meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Governo de Pernambuco firma parceria com Instituto Êxito para beneficiar empreendedores pernambucanos

    exito

    Iniciativa visa contribuir com a qualificação profissional dos trabalhadores através da disponibilização de cursos e conteúdos gratuitos online 

    Com o objetivo de contribuir ainda mais para o estímulo ao empreendedorismo em Pernambuco, o governador Paulo Câmara assinou, nesta quinta-feira (27.02), um acordo com o Instituto Latino Americano de Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Sustentável (Instituto Êxito). A parceria, firmada com o presidente da instituição, José Janguiê Diniz, visa disponibilizar, de forma gratuita, conteúdos digitais através da plataforma do Instituto, a exemplo de palestras ao vivo e cursos online, contribuindo com a qualificação profissional de trabalhadores e empreendedores do Estado. 

    "Estamos sempre buscando alternativas que nos ajudem a gerar mais oportunidades para os pernambucanos. E apostamos no reforço do empreendedorismo no nosso Estado, seja através do Crédito Popular ou da qualificação profissional", afirmou Paulo câmara. A parceria vai beneficiar, especialmente, os profissionais que passarem pelo Qualifica PE, programa que abriga vários cursos voltados para o desenvolvimento do trabalhador. 

    A iniciativa irá disponibilizar, em sua plataforma digital, cursos de desenvolvimento pessoal, técnicas de empreendedorismo, interação com empresários reconhecidos no mercado, mentorias e salas virtuais. A parceria permitirá ainda a realização de consultorias gratuitas online, de acordo com a disponibilidade de atendimento da equipe do Instituto. 

    “No ano passado, cerca de 16 mil trabalhadores e empreendedores foram beneficiados com as ações de qualificação, capacitação e treinamento da Secretaria do Trabalho. Esse ano, vamos qualificar muito mais pessoas, que ainda terão essas plataformas digitais como apoio”, frisou o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.Outro benefício do acordo é abrir portas para os trabalhadores cadastrados nos desafios e concursos realizados pelo Instituto Êxito, sem ônus financeiro na inscrição. Os profissionais que tiverem interesse poderão realizar o cadastro acessando o site www.institutoexito.com.br. 

    Foto: Hélia Scheppa/SEI

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Escola Arquipélago oferece atividades complementares de Aeromodelismo e DJ para alunos do integral

    | Educação

    A Escola de Referência Ensino Fundamental e Médio (EREFN) de Fernando de Noronha ampliou a quantidade de atividades complementares para os alunos de horário integral. As eletivas de aeromodelismo (pilotagem de mini drone) e de DJ são algumas das novidades disponíveis para os estudantes. As aulas começam após o Carnaval.

    Nas aulas, os alunos terão vivências teóricas e práticas sobre os temas. Entre os assuntos da eletiva de aeromodelismo estão a história dos drones no Brasil e no mundo, as legislações brasileiras que controlam o uso desses equipamentos em espaços públicos, funcionamento e eletrônica, práticas e campeonatos e demonstrações de pilotagem. Já nas aulas de DJ os estudantes aprenderão sobre estilos musicais, equipamentos e mixagem básica.

    Além dessas opções serão oferecidas para os alunos do fundamental, 6º e 7º ano, as eletivas de judô, robótica, educação ambiental e rugby. Para os estudantes do ensino médio, jogos digitais, xadrez, vôlei e robótica. Os alunos podem se inscrever em apenas uma eletiva por semestre. São 10 vagas disponíveis por modalidade.

    De acordo com o gestor da Escola Arquipélago, Josemar Gomes de Morais, para a realização da grade das eletivas foi feita uma reunião com os estudantes para saber o gosto e a preferência pelas atividades. “As eletivas fazem parte do novo currículo da Secretaria de Educação. A ideia é que os jovens tenham outros conhecimentos e que seja prazeroso para eles, por isso a importância de construirmos isso juntos”, explicou. Josemar disse ainda que é uma forma de interação entre os estudantes já que as eletivas não têm restrição por turma.

    Cidades: Fernando de Noronha
    Assuntos: fernando de noronha, escola de referencia arquipelago
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo do Estado participa de feira de turismo em Bogotá

    | Turismo

    turismo

    Evento acontece entre os dias 27 a 28 de fevereiro, na Esplanada dos Ministérios

    O estado de Pernambuco ganha destaque na 39ª edição da Vitrina Turística, feira de turismo organizada pela Asociación Colombiana de Agencia de Viajes y Turismo (ANATO). A Secretaria de Turismo e Lazer, por meio da Empetur, participa da conferência como coexpositora dentro do estande da Embratur. O evento acontece nestas quinta-feira (27) e sexta-feira (28) , na Esplanada dos Ministérios, situada em Bogotá, capital da Colômbia.

    Embora não conte atualmente com ligação direta para o país vizinho, Pernambuco se consolida como um dos destinos brasileiros mais procurados pelos viajantes colombianos. A alta demanda se dá pela alta procura por atividades de sol e praia, destinos culturais e a arte local. Durante a feira, os atrativos da capital e do interior do Estado serão apresentados e será distribuída ainda folheteria bilíngue.

    “A Anato é uma ótima oportunidade para divulgarmos os nossos destinos, praias e equipamentos turísticos. Da capital ao interior, Pernambuco possibilita ao visitante experiências únicas e os nossos vizinhos colombianos gostam muito do que temos a oferecer”, destaca o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

    A Vitrina Turística é a mais importante feira da Colômbia e recebeu, em 2019, 40 mil participantes e contou com a participação de 35 países.

    Assuntos: setur, feira de turismo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Atualização sobre Covid-19 em Pernambuco

    | Saúde
    covid

    A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) informa que, desde a última terça-feira (25.02), foi notificada, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs), de três pacientes suspeitos para Covid-19, todos provenientes da Itália, país com casos confirmados, e com a sintomatologia preconizada para os casos suspeitos. A SES-PE ressalta que tem seguido todo o protocolo previamente estabelecido para atendimento dos pacientes e para execução das ações de vigilância epidemiológica. Os casos suspeitos são:

    - Mulher, de 51 anos, que desembarcou no Recife na tarde da última terça (25.02) em voo doméstico proveniente da Itália (país europeu com casos confirmados do vírus) com conexão em São Paulo. A paciente foi atendida ainda no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes por equipes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para primeiro atendimento. Em seguida, foi levada em ambulância do Samu Recife para o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), uma das referências estaduais para atendimento de casos suspeitos do coronavírus. Desde então, ela está no isolamento. Nesta quarta-feira (26.02), ela está com quadro de saúde estável e evoluindo bem. A mulher não apresenta mais febre nem tosse, e teve melhora considerável da dor de garganta. Ela continua sendo monitorada pela equipe do Huoc. O Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) já realizou os exames para influenza A e B, que deram negativo. O Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará, referência nacional, fará os testes para outros vírus respiratórios e o específico para confirmar ou descartar Covid-19.

    - Homem, 24 anos, pernambucano residente na Itália, notificado nesta quarta-feira (26.02). Ele chegou ao Estado no último dia 14.02, contudo, só veio apresentar sintomas (febre, tosse, dor de garganta e dificuldade de respirar) na última terça-feira (25.02). O jovem procurou o Huoc nesta quarta, onde vem sendo assistido. Por uma condição de saúde pré-existente (asma), ele está sendo mantido na UTI do hospital, mas com quadro estável e sem necessidade do uso dos suportes de UTI. Já foi realizada a coleta de material do homem para as análises laboratoriais pelo Lacen-PE e IEC.

    - Homem, 41 anos, residente no Recife e com histórico de viagem para Itália e França. Ele voltou ao Estado em 12.02. O início dos sintomas (febre, coriza, dor de garganta e congestão nasal) foi na última terça (25.02). O homem procurou atendimento nesta quarta em uma unidade de saúde privada, onde está internado recebendo assistência. Ele já realizou coleta de material para as análises em laboratório. 

    É importante salientar que, em paralelo ao acolhimento dos pacientes no Huoc e na unidade privada, a SES-PE já deflagrou as primeiras medidas de vigilância contra a doença. A Secretaria já recebeu a lista de passageiros e tripulantes que estavam no mesmo voo da mulher e iniciou, em parceria com os municípios, a contactá-los para recomendações sobre o caso. O mesmo está sendo feito em relação aos voos dos demais casos suspeitos. De rotina, a Anvisa vem orientando os viajantes como proceder nessa situação. É recomendado, neste primeiro momento, que os passageiros adotem medidas de higiene pessoal e etiqueta respiratória. Ao notar algum sintoma suspeito, a pessoa deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo.

    Vale lembrar também que a SES-PE montou, desde o início do mês, esquema para preparar a rede pública de saúde para possíveis casos suspeitos do novo coronavírus. Além de enviar diversas notas técnicas sobre o assunto e repassar os boletins do Ministério da Saúde para os serviços da rede, capacitou os profissionais de saúde para que seja realizado o manejo clínico correto do paciente. Além do Huoc, o Hospital Correia Picanço (HCP) e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) são as referências estaduais paras possíveis casos suspeitos do novo coronavírus.

    A SES-PE ressalta que estas unidades de referência não devem ser procuradas de maneira espontânea pelos pacientes. A porta de entrada da rede de urgência e emergência são as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas que também fazem esse tipo de atendimento.

    SUSPEITA - De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, são considerados casos suspeitos de  coronavírus pessoas com febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros) e histórico de viagem para área com transmissão da doença. Os países com casos são: Camboja, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão, Singapura, Tailândia e Vietnã. Recentemente foram inclusos: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, França, Irã, Itália e Malásia.

    PARAÍBA - A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) foi informada, nesta quarta-feira (26.02), sobre o caso de um paciente da Paraíba suspeito para o Covid-19, que teve passagem pelo Aeroporto Internacional do Recife. De imediato, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde de Pernambuco (Cievs-PE) solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a lista de passageiros e tripulantes que estavam no mesmo voo e iniciará, em parceria com os municípios, a contactá-los para recomendações, que passam pela adoção de medidas de higiene pessoal e etiqueta respiratória. Além disso, caso note algum sintoma suspeito, a pessoa deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo.
    Assuntos: ses, coronavirus, covid19
    Compartilhe: Link para o post:
  • Prevenção à violência e às drogas nos focos do Carnaval

    prevenção

    Informações sobre prevenção à violência, prevenção às drogas e distribuição de copos plásticos, garrafas de água e itens de cuidados pessoais reuniram 50 servidores da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas. A campanha “Brinque com alegria, não brinque com a vida” distribuiu perto de 15 mil abanadores, mais de 17 mil itens de cuidados pessoais, 240 garrafas de água e 3.017 copos plásticos – preferencialmente trocando garrafas e copos de vidro por substitutos plásticos, para reduzir riscos e evitar acidentes.

    A campanha esteve nas principais concentrações: no Galo da Madrugada, na estação central do metrô, nas ruas do Recife Antigo, ladeiras de Olinda e entre os papangus de Bezerros. Também ocorreram ações entre os Caiporas, em Pesqueira, além da festa na Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho. A ação começou antes: no sábado (dia 15), equipes do Atitude nas Ruas trabalharam no Confraria da Sucata, em Caruaru. Na quarta-feira (dia 19), prevenção à violência e às drogas estavam na Ação de Cidadania em Santo Amaro, no mesmo endereço da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas.

    O secretário Cloves Benevides considerou o trabalho de prevenção à violência e às drogas importante por oferecer informações sobre cultura de paz, divulgar ações da secretaria e distribuir itens importantes, como garrafas de água e copos plásticos. “Medidas objetivas de prevenção à violência chegaram até os cidadãos que estavam na festa, trabalhando ou mesmo às populações vulneráveis”, comentou.

    Este é o segundo Carnaval do “Brinque com alegria, não brinque com a vida” e ampliou uma estratégia que busca o diálogo com o cidadão, em momentos de lazer, festividade, mas de trabalho em atividades formais e informais, para outros. Esse tipo de abordagem faz parte da rotina do Programa Atitude e, durante os dias de festa, teve parte dos servidores de prevenção à violência participando.

    O Programa Atitude faz divulgação do programa de proteção e acolhimento de usuários de crack e outras drogas e as equipes de prevenção à violência estarão distribuindo dicas de prevenção: a prática da empatia, o exercício da cultura de paz, o preceito da moderação e a necessidade de se respeitar a todas as pessoas.

    Além da campanha para o Carnaval, os núcleos de Apoio e Intensivo, do Atitude fizeram a própria programação de atividades no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Caruaru. Os centros Apoio e Intensivo tiveram brincadeira com máscaras, pintura de rosto, formação de bloco e outras atividades para os usuários que integram o programa.

    Assuntos: sppvd, prevencao, carnaval, programa atitude
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara prestigia 21º Encontro dos Maracatus de Nazaré da Mata

    nazare da mata

    Governador esteve na Zona da Mata, nesta segunda-feira, para conferir de perto as festividades 

    Dando continuidade à agenda que vem cumprindo durante o Carnaval pernambucano, o governador Paulo Câmara marcou presença, nesta segunda-feira (24.02), no município de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte do Estado, para conferir o tradicional Encontro dos Maracatus. Em seu 21º ano, a manifestação, que recebeu o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil em 2014, contou com a apresentação de 36 grupos. As agremiações desfilaram em frente à Praça Papa João XXIII, mais conhecida como Praça da Catedral, no centro da cidade. Este ano, a festa homenageou os mestres Galdino e Luciano, além de Valdecir da Cerâmica. 

    “Faço questão de vir todo ano ao desfile dos maracatus e é sempre muito emocionante. A gente busca sempre apoiar e valorizar cada vez mais. O maracatu é uma riqueza de Pernambuco, faz parte da nossa história e da nossa cultura”, afirmou Paulo Câmara, frisando que a diversidade de expressões culturais em Pernambuco é o que faz a diferença e atrai tantos admiradores e turistas aos festejos. “Pelo que pude ver, o Carnaval pernambucano está mais uma vez de parabéns. Estamos fazendo uma grande festa, a melhor do Brasil”, pontuou o governador, que foi recebido pelo prefeito de Nazaré, Nino. 

    Contramestre do grupo de maracatu Cambinda Brasileira, Maciel Carlos, 33 anos, classificou o encontro como o melhor momento do carnaval. “O dia de hoje é o mais especial que existe. Um encontro que reúne todos os maracatus. Quem não vem brincar em Nazaré, não brincou o carnaval direito”, disse. 

    OLINDA - Após a passagem pela Mata Norte, o governador seguiu para Olinda, na Região Metropolitana do Recife. No bairro de Cidade Tabajara, Paulo Câmara cumprimentou e conversou com moradores, e assistiu a apresentações do 30º Encontro Estadual dos Maracatus de Baque Solto. Em seguida, acompanhado da primeira dama Ana Luiza e de sua comitiva, seguiu para um almoço na Casa da Rabeca, onde a vice-governadora Luciana Santos, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, e a primeira dama da capital, Cristina Mello, se integraram ao grupo. 

    “Pernambuco é um Estado que tem uma diversidade muito grande. No carnaval, por questões de identidade, há a necessidade de a gente reforçar aquilo que é base da nossa cultura. E o maracatu faz parte dessa base, é uma das principais estruturas da nossa história”, frisou o secretário estadual de Cultura, Gilberto Freyre Neto, que acompanhou o governador, juntamente com os secretários Rodrigo Novaes (Turismo e Lazer), Antônio de Pádua (Defesa Social), Clóves Benevides (Prevenção às Drogas e à Violência), Alberes Lopes (Trabalho, Emprego e Qualificação) e Severino Pessoa (Chefe de Gabinete da Fundarpe). Também participou da comitiva nos dois eventos, a convite do Governo de Pernambuco, a Consul Geral da China, Yan Yuqing. 

    Foto: Hélia Scheppa/SEI

    Assuntos: paulo camara, governo de pernambuco, carnaval, nazare da mata
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara prestigia a folia dos papangus de Bezerros

    bezerros

    Neste domingo, o governador foi recebido pelo anfitrião, o prefeito Breno Borba, e conferiu de perto a animação do carnaval da cidade

    O governador Paulo Câmara prestigiou, neste domingo de Carnaval (22.02), a folia dos Papangus de Bezerros, município do Agreste Central de Pernambuco. Ao lado do prefeito, Breno Borba, e de secretários de Estado, Paulo percorreu as ruas da cidade cumprimentando os foliões e conferiu de perto a animação dos papangus, tradição centenária de Bezerros, sendo o terceiro destino de folia mais procurado de Pernambuco. O governador também visitou os postos das polícias Civil e Militar.

    “É muito bom estar em Bezerros mais um ano e ver a alegria das pessoas nas ruas, os papangus desfilando, as fantasias, muita criança e muita família brincando com muita alegria e muita paz, como é tradicional em Pernambuco. A Prefeitura de Bezerros está de parabéns por estar fazendo um grande carnaval. Pernambuco tem mais de 60 municípios com polos e tradições centenárias, mantidas e preservadas. Precisamos valorizar a cultura e fico muito feliz de vir a Bezerros e ver a folia dos Papangus sempre crescendo”, afirmou o governador.

    Paulo também vistoriou as delegacias móveis das polícias Militar e Civil, que, junto com a Científica e com o Corpo de Bombeiros, atuarão de forma integrada no reforço do policiamento e atendimento às ocorrências nos focos de animação. A festa está sendo monitorada pelo Centro Regional de Comando e Controle do Agreste, sediado em Caruaru, que promove o videomonitoramento.

    O prefeito Breno Borba agradeceu a presença do governador Paulo Câmara no carnaval de Bezerros e o apoio dado, sobretudo, para que a segurança. “O governador reforçou as polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros. Isso foi primordial para que tivéssemos tantas famílias, com crianças e idosos, brincando nas ruas”, disse o gestor, frisando que, neste domingo, o município recebeu mais de 200 mil pessoas. “Ontem, tivemos recorde de público, coisa que não víamos há muitos anos. Então tenho certeza de que até a quarta-feira de cinzas não será diferente”.

    Marcelo Conceição, 40 anos, é de Gravatá e, há cinco anos, brinca o Carnaval de Bezerros nos domingos com toda sua família. “Viemos eu, minha esposa, minha filha. É um lugar tranquilo, que dá para a gente passar o dia inteiro. Gostamos muito daqui”, disse.

    Foto: Heudes Regis/SEI
    Assuntos: luciana santos, governo de pernambuco, carnaval, bezerros
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara exalta tradição e irreverência popular no 43º Desfile do Galo da Madrugada

    galo da madrugada

    Governador participou, neste Sábado de Zé Pereira, do maior e mais famoso bloco carnavalesco do mundo 

    Símbolo tradicional da cultura pernambucana, o 43º Desfile do Galo da Madrugada aconteceu, neste sábado de Zé Pereira (22.02), pelas ruas do Centro do Recife. O governador Paulo Câmara, acompanhado da primeira-dama Ana Luiza, prestigiou o bloco carnavalesco, que neste ano homenageou mais uma vez a cultura popular com o tema “Xilogravuras no Cordel do Frevo”. Anteriormente, como de costume, o governador e sua comitiva participaram do tradicional café da manhã no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José. 

    “O Galo da Madrugada cada ano nos emociona mais e consolida uma grande festa popular com muita tradição. A diferença do carnaval de Pernambuco é justamente essa participação intensa da população. É uma festa de muita alegria, com fantasias e irreverência”, frisou Paulo Câmara, citando ainda a estreia do maior bloco do mundo no carnaval de São Paulo, na próxima terça-feira. 

    No início da manhã, o gestor estadual visitou a sede do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), também no bairro de São José, onde se reuniu com secretários estaduais, comandantes das polícias Militar e Civil e os chefes de todos os órgãos envolvidos com a segurança pública estadual. Em 2020, o maior e mais famoso bloco carnavalesco do mundo contou com 4.445 profissionais de segurança pública, que atuaram durante o desfile com o compromisso de assegurar a tranquilidade dos foliões. 

     “O Galo tem um simbolismo muito grande. É um bloco reconhecido nacionalmente como um momento apoteótico do nosso carnaval. Cerca de um milhão de pessoas estão nas ruas atraídas pela alegria e irreverência do povo pernambucano”, declarou o secretário estadual de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes. 

    O prefeito do Recife, Geraldo Júlio, afirmou que em 2020 o Galo da Madrugada fez um dos melhores desfiles de sua história e destacou sua importância para a movimentação econômica do município. “Temos muita gente em nossa cidade. Mais de 110 voos extras nos aeroportos e os hotéis lotados. Todos chegando para prestigiar o nosso carnaval e o Galo”, disse. 

    SEGURANÇA PÚBLICA - Dos servidores empregados na segurança do Galo, 3.147 homens e mulheres foram da Polícia Militar. Eles atuaram em toda a extensão do evento e arredores, a pé e em plataformas de observação. O Corpo de Bombeiros contou com 974 profissionais prontos para atuar no salvamento, resgate, ações de incêndio e atendimento pré-hospitalar. A Polícia Civil disponibilizou 289 policiais, distribuídos nas delegacias, Central de Plantões e nos postos do Juizado do Folião. Além disso, especificamente para o Galo da Madrugada, a Polícia Civil disponibilizou duas Delegacias Móveis para atendimento ao folião, localizadas na Central de Registro de Ocorrência, situada na Rua da Aurora, e na Praça do Diário.

    Foto: Hélia Scheppa/SEI

    Assuntos: paulo camara, governo de pernambuco, carnaval, galo da madrugada
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara: “O nosso Carnaval é o melhor do Brasil porque é o povo, com a sua alegria e irreverência, quem faz a festa”

    carnaval

    Governador prestigiou abertura do Carnaval do Recife, nesta sexta, e circulou entre os milhares de foliões que animaram o Marco Zero

    Abrindo, oficialmente, o Carnaval do Recife, o governador Paulo Câmara, ao lado da primeira-dama, Ana Luiza, e acompanhado do prefeito Geraldo Julio, prestigiou, nesta sexta-feira (21.02), o início dos festejos de Momo na capital pernambucana. O governador circulou pelo Marco Zero, onde é realizada tradicionalmente a abertura, conversou com foliões e turistas e assistiu às apresentações. Com o tema “A criança, o circo e a cultura popular”, o espetáculo contou com elementos circenses e com a diversidade da produção cultural, que faz parte da identidade da cidade e dos recifenses. Este ano, os homenageados do carnaval são o Maestro Edson Rodrigues e o centenário Bloco das Flores.

    “O nosso Carnaval é o melhor do Brasil porque é o povo, com a sua alegria e irreverência, quem faz a festa. Hoje, na abertura do Carnaval do Recife, mais uma vez os pernambucanos mostraram como gostamos de nos divertir: em paz e com aquela animação própria da nossa gente. Circulei pela Praça do Marco Zero, conversei com foliões de todos os cantos do Estado e com alguns turistas, que ficaram encantados com a festa de cores e com os ritmos que embalam a folia. O prefeito Geraldo Julio e a Prefeitura do Recife estão de parabéns por proporcionarem uma estrutura tão bonita e organizada. Esperamos que o carnaval siga assim até o último dia”, afirmou Paulo Câmara.

    A primeira parte do espetáculo contou com a apresentação de cerca de 300 crianças e adolescentes, que chegaram ao Palco do Marco Zero pelo Passeio Rio Branco. O cortejo foi feito ao som de 100 músicos da orquestra do Maestro Ademir Araújo. As crianças e adolescentes fazem parte de grupos e escolas de dança populares, além de agremiações carnavalescas e cerca de 70 circenses. Em seguida, o multiartista Antônio Nóbrega comandou a festa no palco, com um repertório exclusivo para o abre do carnaval.

    O prefeito do Recife explicou que o circo, tema do carnaval da cidade, tem tudo a ver com a alegria e espontaneidade do folião recifense. A expectativa, disse Geraldo Julio, é de fazer um grande carnaval. “Tenho certeza de que vai ser o maior carnaval da história do Recife. Os hotéis estão praticamente 100% ocupados, tivemos mais de 110 voos extras no nosso aeroporto, todas as festas até agora bateram recorde de público. A festa está pronta, com o apoio do Governo do Estado. Agora, é a vez de o folião fazer essa grande festa que é o Carnaval do Recife”.

    O prefeito fez questão de destacar, ainda, que 99% da grade de programação dos polos de animação no Recife é composta por artistas pernambucanos. “Estamos valorizando a nossa cultura, a nossa arte, o frevo, o maracatu, enfim, todos os ritmos”, pontuou.

    Foto: Heudes Regis/SEI

    Assuntos: paulo camara, governo de pernambuco, carnaval, recife
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara ressalta alegria do folião pernambucano na abertura do Carnaval de Olinda

    olinda

    Cortejo do tradicional Homem da Meia Noite abriu os festejos na Marim dos Caetés, com a presença do governador e do prefeito Professor Lupércio

    O governador Paulo Câmara prestigiou, na noite desta quinta-feira (20.02), a abertura do Carnaval de Olinda, ao lado do anfitrião da noite, o prefeito Professor Lupércio, secretários e parlamentares. A festa na Marim dos Caetés começou com o cortejo do Homem da Meia-Noite, arrastando foliões até a Praça do Carmo, palco principal do carnaval na cidade. Com o tema “O Carnaval de Olinda é coisa de outro mundo”, são homenageados Ivo de Xambá e Byll de Olinda (in memoriam). Para este ano, a Prefeitura estima ter 3,7 milhões de pessoas brincando nas ladeiras.

    “Vamos ter mais um carnaval de muita alegria em Pernambuco, mantendo a tradição de fazer uma festa de paz. As pessoas podem ir às ruas e se divertir, está tudo pronto, só esperando pela alegria do povo pernambucano. E Olinda, mais uma vez, está de parabéns! Tenho certeza de que o carnaval da cidade será um sucesso. Parabéns à Prefeitura, que se organizou e se preparou. Com certeza serão dias de muita alegria”, afirmou o governador, ressaltando ainda a importância econômica do carnaval enquanto movimentador da economia, tanto no setor de turismo quanto no comércio.

    O prefeito Lupércio reforçou essa questão, destacando a relevância da festa mais popular do mundo para aquecer a economia local. “Estamos recebendo gente de outros estados e de outros países”, disse o prefeito para, em seguida, agradecer a presença do governador, ressaltando que não poderia ser diferente. “Em todos os anos o governador Paulo Câmara tem estado conosco, prestigiando o Carnaval de Olinda, além de nos dar todo apoio dentro do que é possível”, frisou Lupércio, reiterando que a cidade está totalmente preparada para receber os foliões. “Estamos com uma expectativa muito grande de que esse será o melhor carnaval da nossa gestão”, frisou.

    Foto: Heudes Regis/SEI

    Assuntos: paulo camara, governo de pernambuco, carnaval, olinda
    Compartilhe: Link para o post: