meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Caruaru recebe curso de Direitos Humanos e Mediação Comunitária

    Inicia nesta terça-feira (10) e segue até o dia 08 de agosto, na Paróquia de Santa Terezinha, na comunidade do Salgado, em Caruaru, o Curso de Direitos Humanos e Mediação Comunitária, promovido pela Gerência de Prevenção e Mediação de Conflitos (GPMC). Coordenada pela Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), a iniciativa tem por objetivo dar continuidade ao processo de interiorização das atividades desenvolvidas pela Gerência.

    O curso é voltado à formação de lideranças comunitárias e agentes de cidadania, com carga-horária de 40 horas, sempre às terças e quintas, das 18h às 22h. Dentre as temáticas a serem trabalhadas destaque para o debate a cerca dos Direitos Humanos, Conflito e Mediação. Quarenta vagas são ofertadas.

    Após a finalização do curso, a comunidade, em parceria com a GPMC, dá continuidade ao processo de instalação do Núcleo de Mediação Comunitária de Conflitos.

     

    Saiba mais

    Assuntos: curso, direitos humanos, mediação comunitária, caruaru, salgado
    Compartilhe: Link para o post:
  • Agentes Comunitários de Saúde são capacitados em saúde do idoso

    Mais de 600 agentes comunitários de saúde (ACSs) da III Gerência Regional de Saúde (Geres) – Palmares serão capacitados durante a Oficina de Sensibilização de Atualização em Saúde da Pessoa Idosa. As atividades, desta terça (10/07) a quinta-feira (12/07), no Hotel Canariu’s, buscam abordar os principais agravos que acometem a população idosa, como osteoporose e hipertensão arterial, e recomendações para manter uma vida ativa.

    “O evento tem como objetivo proporcionar uma abordagem adequada à saúde da população idosa, contribuindo para o desenvolvimento de ações educativas, estratégias de prevenção e controle dos principais agravos que acometem essa população”, afirma a gerência de Saúde do Homem e do Idoso da SES, Lucyana Moreira.

    Segundo Lucyana, os ACSs precisam incentivar os hábitos saudáveis entre os idosos, mantendo uma alimentação balanceada, praticando atividade física regularmente e fazendo os exames de rotina para saber como está a saúde. Na capacitação, os agentes receberão uma cartilha com essas informações.

    “Também vamos tratar sobre as quedas, que acometem 30% dos idosos a cada ano e é responsável por 12% dos óbitos nesse público”, completa.

    Assuntos: agentes comunitários, saúde, idoso, geres, palmares
    Compartilhe: Link para o post:
  • Stênio Neiva é o novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado

    O governador Eduardo Campos, antes de embarcar para Brasília, recebeu o advogado Stênio Neiva, o mais votado na lista da OAB para o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco. O ato de nomeação vai ser publicado nesta terça-feira (10/7), no Diário Oficial do Estado.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos realiza a Semana de Direitos Humanos no Agreste Setentrional

    | Direitos Humanos

    A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), por meio da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), leva de 09 a 13 de julho, ao Agreste Setentrional, as Semanas de Direitos Humanos.

    Esta é a quinta região do Estado a receber as atividades, após passar pelo Agreste Meridional, Sertão do Moxotó, Pajeú e Agreste Central respectivamente. A iniciativa é pautada na divulgação do Plano Nacional de Direitos Humanos III (PNDH III) e atualização da estrutura do plano estadual.

    Estão inseridas na programação a realização de palestras, oficinas, visitas de sensibilização e apresentação dos programas vinculados à SEJUDH. Para Paulo Moraes, secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, as semanas propõem a articulação em âmbito regional das discussões, atuando junto aos municípios, atendendo e cumprindo de fato o papel do Estado.

    “Queremos com estas ações ir de encontro ao servidor, ao militante, ao usuário. Temos clara a concepção de reparo, de procurarmos uma maior efetividade em nossas ações, não somente na RMR. Nosso objetivo é ampliar o alcance dos nossos serviços, partir para o interior formando e capacitando nossos parceiros no atendimento ao cidadão”, destacou.

    As atividades serão realizadas ao longo da semana de forma ampla e nos mais variados âmbitos sociais, com atividades desenvolvidas junto a conselhos de idosos; agentes de defesa social; juventude; movimento LGBT; povos tradicionais; polícias e órgãos de segurança; conselhos tutelares; prefeituras; câmaras municipais e momentos com a sociedade civil.

    As semanas iniciaram no mês de Abril e vão até Setembro de 2012 nas 12 Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco, que são: Agreste Meridional; Sertão do Pajeú; Sertão do Moxotó; Agreste Central; Agreste Setentrional; Sertão do São Francisco; Sertão do Araripe; Sertão de Itaparica; Sertão Central; Mata Sul; Mata Norte e finalizando a programação com o seminário em Recife. Serão mais de 100 ações em todo o Estado, totalizando 60 municípios contemplados.

    A iniciativa visa desenvolver atividades de fortalecimento dos Direitos, interiorizar e integrar as ações da secretaria, reforçar as bases com as redes parceiras, estimulando o debate com a sociedade civil.

    Seminário Regional - Ao final de cada semana de atividades é realizado o seminário Intitulado Pernambuco e o Plano Nacional de Direitos Humanos III (PNDH III). A proposta para 2012 é focar o PNDH III para estabelecer debate com a sociedade civil e representantes de órgãos estatais locais para fortalecer e estimular a defesa dos Direitos Humanos nas Regiões de Desenvolvimento e preparar este público para a próxima conferência Estadual.

    O próximo seminário ocorrerá no dia 13 de julho, das 08h às 17h, na Escola Técnica de Limoeiro. Ao todo serão 12 seminários culminando em setembro no Recife.

     Serviço:

    Semanas de Direitos Humanos e o Seminário Regional: Pernambuco e o Plano Nacional de Direitos Humanos III (PNDH III)

    Datas:

    Agreste Setentrional - 09 a 13 de Julho
    Sertão do São Francisco - 23 a 27 de Julho
    Sertão do Araripe - 06 a 10 de Agosto
    Sertão de Itaparica - 20 a 24 de Agosto
    Sertão Central - 03 a 06 de Setembro
    Mata Sul - 10 a 14 de Setembro
    Mata Norte - 17 a 21 de Setembro

    Assuntos: direitos humanos, sedsdh, secretaria executiva de justica, semana direitos humanos, plano nacional de direitos humanos,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Vistoria de Transporte de escolares começa na próxima semana

    Na próxima quarta feira (11.07) o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) dá início à vistoria semestral gratuita dos transportes escolares.

    Para os veículos da Região Metropolitana do Recife, a inspeção será realizada no setor de Taxi Coletivo do órgão, das  08h às 16h, no período de 11 de julho a 15 de agosto. Os veículos do Interior serão inspecionados nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) das 8 às 13h. Em Pernambuco, há 1.214 veículos de transporte escolar registrados.

    Para ser aprovado na inspeção, o veículo deve estar registrado na condição de passageiro, apresentar uma faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura em toda a extensão das partes laterais e traseira do veículo, com o nome ESCOLAR em preto, sendo que, em caso de veículo de carroceria pintada na cor amarela, as cores aqui indicadas devem ser invertidas.

    Além do equipamento registrador instantâneo de velocidade (Tacógrafo), o transporte escolar deve possuir todos os requisitos e equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN, vide serviço)

    Leia mais 

    Assuntos: detran, departamento estadual de transito, vistoria semestral de transportes escolares,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Recife recebe curso de Perícia em Acidentes de Trânsito

    A Federação Nacional das Associações de DETRAN (Fenasdetran) realiza nos dia 26, 27 e 28 de julho no LG INN Hotel, em Boa Viagem, o Curso Avançado de Perícia em Acidentes de Trânsito. O curso é destinado a profissionais de áreas como trânsito, segurança pública e justiça, entre outras. A carga horária é de 24 horas/ aula e as inscrições podem ser feitas pelo endereço www.fenasdetran.com.br.  

    As aulas, ministradas pelo engenheiro mecânico Rodrigo Kleinubing, irão fornecer promover discussão sobre causas e redução de mortes no trânsito no Brasil e qualificar os profissionais a fim de garantir a melhoria dos serviços prestados.

    “A partir dos conhecimentos técnicos transmitidos durante o curso, os profissionais terão condições de reconstituir o acidente, avaliar melhor as circunstâncias do fato ocorrido e as causas do acidente”, explicou o facilitador do curso Rodrigo Kleinubing.
    Outras informações: www.fenasdetran.com.br

    Assuntos: fenasdetran, curso avancado de pericia, detran, federacao nacional das associacoes de detran,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Adagro distribui Guia de Trânsito Animal gratuita

    | Agricultura

    A Guia de trânsito Animal – GTA está sendo emitida gratuitamente nos escritórios da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco – Adagro, a lei que isenta o custo da Guia foi publicada no diário oficial do estado no último dia 28. A medida tem prazo determinado e se encerra no dia 30 de novembro deste ano.

    Essa é mais uma das ações do Governo do Estado no combate a seca que castiga a região. "O criador já está sendo penalizado pela falta de alimento para o gado, e essa lei vem desonerar um pouco os custos dos criadores pernambucanos", explicou a gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo.

    O valor de cada GTA varia de acordo com a espécie, aves ornamentais, por exemplo,o documento custa 16,96, já para caprinos, ovinos e suínos custa 0,51 por animal.

    A GTA é necessária para o movimento de entrada ou saída de um animal de um município para outro, entre estados ou países. E é justamente neste trânsito, na maioria das vezes que entra doenças nos rebanhos pernambucanos.

    Todas as espécies de animais vivos como: bovinos, ovinos, suínos, caprinos, aves de corte e postura, animais aquáticos, eqüinos e outros, obrigatoriamente só deverão ser transportados acompanhados de documentação sanitária.

    Leia mais aqui

    Assuntos: adagro, agricultura, guía de transito animal, fiscalizacao agropecuaria
    Compartilhe: Link para o post:
  • A ditadura civil-militar é tema do cineCabeça – Ação Cineclubista no mês de julho

    | Cultura

    O mês de julho está cheio de novidades e estreias na programação do projeto cineCabeça – Ação Cineclubista que recebe, no Teatro Arraial,  o Festival Cinema pela Verdade. A partir desta segunda-feira (9/7), e por mais três semanas seguintes, serão exibidos filmes que retratam a ditadura civil-militar no Brasil e suas consequências.

    Após cada sessão serão abertos espaços para debates com acadêmicos, pesquisadores, representantes de movimentos sociais e culturais do estado, ex-presos políticos e participantes das manifestações contra a Ditadura.

    Aproveitando o momento vivido pelo país, onde em maio foi criada a Comissão Nacional da Verdade e em junho a Comissão da Verdade Estadual de Pernambuco, para restabelecer o estado de direito que foi suspenso durante o período de regime militar e apurar crimes de estado, a Ação Cineclubista traz o Festival da Verdade para fomentar o debate em Pernambuco. 

    Leia mais aqui

    Assuntos: acao cineclubista, festival cinema pela verdade, projeto cinecabeca, teatro arraial, ditadura militar
    Compartilhe: Link para o post:
  • Seminário PernambucHolanda – Diálogos Museais acontece nesta segunda-feira (9/7) no Mepe

    | Cultura

    A Secretaria de Cultura (Secult/PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) realizam hoje  (9/7) o Seminário PernambucHolanda - Diálogos Museais.

    No encontro, serão apresentadas e debatidas as experiências obtidas através do acordo de cooperação técnica firmada entre o Tropen Museum Amsterdan e a Fundarpe. O evento acontece no Museu do Estado de Pernambuco, das 9h às 12h. 

    Participam do encontro o presidente da Fundarpe, Severino Pessoa; o diretor do Tropen Museum Amsterdan, Peter Verdaasdonk; a diretora do Tropen Museum Amsterdan, Marielle Pals; a vice-presidente do Fórum Pernambucano de Museus, Regina Batista; e o diretor de Gestão em Equipamentos Culturais da Fundarpe, Célio Pontes. 

    Leia mais 

    Assuntos: csecretaria de cultura, secult, fundarpe, seminario pernambucholanda
    Compartilhe: Link para o post:
  • Fundarpe divulga resultado da Convocatória do Arraial Instrumental

    | Cultura

    A Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) torna público o Resultado da Convocatória do Projeto Arraial Instrumental – Ano II – 3ª Edição. Os 16 selecionados irão compor a programação da iniciativa neste segundo semestre de 2012 .

    Realizado no Teatro Arraial, equipamento da Fundarpe, o projeto Arraial Instrumental tem por finalidade difundir a música instrumental pernambucana, assim como oferecer à população uma ação cultural gratuita, sempre às sextas-feiras, ao meio-dia, para deixar a hora do almoço mais leve e musical.

    Leia mais

    Assuntos: fundarpe, convocatoria do projeto arraial instrumental, teatro arraial,
    Compartilhe: Link para o post: