindo desenvolvimento social e econômico e acabando com o constrangimento da falta de água do Agreste", afirmou Eduardo Campos.

    Saiba mais

    Assuntos: compesa, companhia, governo, estado, pernambuco, abastecimento, agua, comitiva, rio de janeiro, rj, visita, fabrica, fornecimento, tubos, adutora, agreste
    Compartilhe: Link para o post:
  • Itep promove cursos de Gestão e Tecnologia de curta duração na área de Metal-Mecânica

    | Educação, Tecnologia

    O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), por meio da Superintendência de Pesquisa e Pós-Graduação (SPP), promoverá uma série de cursos de curta duração,em Gestão e Tecnologia, enfatizando no primeiro momento as áreas de Metal-Mecânica e Empreendedorismo. Já estão abertas inscrições para os cursos de “Boas Práticas em Gerenciamento de Projetos de Acordo com o Guia PMBOK” e “Metalurgia da Soldagem Aplicada a Construção e Montagem”.
     
    O curso “Boas Práticas em Gerenciamento de Projetos de Acordo com o Guia PMBOK”, será realizado de 15 a 26 de julho, das 18h às 22h, na sede do Itep, na Cidade Universitária, com duração de 40 horas. O público-alvo são profissionais e estudantes que tenham interesse em desenvolver seus conhecimentos em gestão de projetos. O curso abordará, através de exercícios práticos e exposição de conteúdo, as melhores práticas de gestão de projetos de acordo com o Guia PMBOK, do Project Management Institute (PMI). Ao final do treinamento, o aluno deverá estar capacitado a gerenciar um projeto de acordo com as boas práticas apresentadas, compor uma equipe de projeto ou submeter-se a um exame de certificação do PMI (PMP® e CAPM®).

    Saiba mais

    Assuntos: itep, instituto, tecnologia, pernambuco, estado, governo, promove, curso, gestao, curta duracao, area, metal, mecanica
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projeto leva estudantes para conhecerem pontos turísticos e históricos da capital pernambucana

    | Educação, Cultura

    seeConhecer a história, a cultura e as curiosidades dos pontos turísticos do Recife. Esse é o principal objetivo do Projeto Conhecendo o Recife desenvolvido pela Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Joaquim Nabuco, localizada no bairro de São José, no Recife, que envolve alunos das turmas de 1º e 2º anos. Iniciado em 2012, o projeto conta com o apoio da Gestão Escolar e dos professores da área de humanas e une a teoria da sala de aula à prática das visitas a campo.
     
    O projeto possibilita aos estudantes adquirirem novos conhecimentos e desperta neles o sentimento de pertencimento ao lugar onde vivem, aumentando o interesse pela cidade e pelo contexto histórico de suas ruas, praças, pontes e monumentos. Lugares como o Museu do Trem, o Recife Antigo, o Marco Zero e o Forte das Cinco Pontas foram alguns dos destinos visitados pelo projeto. Em cada dia de visitação, uma ou duas turmas são acompanhadas por até quatro professores. Como a escola é localizada em uma área central, algumas vezes os alunos seguem a pé para o passeio pedagógico e quando os locais visitados são mais distantes a escola cede transporte.

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: see, secretaria, educacao, governo, pernambuco, estado, alunos, estudantes, rede, escola, conhecem pontos, turisticos, recife, capital, historia, projeto, conhecendo, erem, joaquim nabuco, sao jose, gestao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Brasília e Belo Horizonte recebem workshop Pernambuco é Só Chegar

    | Turismo, Cultura

    seturO workshop Pernambuco é só chegar desembarca esta semana em Brasília, hoje (04) e Belo Horizonte na próxima quinta-feira (6), depois de passar pelo sul do País e por Salvador no mês de maio. A ação tem o objetivo de apresentar as potencialidades turísticas do Estado aos profissionais do setor a partir de uma imersão na riqueza cultural e turística pernambucana.

    A expectativa é que 2.400 pessoas participem dos eventos ao longo deste ano, ante os 1.750 profissionais da edição de 2012. Ao todo, serão visitadas 12 cidades (Londrina, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Guarulhos, Campinas, Ribeirão Preto e Belém), selecionadas a partir da pesquisa Perfil do Turista, realizada pela Empetur, e do ranking de vendas das principais operadoras do País. Também foi levada em consideração a percepção do trade local em relação aos mercados em ascensão.

    Saiba mais

    Assuntos: setur, secretaria, turismo, governo, estado, pernambuco, empetur, divulga, agentes, viagem, brasilia, belo horizonte, df, mg, so chegar, workshop
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estudantes da Escola de Referência Porto Digital recebem curso técnico em programação

    | Educação, Tecnologia

    Desenvolver softwares, executar testes, criar sistemas de processamentos de dados. Todas essas atividades são parte do cotidiano de um Técnico em Programação. E é isso que um grupo de 50 estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Porto Digital, no Bairro do Recife, está vivenciando desde a semana passada, quando iniciaram as aulas do curso técnico de programador para o qual foram selecionados pela empresa Accenture, uma das encubadas no Porto Digital.
     
    O curso faz parte de uma parceria que a escola mantém desde o ano passado com o Porto Digital. Para ingressar no curso técnico, os estudantes passaram por uma seleção de quatro etapas que contou com um teste de aptidão, provas de português, matemática, uma redação e uma entrevista. As aulas acontecem duas vezes na semana, à noite, no prédio da empresa Qualiti, localizada próxima à escola. Após as aulas, os estudantes são deixados em casa numa condução. O curso técnico terá duração de nove meses e inclui também aulas de inglês.

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: see, secretaria, educacao, governo, pernambuco, estado, alunos, estudantes, rede, escola, erem, referencia, porto digital, recebem, curso, tecnico, programacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Grande Recife disponibiliza Ônibus para o São João da Capitá

    | Transporte, Trânsito

    Os amantes do forró que forem participar do São João da Capitá, que acontece no Chevrolet Hall na próxima sexta-feira (7) e sábado (8), contarão com esquema especial de ônibus.

    Para garantir uma viagem mais tranquila àqueles que forem participar da festa, o Grande Recife aumentará o número de veículos e de viagens das linhas que atendem à Av. Agamenon Magalhães e passam em frente ao Chevrolet.

    Na sexta-feira (7), primeiro dia do São João da Capitá, oito linhas receberão um reforço de 22 viagens para atender os passageiros. No sábado (8) serão três veículos e 55 viagens a mais em 12 linhas. E para a madrugada do domingo (9) serão adicionadas 26 viagens à programação normal dos bacuraus.

    Saiba mais

    Cidades: Olinda
    Assuntos: grande recife, consorcio, transporte, governo, estado, pernambuco, disponibiliza, onibus, sao joao, forro, capita, chevrolet hall, olinda, centro de convencoes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco sedia reunião da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor pela primeira vez

    | Economia, Administração

    Pernambuco vai sediar pela primeira vez, a reunião da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor –SENACON com o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor – SNDC. O evento será realizado nesta quinta e sexta-feira (06 e 07 de junho), das 09 às 18h, no Hotel Beach Class, Av. Boa Viagem, 1906, Recife/PE.

    O evento é promovido pelo Ministério da Justiça e Governo de Pernambuco, através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Procons (Procon-PE e Procon-Recife).

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: procon, governo, estado, pernambuco, pe, secretaria, justica, direitos humanos, desenvolvimento social, órgao, consumidor, sedia, reuniao, nacional, defesa
    Compartilhe: Link para o post:
  • Sábado é dia de Ocupação Social na UR-2, Ibura

    | Social, Direitos Humanos

    Dúvidas sobre como dar entrada na pensão alimentícia, efetivar reclamações a empresas prestadoras de serviços públicos, emitir documentação civil e acessar outros serviços poderão ser esclarecidos e encaminhados na manhã do próximo sábado (08), durante a Ocupação Social de Impacto que acontecerá na Escola de Referência Professor Jordão Emerenciano. As ações integradas de várias secretarias de Estado e instituições parceiras serão levadas às comunidades da UR-2/Ibura e áreas próximas pelo Programa Governo Presente de Ações Integradas para a Cidadania.
     
    Esta é a terceira Ocupação promovida, este ano, pelo Programa Governo Presente no Ibura. As anteriores ocorreram nas escolas estaduais Dom Sebastião Leme, no dia 26 de janeiro, e Apolônio Sales, em 23 de fevereiro. Juntas, elas atenderam mais de 3 mil pessoas. Desta vez, o destaque está no atendimento à área da saúde, que levará teste de glicemia, classificação sanguínea, índice de massa corporal e aferição de pressão; vacina de poliomielite, orientações alimentar e postural, plantas medicinais e cuidados com animais venenosos.

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: seart, secretaria, articulacao, regional, social, estado, pernambuco, governo, presente, acao, ocupacao, mutirao, sevicos, atendimento, sedsdh, comunidade, bairro, familia, ur2, ibura
    Compartilhe: Link para o post: