meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Programa Jovem Parlamentar divulga nomes dos estudantes que vão a Brasília

    A Câmara dos Deputados divulgou, nesta segunda-feira (18), os nomes dos quatro estudantes que tiveram seus projetos de lei selecionados para representar Pernambuco durante a 11ª edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro. Os selecionados viajam para Brasília nos dias 21 a 26 de setembro, onde participam das sessões plenárias do Programa Jovem Parlamentar.

    Foram classificados os estudantes Adeilson Alves da Silva, da Escola Estadual Jornalista Manuel Amaral, de Lajedo; Lucas Ferreira de Melo, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Garanhuns, e Miriam França Conceição, da EREM Augusto Lúcio da Silva, de Correntes. Eles elaboraram projetos que tratam de temas como o auxílio preparatório a estudantes do ensino médio para o Enem, o atendimento de saúde gratuito para animais, e a promoção do acesso à capacitação profissional para idosos. Além deles, Manuella Valença Correia, da escola de Aplicação da UFPE, completa o quadro de pernambucanos selecionados.

    Saiba mais

    Assuntos: see, secretaria, educacao, esportes, governo, estado, pernambuco, divulga, programa, jovem parlamentar, estudantes, brasilia
    Compartilhe: Link para o post:
  • Candidatos que não concluíram as inscrições no SSA têm até esta sexta (22) para se inscrever

    Os candidatos que não concluíram suas inscrições no Sistema Seriado de Avaliação da universidade de Pernambuco (UPE) terão um novo prazo para completar a segunda etapa do procedimento e finalizar o processo. A instituição resolveu reabrir as inscrições do seu SSA (fases 1, 2 e 3) apenas para os candidatos que realizaram unicamente o cadastro no prazo de 20 a 22 de agosto deste ano.

    Eles deverão, com base no cadastro já efetuado, concluir as inscrições, gerar o boleto bancário e efetuar o pagamento até a próxima segunda-feira (25). O prazo estabelecido também vale pra quem gerou o boleto bancário e não realizou o pagamento dentro do prazo referido. Nesse caso, é necessário gerar um novo boleto no sistema. Confira o comunicado na íntegra clicando aqui.

    Assuntos: upe, universidade, pernambuco, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, sectec, divulga, inscricao, vestibular, ssa
    Compartilhe: Link para o post:
  • Espaço Ciência divulga Feira de Ciência em Pernambuco

    Anualmente, a EREM Severino Farias realiza sua Feira de Ciências, evento de divulgação científica em que são expostos os projetos desenvolvidos pelos estudantes durante o ano letivo.

    No evento, ocorre também a Feira de Empreendedorismo, vitrine de artigos diversos, produzidos pelos estudantes concluintes do Ensino Médio.

    Saiba mais

    Assuntos: sectec, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, pernambuco, espaco ciencia, divulga, feira de ciencia
    Compartilhe: Link para o post:
  • Cepe divulga V Concurso Cepe de Literatura Infantil e Juvenil

    A Companhia Editora de Pernambuco – Cepe abre inscrições para o V Concurso Cepe de Literatura Infantil e Juvenil, no período de 18 de agosto a 30 de setembro de 2014, premiando com um total de R$ 32.000,00 (trinta e dois mil reais) as obras selecionadas pela comissão julgadora. O regulamento está disponível no portal www.cepe.com.br e no site editora.cepe.com.br, junto com o ANEXO I(ficha de inscrição) e ANEXO II(termo de concordância).

    Confira o regulamento

    Assuntos: cepe, editora, governo, estado, pernambuco, divulga, concurso, literatura, infantil, juvenil
    Compartilhe: Link para o post:
  • Detran-PE abre nova turma de pilotagem defensiva em Garanhuns

    Diante da grande procura da população do Agreste Setentrional pelo curso de pilotagem defensiva que o Detran-PE oferece em Garanhuns, o Órgão está abrindo mais uma turma para o mês de agosto. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site da Escola Pública de Trânsito do Detran-PE (www.escoladetransito.pe.gov.br). As aulas ocorrerão nos próximos dias 30 e 31 de agosto. Em Garanhuns, as aulas ocorrem no Centro de Formação de Condutores Driver e no campus da Universidade Federal de Pernambuco (Núcleo Garanhuns).

    O curso tem carga horária de 16h (dois dias, manhã e tarde). Para cada turma, estão disponíveis 35 vagas. Quem for se inscrever deve ser habilitado(a) na categoria ‘A’ e não possuir restrições no prontuário da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), como, por exemplo, estar com o documento vencido há mais de trinta dias, ou com a CNH cassada ou suspensa.

    Saiba mais

    Assuntos: cidades, secretaria, transito, governo, estado, pernambuco, detran, divulga, nova turma, pilotagem defensiva
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Saúde convoca 151 médicos para reforçar a rede

    sesA rede estadual de saúde vai ganhar o reforço de 151 novos médicos. Os profissionais atuarão em 17 unidades de saúde, localizadas na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Interior do Estado. O ato de nomeação dos novos servidores, aprovados nos concursos públicos realizados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e pela Fundação Hemope, em 2013, foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (20). Agora, os profissionais serão chamados para perícia, posse e posterior lotação.

    Os profissionais convocados são das especialidades de cirurgia geral (10), traumato-ortopedia (09), clínica geral (34), neurologia (02), pediatria (21), neonatologia (10), cirurgia vascular (09), intensivista pediátrico (08), intensivista adulto (11), neurocirurgia (03), otorrinolaringologia (04), pneumologia (02), infectologia (04), anatomopatologia (04), oncologia (01), psiquiatria (03), obstetrícia (10), cardiologia (02) e hematologistas (04).

    Saiba mais

    Assuntos: ses, secretaria, saude, estado, pernambuco, governo, divulga, reforco, medicos, convoca, profissionais, nomeacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • SDEC divulga oportunidades geradas pela instalação de parques eólicos

    Pernambuco vem avançando na produção de energia gerada pelos ventos e a região do Agreste Meridional conta com seis projetos de parques eólicos, alguns já em fase de instalação. Por isso, o Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), promove nesta quinta-feira (21/08), no município de Garanhuns, um workshop para divulgação de oportunidades geradas na região por tais empreendimentos.

    O evento, gratuito, tem como público-alvo o empresariado da região, mas qualquer pessoa interessada pode participar. O workshop será realizado no auditório do Hotel Garanhuns Palace (Avenida Rui Barbosa, 626. Heliópolis – Garanhuns), das 19h às 21h.

    Saiba mais

    Assuntos: secretaria, desenvolvimento economico, pernambuco, sdec, governo, estado, divulga, oportunidades, instalacao, parques eolicos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo treina servidores da SDS para atender pessoas com deficiência

    sdsTeve início nesta terça-feira (19), no auditório da Secretaria de Defesa Social - SDS, o Curso de Libras para Operadores de Segurança, capacitação destinada a servidores dos órgãos operativos da SDS (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil), visando capacitá-los a se comunicarem com pessoas com deficiência auditiva. Para a formação dessa turma inicial foram oferecidas, pela Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa - DEIP, da Polícia Militar, 70 vagas, voltadas para policiais militares de diversas unidades da corporação, os quais têm atuação direta com a população.  

    "Além de romper com as barreiras comunicacionais, o curso visa proporcionar o conhecimento da cultura e da vivência das pessoas surdas", disse a professora Patrícia Cardoso, do Centro de Apoio ao Surdo, da Secretaria de Educação, que ministrará o curso juntamente com o professor Alan Godinho. Ambos são surdos. A capacitação acontece por meio de parceria firmada entre a SDS e Secretaria de Educação e entre outros aspectos da comunicação com surdos trabalhará “A importância das Libras para os Operadores de Segurança Pública”.

    Saiba mais

    Assuntos: sds, secretaria, defesa, social, governo, estado, pernambuco, divulga, treina, servidores, atendimento, deficientes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Seminário aborda aspectos de preservação em metrópoles brasileiras

    secultDurante a VII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, estão sendo realizadas diversas atividades enfatizando questões como a preservação de pontos históricos, além das novidades envolvendo a modernização urbanística que vem sendo adotada. Na tarde de terça-feira (19), aconteceu no auditório do Centro do Artesanato de Pernambuco (Recife), a mesa “Instrumentos de Preservação: a salvaguarda numa perspectiva integrada”, debatendo valores materiais e imateriais em diversas metrópoles brasileiras.

    Com a participação de Alessandra Lima, superintende do DPI/Iphan, da professora adjunta da UniFeSP, Drª. Manoela Rossinetti Rufinoni, e do cientista social do Iphan/PE, Giorge Bessoni, foram discutidas questões como o resgate da participação popular em relação aos espaços urbanos e quais outros caminhos de preservação patrimonial seriam medidas além do tombamento. Aspectos que já estão sofrendo transformação, como a dinâmica do trânsito e a movimentação dos trabalhadores no decorrer do seu cotidiano, também foram assuntos abordados com a utilização de registros fotográficos, comparando a atualidade com a década de 1930, em grandes centros urbanos como a cidade de São Paulo.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, seminario, preservacao, metropoles
    Compartilhe: Link para o post:
  • Defesa Civil credencia carros pipa para abastecer municípios em situação de emergência

    A Casa Militar de Pernambuco, através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CODECIPE) convoca os proprietários de carros pipa que operam no Interior de Pernambuco para que possam se credenciar para fornecer água potável às comunidades atingidas pela estiagem em 22 municípios atendidos pela Operação Carro Pipa.

    O edital, publicado no último dia 15 de agosto de 2014, abre inscrição para que os fornecedores, sejam pessoas físicas ou jurídicas, possam se habilitar ao serviço de abastecimento de água potável.  A inscrição para o credenciamento poderá ser feita até 15 dias após publicação no Diário Oficial, das 08 às 13 horas e a escolha das rotas será feita através de sorteio público.

    Para se habilitar, o interessado deve possuir reservatório (pipa) com capacidade mínima de sete metros cúbicos, autorizar a instalação de aparelho GPS (para controle do Estado) e só captar água nos mananciais estabelecidos pela CODECIPE. Os interessados não poderão terceirizar o serviço nem concorrer, simultaneamente, em mais de um município e deverão entregar a documentação de acordo com as exigências previstas no Edital.

    As inscrições estão sendo feitas nos Batalhões da Polícia Militar e nos Grupamentos do Corpo de Bombeiros nas cidades relacionadas nos quadros abaixo.

    Esta é mais uma ação do Comitê Integrado de Convivência com o Semiárido, criado pelo Governo do Estado para o enfrentamento da estiagem, onde a Casa Militar, através da CODECIPE, executa diversas ações.

    O edital está disponível no site www.licitacoes.pe.gov.br e existe demanda para contratar 113 carros pipa.

    Dúvidas podem ser esclarecidas no Programa Operação Pipa da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CODECIPE), telefone 3181.2493, das 14 às 18h, em dias úteis.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post: