meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Governo divulga tabela de pagamento semestral

    O servidor que trabalha no Governo de Pernambuco vai saber o dia em que seu salário será pago até dezembro deste ano. A Secretaria de Administração divulgou nesta segunda-feira (23) o calendário de pagamento referente ao segundo semestre. A tabela prevê a realização do pagamento em três dias, começando sempre pelos aposentados e pensionistas. O segundo dia é dedicado aos servidores ativos da Secretaria de Educação, enquanto os demais servidores da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo receberão no terceiro dia. Desde 2007 os servidores recebem dentro do mês e sabem o dia em que acontecerá o seu pagamento.

    O salário de julho, por exemplo, cuja folha é de cerca R$ 590 milhões, começa a ser efetuado na próxima sexta-feira (27), e concluído nos dias 30 e 31. A folha deste mês contempla um universo de 220 mil contracheques.

    Confira o calendário semestral:


    TABELA DE PAGAMENTO DOS SERVIDORES
    SEGUNDO SEMESTRE/2012

     

               ÓRGÃO/SECRETARIAS

     JUL   AGO   SET  OUT  NOV  DEZ

    I

    N

    A

    T

    I

    V

    Governadoria do Estado, Vice-Governadoria, Secretaria  da Casa Militar, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria de Assessoria do Governador, Secretaria do Governo, Secretaria de Administração, Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Casa Civil, Secretaria de Imprensa, Secretaria de Cultura, Secretaria da Mulher, Secretaria dos Esportes, Secretaria de Articulação Social e Regional, Secretaria da Criança e da Juventude, Secretaria da Controladoria-Geral do Estado, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos,  Secretaria de Planejamento e Gestão, Secretaria de Saúde, Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Educação/CPM, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Secretaria de Transportes, Secretaria das Cidades, Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos, Secretaria de Turismo, Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Secretaria Extraordinária da Copa 2014,  EX-CONDEPE , EX-CPM, EX-DETELPE, EX-FIDEM, EX-FIAM, EX-ITEP,  DER, DETRAN, FUNASE, FUNDARPE, HEMOPE, IPEM, IRH,  JUCEPE e  UPE; Além dos Pensionistas do FEPPA, Pensões Especiais, Pensionistas do Estado e de Prefeituras.

     

     

     

     

     

     

     27

     

     

     

     

     

     29 

     

     

     

     

     

     26 

     

     

     

     

     

     29 

     

     

     

     

     

     28

     

     

     

     

     

     27

    A

    T

    I

    V

     

    Secretaria de Educação- Conservatório Pernambucano de Música

     

     

     

     

     30

     30 

     27

     30 

     29

     28 

    A

    T

    I

    V

    O

    -

    DIRETA

    Governadoria do Estado, Vice-Governadoria, Secretaria  da Casa Militar, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria de Assessoria do Governador, Secretaria do Governo, Secretaria de Administração, Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Casa Civil, Secretaria de Imprensa, Secretaria de Cultura, Secretaria da Mulher, Secretaria dos Esportes, Secretaria de Articulação Social e Regional, Secretaria da Criança e da Juventude, Secretaria da Controladoria-Geral do Estado, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos,  Secretaria de Planejamento e Gestão, Secretaria de Saúde, Secretaria de Defesa Social, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Secretaria de Transportes, Secretaria das Cidades, Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos, Secretaria de Turismo, Secretaria do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Secretaria Extraordinária da Copa 2014.

     

     

     

     

     

     31 

     

     

     

     

     31

      

     

     

     

     28

      

     

     

     

     31

     

     

     

     

     30

     

     

     

     

     31

    A

    T

    I

    V

    O

    INDIRETA 

    AD/DIPER, APAC, ARPE, ATI, CEHAB, AGPLPS, CPRH, DER, EPTI, EMPETUR, FACEPE, FUNAPE, FUNASE, FUNDARPE, HEMOPE, IRH (Inclusive EX- DETELPE, EX-CONDEPE, EX-FIDEM, EX-FIAM e EX-ITEP) IPA, IPEM, PERPART, UPE, Distrito Estadual de Fernando de Noronha.

     

     31

      

     31 

     

     28

     

     31

     

     30

     

     28

    Assuntos: tabela de pagamento semestral, servidor, salário
    Compartilhe: Link para o post:
  • Usina solar da Arena Pernambuco começará a funcionar em 2013


    Quando estiver pronta em 2013, a Arena Pernambuco será capaz de receber 46 mil torcedores, oferecendo não apenas conforto e segurança, como também o comprometimento com a sustentabilidade. Para isso, o estádio multiuso que está sendo erguido em São Lourenço da Mata contará com uma usina solar capaz de gerar a produção de 1.450 MWh/ano, o equivalente ao consumo de energia de 1.200 residências. O início da implantação está previsto para o segundo semestre de 2012, com expectativa para entrar em funcionamento até junho de 2013, quando a arena irá receber três jogos da Copa das Confederações.

    A energia produzida pela usina, que será instalada em uma área contígua à Arena Pernambuco, será destinada ao estádio por meio de painéis fotovoltaicos que vão captar a luz emitida pelo sol. Módulos solares, que compõem o sistema, transformam a luminosidade em energia elétrica e, com o auxílio de um inversor, a corrente contínua passa a ser alternada. A partir desse momento, a energia produzida pode ser entregue para o sistema elétrico do estádio ou para a rede de distribuição convencional.

    Esse processo vai diminuir o risco de perdas de transmissão, pois a energia será produzida e consumida no local. O baixo custo de manutenção permite a geração distribuída, reduzindo as despesas globais de energia. Além disso, traz benefícios ambientais, por ser uma fonte renovável e não poluente. “A instalação da usina solar fotovoltaica em um estádio que sediará partidas da Copa do Mundo representa uma excelente vitrine para a difusão de utilização de fontes renováveis de energia elétrica. Indiscutivelmente, a geração de energia solar representa uma significativa contribuição ao meio ambiente”, ressalta a assessora de eficiência energética do grupo Neoenergia, Ana Cristina Mascarenhas.

     

    Saiba mais

    Assuntos: usina solar, arena pernambuco, copa 2014, obras, copa das confederações
    Compartilhe: Link para o post:
  • UPE recebe capacitação para formadores do curso de capacitação do Progepe/Protepe

    Na última segunda-feira (23/07), os formadores responsáveis por capacitar os professores e técnicos educacionais do Estado de Pernambuco foram recebidos no campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Garanhuns para capacitação do Programa de Formação Continuada de Gestores Escolares e Técnicos Educacionais de Pernambuco (Progepe e Protepe), onde receberam as orientações sobre a dinâmica e o conteúdo do Curso de Aperfeiçoamento.

    Os profissionais, que assumirão cargos de professor ou coordenador no Curso de Aperfeiçoamento do programa, passaram por uma seleção simplificada da UPE e ministrarão as aulas para quase oito mil cursistas que se inscreveram para o Progepe e o Protepe.

    upe

    O diretor do campus da UPE em Garanhuns, Pedro Falcão, valorizou a iniciativa do Governo do Estado em priorizar a educação básica como agente transformador. "Quando vejo um Governo sinalizar essa intenção e investir no capital humano, como está acontecendo, fico motivado, pois a educação básica é base para mudanças relevantes da nossa realidade", declarou.

     


    Saiba mais 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Agentes comunitários são capacitados em saúde do idoso

    A Gerência de Saúde do Homem e do Idoso da Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove até esta quarta-feira (25/07), na cidade de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, oficina de atualização em Saúde da Pessoa Idosa para 400 agentes comunitários de saúde (ACSs) dos 12 municípios que compõem a X Gerência Regional de Saúde (Geres).

    O objetivo é contribuir para a oferta de um cuidado mais qualificado e integral à população idosa e proporcionar uma abordagem adequada contribuindo, assim, para o desenvolvimento de ações educativas, estratégias de prevenção e controle dos principais agravos que acometem essa população.

     

    Saiba mais 

    Assuntos: agentes comunitarios, saude do idoso, capacitação
    Compartilhe: Link para o post:
  • Cartilha orienta como ativar Pacote MS-Office nos tablets

    Informação útil para os alunos que já receberam os tablets e agora precisam ativar o Pacote MS-OFFICE Home Student!

    Confira a cartilha elaborada pela Gerência Geral de Tecnologia Informação (GGTI) da Secretaria de Educação com todo o passo a passo para o procedimento. Siga atentamente as orientações, faça bom uso do seu equipamento e dos programas de edição de texto, planilhas e apresentações.



    Baixe aqui a cartilha! 

    Assuntos: office, cartilha, instalação, tablet
    Compartilhe: Link para o post:
  • Expresso Cidadão de Garanhuns é inaugurado

    expcidFacilidade e agilidade para o cidadão do Agreste Meridional. Na última sexta-feira (20) o governador Eduardo Campos e o secretário de Administração, Ricardo Dantas, inauguraram a sétima unidade do Expresso Cidadão no Estado e a primeira em Garanhuns. O local onde antes funcionava uma cadeia pública deu lugar ao maior Expresso Cidadão do Estado de Pernambuco.

    Com área total de construção de 1.682,40m² foram investidos na obra mais de R$ 3 milhões. Ao todo, cerca de 130 funcionários trabalharão em dois turnos, de segunda a sábado. A unidade tem capacidade para realizar mais de 30 mil atendimentos/mês e contará com serviços de 14 órgãos entre estaduais e municipais. Além de Garanhuns mais de 20 municípios serão beneficiados entre eles, Brejão, Correntes, Lagoa do Ouro,Terezinha, Bom Conselho, Paranatama, Saloá, Iati, Águas Belas, Caetés, Capoeiras, Venturosa, Pedra, São João, Angelim, Canhotinho, Palmeirina, Calçado, Jurema, Jucati, Jupi, Lajedo e São Bento do Uma.

    O cidadão poderá tirar carteiras de identidade, habilitação e de trabalho, além de comprar medicamentos do Lafepe e ainda conferir as oportunidades de emprego na Agência do Trabalho. Um convênio com a Receita Federal também permitirá a emissão do CPF na unidade, tudo em um só lugar. Para os servidores estaduais, a Secretaria de Administração (SAD) instalou um espaço exclusivo com a Central de Atendimento ao Servidor.

    Serviços/Órgãos

    SDS / IITB, Detran, Compesa, Prefeitura, Defensoria Pública, Funape, Central de Atendimento ao Servidor, Agência do Trabalho, Lafepe, Procon, Receita Federal/emissão de CPF, JUCEPE e um Centro de Referência em Direitos Humanos.

    Assuntos: expresso cidadão, garanhuns, serviços
    Compartilhe: Link para o post:
  • Hepatite: população pode fazer teste rápido no metrô

    sesSó em 2012, Pernambuco já confirmou 81 casos de hepatite C, enquanto que durante todo o ano de 2011 foram 303 ocorrências. A doença provoca inflamação no fígado e, na fase inicial, pode ser assintomática, porém pode evoluir para um câncer de fígado ou cirrose, muitas vezes sendo necessário o transplante do órgão. Para explicar a população sobre a doença, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) estará na Estação Central de Metrô, no bairro de São José, a partir das 9h desta quarta (25/07), fazendo teste rápido da doença. A mobilização continua até a sexta (27/07), além das próximas segunda (30/07) e terça-feira (31/07), sempre das 7h às 19h. Por dia, mil testes serão disponibilizados para o público adulto entre 30 e 70 anos.

    “A hepatite B é a mais comum, contudo 90% dos casos são curáveis. No caso da hepatite C, cerca de 90% dos pacientes cronificam”, afirma a coordenadora estadual de Hepatites Virais, Adriana Cavalcanti. No caso da primeira, os postos de saúde disponibilizam vacina para o público entre 0 e 29 anos. Para adultos, a vacina é indicada para os grupos de risco, como trabalhadores de saúde, população LGBT, manicures, pedicures, podólogos, entre outros. A hepatite C ainda não possui vacina.

    Segundo Adriana Cacalvanti, ambos os tipos de hepatite podem ser assintomáticas e demorar anos para causar dados aparentes à saúde. A do tipo B tem contágio pela relação sexual sem preservativos, pelo sangue ou é passada da mão para o filho (congênita). Já a hepatite C é prioritariamente transmitida pelo contato com sangue contaminado, vias sexuais e transmissão vertical (da mãe para o bebê). Nos casos crônicos, que totalizam entre 85% a 90% dos casos, o quadro pode evoluir para cirrose e câncer de fígado.

     

    Saiba mais 

    Assuntos: hepatite, diagnostico, teste rapido, metro
    Compartilhe: Link para o post:
  • Fcap terá seminário e lançamento de livros no dia 09

    O auditório Prof. Clélio Lemos, na Faculdade de Ciências da Administração da Universidade de Pernambuco (Fcap/UPE), será palco no próximo dia 09 de agosto para o seminário sobre "a formação dos profissionais do ensino superior e as construções dos saberes docentes", que terá a participação da expositora Maria Isabel da Cunha, professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul.

    Durante o evento, haverá também o lançamento dos livros "Os saberes docentes construídos pelos professores e as práticas de ensino no curso superior de administração" e "O fenômeno do empreendedorismo", de autoria dos professores Arandi Maciel Campelo, diretor da Fcap/UPE, e Emanuel Leite, respectivamente.

    As atividades são abertas ao público e começam às 19h. O auditório Prof. Clélio Lemos fica no Bloco A, no 1º andar, da Fcap/UPE, localizada na avenida Sport Club do Recife, 252, na Madalena, Recife.

    Assuntos: fcap, seminario, lançamento de livros
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pesquisa de Emprego e Desemprego é divulgada nesta quarta-feira (25)

    A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE, divulgam nesta quarta-feira (25), às 10h, o boletim mensal da Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana do Recife - PED/RMR, referente ao mês de junho.

    Nesta edição, a pesquisa será apresentada com a nova forma de classificação das atividades econômicas. Entre as mudanças está o detalhamento das informações sobre o nível de ocupação no setor de serviços, que corresponde a quase 70% da mão de obra na RMR. Os dados ajudarão a acompanhar mais de perto a dinâmica do mercado de trabalho na região.

    A coletiva será realizada no auditório da Agência Condepe/Fidem, localizado na Rua das Ninfas, 65, Boa Vista - Recife.

    Assuntos: emprego e desemprego, pesquisa, divulgação, ped
    Compartilhe: Link para o post:
  • Campus Party Recife: governo cria rádio web e transmissão para Cts do interior

    A edição especial da Campus Party Recife estará conectada ao mundo. O evento, que acontece entre os dias 26 e 30 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco e no Chevrolet Hall, será transmitido por meio de dois canais de comunicação na Web. Uma rádio e um canal de televisão web serão instaladas no stand do Governo do Estado de Pernambuco e irão transmitir toda a programação de palestras e eventos que estão programados para aquele stand, além da programação oficial da Campus Party.

    A Rádio PE, a primeira a ser implantada numa edição da Campus Party no Brasil, irá transmitir entrevistas com palestrantes, debatedores e visitantes do evento, além de matérias sobre os diversos assuntos a serem abordados nos cinco dias de programação. A rádio, que terá o slogan “Rádio PE conectando você a Campus Party”, também irá transmitir música. Na programação Rock e MPB.

    Qualquer pessoa ao redor do mundo poderá acessar o site da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec) ou do Centro Tecnológico da Cultura Digital – Nascedouro de Peixinhos e ter acesso à programação por meio de links postados nas páginas. As redes sociais da Sectec e do CTCD também estarão com links para acesso a rádio. O acesso ainda poderá ser feito no site da Campus Recife.

     

    Saiba mais 

    Assuntos: campus party, radio web, transmissão
    Compartilhe: Link para o post: