meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • DER dá dicas para as gestantes: com a mão no volante e cuidando do bebê

    Com o aumento da independência que a mulher vem conquistando ao longo dos anos, sua vida passou a ser mais dinâmica. O mundo feminino tem conquistado lugares que só pertenciam aos homens. Suas atribuições não são apenas voltadas ao cuidado do lar e filhos, mas também para a vida profissional.

    Ao engravidar, a mulher precisa readaptar-se as novas condições do seu corpo, e muitas fazem isso sem deixar de exercer as atividades de trabalho. Uma dessas atividades que exige uma atenção extra para as mamães é dirigir. Há uma série de fatores e cuidados que valem a pena serem analisados para garantir a segurança da gestante e do bebê.

    Saiba mais

    Assuntos: der, departamento, estradas, dodagens, setra, secretaria, transportes, governo, estado, pernambuco, divulga, dicas, gestantes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Campanha contra violência doméstica chega a mais oito comunidades rurais

    A campanha Violência contra Mulher não dá Frutos está ganhando cada dia mais força. Nessa segunda-feira (26), os ônibus chegam em Joaquim Nabuco, Ribeirão, Glória do Goitá e Itaquitinga. Na ocasião, são levadas informações e esclarecimentos sobre a violência doméstica e familiar contra mulher, a Lei Maria da Penha e sua aplicação. Em quatro meses, a Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher/PE) atendeu 1.820 mulheres de 83 comunidades localizadas em municípios do estado.
     
    A ação, uma parceria com o Governo Federal e as prefeituras, tem como foco a população rural. A ideia é promover rodas de conversa com as mulheres dos 181 municípios do estado que têm zona rural, fazendo uma conscientização acerca da criminalização do machismo, além de divulgara Rede Pernambucana de Atendimento à Mulher em Situação de Violência.
     
    Equipes formadas por psicólogos e assistentes sociais conduzem as rodas de conversa. As mulheres que necessitam, podem ser atendidas individualmente. Desde o início da campanha, setembro de 2014, já foram realizados 31 atendimentos psicossociais.
     
    Confira a agenda da semana:https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_12637_tn_201501261354291c7b.png

    Assuntos: secmulher, secretaria, mulher, governo, estado, pernambuco, divulga, campanha, violencia domestica, comunidades rurais
    Compartilhe: Link para o post:
  • Perpart entrega duas toneladas de alimentos ao Hospital do Câncer

    secultO Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP) foi acolhido pela solidariedade dos colaboradores da Perpart. A instituição recebeu nesta quarta e quinta-feira (22) duas toneladas de alimentos, arrecadados na IV Gincana Transformar, promovida em dezembro.

    O HCP é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos e por isso depende da ajuda de parceiros. 60% dos pacientes de câncer do Estado são atendidos no local, que realiza, em média, 1,2 mil procedimentos diários, entre consultas, radioterapia, quimioterapia e cirurgia. Para se ter uma ideia, apenas em 2014, foram contabilizados 7,8 mil internamentos.

    A superintendente administrativa, Cláudia Barbosa, conta que a doação de alimentos é imprescindível para a manutenção do hospital, uma vez que permite investir o dinheiro economizado na compra de equipamentos para a realização do diagnóstico precoce e de remédios.

    “Duas mil refeições são servidas diariamente para pacientes, acompanhantes e funcionários. Realizamos muitos procedimentos e, como somos uma instituição filantrópica, precisamos dessa ajuda. Ficamos muito felizes em poder contar com a solidariedade dos colaboradores da Perpart”, disse.

    seePaciente do HCP desde 2007, quando foi diagnosticado com osteossarcoma, Thiago da Silva Bezerra, de 23 anos, agradeceu a ajuda dos colaboradores e revelou que a demonstração de solidariedade das pessoas é um importante fator para o bem estar.

    “Hospital é um lugar onde ninguém pretende estar, mas ainda bem que ele existe, não é? No começo foi bastante difícil, mas, graças a Deus e a ajuda das pessoas, não falta medicação”, disse.

    Ricardo Dantas, diretor-presidente da Perpart, atribui o sucesso da ação ao espírito coletivo de solidariedade dos colaboradores, que transformou a gincana em atividade cativa do calendário de eventos da empresa. “A Perpart reconhece a importância do Hospital do Câncer, um centro de referência no enfrentamento à doença em Pernambuco, e investe nesta parceria, que já dura quatro anos. Trata-se de uma pequena contribuição, mas de forte impacto para quem precisa, os pacientes e suas famílias”, comentou o gestor.

    Doação - Qualquer pessoa pode realizar uma doação ao HCP. Basta entrar em contato através do telefone (81) 3217.8000, ou comparecer à sede, localizada na Av. Cruz Cabugá, 1597 Santo Amaro, Recife.

    Gincana - A Gincana Transformar tem como objetivo estimular a solidariedade, além de proporcionar um clima de confraternização no ambiente de trabalho. Em dezembro foram coletados 2,6 toneladas de alimentos e nas três edições anteriores, dez.

    Na semana passada, os colaboradores levaram 700 quilos de alimentos não-perecíveis para o Instituto Padre Venâncio, abrigo de idosas localizado na Várzea, no Recife; e o Lar da Divina Providência, instituição que cuida de 120 crianças e adolescentes.

    Assuntos: perpart, pernambuco, participacoes, investimentos, secretaria, administracao, sad, governo, estado, divulga, doacao, alimentos, hcp, hospital do cancer
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo destaca trajetória de Alex

    “Perdemos uma referência do jornalismo pernambucano, em especial do segmento cultural e social. Alex teve uma trajetória longa e atuante, formando novas gerações e ajudando a construir páginas importantes da história da nossa Imprensa. No entanto, talvez o aspecto mais marcante de Alex, nos últimos anos, tenha sido sua determinação em continuar no batente, em continuar escrevendo, paixão que transformou em profissão. Eu e Ana Luíza nos solidarizamos com os amigos e admiradores de Alex.”

    Governador Paulo Câmara

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Prévias agitam Recife e Olinda neste fim de semana

    O Carnaval vai se aproximando e o pernambucano, folião convicto que é, já começa a botar o bloco na rua. As prévias carnavalescas tomam conta das cidades e, na Região Metropolitana do Recife (RMR), a farra dura o fim de semana inteiro. As cidades-irmãs, Recife e Olinda são o foco da folia e festa é o que não falta para aproveitar nesta sexta (23), sábado (24) e domingo (25).

    Confira as prévias que vão acontecer neste fim de semana:

    Acerto de marcha do Bloco da Saudade
    Sexta (23), às 22h
    Sede da Associação do Branco do Brasil (ABB) | Rua Dr. Malaquias, 204, Graças – Recife/PE
    R$ 30,00 (individual) e R$ 150 (mesa)

    Saiba mais

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Argentinos vão desembarcar em clima de Carnaval

    Neste sábado (24), o secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras participa da cerimônia de corte da fita dando início ao voo inaugural da TAM Recife-Buenos Aires, a partir das 14h. Já no domingo (25/1), os passageiros provenientes de Buenos Aires serão recebidos em clima de Carnaval. A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco – Governador Eduardo Campos (Empetur), levará para o Aeroporto Internacional dos Guararapes/Recife o grupo Balé Cultural de Pernambuco, que dará as boas vindas ao grupo, distribuindo sombrinhas de frevo.

    O voo elevará o potencial da demanda de argentinos em Pernambuco, dada a qualidade das praias e as oportunidades de turismo que existem no Estado. A Argentina é, hoje, a principal emissora de turistas para Pernambuco na América Latina, ocupando o terceiro lugar no ranking internacional (atrás apenas dos Estados Unidos e Alemanha). A nova rota será operada por um Airbus A320, com capacidade para 174 passageiros.
    A nova rota inicialmente terá um voo de ida e um de volta:

    Partida

    Horário de Saída

    Dia da Semana

    Horário de Chegada

    Recife/Buenos Aires

    15h12min

    Sábado

    20h30min

    Buenos Aires/ Recife

    2h40min

    Domingo

    7h50min

     

    Com a nova rota Recife - Buenos Aires, Pernambuco passa a contar com cinco voos diretos para destinos internacionais. São eles: Lisboa, operado pela TAP; Miami, via American Airlines; cidade do Panamá, através da Copa Airlines; e Frankfurt, operado pela Condor. No total, Pernambuco está conectado a 62 destinos em 29 países em todo o mundo. “O novo voo vai potencializar a emissão de turistas da América Latina para nosso Estado, beneficiando toda a cadeia produtiva do setor”, comenta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Candidatos a 345 vagas de cursos técnicos do Itep farão prova no próximo domingo (25)

    Os candidatos às 345 vagas oferecidas pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) em nove cursos técnicos oferecidos em cinco Centros Tecnológicos do Estado farão prova no próximo domingo (25), das 14h às 17h (horário de Pernambuco). Para ter acesso à sala da prova, o estudante deve levar documento com foto (original), expedido por órgão oficial e o comprovante de pagamento de inscrição, e também caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

    Serão oferecidas vagas em nove cursos técnicos de nível médio: Comunicação Visual, no Centro Tecnológico da Cultura Digital (CTCD), em Olinda; Química e Modelagem do Vestuário, no Centro Tecnológico do Agreste (CT Moda), em Caruaru; Alimentos, no Centro Tecnológico Instituto de Laticínios do Agreste (CT Laticínios); Zootecnia, Desenho em Construção Civil e Administração, no Centro Tecnológico do Pajeú, em Serra Talhada; e Química e Eletroeletrônica, no Centro Tecnológico do Araripe, em Araripina.

    Para as inscrições realizadas no CT Laticínios – Garanhuns, as provas ocorrerão no prédio da UFRPE - Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), na Avenida Bom Pastor, s/nº, Boa Vista, prédio 3, salas 5 e 6.

    Já os candidatos que se inscreveram no CT Araripe – Araripina farão prova no
    prédio do Centro Tecnológico, Rua Antônio Alexandre Alves, 112, Bairro Vila Santa Isabel, Araripina – PE.

    Em Caruaru, a prova será realizada no prédio do Centro Tecnológico, Av. Dalton Santos, 319, Bairro São Francisco.

    Para as inscrições realizadas no CT Pajeú – Serra Talhada, haverá dois locais de prova. Os candidatos aos cursos de Administração e de Desenho de Construção Civil farão prova nas salas 1 a 8 do prédio da Escola Técnica Estadual Clóvis Nogueira Alves, na Rua Isnero Ignácio, s/n, Bairro da Várzea, em frente ao Centro Tecnológico. Os candidatos ao curso de Zootecnia e de Administração farão prova nas salas 1, 2, 3 e 4 do CT, na Avenida Custódio Conrado, nº 600, Bairro AABB.

    Os inscritos ao curso oferecido no CTCD – Peixinhos farão prova no prédio da Escola Monsenhor Arruda Câmara, salas 1, 2 e 3, localizado na Av. Nacional, n. 345, Peixinhos.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Linhas que circulam na Av. Dantas Barreto terão primeiras mudanças para o Carnaval 2015

    As primeiras mudanças no Centro do Recife para o Carnaval 2015 começam neste sábado (24). As paradas localizadas na Av. Dantas Barreto serão desativadas a partir das 9h para a montagem de arquibancadas do desfile das escolas de samba. As alterações permanecerão até o final do carnaval.

    Confira as paradas desativadas e as novas opções de embarque e desembarque para cada linha:

    Sentido subúrbio/cidade
    Parada desativada nº180258, localizada em frente à lojinha do Camelódromo “Alysson Abraão”, lado oposto ao Bradesco. Os ônibus da linha 111 – Pinheiros, que atendiam a esta parada, passarão a parar um pouco mais a frente, na parada nº 180260, localizada em frente à lojinha do Camelódromo “Fest Game”, lado oposto à Rua Barão da Vitória.

    Saiba mais

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ensaio para abertura do Carnaval do Recife acontece nesta sexta (23)

    Um dos momentos mais aguardados para o início da Folia de Momo na capital pernambucana, que se trata da abertura da festividade, terá ensaio nesta sexta-feira (23), na Rua da Moeda, Bairro do Recife. A partir das 18h, o percussionista Naná Vasconcelos agitará o público que estiver curioso para sentir como será a cerimônia com a participação de 11 nações de maracatu.

    Estarão participando do ensaio o Coral Voz Nagô e os maracatus Pavão Dourado, Porto Rico, Encanto da Alegria, Nação Tigre, além do Afoxé Alafin Oyó e a Escola de Samba Galeria do Ritmo.

    Saiba mais

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo: "A decisão já foi tomada. Nós vamos finalizar o presídio de Itaquitinga"

    O governador Paulo Câmara determinou a retomada das obras do presídio de Itaquitinga, na Mata Norte. Com a intervenção, o Governo de Pernambuco ampliará em quatro mil o número de vagas do sistema prisional. "A decisão já foi tomada. Nós vamos finalizar o presídio de Itaquitinga", cravou Paulo, em duas entrevistas concedidas nesta sexta-feira (23). O Chefe do Executivo salientou que, como haverá a necessidade do emprego de recursos públicos, o Estado está avaliando a questão jurídica da obra, que, inicialmente, foi concebida para ser uma Parceria Público-Privada (PPP).

    Nesse sentido, o governador também assegurou a conclusão das unidades de Tacaimbó, no Agreste, e Araçoiaba, na Região Metropolitana, que vão oferecer 700 e três mil vagas, respectivamente. "Outras medidas já estão sendo tomadas. Medidas que buscam, justamente, ajudar o Judiciário nessa questão da análise dos processos, com a contratação de advogados e com a indicação de defensores públicos", explicou Câmara, lembrando que a unidade de Araçoiaba será entregue até o fim deste ano.

    Paulo Câmara adiantou ainda que, durante a sua gestão, o Governo de Pernambuco ampliará ainda mais as vagas do sistema prisional, com o objetivo de garantir a ressocialização dos presos. "Temos uma população carcerária de cerca de 30 mil presos. Por isso, nós vamos criar uma série de novas vagas", afirmou o governador. Em paralelo, serão contratados mais agentes penitenciários.

    DIÁLOGO - Ainda sobre a questão da Segurança Pública, o governador ressaltou que o diálogo com os comandos e as associações de policiais militares está aberto, e que a negociação com a classe vai continuar. "Eles nos entregaram uma pauta relativa às promoções, que está sendo analisada pelo secretário de Administração, Milton Coelho. Não vamos admitir nenhum tipo de desordem em relação à nossa segurança. O diálogo será mantido. Vamos, dentro desse processo, mostrar as condições do Estado", reiterou.

    Paulo se comprometeu em analisar um mecanismo de promoções que atenda a questão dos praças, soldados, e, principalmente, a promoção de cabo para soldado. "Tenho certeza que, com diálogo e a nossa disposição para resolver, teremos condições de encerrar esse debate nas próximas reuniões. E termos, a partir do Carnaval, do mês de fevereiro, a tranquilidade para trabalhar cada vez mais por um Estado seguro",frisou o governador.

    SECA - Além de garantir investimentos em campanhas educativas para evitar o desperdício de água, o governador assegurou a continuidade das ações de enfrentamento da estiagem. "Nós vamos continuar com projeto de Convivência com o Semiárido, que prevê uma série de investimentos na infraestrutura hídrica de Pernambuco. Nós temos mais de 400 mil famílias na zona rural; apenas 25% têm algum tipo de abastecimento por sistema. Temos que investir para que chegue água nas demais; a partir de ações estruturadoras, que envolvem a construção de poços e de mini-barragens", disse o Paulo, lembrando que os investimentos acontecem do Litoral ao Sertão.

    MOBILIDADE - Assegurar a mobilidade urbana nos principais centros urbanos de Pernambuco é outra prioridade do governador. Na Região Metropolitana, o Governo executa diversas intervenções importantes. Uma delas é a construção do Túnel da Abolição, na Zona Norte do Recife, que será entregue até o fim do mês de fevereiro. "Eu tenho uma reunião com a construtora responsável pela obra nesta terça-feira para finalizar essa questão. Tenho a convicção que é possível entregar nas próximas três ou quatro semanas. Mas desde que haja um devido entendimento para que essa obra continue. A construtora está ciente desses questões, nós já garantimos os recursos", argumentou Câmara.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post: