meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • SES e Fiocruz promovem curso de gestão regionalizada

    Secretários executivos das Comissões Intergestores Regionais, representantes das Comissões de Integração, Ensino e Serviços das Regionais de Saúde (Geres) e membros de câmaras técnicas já podem se inscrever no I Curso de Atualização em Gestão Regionalizada de Saúde, realizado pela Fiocruz Pernambuco, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e com Cosems-PE.

    Com carga horária de 40 horas, divida em dois módulos, o curso terá uma por macrorregião, começando por Petrolina, no período de 27 a 31 de agosto.A macrorregião de Petrolina é composta pelos municípios da VII, VIII e IX Geres. Ao todo, as turmas serão compostas por 40 pessoas, sendo 13 vagas para cada Geres, 11 membros da CT-CIR; um membro da CIES; e o secretário da CIR.

     

    Saiba mais 

    Assuntos: gestão regionalizada, curso, fiocruz
    Compartilhe: Link para o post:
  • Cardio: Secretaria Estadual de Saúde capacita para uso de novo medicamento

    ses

    No último mês de junho, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) capacitou 600 médicos e enfermeiros, de hospitais regionais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), para fazer o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio e para tratar o paciente por meio do uso do trombolítico, medicação que desobstrui as artérias. Neste sábado (04/08), durante todo o dia, outros 100 profissionais estarão reunidos no Mar Hotel, em Boa Viagem, para continuar o ciclo de atividades, que buscam evitar uma das principais causas de morte, a do aparelho circulatório.


    O novo serviço será implantado com o auxílio da telemedicina, já que uma central com cardiologistas estará disponível para auxiliar no diagnóstico. De acordo com o coordenador de Cardiologia da SES, Orlando Medeiros, durante as aulas serão relembrados como diagnosticar os casos de infarto, levando em consideração as dores toráxicas e os grupos de risco (população idosa, doentes renais crônicos, diabéticos, hipertensos, fumantes). Suspeitando-se do infarto, é feito um eletrocardiograma e o exame é enviado à central, para análise. O resultado sairá em, no máximo, 20 minutos.

     

    Saiba mais 

    Assuntos: ses, secretaria de saude, novo medicamento, cardiologia, mar hotel, capacitação
    Compartilhe: Link para o post:
  • "Encontro FCM e famílias" acolhe estudantes de medicina

    Alunos do 1º período do curso de medicina da Universidade de Pernambuco participam neste sábado (04/08), a partir das 9h, do "XI Encontro FCM e Famílias", que acontece no auditório Jaime Scherb, na Faculdade de Ciências Médicas da UPE, localizada no campus Santo Amaro.

    O encontro, que terá ainda a participação dos familiares dos estudantes, tem como objetivo discutir o processo de ensino aprendizagem, fazer a socialização e refletir sobre a formação do médico junto com as famílias.

     

    Saiba mais 

    Assuntos: encontro fcn e familias, estudantes de medicina, upe,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo inicia desobstrução de barragem no Agreste Central

    Atendendo a uma solicitação de mais de 30 anos da população do Sítio dos Remédios, no município de Bezerros, o secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, autorizou, ontem (02/08), o início das obras de desobstrução da barragem que abastece 400 famílias com água para consumo humano, animal e irrigação.

    Técnicos do Instituto Agronômico de Pernambuco encontram-se no local, com escavadeira e caçambas. As obras receberão investimentos de R$ 120 mil, com prazo de conclusão previsto para 45 dias. De acordo com o secretário, a capacidade de armazenamento será ampliada de 600 mil para 800 mil metros cúbicos.

    O produtor de pimentão irrigado, Jorge João da Silva, 46, disse que a barragem é o coração da comunidade do Sítio dos Remédios e com a estiagem prolongada, entrou em colapso, precisando com urgência da atenção do poder público.

    Assuntos: desobstrução, barragem, agreste central, ranilson ramos, bezerros
    Compartilhe: Link para o post:
  • Feira de Caprinos e Ovinos de Orocó começa neste sábado

    A Expoorocó – 5º Feira de Caprinos e Ovinos começa neste sábado (04) e segue até segunda-feira (06), no município de Orocó, Sertão do São Francisco. A exposição é promovida pela Associação Comunitária dos Produtores Rurais do Rio Brígida, deste município, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA).

    A previsão é de 300 animais expositores das raças, Anglonubiana, Santa Inês, Boé e Dorper. A entrada dos animais está marcada para o sábado, das 8h às 18h, quando se inicia a recepção aos criadores e inspeção dos animais para avaliação. A partir do domingo (05), às 10h, começam os julgamentos.

    Na ocasião, o palestrante José Américo fala sobre "A Integração da Lavoura e Pecuária da Agricultura Familiar de Sequeiro". Também haverá apresentação sobre o manejo alimentar de caprinos e ovinos. À noite será animada por shows locais.

    Assuntos: expoorocó, caprinos e ovinos, orocó, feira, inicio
    Compartilhe: Link para o post:
  • Linhas 623-Vasco da Gama e 644-Largo do Maracanã terão mudanças de percurso

    Para facilitar o fluxo dos ônibus nos horários de pico, o Grande Recife Consórcio de Transporte alterará o itinerário das linhas 623-Vasco da Gama e 644-Largo do Maracanã, que deixarão de atender a rua da Hora e a Av. Dantas Barreto, respectivamente. A mudança ocorrerá a partir do próximo sábado (04).

    Para os usuários da linha 623-Vasco da Gama, as modificações serão promovidas nos sentidos subúrbio/cidade e cidade/subúrbio. No itinerário com destino ao centro do Recife, a linha não passará mais pela Praça da República e avenidas Dantas Barreto e Nossa Senhora do Carmo. Nesse trecho xx paradas de ônibus não serão mais atendidas. Já no novo itinerário os usuários terão como opção as ruas Peixoto e Floriano Peixoto, além da Av. Sul, com três novos pontos de embarque.

    Seguindo para o subúrbio a linha não trafegará mais por um trecho da Av. João de Barros e pela Estrada de Belém, deixando de atender cinco pontos de embarque na via. Com a modificação, a linha passará a utilizar dois novos pontos de embarque na Av. Norte no trecho entre as ruas Marechal Deodoro e Guadalupe.

    Já a linha 644-Largo do Maracanã deixará de trafegar pela rua da Hora, deixando de atender dois pontos de embarque na via. O novo itinerário da 644 será pela avenida Agamenon Magalhães, passando a parar em dois abrigos na pista lateral da avenida.

    Para informar aos usuários, o Consórcio está disponibilizando cartazes nas paradas e em todos os veículos das duas linhas. Outras informações sobre o itinerário podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento ao Cliente, através do telefone 0800.081.0158 ou no site www.granderecife.pe.gov.br.

     

    Saiba mais

    Assuntos: largo do maracanã, vasco da gama, 644, 623, mudança de percurso, linhas de onibus
    Compartilhe: Link para o post:
  • Reforço de frota para o jogo Santa Cruz x Icasa (CE)

    O Grande Recife Consórcio de Transporte preparou um reforço para garantir a ida e a volta dos torcedores que desejam assistir a partida entre Santa Cruz e Icasa, pela série C, a ser realizada na próximo sábado, dia 04 de agosto, no Estádio do Arruda, às 16h. Ao todo, 13 ônibus participarão da operação.

    Para a ida ao estádio, 13 veículos serão distribuídos, a partir das 14h, em cinco terminais de integração da seguinte forma: três ônibus estarão no TI da Macaxeira, cinco no TI de Afogados, três no da PE-15, um no TI de Camaragibe e mais um no TI do Barro.

    Na volta para casa, 13 coletivos poderão ser utilizados pelos usuários a partir das 16h30. Desse total, oito ônibus estarão disponíveis em frente ao antigo DNOCS na Rua Cônego Barata, três em frente ao Posto 11 na Avenida Norte, próximo a praça do Torreão, e mais dois que estará no Terminal Integrado da Macaxeira.

    Para outras informações o Consórcio disponibiliza a Central de Atendimento ao Cliente através do número 0800 081 0158 ou o site www.granderecife.gov.pe.br.

     

    Saiba mais 

    Assuntos: frota, onibus, santa cruz x icasa, campeonato brasileiro, serie c, arruda
    Compartilhe: Link para o post:
  • Novo Itinerário da linha 330 – Casa Amarela / CDU (TRT)

    Em virtude da implantação do binário nas Estradas do Arraial e do Encanamento, o itinerário, no sentido terminal/ ponto de retorno, feito pelos veículos que operam pela linha 330 – Casa Amarela / CDU (TRT) já tinha sido modificado. Atendendo a um pedido dos usuários, a partir do próximo sábado (04/08), o Grande Recife Consórcio de Transporte modificará mais uma vez o percurso da linha bem como quatro pontos de parada.

    Com o binário, a linha teve o terminal transferido para a Rua Eugênio Samico e deixou de atender a dois pontos de parada na Rua Padre Lemos e outros dois seguindo pela Avenida Norte. O acesso à Avenida Norte passou a ser feito pela Rua Pedro Allain, onde foi implantado um novo ponto de parada.

    Para melhorar o atendimento a equipe de programação do Consórcio alterou novamente o itinerário fazendo com que a linha 330 – Casa Amarela / CDU (TRT) voltasse a atender os quatro abrigos desativados, dois na Rua Padre Lemos e outros dois na Avenida Norte, quando da implantação do binário. A parada implantada na Rua Pedro Allain será retirada.

    Os usuários serão informados por meio de cartazes fixados nos cinco ônibus e no terminal. O novo itinerário está disponível para consulta no site pelo www.granderecife.pe.gov.br ou através do 0800.081.0158.

     

    Saiba mais 

    Assuntos: novo itinerario, casa amarela/ cdu (TRT), 330, binario, zona norte, estrada do arraial, estrada do encanamento
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco divulgará salários dos servidores

    Com o objetivo de cumprir o que diz a Lei de Acesso à Informação, estão disponibilizados, no Portal da Transparência de Pernambuco (www.portaldatransparencia.pe.gov.br) os salários dos servidores públicos do Poder Executivo Estadual. Estão sendo divulgados os salários dos servidores ativos e inativos, com informações como o nome, sobrenome, cargo, função, estabelecimento, CPF, matrícula, remuneração de função, jornada mensal e o total de vantagens com descontos oficiais. Essas informações estarão acessíveis de forma simplificada, em planilhas de Excel, facilitando a consulta. Estarão disponíveis os salários a partir julho de 2012.

    “Com a divulgação dessa informação, Pernambuco avança em relação ao que é exigido pela Lei de Acesso à Informação e atende a mais um requisito exigido pelo governador Eduardo Campos na transparência da gestão. Estarão divulgados o valor total da remuneração dos servidores, com os descontos obrigatórios – previdência e Imposto de Renda”, detalha o secretário da Controladoria Geral de Pernambuco, Djalmo Leão. Até junho deste ano, Pernambuco contabiliza mais de 220 mil servidores, entre ativos e inativos.

    O Portal da Transparência de Pernambuco foi criado em 2007 e, em 2010, foi escolhido um dos três melhores do Brasil pela ONG Contas Abertas. Em 2010, a ONG criou o Ranking de Transparência que elenca sites com maior ou menor grau de transparência. O ranking é um meio de informar ao cidadão o nível de transparência das contas públicas. Naquele ano, o Portal da Transparência de Pernambuco ficou no terceiro lugar, atrás apenas dos sites do Executivo Nacional e do estado de São Paulo.

    Ainda no novo site serão adicionadas informações de execução orçamentária, classificação orçamentária, natureza das despesas e fonte de recursos. Com isso, o usuário do novo portal terá uma visão mais completa de todas as fases do empenho, desde a sua geração até a etapa final, com detalhamento do pagamento. Pensando na importância da publicação de informações, foi construída, no Portal da Transparência, página de download da base, que contém os arquivos gerais dos dados da receita e da despesa tal qual na base de dados do site. Este formato aberto permite que os usuários possam criar suas próprias consultas utilizando as informações disponíveis no site. “Com todas essas informações disponibilizadas, o portal atende 100% aos critérios de transparência para os sites. Com isso, a expectativa é que Pernambuco se mantenha entre os primeiros lugares na divulgação da avaliação da ONG Contas Abertas, que acontece no próximo mês de setembro”, explica Djalmo.

    Assuntos: pernambuco, transparencia, servidores, salario
    Compartilhe: Link para o post:
  • Eduardo aproveita homenagem para propor reflexão sobre o País

    O governador Eduardo Campos transformou a solenidade de entrega da medalha de Mérito Pedro Ernesto, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, na noite de ontem (1º), num grande ato de reflexão política sobre o Brasil. O prêmio, oferecido a Eduardo por proposição do vereador Rubens Andrade (PSB), recebeu esse nome em reconhecimento ao trabalho do prefeito Pedro Ernesto e é hoje a principal homenagem que o município do Rio de Janeiro presta às personalidades que se destacam na sociedade brasileira ou internacional.
     
    “Receber a medalha Pedro Ernesto é uma honra e uma oportunidade para refletir sobre o Brasil. Pedro Ernesto foi um pernambucano que fez historia no Rio de Janeiro, governando a cidade em duas ocasiões, num período histórico parecido com o atual, no qual uma crise internacional nos desafia. A geração de Pedro Ernesto fez daquela crise uma oportunidade de mudar o Brasil, que deixou de ser um país de economia rural para se industrializar e mudar completamente de patamar”, destacou Eduardo.
     
    “Que Brasil queremos construir neste momento? Que espaços queremos conquistar" perguntou, para, em seguida, destacar: “Precisamos unir os brasileiros acima das velhas brigas e construir consensos sobre esses novos caminhos. O governador de Pernambuco deu como exemplo a necessidade de intensificar os investimentos em ciência e tecnologia, tornando o País líder no desenvolvimento de energias renováveis. “Somos o país campeão de recursos naturas renováveis", lembrou.
     
    O ex-deputado Ricardo Maranhão, em sua saudação, ressaltou as semelhanças entre Eduardo e Pedro Ernesto. "Essa homenagem está associada ao nome de Pedro Ernesto, como Eduardo Campos nascido no Recife. Pedro Ernesto governou a cidade duas vezes, com atenção especial aos mais pobres, e construiu a maior parte dos hospitais do Rio de Janeiro”, destacou, comparando com o trabalho desenvolvido em Pernambuco por Eduardo. “Tudo isso o credencia a ocupar posições ainda mais elevadas no cenário político nacional”, concluiu.
     
    O senador Lindenberg Farias (PT-RJ) ressaltou o papel de Eduardo Campos e do PSB na ampliação dos espaços políticos da esquerda no Brasil. "Estivemos juntos em momentos cruciais, como a resistência à avalanche neoliberal dos anos noventa. Fico feliz em ver o PSB e Eduardo cada vez mais fortes", disse.
     
    O vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, representando o governador Sérgio Cabral, ressaltou a dedicação ao entendimento político e o trabalho realizado por Eduardo enquanto ocupou a liderança do governo Lula no Congresso e no Governo de Pernambuco, onde é dado o enfoque necessário a economia sem, contudo, esquecer da necessidade da população. “Sua experiência no Governo de Pernambuco vai servir para nortear os rumos da política nacional. Tudo já passava por Pernambuco anteriormente, agora vai passar ainda mais fortemente.”
     
    Para o deputado federal Alexandre Cardoso (PSB-RJ), é marcante a permanente disposição do governador pernambucano de buscar o entendimento, como no caso dos royalties do petróleo, no qual Eduardo defende uma nova distribuição dos recursos com todos os entes da federação sem, contudo, trazer prejuízos ao caixa dos Estados e municípios produtores. “Sua atuação recupera a credibilidade da política. As pessoas falam no seu nome com respeito e admiração”, destacou Cardoso.

    Assuntos: eduardo campos, homenagem, rio de janeiro, rj, medalha, rubens andrade
    Compartilhe: Link para o post: