meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • HAM conta com serviço de hemodinâmica em tempo integral

    | Saúde

    Setor é para realizar diagnóstico e tratamento de problemas cardíacos

    O Hospital Agamenon Magalhães (HAM), um dos mais importantes suportes ao Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco, passa a contar com o serviço de hemodinâmica com atendimento em tempo integral destinado para pacientes da unidade ou referenciados por meio da Central de Regulação de Leitos da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Com realização de procedimentos considerados minimamente invasivos ou endovasculares, as técnicas utilizadas buscam diagnosticar ou tratar problemas cardiológicos.

    O serviço de alta complexidade está em funcionamento desde 2007, mas foi a partir de julho que passou a ser disponibilizado por 24h. No mês de maio, foram realizados 197 procedimentos. Desse número, 121 foram cardíacos e 52 angioplastias coronarianas. A demanda do setor se divide em pacientes com alterações cardíacas e procedimento vascular periférico. “O Agamenon é um dos grandes serviços de cardiologia do Estado. Nosso diferencial é ter possibilidade de tratar de imediato as síndromes coronarianas agudas, como os infartos do miocárdio ou angina do peito, e assim desobstruir as artérias sem precisar abrir toda área”, comenta o médico cardiologista hemodinamicista e coordenador do serviço de hemodinâmica do HAM, Flávio Japyassu.

    Dentro do quadro de procedimentos realizados, está o diagnóstico por meio do cateterismo cardíaco e o tratamento por meio de angioplastia com implante de stent (tubo para desobstrução de artérias). A equipe do Agamenon Magalhães conta com profissionais cardiologistas intervencionistas e cirurgiões vasculares que atuam em procedimentos diversos das patologias do infarto e anginas do peito, quando as artérias coronárias tornam-se estreitas para o fornecimento de sangue suficiente para o funcionamento do coração. 

    Na Região Metropolitana do Recife (RMR), o serviço de hemodinâmica também funciona nos hospitais da Restauração (HR), Dom Helder Câmara e Pelópidas Silveira. No interior, desde dezembro de 2016, também é ofertado no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. Referência em cardiologia no Estado, o Hospital Agamenon Magalhães realiza, por mês, 800 atendimentos na sua Emergência Cardiológica.
    Cidades: Caruaru, Recife
    Assuntos: sus, ses, hospital agamenon magalhaes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara e cônsul geral dos EUA no Recife firmam parceria para fomentar economia de baixo carbono


    Memorando assinado durante reunião no Palácio do Campo das Princesas permitirá 
    a implantação de novas tecnologias e a criação de políticas públicas inovadoras 


    Com o objetivo de afinar as relações entre Pernambuco e os Estados Unidos no que diz respeito ao estímulo à adoção de práticas sustentáveis, o governador Paulo Câmara recebeu, nesta terça-feira (18.07), o cônsul geral do país americano no Recife, John Barret. Durante o encontro, realizado no Palácio do Campo de Princesas, os dois assinaram um memorando visando promover, junto ao setor privado, projetos inovadores voltados às práticas de baixo carbono a serem implementados na Ilha de Fernando de Noronha, que funcionará como um laboratório vivo. Além da implantação de tecnologias, os projetos também buscarão analisar regulações do setor elétrico e discutir políticas públicas.

    Inicialmente, estão sendo investidos R$ 26 milhões no projeto piloto, conduzido pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) - a partir da implantação de sistemas de geração de energia renovável com armazenamento. “A ideia é integrar empresas pernambucanas e brasileiras com empresas americanas, no sentido de criar uma economia que foque nas energias renováveis, na utilização de veículos elétricos, da Internet das Coisas e de sistemas de gestão de água e energética mais eficientes. Todo esse conjunto de produtos e soluções cria emprego, gera renda e aponta para um caminho da economia de baixo carbono”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Sérgio Xavier.
     
    Posteriormente, os projetos testados em Fernando de Noronha poderão ser replicados no Recife e em outras cidades de Pernambuco e do Brasil. O prazo para que as apostas saiam da Ilha e desembarquem no continente vai depender das empresas, no entanto, o secretário da pasta assegurou que haverá celeridade e que, ainda este ano, os resultados aparecerão.
     
    O cônsul John Barrett registrou o histórico de parcerias entre Pernambuco e os Estados Unidos e destacou a experiência pernambucana no que diz respeito à energia renovável, fato que fez com que empresas norte-americanas de alta inovação e tecnologia passassem a se interessar em investir em projetos no arquipélago. “Fernando de Noronha é modelo em energia renovável para Pernambuco, para o Brasil e para os Estados Unidos. Vale a pena investir na Ilha e preservá-la. É uma parceria que faz sentido”, frisou Barrett.
     
    Para atender as necessidades das empresas interessadas em investirem em projetos em Fernando de Noronha, a secretaria de Desenvolvimento Econômico ficará encarregada de receber as possíveis demandas. “As empresas vão dizer quais os incentivos fundamentais para que os projetos avancem e se os programas que já existem no Governo de Pernambuco atendem ou se precisam de adaptações”, esclareceu o gestor Sérgio Xavier.
    Cidades: Fernando de Noronha
    Assuntos: semas, celpe,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Patronato Penitenciário disponibilizará mais de duas mil vagas em cursos profissionalizantes

    Objetivo principal é a qualificação dos reeducandos em regime aberto e livramento condicional que progrediram de regime e desejam reingressar no mercado de trabalho 

    A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através do Patronato Penitenciário, anuncia, nesta quarta-feira, 19, às 09h, o início da execução de convênios que vão disponibilizar 2.050 novas vagas em cursos profissionalizantes, para reeducandos do regime aberto e livramento condicional na RMR e interior do estado.

    O anúncio será feito pela secretária executiva de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Mariana Pontual, na sede do Patronato Penitenciário, no Bairro de São José. Na ocasião também haverá a aula inaugural do primeiro curso, de Mecânica de Moto, para 250 participantes.

    A iniciativa, realizada sem ônus para o Estado, vai contar com a parceria da Associação Brasileira de Desenvolvimento Econômico e Social dos Municípios (ABDESM), por força de convênios oriundos de emendas parlamentares. Além de Mecânica de Moto serão disponibilizados mais oito cursos: Pedreiro Geral, Pedreiro Revestidor, Doces e Salgados, Encanador, Eletricista Geral, Eletricista Predial, Pintura Predial e Gesseiro.

    O Setor Educacional do Patronato Penitenciário é o responsável pelo cadastramento dos reeducandos, organização, acompanhamento e avaliação dos cursos. De acordo com a Lei de Execução Penal, a assistência educacional do Estado visa proporcionar a instrução escolar e a formação profissional do reeducando. O ensino profissional deverá ser ministrado em nível de iniciação ou de aperfeiçoamento técnico.

    As aulas do primeiro curso, o de Mecânica de Moto, serão realizadas em dois locais: na Igreja Internacional Palavra Viva, em Maranguape I, Paulista, e no Instituto Santa Cruz, no bairro de Casa Forte, no Recife. De acordo com o superintendente do Patronato Penitenciário, Josafá Reis, “com a qualificação profissional fica mais fácil a obtenção de trabalho e renda por parte dos reeducandos, requisitos fundamentais para o combate a reincidência criminal”.

    Serviço: Lançamento de Cursos Profissionalizantes para reeducandos do regime aberto e livramento condicional, com aula inaugural de Mecânica de Moto
    Data: 19 de julho
    Horário: 9h
    Local: Auditório Patronato Penitenciário – Rua Floriano Peixoto, 141. Bairro de São José – Recife (Em frente a Casa da Cultura).

     
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Obra emergencial vai ampliar rede coletora de esgoto em Jardim Paulista Baixo

    BRK

    Uma intervenção emergencial na rede coletora de esgoto que vai ampliar a capacidade do fluxo dos efluentes está sendo iniciada a partir das 15h de hoje (18),  pela Compesa,  na Avenida Dom Helder Câmara, esquina com a rua 63, em Jardim Paulista Baixo, em Paulista. A obra vai substituir cerca de 10 metros de tubulação, com 400 milímetros de diâmetro que está a seis metros de profundidade. A previsão de conclusão da obra é até o dia 1º de agosto.

    Para a execução do serviço está sendo necessária a intervenção total da avenida. Os motoristas devem ficar atentos aos desvios que serão realizados pela Rua 64, para quem vem de Paratibe, e pela Avenida Tancredo Neves, para quem vem no sentido contrário. A intervenção será realizada pela BRK Ambiental, parceira da Compesa no Programa Cidade Saneada.

    Cidades: Paulista
    Assuntos: compesa, intervencao emergencial, paulista
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco é destaque nacional no crescimento do volume e receita das Atividades Turísticas

    | Economia, Turismo

    O crescimento do estado supera o próprio índice geral do país. O turismo tem sido uma janela de oportunidades para os pernambucanos no cenário de crise que o Brasil está atravessando

    A atividade turística de Pernambuco vem apresentando um bom desempenho diante de um cenário nacional de retração para o setor. De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no primeiro trimestre deste ano, o estado de Pernambuco foi o único do Nordeste a apresentar um crescimento no Índice das Atividades Turísticas (IATUR). O crescimento foi de 6%, superando estados como Bahia, que cresceu 2,5%, e Ceará, com crescimento tímido de 0,4%, e o próprio país, que registrou queda de 7%.

    Os números da receita gerada pelos serviços ofertados pelas empresas que desempenham atividades turísticas também sofreram impacto positivo. No acumulado dos três primeiros meses do ano, Pernambuco apresenta um índice de 12%, mais uma vez superior ao índice geral do país que teve crescimento de 0,2%, no mesmo período. Pernambuco também segue à frente na receita quando comparado a Bahia, com o índice de 9%, e Ceará, com índice de 8%.

    “Pernambuco vem apresentando resultados expressivos no turismo. O setor é responsável por 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, um percentual superior, inclusive, ao de atividades como agricultura e agropecuária. O turismo vem sendo fortalecido através de ações promocionais diferenciadas na divulgação dos atrativos locais, captação de novos voos e capacitação profissional. O trabalho é diferenciado e o foco é sempre conquistar o turista”, comenta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras. 

    A pesquisa do IBGE considera os componentes para formação do Índice de Atividades Turísticas (IATUR) as atividades como serviços de alojamento e alimentação, transportes terrestre, aquaviário e aéreo, além de serviços de agenciamento turístico, agência de viagens e operadoras. Com base no crescimento geral de Pernambuco no índice, é possível concluir que as empresas que trabalham nesses segmentos no estado vêm oferecendo mais serviços na área de turismo e que novas empresas que atuam no setor estão surgindo no mercado.

    Assuntos: iatur, seturel, felipe carreras,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Bairros de Jardim Brasil e Jardim São Paulo recebem Procon-Móvel

    | Economia

     Procon

    Para o consumidor que mora nos bairros de Jardim Brasil, em Olinda, e Jardim São Paulo, no Recife, e quer abrir uma reclamação com mais comodidade, chegou a oportunidade. Neste mês de julho a unidade móvel do Procon-PE estará realizando atendimentos nos bairros.  

    Até o dia 21 de julho, das 13h às 17h, o veículo estará estacionado na Avenida Jardim Brasil, próximo a Feira de Peixinhos. Já de 24 a 28 de julho, a unidade vai para o Recife e ficará ao lado da Delegacia do bairro de Jardim São Paulo.

    O cidadão que tiver algum problema com compra ou serviço, com lojas de móveis ou eletroeletrônica, telefonia, bancos, cartão de crédito, TV fechada, fornecimento de energia ou água poderá comparecer ao Procon-Móvel e formalizar uma reclamação e em um prazo de até 30 dias, haverá uma audiência de conciliação entre as partes – consumidor e empresa.

    O Procon-Móvel, é um micro-ônibus adaptado para o atendimento - inclusive com acessibilidade às pessoas com locomoção reduzida - onde o consumidor poderá realizar todo o processo antes feito apenas nas unidades físicas do Procon-PE.

    Para prestar uma reclamação, o consumidor que chegar ao espaço, deverá portar originais e (duas) cópias de RG (carteira de identidade), CPF, comprovante de residência, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.

    Assuntos: Secid, procon-pe,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projeto Minha Certidão é garantia de cidadania a recém-nascidos

    | Direitos Humanos
    Certidão

    Américo e Jocilene exibiram orgulhosos a certidão do bebê recém-nascido

    Instalado em hospitais de 83 municípios de Pernambuco, o projeto traz pioneirismo ao estado na adoção do Programa de Erradicação de sub-registro e Documentação Civil Básica, do Governo Federal.

    O programa Minha Certidão, que realiza a missão de certidão gratuita para recém-nascidos em 83 hospitais no Estado, ocupa a liderança com menor índice de crianças recém nascidas sem registro no Nordeste (4,3%), e a meta é zerar este índice. A afirmativa é do gerente de Políticas para Juventude da Secretaria Executiva de Políticas para a Criança e Juventude (SEPCJ), MacDouglas de Oliveira. “Em 2008, eram 11,8% recém-nascidos sem registro no Estado. Somos o melhor percentual do Nordeste, que registra 11,9% em média”, diz.

    Joelmir Betting (sim, um homônimo do falecido jornalista), 26 anos, ainda estava muito emocionado com o nascimento de Heloísa, sua primeira filha. Emoção semelhante ele também sentiu quando recebeu a Certidão de Nascimento dela, horas após de sua esposa ter dado à luz. O registro é um serviço oferecido gratuitamente pelo projeto Minha Certidão, da Secretaria Executiva de Políticas para a Criança e Juventude (SEPCJ), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e o programa Mãe Coruja.

    “É um serviço muito importante. Sem burocracia e com muita agilidade”, declara Betting, feliz por ser pai pela primeira vez. O Minha Certidão funciona numa pequena sala em hospitais de 83 municípios de Pernambuco, estado pioneiro na adoção do Programa de Erradicação de Subregistro e Documentação Civil Básica, do governo federal. “O nome Minha Certidão foi intitulado aqui no Estado, que é responsável pelos registros na maternidade”, explica Cristina Cabral, da ​Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SEPCJ) e Coordenadora do Programa Minha Certidão.

    Roberta Silva, secretária do Hospital da Mulher (HM), explica que "para a pessoa receber a certidão já no hospital, sem qualquer burocracia, basta trazer um documento com foto – RG, Carteira de Habilitação, de Trabalho ou a Certidão de Casamento, se for casado no civil. Se não houver união oficial, não há problema. O documento será entregue assim mesmo”, detalha Roberta, que chega a emitir, mensalmente, 120 registros. O Minha Certidão do HM é interligado ao cartório de Tejipió, zona Oeste do Recife.

    No Hospital Agamenon Magalhães (HAM), em Casa Amarela (zona Norte da capital), Américo Luiz de Melo, porteiro, 43 anos, e a mulher, Jocilene Melo, ​esperavam ansiosamente pela Certidão de Nascimento do seu primeiro filho, Jonathas. “Esse programa (Minha Certidão) é muito interessante. Facilita – e muito – a vida da gente. Não precisa ir a cartório e nem pegar ônibus, principalmente para mim, que moro em Carpina (Mata Norte pernambucana)”, afirma. 

    Antônia Valéria, secretária da maternidade do HAM, explica que o Minha Certidão de lá é ligado ao cartório do Poço da Panela, comunidade próxima a Casa Forte, bairro também da zona Norte recifense. Para ela, emitir registros e presenciar a felicidade dos pais é muito gratificante. “Amo de paixão o meu trabalho”, confessa.

    João Suassuna, titular da SEPCJ, informa que a experiência exitosa do Minha Certidão já inspira outros estados da Federação. “Mato Grosso, Rondônia, Acre, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Amapá e o Maranhão se espelharam no nosso Sistema Estadual de Registro Civil (SERC, nome oficial do Minha Certidão) e já implantaram suas experiências”, comemora Suassuna. Pernambuco aderiu ao programa federal em 2007.

     

    Assuntos: sepcj, saude, mae coruja, projeto minha certidão, sdjh,
    Compartilhe: Link para o post:
  • CEDCA comemora 27 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA

    | Juventude, Direitos Humanos, Infância

    Nova versão do Estatuto foi lançada ontem em Pernambuco

    Cerca de 600 pessoas participaram da comemoração dos 27 Anos do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, promovida pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA/PE. O evento que aconteceu no auditório do Banco Central do Brasil, teve por objetivo discutir os avanços e desafios na implementação do ECA.

    Na abertura do evento, os presentes tiveram a oportunidade de assistirem a apresentação cultural de crianças e adolescentes da Instituição filantrópica Cidade Evangélica dos Órfãos – CEO, que tem sua sede no distrito de Bonança, do município de Moreno.  Essa instituição foi fundada em 5 de julho 1964. Neste mês completou 53 anos de atividades voltada ao acolhimento de crianças e adolescentes.

    Após esse momento o presidente do CEDCA, Eduardo Figueiredo, destacou a importância da política em defesa da criança e do adolescente. “A nossa luta é diária. Precisamos cada vez mais assegurar os direitos da criança e do adolescente no Estado de Pernambuco”. Ele ainda ressalta que “essa política é construída com respeito e com prioridade”, afirmou.

    Esteve presente também na solenidade o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Roberto Franca. Ele ressaltou o Estatuto como sendo uma das maiores conquistas em defesa das crianças e adolescentes: “O direito da criança e do adolescente expressado no ECA é o mais avançado do mundo. Sabemos que por si só, ele não tem o poder de garantir todos os direitos, mas temos a certeza de que avançamos muito saindo do código de menores para o Estatuto”, declarou.

    Um dos momentos importante do evento, foi a apresentação da conselheira e vice-presidente do CEDCA/PE, Lourdes Viana que historiou os 27 anos do ECA, antes mesmo de sua criação. Também houve a apresentação dos respresentates da Escola de Conselhos de Pernambuco, vinculada a Universidade Federal Rural de Pernambuco. Na ocasião, o professor Humberto Miranda falou sobre o Plano Pedagógico da Escola de Conselhos. Já em outro momento, o professor Almir Básio lançou o projeto de formação Conhecer para Fortalecer.

    Encerrando a solenidade, teve o lançamento do livro “Eu Sou a Lei”, de autoria de Silvino Neto. Esse livro retrata, segundo Silvino, “a prática menorista, decididas por decisões arbitrárias, que no intuito de defender crianças e adolescentes, colocam o Sistema de Garantia de Direitos em constante ebulição.

    ECA - É o conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente, aplicando medidas e expedindo encaminhamentos para o juiz. É o marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

     

    Texto: Jacqueline Bezerra
    Fotos: Sheila Marques
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Núcleos de mediação comunitária para a prevenção à violência e o fortalecimento da cultura da paz

    | Direitos Humanos

    Termo de Cooperação Técnica foi assinado com quatro ONGs a para implantação de oito núcleos comunitários em seis bairros da região Metropolitana do Recife.

    Fortalecer a política de mediação comunitária de conflitos. Com este objetivo, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), firmou parceria com quatro Organizações Não Governamentais (ONGs) para implantação de oito núcleos comunitários em seis bairros da região Metropolitana do Recife. A solenidade que marcou assinatura do Termo de Cooperação Técnica com as instituições aconteceu na manhã desta terça-feira (18/07), no prédio da SEDH, no bairro do Espinheiro. O grupo que vai atuar nos núcleos também vai participar de curso de formação em Direitos Humanos e Mediação Comunitária.

    Secretário Executivo de Direitos Humanos, Eduardo Figueiredo, destaca que o resgate da política de mediação comunitária dialoga com prevenção da violência e a cultura de paz. “Os núcleos de mediação de conflitos se configuram como uma importante ferramenta de pacificação de conflitos dentro das comunidades. Ao fortalecer a atuação desses grupos comunitários, os pequenos conflitos podem ser resolvidos ali mesmo, sem a necessidade de judicialização. São pessoas comuns com a sensibilidade e o compromisso de ajudar na redução dos índices de violência dentro dessas comunidades.”

    Os núcleos comunitários serão implantados e geridos pelas instituições com o apoio do Governo do Estado, através da SJDH e SEDH. A parceria foi firmada com as instituições: Coletivo Mulher Vida, Grupo Ruas e Praças, Cáritas Brasileira NE2 e Grupo Adolescer, que vão implementar espaços em seis bairros da RMR, de acordo com a área de atuação das ONGs. São eles: Caranguejo Tabaiares, Santo Amaro, Arruda, Fundão, Rio Doce e Ilha de Santana/Jardim Atlântico.

    Para Ricardo Rian, coordenador do projeto que reúne as instituições executoras dos núcleos comunitários, a iniciativa contribui para o desenvolvimento social, fortalecendo a cultura de paz. “Esse ato, mas do que assinar um documento, representa a integração do Estado e sociedade civil, que dão as mãos em torno de um objetivo em comum. É essa sinergia, numa perspectiva de complementaridade, que somamos forças para atuar nessas comunidades”, destaca.

    Coordenadora interina do Programa de Mediação de Conflitos, Alessandra Lima, ressalta a importância dos núcleos nas comunidades. “A mediação de conflitos nada mais é do que a mediação feita na comunidade, pela comunidade e com a comunidade. Esses núcleos serão espaços de transformação social”, comemora.  

    Na solenidade também foi ministrada a Aula Magna que marcou o início do curso de formação em Direitos Humanos e Mediação Comunitária. Com o tema “Cultura de Paz”, a palestra foi ministrada pelo professor Marcelo Pelizzoli. Autor de 17 livros publicados, Pelizzoli é coordenador do Espaço de Diálogo e Reparação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro fundador da Rede Justiça Restaurativa de Pernambuco.

    SJDH

    -- 

    Assuntos: sdjh, sedh, nucleos comunitários, prevençao violencia, direitos humanos,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo do Estado libera R$ 1,1 milhão do FEM para o Sertão do São Francisco

    | Economia

    Repasses contemplam seis dos sete municípios da região: Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó e Santa Maria da Boa Vista

    O Governo de Pernambuco liberou em julho mais R$ 1,1 milhão em parcelas do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) para municípios do Sertão do São Francisco. A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) gerencia o FEM e é a responsável pelos repasses que, desta vez, beneficiam seis das sete cidades que compõem a região: Afrânio (R$ 181,1 mil), Cabrobó (R$ 140,9 mil), Dormentes (R$ 181,1 mil), Lagoa Grande (R$ 135,2 mil), Orocó (R$ 300,3 mil) e Santa Maria da Boa Vista (R$ 184,5 mil).

    Os recursos repassados por cada edição do FEM são divididos em quatro parcelas, liberadas de acordo com o andamento das obras. Os valores pagos neste mês correspondem às obras de 11 planos de trabalhos, em diferentes estágios de execução. A pavimentação de ruas é o tipo de obra que mais se repete, sendo assim em Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Cabrobó e Orocó.  

    Em Santa Maria da Boa Vista foram liberados três parcelas para três planos de trabalhos diferentes (abastecimento d’água, recuperação de prédio para instalação de unidade do Samu e recapeamento asfáltico). Já em Orocó, além dos planos de pavimentação, foram pagos valores para obras de construção de duas quadras poliesportivas descobertas, com alambrado, arquibancadas e iluminação, nos sítios Remanso e Casa Nova, além da construção de prédio para abrigar a sede da Coordenadoria da Mulher do Município.

    Márcio Stefanni, secretário de Planejamento e Gestão, ressalta o caráter gerador de emprego e renda que o FEM possui, além de ser uma ação que garante um caminho para a travessia deste momento de crise. “O País todo passa por crise, mas Pernambuco passa de forma diferente e o FEM é uma das formas que a gente tem de amenizar a dificuldade, uma parceria entre o Estado e todos os municípios de Pernambuco, que se transforma em calçamento, numa ligação de água no interior, entre outras obras escolhidas pelo prefeito de acordo com as demandas da população”, afirmou o secretário.

    Adilson Gomes Filho, secretário executivo de Apoio aos Municípios da Seplag, afirmou que, além das liberações que foram assinadas em Petrolina no último dia 14, foi realizada uma importante reunião da equipe da Seplag com três secretários da prefeitura de Petrolina para tratar do FEM no município. “O objetivo da reunião de trabalho foi destravar o FEM em Petrolina. Problemas que se arrastavam desde a gestão passada foram solucionados durante a conversa e o Fundo agora está com o caminho livre para continuar ajudando a população da cidade”, afirmou.           

    Além das parcelas para o Sertão do São Francisco, a Seplag ainda liberou valores para um plano de trabalho em Santa Filomena (R$ 55,2 mil), cidade do Sertão do Araripe. Desde 2015, o Governo do Estado já repassou R$ 143 milhões para obras em todos os municípios de Pernambuco. Só para o Sertão do São Francisco já foram R$ 6,5 milhões liberados.        
     
    Assuntos: sefaz, fem, sertao, afranio, cabrobo, dormentes, lagoa grande, oroco, santa maria da boa vista
    Compartilhe: Link para o post: