meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Recital e Jam Poética na programação do Nós Pós MOSTRAPE

    secultO público recifense tem mais uma oportunidade de conhecer toda a diversidade e o talento da nova cena literária pernambucana. Nos dias 29 e 30 deste mês, o projeto Nós Pós MOSTRAPE celebra os sete anos da produtora Nós Pós promovendo um recital e uma jam poética na Livraria Cultura do Paço Alfândega, sempre a partir das 19h. O projeto conta com incentivo do Governo do Estado, através do Funcultura.

    A programação da quarta-feira (29) vai reunir os poetas José Terra (Palmares/PE), Joel Marcos (Cabo de Sto. Agostinho/PE) e Raisa Feitosa e Sérgio Leandro (Recife/PE) em um recital autoral envolvente e diversificado; o poeta Juareiz Correya é convidado especial. Já na quinta (30), acontece uma jam poética e musical. Xamanismo, visceralidade, literatura de raiz e muita musicalidade darão o tom do encontro entre a banda ChãoCéu (banda recifense autoral, de singular traço poético, com dois EP´s lançados: “Área não construída” – 2007, e “Vinda” – 2009), a poeta popular Ana Carina (Paudalho/PE) e o poeta José Juva (autor dos livros “Deixe a visão chegar: a poética xamânica de Roberto Piva” – 2012, e “Vupa” – 2013; destaque no III Festival Internacional de Poesia do Recife com o projeto musical P.I.Va.). Participação especial do poeta Miró da Muribeca.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, programacao, nos pos, mostrape, recital, jam poetica
    Compartilhe: Link para o post:
  • Advogado Modesto da Silveira participa no Recife de sessão pública da Comissão da Verdade de Pernambuco

    A Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara realiza, nesta quinta-feira (30), audiência pública para colher relatos do advogado mineiro e ex-deputado federal pelo MDB, Antônio Modesto da Silveira. A sessão acontece no auditório da Ordem dos Advogados de Pernambuco (OAB/PE). Modesto, que atuou na luta em defesa dos presos políticos e torturados pelo regime, pode contribuir com esclarecimentos sobre as mortes de João Lucas Alves e Severino Viana Colon, que estão na lista dos 51 casos investigados pela CEMVDHC. Ambos eram militantes do Comando de Libertação Nacional (COLINA). Na versão oficial, João Lucas e Severino Viana teriam cometido o suicídio.

    Nascido numa família de pais lavradores sem-terra, no distrito de Ponte Alta, Uberaba, Minas Gerais, em 1927, Modesto da Silveira foi lavrador, guia de cego e operário em pedreira, produzindo paralelepípedos, até formar-se em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no final de 1962. Militante pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) à época estudantil, afirma que o interesse pela esquerda se consolidou à medida que estudava e discutia as doutrinas sociais, políticas e econômicas.

    Saiba mais

    Assuntos: casa civil, governo, estado, pernambuco, divulga, sessao publica, comissa, verdade
    Compartilhe: Link para o post:
  • Violonista Henrique Annes se apresenta no Conservatório Pernambucano de Música

    seeO violonista Henrique Annes será a atração de hoje (29), da Quarta Musical, que acontece às 19h30 no Conservatório Pernambucano de Música. Principal referência do violão pernambucano na atualidade, o instrumentista apresentará um recital com obras de sua autoria, além de músicas compostas por violonistas famosos, como José do Carmo e Alfredo Medeiros.

    Nascido em Recife, Henrique José Pedrosa Annes despertou logo cedo para a música. Aos 14 anos, foi levado à Rádio Jornal do Commercio pelo comediante Brivaldo Franklin, mais conhecido por Zé do Gato para se apresentar no programa Quando os violões se encontram. Impressionando os músicos da emissora pela sua desenvoltura com o violão, apesar da pouca idade, Annes passou a andar com os grandes nomes da época, como Ernani Reis, Miro Rosé e Romualdo Miranda.

    Saiba mais

    Assuntos: see, secretaria, educacao, governo, pernambuco, estado, cpm, consevatorio, pernambucano, musica, divulga, apresentacao, quarta musical, instrumentista, henrique annes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Solenidade militar marca o 17º aniversário da CIOSAC

    pmpeNa manhã desta quarta-feira (29), a Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga – CIOSAC comemorou seus 17 anos de atividade operacional em solenidade militar na sede da unidade, localizada no município de Custódia, Sertão de Pernambuco.

    O evento homenageou as pessoas que fazem parte da história da companhia, em reconhecimento aos seus trabalhos em prol da segurança pública. Seguindo a programação, o comandante da CIOSAC, major Jamersom de Oliveira Lira, entregou uma placa ao coronel Antônio Menezes da Cruz, por haver idealizado a criação dos pelotões de caçadores, quando foi comandante geral da PMPE, em 1997. Assim como, ao coronel Vanildo Neves Maranhão Neto em reconhecimento, por haver formado as turmas iniciais do curso intensivo de Operações e Sobrevivência na Área de Caatinga que capacitou os militares que fundaram a CIOSAC.

    Saiba mais

    Assuntos: pmpe, policia militar, sds, secretaria, defesa social, governo, estado, pernambuco, divulga, aniversario, ciosac
    Compartilhe: Link para o post:
  • Linhas de ônibus da Cruz Cabugá têm mudança de parada

    Para melhorar o atendimento as paradas de ônibus da Av. Cruz Cabugá, o Grande Recife informa que, a partir das 9h30 da próxima quinta-feira (30), o ponto de embarque e desembarque nº 180105, localizado próximo ao cruzamento da Rua 24 de Agosto ser tornará uma parada seletiva.

    Com a mudança, apenas as linhas que giram à esquerda na Av. Norte continuarão atendendo ao ponto, são elas: 517 – Córrego do Inácio, 611 – Alto José do Pinho, 612 – Morro da Conceição, 622 – Vasco da Gama (Cabugá), 631 – Nova Descoberta, 632 – Alto do Refúgio, 645 – Av. Norte (Macaxeira), 714 – Alto José Bonifácio (Av. Norte), 717 – José Amarino dos Reis,  742 – Linha do Tiro e 812 – Sítio Novo (Av. Norte).

    Saiba mais

    Assuntos: grande recife, consorcio, transporte, governo, estado, pernambuco, divulga, mudanca, para de onibus, cruz cabuga
    Compartilhe: Link para o post:
  • Porto Digital apoia a 2ª edição do Market.Mov

    Encontram-se abertas as inscrições para o Market.Mov - 2ª Rodada de Negócios do Audiovisual, evento que conta com o apoio do Portomídia, o braço do Porto Digital para a Economia Criativa. O Market.Mov acontecerá entre os dias 17 e 21 de novembro próximo, na Associação Comercial de Pernambuco (ACP). As inscrições são gratuitas e, para se inscrever, basta acessar a plataforma digital clicando aqui até o próximo dia 12.  

    Podem se candidatar, projetos e produtos de conteúdo audiovisual para TV, internet e mídias móveis, em qualquer fase de desenvolvimento, desenvolvidos por produtoras interessadas em comercializar licença ou pré-licença de seus produtos. Entretanto, é necessário que possuam CNPJ, ou microempreendedores com registro MEI junto com Certificado de Produto Brasileiro (CPB).

    Saiba mais

    Assuntos: porto digital, pernambuco, sectec, secretaria, ciencia, tecnologia, governo, estado, divulga, apoia, market mov
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projeto social da Compesa ensina arte da grafitagem a jovens de comunidade

    Enxergar o mundo através da arte e ainda conhecer um novo ofício. É isso o que um grupo de jovens da comunidade do Bode, no Pina, está aprendendo no projeto Colorindo o Nosso Mundo, desenvolvido pela Compesa em parceria com a Odebrecht Ambiental. Quinze meninos com idades entre 14 e 17 anos estão sendo apresentados a técnicas de grafitagem e conceitos sobre preservação do patrimônio público, sustentabilidade e preservação da água. Nesta quarta e quinta-feira (29 e 30), às 14h, eles farão uma ação de grafitagem no muro da Compesa da unidade do Cabanga, como parte das atividades práticas do projeto.

    Os adolescentes participantes do projeto são estudantes da Escola Estadual Delmiro Gouveia, no Pina. As oficinas começaram hoje (28) com aula teórica e estão sendo ministradas pela ONG Cores do Amanhã, que já desenvolve trabalhos sociais utilizando a grafitagem como meio de inclusão. O tema do saneamento básico deverá nortear as figuras que os jovens irão estampar no muro da Compesa, que fica no início da Via Mangue, o mais novo corredor viário do Recife. “A arte deles estará à mostra na vitrine da cidade, o que já será motivo de orgulho para eles. Despertar esse tipo de sentimento e a consciência da importância de preservar o bem público é um dos nossos objetivos com esse projeto”, explicou a assessora de Responsabilidade Social da Compesa, Fabíola Coelho.

    Saiba mais

    Assuntos: compesa, companhia, abastecimento, agua, secretaria, infraestrutura, governo, estado, pernambuco, divulga, projeto social, ensina, arte, grafite, comunidade, jovens
    Compartilhe: Link para o post:
  • Detran-PE reabrirá sua unidade do Shopping Recife com potencial para 600 atendimentos diários

    Neste dia 29 de outubro, às 15h, será reaberta a unidade do Detran-PE do Shopping Recife, com capacidade de realizar, em média, 600 atendimentos por dia, o que representa 1% do número de pessoas que circulam diariamente num dos maiores Centro de Compras do Estado. O Detran do Shopping Recife, localizado no 2º piso (Piso Bruno Veloso), atende cidadãos de toda a Região Metropolitana (RMR), com destaque para os moradores de Boa Viagem e adjacências: cerca de 130 mil pessoas. O bairro possui cerca de 80 mil condutores habilitados e uma frota de mais de 90 mil veículos. A unidade do Shopping Recife oferece os principais serviços de Habilitação e Veículos disponíveis na sede do Órgão, com exceção de alguns, como o de vistoria veicular.

    No total, foram investidos R$ 200 mil nas obras, contemplando uma reforma completa, o que incluiu revisão completa de alvenaria, instalações elétricas e sanitárias, além de aquisição de novo mobiliário.

    Saiba mais

    Assuntos: cidades, secretaria, transito, governo, estado, pernambuco, detran, divulga, reabre, unidade, shopping recife, atendimentos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Argentinos recebem ação Polo Costa dos Arrecifes

    O Administrador de Fernando de Noronha, Reginaldo Valença Jr., participou na noite desta terça-feira (28), do evento Polo Costa dos Arrecifes, em Buenos Aires, na Argentina. A ação promocional é promovida pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empetur, e tem o objetivo de criar novas oportunidades de negócios e no aumento do fluxo visitantes internacionais no litoral pernambucano. Segundo Valença, a ilha tem a procura de 19,95% dos argentinos no Estado.

    A Argentina foi o quinto e penúltimo país visitado pelo Polo Costa dos Arrecifes, e faz parte da programação por ser o principal emissor de turistas da América Latina para Pernambuco. De acordo com a pesquisa sobre o Perfil Socioeconômico dos Visitantes em Pernambuco, da Empetur, Ipojuca é o principal destino de interesse dos argentinos (55%), seguido de Fernando de Noronha (18,95%) e do Recife (8,15%). Para Reginaldo, a ação é interessante por apresentar outros destinos aos viajantes. O evento conta com palestras sobre os destinos turísticos de Pernambuco e rodadas de negócios. Foi muito bom participar da ação e ver o interesse dos agentes de viagem, operadores e até mesmo jornalistas da região. Os destinos de Pernambuco e Fernando de Noronha ganham, e muito, com esta iniciativa”, afirmou Valença Jr.

    Saiba mais

    Assuntos: fernando de noronha, governo, pernambuco, estado, arquipelago, divulga, argentinos, recebem, acao, costa dos arrecifes, turismo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Vacinação de cães e gatos será neste sábado (1/11)

    sesEste sábado (1º/11) é o dia da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. Em Pernambuco, espera-se vacinar 890 mil cães e 386 mil gatos, totalizando mais de 1,2 milhão de animais. Para a ação, realizada pelas prefeituras com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), serão oferecidos 7.350 postos de vacinação.
     
    A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. A vacinação desses animais é essencial para evitar qualquer caso de raiva humana. A enfermidade é uma doença 100% letal, transmissível de animal para animal e de animal para o homem, por meio da saliva. A passagem do vírus se dá no momento da mordida, arranhão e lambedura de qualquer mamífero infectado. Os cães são responsáveis pela maioria dos casos de transmissão da doença para o homem. Animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos também podem transmiti-la.

    Saiba mais

    Assuntos: ses, secretaria, saude, estado, pernambuco, governo, divulga, vacinacao, caes, gatos
    Compartilhe: Link para o post: