meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Confira as oportunidades da Agência do Trabalho da Boa Vista para esta quarta-feira (15)

    A Agência do Trabalho da Boa Vista oferta para esta quarta-feira (15) dezesseis vagas para vendedor pracista, quatro vagas para jardineiro e duas vagas para encanador.

    Para portadores de necessidades especiais estão disponíveis setenta vagas para operador de supermercados, quatro vagas para auxiliar de linha de produção e duas vagas para auxiliar de estoque.

    Para concorrer às vagas é preciso comparecer à Agência do Trabalho, localizada na Rua da Aurora, 425 - Boa Vista, portando identidade, CPF, carteira de trabalho e currículo, no horário das 7h às 18h.

    Assuntos: stqe, secretaria, trabalho, qualificacao, empreendedorismo, governo, pernambuco, agencia, boa vista, vagas, emprego, oportunidades
    Compartilhe: Link para o post:
  • SDS divulga Campanha do Desarmamento de 2014

    O Posto de Coleta Itinerante iniciou, na última quinta-feira (09/01), as atividades da Campanha do Desarmamento de 2014. Inicialmente serão atendidas cidades da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata que prioritariamente não tenham postos fixos de coleta.

    Em janeiro, o recolhimento vai acontecer em Itapissuma, Itamaracá, Paulista, Olinda, Araçoiaba, Goiana (Pontas de Pedras), Abreu e Lima e Igarassu. Já no mês de fevereiro será a vez dos municípios de Moreno, Jaboatão (centro), São Lourenço da Mata, Camaragibe, Passira, Feira Nova, Gravatá e Pombos.

    Saiba mais

    Assuntos: sds, secretaria, defesa, social, governo, estado, pernambuco, divulga, campanha, desarmamento, 2014
    Compartilhe: Link para o post:
  • Faturamento do Porto do Recife cresce 20,65%

    Após consolidar todos os números, o Porto do Recife divulga e comemora o fechamento do ano de 2013 com um aumento de 20,65% no faturamento da empresa, comparado a 2012. Ao assumir a presidência do ancoradouro, em junho passado, Rogério Leão colocou o crescimento de 20% como desafio, mesmo com a crise que atingiu o setor açucareiro e assombrou as exportações do Porto do Recife. “Verificamos que a carga do Porto, historicamente, é a mesma e para estimular o crescimento entendemos que era preciso mudar a estratégia comercial, utilizando a conquista da ampliação da área alfandegada e investindo na área de armazenagem”, explicou o presidente.
     
    Em 2012 a empresa fechou o ano com o faturamento 4,8% menor comparado a 2011. “Ainda não somos uma empresa superavitária, mas o governo do Estado mostra que está trabalhando para virar o jogo. Em 2012 nosso déficit estava na casa dos 10 milhões, hoje ele foi reduzido a mais da metade”, comemora Leão.

    Assuntos: recife, porto, governo, estado, pernambuco, divulga, faturamento, cresce, 2013, numeros
    Compartilhe: Link para o post:
  • TCE fiscaliza municípios que não apresentaram dados sobre fundos de previdência em 2013

    Um estudo realizado pela Coordenadoria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (CCE), detectou que 22 municípios pernambucanos deixaram de divulgar os resultados de seus regimes próprios de previdência. Os dados não apresentados trazem informações importantes sobre a previdência municipal, como por exemplo, número de pessoas que dependem do regime, idade e remuneração média dos servidores e valor de recursos do regime de previdência para pagamento de futuras aposentadorias e pensões.

    Para Bethânia Azevedo, coordenadora de controle externo do TCE, a avaliação atuarial é um documento de extrema importância para o regime previdenciário das prefeituras. Por meio desse dado, é possível identificar se os atos políticos do prefeito apontam para a preservação do equilíbrio da previdência municipal.

    O TCE expediu ofícios circulares aos prefeitos e gestores dos regimes próprios de previdência, solicitando esclarecimentos sobre a ausência de divulgação dos resultados da avaliação atuarial em 2013.

    Municípios sem resultados da Avaliação Atuarial divulgados em 2013: Aliança, Angelim, Araripina, Barra de Guabiraba, Caetés, Camutanga, Correntes, Goiana, Ibirajuba, Ipubi, Itaíba, Itapissuma, Limoeiro, Manari, Moreilândia, Orobó, Ribeirão, Santa Cruz, Santa Terezinha, São João, Tracunhaém, Trindade.

    Assuntos: tce, tribunal, contas, governo, pernambuco, estado, divulga, fiscaliza, municipios, dados, fundos, previdencia, 2013
    Compartilhe: Link para o post:
  • Suape oferece 570 vagas para cursos gratuitos de educação ambiental

    suapeA partir desta quarta-feira (15/1), estão abertas as inscrições para os cursos do Projeto de Pedagogia Ambiental do Complexo Industrial Portuário de Suape. Ao todo estão sendo oferecidas, em 2014, 570 vagas distribuídas em 19 turmas dos cursos de Pedagogia Ambiental, Curso Livre de Educação Ambiental e Oficina Restauração Florestal – Mata Atlântica. Os cursos são totalmente gratuitos e os alunos têm direito a certificado com 40/h, além de todo material didático necessário para as aulas, lanche, almoço e transporte com saídas do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. Para se inscrever, basta acessar o site www.suape.pe.gov.br e preencher o formulário disponível.

    As aulas começam no dia 4/2 e serão realizadas uma vez por semana no Centro de Treinamento de Suape das 8h às 16h. Cada curso terá duração de cinco módulos, sendo quatro presenciais. Qualquer pessoa com mais de 16 anos de idade pode se inscrever no projeto. “Orientamos o interessado a escolher o curso ou oficina que atenda às suas expectativas para evitar a desistência”, explica o coordenador de Educação Ambiental de Suape, José Roberto Zaponi.

    Saiba mais

    Assuntos: suape, governo, estado, pernambuco, ipojuca, complexo, porto, portuario, divulga, oferece, vagas, cursos, gratuitos, educacao ambiental
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco terá polo de esportes naturais na Serra do Cachorro

    Ao fazer a primeira expedição oficial ao Monumento Natural Pedra do Cachorro – Unidade de Conservação Integral localizada na região do semiárido pernambucano, entre os municípios de São Caetano, Tacaimbó e Brejo da Madre de Deus, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), Sérgio Xavier, anunciou que irá criar na área um polo de esportes naturais, gerando empregos na região.
     
    Acompanhado de outros gestores da SEMAS e da Agencia Estadual de Meio Ambiente (CPRH), como o presidente Carlos André Cavalcanti, ele liderou a escalada ao Monumento, uma altura de 475 metros.

    Saiba mais

    Assuntos: semas, secretaria, meio ambente, sustentabilidade, estado, pernambuco, governo, divulga, polo, esportes naturais, serra do cachorro
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Turismo divulga Maracaípe: o paraíso para surfistas

    seturLocalizada a menos de uma hora do Recife, a praia de Maracaípe se destaca no Litoral Sul pernambucano como uma ótima opção de lazer na região. As ondas fortes são uma característica peculiar e tornam a área propícia para o surfe no município de Ipojuca. O local já sediou grandes campeonatos nacionais e internacionais, inclusive uma disputa noturna com pranchas LED.

    Uma forma divertida de se chegar a Maracaípe, ou Maraca como é carinhosamente chamada, é no passeio de bugue ponta a ponta, que sai de Muro Alto. O visitante que for até lá não irá se arrepender. No Pontal, pode-se banhar no encontro do rio com o mar, além de contemplar o mangue. As águas mornas e calmas são ótimas também para passeios de caiaque e de jangada. Durante o passeio, a grande atração é o cavalo-marinho, espécie em extinção.

    Saiba mais

    Assuntos: setur, secretaria, turismo, governo, estado, pernambuco, empetur, divulga, maracaipe, paraiso, surf, surfista
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governador nomeia procurador geral do Ministério Público de Contas

    https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_8689_tn_20140114154505578c.jpg

    O governador Eduardo Campos nomeou nesta segunda-feira (13) o procurador de contas Cristiano da Paixão Pimentel para exercer o cargo  de procurador geral do Ministério Público de Contas  a partir desta quarta-feira (15). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado. O presidente Valdecir Pascoal e o procurador Cristiano Pimentel foram recebidos na tarde desta segunda-feira pelo governador, na sede do Governo do Estado.

    Cristiano Pimentel, juntamente com o procurador Guido Monteiro, foram eleitos pelos demais procuradores de contas para integrarem a relação que foi encaminhada ao governador pelo presidente do TCE, Valdecir Pascoal, para a escolha do procurador-geral no biênio 2014/2015. A relação foi definida em eleição interna realizada, nesta segunda-feira (13), pelo colegiado de procuradores.

    Perfil do novo procurador-geral
    Cristiano Pimentel é formado em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO). Foi professor em algumas instituições de ensino, sendo do quadro de professores da Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães. Assumiu como procurador concursado do Ministério Público de Contas em julho de 2007, na gestão do Conselheiro Romeu da Fonte.

    Já ocupou diversos cargos em outros órgãos, como escriturário do Banco do Brasil, técnico judiciário, assessor de juiz federal, assessor de Desembargador Federal e diretor de Secretaria da Justiça Federal. Antes de ingressar no TCE-PE foi aprovado no concurso de membro do Ministério Público da União (Justiça Militar), procurador da Fazenda Nacional, advogado da CEF e defensor público federal. Já foi,também, procurador geral do Ministério Público de  Contas em 2008/2009, na gestão do Conselheiro Severino Otávio.

    "Agradeço, mais uma vez, a confiança dos meus pares e do senhor Governador, para desempenhar esta missão em prol do povo pernambucano", disse o procurador.

    Assuntos: tce, tribunal, contas, governo, pernambuco, estado, divulga, nomeacao, procurador, contas, cristiano da paixao pimentel
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco vai ajudar na recuperação do Centro Cultural Lia de Itamaracá

    fot1O Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, comprometeu-se na reconstrução do Centro Cultural Estrela de Lia, localizado na Praia das Jaguaribe, em Itamaracá, que desabou, na última quinta-feira em virtude das fortes chuvas que caíram na Região Metropolitana do Recife. Lia foi recebida na tarde desta segunda-feira (13), na Sede Provisória do Governo de Pernambuco, no Centro de Convenções, em Olinda, pelo secretário de Cultura, Marcelo Canuto, e pelo secretário executivo de Articulação Política da Casa Civil, Yves Ribeiro.

    O centro, criado pela própria cirandeira em 2006, funciona como um espaço de encontros culturais, recebendo, além da tradicional Ciranda de Lia, um leque de atividades socioculturais gratuitas, a exemplo de oficinas de percussão e de confecção de instrumentos, cerâmica artesanal e shows de artistas locais, entre outros. Lia de Itamaracá é Patrimônio Vivo de Pernambuco.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, funcultura, secult, secretaria, cultura, governo, estado, pernambuco, divulga, ajuda, recuperacao, centro cultural, lia de itamaraca
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ações do Pacto pela Vida reduzem índices de criminalidade em 2013

    O programa Pacto pela Vida registrou pelo sétimo ano consecutivo, a redução do número de homicídios no Estado. A taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais - CVLI, que mede a quantidade de assassinatos por 100 mil habitantes, teve, para o ano de 2013, redução de 7,6% em relação a 2012. Desde sua implantação em 2007, o Pacto pela Vida diminuiu, até 2013, em 39,10% a taxa de CVLI’s, o que significa um total de 7.899 vidas salvas no Estado.

    “Atribuo isso a uma decisão política no início de 2007, onde nosso Governador Eduardo Campos, optou em efetivamente ter uma política de segurança pública e Defesa Social no Estado. Com a decisão buscamos conhecer quais eram os problemas que levavam a violência e a partir de um diagnóstico investimos no recompletamento do efetivo, na integração entre os Órgãos Operativos da SDS e na parceria com o Poder Judiciário, Ministério Público e outros setores da sociedade. E os resultados estão sendo colhidos nestes sete anos de redução da violência em Pernambuco”, acrescentou o Secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

    Saiba mais

    Assuntos: seplag, secretaria, planejamento, governo, estado, pernambuco, divulga, acoes, pacto pela vida, reducao, criminalidade, balanco, 2013
    Compartilhe: Link para o post: