meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Peças gráficas do FIG serão expostas na Bienal Iberoamericana de Design

    secultAs peças gráficas do Festival de Inverno de Garanhuns de 2014, criadas pelo designer cubano David Alfonso Suárez, foram selecionadas para serem expostas na Bienal Iberoamericana de Diseño (Bid 14), que acontecerá entre 25 e 29 de novembro em Madri, na Espanha.

    Organizado pela Asociación de Diseñadores de Madrid y Fundación Diseño Madrid (DIMAD), o evento reúne 22 países, cujos trabalhos passam por uma criteriosa seleção para integrar a mostra, que resulta num catálogo.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, pecas graficas, fig, expostas, bieal, bid 14, madr, espanha
    Compartilhe: Link para o post:
  • SCJ divulga mês de celebrações para crianças e adolescentes do Projeto Esporte Seguro e Inclusivo

    scjO mês de outubro vem sendo de celebrações para as crianças e os adolescentes participantes do Projeto Esporte Seguro e Inclusivo em Pernambuco. Uma programação de atividades complementares foi organizada para incrementar as ações já realizadas nos polos de Itaquitinga, Paudalho e Nazaré da Mata, a exemplo de apresentações circenses, oficinas de brincadeiras tradicionais e jogos recreativos de raciocínio lógico, damas e xadrez. No estado, o Projeto é o resultado de um convênio entre a Secretaria da Criança e da Juventude e a Petrobras.

    Assuntos: scj, secretaria, crianca, juventude, governo, estado, pernambuco, divulga, outubro, projeto, esporte seguro e inclusivo
    Compartilhe: Link para o post:
  • SecMulher-PE participa de seminário sobre educação e gênero em Serra Talhada

    Um olhar para a educação a partir das relações de gênero. Este será o tema do Seminário Gênero e Educação promovido pela Secretaria da Mulher de Serra Talhada, nesta segunda-feira (27), na Câmara dos Vereadores do município. A Secretaria da Mulher de Pernambuco (SecMulher-PE) é parceira da iniciativa e irá conduzir o debate.

    A discussão terá como foco professores e professoras do 6º ao 9º ano, coordenadores pedagógicos e gestores da rede pública e privada de educação. O objetivo é proporcionar aos profissionais elementos que contribuam para a promoção da educação não-sexista, inclusiva e sem discriminação.

    Saiba mais

    Assuntos: secmulher, secretaria, mulher, governo, estado, pernambuco, divulga, seminario, educacao, genero, serra talhada
    Compartilhe: Link para o post:
  • Caravana de Direitos Humanos de Pernambuco movimenta público idoso no Sertão e Agreste

    Até o dia 31 deste mês, a Secretaria de Desenvolvimento e Social e Direitos Humanos, através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, realiza a Caravana de Direitos Humanos para o Envelhecimento Digno na regiões do estado.  O objetivo da caravana é fortalecer as políticas públicas para o idoso, e promover uma reflexão em torno do combate ás violações.

    A programação que marca o mês do idoso, consta de palestras, debates e atividades culturais para o público acima de 60 anos. Em Arcoverde a caravana contemplou a população do Sertão do Moxotó, Sertão Central e Pajeú; e em Garanhuns, o Agreste Meridional, Setentrional e Central. 

    Saiba mais

    Assuntos: sedsdh, secretaria desenvolvimento social, direitos humanos, governo, estado, pernambuco, divulga, caravana, idoso, sertao, agreste
    Compartilhe: Link para o post:
  • EREM Santa Terezinha é tri-campeã nos Jogos Escolares de Pernambuco

    seeFoi com perseverança e força de vontade que o time feminino infantil de vôlei da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Santa Terezinha, localizada no município homônimo, se consagrou tri-campeão no 55º Jogos Escolares de Pernambuco (JEP). O torneio ocorreu entre os dias 7 a 12 de outubro, no Centro Esportivo da EREM Santos Dumont, em Recife, e reuniu 15 escolas da rede pública e privada de ensino.

    O time, composto por 10 alunas, com idades entre 16 e 17 anos, é o carro-chefe da escola, segundo o professor de Educação Física, Edson Murilo de Holanda. “A determinação das alunas e dos professores fez com que a Santa Terezinha chegasse ao topo do estado, ficando à frente de outras grandes escolas. Tudo isso é fruto de um esforço em conjunto. Trabalhamos não só a questão física, mas também a questão psicológica das estudantes”, destacou.

    Saiba mais

    Assuntos: see, secretaria, educacao, esportes, governo, estado, pernambuco, divulga, erem, campeao, jogos escolares, jep
    Compartilhe: Link para o post:
  • SAD desenvolve inventário do patrimônio público do Estado

    Com a implantação do Sistema Corporativo Integrado de Gestão – o PE Integrado – estão sendo elaborados nos órgãos e entidades da administração pública estadual os inventários dos bens móveis e equipamentos que compõem o patrimônio público estadual.

    O objetivo do inventário consiste em verificar a existência, a localização, a valoração e situação física dos bens, fornecendo subsídios para aprimorar a transparência e eficiência da gestão. Deste modo, será possível o melhor planejamento, avaliação e controle do acervo patrimonial, assim como o fornecimento de informações aos órgãos de controle e ao Portal da Transparência, mantendo os registros devidamente atualizados.

    Saiba mais

    Assuntos: sad, secretaria, administracao, governo, estado, pernambuco, divulga, desenvolve, inventario, patrimonio publico
    Compartilhe: Link para o post:
  • Policiais civis são agraciados com Medalha do Mérito do Corpo de Bombeiros

    Policiais civis participaram ontem, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, da solenidade em comemoração aos 127 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Cerca de 400 pessoas dentre policiais civis, militares, bombeiros militares e autoridades de diversos segmentos da sociedade foram prestigiadas com a Medalha Pernambucana do Mérito Bombeiro Militar pelos relevantes serviços prestados à instituição em prol da causa pública.

    “Ser bombeiro é muito mais que apagar incêndios, é levar esperança às pessoas que já não acreditam que podem sobreviver nos momentos de pânico”, disse o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Cunha.

    Saiba mais

    Assuntos: policia, civil, governo, estado, pernambuco, sds, secretaria, defesa, social, divulga, policiais, agraciados, medalha, merito, corpo de bombeiros
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo do Estado comemora Dia do Servidor

    irhPara celebrar o Dia do Servidor deste ano, o Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Administração (SAD) e o Instituto de Recursos Humanos (IRH), vai promover um grande evento no dia 30 de outubro, das 9h às 16h, no Centro de Formação do Servidor (Cefospe), na Rua Tabira, s/n, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife.  A programação vai contar com apresentações musicais, palestras, oficinas e sorteios de brindes.

    O Dia do Servidor de 2014 será iniciado com uma palestra sobre o tema da cerimônia, “Educação Corporativa”, e com show do Grupo de Flautas Doces de Nazaré da Mata. Logo depois, serão oferecidas diversas atividades gratuitas ao servidor estadual, como aulas de Dança, Automaquiagem e Manipulação Fotográfia. Ainda serão disponibilizadas oficinas de Libras, Arte, Canto e Yoga. O evento será encerrado às 15h30, com uma solenidade e o sorteio de brindes.

    Para participar do evento, o servidor deve se inscrever até o dia 28 de outubro, no site do IRH, o endereço eletrônico é o www.irh.pe.gov.br. Para outras informações o telefone do Cefospe é o 3183.4915 ou 3183.4916.

    Assuntos: irh, instituto, recursos humanos, secretaria, administracao, sad, governo, estado, pernambuco, divulga, dia do servidor
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mudanças climáticas e recursos hídricos em debate em dois importantes eventos no Itep nos dias 30 e 31 deste mês

    Temas como os extremos climáticos no Brasil, tecnologias que captam em 3D para uso da geografia e da climatologia, impactos no microclima mediante alterações na cobertura vegetal estarão em discussão, nos dias 30 e 31 deste mês, no VI Workshop de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco, realizado simultaneamente com o III Workshop Internacional sobre Mudanças Climáticas e Biodiversidade. A promoção dos eventos é do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep)/Unidade de Geoinformação (Ugeo) e da Universidade Federal de Pernambuco, por meio do Departamento de Ciências Geográficas/Laboratório de Geoprocessamento e Grupo de Pesquisa em Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento/Sergeo. Os eventos acontecerão na sede do Itep, no Recife (PE).
     
    No primeiro dia dos eventos (30), haverá a palestra “Os Extremos Climáticos no Brasil sob a Luz da Ciência do Clima”, com o Marcos Barbosa Sanches, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A programação está disponível no site do Itep em: http://www.itep.br/index.php/vi-wmcrh/programacao .
     
    O objetivo é promover o encontro das comunidades acadêmico-científica e interessados pelos temas de mudanças climáticas e biodiversidade. Também servirão como oportunidade de divulgação de trabalhos técnico-científicos e de interação entre pesquisadores das áreas para troca de experiências profissionais e enriquecimento do conhecimento de assuntos relacionados aos eixos temáticos.
     
    Entre os participantes estarão profissionais e pesquisadores nas áreas de ciências humanas e da atmosfera, hidrologia e meio ambiente, funcionários, docentes, técnicos, estudantes e público em geral do nosso país e da comunidade internacional, interessados em contribuir com a mitigação dos impactos das mudanças climáticas sobre os recursos naturais e das vulnerabilidades.
     
    Também atuarão como palestrantes docentes e pesquisadores da UFPE, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)/Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), Embrapa, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidae Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Universidade Federal de Sergipe (UFSE).
     
    Entre os temas abordados estão: Influência da Meteorologia na Concentração do Poluente Atmosférico Monóxido de Carbono no Estado de Pernambuco; Impactos no Microclima mediante Alterações na Cobertura Vegetal; Balanço Hídrico em Bacias Hidrográficas do Semiárido Brasileiro usando dados de Sensoriamento Remoto; e Captação de Água de Chuva: proposição de um sistema de indicadores de avaliação de sustentabilidade do Programa Cisternas Rurais.
     
    Também haverá mesas-redondas, sessões orais, sessões pôster e três minicursos: Índices Climáticos e Análises de Ondeletas Aplicadas à Climatologia, com a professora Djane Fonseca da Silva, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Cariri; Estatística básica aplicada aos sistemas ambientais, com o professor Paulo Sérgio Lúcio, da UFRN; e Introdução ao ArcGIS 10, com a engenheira cartógrafa Vanessa Maranhão, da Unidade de Geoinformação do Itep. Os minicursos ocorrerão no horário das 18h às 22h e custam R$ 60,00 cada um.
     
    A coordenação geral está a cargo das professoras Josiclêda Domiciano Galvíncio (UFPE) e Werônica Meira de Souza (UFRPE/Unidade Acadêmica de Garanhuns).

    Assuntos: itep, instituto, tecnologia, pernambuco, estado, governo, divulga, mudancas climaticas, recursos hidricos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Funcultura divulga resultado da análise dos recursos e aprova 7 projetos

    A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) divulgam nesta quarta-feira (22) o resultado da análise dos pedidos de reconsideração apresentados por proponentes de projetos não-aprovados no Edital Funcultura Independente 2014/2014. Confira a lista completa dos recursos deferidos e indeferidos AQUI.

    Após a divulgação do resultado do Funcultura, realizada no dia 12 de setembro, 123 projetos entraram com recursos. Os pedidos de reconsideração foram analisados pela Comissão Deliberativa do Funcultura, resultando em 112 recursos indeferidos e 11 deferidos. Dos projetos reconsiderados, sete alcançaram pontuação suficiente para garantir a aprovação no edital. Confira abaixo a lista dos novos projetos aprovados para incentivo pelo Governo de Pernambuco. Os proponentes destes projetos devem entrar em contato com o setor de Atendimento do Funcultura pelos telefone (81) 3184-3023 e 3184-3026 ou presencialmente.

    Saiba mais

    Assuntos: fundarpe, secretaria, cultura, pernambuco, funcultura, secult, governo, estado, divulga, resultado, analise de recursos, projetos
    Compartilhe: Link para o post: