meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Unidade demonstrativa de mandioca beneficia agricultores de Palmares

    O Escritório Municipal do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Palmares, implantou uma unidade demonstrativa de mandioca, para a qual também presta serviços de assistência técnica, no Engenho Bela Vista, zona rural do município. A iniciativa tem como meta promover o desenvolvimento da cadeia produtiva da cultura na Mata Sul do Estado e melhorar renda de oito famílias produtoras.

    A produção é comercializada por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Todo o processo tem sido coordenado pelo Engenheiro Agrônomo, Cícero Matias, com  apoio da Gerência Regional de Palmares.

    Saiba mais

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Informação turística está ao alcance de todos em Pernambuco

    Pernambuco é reconhecido pelas belezas naturais do litoral norte e sul, pelos encantos do Agreste e de Fernando de Noronha e pela sua riqueza cultural e gastronômica, entre outros atrativos. Então, por que não conhecer melhor tudo de bom que o estado oferece? Para quem não sabe por onde começar, um bom caminho é procurar os Centros de Atendimento ao Turista (CATs), espalhados em locais de maior fluxo de visitantes em Pernambuco.

    A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empetur, dispõe de oito CATs que fornecem, gratuitamente, informações a visitantes e residentes sobre diferentes destinos e roteiros, mobilidade e atrativos turísticos, gastronômicos e culturais. As unidades contam com atendimento em inglês, espanhol e português e com distribuição de mapas, guias, folhetos. “Em um estado com tantos atrativos e que somente cresce em número de turistas, os CATs têm um papel fundamental. Além de oferecer orientações aos visitantes, eles contribuem mais ativamente para a melhoria da infraestrutura receptiva de Pernambuco”, afirma o presidente da Empetur, André Correia.

    Saiba mais

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco atua com Plano de Ação de Saúde do Sistema Prisional

    sedsdhO Plano de Ação de Saúde do Sistema Prisional coordenado pelas Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos - SEDSDH e de Saúde - SES atende uma demanda da Procuradoria da República em Pernambuco, do 4º Ofício das Tutelas Coletivas e do Ministério Público do Estado, no que diz respeito à saúde dentro do sistema prisional. Profissionais da área de saúde vêm atuando nas unidades prisionais garantindo uma maior assistência aos reeducandos. O Plano vem garantir, além de exames de prevenção e consultas a especialistas, procedimentos cirúrgicos, em caso de necessidade. No mês de agosto, nove cirurgias de hérnia inguinal foram realizadas.

    A atualização do cadastro da população carcerária das Unidades Prisionais, realização de serviços na área de assistência social, exames preventivos para as doenças infectocontagiosas, adesão à política nacional e contratação de equipes de saúde são os principais pontos que se destacam dentro do Plano de Ação de Saúde do Sistema Prisional.

    Saiba mais

    Assuntos: sedsdh, secretaria desenvolvimento social, direitos humanos, governo, estado, pernambuco, divulga, plano, acao, saude, sistema prisional
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria prorroga inscrições para cursos de línguas do Programa Ganhe o Mundo

    seeA Secretaria de Educação e Esportes do Estado prorrogou até a próxima quarta-feira (20) a seleção para o ingresso nos cursos de línguas inglesa e espanhola, no âmbito do Programa Ganhe o Mundo. Podem participar estudantes da rede estadual que estão cursando o primeiro ano do ensino médio em 2014, regularmente matriculados e enturmados no SIEPE em escolas do ensino médio regular, semi-integral, integral ou médio integral integrado à educação profissional, indígena, Colégio da Polícia Militar e Escola de Aplicação do Recife. O estudante só poderá se inscrever em um único curso, optando por língua inglesa ou língua espanhola.

    As inscrições devem ser realizadas aqui até 23h59 do dia 20. Não serão aceitas inscrições por outra via não prevista no edital da seleção, excetuando os alunos matriculados no Colégio da Polícia Militar, na Escola de Aplicação do Recife e escolas indígenas. Estudantes dessas unidades de ensino preenchem formulário de inscrição, que deve ser entregue pessoalmente pelo gestor escolar, no primeiro dia após o fim das inscrições, à Coordenação dos Cursos de Línguas do PGM, localizado na sede da Secretaria de Educação e Esportes, Avenida Afonso 1513, bloco D, Recife.

    Saiba mais

    Assuntos: see, secretaria, educacao, esportes, governo, estado, pernambuco, divulga, prorroga, inscricoes, cursos de linguas, pgm, programa, ganhe o mundo
    Compartilhe: Link para o post:
  • PMPE convida para Encontro de Ex-alunos do Colégio da Polícia Militar

    pmpeO Colégio da Polícia Militar de Pernambuco, convida os ex-alunos a participarem da confraternização do Dia do Ex-aluno, no próximo domingo (24). A confraternização terá início com uma partida de futebol às 9h30, no Campo de Futebol do Quartel do Derby.
     
    Logo após a partida, o evento continuará com um almoço no Clube dos Oficiais da CBPM, na Av. João de Barros, no Bairro da Boa Vista. Os interessados devem confirmar a presença até a sexta-feira (22) através do telefone 3181-1942 ou pelo e-mail: colegiodapmpe@gmail.com.

    Assuntos: pmpe, policia militar, sds, secretaria, defesa social, governo, estado, pernambuco, divulga, entro, ex alunos, colegio, policia militar
    Compartilhe: Link para o post:
  • Observatório da Imprensa debate uso de mídias sociais na cobertura da morte de Eduardo Campos

    Nesta terça (19), o Observatório da Imprensa tem como pauta a cobertura da morte do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, falecido em acidente aéreo na quarta-feira (13). O programa, que será exibido ao vivo, às 19h30, analisa o uso das novas mídias na cobertura de acontecimentos inesperados como a tragédia em Santos.

    Um dos focos do debate será a velocidade com a qual as informações circulam na Internet e nas redes sociais e de que forma este ritmo interfere na produção jornalística. O comportamento dos usuários da rede no compartilhamento de conteúdos relacionados ao acidente e os limites entre a liberdade e a sensibilidade diante do ocorrido.

    Saiba mais

    Assuntos: tvpe, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, pernambuco, divulga, observatorio da imprensa, midias sociais
    Compartilhe: Link para o post:
  • Grande Recife divulga plano de mobilidade para grandes eventos

    Linhas circulares, metrô e taxis. Esses são os modais que facilitarão o deslocamento do público até a Itaipava Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, em dias de jogos e grandes eventos. O esquema de mobilidade é fruto da ação conjunta entre dirigentes da Secretaria das Cidades (Grande Recife Consórcio de Transporte e Departamento de Trânsito de Pernambuco - Detran PE), Secretaria de Defesa Social, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Polícia Rodoviária Federal (PRF), além das Prefeituras de Camaragibe, São Lourenço da Mata e Recife.

    O novo esquema entrará em operação já para os dois próximos jogos realizados na Arena nesta terça-feira (19), entre o Náutico x Oeste às 19h30 e, na quarta-feira (20), entre o Sport x Palmeiras, às 19h30.  O planejamento segue o modelo de sucesso já testado na Copa do Mundo, com a abertura dos portões da Arena duas horas antes do horário de início do jogo.

    Saiba mais

    Assuntos: grande recife, consorcio, transporte, governo, estado, pernambuco, divulga, plano, mobilidade, grandes eventos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Controladoria de Pernambuco participa de Encontro Nacional de Controle Interno

    Nos dias 20 e 21 de agosto, profissionais de diversos órgãos de controle de todo o país reúnem-se no Rio de Janeiro para participar do 10º Encontro Nacional de Controle Interno, promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com a Prefeitura Municipal do Rio de janeiro e com o Governo do Rio de Janeiro.

    Pernambuco será representado pelo secretário executivo da Secretaria da Controladoria Geral de Pernambuco, André Rodrigues. O encontro, que acontece anualmente, tem como tema Controle Interno da Administração Pública e Estratégias Anticorrupção.  Para a abertura do evento, na quarta-feira (20), está prevista conferência com o Ministro da Controladoria Geral da União, Jorge Hage.

    Saiba mais

    Assuntos: scge, ouvidoria, pernambuco, secretaria, controladoria, geral, estado, governo, divulga, participa, encontro nacional, controle interno
    Compartilhe: Link para o post:
  • Caminhada para refletir sobre patrimônios do Recife

    secultA Caminhada do Patrimônio, realizada na tarde desta segunda-feira (18), pelas ruas do Bairro do Recife, proporcionou a estudantes do ensino fundamental um olhar diferenciado sobre os diversos pontos históricos da capital. O passeio, que integra a VII Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, contou com a participação de 30 alunos da Escola de Referência do Porto Digital, localizada no Recife Antigo.

    Tendo como roteiro a Rua da Alfândega, Rua Marquês de Olinda, Praça do Marco Zero, Praça do Arsenal, entre outras vias, o trajeto foi guiado por instrutores da Secult/PE, possibilitando aos participantes uma análise detalhada dos tipos de arquitetura e curiosidades históricas envolvendo prédios como a Torre Malakoff e a antiga sede dos Correios, na Praça do Arsenal, onde hoje funciona o Paço do Frevo.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, caminhada, patrimonios, recife
    Compartilhe: Link para o post:
  • Profissionais de segurança pública engajados com inclusão social

    Visando abordagens especializadas para pessoas com deficiências auditivas e na fala, policiais civis, militares, bombeiros e guardas municipais participam do 2º Curso Completo de Libras para Operadores de Segurança Pública. A formação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Defesa Social - SDS de Pernambuco.

    A aula Inaugural está prevista para a próxima terça-feira (19/08), às 10h no auditório da SDS, situado na Rua São Geraldo, nº 111, no bairro de Santo Amaro. Na ocasião haverá uma apresentação dos alunos da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa – DEIP e contará com a presença da professora surda Patrícia Cardoso, a qual ministrará uma palestra com o tema: A importância das Libras para os Operadores de Segurança Pública.

    Saiba mais

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post: