meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Servidores estaduais ingressam no mestrado da UFPE

    Um projeto piloto, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Administração de Pernambuco (SAD) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), resultou na seleção de seis servidores públicos estaduais para o Mestrado Profissional em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste. Entre os aprovados está o servidor da Secretaria de Administração, Otávio Augusto Malheiros. “Vamos ter a oportunidade de alinhar o conhecimento acadêmico à prática da gestão pública. Com o conhecimento adquirido no curso poderemos vislumbrar melhores saídas para os desafios do dia-a-dia, empregando conceitos que vão melhorar a gestão de fato”.

    A parceria foi possível graças ao Programa de Educação Corporativa da SAD, que visa aprimorar a formação de servidores do Poder Executivo Estadual e aproximar o Governo da academia, com o intuito de propor soluções práticas de gestão. A iniciativa vai qualificar no nível de mestrado, além de Otávio, Micheline Soares (Saúde), Marcos Aurélio Malheiros (Fazenda), Claudia Melo (Perpart), Luiz Águia (Perpart) e Sande Arruda (Perpart).

    Saiba mais 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Em Petrolândia, projetos desenvolvidos pela EREM Maria Cavalcanti Nunes beneficiam a população

    Estudantes, professores, comunidade e poder público parceiros em prol do conhecimento e do bem-estar da população. Essa foi a ideia do professor de Física Roberto Oliveira, que desde 2003, vem desenvolvendo projetos com os alunos da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Maria Cavalcanti Nunes, em Petrolândia, Sertão do Estado. As ações realizadas pelo docente e alunos transpõem os conhecimentos adquiridos em sala de aula para fora dos muros da escola. Entre as atividades realizadas está produção de detergentes, coleta de pilhas alcalinas, realização de olimpíadas de conhecimento e estímulo ao turismo local.

    De acordo com o professor, os relatos de todas as ações serão registrados em artigo científico "Cidade e cidadania: como o ensino da Física pode contribuir para melhorar a vida da população de um município,” que será apresentado no XIII Congresso Internacional de Tecnologia da Educação, que acontece no mês de setembro, no Centro de Convenções em Olinda-PE.  “O objetivo principal destas ações é o de mostrar que a escola pode exercer o seu papel de cidadania para a comunidade onde está inserida”, afirma. Abaixo, descrevemos alguns projetos realizados por essa turma nota 10!

    Saiba mais

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Começa a maratona cinematográfica de Cine PE

    O templo do cinema pernambucano volta a sediar, neste ano, um dos mais referendados festivais de cinema do Brasil. Começa, neste sábado (2), o Cine PE, que chega à sua 19ª edição tendo como cenário o Cinema São Luiz (Boa Vista), no Recife, onde tudo começou. Cineastas, produtores, atores e atrizes, estudantes, críticos e público, irão acompanhar, até o dia 8 de maio, Mostras Competitivas (longas e curtas pernambucanos e nacionais), Mostra de Cinema Infantil e Mostras em Bairro Populares. Nesta edição, o Cine PE homenageia o cantor e compositor (e agora cineasta) Alceu Valença, a atriz Helena Ignez, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (in memorian) e o escritor e dramaturg Ariano Suassuna (in memorian).

    A programação traz como destaques o hour-concours O exótico Hotel Marigold 2, de John Maden, na primeira noite de festival, apontando para a internacionalização do Cine PE, iniciada no ano passado; e o longa nacional Luneta do Tempo, de Alceu Valença, que fecha o festival, em sessão especial. Outro filme estrangeiros que participa da programação, desta vez, dentro da competição, é a produção portuguesa Cavalo dinheiro, de Pedro Costa.

    Pernambucanos também marcam presença na programação. História natural, do crítico de cinema e jornalista Júlio Cavani; Encantada, de Lia Leticia, que traz Lia de Itamaracá como protagonista; O poeta americano, de Lírio Ferreira, sobre a paixão de João Cabral de Melo Neto pela América Futebol Clube; a animação O gaivota, de Raoni Assis; Mães do Pina, de Léo Falcão; Bajado, de Marcelo Pinheiro, são alguns dos nomes que estão na programação.

    Confira a programação

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Obras de Serro Azul ganham mais velocidade

    As obras da barragem de Serro Azul, na cidade de Palmares, Zona da Mata Sul, ganham velocidade neste segundo trimestre de 2015. Na última sexta-feira (24), em paralelo à agenda do seminário Todos Por Pernambuco, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, e o secretário executivo de Recursos Hídricos, Almir Cirilo, realizaram uma visita técnica ao empreendimento e acordaram, junto à empresa responsável pela obra, novo ritmo de trabalho. Com as obras 80% concluídas, o Governo do Estado garantiu, com recursos próprios, os R$ 90 milhões restantes para o término de Serro Azul.

    O novo fôlego nas obras fará com que a barragem também esteja preparada para qualquer eventualidade no período de chuvas que se aproxima. Com investimentos totais de R$ 500 milhões (considerando obras, serviços complementares e desapropriação), Serro Azul, quando concluída, será a quinta maior barragem de Pernambuco, com capacidade para armazenar 303 milhões de metros cúbicos de água (m³). Contará também com um paredão de 65 metros de altura, gerando espelho d’água de 907 hectares se atingida a cota máxima.

    “Serro Azul é fundamental dentro do sistema de barragens em implantação em Pernambuco, não apenas por ser a maior em construção atualmente. Além de sua capacidade para conter enchentes, protegendo a vida da população da Zona da Mata Sul, é estratégica para o reforço no abastecimento da região e para o Agreste. Seu funcionamento representará ainda um novo vetor de atração de investimentos”, pontuou o secretário Thiago Norões.

    Saiba mais 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Serviço de aplicação de grooving no aeroporto de Fernando de Noronha é concluído

    O serviço de aplicação do Grooving no aeródromo do Aeroporto Carlos Wilson, em Fernando de Noronha, foi finalizado nesta quarta-feira (29). O último dia de obra foi acompanhado pelo Administrador Geral da Ilha, Reginaldo Valença Jr. e sua equipe. O trabalho começou há quinze dias e foi realizado por uma empresa contratada pelo Governo do Estado. As fissuras aplicadas com uma máquina específica, trazida do continente, irão aumentar o atrito entre o pneu do avião e a pista. 

    O serviço foi realizado em três etapas, iniciando pelas duas cabeceiras com 300 metros e um terceiro trecho no meio da pista com 600 metros, totalizando 900 metros de grooving,  disse o técnico em pavimentação Sérgio dos Anjos. De acordo o técnico da empresa contratada, José Henrique, o grooving também possibilita o escoamento da água. De acordo com Reginaldo Valença Jr. o trabalho realizado está em perfeitas condições. “Nós vamos acionar a Dix Empreendimentos, a empresa concessionária do aeródromo,  e a Secretaria de Transportes para solicitar à Anac uma nova vistoria no local. Agora, o problema de segurança está solucionado, podem ser feitos pousos com chuva”, acrescentou o administrador. 

    Saiba mais 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • CPRH comemora dia do pau-brasil com oficina de produção de mudas

    A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), em parceria com a Fundação Nacional do Pau-Brasil e a Orquestra Criança Cidadã, realiza, no próximo dia 06 de maio, a partir das 9h, a oficina "Produção de mudas de pau-brasil por transplante" em comemoração à árvore que deu origem ao nome do nosso País.

    Considerada árvore nacional, o pau-brasil é uma espécie exclusiva da mata atlântica brasileira, tem o seu dia oficial comemorado em 03 de maio e está ameaçada de extinção. Durante o evento será reforçada a importância histórica, cultural e ambiental da espécie. A programação também conta com a presença da orquestra Criança Cidadã que apresentará músicas ao som de violino, instrumento fabricado a partir da madeira do pau-brasil. 

    As vagas para a oficina são limitadas e direcionadas para funcionários da CPRH e alunos da Escola Nossa Senhora das Graças, instituição localizada ao lado da Agência, em Casa Forte. 

    Saiba mais 
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho participa do Projeto Cinema e Literatura

    Na tarde desta quarta-feira (29), professores e técnicos educacionais das Gerências Regionais de Educação (GREs), estiveram no auditório da Secretaria de Educação, localizado no Bairro da Várzea, para assistir ao filme “Recife Frio”. Após a exibição do curta-metragem, os participantes conversaram com o roteirista e diretor, Kleber Mendonça Filho.

    A técnica do Projeto, Maria do Carmo Sintra, explicou a proposta do Cinema e Literatura, que existe desde 2011. “A ideia inicial era realizar a exibição de filmes adaptados da literatura. Porém, desde o ano passado, escolhemos temáticas específicas para cada edição. Já abordamos os 50 anos do Golpe Militar, com exibição de filmes que retratassem aquele momento histórico, e este ano estamos dedicados ao cinema pernambucano”, explicou.

    Após exibição do filme, o cineasta falou sobre o processo de elaboração do curta-metragem, sua visão sobre a Cidade e a importância de expor diferentes olhares através do cinema. “É muito importante mostrar às pessoas histórias diferentes das que elas estão acostumadas. Como produtor e programador de cinema, acredito que é muito importante levar outras culturas e outras maneiras de pensar, diferentes da fórmula utilizada pelo cinema de mercado. Precisamos investir na diversidade”, destacou Kleber Mendonça, que também é responsável pela programação do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e está à frente de festivais como Janela Internacional de Cinema.  

    Saiba mais 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Centro da Juventude recebe testagem rápida de DSTs

    O Programa Estadual DST/Aids e Hepatites Virais realizou, nesta semana, ação de prevenção no Centro da Juventude, localizado no bairro do Santo Amaro, no Recife. No local, que atende adolescentes e adultos que usam drogas, foram oferecidos testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C. Ao todo, 173 pessoas foram beneficiadas, totalizando 691 testes. 
     
    Além da testagem, foram realizadas oficinas de prevenção e aconselhamento para o público e treinamento para testes rápidos com a equipe de técnicos do Centro, para que eles pudessem trabalhar a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis com todos os beneficiários. Preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante foram distribuídos.
     
    A ação possibilitou a realização de alguns diagnósticos e cuidados em pacientes que dificilmente procurariam o sistema tradicional de saúde.

    Saiba mais 
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Alunos de Escola Débora Feijó assistem palestra sobre crimes cibernéticos

    A manhã desta quarta-feira (29) na Escola Débora Feijó, localizada no bairro de Jiquiá, no Recife, foi tomada pelo debate de um assunto bastante polêmico e que vem preocupando várias famílias: crimes cibernéticos.  Os alunos ouviram palestra sobre a temática, ministrada pelo assessor de Comunicação da Polícia Federal (PF), Giovani Santoro, com a participação do chefe de gestão de Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Barros Júnior. A atividade, de iniciativa da gestora da instituição, Andréa Rocha, e de professores da escola, prendeu a atenção dos cerca de 200 adolescentes.

    Há um ano e seis meses, a PF realiza trabalho de conscientização nas escolas com palestras sobre o tema, voltada para os estudantes. Pedofilia, racismo, difamação, estelionato, assédio sexual e dezenas de outros crimes são praticados diariamente na Internet, principalmente nas redes sociais, de acordo com Giovani. As vítimas mais vulneráveis, segundo ele, são crianças e adolescentes. “Atualmente, estamos nos deparando com muitos casos de crimes cibernéticos e os jovens são as principais vítimas, pois são eles os maiores usuários das tecnologias”, alertou.

    Giovani Santoro apresentou slides, vídeos e casos publicados em jornais sobre vítimas desse tipo de crime, além de dicas de prevenção. “A intenção da PF é trazer para as escolas mais informações e também dicas para não cair nas mãos de cibercriminosos”, contou. “Mesmo com milhares de registros de pessoas que sofrem porque se expuseram em redes sociais, acredito que muita gente não entendeu ainda a gravidade dos casos devido à falta de informação e de diálogo. É de extrema importância um assunto como esse ser discutido com homens e mulheres em formação”, acrescentou.

    Saiba mais 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Todos por Pernambuco 2015 fecha com a participação de mais de 17,8 mil pessoas

    O Todos por Pernambuco 2015 chega ao fim com a participação de mais de 17,8 mil pessoas em todo o Estado, do Sertão ao cais. Nas 12 Regiões de Desenvolvimento por onde passou, o seminário compilou mais de 16,7 mil contribuições nas salas temáticas que foram disponibilizadas para o público presente. Os números fizeram desta edição a maior da história.

    O governador Paulo Câmara comemorou o sucesso do programa. “Nós tivemos 16,7 mil propostas, a média está sendo duas mil por evento. Teremos um conjunto de ações para consolidar com base nessas contribuições, aliadas ao programa de governo e ao Pernambuco 2035. Venho da mesma escola de Eduardo Campos e de Miguel Arraes. Uma escola que ouve o povo e planeja as políticas públicas com base no que a população elenca como primordial. O sucesso do Todos vem dessa lógica”, destacou.

    A Região Metropolitana do Recife (RMR), última a ser contemplada pelo evento, mais que dobrou o número de participantes. Em 2011, 1.362 pessoas estiveram no seminário. Neste ano, o número registrado foi de 3.150 participantes. Uma prova de que a população aprova o modelo de gestão democrático implantado ainda em 2007 pelo ex-governador Eduardo Campos.

    No Centro de Convenções, local onde aconteceu a última rodada, a sala mais procurada foi a de Cidadania, com a participação de mil pessoas e um registro de 557 propostas, das quais 128 foram contribuições orais. Entre o que foi debatido, esteve em destaque a garantia da realização da Conferência Estadual de Direitos Humanos, a Criação da área de lazer em Cidade Tabajara (Olinda) e a Criação da unidade do Expresso Cidadão e Parque Municipal, em Moreno.

    O segundo tema mais procurado foi Educação e Cultura, que contou com a participação de 200 pessoas e somou 342 propostas, das quais 83 foram contribuições orais. Entre o que foi destacado como prioridade pela população esteve o aprimoramento do canal de comunicação entre as escolas estaduais e as empresas de manutenção predial, e a oferta de formação sobre a utilização de recursos financeiros nas escolas estaduais, além do fortalecimento dos núcleos de estudo de gênero.

    Saúde foi a terceira sala mais procurada. Nela, 185 contribuições foram pontuadas, das quais 34 orais. Entre os pedidos, o fortalecimento da rede materno-infantil na I Macro e em todo Estado, e o fortalecimento dos comitês regionais de prevenção aos acidentes de transportes terrestres, com foco em acidentes de moto.

    A sala de Economia, Sustentabilidade, Inovação e Desenvolvimento Rural ficou em quarto lugar, com a compilação de 117 propostas; seguida de Segurança, com 105; Mobilidade Urbana, com 74; Água, com 43; Habitação, com 36; e, por fim, Infraestrutura, com 34 propostas.

    “Chegamos ao fim do Seminário Todos por Pernambuco com a sensação de dever cumprido. Tivermos uma expressiva participação do povo pernambucano e isso mostra que estamos no caminho certo. Mostra que o caminho democrático que escolhemos para governar é o mesmo que todos querem. O Caminho da transparência e do diálogo”, disse o secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, coordenador do programa.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post: