meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Governo do Estado discute distribuição de caixas d’água para famílias atingidas pela estiagem prolongada

    O Comitê Integrado de Convivência com o Semiárido decidiu, na segunda-feira (11/06), durante a VI Reunião Ordinária, viabilizar a distribuição de 10 mil a 20 mil caixas d’água, com capacidade de mil litros cada, para as famílias residentes nas áreas afetadas pela estiagem prolongada e que não possuem nenhuma outra forma de armazenamento, a exemplo das cisternas.

    As caixas, produzidas em fibra de polietileno, com custo unitário de R$ 170,00, deverão melhorar o acondicionamento, assegurando a higiene, impedir a disseminação de doenças e a redução dos desperdícios. Além disso, os reservatórios permitirão a sistematização da periodicidade dos carros-pipa, que será ajustada de acordo com a necessidade das famílias.

    A expectativa é de que a água, entregue pelo IPA e o Exército, seja realizada a cada dez dias. Ficou agendada, ainda, uma reunião com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) para monitorar a qualidade da água fornecida pelos carros-pipa.

     

    Assuntos: comite integrado de convivencia com o semiarido, caixas d'agua, areas afetadas pelos efeitos da seca, estiagem,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Turismo realizará casamento matuto no Workshop da Visual Turismo

    | Turismo

    Na próxima quarta-feira, 13, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), através da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), participará do 2º Workshop da Visual Turismo, uma das principais operadoras de turismo de São Paulo. O evento será realizado no Golden Hall do WTC Convention Center, na capital paulista.

    Além do estande institucional, onde será distribuído folheteria sobre os destinos indutores e cidades do interior com destaque para as festas juninas, a Empetur, aproveitando o tema do evento "Uma história de amor com o agente de viagens", apresentará um típico casamento matuto. No espaço cenográfico intitulado como Praça Luiz Gonzaga, uma homenagem ao centenário do Rei do Baião será montada uma réplica da igreja do Alto da Sé, uma das igrejas históricas de Olinda.

    O ator Adriano Cabral fará o papel de padre e integrantes do Balé Cultural de Pernambuco irão encenar o casamento. Para o arraial ficar completo, a Empetur levará ainda um trio de forró caraterizados de matutos, que promete não deixar ninguém parado. Para o cenário ficar ainda mais real, serão distribuídas miniaturas do bolo de noiva, típico de Pernambuco, além do tradicional bolo de rolo.

    "A Visual tem uma grande representatividade no mercado paulista e percebemos que depois da nossa participação na primeira edição do workshop, o número de pacotes vendidos para Pernambuco cresceu em 45%. Nesta edição esperamos aumentar ainda mais esse número", afirmou o presidente da Empetur.

    Leia mais aqui

    Assuntos: turismo, empetur, workshop da visual turismo, festas juninas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Hospital Regional do Agreste reforça número de profissionais para São João

    | Saúde

    Para atender a grande demanda dos serviços de saúde durante todo este mês, o Hospital Regional do Agreste (HRA) está reforçando o número de profissionais médicos e de enfermagem. Em dias normais, a Emergência da unidade de saúde conta com cerca de 20 profissionais, nas especialidades de clínica médica, cirurgia geral, pediatria, traumato-ortopedia, anestesia, radiologia, odontologia e cirurgia buco-maxilo-facial. Este ano, haverá um acréscimo de 10 cirurgiões gerais. Além deles, serão contratados 12 enfermeiros e 20 técnicos de enfermagem, que serão divididos entre os dias 23, 24, 28 e 29 de junho.

    Segundo o diretor do HRA, José Bezerra, com o aumento no quadro de cirurgiões gerais nos plantões, o Regional do Agreste fica preparado para atender a grande demanda de pessoas que se concentram na cidade, principalmente nos fins de semana. “Nossa escala está completa, mas reforçamos a quantidade de cirurgiões, pelo perfil que o hospital tem, que é o de atender aos grandes traumas, como tiros, facadas e acidentes de trânsito. Nosso intuito é proporcionar ao caruaruense e ao turista o atendimento devido”, informou.

    Ainda de acordo com o diretor do HRA, apenas os casos graves devem ser encaminhados para o HRA. “Os casos mais simples, como diarreias, viroses, tosses, alcoolismo e mal-estar, por exemplo, devem ser encaminhados à UPA Caruaru, às policlínicas ou hospitais municipais para que não haja uma superlotação na unidade de saúde, gerando demora no atendimento”, finalizou José Bezerra.

     

    Assuntos: reforço para atender festejos, caruaru, hospital regional do agreste, hra,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Exames laboratoriais serão agilizados no Hospital Getúlio Vargas

    | Saúde

    Os pacientes do Hospital Getúlio Vargas (HGV), localizado no bairro do Cordeiro, terão acesso mais rápido aos resultados de seus exames laboratoriais. Isso porque, o laboratório da unidade agora dispõe de um programa de interfaceamento, o que proporciona um melhor gerenciamento da produção laboratorial, desde a coleta até a liberação dos resultados.

    Através da rede de informática, a equipe médica terá acesso direto, e em curto prazo, ao resultado dos exames dos pacientes em todos os setores do hospital, incluindo UTIs, emergência e enfermarias.

    “Além de mais segurança e menor custo, o sistema diminuirá bastante o tempo de espera pelo resultado dos exames, agilizando as decisões médicas para o tratamento do paciente. Em alguns casos, um diagnóstico rápido pode ser a diferença entre a vida e a morte”, afirma a chefe do laboratório do HGV, Socorro Franklin.

     

    Assuntos: hospital getulio vbargas, hgv, programa de interfaceamento, producao laboratorial, agilidade nos exames
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Turismo lança novo guia Rota 232 nesta quinta-feira

    Na próxima quinta-feira (14/06), às 9h, a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) lança o seu novo guia, o Rota 232: gastronomia, artesanato e outras dicas culturais, no restaurante Manauê, no bairro de Casa Forte. A publicação engloba os estabelecimentos que estão localizados ao longo dos 553 km de extensão desta rodovia que é considerada a “espinha dorsal” do Estado.

    “O objetivo deste nosso guia não é ser um roteiro definitivo para o turista que percorre a 232, mas sim, servir como apoio para que as pessoas saibam onde fazer uma boa refeição ou que lugares seriam interessantes de visitar naquela região. Para isso, não poderíamos deixar de citar sítios históricos e pontos turísticos, bem como locais de venda de artesanato”, explica o secretário de Turismo Alberto Feitosa.

    Além de restaurantes, bares, centros de artesanato, lojas e pontos turísticos, o guia também traz algumas opções de hospedagem para todos os gostos. Os equipamentos turísticos contemplados no guia são quatro na Zona da Mata, 65 no Agreste e 26 no Sertão. Os municípios estão divididos entre as regiões, na Zona da Mata são eles: Moreno, Glória do Goitá, Vitória de Santo Antão e Pombos; no Agreste, Gravatá, Bezerros, Sairé, Caruaru, São Caetano, Belo Jardim, Sanharó e Pesqueira; e no Sertão, Arcoverde, Custódia, Serra Talhada, Salgueiro e Parnamirim.
    http://www2.setur.pe.gov.br/web/setur/exibir-noticia?groupId=21782&articleId=2450524&templateId=28657

    Assuntos: turismo, secretaria de turismo, rota 232, setur, roteiro do turista
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria da Mulher divulga projetos aprovados

    A Secretaria da Mulher divulga a relação dos municípios pernambucanos que tiveram projetos aprovados pelo edital nº001/2012 – Programa Fortalecimento Social, Político, Econômico e Cultural das Mulheres.

    Dos 21 projetos apresentados, nove foram aprovados. Os municípios firmarão convênio com a Secretaria da Mulher de Pernambuco para o desenvolvimento de políticas públicas de gênero.

    Leia mais aqui

    Assuntos: secretaria da mulher, programa fortalecimento social, politicas publicas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Universidade de Pernambuco divulgou hoje (11) resultado preliminar da 1ª fase do Provalida 2012

    A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou, hoje (11/06), o resultado preliminar da análise documental (fase I) do processo de revalidação de diploma de medico graduado no exterior – PROVALIDA 2012.

    Os interessados em entrar com recurso ao resultado deverá fazê-lo amanhã (12/06) e quarta-feira (13/06), das 8h às 13hs, na Comissão de Concursos Acadêmicos da UPE. O resultado final da análise será divulgado até o dia 25/06/12.

    A Comissão de Concursos Acadêmicos da UPE fica na Av. Agamenon Magalhães, s/n - Santo Amaro.

    Assuntos: upe, provalida, resultado preliminar
    Compartilhe: Link para o post:
  • Procon promove ação de orientação no Dia dos Namorados

    | Direitos Humanos

    A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos/PROCON Pernambuco, promove amanhã, 12/06, das 09h às 16h, na Rua da Imperatriz, Centro do Recife, uma ação de orientação à população em comemoração ao Dia dos Namorados.

    O objetivo é orientar os consumidores sobre seus direitos nas relações de consumo. O período do Dia dos Namorados é o 3° de maior movimento no comércio, só perdendo para o Natal e o Dia das Mães.

    Na ação, haverá balcão de atendimento ao consumidor e panfletagem de folders e cartilhas com dicas para a população não ser lesada.

    SERVIÇO:
    Ação de orientação ao consumidor no Dia dos Namorados
    Quando: 12/06/12 – terça-feira
    Onde: Rua da Imperatriz – em frente ao banco Santander.
    Hora: das 09h às 16h.

    Assuntos: direitos humanos, procon, campanha dia dos namorados,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Defesa Social forma mais uma turma de sargentos da PMPE

    | Segurança

    Atendendo as linhas de ações previstas no Plano Estadual de Segurança Pública – Pacto Pela Vida foram formados na tarde desta sexta (08) 194 novos sargentos da PMPE. Esta é a segunda turma na gestão do governador Eduardo Campos, que já formou mais de 10.700 novos profissionais de segurança que colaboram na redução da criminalidade em todo o Estado.

    Desde 2007 o governo de Pernambuco vem desenvolvendo uma política de segurança pública com o objetivo de reforçar as instituições policiais e reduzir a violência no Estado.

    Prestigiando o evento o secretário Executivo de Gestão Integrada, Alciomar Goersch, ressaltou o compromisso dos novos sargentos com a sociedade pernambucana. “O Estado precisa de profissionais comprometidos para manter decrescente a curva da criminalidade.

    Continuem acreditando em vocês e galgando novos postos dentro da Corporação”, disse o secretário. Os novos sargentos formados pela Academia Integrada de Defesa Social - ACIDES tiveram 710 horas de aulas teóricas e práticas no curso de formação, com duração média de cinco meses.

    Assuntos: seguranca publica, pacto pela vida, eduardo campos, reducao da criminalidade
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo do Estado da largada para as obras em nova etapa do ramal da Cidade da Copa

    | Mobilidade

    O Ramal Cidade da Copa, principal via de acesso à Arena Pernambuco, está prestes a iniciar uma nova etapa de execução de suas obras.

    Para garantir a mobilidade urbana durante (e após) a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, o Governo do Estado publicou no Diário Oficial do último dia 05 de junho o decreto que torna algumas áreas do Loteamento Cosme e Damião, no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife, de utilidade pública para fins de desapropriação.

    Devido ao decreto, 120 imóveis que estão localizados no traçado da via terão que ser desapropriados, ação necessária para que sejam dados os primeiros passos na construção do Ramal Cidade da Copa.

    Nesta segunda-feira (11/06), serão iniciadas as negociações com os moradores. Equipes da Secretaria das Cidades começarão a conversar com as famílias sobre a desapropriação e terá início a avaliação do valor dos imóveis.

    Leia mais aqui

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post: