meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • COMUNIDADE ZEPPELIN, NO RECIFE, GANHA NOVA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DA COMPESA

     compesa

    Para levar mais água à população durante a pandemia do novo coronavírus, a Compesa segue executando obras de pequeno e médio porte para melhorar o abastecimento na Região Metropolitana do Recife (RMR). No bairro do Jiquiá, Zona Oeste do Recife, a Companhia está trabalhando na implantação de uma nova rede de abastecimento na comunidade Zeppelin. Com a iniciativa, será possível realizar a ligação à rede de 700 imóveis, beneficiando duas mil pessoas com água 24 horas por dia nas torneiras. A obra está orçada em R$ 510 mil e tem previsão de conclusão neste mês de julho.

    Na comunidade Zeppelin já foram implantados mais de dois mil metros da rede de distribuição de água. A equipe de serviços de campo da Compesa está trabalhando atualmente nas interligações e na finalização dos ramais domiciliares com a instalação dos hidrômetros. A Companhia, inclusive, já iniciou o cadastramento dos novos clientes e tem orientado que, após a conclusão da obra, estes solicitem a entrada na condição de tarifa social pelo site www.compesa.com.br. A obra é um pleito da comunidade e foi priorizado pela Compesa nesse momento de enfrentamento da pandemia.

    A diretora Regional Metropolitana da Compesa, Nyadja Menezes, explica a importância da intervenção. “A nova rede dará confiabilidade no abastecimento das famílias. Os imóveis estão sendo cadastrados junto à Compesa, formalizando a relação entre o cliente e a empresa. É mais um compromisso que a Companhia assumiu com a população que está sendo cumprido”, comenta Menezes.

    A nova rede de abastecimento da comunidade do Jiquiá faz parte do pacote de obras da Compesa, anunciado em março, entre as medidas emergenciais de combate à Covid-19. No total, serão 43 obras de curta duração na RMR que vão beneficiar 260 mil pessoas com um investimento de R$ 9 milhões.

    Cidades: Recife
    Assuntos: compesa, rede de abastecimento
    Compartilhe: Link para o post:
  • Feirantes do Polo de Confecções do Agreste podem solicitar nota fiscal via e-mail

     SEFAZ

    Os Expressos da Moda de Caruaru, Toritama e Santa Cruz já estão recebendo as solicitações para emissão de Nota Fiscal Avulsa (NFA) e Documento de Arrecadação Estadual (DAE). Os feirantes dos Polos de Confecções das três feiras do Agreste já podem solicitar os documentos para as aquisições via Delivery.  As solicitações devem ser enviadas por e-mail, com o horário de atendimento virtual das 8h às 15h. O serviço teve início na quarta-feira (08).
     
    Após receber o e-mail com os dados da nota a ser emitida, a atendente irá responder com a emissão do DAE, e após o pagamento, a Nota Fiscal será enviada ao solicitante. O contribuinte também pode solicitar a emissão da Nota Fiscal Avulsa através do site da Secretaria da Fazenda (www.sefaz.pe.gov.br).
     
    As solicitações devem ser enviadas para os seguintes e-mails (de acordo com o polo):
     
    Plataforma de delivery em alta

    A plataforma Delivery Sulanca Caruaru continua fazendo a economia girar na Capital do Agreste. Segundo o Presidente da Associação dos Sulanqueiros de Caruaru, Pedro Moura, na última segunda-feira (06) os números superaram os das semanas anteriores, contabilizando 4.008 entregas e 137 compradores.
    Assuntos: sefaz, polo de confeccoes, feirantes
    Compartilhe: Link para o post:
  • NOTA DE PESAR

    | Comunicação
    Foi com muito pesar que recebi a notícia do falecimento de Dona do Carmo. Filha do ex-governador Agamenon Magalhães, ela era uma mulher de muita fibra que acompanhou desde muito cedo a política de Pernambuco e do Brasil, sobretudo ao lado do seu esposo, o saudoso ex-ministro Armando Monteiro Filho. Quero neste momento me solidarizar com seus filhos Eduardo Monteiro, Lectícia Cavalcanti, Sérgio, Horácio, o ex-senador Armando Monteiro Neto e todos os familiares e amigos de Dona do Carmo.
     
    Paulo Câmara
    Governador de Pernambuco
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • #146 || Pernambuco contra o novo coronavírus

    | Comunicação, Saúde

    Quarta-feira, 08.07.2020

    INDÚSTRIA | A produção industrial de Pernambuco cresceu 20,5% em maio, em comparação a abril. Trata-se do maior crescimento do Nordeste e o segundo maior do Brasil, segundo o IBGE. O Estado cresceu bem acima da média nacional, que foi de 7%. “São números animadores, ainda que o cenário econômico em todo o Brasil não seja favorável para este ano de 2020”, disse o governador Paulo Câmara.

    CORONAVÍRUS | O boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, hoje (8), 1.453 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Desses, 1.276 (88%) são leves, isto é, não demandaram internamento hospitalar ou estavam na fase final da doença; outros 177 (12%) se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). O Estado agora conta 67.604 casos confirmados, número que inclui as 47.881 pessoas já curadas da doença em Pernambuco. O boletim também registrou 89 novos óbitos, 21 dos quais (24%) deram-se neste mês de julho. Com isso, o número de vítimas fatais do Novo Coronavírus em Pernambuco passou para 5.323. Leia o boletim completo: https://bit.ly/3iEMBuZ.

    ATENDE EM CASA | A partir de hoje (8), o aplicativo Atende em Casa fica disponível também para os quase 13 mil moradores de Tacaimbó, no Agreste. Já são cobertos 177 municípios, onde moram 9,4 milhões de cidadãos (98% da população pernambucana). O Atende em Casa promove a teleorientação de pessoas com sintomas gripais, além de dar suporte emocional para quem apresenta sofrimento psíquico como consequência da suspeita de contágio pela Covid-19. A ferramenta tem 88 mil usuários cadastrados, sendo que 9,9 mil já foram orientados a procurar uma unidade de saúde. O Atende em Casa pode ser acessado gratuitamente em www.atendeemcasa.pe.gov.br ou baixado em smartphones com sistema Android.

    É FALSO | Ao contrário do que tem circulado em redes sociais, as academias de ginástica não tiveram sua reabertura antecipada pelo Governo de Pernambuco. No momento, o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus está analisando protocolos de higiene e segurança que vão orientar a retomada deste setor, para a qual ainda não há data oficial.

    PROTOCOLOS | Consulte aqui os protocolos gerais e específicos dos setores que já voltaram a funcionar: https://bit.ly/3gDeiCw.

    FAKE NEWS | Antes de repassar alguma notícia, confirme em fontes oficiais! Confira boatos já desmentidos: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/#fakenews.

    Para denunciar descumprimento das medidas ligue 190.

    Assuntos: sei, boletim, covid19
    Compartilhe: Link para o post:
  • Boletim Covid-19 - Comunicação SES-PE

    | Saúde

    Quarta-feira, 08/07/2020

    A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta quarta-feira (08.07), 1.453 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados hoje, 1.276 (88%) são casos leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que estavam na fase final da doença ou já curados. Os outros 177 (12%) se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Agora, Pernambuco totaliza 67.604 casos já confirmados, sendo 20.575 graves e 47.029 leves. Além disso, o boletim de hoje registra mais 1.159 pessoas curadas da Covid-19 em Pernambuco, totalizando agora 47.881 pessoas que superaram a doença. Desse total, 10.145 são de casos graves, que demandaram leitos no sistema de saúde, e 37.736 casos leves.

    Os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 180 municípios pernambucanos (tabela 1), além do arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

    Também foram confirmados laboratorialmente 89 óbitos (sendo 38 do sexo feminino e 51 do sexo masculino). Os novos óbitos confirmados são de pessoas residentes nos municípios de Abreu e Lima (2), Agrestina (2), Água Preta (1), Araripina (1), Barreiros (2), Belo Jardim (3), Bezerros (1), Cabo de Santo Agostinho (3), Camaragibe (5), Carpina (1), Caruaru (3), Escada (3), Garanhuns (2), Goiana (1), Gravatá (8), Igarassu (2), Iguaraci (1), Ipojuca (1), Itapissuma (1), Jaboatão dos Guararapes (7), Joaquim Nabuco (1), Olinda (10), Passira (1), Paulista (5), Petrolina (1), Recife (10), Ribeirão (1), São José da Coroa Grande (1), São Lourenço da Mata (3), Serra Talhada (1), Triunfo (1), Vitória de Santo Antão (4). Com isso, o Estado totaliza 5.323 mortes pela doença.

    As mortes registradas no boletim de hoje ocorreram entre 12 de abril e 7 de julho. Do total de mortes no informe de hoje, 68 (76%) ocorreram nos meses de abril, maio e junho. As outras 21 (24%) ocorreram neste mês de julho.

    Os pacientes tinham idades entre 22 e 100 anos. As faixas etárias são: 20 a 29 (1), 30 a 39 (2), 40 a 49 (7), 50 a 59 (14), 60 a 69 (19), 70 a 79 (23), 80 anos ou mais (23).

    Dos 89 pacientes que vieram a óbito, 50 apresentavam comorbidades confirmadas: hipertensão (23), diabetes (19), doença cardiovascular (12), doença renal (6), doença respiratória (6), tabagismo/histórico de tabagismo (6), câncer (5), obesidade (3), AVC (2), doença hematológica (1), anemia (1) - um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Um não tinha comorbidades e os demais estão em investigação pelos municípios.

    Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 16.561 casos foram confirmados e 21.196 descartados. O Boletim de hoje também traz, em sua parte final, o detalhamento das testagens destes profissionais, com dados relativos aos números apresentados no documento da última terça-feira (07.06). Até ontem, do total de profissionais de saúde que contraíram a doença (16.455), 91,8% já estão curados. As testagens entre os trabalhadores do setor abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Governo de Pernambuco foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar e afastar os profissionais da área da saúde com sintomas gripais.

    ATENDE EM CASA - Tacaimbó, no Agreste, passou a fazer parte do Atende em Casa nesta quarta-feira (08.07). As mais de 12,8 mil pessoas do município já podem, por meio do aplicativo, receber orientações em casos de quadros gripais, além de oferecer suporte emocional para a população com suspeita da Covid-19 que apresente sofrimento psíquico. Agora, já são 177 municípios (95,67% das cidades pernambucanas) assistidos pela tecnologia, em todas as XII Gerências Regionais de Saúde (Geres), beneficiando cerca de 9,4 milhões de pessoas (98,47% da população total do Estado).

    O Atende em Casa já conta com mais de 88,1 mil usuários cadastrados. Ao todo, entre os usuários que passaram por teleorientação com profissional, mais de 9,9 mil pessoas foram orientadas a procurar uma unidade de saúde e mais de 15,3 mil a permanecer em isolamento domiciliar.  Até o momento, 126 teleacolhimentos foram realizados pela equipe de psicólogos da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), responsável pelos atendimentos em todo o Estado com exceção do Recife, que atende seus próprios moradores.

    O aplicativo, disponível pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br e para smartphones com sistema Android, permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos façam videochamadas e orientações aos usuários. Mais de 100 profissionais de saúde foram treinados pela SES-PE para atuação no Atende em Casa, reforçando as escalas de plantão. Os profissionais recebem orientações quanto ao uso do aplicativo, protocolos clínicos da Covid-19 e fluxo de atendimento nas unidades de saúde.

    Além da teleorientação e do teleacolhimento, a ferramenta também passou a auxiliar os municípios pernambucanos no agendamento das testagens para a Covid-19 para o público prioritário para o exame. O objetivo é facilitar o acesso e apoiar os gestores municipais que desejarem aderir a essa funcionalidade. Os agendamentos serão realizados de acordo com a sintomatologia do usuário. Os municípios disponibilizam a agenda de suas unidades de saúde e o paciente é referenciado para o serviço mais próximo de sua casa, de acordo com o exame preconizado para o caso, que pode ser o RT- PCR, indicado para o início dos sintomas, ou o teste rápido. Os municípios que não aderirem ou que ainda não estão com essa funcionalidade ativa podem realizar os testes utilizando seus próprios fluxos.

    A lista dos municípios está disponível no portal.saude.pe.gov.br.

    Assuntos: ses, saude, covid19
    Compartilhe: Link para o post:
  • Manual de Regularidade é lançado pela Controladoria do Estado

    cartilha

    A manutenção da regularidade estadual é de fundamental importância para o recebimento de transferências voluntárias, bem como a contratação de operações de crédito. Para auxiliar a atuação dos órgãos e entidades da administração pública de Pernambuco nesse trabalho, normatizado pelo Decreto Estadual nº 36.775/11, a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado publicou o “Manual de regularidade estadual para gestores”, que já está disponível para download no site da SCGE (www.scge.pe.gov.br).

    A elaboração do material foi pensada pela Controladoria, uma vez que o órgão é responsável por monitorar a regularidade estadual, principalmente no seu acompanhamento fiscal e econômico-financeiro. Nele, é possível encontrar uma visão geral do assunto, apresentando os tipos de regularidade, as responsabilidades de cada participante na sua manutenção, as rotinas de acompanhamento periódicas, providências para regularização de eventuais pendências, sanções aplicáveis no caso de descumprimento das obrigações da legislação e a inclusão de registros no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (Cauc).

    Para a secretária da SCGE, Érika Lacet, o manual tem o objetivo de orientar a atuação dos gestores, com a intenção de evitar situações que possam acarretar na impossibilidade de o Estado firmar convênios para recebimento de recursos da União, seja por meio de transferências voluntárias ou através da contratação de operações de crédito interna ou externa. “Identificamos algumas dificuldades enfrentadas no acompanhamento e manutenção dos requisitos trazidos pelo decreto e acreditamos que, a partir desta publicação, será possível atuar de forma mais assertiva”, analisou.

    Organizado pela Diretoria de Convênios e Regularidade (DCON/SCGE), o manual vem consolidar as informações sobre as atividades, processos e boas práticas relacionadas ao acompanhamento e manutenção da regularidade estadual. “Iremos utilizar esse documento como parâmetro para atuação junto aos demais órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual. Foi um trabalho muito importante realizado pela nossa diretoria e acredito que será de grande ajuda para todos os gestores”, destacou a diretora da DCON, Thaís Oliveira.

    Assuntos: scge, transparencia, governo estado
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secult-PE e Fundarpe convocam gestores e trabalhadores da Cultura para webconferência sobre a Lei Aldir Blanc

    | Cultura

    Reunião acontecerá nesta quinta (9), às 19h, em sala virtual, com transmissão pelo Youtube

    Pernambuco receberá, do Governo Federal, em torno de R$ 150 milhões para aplicar em ações emergenciais para a cultura. O valor será repartido, meio a meio, entre Governo e municípios. Os recursos fazem parte de um montante total estimado em R$ 3 bilhões, que serão destinados a todos os municípios e estados brasileiros. O benefício é uma conquista da recém-sancionada Lei Aldir Blanc, fruto de uma ação coletiva de parlamentares, gestores públicos e sociedade civil que conseguiu a liberação dos recursos do Fundo Nacional de Cultura para o auxílio de toda cadeia criativa da cultura.

     Para uniformizar um conjunto de informações já existentes sobre a Lei - por exemplo, a distribuição dos recursos e o papel de cada ente (estado e municípios) na divisão das competências - a Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe, em parceria com os conselhos estaduais de Cultura, farão uma nova webconferência na quinta (9), às 19h.

    Diálogo e integração deverão dar o tom do encontro, que tem como propósito esclarecer, tirar dúvidas e atualizar a sociedade sobre os encaminhamentos da Lei. Também está na pauta da reunião a criação de uma nova agenda de webconferências específicas para todas as macrorregiões do Estado. Além de artistas, produtores e conselheiros de Cultura, é esperada a participação de representantes dos órgãos de cultura dos municípios.

    O encontro será aberto ao público, com limite de inscrição na sala virtual, que tem capacidade para até 250 pessoas. Para se inscrever, é preciso acessar no link abaixo e preencher os dados solicitados:

    https://docs.google.com/forms/d/1G-fuWmz7-TNEpqMxx2DFjkdv4k1JDLp_lrEoBOdzzdo/viewform?edit_requested=true

    O limite de participantes não impedirá que os demais interessados acompanhem as discussões. Quem não conseguir ter acesso à sala na plataforma Google Meet, poderá ver e ouvir a reunião pelo canal da Secult-PE/Fundarpe no YouTube (www.youtube.com/secultpe).

    CONSTRUÇÃO - Para tratar especificamente da Lei Aldir Blanc, a equipe da Secult/Fundarpe já participou de quase uma centena de reuniões e encontros, sejam entre Grupos de Trabalho da própria instituição, de abrangência estadual, GTs do Fórum Nacional de Dirigentes de Cultura, videoconferências, lives e grupos de discussão com gestores e coletivos culturais. O objetivo deste amplo diálogo é fazer com que a Lei seja executada de forma plena e atinja seu maior objetivo: chegar aos que mais necessitam, sejam artistas, técnicos, produtores, equipamentos culturais e todo tipo de profissional cuja renda, oriunda de atividade artística, tenha sido prejudicada pela pandemia do Covid-19.

    Ainda na fase de aprovação da Lei, a Secult-PE/Fundarpe realizaram uma webconferência, em parceria com o Conselho Estadual de Política Cultural, que abriu um canal de diálogo com deputados, gestores estaduais e municipais, Amupe e sociedade civil. Participaram, ainda, da articulação com os parlamentares pernambucanos durante a votação no Congresso Nacional e, desde então, ao lado do Conselho de Política Cultural, vêm promovendo encontros virtuais para discussão da lei.

    Na mais recente, ocorrida na última quinta-feira (2), o secretário Gilberto Freyre Neto, o presidente da Fundarpe Marcelo Canuto e a secretária executiva Silvana Meireles, entre diversos outros gestores estaduais, dialogaram por mais de cinco horas com membros dos três conselhos estaduais de Cultura de Pernambuco e dezenas de artistas, produtores e demais trabalhadores e trabalhadoras da cultura no Estado. Entraram na pauta os desafios para a execução da lei no Estado, na expectativa de contar com a fundamental participação de toda a sociedade. Com uma média de 120 pessoas presentes na sala virtual, o pico de audiência alcançou 151 participantes.

    Os participantes também tiveram acesso a um estudo preliminar, produzido com a participação da Secult-PE, que trata dos impactos da pandemia no setor cultural e que faz uma projeção do número de pessoas físicas e jurídicas que podem ter acesso ao benefício em Pernambuco.

    Assuntos: secult, cultura
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ciência Jovem à Distância

    | Educação

    26ª edição da Feira de Ciências de Pernambuco será realizada por meio de ferramentas digitais

    A 26ª edição da Ciência Jovem será realizada à distância. Organizada pelo Espaço Ciência, a Feira de Ciências pernambucana é uma das maiores e mais antigas do país. Por conta da pandemia de Covid-19 e para evitar aglomerações, ela utilizará ferramentas digitais em 2020.

    “Já estamos pesquisando as melhores estratégias para que a Feira mantenha a interatividade e espontaneidade que são sua marca nestes 26 anos. Mas queremos evitar quaisquer riscos para os estudantes que apresentarão seus projetos”, afirma o coordenador geral da Feira, Antonio Carlos Pavão, diretor do Espaço Ciência.

    As inscrições têm início em agosto mas, desde abril, estão abertas as pré-inscrições de projetos. A pré-inscrição garante um ponto no resultado final e é uma forma de estimular a realização das pesquisas durante todo o ano letivo.

    PRÉ-INSCREVA-SE AQUI

    A CIÊNCIA JOVEM é realizada anualmente em Pernambuco por meio do Espaço Ciência – Museu Interativo vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. Uma das mais antigas e representativas do país, reúne centenas de projetos de todos os estados, além de alguns outros países.

    Podem participar da feira escolas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio nas modalidades regular, educação especial e EJA, das redes pública e privada. Cada escola participante pode concorrer com até dois projetos de alunos, em categorias diferentes. 

    Para os projetos de alunos, são cinco categorias diferentes:  Iniciação à Pesquisa, voltada para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano); Divulgação Científica, dirigida ao Ensino Fundamental (6º ao 9º ano); Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa, para alunos do Ensino Médio; e Francis Dupuis, destinada aos alunos de outros países.

    Já os projetos de professores, categoria Educação Científica, tem como objetivos incentivar a reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem e socializar experiências bem sucedidas. São aceitas inscrições com apenas um professor por projeto, em formato de relato reflexivo de experiência pedagógica.

    MUDANÇA DE PLANOS – Realizada nos últimos anos em grandes shopping centers do Recife – Paço Alfândega e RioMar, ela seria pela primeira vez realizada no Museu Cais do Sertão. Mas a pandemia obrigou a uma mudança de planos. “Não sabemos como a estará a curva de contágio em novembro, ou se teremos alguma boa notícia em termos de avanços científicos para combater a doença. Mas não dava para esperar. Então optamos por garantir aos participantes toda segurança para apresentar seus projetos”, conta Eulália Almeida, da Coordenação da Feira.

    A Ciência Jovem recebe, em média, 300 projetos de todos os estados do país e também do exterior. Em três dias de realização, são mais de 12 mil visitantes.

    Segundo Eulália, as ferramentas que serão utilizadas, assim como os formatos para apresentação e avaliação à distância ainda estão sendo pesquisados. “Queremos que não se perca a característica principal da Feira, de ser espaço de troca e de diálogos. Mesmo à distância, vamos garantir que as equipes possam interagir, tanto com os visitantes quanto entre eles”, diz.

    Confira o calendário:

    ·         ABRIL a 31 DE JULHO: Pré-inscrição de projetos

    ·         AGOSTO (1 a 31): Inscrição de projetos

    ·         NOVEMBRO (11 a 13): 26ª CIÊNCIA JOVEM

    Assuntos: espaco ciencia
    Compartilhe: Link para o post:
  • SAD disponibiliza novo módulo de ata de registro de preços

    | Administração

    Mesmo diante da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a Secretaria de Administração do Estado (SAD) vem executando de forma eficiente todas as suas ações dentro do Poder Executivo Estadual. Entre as diversas atividades contínuas está a do projeto PE-Integrado. E dentro deste novo cenário o PE-Integrado traz uma novidade. A partir deste mês de julho, foi disponibilizado o novo módulo do sistema de ata de registro de preços.

    Este novo módulo permitirá a realização de todo o processo de adesão e consumo, bem como a elaboração da gestão de saldos das atas de registro de preços (ARPs) sob a gestão do Estado. Um bom exemplo disso é a compra de material de expediente para todos os órgãos.

    “Um dos principais benefícios do módulo é que ele abrange a divulgação ampla de todas as ARPs vigentes do Governo do Estado de forma online, uma inovação na gestão púbica estadual, que amplia a publicidade e a transparência destas ARPs para a sociedade”, diz o secretário executivo de Administração, Luís Eduardo Antunes.

    Ainda de acordo com o secretário executivo, o módulo contempla também a realização de pesquisa eletrônica de demandas, onde os órgãos poderão consultar de forma rápida e simples as suas intenções em participar das atas de preços em formação. “Com isso, será garantida a formatação de uma licitação mais adequada aos preceitos do Estado, reunindo as necessidades de todos os órgãos. Isso acaba gerando ganhos em economia de escala e eficiência em relação aos gastos públicos”, finaliza Antunes. 

    A gerente de Sistemas Integrados de Gestão, Kilma Lima, disse que a implantação desse novo módulo “representa um passo definitivo para a transformação da gestão de compras em Pernambuco”, destaca a gerente, acrescentando que “o módulo está integrado aos demais módulos em uso do sistema, como solicitação de compras e licitação e também estará integrado ao e-Fisco e ao padrão de contratos do PE-Integrado, que será disponibilizado em breve. Isso garante uma maior integridade dos dados e controle da informação, diminuindo o retrabalho e possíveis falhas operacionais”, conclui ela.

    Para dar apoio aos usuários a equipe de suporte permanece atendendo pelo telefone (81) 3183-7721 e através do email: suporte.peintegrado@sad.pe.gov.br.

    Capacitação - Com objetivo de capacitar os usuários no módulo de Ata de Registro de Preços, a gerência de Sistemas Integrados de Gestão, com auxílio da empresa Paradigma Business Solution SA, desenvolvedora do sistema PE-Integrado, vem realizando capacitações de diversas turmas de forma remota, por meio da ferramenta Microsoft Teams. Ao todo foram programadas 16 turmas, com mais de 150 inscritos até o momento. Com mais de 50 servidores já habilitados a utilizar a nova ferramenta. Em breve o curso do módulo de Ata de Registro de Preços do PE-Integrado será incluído na grade de cursos do Cefospe.

    Assuntos: sad, cefospe
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pessoa idosa: Junho supera os cinco meses deste ano em número denúncias

    | Direitos Humanos

    CIAPPI e ouvidoria da SJDH receberam 89 denúncias de violações contra a população idosa, um aumento de 147,22%, em comparação com o mês de maio

    Em casa, na rua ou em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), a violência contra a população idosa pode ocorrer de diversos modos, que vão desde uma negligência, quando a pessoa não recebe os cuidados essenciais, a uma agressão verbal ou psicológica e, nos piores casos, a violência física. Por isso, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), tem redobrado e ampliado a sensibilização contra as violações, principalmente, neste momento de pandemia, o que gerou o aumento nas denúncias recebidas pelo órgão, no mês de junho, em comparação com os cinco primeiros meses deste ano.

    De acordo com o CIAPPI e a ouvidoria da SJDH, só em junho foram recebidas 89 denúncias. Comparado ao mês de maio, que teve 36 queixas, houve um aumento de 147,22%. Os números de violações, identificadas a partir das denúncias, foram de 192, sendo as principais: negligência, violência psicológica, física, financeira e ameaça. Já as cidades que mais apareceram nos dados, são: Recife, Paulista, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. “Cuidar da pessoa idosa é dever de todos nós, poder público, sociedade e familiares. Precisamos estar atentos aos mínimos sinais de violação para que possamos denunciar e punir os agressores”, explica o  secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. 

    Para realizar a denúncia de violações contra pessoas idosas, a população pode entrar em contato pelo telefone (81) 3182-7649, das 9h às 13h (horário especial durante a pandemia) ou pelo e-mail ciappi2016@gmail.com.

    Assuntos: ilpi, sjdh, pessoa idosa
    Compartilhe: Link para o post: