meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Desemprego na RMR é o menor dos últimos 14 anos para o mês de abril

    O bom desempenho dos setores do comércio e da indústria foram os responsáveis pela diminuição de 12,3% para 12% na taxa de desemprego total na Região Metropolitana do Recife (RMR). É o que aponta a Pesquisa de Emprego e Desemprego, realizada pela Agência Condepe/Fidem, em parceria com o Dieese e Fundação Seade. Essa é a menor taxa de desemprego para o mês de abril nos últimos 14 anos. O contingente de desempregados na RMR ficou em 217 mil pessoas, seis mil a menos quando comparado ao mês de março.

    Nos últimos doze meses, a taxa de desemprego total da RMR diminuiu de 13,8% para os atuais 12,0%, em decorrência do declínio da taxa de desemprego aberto (de 8,8% para 7,3%) e do pequeno recuo do oculto (de 5,0% para 4,7%). Em números absolutos, foram geradas 90 mil ocupações, número superior ao conjunto de pessoas que ingressou no mercado de trabalho da Região (67 mil), resultando na saída de 23 mil pessoas da situação de desemprego.

    Leia mais aqui

    Assuntos: queda no desemprego, cagede, recife, condepe, fidem,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco receberá três jogos da Copa das Confederações

    Agora é oficial: a Arena Pernambuco será palco de três jogos da Copa das Confederações de 2013. A primeira partida no Recife do torneio-teste para o Mundial de 2014 acontecerá no dia 16 de junho (domingo), e a disputa será válida pelo grupo B da competição.

    Os outros jogos na capital pernambucana serão realizados nos dias 19 (quarta) e 23 (domingo) do mesmo mês, com confrontos do grupo A e do grupo B, respectivamente. A tabela da Copa das Confederações foi divulgada nesta quarta-feira (30), no Rio de Janeiro, em um evento que contou com a presença do secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, e do ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

    O governador Eduardo Campos e o secretário da SECOPA-PE, Ricardo Leitão, representaram Pernambuco no evento da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) e comemoram bastante o anúncio de que Recife receberá três jogos da Copa das Confederações.

    “Esse número superou totalmente nossas expectativas, pois esperávamos receber, no máximo, dois jogos da Copa das Confederações. O fato de recebermos mais jogos do que acreditávamos aumenta ainda mais a nossa responsabilidade de concluir as obras na Arena Pernambuco no prazo estabelecido pela FIFA”, afirmou o secretário.

    Leia matéria na íntegra

    Assuntos: jogos, fifa, copa das confederacoes, copa do mundo, arena pernambuco
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estudantes das Escolas Técnicas pernambucanas participam de evento até hoje (31)

    Com dois estandes fixos no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, a Secretaria de Educação de Pernambuco, por meio da Secretaria Executiva de Educação Profissional, está bem representada.

    A comitiva composta por alunos, gestores e técnicos da SE realizam até a sexta-feira (01/06) um trabalho de propagação e divulgação das boas experiências do Estado, além de garantir a troca de aprendizagem proporcionada pela efusão de vivências diferenciadas presentes no local.

    Nesta quarta-feira (30), será apresentado o projeto desenvolvido na Escola Técnica Maximiano Accioly Campos, em Jaboatão dos Guararapes, “Logística reserva da garrafa PET - Um estudo de caso contextualizado”, que busca aliar as disciplinas de logística com as da base comum, empreendedorismo e meio ambiente.

    Leia mais aqui 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Porto Digital e Greenpeace promovem desafio de ideias voltadas para a sustentabilidade da cidade

    Está programada para hoje (31), no Porto do Recife, a chegada do Rainbow Warrior III, navio do Greenpeace que cumpre missão no litoral do Brasil.

    Durante a visita, o Porto Digital irá promover, em parceria com o Greenpeace, o Desafio Porto Digital para Sustentabilidade das Cidades, evento que tem o objetivo de reconhecer e divulgar as experiências inovadoras voltadas para o gerenciamento dos centros urbanos e desenvolvidas pelo setor da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de Pernambuco.

    O julgamento do Desafio se dará em duas etapas, que acontecem entre os dias 29 de maio e 1° de junho próximo. A primeira etapa tem caráter eliminatório. Nela, as propostas serão avaliadas no que diz respeito aos requisitos para a participação, bem como à aderência ao objetivo do Prêmio e à categoria para a qual o participante está concorrendo.

    Os projetos selecionados para a apresentação no barco do Greenpeace serão conhecidos na próxima terça-feira (5), no site do Porto Digital .

    Na segunda etapa, a ser realizada no dia 1° de junho, no Rainbow Warrior III, as propostas aprovadas na primeira fase serão apresentadas para uma banca julgadora que, ao final das apresentações, anunciará o vencedor do Desafio.

    Leia mais aqui 

    Assuntos: ciencia e tecnologia, porto digital, tecnologia, navio greenpeace, porto do recife, sustentabilidade
    Compartilhe: Link para o post:
  • Saúde Pública em debate no Congresso de Secretários Municipais de Saúde em Gravatá

    A Secretaria Estadual de Saúde (SES) marca presença no 4º Congresso de Secretários Municipais de Saúde de Pernambuco, que será realizado no município de Gravatá, a partir desta quinta-feira (31/05). Promovido pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE), o evento reunirá representantes municipais, da SES e do Ministério da Saúde.

    Em debate, os principais desafios da Saúde Pública no Estado. A abertura oficial do Congresso terá início às 19h, no auditório do Hotel Portal de Gravatá. Logo em seguida, haverá uma conferência com a presença do Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério, Jarbas Barbosa e a presidente do Cosems-PE, Ana Cláudia Callou, que discutirão a dengue e a vigilância em Saúde.

    Leia mais aqui

    Assuntos: saude, congresso de secretarios de saude, saude publica, cosems,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Combatendo os efeitos da seca: Eduardo inicia construção de 15.500 cisternas em PE

    Os homens e mulheres do campo de 87 municípios do Semiárido pernambucano vão poder contar agora com o abastecimento regular de água para aumentar e melhorar a qualidade da produção de alimentos. A garantia de que essa reivindicação será cumprida foi dada nesta quarta-feira (30/05), durante o lançamento do Projeto Pernambuco Mais Produtivo.

    Na presença de centenas de agricultores, Eduardo anunciou a construção de 15,5 mil cisternas do tipo calçadão. A construção dos reservatórios para captação de água é hoje, segundo o secretário-executivo de Agricultura Familiar, Aldo Santos, uma “inovação tecnológica e social” que vai garantir a segurança hídrica para os agricultores que vivem no Semiárido. Quando estiverem prontos, os reservatórios vão beneficiar 85 mil pessoas de 40 cidades do Sertão e 47 do Agreste pernambucano.

    Na passagem por Pesqueira, Eduardo destacou que a construção dos reservatórios se soma a outras ações que estão sendo tocadas pelo Governo do Estado no enfretamento à estiagem. “Numa situação como a que estamos vivendo não tem solução única. Nós encontramos a solução nas cisternas, nas adutoras, nos sistemas simplificados de abastecimento de água e, em outras localidades, no abastecimento monitorado dos carros-pipa”, detalhou.

    No total, serão investidos R$ 165 milhões no projeto em recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e do Governo do Estado. O Pernambuco Mais Produtivo é uma parceria também com a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA).

    Mãe de seis filhos e sem marido, Maria Rosineide da Silva, 30, planta milho, feijão, jerimum e batata para consumo da família. A agricultora, porém, já estava preocupada com o roçado que mantém há 14 anos no município de Arcoverde. “Essa cisterna vai ser uma riqueza e uma benção para nós do campo. Agora vai ter água para plantar, beber e fazer as coisas em casa”, comemorou.

    Quem também aprovou a construção das cisternas foi a representante das agricultoras do Sitio Angélica, no município de Buíque. “Agora não vai faltar alimento na mesa dos homens e mulheres do campo. Vamos ter água para produzir e produzir com qualidade”, disse, enquanto agradecia ao governador Eduardo Campos.

    As cisternas que serão construídas possuem 1,80m de profundidade e sete metros de diâmetro. Elas captam a água de chuva através de um calçadão de cimento de 200 m2 construído sobre o solo e que tem capacidade para armazenar 52 mil litros de água. Se em um mês chover cerca de 300 milímetros, o agricultor já poderá contar com um reservatório cheio para tocar sua produção.

    O calçadão também é usado para secagem de alguns grãos como feijão e milho, raspa de mandioca, entre outras culturas. Outra vantagem é a irrigação de quintais produtivos, o plantio de hortaliças e de plantas medicinais, além de auxiliar o fornecimento de água para os animais.

    POÇO DE EMPREGOS – Além da segurança hídrica, o projeto também pensou no desenvolvimento econômico e social do mundo rural. Para tanto, os próprios agricultores serão capacitados e contratados para construir as cisternas, gerando cerca de mil novos empregos. Eduardo aproveitou a ocasião para pedir a colaboração dos agricultores-pedreiros. “Pisem no acelerador”, brincou.

    A formação dos agricultores ficará a cargo de quatro organizações não-governamentais, que assinaram convênio com o Governo do Estado. São elas: as Dioceses de Pesqueira e Caruaru, a Diaconia e o Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor).

    Prestigiaram a solenidade de hoje o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido; os bispos Dom Dino Marchió, da Diocese de Caruaru, e Dom José Luiz, da Diocese de Pesqueira e prefeitos de 37 municípios.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Eduardo festeja confirmação de PE na Copa das Confederações

    | Esportes, Confederações 2013

    O governador Eduardo Campos celebrou nesta quarta-feira (30), no Rio de Janeiro, a definição de Pernambuco como uma das sedes da Copa das Confederações. Convidado pela FIFA e pelo ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, ele assistiu o sorteio dos grupos, acompanhou a coletiva de imprensa que ocorreu em seguida e deixou o local do evento sendo cumprimentado por todos.

    “Foi muito importante esta confirmação e uma grata surpresa saber que receberemos a seleção da Espanha, a atual campeã do mundo. Queremos, inclusive, aproveitar a oportunidade para convencermos os espanhois a se hospedarem no estado durante a Copa”, disse Eduardo, lembrando que a Arena Pernambuco receberá três partidas da competição.

    Antes de sua participação no evento, Eduardo manteve encontros com o ministro Aldo Rebelo e com dirigentes da FIFA e do Comitê Organizador Local da Copa (COL), entre os quais o secretário-geral Jérôme Valcke e o ex-jogador Bebeto.

    Em todas as conversas, ouviu o reconhecimento de que a confirmação de Pernambucos e deveu, principalmente, à confiança dos parceiros na liderança do governador e na competência do seu governo.

    “Nossas obras, tanto do estádio quanto as de infraestrutura e de mobilidade, estão se desenvolvendo plenamente e nós faremos em Pernambuco uma das melhores sedes regionais da Copa no Brasil”, acrescentou.

    Ele acrescentou que a confirmação não o surpreendeu. “Sabíamos o que estávamos fazendo desde o começo. E sabíamos que um estado como Pernambuco e uma cidade como o Recife, neste momento especial que estamos vivendo, não poderiam estar de fora de eventos tão importantes”, disse.

    Assuntos: copa do mundo, copa das confederacoes, aldo rabela, fifa, recife sede da copa, eduardo campos,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Projeto Embaixador do Turismo reúne educadores em Gravatá

    | Turismo

    Hoje, o projeto Embaixador do Turismo promoveu mais um encontro com educadores, desta vez, em Gravatá, no Agreste de Pernambuco. A finalidade do evento é reforçar entre diretores de algumas escolas participantes, técnicos e gestores das gerências regionais de educação como se darão as próximas fases do projeto e a importância do envolvimento de todos para o desenvolvimento turístico local.

    Na ocasião, o grupo conversará com representantes da Empetur, da Fundação Assis Chateaubriand e da Secretaria de Educação, para tirar dúvidas e conhecer mais detalhes do projeto. Em contrapartida, os organizadores também vão querer saber como andam os trabalhos de preparação para o concurso de produção textual e como estão sendo conduzidas as inscrições e as redações sobre os atrativos turísticos dos municípios. A fase de preparação dos textos nas escolas está agendada para o período de 11 a 15 de junho.

    Leia mais aqui

    Cidades: Gravatá
    Assuntos: embaixador turismo, escolas publicas, turismo, atracoes turisticas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Meio ambiente e saúde para o dia-a-dia na Escola Estadual Maria Goretti

    | Educação, Meio Ambiente

    Muita saúde e cuidado com o meio ambiente. Esse foi o saldo do mês de maio para estudantes e professores da Escola Estadual Maria Goretti, no bairro da Madalena, no Recife. A escola desenvolveu atividades que levassem os alunos a uma reflexão crítica sobre como é realizado o uso da água no cotidiano da comunidade e também sobre a importância de uma alimentação saudável na geração de bem-estar.

    Como usar a água de forma adequada no dia-a-dia? O que a comunidade pode fazer para a preservação dos recursos hídricos de sua localidade? Essas foram algumas das perguntas que os estudantes do 7º ano procuraram responder, não através de questionários ou relatório, mas fotografando o uso diário da água, seja no ambiente doméstico, seja na rua.

    Depois, classificaram as imagens em positivas e negativas - de acordo com o bom ou mau uso, respectivamente. As fotos foram expostas no corredor da escola. “Essa exposição chamou muito a atenção dos alunos, já que envolvia diretamente sua comunidade, sua realidade”, afirma a professora Ângela Ferreira, orientadora dos trabalhos.

    Leia mais aqui

    Assuntos: educacao, meio ambiente, ambiente escolar, saude na escola,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretário recebe representantes da AACD

    | Saúde

    O secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, recebeu, na manhã desta quarta-feira (30/05), representantes da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) para discutir o fortalecimento da parceria entra a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a instituição para a oferta de cursos de pós-graduação. O encontro ocorreu no gabinete do secretário.

    A perspectiva é oferecer cursos de pós-graduação e especialização nas áreas de fisiatria, fisioterapia e reabilitação física. Participaram da discussão, o presidente voluntário da AACD, Gustavo Krause; o administrador da AACD Recife, José Nunes; a neurologista Vanessa Van Der Linden; os superintendentes operacional e técnico da AACD/SP, Pedro laçava e Alice Rosa, respectivamente; e a secretária-executiva de Atenção à Saúde da SES, Teresa Campos.

    Assuntos: saude, crianca deficiente, aacd, deficientes fisicos
    Compartilhe: Link para o post: