meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • No Dia do Ciclista, Secretaria de Turismo do Estado lança edital do primeiro trecho do Eixo Cicloviário Estruturador de Pernambuco

    | Mobilidade, Transporte, Trânsito

    ciclofaixa

    Trajeto ligará o Bairro do Recife à Fábrica Tacaruna, em Olinda. Obras devem começar neste segundo semestre. Ônibus adaptado para levar bicicletas também foi apresentado nesta sexta-feira (19),  no Centro de Convenções

    Em comemoração ao Dia Nacional do Ciclista, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio do programa Pedala PE, anunciou, nesta sexta-feira (19), no Centro de Convenções, uma novidade para a comunidade ciclística. Foi lançado o edital de licitação do primeiro trecho do Eixo Cicloviário Estruturador do Estado. Um percurso de 5,1 km que ligará o Marco Zero do Recife à Fábrica Tacaruna, em Olinda, beneficiando as pessoas que precisam se deslocar de uma cidade para a outra em cima da magrela.

    O trecho I do Eixo Cicloviário Estruturador passará pela Avenida Rio Branco, Ponte Maurício de Nassau, Avenida Martins de Barros, Praça da República, Ponte Princesa Isabel, Rua da Aurora, Avenida Prefeito Artur Lima Cavalcanti, Avenida Dr. Jayme da Fonte e Avenida Governador Agamenon Magalhães. As obras do trecho inicial devem começar ainda no segundo semestre.

    “Depois de implantada, a infraestrutura cicloviária do trecho I atenderá parte das demandas apontadas pelo Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife (PDC), criando um importante corredor cicloviário entre áreas bastante populosas da Zona Norte do Recife e o centro da cidade, garantindo, assim, mais segurança para os ciclistas”, comenta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

    Ao todo, o projeto atingirá os municípios do Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Igarassu, totalizando 30,7 km de extensão. O destaque turístico ficará por conta dos Sítios Históricos do Recife, Olinda e Igarassu.  O projeto beneficiará, aproximadamente, 1,6 milhão de moradores de cinco municípios da Região Metropolitana do Recife.

    As boas novas alusivas ao Dia do Ciclista foram concluídas com a divulgação do projeto LevaBike.  O secretário Felipe Carreras aproveitará o evento para anunciar que, em parceria com a Secretaria das Cidades (SECID), será lançado o primeiro ônibus com suporte para bicicletas de Pernambuco. O LevaBike transportará até seis bicicletas na parte interna traseira e funcionará aos domingos com meia passagem.

    A linha Parque Capibaribe/TI, com saída do Terminal Integrado (TIP) com destino a ao Bairro Parque Capibaribe, em São Lourenço da Mata, já começa a operar a partir deste domingo (21), facilitando o acesso dos ciclistas que vão aproveitar as atividades do Domingo na Arena, evento que ocorre todos os domingos, na Arena de Pernambuco. 

    “A ideia é iniciar um transporte multimodal nos ônibus, dando mais opções de meios de deslocamentos aos usuários. Todas as ações com foco no bem estar dos ciclistas favorecem a inserção do modal no trânsito, trazendo ganhos para a população”, conclui Carreras.

    O LevaBike será sinalizado com adesivos na frente, nas laterais e na parte traseira do ônibus. Dentro do ônibus o espaço destinado às bicicletas estará destacado por suportes instalados para fixar o modal de maneira segura e sem interferir na circulação dos demais passageiros. O embarque será pela porta traseira e as bicicletas serão colocadas nos suportes. O usuário caminhará por dentro do veículo para pagar a passagem e rodar a catraca.

     

    Assuntos: leva bike, seturel, ciclofaixa, sedic, biscicleta, mobilidade, domingo na arena, transporte multimodal
    Compartilhe: Link para o post:
  • Grande Recife lança primeiro ônibus com suporte para bicicletas

    | Transporte, Trânsito, Mobilidade

    Leve Bike

    Onibus bike

     

    O usuário do transporte público contará com mais uma novidade a partir deste domingo (21). O primeiro ônibus com suporte para bicicleta, o LevaBike, começa a ser testado com um veículo da linha 2410 – Parque Capibaribe/TI TIP. O ônibus foi adaptado para transportar até seis bikes na parte interna traseira, após a porta de desembarque. O espaço teve o chão revestido com piso emborrachado para dar destaque ao local destinado às bicicletas e suporte instalado para fixar o modal de maneira segura e sem interferir na circulação dos demais passageiros.

    O LevaBike vai operar, inicialmente, aos domingos e apenas na linha 2410 – Parque Capibaribe/TI, com pagamento de meia passagem. Os usuários que forem curtir o ‘Domingo na Arena’ poderão utilizar a linha que sai do Terminal Integrado TIP e atende as proximidades do estádio, agora com a possibilidade de transportar a magrela. O ônibus adaptado estará sinalizado com adesivos na frente, nas laterais e na parte traseira.

    Durante a operação, o passageiro entrará pela porta traseira do ônibus, colocará a bicicleta em um dos suportes e caminhará, por dentro do veículo, para fazer o pagamento da passagem e rodar a catraca. A ideia é iniciar um transporte multimodal nos ônibus, dando mais opções de meios de deslocamentos aos usuários.

    “Desde o final de julho passado, as famílias pernambucanas contam com a nova atração do Domingo na Arena, que tem reunido esporte, cultura, programação infantil, tour no estádio, sustentabilidade e várias ações para tornar o local um espaço de toda população, um equipamento de todo pernambucano. A Secretaria das Cidades, por meio do Grande Recife, soma-se a essa grande iniciativa do Governo de Pernambuco e lança o LevaBike com o objetivo inserir os ciclistas numa programação que garantirá bem-estar e segurança”, comemora o secretário das Cidades, André de Paula.

    O protótipo é pioneiro nos ônibus do Recife e Região Metropolitana e deve ser avaliado após a primeira operação. O objetivo da Secretaria das Cidades é ampliar o serviço para outras linhas de ônibus.

     

    Assuntos: bike, transporte público, levabike, domingo na arena, tip, grande recife
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo anuncia estruturação dos aeroportos de Serra Talhada e Garanhuns para receber voos da Azul

    | Turismo, Economia
    Azul
    Governador também confirmou, nesta quinta, o início da operação de uma nova conexão para Orlando, nos Estados Unidos


    A ampliação da malha aérea estadual como instrumento para a aceleração do desenvolvimento regional. Foi com esse objetivo que o governador Paulo Câmara assegurou, nesta quinta-feira (18.08), a estruturação dos aeroportos de Garanhuns, no Agreste, e de Serra Talhada, no Sertão. Os equipamentos estão sendo preparados para receber novos voos da Azul Linhas Aéreas, a partir do Recife. O anúncio da futura ativação das novas conexões foi feito durante o batismo da aeronave da companhia com a inscrição "Pernambuco, Coração do Nordeste", no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freire. Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ainda confirmou o início de uma nova operação que vai ligar Recife a Orlando, no Estados Unidos, a partir de dezembro deste ano.

    "Garanhuns e Serra Talhada são uma realidade. Agora, nós temos uma tarefa de garantir a infraestrutura necessária para receber esses voos da Azul", destacou Paulo Câmara. O governador adiantou que serão investidos R$ 5 milhões para a adequação da pista de Serra Talhada às normas exigidas pela Infraero e que o projeto de recuperação do equipamento de Garanhuns está em fase de conclusão. "Estamos investindo para que as pessoas que moram nessas duas cidades tenham mais facilidade de se deslocar", pontuou, lembrando que o início dessa operação depende de uma série de procedimentos que precisarão ser realizados pela empresa privada. 
     
    Com relação aos investimentos feitos pela companhia aérea no Estado, Paulo voltou a salientar a importância das parcerias com diferentes agentes públicos e privados para o crescimento. "Os desafios devem provocar a busca por novas oportunidades. E foi isso que nós fizemos aqui no Estado", assegurou Câmara. O chefe do Executivo estadual destacou a confiança da empresa na estabilidade econômica e administrativa do Estado. "A Azul está centralizando suas operações em Pernambuco, e nós temos que incentivar esse tipo de iniciativa", frisou.
     
    A empresa Azul Linhas Áreas escolheu Pernambuco para se estabelecer. Além do anúncio das conexões com Garanhuns e Serra, a companhia implantou uma central que liga o Recife a 24 destinos dentro no Nordeste. O hub representa uma injeção anual de R$ 503 milhões na economia local. Para o presidente da companhia aérea, Antonoaldo Alves, a transparência do Estado foi fundamental para a consolidação do empreendimento e para os avanços no projeto local. "É gratificante trabalhar com um governo que cumpre o que faz. E nosso otimismo nos faz crescer. A gente acredita na conectividade", ponderou o executivo.
     
    Para o voo que vai ligar Recife a Orlando, nos Estados Unidos, a Azul Linhas Aéreas destinou um Airbus 330-20. Um avião moderno e confortável, com capacidade para 250 pessoas. Esse voo terá uma frequência semanal, a partir da segunda quinzena de dezembro. Com essa conexão, a Azul passará a ter 25 destinos saindo da Capital. Desde o início da operação desse hub, a companhia aérea registrou um incremento de 50% no número de passageiros. 
     
    PERNAMBUCO, CORAÇÃO DO NORDESTE - Além de celebrar o batismo do novo jato Embraer 195 adquirido pela companhia, a cerimônia desta quinta-feira consolidou mais uma parceria entre o Governo e Azul Linhas Aéreas. Trata-se do início de uma campanha criada para divulgar o Estado como destino turístico. Além de cravar o slogan "Pernambuco, Coração do Nordeste" na aeronave, o Estado realiza ações em dez cidades brasileiras. Para ampliar o alcance da campanha, um caminhão vai rodar o País capacitando profissionais do setor, promovendo rodadas de negócios e divulgando Pernambuco.
     
    O secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, afirmou que Pernambuco vai na contramão do resto do País, que registra uma queda no número de passageiros de avião. "O Estado está ampliando a sua conectividade, através dos últimos investimentos no setor, e segue se consolidando como um atrativo turístico", disse o auxiliar do governador Paulo Câmara. Também participaram da solenidade o secretário da Fazenda, Marcelo Barros; o secretário de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Camilo Simões; o gerente de aeroportos da Infraero, Leandro Magalhães; além de membros do trade turístico do Estado.


    Fotos: Edmar Melo/Sei

    Cidades: Garanhuns, Recife, Serra Talhada
    Assuntos: turismo, azul, jato, aeroportos, garanhuns, serra talhada, hub, funtour
    Compartilhe: Link para o post:
  • As cores de PE tomam conta do céu brasileiro

    | Comunicação, Trânsito, Turismo

     

    O céu do Brasil vai ganhar as cores de Pernambuco. A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado e a Azul Linhas Aéreas personalizaram um jato Embraer 195, com 118 assentos, com a nova campanha “Pernambuco, Coração do Nordeste”. A aeronave vai cortar o céu brasileiro levando o nome do Estado para todo o Brasil. O batismo do equipamento, que se chama “Pernambuco é Azul”, aconteceu nesta quinta-feira (18), às 12h05, no Aeroporto Internacional do Recife. Assim que estiver na pista local, o avião recebeu jatos de água do Corpo de Bombeiros, em parceria com a Infraero, em um simbolismo tradicional nos batismos realizados em todo o mundo.

    Além do batismo do jato, o governo de Pernambuco preparou uma série de ações para divulgar o destino e a aeronave. Para este voo de quinta-feira (18), a divulgação começou no embarque, em Guarulhos, quando os passageiros receberam fones de ouvidos com a marca“Pernambuco Coração do Nordeste”. No serviço de bordo, foram distribuídos mini bolos de rolo. Durante o voo, o presidente da Azul, Antonoaldo Neves, falou sobre as ações para os passageiros. A banda pernambucana Fulô de Mandacaru recepcionou os passageiros ainda dentro do avião.

    Após o pouso, o governador Paulo Câmara, o secretário de Turismo, Felipe Carreras, e o presidente da Azul, Antonoaldo Neves, o superintendente da Infraero, Alexandre Oliveira da Silva, cortaram a fita com brinde com espumante do Vale do São Francisco. Os passageiros que descerem no Recife também participarão do brinde e foram recebidos por personagens da cultura pernambucana embalados pelo forró da Fulô de Mandacaru.  Em seguida, foi realizada uma apresentação para a imprensa e o trade pernambucano sobre as ações de divulgação e venda do destino entre o Governo de Pernambuco e a Azul Linhas Aéreas.

    "O Governo de Pernambuco reconhece na Azul uma grande parceira para que o nosso Estado siga acumulando conquistas. E essa ação vem para reforçar a nossa disposição de investir cada vez mais em iniciativas que dialogam com o Pernambuco que queremos: com mais turismo, mais movimentação econômica, mais emprego e renda. Tenho certeza de que essa aeronave levará muito mais do que o nome do nosso Estado em sua fuselagem. Levará o coração e o desejo de receber bem do povo pernambucano", afirmou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

    “Pernambuco está em uma crescente no turismo e o aeronave Pernambuco é Azul faz parte deste momento. Fomos o único estado em que as atividades turísticas cresceram no primeiro semestre deste ano. Enquanto todo o Brasil apresentou uma média de queda de 2,4%, crescemos 2%. Mas sempre vamos em busca de mais, por isso montamos esta série de ações que têm como finalidade aumentar a chegada de visitantes para nosso estado”, afirmou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, Felipe Carreras.

    “Este é um marco muito importante da Azul, que terá o primeiro voo decolando do Recife diretamente para Orlando. A capital pernambucana está hoje conectada a todas as capitais e a diversas cidades do interior do Nordeste por meio de nossos voos, o que nos permitirá ligar toda uma região aos EUA. Queremos agradecer ao Governo de Pernambuco, que está ao nosso lado na significativa ampliação de nossas operações em Recife e também neste novo passo, resultando na criação de uma linha internacional, que beneficiará milhares de pessoas, estimulando ainda mais o turismo e negócios”, celebra Antonoaldo Neves, presidente da Azul.

    A aeronave Pernambuco é Azul cumprirá rotas em todas as regiões do Brasil. Os passageiros que seguiram para Fernando de Noronha contarão ainda com uma premiação para quatro passageiros, que ganharão um jantar ou um mergulho de cilindro oferecido pela Administração de Noronha, em parceria da Empetur e a Azul. Na chegada à Ilha, todos serão recebidos com muita música e animação.

    Ações de incentivo para promoção do destino Pernambuco

    A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco fechou uma parceria com a Azul com a finalidade de promover os destinos pernambucanos junto a agentes de viagens e consumidores finais. Para isso, serão realizadas uma série de ações em 10 cidades brasileiras que se tornaram destino após a implantação do hub no Estado, sendo elas Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Uberlândia, São José do Rio Preto, Belo Horizonte e Goiânia. No total, serão 983 agências de viagens impactadas com informações sobre o os atrativos pernambucanos, o que contribuirá de forma decisiva para a comercialização do destino.

    O roadshow será realizado em um caminhão-teatro itinerante adaptado com a temática da aviação e personalizado com a temática do destino. Será utilizado para avisar das ações de Pernambuco e da Azul nas cidades que receberão a equipe da Secretaria de Turismo. O veículo servirá também para a rodada de negócios e capacitações na parte superior. Durante a capacitação dos agentes, eles receberão material promocional, assistirão a apresentação dos potenciais e atrativos turísticos do Estado e terão a oportunidade de ter uma experiência gastronômica com carrinhos da Azul e alimentos pernambucanos. Ainda haverá sorteio de brindes.

    Para incentivar a venda do destino, os agentes de viagem que mais comercializarem o destino receberão prêmios que vão desde um carro 0km até fantours. A campanha já está acontecendo desde o início de junho e vai até o final de dezembro. O objetivo é conquistar um acréscimo de 75% no número de rooming rights vendidos para Recife e 18% para os demais destinos comparados com o mesmo período de vigência de 2015.

    A Azul vai divulgar Pernambuco nos totens de check-in, na Revista de Bordo e nas unifilas. A empresa ainda vai participar dos roadshows e colocará um letreiro do HUB no Aeroporto do Recife. Haverá incentivos internos, campanha de vendas do destino, roteiros exclusivos, posicionamento do destino Pernambuco como prioritário na aba de procura da página da Azul Viagens, exposição da marca em banners no site da Azul Viagens e anúncios na Rádio Azul Viagens, no Facebook e no Instagram.

    Segundo o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, a iniciativa vai contribuir para ampliar a frequência das viagens ao Estado, seja na baixa ou na alta temporada, já que Pernambuco tem um calendário de atrações durante o ano todo. “Pernambuco é um destino turístico rico e variado. Além de nossas belas praias, que atraem milhares turistas em busca de águas mornas, temos o turismo rural, da fé, gastronômico, de negócios e tantos outros atrativos. Acredito que podemos aumentar em muito a quantidade de visitantes que recebemos no Estado anualmente”, comentou Felipe Carreras.                             
    -- 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projeto “Fusca Cultural”, com incentivo do Funcultura, tem início no próximo sábado (20), em Camaragibe

    | Cultura

    FUSCA 

    Eventos, visando homenagear manifestações culturais da cidade, acontecerão, uma vez por mês, em diversos bairros do município, ajudando a resgatar e preservar a memória destes grupos e das comunidades nas quais estão inseridos. O primeiro acontecerá no Timbi e homenageará a agremiação “Boi Rubro-Negro”.

    A partir do próximo sábado, 20 de agosto, uma vez por mês – a cidade de Camaragibe receberá o Projeto “Fusca Cultural”, que tem como objetivo realizar eventos visando homenagear grupos populares do município, promovendo, assim, um intercâmbio cultural, o resgate e a preservação da memória destas manifestações e das comunidades nas quais estão inseridas.

    Para dar início ao Projeto, a primeira agremiação a ser homenageada será o “Boi Rubro-Negro”. O evento terá início a partir das 20h e acontecerá no bairro do Timbi, na Praça do Açude Timbi, que fica localizado na Rua Petrópolis. Entre as atrações que participarão, estão o “Bloco Lírico Amantes das Flores” e o “Urso Mimoso”, que irão realizar apresentações homenageando o “Boi Rubro-Negro”. Além dessas agremiações, acontecerão shows musicais de coco, ciranda e forró com as bandas “Filhos de Jurema” e a “Banda Mania Show Pé de Serra”.

    O Projeto conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através do Funcultura. Os eventos serão realizados gratuitamente nas comunidades em que os grupos de cultura popular estão inseridos, oferecendo acessibilidade a todos, pois serão realizados ao ar livre, em ruas de fácil acesso das localidades, proporcionando, assim, também, a formação de novas plateias, que ainda não conhecem o trabalho das referidas agremiações.

    Ao todo serão realizados oito eventos com frequência mensal. Em cada mês, um grupo de cultura popular será homenageado em sua própria comunidade. Para homenagear esta manifestação, outro grupo de cultura popular tradicional de outro bairro do município será convidado a se apresentar e entregar uma placa em reconhecimento à importância cultural da agremiação homenageada para a cidade.

    O Projeto Fusca Cultural, de maneira a democratizar e universalizar o acesso aos eventos, proporcionará local apropriado e preparado para atender portadores de necessidades especiais. Será realizada uma parceria com a Associação dos Portadores de Deficiência de Camaragibe (APDC) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), de maneira a facilitar a participação destes no projeto. Os portadores de necessidades especiais terão atenção especial em todos os eventos, principalmente nos eventos de abertura e de encerramento.

    Serviço:

    Data: 20/08/2016
    Hora: A partir das 20h
    Local: Timbi (Praça do Açude Timbi - Rua Petrópolis).
    Agremiação Homenageada: Boi Rubro-Negro
    Agremiações que irão se apresentar e homenagear o “Boi Rubro-Negro”: “Bloco Lírico
    Amantes das Flores” e “Urso Mimoso”.

    Outras atrações musicais: Filhos de Jurema e Banda Mania Show Pé de Serra

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Cultura na veia

    Projeto “Fusca Cultural”, com incentivo do Funcultura, tem início no
     
    próximo sábado (20), em Camaragibe
     
    Eventos, visando homenagear manifestações culturais da cidade, acontecerão, uma vez por
     
    mês, em diversos bairros do município, ajudando a resgatar e preservar a memória destes
     
    grupos e das comunidades nas quais estão inseridos. O primeiro acontecerá no Timbi e
     
    homenageará a agremiação “Boi Rubro-Negro”.
     
    A partir do próximo sábado, 20 de agosto, uma vez por mês – a cidade de Camaragibe
     
    receberá o Projeto “Fusca Cultural”, que tem como objetivo realizar eventos visando
     
    homenagear grupos populares do município, promovendo, assim, um intercâmbio cultural, o
     
    resgate e a preservação da memória destas manifestações e das comunidades nas quais
     
    estão inseridas.
     
    Para dar início ao Projeto, a primeira agremiação a ser homenageada será o “Boi Rubro-
     
    Negro”. O evento terá início a partir das 20h e acontecerá no bairro do Timbi, na Praça do
     
    Açude Timbi, que fica localizado na Rua Petrópolis.
     
    Entre as atrações que participarão, estão o “Bloco Lírico Amantes das Flores” e o “Urso
     
    Mimoso”, que irão realizar apresentações homenageando o “Boi Rubro-Negro”. Além dessas
     
    agremiações, acontecerão shows musicais de coco, ciranda e forró com as bandas “Filhos de
     
    Jurema” e a “Banda Mania Show Pé de Serra”.
     
    O Projeto conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, através do Funcultura.
     
    Os eventos serão realizados gratuitamente nas comunidades em que os grupos de cultura
     
    popular estão inseridos, oferecendo acessibilidade a todos, pois serão realizados ao ar livre,
     
    em ruas de fácil acesso das localidades, proporcionando, assim, também, a formação de novas
     
    plateias, que ainda não conhecem o trabalho das referidas agremiações.
     
    Ao todo serão realizados oito eventos com frequência mensal. Em cada mês, um grupo de
     
    cultura popular será homenageado em sua própria comunidade. Para homenagear esta
     
    manifestação, outro grupo de cultura popular tradicional de outro bairro do município será
     
    convidado a se apresentar e entregar uma placa em reconhecimento à importância cultural da
     
    agremiação homenageada para a cidade.
     
    O Projeto Fusca Cultural, de maneira a democratizar e universalizar o acesso aos eventos,
     
    proporcionará local apropriado e preparado para atender portadores de necessidades
     
    especiais. Será realizada uma parceria com a Associação dos Portadores de Deficiência de
     
    Camaragibe (APDC) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), de maneira a facilitar a
     
    participação destes no projeto. Os portadores de necessidades especiais terão atenção
     
    especial em todos os eventos, principalmente nos eventos de abertura e de encerramento.
     
    Serviço:
     
    Data: 20/08/2016
     
    Hora: A partir das 20h
     
    Local: Timbi (Praça do Açude Timbi - Rua Petrópolis).
     
    Agremiação Homenageada: Boi Rubro-Negro
     
    Agremiações que irão se apresentar e homenagear o “Boi Rubro-Negro”: “Bloco Lírico
     
    Amantes das Flores” e “Urso Mimoso”.
     
    Outras atrações musicais: Filhos de Jurema e Banda Mania Show Pé de Serra
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • DETRAN-PE realiza ação no Dia do Ciclista

    | Educação, Mobilidade, Transporte, Trânsito

    Ciclista 

    Em registro ao Dia Nacional do Ciclista, comemorado nesta sexta-feira, 19, a Secretaria Estadual das Cidades - SECID, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE irá realizar ações educativas em vários pontos do Recife, ambas desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito.

    A primeira dela acontece ainda na sexta, onde será fixada uma “tag” comemorativa amarrada com fita de cetim em bicicletas estacionadas em bicicletários dos shoppings centers, universidades (UFPE e UFRPE), Parque da Jaqueira e na loja Ferreira Costa.

    Já no domingo, 21, o DETRAN-PE estará com um espaço destinado a recepcionar os ciclistas na Avenida Rio Branco, próximo ao Marco Zero, das 09h às 12h. Nesse local, artistas educadores da Turma do Fom-Fom vão distribuir materiais educativos e também distribuir a “Tag” comemorativa.

    “Essa é mais uma data que não poderíamos deixar de registrar. Nossas campanhas de educação acontecem em conjunto e envolvem motoristas, ciclistas e pedestres. Assim, poderemos ter mais forças e conseguir nosso maior objetivo, que é ter um trânsito mais seguro, coletivo e preventivo”, destacou Charles Ribeiro, diretor presidente do DETRAN-PE.  

     SERVIÇO:

    Dia Nacional do Ciclista
    Atividades:
    19/08 – Distribuição de Tag Comemorativo - Shoppings centers, UFPE e UFRPE, Parque da Jaqueira e na loja Ferreira Costa;
    21-08 - Espaço do ciclista e distribuição de Tag Comemorativo -  Avenida Rio Branco, próximo ao Marco Zero, das 09h às 12h

     
    Assuntos: Dia do Ciclista, Turma do Fom Fom, Detran, campanha, secid, transito
    Compartilhe: Link para o post:
  • Microcefalia: curso capacitará profissionais dos serviços de pré-natal

    | Infância, Saúde

    Microcefalia

    Expectativa é que 28 profissionais de sete municípios da VIII Geres participem do curso

    Profissionais de saúde que atuam nos serviços de pré-natal de sete municípios do Sertão Pernambucano participam, a partir desta quinta-feira (18/08), de uma capacitação para qualificar o acolhimento às gestantes. O curso dará ênfase, principalmente, à identificação precoce da microcefalia intraútero, assim como das possíveis complicações e os devidos encaminhamentos. Promovido pela VIII Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Petrolina, as aulas serão realizadas, no Hotel Grande Rio, às 8h. 

    "Esperamos que esses profissionais sejam capazes de detectar precocemente as gestantes com suspeita de microcefalia intrauterina e proporcionar os devidos esclarecimentos sobre as intervenções oportunas em todo o período gestacional, sejam elas preventivas ou terapêuticas", explica a gerente da VIII Regional de Saúde, Aline Jerônimo. 

    Com a finalidade de garantir o bom acompanhamento das gestantes, identificando precocemente as chances de apresentar evolução desfavorável, o curso pressupõe o cuidado de forma humanizada a partir do acolhimento e da avaliação de risco com os devidos encaminhamentos, quando necessário. Ao todo, o curso terá 32 horas de duração, dividido em quatro dias, e segue as recomendações do Protocolo Clínico e Epidemiológico de Microcefalia do Estado.

    A expectativa é que 28 profissionais dos municípios Afrânio, Dormentes, Petrolina, Lagoa Grande, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Cabrobó sejam capacitados. Fruto da pactuação realizada na Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES) Estadual quanto às ações prioritárias a serem desenvolvidas pelas CIES Regionais através da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

     
    Cidades: Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista
    Assuntos: Afrânio, capacitação, microcefalia, geres, saúde, gestantes, Dormentes, Petrolina, Lagoa Grande, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Cabrobó
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo anuncia a criação de uma Gerência Especial e do 1º Plano Estadual de Políticas para a Comunidade Indígena

    Indigenas


    Governador de Pernambuco recebeu representantes de 11 tribos, nesta quarta, no Palácio do Campo das Princesas

     
    Disposto a encontrar alternativas que minimizem os efeitos gerados por anos de desigualdade social, o governador Paulo Câmara determinou, nesta quarta-feira (17.08), a criação de uma Gerência Especial voltada às questões das comunidades indígenas em Pernambuco. O anúncio ocorreu durante encontro do chefe do Executivo estadual com representantes de 11 tribos pernambucanas, no Palácio do Campo das Princesas, no Recife. Na oportunidade, Paulo também assegurou a construção do primeiro Plano Estadual de Políticas para a Comunidade Indígena. As duas ferramentas ampliarão o diálogo e o número de ações voltadas ao segmento.

    Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, a Gerência Especial terá a função de dialogar com os demais setores do Governo de Pernambuco. O cargo será ocupado por um representante da comunidade indígena, e a estrutura dessa coordenação também será definida de acordo com as principais demandas auscultadas. A Secretaria Estadual de Educação já conta com uma superintendência para a educação indígena.

    Com relação à implantação do primeiro Plano Estadual de Políticas Públicas para a Comunidade Indígena, o mecanismo funcionará como uma orientação para a atualização das prioridades e para a consolidação de propostas voltadas ao segmento, no âmbito da administração estadual. A sua elaboração se dará em parceria com os demandantes, com o objetivo de atacar as principais necessidades observadas pelos índios pernambucanos. 

    O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento, destacou que a reunião desta quarta-feira contribuiu para o avanço da discussão sobre questões importantes para a população indígena do Estado. "As lideranças vão se reunir para elaboração das propostas, muitas experiências já apresentadas por eles devem ser aproveitadas", completou. Isaltino disse ainda que o melhor método para a elaboração do novo plano estadual também será apresentado pelo segmento. "Eles é que vão nos dizer qual é o melhor processo", pontuou.

    EDUCAÇÃO - Na oportunidade, o secretário de Educação, Frederico Amâncio, ainda recebeu uma pauta de ações para a sua pasta. Alguns pontos abordados pelos integrantes da comissão tratam da contratação de professores, de auxiliares e a abertura de novas escolas no Estado. "São demandas que devem ser tratadas de forma detalhada. A gente vai solucionar, já nesse primeiro momento, as  mais emergenciais. Após esse entendimento, nós vamos avançar em novos pontos", garantiu. Frederico salientou que será necessário um diagnóstico detalhado da situação das unidades localizadas em comunidades indígenas. "O nosso canal de comunicação está 100% aberto. E nós vamos trabalhar para concluir cada reivindicação", afirmou o secretário.

    A professora Sueli, representante do povo Pankararu Entre Serras, aprovou a postura do Governo de Pernambuco. "Eu penso que o governador conseguiu sistematizar uma forma de encaminhar essas questões. Foi uma reunião produtiva", ressaltou a professora, destacando a capacidade de ouvir de Paulo. "Acho que o diálogo constante é essencial para que essas sejam solucionadas",completou. 

    Também participaram da reunião o secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, o secretário de Agricultura, Nilton Mota, e o secretário-executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto.


    Fotos: Edmar Melo/Sei
    Assuntos: indios, políticas publicas, indigenas, sdscj, educação, comunidade indigena,
    Compartilhe: Link para o post: