meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Governo de Pernambuco reforça policiamento de Nazaré da Mata

    | Segurança

    40 pm 

    Novos 40 policiais militares foram apresentados oficialmente ao 2º BPM, em solenidade comandada pelo governador Paulo Câmara, nesta quinta-feira (16)

    NAZARÉ DA MATA – Após oficializar o incremento de novos 40 homens no 9º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Garanhuns, o governador Paulo Câmara seguiu para o município de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte, para também apresentar oficialmente o novo efetivo que irá compor o 2º BPM. Serão 40 PMs, atuando no fortalecimento da corporação da Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11), que compõe outros 13 municípios da região. Além desse grupo, mais 30 policiais chegarão à região no mês de dezembro, totalizando um incremento de 70 soldados na corporação local. O objetivo é expandir o policiamento ostensivo na região, que já conta com 441 policiais militares. 
     
    “Estamos percorrendo o Estado para ver exatamente a forma que os novos policiais militares da corporação estão sendo distribuídos no Estado. Nós queremos que isso seja feito de maneira célere, porque eles têm um dever e uma responsabilidade muito grande de ajudar a diminuir os índices de criminalidade em Pernambuco", destacou o governador, completando: "e a gente tem certeza que todo esse esforço com aumento de efetivo, ampliação da frota e todo o conjunto do Plano de Segurança vai fazer com que os números da violência em Pernambuco caiam e a gente possa realmente melhorar e garantir o ir e vir das pessoas com mais tranquilidade", ratificou. 
     
    Os outros 13 municípios contemplados com a medida são: Aliança, Buenos Aires, Camutanga, Carpina, Ferreiros, Lagoa do Carro, Lagoa de Itaenga, Macaparana, Paudalho, São Vicente Férrer, Timbaúba, Tracunhaém e Vicência. 

    Segundo o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, um novo reforço de efetivo chegará à região até o final do ano. "Essa é apenas a primeira entrega. Ainda em dezembro, virão mais 30 policiais, oriundos da última formação, para agregar e reforçar o trabalhado aqui do 2° BPM. E em 2018, vamos poder contar com mais 1.300 homens e mulheres, que já estão na academia, para garantir a ampliação do policiamento ostensivo nas ruas das nossas cidades. Então, são compromissos que o governador firmou com a população e está tornando realidade", ressaltou.

    governador
     
    O comandante geral da PMPE, Vanildo Maranhão, enfatizou que todo o trabalho de enfrentamento à violência conta com o apoio da população pernambucana. "A caminhada é longa. Nós sabemos que os desafios são grandes, mas a Polícia Militar de Pernambuco está lado a lado com a sociedade pernambucana para que possamos combater, juntos, a criminalidade e retomar os baixos índices do Pacto Pela Vida que estão previstos dentro desse exitoso Plano de Segurança", disse.
     
    Para o prefeito Nino, a ação é resultado de um trabalho bem planejado e que dialoga com os anseios de cada cidade. “É um projeto que atende não só ao nosso município, mas a região da Mata Norte. E eu não tenho dúvida nenhuma de que realmente vai ajudar muito na segurança. A nossa população vai passar a viver mais tranquilamente, ter uma segurança melhor e acreditar mais na segurança pública. Isso a gente só tem a agradecer a toda a equipe do governo, especialmente ao nosso governador", declarou o prefeito Nino.

    pm nazare

    Participaram do ato também o secretário executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto; os deputados estaduais Henrique Queiroz e Aluísio Lessa; a presidente da Câmara Municipal de Nazaré da Mata, Maristela Maribel; os prefeitos,  Judite Botafogo (Lagoa do Carmo), Fabinho Queiroz (Buenos Aires), Maviael Cavalcanti (Macaparana), Ulisses (Timbaúba), Graça do Monhinho (Lagoa de Itaenga), Marcello Gouveia (Paudalho) e Flavio Regis (São Vicente Férrer). Estiveram presentes também o comandante do 2º Batalhão da PM, tenente-coronel Evangelista; e o coronel Reinaldo Mesquita (GCOE, diretoria interior-I).
    Cidades: Nazaré da Mata
    Assuntos: sds, paulo camara, pmpe, pacto pela vida, plano de segurança, novos 40 militares, nazare da mata
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projeto Olhares da Mata envolve estudantes com o Parque Estadual Mata da Pimenteira

    | Juventude, Meio Ambiente

    oficina 1

    Oficina de Fotografia Participativa começou esta semana, em Serra Talhada, e resultará numa exposição itinerante

    Trinta estudantes de escolas públicas de Serra Talhada (redes municipal e estadual) estão participando, desde a segunda-feira (13), de uma Oficina em Fotografia Participativa promovida pelo Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), no Parque Estadual Mata da Pimenteira, naquele município do Sertão do Pajeú. Ao final das atividades, que incluem parte teórica e prática, eles irão registrar fotograficamente impressões sobre a Unidade de Conservação – a primeira de Pernambuco no bioma caatinga. Posteriormente, as fotos farão parte de uma exposição itinerante que circulará pelo estado.

    Os alunos selecionados para o projeto são das escolas Municipal Brás Magalhães (localizada no entorno do parque) e Estadual Methodio de Godoy Lima. Realizado em parceria com as instituições Avsi Brasil e Plonus, selecionadas em edital público da CPRH, o Olhares da Mata faz parte de um conjunto de ações de Educação Ambiental que estão sendo desenvolvidas no âmbito de Unidades de Conservação (UCs)( do Estado, com investimento proveniente de recursos da compensação ambiental.

    oficina 12

    Os estudantes que participam da atividade estão sendo coordenados pelo fotógrafo profissional e jornalista pernambucano Daniel Meirinho, com doutorado na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, que trabalha a fotografia como instrumento para intervenção social, inclusive com atividades de formação de jovens e educadores em fotografia participativa. A exposição itinerante – em locais de grande circulação de pessoas – será movimentada entre os meses de dezembro próximo a fevereiro de 2018, seguindo um roteiro que será definido em breve.

    Ainda na Mata da Pimenteira, dentro do planejamento, haverá também a produção de publicações educativas com temas relacionados ao parque, com o envolvimento de professores e comunidades locais, e um curso de Formação de Agentes em Educação Ambiental. O curso será ministrado, de 20 a 24 deste mês, pelo Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan). 

    Cidades: Serra Talhada
    Assuntos: semas, oficina fotografica, serra talhada, cprh, cepan, ncsea
    Compartilhe: Link para o post:
  • Amaraji recebe programa É Meu Direito com serviços gratuitos de cidadania, saúde e utilidade pública

    | Direitos Humanos

    amaraji

    Só este ano o programa do Governo do Estado já realizou cerca de 12 mil atendimentos em 11 localidades da RMR e Interior do Estado

    O Governo do Estado realiza, nesta sexta-feira (17/11), mais uma edição do Programa É Meu Direito, que oferece gratuitamente serviços de promoção à cidadania, saúde, utilidade pública e cuidados pessoais para a população. A ação será realizada no município de Amaraji, na Mata Sul pernambucana, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social/Clube Municipal Tamarindos. O atendimento acontece das 8h às 12h, na Avenida Santo Amaro, nº 01, Centro.  O programa é da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), executado através da Executiva de Direitos Humanos (SEDH).

    No local será disponibilizada gratuitamente a emissão de 2ª vias de certidões de nascimento, casamento e óbito, e do CPF através do programa Balcão de Direitos; e também de Registro Geral (RG) através de parceria com Secretaria de Defesa Social (SDS). Os advogados, psicólogos e assistentes sociais da SEDH também estarão no local realizando orientação e atendimento dos casos de violações de direitos humanos.

    “Além de prestarmos o serviço, que é uma política de direitos humanos, nosso objetivo é aproximar cada vez mais o governo da comunidade, garantindo assim uma integração que possa também contribuir para o enfrentamento e combate a violência”, explica Adriano Lopes, gerente de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, da SEDH.

    As unidades móveis do Detran e Procon também estarão no local. O Detran vai disponibilizar consultas de pontuação, agendamentos de serviços, emissão de nada consta, históricos de propriedade e emissão da segunda via de CNH. Já unidade do Procon vai oferecer orientação sobre consumo. Na área de saúde e bem estar a população vai contar com vacinação, aferição de pressão, dosagem glicêmica e orientação sobre saúde bucal. Na área de beleza, a ação oferece SPA de mãos e rosto.

    BALANÇO - Este ano já foram realizadas 11 ações do É Meu Direito em bairros da Região Metropolitana do Recife (RMR) em situação de vulnerabilidade social e municípios pernambucanos, resultando em 12.240 atendimentos entre serviços de saúde e bem-estar, além de emissão de documentos. As ações aconteceram em Nova Descoberta (08 e 29/04), Prazeres (06/05), Mustardinha (20/05), São Vicente Férrer (05/08), Carpina (19/08), Santo Amaro (02/09), Boa Viagem (16 e 23/09), Olinda (07/10) e Piedade (21/10).

    SERVIÇO - É Meu Direito

    Data: Sexta (17/11)

    Horário: 8h às 12h.

    Local: Secretaria Municipal de Assistência Social/Clube Municipal Tamarindos Avenida Santo Amaro, nº 01, Centro - Amaraji.

    Cidades: Amaraji
    Assuntos: sjdh, sedh, e meu direito, detran, amaraji
    Compartilhe: Link para o post:
  • Equipe do HMA aprovada em curso da Fiocruz

    | Saúde

    hma

    Apresentados na manhã dessa quinta-feira (16), no IMIP, os trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Segurança do Paciente para profissionais da Rede de Atenção às Urgências e Emergências, da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz. O curso teve duração de um ano e meio, no modelo semipresencial. A equipe do Hospital Miguel Arraes (HMA), formada pela coordenadora da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH, Cátia Arcuri Branco; pela enfermeira Ana Sales; por Marla Gizane, enfermeira da Educação Continuada; e Regirleide Pereira, coordenadora da Farmácia, também concluiu o curso, com a exibição do trabalho “Implantação de Protocolo de Práticas Seguras no Uso de Medicamentos de Alta Vigilância (MAV’S) em Unidade de Urgência e Emergência”.

    Trata-se de um estudo quantitativo, cuja proposta é a implantação, seguida de avaliação, do protocolo de práticas seguras no uso de medicamentos de alta vigilância no setor de emergência do Hospital Miguel Arraes, e que está em implementação na unidade desde o mês de julho deste ano. A banca de avaliação foi composta pela médica pediatra da Fiocruz, dra. Ana Maria Garcia, e pelo farmacêutico João Henrique Almeida Costa, que concederam conceito “bom” ao trabalho.

    Cidades: Recife
    Assuntos: ses, imip, fundacao oswaldo cruz, especializacao em segurança
    Compartilhe: Link para o post:
  • Procon-PE lista dicas para o Black Friday

    | Economia
     

    O Procon Pernambuco elaborou algumas dicas para os consumidores que pretendem fazer compras no dia 24 de novembro, quando ocorrerá o Black Friday 2017 (dia em que empresas do comércio físico e online praticam descontos).

    A primeira recomendação do Procon-PE é fazer uma pesquisa nas lojas e nos sites para saber se o desconto aplicado no produto que se pretende adquirir é real. O ideal é pesquisar dias antes do Black Friday para comparar a variação dos preços.

    O Procon-PE alerta ainda que o consumidor não deve se deixar levar por impulso nas compras, adquirindo aquilo que realmente necessita para evitar o endividamento.

    Confira mais dicas:

    - Só faça a compra em sites seguros e confiáveis. Informe-se sobre a reputação da loja que pretende comprar.

    - Cuidado com e-mails e sites fraudulentos. O recomendado é entrar diretamente no site da loja e não por meio de links duvidosos enviados por e-mail;

    - Procure no site informações básicas sobre o fornecedor: nome da empresa, CNPJ/CPF, endereços físicos e eletrônicos, telefone e demais informações que possibilitem seu contato e localização;

    - Guarde todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, códigos de localização e de realização da compra;

    - Verifique se o site da empresa possui conexões seguras para proteção de seus dados. Identifique no início do endereço eletrônico a presença do “HTTPS” e de um cadeado ativado no canto esquerdo da barra de endereço do seu navegador;

    - Verifique a presença de certificados de segurança de pagamentos nas transações bancárias realizadas com a empresa, não fornecendo seus dados bancários a sites que não possuam certificados de segurança;

    - Evite fazer a compra utilizando computadores de terceiros ou por meio de redes wi-fi públicas;

    - Mantenha a segurança do seu computador em dia, atualizando sempre seu programa antivírus.

    A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (câmara-e.net) criou em 2013 um Código de Ética para o “Black Friday Legal”, juntamente com um selo de identificação das empresas participantes, com o objetivo de estabelecer normas de conduta e boas práticas nas promoções. É recomendável acessar o site com a relação das empresas participantes: http://www.blackfriday.com.br

    Vale lembrar que o Código de Defesa do Consumidor também protege o cidadão que faz compras pela internet. Caso tenha algum problema como atraso/não entrega do produto ou propaganda enganosa, o consumidor poderá reclamar em uma das unidades do Procon em Pernambuco. Para mais informações ligue para o 0800-282.1512.

     
    Cidades: Recife
    Assuntos: sjdh, procon-pe, black friday, codigo defesa do consumidor, recife
    Compartilhe: Link para o post:
  • Fundação Hemope celebra junto com o seu doador 40 anos de atividades

    | Saúde


    Na próxima segunda-feira, 20, o Hemope dá inicio a mais uma série de eventos dedicados à Semana do Doador. Diferente dos outros Estados, que comemoram apenas no dia 25, a data coincide com o aniversário da instituição, que neste ano completa 40 anos de atividades. Durante toda a semana, serão homenageados mais de 380 doadores que possuem em seu cadastro 25, 50, 75 e 100 doações. O evento que será aberto pela presidente do Hemope Yeda Maia e contará com a coordenação da diretoria de Hemoterapia que irá recepcionar os doadores com certificados de agradecimento. A campanha deste ano terá como mote “O Hemope e você juntos, 40 anos salvando vidas”.

    Dando continuidade ao momento de comemorações dos 40 anos da Instituição, a Assembleia Legislativa do Estado (ALEPE) também realiza na quarta-feira 22 de novembro, a partir das 18hs, homenagem com Reunião Solene. A proposta, sugerida pela deputada estadual Priscila Krause tem como objetivo destacar a Fundação Hemope como referência no estado em diagnóstico laboratorial, tratamento das patologias do sangue além de ser uma grande parceira do Estado.  Durante a solenidade haverá o depoimento da presidente Yeda Maia, de um doador fidelizado de sangue e plaquetas, além de uma ex-paciente que foi salva através de uma transfusão sanguínea.

    Já no dia 24, uma cerimônia no auditório da Secretaria de Saúde (SES), voltada para convidados, será iniciada às 10h e contará com a presença da presidente Yeda Maia, diretores, gestores e ex-presidentes da Instituição. A cerimônia contará ainda com uma homenagem ao servidor mais antigo da casa, o doador com o maior número de doações, um paciente tratado no Hospital de Hematologia além de um parceiro representando a importância da contribuição solidária. Todos receberão um certificado de agradecimento. Para abrilhantar o momento, a Orquestra Criança Cidadã fará uma apresentação especial para os convidados.

    Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOCENTRO RECIFE)

    De segunda a sábado, das 7h15 às 18h30, incluindo feriados.

    Cidades: Recife
    Assuntos: ses, hemope, 40 anos de atividades, semana do doador, alepe, hemocentro recife
    Compartilhe: Link para o post:
  • Solenidade em alusão ao Dia da Consciência Negra

    | Juventude, Direitos Humanos, Infância
    negra

    Evento vai ser realizado no dia 22/11, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, dentro da política de igualdade racial promovida pelo Governo Paulo Câmara

    A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão de Roberto Franca, vai promover, no próximo dia 22/11 (quarta-feira), solenidade em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, que é comemorado em 20 de novembro. 
    O evento será realizado a partir das 9h, na sede da SDSCJ (Avenida Cruz Cabugá, nº 665, Santo Amaro, Recife-PE. (Ao lado da Casa da Indústria, antiga Fiepe).
    Na oportunidade, serão destacadas as ações que o Governo Paulo Câmara, por meio da SDSCJ, vem realizado neste Mês da Consciência Negra, tais como encontros, rodas de diálogo e outras atividades de conscientização da importância da cultura negra. Além disso, serão ressaltados os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Executiva de Segmentos Sociais, dirigida por Sérgio Moura, em defesa da igualdade racial, e no sentido de combater toda forma de preconceito e intolerância.

    CONSCIÊNCIA NEGRA
    Em 20 de novembro, o Brasil celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, data escolhida por marcar o dia da morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores símbolos de resistência e luta contra a escravidão. A data foi instituída em âmbito nacional mediante a lei no 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país, através de decretos estaduais.

    SERVIÇO
    Evento: Solenidade em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra.
    Data: 22/11/2017 (quarta-feira).
    Hora: a partir das 9h.
    Onde: Sede da SDSCJ.
    Endereço: Avenida Cruz Cabugá, nº 665, Santo Amaro, Recife-PE. (Ao lado da Casa da Indústria, antiga Fiepe).

    Cidades: Recife
    Assuntos: sdscj, paulo camara, dia nacional da consciencia negra, 20 de novembro
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mais policiais nas ruas de Garanhuns e região

    | Segurança

    Governador Paulo Câmara foi ao município do Agreste Meridional, nesta quinta-feira, para apresentar oficialmente os novos 40 PMs que vão reforçar o 9º Batalhão

    Determinado a reforçar o combate à violência, o governador Paulo Câmara comandou, nesta quinta-feira (16.11), mais uma importante ação do Plano de Segurança de Pernambuco. Dessa vez, a medida oficializou o incremento de mais 40 homens e mulheres no 9º Batalhão da Polícia Militar, que vão reforçar o policiamento ostensivo nas ruas de Garanhuns e mais 19 municípios da Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18). Além do incremento no efetivo, o batalhão já recebeu três novas viaturas para as operações da Patrulha Maria da Penha, Proteção ao Turista e Patrulha Escolar. 

    "É mais um movimento que nós estamos fazendo na busca de melhorar os índices de segurança do nosso Estado. A violência aumentou no Brasil todo nesses últimos anos e aqui em Pernambuco não foi diferente. A partir do momento que nós contratamos 1.500 novos policiais militares que já estão nas ruas, decidimos que era preciso reforçar o efetivo de todo o Estado. Estão vindo inicialmente 40 policiais aqui para o batalhão de Garanhuns, fora o recompletamento dos diversos destacamentos que já foram efetivados. Estamos também, a partir de janeiro, mandando delegados para preencher todas as delegacias de Pernambuco. Então, o Agreste Meridional terá um reforço importante. A partir do mês de março do próximo ano, são outros 1.300 policiais que irão às ruas para reforçar ainda mais o policiamento, seja na parte preventiva ou na parte de repressão", apontou o governador.

    O chefe do Executivo estadual destacou ainda a criação de uma nova Companhia Independente da Polícia Militar, que terá sede no município de Lajedo. "Os policiais se somarão também aos já presentes no batalhão de Garanhuns e terão uma nova estrutura que nós vamos criar - os estudos estão sendo finalizados e vamos mandar um projeto para a Alepe - para a criação da Companhia Independente de Lajedo, que vai ajudar a própria cidade e municípios vizinhos, reforçando o policiamento aqui do batalhão de Garanhuns", finalizou.

    Além de beneficiar a população de Garanhuns, os novos PMs vão atuar nos municípios de Capoeiras, Jucati, Jupi, Lajedo, Calçado, Caetés, São João, Angelim, Canhotinho, Paranatama, Brejão, Saloá, Palmeirinha, Correntes, Lagoa do Ouro, Terezinha, Bom Conselho, Iati e Águas Belas. O objetivo é expandir o policiamento ostensivo, prevenir crimes e aumentar a sensação de segurança dos moradores e visitantes da região.

    Para o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, o resultado dos investimentos de segurança realizados pelo Governo do Estado irão refletir em uma maior segurança para a população pernambucana. "Esse efetivo hoje está chegando aqui em Garanhuns, a primeira parte deles, são 40 policiais militares, com novas viaturas - são 26 novos carros - demonstram o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública e com ações reais para proporcionar mais segurança para a população", finalizou.

    O comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Vanildo Maranhão, destacou que a implantação de novas ações serão possíveis graças ao recompletamento do batalhão de Garanhuns com os novos homens e mulheres integrados. "Com o incremento desses 40 e depois dos próximos 40, totalizando 80 policiais militares, o batalhão vai conseguir incrementar várias ações operacionais na área do 9º Batalhão. Teremos a Patrulha Maria da Penha, Patrulha Escolar e o Policiamento Rural, com a ativação de mais uma Patrulha Rural. Então, é mais um esforço do Governo do Estado, provendo a Polícia Militar de efetivo e de meios logísticos e humanos para desempenhar um bom trabalho", ressaltou.
     
    Também estiveram presentes na agenda no município os prefeitos Luiz Aroldo (Águas Belas), Izaías Régis (Garanhuns), Elizabeth Santana (Brejão), Armando Duarte (Caetés), Expedito Nogueira (Calçado), Neide Reno (Capoeiras), Antônio Souza (Iati), Marcos Patriota (Jupi), Rossine Cordeiro (Lajedo), Marcelo Neves (Palmeirinha), Valmir Pimentel (Paranatama)e Matheus Calado (Terezinha)
    Cidades: Garanhuns
    Assuntos: sei, paulo camara, sds, plano de segurança, pm
    Compartilhe: Link para o post:
  • Lançamento do livro A Casa da Vida

    | Cultura

    Livro A Casa da Vida, de Adriana Kortlandt, conta a incrível história da pernambucana Glorinha, que abriu as portas da própria casa para receber meninas e meninos abandonados

    O Governo do Estado lança na próxima segunda-feira (20), a partir das 19h, no Museu do Estado o livro A Casa da Vida (Tagore Editora, 326 páginas), terceiro livro de Adriana Kortlandt. A obra conta a incrível e tocante história de Maria da Glória Nascimento de Lima, a Glorinha, como é conhecida por todos.

    Segundo a autora, "É sem dúvida uma história de vitória de uma mulher, nordestina, iletrada e pobre que decide (com o auxílio de várias pessoas) lutar contra o destino que provavelmente teria se não tivesse tomado a decisão de mudar de vida, e diariamente. Ela enfrenta crises, esmorecendo e se levantando, diariamente. Como Glorinha nos conta no livro, a pobreza tem tentáculos inimagináveis e uma influência transgeracional no comportamento das pessoas. Quem convive, não só com a obra dela, mas com qualquer obra de assistência social, se depara diariamente com um caminhão de dificuldades. No caso de Glorinha, ainda sobra espaço para a alegria de viver. Ela tem um bom humor contagiante, e reclama pouco. Outro aspecto que a obra propõe-se a sensibilizar é para a preservação da memória de quem constrói dignidade e compaixão por tudo o que vive. Trabalhar para preservar nossa memória faz parte de um engajamento pessoal, há muitas pessoas vivendo e fazendo coisas notáveis, as vezes na porta de nossa casa, e não sabemos", pontua Kortlandt.

    Glorinha - Maria da Glória Nascimento de Lima nasceu em Buíque (PE) em 1945. Ela é uma pessoa que desafiou seu destino: o de uma mulher pobre, iletrada, retirante, abandonada e torturada na infância. Glorinha se auto define como um maçarico, uma pessoa que tem uma vontade inquebrantável de unir o que foi desunido, juntar famílias que não puderam se manter unidas, pelos motivos mais diversos. Ela representa o poder de luta e resiliência que um ser humano pode desenvolver, quando ele determina a si mesmo que não vai sucumbir às dificuldades, e sim vencê-las. Amorosa, abriu as portas da casa, da vida e do coração para que crianças e adolescentes que antes viviam nas ruas encontrassem um lar. Em 1984, fundou o Lar da Criança Padre Cícero, em Taguatinga (DF). Além do abrigo, o Lar da Criança Padre Cícero mantém as Creches Sonho de Criança, que atendem meninos e meninas de 6 meses de idade a 6 anos. As três creches atendem em torno de 600 crianças diariamente, além do abrigo, com capacidade para acolher até 20 bebês de 0 a 2 anos. A instituição homenageou o famoso padre que criou o pai adotivo dela, já que, assim como a maioria das crianças que acolhe, Glorinha foi abandonada pelos pais ainda pequena: seu pai a deixou na porta da Igreja do Padre Cícero, no Ceará, quando ela tinha 3 anos e 7 meses.

    A Casa da Vida - A psicóloga e escritora Adriana Kortlandt conta que A Casa da Vida começou a nascer, de certa forma, quando ela conheceu Glorinha. "Exatamente como está no segundo capítulo do livro - Antes da História. Uma grande amiga me pediu para fazer um atendimento na casa de uma mãe que havia perdido um filho, assassinado. Atendendo a seu pedido, fui. Esta mãe era Glorinha. A partir daí, conheci sua obra de acolhimento a crianças em situação de risco, e as duas me fascinaram, a obra e a fundadora. Passei a frequentar o Lar da Criança Padre Cícero, e comecei a me interessar pela trajetória de Glorinha. Um dia ela concordou em me contar a sua história. Foi então que demos início a essa jornada", conta Kortlandt. Ela revela ainda que a história de Glorinha inspira ao acolhimento, mesmo que ele não possa ser feito diretamente na própria casa de cada um. "Há várias formas de acolher, como a história de Glorinha e a do companheiro dela, Israel, nos mostra", diz a autora da obra.

    Adriana Kortlandt - Psicóloga clínica e escritora. Em 2009, publicou o primeiro livro de contos, “Almagesto” (finalista do International Latino Book Awards 2013 na categoria melhor livro de ficção em língua portuguesa).Também é coautora de “Fios da Memória”. Atualmente, mora na Alemanha.

     

    SERVIÇO: Lançamento do livro A Casa da Vida

     

    Quando: 20.11.17, segunda-feira

    Horário: 19h


    Onde: Museu do Estado de Pernambuco


    Endereço: Avenida Rui Barbosa, 960, Graças.


    Preço do livro: R$ 59,00

    Cidades: Recife
    Assuntos: ccivil, cepe, lançamento, governo de pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco invade praias da região Nordeste

    | Turismo

    A ação acontece entre os dias 17 a 19 e depois de 23 a 25 de novembro em seis capitais do Nordeste 

    A partir desta sexta-feira (17), a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, realiza a ação promocional “Pernambuco vai invadir sua praia” em seis capitais do Nordeste (João Pessoa, Fortaleza, Salvador, Maceió, Natal e São Luís). A atividade será realizada simultaneamente nas cidades escolhidas nos dias 17, 18, 19, 23, 24 e 25 de novembro.

    A ação consiste em uma blitz nos lugares mais badalados das cidades, além de agências e operadoras de turismo, promovendo e divulgando Pernambuco de forma leve e divertida. A “invasão” começa quando promotores chegam aos locais com walkmidias (mídias móveis), distribuindo brindes e abordando o público presente com plaquinhas do Descubra Pernambuco que serão usadas para tirar fotos e publicá-las nas redes sociais, utilizando a hashtag #DescubraPernambuco.

    “A escolha das cidades não foi aleatória. Levamos em consideração o perfil do turista que visita Pernambuco. De acordo com nossas pesquisas, 20% dos turistas nacionais que vêm ao Estado são provenientes da região Nordeste. O projeto também tem como objetivo de incentivar o turismo de “vizinhança”, de uma forma criativa, com estratégia de chamar atenção do público e com isso, gerar mídia espontânea, despertando o desejo de viajar para Pernambuco”,explica o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

    Assuntos: seturel, empetur, pernambuco vai invadir sua praia, descubra pernambuco
    Compartilhe: Link para o post: