meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Chapéu de Palha divulgará ações em Cuba

    O Programa Chapéu de Palha foi selecionado para participar, entre os dias 3 e 7 de dezembro, da Convenção Internacional de Saúde – Cuba-Saúde 2012, em Havana. Segundo a organização do evento, as ações desenvolvidas pela iniciativa no âmbito da promoção à saúde, além do trabalho intersetorial do Programa, que integra diversas secretarias de Estado, revelam um passo importante para consolidação de uma saúde pública de qualidade.

    Só em 2012, 2,6 mil pessoas foram capacitadas para reforçar os cuidados com a saúde do idoso e do homem, principalmente por se saber que o público masculino não tem o costume de buscar os serviços regularmente, apenas quando o problema de saúde já foi agravado. “Estamos passando por um bom momento do Chapéu de Palha. Estamos conseguindo resultados positivos com as capacitações, sempre com boa participação do público, e com o reconhecimento do trabalho. Além da convenção em Cuba, também estaremos representando Pernambuco no próximo congresso da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em novembro”, comemora a coordenadora do Programa Chapéu de Palha na Saúde, Silvana Monteiro.

     

    Saiba mais

    Assuntos: programa, chapeu de palha, acoes, cuba, convencao, internacional, saude, havana, pernambuco, capacitacao, idoso, participacao, publico, abrasco, silvana monteiro
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mulheres articulam garantia dos direitos em novo Código Penal

    A Secretária da Mulher e Presidenta do Conselho Estadual de Direitos das Mulheres (Cedim-PE), Cristina Buarque e a representante do Movimento de Mulheres de Pernambuco, Ana Paula Viana, estiveram reunidas com o senador pernambucano, Armando Monteiro, membro da Comissão Especial do Senado (que analisa o Código Penal Brasileiro) e da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, que investiga os crimes contra a mulher, a fim de apresentar as preocupações das mulheres com relação a aplicação da Lei Maria da Penha dentro das novas disposições  do Código Penal.

    O Código Penal em vigor no Brasil é de 1940, tendo sofrido, em 1984, modificações na sua Parte Geral. A reforma atual traz a expectativa de se incorporar a essa legislação os avanços da Constituição Federal de 1988 em relação aos Direitos Humanos e à realidade efetiva do País. Porém, existem propostas de emendas ao novo texto que podem levar a retrocessos, comprometendo certos avanços do povo brasileiro, tão duramente conquistados.

     

    Saiba mais

    Assuntos: secmulher, secretaria, mulher, governo, pernambuco, cedim, movimento, codigo penal, senador, armando monteiro, comissao parlamentar, crimes, contra, aplicacao, lei, maria da penha, direitos humanos, realidade, mudanca, atualizacao, avanco
    Compartilhe: Link para o post:
  • SOS Emergência: Ministro visita Hospital da Restauração

    minO ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visita, nesta sexta-feira (05/10), a emergência do Hospital da Restauração, uma das 11 unidades de saúde do País contempladas no Programa SOS Emergência. Durante a visita, marcada para as 11h, o ministro estará acompanhado pela secretária-executiva de Coordenação Geral da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Paula Sóter; pela secretária-executiva de Atenção à Saúde, Tereza Campos; e pelo diretor da unidade, Miguel Arcanjo.

    Esta será a segunda visita de monitoramento do ministro Alexandre Padilha ao HR. O objetivo é avaliar o balanço das ações do SOS Emergência no Hospital e a gestão dos recursos. Após a visita, o ministro participa de uma reunião com a direção da unidade para discutir os indicadores apresentados.

     

    Saiba mais

    Assuntos: ses, secretaria, saude, visita, hr, hospital, retauracao, ministro, alexandre padilha, emergencia, programa, balanco, acoes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Transferência da Maternidade da Encruzilhada será monitorada pelo CEDIM

    Representantes do Conselho de Direitos das Mulheres (Cedim-PE) vão monitorar a transferência das atividades da Maternidade Monteiro de Moraes – mais conhecida como Maternidade da Encruzilhada - que faz parte do Centro de Saúde Amaury de Medeiros/Cisam. Os serviços prestados na unidade de saúde funcionarão temporariamente em outro local, provavelmente no Hospital Alpha, em Boa Viagem. O ambulatório vai continuar funcionando normalmente no mesmo local.

    O Cisam é voltado para a Saúde da Mulher, sendo o único serviço de saúde-escola do Estado que tem um Conselho Gestor, do qual faz parte o Movimento das Mulheres. Com mais de 65 anos em funcionamento, a unidade passará pela segunda grande reforma e receberá instalações modernas, com a substituição de toda estrutura da coberta e telhado, instalações elétricas, entre outras.

     

    Saiba mais

    Assuntos: cedim, pernambuco, conselho, direitos, humanos, mulheres, secmulher, secretaria, monitorar, transferencia, maternidade cisam
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco participa das Paraolimpíadas Escolares em São Paulo

    No período de 15 a 20 de outubro, Pernambuco irá participar da IV Paralimpíadas Escolares 2012, na cidade de São Paulo. O campeonato é destinado a alunos do ensino fundamental e médio da rede pública ou particular, na faixa etária de 12 a 19 anos, com deficiência física, intelectual e visual. A delegação pernambucana levará 21 paratletas, além de técnicos e assistentes, das cidades de Custódia, Pesqueira, Paulista, Petrolina, Sertânia, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Recife. A Secretaria dos Esportes subsidiará a viagem de toda a delegação.

    “Os paratletas escolhidos para representar Pernambuco foram submetidos a uma seleção baseada nos resultados do Paraesporte, competição realizada pela Secretaria dos Esportes do Estado que reúne anualmente cerca de três mil participantes. Os contemplados para a delegação possuem ainda o auxílio do programa do Governo do Estado - o Bolsa Atleta, como estímulo à prática esportiva e à interação social”, explica a secretária dos Esportes Ana Cavalcanti.

     

    Saiba mais

    Assuntos: pernambuco, jogos, escolares, paraolimpiada, sao paulo, campeonato, secretaria, esportes, ana cavalcanti, interacao social
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ouvidores da Celpe conhecem o trabalho da OGE

    ogeA Ouvidoria da CELPE, representada pelo ouvidor Aderson Xavier de Andrade Junior e os analistas, Helena Lessa e Mauro Cortizo, visitam a sede da OGE, no dia 25 de setembro, para conhecer o trabalho realizado pela Governo do Estado. Os profissionais foram recebidos pela ouvidora geral do estado, Karla Júlia, que fez uma breve retrospectiva do trabalho de consolidação da Rede de Ouvidorias, destacando os resultados e avanços alcançados em Pernambuco. Na ocasião, a ouvidora geral enfatizou a importância do trabalho em Rede e a importância do processo de sistematização dos trabalhos que as Ouvidorias públicas vem desempenhando no cenário nacional.

    A Ouvidoria da Celpe é composta por sete pessoas e funciona no horário de segunda à sexta-feira, de 8h às 12h e das 13h30h às 17h30. Para mais informações ligue: 08002825599 ou acesse o site é www.celpe.com.br.

    Assuntos: ouvidoria, oge, estado, pernambuco, respeito, governador, eduardo campos, visita, celpe, andesron, profissional
    Compartilhe: Link para o post:
  • Evento discute logística em Escola Técnica Estadual de Jaboatão

    Com o intuito de fomentar o debate e trazer novas informações para seus estudantes, a Escola Técnica Estadual Maximiano Accioly Campos, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, promove o I Meeting de Logística. O evento teve início na última segunda-feira e segue até hoje (5).

    O encontro inicia sempre às 19h e abriga, a cada dia, duas palestras sobre o tema. A organização pretende fazer da experiência um momento válido para o alinhamento das práticas pedagógicas vivenciadas em sala de aula com as práticas profissionais do mercado de trabalho.

    Para dar encadeamento lógico às palestras, cada dia aborda um tema diferente: Competitividade e Mercado de Trabalho; Armazenagem, Movimentação e Distribuição; Modais de Transporte Logístico; Tecnologias da Informação Aplicada à Logística; e Logística Reversa e a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

     

    Saiba mais

    Assuntos: escola, tecnica, maximiano, accioly, campos, jaboatao, rmr, meeting, logistica, evento, encontro, palestra, competitividade, mercado, trabalho, armazenagem, distribuicao, transporte, informacao, reversa, politica, residuos solidos
    Compartilhe: Link para o post:
  • RMR terá reforço de ônibus para as eleições

    O Grande Recife Consórcio de Transporte preparou uma operação especial para o próximo domingo (07/10) por conta das eleições municipais. A frota da Região Metropolitana do Recife terá um acréscimo de 494 ônibus e 3.464 viagens. Além disso, nove linhas, que não operam aos domingos, circularão com 23 veículos, realizando 258 viagens.

    No total, a oferta de serviço será de 2.005 ônibus, realizando 20.402 mil atendimentos. Isso representa um acréscimo de 34% na frota e de 21% nas viagens. Em um domingo normal, o Sistema funciona com 1.488 ônibus, que fazem 16.680 viagens.

    O Consórcio também colocará 22 coletivos extras à disposição dos usuários, distribuídos em 10 terminais de integração e em um terminal urbano. Todas as linhas reativadas estarão com cartazes informando sobre o atendimento especial.

     

    Saiba mais

    Assuntos: rmr, recife, consorcio, transporte, reforco, frota, domingo, eleicao, municipio, metropolitana, regiao, onibus, veiculos, operacao, especial
    Compartilhe: Link para o post:
  • PROCON-PE divulga nota técnica sobre cobrança de taxa de reserva de matrícula escolar

    A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e a Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, por meio da Coordenador Geral da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON-PE, em cumprimento de suas atribuições legais, vêm por meio desta, informar a população pernambucana sobre o posicionamento destes órgãos em relação a cobrança de taxa de reserva de matrícula escolar (ou nomenclatura similar) para alunos já matriculados.
     
    A taxa de reserva de vaga em estabelecimento escolar particular pode ser cobrada para o caso de novos alunos, mas esse valor deve ser descontado na matrícula ou na primeira mensalidade do período que se inicia.

     

    Saiba mais

    Assuntos: procon, pernambuco, nota, desenvolvimento social, direitos humanos, executiva, justica, secretaria, defesa, consumidor, taxa, matricula, aluno, novo, antigo, escola
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Articulação Social e Regional promove encontro de boas vindas para aprovados em seleção simplificada

    seartA Secretaria de Articulação Social e Regional deu as boas vindas aos técnicos contratados em sua Seleção Pública Simplificada, que irão trabalhar no Programa Governo Presente de Ações Integradas para a Cidadania nas cidades do Recife e Caruaru. A reunião foi realizada no Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Estado de Pernambuco – CEFOSPE, nesta quinta-feira (04.10), com o quadro de gerentes e coordenadores do Programa, que se apresentaram e explicaram suas funções e onde atuam.

    A gerente geral de políticas integradas do Governo Presente, Irani do Carmo, ministrou a explanação panorâmica sobre o Governo Presente, contextualizando em nível geral a execução do Programa e como este está inserido dentro da Política de Segurança do Estado - Pacto pela Vida.  “O resultado do encontro foi completamente satisfatório, a destacar pelo entusiasmo revelado por vários profissionais durante o evento. O objetivo de motivação foi alcançado preliminarmente”, ressalta a gerente.

     

    Saiba mais

    Assuntos: seart, secretaria, articulacao, regional, social, boas vindas, tecnico, contratacao, selecao, publica, programa, governo presente, cidadania, recife, caruaru, cefospe, politica, pacto pela vida
    Compartilhe: Link para o post: