meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Fernando de Noronha ganha equipamentos para coleta de dados pluviométricos

     apac

    A APAC realizou a instalação de mais uma Plataforma de Coleta de Dados (PCD) e pluviômetro no estado de Pernambuco. Dessa vez, o investimento foi destinado a Fernando de Noronha, para que seja possível realizar as previsões climáticas da ilha, com maior precisão de dados e de maneira remota.

    Esse equipamento é semelhante ao instalado no Espaço Ciência, em março, composta por bateria e alimentada por painel solar e conta com dispositivo eletrônico - Data Logger que facilita na extração e transmissão de dados via GPRS (General Packet Radio Services) onde são monitorados dados de temperatura, pressão, umidade do ar e do solo e radiação solar, além de conter pluviômetro e sensores de vento em dois níveis,(2 e 10 metros de altura).Os valores registrados são transmitidos por hora, e quando ocorrem precipitações, a cada 15 minutos.

    A ação contou com o suporte da Administração da ilha de Fernando de Noronha. Além da PCD, também foi instalado no quartel do Corpo de Bombeiros, um pluviômetro convencional do tipo “Ville de Paris”. Esse equipamento permitirá que em casos de falhas na estação automática, a APACpossa ter o controle da precipitação local, através dos dados do instrumento que serão coletados e repassados pelo Corpo de Bombeiros.

    Cidades: Fernando de Noronha
    Assuntos: apac, fernando de noronha, previsoes climaticas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Adolescentes da Funase são inseridas no curso de Introdução à Automação Eletroeletrônica

    | Social

     funase

    Com 20 horas/aula, formação está sendo viabilizada por meio de uma parceria com o CIEE

    Vinte e duas jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Santa Luzia, na Região Metropolitana do Recife, iniciaram, nesta semana, o curso de Introdução à Automação Eletroeletrônica. A formação, que tem 20 horas/aula, está sendo ofertada pela primeira vez para as socioeducandas atendidas na unidade, que é administrada pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). O objetivo é preparar as alunas para que, quando saírem da instituição, possam ingressar no mercado de trabalho.

    O curso está sendo viabilizado por meio de uma parceria entre a Funase e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Duas turmas estão sendo formadas na unidade, uma pela manhã e outra à tarde, durante quatro quartas-feiras. A aula inaugural contou com a participação da presidente da Funase, Nadja Alencar, do coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da instituição, Normando de Albuquerque, de instrutores e outros funcionários.

    “Eu estou gostando muito do curso. É algo novo aqui na unidade e aprendemos muito na primeira aula”, afirmou a socioeducanda R.M.S.D., de 17 anos. “Esses cursos de pequena duração são essenciais para que as meninas comecem a conhecer as várias áreas de atuação da educação profissional. A partir do momento que elas participam das aulas e são certificadas, podem concorrer a uma vaga no mercado de trabalho”, complementou a coordenadora técnica do Case Santa Luzia, Jailda Castro.

    Foto: Higino Filho/Funase

    Cidades: Recife
    Assuntos: funase, capacitacao, automacao eletroeletronica
    Compartilhe: Link para o post:
  • Campanha educativa “Se liga, meu irmão” no São João 2019

    | Trânsito

     detran

    O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, lançou a campanha educativa sob o título “Se liga, meu irmão”, chamando a atenção para que nesse São João nada de misturar bebida e direção, visando alertar os motoristas sobre os riscos do uso do álcool quando for conduzir o veículo. Durante os festejos juninos, observa um aumento no tráfego de veículos com destino ao interior do Estado. Com base nisso, é intensificada as ações educativas do Órgão.

    Segundo a Coordenadora de Educação para o Trânsito, Luciana Carvalho, a campanha conta com jingle gravado por Geraldinho Lins para emissoras de rádios, peças em mídias sociais e panfletos com dicas de segurança como bebida e direção, não. Nunca; cinto de segurança sempre, inclusive no banco de trás; respeite os limites de velocidade; respeite a sinalização; não use o celular enquanto dirige; verifique sempre as condições do veículo antes de pegar a estrada; mantenha sempre os faróis acesos nas rodovias; e motociclista, use sempre o capacete. 

    Luciana lembra ainda que, nesta sexta-feira (21), técnicos de Educação para o Trânsito estarão levando a Caravana Detran nos Municípios para Caruaru. A equipe de educação, junto com a Diretoria de Trânsito e Guarda Municipal, estará na Capital do Forró, na Av. Agamenon Magalhães, próximo ao Banco do Brasil, realizando blitz educativa, distribuindo material educativo contendo dicas de segurança no trânsito. Ainda de acordo com Luciana, os trabalhos educativos deverão ter início sempre às 10h.   

    SERVIÇO

    Blitz Educativa
    Local: Av. Agamenon Magalhães, próximo ao Banco do Brasil
    Data: 21/06/2019
    Horário: 10h

     
    Cidades: Recife
    Assuntos: detran, campanha educativa, sao joao
    Compartilhe: Link para o post:
  • ATI festeja seus 50 anos no próximo dia 27

    | Administração

    A Agência Estadual de Tecnologia da Informação do Estado de Pernambuco (ATI-PE) completa 50 anos de existência no dia 28 de junho de 2019. Para comemorar a data tão importante para a história da TI do Estado, a presidente do órgão, Ila Carrazzone, programou uma série de atividades.  Para começar, será realizada no dia 27 de junho, às 14h30, no Auditório do órgão, uma cerimônia exclusiva aos funcionários da casa e convidados, em homenagem a todos os que contribuíram com sua história,

    A ATI, hoje vinculada à Secretaria de Administração (SAD), já foi o Centro de Prestação de Serviços Técnicos de Pernambuco (Cetepe) e a Fundação de Fomento da Informática do Estado de Pernambuco (Fisepe). A autarquia sempre propôs soluções integradoras e uso intensivo de Tecnologia da Informação para melhorar a prestação dos serviços públicos, primando pela governança e avanços da TI estadual.

    Acompanhe a programação:

    Junho 

    *Tarde de Homenagens
    *Confraternização dos Funcionários 
    27/06 
    14h30
    Pátio da ATI

    Julho

    *Aposição da Placa Comemorativa dos 50 anos da ATI

    Agosto

    *Gincana entre as áreas da ATI
    *Solenidade alusiva aos 50 anos da ATI

    Setembro

    *Premiação da Gincana

    Outubro

    Semana de Arte - com exibição de trabalhos de vários artistas da casa e de convidados, além de uma Exposição Fotográfica contando a história da ATI.

    Assuntos: sad, ati, atividades comemorativas
    Compartilhe: Link para o post:
  • DER libera trecho do km 70,8 ao km 72 da BR-101

    | Mobilidade

     der

    Na manhã dessa quinta-feira (20), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) liberou a circulação de veículos em mais um trecho das obras de restauração e requalificação da BR-101, no contorno do Recife, no sentido Jaboatão dos Guararapes, do quilômetro 70,8 ao 72, pista principal, localizado no bairro de Jardim São Paulo.

    Os segmentos restantes de 0,8 km (sentido Jaboatão) e 1,90 km (sentido Paulista), serão restaurados após o período chuvoso. Mas as obras não param, a ação também contempla intervenções nas alças, marginais e canteiros da BR-101.

    A iniciativa está sendo realizada através da parceria firmada entre os Governos Estadual (DER) e Federal (DNIT), onde contempla 30,7 quilômetros da rodovia, no trecho que vai da PE-015, na divisa dos municípios de Paulista e Abreu e Lima (km 51,6) até o viaduto sob a Estrada da Batalha (km 82,3).

    Assuntos: der, obras, requalificacao, trecho liberado
    Compartilhe: Link para o post:
  • Porto de Suape e Autoridade do Canal do Panamá assinam acordo de cooperação

     suape

    O Governo de Pernambuco, por meio do Complexo Industrial Portuário de Suape, assinará um acordo de cooperação técnica com a Autoridade do Canal do Panamá (ACP) nesta sexta-feira (21), na Cidade do Panamá, para aumentar o nível de desenvolvimento e atrair maiores oportunidades para o Porto de Suape. Participam do ato o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, o presidente de Suape, Leonardo Cerquinho, e o diretor de Planejamento e Gestão de Suape, Francisco Martins. O documento que será assinado prevê uma aliança de cooperação para alcançar objetivos comuns.

    “Estamos buscando parceiros internacionais que tenham operações com grandes portos e grandes armadores. O Canal do Panamá é um deles, onde pretendemos fazer uma sinergia muito boa, tendo em vista a conexão que ele faz entre o Pacífico e costa leste da América do Sul. Então, vamos atrás desses parceiros para o Porto de Suape e para Pernambuco, mostrando todo o nosso potencial”, comentou o secretário.

    “O acordo com o Canal do Panamá será muito positivo para o Porto de Suape, pois vai viabilizar novas rotas marítimas internacionais, vislumbrando o nosso segundo terminal de contêineres. Isso se refletirá em aumento na movimentação de cargas e incremento nos negócios do porto”, explicou Leonardo Cerquinho.

    A expansão do canal foi inaugurada em 26 de junho de 2016 e, desde então, houve um impacto nos padrões de negócios em todo o mundo. O alargamento do Canal mudou a navegação pelas rotas internacionais que ligam o Pacífico, o Atlântico e o Golfo do México, alterando a lógica do tráfego marítimo e atingindo os mercados nas Américas Central e do Sul. Nesse contexto, o Porto de Suape tem um enorme potencial para se consolidar como um hub port, não só pela localização como pela infraestrutura que possui, atraindo as cargas de grandes navios da Ásia que passam pelo Canal.   

    No acordo, que terá validade de dois anos, as partes se comprometem a empreender iniciativas conjuntas como esforços de mercado para a propagação dos benefícios resultantes da expansão do canal e da interconexão que oferece a localização estratégica do Porto de Suape na rota marítima. Também prevê o intercâmbio de informações no desenvolvimento de estratégias de comercialização; realização de estudos conjuntos sobre áreas de interesses; partilha de informações sobre melhorias e/ou esforços de modernização com objetivo de aumentar a demanda ou evolução dos serviços de transporte; além de poderem compartilhar experiências de sustentabilidade.

    No Canal do Panamá, os gestores vão visitar as instalações do canal. Do lado do Pacífico, vão conhecer o Centro de Visitantes de Miraflores, localizado ao lado das eclusas Panamax, de onde poderão ver os navios em trânsito e visitar seus showrooms de quatro andares que mostram a história, a biodiversidade, a operação e o significado internacional da hidrovia. No lado do Atlântico, a visita será ao Centro de Visitante Águas Claras, onde estão as novas eclusas do Canal. Por elas, passam navios que podem transportar mais de 14 mil TEUs.

    No dia 25 de junho, o grupo pernambucano fará uma visita aos três maiores terminais de contêineres do Canal do Panamá com o objetivo de divulgar o Tecon 2 de Suape. Pela manhã, está prevista uma ida às instalações do Terminal Internacional de Manzanillo, que é um dos principais portos de transbordo da região e operado pela SSA Marine. No início da tarde, será realizada uma visita ao Porto de Balboa (Panama Ports Company), no lado do Pacífico. A PPC é uma subsidiária da Hutchinson Ports, administradora dos portos de Cristóbal e Balboa, localizada nas duas extremidades do Canal, servindo como uma rede de distribuição para as rotas comerciais do Atlântico e do Pacífico.

    A programação será encerrada com uma ida às instalações da PSA Panamá, no Porto de Rodman. A PSA Panamá opera desde 2010 e é uma subsidiária da PSA International, um dos principais grupos portuários do mundo, com participação em cerca de 40 terminais em 16 países da Ásia, Europa e Américas. 

    Sustainability Week 2019 IDB Invest

    De 24 a 28 de junho, na Cidade do Panamá, ocorre a Sustainability Week 2019 IDB Invest (Semana de Sustentabilidade do Banco Interamericano de Desenvolvimento). No evento, estão previstas rodadas de negócios com o setor privado, onde o secretário e o presidente de Suape se encontrarão com executivos responsáveis por Parcerias Público-Privadas (PPPs) para discutir oportunidades e a participação do BID em projetos estratégicos para Pernambuco.

    Sobre a Autoridade do Canal do Panamá (ACP) 

    A Autoridade do Canal do Panamá (ACP) é uma entidade legal autônoma da República do Panamá encarregada da operação, administração, gestão, preservação, manutenção e modernização do Canal do Panamá, bem como atividades e serviços relacionados para que o Canal possa operar de maneira segura, contínua e eficiente. 

    Assuntos: governo de pernambuco, suape, acordo de cooperacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ouvidoria-Geral do Estado promove 2a reunião de monitoramento de 2019

    Na próxima quarta-feira, dia 26, a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) promove a 2a Reunião de Monitoramento da Rede de Ouvidorias no ano de 2019. O encontro, que prevê a troca de experiências e avaliação de resultados do semestre, será realizado das 9h às 12h, no auditório da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) - a qual a OGE é vinculada -, no bairro do Espinheiro, no Recife. Uma média de 200 servidores integram a rede estadual, formada por 62 ouvidorias.

    Durante a 2ª Reunião de Monitoramento serão apresentados dados estatísticos da Rede, incluindo o número de manifestações registradas de janeiro até o momento; as manifestações mais recorrentes; o índice de resolutividade; e o total de Pedidos de Acesso à Informação (Pais). A diretora da Diretoria da Ouvidoria-Geral do Estado (DOGE), Zélia Correia, também irá repassar os pontos mais relevantes da 4ª Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação, promovida pela Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da sua Ouvidoria-Geral (OGU), no período de 13 a 16 de maio último, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

    O encontro do próximo dia 26 será marcado, ainda, pela explanação dos procedimentos pertinentes a Ouvidoria e a programação de eventos e cursos que serão realizados até o final do ano. “Ampliar a qualificação dos servidores que compõem a Rede é uma de nossas metas para este ano. Para isso, estamos promovendo uma série de capacitações, por meio da nossa Escola de Controle Interno e em parceria com o Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe)”, destacou Zélia.

    CONTATOS – O cidadão que desejar realizar alguma manifestação pode escolher entre os seguintes canais de comunicação: Portal da OGE (www.ouvidoria.pe.gov.br); telefone (162 – ligação gratuita); e-mail (ouvidoria@ouvidoria.pe.gov.br); ou presencialmente, com agendamento prévio, no endereço da SCGE (Rua Santo Elias, 535, Espinheiro/Recife), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

    Cidades: Recife
    Assuntos: scge, reuniao de monitoramento
    Compartilhe: Link para o post:
  • IPA inaugura central de recebimento e distribuição do PAA

    | Agricultura

     ipa

    O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário, inaugura na próxima sexta-feira, dia 28, em Petrolina, no Sertão do Estado, a Central de Recebimento e Distribuição do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos – que funcionará na sede do IPA naquela cidade. Evento será a partir das 9h.

    A inauguração da nova central destaca o compromisso do IPA, da SDA e do Governo do Estado, via governador Paulo Câmara, em investir na agricultura/agricultor familiar, setor que é responsável por fornecer mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa do brasileiro. “É mais um passo da nossa gestão à frente do IPA, de ampliar a capacidade de atuação, mostrando nosso compromisso com os agricultores assistidos por nós”, celebra Odacy Amorim, presidente do IPA.

    Presente em 95% do Estado, o IPA tem papel fundamental na execução do PAA. Por meio da prestação dos serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER) é promovida a qualificação dos agricultores, o mapeamento da produção local, além do planejamento da aquisição e doação da produção.

    A força da ação pode ser comprovada pelos resultados registrados no período compreendido entre 2015 e junho de 2018. Foram aplicados mais de R$ 30,5 milhões para aquisição de doação de R$ 9,2 milhões quilos de alimentos, adquiridos de 4,7 mil agricultores de base familiar, elevando em 25% os ganhos na comercialização.

    Cidades: Petrolina
    Assuntos: ipa, inauguracao, agricultura familiar
    Compartilhe: Link para o post:
  • Adolescentes da Funase visitam estádio e celebram o centenário do Central

    | Social

     funase

    Socioeducandos, que cumprem medida de internação no Case Caruaru, participaram de treino e interagiram com o elenco do time

    Adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Caruaru, no Agreste do Estado, visitaram, nesta semana, o Estádio Luiz José de Lacerda, do Central Sport Club. A atividade fez alusão ao aniversário de 100 anos do time, celebrado neste mês. Na ocasião, os socioeducandos foram recebidos por jogadores da equipe e puderam participar de um dos treinos no gramado.

    “Foi uma alegria enorme participar dessa atividade. Torço pelo Central e quero seguir a carreira de jogador de futebol”, afirmou o socioeducando J.B.S.N., de 16 anos, que aproveitou o momento para tirar fotos ao lado do elenco do time.

    Para o coordenador geral do Case Caruaru, Márcio Oliveira, o envolvimento com atividades esportivas é importante no cumprimento da medida socioeducativa. “Vemos na história que os esportes têm a capacidade de tirar pessoas de situações difíceis e fazer com que mudem de vida, busquem outras perspectivas e construam um planejamento diferente para a vida da sua família. É fundamental dar a oportunidade aos socioeducandos de conhecer e ter acesso a esses espaços fora da unidade de internação”, afirmou.

    Cidades: Caruaru
    Assuntos: funase, socioeducandos, case caruaru, estadio de futebol
    Compartilhe: Link para o post:
  • Municípios promovem festas tradicionais do Ciclo Junino com apoio do Governo de Pernambuco

    | Turismo, Cultura

     sao joao

    Investimento da Fundarpe e Empetur para contratação de artistas e grupos ligados ao São João é da ordem de R$ 8 milhões em cerca de 100 cidades

    O Ciclo Junino já começou com o Governo de Pernambuco promovendo a interiorização dos investimentos com o objetivo de ofertar uma programação cultural com atrações artísticas que tenham nossa identidade. Quase uma centena de municípios receberá apoio da Secult/Fundarpe e da Setur/Empetur para a realização de suas festas juninas, com um total de investimento em torno R$ 8 milhões, exclusivamente para a contratação de artistas e grupos em sua maioria ligados à tradição junina e que foram selecionados por uma convocatória pública. 
     
    Além do apoio aos municípios, a Fundarpe também fomenta dezenas de encontros tradicionais de São João na Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata do Estado. O modelo de parceria adotado pelo Governo do Estado garante apoio a dezenas de festas juninas municipais e a eventos importantes do calendário junino, através de contratações artísticas. “É um formato que vem garantindo a circulação dos cantores, bandas e grupos de forró, coco, ciranda, entre outros gêneros típicos desta época, em festas de várias cidades, de todas as regiões do estado, além de fortalecer eventos já tradicionais, como o São João da Casa da Rabeca, dos artistas tradicionais da Mata Norte, entre outros encontros que caracterizam nossa festa. Mais uma vez o Governo de Pernambuco sai exitoso na parceria com as prefeituras do estado, que compreendem a importância de fazer um São João o mais tradicional possível”, coloca o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto.
     
    A Fundarpe levará artistas e grupos culturais para 44 municípios: Águas Belas, Correntes, Cortês, Cumaru, Ferreiros, Gameleira, Glória de Goitá, Iati, Ibirajuba, Itambé, Itapetim, Jaqueira, João Alfredo, Jucati, Lagoa do Carro, Lagoa do Ouro, Lagoa dos Gatos, Machados, Nazaré da Mata, Palmares, Paranatama, Passira, Pedra,
    Pesqueira, Petrolândia, Poção, Pombos, Riacho das Almas, Ribeirão, Rio Formoso, Sairé, Santa Maria do Cambucá, Santa Teresinha, São Bento do Una, Sertânia, Surubim, Tacaimbó, Terezinha, Terra Nova, Timbaúba, Venturosa, Vertente do Lério, Vitória de Santo Antão e Xexeu.
     
    Por meio da Empetur, o Governo de Pernambuco apoia 55 municípios, com destaque para Caruaru, Arcoverde, Limoeiro, Carpina e Fernando de Noronha. Também haverá contração de artistas e grupos para Afogados da Ingazeira, Bezerros, Triunfo, Bom Conselho, Cabo de Santo Agostinho, Primavera, São Benedito do Sul, Tacaratu, Caetés, Macaparana, Chã de Alegria, Cabrobó, Bonito, Aliança, Paulista, Floresta, Itaquitinga, Lagoa Grande, Sanharó e Alagoinha, entre outros. Ao todo, cerca de 600 atrações estão sendo contratadas para esses municípios.
     
    Turismo - A Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), ao lado da Secretaria de Turismo de Pernambuco, planeja superar o fluxo global de visitantes alcançado em 2018, que chegou a 674 mil pessoas. Em média, eles passaram quatro dias em Pernambuco. Principais emissores, os municípios do Estado responderam por 70,5% dos turistas nacionais que vieram para a festividade no ano passado. Entre os visitantes internacionais que passaram por aqui, ganha destaque a Argentina, responsável por 50% dos estrangeiros que desfrutaram do São João em solo pernambucano.
     
    “A alegria dos festejos juninos percorre o Estado de uma ponta a outra e mescla inúmeros elementos tipicamente pernambucanos, sendo bastante representativos da nossa cultura. Por este motivo, o Governo do Estado, por meio da Empetur, tem atuado na promoção das celebrações em 55 municípios em 2019, proporcionando uma festa linda para a população e para os turistas que nos visitam”, ressaltou o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.
     
    Em todas as regiões do Estado, a programação dos principais polos juninos está repleta de atrações. Conhecida pela variedade de comemorações no mês de junho, Caruaru se destaca com as festas das comidas gigantes que celebram a diversidade gastronômica de Pernambuco. Entre as iguarias estão a “Maior Tapioca”, o “Maior Bolo de Rolo”, o “Maior Cuscuz” e o “Bolo de Milho Gigante”.
     
    Ao longo de todo o mês de junho, os shows animam o público em tradicionais pontos da cidade, como o Pátio do Forró e o Alto do Moura, que terão apresentações culturais até os dias 29 e 30 de junho, respectivamente. Em 2018, os turistas tiveram um gasto médio de R$ 290,72 e permaneceram no município, em média, por quatro dias. Este ano, eles contam com Centro de Atendimento ao Turista na Estação Ferroviária, com monitores bilíngues enviados pela Empetur para atuar no espaço.
     
    Outro polo de destaque no Agreste é Limoeiro. As festas na cidade se dividem entre a Rua da Alegria e o Parque de Exposições, com atrações que se estendem até o da 28 deste mês. Nomes como Josildo Sá, Petrúcio Amorim, Wesley Safadão e Gusttavo Lima estão entre as atrações da cidade. No último ano, os visitantes permaneceram em média três dias na cidade e geraram uma média de ocupação hoteleira de 100%.
     
    No Sertão, Arcoverde se destaca com a 9ª edição da Caminhada do Forró, que movimenta as comemorações juninas. Entre os shows agendados para o município, constam atrações como Capim com Mel, Elba Ramalho, Fulô de Mandacaru, Anitta e Cordel do Fogo Encantado, até o dia 29 de junho, no Polo Multicultural. Reconhecida
    pela forte presença de declamadores, Arcoverde contará ainda com a presença do Polo da Poesia, entre os dias 21 e 30 de junho, localizado no bairro de São Cristóvão. Com gasto médio de R$ 240,41 em 2018, os turistas tiveram tempo de permanência próximo a quatro dias.Tempo suficiente para se deliciar com o coco de roda, um dos ritmos típicos do São João da cidade, que tem a fama de ser a porta de entrada do Sertão.
     

    Encontros e eventos de cultura popular apoiados pelo São João de Pernambuco

    Forró de Salu em Olinda
    Três dias de forró e muita animação na Casa da Rabeca (Cidade Tabajara, Olinda). De 21 a 23 de junho acontece a 16ª edição do Forró de Salu. O arraial será aberto às 19h da sexta-feira (21), com fogueira, comidas típicas. A Família Salustiano e a Rabeca Encantada, Nordestinos do Forró, Andrezza Formiga, Aracilio Araújo e o Coco das Mulheres tocam na sexta, a partir das 19h. No sábado, no mesmo horário, se revezam no palco o Coco Raio de Luz, trio pé de serra Beberibe, Gilmar Leite e Roberto Cruz.

    Na véspera de São João (domingo), mantido o horário das 19h, será a vez do Coco de Fulô, Ivan Ferraz, Maciel Salu e, encerrando os festejos, o sanfoneiro Mestre Gennaro e Forró Serrado. A brincadeira junina reforça a solidariedade: o ingresso é um quilo de alimento não perecível que será doado a uma instituição de caridade.

    Pipoco no São João da Mata Norte – Ano IX - 2019

    Encontro tradicional de manifestações da nossa cultura popular reunirá grupos de coco, ciranda, forró e bacamarte, de 23 de junho a 7 de julho, em terreiros da Mata Norte de Pernambuco: Lagoa do Itaenga, Nazaré da Mata, Aliança e Goiana.

    Acorda Povo / Bandeira de São João da Nação Cambinada Estrela

    Tradicional evento junino que é conduzido há doze anos pelos brincantes da Nação Cambinada Estrela. O evento acontece neste sábado (22), às 18h, na Campina do Barreto (Rua Doutor Elias Gomes, 420). O Coco dos Pretos é atração principal do evento, que tem entrada gratuita.

    São João no Terreiro Boi Pintado

    Comandado pelo Mestre Grimário, do Cavalo Marinho Boi Pintado, o evento acontece no Sítio São João (zona rural de Chã do Esconso), no dia de São João, segunda-feira (24). A partir das 21h, haverá apresentações do grupo de Coco do Mestre Juarez, Bacamarteiros Rei do Cangaço, Ciranda Bela Rosa de Mestre Bi, Quadrilha Junina Raio de Sol, Forró do Matulão do Mestre Grimário. Entrada gratuita.

    19º Encontro Pernambucano de Coco 2019

    Neste sábado (22), o São João de Pernambuco também viabiliza a realização do tradicional Encontro Pernambucano de Coco, em sua 19ª edição. O evento acontece na Praia de Itapuama (Cabo de Santo Agostinho), com entrada gratuita. A partir das 15h, tem o Coco das Mulheres, Ciranda Praieira Pernambucana, Coco de Roda do Cabo de Santo Agostinho, Coco do Mestre Zezinho, Coco de Pontezinha e, fizalizando, apresentação de Mestres do Coco Pernambucano.

                Ciclo Junino (Destaques da Programação)

    Sexta (21)
    Novinho da Paraíba
    Onde: Vertente do Lério, às 22h
    Alcymar Monteiro
    Onde: Arcoverde

    Sábado (22)
    Cascabulho
    Onde: Arcoverde

    Gennaro
    Onde: Limoeiro 

    Ceceu Valença
    Onde: Ferreiros, às 23h50 

    André Rio
    Onde: Bezerros

    Issar
    Onde: Arcoverde 

    Zequinha dos oito Baixos
    Onde Cortês, às 22h  

    Ed Carlos
    Onde: Nazaré da Mata, às 23h

    Benil
    Onde: Primavera 

    Andrezza Formiga
    Onde: Pedra, às 23h50 

    Banda Canarinhos do Forró
    Onde: Ribeirão, às 22h 

    Azulinho
    Onde: Sairé, às 23h50

    Cezzinha
    Onde: Sertânia, às 23h50 

    Josildo Sá
    Onde: Surubim, às 21h

    Domingo, 23 
    Coco Raízes de Arcoverde
    Onde: Arcoverde

    Cordel do Fogo Encantado
    Onde: Arcoverde 

    Dudu do Acordeon
    Onde: Itamaracá

    Cristina Amaral
    Onde: Itamaracá 

    Segunda, 24
    Elba Ramalho
    Onde: Arcoverde

    Beto Ortis
    Onde: Ribeirão, às 23h 

    Geraldinho Lins
    Onde: Bezerros

    Fabiana Pimentinha
    Onde: Vitória de Santo Antão, às 23h 

    Quarta, 26
    Banda Fulô de Mandacaru
    Onde: Itapetim, às 22h30 

    Capim com Mel
    Onde: Arcoverde 

    Quinta, 27
    Alceu Valença
    Onde: Arcoverde 

    Sexta, 28
    Jorge de Altinho
    Onde: Bonito 

    Assisão
    Onde: Calçado 

    Sábado, 29

    Alceu Valença
    Onde: Afogados de Ingazeira

    Amigos Sertanejos
    Onde: Calçado

    Coco de Umbigada
    Onde: Arcoverde

    Assuntos: governo de pernambuco, ciclo junino, investimento
    Compartilhe: Link para o post: