meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Bacamarteiros promovem a abertura do projeto Tiro Pela Vida no Hemope

    hemopeA Sociedade de Bacamarteiros do Cabo - SOBAC realizou no último sábado uma visita ao Hemocentro Recife para doação de sangue como comemoração de abertura do projeto “Tiro pela Vida”.

    Além das doações, os bacamarteiros da SOBAC visitaram as crianças internadas no Hospital de Hematologia do Hemope. Lá eles contaram a história da origem do bacamarte para as crianças, cantaram músicas ligadas ao período do cangaço e mostraram como se dança o xaxado, um dos ritmos tradicionais do nordeste.

    O projeto, que foi idealizado pelo bacamarteiro Antônio Eduardo, tem como objetivo destacar o valor simbólico desse folguedo, que diante da violência da sociedade, transforma o objeto que antes era utilizado em guerras, para atualmente festejar a vida.

    Segundo os bacamarteiros, a doação ao Hemope veio como propósito de afirmar o folguedo como “Um tiro mágico que ao invés de matar, ressuscita”.

    Assuntos: bacamarteiros, tiro pela vida, hemope, doação de sangue
    Compartilhe: Link para o post:
  • Dois Comunicação é a primeira agência de propaganda solidária do Hemope

    A Fundação Hemope firmou parceria com a Dois Comunicação e agora tem a sua primeira agência de propaganda solidária. Desde o início do mês de agosto a empresa passou a atender a demanda do Hemope que tem como objetivo a captação de mais doadores.

    A primeira campanha que surgiu da parceria já começa a circular esse mês com ações junto aos cinemas da rede Kinoplex e às academias e farmácias da Região Metropolitana do Recife.

     

    Saiba mais

    Assuntos: dois comunicação, agencia, propaganda solidaria, hemope, publicidade
    Compartilhe: Link para o post:
  • secretaria de Saúde busca estreitar relacionamento em secretarias municipais de Saúde e a Funase

    Estreitar as relações entre secretarias municipais de Saúde e a Fundação de Atendimento Sócio-educativo (Funase) é o foco de oficina promovida pela Secretaria Estadual de Saúde, nesta quarta-feira (08/08), a partir das 8h30, na sua sede, no bairro do Bongi. O evento é organizado pela Coordenação Nacional da Saúde do Adolescente e Jovem do Ministério da Saúde (MS) e a Gerência de Saúde da Criança e do Adolescente da SES.

    Durante a oficina, serão discutidas estratégias para resolver as principais dificuldades encontradas na interação entre o oferecimento de serviços de saúde nas unidades sócio-educativos. Entre os pontos destacados, estará a Lei nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012, que institui o Sistema Nacional de Atendimento Sócio-educativo (Sinase). Isso regulamenta a execução das medidas sócio-educativas destinadas a adolescentes que pratiquem ato infracional.

    Assuntos: secretaria, municipal, saude, funase, oficina
    Compartilhe: Link para o post:
  • Tubulações de Boa Viagem serão substituídas

    A Compesa investirá R$ 70 milhões na substituição de 15 quilômetros de tubulações em várias ruas de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. O contrato já foi assinado e a ordem de serviço será dada no próximo dia 13 de agosto. A previsão é iniciar as obras no início de setembro, com previsão de término em 18 meses.

    Com esse investimento, a companhia irá melhorar a distribuição de água e evitará estouramentos, como o que ocorreu hoje cedo na Avenida Domingos Ferreira, também em Boa Viagem. “A rede do Recife é antiga e com a entrada do Sistema Pirapama, as pressões aumentaram muito”, explica o superintendente da Unidade de Negócios Metropolitana Sul, Ronaldo Castro.

    O estouramento na Domingos Ferreira foi identificado esta manhã. Imediatamente as equipes da Compesa foram mobilizadas e a água fechada para evitar o desperdício. Para permitir o conserto da tubulação, o abastecimento em Boa Viagem, no trecho da Rua Padre Carapuceiro até o Iate Clube, no Cabanga, está interrompido.

    “Dentro de 24 horas esse reparo será executado”, adianta Ronaldo Castro. Em virtude dos serviços que estão sendo realizados no local, apenas uma faixa da pista direita da avenida está interditada. Agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) estão no local orientando os motoristas e monitorando o trânsito.

    Esta não foi a primeira vez que o incidente ocorreu na Domingos Ferreira. Em novembro do ano passado, a tubulação estourou no mesmo trecho. “Na época foi consertado o vazamento, ou seja, removemos o sintoma, mas não eliminamos o problema. A questão só será definitivamente resolvida com a substituição da rede”, explica o superintendente.

    Assuntos: compesa, tubulações, bao viagem, domingos ferreira
    Compartilhe: Link para o post:
  • Serviços permanecem aquecidos, apesar da queda em julho

    O Índice de Confiança dos Serviços de Pernambuco (ICS-PE) recuou 5,6% no mês de julho em comparação com o mesmo período no ano passado, passando de 134,2 para 126,7 pontos. Apesar da queda, o dado representa uma melhora se comparado com o resultado de junho, quando ficou em -5,8%. Os dados são da sondagem mensal do setor no Estado, realizada pela Agência Condepe/Fidem em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

    Na comparação anual de julho (2011/2012), o Índice da Situação Atual (ISA-S/PE) caiu 9,2%, menor que o registrado no mês de junho, quando a queda foi de 10,2%. Em relação ao Índice de Expectativas (IE-S/PE), o indicador ficou nos atuais -2,6% com relação a julho de 2011 (-2,2%).

    Com relação à demanda prevista, em julho, 47,3% das empresas esperam aumento, enquanto que 6,7% diminuição da demanda. Já para a tendência dos negócios nos próximos seis meses, 50,5% espera melhora, enquanto que a parcela das que esperam piora ficou em 2,8% em julho.

    Na avaliação do gestor de Estudos Econômicos da Agência Condepe/Fidem, Julio César Silva, apesar da queda o índice se mostra favorável para a economia pernambucana. “Houve um recuo em virtude de um cenário econômico mais restritivo, de índices de inadimplência elevados na região Nordeste, bem como pela base de comparação elevada no ano anterior. Entretanto, o índice mostra um resultado positivo.”, pontuou.

    METODOLOGIA - A Sondagem Conjuntural do Setor de Serviços de Pernambuco monitora e antecipa tendências econômicas, com base em informações prestadas por empresas do setor. Os dados para a edição de julho foram coletados com 286 empresas entre 02 e 26 de julho.

    Assuntos: serviços, condepe/fidem, fgv, ics
    Compartilhe: Link para o post:
  • Eduardo cria Câmara Técnica para combater violência contra mulher

    Às vésperas da comemoração do aniversário da Lei Maria da Penha, que completa seis anos neste dia 7 de agosto, o governador Eduardo Campos assinou ato que cria a Câmara Técnica do Pacto pela Vida para o Enfretamento à Violência de Gênero contra a mulher. A solenidade aconteceu nesta segunda-feira (06/8), no Salão do Pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco. O governador esteve na solenidade acompanhada da primeira-dama Renata Campos e da secretária estadual da mulher, Cristina Buarque.
     
    “Nós estamos levando para o Pacto pela Vida um espaço que vai ajudar a operação ao ter um recorte de gênero. Essa Câmara Temática vai ajudar nas diversas políticas, seja na qualificação dos profissionais de policia e na interação com o Ministério Público, no sentido de criar uma massa critica que compreenda a questão de gênero nesse fenômeno social de violência”, explicou Eduardo.
     
    Eduardo também destacou que a Câmara Técnica é a “bússola” que vai nortear as prioridades do Pacto pela Vida que levarão Pernambuco ao último lugar do “ranking” de violência nacional contra a mulher. “Em cinco anos e meio do Pacto pela Vida nós saímos do primeiro lugar em violência contra a mulher na federação, que era um ranking que nos constrangia, para sermos hoje o décimo lugar do Brasil”, disse ao destacar que o estado já reduziu, em 40%, os crimes contra a mulher.
     
    Advogada e professora universitária, Manoela Alves, 28, afirmou que a criação da Câmara Técnica é um “mais um sinal” de que o Governo do Estado “abraça a causa e quer discutir gênero”. “Acredito que todas as mulheres passam a se sentir mais valorizadas. E, a partir daí, a gente se sente numa sociedade que começa a respeitar os direitos e tratar os iguais de forma igual e os diferentes de forma diferente”, ponderou.
     
    Durante a solenidade, o governador também anunciou a criação, até dezembro deste ano, de mais três Delegacias da Mulher. As unidades serão implantadas nos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Vitória de Santo Antão e Goiana. A meta de Eduardo é ampliar, até o final do seu mandato, o número de Delegacias da Mulher no estado. “Até 2014 vamos bater a meta estabelecida no Pacto de sairmos de quatro para 15 delegacias espalhadas pelas microrregiões do estado”, garantiu Eduardo.
     
    A funcionária pública Maria Vânia dos Nascimento, 47, parabenizou os investimentos na construção de mais delegacias.  “Eu pude fazer parte de um grupo de trabalho que visitou, anos atrás, por exemplo, as casas-abrigo do estado em gestões anteriores, e nós encontramos lá espaços que não davam nenhuma cidadania às mulheres e suas crianças. E o governador Eduardo Campos está inovando e, graças a Deus, estamos avançando”, elogiou.
     
    Além das novas delegacias, que serão construídas pelo Governo do Estado, o presidente TJPE, Jovaldo Nunes, anunciou também, durante a solenidade, a implantação de Juizados Especiais.
     
    A Secretária estadual da Mulher, Cristina Buarque, aproveitou a comemoração para prestar conta das ações realizadas durante a gestão do governador Eduardo Campos. “Temos 129 organismos municipais de política para mulheres contra quatro do inicio do governo. Antes tínhamos apenas dois centros de referência especializados na mulher e hoje temos doze. Além disso, não tínhamos nenhuma campanha de prevenção e o hoje temos três”, comemorou Cristina.
     
    A solenidade também marcou o lançamento do livro “Das Lutas à Lei – Uma Contribuição das Mulheres à Erradicação da Violência – Caderno da Lei Maria da Penha”. A publicação é fruto de uma parceria entre a Secretaria estadual da Mulher com o Tribunal de Justiça e Ministério Público de Pernambuco.
     
    Os secretários estaduais Wilson Damázio (Defesa Social), Tadeu Alencar (Casa Civil) e Alexandre Rebelo (Planejamento e Gestão) também prestigiaram a solenidade.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Eduardo Campos recebe presidente da comissão Nacional da Anistia

    O governador Eduardo Campos recebeu nesta segunda-feira (06/8), na sede provisória do Governo do Estado, o secretário-nacional de Justiça e presidente da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça, Paulo Abrão Pires, que estava acompanhado pelo presidente da Comissão Estadual da Memória e Verdade, Fernando Coelho. O encontrou selou acordo de cooperação assinado entre as comissões, que passarão a trabalhar de forma integrada, compartilhando metodologias, documentos e arquivos.
     
    A parceria entre as comissões levou em consideração o pioneirismo de Pernambuco, primeiro estado da federação a criar, através de Lei, uma comissão para investigar as violações contra os direitos humanos cometidas no período da ditadura militar. A comissão pernambucana foi considerada por Paulo Abrão como “vanguardista” “Essa comissão tem ajudado a construir a memória do país em relação às violações ocorridas no passado. Em todos os estados, destacamos o exemplo e o pioneirismo de Pernambuco”, disse Abrão ao se referir a Lei que criou a comissão de Memória e Verdade de Pernambuco.
     
    O presidente da Comissão de Anistia destacou, ainda, que o trabalho integrado das duas comissões – nacional e estadual - vai ajudar a reconstituir fatos que poderão ajudar na elucidação dos crimes cometidos durante o regime militar. Os documentos obtidos poderão servir como elementos probatórios para futuras reparações financeiras das famílias das vitimas junto ao Governo Federal.
     
    Durante a conversa, Eduardo destacou a importância da parceria entre as comissões. “Temos consciência que os estados precisam alimentar esse sistema. Por isso formamos uma comissão com identidade, legitimidade e maturidade para tratar desse tema tão valioso”, explicou. O governador também reafirmou o compromisso do estado com os direitos humanos, uma vez que ele é o “lastro de sustentação” essencial a toda e qualquer nação,
     
    Integrante da Comissão Estadual de Memória e Verdade, Manoel Moraes, afirmou que a parceria é “estratégica” para a investigação das violações cometidas contra pernambucanos. “O Ministério da Justiça através da Comissão da Anistia tem um arquivo com 70 mil processos, entre testemunhos, relatos e documentos. Além disso, eles também têm prioridade na busca de arquivos no arquivo nacional. Essa parceria é fundamental para que possamos ter êxito na descoberta da verdade histórica e, portanto, responder à sociedade aquilo que nos provocou a existirmos.”
     
    O encontro também selou a realização, em Pernambuco, de um seminário internacional para discutir as experiências de Comissões que, em todo o mundo, investigam crimes e violações contra os direitos humanos.  O seminário deverá acontecer em novembro deste ano, a data e programação do evento serão definidas posteriormente.
     
    A reunião contou com a presença dos secretários estaduais Tadeu Alencar (Casa Civil) e Laura Gomes (Desenvolvimento Social e Direitos Humanos). Também participaram do encontro os nove representantes da Comissão Estadual Memória e Verdade Dom Helder Câmara.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Eduardo assina decreto que prioriza compras públicas para pequenas e médias empresas

    Incentivar os investimentos na produção para garantir a geração de empregos. Esse foi o objetivo central dos decretos assinados hoje (06/08) pelo governador Eduardo Campos, durante evento realizado na sede provisória do Governo, no Centro de Convenções. A principal medida beneficia micros e pequenos empresários dando-lhes prioridade nas licitações de compras governamentais. O setor é responsável por 48% dos empregos formais em Pernambuco.
     
    Atualmente o setor é responsável por 9% no total de compras realizadas pelo Governo do Estado. A meta é dobrar a participação das micro e pequenas empresas logo no primeiro ano, atingindo o faturamento de cerca de R$ 400 milhões.  Ou seja, passando dos atuais 9% para 25% já em 2013.  O montante é ainda maior para os itens alimentícios, que são hoje os produtos mais adquiridos pelo Governo. Para essa categoria o aumento será 464%, o que representa 65% das aquisições.
     
    “Essa medida anima o investimento privado que tem, com certeza, um papel importante no combate à crise. Sempre que houve um ambiente de crise, o Brasil soube fazer disso uma oportunidade”, constatou Eduardo. O presidente da Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Femicro-PE), José Tarcísio, assegurou que as medidas tomadas pelo Governo do Estado vão garantir às micros e pequenas “que elas não apenas sobrevivam, mas cresçam”.

    Para se enquadrar na nova política, os pequenos negócios poderão realizar aquisições de até 80 mil. Nas licitações maiores, a empresa que vencer terá que utilizar, obrigatoriamente, os serviços e produtos dos microempreendedores, num limite de 30%. Outra possibilidade de compra é a chamada cota reservada, quando o Governo do Estado já deixa separado o lote de 25% do total para contratações de micro e pequenas empresas. “Vamos regionalizar as compras governamentais com preços justos e competitivos”, garantiu o secretário de Administração, Ricardo Dantas.
     
    Além disso, o Governo do Estado vai investir na qualificação do setor. O trabalho envolve a ação coordenada de 11 secretarias, do Sistema S e instituições de classe. “Esse é um setor importantíssimo da economia e há todo um espaço para progredir, envolvendo a capacitação das empresas e do próprio estado”, explicou o secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antônio Carlos Maranhão.
     
    O dia de hoje também trouxe boas notícias para todo o setor produtivo do estado. Na ocasião, Eduardo assinou o decreto que irá diminuir o tempo para a utilização do crédito fiscal nas transações interestaduais para compras de equipamentos.  O prazo, que era de quatro anos, foi encurtado para apenas dois e servirá para ser abatido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) quando da venda do produto.

    “Na medida em que reduzimos impostos sobre a compra de maquinário atraímos mais investimentos que geram emprego e que garantem o crescimento econômico num quadro desafiador de crise econômica”, afirmou Eduardo, que completou dizendo que a medida é para “corrigir uma injustiça”. O Governo do Estado não cobra o tributo para operações de entrada de mercadorias.

    “Quando compramos uma máquina, pagamos de 7% a 12% de diferença do ICMS. Esse valor equivale, muitas vezes, a três ou quatro parcelas desse equipamento. E agora, com essa decisão do governador será possível usar o crédito em investimento”, elogiou o presidente da Femicro, José Tarcísio.
     
    CONFAZ- O governador ainda encaminhou uma proposta de convênio ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). O texto pede a desoneração total da aquisição de bens de capital por empresas brasileiras.  A próxima reunião do Confaz está agendada para o próximo dia 16, no Mato Grosso do Sul.
     
    O senador Armando Monteiro destacou a “saúde fiscal” de Pernambuco e a sua atuação de liderança no processo de uma ampla reforma fiscal no país.  “Se o Brasil quer incentivar o investimento terá que seguir esse belo exemplo de Pernambuco, de uma agenda pró-investimento”, disse, para logo em seguida, completar: “Nada melhor do que crescer através dos pequenos negócios e o inteligente é reduzir o custo do investimento para estimulá-lo”,

    Eduardo garantiu, ainda, que o Estado manterá a meta de investir R$ 3 bilhões em 2012.  “No primeiro semestre superamos em 23,8% os investimentos previstos para o período. Foram R$ 240 milhões a mais”, informou.

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo reconstrói quatro pontes em Jaqueira

    jaqDistante 170 km do Recife, a cidade de Jaqueira, localizada na Zona da Mata Sul de Pernambuco, começa a ver sua paisagem retomar os contornos que tinha antes das enchentes de 2010 e 2011. O secretário da Casa Militar, Cel. Mário Cavalcanti, assinou nesta segunda-feira (06/08) ordem de serviço autorizando a construção de quatro pontes em concreto armado de 50 m de extensão, cada, todas localizadas na área rural do município, que foram destruídas pelas enchentes. O investimento é de R$ 9.552.554,91 provenientes de convênio com o Ministério da Integração, a conhecida Operação Reconstrução. Na próxima semana o secretário Mário Cavalcanti pretende visitar os canteiros para vistoriar o início das obras.

    As pontes a serem construídas são as que dão acesso às comunidades chamadas de “engenhos” Salgado 2 , Bálsamo da Linha, Laje Nova e Guerra. As que existiam no local foram destruídas nas enchentes de 2010. Jaqueira integra a bacia do Rio Una e é banhada pelo Rio Piranji. Ambos tiveram seus níveis elevados após as chuvas ocorridas naquele ano causando destruição de muitos aparelhos públicos na cidade. “A construção dessas quatro pontes regularizará o acesso da população dessas comunidades à sede do município e o escoamento da produção agrícola realizada nessas localidades”, diz o secretário.

    Segundo o coordenador técnico de Engenharia e Arquitetura (CTEA) da Secretaria da Casa Militar, major Fábio Rosendo, o Comitê Gestor da Operação Reconstrução definiu que nenhuma obra de ponte poderia ser construída num prazo inferior a um ano. “360 dias seria o tempo necessário para se realizar os estudos e elaborar os projetos necessários à construção de uma obra de grande porte, com segurança. As novas pontes obedecem a um padrão de segurança e qualidade que não correrá o risco de serem arrastadas pelas águas caso ocorram novos desastres.” No caso das pontes da cidade de Jaqueira, os projetos sofreram várias correções.

    A empresa que ganhou a licitação e será responsável pelas quatro obras é a Times Engenharia. A partir da emissão da Ordem de Serviço, dia 6 de agosto, o prazo para a conclusão é de 180 dias, ou seja, as pontes devem ser construídas até fevereiro de 2013.

     

    PONTES A SEREM CONSTRUÍDAS NO MUNICÍPIO DE JAQUEIRA

    OBRA – DESCRIÇÃO

    N° DE BENEFICIÁRIOS

    VALOR TOTAL

    Construção de Ponte em concreto armado
    de acesso a comunidade Bálsamo da Linha

    700 2.428.893,25

    Construção de Ponte em concreto armado
    de acesso a comunidade Laje Nova

    850 2.640.006,86

    Construção de Ponte em concreto
    armado de acesso ao Engenho Guerra

    900 2.324.689,06

    Construção de Ponte em concreto
    armado de acesso a comunidade Salgado II

    800 2.158.965,74
    Total 3.250 9.552.554,91


     

    Assuntos: reconstrução, pontes, jaqueira, mario cavalcanti, zona da mata
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria da Mulher comemora 6 anos da Lei Maria da Penha

    Em comemoração aos seis anos da implementação da Lei Maria da Penha, o Governo do Estado realiza hoje, 06, a partir das 18 horas, no Salão dos Passos Perdidos, no Palácio da Justiça de Pernambuco, uma solenidade com a presença do Governador Eduardo Campos, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jovaldo Nunes, o Procurador Geral do Ministério Público, Aguinaldo Fenelon, a Secretária Estadual da Mulher, Cristina Buarque e outras autoridades e secretários estaduais.

    Na programação do evento constam: a assinatura de decreto pelo Governador, constituindo a Câmara Técnica do Pacto pela Vida para o Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, que será inserida no Pacto pela Vida e terá como incumbência discutir a temática da área.Também será realizado o lançamento do livro das Lutas à Lei: Uma Contribuição das Mulheres à Erradicação da Violência - Caderno da Lei Maria da Penha.

    Assuntos: secretaria da mulher, secmulher, lei maria da penha
    Compartilhe: Link para o post: