meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Só poderá receber o BPC quem se inscrever no Cadastro Único

    | Direitos Humanos


    cadunico

    Quem perder o prazo de inscrição não poderá receber o benefício

    As pessoas que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) têm um prazo para se inscrever no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal. Caso contrário, não poderão receber o benefício. O prazo é até 31/12/2017 para as pessoas idosas e até 31/12/2018 para as pessoas com deficiência. 

    Com a publicação do Decreto nº 8.805, de 7 de julho de 2016, tornou-se obrigatório, a partir de 6 de novembro de 2016, para o requerimento, a concessão e a revisão bienal do BPC, que as famílias estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com informações atualizadas. A utilização do Cadastro Único possibilita conhecimento mais aprofundado do perfil socioeconômico das famílias por possuir informações acerca das características da família, do domicílio, da escolaridade, da qualificação profissional, de despesas mensais, entre outras.

    O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) é direito garantido pela Constituição Federal de 1988, regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social –LOAS, Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993 e pelo Decreto nº 6.214, de 26 de setembro de 2007. O BPC consiste no pagamento de um salário mínimo mensal a pessoas com 65 anos de idade ou mais, e a pessoas com deficiência. Para a concessão do benefício, em ambos os casos, a renda mensal bruta familiar per capita deve ser inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo vigente.

    A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão de Roberto Franca, por meio da Executiva de Assistência Social, dirigida por Socorro Araújo, e seguindo as diretrizes do Governo Paulo Câmara, alerta para a necessidade dos beneficiários do BPC não perderem o prazo de inscrição no Cadastro Único.​

    Assuntos: sdscj, cadastro unico, bpc, prazo de inscriçao, paulo camara
    Compartilhe: Link para o post:
  • HMA retoma discussão sobre fratura de fêmur em idosos

    | Saúde

    No mês dedicado aos idosos, o Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, referência em traumatologia e ortopedia em Pernambuco, volta sua atenção ao atendimento de idosos acometidos por fratura de fêmur. A fratura tem um grande impacto sobre a funcionalidade dos ossos, e pode estar associada à fragilidade ou outras patologias relacionadas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2050, o número de pessoas com 60 anos ou mais chegará a dois bilhões, representando um quinto da população do planeta. No Brasil, estima-se que o número de fraturas de quadril nos idosos, por exemplo, irá aumentar em cerca de 32% até lá, sendo a queda o tipo de trauma mais incidente, responsável por quase um terço das internações.

    O Hospital Miguel Arraes realiza uma média de 360 cirurgias na área de ortopedia por mês, e 20% correspondem à fratura de fêmur em idosos. Segundo o chefe de Ortopedia do HMA, Sormane Britto, as principais vítimas são mulheres acima dos 65 anos no pós-menopausa, acometidas de osteoporose (fragilidade dos ossos), e idosos que caem da própria altura (queda acidental). “A média de permanência hospitalar nesses casos é inferior a 7 dias, mas pode chegar a 3 semanas quando surge a chamada Doença da Fratura, que se caracteriza pelo aparecimento de infecções dos tratos respiratório e urinário, escaras de decúbito e tromboembolismo oriundos do tempo de permanência no leito”, explica o especialista. “Quando essas comorbidades se estabelecem podem levar o paciente à morte”. Estudo divulgado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, São Paulo, há 3 anos, constatou que de 15% a 50% dos idosos hospitalizados com fratura de fêmur morrem um ano depois por conta dessas complicações.

    O tratamento do idoso vítima da fratura de fêmur visa retirá-lo da cama o mais rápido possível, recuperando sua capacidade prévia de andar. Nesse sentido, o HMA dispõe de uma equipe multidisciplinar especializada em traumas, formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas. Sormane Britto destaca o acompanhamento fisioterapêutico e geriátrico durante todo o pós-operatório: “é necessário que o idoso adote uma alimentação saudável, rica em cálcio e vitamina D, e seja orientado na prevenção de doenças comuns na terceira idade. É recomendada, também, a prática do exercício físico orientado por fisioterapeuta ou um educador físico para reforço da musculatura”. 

    Cidades: Paulista
    Assuntos: hma, ses, mes dos idosos, fratura do femur
    Compartilhe: Link para o post:
  • No Dia Mundial da Alimentação, Paulo Câmara destaca qualidade e produtividade do CEASA/PE

    | Agricultura

    Governador visitou, nesta segunda-feira, as instalações do complexo alimentar, que está comemorando 55 anos de atividades

    O governador Paulo Câmara iniciou o dia de trabalho bem cedo nesta segunda-feira (16.10), com uma visita ao Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (CEASA/PE), no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife. Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual conheceu o espaço do programa Sopa Amiga e foi ao galpão do Pronaf - ambos frutos de parceria entre o Governo do Estado e o complexo alimentar, que também celebra 55 anos de atividades hoje, no Dia Mundial da Alimentação. Ocupando a 4ª posição no ranking nacional de competitividade das centrais de abastecimento e a 1ª colocação entre os entrepostos do Norte e Nordeste, o CEASA/PE movimenta cerca de R$ 300 milhões por mês na economia do Estado, através da comercialização de 90 mil toneladas de produtos hortifrutigranjeiros. 

    “O CEASA tem, ao longo da sua história, dado uma grande contribuição nos negócios, no setor que é tão importante também para a economia de Pernambuco, que é a agricultura. E, ao mesmo tempo, tem dado condições para o agricultor familiar vender a sua produção. Então, são uma série de fatores, uma série de investimentos que a gente vai agora intensificar. A nossa intenção é ampliar, tanto a questão do estacionamento como também dos galpões, e dar condição cada vez melhor das pessoas poderem vir ao CEASA e poderem comprar e vender seus produtos, gerando emprego e renda para as pessoas”, destacou Paulo Câmara.

    O governador falou também da importância de promover incentivos fiscais para atender as demandas do setor. “Conversamos, hoje, com os produtores e estamos dando a isenção da venda dos tomates, justamente para dar uma condição melhor de competitividade com os outros Estados”, ressaltou. O chefe do Executivo estadual encaminhou, na última sexta-feira (13.10), um pedido de autorização ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) concedendo isenção de ICMS para a produção pernambucana de tomates. Enquanto a autorização para a isenção não é concedida, foi determinado que a Secretaria Estadual da Fazenda reduza o ICMS de 10 centavos por quilo para menos de 4 centavos por quilo, representando uma redução de 64% no valor do imposto cobrado.

    SOPA AMIGAO programa Sopa Amiga foi criado com o objetivo de aproveitar o excedente não comercializável de produtos hortícolas (legumes, vegetais, verduras) que apresentam boas condições para o consumo, na produção de sopa concentrada para distribuição às comunidades carentes da Região Metropolitana do Recife (RMR), com a finalidade de complementar a dieta alimentar das creches, orfanatos e diversas associações comunitárias. No local, são produzidos 1 mil kg de sopa por dia, totalizando 22 mil kg por mês. São atendidas pelo programa 55 associações e 1.126 famílias pernambucanas.

    PRONAF - Já o galpão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) apresenta uma área para comercialização agrícola de 3.500 m², contemplando uma infraestrutura básica para carga, descarga, estacionamento e vias de acesso de 12.000 m². O espaço comporta 510 módulos/ 3m² de área unitária, podendo atender simultaneamente aproximadamente 350 produtores/dia. O equipamento comercial beneficia aproximadamente 3.000 produtores rurais (rotativos), e indiretamente 6.000 produtores de hortícolas da região. Ao todo, são comercializados no galpão cerca de 8.000 toneladas de produtos/mês, o que representa um valor comercial circulante mensal em torno de R$ 10 milhões.

    O presidente do CEASA/PE, Gustavo Melo, falou do apoio que tem recebido do Governo do Estado na elaboração de projetos para a ampliação da estrutura física e dos programas sociais oferecidos no centro de abastecimento. “É importante a visita do governador porque ele tem um olhar especial para o CEASA. E foi importante ele estar aqui porque a gente deu seguimento ao nosso projeto de ampliação do estacionamento. Provavelmente, nos próximos meses, nós vamos ampliar o galpão do Pequeno Produtor (Pronaf), e estamos trabalhando para que seja incrementada uma pouparia e uma fábrica de pão, aqui no CEASA, para atender a população mais carente”, afirmou.

    CEASA/PE - O complexo alimentar pernambucano possui uma área total de 580.000 m² e conta com uma circulação diária de 65 mil pessoas, gerando cerca de 50 mil empregos diretos e indiretos no local. Destinada a aprimorar a comercialização e distribuição de produtos hortifrutigranjeiros, o CEASA-PE possui, atualmente, uma taxa de crescimento anual de 9%, reunindo um mix variado de produtos hortigranjeiros, pescados, bebidas, carnes e derivados, cereais, estivas, frios, flores, entre outros. 

    Cidades: Recife
    Assuntos: sei, paulo camara, ceasa, sara, programa sopa amiga, pronaf, governo de pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Prática do curso de Doces e Salgados faz reeducandos colocarem a mão na massa

    | Direitos Humanos

    Aulas são promovidas pelo Patronato Penitenciário, na ONG Desafio Jovem, com o objetivo de ensiná-los o preparo rápido de alimentos, com os quais possam conseguir uma renda. 

    Reeducandos do regime aberto e livramento condicional participam, até a próxima quinta-feira, 19, na ONG Desafio Jovem, no bairro da Várzea, das aulas práticas do curso de Doces e Salgados. A iniciativa é do Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Patronato Penitenciário.  

    Um grupo de 22 reeducandos, dividido em duas turmas e com apenas três mulheres, aprendem a preparar alimentos rápidos que possam ser comercializados por eles mesmos, numa atividade autônoma. São bolos de pote, trufas, pizza, bolo e mousse. Na primeira etapa do curso, foram apresentadas noções de higiene, o manuseio dos alimentos, bem como o custo para o preparo e o preço que pode ser praticado para o consumidor.

    Os horários das turmas são das 08h às 14h e das 14h às 20h. A parceria é da Associação Brasileira de Desenvolvimento Econômico e Social (ABDESM), através de emendas parlamentares, que oferece ao todo 1.825 vagas em cursos de qualificação distribuídos em diversas áreas, como: pintor, encanador, mecânica de moto, eletricista predial e eletricista geral.

    O objetivo é preparar os reeducandos que progrediram para o regime aberto ou livramento condicional para o retorno ao mercado de trabalho, e consequentemente diminuir o índice de reincidência criminal.

    Cidades: Recife
    Assuntos: sjdh, patronato penitenciario, cursos de qualificaçao, governo de pernambuco, reeducandos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco lança editais para Residência Médica e Multiprofissional 2018

    | Saúde

    Inscrições ocorrem de hoje até 12 de novembro

    Pioneiro no Brasil na implantação de Programas de Residências, Pernambuco é, atualmente, o principal centro de Residência do Norte-Nordeste e um dos principais centros do País. Dando continuidade a este processo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), publicou, os editais para os programas de Residência Médica e Multiprofissional em diversas áreas de saúde para o ano de 2018. Os documentos já foram publicados no Diário Oficial do Estado e estão disponíveis no portal da SES (portal.saude.pe.gov.br).
     
    No total, são disponibilizadas 1.387 vagas, sendo 826 de Residência Médica e 561 em área Profissional da Saúde. O processo seletivo será realizado pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE) e as inscrições devem ser feitas via Internet, no endereço eletrônico www.upenet.com.br, entre os dias 16 de outubro e 12 de novembro. A data da prova está marcada para o dia 8 de dezembro. As residências médica e multiprofissional são modalidades de pós-graduação destinadas a médicos e profissionais de saúde de diversas áreas, caracterizada por ensino em serviço.
     
    Apesar dos cortes de recursos na formação médica e em área profissional da saúde por parte do Governo Federal, o estado tem aumentado ano a ano o financiamento de bolsas para formação em áreas estratégicas para fortalecimento das Redes de Atenção a Saúde no SUS PE. Este ano todas as ampliações e abertura de novos programas tiveram financiamento do Governo do Estado.
     
    Para fortalecimento da Rede de Urgência e Emergência, o Estado ampliou vagas de residência na área de Angiorradiologia e Radiologia Intervencionista. Este profissional é importante, pois atua diretamente no tratamento do Acidente Vascular Cerebral (derrame), doença que representa a primeira causa de morte e incapacidade no País. Além disso, atua no tratamento de pacientes oncológicos, pois possibilita a realização de procedimentos complexos com cortes cirúrgicos de pequena extensão, favorecendo a diminuição da probabilidade de infecções, o rápido restabelecimento do paciente, a redução do tempo de internação e a diminuição dos custos hospitalares.
     
    Área prioritária de formação, a Rede de Saúde Materno Infantil recebeu um incremento de vagas na Residência Médica em Obstetrícia e Ginecologia para a rede própria, nos hospitais Agamenon Magalhães e Barão de Lucena, além do Programa de Ultrassonografia em Obstetrícia e Ginecologia, no Hospital Dom Malan. Para além da formação de médicos especialistas, a SES tem investido na expansão e interiorização de programas de enfermagem obstétrica, qualificando a assistência ao parto vaginal no estado. “Este ano houve aumento de duas vagas de enfermagem obstétrica em Caruaru e abertura de duas novas vagas em Salgueiro no programa da Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE)”, comenta a diretora Geral de Educação na Saúde, Juliana Siqueira.
     
    Outras áreas a destacar estão a Infectologia Pediátrica e Pneumologia no Osvaldo Cruz e Endocrinologia e Metabologia e Pneumologia no Hospital das Clínicas. Essas ações fazem parte do processo de estruturação da Política de Residência tendo como principais diretrizes a gestão descentralizada, a regionalização e interiorização da formação em diversas áreas profissionais da Saúde, sendo a saúde materno-infantil, a atenção básica e a urgência e emergência as principais áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, destaca Thiago Almeida, Coordenador de Residências em Saúde. Com relação à Atenção Básica, nos últimos anos houve grande investimento em Medicina de Família e Comunidade, Saúde da Família e Saúde Mental. Atualmente, o Governo de Pernambuco investe cerca de R$ 65 milhões em formação de especialistas em saúde, na modalidade de Residência.
    Assuntos: governo de pernambuco, ses, processo seletivo
    Compartilhe: Link para o post:
  • ITEP promove seminário gratuito sobre inovação na área de construção civil

    Evento marca aniversário de 75 anos do instituto

    O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP) comemora 75 anos de atuação com o seminário gratuito “Novo paradigma na construção civil: normas de desempenho de sistemas construtivos e suas aplicações”, que será realizado no dia 20 de outubro na sede do ITEP. Referência na área de engenharia sustentável, o instituto convidou especialistas de todo o país para debater o tema. Estarão em pauta assuntos como inovação para o setor de construção civil, avaliação de sistemas construtivos e novas diretrizes de desempenho habitacional.

    O evento contará com abertura do presidente do ITEP, Antonio Vaz, que abordará as principais ações de contribuição do instituto na área de engenharia para o desenvolvimento socioeconômico, científico e tecnológico de Pernambuco. A programação inclui palestras de Claudio Mitidiere Filho (Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT), Maria Salette Weber (Ministério das Cidades), Jorge Mario Campagnolo (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e Carlos Welligton (ITEP). As inscrições podem ser realizadas no site do ITEP (link direto https://goo.gl/forms/0ftgxYRWHyCoFPbx1), que também transmitirá o evento em tempo real. Mais informações: gdtitep@gmail.com.

    Confira a programação completa

    8h às 8h30 – Credenciamento

    8h30 às 9h – Abertura – Antonio Vaz (ITEP)

    9h às 10h - Gestão e articulação na visão do Ministério das Cidades, considerando o PBQP-H e o SINAT - Maria Salette Weber (Ministério das Cidades)

    10h às 11h - Políticas e Programas Brasileiros de Apoio à Inovação - Exemplo da Rede SIBRATEC-DH e outras aplicações à Construção Civil - Jorge Mario Campagnolo (MCTIC)

    11h às 12h - Mesa redonda

    12h às 13h – Intervalo

    13h30 às 14h30 - Apresentação da Norma ABNT NBR 15575: estrutura, requisitos, abrangência e critérios de avaliação - Claudio Mitidiere Filho (IPT)

    14h30 às 15h30 - O papel do ITEP na avaliação de sistemas construtivos à luz das novas diretrizes de desempenho habitacional - Carlos Welligton Pires (ITEP)

    16h30 às 17h - Encerramento

    Serviço

    Seminário: Novo paradigma na construção civil: normas de desempenho de sistemas construtivos e suas aplicações

    Data: 20 de outubro | 8h às 17h

    Local: ITEP | Auditório Pelópidas Silveira, Av. Prof Luiz Freire, 700, Cidade Universitária – Recife –PE.

    Inscrições: www.itep.br.

    Cidades: Recife
    Assuntos: secti, itep, seminario, construçao civil
    Compartilhe: Link para o post:
  • Finais JEPs e classificados para os Jogos da Juventude

    | Esportes

    Competição nacional será realizada em novembro, em Brasília-DF. Fase Estadual classificou times de quatro modalidades coletivas.

    Após meses de competição, os Jogos Escolares de Pernambuco - JEPs 2017 Infantil, para atletas de 15 a 17 anos, definiram os seus campeões das modalidades coletivas. Neste fim de semana, em Serra Talhada, foi encerrada a Fase Estadual do certame, que envolveu as disputas de futsal, voleibol, basquete e handebol. Os vencedores vão compor a delegação pernambucana que irá participar dos Jogos Escolares da Juventude Infantil.

    Os times classificados agora se preparam para a fase nacional, que neste ano será realizada em Brasília-DF de 16 a 25 de novembro. Para chegar até lá, as equipes travaram disputas acirradas na fase estadual dos JEPs no sertão pernambucano. “Tivemos números bastante expressivos somente nesta fase final infantil, começando pela quantidade de pessoas envolvidas: mais de 1.400, sendo 1.228 atletas das quatro modalidades. Isso sem falar no fator integração, a exemplo dos estudantes do arquipélago Fernando de Noronha, que pelo segundo ano consecutivo levaram duas equipes para a competição. Os Jogos Escolares são o ponto de intersecção de dois pilares da sociedade que precisam caminhar sempre juntos: o esporte e a educação”, ressaltou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras. “Estamos muito felizes pelo nível técnico apresentado e temos certeza que nossos times vão fazer bonito nos Jogos Escolares da Juventude”, completou. 

    CAMPEÕES FASE ESTADUAL JEPS INFANTIL 2017

    Handebol Feminino

    Escola Quitéria Wanderley Simões - Venturosa

    Handebol Masculino

    Colégio Imaculado Coração de Maria - Olinda

    Basquete Feminino

    BJ Colégio e Curso - Recife

    Basquete Masculino

    Colégio Salesiano - Recife

    Futsal Feminino

    Escola Marechal Antônio Alves Filho/EMAAF - Petrolina

    Futsal Masculino

    Centro Educacional Hermom - Olinda

    Voleibol Feminino

    Colégio Dom - Olinda

    Voleibol Masculino

    Colégio Boa Viagem/CBV – Recife

    ÚLTIMAS DISPUTAS

    As últimas instituições de ensino a brigarem pelo título de campeão dos JEPs 2017 e consequentemente garantirem a vaga nos Jogos Escolares da Juventude Infantil foram do voleibol e do futsal. Neste último sábado (14), entraram em quadra Centro Educacional Hermom (Olinda) x Escola Rotary do Alto do Pascoal (Recife), na decisão do futsal masculino; Escola Marechal Antônio Alves Filho – EMAAF (Petrolina) x Colégio Elo (Recife), no futsal feminino; Colégio Boa Viagem (Recife) x Escola João Cavalcanti Petribu (Carpina), no voleibol masculino; e Colégio Dom (Recife) x Colégio XV de Novembro (Garanhuns), no voleibol feminino.

    DESTAQUE

    O destaque ficou por conta da final do futsal masculino. O Centro Educacional Hermom (Olinda), favorito ao título e ao bicampeonato consecutivo da competição, encontrou dificuldades diante da Escola Rotary Alto do Pascoal (Recife). A partida só foi decidida nos últimos três minutos, quando o colégio de Olinda abriu vantagem de dois gols e gastou o tempo restante esperando o apito final para cravar 3 x 1 e ficar com a medalha de ouro.

    OUTRAS FINAIS

    Nas outras decisões do sábado (14), as equipes vencedoras não tomaram conhecimento de seus respectivos adversários. Na final do futsal feminino, goleada de 4 x 0 da Escola Marechal Antônio Alves Filho – EMAAF (Petrolina) sobre o Colégio Elo (Recife), enquanto no voleibol feminino o Colégio Dom (Olinda) se impôs sobre o Colégio XV de Novembro (Garanhuns) e levou o título ao aplicar 2 sets a 0 com parciais de 25 x 12 e 25 x 14. No voleibol masculino, o Colégio Boa Viagem (Recife) ficou com o ouro ao derrotar a Escola João Cavalcanti Petribu (Carpina) por 2 sets a 0, parciais de 25 x 9 e 25 x 14.

    CRAQUES DOS JEPS

    Como forma de incentivo e reconhecimento aos destaques da competição, houve a eleição dos “Craques dos JEPs”, aqueles atletas que se destacaram pelo bom nível técnico e poder de decisão durante a Fase Estadual dos Jogos Escolares de Pernambuco Infantil.

    Abaixo, segue a relação dos escolhidos por modalidade:

    Futsal: Emilly Lima (EMAAF – Petrolina) e Vanderson Silva (Hermom – Olinda)

    Voleibol: Samara Monte (Dom – Olinda) e Rafael Lorena (CBV – Recife)

    Handebol: Sandrielly Silva (Escola Quitéria Wanderley Simões – Venturosa) e Shorlei da Silva (Escola Barbosa Lima - Recife)

    Basquete: Marianna Rocha (BJ – Recife) e Rafael Queiroz (Salesiano - Recife)

    RESULTADOS FINAIS FASE ESTADUAL

    FUTSAL

    Masculino: Centro Eduacional Hermom (Olinda) 3  x 1 Escola Rotary Alto do Pascoal (Recife)

    Feminino: EMAAF (Petrolina) 4  x  0 Colégio Elo (Recife)

    VOLEIBOL

    Masculino: Colégio Boa Viagem (Recife) 2 x 0 Escola João Cavalcanti Petribu (Carpina) - parciais: 25 x 9/ 25 x 14

    Feminino: Colégio Dom (Olinda) 2  x 0 Colégio XV de Novembro (Garanhuns) - parciais: 25 x 14/ 25 x 12

    HANDEBOL

    Masculino: Colégio Imaculado Coração de Maria (Olinda) 36 x 33 Escola Governador Barbosa Lima (Recife)

    Feminino: Escola Quitéria Wanderley Simões (Venturosa) 27 x 10 Colégio Dom Bosco (Petrolina)

    BASQUETE

    Masculino: Colégio Salesiano (Recife) 92 x 46 EREM Tereza Torres (Itapetim)

    Feminino: BJ Colégio e Curso (Recife) 107  x 30  Escola Professora Benedita de Morais Guerra (Macaparana)

    NÚMEROS FASE ESTADUAL INFANTIL

    162 partidas

    27 de basquete

    50 de handebol

    45 de futsal

    40 de voleibol

    93 instituições de ensino

    74 da rede estadual

    19 da rede particular

    19 equipes de basquete

    34 equipes de handebol

    34 equipes de futsal

    29 equipes de voleibol

     

    Assuntos: seturel, jogos escolares de pernambuco, jogos da juventude
    Compartilhe: Link para o post:
  • Semana inicia com mudanças no trânsito da BR-101

    | Trânsito

    A partir da próxima segunda-feira (16), haverá mudanças em alguns trechos da BR-101 em virtude do início da segunda etapa das obras de restauração e requalificação da rodovia, no trecho Contorno do Recife. Assim como na primeira, nesta nova fase os condutores deverão trafegar em via de mão dupla ao longo de 4 Km, voltando à configuração atual logo após o fim da interdição. 

    O primeiro desvio será no sentido Recife/Igarassu, no KM 62,7, logo após o Pontilhão de Dois Irmãos, em frente à Masterboi Alimentos. A intervenção segue até o Km 58,4, na Água Mineral Valle Nevada, próximo à entrada da comunidade do Passarinho. Já o motorista que estiver seguindo em direção a Paulista deixará de trafegar em mão dupla, retornando à configuração original da rodovia. 

    O fluxo de veículos será desviado por acessos provisórios, devidamente sinalizados, com a presença de sinaleiros. Visando reforçar a segurança dos motoristas e usuários, estão sendo implantados dispositivos de redução de velocidades nos pontos iniciais das faixas interditadas. “Tudo foi planejado detalhadamente para minimizar os transtornos e garantir mais segurança aos usuários durante a execução das obras”, ressaltou o diretor de Operações e Construção do DER, Silvano Carvalho.

    OUTROS DESVIOS:

    1.  Quem estiver seguindo pela Avenida Norte e pretende acessar a BR-101 no sentido Igarassu, deverá pegar o desvio localizado após a saída da Avenida. Posteriormente, deverá seguir em mão dupla na pista crescente até o KM 58,4. Neste ponto será retomada a configuração de tráfego atual. 
    2. Quem deseja acessar a comunidade do Brejo e adjacências, deverá seguir pelo retorno localizado nas proximidades da antiga fábrica São Matheus, procedendo no sentido inverso do retorno, conforme figura.  O usuário que estiver saindo do Brejo e deseja acessar a BR-101, deverá usar o retorno no sentido inverso, próximo à garagem da empresa de transportes urbanos Globo. 

    INVESTMENTOS: A requalificação da BR-101 está sendo considerada a maior intervenção viária de Pernambuco da década. O investimento, fruto do convênio entre o Governo de Pernambuco e o Ministério dos Transportes, vai custar R$ 192 milhões. A previsão é concluir a obra até o dia 31 de dezembro de 2018.

    Assuntos: setra, der, br-101, obras de restauraçao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Procon Móvel ganha mais uma unidade e atenderá durante todo o dia

    | Direitos Humanos

    O Governo de Pernambuco está com mais uma unidade móvel do Procon-PE. Os veículos ajudarão a atender mais consumidores que não conseguem ir a um dos procon’s. A outra novidade é que a partir da próxima semana o atendimento irá se estender. Agora as unidades móveis funcionarão das 8h às 17h.

    Todos os dias os veículos estarão simultaneamente em bairros diferentes, ou seja, por semana, 10 bairros da Região Metropolitana do Recife (RMR) serão atendidos. Abaixo segue a tabela de atendimentos.

    O projeto vem facilitando a vida dos consumidores que têm alguma reclamação contra lojas ou serviços, ou até mesmo que querem tirar dúvidas acerca de seus direitos. Para abrir uma reclamação o consumidor deve ter em mãos documento oficial com foto, comprovante de residência e algum documento que comprove sua reclamação, como nota fiscal, ficha de atendimento, faturas, número de ordem de serviços, entre outros.

    O Procon Móvel está equipado para atender a todos os públicos, inclusive aqueles com modalidade reduzida, a unidade funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriado.

    Serviço:

    Bairros

           Período

     

    Boa Vista (próximo ao Mercado da Boa Vista)

     

    Cabanga (próximo ao Clube Cabanga)

     

     

    16 de outubro

     

    Coelhos (próximo ao IMIP)

     

    Ilha do Leite (Praça Miguel de Cervantes)

     

     

    17 de outubro

    Ilha Joana Bezerra (próximo ao Fórum)

     

    Paissandu (próximo ao Hospital Português)

     

     

    18 de outubro

    Recife Antigo (Marco Zero)

     

    Santo Amaro (próximo ao Cemitério)

     

     

     

    19 de outubro

    Santo Antônio (próximo a Matriz de Santo Antônio)

     

    São José (próximo a Matriz de São José)

     

    20 de outubro

    Cidades: Recife
    Assuntos: governo de pernambuco, procon, unidade movel, sjdh
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara anuncia isenção de ICMS para tomate produzido no Estado

    | Economia, Agricultura

    Governador pediu autorização ao Confaz. Medida visa beneficiar os produtores pernambucanos

    O governador Paulo Câmara anunciou hoje (13/10) que vai encaminhar pedido de autorização ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) concedendo isenção de ICMS para a produção pernambucana de tomates. O governador atende, dessa forma, uma reivindicação dos produtores locais.

    A legislação tributária nacional estabelece que a isenção de ICMS tem de passar pelo Confaz.

    Enquanto a autorização para a isenção não é concedida, Paulo determinou que a Secretaria da Fazenda reduza o ICMS de 10 centavos por quilo para cerca menos de 4 centavos por quilo. Isso representa uma redução de 64% no valor do imposto cobrado.

    Assuntos: paulo camara, ocms, sefaz, confaz
    Compartilhe: Link para o post: