meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Escola de Saúde Pública de PE divulga resultado de recursos e novos editais

    | Saúde

    A Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) divulgou, na quarta-feira (27/06), o resultado dos recursos do processo seletivo simplificado para compor cadastro de reserva de docentes do Curso de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) da I Gerência Regional de Saúde (Geres), nos municípios de Igarassu e Ipojuca. Confira: RESULTADO DE RECURSOS – DOCENTES DO ASB

    CTACS (V E VI Geres) – Além disso, a Escola de Saúde Pública de Pernambuco está com as inscrições abertas para o processo seletivo de cadastro reserva de docentes para o Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (CTACS), nas V e VI Gerências Regionais de Saúde, com sedes em Garanhuns e Arcoverde, respectivamente. O prazo para as inscrições segue até o dia 11 de julho de 2012, conforme o EDITAL – CTACS (V e VI Geres).

    Edital reaberto – A ESPPE também reabriu as inscrições para o processo seletivo de alunos para o Curso Técnico em Vigilância em Saúde (CTVS), no âmbito da X e XI Gerências Regionais de Saúde (Geres), com sede em Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, respectivamente.  O prazo para novas inscrições segue até o dia 13 de julho de 2012. Confira: EDITAL – CTVS (X e XI Geres).

    Podem participar da seleção, trabalhadores de saúde da região que atuem na Vigilância em Saúde e sejam vinculados ao Sistema Único de Saúde. Os candidatos precisam ter formação mínima de Nível Médio. Ao todo, estão disponíveis 60 vagas, sendo 30 para cada Geres. O curso, com um total de 1.540 horas-aula, está previsto para durar 18 meses.

    leia mais aqui

    http://portal.saude.pe.gov.br/noticias/esppe-divulga-resultado-de-recursos-e-novos-editais/

    Assuntos: saude, escola de saude publica, resultado do processo seletivo, saude bucal, agente comunitario de saude,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco é representado em seminário nacional de Educação

    | Educação

    Três escolas da rede estadual que oferecem o programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) estão participando, entre os dias 25 e 28 deste mês, do Seminário Nacional do Ensino Médio, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em Brasília. As escolas de referência em Ensino Médio (EREMs) Monsenhor Landelino, de Paudalho, e Ginásio Pernambucano (GP), do Recife, além da Escola Estadual Ministro Jarbas Passarinho, de Camaragibe, foram à capital federal apresentar seus trabalhos no evento, que tem como objetivo discutir políticas públicas para a modalidade no Brasil.

    O GP abordou a educação interdimensional como base para o ensino médio. A EREM Monsenhor Landelino, por sua vez, apresentou sua proposta de currículo voltado para o protagonismo juvenil. Já a Ministro Jarbas Passarinho lembrou o ProEMI como “um espaço aberto para a vida”.

    Além das equipes de estudantes, professores e gestores das escolas, o encontro contou com a presença do secretário de Educação de Pernambuco, Anderson Gomes, da gerente de Políticas Educacionais para o Ensino Médio, Raquel de Queiróz, da representante da gerência Pedagógica da Educação Profissional, Alcioneide Oliveira, e técnicos da Secretaria de Educação.

    Leia mais aqui

    Assuntos: ensino medio enovador, poremi, seminario nacional de ensino medio, educacao, seduc, ginasio pernambucano
    Compartilhe: Link para o post:
  • Escola Jornalista Trajano Chacon promove festival de dança

    | Educação, Cultura

    A Escola Estadual Jornalista Trajano Chacon, no bairro do Cordeiro, no Recife, trabalha a dança como inclusão social. Na próxima sexta-feira (29) acontece na escola o IV Festival de Dança, quando os estudantes encenarão musicais nacionais e internacionais.

    As apresentações acontecem no pátio da unidade, a partir da 8h.

    Este ano foi trabalhado o tema “Musicais”. Dentro dele, os alunos do ensino médio prepararam uma encenação e uma breve apresentação sobre o filme escolhido.

    No pátio, também serão expostos banneres anunciando os filmes, tudo feitos pelos estudantes. ”Eu estou aprendendo muito com esse projeto. Antes só participavam meninas, agora está bem misturado e os meninos também sentem vontade de dançar.

    Percebemos ao longo desses quatro anos um interesse maior desses alunos pela escola por conta da mudança que tem acontecido na vida de cada um”, relata a professora de educação física e idealizadora do projeto, Janine Gonçalves.

    Na ocasião os estudantes vão apresentar os filmes, Camp Rock, O Poder do Ritmo, Dirty Dance, Chicago, High School Musical, Moulin Rouge, Vem Dançar, Lambada – A Dança Proibida, entre outros. Ao todo vão participar 14 turmas.

    Assuntos: escola trajano chacon, festival de danca, educacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Ressocialização reinaugura mais uma cadeia pública

    | Direitos Humanos
    Nesta quarta-feira (27), às 11h, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da sua Executiva de Ressocialização – Seres, entregou mais uma cadeia pública totalmente reformada, desta vez no município de Pedra, no Agreste do Estado. No local, há capacidade para abrigar 36 reeducandos.


    A cadeia teve sua estrutura física reestruturada com a recuperação do telhado e das instalações elétrica e hidráulica, além do piso e gradil das celas. Novos beliches foram construídos beneficiando reeducandos e funcionários.

    Assuntos: seres, cadeia publica, secretaria de ressocializacao, direitos humanos,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Copergás ultrapassa sete mil usuários residenciais

    | Economia

    Com a entrada do edifício Morada Vasco da Gama, no bairro de Boa Viagem, no Recife, a Copergás alcança a marca de 7.020 unidades residenciais consumidoras de gás natural.

    Agora, a Companhia atende a 163 prédios localizados na Região Metropolitana do Recife, que consomem cerca de 2,2 mil metros cúbicos/dia de gás natural.

    De acordo com o contrato de fornecimento para o edifício, o consumo médio deverá chegar a 475 metros cúbicos/mês. Para atender ao condomínio, a Copergás construiu um ramal de 15 metros em polietileno de alta densidade – PEAD, derivado do Bolsão Setúbal, que possui comprimento total de nove quilômetros de gasodutos.

    O  diretor técnico-comercial da Copergás, Jailson Galvão, afirmou que a meta da distribuidora é chegar a 10 mil usuários residenciais até o final deste ano. Atualmente, a Copergás possui 94 consumidores industriais, 77 no segmento veicular, 47 no comercial, além de clientes em cogeração, geração e cooperação técnica.

    Todo volume comercializado pela Companhia, que soma aproximadamente um milhão de metros cúbicos por dia, é transportado através de 500 km de gasodutos.

    Assuntos: copergas, gas natural, rmr, bolsao setubal, gasoduto, pead,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Defesa Social encerra Olimpíada com homenagens à Acadepol

    | Segurança

    A Secretaria de Defesa Social – SDS encerra nesta quinta-feira (28) às 16h as competições da 1ª Olimpíada iniciadas no último dia 04.

    A solenidade de entrega das premiações acontecerá na quadra Poliesportiva do Centro de Ensino Recife I – CERE – antiga Academia de Polícia ( Acadepol) localizado na Rua Tabira, s/n, no Bairro da Boa Vista – Recife e marcará os 50 anos da Academia.

    Na ocasião também serão homenageadas com medalhas diversas personalidades dentre elas ex-alunos, professores e ex-diretores da instituição de ensino.

    O objetivo da 1ª Olimpíada da SDS foi integrar cada vez mais os órgãos operativos da Secretaria como Polícia Militar, Polícia Civil, Científica e Corpo de Bombeiros com também outros órgãos de segurança como o Exército, Aeronáutica, Polícia Federal, Guarda Municipal e Secretaria Executiva de Ressocialização – SERES.

    Cerca de 520 atletas participaram das competições. Também faz parte das festividades em comemoração aos 50 anos da Academia uma exposição de fotografias que marcaram a trajetória da Acadepol.

    Assuntos: defesa social, sds, olimpiadas da sds, seres, acadepol, academia de policia,
    Compartilhe: Link para o post:
  • PROCON-PE discute qualidade do atendimento dos supermercados

    O PROCON Pernambuco realizou na manhã de hoje, 27/06, no auditório da sede do órgão, na Rua Floriano Peixoto, 141, Bairro de São José, uma reunião que contou com a participação de representantes dos principais supermercados do Estado, Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), Ministério Público de Pernambuco e Vigilância Sanitária do Recife.

    O objetivo do encontro foi debater a falta de qualidade no atendimento dos supermercados aos consumidores pernambucanos. O PROCON-PE recebeu denúncias relacionadas ao desligamento de freezers e geladeiras durante a madrugada, ausência de empacotadores e caixas nos horários de muito movimento, fatiamento de produtos vencidos e produtos fora da validade colocados à venda.

    Foi debatida ainda, a questão da Lei Municipal 17.721/2011 que proíbe a venda da carne previamente moída. A lei prevê que o produto deve ser moído somente na presença do consumidor, no entanto, isso não vem acontecendo na maioria dos supermercados do Recife.

    O PROCON-PE deu um prazo de 30 dias para que os representantes dos supermercados apresentem uma proposta de melhoria do serviço oferecido aos consumidores no Estado. O PROCON-PE é um órgão vinculado à Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo.

    Assuntos: procon, associacao pernambucana de supermercados, apes, vigilancia sanitaria, qualidade no atendimento
    Compartilhe: Link para o post:
  • Encontro discute valorização do servidor e eficiência na gestão pública

    Apresentar novos conceitos e práticas relacionados ao estímulo do capital humano na gestão pública como instrumento para obtenção de resultados.
     
    Nesse sentido, a Gerência de Educação Corporativa da Secretaria de Administração de Pernambuco (Geduc/SAD), através do Programa de Educação Corporativa, e a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas do Estado – Condepe/Fidem promovem no dia 21 de agosto o 11° Encontro de Educação Corporativa.
    Realizado trimestralmente, esta edição terá como tema central: “A valorização do servidor para o alcance de resultados efetivos” e será sediada pela Agência Condepe/Fidem. O encontro será realizado no auditório da instituição, das 8h às 12h.


    Na ocasião, gestores ligados às secretarias do Governo do Estado acompanharão palestras e oficinas apresentando experiências através do relato de cases de sucesso ligadas ao tema.

    As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no período de 12/07 a 10/08 pelos sites da Agência Condepe/Fidem (www.condepefidem.pe.gov.br) ou pelo endereço eletrônico do Programa de Educação Corporativa (www.educacaocorporativa.pe.gov.br).

    O Encontro de Educação Corporativa é um espaço para apresentação de melhores práticas, formação de parceria entre órgãos do Estado e exposição das diretrizes do Programa de Educação Corporativa, tendo como foco o desenvolvimento profissional dos servidores e a disseminação de conhecimentos.

    A última edição do Encontro foi realizada no Centro de Formação do Servidor Público do Governo do Estado de Pernambuco (Cefospe).

    Leia mais aqui

     

    Assuntos: condepe, fidem, gestao publica, capital humano, derencia de educacao, geduc, sad,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Itep relança a Revista Pernambuca​na de Tecnologia

    O Instituto de Tecnologia de Pernambuco está relançando a Revista Pernambucana de Tecnologia (RPT), com o objetivo de ser um veículo de divulgação da produção técnico-científica da instituição e de parceiros.

    O periódico visa a contribuir para a integração da comunidade acadêmica, organizações, instituições públicas e privadas envolvidas com pesquisas em ciência, tecnologia e inovação, para o avanço da ciência brasileira e para o desenvolvimento regional e nacional.

    Artigos para a próxima edição (setembro) podem ser enviados até o dia 30 de julho para o e-mail rptec@itep.br .
    A RPT será gerenciada pela Superintendência de Pesquisa e Pós-Graduação (SPP) do Itep e produzida por um Conselho Editorial que contará com um corpo de revisores ad hoc. O periódico será editado em formato impresso e disponibilizado em formato digital (pdf).

    Publicação semestral, de caráter técnico-científico, a revista conterá artigos técnico-científicos e de inovação, originais e inéditos, revisões de literatura e notas científicas elaborados em Português, Inglês ou Espanhol.

    Entre os temas a serem abordados estão Biotecnologia; Educação Ambiental; Educação Tecnológica; Energias Renováveis; Engenharias e Geociências; Mudanças Climáticas; Recursos Naturais e Meio Ambiente; Segurança Alimentar; e Tecnologia de Materiais.

    Assuntos: instituto de tecnologia de pernambuco, itep, revista pernambucana de tecnologia, rpt,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Entrega do XXII Prêmio Vasconcelos Sobrinho da CPRH ocorre nesta quinta (28)

    A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) promove, como parte da programação do Mês do Meio Ambiente, nesta quinta-feira (28), a entrega do XXII Prêmio Vasconcelos Sobrinho. O evento ocorrerá às 19h30 no Salão Candeias do Hotel Jangadeiro, à Avenida Boa Viagem, nº 3114.

    O reconhecimento é concedido anualmente a pessoas físicas, empresas e instituições que realizaram ações e projetos com vistas à promoção da melhoria ambiental ou o desenvolvimento de ações socioambientais. Este ano, os troféus confeccionados pelo artista plástico pernambucano Sérgio Vasconcelos serão entregues a seis vencedores.

    Na categoria Responsabilidade Ambiental, a contemplada será a empresa Alusa Engenharia e em Participação Comunitária, a Sociedade Nordestina de Ecologia. Já as instituições de ensino concorreram em duas modalidades, Projetos e Práticas de Ensino Superior, cujo vencedor foi o projeto Modateca, da Universidade de Pernambuco e Projetos e Práticas Educacionais, com a vitória da Escola Mater Christi.

    A Personalidade do Meio Ambiente eleita deste ano foi a agricultora Maria Joelma da Silva Pereira e o Destaque Nacional, o ambientalista Paulo Nogueira Neto. Participaram da comissão julgadora a gerente de Educação Ambiental da CPRH Lúcia Maria Alves; o assessor especial da Presidência da CPRH Jost Paulo Reis, o jornalista do Diario de Pernambuco Jailson da Paz; a ambientalista e consultora na área ambiental Eliane Bryon e a educadora ambiental do Ibama Eutália Oliveira.

    Curso de Educação Ambiental – Na sexta (29), ocorre a conclusão do curso de Educação Ambiental (EA). Para marcar o final das atividades da programação do Mês do Meio Ambiente, os participantes da capacitação vão assistir ao esquete teatral “Árvores: e eu com isso?” (texto da CPRH), o qual foi encenado durante todo este junho em locais públicos de diversos municípios pernambucanos para variados públicos.

    Desde o dia 25, cerca de 30 inscritos participam do curso, o qual foi gratuito e ministrado pela equipe de EA da Agência, no auditório do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco. O conteúdo programático englobou reflexões sobre a relação entre meio ambiente e desenvolvimento; histórico da institucionalização da questão ambiental: da Conferência de Paris (1968) a Rio+20 (2012); noções sobre as políticas ambientais, além dos propósitos, instrumentos e dinâmicas de práticas de Educação Ambiental.

    Assuntos: cprh, meio ambiente, premio vasconcelos sobrinho, responsabilidade ambiental, sustentabilidade
    Compartilhe: Link para o post: