meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Decisão do Pernambucano contará com esquema especial de ônibus

    O Campeonato Pernambuco 2014 define o seu campeão nesta quarta-feira (23). Náutico e Sport se enfrentam na Arena Pernambuco, às 22h, pela taça da competição. Para garantir a presença dos torcedores no estádio, o Grande Recife organizou um esquema especial de ônibus para o Clássico dos Clássicos.

    A partir das 19h, 42 veículos estarão distribuídos em dois Terminais Integrados, sendo 30 no TIP 12 no Cosme e Damião, para levar os torcedores até a Arena. Para garantir a segurança de quem irá acompanhar o jogo, o embarque e desembarque das torcidas serão em locais diferentes. Os torcedores do Náutico devem seguir de metrô até a Estação TIP e utilizar a linha especial 048 – TI TIP/Arena. Já os torcedores do Sport irão desembarcar na Estação Cosme e Damião e pegar a linha especial 047 – Cosme e Damião/Arena. É importante lembrar que esta linha não atende a Arena Pernambuco nos dias normais, apenas em dias de jogos.

    Saiba mais

    Assuntos: grande recife, consorcio, transporte, governo, estado, pernambuco, divulga, esquema, especial, linhas, onibus, decisao, pernambucano, arena pe
    Compartilhe: Link para o post:
  • Vouler Edições e Produções lança projeto infantil Arca dos Livros com literatura e música

    Apresentar de forma lúdica e divertida para crianças e adolescentes a importância da leitura na criação e recriação do cotidiano é a proposta da coleção Arca dos Livros, que traz 10 livros infantis e um CD com 10 canções. O lançamento acontece nesta quarta-feira (23/04), das 14h às 17h30, no Bar e Restaurante Catamarã, próximo ao Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José. O evento acontece justamente no Dia Internacional do Livro, numa iniciativa da Vouler Edições e Produções. A proposta de estimular o hábito da leitura e da integração com a música é do educador, compositor e músico Fred Braga em parceria com a psicopedagoga e contadora de histórias Vera Nóbrega, da Cia. Quantos Contos.

    A festa do Dia do Livro é aberta gratuitamente para a garotada e inclui atividades de recreação com pula-pula, cama elástica, piscina de bolas, pintura de rosto, entre outras. Mas, a atração principal da tarde ficará por conta da chegada da Arca dos livros pelo Rio Capibaribe trazendo um grande show com músicos, contadores de histórias e os personagens dos livros. O projeto tem elaboração da Bureau de Cultura e Turismo e conta com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), do Governo de Pernambuco. O acesso ao evento é gratuito.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, lancamento, projeto, arca dos livros, literatura, musica
    Compartilhe: Link para o post:
  • Eleição para escolha dos novos integrantes do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT ocorre nesta quarta-feira (23)

    Acontece nesta quarta-feira (23), às 14h, no primeiro andar da Secretaria de Planejamento e Gestão – SEPLAG, a eleição para escolha dos novos integrantes do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) correspondente ao biênio 2014/2016.
                
    A iniciativa do Governo de Pernambuco, por meio do Gabinete do Governador e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), atende ao decreto 40.189, de 10 de dezembro de 2013.

    Saiba mais

    Assuntos: sedsdh, secretaria desenvolvimento social, direitos humanos, governo, estado, pernambuco, divulga, eleicao, conselho, estadual, direitos, populacao, lgbt
    Compartilhe: Link para o post:
  • Inscrições para o CNH Popular serão prorrogadas até o dia 27 de abril (domingo)

    As inscrições para a edição 2014 do Programa Carteira Nacional de Habilitação Popular (CNH Popular) serão prorrogadas até a meia- noite do próximo domingo (27). É importante frisar que o processo de inscrição para o CNH Popular deve ser feito exclusivamente pelo site do Detran-PE: www.detran.pe.gov.br.

    Um acidente ocorrido na Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI) afetou um dos computadores centrais (Servidor) ao qual está ligado o sistema de inscrições do Programa Carteira de Habilitação Popular (CNH Popular) do Detran-PE. O fato impossibilitou a realização de inscrições entre os dias 19 e 21 de abril (data que, inicialmente, marcaria o encerramento das inscrições). O problema já foi resolvido e, pensando no bem-estar dos cidadãos pernambucanos, o Detran-PE ampliou o período de inscrições para o CNH Popular.

    Assuntos: secid, secretaria, cidades, governo, estado, pernambuco, divulga, detran, inscricoes, cnh popular, encerra, prorrogadas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Jordão Baixo: jovens recebem orientações sobre qualificação profissional

    Jovens do bairro do Jordão Baixo tiveram a oportunidade de receber orientações sobre oportunidade de emprego e qualificação profissional durante a realização do Coletivo de Direitos, nas dependências da Igreja Assembleia de Deus do Jordão. O Coletivo tem como estratégia atender as diretrizes do Programa Governo Presente, cujo objetivo é viabilizar o acesso universal da população dos Territórios Especiais de Cidadania (TECs) às ações de políticas públicas.

    Com o currículo em mãos, a atendente de telemarketing, Ana Lúcia, de 41 anos, chegou ao local com o filho Jônatas Emanuel, de 14 anos. Tinha dois objetivos: enviar o currículo para uma empresa de call center e inscrever o garoto no curso de manutenção de computadores, oferecido pelo Núcleo de Recondicionamento de Computadores do Movimento Pró-criança (MPC).

    Saiba mais

    Assuntos: seart, secretaria, articulacao, regional, social, estado, pernambuco, governo, presente, acao, ocupacao, mutirao, sevicos, atendimento, sedsdh, comunidade, jordao baixo, recife, orientacao, jovens, qualificacao profissional
    Compartilhe: Link para o post:
  • Artistas pernambucanos vão ao New Orleans Jazz Festival

    Representantes da cultura tradicional de Pernambuco se farão presentes no New Orleans Jazz & Heritage Festival, que acontece a partir do próximo dia 25 de abril, em sua 45ª edição, nos Estados Unidos. Sempre celebrando um país diferente, o evento este ano homenageia o Brasil, com uma grande mostra de sua música, artesanato, culinária, etc. A comitiva pernambucana, que embarca para Nova Orleans nesta terça-feira (22), é formada pelos integrantes do afoxé Omo Nile Ogunjá, o músico caruaruense João do Pife, o bonequeiro Fernando Augusto, o ceramista Manoel Eudócio, que é discípulo de Mestre Vitalino e Patrimônio Vivo de Pernambuco, e o artesão e brincante Manoel Salustiano, acompanhado pelo caboclo de lança Paulo Henrique.

    O filho do mestre Salustiano conta que levará para a cidade do jazz norte americano uma exposição de estandartes bordados por ele próprio. Também aproveita a ocasião para mostrar ao vivo como se bordam golas e estandartes. O caboclo de lança representa plasticamente a tradição do maracatu rural e apresentará alguns movimentos da dança.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, artistas, pernambucanos, participam, new orleans, jazz festival
    Compartilhe: Link para o post:
  • Reconstrução da Ponte D’Uchôa resgata características históricas do bem tombado

    No dia 28 de outubro de 2013, um acidente automobilístico quase pôs fim à trajetória histórica de um dos mais significativos patrimônios materiais de Pernambuco: a Estação Ponte D’Uchôa.

    O processo de reconstrução do bem, construído em 1865 e tombado pelo Estado em 1993, contou com a relevante contribuição da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Desde o cuidado com a permanência e preservação do material construtivo - estrutura de ferro e madeira, além de telhas e tijolos originais no local do acidente - até a aprovação do projeto de restauração.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, reconstrucao, ponte duchoa, resgata, caaracteristicas, historicas, tombamento
    Compartilhe: Link para o post:
  • IPA Cumaru Inicia Trabalhos com Piscicultura

    iO Escritório do IPA Cumaru vem realizando trabalhos com Piscicultura em várias propriedades locais, a fim de diversificar as atividades e promover novas formas de geração de renda para os agricultores locais. A iniciativa também visa ao melhor aproveitar das águas oriundas de alguns poços artesianos que contem teores altos de sais, impossibilitando o uso na irrigação.

    A espécie de peixe que está sendo trabalhada é a Tilápia, a qual se adaptou muito bem o tipo de água da região. “A ideia e o nosso planejamento é aproveitamos a água residual dos poços com dessalinizadores, dando o destino correto e, ao mesmo tempo, gerando renda familiar para os agricultores locais.”, explica o extensionista do IPA, Leonardo Florêncio.

    Saiba mais

    Assuntos: ipa, pernambuco, instituto, agronomico, secretaria, agricultura, reforma agraria, sara, governo, estado, divulga, inicia, trabalhos, psicultura
    Compartilhe: Link para o post:
  • Trocadilho promove intercâmbio de experiências em danças populares

    secultA atriz-dançarina e pesquisadora Viviane Souto Maior promove a segunda edição do  Trocadilho – Encontro Prático e Teórico sobre pesquisas em danças populares. A iniciativa propõe um intercâmbio entre artistas- pesquisadores das áreas de dança, teatro e culturas populares. O objetivo é compartilhar experiências entre aqueles que pesquisam e criam com base nas danças tradicionais de Pernambuco. O evento é realizado a partir desta terça-feira (22/04) até sábado (26/04), no Espaço Compassos (Rua da Moeda, 93, 1º andar, Recife Antigo). A entrada é gratuita e aberta ao público interessado. O Trocadilho tem incentivo do Funcultura, do Governo de Pernambuco. A programação traz mesas de debate, rodas de conversa, exibição de documentários, aulas-espetáculos e oficinas. Confira abaixo.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, trocadilho, promove, intercambio, experiencias, dancas populares
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governador João Lyra Neto visita Ministério Público e reforça importância de integração das instituições

    foto1

    O governador João Lyra Neto visitou, na tarde desta terça-feira (22/04), o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Aguinaldo Fenelon. O encontro ocorreu na foto2sede do MPPE, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife. A visita faz parte de uma série iniciada pelo chefe do Executivo estadual aos representantes dos demais poderes constituídos.

    "Estamos dando sequência às visitas que iniciamos logo que assumi o governo, no dia 4 de abril. Visitamos o Poder Judiciário e o Poder Legislativo, agora o Ministério Público e vamos em breve visitar o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Cada órgão tem sua autonomia, mas na hora que tem um integração, quem ganha é o povo, porque permite que tenhamos mais eficiência, mais eficácia e gera mais serviços à população. Quanto mais estivermos integrados, e junto com a sociedade, melhor. Fico muito feliz por ver que o Ministério Público também tem essa visão, que é uma visão relativamente nova, mas essencial para a nossa democracia", destacou o governador.

    foto3João Lyra Neto ressaltou a importância do Ministério Público como órgão fiscalizador das leis e sua colaboração com a gestão, ao participar de programas com o Pacto Pela Vida. "O Ministério Público tem uma função constitucional importante, que é ser fiscal das leis. E o Ministério Público é um parceiro não apenas do Governo do Estado, mas da população de Pernambuco e da sociedade brasileira. Por isso, fico muito feliz de estar cumprindo essa missão de consolidar ainda mais a integração entre o Governo e o Ministério Público", completou o governador.

    O procurador-geral Aguinaldo Fenelon destacou a importância da visita de cortesia do governador como forma de consolidar ainda mais a integração entre os poderes. "Este é um momento histórico para o Ministério Público, pela primeira vez um procurador-geral recebe um governador na sede do MPPE. Ficamos muito honrados com isso, e por partilharmos da visão de que quando mais estivermos integrados, melhor para a sociedade", afirmou Fenelon.

    Assuntos: governador, joao lyra neto, governo, estado, pernambuco, visita, ministerio publico, mppe, integracao, instituicoes
    Compartilhe: Link para o post: