meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos participa de seminário em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

    | Direitos Humanos

    sedsdhLaura Gomes, secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH) participou ontem (06), do Seminário “Transformar para Libertar”, que ocorreu no prédio do Ministério Público de Pernambuco, localizado no município do Paulista. O evento foi uma homenagem ao Dia 8 de Março – Dia Internacional da Mulher.

    O seminário teve por objetivo destacar as ações e atividades que a cidade do Paulista vem desenvolvendo com relação as mulheres.  Assuntos como mudança de conceitos, valores e hábitos nas relações entre homens e mulheres, gênero e educação foram ressaltados entre os palestrantes. Outro momento importante, foi explanação de dois novos programas da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. São eles: “Do Casulo à Borboleta” e o “Gênero e Educação – Transformar para Libertar”. O primeiro foca na prevenção à violência contra a mulher e o segundo é voltado para capacitação dos professores da rede em relação ao tema “Igualdade de Gênero”.

     

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: sedsdh, secretaria desenvolvimento social, direitos humanos, governo, pernambuco, participa, laura gomes, seminario, homenagem, 8 de marco, dia internacional da mulher
    Compartilhe: Link para o post:
  • Inscrições abertas para a certificação dos Técnicos Educacionais em Gestão Escolar no Protepe

    | Educação

    A formação dos profissionais de educação que integram a Rede Estadual de Ensino em gestão escolar é uma das diretrizes do Governo do Estado. A Secretaria de Educação do Estado (SEE) publicou edital com as instruções para realização da avaliação em conhecimentos em gestão escolar dos técnicos educacionais no Programa de Formação Continuada de Técnicos Educacionais (Protepe).  As inscrições começaram nesta quarta-feira (06), no site da SEE e estão previstas para encerrar no dia 15 de março.

    A aprovação nessa avaliação devidamente homologada concederá a certificação ao participante do curso, de acordo com a Portaria Nº 1302, do dia 28 de fevereiro de 2013, e publicada no Diário Oficial do dia 1° de março. A prova será realizada no dia 07 de abril, das 09h às 13h e só poderão realizá-la aqueles que cursaram com frequência mínima de 80% as 180 horas/aula do curso de aperfeiçoamento do  Protepe. "Essa segunda etapa do Protepe será o momento para a certificação dos técnicos que participaram dessa formação em Gestão Escolar. A participação de todos que frequentaram o curso é muito importante para qualificar nossos profissionais", comentou a secretária executiva de Gestão de Rede, Cecília Patriota.

     

    Saiba mais

    Assuntos: see, secretaria, educacao, governo, pernambuco, estado, inscricoes, cerificacao, tecnicos, educacionais, gestao escolar, protepe
    Compartilhe: Link para o post:
  • 396 pedidos de bolsas de mestrado e doutorado são aprovados pela Facepe

    | Educação

    A diretoria da Facepe aprovou a concessão de 396 bolsas de pós-graduação stricto sensu para o ano de 2013. São 264 bolsas de mestrado e 132 de doutorado aprovadas no âmbito do Edital 17/2012 (PBPG 1º sem/2013). As bolsas, com vigência máxima de 24 meses (mestrado) e 48 meses (doutorado) serão implantadas a partir deste mês. Os bolsistas deverão ser indicados pelo coordenador de cada Programa de Pós-graduação (PPG) através do sistema AgilFAP (agil.facepe.br/), até o dia 15 de março.

    As bolsas não implantadas por quaisquer motivos no prazo indicado serão canceladas e serão convocados projetos ainda não contemplados, de acordo com a respectiva lista de espera da área que necessitar remanejamento. O remanejamento das vagas, com convocação das propostas em lista de espera, ocorrerá até a data limite de 31 de maio de 2013 ou até o esgotamento das listas de espera, o que ocorrer primeiro. Processos não remanejados até esta data serão automaticamente cancelados pela Fundação.

     

    Saiba mais

    Assuntos: facepe, sectec, secretaria, ciencia, tecnologia, universidade, pernambuco, fundacao, amparo, divulga, resultado, edital, mestrado, doutorado, aprovados
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ouvidoria Geral em parceria com o Cefospe oferece curso de Implantação e Gestão de Ouvidoria

    | Comunicação, Administração

    scgeA ouvidora Geral do Estado de Pernambuco, Karla Júlia Marcelino está ministrando o Curso “Implantação e Gestão de Ouvidoria” para servidores e Ouvidores da Rede de Ouvidorias de Pernambuco, com o objetivo de disseminar os princípios básicos de Ouvidoria no Estado.
     
    O Curso está ocorrendo no período de 04 a 11 de março, no Cefospe (Centro de Formação do Servidor Público de Pernambuco). Desde 2006, a ouvidora geral, Karla Júlia, vem ministrando os Cursos de Ouvidoria do Estado, totalizando 14, além de outros Cursos na área de: Ética, Cidadania e Relações Humanas e Cultura Organizacional.

    Assuntos: scge, ouvidoria, pernambuco, secretaria, controladoria, geral, estado, governo, parceria, cefospe, curso, implantacao, gestao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Porto Digital realiza DEMO TOUR no Recife

    | Tecnologia

    Pela primeira vez no País, um dos maiores eventos do mundo em inovação e novas tecnologias. O DEMO Tour Recife será uma prévia de tudo que vai acontecer na edição DEMO BRASIL 2013 e vai orientar investidores, startups e estudantes de Pernambuco sobre o processo de participação e seleção.

    O Porto Digital, juntamente com a IDG, IDC e Beats Brasil, promove em iniciativa inédita no Brasil, o DEMO TOUR RECIFE, um encontro para anunciar tendências, novas tecnologias emergentes e reunir empreendedores e investidores. O evento acontecerá no próximo dia 15 de março, no auditório do Porto Digital, das 14h às 17h30 e será aberto a empresários, investidores, startups de tecnologia, jovens inovadores, profissionais das áreas de tecnologia, internet e engenharia, estudantes, educadores e demais interessados.

     

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: porto digital, pernambuco, sectec, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, evento, recife, demo tour, idg, idc, beats brasil, iniciativa inedita, brasil,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Técnicos do Comitê Organizador Local (COL) e da Fifa farão vistoria operacional na Arena

    | Copa 2014, Confederações 2013

    secopaUma equipe formada por técnicos do Comitê Organizador Local (COL) e da FIFA chega ao Recife nesta quinta-feira (07) para realizar a última visita operacional na Arena Pernambuco antes da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013. Esta é a 3ª edição do Inspection Tour, que tem o objetivo de analisar e verificar como o estádio irá funcionar nos períodos de jogos. A inspeção não trata sobre os avanços das obras, mas sim sobre a funcionalidade de diversos setores, como eventos, serviços ao torcedor, finanças, limpeza e administração de resíduos, competições, operações de imprensa, segurança, ingressos, transporte, alimentação, voluntariado, logística e hospitalidade.
     
    A comitiva com cerca de 60 pessoas vai chegar às 13h à Arena Pernambuco, onde será recepcionada pelo Secretário Extraordinário da Copa de 2014 em Pernambuco, Ricardo Leitão, e pelo Secretário Executivo de Supervisão Técnica da SECOPA-PE, Silvio Bompastor. A visita contará com um pronunciamento do Chefe do Escritório da Copa do Mundo da FIFA 2014, Chris Unger, e do Gerente-geral de Integração Operacional do COL, Tiago Paes.

     

    Saiba mais

    Cidades: Recife, São Lourenço da Mata
    Assuntos: secopa, secretaria, pernambuco, fifa, copa, confederacores, arena, 2013, 2014, mundial, visita, vistoria, col, operacional
    Compartilhe: Link para o post:
  • Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) quer a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) como parceira na luta contra a fome

    | Agricultura

    Brasília - A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) formalizou terça (5/3) o convite para a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) participar, como parceira, da Plataforma da Agricultura Tropical (TAP). O presidente da associação e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Júlio Zoé de Brito, afirmou que o convite foi recebido com “muito orgulho”, e representa “o reconhecimento da contribuição que a extensão rural pode dar à transformação da qualidade de vida no Brasil e em outros países”.

    Segundo Júlio Zoé, a parceria com a FAO exigirá muita responsabilidade. “Estaremos com os outros atores, principalmente nos trópicos, trabalhando em favor dos menos assistidos e daqueles agricultores em condições adversas”.


    Saiba mais

    Assuntos: ipa, pernambuco, instituto, agronomico, secretaria, agricultura, reforma agraria, governo, fao, organizacao, nacoes unidas, alimentacao, parceria, asbraer, luta, contra, fome
    Compartilhe: Link para o post:
  • Sistema Tapacurá será paralisado nesta quinta em caráter emergencial

    compA Compesa paralisa o Sistema Tapacurá, em caráter emergencial, a partir das 7h desta quinta-feira (7). A medida é necessária para que os técnicos da companhia realizem os serviços de reparo em uma adutora de 1.200 mm, que se rompeu na noite de ontem (5) na Rua Carneiro de Mariz, no bairro do Engenho do Meio. Os técnicos passaram o dia de hoje tentando reparar o tubo avariado, mas não obtiveram êxito.

    Para reparar a tubulação em aço, a Compesa desativará o Sistema Tapacurá por 36 horas, terminando na próxima sexta-feira (8) às 19h. O abastecimento para as áreas afetadas será retomado de acordo com o calendário de cada localidade. O trabalho mais complexo será a substituição de um metro de tubo, que é a extensão do trecho danificado devido ao rompimento.

     

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: compesa, companhia, governo, pernambuco, abastecimento, sistema, tapacura, paralisacao, emergencial, conserto
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governador avalia como extremamente positivo encontro para apresentar novas ações do PAC

    O governador Eduardo Campos avaliou como “extremamente positivo” o encontro promovido pelo Governo Federal para apresentação das novas ações do do PAC – Saneamento, Mobilidade e Pavimentação, no final da manhã desta quarta-feira (06/3). “Foram destinados recursos para projetos indicados por Estados e municípios em áreas nas quais o País precisa cada vez mais de investimentos", disse o governador.

    Segundo ele, a aprovação dos projetos vai possibilitar a realização de obras que irão gerar emprego e renda. "Essa iniciativa vai ajudar o País a enfrentar a crise e a ganhar o desafiador ano de 2013”, complementou ele, ao final do encontro, ocorrido no Palácio do Planalto, em Brasília.

    Eduardo também comemorou os valores que o Estado receberá. Ao todo, Pernambuco será contemplado com R$ 1,785 bilhões. Deste valor, R$ 1,008 bilhão será destinado a obras de saneamento, com dotações do Orçamento Geral da União. Outros R$ 458,5 milhões serão investidos em mobilidade e R$ 319,2 milhões em pavimentação. Estas duas últimas cifras serão financiadas através de bancos federais.

    Entre os projetos aprovados para o Estado, estão a implantação do corredor de transporte público de passageiros da avenida Norte, no Recife (R$ 192,5 milhões); a implantação da infraestrutura viária da via Metropolitana Sul, em Jaboatão dos Guararapes (R$ 150 milhões); a ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Paulista, (R$ 446,1 milhões); e a implantação do sistema da adutora do Engenho Maranhão, em Ipojuca (R$ 192,3 milhões).

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Prorrogadas inscrições para professores e coordenadores pedagógicos dos Cases

    | Educação, Emprego

    seeMais uma chance para participar da seleção simplificada de professores e coordenadores pedagógicos dos Centros de Atendimento Socioeducativos (Cases). A Secretaria de Educação do Estado (SEE) prorrogou para a próxima sexta-feira (08) o prazo para quem deseja concorrer as 84 vagas localizadas nas unidades socioeducativas do Recife, Abreu e Lima, Jaboatão, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde e Petrolina. As inscrições devem ser efetuadas nas sedes das Gerências Regionais de Educação (GREs) em que está localizado o Case pretendido. Apenas os professores efetivos do quadro poderão se candidatar.

    Os interessados devem preencher o formulário de inscrição constante no edital de seleção, marcando a função desejada. Para professores, estão disponibilizadas vagas nas disciplinas de Matemática, Português, História, Geografia, Biologia, Pedagogia, Artes e Educação Física. Tanto professores quanto coordenadores pedagógicos receberão uma gratificação no valor de R$ 2.032 sobre o salário base pelo exercício profissional em unidade socioeducativa.

     

    Saiba mais

    Cidades: Abreu e Lima, Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Jaboatão dos Guararapes , Petrolina, Recife
    Assuntos: see, secretaria, educacao, governo, pernambuco, estado, professores, prorrogadas, inscricoes, coordenadores, cases, centro, atendimento, socioeducativo, gre
    Compartilhe: Link para o post: