meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Sefaz-PE: 125 anos de uma instituição forte e respeitada

    | Administração, Economia

    sefaz 

    Aniversário do órgão é marcado por um importante legado econômico e social 

    A Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (Sefaz-PE) está completando 125 anos de existência nesta quarta-feira, dia 21 de setembro. A instituição foi fundada em 1891 e, por ela, já passaram 54 secretários. Atualmente, esse posto é ocupado por Marcelo Barros, o 55º nome da lista.

    Nascida sob o nome de Secretaria de Finanças de Pernambuco teve o padre Afonso de Albuquerque e Melo como primeiro gestor. O órgão exerce um importante papel social, político e econômico, pois, além de arrecadar impostos e gerir as contas do Estado, também é nele que são discutidos os programas prioritários do Governo de Pernambuco.

    Formada por um quadro técnico de competentes profissionais, a Sefaz-PE já foi comandada pelo atual Governador Paulo Câmara e por outros quatro ex-governadores, com destaque para Eduardo Campos e Miguel Arraes, ambos secretários por duas gestões.

    José do Rego Maciel, procurador fiscal que esteve à frente da instituição de 1939 a 1945, a mais longa gestão, deixou umas das maiores heranças para os fazendários: o prédio-sede da Sefaz-PE. O comando mais curto foi o do Major Benedito Cezar Rodrigues, secretário da Fazenda por apenas 22 dias em 1937.

    Durante toda a sua história, a instituição sempre foi muito respeitada por ter uma gestão de competência, respeito aos parâmetros legais e extremo cuidado com as contas públicas. Pernambuco foi e é um Estado reconhecido pela manutenção do equilíbrio fiscal, mesmo em períodos de queda na arrecadação provocada por retrações econômicas.

    EDIFÍCIO-SEDE - A história do edifício-sede da Sefaz-PE, localizado na Rua do Imperador, em frente à Praça da República, tem uma importância especial para aqueles que fazem parte da casa. A edificação começou a ser erguida em 1941, no governo de Agamenon Magalhães, e serviu para centralizar o funcionamento da secretaria.

    projeto foi concebido pelo arquiteto Fernando Saturnino de Brito, com base em concepções de Le Corbusiner, arquiteto suíço considerado o mais importante da arquitetura moderna, cujos conceitos foram trazidos para o Brasil por Oscar Niemayer e Lúcio Costa. A obra do edifício foi finalizada em dezembro de 1944.

    Em 1948, atendendo a um convite do então secretário da Fazenda e ex-governador Miguel Arraes, o pintor Cícero Dias presentou a instituição com alguns murais. Parte da obra está exposta no Espaço Cultural Cícero Dias, no hall da Sefaz-PE.

    Cidades: Recife
    Assuntos: sefaz-pe, aniversário, 125 anos, paulo camara, governo de pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Inscrições abertas para curso de empreendedorismo criativo

    | Cultura, Economia, Emprego

    rafaella

    Intitulada Criativo e Empreendedor, sim, Senhor!, palestra com a mineira Rafaella Cappai acontece nesta quinta (22), na Rua Capitão Lima 

    Quem se interessa por empreendedorismo criativo tem até esta segunda-feira (19) para participar do crowdfounding que busca viabilizar, de forma coletiva, a vinda de Rafaella Cappai ao Recife. A atriz, bailarina, comunicadora e empreendedora criativa de Minas Gerais é a convidada do projeto Garimpa Convida, nesta quinta-feira (22), no espaço Jump Brasil, em Santo Amaro.

    Na ocasião, Rafaella apresenta a palestra Criativo e Empreendedor, sim, Senhor!, que busca desmistificar a noção padrão consensual de que criatividade e dinheiro não podem andar juntos, além de apresentar as características e habilidades necessárias para um empreendedor criativo bem-sucedido. Sempre atenta a ferramentas, estratégias, habilidades e soluções que possam ajudar artistas e criativos a fazerem o que amam,  ela fala de criatividade, inovação, negócios e de vida com uma linguagem simples, decodificada e acessível, sempre com aplicações práticas, pra gerar mudanças positivas no cotidiano.

    Mestre em Empreendedorismo Cultural e Criativo pela Goldsmiths University of London, Rafaella atualmente se dedica à Espaçonave, que já formou diretamente mais de 500 empreendedores criativos por meio de oficinas, palestras, processos de coaching e consultoria para pequenos profissionais e negócios criativos.

    Sua metodologia para formação de competências criativas, desenvolvida durante o mestrado, foi agraciada com o Prêmio de Economia Criativa, pela Secretaria de Economia Criativa/Ministério da Cultura, em 2013. Ela também colabora com sites e blogs nacionais escrevendo sobre economia criativa, comportamento empreendedor, produtividade, marketing e empreendedorismo, entre eles o Empreendedores Criativos, Minas Marca, Tio Flávio Cultural, Blog do Tanlup e Negócio de Mulher.

    Para mais informações, acesse a página do evento.

    Serviço: 

    Palestra Criativo e Empreendedor, sim, Senhor!, com Rafaella Cappai
    Quinta-feira (22), às 19h
    Jump Brasil (Rua Capitão Lima, 420, Santo Amaro)

     

    Cidades: Recife
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pedala PE realiza campanha de educação no trânsito em Noronha

    | Comunicação, Educação, Esportes, Meio Ambiente, Mobilidade, Saúde, Transporte, Trânsito

    Noronha 

    Em referência à Semana Nacional do Trânsito, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio do Programa Pedala PE, e em parceria com o Detran, realiza ações de educação no trânsito na ilha de Fernando de Noronha, a partir desta quarta-feira (21). As ações vão até o sábado (24) e serão direcionadas para o público participante do programa Bike Noronha. Cerca de 3,5 mil cartilhas educativas serão distribuídas com ciclistas e moradores. As ações serão concluídas com um passeio ciclístico pelos pontos turísticos do arquipélago, no sábado.

    Durante as ações educativas também será divulgada a campanha “Mão Única”, nas 42 pousadas da ilha participantes do Bike Noronha. A iniciativa tem o objetivo de incentivar, utilizando cartazes, o respeito mútuo entre ciclistas e motoristas no trânsito. A equipe de engenharia do Detran realizará, paralelamente às ações, um diagnóstico da BR 363 e das principais vias de acesso de Noronha. A ideia é sugerir soluções para áreas específicas que podem oferecer risco aos ciclistas.

    “Queremos tornar Noronha um modelo de sustentabilidade com o incentivo do uso da bicicleta como principal meio de transporte. Mais de 1,4 mil moradores permanentes, entre adultos e crianças, já receberam bicicletas para o transporte na ilha, por meio do projeto Bike Noronha. Aliado a isso estamos promovendo as sensibilizações e ações educativas para garantir a segurança dos ciclistas no trânsito”, comenta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

    No período das ações também será realizado um encontro com os taxistas da cooperativa do arquipélago, a Nortax, além de palestras no Conselho de Turismo da ilha e entrada na rádio local. Uma cartilha bilíngue será distribuída gratuitamente entre os ciclistas. O material apresenta os itens de segurança das bicicletas e noções de trânsito. As atividades educativas serão encerradas com um grande passeio ciclístico na ilha.

    Cidades: Fernando de Noronha
    Assuntos: turismo, noronha, pedalada, programa pedala-pe, detran, semana nacional de transito, bike noronha, Mão Única, governo de Peranmbuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco lança nova campanha institucional para vender suas potencialidades turísticas

    | Turismo

     

    Rio Mar Turismo“Pernambuco Coração do Nordeste”. Com este posicionamento comercial,  a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), inicia,  nesta segunda-feira (19), a  realização de uma série de ações que visam promover o Estado como região turística ideal para os brasileiros. Nos próximos três meses, serão promovidas duas campanhas de mídia e promoção simultâneas: sendo uma voltada para o turismo interno, com o slogan “Descubra Pernambuco”, e outra com o conceito “Tudo o que pulsa no Nordeste bate mais forte aqui”, visando impactar o visitante nacional vindo dos principais polos de emissão de turistas para o Estado.

    A primeira fase da campanha será voltada para o público final, com um estande de “vendas” e divulgação promocional no Shopping Rio Mar. O espaço será ambientado em formato de coração com imagens dos destinos e potencialidades turísticas de Pernambuco, além de um grande letreiro com o tema “Pernambuco, Coração do Nordeste”. Quem visitar o local poderá postar fotos nas redes sociais no momento da visita com a hashtag "descubrapernambuco" e concorrer a brindes.

    O espaço terá 200 m2 e contará com 10 ilhas de atendimento onde as principais associações ligadas ao turismo do Estado poderão vender seus produtos e serviços. Um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) disponibilizará mapas e guias turísticos do Estado. O estande ficará localizado na praça principal de eventos do mall e funcionará até o dia cinco de outubro.

    Segundo o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, a campanha contribuirá para ampliar a percepção dos turistas sobre a grande variedade de destinos pernambucanos, buscando aumentar a frequência das viagens ao Estado, seja na baixa ou na alta temporada. “Pernambuco é um destino turístico variado e bastante atrativo. Além de nossas belas praias, que atraem milhares turistas todos os anos, o Estado vem se consolidando com o turismo rural, o enoturismo e de negócios, devido à oferta hoteleira e a qualidade dos serviços”, explica Carreras.

    Ainda nessa primeira fase da Campanha “Pernambuco, Coração do Nordeste”, outros tipos de mídias serão utilizados, como Ambientação dos Aeroportos do Recife, Noronha e de Petrolina; 33 cancelas e portas de entrada do Shopping Rio Mar; paradas de ônibus do Recife, academias de ginástica, além de anúncios em sites locais.

    Ao todo serão promovidos 35 destinos e equipamentos que representam o potencial turístico do Estado, baseado nos produtos nacionalmente conhecidos, bem como naqueles em que a população pernambucana ainda pode descobrir: Recife Antigo, Porto de Galinhas, Fernando de Noronha, Olinda, Petrolina, Gravatá, Bonito, Pesqueira, Litoral Norte, Praia de Carneiros, Triunfo, entre outras atrações.

    A segunda fase da divulgação da campanha será mais ampla, com inserções em mídia nacional, em mídia dirigida aos agentes de viagens e também com forte impacto no consumidor final, prioritariamente nas praças de São Paulo e região Nordeste. Vídeos instrucionais de 30 e 60 segundos começarão a ser veiculados em outubro nas TVs Abertas, nos cinemas, na internet, além da exibição da propaganda em rádios, aeroportos, revistas de bordo, entretenimento e turismo.

     

                

    ​FOTO: Hesíodo Góes

    Cidades: Recife
    Assuntos: turismo, governo de pernambuco, pernambuco coração do nordeste, seturel-pe, descubra pernambuco, cat,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Seleção para Perícias Médicas prorroga inscrições

    | Comunicação, Emprego, Saúde


    O Instituto de Recursos Humanos (IRH) prorrogou as inscrições do processo seletivo que visa preencher 42 vagas voltadas para o Serviço de Perícias Médicas e Segurança do Trabalho. Agora, servidores interessados em participar da seleção podem se inscrever até o dia 3 de outubro. Para isso, basta preencher os formulários de inscrição e análise de títulos (em anexo), incluir o currículo e enviar para o e-mail selecao@irh.pe.gov.br. Toda a documentação deve estar no formato PDF.

    Somente para Recife, estão sendo ofertadas 18 vagas para médicos peritos, 3 para engenheiros de segurança do trabalho, 3 para técnicos de segurança do trabalho, 2 para assistentes sociais, 2 para psicólogos e 2 para enfermeiros do trabalho. Para o interior, são 12 vagas para médicos peritos, sendo 6 para Caruaru e 6 para Petrolina.

    Podem participar da seleção servidores efetivos do IRH ou cedidos de outros órgãos ou Poderes do próprio Estado, da União, de outros Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, conforme Decreto 43.424 de 18/05/2016.

    O servidor aprovado na seleção será cedido ao IRH e receberá uma gratificação por exercício nos valores de R$ 2.900,00 (médico perito), R$ 1.500,00 (enfermeiro do trabalho, psicólogo, assistente social e engenheiro de segurança do trabalho) e R$ 1.000,00 (técnico de segurança do trabalho).
     
    Seguem, anexos, procedimentos, diretrizes, requisitos, cronograma do processo e formulário de inscrição, que deverá ser preenchido pela chefia imediata (a quem o servidor responde diretamente) e pela chefia mediata (gestor/diretor da unidade onde o servidor exerce as atividades).

    Cronograma

    Inscrições: 19/09 a 03/10
    Análise de currículos: 04/10 e 05/10
    Resultado preliminar: 06/10
    Recursos: 07/10
    Resultado final: 11/10

    Cidades: Caruaru, Petrolina, Recife
    Assuntos: irh, serviço de perícias médicas, segurança do trabalho, processo seletivo, medicos peritos, engenheiros de segurança, tecnico de segurança, assistente social, psicólogos, enfermeiros do trabalho,
    Compartilhe: Link para o post:
  • ​Ceatox capacita sobre intoxicações e acidentes com animais peçonhentos

    | Saúde

     

    Atividades são voltadas para profissionais de saúde de quatro Geres do interior

    A partir desta segunda (19.09), até a sexta-feira (23.09), o Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox/PE) estará promovendo mais uma atualização em Toxicologia Clínica e Vigilância em Saúde para os profissionais das Gerências Regionais de Saúde (Geres) de Caruaru (19.09), Arcoverde (20.09), Salgueiro (21.09) e Petrolina (23.09), além de equipes dos municípios de abrangência das Geres.

    O evento tem como objetivo atualizar os profissionais de saúde que atuam na rede de atenção primária, secundária e terciária para prevenção, diagnóstico e tratamento de pacientes intoxicados por agrotóxicos e animais peçonhentos. “Na área de assistência, vamos detalhar o tratamento e diagnóstico dos principais agravos, para otimizar o tempo de resposta aos casos de acidente e, com isso, diminuir as sequelas e os óbitos pelos acidentes com animais peçonhentos e intoxicações”, afirma a coordenadora do Ceatox-PE, Lucineide Porto.

    As aulas serão ministradas pelas médicas do Ceatox, Lucineide Porto e Marília Siqueira, além de médica convidada do Centro de Toxicologia de Niterói, Lilia Guerra. As aulas da vigilância serão ministradas pelo biólogo Pedro Santana Neto.

    De janeiro a agosto deste ano, o Ceatox realizou 1.938 atendimentos pelo 0800.722.6001. A maior demanda foi por acidentes envolvendo escorpião, totalizando 645. Em seguida, vem os casos de intoxicação por medicamentos (373) e acidentes com serpente (317).

    DESCENTRALIZAÇÃO – Desde outubro de 2011, o atendimento dos casos de acidentes com animais peçonhentos e de intoxicação exógenas foi descentralizado do Ceatox para toda a rede de saúde. Com isso, o Centro passou a ser a referência para tirar as dúvidas da população e das equipes de saúde, por meio do 0800.722.6001, indicando como proceder e qual serviço de saúde buscar.

    PROGRAMAÇÃO – 8h às 12h

    19.09 – Caruaru, no auditório do Hospital Mestre Vitalino (assistência à saúde) e no auditório da Geres (vigilância em saúde).

    20.09 – Arcoverde, na sede da Geres (assistência).

    21.09 – Salgueiro, no auditório do Hospital Regional Inácio de Sá (assistência) e no auditório da Geres (vigilância).

    23.09 – Petrolina, no Hotel Quality (assistência e vigilância)

    Cidades: Arcoverde, Caruaru, Petrolina, Salgueiro
    Assuntos: caruaru, arcoverde, salgueiro, petrolina, profissionais de saúde, capacitação, intoxicação, agrotóxicos, animais peçonhentos, ceatox-pe
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara: "A entrega dos títulos de posse representa um avanço na agricultura familiar do Estado"

    | Agricultura
    Com os títulos em mãos, as famílias dos trabalhadores rurais terão acesso a políticas públicas como crédito fundiário e segurança jurídica


    BODOCÓ - A regularização fundiária avança mais uma etapa em Pernambuco. Para intensificar o apoio à agricultura familiar, o governador Paulo Câmara entregou, neste domingo (18.09), 104 títulos de propriedade a trabalhadores rurais do município do Sertão do Araripe. A documentação, que envolve cerca de 15 mil hectares de terra, irá beneficiar os pequenos agricultores, que terão acesso a políticas públicas rurais e benefícios sociais. Com o acordo de cooperação técnica entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Bodocó, serão entregues, até dezembro deste ano, 637 títulos de acesso à terra, gratuitos e registrados em cartório.

    "A entrega dos títulos de posse representa um avanço na agricultura familiar do Estado e mais segurança aos trabalhadores rurais, que vão poder investir nas suas terras e repassá-las aos seus filhos e netos com tranquilidade", afirmou Paulo Câmara. Para o chefe do Executivo estadual, a regularização fundiária possibilita uma nova realidade aos pequenos agricultores. "É fundamental para quem vive dessa atividade saber que pode tirar o sustento sem que ninguém tome sua terra", complementou. Durante a solenidade, os agricultores Maria Selma de Macedo, Erotilde Cristina da Silva, Francisco Monteiro de Sousa e José Ferreira de Almeida receberam das mãos do governador os seus títulos de posse.

    Presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Paulo Lóssio reforçou o fortalecimento da agricultura familiar com a entrega dos titulos. "Com essa documentação em mãos, os agricultores terão mais segurança jurídica e passarão a ter acesso a diversas políticas públicas como, por exemplo, financiamentos em bancos", pontuou. Entre outros benefícios que serão possíveis com o título de propriedade estão diversos programas federais, além de aposentadoria e acesso à moradia. "Isso fará com que a vida e a produção dos pequenos agricultores deem um salto qualitativo", concluiu. 

    Para o secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário de Bodocó, Robson Saraiva, os títulos entregues aos trabalhadores rurais são fundamentais para a economia da região. "Sempre que Paulo vem a Bodocó, é para trazer ações efetivas como essa, que fazem com que o nosso povo cresça", disse.

    Para José Ferreira de Almeida, receber o título de posse significa uma melhoria na vida de sua família. "A vida, a partir de agora, será outra, pois vamos poder plantar feijão e milho com mais tranquilidade, além de podermos pensar em investir ainda mais na nossa terra", comemorou. Assim como ele, a agricultora Maria Selma de Macedo disse que também se sente mais segura. "Tenho sete filhos e poder repassar a terra para eles me deixa tranquila", disse.

    PAVIMENTAÇÃO - Após a entrega dos títulos de posse, Paulo Câmara percorreu algumas das 18 ruas que receberam pavimentação asfáltica em Bodocó. O recapeamento faz parte de um convênio entre o Governo do Estado e o Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER/PE).


    FOTOS: Edmar Melo/SEI

    -- 

    Cidades: Bodocó
    Assuntos: titulos de posse, paulo camara, governo de pernambuco, cidadania ativa, trabalhadores rurais, credito fundiário, agricultura familiar, pavimentação asfáltica, recapiamento
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara inaugura "Quadra Viva" em Cabrobó

    | Educação
    Cabrobó
    A entrega faz parte do programa que constrói e revitaliza espaços de esporte e lazer em escolas estaduais


    CABROBÓ - Depois de comemorar os bons resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Governo do Estado continua avançando para melhorar ainda mais a educação em Pernambuco. Neste sábado (17.09), o governador Paulo Câmara inaugurou a cobertura da quadra da Escola Estadual Senador Paulo Pessoa, no município do Sertão do São Francisco. A entrega do equipamento, que teve um investimento de R$ 227 mil, faz parte do Programa Quadra Viva e beneficiará 750 alunos, além de toda a população cabroboense.

    "Educação é uma prioridade no nosso governo, pois é assim que podemos continuar transformando o nosso Estado. A entrega deste equipamento é fundamental para o dia a dia dos alunos. Tenho certeza que será bastante utilizado, tanto pela escola quanto pela comunidade", afirmou Paulo Câmara. O chefe do Executivo estadual lembrou que, embora Pernambuco tenha alcançado a melhor nota na educação pública do País, ainda há muito a se fazer. "Vamos continuar avançando para melhorar, cada vez mais, a educação no Estado".

    Para o secretário de Educação, Fred Amâncio, a quadra coberta será importante para as atividades desportivas da escola, mas, também, para desenvolver eventos culturais com a população. "Para muitos municípios é o principal equipamento nas escolas, então é importante, não apenas para o dia a dia dos alunos, mas para que haja interação com a comunidade". Na visão do prefeito de Cabrobó, Auricélio Torres, a entrega da cobertura da quadra mostra o compromisso que Paulo Câmara tem com a educação de Pernambuco. "Em tempos de retração e desafio, termos um governante preocupado com a educação do Estado é motivo de orgulho ", disse.

    Para a gestora da escola, Cilane Cavalcante, a entrega da cobertura da quadra foi um sonho realizado. "Foi uma ação muito importante para a população cabroboense, pois beneficiará os alunos, que poderão vivenciar atividades durante todo o dia, e toda a comunidade, que, daqui por diante, poderá realizar eventos no espaço", pontuou. "O valor que se dá à educação e o olhar sobre as escolas são perceptíveis na gestão Paulo Câmara", complementou.

    Aluno do 2° ano do Ensino Médio, Pedro Henrique Alves Santos, de 16 anos, contou que os alunos estavam ansiosos pela construção da coberta da quadra. "Antes, tínhamos dificuldade por conta do sol. Com a chegada dessa cobertura, vamos iniciar novos projetos. Estamos muito gratos ao governador por essa inauguração, principalmente porque não é a primeira reforma na escola", comemorou.


    FOTOS: Edmar Melo/SEI
    Cidades: Cabrobó
    Assuntos: escolas estaduais, educação, quadra viva, ideb, paulo camara, , pacto pela educação,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo autoriza início da construção da Barragem de São Bento do Una

    | Administração, Direitos Humanos, Saúde

    Capoeiras e São Bento do Una

    Equipamento, que leva o nome do ex-governador Eduardo Campos, vai beneficiar diretamente 82 mil pessoas, incluindo a população de Capoeiras


    SÃO BENTO DO UNA – Uma importante obra de infraestrutura hídrica foi anunciada, nesta sexta-feira (16.09), pelo Governo de Pernambuco, para enfrentar os efeitos da estiagem prolongada no Agreste do Estado. Durante visita à área central dessa região, o governador Paulo Câmara assinou a ordem de serviço para o início da construção da Barragem Governador Eduardo Campos, em São Bento do Una, que, quando finalizada, terá capacidade para armazenar 18 milhões de metros cúbicos de água e atender diretamente 82 mil pessoas. Além de abastecer o município onde será implantada, o equipamento beneficiará também a população de Capoeiras, no Agreste Meridional. Com um investimento de R$ 54,5 milhões, o prazo para a conclusão desta obra é de 18 meses.

    Para Paulo Câmara, a construção da barragem reflete a preocupação do Governo em reforçar o abastecimento dessa região tão prejudicada com estiagem. “Nós estamos iniciando uma obra que vai resolver definitivamente a questão da distribuição de água em São Bento do Una e em Capoeiras. Nós vamos ter um equipamento completo, que vai suprir a demanda necessária e vai dar condições do desenvolvimento chegar até aqui, com a geração de emprego e renda para a população. Câmara ressaltou, ainda, a importância de investir em equipamentos que sejam utilizados por mais de um município. “A gente acredita na força de parcerias bem feitas e que trabalham integradas para o bem do povo. E essa é uma obra que dialoga com esse sentimento de comunhão", completou.

    Com a implantação da barragem, o sistema vai contribuir para a regularização do abastecimento da região, que hoje depende do fornecimento por meio da Adutora de Pau Ferro, em Quipapá. O excedente de oferta de água poderá ser utilizado para as atividades produtivas realizadas nas áreas atendidas. Além da barragem, será construída uma adutora, com 18 km de extensão, que vai garantir uma maior segurança hídrica no abastecimento local.

    Ao destacar os benefícios que a barragem vai proporcionar à população, o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, garantiu o início imediato das obras.“Os recursos já estão garantidos e, em breve, vamos voltar aqui para inaugurar esse empreendimento, que, sem dúvidas, vai trazer qualidade de vida e desenvolvimento social e econômico para toda a região", frisou.

    Os recursos para execução da obra serão liberados pelo Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional. Em seu discurso, o ministro das Cidades, Bruno Araújo, dedicou à população local a conquista desse projeto. "Eu pude acompanhar, como deputado federal, ao lado de Eduardo Campos, a luta desse povo para a viabilização dessa barragem. Uma obra que vai resolver não só a questão do abastecimento de água como gerar novas oportunidades para a cidade. E isso é motivo de muita comemoração", afirmou.

    Para a aposentada Luzinete Júlia, de 61 anos, esta obra significa a realização de um sonho antigo da população. "Ter água na torneira é a maior riqueza que poderíamos desejar nesse momento, que consideramos histórico. É um sonho antigo nosso deixar de depender da água de outros municípios. Agora, nós teremos a nossa própria barragem, que, com certeza, vai trazer mais dignidade e qualidade de vida para a nossa comunidade e região", comemorou.

    ECONOMIA E NEGÓCIOS - São Bento do Una é destaque na pecuária leiteira e da avicultura no Agreste pernambucano, sendo a maior cidade produtora de ovos do Estado, com uma produção diária de cinco milhões de unidades.

    Fotos: Aluísio Moreira/SEI


    Cidades: Capoeiras, São Bento do Una
    Assuntos: paulo camara, governo de pernambuco, barragem governador eduardo campos, agua, abastecimento, sao bento do una, capoeiras
    Compartilhe: Link para o post: