meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Barco solar é utilizado na limpeza do açude do Zoo

    | Meio Ambiente

    Um barco movido com energia 100% renovável e com emissão zero de poluentes. Essa é a proposta do “Girassol 5”, embarcação construída pelo inventor pernambucano Josué Oliveira. O barco está, desde a última terça – feira (07/02), sendo utilizado na limpeza do açude do Parque Estadual Dois Irmãos.

    O veículo é composto por um bote inflável, um motor elétrico e um painel fotovoltaico (que converte o calor solar em energia elétrica). A embarcação possui ainda um sistema de baterias de caminhão de 12 volts para estabilizar a voltagem da energia em caso de variação da luz solar. Com o uso da energia solar não há nenhum risco de vazamento de gasolina ou óleo diesel no açude do Zoo evitando possíveis contaminações a vida marinha do local.

    Em janeiro deste ano o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado, Sérgio Xavier, teve a oportunidade de navegar no barco. Na ocasião ele estava localizado no manguezal do Espaço Ciência, onde é utilizado nas atividades de educação ambiental do museu. Numa conversa com o inventor do barco, o secretário fez o convite para que pudesse expor o “Girassol” no Zoo e colaborar na limpeza no açude.

    Cidades: Recife
    Assuntos: barco, energia, renovavel, limpeza, açude, zoo, parque, estadual, dois, irmãos, recife, pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Condepe/Fidem participa de capacitação do Ministério das Cidades

    | Suape, Administração

    A Agência Condepe/Fidem participa nos próximos dias 08 e 09 de fevereiro, em Brasília, de oficina promovida pelo Ministério das Cidades. Intitulada “Gestão de Convênios”, a capacitação é fruto de parceria firmada entre a Condepe/Fidem e a Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos, órgão ligado ao Ministério, e visa munir os gestores de informações sobre a execução do convênio junto aos municípios do Estado. A instituição será representada pela diretora de Articulação e Apoio ao Desenvolvimento Regional, Graça Tavares.

    Em dezembro de 2011, a Agência Condepe/Fidem teve projeto aprovado pelo Ministério, que propõe uma nova metodologia para a revisão e implementação de planos diretores participativos em regiões impactadas por grandes empreendimentos, a exemplo do complexo industrial de Suape, localizado na Mata Sul, e da implantação da fábrica da Fiat e do pólo farmacoquímico, em Goiana, na Mata Norte.

    O projeto pretende, em sua primeira fase, realizar seminários com 790 gestores e agentes locais em 13 municípios da Região Metropolitana, Matas Norte e Sul, a fim de reverem e atualizarem seus planos diretores, identificando problemas, apontando oportunidades e propondo novos caminhos para aperfeiçoar o planejamento e a gestão urbana e territorial. Ao final dessa etapa, os prefeitos e agentes locais serão visitados para apresentação e ajustes dos planos diretores de Araçoiaba, Itamacará, Itapissuma, Igarassu, Paulista, Goiana, Itaquitinga, Itambé, Condado, Timbaúba, Ribeirão, Rio Formoso e Sirinhaém.

    Em seguida, serão realizados dois fóruns, sediados nos municípios de Goiana e Ribeirão, a fim de levantarem problemas comuns com as respectivas propostas de solução. Os grupos sistematizarão os resultados dos fóruns em uma publicação a ser lançada em novembro deste ano. As atividades estão previstas para terem início em março. De acordo com Graça Tavares, “a idéia de gerenciamento e capacitação é diferenciada, pois antes as discussões eram feitas de maneira generalizada e agora teremos a oportunidade de nos debruçar sobre cada problema”, explica.

    Cidades: Araçoiaba , Condado, Goiana, Igarassu, Itamaracá , Itambé, Itapissuma, Itaquitinga, Paulista, Ribeirão, Rio Formoso, Sirinhaém, Timbaúba
    Assuntos: condepe, fidem, capacitação, ministerio, cidades, seminarios, projeto, mata, norte, sul, planos, diretores
    Compartilhe: Link para o post:
  • Sondagem da Indústria de Transformação de Pernambuco é divulgada nesta quinta-feira (09)

    | Economia, Administração

    A Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com a Agência Condepe/Fidem, divulga nesta quinta-feira (09), às 10h, a Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação de Pernambuco referente ao mês de janeiro de 2012.

    Na ocasião, o coordenador do estudo pela FGV, Jorge Braga, apresentará os resultados em entrevista coletiva que será realizada no auditório da Agência Condepe/Fidem, localizada na Rua das Ninfas, 65, Boa Vista, Recife /PE.

    Cidades: Recife
    Assuntos: fundação, getulio, fgv, condepe, fidem, sondangem, industria, transformação, pernambuco, 2012
    Compartilhe: Link para o post:
  • Abertas inscrições para Conselho Estadual de Juventude para entidades não governamentais

    | Social, Juventude

    Estão abertas as inscrições para a composição do Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude de Pernambuco, referente ao biênio 2012/2014. A Secretaria Executiva do Conselho informa que, até o dia 17 de fevereiro, representantes das entidades não governamentais poderão efetuar as inscrições para integrar o Conselho. Serão escolhidos ao todo 14 representantes da Sociedade Civil, sendo nove vagas para os integrantes dos movimentos sociais, associações, entidades e organizações de âmbito estadual e outras quatro vagas para as de âmbito regional. Integrantes das redes de juventude e dos fóruns terão disponível uma vaga. Todas as entidades devem comprovar reconhecida atuação junto à política de juventude. A eleição está marcada para o dia 24 de março de 2012.

    O controle social das políticas públicas, a garantia de direitos, assim como o fortalecimento e autonomia para uma maior participação social da juventude, estão entre as principais finalidades do Conselho. Ele é composto por representantes do Poder Público – a ouvidora da SEPLAG Alba Damascena integra o grupo, representando a secretaria – e da Sociedade Civil. O edital está disponível no site: www.scj.pe.gov.br. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (81)31823228 ou pelo endereço ceppj@scj.pe.gov.br.

    Assuntos: inscrições, conselho, estadual, politicas, publicas, juventude, pernambuco, ongs, não-governamentais
    Compartilhe: Link para o post:
  • Odonto: Regional de Limoeiro ganha urgência

    | Saúde

    Limoeiro é a segunda cidade do interior do Estado a contar com urgência odontológica 24h, que funcionará no Hospital Regional José Fernandes Salsa. O projeto, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), objetiva prestar cerca de 50 atendimentos diários, beneficiando a população do município e da II Gerência Regional de Saúde (Geres). “O Governador determinou que fizéssemos esse modelo de atendimento odontológico 24h, em todas as regiões pernambucanas. Já inauguramos na Região Metropolitana do Recife, em Palmares e até o segundo semestre teremos em todas as Regionais”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, durante a inauguração, na manhã desta tafdsderça-feira (07/02).

    O secretário de Saúde de Limoeiro, Orlando Jorge, ressaltou a importância do projeto e disse que os casos de menor complexidade serão tratados nos Centros Especializados Odontológicos (CEOs), de gerência municipal. “Os casos de urgência irão para o Fernandes Salsa e uma possível volta pode ser agendada para um CEO de Limoeiro ou com as secretariais de Saúde dos outros municípios”, disse Orlando Jorge.

    O secretário Antonio Carlos Figueira ressaltou, ainda, que, neste ano, haverá o anúncio da Unidade Pernambucana de Assistência Especializada (UPAE) da Regional de Limoeiro. “A UPAE vem suprir a necessidade de médicos generalistas na região. Esse será mais um grande espaço de articulação do Estado com os municípios”, completou.

    Os serviços de odontologia garantem à população tratamento das dores de dente, problemas periodontais (gengiva), alterações na mucosa da cavidade oral, dores nas articulações bucais e problemas decorrentes de acidentes e violência (traumas leves). Vale ressaltar que os casos de rotina devem ser tratados na Atenção Primária (Equipes de Saúde da Família), já que as UPAs e os Regionais ficam responsáveis pelos casos de maior gravidade.

    Até o momento, já há urgências odontológicas nos hospitais kjfregionais de Palmares e Limoeiro, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Olinda, Paulista, Engenho Velho e Curado. Juntas, elas conseguem realizar 9 mil atendimentos mensais. Serra Talhada, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Ouricuri, Afogados da Ingazeira, e na UPA de Especialidades de Petrolina (com previsão de inauguração no segundo semestre de 2012) também terão o serviço.

    Cidades: Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Garanhuns, Limoeiro, Olinda, Ouricuri, Palmares, Paulista, Petrolina, Salgueiro, Serra Talhada
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Garanhuns Jazz Festival é ótima alternativa durante período carnavalesco

    | Turismo, Cultura

    De 18 a 21 de fevereiro, durante o Carnaval, ocorre a V edição do Garanhuns Jazz Festival. O evento é um dos mais aguardados da cidade e traz ao seu público a possibilidade de respirar novos ares em pleno período momesco.

    O festival, organizado pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Turismo da cidade, é uma ótima opção para quem quer fugir dos ritmos carnavalescos ou simplesmente quer fazer algo diferente este ano. A programação promete ser diversificada, alternativa e de extremo bom gosto.

    Em 2012, os homenageados são o percussionista pernambucano Naná Vasconcelos, o maestro Edson Rodrigues e o músico Jeovah da Gaita, que comemora 55 anos de carreira.

    Este ano o evento realizado no palco Ronildo Maia Leite, que será instalado na Praça Guadalajara, ganhará mais um dia na programação, a terça-feira de carnaval. Como a programação é descentralizada, além dos shows no referido palco todos os dias às 20h, também terão apresentações de jazz e música instrumental na Igreja do Seminário São Jose, às 16h. A isso tudo, ainda somam-se as oficinas e atividades específicas para crianças (o Jazz Kids), cujas datas e locais serão divulgadas em breve. “A já tradicional Feira de Música, assim como as Oficinas Musicais estão mantidas na programação”, confirmou o produtor. Além disso, os intervalos dos shows terão apresentações de repentistas.

    Entre as atrações do evento estão o saxofonista Bob Mintzer, membro do grupo de Jazz YellowJackets (EUA); o pianista Russel Ferrante, fundador do Yellowjackets (EUA); Donny Nichilo, ex- pianista de Buddy Guy (EUA); Brazil Modern Jazz Quarteto, banda de Jazz que tem no seu line up grandes nomes como Warren Atiba Taylor e o baterista Carlos Bala (ex-Djavan); Artur Menezes, grande revelação da guitarra blues nacional da nova geração; além de Duo Tauffic; Marcel Powell e Victor Biglione. Aproximadamente cem atrações devem passar pelo palco do Garanhuns Jazz Festival.

    O Garanhuns Jazz Festival é um dos cinco principais eventos de Jazz e Blues do Brasil e o pioneiro do gênero no Agreste de Pernambuco. Em 2010, o projeto foi vencedor do II Prêmio Mestre Salustiano, concedido pelo Governo do Estado aos melhores trabalhos que fomentam o turismo nos municípios de Pernambuco.

     

    Confira toda a programação do Garanhuns Jazz Festival:

     

    PALCO RONILDO MAIA LEITE (Praça Guadalajara)

     

    18/02 (sábado)

     

    20h Sérgio Ferraz (Garanhuns – PE)

    21h Harp Night com participação de Donny Nichilo (EUA), Jefferson Gonçalves (RJ) & Jeovah da Gaita (PE), com Zé Brown (PE), MC Rodrigo (DF) e UpTown Band (PE).

    22h Tony Gordon (SP)

    23h Eu, Edu e os Caras (RN)

     

    19/02 (domingo)

     

    20h Reisado Unidos com Alegria, de Gonzaga de Garanhuns (Garanhuns-PE)

    21h Victor Biglione (ARG) & Marcel Powell (RJ)

    22h Ladie’s Night, apresentando Tiffany Harp (SC), Emma Arnold (Inglaterra), Cida Maria (PE) e Adriana Nascimento (PE)

    23h Izzy Gordon (SP)

     

    20/02 (segunda)

     

    20h Alexandre Santiago & Dose Dupla (PE)

    21h Grupo Batuque (Garanhuns) e Carlos Bala (AL)

    22h Brasil Modern Jazz Quarteto (AL) com Atiba Taylor (EUA)

    23h Guitar Night, apresentando Big Joe Manfra (RJ), Artur Menezes (CE), Lancaster (SP), Fred Sun Walk (SP), Big John Siqueira (PE), Daniel Diniz (PE), Thomaz Lera (SP) e Jonatan Richard (PE), com The Bluz (PE) e Flávio Naves (SP)

     

    21/03 (terça)

     

    20h Handmade Blues (PE) & Marcos Cabral (Garanhun-PE)

    21h Mr Trio (PE)

    22h Bob Mintzer & Russel Ferrante (EUA) com o Maestro Edson Rodrigues (PE)

    23h Karl Dixon (USA)

    0h Encerramento: Jam Session

     

    JAZZ NA IGREJA DO SEMINÁRIO SÃO JOSÉ – todos os dias, às 16h

    18/02 (sábado) – Marcell Powell (RJ)

    19/02 (domingo) – Big Joe Manfra (RJ) e Jefferson Gonçalves (RJ)

    20/02 (segunda) – Donny Nichilo (EUA) com participação especial de Russel Ferrante (EUA)

    21/02 (terça) – Duo Maggiore (PE)

    Cidades: Garanhuns
    Assuntos: alternativa, garanhuns, jazz, carnaval, agreste, pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • FUNAPE fará revisão do planejamento estratégico e definirá metas para 2012/2014

    | Economia, Administração

    Seguindo a linha do projeto Todos por Pernambuco, Gestão democrática e Regionalizada com Foco em Resultados, que o Governo implementou em 2008, a Funape fará revisão do seu planejamento estratégico 2008 -2011 e irá definir novas diretrizes e linhas de ações a serem executadas no período de 2012 a 2014.

    Hoje, o Mapa da Estratégia Funape está constituído de quatro perspectivas e seis objetivos, respectivamente: clientes - otimizar o relacionamento com o cliente. Processos internos - aperfeiçoar a estrutura organizacional e instituir e implementar a política de comunicação. Aprendizagem e crescimento – criar uma política de gestão de pessoas e promover a disseminação da cultura previdenciária. E Financeiro – otimizar o controle e a fiscalização dos recursos destinados ao Funafin e o atingimento das metas de rentabilidade, compatibilizando-as com as necessidades atuariais.

    De acordo com o assessor de Planejamento, José Mauro, o foco do trabalho será a revisão dos conceitos da missão institucional, visão de futuro, valores, a análise de ambientes internos e externos da Funape e novos objetivos estratégicos para o próximo triênio. A atual missão é gerir o sistema previdenciário, assegurando a satisfação dos beneficiários e o equilíbrio do sistema financeiro.

    A metodologia utilizada no processo de planejamento é o Ciclo PDCA ou Ciclo de Deming, que tem foco na melhoria contínua e tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão. O PDCA elabora o planejamento (Plan), executa o plano de ação (do), verifica se os resultados esperados foram atingidos (Check) e padroniza o que está funcionando (Action). A revisão do planejamento e a construção do novo mapa tem início na próxima quarta (8) e se estenderá até o dia 23 de março, com a participação integrada de diretores e gestores. O trabalho será coordenado pela Assessoria de Planejamento. Veja, abaixo a programação.

    Programação Funaplan

    8 de fevereiro
    Manhã - 9h
    Abertura do Funaplan pela presidenta Cláudia Correia

    9:30h
    Modelo de Gestão Todos por Pernambuco
    Palestrante: Maurício Cruz - Sec. Executivo de Desenvolvimento do Modelo de Gestão
    Local: Auditório da Funape

    Tarde -13h
    Oficina de Gestão para Resultados na Administração Pública
    Módulo 1 - Gestão da Mudança
    Instrutoras: Marineide Batista e Juliana Caú
    Local: Cefospe

    9, 10, 13 e 14 de fevereiro - 13h
    Oficina de Gestão para Resultados na Administração Pública
    Módulo 2 - Modelo Integrado de Planejamento e Gestão
    Instrutoras: Ari Lucena e Giannina Cerqueiras
    Local: Cefospe

    15 de fevereiro - 14:30h
    Revisão da Missão e Visão
    Local: Auditório da Funape

    16 de fevereiro - 14:30h
    Revisão dos Valores Institucionais e Análise do Ambiente Interno
    Local: Auditório da Funape

    6 de março - 14:30h
    Revisão da Análise de Ambiente Externo
    Local: Auditório da Funape

    7 e 8 de março - 14:30h
    Revisão dos Objetivos Estratégicos e Identificação de Novos Objetivos
    Local: Auditório da Funape

    20 de março - 14:30h
    Validação do Planejamento Estratégico
    Local: Auditório da Funape

    23 de março - 14;30h
    Apresentação do Planejamento Estratégico
    Encerramento Funaplan
    Local: Auditório da Funape

    Assuntos: funape, revisão, planejamento, diretrizes, nova, 2012, 2014, objetivos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Regional de Limoeiro ganha urgência odontológica com capacidade para atender até 50 pacientes por dia

    | Saúde

    A Secretaria Estadual de Saúde (SES) inaugura, nesta terça-feira (07/02), às 8h30, a segunda emergência odontológica do interior do Estado. Após o Hospital Regional de Palmares Sílvio Magalhães passar a disponibilizar o serviço, no último mês de dezembro, é a vez do Hospital José Fernandes Salsa, em Limoeiro. O secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, acompanhará a inauguração da nova emergência odontológica,rwe que terá capacidade para atender até 50 pacientes por dia.

    Com isso, já são seis urgências odontológicas na rede estadual, sendo as duas dos Regionais e outras quatro em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – Curado, Olinda, Paulista e Engenho Velho. Juntas, elas podem fazer até 9 mil atendimentos mensalmente.

    Os serviços de odontologia garantem à população tratamento das dores de dente, problemas periodontais (gengiva), alterações na mucosa da cavidade oral, dores nas articulações bucais e problemas decorrentes de acidentes e violência (traumas leves). Vale ressaltar que os casos de rotina devem ser tratados na Atenção Primária (Equipes de Saúde da Família), já que as UPAs e os Regionais ficam responsáveis pelos casos de maior gravidade.

    “Essa inauguração faz parte de uma política do Governo de ampliar os serviços de saúde no Interior. Até o segundo semestre, todas as Regionais de Saúde terão urgências odontológicas funcionando normalmente”, diz o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira.

    URGÊNCIA – O atendimento dos pacientes será feito de acordo com a classificação de risco. Por plantão, um cirurgião dentista estará disponível para atender a população. Os casos de rotina (não de urgência) devem ser tratados em postos de saúde ou com as equipes de Saúde da Família. Para manter o serviço, serão investidos R$ 60 mil mensais.

    Até o segundo semestre de 2012, os serviços odontológicos estarão implantados nos Regionais de Serra Talhada, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Ouricuri, Afogados da Ingazeira, e na UPA de Especialidades de Petrolina (com previsão de inauguração no segundo semestre de 2012). A previsão é concluir a expansão em agosto de 2012. Com as urgências (UPAs e Regionais), a SES investirá, anualmente, R$ 7,9 milhões.

    Cidades: Limoeiro
    Assuntos: ses, saude, emergencia, urgencia, odontologica, odonto, pernambuco, limoeiro, antonio, carlos, figueira
    Compartilhe: Link para o post:
  • SecMulher e SDSDH discutem ações integradas para o Governo

    | Social, Direitos Humanos

    A Secretária da Mulher do Governo de Pernambuco, Cristina Buarque, participou de reunião com a Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes, no último dia 03, no prédio da SecMulher, no bairro do Recife. Na pauta, ações integradas envolvendo gênero, raça e direitos humanos. Também participaram da reunião a Secretária Executiva de Políticas para Mulheres da SecMulher, Barbara Kreuzig, e a chefe de Gabinete da SDSDH, Niedja Guimarães. 

    Cidades: Recife
    Assuntos: secretaria, mulher, desenvolvimento, social, direitos, humanos, laura, gomes, cristina, buarque, genero, raça
    Compartilhe: Link para o post:
  • Eduardo visita Lyra: "Vai dar tudo certo"

    | Saúde, Política

    O governador Eduardo Campos visitou hoje (05/02) em São Paulo, o vice-governador, João Lyra Neto, 65. Lyra está internado no HCor onde amanhã pela manhã fará uma cirurgia para a colocação de quatro pontes de safena.

    Ao deixar o hospital, Eduardo mostrou-se otimista com a recuperação do vice-governador. "João está muito tranquilo e disposto, pronto para se submeter à cirurgia. Além do mais, a equipe médica é competente e o tipo de procedimento que é feito hoje nesses casos é muito avançado. Vai dar tudo certo", afirmou.

    Além do governador, também estiveram no hospital a primeira-dama Renata Campos, o presidente do Lafepe, Luciano Vasquez, e o secretário de Imprensa do Estado, Evaldo Costa.

    A operação deve ter início por volta das 10h da manhã e durar aproximadamente quatro horas. O primeiro boletim médico pós-cirurgia deve ser divulgado no meio da tarde pela assessoria do hospital.

    Assuntos: eduardo campos, hospital, joao lyra, cirurgia
    Compartilhe: Link para o post: