meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Programa CinEscola abre inscrições para segunda etapa do Fórum CinEscola

    | Educação, Cultura

    A segunda etapa do I Fórum CinEscola – Interações Audiovisual e Educação, acontece nos dias 30 e 31 de março, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena. Dando continuidade à programação do evento serão promovidas discussões que levam educadores e estudantes de artes, ciências sociais, pedagogia e comunicação a observarem os produtos audiovisuais como uma possível e infinita ferramenta educacional, aliando a discussão da sua aplicabilidade.

    Devido ao sucesso da primeira etapa, a organização do evento decidiu abrir inscrições para os interessados em participar do segundo momento do Fórum, redistribuindo a carga horária. Serão mais de 10 horas de atividades pensadas para promover a reflexão sobre as interações entre o audiovisual e a educação. O encontro será dividido entre aulas presenciais e elaboração de projetos.

    No dia 30, nomes de peso do cenário pedagógico, vão dividir suas experiências com os educadores e estudantes de como a utilização do cinema pode resultar em um bom instrumento didático. Já no sábado (31), os participantes irão criar um projeto didático, individual ou coletivo, trazendo como temática a relação do audiovisual com os educandos. A partir deste, uma atividade prática será desenvolvida, e em seguida avaliada através de um relatório.

    Entre as presenças confirmadas, a escritora e Professora Inês Teixeira (UFMG), um dos nomes mais pertinentes no que tange cinema e educação, e o diretor executivo da primeira sala popular de cinema totalmente digital do Brasil, o Ponto Cine, Adailton Medeiros (RJ).

    Para garantir participação na segunda etapa do Fórum, basta se pré-inscrever gratuitamente enviando um e-mail para forumcinescola@gmail.com, preenchendo os seguintes dados: nome completo, instituição de ensino (onde estuda ou ministra aulas), telefone, endereço e número de RG.

    O Fórum é uma realização do Programa CinEscola, coordenado pela professora e produtora cultural Andréa Mota que compartilha a curadoria com as educadoras Liz Ramos e Silvana Marpoara. O projeto que tem o incentivo do Edital do Audiovisual/ Funcultura/ Secretaria de Cultura/ Governo de Pernambuco, conta com a co-produção do Centro de Atitudes e da Eixo Audiovisual e o apoio das Secretarias de Educação do Recife e de Pernambuco.

    Confira a Programação do I fórum CinEscola

    Cidades: Recife
    Assuntos: programa, forum, cinescola, inscrições, segunda, etapa
    Compartilhe: Link para o post:
  • Missão Oficial Paquistanesa visita centros tecnológicos agrícolas e pecuários em Pernambuco

    | Agricultura, Tecnologia

    A partir dessa segunda (26/03) até a sexta-feira (30/03), uma missão oficial formada por autoridades na área agropecuária do Paquistão estará em Pernambuco para conhecer de perto os avanços em pesquisas e desenvolvimento alcançados pelo Estado. Os focos maiores recaem sobre a produção de etanol (álcool combustível), algodão e troca de germoplasma (plantas melhoradas geneticamente, mais produtivas e resistentes a pragas e doenças). Existem, ainda, interesses no conhecimento da prestação de serviços de extensão rural para pequenos produtores e no melhoramento genético animal, realizados nas estações experimentais do IPA.

    Na segunda, pela manhã, a Missão Oficial da Delegação Paquistanesa a Pernambuco, liderada pelo secretário de Articulação Internacional do Governo do Estado, Maurício Rands, será recepcionada, às 8h30 na sede do IPA no Recife, pelo secretário de Agricultura de Reforma Agrária, Ranilson Ramos, juntamente com o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Júlio Zoé, diretores e técnicos. Às 10h30, as autoridades daquele país, seguem para o Palácio do Campo das Princesas, onde serão recebidas pelo governador Eduardo Campos.

    À tarde, a delegação segue para uma visita à Usina Cucau, em Rio Formoso, na Mata Sul, para conhecer os processos industriais utilizados na produção de açúcar e álcool. A visita se iniciará às 15h30. Até sexta, a missão segue uma vasta programação pelas unidades do IPA, no Interior do Estado, conforme programação abaixo.

    A vinda da delegação paquistanesa a Pernambuco é resultado de uma missão formada por técnicos do IPA que esteve, no segundo semestre do ano passado naquele país, demonstrado como o estado, localizado numa região semiárida, tem conseguido sucesso no plantio de diversas culturas, com o apoio de pesquisas, desenvolvimentos tecnológicos e assistência técnica e extensão rural. Vale ressaltar as condições de igualdade de clima entre o Paquistão e Pernambuco, sendo o primeiro ainda mais árido do que o Sertão nordestino.

    Integram a delegação paquistanesa: o assessor especial do primeiro-ministro para Recursos Hídricos, Kamal Majidulla (cehfe da comitiva internacional); o presidente do Pakistan Agricultural Research Council (PARC), Iftikhar Ahmad; cientista-sênior em algodão do PARC, Shaukat Ali; o especialista em cana de açúcar e germoplasma, Haji Khan Kero; o produtor de açúcar e etanol e representante da Associação de Indústrias Sucroalcooleiras (PSMA), Awais Butt; a assessora sênior da Pakistan Transborder Water Organisation (PTWO) (chefe da delegação de Extensão Rural), Shamila Mahmood; o representante da Divisão de Ciências Sociais do PARC, Muhammad Sharief, e o diretor do Instituto de Pesquisa em Salinidade do Solo da província de Sindh, Ali Muhammad Khush.

     

    Confira a agenda da delegação paquistanesa

    Cidades: Rio Formoso
    Assuntos: missão, paquistão, centros, agricolas, pecuarios, pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Palestra discute atendimento interno e externo

    | Administração

    A Ouvidoria da Perpart promove, nesta sexta-feira (23), a palestra “Refletindo o atendimento do usuário interno e externo”. De início às 9h, no auditório do 3º andar, quem ministrará o evento será a Ouvidora Geral do Estado, Karla Júlia Marcelino, que em outubro do ano passado falou sobre “A importância do papel da Ouvidoria” aqui na empresa.

    O encontro reunirá, além dos colaboradores da Perpart, os demais ouvidores do Estado. “A proposta do evento é de consolidar o papel da Ouvidoria dentro da empresa e de conscientizar os usuários da importância da sua opinião na realização das funções da Perpart no âmbito público”, disse o ouvidor da Perpart, Eli Colaço.

    Na oportunidade, a nova identidade visual da Ouvidoria da empresa será apresentada. Construída a partir de desenhos de elementos alusivos à comunicação, o símbolo traz também as cores, os traços e a tipografia na nova logomarca da Perpart, lançada no final de 2011.

    REGISTRO – Na última sexta-feira (16), Dia do Ouvidor, Eli participou do evento organizado pelo Governo do Estado em comemoração à data no Centro de Formação do Servidor Público (Cefospe).

    Assuntos: palestra, ouvidoria, perpart, atendimento, usuario, interno, externo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo visita representantes da Agricultura dos Estados Unidos no Consulado Americano

    | Economia, Agricultura, Administração

    O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, juntamente com o presidente do IPA, Júlio Zoé, a gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo, o secretário executivo da Agricultura Familiar, Aldo Santos, e o secretário executivo do Prorural, José Patriota, esteve reunido, na manhã de hoje (21/03), no Consulado Americano, no Recife, com o Diretor do Departamento de Operações do Serviço Exterior para o Hemisfério Ocidental do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, Hugh Maginnis, o conselheiro agrícola da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Roberto Hoff, e a Cônsul Usha Pitts para discutir parcerias no setor agropecuário entre os dois países.

    Na oportunidade, Ranilson Ramos ressaltou a importância da integração econômica entre o Brasil e os Estados Unidos, sobretudo nos setores de fruticultura irrigada e na obtenção de crédito e financiamento internacional. Já o presidente do IPA afirmou que o Estado tem se destacado na exportação de tecnologias para países do Semiárido africano, a exemplo de Burkina Faso, que demonstrou interesse no cultivo de palma forrageira para alimentação animal, bem como o melhoramento genético do rebanho bovino.

    "O Brasil é um país economicamente importante em relação à construção de possíveis parcerias com o Estados Unidos, por isso a proposta de trazer para o Consulado Americano, no Recife, um representante do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos", afirmou Hugh Maginnis. Ele salientou ainda que o Nordeste e, sobretudo, Pernambuco estão geograficamente bem posicionados.

    Assuntos: visita, representantes, agricultura, eua, consulado
    Compartilhe: Link para o post:
  • Consórcio esclarece dúvidas sobre a utilização do SMS

    | Transporte, Administração

    O serviço de envio de mensagens via torpedo, que faz parte do Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação – SIMOP, está em fase de ajustes para que os usuários possam ter uma melhor precisão na informação repassada pelo sistema, em relação ao tempo de espera nos pontos de embarque.

    Todas as 6.238 paradas foram georeferenciadas para o mapeamento do sistema, e enumeradas para a utilização do serviço por parte dos usuários.
    Porém, nem sempre a informação será repassada de forma precisa, já que se trata de uma previsão. Em alguns casos os passageiros vão se deparar com informações como: “parada não cadastrada” ou “A linha não passa nessa parada”, devido aos ajustes que estão sendo feitos no SIMOP. Ressaltamos que todas as paradas, caso seja preciso, serão remarcadas de acordo com os problemas que forem surgindo na operação. Infelizmente, mesmo depois de sinalizadas, muitos pontos de embarque já foram alvo de depredações e pichações, que inviabilizam a visualização do código existente no abrigo e a relação de linhas nele implantados.

    Ainda sobre o SMS, informamos que os usuários devem ficar atentos a numeração da sua linha. O número que deve ser utilizado no torpedo, possui três dígitos e fica ao lado esquerdo do letreiro principal da linha. Alguns usuários confundem o nº de ordem dos veículos, que também possuem três dígitos e fica na parte lateral do ônibus.

    Outra informação importante diz respeito a forma que os dados devem ser utilizados na hora do envio do torpedo (detalhes abaixo), para que não ocorra nenhuma falha na utilização do serviço. O Consórcio disponibiliza o telefone 0800.0810158 ou acessando o site www.granderecife.pe.gov.br, para dúvidas e esclarecimentos sobre o uso da ferramenta.

    Por fim, é válido esclarecer que o serviço, via SMS, onde é cobrado o valor de R$0,31 centavos mais impostos, é opcional. O modelo, implantado em capitais como São Paulo e Goiás, também é disponibilizado com um custo semelhante. É importante esclarecer que o Governo do Estado e a empresa contratada não são remunerados por esse serviço. O valor cobrado fica de posse das empresas operadoras de telefonia celular que viabilizam o funcionamento. Serviços deste porte, de forma gratuita, recebem muitas consultas desnecessárias o que pode trazer um baixo desempenho ao sistema e prejuízos a consultas importantes.

    Assuntos: duvidas, sms, onibus, previsão, consorcio,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Música instrumental de volta ao Teatro Arraial

    | Cultura

    O Arraial Instrumental – projeto da Secretaria de Cultura de Pernambuco/Fundarpe – está de volta a partir do próximo dia 23 de março. Todas as sextas, até 27 de julho, grupos e artistas apresentarão no palco do Teatro Arraial o que há de mais expressivo no cenário instrumental do Estado. Os shows acontecem sempre ao meio dia e tem entrada gratuita.

    Quem abre a programação 2012 do projeto é o músico Adelmo Arcoverde. Além do violeiro, outros 15 grupos e/ou artistas integram a programação do Arraial Instrumental deste ano. Transitando pelas diversas sonoridades que compõem o gênero instrumental, a edição 2012 do projeto vem consolidar o êxito conquistando com as apresentações de 2011.

    Adelmo Arcoverde - Em 1981 o músico trocou Nazaré da Mata por Recife, onde, a convite do Maestro Cussy de Almeida, passou a tocar na Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco. Foi também nessa época que Adelmo passou a estudar Música, já que, até então, a sua formação era "de ouvido". Com sua incrível versatilidade, Adelmo Arcoverde também conquistou diversos prêmios em festivais como arranjador, compositor e instrumentista. Além de ser um dos raríssimos compositores e solistas de viola nordestina, Adelmo Arcoverde também leciona no Conservatório Pernambucano de Musica.

     

    Programação – Arraial Instrumental 2012

    Cidades: Nazaré da Mata, Recife
    Assuntos: projeto, arraial, instrumental, teatro, fundarpe
    Compartilhe: Link para o post:
  • Noronha por menos de R$ 900,00

    | Turismo, Administração

    Nesta quarta-feira a Secretaria de Turismo de Pernambuco, através da Empetur junto com a Administração de Fernando de Noronha e o trade turístico da ilha, lançaram no Restaurante Biruta a Campanha “Mais Noronha” que será veiculada de abril a junho em rádios e outdoor do Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Serra Talhada além de revistas locais e internet.

    Com o objetivo de deixar o Arquipélago mais acessível para os pernambucanos, que já foram o 11º público visitante da ilha, os pacotes podem sair com descontos de até 20% em cima de valores já praticados na baixa estação. Um pacote para uma pessoa com direito a três noites em pousada domiciliar, traslado, caminhada histórica, passagens aéreas pela Trip e seguro de assistência ao turista custará R$ 1.100,00, uma diferença de 27% do valor praticado na alta estação, quando este mesmo pacote não sai por menos de R$ 1.500. Dependendo do período e do tipo de hospedagem o pacote pode sair por menos de R$ 900,00.

    A campanha foi criada tendo em vista o aumento de pernambucanos que visitaram a ilha no ano passado. Na baixa estação, Noronha recebeu 2.480 visitantes, um aumento de 10% em relação a 2010, quando o destino recebeu 2.235 pernambucanos. “Analisamos esse crescimento e constatamos que teríamos condições de aumentar o fluxo de turistas locais na ilha. Desta forma, conversamos com o trade de Noronha e decidimos criar estratégias promocionais para a baixa temporada. A nossa expectativa é de um aumento de 20% de visitantes vindos de outras cidades do Estado” explica o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.

    O administrador de Fernando de Noronha, Romeu Batista, está confiante com a campanha. “Esta é uma ação que envolve toda a cadeia produtiva da ilha, como operadores e agentes de viagem, restaurantes e até supermercados. Pernambuco está passando por uma transformação do segmento econômico e consequentemente as pessoas estão mais disponíveis a viajar. Nada mais justo que essa economia aqueça o próprio Estado”, afirma o administrador.

    Os 100 estabelecimentos que aderiram a campanha em Noronha, serão identificados com um selo da campanha e oferecerão descontos entre 10% e 30% nos serviços oferecidos. Os pacotes serão vendidos apenas através das agências de viagens e operadores.

    Cidades: Fernando de Noronha
    Assuntos: noronha, turismo, temporada, viagem, valor
    Compartilhe: Link para o post:
  • Comissão de Mulheres Rurais de Pernambuco e SecMulher discutem ações

    | Social, Agricultura, Administração

    secmulherA Comissão de Mulheres Rurais de Pernambuco (CMR/PE) realizou a primeira reunião de 2012, nesta quarta-feira (21), no prédio da Secretaria Estadual da Mulher, no bairro do Recife. Na pauta, foram discutidas a proposta do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Apoio à Mulher Rural, Proposta do INCRA, sobre linha de crédito para mulheres rurais e o Projeto de Fortalecimento da CMR/PE, elaborado pela SecMulher, a partir das demandas da própria Comissão.


    Além desses pontos foi ressaltada a importância de se cumprir as metas do I Plano Estadual de Políticas Públicas para Mulheres Rurais de Pernambuco. “A Comissão ajuda a fazer com que os instrumentos do Governo possam acelerar a proposta do Plano. A preocupação é constante, principalmente da Secretária Estadual da Mulher, Cristina Buarque, que deseja assegurar as metas das mulheres inseridas no Plano”, disse a representante da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), Maria de Oliveira.


    Já o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), apresentou o Crédito de Instalação de Apoio à Mulher. Nele, a trabalhadora tem um crédito só para ela e pode comprar máquinas e equipamentos; fazer projetos hortifrutigranjeiros; produção de plantas medicinais; artesanato; confecção de roupas; beneficiamento de alimentos e compra de animais de grande, médio e pequeno porte. O crédito somente é utilizado pela mulher titular do lote, residente e domiciliada no projeto de assentamento.

    A Comissão - A Comissão de Mulheres Rurais de Pernambuco (CMR/PE) foi criada em 2007 pela Secretaria da Mulher e por representantes femininas dos movimentos sociais de Pernambuco com o objetivo de elaborar o I Plano Estadual de Políticas Públicas para Mulheres Rurais de Pernambuco, que se constitui num conjunto de intervenções de fortalecimento das capacidades sociais, políticas e produtivas das mulheres rurais, a serem implementadas pelas organizações governamentais e não governamentais.


    Da reunião participaram as assessoras da Gerência de Articulação Interiorização das Ações de Gênero da SecMulher, Aparecida Apolinário e Patrícia Detmering; representante da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária e do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável de Apoio à Mulher Rural; da Comissão Pastoral da Terra (CPT); do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Pernambuco (FETAPE); da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAF); do Movimento da Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR/NE); da Articulação das Pescadoras de Pernambuco (APP); do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MSLT); do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), representação das Comunidades Indígenas, além da Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos.

    Cidades: Recife
    Assuntos: comissão, mulheres, rurais, secretaria, mulher, ações
    Compartilhe: Link para o post:
  • Copergás contrata novos concursados

    | Emprego, Administração

    sdecOs primeiros 29 profissionais aprovados no último concurso realizado pela Copergás, realizado em outubro do ano passado, começaram a trabalhar no dia 07 de março. Os demais aprovados serão convocados posteriormente, de acordo com a disponibilidade de vagas. Nesta etapa, a Companhia contratou auxiliares técnicos administrativos e operacionais, técnicos operacionais, técnicos em segurança do trabalho, analistas e engenheiros.

    Antes de iniciarem suas atividades na empresa, o novo grupo de colaboradores passou por um programa de integração e curso de formação. A integração consistiu em palestras sobre as políticas internas da Copergás, apresentação dos diversos setores da Companhia e visitas à unidade operacional localizada em Paratibe, município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, e à Central de Distribuição de Gás Natural Comprimido, em Caruaru, Agreste do Estado. A programação aconteceu entre os dias 07 e 09 de março.

    O curso de formação começou na última segunda-feira, 12, e foi dividido em dois módulos. O primeiro reúne engenheiros, técnicos operacionais e de segurança, auxiliares técnicos operacionais e auxiliares técnicos administrativos. No módulo seguinte, a capacitação será apenas para os técnicos operacionais, técnicos de segurança e engenheiros. A carga horária total soma 236 horas/aula. Coordenado pelo Centro de Tecnologia do Gás (CTGás), o curso conta com disciplinas direcionadas para o conhecimento do gás natural, tais como mercado, instalações prediais, operação e manutenção de estações de regulagem de pressão e sistemas de distribuição, proteção catódica de tubulação e conversão de equipamentos a gás.

    O concurso foi organizado pela Fundação Carlos Chagas, com inscrições realizadas pela Internet. As vagas foram para níveis técnico, médio e superior, com salários variando entre R$ 1,2 mil e R$ 3,9 mil. A Copergás oferece plano de saúde e odontológico para o funcionário e dependentes (esposa e filhos até 21 anos), previdência privada, vale-alimentação, seguro de vida, auxílio-creche e participação nos lucros da Companhia. O regime de trabalho na empresa é de 8 horas diárias (40 horas semanais).

    Cidades: Caruaru, Paulista
    Assuntos: copergás, concurso, 2012, contratação
    Compartilhe: Link para o post:
  • PMs concluem curso no Rio de Janeiro

    | Segurança, Administração

    pmpeDez policiais militares participaram da 44ª Instrução de Nivelamento de Conhecimento Pacificador do Rio de Janeiro da Força Nacional (INCPRJ), no último mês. A duração foi de 15 dias, sendo de 14 de fevereiro a 01 de março.

    Os PMs que estão integrando a Força Nacional tiveram aulas sobre Patrulhamento em Áreas de Alto Risco; Uso Diferenciado da Força; Operador da Pistola Taser; Pista de Tiro; Abordagem Avançada; Identificação Veicular e Documental; Ações Táticas e do Método Giraldi.

    Todos os profissionais que participaram do INCPRJ estão aptos a assumirem unidades pacificadoras nos morros do Rio de Janeiro, as UPPs em apoio à Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ).

    A equipe da PMPE na Força Nacional e que concluiu o curso são os soldados Lázaro e Barroso (BPGD); Obadias (CEMET I); Santana e França (CIOE); sargento Jules e soldado Waldines (CPE); sargento Lucena (1º BPM); soldado Monteiro (BPRv) e o sargento Edinaldo (D.O).

    Assuntos: policia, militar, rio, janeiro, curso, pm
    Compartilhe: Link para o post: