meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Número de homicídios de mulheres em Pernambuco cai 8,5%

    A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) e a Câmara de Enfrentamento da Violência de Gênero contra as Mulheres realizaram na manhã desta terça-feira (25) uma coletiva para apresentar um balanço das ações realizadas no último ano. De acordo com os dados apresentados, em oito anos Pernambuco caiu da 2ª para a 16ª colocação no ranking dos Estados que mais registram assassinatos de mulheres em todo o País. Os dados são do mapa da violência do Instituto Sangari.
     
    De acordo com a diretora de enfrentamento da violência de gênero da SecMulher-PE, Fábia Lopes, o monitoramento eletrônico é a mais recente medida combativa implementada. O monitoramento é feito por meio da colocação de uma tornozeleira no agressor, que rastreia a sua posição geográfica com fins de assegurar que a decisão judicial de mantê-lo longe da vítima seja cumprida.

    Saiba mais

    Assuntos: pmpe, policia militar, sds, secretaria, defesa social, governo, estado, pernambuco, divulga, homicidios, mulheres, reducao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Universidades pernambucanas assinam convênio inédito

    O Salão Receptivo da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) foi palco nessa terça-feira (25/11) para o lançamento do Consórcio Pernambuco Universitas, um convênio inédito de cooperação interuniversitária entre as principais instituições pernambucanas de ensino superior.

    Na ocasião, os reitores das cinco universidades pernambucanas (Unicap, UPE, UFPE, UFRPE, e Univasf) integrantes do consórcio assinaram o acordo que passou a vigorar a partir da data da assinatura e tem validade de cinco anos, podendo ser prorrogado, mediante o interesse dessas instituições. O convênio promoverá a cooperação técnica, científica, educacional e cultural entre as universidades, visando o desenvolvimento e a execução conjunta de programas e projetos, e o intercâmbio em assuntos educacionais, culturais, científicos e tecnológicos.

    Saiba mais

    Assuntos: upe, universidade, pernambuco, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, sectec, divulga, universidades, assinam, convenio
    Compartilhe: Link para o post:
  • Espaço Ciência promove ação socioeducativa

    Amanhã (27) o Espaço Ciência, através da Gerência da Ação Social, participará de dois eventos: o Coletivo de Direitos promovido pelo Governo Presente e o 1° Dia da Cidadania da Escola Aníbal Fernandes, ambos serão realizados na escola.

    Das 8h às 17h o Gepetto (Ateliê de Ciência) – Projeto que faz parte da Ação Social do museu, vai divulgar e expor jogos educativos produzidos pelos participantes do projeto. Já os monitores de robótica apresentarão ao público robôs da Lego seguidores de linha.

    Assuntos: sectec, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, pernambuco, espaco ciencia, divulga, promove, acao, socioeducativa
    Compartilhe: Link para o post:
  • Caruaru recebe espetáculos de circo, teatro e mamulengo

    secultO Festival Pernambuco Nação incia, nesta quarta-feira (26), em Caruaru, a temporada de espetáculos cênicos na cidade, que incluirá apresentações circenses, teatrais e mamulengo. Neste primeiro dia, a partir das 16h30, quem abre a programação é o magico Rapha Santacruz, com a montagem AbraCASAbra, na Praça do Artesão (Alto do Moura). Natural da capital do agreste pernambucano, o artista mescla, em seu número, a arte do ilusionismo com as atividades do dia-a-dia, temperando todas as cenas com pitadas de humor. Situações corriqueiras como arrumar a casa, regar as flores e encher o aquário, são cenário para a mágica acontecer. Misturando ficção e realidade, Rapha aproxima o público da magia, ajudando, de um jeito poético, a lançar reflexões acerca das atribulações da vida contemporânea que acabou afastando os indivíduos da espontaneidade e da leveza. O espetáculo já realizou, no ano passado, uma turnê por várias capitais do Nordeste, com incentivo do Funcultura.

    Na quinta-feira (27), a palhaça Keke Kerubina leva, às 16h30, seu Circuluz Brincante ao Alto do Moura. No espetáculo, Keke  explora as possibilidades de jogo e diálogo entre comicidade, cultura popular e habilidades circenses, em cenas que estabelecem uma interatividade cênica com a platéia, originada na arte de rua. Malabarismos, acrobacias no tecido, dança e dramaturgia popular se confundem no desenrolar das cenas, e semeiam, na platéia, a vontade de mostrar seu próprio brincante.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, caruarua, espetaculos, circo, teatro, mamulengo
    Compartilhe: Link para o post:
  • CPRH realiza Projeto Verão Ambiental no litoral pernambucano

    cprhA equipe de Educação Ambiental (UEAM) da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realiza, desde o dia 11 de novembro, atividades que fazem parte do projeto "Verão Ambiental: Esta é nossa praia!", realizado, anualmente, pela Agência com objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da preservação das áreas litorâneas, sobretudo no período de veraneio.

    As ações começaram no municipio de Barreiros em encontro com os alunos da Escola Estadual Professor Joaquim Augusto de Noronha Filho, onde 78 alunos do 2° ano do ensino médio participaram de um vídeo-debate seguido de uma oficina de leitura onde foram trabalhadas as cartilhas do projeto Verão Ambiental. Na oportunidade, os estudantes puderam discutir as problemáticas ambientais das zonas costeiras trabalhadas no projeto.

    Saiba mais

    Assuntos: cprh, agencia, estadual, meio ambiente, governo, estado, pernambuco, divulga, projeto, verao ambiental, litoral
    Compartilhe: Link para o post:
  • Tema dos Direitos Humanos está presente nas Escolas Estaduais

    Trabalhar o tema dos Direitos Humanos dentro das escolas estaduais é uma das metas prioritárias da IV Jornada Estadual dos Direitos Humanos. Pensando nisso, a personagem Maria Mediação, leva para São Lourenço da Mata, nesta quarta-feira (26), às 13h, a oficina “Diálogo Cultural: Verdades e Mentiras sobre os Direitos Humanos”, para os alunos da EREM Conde Correia de Araujo.

    Percorrendo o estado desde o último dia 20 deste mês, Maria Mediação, personagem da Gerência de Prevenção e Mediação de Conflitos, vinculada à Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, realizou a atividade nos municípios de Petrolina, Belo jardim e Riacho das Almas, respectivamente, onde beneficiou 372 alunos/as. Além de São Lourenço, outros quatro municípios ainda receberão a iniciativa: Garanhuns, Arcoverde, Goiana e Olinda.

    Segundo a arte-educadora, Manina Aguiar, que interpreta a personagem Maria Mediação, através de uma linguagem mais lúdica associada a arte e a música é possível ter uma melhor compreensão do que os alunos consideram verdade ou mentira em relação aos Direitos Humanos, o que torna a atividade mais dinâmica e eficaz.

    “Colocamos várias situações de discriminação para a turma dizer se acha verdade ou mentira, utilizando targetas nas cores verdes e vermelhas. Afirmações como por exemplo:  ‘Os Direitos Humanos só defendem bandidos’. A partir das respostas abre-se espaço para o diálogo e  quem assim o desejar, pode explicar o porque da sua resposta, estimulando os demais a darem a  sua opinião também”, explica Manina.

    Durante a atividade os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos também são objetos de reflexão, como detalha Manina. “O aprofundamento das questões levantadas pelos alunos é feito através da leitura de alguns artigos da DUDH que contemplam as provocações iniciais”.

    Outra ferramenta utilizada na composição da oficina é a Cartilha: “Os Direitos Humanos Contados por Maria Mediação”, material disponibilizado nas turmas visitadas. A publicação trás de forma leve, colorida e em formato de tiras em quadrinhos uma breve trajetória das lutas e conquistas dos Direitos Humanos no cenário mundial, além de apresentar os serviços prestados pela secretaria junto à população pernambucana.

    “Entendemos este como um dos principais objetivos da IV JDH, fazer com que os Direitos Humanos e os serviços façam parte do cotidiano das pessoas, iniciando na escola”, finaliza.  

    Assuntos: sejudh, secretaria, direitos humanos, justica, governo, estado, pernambuco, divulga, dh, escolas estaduais
    Compartilhe: Link para o post:
  • Direitos humanos e terceira idade são temas de ações realizadas em Fernando de Noronha

    A Coordenadoria de Desenvolvimento Social da ilha, através do CRAS, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Diretitos Humanos, promovem a I Caravana de Direitos humanos por um Envelhecimento Digno em Fernando de Noronha e a IV Jornada Estadual de Direitos Humanos, que traz como tema “Pernambuco de todos e todas”.

    Entre os dias 26 e 29, várias ações acontecerão no arquipélago com o objetivo de discutir o fortalecimento da política da pessoa idosa e os direitos humanos em geral. Diferentes grupos como gestores, conselheiros, defensores públicos, policiais civis e militares, delegados, gestores e profissionais de saúde, assistência social, educação e moradores do arquipélago irão participar das atividades.

    Saiba mais

    Assuntos: fernando de noronha, governo, pernambuco, estado, arquipelago, divulga, dh, direitos humanos, terceira idade, acoes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Loja virtual da Economia Criativa de Pernambuco ganha novos produtos

    https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_12110_tn_201411261332165253.jpg

    A partir do dia 1º de dezembro, o e-commerce da Economia Criativa de Pernambuco (www.pernambucocriativo.com) terá 34 novos produtos sendo comercializados através da plataforma, ampliando para 44 o número de itens disponíveis. A seleção dos novos artigos foi realizada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDEC), com o apoio do Sebrae, entre os dias 1 e 14 de novembro.

    Ao todo, 49 produtos foram avaliados nesta nova leva. Dentre os itens selecionados, a maior parte pertence ao segmento de design, como itens de moda e utilitários. O site será atualizado e a partir de dezembro os novos itens já poderão ser adquiridos na plataforma, que realiza vendas através de boleto bancário ou cartões de crédito ou débito automático.

    Saiba mais

    Assuntos: secretaria, desenvolvimento economico, pernambuco, sdec, governo, estado, divulga, loja virtual, economia criativa, novos produtos
    Compartilhe: Link para o post:
  • 16º FestCine abre inscrições para seminário sobre cinema e educação

    Estão abertas, até a próxima terça-feira (2), as inscrições para o seminário “Cinema e Educação: uma reflexão sobre a aplicação da Lei nº 13.006/2014”. Fazendo parte do 16º FestCine – Festival de Curtas de Pernambuco, o seminário é gratuito e será realizado na quinta-feira (4), na Faculdade Joaquim Nabuco, campus do centro do Recife, tendo como público alvo professores de escolas públicas e privadas de Pernambuco, educadores de apoio, diretores, bibliotecários, estudantes de pedagogia e cineastas e cineclubistas.

    Entre os objetivos do seminário, estará o debate sobre a aplicabilidade da Lei 13.006/2014, que institui a inserção do cinema nacional como componente curricular complementar nas escolas do ensino básico, integrado à proposta pedagógica, com a exibição de pelo menos duas horas mensais de produções brasileiras.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, festcine, inscricoes, seminario, cinema, educacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Google leva Street View para Noronha

    Fernando de Noronha é um dos maiores símbolos da variedade e da beleza da flora e fauna brasileira, mas poucos tem acesso ao arquipélago pernambucano. A ilha recebe apenas 246 visitantes por dia, sob um estrito controle ambiental. De acordo com o administrador da ilha, Reginaldo Valença Jr., o limite ao acesso é importante para manter a preservação. "É necessário conscientizar as pessoas da importância de conservar este paraíso", afirma Reginaldo. Por este motivo, uma parceria firmada entre o a Administração da Ilha, o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade e o Google vai criar uma versão on-line da Ilha no serviço Street View. Regiões submarinas também foram registradas. As imagens em 360 graus vão construir um mapa digital acessível a todos, a partir de 2015. Dessa maneira, qualquer um poderá conhecer, compreender e preservar a biodiversidade de Noronha.

    O Google criou dois braços de seu Street View para a digitalização de reservas e parques naturais: o Parks (que abrange áreas continentais) e o Oceans (de submarinas). Com Noronha e Atol das Rocas, já são treze regiões do tipo grava das pelas câmeras. Na lista, há por exemplo Galápagos, no Equador, e a Grande Barreira de Corais da Austrália. No Brasil a empresa pretende expandir o mapeamento para todos os parques Nacionais, incluindo Amazônia. O projeto de Noronha é pioneiro em três aspectos. Além de ser o primeiro território brasileiro da lista, nunca foi feito um mapa subaquático do arquipélago e também é a primeira vez que o Google usa bugues (única forma de trafegar por parte do terreno).

    Saiba mais

    Assuntos: fernando de noronha, governo, pernambuco, estado, arquipelago, divulga, google, street view
    Compartilhe: Link para o post: