meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Eduardo confere esquema de segurança armado para o Galo

    | Segurança, Cultura

    aTradição é uma palavra que marca o carnaval pernambucano. Por isso, pelo sexto ano consecutivo, o governador Eduardo Campos acordou cedo e mesmo debaixo de uma forte chuva foi ao Forte das Cinco Pontas para prestigiar o café da manhã do Galo da Madrugada. O maior bloco do mundo realiza este ano o seu 35º desfile, ao som de 25 trios elétricos, com destaque para Fafá de Belém, Elba Ramalho e a Banda Calypso.

    “Esperamos fazer deste mais um grande carnaval. São 20 polos em todo o Estado. O folião está muito animado, mesmo com a chuva, que serve para amenizar o calor. Vai ser uma bela festa”, disse o governador.

    Após recarregar as baterias no café da manhã, Eduardo deixou o sForte das Cinco Pontas a pé para percorrer o trajeto do desfile do Galo. O prefeito João da Costa, o senador Humberto Costa e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estiveram ao seu lado. O governador saudou os foliões, tirou fotos, e cumprimentou os profissionais em serviço. No caminho, uma parada para conferir o trabalho das câmeras de videomonitoramento na central de vigilância da Ciods, no prédio da ATI.

    Para esta edição do Galo, a SDS separou 68 câmeras exclusivas – de um total de 268 – para monitorar o percurso do bloco. Em Olinda, serão 16 câmeras em locais estratégicos, como o Palácio do Governo, os Quatro Cantos e o Alto da Sé. “Em 2007 não haviam câmeras fazendo o acompanhamento de todo o circuito do Galo, hoje temos. É um espetáculo extremamente seguro. Compare os números de ocorrências e o de pessoas reunidas e veja que é completamente desproporcional”, explicou Eduardo.

    Durante o Carnaval a Polícia Militar colocará 4 mil policiais espalhados em 6 postos estratégicos de comando. Já os Bombeiros, terão 1.381 homens e mulheres, e a Civil quase 400. Quem precisar de posto de saúde encontrará atendimento das 7h às 19h em postos próximos ou nas áreas de folia.

    dTESTE – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a parceria entre União, Estado e município, para uma simulação chamada de “Força Nacional do SUS para Grandes Eventos”. Segundo Padilha, é uma espécie de preparação para a Copa do Mundo em 2014 que será realizada no Brasil e terá Recife-São Lourenço como uma das sub-sedes.

    “Esse é um ensaio para a Copa. Temos ambulâncias, pontos de atendimento, monitoramento com câmeras, com os profissionais de saúde preparados para qualquer situação de urgência e emergência. Se atuarem bem no Galo da Madrugada, eles suportam qualquer Copa do Mundo porque não tem evento maior no mundo inteiro como esse bloco”, explicou o ministro.

    TRANSPORTE – O Grande Consórcio Recife criou cinco linhas especiais para o Carnaval, três circulares - Frevo, Galo, e Olinda – e as linhas Shopping Recife-Olinda e Shopping Tacaruna-Olinda. Todas no valor de R$ 2,15, exceto a última, que custa R$ 1,40. Além disso, manteve o já tradicional Expresso da Folia, que sai dos quatro grandes shoppings do Recife.

    s

    Cidades: Recife
    Assuntos: eduardo campos, seguranca, carnaval, esquema, galo, galo da madrugada, forte, cinco pontas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Eduardo exalta Carnaval democrático e prevê recorde de turistas este ano

    | Turismo, Cultura

    sO governador Eduardo Campos e a primeira-dama, Renata Campos, estiveram ao lado do prefeito João da Costa na abertura oficial do Carnaval do Recife 2012. A festa aconteceu na noite desta sexta-feira (17), no Marco Zero, bairro do Recife Antigo, que nos próximos cinco dias assume o nome de Polo Recife Multicultural.

    “É um carnaval muito bonito e de muitos ritmos espalhados não apenas na cidade do Recife, mas também no interior de Pernambuco. Aqui não há corda que separe aquele que pode pagar daquele que não pode. Temos um carnaval que cada um brinca como pode e quer”, resumiu o governador.

    Eduardo levou vários convidados de fora do estado. Vindo do Senegal, o presidente do Banco Mundial no Brasil, Makhtar Diop, foi um deles. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho; a cantora Fafá de Belém; a nova líder do PSB na Câmara Federal, deputada Sandra Rosado e a deputada estadual Larissa Rosado também estiveram na comitiva.

    s

    "Nós estamos recebendo muitas pessoas dos estados vizinhos, do Brasil e também do exterior. Tenho certeza de que esse é o Carnaval que vai nos legar a maior taxa de ocupação nos hotéis e pousadas”, assegurou Eduardo.

    A FESTA - Como já é tradição, a festa teve início com a cerimônia comandada pelo percussionista Naná Vasconcelos e sua corte, formada por dez nações de maracatu de baque virado com 500 batuqueiros. Mas o ponto alto da festa teve início por volta das 22h30, quando Ney Matogrosso, Pitty, Lenine, Lirinha, Otto, Criolo e outros cantores se revezaram no palco num tributo a um dos homenageados deste Carnaval, o cantor e compositor pernambucano Alceu Valença. O artista José Cláudio é o outro homenageado da folia este ano.

    Cidades: Recife
    Assuntos: eduardo campos, renata campos, turismo, carnaval,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria da Mulher divulga campanha no Galo da Madrugada

    | Social, Turismo, Cultura, Direitos Humanos

    Neste sábado (18/02), a Secretaria Estadual da Mulher (SecMulher) estará no desfile do maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada. A partir das 8h da manhã, as 180 multiplicadoras e funcionárias (os) da Secretaria divulgam as ações da campanha Violência Contra a Mulher é Coisa de Outra Cultura por todo o percurso do bloco.

    O trio será o sexto na ordem da concentração, na Av. Dantas Barreto. Fantasiadas de Caboclinhas, Colombinas e Catirinas, as mulheres vão às ruas, neste Carnaval, na luta pelo fim da violência doméstica e sexista. A Banda Pinguim animará o percurso com o melhor do frevo pernambucano e músicas que retratem as mulheres. O guitarrista Paulinho Pimpão compôs a música “Eu peço paz”, em homenagem às mulheres. O público presente a festa receberá folhetos informativos e outras peças publicitárias com telefones e endereços para obter informações e prestar denúncias sobre casos de violência.

    As ações educativas serão realizadas em 21 polos carnavalescos da Região Metropolitana, Mata Sul, Norte, Agreste Central, Meridional e Setentrional, Sertão do Moxotó, do São Francisco, Itaparica, Pajeú, Araripe e Central. 

    Veja texto completo e a Programação da Campanha de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em Pernambuco no site da Secretaria da Mulher.

    Cidades: Recife
    Assuntos: secretaria, mulher, trio, galo, madrugada, 2012, ações
    Compartilhe: Link para o post:
  • Previsão do tempo para o Carnaval de 2012

    | Meio Ambiente, Cultura

    Sexta-feira (17/02): O dia deve ser chuvoso no Litoral e Zona da Mata. Nestas duas regiões, espera-se a ocorrência de pancadas intermitentes de chuva ao longo do dia. No Sertão, as chuvas cairão de forma isolada, assim como no Agreste, onde elas terão intensidade menor.

    Sábado (18/02): A madrugada de sexta para sábado deve apresentar ainda pancadas isoladas de chuva no Litoral e Zona da Mata, com intensidade provavelmente forte em algumas áreas. A partir do início da manhã, porém, a instabilidade diminui, reduzindo a probabilidade de chuva. No Sertão, espera-se chuva localizada em forma de pancadas, especialmente à noite, ao passo que, no Agreste, os volumes pluviométricos serão pequenos.

    Domingo (19/02): O tempo melhora do sábado para o domingo em Pernambuco. Há possibilidade de pancadas isoladas de chuva no Litoral, Zona da Mata e Sertão, porém o sol já aparece entre nuvens em todo o estado.

    Tendência para os dias 20, 21 e 22: As condições atmosféricas melhoram gradualmente no estado. O sol aparece em todas as regiões, mesmo que entre nuvens. Espera-se muita variação de nebulosidade, especialmente no leste pernambucano. No entanto, a chance de chuva diminui e fica mais confinada às madrugadas dos três dias.

    Obs: A previsão do tempo será atualizada, diariamente, durante todo o feriado de
    Carnaval, e estará disponível no site da APAC.

    Assuntos: previsão, tempo, carnaval, olinda, recife, pernambuco, 2012
    Compartilhe: Link para o post:
  • Aprendendo a Torcer no clássico Santa X Sport

    | Social, Segurança, Esportes

    A Secretaria dos Esportes entrou em campo no clássico Santa e Sport realizado ontem (16) no estádio José do Rego Maciel, o Arruda, com a campanha Na paz a vitória é de todos do programa Aprendendo a Torcer. Banners foram afixados nas entradas do estádio, os atores da Pé de Arte fizeram o receptivo dos torcedores, o jingle feito por Zé Brown foi tocado várias vezes para as torcidas e a faixa da campanha entrou no campo antes e no intervalo do jogo.

    O Aprendendo a Torcer tem o objetivo de desenvolver várias ações educativas tendo como tema a paz nos estádios, a cultura esportiva, a convivência saudável entre as torcidas organizadas ou não e despertar no público a necessidade de se evitar a violência nos estádios. O programa é uma realização da Secretaria dos Esportes em parceria com a FPF, o Juizado do Torcedor, além de outras secretarias estaduais, os clubes pernambucanos e as torcidas organizadas.

    O Programa, definido como meta prioritária do Governo Eduardo Campos, irá se estender até 2014. As ações serão interiorizadas e intensificadas nos dias de clássico durante o Campeonato Pernambucano de Futebol.

    Assuntos: secretaria, esportes, jogo, santa, cruz, sport, paz, torcidas, programa, aprendendo, torcer
    Compartilhe: Link para o post:
  • Operação Lei Seca ganha 4 motos

    | Segurança, Trânsito

    A partir desta sexta-feira (17/02), a Operação Lei Seca (OLS) ganha o reforço de quatro motos. Os veículos foram cedidos pela Secretaria de Defesa Social (SDS). Segundo o coordenador-executivo da OLS, major André Cavalcanti, as motos darão agilidade a alguns casos que pedem deslocamento rápido das equipes, como quando um veículo fura as barreiras organizadas pela Operação.

    Ao todo, a SDS cedeu 50 motos para a Polícia Militar de Pernambuco, que as utilizará no Recife, Região Metropolitana e cidades como Nazaré da Mata, Gravatá, Limoeiro, Surubim, Caruaru, Palmares, Vitória, Garanhuns e Belo Jardim. Os veículos foram doados à SDS pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

    REFORÇO – Além das motos, na semana passada, a Operação Lei Seca ganhou 12 veículos, sendo seis guinchos e seis vans informatizadas, o que dará maior mobilidade às blitzes, dobrando os pontos de bloqueio. Todas as vans ainda foram equipadas com computadores portáteis. Com isso, os agentes poderão fazer a notificação imediata das abordagens, verificação das condições legais do veículo e da carteira de habilitação nos sistemas de informação do Detran, agilizando o processo de atendimento ao cidadão.

    Cidades: Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Gravatá, Limoeiro, Nazaré da Mata, Palmares, Recife, Surubim, Vitória de Santo Antão
    Assuntos: operação, lei, seca, motos, pernambuco, secretaria, defesa, social
    Compartilhe: Link para o post:
  • Recife lança campanha nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

    | Social, Direitos Humanos

    A Ministra de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes e Laura Gomes da Secretária Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado, participaram nesta manhã (17) do lançamento da campanha “Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, na sede do Galo da Madrugada.

    Na oportunidade a secretária Laura apresentou as ações de Direitos Humanos que serão trabalhadas durante todo o carnaval que envolvem abordagens educativas em pontos estratégicos como o metrô, aeroporto, terminal integrado de passageiros, estradas federais, estaduais, postos de gasolina, abertura de serviços especiais de direitos humanos no juizado do folião no Galo da Madrugada, plantão 24h da ouvidoria de direitos humanos estadual, além do observatório de discriminação racial na casa da cidadania, em Olinda.

    Em sua fala Maria do Rosário, ressaltou a importância de divulgar esse tipo de campanha na festividade de momo. “ Precisamos trabalhar para que o carnaval seja uma festa limpa. Longe do abuso das crianças, e que não é só no carnaval que devemos levantar esta bandeira, mas durante todo o ano”, declarou.


    Já para Laura Gomes essa é uma luta de todos. “ Somos firmes e fortes nesse compromisso. É a partir dessa luta que temos que respeitar os direitos humanos. Temos que denunciar. Não podemos pecar pela omissão. Por isso devemos fazer desse mote do carnaval o nosso estandarte para toda a vida”, afirmou.

    O evento contou com a participação de artistas pernambucanos como Silvério Pessoa, Cristina Amaral, Alcimar Monteiro e Dominguinhos, além da cantora e embaixadora contra o abuso e violência as crianças e adolescentes, Fafá de Belém. A apresentação do Maracatu Batuque Apabb abrilhantou a festa. O grupo é composto por jovens que possuem deficiência.

    Cidades: Recife
    Assuntos: sedsdh, ministra, maria, rosario, pernambuco, exploração, crianças, adolescentes, ações, carnaval
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretário encerra em Nazaré da Mata maratona de reuniões sobre o Pacto Pela Educação

    | Segurança, Administração

    Finalizando a agenda de reuniões sobre o Pacto Pela Educação adf(PPE), o secretário de Educação, Anderson Gomes, teve encontro com 66 gestores da GRE Mata Norte, no município de Nazaré da Mata, onde a sede fica localizada, na tarde desta quita-feira (16).

    Na reunião, Anderson apresentou a política voltada para a qualidade da educação, focando nas nove diretrizes e nas 45 metas prioritárias do PPE. O secretário, mais uma vez, focou na importância do monitoramento e do acompanhamento diário das escolas e na inovação tecnológica. “A ideia do Pacto é fazer com que cada gestor consiga monitorar sua unidade escolar e transformar escolas e professores do século XX em professores e escolas do século XXI, assim podemos acompanhar o desenvolvimento desses meninos que vivem na era da informação e da tecnologia”, ressalta.

    O PPE já começou a ser implantado em 300 escolas, sendo que 25 fazem parte da gerência Mata Norte, que em 2010 alcançou 3,05 no Idepe (Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco) e o 15º lugar no ranking, beneficiando aproximadamente 21 mil alunos. Para a Gestora da GRE, Luciana Anacleto, o importante é compreender que essa gestão é uma gestão de resultados. “Precisamos trabalhar com foco nas intervenções mediante os resultados apresentados. Finda-se o trabalho do ‘achismo’ e inicia-se os planos de ação”, pontua a gestora.

    O secretário também fez menção ao programa Conectar Pela Escola, onde até jJulho deste ano todas as escolas estarão usufruindo dos kits de apoio escolar, que conta com softwares educativos. “ É um avanço na educação o professor passará a dispor de material em 3D para a apresentação de suas aulas, um professor de biologia poderá mostrar o corpo humano em terceira dimensão”, ressalta Gomes.

    Na ocasião, estudantes da Escola Técnica Estadual Miguel Arraes de Alencar, localizada em Timbaúba, homenageou o secretário, cantando a música “Conquistando o Impossível” , da cantora Jamile, e, na sequência, foi apresentando o Hino de Pernambuco.

    Cidades: Nazaré da Mata
    Assuntos: pacto, educação, secretaria, anderson, gomes, nazaré, reuniões
    Compartilhe: Link para o post:
  • Jovaldo Nunes transfere de volta o governo para Eduardo

    | Política, Administração

    mO presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Jovaldo Nunes, assumiu o governo de Pernambuco no último dia 12 e permaneceu até esta quinta (16), enquanto Eduardo Campos fazia viagem a Colombia.

    O presidente do TJPE asssumiu o cargo por ser o terceiro na linha sucessória do Poder Executivo. Uma vez que o vice-governador, João Lyra Neto, se recuperava de cirurgia cardíaca e o presidente da Assembleia, Guilherme Uchoa, estava com o governador na Colômbia.

    Assuntos: jovaldo nunes, eduardo campos, colombia, tjpe, governador
    Compartilhe: Link para o post: