meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Coordenadores de programas de proteção da SEDH participam da “Caravana Acolher e Proteger”

    | Juventude, Direitos Humanos, Infância

    A formação que acontecerá de 22 a 25/05 tem base na Lei 13.431, de 4 de Abril de 2017, que rege a garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência.

     Coordenadores do Programa de Proteção a Criança e ao Adolescente Ameaçado de Morte (PPCAAM) e o do Núcleo de Acolhimento Provisório (NAP), vinculados a Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), participarão da “Caravana Acolher e Proteger”, promovida pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-PE), em parceria com a Escola de Conselhos de Pernambuco. Os encontros que acontecerão de 22 a 25/05, em Recife e nos municípios de Carpina, Caruaru e Arcoverde, têm a finalidade de capacitar, formar e debater sobre a Lei 13.431, de 4 de abril de 2017.

    Passando pela Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e por último Sertão, a Caravana direcionada para rede do município e regiões circunvizinhas, é formada por conselhos tutelares, Poder Judiciário, Ministério Público (MP), defensores públicos e representantes de secretarias de assistência social. A formação, com início previsto às 8h30, seguido do credenciamento, será dividida em duas mesas de diálogos, a primeira a partir das 9h30, sobre “Letalidade contra criança e adolescentes”,  já a segunda será às 14h, com o tem sobre “Lei 13.431/2017: Perspectivas”. Os horários seguem iguais para todas as cidades. Os interessados em participar deverão realizar a inscrição pelo site: https://goo.gl/forms/5PDW5Y9zWqHJrRQr1 .

    Para o coordenador do PPCAAM, Caco Araújo, a participação do programa na caravana é importante para que haja a aproximação com os conselheiros tutelares. “Tendo em vista que a principal porta de entrada das demandas acontece através dos conselhos, é essencial que a gente possa está lá nesses momentos e espaços dos próprios conselheiros, levar o programa, o funcionamento e, mais do que tudo, multiplicar nesses espaços e disseminar o sistema de proteção por todo o Estado”, explica.

    Datas e locais da Caravana:

    22/05: Recife: Auditório da Biblioteca Setorial da UFRPE (próximo ao CEGOE) – Rua Manuel de Medeiros, 36 - Dois Irmãos, Recife – CEP: 52171-011

    23/05: Carpina: Auditório da Prefeitura de Carpina – Praça São José 95 – São José, Carpina – CEP: 55815-040

    24/05: Caruaru: COMVIVA Caruaru – Rua Justino Francisco da Silva, 995 – Bairro Cedro – CEP: 55020- 608

    25/05: Arcoverde: Rua Anderson Henrique Cristiano, Bairro Por do Sol – Arcoverde

    Assuntos: sedh, ppcaam, cedca, caravana,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Expresso Empreendedor e Agência de Empreendedorismo oferecem palestras, orientações e oficinas gratuitas durante a semana

    | Emprego

    empreendedor

    Visando fortalecer ainda mais o empreendedorismo levando instrução para todos que desejam aprimorar ou até mesmo iniciar o seu próprio negócio, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq), através do Expresso Empreendedor e Agência de Empreendedorismo, oferece orientações, palestras e oficinas gratuitas entre os dias 21 e 25 de maio, em todas as unidades.

    Logo no início da semana, na segunda-feira (21), o público poderá comparecer à palestra sobre Educação Financeira dentro da programação da Semana do MEI, uma iniciativa do Sebrae-PE. O evento acontecerá em Jaboatão dos Guararapes, no Shopping Guararapes.

    Já terça-feira (22) acontece na Agência de Empreendedorismo a Oficina: Como se tornar MEI, com o intuito de indicar o caminho para quem busca a formalização e regularização do seu negócio, orientando e sinalizando sobre as obrigações e deveres de ser um Microempreendedor Individual. Além disso, serão abordados ao longo da semana temas como Mix Marketing, Linhas de crédito e Educação Previdenciária, tornando a programação muito especial.

    Confira a programação completa:

    Agência de Empreendedorismo:
    Dia 22/5 – Oficina: Como se tornar um MEI – das 9h às 11h.
    Dia 23/5 – Palestra: Linhas de Crédito – das 9h às 11h.
    Dia 24/5 – Palestra: Educação Previdenciária – das 9h às 11h.
    Dia 25/5 – Palestra: Mix do Marketing – das 8h às 12h.
    Atendimento ampliado para o mutirão das 8h às 17h 
    Rua da União, nº 293, Boa Vista. Telefone: (81) 3183-723

    Expresso Empreendedor Caruaru:
    Dia 23/5 – Palestra: Lei Geral do MEI - das 14h às 16h.
    Dia 24/5 – Orientação Contábil e Financeira - das 8h às 17h.
    Prédio da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC), Rua Armando da Fonte, 15, térreo, Maurício de Nassau. Telefone: 3725-7600. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

    Expresso Empreendedor Ipojuca:
    Dia 23/5 - Palestra: Lei Geral do MEI – das 9h às 11h
    Prédio da AGÊNCIAMAIS, Rua Mário da Costa Monteiro, 98, Centro de Ipojuca. Telefone: 3561-1946. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

    Expresso Empreendedor Petrolina:
    Dia 22/5 - Palestra: Lei Geral do MEI - das 9h às 11h.
    Prédio da Agência do Trabalho, Avenida Tancredo Neves, s/n. 1º Piso, Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. Telefone: 3866-9815. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

    Expresso Empreendedor Recife:
    Dia 21/5 - Orientações: Contábil e Financeira - das 8h às 13h.
    Dia 23/5 - Palestra: Lei Geral do MEI - das 9h às 11h.
    Prédio da Junta Comercial do Estado de Pernambuco (JUCEPE), Rua Imperial, 1600, São José, Recife. Telefone: 3182-2801. Horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

    Assuntos: sempetq, expresso empreendedor, governo de pernambuco, orientacao, palestras, oficinas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Socioeducandos do Case/Cenip Garanhuns participam de treinamento em pintura imobiliária

    | Direitos Humanos

    Curso foi oferecido por meio de parceria entre o Senar-PE e a Funase.

    Técnicas para aplicar massas e pintar paredes estiveram entre os conteúdos ministrados a oito jovens do Case/Cenip Garanhuns durante o curso de Pintor Imobiliário. A atividade é ofertada por meio de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). A turma é uma das 17 que serão criadas ao longo deste ano, como acertado em um termo de cooperação técnica entre as duas instituições, para oferecer cursos em unidades socioeducativas da Região Metropolitana e do Interior do Estado.

    O curso teve 40 horas/aula e foi bem recebido pelos socioeducandos. “No decorrer das aulas, foi identificado que alguns deles tinham uma aptidão para emassar e pintar paredes. É algo que eles vão levar para a vida deles. Quando esses cursos acontecem, a Funase está cumprindo o seu papel, que é o de reinserir esses jovens na sociedade”, avaliou o coordenador geral do Case/Cenip Garanhuns, Joaci Laurindo.

    Para o coordenador do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase, Normando Albuquerque, os cursos oferecidos por meio dessa parceria têm sido um sucesso. “Esse é o quarto treinamento realizado neste ano entre os 17 previstos, tanto na área de artesanato, como na de serviços. Ainda não havíamos oferecido esse treinamento na fundação. O Senar é sempre muito bem acolhido pelos socioeducandos”, afirmou.

    Na avaliação da coordenadora de treinamento do Senar, Mônica Pimentel, ofertar essa atividade para os socioeducandos é a reiteração do compromisso da instituição com seu público. “Capacitar pessoas para o exercício de uma profissão é sempre muito importante, ainda mais quando sabemos que essas pessoas terão novas oportunidades no mercado de trabalho, para superar as dificuldades da vida”, declarou.

    Assuntos: sdscj, funase, case, senar, treinamento, garanhuns
    Compartilhe: Link para o post:
  • Gustavo Melo é eleito presidente da Abracen

    | Agricultura
    O presidente do Ceasa-PE, Gustavo Melo assumiu, na tarde da última quinta-feira, a presidência da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), após eleição realizada na sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília. O pernambucano substituirá o mineiro Gustavo Alberto.
     
    A Abracen agrega 23 associações de todas as regiões do Brasil, com mais de 10 mil empresas instaladas,  que dão origem a 200 mil empregos diretos e que movimentam mais de 15 milhões de toneladas de alimentos comercializados gerando R$ 17 bi/ano em todo o Brasil.
     
    A Abracen tem por objetivo fomentar a integração das Ceasas em um Sistema Nacional de Abastecimento, visando o aprimoramento de cada associado e o desenvolvimento de uma Política Nacional de Abastecimento. A associação trabalha em conjunto a Conab, a  qual é vinculada ao Ministério da Agricultura.
     
    “É importante não só para o Ceasa, mas para o estado de Pernambuco essa conquista.  Nossa ideia é levar um pouco da expertise que temos no que se refere ao modelo de gestão implantado aqui no Ceasa. Somos a quarta maior Central do Brasil e acredito que temos muito que contribuir com todos os outros Centros que fazem parte da Abracen”, comentou o novo presidente da instituição, Gustavo Melo.
    Assuntos: sara, ceasa, gustavo melo, abracen, conab,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco tem destaques no Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-18

    | Esportes

    atletismo

    Henrique Pereira do Decatlo e Maria da Silva do atletismo ficaram entre os melhores do país com grandes marcas.

    O Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-18 chegou ao seu final, na tarde deste domingo (20), no Parque Santos Dumont, em Boa Viagem. O torneio, realizado graças a parceria da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, a Confederação Brasileira de Atletismo e o Sport Club do Recife, recebeu mais de 800 atletas em seus três dias de competição, com alguns dos principais destaques sendo jovens pernambucanos que participam de programas de incentivo do Governo de Pernambuco.

    O decatleta Henrique Pereira, de Petrolina, garantiu a medalha de ouro na tarde do sábado. Com o resultado, Henrique assumiu a liderança do ranking mundial da modalidade. Ele é um dos atletas beneficiados pelo Bolsa Atleta PE e participou do programa Ganhe o Mundo Esportivo, em 2017, quando treinou por dois meses no Canadá.  Vale ressaltar que, neste ano, o Ganhe o Mundo Esportivo vai levar 25 alunos-atletas da rede estadual de ensino para treinar em centros de excelência do exterior no segundo semestre.

    A pernambucana Maria Lucineida da Silva também foi destaque na competição ao levar o ouro nos 3.000 e 1.500m feminino. Ela faz parte do Projeto Atletismo Campeão, possibilitado através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, é uma das selecionadas do Programa Ganhe o Mundo Esportivo 2018 e já foi contemplada pelo programa Passaporte Esportivo. Com a vitória nos 1.500m passou a liderar o ranking brasileiro da modalidade.  

    Ivini Iasmin, atleta de Ouricuri, também garantiu lugar no pódio com a medalha de broze, no Lançamento de Disco, atingindo a marca de 39,62m. A ouricuriense faz parte do programa Bolsa Atleta de Pernambuco.

    “É um orgulho ver nossos atletas pernambucanos despontando em grandes competições. Participações brilhantes como tivemos no Brasileiro de Atletismo, neste fim de semana, reforçam a importância dos programas de incentivo do Governo de Pernambuco, que garantem o apoio e oportunidades”, declarou o secretário executivo de esportes e lazer de Pernambuco, Diego Pérez.

    Para mais informações sobre a competição confira o site da CBAt: www.cbat.org.br.

    Assuntos: seturel, governo de pernambuco, atletismo, sub-18,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Expresso Empreendedor e Agência de Empreendedorismo oferecem palestras, orientações e oficinas gratuitas durante a semana

    | Emprego


    Emrpeendedor

    Visando fortalecer ainda mais o empreendedorismo levando instrução para todos que desejam aprimorar ou até mesmo iniciar o seu próprio negócio, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do Governo de Pernambuco (Sempetq), através do Expresso Empreendedor e Agência de Empreendedorismo, oferece orientações, palestras e oficinas gratuitas entre os dias 21 e 25 de maio, em todas as unidades.

    Logo no início da semana, na segunda-feira (21), o público poderá comparecer à palestra sobre Educação Financeira dentro da programação da Semana do MEI, uma iniciativa do Sebrae-PE. O evento acontecerá em Jaboatão dos Guararapes, no Shopping Guararapes.

    Já terça-feira (22) acontece na Agência de Empreendedorismo a Oficina: Como se tornar MEI, com o intuito de indicar o caminho para quem busca a formalização e regularização do seu negócio, orientando e sinalizando sobre as obrigações e deveres de ser um Microempreendedor Individual. Além disso, serão abordados ao longo da semana temas como Mix Marketing, Linhas de crédito e Educação Previdenciária, tornando a programação muito especial.

    Confira a programação completa:

    Agência de Empreendedorismo:
    Dia 22/5 – Oficina: Como se tornar um MEI – das 9h às 11h.
    Dia 23/5 – Palestra: Linhas de Crédito – das 9h às 11h.
    Dia 24/5 – Palestra: Educação Previdenciária – das 9h às 11h.
    Dia 25/5 – Palestra: Mix do Marketing – das 8h às 12h.
    Atendimento ampliado para o mutirão das 8h às 17h 
    Rua da União, nº 293, Boa Vista. Telefone: (81) 3183-723

    Expresso Empreendedor Caruaru:
    Dia 23/5 – Palestra: Lei Geral do MEI - das 14h às 16h.
    Dia 24/5 – Orientação Contábil e Financeira - das 8h às 17h.
    Prédio da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC), Rua Armando da Fonte, 15, térreo, Maurício de Nassau. Telefone: 3725-7600. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

    Expresso Empreendedor Ipojuca:
    Dia 23/5 - Palestra: Lei Geral do MEI – das 9h às 11h
    Prédio da AGÊNCIAMAIS, Rua Mário da Costa Monteiro, 98, Centro de Ipojuca. Telefone: 3561-1946. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

    Expresso Empreendedor Petrolina:
    Dia 22/5 - Palestra: Lei Geral do MEI - das 9h às 11h.
    Prédio da Agência do Trabalho, Avenida Tancredo Neves, s/n. 1º Piso, Centro de Convenções Senador Nilo Coelho. Telefone: 3866-9815. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

    Expresso Empreendedor Recife:
    Dia 21/5 - Orientações: Contábil e Financeira - das 8h às 13h.
    Dia 23/5 - Palestra: Lei Geral do MEI - das 9h às 11h.
    Prédio da Junta Comercial do Estado de Pernambuco (JUCEPE), Rua Imperial, 1600, São José, Recife. Telefone: 3182-2801. Horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

    Assuntos: sempteq, empreendedorismo, palestras, governo de pernambuco, expresso empreendedor, agencia do empreendedorismo, semana do mei,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Um olhar atento às pessoas com deficiência auditiva e ocular

    | Saúde, Direitos Humanos

    SAD

    SAD promoveu mais uma edição do Rodas de Conversa

    Atenta as questões pertinentes à inclusão de pessoas com deficiência na sociedade, a Secretaria de Administração (SAD), através do Programa Mais Servidor, em parceria com o Instituto de Recursos Humanos (IRH), promoveu este mês mais um encontro do ciclo Rodas de Conversa. Desta vez, o tema abordado foi “Ações de Inclusão para Pessoas com Deficiência Auditiva e Ocular”. O debate, realizado no auditório, SAD contou com a participação de diversos servidores e representantes de entidades que trabalham com pessoas com algum tipo de deficiência.  

    Na abertura do encontro, a Secretária de Administração em exercício, Marília Lins, frisou o quão foi importante a concessão do benefício ao servidor que tem filho ou dependente com deficiência de ter um horário especial de trabalho. De acordo com a secretária em exercício, “foi uma forma de fortalecer o direito às pessoas com deficiência e oportunizar uma atenção, uma dedicação mais intensa dos servidores que lidam com esta situação desafiadora em seu dia a dia”.

    Para Marília Lins, o benefício do horário especial a uma parcela dos servidores por parte do Governo do Estado chegou num momento oportuno. “Esta conquista também é fruto do empenho e dedicação da equipe do Programa Mais Servidor, que é nosso programa corporativo de qualidade de vida, além da parceria com o IRH”, exaltou Marília.

    A primeira palestrante convidada, a Analista Judiciária pedagoga, Gabriela Severien, responsável pelo Núcleo Educativo do Memorial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), abriu sua fala chamando atenção para as barreiras atitudinais. “Isto significa na prática que o público em geral tem dificuldade - consciente ou inconscientemente - em lidar com pessoas com deficiência. Tanto na questão física quanto na questão da comunicação. Por exemplo, quando vejo que tem uma pessoa surda em uma palestra e não coloco um intérprete de libras estou excluindo-a daquele encontro. Temos que criar mecanismos para termos de fato, um espaço inclusivo para pessoas com deficiência”, atentou Gabriela, que é acometida de surdez unilateral (parcial) e também de visão monocular (visão em apenas um dos olhos).

    Gabriela coordena ainda, juntamente com a sua equipe, o Memorial do TJPE, composto por cerca de 160 mil processos. ‘Trata-se de um espaço expositivo. Temos projetos inclusivos para pessoas com deficiência, a exemplo do projeto das maquetes táteis, chamado de “Concreto ao sensorial”, com uma maquete do prédio tombado do Memorial TJPE. Nele, as pessoas com deficiência visual podem conhecer todo o conjunto arquitetônico através do toque. Temos ainda o Memorial Digital, com processos digitalizados, que vão ter uma plataforma acessível com janela de libras para as pessoas com deficiência auditiva’, explicou ela.

    Na segunda e última parte do Rodas de Conversa, a produtora da acessibilidade comunicacional e doutoranda na área de audiodescrição, Liliana Tavares, trouxe o tema: “A audiodescrição como recurso de inclusão da pessoa com deficiência visual”. A estudiosa explica que a audiodescrição é uma “tecnologia assistível, que permite com que as pessoas com deficiência visual possam ”enxergar”, através da tradução intersemiótica. Ou seja, traduzimos as imagens em palavras para a pessoa com deficiência auditiva ou ocular”.

    Ainda segundo Liliana é preciso compreender que a tradução de uma determinada linguagem é subjetiva. “Um bom exemplo disso é um filme que assistimos uma vez. Após assistirmos pela segunda vez o mesmo filme teremos uma outra percepção, uma outra “visão” da mesma película. A imagem nunca é traduzida ao pé da letra . Existe a subjetividade de cada um”, pontuou Liliana, acrescentando que a audiodescrição pode ser trabalhada também com pessoas que sofrem de Déficit de atenção, Síndrome de Down, Autismo, entra outras deficiências.

    O debate em torno da inclusão da pessoa com deficiência auditiva e ocular tocou profundamente a professora de Educação Física do Centro de Atendimento Educacional Especializado do Recife, Mônica Freitas. “Trabalho com estimulação sensorial com pessoas que possuem todos os tipos de deficiência. Achei a iniciativa desta Rodas de Conversa bem interessante. Tenho um aluno com baixa visão e troquei algumas ideias com a palestrante Liliana sobre a questão da movimentação corporal com forma de inclusão de pessoas com deficiência auditiva”, apontou a educadora.

     

    Assuntos: sad, rodas de conversa, programa mais servidor, irh, inclusão, pessoas com deficiencia
    Compartilhe: Link para o post:
  • Inscrições para o FormaSUS - nível superior iniciam nesta segunda (21.05)

    | Saúde
     FromaSUS
     
     
    Iniciativa oferece bolsas de ensino integrais em cursos de saúde

    Começam nesta segunda-feira (21.05) as inscrições do FormaSUS, mais uma ação do Governo de Pernambuco para formar profissionais capacitados na área de saúde. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), oferece bolsas de ensino integrais em cursos de saúde de nível superior para candidatos que concluíram o ensino médio em Pernambuco - seja em escolas públicas ou privadas como bolsista integral. Serão disponibilizadas 104 bolsas para os cursos de medicina, biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e tecnólogo em radiologia. Este ano houve, aumento na oferta de bolsas integrais para medicina. 

    As inscrições devem ser feitas no site do FormaSUS (formasus.saude.pe.gov.br). Também estão disponíveis na plataforma o edital da seleção, arquivo com perguntas frequentes e manual explicativo sobre o processo. As inscrições seguem até o dia 3 de junho. O edital também foi publicado no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (18.05).

    "O FormaSUS, um programa genuinamente pernambucano, tem mostrado a importância de sua existência ao longo dos anos, uma vez que permite o acesso de estudantes que estudaram, preferencialmente, em escolas públicas a cursos na área de saúde. Nós também percebemos que os egressos do programa já conseguiram se inserir na rede SUS de Pernambuco", ressalta a diretora-Geral de Educação em Saúde da SES, Juliana Siqueira.

    As 104 vagas são distribuídas entre 16 instituições de ensino superior localizadas em seis municípios pernambucanos. São eles: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Caruaru e Belo Jardim. As bolsas integrais de estudo ofertadas são oriundas das contrapartidas das instituições de ensino privadas conveniadas, que inserem estudantes em estágios na Rede Estadual. 

    NÍVEL TÉCNICO - Já as inscrições para o processo seletivo para os cursos de nível técnico em saúde iniciarão no dia 4 de junho. Os interessados terão até 17 de junho para se inscrever na seleção, também pelo site do FormaSUS. O edital estará disponível no dia 1º de junho, no Diário Oficial do Estado, no site da Secretaria Estadual de Saúde (portal.saude.pe.gov.br) e do Programa FormaSUS (formasus.saude.pe.gov.br).  

    PROGRAMA – Criado por meio de decreto em 2011 e transformado em lei estadual em 2013, o FormaSUS está em seu sétimo ano. Entre 2012 e 2017, foram ofertadas 495 bolsas de nível superior e 667 bolsais integrais de estudo para cursos técnicos. As bolsas integrais são uma contrapartida das instituições de ensino privadas que utilizam a unidades da rede estadual de saúde como campo de estudo e prática para a formação de seus estudantes. 

    Assuntos: ses, saude, formasus, bolsa de ensino, governo de pernambuco,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Cabo de Santo Agostinho recebe oitava edição do Governo Presente com oferta de serviços gratuitos

     governo Presente

    O mutirão de serviços foi realizado neste sábado, na Escola Estadual Maria Eugenia Lopes, em Ponte dos Carvalhos

    O governador Paulo Câmara dedicou a manhã do último sábado (19.05) à realização da oitava edição do Governo Presente, sendo a primeira neste município. O mutirão, que aconteceu na Escola Estadual Maria Eugenia Lopes, no bairro de Ponte dos Carvalhos, reuniu uma série de serviços de cidadania e saúde, ofertados gratuitamente à população. Além das atividades já conhecidas - voltadas para saúde, limpeza, iluminação e manutenção -, esta edição trouxe serviços de reforço da autoestima, como limpeza de pele, além de atendimentos da Celpe e da Compesa, oferta de cursos de capacitação e vacinação. A iniciativa faz parte de um conjunto de medidas desenvolvidas pelo Governo de Pernambuco, coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ).

    “Ficamos muito satisfeitos de poder oferecer, por meio de mutirões, serviços gratuitos como retirada de documentos, vacinação e exames à população, que, muitas vezes, ao longo da semana, não consegue porque está trabalhando. E no sábado isso é possível para todos. Isso é muito importante, diante da necessidade da presença do Estado e do município junto às pessoas. Cidadania é fundamental para o desenvolvimento de um Estado e de um município. Esperamos poder fazer isso em todos os municípios pernambucanos para que a cidadania esteja presente na vida das pessoas”, afirmou o governador Paulo Câmara.

    Entre os serviços oferecidos neste sábado estão: emissão de RG, CPF e segunda via das certidões de nascimento e casamento, consultas ao Detran-PE, realização de inscrição no Cadastro Único e Bolsa Família. O Programa levou, ainda, oportunidades para os jovens, com inscrição de cursos profissionalizantes e orientações sobre currículo e mercado de trabalho. Também foram disponibilizados atendimentos de saúde como testes de DST, HIV, mamografia, glicemia, prevenção ao câncer de colo de útero e aferição de pressão.  O Governo Presente também dispôs de orientações sobre prevenção ao uso de drogas, direitos humanos, das mulheres e das pessoas com deficiência. O atendimento é gratuito.

    O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Cloves Benevides, explicou que, sábado, foi realizada a primeira ação de cidadania no município, mas que, a partir de agora, uma série de atividades começarão a acontecer na cidade. “É um programa que é mais que um programa: é um jeito de fazer política pública, trazendo para os sábados o compromisso de novos serviços e, durante a semana, diversas ações para a população”, destacou o gestor da pasta.

    A merendeira Rosineide Antonia da Conceição, de 56 anos, é moradora do bairro e foi até o local da ação para realizar exames de prevenção e de mamografia. “Achei o atendimento ótimo. Cheguei aqui e fui atendida super rápido. Essa ação ajuda todo mundo porque facilita a vida, então só não faz quem não quer. Além dos exames que já fiz, vou aproveitar para ver se consigo fazer outros serviços”, frisou.

    GOVERNO PRESENTE - O Governo Presente é um programa que visa a garantia de direitos e de prevenção social contra a violência, atuando, desde 2008, em territórios mais vulneráveis do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Petrolina. Nestas localidades, o Estado atua buscando a diminuição dos índices de violência, levando políticas públicas e ações de cidadania. Durante este ano, serão oferecidas seis mil vagas para ações culturais, artísticas e de profissionalização gratuitas, como oficinas de grafitagem, foto e videojornalismo, hip hop, capoeira e percussão. Essas atividades serão distribuídas em todos os 50 territórios de atuação atendidos pelo Governo Presente em Pernambuco.

    Também participaram da ação os secretários Fred Amâncio (Educação); Antônio de Pádua (Defesa Social); José Neto (Casa Civil); Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos); Coronel Felipe Oliveira (executivo da Casa Militar); e o presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Marcos Baptista.Fotos: Aluísio Moreira/SEI

    Assuntos: sei, paulo camara, governo de pernambuco, cabo de santo agostinho, governo presente, cidadania, documentaçao gratuita,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Detentos de Tacaimbó se casam em cerimônia religiosa

    | Direitos Humanos

     casamentno coletivo

    O fato de estarem cumprindo pena em regime fechado, não impediu que 17 detentos da Penitenciária de Tacaimbó (PTAC), no Agreste do Estado, realizassem o sonho de casar. A cerimônia coletiva ocorreu, nesta sexta (18/05), num pavilhão da unidade prisional, que é ligada à Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres).

    O Mês das Noivas se fez presente para os 17 casais que vivenciaram o momento com direito à celebração proferida pela Igreja Universal do Reino de Deus, trajes tradicionais, alianças, bolo e quatro convidados para cada par. O corredor do pavilhão se transformou em um espaço cheio de flores para recebê-los. O reeducando Everton Vicente da Silva acredita que se estivesse fora da penitenciária não teria se casado. “Muita coisa lá fora podia impedir que eu me casasse de novo, mas graças a Deus tive essa oportunidade de construir minha família novamente, mesmo preso mas com sentido de vencer e crescer na vida”, afirma. 

    “Oferecer esse momento aos reeducandos é uma preocupação da unidade prisional pois além de deixá-los felizes, promove uma maior tranquilidade na cadeia”, afirma o gerente da PTAC, Felippe Diniz. Em 2017, a PTAC realizou o casamento de 14 detentos. O secretário-executivo de Ressocialização, Cícero Rodrigues, foi representado pelo superintendente de Segurança Penitenciária, Clinton Paiva.

     Fotos: Márcia Galindo/Seres

    Assuntos: sjdh, penitenciaria de tacaimbo, ptac, agreste, casamento coletivo, seres,
    Compartilhe: Link para o post: