meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Secretário de Educação, Anderson Gomes, representa o Governo do Estado em solenidade

    | Educação

    O secretário de Educação, Anderson Gomes, representou na noite da quarta-feira (23) o governador Eduardo Campos na solenidade de homenagem ao ex-reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Valmar de Andrade. O evento aconteceu no Buffet Porto Fino, em Casa Forte, e contou com a presença de vários docentes e parceiros da instituição e parceiros.

    “É uma honra poder prestigiar Valmar, que é tão pró-ativo e competente. Ele trazia soluções para propagar a motivação do ensino e a disseminação da aprendizagem no âmbito superior para todo o estado. O nosso Governo investe na educação básica porque sabemos que ela é a base para alcançar uma boa universidade, como a UFRPE. Mas reiteramos que o Governo de Pernambuco vai continuar nessa peleja em prol dos estudantes das universidades, principalmente, na interiorização desse ensino”, declara Gomes. 

    Leia mais aqui

    Assuntos: anderson gomes, secretaria de educação, ufrpe,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Hospital Regional Emília Câmara inaugura sala de recreação

    | Saúde, Infância

    O Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira, acaba de inaugurar uma sala de recreação infantil, no setor pediátrico da unidade de saúde. Nessa quarta-feira (23/05), os pequenos pacientes puderam conhecer o espaço, um ambiente lúdico que ajudará na humanização do atendimento e na reabilitação desses doentes mirins.

    A contrução da sala foi uma parceria com o Rotary Club – associação de líderes de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviço humanitário – e Casa da Mulher de Afogados da Ingazeira. A sala de recreação infantil ficará aberta das 8h às 20h com acompanhamento de uma recreadora voluntária.

    Cidades: Afogados da Ingazeira
    Assuntos: hospital emilia camara, recreacao infantil, saude, ambiente ludico
    Compartilhe: Link para o post:
  • Prorrogada seleção para contratação de 27 médicos na RMR

    | Saúde, Emprego, Administração

    A Secretaria Estadual de Saúde (SES) prorrogou até o dia 04 de junho as inscrições para a seleção pública simplificada para a contratação temporária de 27 médicos (13 neonatologistas, 11 intensivistas de adulto e 3 intensivistas pediátricos) para atuarem nos hospitais Agamenon Magalhães (HAM), Barão de Lucena (HBL), Getúlio Vargas (HGV) e Otávio de Freitas (HOF), na Região Metropolitana do Recife (RMR). A seleção será realizada em uma única etapa pela avaliação curricular e terá caráter classificatório e eliminatório.

    Como requisitos, os candidatos devem apresentar diploma ou declaração de conclusão do curso de Medicina, emitida por instituição reconhecida pelo MEC, carteira do Conselho Regional de Medicina e/ou declaração de inscrição e comprovação de experiência mínima de seis meses na especialidade para a qual concorre. A jornada de trabalho será em regime de plantão, sendo um de 24 horas semanais ou dois de 12 horas

    Leia mais aqui

     

    Cidades: Recife
    Assuntos: saude, hospitais estaduais, selecao simplificada, medicos,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mais de 130 atletas a caminho das margens do Rio São Francisco

    | Turismo

    A região do sertão de São Francisco vai sediar um dos maiores eventos esportivo brasileiro. Trata-se do Petrolândia Adventure – nas águas do Rio São Francisco, que acontece nos próximos dias 25, 26 e 27, na orla de Petrolândia. Em sua segunda edição, cerca de 130 atletas de diversas modalidades irão participar do evento.

    “A ideia do evento é fomentar o turismo de aventura na região, que é repleta de belezas naturais e oferece aos seus visitantes diversas opções de lazer”, explica Geraldo Cavalcanti, presidente da Associação Nordestina de Surf e organizador do Petrolândia Adventure. Stand up paddle, jet ski, remo, vôlei, futevôlei e futebol de areia serão os esportes disputados nos três dias de evento.

    Na modalidade stand up, que tem feito muito sucesso e ganhado adeptos nas diversas capitais em números crescentes a cada ano, a etapa é válida para o circuito brasileiro, que terá competições ainda esse ano na Bahia e no Ceará. Os atletas disputam vaga na equipe brasileira que seguirá para o mundial no Peru em 2013.

    Para Petrolândia, uma média de 40 atletas do Ceará, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pernambuco e outros estados estão inscritos na modalidade. O esporte é uma atividade que alia força e equilíbrio, aonde os praticantes remam em pé sobre pranchas largas e compridas. Os baianos são os favoritos para a etapa de Petrolândia.

    O jet ski e o remo também são modalidades que vão tomar as águas do São Francisco no próximo final de semana. Os atletas irão pontuar nos seus respectivos circuitos pernambucano. De acordo com a organização do evento, 25 competidores de jet ski, distribuídos em várias categorias, já estão inscritos. O vôlei de dupla e o stand up serão as únicas modalidades que vão ter as categorias masculina e feminina. Os demais esportes contará apenas com a categoria masculina.

    O Petrolândia Adventure é organizado pela Associação Nordestina de Surf e Confederação Brasileira de Surf, em parceria com a Associação de Jet Ski de Pernambuco e a Associação dos Árbitros de Pernambuco (ABAPE). Entre os patrocinadores estão Prefeitura de Petrolândia, Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo e da Empetur, e Mahalo Surf Wear.

    PETROLÂNDIA - Petrolândia fica a 429 km de Recife e é uma das principais cidades da região do sertão de São Francisco. O município abriga a Usina Hidrelétrica de Itaparica. A população é de 30 mil habitantes e o forte da economia é a agricultura, além do comércio local.

    Cronograma:
    Sexta-feira (25)
    13h30- Vôlei masculino.

    Sábado (26)
    09h00 - Início das atividades esportivas, com previsão de término às 16hs.
    20h00 - Coquetel oficial de confraternização do evento que contará com as presenças do prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, do secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, e do presidente da Empetur, André Correia.

    Domingo (27)
    09h00 - Início das atividades esportivas com previsão de término às 16hs.

    Cidades: Petrolândia
    Assuntos: petrolandia adventure, turismo, esporte, petrolandia,
    Compartilhe: Link para o post:
  • PE dá mais um passo para universalizar saneamento básico

    | Social, Meio Ambiente, Administração, Direitos Humanos

    Nesta quinta-feira(24), o Governo do Estado avançou significativamente na direção de dotar toda a Região Metropolitana do Recife e o município de Goiana de saneamento básico. Durante a reunião do conselho da Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (AESBE), o governador Eduardo Campos autorizou a licitação da Parceria Público-Privada (PPP) que vai universalizar o esgotamento sanitário no Estado.

    A parceria entre o Estado e o setor privado vai durar 30 anos. A PPP receberá um aporte de R$ 4,5 bilhões. Desse valor, 70% serão colocados pela iniciativa privada. As obras vão beneficiar quatro milhões de pessoas de 15 municípios, sendo o maior projeto do gênero já realizado na América Latina. A cobertura de saneamento básico vai passar dos atuais 30% para 90% em Pernambuco.

    “É insustentável ver tantas comunidades, tantas crianças pisando no esgoto. Temos dados que comprovam que cerca de 1.500 crianças morrem por ano pela ausência da coleta e tratamento de esgoto. A PPP vai nos permitir mudar esse quadro”,destacou Eduardo, durante a reunião, realizada no Hotel Transamérica Prestige, em Boa Viagem.

    As obras devem ser iniciadas em janeiro de 2013 e durar 12 anos. ”Amanhã o edital será publicado no Diário Oficial (D.O) do Estado. Depois disso, as empresas terão 45 dias para apresentarem as suas propostas e concorrerem”, explicou o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

    Cidades: Goiana, Recife
    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Funape orienta idosos sobre seus direitos

    | Social, Direitos Humanos

    Em vigor desde 2004, o Estatuto do idoso ainda é desconhecido pelas famílias brasileiras gerando descumprimento da lei e sofrimento de muitos. Preocupada com a questão, a Funape colocou o debate na ordem do dia e realizou uma palestra para os servidores aposentados e pensionistas do regime previdenciário do Estado, na quarta-feira (23).

    Mesmo com a vigência da Lei 1.0741/03, que determina que todos devem zelar pela dignidade do idoso, colocando-o a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor, as pessoas idosas ainda são alvo de desrespeito e maus tratos. O mais curioso é que as agressões partem, em sua maioria, de pessoas com um grau de parentesco bem próximo da vítima. Indicadores revelam que 52% dos agressores são filhos; 11% são netos, 07% : cônjuge; 06% funcionários como empregados domésticos, vizinhos e 24% de outros.

    Leia mais aqui

     

     

     

    Assuntos: funape, estatuto do idoso, direitos humanos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Parque Dois Irmãos lança concurso de fotos da Mata Atlântica

    | Meio Ambiente

    Olhar, apreciar, fotografar... proteger! O Concurso de Fotografia “Olhares sobre a Mata Atlântica” tem a nobre missão de sensibilizar quem clica e quem aprecia uma bela imagem da Natureza a ajudar a preservá-la.

    E já será a 4ª edição do evento que o Parque Dois Irmãos lança nesta sexta-feira (25), para comemorar o Dia Nacional da Floresta Atlântica (27 de Maio). As inscrições já estão abertas e são gratuitas. Para participar, basta ser fotógrafo amador da Natureza (de preferência, nos dois sentidos da palavra 'amador'), podendo concorrer com até três fotografias retratando detalhes da fauna e/ou flora do bioma.

    Leia mais

    Assuntos: parque, dois irmaos, concurso fotografia
    Compartilhe: Link para o post:
  • Festival Pernambuco Nação Cultural – Sertão Central intensifica sua programação neste fim de semana

    | Cultura

    O Festival Pernambuco Nação Cultural – Sertão Central intensifica sua programação a partir desta sexta-feira (25/5), com encontros de cultura popular, shows, além de muitas outras atividades espalhadas por oito cidades da região. Salgueiro e São José do Belmonte são os municípios polos, sendo este último o cenário da festa que reúne as tradicionais Cavalhada, no sábado (26/5), e Cavalgada à Pedra do Reino, no domingo (27/5), às quais o festival agrega.

    Em Salgueiro, o Palco Garagem se instala no Centro de Cultura, Lazer e Turismo na sexta-feira (25) e no sábado (26), reforçando a cena roqueira da cidade. No local, tocam 12 bandas, entre elas Irradiação Fóssil, Cangaço, Nova Roma e Black Out. Nesta sexta (25/5), destaque para o show do projeto Marco Polo canta Ave Sangria fechando a noite. A programação do palco começa às 21h.
    leia mais aqui

    Cidades: Salgueiro, São José do Belmonte
    Assuntos: nacao cultura, sertao central, fundarpe, cultura
    Compartilhe: Link para o post:
  • Comida de santo para ver, degustar e valorizar

    | Cultura

    Poucas comidas no mundo têm tanta cor, tempero e personalidade quanto a que é servida nos cultos de candomblé. Uma riqueza desconhecida e até mesmo temida por alguns.

    Através do incentivo do Funcultura, o Recife terá a oportunidade de conhecer a beleza e as delícias da gastronomia afro-brasileira, com a 3ª Mostra de Culinária de Terreiro, realizada neste fim de semana, entre os dias 25 e 27 de maio, no Museu da Abolição, ligado ao Iphan na Madalena. A entrada é gratuita.

    Este é o terceiro ano consecutivo que a cidade reúne babalorixás e yalorixás para mostrar a tradição dessas comidas e a sua influência na mesa dos brasileiros e, em especial, dos pernambucanos.

    Participam da exposição 13 terreiros de candomblé do estado, selecionados pelo Centro de Cultura Afro – Pai Adão, cujo líder é o babalorixá Manuel Papai, do Terreiro Obá Ogunté. Ele faz parte do tradicional Sítio do Pai Adão, que tem quase 150 anos de existência praticando, de forma ortodoxa, o culto nagô.

    Leia mais aqui 

    Assuntos: cultura, fundarpe, funcultura,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Obras da Copa de 2014 no Recife somam R$ 1,4 bilhão em investimentos

    | Administração, Copa 2014

    Um total de R$ 1,4 bilhão em investimentos: esse é o valor das obras de infraestrutura (aeroporto e porto), estádio e mobilidade urbana que estão sendo realizadas no Recife para a Copa do Mundo de 2014.

    Esse e outros dados estão presentes no 3º Balanço da Copa, divulgado nesta quarta-feira (23) em uma reunião em Brasília que contou com a participação dos ministros do Esporte, do Planejamento, da Secretaria de Aviação Civil e da Secretaria dos Portos, além de representantes das 12 cidades-sede do Mundial da FIFA no Brasil.

    Representando a Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 em Pernambuco (SECOPA-PE) no evento, o secretário executivo de supervisão técnica, Sílvio Bompastor, destacou o quão importante é a divulgação periódica desse balanço.

    "Além de ser um momento de integração de todas as SECOPAs das 12 cidades-sede, esse encontro serve para divulgar o andamento geral de todas as obras do Brasil para a Copa de 2014, ajudando a verificar se as obras estão cumprindo o cronograma previsto. O balanço feito pelo Governo Federal foi bastante positivo e estamos muito bem avaliados pelo Ministério dos Esportes", ressaltou.

    Leia mais aqui

     

    Assuntos: copa de 2014, fifa, secopa, balanço da copa, ricardo leitao, mobilidade
    Compartilhe: Link para o post: