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  • Educação disponibiliza vagas para novatos

    | Educação

    A Secretaria de Educação do Estado disponibiliza, no período de 16 a 27 de janeiro, vagas remanescentes para os estudantes novatos que perderam o prazo da matrícula online, para os que não efetivaram a matrícula e para os estudantes que pretendem transferência entre as escolas da rede estadual. Esta etapa deve ser feita diretamente nas escolas.

    Para a efetivação da matrícula, os pais/responsáveis ou estudantes maiores de 18 anos devem comparecer à escola escolhida, levando os seguintes documentos: número de inscrição (para os que garantiram a matrícula online); cópia da certidão de nascimento/casamento; cópia do comprovante do tipo sanguíneo e Fator RH; documento original de transferência; uma foto 3X4; cópia do comprovante de residência com o CEP, além da cópia de caderneta de vacinação, esse último para os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.

    Para saber as escolas que estão com vagas remanescentes, os interessados devem entrar em contato com a central da Matrícula Rápida, disponível pelo número gratuito 0800 286 00 86, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, ou nas Gerência Regionais de Educação (confira aqui os contatos). O início do ano letivo está previsto para 02 de fevereiro de 2017.

    Confira abaixo a lista das gerências regionais e as vagas remanescentes:

    GRE AGRESTE CENTRO NORTE - 18.737
    GRE AGRESTE MERIDIONAL - 9.811
    GRE MATA CENTRO - 10.493
    GRE MATA NORTE - 13.765
    GRE MATA SUL - 14.608
    GRE METROPOLITANA NORTE - 22.791
    GRE METROPOLITANA SUL - 23.808
    GRE RECIFE NORTE - 12.307
    GRE RECIFE SUL - 28.592
    GRE SERTÃO CENTRAL - 5.300
    GRE SERTÃO DO ALTO PAJEÚ - 8.260
    GRE SERTÃO DO ARARIPE - 6.600
    GRE SERTÃO DO MÉDIO SÃO FRANCISCO - 14.677
    GRE SERTÃO DO MOXOTÓ IPANEMA - 9.364
    GRE SERTÃO DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO - 6.057
    GRE VALE DO CAPIBARIBE - 5.555

    *vagas disponíveis contabilizadas até o dia 16.01.2017


     
    Assuntos: educação, vagas, novatos, matriculas, rede publica de ensino,
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  • Suape amplia convocação de famílias para Conjunto Habitacional

    | Suape

     

    Suape

    O Complexo Industrial Portuário de Suape está ampliando a convocação das famílias que moravam no território e que ainda não realizaram o cadastro para o recebimento de unidades no Conjunto Habitacional Governador Eduardo Campos. A convocação é dirigida aos moradores que já foram indenizados pela administração, no período de 2003 a 2012. O chamamento público teve início em 2015 para as famílias indenizadas a partir de 2007, mas foi identificado que moradores indenizados a partir de 2003 também se enquadram como beneficiários do Habitacional.

    “Identificamos que muitas famílias indenizadas de 2003 a 2012 têm direito a uma casa, mas não sabem disso. Essas pessoas não moram mais no território de Suape e não conseguimos contato com elas. São famílias que se mudaram antes de 2013, ano em que ocorreu a assinatura do convênio da Caixa com Suape para a construção do habitacional?”, explica o diretor de Gestão Fundiária e Patrimônio, Sebastião Pereira. Da primeira convocação, 39 famílias ainda não foram encontradas. As famílias devem comparecer à administração do Complexo de Suape com o recibo do pagamento. Para quem perdeu o documento, basta apresentar o CPF para uma averiguação junto ao setor financeiro da empresa quanto à efetivação do pagamento. Essas pessoas serão cadastradas junto à Caixa Econômica Federal para terem direito à casa no Habitacional.

    Até o momento, 1.189 cadastros foram realizados. Para ter direito à moradia, além de ter sido indenizado pelo Complexo no período informado, é preciso atender aos requisitos do perfil exigido pelo Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal -  agente operador e financiador do empreendimento. As famílias que negociaram as benfeitorias em suas antigas propriedades após 2012 já se encontram cadastradas no Projeto e não precisam comparecer à Suape.

    O Conjunto Habitacional Governador Eduardo Campos contará com 2.620 residências destinadas às famílias das 27 comunidades mapeadas no território, que já moraram em terras pertencentes ao Complexo ou que ainda residem e estão em processo de negociação para deixar a área.  As unidades habitacionais estão sendo construídas no município do Cabo de Santo Agostinho em uma área total de 97 hectares, sendo 27 hectares de área verde preservada. Os lotes possuem 125 m², com residências de 40 m². Os futuros moradores contarão ainda com equipamentos públicos de lazer, uma unidade básica de saúde e uma creche-escola padrão para 260 alunos. A previsão é que as primeiras 583 casas do habitacional sejam entregues no primeiro semestre deste ano.

    SERVIÇO:

    CADASTRO CONJUNTO HABITACIONAL
    LOCAL: Empresarial Porto de Suape – Governador Eduardo Campos
    ENDEREÇO: Rodovia PE-60, km10, Engenho Massangana – Ipojuca/PE – 8º andar
    HORÁRIO: 7h30 às 16h30

    OUTRAS INFORMAÇÕES: 3527-5085/ 3527-5029 ou 3527-5095
    www.suape.pe.gov.br

     

    Cidades: Cabo de Santo Agostinho
    Assuntos: suape, conjunto habitacional, cadastramento habitacional,
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  • Seca provoca colapso da Barragem Brejão que atende a cidade de Bezerros

    Brejão

    Responsável pelo abastecimento da cidade de Bezerros, Barragem Brejão não oferece mais condições de captação de água; obra emergencial vai reabilitar o Sistema Sirinhaém/ Brejão e socorrer o município

    A estiagem prolongada que assola o Nordeste, em especial a região Agreste, provocou o colapso da  Barragem Brejão, localizada no município de Sairé e responsável pelo abastecimento da cidade de Bezerros. Com apenas 5% da capacidade total da barragem, a Compesa só tem condições operacionais para explorar 35 litros/água por segundo, volume suficiente para atender as estações de abastecimento tipo chafariz  que serão disponibilizadas a partir desta terça-feira (17) em pontos estratégicos da cidade. O abastecimento alterativo contará inicialmente com seis pontos e os demais serão construídos e instalados até o final deste mês.

    Segundo o diretor Regional do Interior, Marconi de Azevedo, a Compesa adotou um rigoroso controle da água disponível, a fim de garantir a sobrevida da barragem e com isso estender o máximo possível o atendimento à população pela rede de distribuição. “Fizemos todo o  possível para otimizar a água do manancial, mas sem chuvas regulares, a situação ficou muito difícil. Estamos vivendo a pior seca no Agreste dos últimos 50 anos”, afirmou.

    Antes do colapso da Barragem Brejão, que tem a capacidade de acumular 1,6 milhão de metros cúbicos,  a  Compesa conseguia retirar 85 litros/segundo para o atendimento do último calendário estabelecido para a cidade de Bezerros, que era atendida por um rigoroso regime de distribuição, passando alguns setores até 26 dias sem água. "Antes disso, Bezerros recebia reforço  de 40 litros por segundo do Sistema Jucazinho, mas em setembro de 2015, em virtude do baixo nível da Barragem de Jucazinho, em Surubim, tivemos que retirar a cidade deste sistema, além de Caruaru e Gravatá”,  relembra o diretor Regional do Interior, Marconi de Azevedo.

    Na última sexta-feira (13), para socorrer Bezerros, o governador Paulo Câmara  esteve no município e assinou uma ordem de serviço no valor de R$ 2 milhões para  o início da  obra de Transposição do Rio Sirinhaém para a Barragem de Brejão, que irá ofertar uma vazão 110 litros/segundo, dentro de cinco meses. O município também está sendo contemplado com outra obra de melhoria para o abastecimento da cidade. Até o final de 2017, está previsto modernizar e ampliar a capacidade de tratamento da ETA (Estação de Tratamento de Água) de Bezerros, de 160 litros por segundo para 370 l/s. No total, serão investidos R$ 9 milhões, recursos do Governo Federal, Governo do Estado e Compesa.

    Cidades: Bezerros
    Assuntos: bezerros, agua, abastecimento, colapso, seca, paulo camara,
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  • Administração de Fernando de Noronha lança edital para construção de 26 casas populares na ilha

    | Social, Direitos Humanos

    Noronha

    Os imóveis serão destinados ao uso habitacional do residente permanente e seus familiares

    A administração de Fernando de Noronha lançou edital que vai escolher a empresa de engenharia para a construção de 26 casas populares no arquipélago, com recursos próprios na ordem máxima de R$ 5.590.446,62. As residências vão ser construídas em terrenos próximos ao Hospital São Lucas e Escola Arquipélago, e devem ficar prontas ainda este ano. Todos os imóveis serão destinados ao uso habitacional do residente permanente e seus familiares, sendo vedada a locação ou sublocação total ou parcial dos mesmos, sem autorização da Administração Distrital.

    A iniciativa se alinha à Política Habitacional da Autarquia Territorial do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, cujo decreto foi publicado em agosto de 2016, no Diário Oficial da União. A medida tem por objetivo solucionar o déficit de moradias do arquipélago, com critérios rigorosos para a distribuição de lotes e casas aos moradores permanentes. Com o lançamento do edital, mais um passo foi dado para minimizar essa grande necessidade dos ilhéus, conforme explica o administrador de Noronha, Luís Eduardo Antunes.

    “Quando eu cheguei na Administração da ilha em setembro de 2015, conversando com a população e com o conselho distrital, percebi que uma das grandes demandas era a questão da Política Habitacional, que é restrita pelo limite geográfico e de preservação ambiental. Então, com o esforço significativo, e fruto da arrecadação, lançamos o edital para a construção das 26 casas. Isso vai desafogar um pouco essa demanda”.

    O administrador lembra também a liberação de verba do Governo Federal para a construção de outras 56 casas no Loteamento Vacaria, que vai diminuir bastante a questão habitacional para os moradores permanentes do arquipélago. A intenção é implantar arquitetura bioclimática de interesse social com energia limpa, gerada através da usina solar existente em Fernando de Noronha e coleta seletiva.

    Atualmente, o local onde será construído o conjunto habitacional já conta com estrutura de abastecimento de água, esgotamento sanitário, energia elétrica e limpeza urbana. “Temos um compromisso do ministro das Cidades, Bruno Araújo, para a construção de mais 56 casas, dentro do programa Minha Casa Minha Vida. Concluindo esse dois projetos, a gente vai atender bastante o pleito da população de Noronha no aspecto da política habitacional”.

    Pelo decreto lançado no ano passado, a prioridade para a aquisição de moradia é dos moradores permanentes com mais de 10 anos residindo no arquipélago, mediante comprovação. Além disso, foi imprescindível estar em situação de regularidade perante o setor de Controle Migratório da Administração da ilha.

    Abertura das propostas para a construção das 26 casas será no dia 16 de fevereiro, no Escritório de Apoio no Recife, às 11h (horário de Brasília). O edital e os anexos já estão disponíveis no Painel de Licitações do Estado, no site: www.licitacoes.pe.gov.br.

    Maiores informações através do telefone: (81) 3182 9644 ou pelo e-mail: cpl.noronha@noronha.pe.gov.br

    FOTO: MIGUEL IGREJA/CORTESIA

    Cidades: Fernando de Noronha
    Assuntos: fernando de noronha, habitacionais, luis eduardo antunes, loteamento vacaria, bruno araújo, minha casa minha vida,
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  • Começam obras de reforma e ampliação do abatedouro de Trindade

    | Economia, Agricultura

    Abatedouro Trindade

    Os serviços de reforma e ampliação do Abatedouro Público Municipal de Trindade foram iniciados nesta semana, seguindo cronograma previsto. A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) investirá R$ 148 mil na execução da obra, que visa garantir o cumprimento das normas e padrões sanitários.

    A requalificação do equipamento é resultado de um pleito do deputado estadual Ricardo Costa, atendendo a uma demanda da população.

    Os serviços incluem o galpão principal, a recuperação dos currais com bebedouros e a revisão das instalações elétricas e hidráulicas, além de pintura. O projeto prevê também a instalação de equipamentos. 

    “A reforma é de muita importância e reafirma a parceria que o governador Paulo Câmara tem com a população e o município de Trindade”, disse o secretário Nilton Mota, acrescentando que, ainda em janeiro, será iniciado o projeto do Mercado de Carnes, parceria firmada entre os governos estadual e municipal, atendendo a mais um pleito do deputado estadual Ricardo Costa.

     

    Cidades: Trindade
    Assuntos: abatedouro público municipal de trindade, sara, ricardo costa, paulo camara, mercado de carnes
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  • Ceatox registra aumento de 50% nos atendimentos por intoxicação e acidentes com animais em 2016

    | Saúde

     Ceatox

    Durante todo o ano de 2016, o Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE) computou 4.109 atendimentos envolvendo acidentes com animais peçonhento (1.898) e intoxicações (2.211). O quantitativo é 50% maior do que o registrado em 2016, com 2.735 casos (1.213 de acidentes e 1.522 de intoxicação). Todo atendimento do Ceatox é feito pelo 0800.722.6001 (ligação gratuita), que funciona 24 horas por dia, sete dias da semana, para prestar informações para a população e profissionais de saúde. 

    Ao todo, o Ceatox realizou 22.726 atendimentos em 2016,não somente relacionados a animais peçonhentos ou intoxicação, mas também dúvidas e esclarecimentos. Um aumento de 40% em relação ao mesmo período de 2016, com 16.172.

    “O trabalho de divulgação do Ceatox tem refletido no aumento de chamadas para o nosso 0800. É importante que todos os pernambucanos saibam da existência do Centro para tirar as dúvidas sobre acidentes com animais peçonhentos e intoxicação, o que é essencial para evitar sequelas e até mesmo a morte do paciente”, diz a coordenadora do Ceatox, Lucineide Porto. Por meio da central de teleatendimento, é possível saber os procedimentos iniciais para a vítima e qual a unidade de saúde mais próxima para aquele tipo de caso.

    ANIMAIS PEÇONHENTOS

    Dos 1.898 atendimentos de acidentes com animais peçonhentos, 1.179 (62,1%) foram por picada de escorpião. “Crianças de até 12 anos, precisam procurar imediatamente uma unidade de saúde que tenha o soro para escorpião. Já adultos precisam ser atendidos para tratar apenas da dor local”, ressalta Lucineide.

    Em segundo lugar nos casos de acidente, estão as picadas por serpentes, totalizando 424 (22,4%). “Ainda em casa, a vítima pode lavar o local apenas com água e sabão e seguir para uma emergência. Não é indicado fazer torniquete, tomar qualquer tipo de remédio e colocar álcool e querosene no local”, avisa a coordenadora.

    INTOXICAÇÕES EXÓGENAS

    No caso das intoxicações, com 2.211 ocorrências, lidera o ranking a ingestão de medicamentos, com 1.015 casos (45%). Em seguida, vem os casos de intoxicação por agrotóxico agrícola utilizado clandestinamente como raticida (chumbinho), com 355 (16%). “O chumbinho não é eficaz contra as colônias de rato. Esse produto ainda é perigoso para os seres humanos, pois sua ingestão pode causar o óbito em poucas horas”, avisa. Lucineide ressalta também que o comércio desse agrotóxico como raticida doméstico é enquadrado como uma atividade ilícita e criminosa.

    ÓBITO

    Dos atendimentos realizados pelo Ceatox, 83 pacientes vieram a óbito. O número é 62% maior que em 2016, com 51 mortes. A maioria das ocorrências foi por agrotóxico agrícola (chumbinho): 49 casos. Em seguida, as mortes por medicamento e serpente, com 10 casos cada.

    TELEATENDIMENTO

    O Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco possui uma equipe multiprofissional atuando 24 horas por dia para prestar assistência rápida, por telefone, à sociedade e aos profissionais de saúde. Pelo número 0800.722.6001, é possível tirar dúvidas sobre casos de intoxicações e acidentes com animais peçonhentos. A equipe do local ainda faz o acompanhamento posterior dos casos.

    Assuntos: ceatox-pe, intoxicação, animais peçonhentos,
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  • Secretário Nilton Mota e prefeito de Água Preta assinam Termo de Adesão ao Programa Leite de Todos

    | Saúde, Agricultura, Infância

    Água Preta

    O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, e o prefeito de Água Preta, Eduardo Coutinho, assinaram nesta segunda-feira (16) o Termo de Adesão ao Programa Leite de Todos para o ano de 2017. O objetivo é descentralizar o processo de gerenciamento do cadastro de beneficiários e distribuição do produto ao município, localizado na Mata Sul.

    Diariamente, serão distribuídos 200 litros de leite para famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional, inclusive para gestantes e crianças com microcefalia. “É uma determinação do governador Paulo Câmara a execução de programas que beneficiem sobretudo a população que mais precisa”, disse o secretário Nilton Mota.

    O Programa Leite de Todos é uma parceria do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e o Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), cujo objetivo é atender às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da Agricultura Familiar.

    Na atual gestão, foram investidos um total R$ 45 milhões no programa. Atualmente, são distribuídos 55 mil litros de leite por dia por 501 entidades cadastradas. Nos últimos dois anos, foram mais de 23 milhões de litros de leite distribuídos.

    Cidades: Água Preta
    Assuntos: nilton mota, eduardo coutinho, programa leite de todos, paulo camara, sara,
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  • SEMAS economiza 41% em combustíveis e reduz emissões de CO2 com primeiro App de compartilhamento de carros públicos do Brasil

    | Meio Ambiente, Mobilidade, Administração

    GovMobi

    Desenvolvido em 2015, na parceria Semas-Serttel, e testado de março a dezembro de 2016, aplicativo pioneiro evitou a emissão de mais de 6 ton COe2 e ganhará nova versão esse ano

     

    Projeto pioneiro no Brasil, desenvolvido em 2015 numa parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco – Semas e a empresa pernambucana Serttel – o Aplicativo GovMOBI, que possibilita o uso compartilhado de carros do governo, registrou ótimos resultados no primeiro ano de uso. Teste realizado entre março e dezembro de 2016, viabilizou a redução de 41% no consumo de combustíveis (em comparação com o mesmo período de 2015, quando o App ainda não era utilizado).

    Nesta fase inicial o sistema atendeu 167 usuários com uma pequena frota de 7 veículos e ainda possibilitou a redução de 2 veículos após a consolidação do novo serviço.  A economia de combustível gerada ficou em cerca de R$ 3,8 mil reais por carro no período avaliado, sem contar com os valores economizados com a redução da frota e a eliminação de burocracia. Além da diminuição de custos e otimização na gestão dos veículos, a iniciativa permitiu reduzir cerca de 5 toneladas de emissão de gases poluentes na atmosfera.

    Os testes em 2016 serviram para aprimorar a nova versão, que deve entrar em operação até abril deste ano e permitirá ampliar a quantidade de veículos e usuários integrados ao sistema, com possibilidade de expansão para outras áreas do governo.

    Ampliando a quantidade de carros o aplicativo poderá oferecer ainda maiores economias, com o aumento de opções geográficas para otimizar viagens, permitindo reduzir o numero de veículos, diminuir o tempo de atendimento e aumentar a quantidade de pessoas atendidas. O sistema incentiva que várias pessoas utilizem o mesmo veiculo, para irem a lugares próximos e ainda agiliza o atendimento e aumenta o controle, evitando desperdícios.

    "Com uso de novas tecnologias digitais é possível fazer mais com menos e ainda melhorar a qualidade e a agilidade de serviços. Pra vencer a crise que o Brasil atravessa é preciso inovar e agir de forma colaborativa”, afirma o Secretário Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade Sérgio Xavier, co-idealizador do projeto, em parceria com Angelo Leite, presidente da Serttel.

    Custo zero: parceria ganha-ganha

    Fruto de um termo de cooperação firmado entre a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco – SEMAS e a Serttel Ltda (empresa inovadora pernambucana sediada no Porto Digital), em Setembro de 2015, a plataforma foi desenvolvida, sem qualquer custo para o Estado.

    Foram seis meses para o desenvolvimento e disponibilização da plataforma que desde março de 2016 roda em caráter piloto com os veículos da SEMAS.

    A plataforma é composta de dois aplicativos para smartphones: uma versão para o motorista e outra versão para o servidor público usuário da frota, e um backoffice (retaguarda) que permite ao gestão da frota total controle sobre quais veículos serão disponibilizados na plataforma, em quais horários e com quais permissões de uso.

    Com a plataforma, toda solicitação para uso do carro público por parte do servidor passa a ser feita pelo aplicativo mobile: desde o agendamento (dia, hora, tempo de uso), até o veículo e destino, tudo é informado no ato da reserva (booking). Ao final de reserva, sendo cumprido todos os requisitos de uso da frota pública, a plataforma informará ao servidor solicitante o numero de um ticket confirmando que o veículo foi agendado para aquele período informado. Havendo exceções de uso, uma pernoite por exemplo, a própria plataforma fica aguardando uma autorização manual a ser feita pelo gestor responsável por aquele servidor.

    O motorista fica sabendo de toda sua agenda de trabalho também via seu aplicativo mobile. Dia, hora, quem vai buscar, onde, em qual veículo, com qual destino. Todos os tickets de serviço direcionados àquele motorista fica como pendente de atendimento na tela de seu smartphone. E medida que o serviço de transporte do servidor vai sendo prestado, o motorista vai informando o status no próprio aplicativo, como por exemplo para sinalizar que já está no destino solicitado, permitindo assim tanto ao gestor da frota, como ao servidor público solicitante acompanhar todo desenrolar do transporte.

    A plataforma também gerencia quais veículos estão disponíveis, por quanto tempo, carros que foram para oficina, férias de motoristas, etc, e permite ao final do mês ou cada período estipulado pelo gestor competente que relatórios possam ser gerados com preciosos dados para a gestão pública.

    O plataforma permite ainda que outros servidores peguem carona em veículos com mesmo destino e faixa horária, otimizado assim ainda mais a necessidade de veículos nas vias e, portanto, a emissão de gases poluentes, além de contribuir com um trânsito melhor e menos congestionado.

    Os próximos passos para o aperfeiçoamento da plataforma são, por exemplo, permitir o compartilhamento entre veículos de secretarias diferentes dentro do mesmo Governo, criando assim o conceito de um pool de veículos à disposição do Estado que poderá atender à todos e evitando veículos parados em alguns horários em algumas secretarias enquanto faltam veículos em outras. Uma completa otimização poderá ser conseguida com o uso intensivo da plataforma.

    “Essa parceria entre a SEMAS e a Serttel está potencializando a utilização do nosso know how em sistema para sharing (biciletas e carros elétricos) acumulado nos últimos oito anos. Esta plataforma impulsiona uma grande racionalização do uso da frota pública, trazendo tanta economia financeira, com a forte redução de custos, como a diminuição das emissões poluentes e a quantidade de veículos nas vias. Pretendemos com essa experiência bem sucedida partir para ações comerciais em todo o país o quanto antes”, destaca Angelo Leite.

     

     

    Assuntos: semas, serttel, coe2, govmobi, economia de combustível, sergio Xavier, angelo leite,
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  • Pernambuco imuniza mais de 94% do rebanho contra a febre aftosa

    | Agricultura

     

    Aftosa

    A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), por meio da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), alcançou 94,4% de cobertura vacinal, na segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada no mês de novembro. O percentual é acima do valor mínimo de 90% exigido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

    Nesta segunda fase, foram imunizados 1.787.661 bovídeos, de um rebanho correspondente a 1.893.393 animais. "Intensificamos a orientação sobre a importância da vacinação para a pecuária pernambucana e esse trabalho tem proporcionado resultados satisfatórios, sempre superiores ao percentual recomendado pelo MAPA", explicou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota.

    Pernambuco é reconhecido internacionalmente como área livre de febre aftosa com vacinação desde 2014.  "Os dados comprovam que os produtores estão comprometidos com a sanidade animal do nosso Estado, imunizando seu rebanho e declarando nos escritórios da Adagro", pontuou a presidente da Adagro, Erivânia Camelo.

    A Campanha é realizada duas vezes por ano, nos meses de maio e novembro,  em quase todos os estados da federação, como determina o calendário anual do Ministério da Agricultura.

    Febre aftosa é uma doença altamente contagiosa, que atinge bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos, mas apenas os bovinos e bubalinos podem ser vacinados. O vírus causa febre, ferimentos na boca, garganta e na pele ao redor dos cascos. Os animais ficam bastante debilitados, produzindo muita saliva, parando de andar e comer.

    Assuntos: sara, aftosa, vacinação, balanço, nilton mota, adagro,
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  • ​PE abre calendário de feiras internacionais com participação na Fitur, em Madri

    | Turismo

     

    Pernambuco estará presente em um dos principais eventos de turismo do mundo, a Feira Internacional do Turismo (Fitur), na cidade de Madri, na Espanha, que acontece entre os dias 18 e 22 de janeiro. A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, por meio da Empetur, participará do evento com um espaço dentro do estande da Embratur. O objetivo é promover a divulgação das suas potencialidades por meio de vídeos e folheteria promocional, além de atendimento e reuniões com profissionais do setor. A feira reúne milhares de agentes do trade turístico mundial e vem se tornando uma excelente oportunidade para divulgação do destino para vários países.

    Em 2017, a Fitur terá como destaque o ano do turismo sustentável para o desenvolvimento, envolvendo uma série de ações e painéis com destaque para práticas sustentáveis. “Começamos o ano muito bem com a participação na Fitur, uma das principais vitrines no mercado de turismo da Europa. Na edição de 2016, a feira quebrou recorde de participação com um público de mais de 100 mil pessoas. Nossa expectativa é alcançar esse público, aproveitando as conexões que já temos com o continente através dos voos para Recife partindo de Frankfurt, na Alemanha, Lisboa, em Portugal, e Milão, na Itália”, comenta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

    O secretário aproveitará a Fitur para se reunir com companhias aéreas e agências de viagens. Carreras espera voltar com boas novidades para o turismo pernambucano. Serão duas companhias aéreas (TAP e AirEuropa) e oito agências de viagem. “Queremos apresentar o nosso Estado para essas agências venderem mais e melhor nosso destino para os europeus. Vamos focados em conquistar primeiro os vendedores, pois são eles que formam a opinião dos turistas, na maioria das vezes”, concluiu.

    Após a Fitur, a comitiva do Governo de Pernambuco encerra a participação no mercado internacional com um road show em Cabo Verde, atendendo a demanda de três de suas principais cidades, Sal, Praia e São Vicente. A equipe seguirá capacitando e apresentando a importantes operadores e agentes de turismo as novidades do destino Pernambuco. O Road Show será realizado entre os dias 23 e 26.

    Assuntos: turismo, governo de pernambuco, felipe carreras, fitur,
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