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  • Cefospe oferece mais de 1.000 vagas em cursos presenciais e EAD

    | Educação, Administração

    Interessados já podem realizar a sua inscrição em um dos 31 cursos oferecidos no mês de julho pelo Cefospe. 

    Sempre na busca pela excelência na formação continuada dos servidores públicos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração, através do Centro de Formação dos Servidores Públicos de Pernambuco (Cefospe), está oferecendo no mês de julho, 31 cursos, sendo 27 presenciais e quatro em Educação à Distância (EAD). Estão sendo disponibilizadas mais de 1.000 vagas em áreas e capacitações diversas. Uma das novidades na grade educacional do Cefospe é o curso EAD “Noções de Gestão de Pessoas no Serviço Público”, voltado não somente para os gestores de Recursos Humanos como também para todos os gestores de pessoas. Outros três cursos voltaram a ser ofertados à distância. São eles: ‘Ética e Cidadania”, “Redação Oficial” e “Planejamento Estratégico”.

    A Secretária de Administração em exercício, Marília Lins, ressaltou a excelência dos cursos oferecidos pelo Centro de Formação ao longo desses anos. “Nossas capacitações são muito bem avaliadas com conteúdo rico para a formação continuada dos nossos servidores. Isso traz não só o reconhecimento para a instituição, mas também conhecimento teórico a respeito de diversos assuntos. Além disso, destaco a experiência e o conteúdo com aplicabilidade. Isto porque os instrutores do Cefospe são servidores que atuam na administração pública estadual. Então, eles (instrutores) trazem essa bagagem de conhecimento e uma troca de experiência com os demais colegas. Essa formação agrega ao ambiente de trabalho e amplia a qualidade do serviço ofertado à população pernambucana”, enfatizou a gestora.

    De acordo com a Diretora do Cefospe, Analúcia Cabral, a programação para o próximo mês está bastante diversificada e rica em conhecimentos. “Estamos com capacitações em 12 áreas temáticas. Podemos destacar os cursos na área para lideranças, como o de “Liderança em Alta Performance”, “Básico em Oratória, Retórica e Estratégias de Comunicação”,  e  “Administração e mediação de Conflitos nas Organizações”.  Referente à área de aquisições temos cursos completos como “Básico para Elaboração de Termos de Referência”,  "Básico de Licitações" e “Gestão de Contratos”, entre outros. As pessoas que atuam nestas áreas podem ter uma formação robusta aqui no Cefospe", destacou a diretora. 

    Comunicação
    Na área de assessoria de Comunicação, o Cefospe está trazendo neste mês de julho, o curso “Comunicação Integrada nas Organizações Públicas”. Esta capacitação tem como público-alvo servidores que atuam na área de assessoria de comunicação dos órgãos do Poder Executivo. O objetivo é habilitar os servidores da área a compreender os tipos de comunicação presentes nas organizações públicas e identificar as estratégias mais adequadas à realidade do seu respectivo órgão.  O instrutor deste curso será o servidor da Secretaria de Planejamento, Luiz Ernesto Mellet, pós-graduado em Gestão Pública. A Diretora do Cefospe enfatizou a importância de disseminar cursos como este dentro da Gestão Pública. “Estamos investindo e trazendo cada vez mais, cursos na área de comunicação voltados para os assessores do Poder Executivo. Esperamos que os jornalistas dos órgãos governamentais participem desta capacitação voltada para a comunicação institucional do Governo”, arrematou Analúcia.

    As inscrições para os cursos devem ser feitas pelo site: www.cefospe.pe.gov.br. Maiores informações pelo telefone: (81) 3183-8001.

    Assuntos: sad, cefospe, cursos, forrnacao, etica e cidadania, servidores, julho, inscricoes
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  • Galeria Reciclada Cepe participa da Fenearte

    | Cultura

    cepe

    Pela primeira vez a Cepe Editora terá estande na maior feira de artesanato da América Latina, onde exibirá peças produzidas com resíduos de sua indústria gráfica.

    Transformar resíduos sólidos em algo produtivo é o grande desafio do mundo contemporâneo. A indústria gráfica, por exemplo, gera uma quantidade considerável de papel triturado resultante da máquina encadernadora. Na Cepe, esse suposto ‘lixo’ virou obra de arte graças à adição de cola e de muita criatividade para modelar esculturas e painéis.  ​​​​​​

    Assim nasceu a Galeria Reciclada Cepe, que agora expõe os trabalhos resultantes da iniciativa pioneira da gráfica pernambucana no Brasil na 19ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), de 4 a 15 de julho, no Centro de Convenções. Trata-se da primeira participação da Cepe no evento, onde terá um espaço de 37 metros quadrados, ocupados por cerca de 16 peças.

    O criador do acervo é o superintendente de produção gráfica, Júlio Gonçalves, que começou a colocar a mão na massa, literalmente, em março do ano passado. “A partir do momento em que tomei contato com o resíduo da máquina encadernadora, comecei a fazer testes com ele para ver no que poderia dar”, conta Júlio, artista autodidata autor de esculturas, painéis e peças utilitárias (bandejas, fruteiras) com inspiração pássaros, peixes, flores e figuras totêmicas. No repertório dos suportes para criação também entram o papelão das embalagens, madeirites, rolos de fita durex e até vasilhames de detergente.

    Para executar as obras, feitas no ateliê-laboratório dentro da Cepe, Júlio conta  com a ajuda do auxiliar de acabamento gráfico Sílvio Capistrano, e Lígia Régis, da equipe do Diário Oficial.

    O próximo passo é transmitir o conhecimento a comunidades e criar uma fonte de renda a partir dos resíduos. Ao ver o resultado, quem sabe outras indústrias não se animam a fazer o mesmo?

    Assuntos: ccivil, cepe, fenearte, reciclagem, papel, acervo, pecas
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  • Estudos da Condepe/Fidem subsidiam levantamento do DNIT para a BR-232

    | Administração

    seplag

    Técnicos da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) estiveram reunidos, nesta terça-feira (3), na sede da entidade, com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) e da Secretaria Estadual de Turismo. O objetivo do encontro foi o de mostrar ao órgão federal os projetos e ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, referentes às áreas do entorno dos municípios situados ao longo da BR-232.

    As informações vão subsidiar o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental, que visa planejar a melhoria do fluxo de tráfego na rodovia. Neste sentido, o DNIT vem visitando diversos órgãos municipais e estaduais, além de empresas da iniciativa privada, para conhecer a economia e os aspectos sociais que impactam em cada um destes municípios. Estiveram presentes à reunião: a diretora de Planejamento Territorial e Metropolitano da Agência, Sheilla Pincovsky, as técnicas Graça Tavares, Cláudia Barreto e Cláudia Melo, a representante do DNIT, Lucila La Porta, e o representante da Seturel, Jorge Menezes.

    A equipe da Agência apresentou diversos volumes de estudos e pesquisas de planejamento territorial para as áreas localizadas ao longo da rodovia federal. De acordo com a diretora Sheilla Pincovsky, os estudos elaborados pela Agência focaram no fortalecimento dos arranjos produtivos locais (clusters) como uma política de descentralização das ações governamentais e interiorização do desenvolvimento.

    Já Lucila La Porta disse que o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental tem a preocupação de promover o desenvolvimento econômico das regiões de forma que atenda às necessidades de cada município. “Ele vai dimensionar a rodovia para os próximos 20 anos, prevendo o crescimento do tráfego. Por isso, necessitamos destas parcerias que tenham estas informações, para viabilizar os projetos”, afirmou a técnica.

    Como exemplo, Lucila citou o estudo feito para desviar a estrada do Centro da cidade de Serra Talhada (no Sertão), evitando acidentes e tornando-a mais trafegável. Além da BR-232, outras 59 rodovias federais estão no foco deste levantamento do DNIT.

    Assuntos: seplag, condepe, fidem, dnit, br232, planejamento,
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  • Secretário das Cidades visita obras do TI IV Perimetral

    | Transporte

    perimetral

    O secretário das Cidades, Francisco Papaléo, esteve, na manhã desta terça-feira (03), no canteiro de obras do Terminal da IV Perimetral, localizado na Avenida Caxangá, no bairro da Várzea. O secretário executivo de Mobilidade da Secid, Marcello Amynthas, e o gerente geral de Obras da Seemob, Álverson Negromonte, acompanharam a visita ao equipamento, que faz parte do Corredor BRT (Bus Rapid Transit) Leste-Oeste. A previsão é que o terminal esteja aberto à população no próximo mês de setembro. O investimento é de R$ 12,6 milhões.

    “Estamos na fase dos acabamentos finais da estrutura do TI. Encontramos a obra parada em função do abandono do consórcio construtor. Foi preciso determinação de toda a equipe da Secid para a retomada dos serviços. Tivemos que fazer estudo dos remanescentes e, depois, contratar nova empresa para finalizar o terminal e vamos entregar um equipamento à altura do que os usuários de ônibus merecem, oferecendo mais conforto e segurança”, disse o secretário Papaléo.

    O TI ocupa área total de 15.366,77 m2 plenamente utilizada. Possui 4.500 m2 de coberta, duas plataformas, sendo uma alimentadora (recebe os ônibus dos bairros) e a outra troncal, de onde sairão os veículos do tipo BRT. O equipamento tem ainda ampla área verde, seis banheiros adaptados a necessidades especiais, bilhetagem eletrônica, circuito fechado de TV, espaço para duas lanchonetes e é adequado para garantir acessibilidade. À noite, o TI se mostrará bem iluminado garantindo a segurança dos usuários.

    Os serviços relacionados ao Corredor BRT Leste-Oeste continuam em andamento, mesmo com as dificuldades provocadas pelo abandono dos serviços pelo consórcio construtor. Atualmente operam 16 estações das 22 previstas. As estações BRT Derby-Benfica e o Terminal Integrado Vereador Zezito de Magalhães Melo (TI da III Perimetral) foram entregues à população em 2017. Outras obras estão na fase de elaboração de projetos e licitação. O corredor transporta diariamente 84 mil usuários de transporte coletivo.

    Assuntos: secid, terminal de passageiros, caxanga, brt, investimento, obras, conclusao
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  • PGE-PE distribui coletânea dos boletins informativos da Procuradoria Consultiva

    | Administração

    livros

    A Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) começou a distribuir aos órgãos e entidades estaduais, nesta sexta-feira (29/6), a publicação Boletins Consultiva Condensados 2014 a 2017. A coletânea reúne os boletins informativos da Procuradoria Consultiva publicados mensalmente no site da PGE-PE e enviados por e-mail aos usuários cadastrados no site dentro de seu trabalho de consultoria e orientação jurídica.

    Os boletins da Consultiva, editados desde janeiro de 2014, contêm atualizações legislativas e orientações sobre temas como licitações e contratos administrativos, trazendo ainda entendimentos consolidados no âmbito da Procuradoria Consultiva e na jurisprudência dos Tribunais Superiores e Cortes de Contas.

    “A finalidade da edição do volume foi documentar uma iniciativa que julgo muito positiva, qual seja, a de manter um informativo, mensalmente distribuído para as diversas unidades da Administração, no qual se noticiam entendimentos e orientações da PGE, novidades legislativas, decisões de tribunais judiciais e de contas”, avalia o procurador-geral do Estado de Pernambuco, César Caúla. “Continuamos com esse trabalho, que busca contribuir com um pouco mais de segurança para a difícil tarefa dos agentes públicos a quem incumbe colocar a máquina pública para funcionar”, acrescentou.

    A edição foi organizada pela procuradora-chefe da Consultiva, Giovana Ferreira, com apoio da procuradora-chefe-adjunta Taciana Nilo e da servidora Paula Soares. “Os boletins, juntamente com outras iniciativas desta Procuradoria, como os checklists e instrumentos padronizados, seguem na linha de uma advocacia pública moderna, que não se limita a um controle meramente documental ou formal, atuando de forma preventiva e proativa para assegurar a necessária segurança jurídica aos atos e negócios jurídicos da Administração Estadual”, disse Giovana Ferreira.

    Além do Boletim Informativo, a Procuradoria Consultiva também publica mensalmente, desde janeiro de 2018, o Boletim de Matéria de Pessoal, coordenado pelo Procurador Flávio Germano de Sena Teixeira e também disponível no site da PGE-PE.

    Assuntos: pge, boletins informativos, coletanea, servidores, orientacoes,
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  • DETRAN-PE recebe prêmios pelas ações desenvolvidas no Maio Amarelo 2018

    | Trânsito

    maio amarelo

    O Observatório Nacional de Segurança Viária - ONSV, Instituição Social que coordena nacionalmente o Movimento Maio Amarelo no Brasil, encerrou as ações realizadas em todo país, no ano de 2018, com uma cerimônia de entrega de prêmio, que aconteceu no último dia 28, no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT, em Brasília, quando os Órgãos de trânsito que fizeram a diferença foram premiados. O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE recebeu dois prêmios, o de “Destaque de ações educativas” e “Estado brasileiro que mais desenvolveu ações no maio amarelo 2018”.

    Esta é a 5ª edição e atingiu mais 7,5 milhões de pessoas em 27 países, somando cerca de cinco mil ações em todo o Brasil, o que repercutiu positivamente na imprensa com a publicação de 10 mil matérias, resultando em 93 mil curtidas nas páginas do Maio Amarelo e 33 mil acessos ao site:www.maioamarelo.com.br.

    O DETRAN-PE, através da Coordenadoria de Educação de Trânsito, realizou no período, durante o mês de maio, 123 ações educativas, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes no Estado, além alertar a população para a importância de respeitar às Leis de trânsito. O Diretor Presidente da ONSV, José Aurélio Ramalho, entregou os prêmios à Coordenadora de Educação de Trânsito, Luciana Carvalho, que na ocasião representou o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro.

    Segundo Ribeiro, o Órgão sente-se honrado por receber esses prêmios. “Isso é uma coroação dos esforços que todos que fazem o DETRAN-PE vêm fazendo para a diminuição de acidentes. A parceria entre a Educação de Trânsito e a Fiscalização resulta sempre positivamente”, destacou.

    Além de representantes dos organizadores, diversas entidades ligadas ao trânsito nacional estiveram presentes. Entre elas a AND – Associação Nacional dos Detrans, o FOCOTRAN – Fórum dos Conselhos Estaduais de Trânsito, a Polícia Rodoviária Federal e o Instituto MOBIH.

    Assuntos: secid, detran, premio, maio amarelo, acoes, dnit, onsv,
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  • Durante as férias, consumidor pode pedir suspensão temporária de serviços

    | Direitos Humanos

    O mês de julho é um dos meses escolhidos pela maioria das pessoas para tirar férias, já que acabam casando com as férias escolares. O que o consumidor não sabe é que alguns serviços, como telefonia fixa e móvel, TV por assinatura, fornecimento de água e energia elétrica, entrega de revistas e jornais e internet, podem ser suspensos temporariamente e evitar gastos desnecessários.

    Pedir a suspensão do fornecimento destes e outros serviços é um direito do consumidor. Para isso, é preciso enviar uma solicitação para a empresa prestadora, de preferência uma correspondência com aviso de recebimento, para evitar contestações futuras.

    No caso da telefonia (fixa e móvel) e TV paga, as normas da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estabelecem que, após a notificação do consumidor, a empresa tem 24 horas para atender o pedido, mas, para isso, é preciso estar com as contas em dia. A suspensão do serviço só pode ser feita uma vez a cada 12 meses por um período mínimo de 30 dias e máximo de 120 dias.

    O corte temporário de serviços essenciais, como água, luz e gás é cobrado do cliente, dependendo da empresa fornecedora – por isso é importante ler o contrato para tirar as dúvidas. Já para internet banda larga, após a solicitação do consumidor, o cancelamento é automático. Academia e entrega de jornais e revistas também podem ser suspensos durante as férias. Nesses casos, a dica é negociar um desconto direto com a empresa para esse período.

    Assuntos: sjdh, procon, ferias, julho, servicos, consumidor
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  • Inscrições para incubação de empresas no ITEP vão até 18/07

    | Tecnologia

    itep

    Há vagas para Recife e interior.

    A primeira rodada de inscrições para o programa de incubação de empresas de base tecnológica do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) se encerra no dia 18 de julho. Pioneiro no estado na incubação de empreendimentos, o ITEP traz várias novidades para este ano, incluindo vagas em novas incubadoras localizadas em Garanhuns e Araripina. Também pela primeira vez, o edital está estruturado em fluxo contínuo, permitindo a participação de empresas interessadas ao longo de todo ano. Nesta primeira fase, são disponibilizadas 15 vagas para a Incubatep (Recife), três vagas para a Itac (Caruaru), quatro vagas na Incubadora do Pajeú (Serra Talhada), três vagas para a Invasf (Petrolina), duas vagas para a Incubadora do Araripe (Araripina) e duas vagas para a Incubadora de Garanhuns. O edital com todas as informações está disponível no site do ITEP.

    Os interessados em participar devem submeter seus projetos no site http://sgi.macropus.com.br/incubatep/edital e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 30,00. Podem participar pessoas físicas ou jurídicas, que queiram incubar novos negócios (produtos ou serviços) de base tecnológica nas áreas de Engenharia Sustentável, Engenharia e Operação de Redes, Energia Sustentável, Sustentabilidade em Matrizes Ambientais, Alimento Seguro e Sustentável e Gestão Territorial Sustentável (incluindo Logística reversa), assim como propostas de soluções tecnológicas para os seguintes APLS ou cadeias produtivas prioritárias: Laticínios, Ovinocaprinocultura, Gesso, Vitivinicultura, Moda/têxteis, Apicultura e Aquicultura.

    O edital também contempla projetos voltados às seguintes áreas estratégicas: Optoeletrônica; Fármacos e hemoderivados; Prototipagem, modelagem e design; Nanotecnologia; Biotecnologia; Engenharia Civil; Metal mecânica; Tecnologias na área da saúde; Mecatrônica; e Eletroeletrônica. Para auxiliar os candidatos na submissão das propostas, o ITEP promoverá um minicurso de elaboração de plano de negócios e apresentação do programa no dia 26 de junho.

    “Como o edital é de fluxo contínuo, após a conclusão desta primeira rodada pública, serão divulgados os novos cronogramas de avaliação para as rodadas subsequentes em até 90 dias da última rodada e considerando as vagas disponíveis para cada rodada”, ressalta Geraldo Magela, gerente do programa. O cronograma da primeira rodada inclui avaliação dos projetos nos dias 19 e 20 de julho e apresentação de todas as propostas de 23 a 31 de julho, com datas especificas em edital para cada incubadora. O resultado será divulgado no dia 03 de agosto.

    Assuntos: secti, itep, incubadores, projetos, garanhuns, araripina, minicurso, recife, inscricoes
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  • Pernambuco recebe 70 imigrantes venezuelanos

    | Direitos Humanos

    Grupo vindo de Roraima desembarca na terça-feira e segue para Igarassu.

    Cento e quinze imigrantes venezuelanos desembarcam na tarde desta terça-feira (03) no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, vindos de Boa Vista, Roraima, numa aeronave da Força Aérea Brasileira. Setenta deles seguirão, em veículos do Exército, para Igarassu, onde serão acolhidos nas Aldeias Infantis; 45 irão para João Pessoa (PB) e serão abrigados na Pastoral do Migrante naquele Estado.

    As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Executiva de Assistência Social (SEASS) estão organizando a infraestrutura para esse acolhimento emergencial. Esta manhã o secretário-executivo da SEASS, Joelson Rodrigues, já esteve em Igarassu, conhecendo a estrutura das Aldeias Infantis e manteve contato com a Prefeitura de Igarassu acerca da assistência que será data aos imigrantes.

    A vinda dos venezuelanos para Pernambuco faz parte de um acordo entre o Governo do Estado com a Secretaria Nacional da Casa Civil e o Comitê Federal de Assistência Emergencial, que desde o início do ano tratam do fluxo migratório desses estrangeiros. Anteriormente, o governo federal já realizou outras etapas de interiorização, levando venezuelanos para as cidades de Cuiabá, Manaus e São Paulo.

    De acordo com o secretário da SDSCJ, Cloves Benevides, o Governo do Estado irá providenciar vagas nas escolas para as crianças e adolescentes, serviços de assistência, saúde e regularização de documentos para todos, além de auxiliar os imigrantes interessados em trabalhar

    Assuntos: sdscj, seass, imigrantes, interiorizacao, governo federal
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  • Sertão do Pajeú ganha Complexo de Polícia Científica

    | Segurança

    policia cientifica

    Governador Paulo Câmara inaugurou, neste domingo, mais uma unidade regional descentralizada da operativa de Defesa Social, que irá atender 19 municípios da região.

    AFOGADOS DA INGAZEIRA – No dia em que este município comemora 109 anos de emancipação política, o governador Paulo Câmara entregou, neste domingo (01.07), um importante equipamento que irá reforçar a segurança no Sertão do Pajeú. A nova unidade regional de Polícia Científica vai reunir os serviços do Instituto de Criminalística (IC), Instituto de Medicina Legal (IML) e Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) em um único local para atender 19 cidades das Áreas Integradas de Segurança (AIS) 20 e 21. No total, 360 mil moradores serão beneficiados com a ação. O Complexo integra o compromisso de descentralização dessas operativas para o Interior do Estado, com o objetivo de oferecer mais agilidade e eficiência nos serviços de perícia e investigação de crimes.

    “A gente vem aqui ao município para continuar o trabalho de interiorização das ações do Governo de Pernambuco. O equipamento que inauguramos hoje, oferece perícias em casos de agressão, agilidade nas investigações e emissão de documentos. As pessoas passam a ter mais próximo de si, serviços muito importantes, de maneira profissional, funcionando 24 horas por dia e com uma boa estrutura. Dessa maneira, a população será beneficiada e não vai precisar mais percorrer longas distâncias”, comemorou o chefe do Executivo estadual.

    A presença do IC, IML e IITB no interior significa que as investigações de crimes, conduzidas pela Polícia Civil, ganharão agilidade. Isso porque são esses institutos que realizam as perícias criminais (local de crime, drogas, armas, veículos), perícias médico-legais em pessoas vivas (traumatológica e/ou sexológica) e a identificação criminal, todas essenciais para os inquéritos policiais. Além de Afogados da Ingazeira, os serviços da Polícia Científica no Sertão do Pajeú estendem-se para os municípios que compõem a AIS 20 – Carnaíba, Itapetim, Tabira, São José do Egito, Ingazeira, Iguaracy, Tuparetama, Quixaba, Solidão, Brejinho e Santa Terezinha – e a AIS 21, que compreende Betânia, Calumbi, Flores, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada e Triunfo.

    “É um dia muito importante para o Sertão do Pajeú. É um grande avanço, não só para a Polícia Científica, mas para a população como um todo. Agora, aquelas vítimas que antes precisariam percorrer centenas de quilômetros para serem atendidas, hoje não precisam mais, porque têm uma unidade em Afogados da Ingazeira. Aqui também há a previsão de serem emitidas 300 carteiras de identidade por dia. Então, essa unidade descentralizada é um avanço na gestão Paulo Câmara, que com seu processo de interiorização está inaugurando a quarta Polícia Científica”, pontuou o Secretário de Segurança, Antônio de Pádua.

    Os serviços funcionarão junto às unidades de Polícias Militar e Civil, uma vez que a Regional de Polícia Científica ficará no prédio sede da Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20), onde já estão o 23º Batalhão da PMPE e a 20ª Delegacia Seccional. Para as perícias em local de crime, traumatológicas e sexológicas, o atendimento será 24 horas. Já os serviços de emissão de carteira de identidade e confecção de retrato falado serão oferecidos de segunda a sábado, em horário comercial. Na Unidade Regional da Polícia Científica em Afogados da Ingazeira, irão trabalhar 20 servidores, dos quais 18 foram nomeados em janeiro deste ano, após aprovação em concurso público. São peritos criminais, auxiliares de perito, médicos legistas, auxiliares de legista e papiloscopistas.

    “Dos crimes que aconteciam em algumas regiões do Sertão e Agreste, tudo ficava centralizado em Petrolina, Caruaru ou no Recife. Aqui, teremos o serviço de perícia apenas em vivos, mas isso representa 80% da demanda do IML. Os materiais de perícia criminal em locais de crime, como drogas, veículos, armas, também eram levados para outras regiões e agora nós temos equipes 24h aqui no Pajeú para fazer esse trabalho. Além da emissão de carteiras de identidade. Estamos colocando cinco papiloscopistas para oferecer esse serviço de segunda a sábado, que é quando os moradores das cidades vizinhas se concentram aqui para a feira”, constatou Sandra Santos, Gerente Geral da Polícia Científica.

    COMPROMISSO – Somente este ano, o Governo de Pernambuco já entregou Unidades Regionais em Arcoverde, também no Sertão, e em Garanhuns, no Agreste. E haverá mais inaugurações nos próximos dias: da requalificação do IML de Petrolina, no Sertão do São Francisco, e da Unidade Regional em Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte.

    CULTURA – Durante a visita ao município, em solenidade realizada em comemoração ao aniversário de Afogados da Ingazeira, o governador Paulo Câmara assinou um convênio com a Prefeitura Municipal para a modernização do Cine São José. A intervenção contará com recursos de emenda parlamentar do deputado Waldemar Borges, no valor de R$ 100 mil. Os serviços de modernização contemplarão a aquisição de equipamentos de áudio e vídeo, cabos, terminais e conectores, execução do projeto de instalação dos equipamentos, compra da tela de projeção e a recuperação da cabine de projeção.

    O prefeito do município, Gonzaga Patriota, reafirmou a importância do investimento e agradeceu. “São inúmeras obras e ações. E agora vamos ter a modernização do nosso cinema, que é patrimônio histórico, pertence a diocese de Afogados da Ingazeira. Essa região tem muita potencialidade cultural, inclusive já mandamos até filme para o exterior. A tecnologia avançou e nós precisamos acompanhar. Então, esse investimento de R$ 100 mil, será fundamental para que possamos continuar rodando os filmes para a nossa juventude e para as escolas”.

    Estiveram presentes também a deputada federal Luciana Santos; os deputados estaduais Waldemar Borges e Nilton Mota; o chefe de gabinete do governador, José Neto; o desembargador do TJPE, Alberto Nogueira; o promotor do MPPE, Luís Lúcio de Almeida Neto; os prefeitos Anchieta Patriota (Carnaíba), Zezinho Torres (Iguaracy), Lino Morais (Ingazeira), Djalma da Padaria (Solidão); o vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, Alesandro Palmeira; além de demais lideranças políticas da região.

    Assuntos: sei, governo de pernambuco, paulo camara, sds, policia cientifica, cultura, sertao do pajeu,
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