meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Alceu Valença é comendador de Pernambuco

    Comenda a Alceu Valença

    Artista foi homenageado pelo governador Paulo Câmara, na noite desta quarta-feira, com a Medalha da Ordem do Mérito Guararapes, mais importante honraria de Pernambuco

    O governador Paulo Câmara entregou, nesta quarta-feira (12.02), a Medalha da Ordem do Mérito Guararapes ao cantor Alceu Valença, durante cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, que reuniu diversos artistas da cultura pernambucana. A honraria, instituída pelo Decreto nº 4.891, de 20 de janeiro de 1978, é a mais importante comenda concedida pelo Estado a pessoas físicas ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, que se destacaram por méritos excepcionais ou pelos relevantes serviços prestados a Pernambuco, simbolizando um gesto de agradecimento do Estado.

    “Estou muito satisfeito de promover esse encontro com todos os artistas que vão participar do Carnaval de Pernambuco e fazer essa homenagem a Alceu, que é mais do que justa, por ser esse grande pernambucano que faz da cultura a sua vida e que representa o nosso Estado. Alceu é um artista do qual nós temos muito orgulho, pela forma como ele faz cultura, pelo que ele representa. São 50 anos de uma carreira em favor do frevo, de Pernambuco, do Nordeste, do Brasil”, afirmou Paulo Câmara. “Como governador de Pernambuco, fico muito feliz em entregar a mais alta comenda que pode ser dada, que é a Medalha da Ordem do Mérito Guararapes, a um grande pernambucano que já tem tantos serviços prestados. Mas, o que é mais importante, ainda vai fazer muito em favor da nossa cultura”, acrescentou.

    Acompanhado da esposa, Yanê Montenegro, Alceu Valença agradeceu a comenda e destacou que ela representa tudo o que ele carrega na sua carreira: a luta pela cultura de Pernambuco. “Eu sou o novo comendador de Pernambuco. Essa medalha é o reconhecimento da cultura do meu povo no âmbito total da nação. Quando recebo isso, acho que não estou recebendo pessoalmente, acho que quem está recebendo é um representante da nossa cultura e a gente está homenageando quem? A nossa cultura. É preciso que a gente olhe para dentro para saber de onde são nossas raízes, porque um povo sem cultura não é nada”, disse Alceu.

    HONRARIA – A Medalha da Ordem do Mérito Guararapes é constituída de cinco graus (Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro), em dois quadros (Efetivos e Especiais), estando o primeiro classificado por duas categorias: Ordinária e Suplementar. Remete a um importante episódio da história: a insurreição dos habitantes de Pernambuco contra o domínio holandês. Foram duas batalhas travadas, em 1648 e 1649, que colocaram em campos opostos os holandeses e as forças luso-brasileiras no Monte dos Guararapes (Jaboatão dos Guararapes). A Batalha dos Guararapes é considerada pelos historiadores como o marco da construção da identidade brasileira, porque uniu negros, índios e brancos contra o holandês invasor.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara inaugura Creche Municipal Porto Digital Recife

    Creche Porto Digital

    A nova unidade educacional, inaugurada nesta quarta, é fruto de parceria com a Prefeitura do Recife e com o Porto Digital

    O governador Paulo Câmara, ao lado do prefeito do Recife, Geraldo Julio, inaugurou, nesta quarta-feira (12.02), a Creche Municipal Porto Digital Recife, no Bairro do Recife. O equipamento, fruto da parceria entre o Governo de Pernambuco, Prefeitura e Porto Digital, disponibilizará 84 vagas para crianças da primeira infância (de um a três anos de idade). A nova creche está localizada dentro de um prédio histórico do Porto Digital, reformado por meio de um financiamento do Finep. O valor total do investimento no imóvel foi de R$ 5,8 milhões, sendo R$ 1,4 milhão investidos pelo Governo do Estado.

    “Com essa parceria com a Prefeitura e o Porto Digital pudemos entregar um prédio bem conservado, feito e pensado para dar condições a essas crianças de terem, já antes do inicio da educação tradicional, um apoio pedagógico, entretenimento, atividades bem conectadas com o futuro. É uma parceria importante e que está de parabéns. As crianças aqui em toda a área do Porto Digital vão estar muito bem servidas com a creche que foi pensada realmente para o futuro das novas gerações pernambucanas”, afirmou Paulo Câmara.

    A nova unidade educacional tem 281m², com entrada independente, um parquinho, quatro salas de aula, uma sala de administração, depósito de material de limpeza, cozinha, banheiro infantil e banheiro de funcionários. As aulas começam na próxima segunda-feira (17) para os alunos com um ano de idade. Na terça-feira, as crianças com dois anos serão recebidas, e na quarta, os alunos com três anos se juntam às demais. As crianças estudarão em salas temáticas e haverá um intercâmbio entre elas, como mais um recurso pedagógico voltado para a organização de tempo e espaço.

    O prefeito Geraldo Julio também ressaltou a importância da parceria entre os governos estadual, municipal e o Porto Digital. “A creche vai atender a demanda de várias pessoas, além do projeto do Porto Digital, que incentiva a contratação de mais mulheres. Estamos muito felizes. A creche ficou muito bonita”, disse Geraldo.

    O projeto a que o prefeito se refere é o M.I.N.A.s, programa Mulheres em Inovação, Negócios e Artes. A iniciativa do Porto Digital visa atrair e ampliar o número de mulheres nas áreas de tecnologia e inovação, espaço de coworking e de acolhimento de empresas. Presidente do Porto Digital, Pierre Lucena reforçou que a creche vai ao encontro dos anseios de vários funcionários do parque tecnológico e da comunidade do entorno. “É uma creche pública, gratuita e que tem como grande objetivo atender as pessoas que trabalham no Bairro do Recife, além de atender à comunidade do Pilar, que são os residentes aqui do nosso espaço hoje”, afirmou.

    A engenheira de testes Izabel Barros, de 35 anos, trabalha no Porto Digital e destacou que a creche vai mudar o dia a dia dela e do pequeno Guilherme, de um ano e nove meses, que passará a frequentar a unidade a partir da próxima segunda-feira. “Vou ter a oportunidade de ter o meu filho estudando perto de mim e isso é muito massa. Venho para o trabalho, deixo o meu filho, sabendo que ele está em um lugar legal e seguro e, quando sair do trabalho, já passo para pegá-lo e ir para casa. A logística será ótima”, comemorou Izabel, que também disse estar muito satisfeita com a estrutura da creche.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Esec Caetés inicia programação de aniversário com caminhada educativa

    | Meio Ambiente

     cprh

    Ação foi realizada nos municípios de Abreu e Lima e Paulista

    A primeira unidade de conservação (UC) do Estado de Pernambuco, a Estação Ecológica (Esec) Caetés completará 28 anos de criação, na próxima terça-feira (18). Para comemorar a data, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizou, nesta terça-feira (11), uma caminhada pelas ruas dos municípios de Abreu e Lima e do Paulista, Região Metropolitana do Recife, com o objetivo de alertar a população sobre a importância do descarte correto do lixo.

    “A questão do lixo no entorno da Esec Caetés é um problema muito sério. Nós combatemos esse tipo de prática e sempre encontramos parceiros na comunidade, que estão nessa luta de preservar o meio ambiente”, comentou a gestora da UC, Sandra Cavalcanti. Com o tema “Cuidar da natureza é cuidar da vida”, a caminhada teve início na Avenida D, em Caetés, em Abreu e Lima, e seguiu até a Estação Ecológica de Caetés, em Paulista. A caminhada foi realizada em conjunto com as prefeituras de Abreu e Lima e do Paulista e contou com a participação dos agentes populares ambientais, técnicos ambientais da CPRH, servidores das prefeituras parceiras e policiais da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma).

    Durante o percurso, os agentes populares ambientais da Estação Ecológica conversaram com comerciantes e moradores sobre questões relacionadas com o meio ambiente e distribuíram calendários ecológicos, com datas comemorativas ambientais.

    “Nós viemos com o intuito de alertar a comunidade sobre o lixo que é jogado na rua e que prejudica não somente a mata, mas compromete a qualidade de vida dos próprios moradores”, explicou a educadora ambiental do projeto de formação de agentes populares ambientais, Renata Silva.

    De acordo com Sandra Cavalcanti, ao longo da semana serão realizadas outras atividades voltadas para a conscientização e preservação do meio ambiente.

     

    Estação Ecológica

    A Estação Ecológica de Caetés, unidade administrada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), está localizada em uma  área que poderia ter sido transformada em aterro sanitário, na década de 80, se não fosse o empenho da comunidade de Caetés I, de associações ambientalistas e de outras entidades que fizeram com que a obra fosse embargada e transformada em unidade de conservação (UC).

    O Governo do Estado de Pernambuco adquiriu a área com seus 157 hectares e a transformou em Reserva Ecológica, com a promulgação da Lei nº 9.989/87. Em dezembro de 1998, através da Lei Estadual nº 11.622/98, a Reserva Ecológica passa para a categoria de manejo denominada Estação Ecológica permitindo, assim, a visitação pública.

    A área remanescente faz parte da Mata Atlântica, onde  podem ser encontrados significativos exemplares da flora e da fauna típicos da Região Nordeste. Além de contribuir para proteção dos recursos hídricos, a Esec Caetés desenvolve atividades de educação ambiental conservacionista e de investigação científica, através de pesquisas sobre sua diversidade.

    Cidades: Abreu e Lima, Paulista
    Assuntos: cprh, esec caetes, caminhada educativa
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projetos produtivos implantados em Taquaritinga do Norte recebem vistoria técnica do Iterpe

     iterpe

    A equipe técnica do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) realizou, na primeira quinzena de fevereiro, uma visita técnica ao imóvel rural onde funciona a Associação dos Agricultores da Unidade Produtiva Sindicalista Manoel Santos, localizado no Sítio Primavera I, no município de Taquaritinga do Norte. O objetivo da visita foi realizar a vistoria do primeiro projeto produtivo financiado por meio dos recursos do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), que foi implantado para a construção de 5,52 quilômetros (km) de cercas utilizadas para divisões das parcelas de terras.

    Através do programa, as 15 famílias rurais foram contempladas com a aquisição do imóvel rural de 164 hectares, contratada em 2018, e projetos produtivos para os agricultores desenvolverem a produção, com recursos do Banco do Nordeste (BNB), que totalizam investimentos de R$ 1.312.500,00. Desse montante, R$ 1.010.551,20 foram destinados para o financiamento do imóvel e R$ 301.948,80 para os projetos produtivos.

    ACESSO AS POLÍTICAS PÚBLICAS

    Em 2019, o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, e o presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iterpe), Altair Correia, entregaram 31 peças técnicas e memoriais descritivos dos imóveis rurais adquiridos, resultado da individualização dos lotes realizada pelo Instituto, por meio do trabalho de georreferenciamento da propriedade. Com as escrituras em mãos, em 2020, as famílias beneficiárias foram contempladas pela Prefeitura Municipal com serviços de melhorias em 5 km de estradas que dão acesso à unidade produtiva, bem como o desassoreamento de cinco barreiros.

    No município de Taquaritinga do Norte, desde 2000, já foram adquiridas nove unidades produtivas do PNCF, com investimento superior a R$ 8 milhões.

    Cidades: Taquaritinga do Norte
    Assuntos: iterpe, projeto produtivo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Em seu 15º aniversário, troça “Com Ciência na cabeça e frevo no pé” anima o Museu no dia 14

     espaco ciencia

    Sexta-feira, 14 de fevereiro, é carnaval no Espaço Ciência. A troça “Com Ciência na cabeça e frevo no pé”, festeja seu 15º aniversário com muita folia, acompanhada pela Orquestra Paranampuká, pelo Maracatu Real da Várzea e por bonecos cientistas gigantes. O cortejo da troça marca também o lançamento do tema da Semana Nacional de Ciência em 2020: “Inteligência Artificial, a nova fronteira da Ciência brasileira”. A concentração acontece às 14h.

    A troça foi criada em 2005. A ideia era aproveitar a folia do carnaval para promover a divulgação de ciência e tecnologia. Fruto de parceria entre a SBPC PE, Espaço Ciência, CECINE, Prefeituras de Recife e Olinda, dentre outros órgãos, ela desfilou pela primeira vez no campus da UFPE durante o encerramento de uma reunião regional da SBPC, que coincidiu com a semana pré-carnavalesca. Na época, celebrava-se o centenário da teoria da relatividade, o que ensejou o surgimento do primeiro boneco gigante da troça: Albert Einstein.

    Desde então, a troça já desfilou no Recife Antigo,  Olinda,  Garanhuns e São Caetano. A cada ano, um cientista era homenageado com boneco gigante e os bonecos já se fizeram presentes em eventos como as reuniões anuais da SBPC, a Conferência RIO + 20 e até já ilustraram um cartão natalino da União Europeia de Ciências. 

    Nos últimos anos, a folia “Com Ciência na cabeça e frevo no pé” tem acontecido no próprio Museu, com participação dos visitantes e da equipe. Na Recepção do Museu, o público pode conferir a exposição dos bonecos cientistas gigantes, com personagens como os geógrafos Aziz Ab’Saber e Milton Santos; a médica Naíde Teodósio; o químico Ricardo Ferreira; o físico José Leite Lopes; a psiquiatra Nise da Silveira; além do físico alemão Albert Einstein e do biólogo britânico Charles Darwin.

    Alguns deles acompanham o cortejo da troça, que conta com a animação do Maracatu real da Várzea, que há 22 anos desenvolve um projeto de difusão dos ritmos afro-brasileiros.

    Assuntos: espaco ciencia, carnaval
    Compartilhe: Link para o post:
  • Unidade de Saúde da Família de Fernando de Noronha passa a oferecer atendimento ampliado

     noronha

    A Unidade de Saúde da Família – USF – Dois Irmãos, em Fernando de Noronha, passa a atender em horário estendido. A partir da segunda-feira, 17, os atendimentos, que encerravam às 17h, serão realizados até as 21h. A mudança acontece após a contratação de mais uma médica, uma dentista e uma enfermeira para compor a equipe.
     
    De acordo com o Administrador do Arquipélago, Guilherme Rocha, o feito reafirma o compromisso da gestão com a saúde da comunidade. “É um ganho na qualidade dos serviços ofertados aos noronhenses. Com a chegada desses profissionais será possível aumentar o número de atendimentos e as opções de horário para a população da ilha”, disse.
     
    O superintendente de Saúde, Fernando Magalhães, ressalta o benefício para aqueles que trabalham em horário comercial. “Os guias turísticos, por exemplo, que passam o dia em suas atividades, terão agora a possibilidade de irem às consultas no turno da noite, sem a necessidade de buscar atendimento médico na urgência ou emergência do Hospital São Lucas”, falou.
     
    A USF, que passa a funcionar das 8h as 12h e das 13h as 21h, conta com o serviço de marcação de consultas médicas e odontológicas diariamente, de segunda a sexta-feira, no horário da manhã, sem restrição de faixa etária. Às terças e sextas existem os atendimentos exclusivos para crianças e gestantes, respectivamente, com necessidade de marcação prévia.
     
    A Unidade de Saúde oferece assistência as famílias no cuidado primário à saúde, com ações de prevenção, promoção, diagnóstico e recuperação das pessoas de forma geral e contínua. A equipe é composta por oito agentes comunitárias, um técnico de enfermagem, um auxiliar administrativo, um auxiliar de consultório dentário, dois dentistas, duas enfermeiras e dois médicos.
    Cidades: Fernando de Noronha
    Assuntos: fernando de noronha, unidade de saude
    Compartilhe: Link para o post:
  • Aeroporto de Caruaru: secretário do Trabalho Alberes Lopes assumiu a coordenação do Grupo de Trabalho

    aero 
    A previsão é que volte a funcionar em agosto deste ano.
     
    O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, assumiu nesta semana, a coordenação do Grupo de Trabalho que está tratando da reativação para voos comerciais do Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O grupo é formado pela secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco, Fernandha Batista, pelo secretário do Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruno e com apoio do secretário do Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes . 
     
    Segundo o secretário Alberes Lopes, o convite para assumir a coordenação do GT, veio através de conversas com o governador Paulo Câmara, com o intuito de movimentar a geração de emprego e renda em Caruaru e toda região do Agreste.  “ Levantei a bandeira do aeroporto há muito tempo e por demonstrar bastante interesse, ele me deu essa missão. A previsão é de que em agosto de 2020, o aeroporto volte a funcionar”, ressaltou. 
     
    O planejamento para o aeroporto funcionar, conta também, com a aquisição de equipamentos, como é o caso da estação meteorológica que, recebeu uma emenda de R$1,9 milhão do deputado federal Wolney Queiroz junto ao deputado Zé Queiroz.  O equipamento tem como função mandar informações climáticas precisas, em tempo real, para que o piloto decole e pouse a aeronave com segurança.
     
    As certificações para o aeroporto já estão sendo solicitadas à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), com a finalidade de executar alguns reparos e instalações necessárias para o aeroporto voltar a funcionar. Até o momento, duas empresas estão interessadas em fazer voos comerciais, são elas: Azul e Passaredo. 
     
    Para o secretário Alberes, o impacto da reativação será enorme. “Quando um aeroporto está funcionando com voos comerciais, a cidade desenvolve no mínimo 20% a mais, o que vai movimentar não só Caruaru, mais toda região. Principalmente por ter um grande pólo industrial e ser o segundo maior pólo de confecções do Brasil”, afirmou o secretário.
    Cidades: Caruaru
    Assuntos: seteq, aeroporto de caruaru, grupo de trabalho
    Compartilhe: Link para o post:
  • Desfile do bloco Bacanal do Bandeira agita o Espaço Pasárgada, sexta-feira (14)

    | Cultura

    Cortejo será acompanhado de orquestra de frevo, com paradas para recitais de poesias. Na sede, exposição de roupas e adereços carnavalescos começam no dia 13

    O Espaço Pasárgada, equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe, vai virar ponto de encontro do TCM Bacanal do Bandeira, que desfila na próxima sexta-feira (14) pelo 9° ano. A concentração acontece a partir das 17h, com previsão de cortejo até as 20h. Guiados pelo boneco gigante do poeta Manuel Bandeira, que inspira o local, os foliões terão uma experiência carnavalesca diferente, já que estão previstas paradas para recitais de poemas do escritor pernambucano.

    Quem quiser se preparar para a festa, garantindo o visual da sexta-feira, pode comparecer no Pasárgada já a partir da quinta-feira (13). É quando começa a exposição de adereços e roupas de temática carnavalesca que estarão à venda para os foliões. Os itens continuarão disponíveis no dia do desfile, para aqueles que precisaram ou decidiram deixar para a última hora.

    A participação é gratuita no desfile é gratuita. Mais informações, em horário comercial, no telefone do Espaço Pasárgada: (81) 3184.3165.

    OFICINA

    Completando a programação de Carnaval do equipamento cultural, ocorre, desde a segunda-feira, oficina de máscaras com Maria Oliveira. A turma teve inscrição gratuita e as aulas seguem até a sexta-feira, dia do desfile do Bacanal do Bandeira.

    Serviço
    Desfile do bloco Bacanal do Bandeira Ano IX
    Espaço Pasárgada (Rua da União, 263, Boa Vista – Recife)
    14 de fevereiro, a partir das 17h
    Participação gratuita
    Informações: (81) 3184.3165

    Cidades: Recife
    Assuntos: secult, fundarpe, espaco passargada, tcm bacanal do bandeira
    Compartilhe: Link para o post:
  • Teatro Arraial Ariano Suassuna lança convocatória para agenda do primeiro semestre 2020

    | Cultura

     As inscrições para ocupação da pauta de espetáculos serão feitas exclusivamente no Mapa Cultural de Pernambuco, a partir desta quarta-feira (12)

    Começam nesta quarta-feira (12) as inscrições para a seleção dos espetáculos que integrarão o calendário do primeiro semestre de 2020 do Teatro Arraial Ariano Suassuna, equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe. A participação na Convocatória de Ocupação de Pautas estará aberta até 19 de fevereiro e os interessados poderão participar gratuitamente através do Mapa Cultural de Pernambuco, no www.mapacultural.pe.gov.br. Serão analisados espetáculos inéditos ou não de circo, dança e teatro pernambucanos, para público adulto e infantojuvenil.

    “Desde que adotamos a convocatória pública para preenchimento da pauta semestral, pudemos observar a democratização cada vez maior do acesso ao Teatro Arraial. Incentivar produtores de teatro, dança e circo e movimentar a cena cultural pernambucana é nosso objetivo”, afirmou Ana Claudia Wanguestel, gestora do espaço cultural.

    Para participar, é preciso ter mais de 18 anos, residência em Pernambuco e comprovar atuação em atividades artístico-culturais há, pelo menos, seis meses. Pessoas jurídicas também podem se inscrever, desde que tenha natureza cultural, também esteja sediada em Pernambuco há seis meses.

    A proposta precisa ter os detalhes da encenação, a sinopse do espetáculo, o histórico do grupo, coletivo, companhia ou trupe, a ficha técnica, e o currículo da equipe principal. Também é preciso inserir link para a encenação na íntegra, no caso de montagens não inéditas, e do ensaio, no caso dos inéditos. O proponente poderá incluir outros itens, caso julgue necessários à compreensão da proposta, e terá direito de apresentar até duas inscrições. No entanto, somente uma delas poderá ser selecionada.

    O processo de avaliação das montagens será realizado por uma Comissão de Seleção, composta por profissionais especialistas em teatro, dança e circo, que serão indicados pelo Conselho Estadual de Política Cultural, além de representantes da Secult-PE/Fundarpe e da gestão do Teatro Arraial Ariano Suassuna.

    A divulgação do resultado final da seleção está prevista para o dia 18 de março e estará disponível no Portal Cultura.PE e também na sede da Secult-PE/Fundarpe. O período de apresentação no Teatro Arraial será de 29 de março a 19 de julho.

    Serviço

    Convocatória de Ocupação do Teatro Arraial Ariano Suassuna
    Período de inscrições: 12 a 19 de fevereiro de 2019, via Mapa Cultural de Pernambuco.
    Mais informações: (81) 3184-3018 no horário comercial, das 9 às 17 horas, ou mapaculturalpe@gmail.com
    Cidades: Recife
    Assuntos: secult, fundarpe, teatro arraial ariano suassuna
    Compartilhe: Link para o post:
  • Inscrições para o Ciclo das Paixões 2020 encerram-se na próxima segunda (17)

    | Cultura

    Promovido pelo Governo de Pernambuco, edital convocatória tem como objetivo incentivar grupos a encenarem espetáculos que retratem o calvário de Jesus

    O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, segue, até a próxima segunda-feira (17), recebendo inscrições para o 12º Edital Pernambuco de Todas as Paixões. A convocatória tem como objetivo incentivar grupos a encenarem espetáculos que retratem o calvário de Jesus Cristo, uma tradição em todo mundo e que ganha muita força em Pernambuco. Confira aqui o edital e seus anexos.

    Esses grupos cênicos reúnem dezenas e até centenas de artistas entre atores, diretores e figurinistas, em municípios de todas as regiões do Estado. Os projetos devem ser inscritos, exclusivamente, pelo link do Mapa Cultura de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br/projeto/152). Poderão inscrever neste edital apenas empresas (exceto MEI), com ou sem fins lucrativos, com sede e efetiva atuação no Estado, registradas há pelo menos um ano.

    CATEGORIAS - Os grupos cênicos candidatos deverão enquadrar sua proposta de espetáculo em umas das três categorias existentes: 1) Montagem de Grande Porte; 2) Montagem de Médio Porte; e 3) Montagem de Pequeno Porte. Para a primeira categoria, serão destinados três prêmios de R$ 40 mil reais. Na segunda categoria, selecionará cinco projetos, que receberão R$ 30 mil cada. Na terceira e última categoria, o edital destinará três prêmios de R$ 20 mil.

    Para o secretário de Cultura Gilberto Freyre Neto, o valor cultural dessas encenações também promove economicamente os municípios. “Esses grupos geram renda para o Estado, desde a confecção do figurino e cenografia ao movimento turístico registrado nos municípios onde os espetáculos ocorrem. Entendemos que há uma tradição dentro das artes cênicas do Pernambuco. São eventos que comovem e reafirmam a crença do povo pernambucano”, comenta Gilberto Freyre Neto.

    O presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, reforça importância do edital para o Ciclo das Paixões. “Através dele, o Governo do Estado reafirma a importância de apoiar esses espetáculos tradicionais. Existe em Pernambuco uma cadeia produtiva das artes cênicas que se fortalece nesse período e que vai se beneficiar com os recursos do edital”.

    Os inscritos serão avaliados por uma comissão formada por pareceristas especializados e pelo corpo técnico da Secult/Fundarpe.

    Serviço:

    12º Edital Pernambuco das Paixões
    Inscrições gratuitas exclusivamente pelo link do Mapa Cultura de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br/projeto/152)
    Mais informações: (81) 3184-3077 ou teatroeopera@secult.pe.gov.br

     

    Assuntos: secult, fundarpe, ciclo das paixoes, pernambuco de todas as paixoes
    Compartilhe: Link para o post: