meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Gomes representa secretários de Educação do Brasil em evento internacional

    | Educação

    O secretário de Educação, Anderson Gomes, representou, nesta quinta-feira (26), todos os secretários de Educação do Brasil no Congresso das Américas sobre Educação Internacional.

    O evento aconteceu no Rio de Janeiro (RJ) e foi palco para a assinatura do memorando de entendimento entre a Secretaria de Educação de Pernambuco com a Canadian Bureau for International Education (Bureau Canadense para Educação Internacional).

    O documento, que visa estreitar os laços e fortalecer as relações entre Pernambuco e o Canadá, no âmbito educacional, foi concebido com o intuito de garantir a promoção da educação e da qualificação profissional entre o Estado e o consórcio canadense para o Mercado de Educação Internacional, através da assistência mútua em matéria de educação no domínio do intercâmbio de informações, metodologias e tecnologias.

    “É extremamente válida essa parceria, pois possibilita alargar os nossos limites de aprendizagem. Um dos nossos objetivos é garantir ainda mais o relacionamento de intercâmbios do programa Ganhe o Mundo com o Canadá; além disso, poder desenvolver outras ações que beneficiem os dois países” explica o gerente de Projetos Especiais da Secretaria, Aurélio Molina.

    Leia a matéria na íntegra 

    Assuntos: educacao, anderson gomes, educacao internacional, bureau canadense
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ariano Suassuna encanta plateia de Lagoa da Cruz com sua aula espetáculo

    | Cultura

    O teatrólogo, romancista e Secretario de Assessoria ao Governador, Ariano Suassuna emocionou o público na escola Tomé Francisco da Silva, situada em Lagoa da Cruz, distrito de Quixaba, sertão do estado. Alunos, professores e convidados assistiram a aula espetáculo intitulada, Tributo a Capiba, que aconteceu na última terça-feira (24) e teve um público de aproximadamente 1200 pessoas.

    A ideia foi homenagear os municípios em que os setores de educação e saúde tiveram destaque no processo de desenvolvimento do Estado. A Escola Estadual Tomé Francisco da Silva foi escolhida por Ariano Suassuna por ser referência no ensino público e por ter um carinho especial pelo lugar.

    A escola alcançou 100% no Idepe (Índice de Desenvolvimento Educacional de Pernambuco), e se destacou mais uma vez com a aluna Natalia Duarte, que passou em quatro vestibulares, e quer seguir a carreira de medicina e ser uma futura neurologista.

    Ariano, aos seus 85 anos, foi recebido pelos alunos vestidos com trajes inspirados em seus personagens e pela Banda Marcial São Sebastião, tocando a Oração de São Francisco. O teatrólogo mostrou-se muito emocionado com as homenagens prestadas a ele. “É a coisa mais bonita que já vi, estou muito feliz e agradecido. Me sinto recompensado em ver a juventude com todo esse vigor. Sou um grande admirador do povo brasileiro”, enfatiza Suassuna.

    Os alunos também confeccionaram banners em que apresentavam resumos das obras de Ariano, dentre elas o Romance da Pedra do Reino, O Santo e a Porca, O Alto da Compadecida. Também exposto no hall da escola, estava o poema confeccionado por alunos do terceiro ano, onde se lia “Por isso, caro Ariano, ouça o nosso recado, a sua presença aqui, deixa-nos emocionados”.

    No espetáculo, o romancista retrata situações engraçadas de sua vida e mostra como é rica a cultura brasileira; além disso, apresenta músicas compostas por Capiba e por Ariano, emocionando a plateia. “É um show muito especial e impressionante, foi a primeira vez que assisti e estou encantada”, diz a ex-aluna Natália Duarte.

    Leia matéria na íntegra

    Cidades: Quixaba
    Assuntos: ariano, ariano suassuna, educacao, aula espetaculo, teatrologo, lagoa da cruz
    Compartilhe: Link para o post:
  • Eduardo muda nome do HR para Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra

    | Saúde, Administração

    hO governador Eduardo Campos recebeu na noite desta quinta-feira (26), no Palácio do Campo das Princesas, familiares e amigos do ex-governador Paulo Pessoa Guerra, para prestar “uma justa homenagem”. Eduardo sancionou a lei que dá à maior emergência hospitalar do Nordeste, o nome do seu construtor. Popularmente conhecida como HR, a unidade passa agora a se chamar Hospital da Restauração Governador Paulo Guerra.

    Com 43 anos de existência, o Hospital da Restauração, localizado no coração do Recife, foi inaugurado em 1969 em substituição ao antigo Hospital Pronto Socorro erguido em 1967, que não comportava o atendimento de emergência do Recife. Filha do ex-governante, Maria Zulmira Guerra, 67, confessou que esperava há anos por essa homenagem. “Estou muito feliz porque essa obra era a menina dos olhos do meu pai. Algumas pessoas diziam que o hospital era um elefante branco e que o Recife não comportava essa obra, mas ele pensou para o futuro e não para aquele tempo”.

    Autor do Projeto de Lei 585/2011 que propôs a mudança do nome do HR, o deputado estadual José Humberto Cavalcanti (PTB) disse que o ato é uma homenagem a um pernambucano que fez muito pelo estado e que deixou um grande legado. “Paulo Guerra foi um político e um cidadão que teve uma trajetória de vida digna de uma homenagem como essa”, afirmou.

    Filho primogênito do ex-governador, João Domingos Pessoa Guerra, 69, disse emocionado que o ato demonstra que “o governador Eduardo está acima de todas as divergências que porventura existiram”. “Eduardo me deu hoje uma grande alegria”. Eleito vice-governador em 1962 na chapa do ex-governador Miguel Arraes, Paulo Pessoa Guerra assumiu o governo de Pernambuco em 1964 quando Arraes foi deposto pelo Regime Militar.

    Na solenidade, Eduardo destacou a importância e o valor do reconhecimento àqueles que fizeram muito por Pernambuco. “Dr. Paulo sucedeu meu avô como governador numa situação que não era singela e que não dependia da vontade dele. Foram companheiros de luta, divergiram politicamente, mas nunca ouvi do meu avô outra palavra que não fosse de reconhecimento a um homem honrado, corajoso, correto com os amigos e firme nos seus propósitos políticos”, elogiou.

    Cidades: Recife
    Assuntos: eduardo campos, hr, hospital, restauracao, paulo pessoa guerra, paulo guerra
    Compartilhe: Link para o post:
  • Deputados deixam Pernambuco bem impressionados com Pacto pela Vida

    | Segurança, Administração

    Às vésperas de completar cinco anos do seu lançamento, o Pacto pela Vida (PPV) continua atraindo a atenção de gestores públicos e autoridades do Brasil inteiro. Nesta quinta-feira (26), foi a vez de uma grande comissão de deputados federais e estaduais participarem da reunião de monitoramento do programa estadual de combate à criminalidade na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão, na Rua da Aurora.

    Integrantes da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, além de nove parlamentares da Bahia, conheceram o modelo de medição de resultados, metas e objetivos que vem derrubando, ano a ano, os índices da violência em Pernambuco. “Antes, Pernambuco disputava a medalha de ouro em homicídios e agora temos uma redução de 43% do crime só na capital”, comparou o governador.

    O secretário Alexandre Rebêlo foi o responsável por apresentar as diretrizes do programa, o seu funcionamento, e destacar os últimos resultados obtidos. "Estamos chegando ao 12° mês consecutivo registrando menos de 300 homicídios, isso significa que se continuarmos nesse ritmo vamos comemorar o quinto ano do Pacto dentro da meta", explicou Rebêlo.

    Presidente da Comissão da Câmara, o deputado Efraim Morais Filho (DEM/PB) disse o modelo do Pacto que deve ser implantado em todo o Brasil. “O acompanhamento que é feito aqui, sempre buscando bonificar os “atores” que conseguem atingir as suas metas,é fantástico. Meu sonho é ver esse monitoramento acontecendo em todos os estados brasileiros”, enfatizou.

    Especialista em segurança pública, o deputado federal Capitão Tadeu (PSB-BA) veio a Pernambuco para anunciar aentrega do título de cidadão baiano a Eduardo Campos, e vai deixar Pernambuco ainda mais impressionado. “Da forma que o PPV está sendo gerido, só tende a trazer mais resultados positivos. Por isso a Bahia copiou esse projeto”, disse o parlamentar, que convidou o governador para realizar uma exposição sobre o Pacto Pela Vida na Bahia. A entrega do título de cidadão baiano a Eduardo e a palestra ainda não têm data definida.

     

     

    Assuntos: eduardo campos, pacto pela vida, criminalidade, planejamento e gestao, cidadao baiano,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo do Estado cria nova reserva ecológica no semiárido e lança programa Caatinga Sustentável

    | Social, Meio Ambiente

    O governador Eduardo Campos e o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, celebram o Dia da Caatinga (28/4) formalizando mais uma Unidade de Conservação (UC) no bioma, que é único no mundo, e lançando o programa “Caatinga Sustentável”.

    Será nesta sexta-feira (27), às 17h30, no Palácio do Campo das Princesas, a assinatura do decreto de implantação da Estação Ecológica (ESE) de Serra da Canoa, em Floresta, e do conjunto de ações para melhorar a qualidade de vida das comunidades que vivem no entorno das áreas protegidas. O Estado já possui uma UC de Caatinga em Serra Talhada. 

    Até 2014, a meta do Governo é implantar um total de 68 UCs na Mata Atlântica _ bioma mais ameaçado do Brasil, com apenas 1% da cobertura original em Pernambuco_ e 13 na Caatinga, ecossistema que no Estado só tem cerca de 50% da área original. Serra da Canoa será uma Unidade de Proteção Integral, com 8 mil hectares, resultado de estudos técnicos desenvolvidos pelas equipes da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas), que confirmaram as boas condições da biodiversidade da área.

    Leia mais aqui

    Cidades: Floresta
    Assuntos: meio ambiente, sustentabilidade, caatinga, unidade de conservacao, estacao ecologica
    Compartilhe: Link para o post:
  • Começa hoje a 16ª edição Cine PE Festival do Audiovisual

    | Cultura

    Os olhos dos pernambucanos se voltam a partir desta quinta-feira (26/4) para o cinema. Tem início hoje, às 20h, a 16ª edição do Cine PE Festival do Audiovisual, que seguirá até o próximo dia 2 de maio, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções de Pernambuco, e em outros locais do Recife e de Olinda. Ao longo dos sete dias do festival, o público poderá assistir a 43 filmes brasileiros, entre curtas e longas-metragens. Na programação, oito contaram com o apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) para a sua realização.

    A recente safra da produção audiovisual feita em Pernambuco é um dos destaques desta edição do Cine PE, que apresenta para o público curtas, como “Zuleno”, de Felipe Peres Calheiros; “Zé Monteiro – o homem que venceu as cinco mortes”, de Wilson Freire; “Elisa”, de Alice Gouveia; “Di Melo, o imorrível”, de Alan Oliveira e Rubens Pássaro; “Dia estrelado”, de Nara Normande; “Poeta urbano”, de Antônio Carrilho; e “Garotas da moda”, de Tuca Siqueira, além do longa “Na quadra das águas perdidas”, de Wagner Miranda e Marcos Carvalho.

    Leia mais aqui

    Cidades: Olinda, Recife
    Assuntos: cinema, cine pe, fundarpe, festival de audiovisual, funcultura
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Saúde nomeia 79 médicos aprovados em concurso e abre nova seleção

    | Saúde, Emprego, Administração

    A Secretaria Estadual de Saúde (SES) está convocando 79 médicos para reforçar as escalas de plantão de dez hospitais da rede.

    Na edição desta quinta-feira do Diario Oficial (26/04), foram nomeados, entre os aprovados no último concurso público da pasta, em 2009, profissionais das especialidades de cardiologia (10), clínica geral (29), neurologia (01), cirurgia geral (03), cirurgia vascular (03), pediatria (13) e tocoginecologia (20) – veja a lista dos nomeados AQUI. Desde 2009, 1.409 mil médicos foram convocados pela SES. Desse total, 807 estão trabalhando nos hospitais.

    “As áreas que estamos reforçando são de emergência cardiológica e de ortopedia, terapia intensiva e assistência obstétrica, além de recompor a saída de profissionais que se aposentaram ou entraram em licença médica ou gestação”, explica o secretário estadual de saúde, Antonio Carlos Figueira.

    Nesta nomeação, os médicos serão lotados nos hospitais Agamenon Magalhães (21), Barão de Lucena (08), da Restauração (04), Geral de Areias (06) e Hemope (02), todos no Recife; Dom Moura (05), em Garanhuns; Ruy de Barros Correia (06), em Arcoverde; Regional do Agreste (05), em Caruaru; José Fernandes Salsa (12), em Limoeiro; e Belarmino Correia (10), em Goiana.

    Leia a matéria na íntegra 

    Assuntos: saude, nomeacao, medicos, concurso publico, resultado, selecao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Hospital Dom Malan alerta para cuidados durante o clima seco

    | Saúde, Meio Ambiente, Administração

    Hospital Dom Malan alerta para cuidados durante o clima seco

    O clima seco e quente registrado no Vale do São Francisco nos últimos meses tem trazido não apenas prejuízos econômicos à região, mas também sérios riscos à saúde.

    Segundo a secretaria nacional de Defesa Civil essa é a pior seca nos últimos 30 anos, o que pode favorecer à proliferação de determinadas doenças. As principais vítimas são crianças e idosos.

    O Hospital Dom Malan, em Petrolina, está atendido cerca de 20 crianças, por dia, no pronto-socorro infantil com problemas de saúde decorrentes do clima seco e quente.

    “Essa situação afeta principalmente o sistema respiratório das crianças”, disse a pediatra Tatiana Cavalcanti, coordenadora da emergência infantil da unidade.

    De acordo com a médica, os pais devem ficar atentos aos primeiros sintomas nesses dias de calor. “É preciso ficar atento se a criança apresentar tosse, coriza, espirros e nos casos mais graves, prestar atenção se a criança está sentindo cansaço”, explicou. 

    Leia mais aqui

    Assuntos: saude, defesa civil, hdm, dom malan, clima seco,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Itep/Incubatep aprova dez novos projetos para incubação

    | Tecnologia

    O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), por meio da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incubatep), divulgou o resultado do processo seletivo do Edital Incubatep 2012, em que foram aprovados dez projetos para incubação.

    A Comissão de Avaliação foi composta pelo gerente da Incubatep, Geraldo Magela, Sueli Cavalcanti (Sebrae-PE), Fátima Cabral (Facepe), Cátia Freitas e Luiz Rodrigues (Incubatep/Itep).

    Os projetos aprovados são: Inovarbits; Vídeo Monitoramento Móvel (CFTV); All Eyes; Robocare; Fermenta; Superbotão; Coeus; Nanoestruturas Semicondutoras; Luz do Sol; e Dialoga Vision. Outros dois projetos poderão ser aprovados assim que surgirem novas vagas na incubadora no decorrer do ano. Os demais projetos receberão, posteriormente por e-mail, contribuições de pontos de melhoria da Comissão de Avaliação.

    Leia matéria na íntegra

    Assuntos: itep, tecnologia, incubatep, sebrae, facepe, incubadora
    Compartilhe: Link para o post:
  • Garantia-Safra terá aporte de R$ 281 milhões para atender agricultores atingidos pela seca

    | Agricultura, Administração

    O Fundo Garantia-Safra ganhou crédito extraordinário de R$ 281,8 milhões para garantir a indenização de todos os agricultores familiares inscritos no programa e que sofreram perdas igual ou acima de 50% de sua produção devido à estiagem na região Nordeste, Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas Gerais.

    O valor foi determinado por Medida Provisória publicada na quarta-feira (25), no Diário Oficial da União, para atender cerca de 750 mil agricultores.

    Acredita-se que cerca de 80% dos agricultores inscritos no programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Garantia-Safra, deverão ter perda igual ou acima de 50% em função da estiagem. “A estiagem é muito forte e as perdas muito significativas. Com esse recurso, o governo vai cobrir o déficit de 50% do fundo. Estamos tranquilizando os agricultores para que eles tenham a certeza que serão indenizados”, diz o diretor do Departamento de Financiamento e Proteção da Produção da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), João Luiz Guadagnin.

    Leia matéria na íntegra 

    Assuntos: garantia safra, agricultores, agricultura, reforma agraria, mda, estiagem
    Compartilhe: Link para o post: