meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Marin: “A preocupação virou tranquilidade”

    | Esportes, Administração, Copa 2014

    hPernambuco está no caminho certo para receber os jogos da Copa das Confederações em 2013. Essa foi a boa notícia que o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local da Copa, José Maria Marin, deu ao governador Eduardo Campos nesta quarta-feira (04) após visitar as obras da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata.
     
    Em entrevista coletiva concedida no Palácio do Campo das Princesas no início da tarde, Marin afirmou que durante uma reunião na sede da Fifa na semana passada foi surpreendido pelo relato de um suposto atraso nas obras do estádio pernambucano. Para tirar qualquer tipo de dúvida, ele ligou da Suíça para o governador Eduardo Campos e marcou a visita. Depois de percorrer o canteiro e assistir a uma apresentação do consórcio responsável pela obra, ele se disse aliviado:
     
    “Saí de Zurique preocupado, mas retorno de Pernambuco totalmente tranquilo pela convicção, capacidade, competência, e principalmente pela autoridade do governador Eduardo Campos. A preocupação se transformou em tranquilidade após ouvir as autoridades, ver e ouvir dos responsáveis pela construção, tudo o que está sendo realizado. Pernambuco tem todas as condições de cumprir os prazos e sediar a Copa das Confederações. Não há razão para essa intranqüilidade”, explicou Marin.
     
    O presidente da CBF não só mostrou confiança ­em relação ao cronograma, como elogiou a concepção da Cidade da Copa que prevê, além do estádio, a construção de uma nova centralidade urbana, com nove mil moradias. “O projeto é motivo de orgulho para todos os pernambucanos e brasileiros. Examinando-o, vi que será, sem dúvida nenhuma, o maior legado da Copa do Mundo aqui em Pernambuco. Será construída não só uma arena esportiva, mas uma cidade moderna com preocupação em todos os setores, principalmente o educacional”, destacou Marin.
     
    O presidente da CBF afirmou que vai enviar um ofício à Fifa relatando estar tudo ok em Pernambuco para a disputa da Copa das Confederações, que acontece entre 15 a 30 de junho e serve como evento-teste para a Copa do Mundo. No próximo dia 27 representantes da entidade internacional virão a Pernambuco para uma nova visita ao canteiro. Será a quarta vistoria em seis meses.
     
    De acordo com o balanço fechado em março, as obras da Arena estão 35,7% concluídas. Até junho a meta é atingir a metade da construção (49,2%). Os trabalhos devem ganhar ainda mais fôlego em breve. Eduardo adiantou que o Governo e a Construtora Odebrechet, responsável pela obra, já estudam formas de acelerar os trabalhos na Arena Pernambuco. Entre as medidas que devem ser adotadas, o aumento de trabalhadores no turno da noite e a confecção de partes do estádio fora do canteiro devem ser adotadas.
    “Vamos dar conta desse desafio de lhe entregar a chave da Arena Pernambuco no final de fevereiro de 2013 para que Pernambuco possa sediar os jogos da Copa das Confederações e, com isso, termos a oportunidade de preparar ainda mais os pernambucanos para receberem a Copa em 2014”, disse Eduardo a José Maria Marin.

    Cidades: Recife, São Lourenço da Mata
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Camaragibe estreia no projeto Cultura Livre nas Feiras

    | Cultura

    Neste sábado, dia 07/04, Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, recebe pela primeira vez o projeto Cultura Livre nas Feiras, desenvolvido pela Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), através da Fundarpe. O lançamento será às 8h, no mercado público, com as apresentações dos conhecidos personagens da cultura popular Mateus e Catirina e recital de poesia por David Poeta.

    O Cultura Livre nas Feiras também estará de volta às cidades de Gravatá e Limoeiro, no sábado; em Petrolina, no domingo, 8; e em Serra Talhada, na segunda-feira, dia 09. Na programação, apresentações de repentistas, forrozeiros e seresteiros, entre outros valores artísticos.

    Leia matéria na íntegra

    Cidades: Camaragibe , Gravatá, Limoeiro, Petrolina, Serra Talhada
    Assuntos: secult, cultura, feira, livres, repentista, forrozeiro, apresentaçoes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Plano de aplicação de recursos do Fehidro em 2012 é apresentado ao CRH

    | Agricultura, Administração

    O Conselho de Recursos Hídricos (CRH) de Pernambuco fez sua primeira reunião de 2012 na quinta-feira (29.03), no Recife. A principal pauta do encontro foi a apresentação do plano de aplicação dos recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) para o ano. Participaram da reunião integrantes das secretarias de Planejamento e Gestão, Cidades, Agricultura e Reforma Agrária, Compesa, e representantes dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Cobh) do estado, Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), dentre outros órgãos e entidades que compõem o CRH.

    O presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Marcelo Asfora, foi convidado para a reunião para apresentar o plano de aplicação dos recursos do Fehidro para 2012. O plano prevê o investimento de mais de R$ 16 milhões em ações diversas como a recuperação de corpos d`água e revitalização de bacias, implantação de adutoras e sistemas de abastecimento de água simplificados, recuperação e manutenção de barragens, monitoramento hidrometeorológico de quantidade e qualidade de água, entre outras.

    Leia matéria na íntegra

    Assuntos: palno, recursos, fehidro, crh, hidricos, planejamento, reforma, agraria, agricultura, reuniao, encontro
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco representa fóruns estaduais do Clima em Brasília

    | Meio Ambiente

    O Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas faz hoje (04), em Brasília, sua primeira reunião de 2012, e Pernambuco vai representar os fóruns estaduais por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A reunião, que acontece às 15h no Salão Oeste do Palácio do Planalto, contará com a presença da presidente Dilma Rousseff.
     
    Leia a matéria na íntegra

    Assuntos: forum, climaticas, clima, reuniao, sustentabilidade, semas, planalto, brasilia, helvio, pernambuco, presidente, meio ambiente
    Compartilhe: Link para o post:
  • Começam as apresentações dos espetáculos do ciclo Pernambuco de Todas as Paixões

    | Cultura

    O calendário religioso do estado volta a movimentar, a partir desta quarta-feira, dia 04, até o próximo domingo (08), quando é comemorada a Semana Santa. Em todo o estado, espetáculos cênicos são montados recontando o Drama da Paixão de Cristo. Compartilhando com este momento de fé e devoção e com o objetivo de incentivar a cultura religiosa, o aprimoramento e a manutenção dos espetáculos, a Secretaria de Cultura do Estado(Secult-PE), através da Fundarpe, contempla 18 montagens inscritas no IV Edital Pernambuco de Todas as Paixões – 2012.

    Considerado como o terceiro maior espetáculo do interior pernambucano, Jesus Alegria dos Homens, é uma dessas montagens. Apresentado no Alto do Magano, em Garanhuns, a 230 quilômetros do Recife, o espetáculo vai desta quarta-feira até o sábado, dia 07, a partir das 19h. Com direção artística de Gerson Lima e produção de Jefson Fitipaldi, o Drama agrestino é exibido numa área de 500 metros quadrados e é ajudado pela própria topografia do local. O Alto do Magano fica a 1.030 metros acima do nível do mar.

    Leia a matéria na íntegra

    Cidades: Brejo da Madre de Deus, Garanhuns
    Assuntos: semana santa, espetaculo, fundarpe, paixoes, jesus, cristo, cultura, religioso, calendario, devoçao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Produtos de Páscoa na mira da fiscalização

    | Administração

    Técnicos do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem/PE), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, estão realizando uma fiscalização intensificada nos produtos Tmais procurados da Semana Santa. Os fiscais coletam, em supermercados do Grande Recife, vários artigos de Páscoa para a realização de testes periciais no Laboratório de Produtos Pré-Medidos do Ipem. Passam por análises produtos como leite de coco, azeite, creme de leite, sardinhas, atum enlatado e garrafas de vinho. Os exames em bacalhau e ovos de chocolate serão feitos ainda esta semana e devem terminar no próximo dia 4 de abril.

    O objetivo da ação é avaliar a gramatura (peso) e a data de validade dos itens examinados. No processo de verificação do peso, a tolerância determinada pelo Inmetro é de até 15 gramas para sólidos e de até 15 ml para líquidos. O presidente do Ipem, José Carlos Guerra, ressalta que a ação não acontece somente em épocas comemorativas.

    Leia matéria na íntegra

     

     

    Cidades: Recife
    Assuntos: pascoa, ipem, fiscais, fiscalizaçao, ovos, chocolate, pesos, medidas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mata Sul: Governo vai retirar famílias das áreas ribeirinhas

    | Social, Administração, Direitos Humanos

    sGarantir a segurança das 1.709 famílias que ainda vivem nas margens dos rios em cidades da Mata Sul pernambucana e evitar tragédias como as ocasionadas pelas chuvas em junho de 2010. Esse é o objetivo do Termo de Compromisso que o governador Eduardo Campos assinou com o Ministério Publico (MPPE) e com o Tribunal de Justiça do Estado (TJPE), na manhã desta terça-feira (03), no Palácio do Campo das Princesas. O documento prevê a remoção de famílias ribeirinhas nos municípios de Água Preta, Barreiros e Palmares, os mais atingidos pela enxurrada de dois anos atrás.

    A partir da próxima semana, representantes do Governo do Estado, MPPE e TJPE sentarão com cada uma dessas famílias que se recusam a deixar os seus imóveis em áreas de risco para resolver de forma amistosa a mudança de endereço. Elas terão prioridade em ocupar uma das 3.800 casas que serão entregues nos próximos 90 dias pela Operação Reconstrução. “Vamos fazer isso com muita tranquilidade, mas também com muita firmeza. Não podemos deixar essa realidade perdurar”, disse o governador. Mais de 700 casas já foram entregues até o momento.

    Procurador Geral de Justiça do MPPE, Agnaldo Fenelon, explicou que essa é uma ação preventiva com foco na cidadania, e por isso tem todo o apoio da instituição. “São construções irregulares, feitas à beira do rio. O meio ambiente sofre, mas responde. Por isso assinamos o termo para preservação do meio ambiente e para dar qualidade de vida aos que sofreram com o desastre em 2010”, afirmou Fenelon.

    HISTÓRICO – As enchentes de 2010 desabrigaram 26.966 pessoas da Mata Sul e do Agreste de Pernambuco. Exatas 16.862 habitações foram destruídas pela catástrofe. Além delas, 40 escolas foram destruídas, 4.478 km de estradas ficaram comprometidos e 142 pontes interrompidas ou danificadas. O Hospital Regional de Palmares, que foi completamente destruído, já foi reconstruído e ampliado pelo Governo do Estado.

    Cidades: Barreiros, Palmares, Água Preta
    Assuntos: mppe, tj, mata sul, eduardo campos, chuvas, agua preta, barreiros, palmares
    Compartilhe: Link para o post:
  • Eduardo inaugura TI Aeroporto: ônibus mais rápido e mais barato

    | Transporte

    fPróxima segunda-feira às 8h. Esse é o prazo marcado para mais de 21 mil moradores de bairros da Zona Sul do Recife passarem a ter mais opções de viagens de ônibus pagando apenas uma passagem. O governador Eduardo Campos entregou hoje (03) o Terminal Integrado (TI) Aeroporto, que vai integrar os coletivos do Sistema Estrutural Integrado (SEI) à linha sul do metrô.

    Localizado na Rua 10 de Julho, colado na estação do metrô, o terminal vai beneficiar a população dos bairros de Jordão Alto, Jordão Baixo, Jardim Jordão, QG Aeronáutica e Setúbal. Com o acesso ao SEI, esses usuários poderão pegar a quantidade de coletivos que precisarem (ônibus ou metrô) para chegar a qualquer destino dentro da Região Metropolitana do Recife (RMR).

    O preço pago nas seis linhas que passam a operar no novo terminal é de R$ 2,15 (tarifa A). Quem preferir o metrô, paga ainda menos: R$ 1,60. O sistema de integração com os metrôs ainda ajuda a desafogar o trânsito em vias importantes como a Mascarenhas de Moraes. Hoje, cerca de 40 mil pessoas usam o metrô para se deslocar e a expectativa é que esse número suba para 100 mil usuários, o que vai ocasionar uma diminuição no número de viagens feitas pelos ônibus de 684 para 588.

    Outro ganho real será no tempo de viagem, encurtado em torno de 15 minutos. “O Governo Federal comprou 15 novos metrôs para alimentar essas linhas e darmos conta dessa nova demanda”, informou Eduardo. Todos os novos trens estarão em operação até o final de 2013. O Governo Federal investiu R$ 218 milhões na aquisição dos novos veículos.

    O TI Aeroporto foi o primeiro a ficar pronto dos 12 Terminais Integrados que serão construídos na RMR até 2014, ano da Copa do Mundo em Pernambuco. Nos próximos 30 dias, outros dois TIs serão entregues: o de Cajueiro Seco e o de Tancredo Neves. Outros oito já estão em obras.

    A solenidade de entrega do Terminal Aeroporto foi acompanhada pelo prefeito do Recife, João da Costa, pelo secretário das Cidades, Danilo Cabral, além de vários deputados e moradores das comunidades vizinhas. Edineide Maria da Silva mora na comunidade de Dancing Days e era só felicidade. A assistente social contou que todos os dias ela precisa pegar dois ônibus para chegar ao seu trabalho, no Jordão. “Será uma maravilha essa integração porque, além de gastar menos, o que já é excelente, eu terei mais conforto”, disse, lembrando que o metrô e todos os ônibus do SEI contam com ar-condicionado.

    O Terminal Aeroporto possui uma área de 6.123 m² por onde diariamente passarão 46 veículos divididos inicialmente em seis linhas e 616 viagens nos dias úteis: 151-Jardim Jordão/TI Aeroporto; 152-Jordão Baixo/TI Aeroporto; 153-Jordão Alto/TI Aeroporto; 115- TI Aeroporto/TI Afogados; 370-TIP / TI Aeroporto; 026- TI Aeroporto/ Boa Viagem. Com a inauguração do TI Tancredo Neves marcada para o próximo mês, entrará em operação a linha TI Aeroporto/ Tancredo Neves).

    O terminal inaugurado hoje também se integrará à Passarela do Aeroporto, um investimento de R$ 28 milhões que vai possibilitar ao turista que chegar ao estado de avião pegar o metrô ou o ônibus. A esteira rolante terá 461,27 m de extensão e vai sair do Aeroporto dos Guararapes, cruzar a Mascarenhas de Moraes e a Barão de Souza Leão e chegar ao TI do Aeroporto.

    d

    Assuntos: eduardo, campos, terminal integrado, ti, aeroporto, ônibus
    Compartilhe: Link para o post:
  • SES divulga classificados para gestão na XII Geres

    | Saúde, Administração

    A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulga nesta terça-feira (03/04) os classificados para o cargo de gestão da XII Gerência Regional de Saúde (Geres), no município de Goiana. Confira os nomes AQUI.

    De acordo com o edital, o próximo passo é encaminhar uma lista tríplice, com os três primeiros candidatos, ao governador do Estado para que seja feita a nomeação. A seleção foi realizada em duas etapas: avaliação curricular e entrevista.

    A criação da XII Geres foi decretada pelo governador Eduardo Campos. O objetivo é melhorar a assistência à saúde para a população da Mata Norte e do Agreste Setentrional. Além de Goiana, a nova Geres, que terá como hospital de referência o Belarmino Correia e vai atender uma população de aproximadamente 300 mil pessoas, é composta pelos municípios de Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, Timbaúba e São Vicente Férrer, que antes faziam parte da II Geres.

     

     

    Cidades: Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Férrer, Timbaúba
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Audiência pública debate recuperação das orlas de Jaboatão até Paulista

    | Meio Ambiente, Administração

    No dia 10 de abril (terça-feira), às 9h30, no Centro de Convenções de Pernambuco, auditório Tabocas, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizará uma audiência pública para discutir a recuperação das orlas marítimas dos municípios de Jaboatão, Recife, Olinda e do Paulista. O Relatório de Impacto Ambiental (Rima), desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), com detalhes sobre as obras a serem executas, está disponível no portal da Agência - http://www.cprh.pe.gov.br/.

    O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), e integra a política pública de controle dos efeitos causados pelas mudanças climáticas. Será limitado ao Sul pela foz do rio Jaboatão, e ao Norte, pela foz do rio Timbó.

    Leia a matéria na íntegra

    Cidades: Jaboatão dos Guararapes , Olinda, Paulista, Recife
    Assuntos: cprh, itep, rima, semas, sustentabilidade, tecnologia, meio ambiente, maritimas, audiencia, recuperacao
    Compartilhe: Link para o post: