meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Saúde do colaborador é prioridade na Perpart

    Estudos da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) apontam que, a cada dez funcionários que pedem afastamento do trabalho, oito tem como motivo alguma doença crônica, como estresse, pressão alta ou obesidade. Pensando nesta situação, a Perpart, através do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), vem atuando sistematicamente na orientação e prevenção de vários problemas de saúde, entre seus colaboradores, sendo priorizadas as doenças relacionadas ao trabalho.

    Uma das ações desenvolvidas pela empresa neste sentido é a realização de exames médicos ocupacionais periódicos. “A periodicidade deste tipo de exame é importante para avaliar e orientar na prevenção de problemas de saúde relacionados ao trabalho ou não, como hipertensão arterial  e outras questões”, comenta a médica do trabalho, responsável pelo atendimento dos colaboradores da Perpart, Laura Calábria.

    Saiba mais

    Assuntos: perpart, pernambuco, participacoes, investimentos, secretaria, administracao, sad, governo, estado, divulga, saude, colaborador, prioridade
    Compartilhe: Link para o post:
  • Produtos artesanais de moda ganham exposição no Recife neste sábado (18)

    secultPossuindo diversas opções em confecções de bordados e renascenças, além de calçados, acessórios e adereços pernambucanos e também de origens estrangeiras, acontece neste sábado (18), no Recife, a 1ª Exposição de Produtos Artesanais. O evento, que será realizado no horário das 9h às 17h, no Sobrado Avignon, bairro das Graças, é aberto ao público e irá disponibilizar a comercialização de tendências com foco na produção artesanal.

    Segundo Graça Sales, uma das organizadoras do evento, a iniciativa visa oferecer ao público produtos diferenciados, envolvendo padrões que nem sempre são encontrados no mercado da moda. “Na exposição, o público encontrará utilidades que vão desde roupas em renascença, até calçados confeccionados em cordas e tecidos. Em muitos casos, esses produtos não são muito disponíveis no mercado, mas agregam o valor de uma produção artesanal que contempla a linha da qualidade exigida pelo público”, explicou.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, produtos, artesanato, exposicao, moda
    Compartilhe: Link para o post:
  • Final da VI Copa de Bandas e Fanfarras acontece neste domingo (19)

    seeA VI Copa de Bandas e Fanfarras chega ao fim neste domingo (19). O evento, que reunirá 52 corporações e mais de três mil estudantes oriundos de 17 municípios do Sertão a Região Metropolitana, terá início às 8h, na quadra poliesportiva da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), localizada na Várzea. A entrada é franca e é esperado um público rotativo de 15 mil pessoas.

    Jurados de Pernambuco, Sergipe, Paraíba, Ceará, São Paulo e Brasília serão responsáveis por avaliar três principais aspectos, o musical, artístico e o de apresentação de cada corporação, estarão na disputa 10 categorias. Os três primeiros lugares, além de troféu, também receberão uma premiação em dinheiro.

    Saiba mais

    Assuntos: see, secretaria, educacao, esportes, governo, estado, pernambuco, divulga, final, recebe, etapa, copa, bandas, fanfarra
    Compartilhe: Link para o post:
  • Divulgado listão definitivo de aprovados para cursos do Pronatec

    seeA Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE) divulgou a relação definitiva de aprovados para os cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Foram 1.061 candidatos classificados, que precisam confirmar a matrícula entre os dias 21 e 23 de outubro na escola escolhida. Veja aqui o listão.

    Os cursos serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF SERTÃO-PE) em nove municípios de todo o Estado. As vagas foram destinadas aos jovens e adultos cursando, em 2014, 2º ou 3º ano do Ensino Médio nas formas Regular, Integral, Semi-Integral, Médio Integrado e Travessia da rede estadual de educação de Pernambuco.

    Saiba mais

    Assuntos: see, secretaria, educacao, esportes, governo, estado, pernambuco, divulga, listao, definitivo, pronatec
    Compartilhe: Link para o post:
  • Jogo Santa Cruz x Vasco terá esquema especial de ônibus

    Neste sábado (18), a Arena Pernambuco será palco de mais uma partida do Campeonato Brasileiro. Desta vez, o Santa Cruz enfrenta o Vasco (RJ), às 16h10, e a partida é válida pela 29ª rodada da série B da competição. Para ajudar no deslocamento dos torcedores, o Grande Recife Consórcio de Transporte preparou um esquema especial de ônibus.

    Para chegar à Arena Pernambuco, os torcedores podem utilizar a linha centro do metrô com destino a Camaragibe e desembarcar no Terminal Integrado Cosme e Damião. No terminal, 20 veículos da linha especial 047 – Cosme e Damião/ Arena estarão à disposição, a partir das 14h, para levar os torcedores até o estádio. Ao todo, serão realizadas 60 viagens, com intervalos de 10 minutos entre um ônibus e outro.

    Saiba mais

    Assuntos: grande recife, consorcio, transporte, governo, estado, pernambuco, divulga, esquema, especial, linhas, onibus, jogo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Semas: o CAR também participa da Mostra de Orquídeas de Pernambuco

    semasA Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) leva consultoria do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para a XXXV Mostra de Orquídeas de Pernambuco. O evento acontece entre os dias 17 e 19 de outubro, nos jardins do Museu do Estado.
     
    A equipe da Gerência do Programa Mata Atlântica e Biodiversidade (GPMAB) distribuirá cartilhas e fornecerá informações e orientações ao público sobre o programa federal em parceria com os estados. O CAR prevê o registro eletrônico obrigatório de todas as propriedades rurais existentes no país até maio de 2015.

    Saiba mais

    Assuntos: semas, secretaria, meio ambente, sustentabilidade, estado, pernambuco, governo, divulga, car, mostra, orquideas
    Compartilhe: Link para o post:
  • TVPE: Diogo Nogueira recebe Dudu Nobre e Karina no Samba na Gamboa desta segunda (20)

    O Samba na Gamboa festeja a carreira de um grande sambista que largou o mundo da constituição pra fazer o que lhe é de direito: samba do bom! Diogo Nogueira recebe Dudu Nobre, para relembrar seus 13 anos na estrada, compondo, cantando e tocando. Hoje compositor e cantor consagrado, Dudu é afilhado de samba do mestre Zeca Pagodinho e teve o primeiro contato com instrumentos musicais ainda na infância.

    Aos cinco anos de idade, sempre apoiado pelos pais, o engenheiro João Nobre e a camareira Anita Nobre, começou a tocar cavaquinho, instrumento que se tornou o “companheiro” de Dudu para todas as horas. “Por amor ao cavaquinho abandonei a faculdade e fui seguir meu sonho de ser sambista”, conta Dudu.

    Saiba mais

    Assuntos: tvpe, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, pernambuco, divulga, destque, programa, samba da gamboa
    Compartilhe: Link para o post:
  • Noronha vence Dengue com técnicas pioneiras

    Em reunião de avaliação com o administrador de Fernando de Noronha, Reginaldo Valença Jr., técnicos de saúde pública anunciaram que a ação de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, tem apresentado bons resultados na ilha situada a 545 km da costa pernambucana. Desde 2011 a administração de Fernando de Noronha, por meio da Coordenadoria de Saúde, vem celebrando o sucesso da parceria com o Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM) – unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco –, que desenvolveu um projeto pioneiro na erradicação do mosquito na ilha.

    A coordenadora de Saúde do arquipélago, Dra. Fátima Souza, destaca que a utilização de ações da vigilância com ovitrampas (usadas no primeiro momento da pesquisa do CPqAM) foi tão positiva que será contínua. “Até o início de outubro desse ano apenas seis pessoas foram notificadas, e isso considerando que já passamos pelo período crítico, o das chuvas”. Para intensificar a atuação dentro do arquipélago, a pesquisadora da Fiocruz Pernambuco, Alice Varjal, apresentou para a coordenadora e conselheiros de Saúde de Noronha, na noite de ontem, quarta-feira (15), na sede do Programa de Saúde da Família (PSF) da ilha, o projeto “Tecnologias Integradas para Controle Biológico, Mecânico e Genético do Aedes aegypti”.

    Assuntos: fernando de noronha, governo, pernambuco, estado, arquipelago, divulga, modelo, monitoramento, dengue
    Compartilhe: Link para o post:
  • Intensa programação anima equipamentos culturais neste fim de semana

    secultO final de semana, de sexta (17) a domingo (19), vai ser de intensa programação nos equipamentos culturais geridos pela Secretaria de Cultura do Estado e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco. Na Torre Malakoff, Casa da Cultura, Cinema São Luiz, Teatro Arraial, Espaço Pasárgada, além dos Museus do Estado, Regional de Olinda, de Arte Sacra de Pernambuco e do Barro de Caruaru, o público poderá aproveitar uma programação, formada por ações gratuitas ou com entradas a preço popular, que valorizam e fomentam a cultura pernambucana. Confira:

    A Torre Malakoff, no Bairro do Recife, oferece ao público duas exposições gratuitas: Barco de Fogo e Gráfica Lenta. A primeira, do fotógrafo sergipano Márcio Garcez, esta em exibição no térreo do equipamento cultural. Garcez registrou durante três anos os processos de feitura e apresentação do Barco de Fogo, brincadeira popular sergipana que mistura fogos de artifício e artesanato e é realizada durante o período junino em Estância, município que fica a 70 quilômetros de Aracaju (SE). A obra foi contemplada na 2ª Convocatória de Ocupação da Sala Alcir Lacerda, uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Pernambuco, através da Coordenadoria de Fotografia, com o objetivo de abrir espaço para a produção independente no Estado.

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, programacao, fim de semana
    Compartilhe: Link para o post:
  • COMUNICADO - Dia do Funcionário Público

    Por determinação do governador João Lyra Neto, o ponto facultativo do dia 28 de outubro, em que se comemora o Dia do Funcionário Público, foi transferido para 31 de outubro. Nesta nova data, será considerado ponto facultativo nas repartições públicas e entidades da administração direta e indireta, com exceção dos serviços cujo funcionamento seja indispensável, a juízo do chefe do respectivo órgão.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post: