meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • #48 | Boletim "Pernambuco Contra o Coronavírus"

     sei

    CORONAVÍRUS | Oito novos casos de Covid -19 foram confirmados nesta quarta (1º) em Pernambuco, totalizando 95 ocorrências. Nas últimas 24h, foram registrados dois óbitos. Até agora, os 95 casos confirmados estão distribuídos por 12 municípios, além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes de outros Estados e países. No momento, 23 pacientes estão internados, outros 50 em isolamento domiciliar e 14 já se recuperaram da Covid-19. Mais detalhes: http://www.pe.gov.br/b/22277

    #FICAEMCASA | O Governo de Pernambuco iniciou nova campanha em rádio, televisão e internet para reforçar a importância do isolamento social.  https://youtu.be/BYmQjK6g6Kg

    PONTOS DE CUIDADO | O Governo de Pernambuco iniciou a ação Pontos de Cuidado, instalações para a população em vulnerabilidade social tomar banho, se alimentar e receber orientações sobre como se prevenir da Covid-19. Fica no Armazém 14, Recife Antigo, e tem capacidade para atender até 500 pessoas por dia. Estão sendo instalados outros em Jaboatão, Olinda e Paulista. Voluntários podem se inscrever na plataforma Transforma Recife. http://www.pe.gov.br/b/22275

    COMITÊ CIENTÍFICO | A 1ª reunião do Comitê Científico do Consórcio Nordeste aconteceu nesta quarta (1), reunindo governadores e equipes técnicas dos nove Estados da região, por meio de videoconferência. O grupo, formado por pesquisadores e cientistas, fez uma apresentação da metodologia que será implantada para auxiliar os gestores estaduais na articulação de medidas de combate à Covid-19.

    ABASTECIMENTO | O Comitê Especial de Abastecimento do Governo de Pernambuco está monitorando o abastecimento de alimentos e produtos essenciais em todo o Estado. Foi ampliado o tempo de uso de incentivos fiscais para permitir a formação de estoques mais amplos nos estabelecimentos, neste período.

    REFORÇO |Em Petrolina, 35 egressos prisionais fazem a limpeza das escolas que são pontos de vacinação contra gripe e das feiras livres. Nove banheiros públicos do Recife ganharam reforço na limpeza com o trabalho dos egressos. Em Caruaru, eles fazem a higienização das paradas de ônibus e recebem doações de alimentos e materiais de limpeza que serão destinados a famílias do município. http://www.pe.gov.br/b/22279

    DENUNCIE | Se você vir locais ou pessoas que estejam descumprindo as medidas contra a aglomeração de pessoas, denuncie pelo número 190, 24 horas por dia. As polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros, estão trabalhando nesta fiscalização, que já deteve 41 pessoas por desobediência às normas sanitárias. http://www.pe.gov.br/b/22280

    PERNAMBUCO SOLIDÁRIO => O montante arrecadado pelo projeto Pernambuco Solidário contra o Coronavírus, uma parceria entre o Governo do Estado e o Porto Social, será revertido para a aquisição de equipamentos hospitalares. Colabore! WhatsApp (81) 99185-7147.

    CENTRAL DE DOAÇÕES => Para combater a disseminação do vírus são necessários insumos, EPIs (máscaras, álcool gel e álcool líquido 70) e produtos de limpeza, entre outros. Para doar, combine através do e-mail doacoescovid19@addiper.pe.gov.br , telefones (81) 99488.2149 e (81) 99488.3777.

    ATENDE EM CASA => Plataforma permite à população receber orientações virtuais sobre a Covid-19, fazendo uma classificação de risco do paciente e, se necessário, uma videochamada com enfermeiros ou médicos. Conheça: https://bit.ly/2QOzgns

    FAKE NEWS => Não caia em notícias falsas, não repasse informações sem confirmar. Confira boatos desmentidos no nosso hotsite: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/

    MEDIDAS VIGENTES => Confira as principais medidas já tomadas pelo Governo para conter a disseminação da Covid-19: https://www.instagram.com/p/B-XJDlTldt0/

    Assuntos: governo de pernambuco, sei, coronavirus, boletim
    Compartilhe: Link para o post:
  • Compesa anuncia redução do rodízio nas cidades de Ferreiros e Camutanga, na Mata Norte

    As chuvas de março possibilitaram a redução do rodízio em outros dois municípios do Estado. A Compesa contemplou desta vez as cidades de Ferreiros e Camutanga, na Mata Norte, com a volta do calendário de um dia com água e um dia sem que vinha sendo aplicado antes do período de estiagem, saindo de um dia com água para três dias sem. 

    A melhora no fornecimento para as duas cidades é justificada pela recuperação dos mananciais que formam o sistema de abastecimento destes municípios. O volume de chuvas acumulado nos últimos dias restabeleceu a capacidade total das barragens Mucambo e Vundinha, que é de 90 mil metros cúbicos e 120 mil metros cúbicos de água, respectivamente. No mês passado, a realidade nestes mananciais era de pré-colapso no reservatório Mucambo e de colapso em Vundinha.  

    Assim como vem acontecendo em outras cidades pernambucanas, o nível dos mananciais que atendem Ferreiros e Camutanga já permite que a companhia assegure a manutenção do novo calendário até o próximo ciclo de chuvas, como explica a presidente da Compesa, Manuela Marinho. “O volume de chuvas neste mês foi além do esperado, principalmente no interior. Estamos progredindo com a redução do rodízio nas cidades e ainda com uma perspectiva muito positiva de seguir levando mais água à população, tendo em vista a previsão de um volume de chuvas maior neste inverno em relação aos últimos anos”, avalia Marinho.

    Cidades: Camutanga, Ferreiros
    Assuntos: seinfra, compesa, rodizio
    Compartilhe: Link para o post:
  • UPAE de Petrolina vira unidade dedicada para a Covid-19

    | Saúde

    UPAE

    Unidade já está com 10 leitos em funcionamento. Outros 90 serão abertos, sendo 20 de UTI

    Seguindo o planejamento de expansão da rede de saúde para o enfrentamento ao novo coronavírus em Pernambuco, o Governo de Pernambuco abre, nesta quarta-feira (1º/04), dez leitos intermediários na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Petrolina, no Sertão do Estado, dedicados e exclusivos para pacientes com quadros suspeitos, ou confirmados da Covid-19.

    O fluxo de atendimento na unidade será regulado pela Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL), que encaminhará usuários admitidos em serviços da Região que se encaixem nos critérios para Síndrome Respiratória Aguda Grave com suspeita ou confirmação de Covid-19. "Com a implementação dos leitos intermediários para pacientes com suspeita ou confirmados para a Covid-19 na UPAE Petrolina, damos mais um passo na qualificação da nossa rede de saúde para a pandemia do novo coronavírus, aumentando o número de leitos destinados a esses usuários no Sertão pernambucano. Por determinação do governador Paulo Câmara, o Governo de Pernambuco tem o compromisso de preparar a rede de Saúde para o atendimento dos casos", comenta o secretário estadual de Saúde, André Longo.

    Os leitos de cuidados intermediários são voltados para pacientes com quadros considerados moderados, que não precisam de suporte de respirador. Na UPAE de Petrolina, a previsão é que sejam abertos, até o final de abril, um total de 100 leitos, sendo 20 de UTI.

    LEITOS - Para lidar com a assistência voltada aos pacientes com a Covid-19, o Governador Paulo Câmara já anunciou a criação de 1 mil novos leitos dedicados para a doença em Pernambuco, sendo 400 de UTI e 600 de enfermaria. Nos últimos dias, 290 leitos já foram abertos, sendo 90 de UTI e 200 de enfermaria. Além disso, a Prefeitura do Recife também já realizou a abertura de 106 leitos, sendo 31 de UTI, no Hospital da Mulher e na Policlínica Amaury Coutinho.

    O Governo de Pernambuco também requisitou o Hospital Alfa, unidade privada localizada na zona Sul do Recife, que estava fechada desde 2018. A estrutura já está passando por reformas e o hospital passará a compor a rede estadual de saúde, atuando de forma dedicada para a atenção aos pacientes com a Covid-19, garantindo a ampliação da assistência à população em Pernambuco. Ao todo, a unidade contará com 230 leitos, sendo 100 de UTI.

    BRITES DE ALBUQUERQUE – Em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (1º/04), o secretário André Longo informou que o Unicordis, unidade privada que havia sido requisitada administrativamente pelo Governo do Estado, foi descartada dos planos do Governo.  As análises da equipe de engenharia constataram problemas estruturais na unidade, que iriam atrasar a operação. No entanto, como substituição, o Governo de Pernambuco vai utilizar a Maternidade Brites de Albuquerque, localizada na PE-15 em Olinda. O serviço vai contar com 100 leitos, sendo 40 de UTI.

    UPAE GOIANA - No plano de expansão de leitos para a Covid-19 no Estado, além da unidade de Petrolina, outras UPAEs também serão transformadas em unidades voltadas para o tratamento da doença. Uma delas é a unidade localizada em Goiana, que foi construída pelo grupo Fiat Chrysler Automóveis (FCA) e seria inaugurada, sob gestão estadual ainda no primeiro semestre deste ano. A FCA já iniciou o processo para equipar o serviço, que vai abrigar 100 leitos e deve ser aberta até o final de abril, com a gestão do Governo de Pernambuco. Além disso, o grupo Fiat ainda vai doar à Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) 38 veículos para as ações de vigilância e assistência no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

    SERRA TALHADA - O Governo de Pernambuco está atuando para viabilizar um hospital de campanha em Serra Talhada exclusivamente para o atendimento de casos suspeitos e confirmados de Covid-19. A previsão é que a estrutura esteja em funcionamento em meados de abril na área do estacionamento do Hospital Prof. Agamenon Magalhães (Hospam), que também é gerido pelo Estado. Todo o processo vem sendo encabeçado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), com o apoio da XI Gerência Regional de Saúde (Geres) e do Hospam.

    O Hospital de Campanha contará com 100 leitos clínicos, divididos em 10 enfermarias, sendo uma delas pediátrica. Toda a estrutura de apoio também será montada no mesmo espaço. Com a aprovação do projeto de engenharia, a expectativa é que a empresa responsável consiga erguer o hospital em até 8 dias.

    "Por determinação do governador Paulo Câmara, estamos montando 1 mil leitos de enfermaria e de UTI por todo o Estado para dar assistência aos pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19 em Pernambuco. A estrutura que será montada em Serra Talhada é importante para receber os pacientes da região, dotando a Região o da capacidade de absorver a demanda que venha a surgir na localidade", afirma o secretário André Longo.

    Atualmente, o Hospam já possui uma área exclusiva para atendimento da população com queixas respiratórias. A Unidade Respiratória conta com emergência com 7 leitos de observação e 14 de internamento, sendo 1 com a disponibilidade de ventilação mecânica, além de posto de enfermagem e consultório médico. Ao chegar ao local, os pacientes são classificados de acordo com a gravidade de cada caso e a espera, montada na área externa, foi organizada para manter o distanciamento entre os pacientes. A Unidade Respiratória é totalmente separada das outras áreas do hospital e está em funcionamento desde o último dia 25 de março.

    MUNICÍPIOS - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu documento destinado aos prefeitos do Estado, recomendando a instalação de leitos de UTIS nas redes municipais de saúde. A orientação, assinada pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, determina que, nas cidades com mais de 100 mil habitantes, também sejam instaladas estruturas com leitos de retaguarda, para dar suporte ao sistema público. O Ministério Público está exigindo, ainda, a execução dos Planos de Contingências Municipais, através da utilização das ferramentas e pessoal existentes nas Secretarias de Assistência Social e de Saúde.

    “Nós estamos com várias iniciativas para ampliar leitos de UTI e de enfermaria em Pernambuco, inclusive contando com a ação enérgica da Prefeitura do Recife. Seria muito bom que municípios com pujança econômica e aqueles que são polos regionais também façam esse esforço para ampliar leitos e ajudar na resposta necessária para enfrentar a Covid-19, somando forças. Neste momento temos que pensar na vida das pessoas. O Estado já está fazendo sua parte, mas precisamos que os municípios se associem a este trabalho e invistam os recursos das cidades, já que recebem repasses do teto de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde”, destacou André Longo.

    Assuntos: ses, saude, covid19
    Compartilhe: Link para o post:
  • Nehemias Falcão assume a Chefia da Polícia Civil de Pernambuco

     

    Ele vinha atuando como subchefe da corporação desde novembro de 2017 e substitui Joselito Kehrle, que sai a pedido

    A Polícia Civil de Pernambuco passará a ser chefiada pelo delegado Nehemias Falcão de Oliveira Sobrinho. Na função de subchefe da PCPE desde novembro de 2017, ele substituirá o delegado Joselito Kehrle do Amaral, que deixa o posto mais alto da corporação a pedido, por questões pessoais. Nesta quinta-feira (02), a mudança será publicada no Diário Oficial do Estado, em ato assinado pelo governador Paulo Câmara. Em virtude das recomendações sanitárias, não haverá solenidade de transmissão de cargo.

    “Quero, em nome das forças de segurança e também dos pernambucanos, agradecer ao delegado Joselito Kehrle pelo bom trabalho que realizou desde fevereiro de 2017, quando assumiu a Chefia de Polícia Civil. Foi um servidor dedicado e comprometido com missão de reduzir a violência, combater a impunidade e ampliar os serviços oferecidos pela corporação. Parabenizo ao delegado Nehemias Falcão pela assunção. Terá todo apoio do Governo do Estado nos objetivos de avançar na repressão à criminalidade e qualificar o atendimento prestado aos pernambucanos, além de colaborar com toda intensidade na travessia deste difícil momento de pandemia da Covid-19”, diz o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

    Nehemias Falcão está na PCPE desde abril de 1998. Nesses 22 anos, atuou como delegado em diversas unidades da Mata Norte e Agreste do Estado, coordenou a Força-Tarefa do DHPP, foi gestor do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente e também diretor Integrado do Interior 1 (DINTER 1), até chegar ao posto de subchefe da corporação.

    “É um orgulho enorme poder chefiar a instituição a que me dedico há mais de duas décadas e que está indissociada da minha própria vida. Quero agradecer à confiança depositada em mim pelo governador Paulo Câmara e pelo secretário Antonio de Pádua. Buscarei corresponder com muito trabalho e determinação, sempre integrado às demais operativas de segurança e órgãos que fazem do Pacto pela Vida a mais bem-sucedida política de segurança do País. Neste momento, umas das prioridades da Polícia Civil é manter seus serviços e somar forças aos pernambucanos no enfrentamento e superação da pandemia provocada pelo novo Coronavírus”, informa Nehemias.

    Assuntos: sds, policia civil
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara participa da primeira reunião do Comitê Científico do Consórcio Nordeste

    | Saúde

    Reunião covid19

    Grupo, formado por pesquisadores e cientistas, vai assessorar os gestores estaduais na articulação de medidas de enfrentamento à Covid-19

    A primeira reunião do Comitê Científico do Consórcio Nordeste aconteceu nesta quarta-feira (01.04), reunindo governadores e equipes técnicas dos nove Estados da região, por meio de videoconferência. O grupo, formado por pesquisadores e cientistas, fez uma apresentação da metodologia que será implantada com o objetivo de auxiliar os gestores estaduais na articulação de medidas de combate à Covid-19 com base em argumentos científicos.

    De acordo com o governador Paulo Câmara, a comissão é mais um esforço no enfrentamento ao novo coronavírus, possibilitando maiores condições e mecanismos para salvar vidas. “Realizamos hoje, por meio de videoconferência, a primeira reunião do Comitê Científico do Consórcio Nordeste. Esse é um instrumento que nos ajudará muito no combate à Covid-19, garantindo a cada Estado da região uma orientação mais precisa, do ponto de vista científico, no momento de adotar medidas de enfrentamento”, explicou Paulo Câmara.

    O comitê passará a emitir boletins a cada dois dias, com orientações aos governadores que contenham protocolos de procedimentos médicos atualizados e alternativas fundamentadas nas pesquisas do grupo. “Nós discutimos, também, a criação de um aplicativo, que deve ser disponibilizado nas lojas virtuais, para que as pessoas que apresentem sintomas façam o download e informem, por exemplo, quais são esses sintomas e se foram testadas. Dessa forma, deveremos ter todos os dados automaticamente processados e monitorados, facilitando a identificação dos locais com mais casos e, consequentemente, viabilizando uma reação mais efetiva nessas localidades, quebrando a cadeia sucessória do vírus”, explicou o governador da Bahia, Rui Costa, presidente do consórcio.

    O Comitê Científico é coordenado por Miguel Nicolelis, neurocientista e referência mundial na pesquisa da interface entre cérebro e computadores, e por Sérgio Rezende, físico formado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e ex-ministro da Ciência e Tecnologia. Ainda em formação, o conselho já possui 13 membros, incluindo um indicado por cada Estado, e deve permanecer ativo até o fim da pandemia.

    Fotos: Aluíso Moreira/SEI

    Assuntos: governo de pernambuco, governador, covid19
    Compartilhe: Link para o post:
  • Forças de Segurança já conduziram 41 pessoas para delegacias por desobediência às normas sanitárias

    | Segurança

    SDS

     

    Com atuação das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, detenções aconteceram em 24 municípios de Pernambuco, desde a ativação do Centro Integrado de Comando e Controle Regional, em 18 de março. Detidos promoveram aglomerações e funcionamento irregular de comércio, bares e restaurantes, descumprindo decretos do Governo do Estado para o enfrentamento à epidemia de Covid-19

    As polícias de Pernambuco já detiveram um total de 41 pessoas acusadas de desobedecer aos decretos do Governo do Estado que impõem medidas de enfrentamento à epidemia de Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus. O saldo é computado desde a ativação do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), no dia 18 de março. Operações evolvendo as operativas de segurança, em que houve necessidade de condução a uma unidade de Polícia Civil, ocorreram em 24 municípios, de todas as regiões do Estado.

    Na noite de ontem (31/03), na Zona Rural de Petrolina, Sertão do Estado, duas pessoas foram conduzidas para a delegacia. São donos de dois bares onde pessoas jogavam sinuca. A Polícia fez a orientação para imediata dispersão da aglomeração e fechamento dos estabelecimentos, mas houve recusa por parte dos proprietários. Entre os 24 municípios onde a segurança teve de fazer conduções, Goiana foi o com mais ocorrências, com quatro, seguido por Cabrobó, Caruaru e Itambé, com três cada.

    Segundo o Decreto Estadual nº 48.832, assinado pelo governador Paulo Câmara em 19 de março, desde 21/03 só podem funcionar normalmente os serviços considerados essenciais, a exemplo de supermercados, farmácias, casas de ração, depósitos de água e emergências hospitalares. Estabelecimentos que fornecem refeições podem funcionar apenas como entrega em domicílio ou ponto de coleta.

    Desde 18/03, primeiro dia de ativação do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), até terça (31/03), foram recebidas 17.409 denúncias relativas ao descumprimento das medidas estaduais contra a Covid-19. Dessas, 3.977 (23%) eram queixas sobre abertura de comércio. Já o funcionamento irregular de bares, restaurantes e similares motivou 3.268 das ligações (19%).

    As reclamações estão sendo dirigidas ao telefone 190, que funciona 24 horas e é uma das estratégias da segurança pública no enfrentamento ao novo coronavírus.

    “A grande maioria da população tem colaborado com as determinações. As polícias têm feito um trabalho de orientação e convencimento. Somente em casos de desobediência e desacato é feita a condução para uma delegacia. Não adotar medidas preventivas para evitar a disseminação de doenças infectocontagiosas é crime, conforme o artigo 268 do Código Penal, e prevê detenção de 1 mês a 1 ano. As polícias estão cumprindo sua missão nas ruas, e contamos com o apoio das prefeituras, por meio de suas guardas e diretorias de controle urbano, na fiscalização de feiras, comércio, áreas de lazer e demais espaços públicos”, diz o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antonio de Pádua.

    Assuntos: sds, policia militar, policia civil, corpo de bombeiros
    Compartilhe: Link para o post:
  • Atendimento das Centrais de Penas Alternativas estão suspensos como medida de prevenção ao Covid -19

    | Direitos Humanos

    As Centrais de Apoio às Medidas e Penas Alternativas do estado (Ceapa's) estão com os serviços suspensos até o dia 30 de abril. A suspensão, como medida de prevenção ao Covid - 19, foi determinada por uma Portaria do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que interrompeu os atendimentos presenciais na Justiça até essa data. As Ceapa's são vinculadas à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e acompanham, atualmente, 2.464 pessoas que cometeram pequenos delitos.

    Assuntos: sjdh, covid19
    Compartilhe: Link para o post:
  • Agentes do Detran-PE organizam vacinação em Escada

    | Saúde

    Vacinação Detran

    Com uma infraestrutura montada para organizar a circulação de veículos, agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) participaram da vacinação de idosos contra a gripe Influenza e H1N1, no município de Escada, 60km do Recife, Zona da Mata pernambucana. A atuação ocorreu pelo método “drive thru” (sem sair dos carros), na tarde de ontem (31), em frente a agência do Banco do Brasil, no centro da cidade.

    A operação do Detran-PE, denominada Prevenção “Segundos que Salvam vidas”, contou com a parceria da Prefeitura de Escada, por meio da Secretaria da Saúde municipal, que cedeu profissionais da área para atender aos idosos. Já a equipe do Detran-PE ficou responsável pelo direcionamento dos veículos ao local da vacinação, e pelo controle do tráfego, para evitar congestionamentos.

    Além da ação de fiscalização, o órgão disponibilizou o Detran itinerante, caminhão dotado com gerador próprio, frigobar (para conservação das vacinas) e banheiro. A operação também contou com viaturas de apoio e um PK (carro com painel luminoso) informando sobre o ponto de vacinação. “O drive thru é importante para evitar aglomerações nesse momento, e para oferecer mais comodidade os que têm idade mais avançada”, explana o diretor de Fiscalização do Detran-PE, Sérgio Lins.

    Em parceria com as prefeituras municipais, o Detran-PE já realizou operações voltadas para a imunização de idosos nas cidades do Recife, Camaragibe, São Lourenço da Mata, e, agora, Escada. A atuação do órgão visa apoiar as determinações do Governo de Pernambuco, que priorizam evitar a contaminação da população pelo coronavírus, com medidas de prevenção e isolamento social.    

    Assuntos: detran, saude, vacinacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • BOLETIM COVID-19 SES-PE

    | Saúde

    A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta quarta-feira (01.04), 8 novos casos da Covid-19 no Estado. Com a atualização, o Estado contabiliza 95 ocorrências pelo novo coronavírus. Mais 2 óbitos também foram confirmados, subindo para 8.

    De acordo com o boletim epidemiológico desta quarta, dos 8 novos casos confirmados, 4 são do sexo masculino, com idades entre 45 e 74 anos; e 4 do sexo feminino, na faixa etária entre 28 e 87 anos. Dos pacientes, 7 são residentes do Recife e 1 de Aliança.

    Até agora, os 95 casos confirmados estão distribuídos por 12 municípios (Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Palmares, Belo Jardim, Caruaru, Petrolina, Ipubi, Goiana e Aliança), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

    No momento, 23 pacientes estão internados, sendo 14 em UTI/ UCI e 9 em leitos de isolamento. Outros 50 estão em isolamento domiciliar e 14 já se recuperaram da Covid-19.

    Sobre os dois novos óbitos da doença, tratam-se de dois homens, de 64 e 81 anos, residentes de Recife e Olinda, respectivamente. Ambos faleceram em unidades públicas de saúde.

    O paciente de 64 anos, do Recife, tinha histórico de diabetes e hipertensão, além de ter passado por um transplante renal há 10 anos. Apresentou quadro de tosse, desconforto respiratório e cefaleia, sendo admitido no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) em 21.03. No dia 24.03, foi transferido para a UTI, onde foi mantido entubado, realizando diálise e uso de antibiótico. O idoso veio a óbito na última terça (31.03).

    O paciente de 81 anos, de Olinda, foi socorrido no final da manhã do dia 25.03 pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) Metropolitano do Recife e levado para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ele chegou ao local com dificuldade para respirar e quadro de desorientação, além de relato de febre e tosse nos últimos dias. O idoso, que tinha mal de Parkinson, foi atendido de imediato, realizou exames e foi entubado. O paciente teve uma parada cardiorrespiratória na UPA e, apesar dos esforços da equipe médica, veio a óbito. Uma equipe do Cievs-PE foi acionada para fazer a coleta do material para análise, que positivou para Covid-19.

    Assuntos: ses, saude, covid19
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo divulga calendário de pagamento referente ao mês de março de 2020

    | Administração

    Tabela de pagamento 

    Em meio aos desafios postos em face à emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus, o Governo de Pernambuco vem adotando medidas de enfrentamento à pandemia, e unindo esforços para honrar os seus compromissos junto ao funcionalismo público estadual. Neste sentido, o governador Paulo Câmara divulga o calendário de pagamento da folha de salários do mês de março para todos os servidores. Os aposentados e pensionistas serão pagos no próximo dia 06 de abril. Já os servidores ativos e comissionados terão o pagamento efetuado no dia seguinte, 07 de abril.

    Assuntos: sad, covid19, tabela
    Compartilhe: Link para o post: