meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Unidade Penal forma alunos em curso de inclusão digital rural

    | Educação, Social

    Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico – HCTP formou a segunda turma de alunos da unidade no curso de inclusão digital rural.

    O curso contou teoria e prática. Foram apresentadas as ferramentas básicas do pacote Office na produção de texto, documento e planilhas. As aulas foram ministradas no laboratório de informática da Escola Estadual Médico Ruy do Rego Barros, situada na unidade.

    Saiba mais

    Cidades: Custódia
    Assuntos: curso, inclusao digital, SENAR, HCTP, hospital, educaçao, informatica, inclusao social,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Banco Mundial realiza visitas a projetos apoiados pelo ProRural

    | Administração

    Representantes do Banco Mundial realizarão, durante esta semana em Pernambuco, uma série de visitas a comunidades rurais do Estado com ações executadas pelo ProRural, por meio das iniciativas do projeto Pernambuco Rural Sustentável (PRS). Objeto de acordo de empréstimo entre o Governo de Pernambuco e o BIRD, o PRS tem o objetivo de promover iniciativas de negócios rurais e ampliação do acesso à água e a outras infraestruturas rurais complementares.

    Na programação, os representantes da instituição financeira estarão acompanhados pelo diretor geral do ProRural, Aldo Santos, o diretor de Programas e Projetos, Walmar Jucá e da superintendente técnica, Rita Guilherme, além de gerentes do ProRural. A primeira parada será no município de Ibimirim, Sertão do Moxotó, onde o grupo realizará uma visita ao campo experimental do Serviço de Tecnologia Alternativa - SERTA. Com atividades voltadas para a agroecologia, a entidade participa em parceria com o ProRural da implantação de 18 Planos Territoriais de Redes Produtivas no Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana.

    Saiba mais 

    Assuntos: banco mundial, prorural, projeto rural sustentavel, governo de pernambuco, BIRD, negocios rurais, acesso a agua, agua, infraestruturas, programaçao, serta,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Jogo entre Náutico x Brasília (DF) terá esquema especial de ônibus

    | Transporte, Esportes, Mobilidade

    O Náutico enfrenta o Brasília (DF), nesta quarta-feira (15) às 22h, pela segunda fase da Copa do Brasil. A partida acontece na Arena Pernambuco e para auxiliar os torcedores a chegarem à Arena, o Grande Recife Consórcio preparou um esquema especial de ônibus.

    Na ida a Arena, os torcedores poderão utilizar a linha centro do metrô e desembarcar no Terminal Integrado Cosme e Damião. Ao chegar ao terminal, quatro veículos da linha 047- Cosme e Damião/Arena estarão disponíveis para levar os torcedores até a Arena, a partir das 20h.

    Já no retorno para casa, quatro veículos da linha 047 - Cosme e Damião/Arena estarão aguardando os torcedores em frente à Arena para seguir ao Terminal do Cais de Santa Rita. 

    Saiba mais 

    Cidades: Nazaré da Mata
    Assuntos: esporte, jogo, futebol, copa, torcedores, onibus, transporte, arena, mobilidade, terminal,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Triunfo recebe 1º Encontro de Artesãos do Sertão do Pajeú

    | Cultura

    Visando capacitar artesãos atuantes na microrregião do Sertão do Pajeú para um novo conceito de produção artesanal, a primeira edição do Encontro de Artesãos acontece nesta quarta-feira (15), em Triunfo, com programação destinada também a artesãos das cidades de Calumbí, Carnaíba, Flores, Santa Cruz da Baixa Verde e Serra Talhada. O evento objetiva resgatar a cultura local como ferramenta que agregue valor ao produto artesanal através de práticas da economia sustentável.

    De acordo com Jean Farias, coordenador da atividade, a realização do encontro é fruto de uma extensa pesquisa na microrregião, que desde 2013 vem sendo feita com artesãos atuantes em zonas urbanas e rurais das cidades que estão sendo representadas. “Queremos que o encontro promova o incentivo de produções voltadas à identidade cultural destas localidades, de forma que os participantes possam investir em tendências de produções sustentáveis para seus produtos, através de técnicas que serão repassadas pelos palestrantes”, explicou. Segundo Jean, estão sendo aguardados cerca de 150 artesãos da microrregião.

    Saiba mais

    Cidades: Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, Serra Talhada, Solidão, São José do Egito, Tabira, Triunfo, Tuparetama
    Assuntos: capacitaçao, artesaos, artesanato, cultura, economia sustentavel, evento, encontro, identidade cultural,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Condepe/Fidem une serviços de Mapoteca e parcelamento do uso do solo

    | Administração

    Para melhor atender aos usuários, a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem reuniu dois serviços no andar térreo do prédio-sede na rua das Ninfas, 65, na Boa Vista. No local funcionam a Gestão do Parcelamento do Solo Urbano e a Mapoteca. O primeiro realiza, entre outras atividades, o exame e a concessão de Anuência Prévia aos projetos de parcelamento do solo urbano (loteamentos, condomínios e desmembramentos). Já na Mapoteca, a população pode adquirir documentação cartográfica, ortofotocartas, fotografias de satélite, para subsidiar a realização de obras, como saneamento, viárias e a construção de imóveis.

    O setor de Gestão do Parcelamento do Solo Urbano é responsável ainda pela emissão de Diretrizes de Uso e Ocupação do Solo formuladas por agentes públicos e privados,  na Região Metropolitana do Recife (RMR), nos municípios do litoral e nas áreas de Interesse Especial do Estado, frente aos dispositivos legais existentes, em especial os da LeI Federal nº 6766/79 e Lei Estadual nº 9990/87. 

    Com a mudança, os usuários poderão realizar todos os serviços em um só espaço físico minimizando o tempo de atendimento, que chega a uma média de 20 solicitações diárias (via telefone, email e presencial).

    "A reestruturação de importantes setores da empresa representa o reflexo do compromisso da Agência Condepe/Fidem em prestar um serviço público de qualidade", disse o presidente da entidade, Flávio Figueiredo. Ele conta que alguns resultados significativos mostram o potencial de atuação da Agência Condepe/Fidem com relação a este serviço : a uniformização junto às Prefeituras Municipais dos procedimentos administrativos e das análises técnicas dos projetos de parcelamento do solo urbano; menor incidência de transgressões à legislação vigente referente à projetos de parcelamento do solo urbano, face ao papel da entidade como agente fiscalizador da tramitação e da implantação desses projetos; a elevação do nível técnico dos projetos de parcelamento do solo urbano, assegurando condições físicas de implantação; maior conscientização para as questões do uso e ocupação do solo referente aos serviços de implantação de loteamentos e condomínios; entre outras.

    Anteriormente o atendimento dos serviços era realizado de forma separada. A Gestão do Parcelamento do Solo Urbano funcionava no próprio prédio-sede, mas no 1º andar, o que, segundo o gerente da área, arquiteto Tamar Lima, dificultava, por exemplo, a acessibilidade de portadores de deficiência, que tinham que subir uma escada para chegar até o atendimento.

    Já a mapoteca funcionava na casa da Agência Condepe/Fidem da rua Barão de São Borja. "Muitas vezes o usuário tinha que adquirir um mapa e ter que voltar até a rua das Ninfas para outro atendimento. A distância entre as duas casas é curta, porém agora há uma facilidade com a localização no mesmo espaço", garante Tamar Lima.

    Além disto, para oferecer conforto aos usuários, o ambiente foi climatizado e na entrada da área de atendimento foi colocada uma sala de recepção onde os usuários são recepcionados por técnicos especializados. O local foi adaptado às normas de acessibilidade para realizar o atendimento prioritário a idosos, portadores de deficiência, grávidas, lactantes e adultos com crianças de colo.Para o agilizar o serviço, foram instalados computadores de última geração. "Mas, tudo teve um custo mínimo já que a maioria do material utilizado na reestruturação foi aproveitado da própria entidade", registrou o gerente Tamar Lima.

    O horário de funcionamento do serviço é de segunda a sexta-feira das 8h às 13h:30. Mais informações pelos números (81) 3182.4408 e 3182.4410  ou pelo e-mail tamar.lima@condepefidem.pe.gov.br

    MAPOTECA -Já o acervo cartográfico da Agência Condepe/Fidem é formado por uma grande variedade de produtos voltados para auxiliar no planejamento e gestão do desenvolvimento estadual, além da tomada de decisões sobre as obras viárias : de saneamento, cadastros técnicos de imóveis urbanos, entre outros. Os mapas também auxiliam na elaboração de estudos de impacto ambiental e na análise da viabilidade para instalação de novos empreendimentos em Pernambuco. Está disponível à sociedade: estudantes, empresários e ao público em geral para consulta ou aquisição. Para mais informações através do emailmapoteca.condepefidem@condepefidem.pe.gov.br.

    Cidades: Abreu e Lima, Araçoiaba , Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe , Igarassu, Ipojuca , Itamaracá , Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes , Moreno, Olinda, Paulista, Recife, São Lourenço da Mata
    Assuntos: condepe, fidem, serviços, agencia de planejamento e pesquisas, mapoteca, solo urbano, parcelamento, documentaçao cartografica, gestao, obras, saneamento, administraçao,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Evento marca o Dia Mundial de Combate à Doença de Chagas

    | Saúde
    Para marcar o Dia Mundial de Combate à Enfermidade de Chagas, o Ambulatório e a Associação dos Portadores de Doença de Chagas e Insuficiência Cardíaca/IC de Pernambuco com Apoio do Programa de Enfrentamento às Enfermidades Negligenciadas (Sanar), da Secretaria Estadual de Saúde (SES) realizam nesta terça-feira (14/04), o III Encontro da Praça (Espaço Carlos Chagas), em frente ao hospital Procape, da Universidade de Pernambuco (UPE). O evento tem início às 10h e é voltado à população em geral, como forma de divulgar informações a respeito da doença de Chagas.
     
    Alunos dos projetos de extensão da UPE “Chagas: Um grande Coração 2015” e “Abraçando corações”, funcionários do Ambulatório e voluntários da Associação estarão presentes no local, distribuindo panfletos e tirando dúvidas. Paralelamente, na Casa de Chagas, que abriga o Ambulatório e a Associação, será oferecido um café da manhã, momento de confraternização, entre os pacientes em atendimento.
     
    O dia 14 de abril foi escolhido como o Dia Mundial de Combate à Enfermidade de Chagas, pelos membros de FINDECHAGAS, justamente porque foi o dia em que o pesquisador brasileiro, Dr. Carlos Chagas, há 106 anos, comunicou sua descoberta à comunidade científica da época. O dia será marcado como um alertar sobre a grave problemática da doença de Chagas no mundo. Estima-se que hoje há cerca de 100 milhões de pessoas estão sob risco de infecção pelo parasito, dos quais apenas 10% tem acesso ao diagnóstico, com 200 mil novos casos a cada ano e 20 mil mortes decorrentes da doença. Com esses dados alarmantes, nós afetados, de uma forma direta ou indireta pela doença de Chagas, não podemos permanecer calados.
     
    Em Pernambuco - um dos estados endêmicos no Brasil - conta com um pioneiro Programa de Enfrentamento às Enfermidades Negligenciadas, Programa Sanar, da Secretaria Estadual da Saúde que com Ambulatório de Referência do PROCAPE, desenvolve ações que possibilitem o diagnóstico precoce, o tratamento integral e educação continuada. Esse programa exitoso tem sido premiado em várias esferas do país. 


    Saiba mais

    Assuntos: doença, chagas, saude, combate, dia mundial, evento, pacto pela saude, sanar, secretaria de saude, UPE,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo beneficia mais de 1,4 mil alunos com novas sedes de escolas no Agreste

    | Educação, Política

    Em sua passagem pelo Agreste, durante a realização do Todos por Pernambuco, nesta semana, o governador Paulo Câmara inaugurou dois novos prédios de Escolas da Rede Estadual de Ensino. Na quinta-feira (9), em Santa Cruz do Capibaribe, a Escola Técnica Estadual (ETE) Professor José Nivaldo Pereira Ramos foi inaugurada com festa. A unidade beneficiará, inicialmente, 201 estudantes de Santa Cruz e das regiões próximas, como os municípios de Toritama, Taquaritinga do Norte, Jataúba e Brejo da Madre de Deus que poderão optar pelos cursos de Administração; Rede de Computadores; e Logística.

    A inauguração contou com a presença do governador, Paulo Câmara, e do secretário de Educação do Estado, Fred Amancio. Eles realizaram uma vistoria no prédio composto por 12 salas de aula; oito laboratórios; auditório; biblioteca; quadra poliesportiva; anfiteatro; refeitório; cantina e área de convivência, totalizando um investimento de R$ 7,4 milhões.

    Já nesta sexta-feira (10) foi a vez do município de Capoeiras receber a nova Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que beneficiará aproximadamente 1.200 alunos dos municípios de Jucati, Caetés e do distrito de São Bento, além de Capoeiras.

    O novo prédio foi construído no padrão das escolas de referência do Estado. A estrutura conta com 18 salas de aula, três laboratórios, biblioteca, refeitório, quadra poliesportiva e um auditório. O investimento foi de R$ 4,4 milhões. A nova unidade funcionará nos três turnos, com aulas no período semi-integral, regular e Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

    Saiba mais 

    Cidades: Capoeiras, Santa Cruz do Capibaribe
    Assuntos: todos por pernambuco, paulo camara, inauguraçao, escola, rede publica, ensino, secretaria de educaçao, EREM, EJA,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projeto Novas Oportunidade chega ao sexto mês de atuação

    | Educação, Social, Emprego, Direitos Humanos

    A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude vem realizando avaliações do Projeto Novas Oportunidades com objetivo de fortalecer a iniciativa focada no ingresso do jovem socioeducando no mercado de trabalho. Em reunião no auditório do Centro de Formação do Servidor Público – CEFOSPE, a equipe  analisou os resultados obtidos nos seis meses de projeto, destacando a inserção de 31 adolescentes e jovens egressos da Funase, no mercado de trabalho. Na ocasião, um jovem egresso que está trabalho em uma empresa local, falou sobre sua experiência atual e da importância de ser inserido na sociedade.

    Estiveram presentes na avaliação, Lidyane Lopes, secretária executiva do Sistema Socioeducativo e Fortalecimento dos Conselhos; Francisca inácia, coordenadora geral das unidades de internação da FUNASE e os representantes do Poder Judiciário e dos Direitos da criança e do Adolescente, Milton Bezerra e Daniel Barros, respectivamente.

    Saiba mais 

    Cidades: Recife
    Assuntos: projeto, secretaria de desenvolvimento social, novas oportunidades, cefospe, funase, mercado de trabalho, emprego, social, sistema socioeducativo, educaçao, direitos humanos,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo realiza capacitação para motoristas do Estado

    | Educação, Emprego, Transporte, Trânsito
    Com o objetivo de discutir legislação de trânsito, direção defensiva, relacionamento interpessoal e convívio social, a Secretaria das Cidades (Secid), por intermédio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE), está oferecendo um curso de capacitação para cerca de 700 motoristas que trabalham no Estado. A abertura do evento foi realizada na manhã desta segunda-feira, 13, pelo secretário André de Paula, que compôs a mesa ao lado do diretor-presidente do órgão, Charles Ribeiro; do diretor-geral, Sebastião Marinho; da coordenadora de Educação no Trânsito, Luciana Carvalho, e da gestora de Recursos Humanos, Maria Francisca Cavalcanti.
     
    De acordo com Luciana Carvalho, o curso acontece até o final de maio e capacita, primeiramente, 46 motoristas da casa. Mas não para por aí. O interior pernambucano também será contemplado. “Ao todo, 28 turmas receberão educadores que estarão ministrando as aulas no local de trabalho de cada grupo”, informou a coordenadora.

    Saiba mais 
    Cidades: Recife
    Assuntos: secretaria das cidades, detran-PE, curso, capacitaçao, educaçao, motoristas, educaçao no transito, transito,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estado e Alepe firmam cooperação técnica para compartilhamento de informações

    | Política


    O governador Paulo Câmara assinou, nesta segunda-feira (13), no Palácio do Campo das Princesas, um termo de cooperação técnica entre o Governo e a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O documento autoriza o acesso do Executivo ao banco de dados do Legislativo, que, além das leis aprovadas pelos deputados estaduais, passará a contar também com os decretos editados pelo Estado.

    De acordo com o governador, a medida, que não vai gerar custos, facilitará o compartilhamento de informações entre os poderes, ampliando a transparência das ações de governo e a consulta popular. "Esse convênio permitirá que Executivo e Legislativo aumentem a sua capacidade de diálogo, mostrando a população que nós trabalhamos em conjunto para um Pernambuco ainda melhor; oferecendo serviços públicos de qualidade e com acesso à informação", argumentou Paulo Câmara.

    Com a assinatura do convênio, o Governo de Pernambuco se compromete a integrar, ampliar e modernizar o sistema, que existe desde 2012. Já a Alepe vai disponibilizar uma equipe técnica para treinar um grupo de trabalho indicado pelo Executivo. O termo, que também foi assinado pelo presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa, tem duração de cinco anos.

    O Alepe Legis, como é chamada a ferramenta, pode ser acessado através do endereço www.alepe.pe.gov.br/legislacao - a página foi desenvolvida e lançada para disponibilizar as leis estaduais atualizadas e as normas em atualização. O portal pode ser acessado por qualquer cidadão.

    Antes da adesão ao sistema, a busca pelos decretos editados pelo Executivo acontecia via Diário Oficial do Estado. A pesquisa exigia o conhecimento do dia e do número do decreto, detalhe que poderia tornar o trabalho mais demorado. O sistema do Legislativo é simples e ainda oferece busca por tema, além de oferecer a atualização da norma.

    Fotos: Wagner Ramos/SEI

    Cidades: Recife
    Assuntos: alepe, paulo camara, politica, leis, compartilhamento, informaçoes, executivo, legislativo, governo de pernambuco,
    Compartilhe: Link para o post: