meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Novo painel apresenta todos os empenhos realizados pelo Governo no combate à Covid-19

    | Tecnologia, Administração

    transparencia

    O novo painel do Portal da Transparência que contempla todos os empenhos realizados pelo Governo de Pernambuco relacionados ao combate à pandemia do novo coronavírus já está disponível para consulta. A plataforma apresenta o detalhamento dos valores referentes às despesas foram obtidos a partir de alguns parâmetros, como os empenhos das fichas financeiras relativas à Covid-19; empenhos das fontes de recursos destinados ao tratamento de casos da doença e do fundo estadual de enfrentamento à pandemia; além dos empenhos que tenham no campo ‘Observação’ diferentes termos associados ao vírus.  

    Em termos de conteúdo, o painel é atualizado diariamente. Já sobre as funcionalidades, a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) - responsável pela coordenação do Portal - está atenta à necessidade dos usuários e dos órgãos de controle externo e vem buscando a cada dia a ampliação das práticas de transparência, além de melhorias incrementais que estão sendo realizadas ao longo do tempo. 

    Acesse aqui o novo painel: http://web.transparencia.pe.gov.br/despesas/despesas-detalhadas-covid-19-2/

    Assuntos: scge, portal da transparencia, covid19, empenhos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Em Caruaru, adolescentes em internação provisória iniciam curso de tapeçaria

    | Juventude, Direitos Humanos

    curso

    Oferta de qualificação profissional no Cenip ocorre de olho na retomada do mercado de confecções após a pandemia da Covid-19

    Adolescentes em internação provisória na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) em Caruaru, no Agreste do Estado, estão usando a criatividade para aprender uma nova vocação. Nesta sexta-feira (5), eles foram inseridos em um curso de tapeçaria, com certificação do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). A oferta da qualificação profissional na instituição, que é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) de Pernambuco, ocorre de olho no mercado de confecções, que tende a ser uma das forças motrizes da retomada econômica da região após a pandemia da Covid-19.

    As aulas estão ocorrendo dentro do Centro de Internação Provisória (Cenip) Caruaru, com adaptações para cumprir as recomendações de distanciamento social. As turmas, por exemplo, foram reduzidas a apenas três alunos, todos de máscaras. Haverá aulas para grupos diferentes pela manhã e à tarde ao longo de quatro sextas-feiras, com carga horária total de 24 horas/aula. A agente socioeducativa Joselma Batista, que atua na unidade, está responsável pela oferta do conteúdo. O material usado nas aulas foi disponibilizado por meio de uma parceria firmada com uma microempresária do ramo de confecções.

    Os itens produzidos no curso, assim como outras produções artesanais do Cenip Caruaru, ficarão à disposição de funcionários da Funase e de familiares dos socioeducandos, além de passarem a compor o catálogo de produtos da instituição em exposições, quando esse tipo de evento voltar a ser realizado. Além do Cenip Caruaru, o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho, unidade da Funase no Grande Recife, também desenvolveu o curso de tapeçaria, em maio deste ano. Na próxima semana, na unidade de internação provisória de Caruaru, serão reiniciados o curso de informática e o grupo de leitura e reflexão.

    Para a coordenadora geral do Cenip Caruaru, Maria Clara Amorim, a realização dessas atividades busca oportunizar a transformação de realidades através do aprendizado. “Durante a pandemia, reforçamos as atividades esportivas. Agora, sentimos que já é possível retomar as atividades profissionalizantes, com grupos menores de adolescentes e outros cuidados. Nesse curso específico, a ideia é produzir tapeçaria de vários tamanhos, modelos e com harmonia de cores. Buscamos que, ao saírem da Funase, os adolescentes possam colocar em prática, junto às famílias, o aprendizado que obtiveram na instituição”, avalia.

    Imagem: Divulgação/Funase

    Cidades: Caruaru
    Assuntos: sdscj, funase, cenip caruaru, curso
    Compartilhe: Link para o post:
  • Atividades de agricultura e pecuária utilizadas como pagamento de penas alternativas em Petrolina

    | Agricultura, Direitos Humanos

    agricultura

    Na Semana do Meio Ambiente, cumpridores de penas alternativas mostram que a prestação de serviço à comunidade pode ser executada no campo, com a plantação de hortaliças e cuidado com os animais. 
     
    Na ONG Ajudar,  situada no município de Petrolina, sertão do estado, eles ajudam na plantação de hortaliças orgânicas numa área de um hectare, tem: coentro, alface, couve, cebolinha, quiabo, tomate cereja, macaxeira e maracujá. Tudo para consumo  de  aproximadamente 50 dependentes químicos atendidos no local.
     
    "Os cumpridores também auxiliam no cuidado  com os animais, temos criação de suínos. Outros dois cumpridores prestam serviços em outra casa da instituição, que fica na área urbana da cidade", explica Rivaldo Xavier, fundador da entidade.
     
    "Esse tipo de parceria é muito bom para a GEPAIS. Promover a execução das penas e medidas alternativas de forma humanizada, gerando frutos para a sociedade e, principalmente para o próprio cumpridor é o objetivo maior da Política Estadual de Alternativas Penais", explica Talita  Alencar, gestora técnica a da Gerência de Penas Alternativas e Integração Social ( Gepais).
     
    FOTOS: Divulgação
    Cidades: Petrolina
    Assuntos: sjdh, semana do meio ambiente, gepais
    Compartilhe: Link para o post:
  • #112 || Pernambuco contra o novo coronavírus

    Quinta, 04.06.2020

    CORONAVÍRUS | A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta quinta (4), 1.044 novos casos de Covid-19 no Estado - são 37.507 no total. Entre aqueles confirmados hoje (4), 243 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 801 são casos leves. Do total de 37.507, 15.292 são graves e 22.215 leves. O boletim aponta mais 1.425 pessoas recuperadas da doença, totalizando 20.375 curas. Também foram computados 122 novos óbitos, ocorridos desde 17 de abril. Com isso, o Estado soma 3.134 mortes pela Covid-19. O aumento no número de mortes no boletim de hoje está relacionado, mais uma vez, ao atraso no envio de informações pela rede hospitalar - 66,3% (81) ocorreram entre o mês de abril e o dia 30 de maio e 33,7% (41) foram registradas nos últimos 4 dias de maio. Confira os detalhes: https://bit.ly/3dzuaVt.

    ATENDE EM CASA | O Atende em Casa é um aplicativo que passa orientações para usuários que estejam apresentando sintomas gripais. Já são 158 cidades pernambucanas contempladas com a iniciativa e mais de 8,7 milhões de pessoas beneficiadas com o app - o que representa 91% da população total do Estado. A ferramenta já conta com mais de 75,7 mil usuários cadastrados. Acesse em www.atendeemcasa.pe.gov.br ou baixe em sistema Android.

    FAKE NEWS | É fake (falso) que o Governo de Pernambuco distribuiu frascos de aproximadamente 1 litro de álcool em gel dentro de caixas com areia. O insumo entregue pelo Governo do Estado é produzido pelo Lafepe em embalagens de cinco litros. Além disso, foram direcionadas doações recebidas pelo Estado, para os municípios, de álcool em embalagens de 100 ml e 500ml. Não caia em fake news nem repasse informações sem comprovação. Antes de repassar alguma notícia, confirme em fontes oficiais! Confira boatos já desmentidos: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br.

    Medidas e decretos: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/#medidas.

    Para denunciar descumprimento das medidas ligue 190.

    Assuntos: sei, boletim, covid19
    Compartilhe: Link para o post:
  • Boletim Covid-19 Fernando de Noronha

    | Saúde

    A Administração de Fernando de Noronha informa que outros três contactantes dos dois novos casos confirmados na ilha entraram em investigação nesta quinta-feira, 04/06. Ao todo, 21 amostras serão encaminhadas amanhã, 05/06, ao Recife, para exames. Os dois novos pacientes confirmados com Covid-19, uma mulher de 56 anos e um homem de 50, estão entre os voluntários do Estudo Epidemiológico em curso na ilha e são assintomáticos. Eles encontram-se em isolamento domiciliar, cumprindo quarentena. Os 21 investigados também estão isolados até que sejam divulgados os resultados dos testes. Com os dois novos registros, Noronha tem agora 30 casos confirmados do novo coronavírus, sendo 28 já recuperados.

    QUARENTENA – O Decreto Nº 48.973 do Governo de Pernambuco, assinado na última quinta-feira 30/04, estendeu, o período de quarentena em Fernando de Noronha para o dia 10/05. Noronha vive o regime de isolamento total desde o último dia 20/04. A circulação de pessoas nas vias públicas só é permitida nos seguintes casos de atendimento de necessidades essenciais e imediatas: Aquisição de gêneros alimentícios, de remédios e produtos de higiene, obtenção de atendimento ou socorro médico, atividade de pesca, restrita a três pessoas por embarcação e condicionada autorização do administrador e realização de serviços bancários. Para isso, o morador deverá preencher um formulário com o motivo da saída. 

    FORMULÁRIOS – Os moradores e servidores de Fernando de Noronha não precisam mais esperar autorização da Administração para sair de casa. Porém é necessário continuar preenchendo o formulário disponível no link enviado por SMS e enviá-lo para a Administração para que haja um acompanhamento da movimentação de pessoas na ilha. O morador deverá portar o formulário preenchido quando precisar sair de casa, para o caso de precisar apresentá-lo às autoridades policiais.

    CARTILHA – A Administração de Noronha lançou uma cartilha para esclarecer as principais dúvidas da população sobre o período de quarentena. A assistência social também está disponibilizando seis números de telefone, um deles funcionando 24 horas, para atender os moradores: 99488.3169 (24h, apenas para saídas emergenciais) 99488.3167/98494.0311/ 98494.0307/ 99488.3165/ 994884367 – Horário comercial. Também é possível fazer contato pelo e-mail quarentenanoronha@gmail.com.

    CESTAS BÁSICAS – Em uma parceria entre a Administração e a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, estão sendo distribuídas 62 cestas básicas para as 31 famílias de Noronha que estão no Recife, sem condições de retornar ao arquipélago, por conta do decreto estadual que vetou o desembarque de qualquer pessoa no aeroporto Wilson Campos. Na ilha, continuam sendo entregues mais 525 cestas básicas de um total de 2 mil adquiridas pela Administração em parceria com o CEASA. Outras 525 cestas básicas já foram entregues à população, sob a coordenação da Assistência Social. Para receber o benefício é preciso se cadastrar pelos telefones: 99488.3167 / 99488.3169.

    VALE-GÁS – Cada família noronhense já começou a receber a quantia de R$ 200 por mês para comprar gás de cozinha, água mineral e outros itens, com exceção de bebidas alcoólicas, enquanto durar a pandemia. O benefício é concedido por meio de um aplicativo (app) de celular que permite que o usuário realize pagamentos pelo aparelho utilizando a tecnologia QR Code. O valor estará disponível todo dia 30 de cada mês e pode ser usado em todos os estabelecimentos credenciados.

    ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO – Nas próximas semanas será realizado um estudo epidemiológico para avaliar a circulação do vírus da Covid-19 em Fernando de Noronha. Serão testados em torno de 900 voluntários entre homens e mulheres, de diversas faixas etárias e de todas as regiões da ilha. Os participantes serão selecionados de forma aleatória. Os que aceitarem participar da pesquisa serão acompanhados durante um ano pela equipe de saúde e farão exames nesse período. O estudo fornecerá evidências para orientar ações de vigilância e controle da doença e também irá apoiar a tomada de decisão da Administração na retomada das atividades sociais e econômicas na ilha.

    HOSPITAL DE CAMPANHA – A Administração de Noronha, com o apoio da Secretaria de saúde do Estado, finalizou as instalações do hospital de campanha, montado como medida preventiva para o atendimento a pacientes com Covid-19 na Ilha. Uma área de 253 m² da Escola Arquipélago foi adaptada e hoje conta com 6 leitos e equipamentos de monitoramento, separados por divisórias com distanciamento suficiente para segurança de pacientes e profissionais de saúde. O local é climatizado e recebe iluminação natural. A nova unidade vai receber exclusivamente pacientes confirmados ou com suspeita de covid-19. Já estão em Noronha mais três médicos e um enfermeiro para reforçar o quadro da saúde na ilha. Ao todo serão contratados seis médicos, cinco enfermeiros e três técnicos de enfermagem.

    COMÉRCIO, PRAIAS E ESCOLAS – O decreto estadual 48.973 prorrogou para o dia 15/05 o fechamento dos estabelecimentos comerciais, funcionando apenas supermercados, mercadinhos, farmácias e lojas de materiais de construção. A proibição do acesso às praias também foi estendida pelo mesmo prazo. E fica prorrogada até o dia 31/05 a suspensão das aulas e atividades na Escola Arquipélago e no Centro Integrado de Educação Infantil Bem-Me-Quer.

    Assuntos: noronha, coronavirus, arquipelago, ilha
    Compartilhe: Link para o post:
  • Boletim Covid-19 - Comunicação SES-PE

    | Saúde

    Quinta-feira, 4 de junho

    A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta quinta-feira (04.06), 1.044 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados hoje, 243 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 801 como leves. Agora, Pernambuco totaliza 37.507 casos já confirmados, sendo 15.292 graves e 22.215 leves.

    Além disso, o boletim de hoje registra mais 1.425 pacientes recuperados do novo coronavírus em Pernambuco, totalizando 20.375 pessoas curadas da Covid-19 no Estado. Desse total, 5.473 são de casos graves e 14.902 casos leves.

    Até agora, os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 164 municípios pernambucanos (tabela 1), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

    Também foram confirmados laboratorialmente 122 óbitos (sendo 73 do sexo masculino e 49 do sexo feminino). Os novos óbitos confirmados são de pessoas residentes nos municípios de Recife (56), Jaboatão dos Guararapes (16), Cabo de Santo Agostinho (7), Gameleira (4), Goiana (3), Olinda (2), Abreu e Lima (2), Paulista (2), Camaragibe (2), Vitória de Santo Antão (2), Ipojuca (2), Araçoiaba (2), Ribeirão (2), Rio Formoso (2), São Bento do Una (2), São Lourenço da Mata (1), Igarassu (1), Timbaúba (1), Paudalho (1), Água Preta (1), Xexéu (1), Bonito (1), Cortês (1), Condado (1), Cumaru (1), Palmares (1), Sanharó (1), São Vicente Ferrer (1) e Serra Talhada (1), além de duas (2) mortes de pacientes de outros estados. Com isso, o Estado totaliza 3.134 mortes pela Covid- 19.

    As mortes ocorreram entre os dias 17.04 e 03.06 e os pacientes tinham idades entre 25 e 107 anos de idade, além de uma criança (sexo masculino) de 5 anos.  É importante ressaltar que o aumento no número de mortes no boletim de hoje está relacionado, mais uma vez, ao atraso na informação sobre a ocorrência dos óbitos pela rede hospitalar. 66,3% (81) das mortes relatadas ocorreram entre abril e 30 de maio e 33,7% (41) foram registradas nos últimos 4 dias.

    Dos 122 pacientes que vieram a óbito, 90 apresentavam comorbidades confirmadas: hipertensão (61), diabetes (33), doença cardiovascular (17), tabagismo/histórico de tabagismo (10), câncer (7), histórico de AVC (4), doença pulmonar (4), doença renal (4), obesidade (4), doença de Alzheimer (3), doença de Parkinson (3), etilismo/histórico de etilismo (3), doença respiratória (2), esquizofrenia (1) e doença hepática (1). Dezoito não apresentavam comorbidades e os demais estão em investigação pelos municípios. As faixas etárias são: 0 a 9 (1), 20 a 29 (1), 30 a 39 (4), 40 a 49 (13), 50 a 59 (10), 60 a 69 (27), 70 a 79 (30), 80 ou mais (36).

    Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 10.856 casos foram confirmados e 11.779 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.

    Assuntos: ses, saude, covid19
    Compartilhe: Link para o post:
  • "A gente tem que se unir e se ajudar”, disse secretário do Trabalho estadual

    | Emprego

    Para Alberes Lopes, ouvir sugestões é uma prioridade para o Estado superar a crise e retomar emprego

    O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, realizou uma teleconferência, nesta quinta-feira (04), para discutir o cenário da pandemia sob o olhar dos trabalhadores pernambucanos, ouvindo suas demandas e preocupações. O encontro atendeu a uma das prioridades destacadas pelo Governo de Pernambuco, entre elas, a de acolher sugestões de entidades sindicais representativas para enfrentar a crise e encontrar saídas que possam gerar e manter os empregos.

    A reunião virtual contemplou parte do cronograma estabelecido no último dia 26 de maio pelo Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset), do qual Alberes Lopes é vice-presidente. "A gente sabe que é um momento muito difícil para o trabalhador e tem que se unir e se ajudar. O Governo do Estado quer ouvi-los e a gente tem que dar as mãos neste momento tão difícil", disse Alberes, na abertura da teleconferência. O encontro contou com a presença do deputado federal Carlos Veras, do presidente da CUT, Paulo Rocha, do presidente da Força Sindical, Rinaldo Júnior, e de outros representantes como Liana Araújo (Secretaria da Mulher Trabalhadora da CUT-PE), Gilson Gonzaga, Luís Lourenzon (Sindicato dos Petroleiros) e Admirson Medeiros Ferro, conhecido como Greg (dirigente nacional da CUT). Alberes já se reuniu com a Fecomércio e com categorias profissionais que procuraram a Seteq.

    A sala virtual ainda contou com a presença de todos os secretários executivos da pasta estadual: Adriana Queiroz, Álvaro Jordão e Eric Maciel, bem como do Coordenador Técnico do Fórum Estadual das Micro e Peq. Empresas de Pernambuco, Luís Gonzaga.

    Esta foi a primeira de outras teleconferências que devem realizadas de dois em dois meses pelo Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Renda (CETER) para construir saídas em conjunto com os trabalhadores. Segundo o secretário executivo Álvaro Jordão, que preside o CETER, a reunião virtual não se realizou antes porque o foco da pasta estadual estava voltado para manter as Agências do Trabalho abertas e, ao mesmo tempo, manter a segurança dos servidores. Álvaro ressaltou que, mesmo na pandemia, o governo estadual manteve o funcionamento de 22 das 29 agências - cujos servidores atenderam aos trabalhadores presencialmente desde o dia 14 de abril para que pudessem dar entrada no Seguro-Desemprego. Somente em maio, houve 11.318 atendimentos presenciais para beneficiar aqueles que não sabem usar aplicativos.

    O deputado federal Carlos Veras externou pontos que preocupam os trabalhadores e pediu apoio do governador Paulo Câmara na defesa das empresas estatais que, mesmo fragilizadas, estão dando suporte aos brasileiros e pernambucanos em meio à maior crise da História, como a Caixa Econômica. Veras também criticou a omissão do Governo Federal na injeção de recursos novos no País, o que prejudica as pequenas e médias empresas.

    O presidente da CUT, Paulo Rocha, externou receio com a biossegurança no transporte coletivo, com a pressão do mercado e do Governo Federal para que o Estado antecipe a abertura de algumas atividades econômicas e frisou que algumas indústrias estão descumprindo os protocolos recomendados para a volta ao trabalho. Já Rinaldo Júnior, da Força Sindical, mostrou-se preocupado com novas perdas de direitos dos trabalhadores e lembrou que, na década passada, houve um momento em que o País quase atingiu o pleno emprego e os trabalhadores não perderam direitos. Ele ainda solicitou suporte do governo estadual às pequenas empresas.

    O secretário Alberes Lopes ouviu algumas preocupações e respondeu que muitas foram contempladas no Plano de Convivência com a Covid-19 divulgado pelo governador Paulo Câmara na segunda-feira (1º de junho). Ele ainda explicou que o Governo do Estado, através da Agência de Empreendedorismo (AGE), mantém o programa de Crédito Popular para empreendedores e abriu crédito para algumas categorias que mais sofreram com a pandemia, como a de Salões de Beleza e de Odontologia. Segundo Alberes, a Seteq conseguiu o apoio do banco público da China para fornecer financiamento aos empreendedores estaduais, com juros de 0,25% ao ano e prazo de dois anos para começar a pagar, mas o Governo Federal ainda não deu o aval soberano, necessário para as operações serem realizadas.

    Alberes Lopes mencionou outras ações do Governo do Estado para dar proteção aos trabalhadores e frisou que os protocolos de biossegurança foram elaborados ouvindo as categorias, “principalmente as que vão estar de frente".

    Assuntos: seteq, capacitacao, covid 19, conferencia
    Compartilhe: Link para o post:
  • #111 || Pernambuco contra o novo coronavírus

    | Comunicação, Saúde

    Quarta, 03.06.2020

    LEITOS | O Governo de Pernambuco atingiu hoje (3) a marca de 1.539 leitos abertos para pacientes com a Covid-19. Do total de leitos criados, 684 são de UTI e 855 são de enfermaria. Os leitos estão distribuídos por 19 cidades, sendo 13 no interior. O secretário André Longo reafirmou que já é perceptível a diminuição da pressão sobre a rede de saúde, assim como a redução da lista de espera por vagas de UTI. Mas isso não nos permite relaxar - o isolamento social continua sendo de extrema importância! Esse decréscimo é resultado das ações de restrição social e do grande esforço de ampliação de leitos feito pelo Governo, que já é considerado o maior da história. Confira: https://bit.ly/2Mqy3jx.

    CORONAVÍRUS | A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta quarta (3), 955 novos casos de Covid-19 no Estado - são 36.463 no total. Entre aqueles confirmados hoje (3), 252 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 703 são casos leves. Do total de 36.463, 15.049 são graves e 21.414 leves. O boletim aponta mais 360 pessoas recuperadas da doença, totalizando 18.950 curas. Também foram computados 79 novos óbitos, ocorridos desde o dia 1° de junho. Com isso, o Estado soma 3.012 mortes pela Covid-19. Veja os detalhes: https://bit.ly/30hq6Wf.

    AGRICULTURA FAMILIAR | O governador Paulo Câmara sancionou hoje (3), a Lei que cria o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PEAAF). Com isso, pelo menos 30% dos recursos destinados à aquisição de alimentos pelo Estado serão utilizados na compra de produtos agropecuários, lácteos, extrativistas, beneficiados, in natura e resultantes da atividade pesqueira. Também está incluída na iniciativa a produção de agricultores familiares, pescadores artesanais, criadores de animais, povos indígenas, comunidades quilombolas e beneficiários da reforma agrária. Assim, o estado incentiva a inclusão social, a modernização da produção, o consumo de alimentos saudáveis e a geração de emprego e renda no campo. Saiba mais: https://bit.ly/3gNZim1.

    ÔNIBUS | A partir de amanhã (4), com a liberação da alça de acesso ao Viaduto Capitão Temudo, no bairro do Cabanga, pela CTTU/Recife, o trecho volta a receber a circulação dos ônibus 122 - Vila do IPSEP, 170 - Muribeca dos Guararapes (BACURAU) e 243 - Vila Dois Carneiros, sentido subúrbio/cidade. Já a linha 243 - Vila Dois Carneiros retoma o itinerário via Av. Agamenon Magalhães, cujo acesso se dá pelo trecho que terá a circulação reativada. Dúvidas, sugestões e reclamações: 0800 081 0158 ou WhatsApp 99488.3999, exclusivo para reclamações.

    ATENDE EM CASA | Nesta quinta-feira (4), o município de Ferreiros passa a ser contemplado pelo Atende em Casa, ferramenta que passa orientações para usuários que estejam apresentando sintomas gripais. Agora, já são 158 cidades pernambucanas contempladas com a iniciativa e mais de 8,7 milhões de pessoas beneficiadas - o que representa 91% da população total do Estado. O app já conta com mais de 75,7 mil usuários cadastrados.  Acesse em www.atendeemcasa.pe.gov.br ou baixe em sistema Android.

    CRÉDITO POPULAR | A Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) lança uma nova linha de crédito direcionada a salões de beleza, clínicas de estética e barbearias. No valor de até R$ 4 mil, o financiamento é válido tanto para pessoa física quanto para pessoa jurídica e pode ser usado para compra de materiais como barreiras de acrílico, álcool em gel, máscaras etc. O prazo de pagamento é de até 12 meses, com três meses de carência, totalizando 15 meses na operação. Outras informações: https://bit.ly/2Mo1UsS Informações: 0800 081 8081.

    FAKE NEWS | Antes de repassar alguma notícia, confirme em fontes oficiais! Confira boatos já desmentidos: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br.

    Medidas e decretos: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br /#medidas.

    Para denunciar descumprimento das medidas ligue 190.

    Assuntos: sei, boletim, covid19
    Compartilhe: Link para o post:
  • Guia orienta sobre análise de preços nas contratações da Covid-19

    | Economia, Administração

    guia

    A Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) lançou, esta semana, um novo material consultivo para os órgãos e entidades do Poder Executivo estadual relacionado ao combate ao novo coronavírus em Pernambuco. O “Guia de análise de preço nas contratações da Covid-19” traz um levantamento realizado com base em contratações realizadas pela administração pernambucana, por outros entes da federação e setor privado, incluindo as Organizações Sociais, sobre o preço de itens de saúde adquiridos neste período da pandemia. A intenção é facilitar um comparativo entre os custos das aquisições em diferentes locais, para que seja possível evitar compras emergenciais fora da margem de valores já praticados pelo mercado nacional.

    Estamos atravessando um momento sem precedentes, que modificou o rito de contratações na administração pública com o objetivo de promover uma atuação mais eficiente e célere do Estado nas diversas áreas envolvidas para o enfrentamento da pandemia. Dessa forma, o guia vem para auxiliar uma reavaliação desses processos, dando ao gestor mais segurança, já que a partir do conteúdo disponibilizado pela Controladoria ele vai poder identificar uma realidade mais fiel com o que está acontecendo nos demais estados”, explicou a secretária Érika Lacet.

    Elaborado pela Diretoria de Convênios e Regularidade (DCON/SCGE), o material apresenta orientações de acordo com o previsto na Lei Complementar Estadual nº 425, de 25 de março de 2020. “Fizemos um apanhado de todos os portais da transparência ou portais estaduais que começaram a divulgar seus preços de compras nessa atual disputa de mercados”, pontuou a diretora da DCON, Thaís Oliveira.

    O “Guia de análise de preço nas contratações da Covid-19” está disponível para consulta e download no site da SCGE, no endereço www.scge.pe.gov.br.

    HISTÓRICO - No mês de maio, a Diretoria de Auditoria da SCGE lançou o “Guia de orientações práticas nas contratações - Covid-19”. O material serve para direcionar, em caráter de consulta, sobre os eventuais procedimentos a serem observados no curso das compras e contratações emergenciais relacionadas à Covid-19, a partir da identificação dos riscos potencialmente envolvidos nessas aquisições.

    Assuntos: scge, guia, contratacoes, covid19
    Compartilhe: Link para o post:
  • Boletim Covid-19 - Comunicação SES-PE - 03/06

    | Saúde
    Quarta-feira, 3 de junho

    A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta quarta-feira (03.06), 955 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados hoje, 252 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 703 como leves. Agora, Pernambuco totaliza 36.463 casos já confirmados, sendo 15.049 graves e 21.414 leves. 

    Além disso, o boletim de hoje registra mais 360 pacientes recuperados do novo coronavírus em Pernambuco, totalizando 18.950 pessoas curadas da Covid-19 no Estado. Desse total, 5.076 são de casos graves e 13.874 casos leves.

    Até agora, os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 164 municípios pernambucanos (tabela 1), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.

    Também foram confirmados laboratorialmente 79 óbitos (sendo 42 do sexo masculino e 37 do sexo feminino). Os novos óbitos confirmados são de pessoas residentes nos municípios de Recife (23), Jaboatão dos Guararapes (11), Abreu e Lima (4), Igarassu (4), Olinda (4), Cabo de Santo Agostinho (2), Caruaru (2), Escada (2), Feira Nova (2), Ipojuca (2), Paulista (2), Petrolina (2), Ribeirão (2), Águas Belas (1), Altinho (1), Arcoverde (1), Camaragibe (1),  Goiana (1), Jataúba (1), Joaquim Nabuco (1), Limoeiro (1), Nazaré da Mata (1), Palmares (1), São Bento do Una (1), São Lourenço da Mata (1), Sirinhaém (1), Timbaúba (1), Vitória de Santo Antão (1), Xexéu (1), além de uma (1) morte de paciente de outro estado. Com isso, o Estado totaliza 3.012 mortes pela Covid- 19.

    As mortes ocorreram entre os dias 1º/05 e 02/06 e os pacientes tinham idades entre 24 e 95 anos de idade. Dos 79 pacientes que vieram a óbito, 52 apresentavam comorbidades confirmadas: hipertensão (35), diabetes (22), histórico de AVC (15), doença cardiovascular (11), doença renal (9), tabagismo/histórico de tabagismo (7), doença pulmonar (4), obesidade (3), doença neurológica (3), etilismo/histórico de etilismo (2), HIV/Aids (2), doença respiratória (2), dislipidemia (1), doença vascular (1), distúrbio psiquiátrico (1), câncer (1) e aneurisma (1). Dois não apresentavam comorbidades e os demais estão em investigação pelos municípios. As faixas etárias são: 20 a 29 (1), 30 a 39 (2), 40 a 49 (2), 50 a 59 (13), 60 a 69 (17), 70 a 79 (22), 80 ou mais (22).

    Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 10.368 casos foram confirmados e 11.031 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.

    LEITOS - O Governo de Pernambuco atingiu, nesta quarta-feira (03.06), a marca de 1.539 leitos abertos para pacientes com a Covid-19. Do total de leitos criados, 684 são de Terapia Intensiva (UTI) e 855 são de enfermaria. Os leitos estão distribuídos por 19 cidades, sendo 13 no interior do Estado. 

    Em coletiva de imprensa online, na tarde de hoje, o secretário estadual de Saúde, André Longo, reafirmou que já é perceptível o decréscimo da pressão sobre a rede de Saúde, 
    inclusive com a diminuição da lista de pacientes que aguardam vaga de terapia intensiva. “Além do sucesso das ações de restrição social, como a quarentena mais rígida, a grande ampliação de leitos pelo Governo de Pernambuco, o maior esforço de abertura de vagas da nossa história, foi crucial para conseguirmos atingir esta situação e para que seja possível planejar um retorno das atividades econômicas. Mas isso não nos permite relaxar. Continuamos trabalhando diuturnamente e ainda temos o compromisso de avançar no processo de ampliação de leitos para garantir a assistência aos pernambucanos”, destacou.

    Os esforços do Estado já garantiram a abertura de 1.118 leitos (545 de terapia intensiva) na Região Metropolitana do Recife e 421 vagas dedicadas exclusivamente a pacientes com a Covid-19 em cidades polo do interior, sendo 139 de UTIs e 282 de enfermaria, englobando todas as macrorregiões de Saúde do Estado.  Na RMR, os leitos estão distribuídos pela capital, Olinda, Paulista, Jaboatão, Cabo de Santo Agostinho e Moreno.

    Na II macrorregional de Saúde, que engloba municípios do Agreste pernambucano, há 142 leitos, sendo 68 de UTI e 74 de enfermaria nos hospitais Mestre Vitalino (Caruaru), Regional do Agreste (Caruaru), Dom Moura e UPAE Garanhuns. Já na III macrorregião, há 33 leitos, sendo 8 de UTI, nos hospitais Rui de Barros Correia (Arcoverde), Emília Câmara e Hospam (Serra Talhada). 

    Na IV macrorregional, os leitos estão distribuídos pelos hospitais Inácio de Sá (Salgueiro), Santa Maria (Araripina), Neurocardio (Petrolina), Dom Malan (Petrolina), além da UPAE de Petrolina e o Hospital Regional de Ouricuri, totalizando 114 leitos (20 de UTI). Além disso, ainda há vagas nas cidades de Palmares (50, sendo 20 de UTI), Limoeiro (30, sendo 20 de UTI), Vitória de Santo Antão (10) e Goiana (68, sendo 6 de UTI). 

    Nesta rede de Saúde voltada para a Covid-19, destaque para os hospitais Agamenon Magalhães e de Referência Covid-19 - Unidade Boa Viagem (antigo Alfa), que possuem o maior número de vagas de UTI, com 60 leitos cada um. O Agamenon Magalhães conta ainda com 30 vagas para admissão e estabilização de pacientes, e o Hospital de Referência Covid-19 Boa Viagem ainda possui outros 120 leitos de enfermaria, totalizando 180. 

    Além disso, o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, referência em doenças infectocontagiosas, implantou 176 leitos dedicados à doença, sendo 45 de UTI; o Hospital Dom Hélder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, tem 40 vagas de Terapia Intensiva; e o Hospital de Referência Covid-19 unidade Olinda (maternidade Brites de Albuquerque) tem 52 leitos, sendo 30 de UTI. Já no interior, o Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru, já conta com 65 leitos para o tratamento da doença, sendo 40 de UTI. A unidade ainda vai ampliar a capacidade de atendimento, nos próximos dias, com a inauguração do hospital de Campanha, que está sendo levantado no terreno do serviço de saúde.

    ATENDE EM CASA - Os 12.123 habitantes de municípios de Ferreiros, na Zona da Mata Norte do Estado e pertencente à XII Gerência Regional de Saúde (Geres), passarão a ser assistidos, nesta quinta-feira (04.06) pelo Atende em Casa, ferramenta que passa orientações para usuários que estejam apresentando sintomas gripais. Agora, já são 158 cidades pernambucanas contempladas com a iniciativa e mais de 8,7 milhões de pessoas beneficiadas - o que representa 91% da população total do Estado. 

    A I (20 municípios), V (21), VI (13), X (12), VIII (7), IX (11) e XI (10) Geres já são atendidas em sua totalidade pela tecnologia, uma parceria entre o Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife.

    O Atende em Casa passa orientações para a população com sintomas gripais que busca o serviço on-line, seja para manter o isolamento domiciliar ou, após uma teleorientação feita por profissional de saúde, fazer a busca qualificada por um serviço de saúde mais próximo da sua casa. A ferramenta já conta com mais de 75,7 mil usuários cadastrados. Ao todo, após teleorientação, mais de 8,9 mil pessoas foram orientadas a procurar uma unidade de saúde e mais de 15,4 mil a permanecer em isolamento domiciliar.

    O aplicativo, disponível pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br e para smartphones com sistema Android, permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos façam videochamadas e orientações aos usuários. Mais de 100 profissionais de saúde foram treinados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), responsável por coordenar os atendimentos fora do Recife, para atuação no Atende em Casa, reforçando as escalas de plantão. Os profissionais recebem orientações quanto ao uso do aplicativo, protocolos clínicos da Covid-19 e fluxo de atendimento nas unidades de saúde.
    Assuntos: ses, coronavirus, covid19
    Compartilhe: Link para o post: