meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Hospital Agamenon Magalhães institui novo fluxo de agendamento

    | Saúde

    Hospital Agamenon Magalhães

    Objetivo é facilitar acesso dos usuários e consultas de primeira vez deverão ser marcadas nas secretarias municipais de saúde ou unidades de saúde da família

    Para facilitar o acesso aos serviços de saúde do SUS e agilizar a marcação de consultas no ambulatório do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), a partir do mês de agosto, será instituído um novo fluxo para o agendamento de atendimentos de primeira vez para diversas especialidades. A mudança será válida para os pacientes com encaminhamentos para as áreas de cardiologia adulto e infantil, cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia vascular, endocrinologia adulto e infantil, endocrinologia (bariátrica, pé diabético), ginecologia cirúrgica, otorrinolaringologia e pré-­natal de alto risco.

    As consultas para essas especialidades, quando marcadas pela primeira vez, serão reguladas por meio da Gerência de Regulação Ambulatorial, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (SES). Assim, o agendamento será feito pelas secretarias municipais de saúde ou unidades de saúde da família, onde reside o usuário, após a inserção da solicitação no sistema. "O perfil para atendimento em nossa unidade nestas especialidades foi pactuado entre Central de Regulação e nossa instituição. As cotas são distribuídas para todas as regionais de saúde, de acordo com a fila de espera e agenda ofertada mensalmente pelo hospital", comenta a superintendente Médica do HAM, Ângela Lannia.

    Já as marcações de retorno continuarão sendo feitas, em sua maioria, pelo telefone 0800.281.2025. As ligações devem ser feitas de telefone fixo e são agendadas em um mês e realizadas no mês seguinte. A divulgação das datas de marcação por especialidade/exames é divulgada na primeira semana de cada mês, quando o 0800 fica disponível para tirar qualquer dúvida. No caso das consultas de retorno para o pré­-natal de alto risco, além da marcação pelo 0800 também poderá ser feita de forma presencial, e para os egressos da endocrinologia, o agendamento será através da Gerência de Regulação Ambulatorial.

    Números ­- O HAM atende mais de 5 mil pacientes/mês nas suas quatro emergências; mais de 10 mil consultas ambulatoriais/mês no ambulatório de especialidades. São 400 leitos disponíveis para a população. Uma das principais áreas de referência é a cardiologia, área na qual ele é credenciado pelo Ministério da Saúde como Centro de Referência de Alta Complexidade em Cardiologia; maternidade de alto risco contribuindo de forma importante com a Rede Materno Infantil do Estado, além de ser credenciado pelo Ministério da Saúde (MS) como de alta complexidade em saúde auditiva.

    Cidades: Recife
    Assuntos: agamenon, hospital, sus, saúde, ham, agendamento, consulta, atendimento, referencia, ms
    Compartilhe: Link para o post:
  • Abreu e Lima ganhará Estação do Governo Presente

    | Juventude, Emprego, Direitos Humanos, Infância

    Abreu e Lima


    Município tem 98.602 habitantes, com mais de 60% inseridos nos índices de pobreza

    No próximo ano, até o mês de julho de 2017, o Programa Governo Presente (GP) terá uma Estação instalada e funcionando em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. O anúncio foi feito na manhã do último sábado (23), pelo secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Isaltino Nascimento, durante um mutirão da Rede de Cidadania realizado naquele município.

    Estamos cumprindo uma determinação do governador Paulo Câmara, de levar serviços para atender as demandas das comunidades. Também já estamos analisando a possibilidade de voltarmos a Abreu e Lima com outras ações, ainda neste segundo semestre”, garantiu o secretário. Isaltino Nascimento antecipou que outros municípios também deverão ser contemplados com Estações do GP em 2017.

    O Programa Governo Presente, coordenado pela SDSCJ, por meio da Secretaria Executiva de Articulação Social (Seart), é responsável pela articulação com as demais secretarias estaduais, com o objetivo de garantir e disponibilizar programas e serviços às comunidades que mais necessitam. Desde a sua institucionalização, em julho de 2011, mais de 1 milhão de pernambucanos foram atendidos.

    O GP atende prioritariamente jovens inseridos na faixa etária de 15 a 29 anos, adolescentes e adultos provenientes dos sistemas de medidas socioeducativas e prisional, os que cumprem penas alternativas e os usuários de álcool e outras drogas. A instalação de uma Estação do GP em Abreu é Lima é estratégica. O município tem 98.602 habitantes (IBGE-2015), com mais de 60% inseridos na incidência de pobreza. No seu território estão instalados dois presídios (Colônia Penal Feminina-CPFAL e o Cotel), uma unidade da Funase e o Centro de Reeducação da Polícia Militar (Creed).

    Ação – O mutirão da Rede de Cidadania realizado no último sábado (23), na Escola Polivalente de Abreu e Lima, aconteceu em parceria com a prefeitura do município, que ficou responsável pela logística, disponibilizou diversos serviços e mais de 100 voluntários das secretarias municipais de Assistência Social e Saúde. 

    Foram disponibilizados à população cerca de 30 serviços, entre eles a emissão de carteiras de Identidade, CPF, cartão do SUS,guias da segunda via e da CNH definitiva, segunda via das certidões de nascimento e casamento; macação dos exames teórico/prático do Detran-PE, além de serviços de saúde, como vacinação, mamografia, citologia, atendimento clínico e odontológico, psicologia, fisioterapia e psiquiatria.

     

    ​Texto: Alexandre Acioli 
    Fotos: Imprensa/SDSCJ​
    Cidades: Abreu e Lima
    Assuntos: governo presente, gp, abreu e lima, sdscj, resgatando cidadania, seart, socioeducativas, prisional, drogas, rede cidadania,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Centro de educação socioambiental lança projeto voltado para crianças

    | Educação, Social, Infância

    Cesac


    Neste mês de férias escolares, as crianças do município de Arcoverde, contam com  uma opção de lazer e ao mesmo tempo de aprendizado. Isto porque o Centro de Educação Socioambiental (Cesac) da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), localizado neste município, no Sertão do Estado, lançou  o projeto Brincar com Arte, para atender a garotada.

    Durante as oficinas que estão acontecendo no Cesac, a criançada tem a oportunidade de confeccionar brinquedos, como carrinhos, bonecas e objetos decorativos a partir da reutilização de garrafas pet, papelão, tampinhas de garrafa, entre outros materiais recicláveis. Dentro do projeto são realizadas ainda oficinas de pintura. O projeto ocorrer no horário da manhã e tarde e as turmas  são  formadas de acordo com as demanda.

    O objetivo do projeto é conscientizar as crianças a respeito da preservação ambiental e do uso consciente da água. Além dessas oficinas práticas, o Cesac promove palestras educativas a respeito do uso racional da água, sustentabilidade, reutilização de materiais, preservação do meio ambiente e temas afins. “Trabalhamos principalmente com temáticas voltadas para a questão da água”, explica a supervisora do Cesac, Carmem Tavares.

    Segundo ela, esse projeto é uma oportunidade de o público infantil aprender mais sobre o uso consciente da água e o meio ambiente. “É importante realizar essas atividades durante o período das férias, pois as crianças brincam, aprendem a fazer o seu próprio brinquedo utilizando materiais  recicláveis, que geralmente são jogados no lixo e ainda têm uma ocupação. Além das brincadeiras, elas aprendem a preservar o meio ambiente”, ressalta a supervisora.

    O projeto Brincar com Arte foi lançado este mês por conta das férias escolares. As atividades seguem até a próxima semana. Entretanto, no caso de haver solicitações para apresentação do projeto, o Cesac atenderá as demandas. Empresas, entidades e associações de moradores  que tiverem interesse em participar do projeto Brincar com Arte podem entrar em contato com o Cesac por meio do telefone: (87) 3822-5370.

     

     

    Cidades: Arcoverde
    Assuntos: compesa, arcoverde, cesac, bincar com arte, crianças, reciclavel, agua, sustentabilidade
    Compartilhe: Link para o post:
  • SDS participa da Campanha 'Coração Azul' e alerta sobre o tráfico de pessoas

    | Comunicação, Juventude, Direitos Humanos, Infância

    Coraçaõ azul

    Debates, blitz e palestras serão realizadas nos municípios do Recife, Ipojuca e Jaboatão dos Guararapes em alusão à semana

    Tem início nesta segunda-feira (25/07) a Semana Nacional de Mobilização pelo Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, promovida pela Secretaria de Defesa Social – SDS, através do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – NETP. A programação segue até sexta-feira (29/07) e faz parte da Campanha Nacional "Coração Azul contra o Tráfico de Pessoas", do Ministério da Justiça.

    As ações envolvem debates, blitz e palestras sobre o tema e serão realizadas nos municípios do Recife, Ipojuca e Jaboatão dos Guararapes. A participação do Núcleo na campanha tem como objetivo levar informação à sociedade sobre a existência do crime de Tráfico de Pessoas.

    Para marcar esta data, os escritórios das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e os países que aderiram à Campanha Coração Azul realizam, na próxima semana, ações de alerta contra o ​t​ráfico​​ de ​pessoas.

    O coração azul é símbolo da campanha mundial do UNODC, que foi lançada no Brasil em maio de 2013.

    Veja a Programação da Semana Nacional de Mobilização pelo Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

    Dia 25/07, das 8h às 12h - Abertura da Campanha Coração Azul com palestra, panfletagem e entrega de adesivos no Centro de Referência de Assistência Social de Torrões;

    Dia 26/07, das 8h30 às 17h - Ação de Sensibilização e Conscientização no Terminal Integrado de Passageiros – TIP, no bairro do Curado, com o apoio do 12ª Batalhão de Polícia Militar – BPM e da Secretaria da Mulher do Recife;

    Dia 27/07, das 8h30 às 12h - Palestra de Sensibilização e Conscientização do NETP, para os alunos da Escola Estadual Edson Moury Fernandes, no bairro da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes;

    Dia 28/07, das 8h às 12h -  Blitz Educativa do NETP e da Polícia Rodoviário Federal, na BR 101 - km 70, ao lado do Colégio Militar, próximo ao Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco - Ceasa;

    Dia 29/07, das 8h30 às 12h - Palestra no Centro Municipal de Educação Profissional de Ipojuca – CEMEP, em parceria com a Secretaria Especial da Mulher de Ipojuca. No local serão entregues panfletos e adesivos da Campanha Coração Azul.

    Cidades: Ipojuca , Jaboatão dos Guararapes , Recife
    Assuntos: coraçao azul, trafico de pessoas, sds, netp, campanha, unodc
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer monta esquema especial de mobilidade para o Domingo na Arena

    | Juventude, Turismo, Transporte, Esportes, Mobilidade, Cultura, Trânsito, Infância


     

    A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco montou um esquema de mobilidade especial para a primeira edição do Domingo na Arena, marcada para este final de semana, na Arena de Pernambuco. Com as programações marcadas para começar às 9h e terminarem às 17h, as famílias que desejarem se dirigir ao estádio terão a facilidade de ir de ônibus, metrô, carro ou bicicleta.

    Quem foi utilizar o transporte público, pode chegar ao evento por meio do metrô até o terminal Integrado Cosme e Damião, onde uma linha especial Cosme e Damião/Arena de Pernambuco estará operando para levar os passageiros até o local do evento. Durante o dia, serão realizadas 17 viagens com intervalo médio de 30 minutos entre um veículo e outro. O serviço estará disponível das 9h às 17h, com tarifa A (R$2,80). Os usuários poderão entrar no TI através da bilheteria do metrô.

    As pessoas que quiserem embarcar no ônibus fora do Terminal Integrado também poderão fazer o pagamento da tarifa com o VEM ou com dinheiro. Contudo, é importante lembrar que, como se trata de uma linha especial, a tarifa será cobrada integralmente.

    O usuário também poderá ir de metrô até a estação TIP, e por lá embarcar no ônibus 2410 - Parque Capibaribe/TI TIP, descendo na frente da Arena. A operação dessa linha acontece das 6h às 21h40 e tem o custo da tarifa A, no valor de R$ 2,80. Esta linha irá realizar 32 viagens e também realiza itinerário próximo a Arena, pela BR-408. A linha aceitará meia passagem e gratuidade.

    Quem preferir ir de carro, poderá colocar seu veículo nos estacionamentos azul e/ou amarelo da Arena de Pernambuco. Para carros e motos, o valor será de R$ 5. O estacionamento para vans custará R$ 15, enquanto ônibus custará R$ 40.

    Os que optarem por ir de bicicleta para o Domingo na Arena poderão pegar o metrô com a magrela e se dirigir até a estação Cosme e Damião. De lá, o usuário pode pedalar até o estádio.

    O secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras, entende a importância da mobilidade para o Domingo na Arena e afirma que seu desenvolvimento será constante. “Vamos ouvir a população nesta questão. À medida em que os eventos forem ocorrendo, vamos ver onde temos de melhorar e que pontos precisam ser corrigidos. Queremos que todos cheguem e saiam com segurança e tranquilidade”, afirmou.

    Lembrando que o Domingo na Arena vai contar com cinco polos, sendo eles cultural, de sustentabilidade, esportivo, infantil e gastronômico. Além disso, ainda serão realizados tours andando e de bike.

    Cidades: Abreu e Lima, Araçoiaba , Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe , Igarassu, Ipojuca , Itamaracá , Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes , Moreno, Olinda, Paulista, Recife, São Lourenço da Mata
    Assuntos: turismo, esporte, lazer, arena, domingo na arena, tip
    Compartilhe: Link para o post:
  • UPAE de Petrolina já realizou mais de 19 mil atendimentos odontológicos

    | Saúde
    UPAE Petrolina
    Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), administrada pelo Imip, comemora os mais de 19 mil atendimentos odontológicos em três anos de funcionamento. Funcionando desde o dia 29 de julho de 2013, o serviço de urgência e emergência odontológico funciona das 7h às 19h, de acordo com o acolhimento de classificação de risco: vermelho (emergência); amarelo (urgente); verde (pouco urgente) e azul (não urgente – cuja referência é a atenção básica).

    Este ano, mais de 3 mil pacientes já passaram pela especialidade. “Ficamos felizes com esse resultado, pois ele representa o esforço de toda a equipe no sentido de oferecer um serviço de qualidade à população”, ressalta a coordenadora geral, Magnilde Alves.  

    De acordo com o cirurgião dentista Francisco Emício, o serviço é referência no Vale do São Francisco. “Nas unidades básicas de saúde são feitos os atendimentos ambulatórias. Aqui nós recebemos somente urgência e emergência. Inclusive, somos a referência da região para esse tipo de serviço”, esclarece.

    A urgência e emergência odontológica da UPAE é porta aberta. Ao chegar à unidade, o paciente passa pela enfermagem onde é feito o acolhimento de classificação de risco. “Seguimos o protocolo, inclusive checamos todos os sinais vitais. Classificamos como vermelho aquele paciente que chega com queixa de dor latente, sangramento proveniente de corte ou hemorragia, perda de dente por trauma, abcesso na região inferior do queixo ou com deslocamento de mandíbula. Nos amarelos podemos encontrar pacientes com dor sem latejamento, que apresente corpo estranho em qualquer lugar da face ou luxação dentária. Entre os verdes estão aqueles com gengivite, quebra de dente com aresta cortante e com dente luxado. Os azuis são os casos classificados como não urgentes que nós contra-referenciamos para atenção básica”, esclarece a enfermeira Luana Matos.

    Segundo Francisco Emício, os problemas bucais devem ser levados a sério e tratados com a devida atenção. “Uma infecção iniciada no dente pode, através da corrente sanguínea, chegar ao coração provocando um problema muito mais sério, como a endocardite bacteriana; ou uma angina de Ludwig, que é uma infecção do pescoço e das áreas adjacentes, podendo ocorrer até o fechamento das vias aéreas. Já chegaram casos aqui à UPAE em que o paciente teve que ser hospitalizado”, alertou.

    Para uma boa saúde bucal a prevenção é de extrema importância. “Ter uma boa higiene bucal e consultar o dentista regularmente são medidas que fazem a diferença. Atendemos bastante casos de pacientes com abcesso, que é quando a inflamação já está no nível da infecção. Então, não deixe a dor de dente se agravar. Busque sempre a atenção básica e para os casos mais graves o paciente pode procurar a nossa Unidade”, orienta o cirurgião dentista da UPAE.
    Cidades: Petrolina
    Assuntos: upae, imip, odontologico, petrolina, urgencia, vale dos sao francisco, saude bucal
    Compartilhe: Link para o post:
  • Hospital Mestre Vitalino começa a ofertar cirurgias urológicas

    | Saúde

    Hospital Mestre Vitalino1 

    O Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru, passou a ofertar, neste mês de julho, cirurgias urológicas para pacientes de 53 cidades do Agreste, que compreendem a 4ª e 5ª Regionais de saúde. A previsão é realizar 20 cirurgias por mês, além de consultas nos ambulatórios nas fases pré e pós-cirúrgicas. Dois médicos especialistas em urologia conduzirão os principais processos juntamente com uma equipe composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, dentre outros.

    De acordo com o diretor geral do HMV, Marcelo Cavalcanti, a cirurgia urológica envolve procedimentos realizados nos rins, ureteres, bexiga, uretra e órgãos genitais masculinos. Nos rins, por exemplo, os principais processos cirúrgicos agendados serão desobstrução de cálculos ou tumores renais e procedimentos para introduzir tubos de drenagem.

    Para ter acesso aos novos serviços – As marcações das consultas nos ambulatórios e as marcações dos procedimentos cirúrgicos ocorrerão por meio da Central de Regulação de Leitos. Cada município, por meio de sua Secretaria de Saúde, solicitará senha para os seus pacientes à Central e, munido desta senha, os pacientes terão acesso a todos os serviços urológicos do HMV. 

    Cidades: Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Caruaru, Cupira, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Lagoa dos Gatos, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó
    Assuntos: hospital, atendimento, mestre vitalino, cirurgias, urológicas pacientes, agreste, hmv
    Compartilhe: Link para o post:
  • Prazo-limite para circular com o CRLV 2015, terminação - 5,6 e 7

    | Comunicação, Transporte, Mobilidade, Trânsito

    Palca 

    O Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, Charles Ribeiro, lembra que o prazo limite para circular com o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular – CRLV, de 2015 está se aproximando. Segundo ele, os condutores de veículos com placa terminada em 5,6 e 7 terão até o dia 29/07/2016 para circular com o documento de 2015. Já os de terminações 8,9 e 0 é 30 de agosto. 

    Enquanto o CRLV 2015 estiver no prazo de validade, os condutores podem circular portando-o, sem necessidade de apresentar comprovante da quitação dos débitos conforme Resolução 205/2006 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

    O proprietário precisa ficar atento, pois o CRLV 2016 só é emitido depois que é quitado todas as taxas que compõem o Licenciamento 2016. São elas: Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxas (bombeiros, licenciamento), possíveis multas de transito vencidas e seguro obrigatório (DPVAT).

     A entrega do CRLV será feita de duas formas: Via Correios, para quem optou por pagar a taxa de postagem de documentos, no valor de R$ 15,77. E, para quem optou por NÃO pagar a taxa de postagem de documentos, precisará, depois de quitar as demais taxas que compõem o Licenciamento, agendar atendimento para emissão do CRLV no site www.detran.pe.gov.br, onde escolhe o lugar para receber oCRLV 2016. 

    É possível ao cidadão que optou por pagar a taxa de postagem, rastrear o envio do CRLV2016, depois de sua devida emissão, por meio do site do DETRAN. Para isso, digite a placa do veículo na seção “Consultar Placa”, localizada na parte superior esquerda da página principal do site. Depois disso, o cidadão clica no botão “Detalhamento de débito” e lá na opção de rastreamento do CRLV. Só o proprietário registrado ou seu procurador legal estão habilitados a receber o CRLV do veículo.

    IMPORTANTE:

    • Quem agendar a emissão do CRLV no site do DETRAN, não receberá o CRLV em casa.
    • Não é possível pegar o CRLV no DETRAN, sem agendar a emissão do CRLV.
    • Quem pagar a taxa de postagem, não deve agendar a emissão do CRLV no site do DETRAN-PE.
    • Os proprietários dos veículos registrados em outros municípios, QUE NÃO SEJAM os de Recife, Olinda, Jaboatão, Paulista, Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Petrolina, Vitória de Santo Antão, deverão solicitar mediante agendamento o CRLV 2016 nas CIRETRAN’s Especiais e demais pontos de atendimentos. Isso pode ser feito a partir de 5 dias, contados após a quitação dos débitos que compõem o Licenciamento.
    • ATENÇÂO proprietário que pagou todos os débitos do veículo e optou por pagar a taxa de postagem e receber o CRLV 2016 em sua residência.

    Terminações

    Prazo limite para circular com CRLV 2015

    5, 6 e 7

    até 29/07/2016

    8, 9 e 0

    até 30/08/2016

       

    ATENÇÃO

    Quem circular com o CRLV 2015 fora do prazo estabelecido acima estará sob pena de ter o veículo retido e removido para o depósito do Órgão de trânsito até a apresentação do CRLV 2016, e pagamento de multa no valor de R$ 191,54 (conforme previsto no artigo 230, Inciso V do CTB), além das taxas para a liberação. O condutor acumulará sete pontos na carteira.

    Cidades: Abreu e Lima, Araçoiaba , Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe , Dormentes, Fernando de Noronha, Igarassu, Ipojuca , Itamaracá , Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes , Lagoa Grande, Lagoa dos Gatos, Moreno, Olinda, Orocó, Paulista, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, São Lourenço da Mata
    Assuntos: crv, detran, taxa, ipva, placa, contran
    Compartilhe: Link para o post:
  • Operação Lei Seca: blitz educativa celebra Dia do Motorista

    | Educação, Saúde, Transporte, Mobilidade, Trânsito

    blitz

    Equipe também abordará motoristas e caminhoneiros em postos de gasolina

    No dia 25 de julho, data em que é comemorado o Dia de São Cristóvão, padroeiro e protetor dos  motoristas, caminhoneiros e transportadores, a Operação Lei Seca em Pernambuco promove uma série de atividades com o intuito de marcar a data. Já neste sábado (23/07), uma blitz educativa será montada na Av. Agamenon Magalhães, a partir das 15h, em frente à academia da cidade, sentido Olinda-Recife, para alertar sobre cuidados ao dirigir. O bloqueio que envolverá profissionais da SES, Detran-PE e Polícia Militar, ocorre em parceria com Corpo de Bombeiros, Samu Recife e Universidade de Pernambuco (UPE).

    Os alunos dos cursos de medicina e enfermagem da UPE, profissionais do Samu e Corpo de Bombeiros promoverão uma simulação de atendimento a vítimas de acidentados de moto. A ideia é ressaltar os tipos de lesões mais comuns, ações imediatas que devem ser dadas às vítimas e o quanto é gasto com o tratamento de pessoas envolvidas nesses acidentes. Os motociclistas que forem parados na blitz também poderão participar de um minicircuito onde testarão a habilidade sobre duas rodas. Haverá ainda a distribuição de bafômetros descartáveis. "Queremos sensibilizar a sociedade sobre toda a mobilização que vem sendo feita para evitar acidentes”, diz o coordenador da OLS em Pernambuco, Luciano Nunes.

    Já na segunda-feira (25/07), ações também serão realizadas em Goiana, na Zona da Mata Norte. A partir das 18h, serão feitas abordagens a motoristas de carros e caminhões nos postos de gasolina, com distribuição de camisinhas, teste do bafômetro e outros materiais informativos sobre doenças e prevenção. A ação será feita com apoio da XII Gerência Regional de Saúde (Geres). Desde o início do mês, o Interior de Pernambuco recebe - de forma mais intensa - equipes educativas e de fiscalização da OLS por conta de eventos e exposições como o 26º Festival de Inverno de Garanhuns, Missa do Vaqueiro e Exposerra.

    Cidades: Abreu e Lima, Goiana, Olinda, Paulista, Recife
    Assuntos: lei seca; detran; blitz, samu, ses, motorista, bafometro, geres
    Compartilhe: Link para o post:
  • Emoção marca o embarque do primeiro grupo de intercambistas da edição 2016 do PGM



    Estudantes seguiram para a Argentina, onde estudarão por um semestre letivo
     
    Abraços demorados, calorosos e tão apertados quanto o coração daqueles que os davam podiam ser vistos no térreo do Aeroporto Internacional Do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre. É que na manhã desta quinta-feira (21), 48 estudantes da rede estadual de ensino embarcaram para Argentina, onde irão cursar um semestre letivo na modalidade High School. Este foi o primeiro embarque da edição 2016, quinta edição do Programa Ganhe o Mundo (PGM). Estiveram presentes no embarque o ex-intercambista do PGM, Jonas Tavares, que viajou para os EUA por meio do programa e depois teve uma experiência de estudar em Xangai (China), o Secretário de Educação, Fred Amancio, e a Superintendente do PGM, Renata Serpa, além dos estudantes e familiares. 
     
    Os intercambistas que embarcaram nesta manhã são dos municípios de Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Caruaru, Floresta, Garanhuns, Petrolina e Salgueiro e ficarão instalados em Córdoba, uma das 24 províncias que compõem a república Argentina. O programa de intercâmbio do Governo do Estado oferece aos estudantes a oportunidade de cursarem um semestre letivo em escola de High School, além de seguro saúde internacional, passagens aéreas, acomodação em casa de família (host Family) com todas as refeições garantidas, além de uma bolsa mensal no valor de R$ 719,00.
     
    Fred Amancio, Secretário de Educação do Estado, comentou sobre a importância do programa para o aprendizado dos jovens. “O objetivo deste programa é abrir oportunidades para que os estudantes aprendam uma nova língua, amplie seus horizontes, melhorem o seu desempenho escolar e incentivem outros estudantes a participarem também”, arremata.
     
    O estudante João Paulo Rodrigues, 15 anos, estava bastante animado e as expectativas para o intercâmbio eram as melhores. “Todos falam da rivalidade entre o Brasil e a Argentina, mas eles são hospitaleiros e eu pretendo encontrar muita gente do bem. A rivalidade é maior dentro do campo de futebol”, afirma o estudante. “Hoje é aniversário da minha mãe e eu não consegui falar pessoalmente com ela, pois tive que sair ontem de casa para vir para o Recife. Espero que ela me entenda!”, arremata. João Paulo, em parceria com Jackson Wallece, também de 15 anos, e José Nilton, de 16 anos, criou o canal “Bragentino PGM”, no YouTube, com o objetivo de difundir a cultura argentina e tirar duvidas sobre a língua espanhola, além de apresentar o país por meio de “vlogs”.
     
    Assuntos: ganhe o mundo, educaçao, alunos, argentina, estudantes, high school, pgm, intercambista,
    Compartilhe: Link para o post: