meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Gestores da Zona da Mata e da RMR recebem capacitação

    Os gestores dos municípios da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata participam, entre os dias 29 deste mês e 3 de julho, do primeiro Ciclo de Capacitação, promovido pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado. Serão oferecidos os cursos gratuitos de Contratação, fiscalização de obras públicas e prestação de contas e Captação de recursos e convênios.

    A iniciativa faz parte da estratégia do Governo do Estado de fortalecer as parcerias com os municípios. O secretário executivo de Desenvolvimento do Modelo de Gestão e presidente do Instituto de Gestão, Maurício Cruz, destaca que ela deve ser vista a partir de um conjunto de ações do Governo. “Foram lançados o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), o Escritório de Projetos e criada a Secretaria Executiva de Apoio aos Municípios, dentro da estrutura da Secretaria de Planejamento. Tudo isso para que ajudar no desenvolvimento dos municípios”, explica.

    Com os cursos da Zona da Mata e da RMR e depois de passar pelo Sertão e pelo Agreste, o primeiro Ciclo de Capacitação é encerrado. A gerente de Profissionalização da Gestão, Vânia Campos, da Secretaria de Planejamento, afirma que o interesse das prefeituras tem sido bom e demonstra a preocupação dos gestores com a qualificação dos seus profissionais. “Estamos muito satisfeitos com a receptividade dos gestores. Nas avaliações feitas em Petrolina e Caruaru, os participantes classificaram os cursos como bons ou ótimos e destacaram a importância de o Governo do Estado se preocupar com a capacitação dos gestores municipais”, afirma a gerente.

    O segundo Ciclo de Capacitação já tem data marcada. A primeira rodada, voltada para os municípios do Sertão, será realizada em Petrolina, no dia 13 de julho. Serão oferecidos os cursos de Elaboração de projetos e Utilização do Sistema de Gestão de Convênios e de Contratos de Repasses (Sincov). As aulas ocorrerão em no Sest/Senat. As inscrições já estão abertas e os interessados devem procurar o Instituto de Gestão, da Secretaria de Planejamento e Gestão.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • São João 2015 registra queda nos números de homicídios



    Em mais uma ação do Pacto pela Vida, a segurança nos festejos juninos foi garantida pela Secretaria de Defesa Social – SDS. Atuando preventiva e ostensivamente os profissionais de segurança pernambucanos estiveram presentes nos principais polos de folia do Estado. Em 2015 foram registrados 21 homicídios nos dias 23 e 24 de junho, o que representa uma redução de 19,2% nos números absolutos comparados com o ano de 2014 onde ocorreram 26 mortes no mesmo período.

    Desde 2007, o ano de 2015 registra a menor quantidade de homicídios nos dias 23 e 24 de junho. Naquele ano foram registradas 49 mortes nos principais dias de festejos juninos (23 e 24/06) e este ano foi contabilizado 21, o que representa uma queda de 57,1% nos números absolutos de homicídios. A redução demonstra o compromisso do Governo do Estado em garantir a segurança dos pernambucanos e turistas que escolheram Pernambuco para passar o São João.

    Para garantir a tranquilidade e animação nos festejos juninos, a SDS realizou o lançamento de 26.004 profissionais de segurança pública (policiais militares, civis, científicos e bombeiros militares), além de contar com o apoio das câmeras de videomonitoramento da secretaria e dos parceiros que diuturnamente colaboram com a vigilância e proteção dos cidadãos.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Equipes do Cabo e de Ipojuca trabalham em Plano Diretor Integrado

    Foram iniciados os trabalhos para a revisão dos Planos Diretores Participativos dos municípios do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca, que serão construídos de forma integrada. Uma reunião inicial foi realizada na sede da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) com representantes da entidade estadual, das duas prefeituras e da consultora Diagonal Empreendimentos e Gestão de Negócios, visando elaborar o cronograma das atividades que prevê, por exemplo, a elaboração de um diagnóstico situacional, de fóruns participativos e audiência pública. O prazo previsto para conclusão das ações é novembro deste ano.

    Uma nova reunião está prevista para a próxima segunda-feira (29), quando será validado o plano de trabalho e definidos os compromissos de cada um na construção das novas normas.

    A revisão dos planos diretores do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca faz parte do Programa Especial de Controle Urbano e Ambiental do Território Estratégico de Suape, no Projeto 4, referente à elaboração/atualização das legislações urbanísticas. O diretor executivo de Apoio à Gestão Regional e Metropolitana da Agência Condepe/Fidem, Luciano Pinto, comentou que a revisão destas normas é uma oportunidade de repensar o território em busca da promoção do desenvolvimento equilibrado, que compatibilize crescimento econômico com sustentabilidade ambiental e social. "É essencial que haja uma compatibilização, dentro da visão regional e integrada, destes dois territórios que possuem interfaces na utilização dos serviços sociais e urbanos, a exemplo da mobilidade", disse o diretor.

    Os planos diretores do Cabo e de Ipojuca mais recentes foram elaborados em 2006 e 2008, respectivamente. Para o secretário de Planejamento e Meio Ambiente do Cabo, Marcos Germano, presente ao encontro, o Plano Diretor vai definir de fato as diretrizes que vão levar a uma cidade sustentável e equilibrada, boa de se viver". Já a diretora de Controle Urbano e Meio Ambiente de Ipojuca, Terezinha Uchoa avaliou a atualização da ferramenta como um avanço no planejamento e ordenamento do município. "Todas as ações que envolvem o Plano permitem uma melhor qualidade de vida para os ipojucanos", ressalta.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Decretos do Executivo agora disponíveis no Alepe Legis

    Decretos do Executivo pernambucano atualizados estão agora disponíveis na base de dados Alepe Legis, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Um convênio de cooperação firmado entre o Governo do Estado e o Poder Legislativo está permitindo a inclusão gradual dos quase 42 mil documentos existentes. O trabalho está sendo realizado pela Procuradoria de Apoio Jurídico-Legislativo ao Governador, da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE).

    Desde 2001, os decretos do Executivo passaram a ter formato digital, mas só podiam ser obtidos por meio de pesquisa no Diário Oficial do Estado ou em sites de órgãos e entidades do Governo e do Poder Judiciário. "Mas não havia segurança de que estavam em vigor ou haviam sido modificados", lembra Rosana Campos, procuradora-chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico-Legislativo ao Governador.

    Com a celebração do convênio, em maio, foi possível iniciar a disponibilização dos decretos do Executivo atualizados e sistematizados no Alepe Legis (legis.alepe.pe.gov.br). Essa base de dados já continha as leis estaduais ordinárias, complementares, emendas constitucionais, decretos legislativos, além das resoluções, atos administrativos e portarias administrativas da Alepe.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretarias apresentam novidades da XVI Fenearte

    O encontro da lírica sertaneja com a arte do barro é a inspiração para o tema da XVI Feira Nacional de Negócios do Artesanato-Fenearte, que será realizada entre 02 e 12 de julho de 2015, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Esta edição rende homenagens ao poeta popular Lourival Batista, imortalizado como Louro do Pajeú, e ao artesão Manoel Borges da Silva, lembrado como Mestre Nuca de Tracunhaém. Retratando a vida com linguagens distintas, suas trajetórias falam o idioma da alma e carregam o vigor da cultura pernambucana, seja no barro transformado em poesia ou na palavra esculpida em forma de repente.

    Com investimento de R$ 5,5 milhões e expectativa de movimentação financeira superior a R$ 40 milhões, a Feira, considerada a maior do segmento na América Latina, espera atrair um público de 320 mil pessoas. Mais de 5 mil expositores, entre artesãos de Pernambuco, do Brasil e uma participação recorde de 51 países dividirão cerca de 800 espaços, numa área de 29 mil m², no pavilhão do Centro de Convenções.

    “A Fenearte vai continuar a crescer e cada vez mais se tornar a referência no Brasil, e porque não dizer no mundo, de evento de celebração da nossa Cultura e do nosso artesanato”, celebrou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões.

    Saiba mais

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ciclo junino em Pernambuco segue com muito forró e cultura popular neste fim de semana

    O ciclo junino em Pernambuco segue com muito forró e outras tradições populares neste fim de semana. Através da Secult/Fundarpe e Setur/Empetur, o Governo do Estado está apoiando os festejos de quase 100 municípios. São shows de artistas pernambucanos que se relacionam com os ritmos e expressões mais típicas do período.

    “A gente apresentou às prefeituras os artistas da nossa cultura popular, habilitados por convocatória pública, e tentamos incluir todos nas grades dos municípios. Nosso papel foi dar o apoio a dezenas de festas, garantindo que as mesmas fortaleçam as tradições juninas”, diz Marcelino Granja, secretário de Cultura de Pernambuco. Entre os nomes que ainda se apresentam neste fim de semana, destaque para Liv Moraes, Geraldinho Lins, Maciel Melo, Cristina Amaral, Dudu do Acordeon, Danilo Pernambucano, Jorge de Altinho, Azulinho e Flávio Leandro.

    Confira a programação

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo lança concurso PE Inova nesta sexta-feira

    A Secretaria de Administração do Estado lança nesta sexta-feira (26) o concurso PE Inova, no auditório da Secretaria, durante reunião de criação da Rede de Modernização Governamental. O concurso, promovido pela SAD, através da Superintendência de Modernização Governamental, visa incentivar a criação de novos projetos e ideias inovadoras na gestão pública. Todos os servidores públicos poderão participar. “Além de premiar as boas práticas de gestão, o PE Inova busca valorizar o servidor público que atua de forma proativa e inovadora no âmbito governamental”, explica o secretário de Administração, Milton Coelho.

    Os trabalhos poderão ser inscritos de 01 a 31 de julho, via web, através de um formulário eletrônico, a ser disponibilizado no hotsite: www.peinova.sad.pe.gov.br. Os campeões de ambas as categorias serão premiados com R$10 mil e um curso APG Middle – Programa de Gestão Avançada de Média Administração da Amana Key. Já os segundos colocados vão embolsar R$3 mil e ganharão um curso de Gestão de Projetos, cada. E os terceiros lugares terão direito de levar para casa uma quantia de R$2 mil mais um curso de Gestão de Projetos.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governador intercede para obter vistos para estudantes



    O governador Paulo Câmara atuou diretamente junto ao Consulado dos Estados Unidos para viabilizar a concessão de visto para a viagem aos Estados Unidos de cinco alunas da Escola Técnica Estadual (ETE) Cícero Dias, únicas representantes de toda a América Latina na final do Technovation Challenge. Gabrielle Lopes, Jacqueline Alves, Jaqueline Rodrigues, Leonor Vitória e Sâmara Beatriz embarcaram no último domingo (21/06) para São Francisco.

    A final do torneio acontece nesta quinta-feira (25/06). As alunas chegaram à final com um aplicativo batizado por elas batizado de The Last Drop (A última gota), que trata da importância da preservação de água.

    A documentação das meninas já havia sido entregue no Consulado dos Estados Unidos e as taxas pagas, mas, no dia da entrevista, tudo foi cancelado devido a um problema que ocorreu no sistema de concessão de vistos dos EUA em todo o mundo. Os americanos tentaram, mas não teve jeito para emitir os vistos. O governador Paulo Câmara foi colocado a par da situação e se ofereceu para ajudar. Disse que estava disposto a fazer o que fosse necessário. A iniciativa foi enviar uma carta pessoal do governador para o cônsul dos Estados Unidos. A ideia deu certo.

    Na carta, em inglês, Paulo externou o tamanho da conquista da estudantes pernambucanas e o quanto essa participação seria importante para o futuro das meninas. O consulado voltou à carga, em contato com a Embaixada em Brasília e também com Washington.

    Na última sexta-feira, as estudantes foram chamadas para o Consulado com toda a documentação e, apesar de continuarem a dizer que não podiam garantir nada, as esperanças cresceram. No sábado de manhã (o embarque foi no domingo), o Consulado ligou e pediu fossem buscar os passaportes com o visto.

    ORGULHO DE PERNAMBUCO – Paulo Câmara conheceu o projeto no último dia 26 de maio, quando recebeu as alunas em seu gabinete no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião, o governador afirmou que as alunas são um "orgulho para Pernambuco". “São com exemplos como esse, de dedicação dos gestores, professores e dos alunos, que superamos os desafios e continuamos no caminho certo; no caminho de ter uma educação cada vez mais de qualidade e moderna, que chega a todos. E que também produza alunos mais dedicados aos novos tempos, criando ferramentas que vão ser úteis para toda uma geração", declarou Paulo.

    A Secretaria de Educação forneceu kits de viagem, seguros de saúde e cuidou dos demais detalhes necessários ao embarque das alunas. O campeonato foi criado para incentivar meninas a seguirem carreira em áreas relacionadas à tecnologia. Alunas dos cursos de Multimídia e Programação da unidade estadual, em Boa Viagem, as jovens desenvolveram a ferramenta em apenas dois meses. O objetivo foi conscientizar crianças entre de 6 a 12 anos sobre o uso da água. Os ensinamentos são trazidos através de Vitória, uma boneca de 6 anos. As crianças aprendem brincando a fechar torneiras abertas e apagar as luzes. Como justificativa para ação, Vitória explica que a água precisa ser preservada porque, um dia, pode faltar. O jogo pode ser acessado pelo celular (Andróide), computador, tablet e notebook.

    As estudantes da ETE Cícero Dias vão enfrentar cinco equipes: três dos Estados Unidos, uma da Nigéria e outra da Índia. O grupo vencedor será premiado com de US$ 10 mil, o equivalente a R$ 30 mil. Para o segundo semestre, o desafio das estudantes será incrementar o jogo e colocar nele outras informações sobre a água. O game também ganhará aplicativo para o sistema IOS.

    Gabrielle Lopes, 16 anos, explicou como surgiu a ideia da criação do aplicativo. “Quando a gente se escreveu no Technovation recebemos uma missão: criar um aplicativo que resolvesse um problema social. Escolhemos a água porque é tanto um problema nosso, quanto mundial. Inclusive, na Califórnia está tendo esse problema".

    TECNOLOGIA - Equipada com laboratórios de ponta, a ETE Cícero Dias realiza trabalho inovador na área de tecnologia. Atendendo a mais de 700 alunos, a unidade de ensino oferece, entre outros cursos, o de Jogos Digitais e Programação, em parceria com o Oi Futuro. A Cícero Dias também se destaca pelos índices educacionais. Alcançou 5,58 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe), e, em 2013, foi eleita como uma das instituições educacionais mais inovadoras do mundo pelo Prêmio Educadores Inovadores, da Microsoft, que rendeu o título de Escola Mentora do Brasil.

    Fotos: Wagner Ramos/SEI 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Inscrições prorrogadas para os cursos de língua inglesa e espanhola

    Estão prorrogadas as inscrições para os cursos de língua inglesa e espanhola oferecidas pelo Programa Ganhe o Mundo (PGM), disponibilizada aos estudantes do 1º ano do ensino médio regularmente matriculados e enturmados no Sistema de Educação do Estado de Pernambuco (SIEPE). O cadastro, que deveria ser encerrado nesta sexta-feira (19), agora segue até o dia 30 deste mês. São oferecidas 25 mil vagas, das quais, 19 mil para inglês e outras 6 mil para espanhol.

    Além da modalidade de ensino regular, também podem participar os estudantes matriculados nas escolas integrais, semi-integrais, médio integrado, educação profissional e indígena. As inscrições, gratuitas, são feitas pela Internet, através do site: www.siepe.educacao.pe.gov.br, mediante preenchimento do formulário do cadastro online (http://www1.educacao.pe.gov.br/pgmc/). Também podem se inscrever os estudantes do Colégio da Polícia Militar e da Escola de Aplicação do Recife, porém esses alunos têm a opção de escolher o formulário manual distribuídos em suas unidades de ensino. A mesma regra também é aberta para os estudantes das escolas indígenas, com acesso limitado à Internet.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Central de Monitoramento do DER-PE facilitará a vida de quem for curtir o São João

    O Departamento de Estadas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE) trouxe uma inovação para a Operação São João 2015. O órgão, que é vinculado à Secretaria de Transportes, montou uma central de monitoramento das rodovias, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, em Caruaru.

    A estrutura, que transmite a imagem das câmeras ao longo das principais rodovias de Pernambuco, está localizada na Sala de Imprensa do São João de Caruaru.

    Os condutores também terão acesso às imagens com a situação do trânsito nas estradas. Boletins estarão sendo enviados através das redes sociais, a cada 15 minutos. “Essa inovação do DER-PE é uma forma de alertamos as pessoas sobre a trafegabilidade em alguns trechos. Além da interação em nossas redes sociais, toda imprensa que está cobrindo o evento tem acesso as imagens, e também poderão informar as informações”, destacou o Chefe de Fiscalização do DER, Laurent Licari.

    O trabalho que está sendo realizado pelas equipes de comunicação do DER-PE e da Prefeitura de Caruaru, é uma parceria que vem acontecendo desde a última sexta-feira e seguirá até o dia 29, término das festividades juninas. Os usuários podem ter acesso às informações pelas redes sociais da Prefeitura e do DER.

    REFORÇO - Rodovia mais procurada durante as festividades juninas, a BR-232 recebeu um reforço do monitoramento. De acordo com o DER-PE, cerca de 65 mil veículos estarão trafegando pela rodovia nesta terça-feira, véspera do feriado. O quantitativo de câmeras ao longo dos 130 quilômetros da rodovia, que é de responsabilidade do DER, foi reforçado, visando trazer comodidade para população.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post: