meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Comandante-geral visita unidades da DIM

    | Segurança

    Visita unidades  

    Na última segunda-feira (15), o comandante-geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Vanildo Maranhão, iniciou uma série de visitação aos batalhões subordinados à Diretoria Integrada Metropolitana. A primeira unidade visitada foi o 17º BPM, com sede em Paulista. O cronograma de visitas vai até o final de janeiro.

    “É importante estar junto à tropa, conversando com os comandantes verificando as dificuldades, in loco, de todo o serviço operacional”, ressaltou o comandante, que estava acompanhado do diretor de Planejamento Operacional, coronel Roberto de Santana e do gestor de controle operacional metropolitano, tenente-coronel José Marinho.

    “É uma oportunidade de traçar as metas e fazer o planejamento para 2018. Trazendo melhorias para as unidades e sempre focando no nosso objetivo maior que é proporcionar a segurança para a sociedade”, concluiu o gestor de controle.

    Esta semana os batalhões visitados são:

    • Quarta-feira (17) – 6º BPM
    • Sexta-feira (19) – 12º BPM
    Cidades: Paulista
    Assuntos: sds, policia militar, visita, comandante-geral
    Compartilhe: Link para o post:
  • Professor da Rede é selecionado para participar do STEM TechCamp Brasil

    | Educação

    techcamp  

    Walberto José Barbosa leciona a disciplina de química em escola de Igarassu

    Um professor da Rede foi selecionado para participar do programa STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática) TechCamp Brasil 2018, realizado pela embaixada dos Estados Unidos no Brasil em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e do Grupo +Unidos. Walberto José Barbosa, da EREM João Pessoa Guerra, de Igarassu, representa Pernambuco no programa e concorre a uma vaga pare realizar um curso nos EUA.

    O programa selecionou, por meio de análise de currículo e de projetos inovadores em ciência e tecnologia desenvolvidos nas escolas de todo o Brasil, um professor e um gestor de escola de cada unidade federativa. De Pernambuco, apenas um docente foi selecionado. Walberto realiza há sete anos um projeto que incentiva os estudantes da EREM a elaborarem projetos inovadores de iniciação científica nas áreas de química e biologia.

    Os selecionados farão um curso de 19 a 23 de fevereiro em São Paulo, na USP, que tem como objetivo aprimorar ações existentes e elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEM nas redes públicas de educação básica do Brasil. O educador com melhor desempenho no curso participará do programa nos Estados Unidos, em maio deste ano.

    “É uma oportunidade única, que vai me possibilitar trazer novos recursos para a escola, já que vamos receber materiais pedagógicos para inovar o desenvolvimento tecnológico e o empreendedorismo na sala de aula. Pra mim, está sendo um momento muito oportuno e pretendo compartilhar todo essa experiência e bagagem com as outras escolas de Pernambuco”, disse Walberto. 

    Cidades: Recife
    Assuntos: see, techcamp brasil, erem, rede publica, professor
    Compartilhe: Link para o post:
  • Inscrições para o PGM Musical 2018 serão encerradas neste sábado (20)

    | Educação

    PGM  

    Estão sendo ofertadas 20 vagas com destino à Espanha e o Canadá

    As inscrições para o Programa Ganhe o Mundo (PGM) Musical 2018 serão encerradas neste sábado (20). Nesta edição, 20 estudantes da Rede Pública Estadual serão selecionados para participar do intercâmbio no Canadá (10) e na Espanha (10) com data de embarque prevista a partir do segundo semestre deste ano.

    Para participar da seleção os estudantes deverão ter no mínimo 14 anos de idade até o dia primeiro de julho de 2018 e no máximo 17 anos até o dia 31 de janeiro de 2019. Deverá estar regularmente matriculado e cursando o 1º ano do ensino médio regular, normal médio, semi-integral, integral, médio integral integrado à educação profissional das escolas públicas estaduais em 2017.

    A modalidade também inclui o Colégio da Polícia Militar de Petrolina, a Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical, o Conservatório Pernambucano de Música, as Escolas de Aplicação da UPE e as Escolas Indígenas. Os estudantes devem ter alcançado a média mínima de sete pontos no desempenho acadêmico escolar na disciplina de português e matemática no ano letivo de 2017.

    Os selecionados cursarão um semestre letivo do ensino médio na modalidade High School e terão treinamento prático no instrumento musical ou canto para qual foi selecionado. A participação em um intercâmbio internacional dará ao estudante além do desenvolvimento na língua estrangeira, a oportunidade de continuar o aperfeiçoamento da prática em seu instrumento musical ou canto, além de promover e fomentar a diversidade e difusão cultural. 

    Cidades: Recife
    Assuntos: see, programa ganhe o mundo musical 2018, inscricoes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Dezembro tem menor índice de crimes contra o patrimônio dos últimos 2 anos

    | Segurança, Balanço

    balanço 2017 

    Queda nos números pelo 5º mês seguido confirma redução da criminalidade no Estado a partir do segundo semestre de 2017. Os CVLIs tiveram a menor ocorrência desde junho do ano passado

    O mês de dezembro de 2017 alcançou o menor número de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) dos últimos dois anos (perdeu apenas para dezembro de 2015). Com queda pelo 5º mês seguido, houve 7.864 registros dessa modalidade criminal, contra 8.208 em novembro, 8.903 em outubro, 9.563 em setembro e 10.735 em agosto, quando começou a queda. Os dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) ratificam a redução da criminalidade no segundo semestre em relação aos primeiros seis meses do ano passado.

    Ao todo, o segundo semestre de 2017 teve 7.633 ocorrências de CVP a menos que o primeiro semestre. De julho a dezembro, foram 56.057 casos de roubos e extorsões, com taxa de 588 por 100 mil habitantes. Uma diminuição de 12,5% na taxa, uma vez que no período de seis meses anterior ela havia chegado a 671.

    Os roubos a coletivos seguiram essa tendência, fechando o segundo semestre com 282 ocorrências a menos que o primeiro, uma diminuição de 33,4%. Dezembro notificou 79 casos, levando ao total de 562 desde julho - o período coincide com o trabalho da Força-Tarefa Coletivos, implantada em agosto pela SDS em toda a Região Metropolitana do Recife. Entre janeiro e junho, tinham sido registrados 844 assaltos a ônibus.

    Em relação aos CVPs contra instituições financeiras e carros-fortes, verificou-se em 2017 uma redução de 77,6% nos furtos e de 64,3% nos roubos a caixas eletrônicos, quando comparado com 2016. Somando-se as ocorrências em caixas automáticos, carros-fortes e agências, dezembro de 2017 chegou a 4 casos, segunda menor marca do ano – superior apenas a outubro, com 3 (outubro de 2017 foi de menor incidência dessa modalidade em 50 meses).

    Quanto aos roubos de veículos, dezembro apresentou o menor número de 2017, com 1.361 registros. No comparativo dos semestres, o segundo teve 9.185 veículos roubados, 12,4% a menos que o primeiro semestre (10.480). Os furtos de veículos caíram ainda mais na segunda metade de 2017: queda de 13,5%, totalizando 3.152 ocorrências.

    “As estatísticas demonstram que o trabalho desenvolvido incansavelmente pelas operativas da SDS têm dado retorno à sociedade, que anseia por mais segurança. Em 2017, as polícias de Pernambuco efetuaram a prisão de 297 assaltantes de transporte coletivo e outros 105 que investiram contra instituições financeiras e carros-fortes. As operações de repressão qualificada, igualmente, têm papel fundamental na redução dos índices de criminalidade. A Operação Cerne, que abrange os bairros da Boa Vista, Soledade, São José e Santo Antônio, reduziu em 31% os crimes contra o patrimônio na região em novembro e dezembro de 2017, comparado com o mesmo período de 2016. E a presença maciça da Polícia Militar na Avenida Agamenon Magalhães foi decisiva para a diminuição de 57% nos CVPs de setembro a dezembro de 2017, em relação ao ano anterior. Também desencadeamos, no segundo semestre, as operações Papai Noel ( em centros comerciais), Têxtil (Agreste) e Verão (litorais Norte e Sul), trazendo mais tranquilidade para trabalhadores, turistas e comerciantes”, ressalta o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antonio de Pádua.

    “É um esforço que se intensificará ainda mais em 2018, com a chegada de mais 1.322 policiais militares já no primeiro trimestre e a previsão de abertura de mais 500 vagas em concurso público. Também teremos um reforço significativo na Polícia Civil, com novos 140 delegados, 620 gentes e 90 escrivães, assim como na Polícia Científica, que contará com mais 139 peritos criminais, 130 auxiliares de peritos, 73 auxiliares de legistas, 51 peritos papiloscopistas e 40 médicos legistas. No Corpo de Bombeiros, mais 300 homens e mulheres irão concluir o curso de formação este ano. É um dos maiores investimentos no nosso efetivo, que nos trará ainda mais condições de combater a criminalidade e fortalecer a segurança para a população do nosso Estado”, completa o secretário.

    CVLIs – Dezembro foi o segundo mês com menos registros de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) em 2017, com 394 ocorrências, contra 458 em novembro (queda de 13,9%) e 472 em dezembro de 2016 (-16,5%). Assim como nos CVPs, o segundo semestre do ano também reduziu os CVLIs em relação aos primeiros seis meses. Foram 323 vítimas a menos – de 2.875 para 2.552. O latrocínio foi um dos tipos de crimes que mais diminuiu nesse comparativo entre semestres. Saiu de 143 para 107 (-25,2%). Com isso, a taxa de CVLIs por 100 mil habitantes também obteve decréscimo de 11,7% de um semestre para outro: passou de 30,31 para 26,75. “Fizemos esse estudo comparativo entre os semestres para demonstrar que há uma tendência, e trabalhamos por resultados mais significativos em 2018”, avalia Pádua.

    Contribuiu para esse cenário de redução o trabalho de repressão qualificada das polícias, que conseguiu prender 2.249 homicidas em 2017. Ao longo de todo o ano, 90 operações Força no Foco foram desencadeadas para prender assassinos e desarticular grupos de extermínio. Investigações de CVLIs foram descentralizadas para todas as delegacias distritais e novas divisões de homicídios foram implantadas.

    A principal motivação para CVLIs continua a ser o envolvimento com tráfico de drogas, acerto de contas e outras atividades criminais, com 53,3% dos casos. Em seguida estão os conflitos na comunidade (15,5%). O latrocínio é a quinta motivação mais frequente, em 5,1% das ocorrências, seguido de excludente de ilicitude (4,1%), conflitos afetivos ou familiares (4,1%), outras motivações (1,9%) e feminicídio (1,5%). Em 48,4% dos casos, as vítimas também tinham passagem pelo sistema de justiça criminal.

    MULHER – O número de ocorrências de estupros em dezembro de 2017 foi o segundo menor do ano, com 148 casos registrados nas delegacias do Estado. Em julho, haviam sido 142, o menor quantitativo dos últimos 5 anos. Em todo o ano de 2017, houve 2.134 vítimas, 8,7% a menos que em 2016 (2.311).

    Na contramão dos estupros, os crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher subiram. Houve 4,3% mais registros em 2017 (33.188) do que em 2016 (31.466), apontando para uma tendência de aumento das denúncias. Em 2017, o Governo de Pernambuco implantou mais uma Delegacia da Mulher, em Afogados da Ingazeira (Sertão), passando a oferecer os serviços em 11 unidades especializadas do tipo, e também promulgou a Lei do Feminicídio. “Aumentamos a notificação, ampliamos e descentralizamos o atendimento às mulheres e, ao excluir a tipificação de crime passional, tornamos a penalidade mais dura para os agressores”, explica o secretário.

    CELULAR – Em 2017, as polícias de Pernambuco conseguiram recuperar e devolver a seus proprietários 1.007 telefones celulares roubados. Lançado em março de 2017 pela SDS, o programa Alerta Celular ajudou a alavancar essas restituições. Para efetuar o cadastro no Alerta Celular, o usuário precisa acessar o site da SDS (www.sds.pe.gov.br). Na página da ferramenta, deve informar o IMEI (Identificador Internacional de Dispositivo Móvel), que é uma série de códigos numéricos que todo aparelho possui com registro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Esse número se obtém com uma consulta à nota fiscal ou à caixa do aparelho. Além disso, é facilmente encontrado usando o teclado do próprio celular: basta digitar *#06# que o código aparecerá na tela (uma série de 15 dígitos).

    Cidades: Recife
    Assuntos: sds, governo de pernambuco, indice de crimes, reduçao, CVPs
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projeto Comunidade Segura Benfeficia bairro da Várzea

    | Segurança

    projeto comunidade segura  

    Na ação foram emitidas cerca de 200 carteiras de identidade, 300 fotos 3x4, e 50 CPF

    Com o objetivo de aproximar a polícia e os demais órgãos ligados à segurança pública, a Secretaria de Defesa Social (SDS) levou na manhã desta terça-feira (16/01), serviços de cidadania, inclusão e prevenção social aos morados do bairro da Várzea, situado na Zona Oeste do Recife. A iniciativa contou com a parceria da Prefeitura do Recife (PCR) e Secretaria de Educação.

    Na Escola Estadual Candido Duarte foram ofertados serviços de orientações odontológicas; emissão gratuita de documentos (carteira de identidade, CPF, certidões de casamento, óbito e nascimento); palestras educativas sobre acidentes domésticos, primeiros socorros, utilização correta dos botijões de gás, crianças, bullying nas escolas, exploração sexual de crianças e adolescentes, trabalho infantil, polícia comunitária e uso de entorpecentes.

    A doméstica Liliane da Silva Santos, de 26 anos, esteve presente na ação para tirar a 2ª via do RG. “A ação veio em boa hora. O bairro da Várzea e adjacências necessitava deste olhar especial dos órgãos públicos. Fico feliz em poder tirar uma nova carteira de identidade de forma gratuita e rápida”, contou Liliane. No local foram emitidas cerca de 200 carteiras de identidade, 300 fotos 3x4, e 50 CPF.

    “A Polícia não trabalha apenas de forma repressiva, mas também preventiva. Com o Projeto buscamos estreitar laços com a comunidade, através da prevenção social ofertando serviços básicos gratuitos. Desta forma, estabelecemos um canal de comunicação com a população, para que possamos ouvir as necessidades da comunidade, promovendo melhorias na qualidade de vida”, afirmou o gestor de Articulação e Capacitação da SDS, o coronel PM Fernando Correia.

    A gestora do Departamento de Polícia da Mulher, a delegada Gleide Ângelo, esteve presenta na ação e ressaltou a importância da proximidade com a sociedade, em especial as mulheres. “A violência contra mulher é um trabalho de prevenção. A polícia vem até a comunidade conscientizar, esclarecer e orientar a mulher que procure uma Delegacia e denuncie a violência sofrida. Precisamos estar perto da comunidade. O Agressor precisa saber que as mulheres não estão sozinhas”, ressaltou Gleide Ângelo.

    As atividades contaram ainda com palestras da Delegacia do Idoso (sobre proteção aos idosos), a Delegacia do Consumidor (sobre direitos dos consumidores) e o Denarc (sobre combate às drogas).

    Na ocasião, aconteceu uma reunião entre representantes das operativas da SDS, Ouvidoria, Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária (GPAC) e a Prefeitura do Recife com os líderes comunitários da Várzea.

    A população local pode ainda cadastrar os dados dos aparelhos de celulares, no Alerta Celular, sistema da SDS que inibe a ação de assaltantes.

    Para autônoma Marcia Maria de Andrade, 50 anos, o cadastro agiliza na busca do aparelho. “Achei necessário realizar o cadastro, uma vez que podemos encontrar nosso celular roubado ou furtado, e punir a pessoa que subtraiu o aparelho, repassou e até comprou”, disse Marcia.

    Nas dependências externas da Escola, uma delegacia móvel foi instalada à disposição da população, que buscou esclarecimentos sobre a atuação das polícias. A Corregedoria e a Ouvidoria da SDS também estiveram presentes. As bandas da PM e do Corpo de Bombeiros animaram a manhã com muito frevo.

    Cidades: Recife
    Assuntos: sds, projeto comunidade segura, see, serviço
    Compartilhe: Link para o post:
  • Operações Rota de Fuga e Trânsito Seguro nas praias e interior pernambucano

    | Trânsito

    operação rota de fuga  

    Nos quinze primeiros dias de janeiro, as Operações Rota de Fuga – ORF, e Trânsito Seguro – OTS, ambas coordenadas pela Secretaria das Cidades – Secid, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, abordaram 1.590 veículos em blitzes nas praias de Porto de Galinhas, Tamandaré, Recife, Cabo de Santo Agostinho, Goiana e as cidades de Caruaru e Ipojuca.

    Juntas, as Operações autuaram 562 condutores por não usar o cinto de segurança, falar ao celular durante a condução do veículo, dirigir sob o efeito de álcool e falta de equipamento de segurança obrigatório. Desses, 53 tiveram o veículo removido para o depósito do Órgão, 91 condutores tiveram a Carteira Nacional de Habilitação – CNH, recolhida por recusa ou constatação de alcoolemia.

    O objetivo principal da Operação Rota de Fuga é coibir a realização de manobras perigosas por carros e motocicletas tanto nas vias como nas calçadas, colocando em risco a segurança no trânsito, em particular dos pedestres. Além disso, a Operação rompe com o modelo tradicional de blitz estática e mobiliza as equipes, estrategicamente, a fim de impedir a evasão dos infratores. Já a Operação Trânsito Seguro tem como alvo infrações do cotidiano, a exemplo de deixar de usar o cinto de segurança e dirigir falando ao celular, realizando a fiscalização comum nas ruas e avenidas e garantindo o cumprimento das leis.

    De acordo com o diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro, a ampliação do trabalho da OTS e ORF partiu de uma determinação do Governador Paulo Câmara no que se refere as ações de segurança nas praias. “Nossos agentes estão nas ruas para garantir aos cidadãos mais tranquilidade nesses dias de descanso. É importante que cada um faça seu papel e pedimos aos condutores prudência na hora de dirigir, além de não ingerir bebida alcoólica”, enfatizou. 

    “Muitos condutores já assimilaram a importância de se precaver, mas infelizmente uma parcela ainda insiste em descumprir a Lei e o fazem de forma deliberada, cientes que colocam em risco não apenas a própria vida, mas também a vida de outras pessoas. Por isso, estamos usamos as atividades educativas e fiscalizadoras, e, se for preciso, coercitiva”.

    Com o objetivo de alertar os motoristas , técnicos da Coordenadoria de Educação no Trânsito do Órgão, acompanhados dos artistas educadores da Turma do Fom Fom, visitam bares, localizados no litoral, levando óculos que simulam embriaguez, distribuindo bafômetros descartáveis e panfletos esclarecendo os valores e punições para quem usa álcool e dirige. Foi entregue medalha, de forma condecorativa, para o amigo da vez. O objetivo da ação é chamar a atenção para uma mudança de atitude dos condutores que ainda insistem de fazer a mistura do álcool com direção, ampliando os investimentos em educação de trânsito visando expandir as frentes de atuações para atingir crianças, adolescentes, jovens e adultos, com o intuito exclusivo de reduzir consideravelmente o número de acidentes no Estado.

    Cidades: Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Goiana, Ipojuca , Recife, Tamandaré
    Assuntos: secid, detran, paulo camara, operaçao rota de fuga, operaçao transito seguro, blitzes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Detentos do Presídio de Igarassu jogam torneio de futsal

    | Direitos Humanos

    tornei seres  

    No Presídio de Igarassu (PIG), Região Metropolitana do Recife, a prática de esportes é um dos caminhos no fortalecimento da ressocialização, integração e combate ao sedentarismo dos reeducandos. Por isso, nesta terça-feira (16), o Governo de Pernambuco, através da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), realiza um torneio de futsal para os reeducandos idosos do PIG. A competição ocorre na quadra da unidade prisional e os participantes vão disputar troféus e medalhas.

    No torneio, serão 20 reeducandos divididos em quatro times de cinco integrantes, cada, com partidas de 40 minutos. Para participar da disputa, todos passaram por uma avaliação médica.  “Esperamos um torneio animado. Essa é uma das práticas que adotamos para promover o bem estar físico e a ressocialização desses reeducandos” ressalta o gerente do presídio, Charles Belarmino.

    Serviço:

    Torneio de Futsal no Presídio de Igarassu
    Quando: terça-feira, 16/01/2018 – 15h.
    Onde: Rodovia BR 101, s/n - Zona Rural, Itapissuma – PE.​

    Cidades: Recife
    Assuntos: sjdh, seres, reeducandos, governo de pernambuco, torneio
    Compartilhe: Link para o post:
  • Unidade do Expresso Empreendedor é inaugurada na FACHO

    | Emprego
    unidade facho  

    A Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco inaugura na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO) mais uma unidade de atendimento ao público do Expresso Empreendedor.

    A abertura acontece no dia 16 de janeiro, às 17h. Na ocasião, será realizada uma missa de ação de graças em comemoração aos 45 anos da instituição de ensino.

    Entre os serviços oferecidos no local, estão a formalização de MEI, emissão de documentos, declaração anual de faturamento e alteração de dados cadastrais.

    Informações: www.sempetq.pe.gov.br
    Cidades: Olinda
    Assuntos: sempetq, facho, inauguraçao, expresso empreendedor
    Compartilhe: Link para o post:
  • Carpina recebe curso gratuito de Doces e Salgados para Festas

    | Emprego

    carpina doces e salgados  

    Na Zona da Mata de Pernambuco, Carpina é um dos municípios contemplados pelo Projeto de Incentivo ao Desenvolvimento do Empreendedor Individual e do Autônomo (IDEIA), que oferece cursos gratuitos em 16 municípios, em todas as regiões do Estado, do litoral ao sertão.

    Quem se inscrever na turma Doces e Salgados para Festas receberá ainda orientações empresariais e noções de empreendedorismo e gestão, além da parte prática da capacitação. Os concluintes receberão certificado assinado pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco e o SENAC.

    O Projeto IDEIA está com inscrições abertas para turmas em diferentes áreas como beleza, moda, gastronomia e jardinagem.

    Outras informações: www.sempetq.pe.gov.br

    Cidades: Carpina
    Assuntos: sempetq, governo de pernambuco, senac, projeto ideia, cursos, empreendedorismo, capacitaçao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Hospital Barão de Lucena comemora 60 anos

    | Saúde

     60 anos HBL

    O Hospital Barão de Lucena (HBL), unidade de alta complexidade com foco no atendimento materno-infantil, comemora 60 anos no próximo dia 18 de janeiro. Ao longo da história, já foi administrado pela Sociedade Beneficente e Hospitalar das Usinas de Açúcar e pelo Instituto Nacional e Previdência Social (INPS). No ano de 1992, passou a ser gerenciado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

    A unidade, inaugurada pelo então presidente Jucelino Kubitscheck em 1958, conta com duas emergências (obstétrica e pediátrica), onde são realizados 4 mil atendimentos mensais. No serviço ambulatorial são ofertadas as seguintes especialidades: cirurgia geral, vascular, pediatria, ginecologia, mastologia, proctologia e pré-natal de alto risco, com 500 consultas por dia. Já no bloco cirúrgico, mensalmente, são realizadas 300 cirurgias e 350 partos/mês. O serviço de apoio diagnóstico realiza uma média de 29.060 exames de patologia clínica por mês e 5.000 exames no Setor de Imaginologia.

    Nos últimos anos, a unidade realizou diversas reformas na sua estrutura, como na UTI adulto, bloco cirúrgico, enfermaria de pediatria, enfermaria de obstetrícia, laboratório de anatomia patológica e inauguração da UTI Neonatal II. Em novembro de 2013 foi inaugurado o novo ambulatório, construído na área externa do HBL, fruto de um investimento de mais de R$ 4 milhões. Já em abril de 2014, foram inauguradas as novas emergências (Pediátrica e Obstétrica) e a Casa de Maria, um espaço destinado às mães, cujos filhos precisam ficar internados na UTI Neonatal da unidade.

    As atividades que se iniciaram na última  segunda (15.11), segue até a sexta-feira (19.11), serão desenvolvidas diversas atividades no HBL em referência ao seu aniversário. A abertura ficou por conta da comissão do HBL, formada pelas diversas categorias que compõem o quadro de funcionários e colaboradores, com o momento de diálogo inter-religioso com a proposta de debate em torno da ligação entre fé e saúde. O momento foi representado pelo padre e farmacêutico da nutrição parenteral do HBL, Gustavo Vila Verde; seguido pelo pastor Daniel Cunha, que atua no Centro de Estudos; e pela superintendente de Enfermagem, Márcia Cristina do Santos, que representou a doutrina espírita.

    "Esta semana celebraremos o aniversário desta instituição que busca sempre prestar a melhor assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), no acolhimento aos pacientes e suas famílias. Queremos fazer um agradecimento a todos que fizeram e continuam fazendo parte da história do HBL", destacou a diretora do Hospital Barão de Lucena, Carla Albuquerque. 

    Todos os dias, à tarde, irão acontecer apresentações musicais, com voz e violão, nas enfermarias de Nefrologia, Oncologia, Clínica Médica, Alojamentos Conjuntos e Gestação Alto Risco. Na terça-feira (16.01), foi inaugurado um mural em homenagem aos que fizeram e que continuam fazendo parte da história do Hospital Barão de Lucena, a exemplo de funcionários que nasceram na unidade. No dia seguinte (17.01), no auditório do HBL, servidores e funcionários terão acesso à Mostra de Produção Científica com relato histórico sobre os 60 anos da unidade e a exposição de trabalhos científicos elaborados por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e outros profissionais de saúde.

    Na quinta (18.01), data da inauguração do hospital, será lançado um selo comemorativo, que será inserido em todos os documentos oficiais no ano de 2018, além de homenagens aos profissionais de diversas categorias que se dedicam, ou se dedicaram, em suas funções nesses 60 anos, e a inauguração do Projeto Caminhos do Jardim, exposição externa com o relato de marcos históricos. Às 15h, o Musicando HBL irá promover a apresentação artística nas áreas de Alojamento e da Gestação de Alto Risco.

    No último dia de comemorações, sexta-feira (19.01), as ações estão voltadas para promoção da saúde. Em frente ao ambulatório, o público terá acesso às equipes do HBL que irão explanar e tirar dúvidas sobre os serviços oferecidos na unidade, como vacinação, banco de leite, atendimento especializado para HIV/Aids. Encerrando as festividades, a apresentação da Orquestra Infantil Anjo Luz Zita, grupo formado por 25 componentes moradores do Alto Santa Terezinha.

    Cidades: Recife
    Assuntos: ses, hospital barao de lucena, governo de pernambuco, comemoraçao, aniversario
    Compartilhe: Link para o post: