meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • SES realiza capacitação sobre a inserção do DIU

    | Saúde

     ses

    Método contraceptivo é seguro e beneficia as mulheres que não desejam engravidar

    Pensando em promover o conhecimento sobre as técnicas de inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU), a Gerência de Atenção à Saúde da Mulher da Secretaria Estadual de Saúde (SES) realizou, nesta terça-feira (11.06), capacitação sobre a inserção do DIU no pós-parto, pós-abortamento e as técnicas de inserção do DIU de intervalo para profissionais médicos que atuam na Atenção Primária e na assistência ginecológica e obstétrica. Ofertado no Sistema Único de Saúde (SUS), o DIU tem o comprimento de 2 a 3 cm e é inserido no útero da mulher, com o potencial de eficácia de 99,3%. Em Pernambuco, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, 1.007 mulheres realizaram o procedimento de inserção. Em todo o ano de 2018, 4.982 passaram a usar o DIU. O evento aconteceu no auditório do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), referência em parto de alto risco. 

    Toda mulher que está em busca de um método contraceptivo deve procurar ajuda profissional para avaliação da melhor conduta. O DIU é um método que evita a gravidez. Para prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (HIV/Aids, sífilis e hepatites virais), o método mais seguro é o uso de preservativo masculino ou feminino.

    “O DIU é um método eficaz, prático, de longa duração, que não interfere nas relações sexuais e atende as necessidades contraceptivas da maioria das mulheres. Pode ser inserido em pacientes não grávidas, no período pós-parto e pós-abortamento, e o mais importante: não é abortivo. Buscamos com as capacitações periódicas, atualizar os profissionais envolvidos na inserção do método contraceptivo, tornando-os aptos para executar o procedimento, ampliando assim, o número de serviços de referência para inserção”, destacou a gerente de Atenção à Saúde da Mulher, Letícia Katz.

    A capacitação foi ministrada pelo gerente do serviço de ginecologia do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), Arlon Silveira, que explanou sobre os métodos contraceptivos; as indicações e contraindicações dos dispositivos intrauterinos; Propedêutica pré-inserção; a técnica de inserção do DIU de cobre pós-parto, pós-abortamento e de intervalo e a identificação das complicações imediatas e tardias do método.

    “O DIU de cobre é liberado no Brasil há mais de 40 anos, mas o mais interessante é que até hoje não está incorporado em nossa cultura de prevenção a gravidez indesejada. Quando uma paciente busca um método contraceptivo, é importante que o profissional de saúde esteja preparado para identificar, junto à paciente, o que ela espera do uso do método e o seu planejamento de vida para o futuro”, afirmou o Arlon Silveira.

    Assuntos: ses, capacitacao, prevencao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Trecho da pista principal da BR-101 é interditado para realização das obras

    | Transporte

    der 

    O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) interditou, no começo da tarde desta terça-feira (11), a pista principal da BR-101 no sentido Jaboatão dos Guararapes, no trecho de 500 metros que vai do Colégio Militar do Recife (CMR) até o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na altura do encontro com a Avenida Recife (Cidade Universitária). As intervenções são necessárias para a execução dos trabalhos de restauração e requalificação das obras do Contorno do Recife. O prazo previsto para conclusão desse segmento é início do mês de julho.
     
    ATENÇÃO REDOBRADA - Os condutores que circulam pela BR-101, no trecho nas proximidades do Campus e da Reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), devem ficar atentos às mudanças no trânsito. Quem segue da região Norte com destino à área Sul do Grande Recife e do Estado, no km 69, após a passarela que fica em frente ao CMR, seguirá pelo desvio que leva à pista lateral e continua até o final do trecho interditado, no posto da PRF, onde o fluxo prosseguirá normalmente.
     
    Na pista principal da BR-101, no trecho interditado hoje (11), profissionais e equipamentos já iniciaram os trabalhos de fresagem do pavimento, continuando com a limpeza do local e demais serviços previstos no cronograma. Assim como nos outros segmentos com intervenções em andamento, os condutores encontrarão sinalização informativa com placas indicativas alertando sobre trecho em obras e de redução da velocidade, bem como nos desvios e nos acessos.
     
    A restauração e requalificação da BR-101 do trecho “Contorno do Recife”, que vai de Jaboatão dos Guararapes à divisa dos municípios de Paulista e Abreu e Lima, com extensão de 30,7 quilômetros, é considerada a maior obra de infraestrutura viária de Pernambuco nos últimos dez anos. A iniciativa conta com investimento aproximado de R$ 192 milhões, através de convênio firmado entre os governos estadual e federal, com a previsão de ser concluída no final deste ano de 2019.
    Assuntos: der, obras, intervencoes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Palestras gratuitas oferecidas pela Sete entre os dias 12 e 13 de junho

    Nordeste costuma comemorar duas festas no dia 12 de junho. O Dia dos Namorados e a véspera do Dia de Santo Antônio, com direito à fogueira nas ruas a partir das 18h. Mas é bom lembrar que tudo na vida passa por uma boa gestão financeira, não é? Que tal, então, aprender coisas novas nesta quarta-feira? Pela manhã, a Agência do Empreendedorismo do Recife e os Expressos Empreendedores do Recife e de Caruaru, vinculados à Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação, prepararam palestras exclusivamente para você, que quer ser empreendedor ou que precisa ter noções dessa área até mesmo para trabalhar com terceiros. Uma das principais palestras do dia é sobre Controle Financeiro, Fluxo de Caixa, Entradas e Saídas. 

    “Vamos falar sobre administração financeira, com o objetivo de preparar o micro e pequeno empreendedor para que ele possa gerar melhor seus recursos. As pessoas que são cadastradas no MEI também podem participar, a palestra é gratuita. Vamos falar sobre o conceito, sobre os objetivos e importância da administração financeira”, declarou o chefe de gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação, Lucivaldo Marques, que fará a apresentação na Agência de Empreendedorismo do Recife, na Rua da União. 

    No dia 13 de junho, pela manhã, também na Agência do Empreendedorismo, temos uma palestra sobre Como se tornar um empreendedor de sucesso. Nessa aula sobre Como se Tornar um Empreendedor de Sucesso, o participante poderá conhecer aspectos conceituais, receber dicas importantes, entre elas, de como dispor de pessoas boas para trabalhar. 

    Veja as demais palestras do dia 12 e 13 abaixo. 

    EXPRESSO EMPREENDEDOR DO RECIFE - FONE: 3182.2801 

    Dia 12 de Junho (quarta-feira) 
    9h às 11h 
    PALESTRA: Lei Geral do MEI Luiz Alencar Rolin (SEBRAE) Aberto 


    AGENCIA DE EMPREENDEDORISMO DO RECIFE - FONE: 3183.7232 

    Dia 12 de junho (quarta-feira 
    9h às 11h 
    PALESTRA: Controle Financeiro, Fluxo de Caixa, Entradas e Saídas Lucivaldo(SETEQ) Aberto 

    Dia 13 de junho (quinta-feira) 
    9h às 11h 
    PALESTRA: Como se Tornar um Empreendedor de Sucesso Murilo Nóbrega (SEMPEE) Aberto 


    EXPRESSO EMPREENDEDOR DE CARUARU - FONE: 3725.7603 

    Dia 12 junho (quarta-feira) 
    14h às 16s PALESTRA: Lei Geral do MEI Anselmo/SEBRAE Aberto 

    Dia 13 de junho (quinta-feira) 
    8h às 17h Orientação Contábil e Financeira Bruno/SEBRAE Aberto

    Assuntos: seteq, palestras, empreendedor
    Compartilhe: Link para o post:
  • DETRAN-PE no feriado de Santo Antônio 2019

    A Secretaria Estadual Desenvolvimento Urbano e Habitação - SEDUH, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco - DETRAN-PE, informa que na quinta-feira (13), consagrado Dia de Santo Antônio, Padroeiro do Município do Cabo de Santo Agostinho, a Loja do Shopping Costa Dourada e a Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran, do Cabo, estarão fechadas.

    Também estarão fechadas no Dia de Santo Antônio as Ciretrans de Cachoeirinha, Triunfo, Carpina, Águas Belas, Garanhuns, Inajá, Salgueiro e Lajedo.

    detran

    Assuntos: detran, feriado, dia de santo antonio
    Compartilhe: Link para o post:
  • “Regime de Adiantamento” é curso da Escola de Controle Interno

    No período de 17 a 21 de junho, a Escola de Controle Interno da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (ECI/SCGE) promove o curso “Regime de Adiantamento”, com programação aplicável ao suprimento individual e institucional. As aulas desta primeira turma serão ministradas das 8h30 às 12h, no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), bairro da Boa Vista, Recife.

    Direcionado especialmente para servidores públicos de órgãos e entidades executoras da administração direta e indireta do Poder Executivo Estadual, o curso se destina a prover conhecimento sobre os procedimentos de execução e prestação de contas das despesas efetuadas por meio das seguintes modalidades: suprimento individual, institucional e repasse financeiro, pelos órgãos e entidades executoras da administração do EstadoO conteúdo teórico e prático será repassado por Jamerson Souza, da Coordenadoria de Orientação e Contas de Governo (COR/SCGE).

    A grade de eventos da ECIno mês de junho, contará com a participação de mais de 1.100 pessoas, dentre servidores da administração pública estadual e estudantes de escolas da rede estadual de ensino. No período serão realizados quatro cursos, oito palestras, um workshope três oficinas, somando mais de 113 horas de conteúdo repassado.


    Cidades: Recife
    Assuntos: scge, eci, curso, servidor publico
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projeto Tô na Feira promove integração e fomenta o empreendedorismo em Suape

    suape 

    Frutas e hortaliças livres de agrotóxicos, plantas de diversos tipos, doces, geleias, licores, pães, bolos, mel, artesanatos, cosméticos derivados de argila, sabão ecológico e até pufes. A produção de agricultores e artesãos das 11 comunidades localizadas no território de Suape é imensa e vem sendo estimulada pela empresa Suape por meio de um evento que já entrou para o calendário do complexo portuário: o projeto Tô na Feira, que chega à sua oitava edição no próximo dia 12/06, no Centro Administrativo de Suape, das 8h às 15h.

    Participam do evento cerca de 40 agricultores e artesãos das comunidades de Massangana, Vila Nazaré, Vale da Lua, Gaibu, Engenho Algodoais, Vila Claudete, Vila Dois Irmãos, Engenho Boa Vista, Vila Cepovo, Assentamento Valdir Ximenes e Assentamento Bruno de Albuquerque Maranhão. Os expositores vendem seus produtos para os colaboradores da administração de Suape e trabalhadores das empresas do Complexo, que são convidados a participar da feira. Há produtos de R$ 0,50 a R$ 100 e muitos aceitam cartão de crédito.

    “O projeto começou em novembro de 2017, com o objetivo de fortalecer a relação com os moradores locais, desenvolver a sustentabilidade ambiental e social das famílias do território e dar oportunidade para os agricultores e artesãos divulgarem e comercializarem seus produtos, gerando renda e fomentando o empreendedorismo”, afirma o diretor de Gestão Fundiária e Patrimônio de Suape, Sebastião Pereira Lima. “Estamos estudando outras iniciativas para ajudar a aumentar essa produção e a clientela”.

    O “Tô na Feira” disponibiliza 19 barracas, que podem ser divididas para dois expositores. Em 2018, foram executadas outras seis edições, sempre com temas ligados ao mês de realização e uma atração musical. Este mês, o tema é o São João e quem vai animar o evento é o sanfoneiro Ricardo Lima. Nas últimas edições, cerca de 200 pessoas circularam pela feira. E a expectativa é que esse número cresça. Quem comprar acima de R$ 40 receberá uma ecobag de brinde.

    SERVIÇO

    Projeto Tô na Feira

    Data: 12/06/2019

    Horário: 8h às 15h

    Local: Centro Administrativo de Suape – Rodovia PE-60, Km 10, s/n, Engenho Massangana, Ipojuca-PE

    Assuntos: to na feira, evento, empreendedorismo
    Compartilhe: Link para o post:
  • São João popular de Fernando de Noronha contará com várias atrações e atividades

    noronha

    Shows ao vivo, vendas de comidas típicas e até concurso de “rua mais bonita” acontecerá durante as festividades

    A ilha já está entrando no clima das festividades juninas. A administração de Fernando de Noronha promoverá o São João Oficial da ilha, que terá uma programação com várias atrações para os noronhenses e os turistas “arrastarem o pé” até o sol raiar. O evento se chamará “Arraiá da Ilha” e vai acontecer na véspera de São João, no dia 23 de Junho, na quadra da Vila dos Remédios, a partir das 20h.

    Fernando de Noronha já possui uma tradição em festas juninas e neste ano não será diferente. O evento terá show ao vivo, vendas de comidas típicas e apresentação de quadrilha junina. Para fazer o público dançar coladinho, a lista de artistas que vai entrar no palco será composta por atrações locais bem conhecidas da população do arquipélago. Buiu, Felipe França, Márcio Moreno e Daniel Ribeiro serão os responsáveis por puxar o fole da sanfona na festa.

    O evento será promovido pela Superintendência de Turismo, Esporte e Lazer da Administração de Fernando de Noronha. Segundo superintendente de Turismo da ilha, Giovanna Rodrigues, realizar este tipo de evento enaltece a cultura e aproxima o povo ilhéu do nordeste. “É sempre importante promovermos estas festividades em Noronha, pois deixa os moradores e turistas mais próximos dos elementos tradicionais da região, e nada melhor do que fazer isso em uma época em que o nordeste é lembrado e celebrado pelas suas festividades juninas e vasta programação da cultura local. 

    É uma oportunidade do povo ilhéu e dos turistas de outras partes do país se conectarem com uma expressões artísticas tão ricas. Para isso, focamos em deixar a festa a mais fidedigna das celebrações dos festejos juninos, para acolhermos e integrarmos da melhor maneira possível.” conclui Giovanna.

    A rua mais bonita de Noronha

    Além das tradicionais festividades, a Administração Distrital também realizará um concurso que vai eleger a rua com a melhor ornamentação de São João, com o objetivo de integrar a população ilhéu e os turistas, proporcionando momentos de lazer. As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de junho, no Palácio de São Miguel. Para conferir mais informações, basta acessar o site oficial da ilha: www.noronha.pe.gov.br.

    Cidades: Fernando de Noronha
    Assuntos: fernando de noronha, sao joao, arraia da ilha, concurso
    Compartilhe: Link para o post:
  • Equipe gestora do FEM participa de inauguração de quadra em Olinda e visita obras no município de Águas Belas

    seplag

    Fundo do Governo do Estado é coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag)

    O Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (FEM) segue ajudando as cidades pernambucanas a realizar obras nas mais diversas áreas. O programa do Governo do Estado, que é coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), está em sua terceira edição atuando em todos os municípios do Estado e já investiu mais de R$ 450 milhões desde 2013.

    Nesta segunda-feira (10), Adilson Gomes Filho, Secretário Executivo de Apoio aos Municípios da Seplag, representou o Governo do Estado na inauguração de uma quadra poliesportiva no Alto do Mina, em Olinda. O equipamento foi construído com recursos oriundos do FEM. “Ao todo, apenas em Olinda, o FEM já financiou mais de R$ 7,7 milhões em obras nas suas três edições. Ainda há disponível mais de R$ 8,4 milhões para obras já contratadas ou ainda a serem iniciadas”, explicou Adilson.

    A gestora governamental da Seplag, Sandra Queiroz, acompanhou o secretário executivo no evento que contou ainda com as presenças do prefeito e vice do município, Professor Lupércio e Márcio Botelho, além de secretários municipais, vereadores e a própria população beneficiada com a obra.

    Águas Belas - Na última quinta-feira (6), a equipe gestora do FEM foi acompanhar de perto o andamento das obras no município de Águas Belas, no Agreste Meridional. Adilson Gomes Filho, Secretário Executivo de Apoio aos Municípios, acompanhado de Andréa Chaves, gerente do FEM, e do engenheiro Rafael Oliveira, visitaram o distrito de Curral Novo, onde moram 10 mil pessoas e estão sendo realizadas obras de infraestrutura urbana.

    Ao lado do prefeito Luiz Aroldo, do vice-prefeito Maurício de Josué e do deputado estadual Doriel Barros, a equipe da Seplag conferiu as obras de pavimentação em paralelepípedo granítico em 11 ruas do distrito, inclusive a principal com quase um quilometro de extensão e em faixa dupla.

    Adilson Gomes Filho ressalta a importância do FEM e detalha os investimentos feitos em Águas Belas. “Só aqui no município de Águas Belas o Governo do Estado já liberou, até hoje, mais de R$ 3,1 milhões, nas três edições do FEM. Só para estas obras em Curral Novo foram mais de R$ 1,3 milhão. O apoio aos municípios continua sendo uma prioridade da gestão Paulo Câmara. O FEM permite que quase diariamente uma obra seja inaugura no Estado”, afirmou Adilson.   

    Cidades: Olinda
    Assuntos: seplag, fem, realizacao de obras, inauguracao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Equipe da DMAC conclui diagnóstico das UCIs

    scge 

    A Diretoria de Monitoramento, Avaliação e Controle da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (DMAC/SCGE) concluiu, no final do mês de maio, o calendário de visitas às Unidades de Controle Interno (UCIs) dos órgãos da administração pública estadual. Desde o início desta programação, em março, foram realizadas 36 visitas técnicas pela equipe da Coordenadoria das Ações de Controles Internos (CCI), ligada à DMAC, totalizando 33 UCIs acompanhadas presencialmente. Além disso, de janeiro a maio de 2019 foram realizados 160 atendimentos pelos servidores da CCI nos diversos canais de comunicação disponibilizados pela coordenadoria.

    O resultado desse trabalho, que teve como objetivo realizar o diagnóstico das unidades e fomentar a implantação das Assessorias Especiais de Controle Interno (AECIs) em cada uma delas, será apresentado no próximo dia 19 de junho, durante a 2a Reunião Técnica das UCIs, na sede da SCGE, no bairro do Espinheiro, no Recife. “Com as visitas, procuramos sensibilizar, capacitar e orientar os agentes públicos que atuam na atividade de controle interno da gestão pública estadual para a importância da atividade que realizam”, destaca Elisângela Lôbo,diretora da DMAC.

    “O fortalecimento dos controles interno deve ser encarado pela gestão dos diversos órgãos do Estado como uma oportunidade de melhoria, uma forma de apoiar a transparência e a lisura dos processos. A SCGE, em conjunto com as AECIs, vêm buscando que os diversos setores do Estado atinjam a maturidade necessária, contribuindo e auxiliando no cuidar do bem publico. A AECI do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) está inserida neste contexto, aprendendo e trabalhando com os princípios de controle interno, para auxiliar a corporação a atender melhor o povo pernambucano”, frisa o major Emerson de Albuquerque Dias, do CBMPE.

    Para Paloma Renata de Oliveira Ribeiro, que responde pela AECI da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o advento do Decreto Estadual nº 47.087/2019 trouxe consigo uma nova perspectiva para os órgãos e as unidades do Estado. “A necessidade de formalizar um setor responsável por assegurar a realização das ações de controle interno traz um compromisso para os órgãos e reforça a importância de promover iniciativas de padronização, normatização, gerenciamento de riscos, dentre outras”, ressalta.

    Ainda de acordo com ela, dentro desse contexto, a SCGE teve uma atuação proativa, publicando a Portaria nº 011/2019, realizando reuniões técnicas e oficinas, a fim de auxiliar as unidades de controle interno na implantação das ações para atendimento ao Decreto. “Recebemos a equipe da SCGE em abril, em uma visita muito produtiva, a fim analisar a nossa adequação às novas exigências; recebemos o diagnóstico e acreditamos que estamos no caminho certo”, disse.

    Assuntos: scge, dmac, controle interno
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ação de Cidadania realiza mais de 27 mil atendimentos nos meses de maio e junho

    Próximo mutirão será neste sábado (15), no município de Barra de Guabiraba

     Mais de 27 mil atendimentos à população foram realizados nas últimas quatro Ações de Cidadania realizadas pela Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas. Em cada ação, nas manhãs de sábado, são disponibilizados, em média, 130 serviços. Todos gratuitos.

    De maio até a primeira quinzena de junho, os mutirões de serviços atenderam as populações dos bairros de Pau Amarelo (Paulista), Vila da Cohab (Cabo de Santo Agostinho), Cabanga e Estância (Recife), todos em parceria com as prefeituras e parceiros da iniciativa privada. A próxima Ação de Cidadania ocorrerá neste sábado (15), no município de Barra de Guabiraba (Agreste), distante 127 quilômetros do Recife.

    As Ações de Cidadania são coordenadas pela Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, por meio da Secretaria Executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime. Os serviços são disponibilizados pelas secretarias e órgãos estaduais, prefeituras e parceiros privados.

    Apenas numa manhã, as pessoas podem tirar documentos (RG, CPF, CTPS, certidões de nascimento, casamento e óbito; cartões do VEM Livre Acesso e do SUS), realizar exames de saúde (mamografia, preventivo de colo do útero, testes de sífilis e HIV/Aids), tomar vacinas, se inscrever para as 30 mil vagas em cursos profissionalizantes e preparatórios oferecidos pelo Programa Juventude Presente. Os cidadãos também podem cortar cabelo, negociar e parcelar débitos com a Compesa e a Celpe, e receber atendimentos na área jurídica entre outros.

    Todos esses serviços também serão disponibilizados no próximo sábado (dia 15), no município de Barra de Guabiraba. A Ação de Cidadania acontecerá, das 8h às 12h, nas dependências da Secretaria de Assistência Social e anexo do posto do Programa de Saúde da Família (PSF), na Rua Laureano Santos nº 47 e nº 48, no Centro da Cidade.

    Cidades: Barra de Guabiraba
    Assuntos: sppvd, acoes de cidadania, mutirao
    Compartilhe: Link para o post: