meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Estudantes da UPE têm aula prática com produtos cartográficos da Condepe/Fidem

    | Educação

     condepe fidem

    Em visita às dependências da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem, os alunos do terceiro período do curso de licenciatura em Geografia da Universidade de Pernambuco – UPE (Unidade Mata Norte) puderam conhecer as produções cartográficas da entidade.

    Os estudantes estavam acompanhados pelo professor da disciplina Cartografia Temática e Sistemática da entidade educacional, Jorge Araújo. Eles assistiram a uma apresentação sobre o tema, que detalhava a atuação da Agência com relação à cartografia e, ainda, tiveram acesso aos mapas e outras cartas geográficas.

    Os técnicos da Agência Condepe/Fidem Carlos Rique e Patrícia Caldas falaram sobre os trabalhos em andamento no setor de cartografia, entre eles o Arquivo Gráfico Municipal (AGM), que trata da territorialização trabalhando a questão dos limites municipais, e sobre a criação do Conselho Estadual de Cartografia (Comcar), que traz a parceria com diversas entidades, visando à modernização desta área.

    Também foi apresentado um breve histórico da evolução das ortofotocartas desde a criação da antiga Fidem, em 1973. “É muito importante para os alunos saírem do cotidiano teórico e vivenciarem a prática: aprender a decifrar estas cartas geográficas desde os primórdios, já que a Geografia deve descrever, analisar e produzir os acontecimentos terrestres”, acentua Patrícia Caldas.

    O professor Jorge Araújo comentou que a visita foi muito produtiva e que os alunos puderam esclarecer dúvidas em relação à cartografia, o que propicia a eles uma maior segurança na descrição dos dados. Ele relata que todo ano repete o mesmo feito ao levar uma turma para visitar a Agência Condepe/Fidem. “Desta forma os estudantes aprendem onde buscar informações já que o órgão produz informações e pesquisas fundamentais ao aprendizado”, afirmou.

    Jorge Araújo explica que a educação cartográfica pode ser entendida como um processo de construção de estruturas e conhecimentos favorecedores da leitura e interpretação de mapas. Desta forma é importante a produção cartográfica no ensino da geografia. “Para exercer suas atividades, o geógrafo utiliza representações da superfície terrestre. A educação cartográfica pode ser entendida como um processo de construção de estruturas e conhecimentos favorecedores da leitura e interpretação de mapas. O professor de geografia, para que possa cumprir com êxito a sua função, terá que possuir habilidades e sensibilidade no despertar das percepções para o trabalho dos conceitos cartográficos”, disse.

    A estudante Maiara Lima (18 anos) destacou que o aprendizado obtido durante a visita trouxe “para nós, estudantes,  uma riqueza de conhecimento, pois podemos analisar de perto uma grande quantidade de mapas antigos. A Agência Condepe/Fidem trabalha muito bem esta questão da territorialização”, registra a estudante.

    Já Luclécio Lima (19 anos) ressaltou que a entidade mostra a cartografia presente no cotidiano das pessoas, retratando fatos corriqueiros, apontando o registro correto dos lugares, a exemplo de rios e outros pontos geográficos. “Desta forma, ao entender a vivência, podemos nos situar melhor no mundo e exercer melhor a nossa profissão, pois passamos a entender que as situações conflituosas, como enchentes, partem muitas vezes da falta de planejamento cartográfico”, finaliza.

    Assuntos: upe, semptec, cartografia, condepe/fidem,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Espaço Ciência e Itacuruba se unem para transformar a cidade em Polo Astronômico

    | Tecnologia

     

    O Espaço Ciência e representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado se reúnem nesta terça (18) com o prefeito de Itacuruba, Bernardo Maniçoba, para discutir um projeto de consolidação do município como Polo Astronômico. Desde a última quinta-feira (13), a cidade, do Sertão pernambucano, passou a nomear o asteroide 10468, graças às pesquisas realizadas no Observatório Astronômico que funciona na cidade.

    A proposta do Espaço Ciência e prefeitura local é aproveitar o potencial de Itacuruba para observações Astronômicas: “A ideia é sensibilizar a população quanto ao potencial de sua cidade, consolidando Itacuruba como um polo de educação, cultura e lazer associados à Astronomia. A proposta deverá atrair pesquisadores e curiosos para as observações e atividades que serão desenvolvidas no local”, explica o diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão.

    Para isso, serão realizadas exposições permanentes e itinerantes, a exemplo de Planetário inflável, relógio solar e observatório indígena, e atividades de divulgação da Astronomia com observações diurna e noturna.

    Uma das propostas é a readaptação da iluminação pública para que não prejudique a visão do céu noturno. “Nosso Sertão já permite uma visão privilegiada. Mas podemos avançar e chamar a atenção para a importância da preservação do céu noturno”, ressalta Pavão.

    O ASTEROIDE - O asteroide 10468, descoberto em 1981, ganhou o nome de Itacuruba desde a última quinta, quando foi realizado o congresso científico “Asteroids, Comets, Meteors - ACM”, no Uruguai.  O fato ajuda a dar visibilidade ao município e cria um ambiente favorável à implantação do projeto.

    O nome foi sugerido pela equipe do OASI - Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica, como uma homenagem à cidade onde está instalado. No local é realizado o projeto IMPACTON, que analisa e monitora asteroides, sobretudo os que oferecem maior risco ao planeta.

    O asteroide Itacuruba está localizado no cinturão principal de asteroides, região do Sistema Solar entre os planetas Marte e Júpiter. Tem um período orbital de 3,58 anos em torno do Sol e um tamanho estimado entre 2 a 5 km de diâmetro.  

    O OASI – O Espaço Ciência tem acompanhado e apoiado a implantação do OASI desde sua raiz, entre 2003 e 2004. Na época, o governo federal lançou um edital para execução de um projeto de monitoramento dos asteroides que pudessem oferecer riscos à Terra. Foi quando teve início o projeto IMPACTON.  “Para se ter uma ideia, todo o Hemisfério Sul só tinha um projeto de observação de asteroides, que era na Austrália”, explica o astrofísico Antonio Carlos Miranda.

    Segundo ele, após a escolha do projeto, o segundo passo foi a definição do local onde ele seria implementado. A escolha de Itacuruba foi feita após várias visitas técnicas e teve dois motivos principais: “O céu escuro e o clima seco facilitam as observações, pois as moléculas de água podem absorver a luz”, explica.

    Na época, o apoio de cientistas e de entidades como a RENE – representação do MCTI no Nordeste e o Espaço Ciência  também criou um clima favorável para sensibilizar as autoridades públicas e população do município para receber o Observatório.

    O ano de 2011 marca a chamada “a primeira luz” do OASI. Ou seja, a primeira observação. Desde então, ele tem se destacado mundialmente. No ano passado, por exemplo, recebeu certificado da ESA (Agência Espacial Europeia) por ter sido o único a observar um asteroide que passou bem próximo à Terra.

    Durante todo este tempo, o Espaço Ciência tem mantido contato com o Observatório Nacional  e, no início deste ano, o projeto de transformação de Itacuruba em Polo Astronômico foi pauta de  reunião entre representantes do Espaço Ciência; Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação; e Observatório Nacional. 

    Assuntos: semptec, espaço ciencia, itacuruba, bernardo maniçoba, polo astronomico,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Cerca de 800 quilos de alimentos foram recolhidos no Mercado de Afogados

    | Saúde, Fisco

     Procon-pe

    Na manhã da última quarta-feira (12), uma fiscalização conjunta entre Procon/PE, Adagro, Ministério Público de Pernambuco, Vigilância Sanitária e Delegacia do Consumidor, realizada no Mercado de Afogados, no bairro de mesmo nome,  recolheu cerca de 800 quilos de alimentos que eram fabricados de forma clandestina. A maioria foi apreendida pela Adagro que constatou irregularidade em queijos e salsichas.

    Os fiscais do Procon/PE encontraram, apenas, uma peça de presunto vencida. Para a secretária de Justiça, Promoção e Direitos do Consumidor, Mariana Pontual, as poucas autuações feitas durante as fiscalizações dos mercados públicos, é um reflexo das ações educativas que órgão vem desenvolvendo. “No último mês visitamos cinco mercados públicos do Recife, entre eles, o de Afogados, onde orientamos os comerciantes sobre o que deveriam adequar em seus boxes, para estar de acordo com o Código de Defesa do Consumidor” explicou.

    Após o feriado de Páscoa outros mercados do Recife receberão a ação educativa do Procon/PE. Já foram beneficiados os mercados dos Coelhos, Água Fria, Boa Vista, Encruzilhada, Afogados e São José, onde ontem (11) a mesma ação recolheu cerca de 300 quilos de alimentos irregulares.

    Assuntos: sdec, Procon/PE, Adagro, Ministério Público de Pernambuco, Vigilância Sanitária, Delegacia do Consumidor, adagro,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Fornecedores da Compesa são premiados pela excelência na prestação de serviços

     

    A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) já colhe os bons resultados do Programa de Avaliação de Fornecedores implantado na empresa há três anos. A ação busca melhorar, de forma contínua, o desempenho das empresas no fornecimento de insumos para a companhia, considerando todas as etapas do processo, desde a qualidade dos produtos até o cumprimento ou redução dos prazos e pontualidade da entrega. Das 87 empresas de pequeno, médio e grande porte que fornecem materiais para a Compesa, regularmente, 52 atingiram as metas estabelecidas pela companhia, no ano de 2016. Como reconhecimento pelo trabalho realizado, a Compesa premiou as empresas parceiras pela dedicação, esforço e excelência na qualidade da prestação de serviços agregado ao produto.
     
    "A avaliação estimula os nossos fornecedores a se engajarem numa melhoria contínua da qualidade dos seus serviços e a Compesa, por sua vez, reconhece as empresas que atenderam ao conjunto de indicadores estabelecidos no IDEP - Índice de Desempenho das Empresas Parceiras", explica a diretora de gestão Corporativa da Compesa, Simone Albuquerque, pontuando que a Compesa é pioneira e a única empresa de saneamento do país que possui um programa dessa natureza. Dentre os fornecedores da companhia, há empresas regionais, nacionais e até multinacionais.
     
    Das parceiras premiadas, 15 são de grande porte, 17 de médio porte e 20 são pequenas empresas. Todas as parceiras premiadas atingiram, no mínimo, 80% das metas estabelecidas no conjunto de indicadores, ao longo do ano passado. E para cada categoria, foi efetuado o acompanhamento das pontuações obtidas pelos fornecedores utilizando uma metodologia que considerou requisitos e práticas desejáveis para um melhor relacionamento entre a companhia e os fornecedores.
     
    O acompanhamento regular da gestão do fornecimento de materiais traz benefícios para o bom andamento das operações da companhia. "Se contamos com fornecedores que nos atendem com qualidade e dentro do prazo, também conseguimos atender nosso público interno com satisfação. Um atraso na entrega de materiais pode paralisar os serviços da companhia, afetar diretamente o início de uma obra, por exemplo, ou o conserto de um vazamento. Toda a prestação de serviços precisa essencialmente de pessoas e materiais", explica a diretora.

     

    Assuntos: Sdec, compesa, programa de avaliação de fornecedores,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Espaço Ciência promove Semana dos Povos Indígenas

    | Tecnologia, Direitos Humanos


    Oficinas, histórias, brincadeiras e outras atividades enfocam a ciência dos povos indígenas a partir desta segunda (17)

    De hoje a quinta-feira, 17 a 20, o Espaço Ciência realiza a Semana dos Povos Indígenas. Nestes quatro dias, oficinas, brincadeiras, mostra de vídeos, apresentações culturais e contação de histórias enfocam a Ciência e Cultura dos povos indígenas.

    Um grupo dos povos Fulni-ô estará no Museu na tarde do dia 18 e na manhã do dia 19 para apresentar um momento de pinturas, Toré (dança e música indígena) e roda de conversa.  Também no dia 19 de abril, quando se celebra o Dia dos Povos Indígenas, haverá um bate-papo com Boró, indígena Fulni-ô. Ele vem acompanhado de uma criança da comunidade, que apresentará aos visitantes alguns cantos de seu povo.

    Os Fulni-ô, também conhecidos como Carnijós, compõem uma etnia que habita próximo ao Rio Ipanema, situado no Agreste e Sertão pernambucanos. Algumas das suas principais expressões culturais são o Toré, os rituais e o idioma Yathê. Trata-se da única etnia pernambucana que preserva sua língua originária.

    As oficinas acontecem no primeiro e no terceiro dia. Os visitantes poderão construir um pequeno observatório indígena e aprender como utilizar a luz do sol para marcar a passagem das estações e saber os melhores momentos para plantar ou colher, por exemplo.

    Também poderão utilizar o urucum e aprender mais sobre a pintura corporal indígena. Ou conhecer as possibilidades de utilização de vários tipos de plantas para cura, rituais, bebidas, higiene e alimentação e fabricar, por exemplo, um repelente natural.

    Na terça e na quinta, o foco são as brincadeiras: a meninada poderá se divertir com arco e flecha, cabo de guerra, zarabatana, futebol indígena e outras atividades. Também serão exibidos documentários sobre a cultura dos povos indígenas.

    Os experimentos e exposições permanentes do Museu também estarão disponíveis com este enfoque. É o caso da oca, já existente; e do Planetário, que mostrará as constelações indígenas.

    O Espaço Ciência funciona de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h e, nos fins de semana, de 13h30min às 17h. No caso de grupos de mais de dez pessoas, a visita deve ser agendada pelo telefone 3241.3226.

     

     
    Assuntos: espaço ciencia, semptec, ciencia, cultura, povos indígenas,
    Compartilhe: Link para o post:
  • ATI - PE com trabalho aprovado no CONSAD 2017

    | Saúde

     

    “Dimensionamento de Quadro de Pessoal de TI de PE para realizar a gestão de TI dos órgãos do Poder Executivo Estadual de Pernambuco”. Este foi o trabalho aprovado no X Congresso Consad de Gestão Pública, realizado pelos servidores Ariádnes Santos, Liliane Medeiros, Márcia Bion, Ivanildo Guerra e Romero Guimarães, da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE), órgão vinculado à Secretaria de Administração (SAD). O CONSAD, maior congresso de administração pública do Brasil, será realizado no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, de 05 a 07 de julho.

    Para o diretor de Gestão e Governança de TI da ATI, Ivanildo Guerra, o objetivo principal do trabalho selecionado é “fornecer, no âmbito do Poder Executivo Estadual de PE, através da ATI, um método de dimensionamento de pessoal que considera elementos objetivos, relacionados ao volume de trabalho e as prerrogativas legais do cargo de Analista em Gestão de TIC”. 

     O método da ATI encontra-se modelado na notação BPMN, indicando o passo a passo e artefatos necessários para realizar o cálculo da necessidade de recursos humanos de TI. "A aplicação prática do método encontra-se concluída em 12 órgãos (18%), e em andamento em 24 (36%)". Estas análises, por exemplo, poderão subsidiar a realização de concurso e racionalizar alocação dos recursos humanos de área de TI do Estado de Pernambuco.

    O CONSAD tem como missão fomentar padrões de gestão pública baseados na qualidade, na eficiência, no mérito, na transparência e no comprometimento com resultados que contribuem para o equilíbrio federativo, o desenvolvimento do País e o fortalecimento da democracia.

    A ATI é o órgão responsável por alocar o pessoal de TI nas secretarias seguindo uma estrutura coordenada e descentralizada de gestão,obedecendo o art. 7° da lei 12.985/2006, que instituiu o Sistema Estadual de Informática do Governo (SEIG)

    Assuntos: ATI-pe, sad, TI, Consad, Ivanildo Guerra, governo de pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • UPAE Garanhuns realiza mais um mutirão de cirurgias de catarata

    | Saúde
    UPA Garanhuns

    O setor de oftalmologia da UPAE Garanhuns é uma referência para o interior de Pernambuco. Desde a consulta ambulatorial até cirurgia, passando pelos exames, a UPAE dispõe de modernos equipamentos, técnicos habilitados e sete oftalmologistas à disposição dos pacientes dos 21 municípios da V Regional de Saúde, com sede em Garanhuns. 
     
    CIRURGIAS DE CATARATA
     
    Na última quinta-feira (06), a UPAE Garanhuns realizou mais um mutirão de cirurgias de catarata. O coordenador médico da UPAE, Dr. Franco Junqueira, informou que 30 pessoas, principalmente idosos, passaram pelo procedimento. "Ao todo, a UPAE oferta mensalmente cerca de 80 cirurgias de catarata e uma vez por mês realizamos 30 cirurgias em um só dia. São nossos oftalmologistas: Ana Ramalho, Edil Dias, Wendell Guimarães, Rodolfo Reis, Alfredo Daniel, Felipe Irving e Ana Cláudia Targino.
     
    A Unidade também oferece as consultas oftalmológicas mais simples, para os pacientes que precisam usar óculos, saindo da UPAE com sua receita no mesmo dia, e podendo se dirigir a qualquer ótica da região. E o melhor, segundo o Coordenador Geral da Unidade de Saúde, Gustavo Amorim, tudo de graça. "A UPAE Garanhuns, e todas as outras no estado, são equipamentos da Secretaria de Saúde de Pernambuco. Em nosso caso, com Gestão IMIP. A oferta dos serviços em todas as especializadas são reguladas pela Rede SUS. Os pacientes devem apenas se dirigir aos Postos de Saúde mais próximos de suas residências, e se for o caso, serão encaminhados para a UPAE" - explica o gestor.

    Para saber mais:
    UPAE Prof. Antônio Simão dos Santos Figueira
    Rodovia BR 423 km 96,8 - Magano - Garanhuns - PE
    Coordenação Geral: Dr. Gustavo Amorim
    Fone: (87) 3764.9000

     
    Assuntos: saude, sse, upa garanhuns, oftalmologia, catarata,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco anuncia R$ 290,8 milhões de investimento para novas ações em segurança pública

    | Segurança
    paulo Camara

    Recursos serão investidos na renovação e ampliação da frota das polícias
     
    O Governo de Pernambuco lançou, nesta quarta-feira (12.04), um pacote de ações de investimento na área da segurança pública. Somente na renovação e ampliação das frotas das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros serão investidos R$ 150,8 milhões até 2018, conforme anunciou o governador Paulo Câmara, durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas. Outro investimento do pacote é o aumento do efetivo policial. Para tanto, está previsto um incremento de 4.500 novos policiais nas ruas, um aumento de cerca de 15% do atual efetivo, um incremento de R$ 140 milhões/ano na folha.
     
    "Temos que investir e priorizar aquilo que é fundamental: a segurança. Serão realizados investimentos que vão desde recursos humanos até a valorização da carreira. Estamos buscando efetivamente que Pernambuco tenha condições de dar respostas mais rápidas diante de um cenário adverso", cravou o governador Paulo Câmara. O chefe do Executivo estadual reforçou a preparação financeira do Governo do Estado para que os investimentos sejam realizados. "Pernambuco se preparou para equilibrar as contas públicas e, agora, em 2017, tem condições de realizar investimentos dando prioridade à segurança. É um esforço financeiro enorme que está sendo feito diante da gravidade do momento. E esse conjunto de ações, em breve, trará resultados para a população", assegurou.
     
    Em relação à renovação e à ampliação das frotas das polícias, está previsto um investimento de mais R$ 80 milhões para continuar as entregas de novas viaturas este ano. Serão 320 novas caminhonetes para o patrulhamento de áreas rurais de difícil acesso e outros 487 novos veículos do tipo hatch e utilitários para todas as regiões do Estado.
     
    Também está sendo providenciada a aquisição de 700 novas motocicletas e 3,5 mil kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), ao custo de R$ 25 milhões. Já o Batalhão de Choque receberá 12 novos veículos, são eles: três micro-ônibus, quatro vans com 16 lugares cada, quatro caminhonetes 4x4 e um ônibus com 40 lugares, somando um investimento de R$ 3,5 milhões.
     
    Visando dar mais agilidade e uma maior mobilidade ao trabalho das polícias no Interior, o Governo do Estado vai adquirir dois helicópteros, com seus respectivos hangares, orçados em R$ 42 milhões. Também serão providenciadas seis lanchas para combate ao tráfico de drogas no Sertão e na Zona da Mata, totalizando um investimento de R$ 318 mil.
     
    O secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Márcio Stefanni, destacou a importância da aquisição dos equipamentos, especificamente, entre eles os dois helicópteros. "Muitos dos crimes são realizados à noite e os helicópteros atuais só têm capacidade de voar à luz do dia. Adquirindo esses dois equipamentos, passaremos a voar também à noite", ressaltou. O gestor enfatizou o esforço realizado pelo Governo de Pernambuco na priorização da segurança do Estado. "Esse conjunto de ações demonstra que estamos nos esforçando financeiramente para que os pernambucanos tenham mais segurança".
     
    O aumento no efetivo policial será garantido com a entrada nas ruas, a partir do segundo semestre deste ano, de 1,5 mil recrutas que atualmente passam por treinamento. Na Polícia Civil, estão sendo convocados 140 delegados e 600 agentes aprovados no concurso de 2016. Na Polícia Científica estão sendo admitidos 310 novos servidores em diversas especialidades.
     
    O governador Paulo Câmara determinou ainda o chamamento de 1,2 mil pessoas que foram aprovadas e não classificadas no último concurso realizado pela Polícia Militar e mais 600 bombeiros militares. Além disso, 750 policiais civis aposentados estão retornando à corporação a fim de atuar em trabalhos administrativos, liberando o pessoal da ativa para as investigações e diligências. Essas ações de aumento no efetivo vão custar R$ 140 milhões/ano. Outra determinação é a realização de concursos anuais para a Polícia Militar, com a garantia de 500 novas vagas a cada ano.

    Fotos: Aluísio Moreira/SEI
    Assuntos: paulo camara, governo de pernambuco, segurança, investimento,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo de Pernambuco incentiva espetáculos da Paixão de Cristo em 11 municípios

    Interiorização é marca do Edital Pernambuco de Todas as Paixões 

    Em mais uma Semana Santa, pernambucanos e turistas terão a oportunidade de aplaudir os artistas que mantêm viva a tradição de encenar a Paixão de Cristo no Estado.

    Por meio da Secult-PE e da Fundarpe, o Governo de Pernambuco vai incentivar a realização de 12 espetáculos em 11 municípios, fortalecendo grupos cênicos e estimulando a economia local.

    "É revigorante saber que, com o passar do tempo, os espetáculos estão cada vez mais ricos artisticamente, envolvendo a comunidade e impulsionando a formação cultural em todas as regiões do estado", comenta Marcelino Granja, Secretário Estadual de Cultura.

    Em sua nona edição, o Edital Pernambuco de Todas as Paixões reservou R$ 340 mil para as iniciativas. A seleção foi cuidadosa, considerou critérios como histórico dos espetáculos e a coerência dos custos apresentados. Pelo terceiro ano consecutivo, a Comissão de Análise de Mérito Cultural contou com a participação de profissionais da área cênica, também selecionados por convocatória pública.

    "Visitas técnicas às montagens selecionadas são mais um diferencial neste processo, uma oportunidade dos grupos serem acompanhados por profissionais com uma vasta experiência no segmento teatral, o que certamente tem colaborado para a qualidade técnica e artística das encenações", destaca Márcia Souto, Presidente da Fundarpe.

    Figurando entre os destaques da programação, a ‘Paixão de Cristo de Bom Jardim’ completa 25 anos, traz mais de 30 atores e atrizes no elenco principal, mas envolve cerca de 300 pessoas, entre figurantes e corpo técnico. Segundo o diretor do espetáculo, Márlio Salviano, “é com trabalho árduo e incansável que montamos e transmitimos a mensagem de Cristo, envolvendo o público num sentimento de amor e sacrifício, por meio de belas interpretações, cenários característicos e efeitos de luz e som”.

    Confira abaixo a roteiro dos espetáculos selecionados pelo IX Edital Pernambuco de Todas as Paixões.

    1 - PAIXÃO DE CRISTO DE BOM JARDIM – HÁ 25 ANOS FAZENDO HISTÓRIA EM PERNAMBUCO (BOM JARDIM/PE)
    DIAS 13, 14 E 15/04 – 20H
    ITINERANTE - INÍCIO NA RUA MANOEL AUGUSTO E FINAL NA CAPELA DE NOSSA SENHORA DO CARMO – CENTRO – BOM JARDIM/PE

    2 - A NOSSA PAIXÃO – GRAVATÁ (GRAVATÁ/PE)
    DIAS 13, 14 E 15/04 – 20H30
    PÁTIO DE EVENTOS CHUCRE MUSSA ZARZAR – CENTRO – GRAVATÁ/PE

    3 - JESUS DE NAZARÉ, UMA HISTÓRIA DE AMOR (PETROLINA/PE)
    DIA 13 e 15 /04 – 20H - DIA 16 /04 – 19H30
    PÁTIO DE EVENTOS EM FRENTE AO MERCADINHO MARISA, PRAÇA DA IGREJA MATRIZ e POVOADO DO CAPIM NA AVENIDA PRINCIPAL.

    4 - A CRUCIFICAÇÃO (PETROLINA/PE)
    DIAS 14/04 – 20H30
    CONCHA ACÚSTICA – CENTRO – PETROLINA/PE

    5 - JESUS ALEGRIA DOS HOMENS (GARANHUNS/PE)
    DIAS 13, 14 E 15/04 – 19H30
    ALTO DO CRISTO DO MAGANO – GARANHUNS/PE

    6 - PAIXÃO DE CRISTO DO SÃO FRANCISCO (SANTA MARIA DA BOA VISTA/PE)
    DIA 14 /04 – 19H30
    ORLA DA MASANZEIRA - CENTRO – SANTA MARIA DA BOA VISTA/PE

    7 - VIA SACRA DO BOM JESUS (SERRA TALHADA/PE)
    DIAS 13 E 14 /04 – 20H
    ITINERANTE – INICIA NA TRAVESSA SEIS E TERMINA NA ANTIGA LINHA FÉRREA DA REDE FERROVIÁRIA – SERRA TALHADA/PE

    8 - AUTO DA VIA DOLOROSA (RECIFE/PE)
    DIA 10 /04 – 18H - IGREJA DE NOSSA SENHORA DO PILAR (BAIRRO DO RECIFE)
    DIA 11 /04 – 19H - IGREJA DE SANTA LUZIA (ESTÂNCIA/RECIFE)
    DIA 12/04 – 20H - IGREJA MADRE DEUS (RECIFE ANTIGO)
    DIA 14/04 – 20H - IGREJA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE (OLINDA)

    9 - PAIXÃO DE CRISTO DE TRIUNFO (TRIUNFO/PE)
    DIA 13 e 14 /04 – 20H
    VIA VERDE – CENTRO - PRÓXIMO AO CONVENTO SÃO BOAVENTURA – TRIUNFO/PE

    10 - A FORÇA DA PAIXÃO (CABO DE SANTO AGOSTINHO/PE)
    DIA 14/04 – 20H
    PRAIA DE GAIBU - PRÓXIMO AO CALÇADÃO DA ORLA – CABO DE SANTO AGOSTINHO/PE

    11 - A PAIXÃO DE CRISTO DE SALGUEIRO (SALGUEIRO/PE)
    DIA 14 E 15/04 – 21H
    PÁTIO DA ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIARIA - RUA TENENTE OSVALDO VAREJÃO – CENTRO – SERRA TALHADA/PE

    12 - PAIXÃO DE CRISTO: PAIXÃO DE CRISTO DE SÃO LOURENÇO DA MATA – PE 2017 (SÃO LOURENÇO DA MATA/PE)
    DIA 14 e 15/04 – 20H
    DIA 16 e 22/04 – 19H
    PRAÇA DA RUA NOVA ESPERANÇA – PRAÇA DA MATRIZ – PRAÇA DA CAPELA DE SÃO JOSÉ – SÃO LOURENÇO DA MATA/PE

    Assuntos: paixão de cristo, governo de pernambuco, paulo camara, secult-pe, fundarpe,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara destaca que não faltarão apoio e recursos para o combate à violência

    | Segurança

    segurança1

    Governador reafirmou aos novos comandantes das Diretorias e Unidades Operacionais da PM o compromisso do Governo de Pernambuco com a segurança pública

    Reafirmando o compromisso do Governo de Pernambuco com a segurança pública, o governador Paulo Câmara destacou, nesta terça-feira (11.04),  o apoio irrestrito ao desenvolvimento das ações da Polícia Militar, durante cerimônia de Passagem de Comando das Unidades e Diretorias Operacionais da PM. "Nunca estive tão confiante, como governador de Pernambuco, a enfrentar esse problema e ao mesmo tempo em buscar meios de resolução. Quero dizer aos nossos comandantes que contem com o nosso apoio. Mas, ao mesmo tempo, saibam que nós vamos estar permanentemente cobrando resultados, buscando alternativas e meios de termos um Pernambuco mais seguro. Que possa honrar as tradições de segurança pública que nós já tivemos e temos o dever de fornecer para a população pernambucana", salientou. 

    O secretário de Defesa Social, Ângelo Gioia, garantiu que o Governo não tem medido esforços com o propósito de assegurar os recursos que venham a refletir em uma maior segurança para os pernambucanos. "O governador Paulo Câmara não têm medido esforços para fornecer materiais humanos e operacionais com objetivo de proporcionar uma maior segurança para população de Pernambuco. Então, devemos avançar muito. O governador, em verdade, resgata valores ideais".  

    O comandante da Polícia Militar do Estado de Pernambuco, coronel Vanildo Maranhão, explica que mudanças são naturais e têm o objetivo principal de otimizar a ação da PM. "Nós fechamos um ciclo, mudanças são necessárias e naturais na cúpula da corporação. Inicialmente, nós fizemos a mudança na parte administrativa, hoje nós estamos fechando um ciclo com a diretoria e os comandantes. Cada área da nossa corporação se completa. O governador está imbuído e irá nos prover, com capacidade técnica e liderança, meios para a resposta contra a violência vir o mais rápido possível", frisou.

    Foram empossados na cerimônia o tenente coronel Clodoaldo José, da função de CMT da 4ª CIPM; o tenente coronel André Luiz, da função de CMT da 2ª CIPM; o tenente coronel José Roberto, da função de CMT da 1ª CIPM; o tenente coronel Gilson Cantidiano, da função de CMT do 7º BPM; o tenente coronel Marcos Evangelista, da função de CMT da 5ª CIPM; o tenente coronel Robson Cordeiro, da função de CMT da 3ª CIPM; o tenente coronel Edvaldo Francisco, da função de CMT do 21º BPM; o tenente coronel Ely Lira, da função de CMT do 15º BPM; o tenente coronel Silvestre Dantas, da função de CMT do 16º BPM; o tenente coronel Sérgio Cabral, da função de CMT do 1º BPM; o tenente coronel Marcos Ramalho, da função de CMT do 17º BPM; o tenente coronel André Ângelo, da função de CMT do 6º BPM; o tenente coronel Manoel Renan, da função de CMT do 11º BPM; o tenente coronel Erivaldo Raimundo, da função de CMT do 12º BPM; o tenente coronel Carlos Ferraz, da função de CMT do 18º BPM; o tenente coronel Jaime de Lima, da função de CMT do 20º BPM; o tenente coronel Wolney Alexandre, da função de CMT da CIPOMA; o tenente coronel Josemar Diniz, da função de CMT da BPRv; o tenente coronel Herlício Marmede, da função de CMT da BPGd; o tenente coronel Leonardo Cosme, da função de CMT da RPMon; o tenente coronel Idelfonso Queiroga, da função de CMT da BPRp; o tenente coronel Edvaldo Cézar, da função de CMT da BPCHOQUE.

    Acompanharam a solenidade o secretário de Planejamento e Gestão, Marcio Stefanni; o secretário executivo de Segurança Institucional da Casa Militar, Coronel Felipe Oliveira; o secretário executivo de Defesa Social delegado, João Luís; o sub-comandante da Polícia Militar, coronel André Cavalcanti; e o coronel Adalberto Freire, Chefe do Estado Maior.


    Fotos: Wagner Ramos/SEI
    Assuntos: paulo camara, governo de pernambuco, segurança pública, sds, Passagem de Comando das Unidades, Diretorias Operacionais da PM,
    Compartilhe: Link para o post: