meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Governo lança Protocolo de Atendimento às Demandas LGBT

    Acolhimento adequado. Institucionalização de condutas e procedimentos voltados ao atendimento mais eficaz. Informações práticas e concisas direcionadas a gestão pública, rede de serviços públicos e população LGBT. Esses são alguns eixos que levam o Governo de Pernambuco a lançar nesta sexta-feira, 19, às 14h, no auditório da Chesf, o Protocolo de Atendimento às Demandas LGBT (2012/2013).
                
    Idealizado pelo Centro Estadual de Combate a Homofobia – CECH, da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o Protocolo surge com o propósito de fomentar, a partir da sua implantação, novas e melhores ideias no que se refere à abrangência da garantia de direitos LGBT. O documento será lançado como tema principal do III Seminário Estadual do CECH.
                
    “O seminário tem como proposta fortalecer e consolidar as parcerias com a rede de serviços; as gestões públicas e a população LGBT, tendo em vista a sistematização da prática do CECH/PE nos anos de 2012/2013 e a devolutiva deste na apresentação de um protocolo de atendimento às demandas LGBT”, ressaltou o coordenador do CECH, o advogado Rhemo Guedes.
     
    Como resultado da atuação do CECH no período retratado no Protocolo, os números são bastantes significativos no combate à homofobia em Pernambuco. Mais de 150 municípios de todas as regiões do Estado receberam atividades do Centro. As ações de mobilização; sensibilização; formação e divulgações a partir da temática “Direitos Humanos, cidadania e diversidade sexual” beneficiaram 12.690 pessoas. Casos envolvendo a população Trans, LGBT em vivência e situação de rua, privação de liberdade; vítimas de assassinatos; encaminhados pelo Disque 100 e outros parceiros, totalizaram 547 atendimentos.
                
    Ao longo dos dois anos de atuação, para além das demandas imediatas, o Centro identificou questões específicas referentes a saúde, educação, assistência social, previdência, segurança pública e geração de emprego e renda. Como pontua Rhemo.
     
    “A partir dessa análise ficou evidente a necessidade de fortalecimento do diálogo entre as instâncias”, completa.
     
    Ademais, o Centro, que integra o Sistema Estadual de Proteção a Pessoas – SEPP, mostra-se instrumento eficaz no combate e prevenção da homofobia, da impunidade e na promoção da cidadania. Subsidia o “Pacto Pela Vida” na medida em que trás um retrato das vivências LGBT e sua relação com a violência. Compreende-se, também, como foco da atuação, o perfil da vulnerabilidade social do público em questão, fato norteador que interessa à proteção a vida.  
     
    XIII Parada da Diversidade de Pernambuco e Concurso de Talentos
    Inserido na agenda de ações do Centro Estadual de Combate à Homofobia – CECH para esta semana, outras duas atividades merecem destaque.
     
    A realização da edição estadual do Concurso de talentos “DIVERSIDADE EM CENA: O orgulho de sermos quem somos nos levará além”, neste sábado, 20, às 19h, no auditório do IMIP. Iniciativa que percorreu as 12 regiões de desenvolvimento do Estado e alcançou um público de 2.400 pessoas, tendo como pauta o estímulo ao “orgulho” como ferramenta no combate à discriminação em razão da orientação afetivo-sexual e identidade de gênero.
     
    E a participação do CECH na XIII Parada da Diversidade de Pernambuco, próximo domingo, 21, concentração às 09h no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. O Centro está presente na parada desde 2012 com trio elétrico que agrega lideranças LGBT do interior do Estado.

    Assuntos: sejudh, secretaria, direitos humanos, justica, governo, estado, pernambuco, divulga, protocolo, atendimento, demandas, lgbt
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Saúde realiza seminário para discutir Saúde Mental em Pernambuco

    Com a intenção de elaborar e executar ações que possibilitem a ampliação e o fortalecimento da atenção integral em saúde mental em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promoveu nesta quinta-feira (18), o Seminário em Saúde Mental, na Faculdade Aeso, em Olinda.
     
    Além da SES, estão envolvidos representantes do Núcleo da Luta Antimanicomial, Conselho Estadual de Saúde, Ministério Público de Pernambuco, Conselho Estadual de Políticas Anti-Drogas de Pernambuco e Ministério da Saúde, com a presença do Coordenador Nacional de Saúde Mental, Roberto Tykanori, e da secretária estadual de Saúde, Ana Maria Albuquerque.

    Saiba mais

    Assuntos: ses, secretaria, saude, estado, pernambuco, governo, divulga, seminario, discute, saude mental
    Compartilhe: Link para o post:
  • CTCD promove projeto Ocupe Linux de difusão de software livre

    O Centro Tecnológico de Cultura Digital (CTCD), unidade de Educação Profissional e Tecnológica gerida pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), realiza, deste mês até dezembro, o Ocupe Linux, projeto de difusão do uso do software livre voltada para alunos de escolas públicas e participantes de organizações da sociedade civil interessadas. Para atender a esta demanda de difundir a cultura livre na utilização em ambientes virtuais, o projeto consiste na realização de duas oficinas: uma, do sistema operacional Linux; outra, de produção de vídeos com o software de edição Open Shot.
     
    Cada uma das oficinas abre 20 vagas num período de quatro horas, que incluem exposição oral e realização de atividades sobre os conteúdos a serem trabalhados em cada um dos cursos. Os conteúdos desenvolvidos na oficina de Linux incluem: Sistemas em “Dual Boot”; Conhecendo o Sistema Operacional Linux Ubuntu; Jogos Educacionais; Central de Programas; Ferramentas de Edição de Imagens – Gimp e Inkscape; Pacote de Escritório – Libre Office(editor de texto, planillha e apresentação); Internet – Navegação segura. Enquanto isso, a oficina de vídeos de bolso inclui a exposição das etapas de produção de vídeo - Linguagem Audiovisual; Produção de Roteiro; Gravação e Edição -, finalizando com a produção de um vídeo com duração entre um e dois minutos.

    Saiba mais

    Assuntos: itep, instituto, tecnologia, pernambuco, estado, governo, divulga, ctdc, promove, projeto, ocupe linux, software livre
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mulheres da Mata Norte vão discutir a cultura local

    Nesta sexta-feira (19), acontece a partir das 8h, no Engenho Santa Fé, em Nazaré da Mata, o seminário “Diversidade Cultural nas Pegadas do Canavial”. Com o objetivo de reunir vários produtores das diversas manifestações culturais existentes na Mata Norte, o encontro é aberto ao público e abordará visões, enfoques e práticas culturais que estão sendo desenvolvidas pelos palestrantes convidados.

    Estarão participando da mesa, Gilvanilda Maria da Silva (Mestra Gil, do Maracatu Feminino Coração Nazareno), Valmir Severino João (Coco Canavial – Nazaré da Mata), Thiago Freitas (Companhia de Teatro – Paudalho), Eduardo Freitas (Secretário de Cultura de Paudalho), Amasonas Silva (Cavalo Marinho Mestre Batista – Aliança) e João Ernani (Boi de Ouro – Paudalho).

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, mulheres, mata norte, discutem, cultura local
    Compartilhe: Link para o post:
  • Galpão das Artes reabre com programação intensa

    blogA Trupe Cara & Coragem foi escalada para encenar, nesta quinta-feira (18), o espetáculo Um minuto pra dizer que te amo, na reabertura da nova sede do Centro de Criação Galpão das Artes, em Limoeiro. Com direção de Jailson Vidigal, texto de Luiz Navarro e direção musical de Nice Albano e Zé Caetano, a montagem conta a história de Lúcio e seu pai portador de Alzheimer. Os dois embarcam numa aventura lúdica em busca das melhores lembranças e se deparam com conflitos e a certeza de que só um amor incondicional é capaz de transformar todas as adversidades. A sessão terá início às 20h e os ingressos (R$ 15) estão à venda na bilheteria do Galpão.

    A programação segue na sexta-feira (19), com a peça Quando o sol vem à janela, às 20h. Assim como Um minuto pra dizer que te amo, o espetáculo retrata a relação de Guida, uma senhora com Mal de Alzheimer, e de sua amiga Amélia. O texto da peça, escrito por Luiz de Lima Navarro, também diretor da peça, mostra que a amizade, o companheirismo e dedicação são peças-chaves no tratamento de qualquer enfermidade.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, galpao das artes, reabre, programacao, limoeiro
    Compartilhe: Link para o post:
  • Complexo de Suape amplia área alfandegada

    suapeO Complexo de Suape ganhou um novo porto seco, ampliando sua área destinada à importação e à exportação de mercadorias em 9%, passando de 557,2 mil metros quadrados para 607,2 mil metros quadrados. A área alfandegada, localizada às margens da PE-60, foi construída pela Wilson Sons Logística e possui 50 mil metros quadrados. A autorização concedida pela Receita Federal foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 11/9 e a previsão de início das operações é imediata.

    Batizada de Estação Aduaneira de Interior (Eadi) Suape, o espaço recebeu um investimento de R$ 11 milhões e está preparado para receber, principalmente, produtos químicos, farmacêuticos, bebidas, cosméticos e cargas de projeto, com capacidade de movimentar 29 mil TEUs por ano. “Uma nova área de alfandegamento trás mais opções para as empresas, tornando Suape um porto ainda mais competitivo”, destacou o diretor de Gestão Portuária de Suape, Leonardo Cerquinho.

    Saiba mais

    Assuntos: suape, governo, estado, pernambuco, ipojuca, complexo, porto, portuario, divulga, amplia, area, alfandegada
    Compartilhe: Link para o post:
  • Semas inova com o lançamento do Projeto Relix

    https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_11489_tn_201409181615261ec4.jpg

    Lançado, nesta terça-feira (16), no Ginásio Pernambucano, o Projeto Relix que, além da ação educativa de conscientização do tratamento adequado do lixo, com a exibição em escolas públicas e industriais do espetáculo teatral Relix, oferece à população baixar aplicativo no sistema versão android e IOS e selecionar associação ou cooperativa de catadores mais próxima para atender demanda de coleta seletiva do lixo. O Relix prevê, ainda, a distribuição de 100 ciclolix ? bicicletas mecânicas adaptadas para coleta seletiva -, no próximo mês de novembro, às cooperativas de catadores de materiais recicláveis, fortalecendo o segmento. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Serviço Social da Indústria (Sesi).
     
    Em latim, Liz significa cinzas. Relix é recusar, repensar, reciclar, reduzir e reutilizar, daí a escolha do nome do projeto. "Essa é mais uma ação de educação ambiental e, ao mesmo tempo, de incentivo a economia verde, a partir do estímulo a prática da reciclagem e fortalecimento do segmento dos catadores de materiais recicláveis, que dependem da coleta seletiva para garantir renda e sustentar suas famílias. Estamos muito orgulhosos de colocar em prática o Relix para o bem e a sustentabilidade de todos?, afirma o secretário Carlos Cavalcanti. Para ele, o novo projeto chega, também, para potencializar o Recicla-PE que já vinha atuando em 12 municípios do Estado.

    Saiba mais

    Assuntos: semas, secretaria, meio ambente, sustentabilidade, estado, pernambuco, governo, divulga, inova, lancamento, projeto, relix
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estado inaugura a Casa das Juventudes em São Vicente Férrer

    Dando continuidade ao fortalecimento dos movimentos juvenis, será inaugurada neste sábado (20) a Casa das Juventudes em São Vicente Férrer, localizado no Agreste Setentrional pernambucano. O Programa é uma iniciativa da Secretaria da Criança e da Juventude do Estado e no município foi estabelecido um convênio com a Secretaria de Juventude, Cultura e Inclusão.

    Para a abertura do evento, marcado às 10h, foram agendadas apresentações de grupos locais de música e de dança, além da presença de representantes da Secretaria da Criança e da Juventude e de lideranças locais.

    Após a abertura da Casa, a expectativa é que sejam oferecidas oficinas de formação em Coco de Roda, Grafitagem e de circo, atividades que já são realizadas pelo município e serão redirecionadas para o novo equipamento social.

    Saiba mais

    Assuntos: scj, secretaria, crianca, juventude, governo, estado, pernambuco, divulga, inaugura, casa das juventudes, sao vicente ferrer
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco tem a menor taxa de abandono escolar do Brasil

    Pernambuco tem hoje a rede estadual de ensino mais atrativa do Brasil. É o que confirmam os dados do Instituto Nacional de Educação e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep). A instituição aponta Pernambuco como sendo o Estado da federação com o menor índice de abandono escolar em 2013 para as escolas estaduais do ensino médio: 5,20%.
     
    "Em 2007, quando Eduardo Campos assumiu o Governo do Estado, Pernambuco tinha a segunda pior colocação nesse mesmo ranking, com 24% de taxa de abandono escolar. Hoje, sete anos depois, o Estado alcança a melhor posição. Isso representa mais um dado significativo para a nossa educação, que é um compromisso fundamental de nossa gestão desde 2007. Esse avanço é mais um reflexo dessa luta incansável, mas que nos deixa muito felizes e animados com o que virá pela frente", comemorou o governador João Lyra Neto.
     
    O governador ressaltou a série de boas notícias na área da educação no mês de setembro. “No último dia 5, o Inep já havia divulgado o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), revelando que Pernambuco bateu todas as metas do Ministério da Educação (MEC) nos três níveis de ensino. No Ensino Médio, o Estado se destacou com o maior crescimento percentual dentre todos os estados, saltando da 16ª posição para a 4ª colocação no ranking nacional do Ensino Médio, antecipando inclusive a meta proposta para 2015. Portanto, hoje foi mais uma vitória”, afirmou o chefe do Executivo estadual.
     
    O Modelo de Gestão do Governo do Estado de Pernambuco se consolida definitivamente no âmbito da Secretaria de Educação a partir das contribuições do Pacto pela Educação, política lançada em 2011, voltada para a qualidade da educação, com foco na melhoria do ensino, das aprendizagens dos estudantes e dos ambientes pedagógicos.
     
    Segundo o secretário de Educação e Esportes, Ricardo Dantas, programas como o Ganhe o Mundo, P3D, Robótica, Professor Autor e Tablets/PC usados como ferramentas pedagógicas tornaram a sala de aula mais atrativa, além de investimentos na infraestrutura física das escolas que também colaboraram decisivamente para esse excelente resultado. "A partir do Pacto pela Educação, o compromisso e dedicação dos professores do Estado de Pernambuco puderam ser melhor direcionados ao atendimento das necessidades dos nossos estudantes", disse o secretário.
     
    Isso demonstra que, com um ambiente propício à convivência, aprendizagem e cidadania, a taxa de abandono torna-se cada vez menor, motivando os estudantes a continuar na escola e concluir o ano letivo. Vale ressaltar, também, que Pernambuco é o Estado que oferece a maior média de hora-aula para os estudantes do Ensino Médio do País.https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_11488_tn_201409181538332b17.png

    https://www.pe.gov.br/_resources/files/_modules/files/files_11487_tn_201409181538335d00.png

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Rede credenciada do Sessepe canha novos prestadores

    O presidente do Instituto de Recursos Humanos (IRH,) Francisco Papaléo, assinou três contratos com prestadores de serviços médicos, que agora passam a atuar no Sistema de Assistência de Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (Sassepe). Os acordos foram fechados com o Banco de Sangue Hemato, com a União Beneficente dos Trabalhadores de Moreno e com o Grupo Fernandes Vieira, que se tornam novas alternativas para atendimento médico aos usuários do Sassepe.

    A negociação com o Banco de Sangue trará ao servidor público mais uma opção, na cidade do Recife, para quando for necessário realizar procedimentos de transfusão hospitalar e ambulatorial de hemocomponentes, assim como preparo de hemocomponentes para cirurgias.

    Saiba mais

    Assuntos: irh, instituto, recursos humanos, secretaria, administracao, sad, governo, estado, pernambuco, divulga, sassepe, amplia, prestadores
    Compartilhe: Link para o post: