meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Projeto Árvore Solidária do DETRAN-PE comemora 10 anos

    | Trânsito

    Como já é tradição no mês de dezembro, e completando 10 anos, o Projeto Árvore Solidária, desenvolvida pelos servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco - DETRAN-PE, une todos em uma corrente do bem para, mais uma vez, tornar especial o natal das crianças de creches e orfanatos do Recife e Região Metropolitana. A iniciativa vai beneficiar cerca de 900 crianças com uma roupa e brinquedo.

    Na ocasião, o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, fará a abertura do evento, que contará com as apresentações de Luciano Magno, Nena Queiroga, Renata Lima e Thiago Kehrle, além da Turma do Fom Fom, que estará presente para animar a garotada com jogos, brincadeiras, músicas e danças voltadas para a educação dos condutores do amanhã. O evento também contará com apresentação de balé e de corais natalinos formados por crianças das creches. Ao final, o Papai Noel e a Mamãe Noel irão distribuir os presentes.

    Estarão presentes as creches Lua Luar, Paulo de Tarso, Grupo Espírita, Waldir Savluchinske, Lar Esperança, Idalina Bezerra, Lutando é que se Conquista, Helena Andrade,Tancredo Neves, Menino Jesus, Casinha Azul, Sementinha do Sky Lab e Santana.

    SERVIÇO - 10 anos do Projeto Árvore Solidária do DETRAN-PE com os shows de Luciano Magno, Nena Queiroga, Renata Lima e Thiago Kehrle 
    Local: Sede do DETRAN-PE, Estrada do Barbalho, 889 - Iputinga - Recife – PE
    Data: 15/12/2017
    Horário: 8h30

    Cidades: Recife
    Assuntos: secid, detran, arvore solidaria, 10 anos, natal, abertura
    Compartilhe: Link para o post:
  • Morte encefálica: CT-PE e Cremepe promovem curso sobre novas regras de diagnóstico

    | Saúde
    Nesta quinta-feira (14.12), a partir das 19h, a Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) e o Conselho Regional de Medicina (Cremepe) reúnem médicos e enfermeiros em curso sobre os novos critérios de diagnóstico da morte encefálica, divulgados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) nesta semana. Quem dará o curso, no auditório da Associação Médica de Pernambuco (AMPE - R. Osvaldo Cruz, 393, Boa Vista - Recife/PE), é o neurologista e membro da câmara técnica de morte encefálica do CFM Luiz Antônio da Costa Sardinha. Os interessados podem buscar mais informações pelo (81) 3181.6207.

    De acordo com as novas normas, a morte encefálica poderá ser diagnosticada por mais especialidades médicas, além da neurologia. A resolução prevê, ainda, que os procedimentos para a determinação da morte encefálica devem ser iniciados em todos os pacientes que apresentem coma não perceptivo, ausência de reatividade supraespinhal e apneia persistente.

    O QUE É – A morte encefálica acontece quando o cérebro perde a capacidade de comandar as funções do corpo, como consequência de uma lesão conhecida e comprovada. No caso da morte encefálica, o paciente é um potencial doador de órgãos (coração, rins, pâncreas, fígado e córneas). Em Pernambuco, até o mês de outubro, 163 pacientes com morte encefálica realizaram doações múltiplas. Outros 126 casos foram de negativa familiar, ou seja, apesar do diagnóstico da morte encefálica, não houve autorização para a doação.

    DADOS – De janeiro a outubro, Pernambuco realizou 1.545 transplantes. O número é 27,27% maior do que o mesmo período de 2017, com 1.214 procedimentos. Já a fila de espera conta com 964 pacientes, sendo 765 aguardando um rim.

    Cidades: Recife
    Assuntos: ses, cremepe, ct-pe, curso, morte encefalica
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Turismo de Pernambuco promove qualificação em turismo de aventura nas cidades de Buíque e Bonito

    | Turismo

    Com o objetivo de qualificar os profissionais da cadeia turística do Estado, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da Empetur, promove, até a próxima sexta-feira (15), capacitações no segmento de turismo de aventura e ecológico, nas cidades de Buíque e Bonito.

    As capacitações visam disponibilizar aos empreendimentos deste segmento, já existentes e efetivamente atuantes em Pernambuco, orientações para a gestão do equipamento/atração e a consequente melhoria na qualidade dos serviços oferecidos ao turista, priorizando a segurança do visitante e o uso sustentável da flora e fauna locais.

    “Estamos sempre promovendo qualificações para que todos os segmentos do turismo estejam bem atualizados e informados. Temas como Turismo e seus segmentos; o perfil do consumidor e tendências de mercado, normas e diretrizes; formatação de produtos e precificação, além de hospitalidade e qualidade no atendimento serão apresentados aos participantes. Temos a certeza que as capacitações serão sucesso e mais profissionais estarão qualificados e preparados para os desafios diários”, comenta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

    Cidades: Bonito, Buique
    Assuntos: seturel, empetur, qualificaçao, turismo ecologico, turismo de aventura
    Compartilhe: Link para o post:
  • Linhas têm itinerário alterado nesta quarta (13) no Centro do Recife

    | Trânsito

    O Cais da Alfândega será interditado pela CTTU/ Recife na noite desta quarta-feira (13), a partir das 22h. No local, será montado um palco para apresentações culturais. O bloqueio está previsto para terminar nesta segunda-feira (18). Para isso, o Grande Recife Consórcio de Transporte vai alterar provisoriamente o itinerário de algumas linhas que trafegam pelo local. Confira as mudanças:

    Linhas:

    • 018 - Brasília Teimosa (Via PCR);
    • 033 - Aeroporto - Via PCR;
    • 071 - Candeias - Via PCR;
    • 107 - Circular (Cabugá / Prefeitura);
    • 167 - TI Tancredo Neves (IMIP) - Via PCR;
    • 242 - Pacheco - Via PCR;
    • 611 - Alto José do Pinho;
    • 612 - Morro da Conceição;
    • 717 - José Amarino dos Reis Via PCR;
    • 2432 - CDU (Várzea) - Via PCR.

    ...Av. Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau, Rua 1º de Março, Rua do Imperador, Rua da Praia, Travessa do Arsenal de Guerra, Av. Martins de Barros, Cais de Santa Rita, Terminal de Santa Rita...

    Outras três linhas da Zona Norte do Recife terão uma mudança diferente, confira:

    • 622 - Vasco da Gama (Cabugá);
    • 642 - Guabiraba (Córrego do Jenipapo);
    • 722 - Campina do Barreto.

    ...Ponte Buarque de Macedo, Rua Madre Deus, Ponte 12 de Setembro (antiga Ponte Giratória), Cais de Santa Rita, Av. Martins de Barros...

    Com a mudança provisória, a parada de número 180045, na Av. Cais do Apolo, no lado oposto ao Banco Santander deixará de ser atendida. Já a linha 100 - Circular (Conde da Boa Vista / Prefeitura) terá outro itinerário: ...Ponte Buarque de Macedo, Rua Madre Deus, Av. Alfredo Lisboa, Av. Militar, Av. Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau...

    Cidades: Recife
    Assuntos: secid, grande recife, cttu, mudança provisoria, cais da alfandega
    Compartilhe: Link para o post:
  • Jogos Abertos de Pernambuco iniciam Fase Estadual em Serra Talhada

    | Esportes

    Os melhores atletas da categoria adulto do Estado entram em ação a partir desta quinta-feira (14) na grande decisão dos Jogos Abertos de Pernambuco 2017. A cidade de Serra Talhada, no Sertão pernambucano, recebe a fase estadual e final da competição, que vai até o próximo domingo (17). Serão cinco dias de disputas em sete diferentes modalidades.

    As finais do certame envolvem a participação de mil atletas de 45 diferentes cidades do Estado. As competições se dividem entre as modalidades coletivas basquete, futsal, handebol, voleibol, futebol e as individuais xadrez e vôlei de praia. Em jogo, estarão os títulos de cada esporte e também o de campeão geral. “Os Jogos Abertos de Pernambuco se solidificam a cada ano como a principal competição do ramo no Norte/Nordeste e a quarta maior do Brasil. Esperamos uma competição de alto nível técnico em Serra Talhada”, comentou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

    FASES - Os municípios participantes deste período final dos Jogos são os que se sagraram campeões das sete fases regionais da competição: Área Metropolitana, Mata Norte, Mata Sul, Agreste Setentrional, Agreste Meridional, Sertão e Alto Sertão. Considerando todas as etapas, iniciadas em agosto, os Jogos Abertos de Pernambuco 2017 tiveram a presença de 127 municípios, 635 equipes e 9.454 atletas.

    Cidades: Serra Talhada
    Assuntos: seturel, jogos abertos de pernambuco, competiçao, final
    Compartilhe: Link para o post:
  • Arena de Pernambuco recebe 2ª edição do Jogo do Bem com Hernanes, Hulk e Wesley Safadão

    | Esportes

    Grandes craques do esporte e da arte, convidados pelo pernambucano Hernanes – eleito o melhor meia do Campeonato Brasileiro, vão se encontrar para a 2ª edição do Jogo do Bem. A partida beneficente, realizada através de uma parceria entre a ONG love.fútbol e a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, acontece no próximo dia 21 de dezembro, às 20h, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife. Além do “Profeta”, estarão presentes o atacante Hulk, o pentacampeão mundial Edmilson, Bárbara, goleira da Seleção Brasileira, e o fenômeno da música brasileira, Wesley Safadão. Outras personalidades vão compor as equipes do amistoso, que vai beneficiar quatro organizações sociais do Estado.

    O Jogo do Bem encerra o ano de atividades na arena multiúso. Para o secretário de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, Felipe Carreras, o evento é uma oportunidade de celebrar o fim da temporada com um gesto concreto de solidariedade. “O foco do Jogo do Bem é o de ajudar as pessoas. Por isso é que temos a expectativa de casa cheia, assim como aconteceu no ano passado. Estamos montando uma noite especial, cheia de atrações dentro e fora de campo. Nossa intenção é que o pernambucano compareça com esse espírito solidário às entidades beneficiadas e também se divirta vendo grandes ídolos no gramado”, pontuou.

    HERNANES EMBAIXADOR - Capitão do Jogo do Bem, Hernanes destacou a realização da partida pelo segundo ano consecutivo. “Ficamos felizes de ajudar a criar essa tradição no calendário esportivo local como uma plataforma de apoio para as iniciativas sociais do Estado. Para nós é muito importante lutar pelo desenvolvimento alinhado ao esporte. Na primeira edição recebemos o carinho do público através de quase 30 mil ingressos vendidos e esperamos ter ainda mais sucesso em 2017”

    AS ESTRELAS - Wesley Safadão, artilheiro da edição anterior do Jogo do Bem com dois gols, puxa a fila das grandes estrelas que confirmaram presença na edição 2017. No lado dos artistas, participarão o cantor Toni Garrido e o pernambucano Canibal. No âmbito esportivo, jogadores consagrados do futebol brasileiro, como o tetracampeão mundial Ricardo Rocha, Felipe, Grafite, Araújo e Russo (todos ex-Seleção Brasileira), e do futebol pernambucano, a exemplo de Carlinhos Bala, Kuki, Zé do Carmo estarão presentes, dentre outros.

    Ainda dentro de campo, a arbitragem da partida será comandada pelo ex-árbitro da FIFA, o pernambucano Wilson Souza. Fora das quatro linhas, a digital influencer pernambucana Camila Coutinho se juntou à causa no grupo dos “Amigos do Bem” e vai prestigiar o encontro festivo na Arena de Pernambuco.

    INGRESSOS - Os ingressos para a segunda edição do Jogo do Bem começarão a ser vendidos nesta quarta-feira (13). Abaixo, seguem os preços por setor:

    • Ingresso Solidário – Arquibancada R$ 5
    • Ingresso Solidário Premium – Lounge Premium R$ 30
    • Camarotes (para 15 pessoas e 3 vagas no estacionamento subsolo) - R$ 1000

    Obs.: A organização do Jogo do Bem sugere a doação de 1kg de alimento não perecível no dia da partida.

    LOCAIS DE VENDA: 

    • Na internet, através do site www.bilheteriadigital.com.br
    • Lojas Chilli Beans dos shoppings RioMar, Recife, Guararapes, Tacaruna e Boa Vista                           
    • Restaurante Manacá Grill (São Lourenço da Mata)  

    SOLIDARIEDADE - Toda a renda e alimentos arrecadados serão divididos entre as instituições beneficiadas, sendo elas: love.fútbol, Além da Cura, Novo Jeito, Unicef e 40 projetos esportivos do Estado, que receberão kits com bolas, coletes e equipamento necessário para o desenvolvimento de suas respectivas ações.

    JOGOS ESCOLARES COMO PRELIMINAR - Antes de a bola rolar para o Jogo do Bem, os alunos-atletas dos Jogos Escolares de Pernambuco - JEPs 2017 entram em ação nas finais do futebol do principal campeonato estudantil do Estado. Às 17h30 do dia 21 de dezembro será realizada a grande decisão da categoria infantil (atletas de 15 a 17 anos) dos Jogos, uma preliminar para os torcedores que chegarem cedo à Arena de Pernambuco.

    Cidades: São Lourenço da Mata
    Assuntos: seturel, arena de pernambuco, jogo do bem, solidariedade, jogos escolares de pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Importante rodovia do Agreste recebe ações de conservação

    | Transporte

    A PE-187, que liga Angelim a Palmeirina, no Agreste Meridional, está recebendo conservação ao longo do trecho de 28 quilômetros. A iniciativa do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Transportes, atende à reivindicação da população, beneficiando diretamente mais de 18 mil pessoas.

    Atualmente, a via recebe a operação tapa-buracos, que deverá ser concluída no final da próxima semana. Em seguida, começarão as demais melhorias, como roço, capinação, limpeza dos dispositivos de drenagem e dos acostamentos. Até o final de janeiro, todas as benfeitorias serão finalizadas. 

    A PE-187 é uma das mais importantes vias do Agreste Meridional, região onde está concentrada a maior bacia leiteira do estado. Com a realização dessa iniciativa, o Governo de Pernambuco vai facilitar a mobilidade, melhorar as condições de trafegabilidade e reforçar a segurança dos usuários. 

    Cidades: Angelim, Palmeirina
    Assuntos: setra, der, pe-187, operaçao tapa buraco, governo de pernambuco, obra de conservaçao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ex-paciente lança livro no Hospital Correia Picanço

    | Saúde

    Autora foi tratada de meningite, além de ter recuperado a memória na unidade

    O ambiente do Hospital Correia Picanço, localizado no bairro da Tamarineira, zona norte do Recife, e referência estadual para o tratamento de doenças infectocontagiosas, deu espaço, nesta quarta-feira (13/12), para o lançamento de um livro escrito por uma ex-paciente do local. A publicação “Marlinda em Diálogo por Amor a Sua Cidade”, dos educadores Milca de Paula e Walter Cavalcanti Costa, faz uma divertida e curiosa viagem através da história das bandeiras, brasões e hinos de Olinda, Recife e de Pernambuco.

    A musicista e pedagoga Milca de Paula, uma das autoras da obra, tem uma relação forte com o Hospital Correia Picanço, onde foi tratada e se curou de uma gravíssima meningite.  À época, dez anos atrás, ela chegou a perder a memória e só voltou a lembrar das coisas ao ouvir músicas ligadas a fatos marcantes da sua vida dentro da enfermaria da própria unidade.

    "Lançar o livro no Hospital Correia Picanço é uma forma de agradecer a dedicação e o cuidado quando fui internada. Foi na enfermaria do hospital, ao ouvir algumas músicas, que comecei a lembrar de pequenos fatos. A música me ajudou a reconstruir a memória - a cada audição e a cada timbre escutado, as conexões foram sendo restauradas. Tudo isso aconteceu dentro do Correia Picanço. Não dá para esquecer e faz bem lembrar", diz a autora.

    "O lançamento do livro foi um evento emocionante. Conseguimos encerrar o ano com um exemplo de agradecimento, reconhecimento e superação que nos motiva a continuar sempre em frente, na busca diária em oferecer uma saúde pública, gratuita e de qualidade para todos que nos procuram. O exemplo de Milca foi um grande presente para o Hospital", ressaltou a diretora do Hospital Correia Picanço, Angela Queiroz e Silva.

    OBRA - O livro “Marlinda em Diálogo por Amor a Sua Cidade” é uma obra voltada ao público jovem e nasceu da percepção dos autores sobre a total ausência dos símbolos cívicos no cotidiano escolar, bem como nas livrarias e bibliotecas públicas. Segundo Milca, "os Hinos, Brasões e Bandeiras municipais, estaduais ou da nação são públicos e pertencem ao imaginário social e simbólico das coletividades, logo, fortalecê-los, contribui para a manutenção das ideias, práticas e bens imateriais da cultura pernambucana".

    Por se tratar de uma obra voltada ao público jovem, seus idealizadores optaram pelo poder simbólico e semântico da palavra enquanto signo narrativo e social (literatura), a sonoridade pensada enquanto linguagem (música) e as expressões da beleza estética, cor e forma, capaz de gerar agradabilidade aos olhos (artes visuais) que, uma vez reunidas, exercem grande poder de diálogo junto à juventude nesta sociedade digital.

    Viabilizado graças ao apoio do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, o livro também traz, em anexo, um CD com os hinos de Pernambuco, Recife, Olinda e Brasil gravados com arranjos originais e com a utilização dos ritmos pernambucanos.

    Cidades: Recife
    Assuntos: ses, hospital correia picanço, ex paciente, lançamento de livro, governo de pernambuco, funcultura
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco concede isenção de 100% de multas e juros do IPVA a proprietários de motocicletas

    | Economia, Transporte

    O governador Paulo Câmara sancionou, nesta terça-feira (13), Lei Complementar que oferece o benefício para quem realizar a quitação dos débitos tributários do veículo, de forma integral, até o próximo dia 28.

    Os proprietários de motocicletas, ciclomotor e motoneta, que possuem o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) atrasado, terão a oportunidade de regularizar a situação até o dia 28 de dezembro deste ano. Isso porque o governador Paulo Câmara sancionou a lei complementar 376, de 12 de dezembro de 2017, anistiando 100% das multas e juros provenientes do atraso.

    Desta forma, o Governo de Pernambuco cria facilidades para que o contribuinte regularize a situação do veículo, saindo da inadimplência, além de garantir a regularização da frota dos veículos pernambucanos. A iniciativa é válida para proprietários com débitos até 30 de novembro de 2017 e que ainda não foram notificados.

    O pagamento deve ser feito integral à vista do saldo total devido de IPVA. Se houver algum questionamento administrativo ou judicial em tramitação, o contribuinte precisa desistir do procedimento para ter acesso aos benefícios. Atualmente, Pernambuco conta com quase um milhão de motocicletas emplacadas.

    Para regularizar as pendências, o proprietário deverá efetuar o pagamento através de boletos, que são retirados exclusivamente pela internet, no site do Detran-PE (www.detran.pe.gov.br). O valor do débito para pagamento à vista, já dispensados os juros e as multas, estará especificado nos boletos gerados.

    TRANSPORTE - Em outro dispositivo publicado hoje, o Governo de Pernambuco reduz pela metade o IPVA de 2018 para veículos de empresas terceirizadas de transporte. Conforme a Lei 16.225/2017, estão contemplados automóveis movidos a diesel, com capacidade para transportar 12 ou mais passageiros e que tenham, no mínimo, 70% de seu faturamento anual composto por serviços de transporte de funcionários para outras empresas. O detalhamento sobre as condições de adesão será publicado posteriormente.
    Assuntos: sei, sefaz, governo de pernambuco, paulo camar, motocicletas, ipva, divida, secid, detran
    Compartilhe: Link para o post:
  • SES seleciona textos para livro sobre Educação Permanente em Saúde

    | Saúde

    Com o objetivo de reconhecer as diversas experiências produzidas no cotidiano do trabalho em saúde em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) lança, nesta quarta-feira (13.12), a Chamada Pública de Experiências em Educação Permanente em Saúde. O objetivo é selecionar textos na forma de capítulo de livro para a produção intitulada "Experiências em Educação Permanente em Saúde no Estado de Pernambuco: formação que se constrói em rede”.

    O edital da chamada foi publicado no Diário Oficial desta quarta e também está disponível no portal.saude.pe.gov.br. O período de submissão dos textos vai de 14.12.17 a 19.02.18. Podem participar gestores, trabalhadores, residentes, membros do controle social, entre outros interessados no tema.

    “O livro consistirá em uma coletânea de narrativas sobre vivências e experiências de Educação Permanente em Saúde desenvolvidas no estado de Pernambuco, bem como experiências da gestão,  com o objetivo de registrar as ações e, assim, dar visibilidade, compartilhar e promover a produção de conhecimento e de processos formativos produzidos no cotidiano do trabalho que fomentam um fazer crítico-reflexivo no campo da saúde”, afirma a diretora Geral de Educação na Saúde da SES, Juliana Siqueira.

    A publicação do livro foi possibilitada pelo prêmio InovaSUS-Gestão da Educação na Saúde 2015, uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que teve por objetivo reconhecer, incentivar e premiar, mediante recursos financeiros, projetos e experiências inovadoras na Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no âmbito do SUS.

    Com a premiação, a Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Diretoria Geral de Educação na Saúde, vem desenvolvendo uma série de atividades com o objetivo de ampliar e consolidar as ações de apoio à expansão, interiorização e qualificação das residências em saúde no âmbito da Política Estadual de Educação Permanente em Saúde.

    Maiores informações pelo email livroedupermanente@gmail.com ou pelo telefone (81) 3184.0032.

    Assuntos: ses, inovaSUS, educaçao na saude, livro
    Compartilhe: Link para o post: