meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Quilombolas vão ganhar cozinha comunitária, com apoio da SDSCJ

    Comunidade Quilombola

    Equipamento vai fornecer alimentação aos alunos da Escola Municipal Quilombola ​de Bom Conselho​ 
     
    Técnicos da Superintendência das Ações de Segurança Alimentar e Nutricional, sob a gestão de Mariana Suassuna, visitaram Comunidade Quilombola de Angico, no município de Bom Conselho, no Agreste pernambucano (a 282 km do Recife). No local, seguindo as diretrizes do Governo Paulo Câmara, está sendo implantada uma Cozinha Comunitária, que vai fornecer alimentação à Escola Municipal Quilombola, que atende 300 alunos do ensino fundamental e 100 do EJA (programa de Educação de Jovens e Adultos).

    "Foi grande a emoção que tivemos ao visitar a Comunidade Quilombola de Angico, em Bom Conselho, onde estamos implantando a Cozinha Comunitária. Nossa alegria foi ainda maior porque percebemos a parceria com a Prefeitura na gestão desse equipamento", afirmou Mariana Suassuna.
    A Superintendência das Ações de Segurança Alimentar e Nutricional, sob a gestão de Mariana Suassuna, é vinculada à Secretaria Executiva de Assistência Social, dirigida por Socorro Araújo, que integra a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob o comando de Roberto Franca.

    Cidades: Bom Conselho
    Assuntos: sdscj, cozinha comunitaria, comunidade quilombola
    Compartilhe: Link para o post:
  • ​Goiana vai receber Formação Sobre Medidas Socioeducativas

    Estarão presentes representantes de 13 municípios pernambucanos
     
    A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão de Roberto Franca, vai realizar, nos dias 24/08 e 25/08, no município de Goiana, a Formação Sobre Medidas Socioeducativas para técnicos e gestores.
     
    Serão abordados temas como: Panorama sobre o cenário do atendimento Socioeducativo no Estado de Pernambuco; Marco regulatório do Sistema Socioeducativo; Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA; Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE; Legislação pertinente à Assistência Social; Plano Individual de Atendimento – PIA; Metodologia do Trabalho na execução das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.
     
    O evento, que segue as diretrizes do Governo Paulo Câmara, é coordenado pela Executiva do Sistema Socioeducativo e Fortalecimento dos Conselhos, dirigida por Suelly Cysneiros.
    Estarão presentes representantes de 13 municípios: Macaparana, Timbaúba, Nazaré da Mata, Carpina, Aliança, Goiana, Itambé, Lagoa de Itaenga, Paudalho, Glória de Goitá, Lagoa do Carro, Condado, Chã de Alegria. Farão parte dos trabalhos: secretários da assistência social, representantes do judiciário, técnicos e coordenadores dos serviços de execução de medidas socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade, orientadores, educadores sociais.
    Cidades: Goiana
    Assuntos: sdscj, eca, sinase, medidas socioeducativas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Turismo de Pernambuco promove ações durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

    SNPD

    Atividades de lazer e de inclusão estão na programação

    Entres os dias 21 e 28 de agosto é comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência e a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, por meio da Empetur, preparou uma semana repleta de ações. A intenção é buscar cada vez mais a inserção desse público na sociedade, através de atividades educacionais, de lazer e informativas.

    Na terça-feira (22), o projeto Horizonte Profissional será apresentado para alunos e professores da Escola Estadual Polivalente Compositor Antônio Maria, em Olinda. Todos, incluindo alunos com mobilidade reduzida e baixa visão, poderão conhecer os projetos “Praia Sem Barreiras” e o “Vem Ser Acessível”, promovidos pela Empetur, que promovem o banho de mar assistido para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e atualmente funciona em cinco praias: Boa Viagem, no Recife; Candeias, em Jaboatão do Guararapes; Porto de Galinhas, em Ipojuca; Sueste, em Fernando de Noronha e Praia de Tamandaré, em Tamandaré.

    Já na quarta-feira (23), cerca de 15 usuários de cadeiras de rodas terão a oportunidade de participar de um passeio de Catamaran pelo Rio Capibaribe e pontes do Recife. Os interessados podem se inscrever através do telefone 3182-8174, das 8h as 12h e das 14 as 17h.

    Na quinta-feira (24), será a vez do lazer. O Instituto dos Cegos e o Centro de Apoio ao Surdo de Pernambuco participarão da edição do projeto Horizonte Cultural, no museu Cais do Sertão. Na ocasião, as pessoas cegas e surdas visitarão o equipamento e contarão com áudio descrição e intérprete de libras. À noite, cerca de 70 pessoas com deficiência assistirão ao show do cantor Milton Nascimento no Teatro Guararapes, gratuitamente. A ação também faz parte do Projeto Horizonte Cultural.

    “Estamos promovendo ações durante a Semana Nacional de Pessoa com Deficiência pois temos um compromisso com a causa, tanto para quem vista o Estado, quanto para quem vive nele. As atividades proporcionam às pessoas com deficiência opções de lazer e de informação, integrando-as e promovendo a inclusão na sociedade”, afirma o Secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carrerras.

    No sábado (26), a programação continua com apresentações culturais, a exemplo da Banda Segnus, além de Show de Talentos com dança e manifestações culturais como o forró, frevo e samba. As atividades serão realizadas por pessoas com algum tipo de deficiência no Aeroporto Internacional do Recife.

    Durante a semana, também serão anunciadas as inscrições para a o novo curso de Recepcionista de Eventos para pessoas com Síndrome de Down, desta vez em Petrolina, no Sertão pernambucano. Serão oferecidas 20 vagas na turma. As inscrições e as aulas estão programadas para o próximo mês de setembro. “Devido ao sucesso que foi o Curso de Recepcionista de Eventos para pessoas com Síndrome de Down no Recife, resolvemos expandir para outros destinos turísticos. Com isso, começamos a disseminar a questão da inclusão social em Pernambuco”, cometa Carreras.

    O já consagrado Domingo na Arena, programação do fim de semana da Arena de Pernambuco, também entrará no circuito das ações da Semana da Pessoa com Deficiência. No domingo (20), o projeto receberá um estande da Empetur para entrega de folheteria dos projetos “Vem ser Acessível” e “Praia Sem Barreiras”. O estande estará montado com uma das cadeiras anfíbias utilizadas no banho assistido e a esteira de acesso ao mar. Além do espaço, a Arena de Pernambuco será palco de uma apresentação cultural das mães e filhos da Aliança de Mães e Famílias Raras (AMAR). Durante a edição especial do Domingo na Arena, o tour para conhecer o equipamento será gratuito para as pessoas com deficiência.

    Ainda no domingo (20), durante a edição do “Recife Antigo de Coração”, no Bairro do Recife Antigo, a Empetur montará um estande nos mesmos moldes do que estará na Arena de Pernambuco para entrega de folheteria dos projetos “Vem ser Acessível” e do “Praia Sem Barreiras”.

    Assuntos: seturel, semana nacional da pessoa com deficiencia,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambucanos agora terão mais facilidade em viajar para China e EUA

    | Turismo

    A Azul – que conta com um hub instalado no Aeroporto do Recife – fechou acordos com as companhias Beijing Capital Airlines e JetBlue Airways para facilitar viagens para Pequim, Boston e Nova Iorque

    Pernambuco está voando cada vez mais alto e ampliando a conectividade aérea externa. Agora vai ficar mais fácil para os pernambucanos viajarem para Pequim, Boston e Nova Iorque, além de outros destinos nos EUA. Tudo isso porque a Azul, que tem o seu hub instalado no Aeroporto do Recife, fechou acordos com outras companhias aéreas para facilitar viagens internacionais, tornando-as mais rápidas e cômodas. “Pernambuco está voando cada vez mais alto. O hub da Azul instalado no Aeroporto no Recife e a nossa política de crescimento na malha aérea permitem uma conectividade jamais vista na história da aviação de Pernambuco. Além dos 11 voos diretos, ficará mais rápido e fácil viajar para a China e os EUA”, afirma o Secretário de Turismo do Estado, Felipe Carreras.

    Um dos acordos firmados pela Azul foi de compartilhamento de voos, o chamado codeshare, com a JetBlue Airways. A companhia brasileira colocará seu código (AD) em diversos voos operados pelas duas empresas, o que garante ainda melhores conexões para destinos dos EUA por meio dos aeroportos de Fort Lauderdale/Miami e Orlando, para os quais a Azul opera voos diários partindo de Recife para Orlando.  Tudo isso com apenas uma rápida parada nos aeroportos da Flórida.

    Será um serviço unificado de reservas e emissão de bilhetes ao comprar passagens para os destinos em codeshare, o que inclui, entre outras vantagens, despacho de bagagem até o destino final e conexões mais rápidas. Para se ter ideia da conectividade área, a JetBlue conta com aproximadamente 1.000 voos diários para 101 cidades nos Estados Unidos, Caribe e América Latina. “A Azul e JetBlue estão entre as 5 melhores companhias aéreas do mundo segundo a TripAdvisor. Além das melhores conexões, nossos clientes também terão a melhor experiência de voo em ambas as empresa”, comenta Marcelo Bento, diretor de Alianças e Distribuição da Azul.

    A outra parceria da Azul foi  de um acordo de interline com a Beijing Capital Airlines, em que agora ficará mais fácil para o pernambucano também aportar na China. A Azul e Beijing passam a comercializar passagens de maneira conjunta para voos entre os países, com apenas uma conexão em Lisboa. Juntas, as duas companhias ofertarão três voos semanais para os principais destinos no Brasil e na China. Os hubs da empresa chinesa localizam-se  em Hangzhou e Pequim, de onde partem voos para mais de 25 destinos. Além disso, as empresas aguardam aprovação do acordo de compartilhamento de códigos de voos (codeshare), que passa por análise das autoridades brasileira e chinesa e deverá entrar em vigor em breve.

    VOOS DIRETOS – Ao todo, Pernambuco conta com 11 voos internacionais saindo direto do Aeroporto do Recife, o que representa a maior conquista de voo internacionais na história da aviação de Pernambuco. O Estado está conectado aos seguintes destinos: Lisboa (TAP), Montevidéu (GOL), Buenos Aires (LATAM e GOL), Cabo Verde (TACV), Frankfurt (Condor), Cidade do Panamá (Copa Airlines), Miami (Latam), Milão (Meridiana), Orlando (Azul) e Munique (Condor).

    Sobre a AzulA Azul S.A. (B3: AZUL4, NYSE: AZUL) é a companhia aérea com o maior número de destinos servidos no país. A empresa detém uma frota de 123 aeronaves, mais de 10.000 funcionários, 784 voos diários e mais de 100 destinos servidos. A qualidade de seus serviços já foi atestada por inúmeros prêmios, nacionais e internacionais. Foi reconhecida como a empresa aérea mais pontual da América do Sul pela Official Airline Guide (OAG) e terceira melhor empresa aérea do mundo pela TripAdvisor em 2017. Foi eleita pela sexta vez consecutiva pela Skytrax World Airline Awards como “Melhor companhia aérea low-cost da América do Sul”, e, pela primeira vez, como melhor equipe de atendimento ao Cliente da América do Sul. A Azul também foi considerada a melhor liderança regional em 2016 pela Flight Airline Business, como parte de seus Airline Strategy Awards.

    Sobre a JetBlue Airways - A JetBlue, baseada em Nova Iorque, é líder em operações nas cidades de Boston, Fort Lauderdale-Hollywood, Los Angeles, Orlando e San Juan. A empresa transporta 38 milhões de clientes todos os anos para 101 cidades nos EUA, Caribe e América Latina, além de operar cerca de 1.000 voos por dia.

    Sobre a Beijing Capital Airlines Co.,Ltd.A Beijing Capital Airlines foi criada em 2010 e, com a forte rede de recursos de turismo do Grupo HNA e BTG, expandiu sua influência com sucesso. Com o objetivo de se tornar uma das principais companhias aéreas internacionais, a Beijing Capital Airlines se aproximou ativamente dos destinos internacionais e lançou um total de 47 rotas internacionais até agora, além de desenvolver serviços diretos que permitem aos viajantes voar e explorar o mundo.

    Cidades: Recife
    Assuntos: voos internacionais, hub, azul, seturel
    Compartilhe: Link para o post:
  • Compesa retoma ações do Sistema Pirangí

    A Compesa vai iniciar a recuperação da Estação Elevatória 1 do Sistema Pirangi (sistema de bombeamento) que parou de funcionar desde junho, após as enchentes em Catende. O anúncio foi feito pelo presidente da Compesa, Roberto Tavares, durante visita hoje (17), aos município de Palmares e Catende, na Mata Sul, acompanhado do diretor de Articulação e Meio Ambiente da companhia, Aldo Santos. Segundo Tavares, a companhia não podia iniciar os serviços de manutenção devido a necessidade das vistorias por parte do seguro. “Com essa pendência resolvida, vamos agilizar as intervenções para o restabelecimento da operação dessa estação elevatória e assim ampliar a nossa capacidade de bombeamento para cinco cidades do Agreste: Caruaru, Agrestina, Altinho, Ibirajuba e Cachoeirinha, já beneficiadas pela construção do sistema, um investimento de R$ 60 milhões. As águas do rio Pirangi são transportadas por meio de uma adutora de  27 quilômetros de extensão para se interligar ao Sistema Prata, em Bonito, para distribuição nessas cidades.

    O presidente da Compesa também aproveitou para vistoriar as obras de ampliação da capacidade de produção do Sistema Prata-Pirangi, um investimento de R$ 2,6 milhões, autorizado pelo governador Paulo Câmara para ampliar de 600 para 900 litros de água por segundo a vazão desse sistema. “As  ações estão a todo vapor e a nossa expectativa que as cidades atendidas por esse novo sistema recebam significativas melhorias na distribuição de água”, antecipa Tavares. Ele revelou ainda que  o empreendimento irá permitir que Toritama seja a primeira cidade de Pernambuco a receber água de Pirangi pelos trechos finalizados da Adutora do Agreste, e em seguida, Santa Cruz do Capibaribe, dois municípios ainda castigados pelos efeitos de sete anos consecutivos de seca no Agreste Setentrional. Até o final do ano, mais  quatro  municípios também  serão beneficiados: Riacho das Almas, Cumaru, Passira e Salgadinho. “Estamos atuando em ritmo acelerado, conforme desejo do governador Paulo, para que as águas do Pirangí alcancem mais pernambucanos já no final de setembro. Essa obra irá garantir a preservação da Barragem do Prata  durante todos os meses do ano”, finalizou.

    Cidades: Catende, Palmares
    Assuntos: compesa, sistema pirangi
    Compartilhe: Link para o post:
  • Semana da Pessoa com Deficiência será aberta no próximo dia 21/08

    Cartaz Horizantal

    O evento tem o apoio do Governo Paulo Câmara, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude
     
    A Semana Estadual da Pessoa com Deficiência será aberta na próxima segunda feira, 21/08, na Praça da Bandeira, no município de Moreno, a 23 km do Recife. Serão realizadas diversas ações, como balcão de serviços e informações, além de atividades de conscientização dos moradores em relação aos direitos das pessoas com deficiência. A programação em Moreno começa às 9h e termina às 15h. 

    A programação terá continuidade no dia 23/08, quando será realizado o Encontro com entidades voltadas a pessoas com deficiência para elaboração de projetos e captação de recursos. Será na sede da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, s/n - Santo Amaro, Recife - PE, 50030-230/ ao lado do Centro da Juventude), a partir das 10h.

    No dia 24/08, no Auditório da Amupe - Recife, vai acontecer, a partir das 14h, o Seminário sobre Acessibilidade com Secretários e Gestores Municipais. Haverá apresentação de normas e legislação sobre acessibilidade, e palestra com o tema “Acessibilidade para todos: a cidade que precisamos”.Já no dia 26/08, será realizada no Cinema São Luiz – Centro do Recife, 14h às 17h, Mostra de Cinema Acessível.
     
    A programação se encerra no dia 28/08, com o lançamento da Portaria Conjunta SDSCJ e SECULT, que normatiza a contratação de artistas com deficiência para eventos públicos e privados. Será no Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiro Militar – Recife, a partir das 14h.

    A Semana Estadual da Pessoa com Deficiência tem o apoio do Governo Paulo Câmara, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, sob a gestão de Roberto Franca, e da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), vinculada à SDSCJ e dirigida por Edimilson Silva. A SEAD integra a Secretaria Executiva de Segmentos Sociais (SESES), sob o comando de Sérgio Moura. A realização é da Prefeitura Municipal de Moreno.
    Cidades: Moreno, Recife
    Assuntos: sdscj, secult, sead, seses, cidadania, pessoa com deficiencia
    Compartilhe: Link para o post:
  • ​Oficina de encadernação apresenta mundo novo aos adolescentes do Case Cabo

    | Direitos Humanos
    Case Cabo
    Atividade tem o potencial de despertar o interesse dos alunos em seguir a profissão de restaurador em museus e bibliotecas
     

    Adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho aprendem a fazer encadernação de cadernetas e cadernos de capa dura. Oficina é ministrada pela assistente social da unidade, Tatiana Tavares, e é dividida em quatro módulos, com duração total de 32 horas/aula. A oportunidade apresenta um mundo novo aos socioeducandos e tem o potencial de gerar renda e também de despertar neles o interesse em seguir a profissão de restaurador em museus e bibliotecas.

    Os socioeducandos da unidade têm à disposição todo o material para a confecção das peças elaboradas manualmente. Eles utilizam desde ferramentas de uso permanente de encadernação, como dobradura e gabaritos, como materiais mais simples, como estilete, agulhas, régua, tinta e pincel. Para a decoração, usam botões, fitas e elásticos, e é aí que a criatividade de cada um entra em ação.

    Na oficina, são utilizadas técnicas de encadernação manuais artísticas, onde os alunos aprendem a fazer laminação de tecido (que servem para a capa dos cadernos e agendas), corte econômico de papéis, acabamento e criação de capas. No fim do primeiro módulo, eles produzem uma caderneta com capa inflexível em papel A6. Nos módulos seguintes, são confeccionados cadernos de capa dura, com capa de tecido em papel A5, com distinções nas técnicas de costura.

    Segundo Tatiana Tavares, essa é uma atividade simples, mas que tem o potencial despertar neles outros caminhos, como o de restaurador. “Tentamos mostrar uma nova opção de trabalho. Explico a parte teórica e eles se interessando, podem fazer um curso de restauradores, podendo trabalhar em bibliotecas e museus. O curso de encadernação pode ajudar nisso, já que eles vão lidar com o mesmo tipo de material, a princípio”, explica. 

    Para a Gerente do Case Cabo de Santo Agostinho, Tatiane Moraes, a oficina vem correspondendo às expectativas. “A atividade pode render no futuro um trabalho de forma autônoma, já que ela pode ser feita na própria casa dos alunos, além de facilitar a interação enquanto estão aqui dentro da unidade”, pontua. Além dessa atividade, o Case Cabo realiza cursos de robótica, informática, manutenção de micro, capoeira e música, além de educação física.​
     
    Cidades: Cabo de Santo Agostinho
    Assuntos: case, cabo de santo agostinho, oficina, encadernacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • ​​ ​Funase e CIEE convidam voluntários para trabalharem junto aos socioeducandos

    | Direitos Humanos

    Arte_voluntários

    Não há exigências relativas à formação e aos estudantes essa prática também pode trazer retornos acadêmicos

    Ser voluntário é um ato de amor. Esta corrente do bem ajuda os beneficiados no resgate da autoestima e da autoconfiança. Em contrapartida, os voluntários também aprendem com essa experiência e evoluem como ser humano. Acreditando no poder que esse movimento tem na vida das pessoas, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) convidam todos os interessados a trabalhar junto aos jovens e adolescentes atendidos pela instituição.

    Adolescentes das Casas de Semiliberdade da Região Metropolitana do Recife participam do curso de Iniciação à Informática. Se você tem disponibilidade e conhecimento básico nessa área e quer contribuir para as políticas de inclusão social da Funase, fazendo a diferença na vida dos adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa, será mais do que bem vindo.

    O curso tem duração de 16 horas e possibilita conhecimento sobre as ferramentas básicas da informática, entre elas as mais utilizadas no âmbito empresarial e corporativo. São abordados temas como Hardware, Software e Windows 7, além de ferramentas básicas do Office (Word, PowerPoint e Excel), Internet (browsers, navegação, pesquisas e tipos de vírus), criação de e-mail, comandos enviar, receber, encaminhar e anexar arquivos. As aulas acontecem na Biblioteca Pública Estadual (BPE), ministradas pelos voluntários do CIEE, graças a um termo de cooperação firmado pelas três instituições.

    “Por meio desse trabalho conseguimos mudar a realidade de vida desses adolescentes. O contato com conteúdos de formação e de preparação para o mundo do trabalho faz com que esses jovens, em situação de vulnerabilidade, comecem a despertar para as possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Para isso temos o apoio grandioso dos nossos voluntários”, disse a coordenadora de Programas Sociais e Pedagógicos do CIEE, Telma Muniz.

    Atualmente o CIEE conta com colaboração de 30 voluntários. Há dois anos fazendo parte desse grupo, a aposentada Maria Aldenoura iniciou há pouco o trabalho junto aos adolescentes da Funase, ministrando palestras voltadas à preparação deles na busca por oportunidades no mercado de trabalho. “Tenho fé no que a educação pode fazer pelas pessoas. Se podemos ajudar nessa qualificação daqueles que não teriam acesso a esse tipo de capacitação, já estaremos ajudando na mudança de vida desses jovens. De alguma forma, sempre podemos plantar sementes”, destacou.

    Para se tornar um voluntário não há exigências relativas à formação. Aos estudantes essa prática também pode trazer retornos acadêmicos através da comprovação oficial da atividade desenvolvida. “Muitas pessoas não fazem ideia de como podem ajudar, sobretudo, não fazem ideia de como podem ser ajudadas. O trabalho voluntário abre um circuito de reciprocidade imensurável”, destaca o responsável pelo Eixo Profissionalização, Normando de Albuquerque. Desta forma, os interessados em fazer parte desse grupo podem entrar em contato com a Funase pelo 3184-5449 ou pelo profissionalizacao@funase.pe.gov.br.​

    Cidades: Recife
    Assuntos: funase, ciee, voluntarios, reeducandos, curso
    Compartilhe: Link para o post:
  • Paulo Câmara: "É uma tradição de Pernambuco reverenciar os seus patrimônios vivos"

    | Cultura
    Dia nacional do patrimônio histórico
    Governador prestigiou, na manhã desta quinta-feira, no Teatro de Santa Isabel, evento que integra  a Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco
     
    O governador Paulo Câmara diplomou, ao lado da primeira-dama Ana Luiza, seis novos artistas que, a partir de agora, passarão a integrar a galeria de Patrimônios Vivos de Pernambuco. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (17.08), no Teatro de Santa Isabel, na mesma data em que se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. Na ocasião, o gestor enalteceu a importância dos diplomados como agentes preservadores e multiplicadores das expressões culturais do Estado.
     
    "É uma tradição de Pernambuco reverenciar os seus patrimônios vivos. A gente fica feliz de estar preservando as raízes culturais, buscando políticas inclusivas. Hoje é um dia para nós homenagearmos esses patrimônios, mas, acima de tudo, para refletirmos. Pernambuco ainda tem muito a avançar, temos uma cultura muito rica que precisa ser tão bem divulgada, tão bem difundida e apropriada pelos pernambucanos. O que nós queremos com movimentos como esse é fazer com que essa mensagem chegue a todos os pernambucanos, para que eles saibam que têm um Estado rico, com artistas maravilhosos que têm muito a contribuir ainda com a nossa cultura", ressaltou o governador.
     
    Paulo Câmara ainda aproveitou o momento para enaltecer o trabalho integrado que é realizado em parceria com os conselhos culturais e os artistas. "Fico muito satisfeito e determinado de trabalhar por Pernambuco sabendo que vamos continuar a ter uma relação com a classe artística, com os movimentos culturais, de preservação do patrimônio histórico. Quero, mais uma vez, reafirmar o nosso compromisso de buscar alternativas, de estar sempre conversando com os conselheiros, com a sociedade civil, com os artistas, procurando valorizar a nossa cultura e o nosso povo. Temos que trabalhar com pés no chão, estar unidos e, acima de tudo, apostar no que vai dar certo, que é a educação e a valorização da cultura de quem faz cultura em Pernambuco", declarou.
     
    O secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja, apontou que as políticas públicas realizadas pelo Estado, em conjunto com os artistas e representantes das artes, são cruciais no processo de promoção de ações democráticas e inclusivas. "Investir em arte é uma forma de fazer com que a gente resista, avance e crie perspectivas para o futuro. Quando o governador Paulo Câmara, desde o dia 1º de janeiro de 2015, fez um diagnóstico preciso de que teríamos meses de grande dificuldade, nós mantivemos Pernambuco de pé também na cultura. Neste período, com toda dificuldade, aumentamos o investimento no Funcultura, criamos um Funcultura dedicado à música e implantamos os três conselhos de cultura, que hoje, ajudam a política pública de Pernambuco a ser democrática, inclusiva e pactuada. O Estado promove ações concretas, com uma política de desenvolvimento social que mantém a arte de pé. Avançamos para que tenhamos um povo mais feliz. Sem arte e sem cultura, isso não seria possível", frisou Granja.
     
    Neste ano, foram agraciados com o título: Maria dos Prazeres (parteira tradicional/Jaboatão dos Guararapes), Mestre Chocho (música, choro/Jaboatão dos Guararapes), André Madureira (dança, música, teatro/Recife), José Pimentel (artes cênicas/Recife), Reisado Inhanhum (reisado/Santa Maria da Boa Vista) e Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo (bacamarte, cultura popular/Cabo de Santo Agostinho). Eleitos pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CPPC), no último dia 13 de julho, os novos Patrimônios Vivos de Pernambuco já são fruto da atualização da Lei 12.196/2002 (Registro do Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco), que ampliou de três para seis os candidatos outorgados com o título.
     
    Agraciado com o título Patrimônio Vivo de Pernambuco, o ator José Pimentel agradeceu a homenagem, ressaltando que espera continuar o trabalho que vem fazendo de valorização da cultura pernambucana. "Vou continuar fazendo o que eu sei, cuidando do teatro e das artes no geral, com honestidade, com ética e com vontade de ensinar para os outros tudo aquilo que eu aprendi". Outro homenageado da manhã, o bacamarteiro Ivan Martins, que representou toda a Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo, destacou que reconhecimentos como esses são importantes para os artistas de Pernambuco. "Os bacamarteiros são um povo que remontam muitas festas e tradições. Hoje estamos recebendo esse reconhecimento, que é muito importante. É uma satisfação muito grande estar aqui, eu acho que em um momento como esse, o reconhecimento não fica apenas com a Sociedade dos bacamarteiros do Cabo, mas com toda a sociedade de bacamarteiros do Estado de Pernambuco".
     
    A solenidade também foi marcada pela entrega da 2ª edição do Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco. O título é um reconhecimento e também um incentivo à participação social na preservação dos bens e expressões culturais do Estado, sejam eles materiais ou imateriais. Foram agraciados com o prêmio os seguintes projetos: na categoria Formação, a ação "Método Oca - Oficina de Cinema de Animação"; na categoria Promoção e Difusão, a ação "Projeto Cultural Mapeamento de Bandas de Música de Pernambuco"; e na categoria Documentais e Memória Cultural, a ação "Oratorianos Conservação e Restauração da Coleção de Obras Raras São Felipe Neri da Faculdade de Direito do Recife". Os vencedores receberão um prêmio de incentivo no valor de R$ 20 mil.
     
    DIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO – Comemorado desde 1998, o Dia Nacional do Patrimônio Histórico é celebrado na mesma data em que nasceu o historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade (Belo Horizonte-MG, 1898-1969). Por meio da Lei nº 378, de 1937, o Governo Getúlio Vargas criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), onde o historiador trabalhou até o fim da vida.
    Cidades: Recife
    Assuntos: paulo camara, homenagens, patrimonio vivo,
    Compartilhe: Link para o post:
  • SES oferece teste rápido das hepatites B e C na Praça Oswaldo Cruz

    | Saúde
    hepatite
    Ação ocorre nesta sexta (18.08), a partir das 9h. Capacidade é para 100 atendimentos

    Para chamar atenção da população sobre o diagnóstico precoce das hepatites B e C, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) oferta, nesta sexta-feira (18.08), testes rápidos para detecção da enfermidade. A ação, a partir das 9h, ocorre em frente à Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, no Recife, no ônibus Prevenção para Tod@s. Ao todo, há capacidade para atender 100 pessoas. Ainda durante a mobilização, serão distribuídos material informativo e camisinhas. A hepatite é uma doença silenciosa que ocasiona inflamação no fígado e pode ser causada por vírus e pelo abuso de medicamentos, álcool e outras drogas. A enfermidade pode ser transmitida pelo contato com sangue contaminado ou sexo sem proteção.

    Em 2016, Pernambuco confirmou cerca de 160 casos de hepatite B e outros 160 de hepatite C. A hepatite B é o tipo mais comum, sendo 90% dos casos curáveis pelo próprio organismo. A principal forma de contágio é pela relação sexual sem preservativos, pelo sangue – compartilhamento de objetos perfurocortantes – ou é passada da mãe para o filho durante a gravidez (congênita).
     
    A hepatite B tem vacina disponível no calendário vacinal para toda a população. O esquema é feito em três doses: a segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira e, a terceira, seis meses após a primeira. Todo recém-nascido deve receber a primeira dose logo após o nascimento, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida. Se a gestante tiver hepatite B, o recém-nascido deverá receber, além da vacina, a imunoglobulina contra a hepatite B, nas primeiras 12 horas de vida, para evitar a transmissão de mãe para filho.
     
    Já a hepatite C é prioritariamente transmitida pelo contato com sangue contaminado, vias sexuais e transmissão vertical (da mãe para o bebê). Ainda não há vacina para essa patologia.
    Cidades: Recife
    Assuntos: ses, hepatites, testes rapidos, diagnostico, prevencao
    Compartilhe: Link para o post: