meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Sassepe amplia capacidade de Realização de exames laboratoriais

    A partir de amanhã, 27 de junho, os usuários do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores (Sassepe) passam a contar com mais uma nova unidade de apoio laboratorial, o Posto de Coleta – Derby.
     
    O espaço - que funcionará no térreo do Instituto de Recursos Humanos (IRH), de segunda à sexta-feira, das 6h30 às 15h - foi projetado e construído para ampliar a capacidade de atendimento laboratorial em 100%, dobrando o número de exames. O Posto de Coleta oferece um ambiente com infraestrutura completa e adequada aos beneficiários.
     
    De acordo com o diretor-presidente do IRH, Ricardo Dantas, o laboratório vai descentralizar o serviço e facilitar ainda mais a vida do usuário. “A ampliação e descentralização do atendimento aos servidores é uma das ações prioritárias que o Governo do Estado está promovendo para a melhorias na saúde do servidor”, explica.
     
    Totalmente informatizado, o sistema do laboratório permite a comunicação entre equipamentos e a emissão de resultados, sem necessidade de manipulação humana.
     
    As ferramentas também permitem monitorar os exames que estão em trânsito, dando ao operador o acesso ao acompanhamento de todos os processos. No novo Posto, serão oferecidos exames de imunologia, urinálise, hematologia, bacterologia e hormônio.
     
    Com a reformulação, o serviço laboratorial passa a ser referência em precisão de diagnósticos no Sassepe. “Como ampliamos o número de atendimentos, precisamos oferecer aos usuários mais facilidade e agilidade nos processos.
     
    Com a descentralização vamos distribuir a demanda e proporcionar ao usuário mais conforto e rapidez”, relata a diretora do Sassepe, Patrícia Pastick.
     
    TECNOLOGIA
    O laboratório conta com equipamentos em que a tecnologia utilizada é a química seca, uma das mais modernas disponíveis no mercado, pois dispensam a utilização de soluções líquidas e proporcionam mais eficiência e precisão nas análises.
     
    Na área de sorologia, por exemplo, o Vitros Fusion faz as análises bioquímicas pela metodologia de química seca sem utilizar soluções, apenas reagentes em formato de slide. “Adquirimos no mês de março deste ano. Além disso, é sustentável e muito mais preciso nos resultados”, explica Marcia Aparecida, coordenadora do laboratório
     
    SERVIÇO
    Posto de Coleta – Derby
    Rua Henrique Dias, s/n – Derby
    Informações: 081 3183-4700
    Assuntos: sassepe, assistencia a saude dos servidores, posto de coleta, irh, laboratorio, viltros fusion
    Compartilhe: Link para o post:
  • População atingida pelos efeitos da estiagem terá manual de orientação de acesso às políticas públicas e ações de convivência com o Semiárido

    | Agricultura

    O secretário de Agricultura e Reforma Agrária e presidente do Comitê Integrado de Convivência com o Semiárido, Ranilson Ramos, apresentou, ontem  (25/06), durante a VII reunião ordinária dos integrantes da comissão da Operação Seca, a minuta de um manual de orientação que será entregue à população dos municípios atingidos pela estiagem prolongada. O informativo trabalha em três eixos - abastecimento de água e obras estruturadoras, acesso aos benefícios sociais e à aquisição e transporte de alimentação para os rebanhos bovino, caprino e ovino.

    Também ficou definida a distribuição imediata de 500 toneladas de milho da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em seis pontos de vendas nos municípios de Garanhuns, Caruaru, Arcoverde, Petrolina, Ouricuri, Afogados da Ingazeira e Salgueiro. A comercialização do produto, ao preço de R$ 18,12 a saca de 60 Kg, é uma medida emergencial para assegurar a manutenção dos rebanhos, sobretudo nas principais bacias leiteiras do Estado.

    A primeira reunião, em que se formou a estrutura de gerenciamento do comitê, foi realizada no dia 07/05/12, sendo esse constituído por representantes de quatro ministérios do Governo Federal, treze secretarias estaduais, suas vinculadas e coordenado pelo secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos. Atendendo pauta de reivindicações, a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Pernambuco (FETAPE) também passou a integrar o grupo.

    Assuntos: agricultura, efeitos da seca, estiagem, semiarido, operacao seca, comite integrado de convivencia, conab
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pesquisa Emprego e Desemprego na RMR é divulgada nesta quarta-feira (27)

    A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE, divulgam nesta quarta-feira (27), às 10h, o boletim mensal da Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana do Recife - PED/RMR, referente ao mês de maio.

    A coletiva será realizada no Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (SIMPERE), localizado na Avenida Visconde de Suassuna, 94, Santo Amaro, Recife-PE.

    Serviço:

    Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana do Recife - PED/RMR – Maio 2012

    Data: 27.06.12

    Hora: 10h

    Local: Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (SIMPERE) - Avenida Visconde de Suassuna, 94, Santo Amaro, Recife-PE.

     

    Assuntos: condepe, fidem, pesquisa de emprego e desemprego, ped,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Saúde discute uso de drogas entre adolescentes

    | Saúde

    Nesta terça-feira (26/06), é comemorado o Dia Internacional de Combate às Drogas. Para lembrar a data, e reforçar que o público entre os 10 e 19 anos também está inserido neste contexto, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove o II Fórum sobre Drogas, das 8h30 às 12h, no auditório do órgão, no Bongi.

    No evento, serão apresentadas as ações em andamento da instituição, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e da Prefeitura do Recife.

    “O Fórum tem como objetivo sensibilizar os profissionais e fortalecer as políticas públicas sobre o álcool e outras drogas, que visem prioritariamente à prevenção do uso de entorpecentes e promoção de saúde da juventude”, afirma a coordenadora da Saúde do Adolescente da SES, Clara Andrade.

    A coordenadora lembra que o Estado está sensibilizando os municípios a construírem planos de ações para a saúde do adolescente, para otimizar a assistência. “Após aprovado o plano, é possível pleitear, junto ao Ministério da Saúde, verba específica para esse público”, lembra. Jaboatão dos Guararapes, Arcoverde, Cabo de Santo Agostinho, Abreu e Lima, Garanhuns, Petrolina, Caruaru e Recife já finalizaram seus planos.

    Leia mais aqui

    Assuntos: dia internacional de combate as drogas, secretaria de saude, saude, drogas, forum sobre drogas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Ação do guia Rota 232 passa pelo Agreste

    Vestidos a caráter e mostrando o verdadeiro forró pé de serra, atores divulgaram o guia “Rota 232: gastronomia, artesanato e outras dicas culturais”, projeto realizado pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), no último final de semana, no Rei das Coxinhas, em Gravatá e no Pátio de eventos de Caruaru, Luiz Lua Gonzaga.

    O guia foi bastante aceito pelas pessoas que paravam para fazer um lanche no Rei das Coxinhas e depois seguiam viagem para os mais variados lugares do interior do Estado. Em menos de 20 minutos foram distribuídos cerca de 300 exemplares. “Esse guia é de grande importância pra o crescimento econômico e cultural de Pernambuco.

    Sou do Recife e sempre viajo para o interior e esse guia vai ajudar a escolher os melhores lugares para conhecer e comer”, comenta o advogado Felipe Araújo. Na ação no São João, em Caruaru, a aceitação não foi diferente, as pessoas curtiam o forró e recebiam o guia.  “Bela ideia do Governo de Pernambuco em fazer um guia que mostra a gastronomia e a cultura de uma forma tão simples e prática”, afirma a assistente social Juliana Filgueira.


    Assuntos: rota 232, secretaria de turismo, setur, empetur, guia de turismo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Criança nasce com ajuda dos profissionais do PE Conduz

    | Direitos Humanos

    Uma mulher deu à luz a um menino nesta segunda-feira (25), no Recife, com ajuda dos profissionais que trabalham na Unidade Móvel Adaptada (UMA) do PE Conduz, programa executado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – um serviço de atendimento especial gratuito, de busca domiciliar em pontos de embarque pré-determinado, que disponibiliza veículos adaptados para o transporte confortável e seguro das pessoas com deficiências severas. Os primeiros socorros aconteceu dentro do carro da família, quando a gestante estava sendo socorrida pelo esposo na Av. Recife. O procedimento durou poucos minutos. A mamãe e o recém-nascido foram escoltados pela UMA até a Maternidade Bandeira Filho, em Afogados, e passam bem.

    Leia mais aqui

    Assuntos: unidade movel adaptada, uma, pe conduz, direitos humanos,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Educação e Hitachi formam professores para uso da lousa digital

    | Educação

    Acontece durante esta semana, de 25 a 29 de junho, a formação para os professores das três escolas da rede estadual que receberão as lousas digitais doadas pela empresa Hitachi. Cada turma vai receber 14 professores e o curso terá duração de 4 horas.

    Um profissional da Hitachi passará um dia e meio em cada uma das unidades escolares para dar instruções de uso aos professores.

    As escolas onde serão instaladas as lousas são: Escola Estadual Joaquim Távora e Escola de Referência em Ensino Médio Nóbrega, ambas localizadas no Recife, e Escola Técnica Estadual Aderico Alves de Vasconcelos, localizada em Goiana, Mata Norte de Pernambuco.

    Em todas as escolas, uma sala foi equipada com uma lousa instalada e testada para a formação, as demais salas só terão as lousas instaladas durante o recesso escolar, durante o mês de julho.

    Assuntos: formacao de professores, secretaria de educacao, equipe da hitachi, lousas digitais,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Saúde convoca servidores para atuar na XII Geres

    A Secretaria Estadual de Saúde (SES) convoca servidores efetivos do órgão para atuar na XII Gerência Regional de Saúde, com sede no município de Goiana. A portaria, que foi publicada no Diário Oficial da última quinta-feira (21/06), se baseia na Política de Movimentação de Pessoal, no sentido de que os servidores, observadas as devidas peculiaridades do serviço, possam trabalhar o mais próximo possível das suas residências.

    O objetivo é convocar profissionais com perfil de vigilância em Saúde, administrativo, planejamento, regulação e atenção à saúde, de nível superior e médio.  Confira o Edital AQUI.

    Podem participar da seleção, os servidores estatutários em efetivo exercício, que tenham interesse de trabalhar na XII GERES/Goiana.

    Os interessados devem encaminhar seus currículos via SEDEX, no período de 21/06/2012 a 06/07/2012 para a Gerência de Política e Regulação do Trabalho da Diretoria Geral de Gestão do Trabalho/SES, na Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519, Bongi, Recife – PE, CEP: 50751-530.

    No currículo deverão constar as seguintes informações: Cargo efetivo, Função, Formação e Atividades desempenhadas na atual Unidade de Trabalho. Outras informações pelo telefone 3184.0018.

    Assuntos: saude, servidores efetivos, gerencia regional de saude, politica de movimento pessoal,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Saúde e Fiocruz promovem I Curso de Gestão Regionalizada

    A Secretaria Estadual de Saúde (SES) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) promovem a partir desta segunda-feira (25/06) até quarta-feira (27/06), o I Curso de Gestão Regionalizada voltada para representantes das câmaras técnicas e das Comissões Intergestores Regionais (CIR) das I, II, III e XII Regiões de Saúde.

    O curso tem o objetivo de contribuir para a efetivação do funcionamento e da organização das câmaras técnicas e o fortalecimento das CIR’s enquanto espaços de governança regional. “A metodologia adotada é de problematização onde os participantes do curso são sujeitos de seu próprio processo de aprendizado, por meio de técnicas de discussões em grupos e a produção de diversos produtos intermediários e final”, comenta a gerente de Gestão Estratégica e Participativa da SES, Ana Paula de Melo.

    Assuntos: secretaria de saude, fiocruz, curso de gestao regionalizada, saude,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Eduardo recebe Oscar da gestão oferecido pela ONU

    Em cerimônia na sede da ONU, em Nova Iorque, o governador Eduardo Campos recebeu o Prêmio das Nações Unidas de Serviço Público (UNPSA) nesta segunda-feira (25/06). Pernambuco foi o único estado do Brasil a ser premiado e também o primeiro a vencer em duas categorias em dez edições do concurso.

    Os jurados do Prêmio atribuíram reconhecimento máximo à iniciativa do Governo de Pernambuco de promover, através dos seminários Todos por Pernambuco, ampla consulta à população para definir as prioridades do governo. Premiaram também o programa Chapéu de Palha Mulher, que dá assistência às mulheres trabalhadoras rurais emperíodo de entressafra.

    O UNPSA é considerado o "Oscar" da gestão pública mundial. Esta foi a primeira vez em que uma administração estadual foi premiada por sua política de gestão. Até então, apenas municípios haviam sido contemplados.

    “É um reconhecimento e, ao mesmo tempo, um apoio, que reforça o nosso compromisso coma inovação no serviço público", disse o governador. "Estou muito feliz e quero compartilhar esse prêmio com todo o povo pernambucano, com todos os servidores públicos do Estado. Isso não é obra de uma pessoa, é obra de um conjunto, da capacidade de união que temos demonstrado”, disse Eduardo.

    O UNPSA é o prêmio de maior prestígio do mundo em relação à prestação de serviços públicos. Anualmente, ele contempla instituições que contribuíram para o desenvolvimento da administração pública nos cinco continentes com o objetivo estimular a difusão desses avanços. A cerimônia de premiação reuniu mais de 400 participantes na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.

    Coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão, o Todos por Pernambuco concorreu com outras 471 práticas de gestão pública apresentadas em 73 países. O programa venceu na categoria “promoção da participação na construção de políticas públicas através de mecanismos inovadores“ sendo considerado o melhor e mais moderno sistema de participação popular, com demandas incorporadas à formulação de políticas públicas.

    Um dos principais responsáveis pela concepção do Todos por Pernambuco, o ex-secretário de Planejamento e Gestão e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, subiu ao palco para receber o troféu ao lado do governador Eduardo Campos e do atual secretário de Planejamento, Alexandre Rebêlo.

    “O reconhecimento do Todos por Pernambuco pela ONU dá destaque global a um dos principais fundamentos do modelo de gestão pública desenvolvido no Estado, que mescla a adoção de práticas de governança trazidas das empresas privadas com a disposição de dar oportunidade para que o cidadão sugira políticas e avalie as ações realizadas", disse Geraldo Júlio.

    Cerca de 13.500 pessoas e 3.500 entidades participaram dos seminários realizados nas 12 microrregiões do Estado. A ausculta popular gerou um amplo documento com 26 milpropostas que foram analisadas e cruzadas. O resultado desse estudo foiconsolidado em documentos como o Plano Plurianual (PPA) e na própria Lei Orçamentária estadual.

     Já o Chapéu de Palha Mulher foi premiado na categoria “Promoção da Inclusão de Gênero nos Serviços Públicos”. Criado em 2007, ele interiorizou as ações de gênero em Pernambuco, atendendo as trabalhadoras rurais da zona canavieira e da região da fruticultura irrigada no período da entressafra. Além de conceder um auxílio-financeiro e cursos profissionalizantes, o programa fortalece a cidadania das mulheres com oficinas de políticas públicas, gênero, raça e etnia, como explica a secretária Cristina Buarque.

    "Esse prêmio tem uma importância muito grande, ele coloca uma política emergente na agenda do Estado. A partir de 2007, o governador inaugurou uma política voltada para a promoção da igualdade entre homens e mulheres, e aí nós ganhamos esse prêmio que confirma todo esforço", frisou Buarque, que recebeu a estatueta de vidro acompanhada do governador e da secretária-executiva de Políticas para Mulheres, Bárbara Kreuzig.

    A edição 2012 do UNPSA vai até a quarta-feira com a realização de seminários e mesas-redondas sobre as iniciativas vencedoras. Amanhã, Eduardo concede uma entrevista coletiva na sede da ONU e à noite retorna para o Recife, onde chega no dia seguinte.

     

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post: