meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Conferência debate diretrizes para o Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural

    | Agricultura

    A 1ª Conferência Nacional sobre Assistência Técnica e Extensão na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (1ª Cnater), acontece desta segunda-feira (23) até a quinta-feira (26), em Brasília.

    O secretário executivo da Secretaria de Agricultura Familiar (SEAF), Aldo Santos, participa do evento juntamente com representantes do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), entre outras.

    No evento serão estabelecidas diretrizes para o Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater), instrumento que orienta a Política Nacional de Ater (Pnater).

    “A conferência é um momento de conhecer as demandas, construindo e consolidando instrumentos para qualificação da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater)”, afirma Aldo Santos.

    De acordo com Santos, Pernambuco levou para Brasília 38 delegados eleitos na I Conferência Estadual de Ater, que se realizou este ano, em Pesqueira, entre os dias 29 e 30 de março.

    Assuntos: agricultura familiar, ipa, iterpe, seaf, extensao rural
    Compartilhe: Link para o post:
  • Patrimônio no foco do debate

    | Administração

    Uma oportunidade para compartilhar os desafios que os órgãos responsáveis pela gestão do patrimônio cultural enfrentam em cada um dos estados do Brasil.

    Esta é a chave do Encontro Nacional das Instituições Estaduais de Preservação do Patrimônio Cultural, realizado entre os dias 24 e 26 de abril, no Mar Hotel, no Recife.

    “O objetivo do encontro, que também terá a participação do Iphan, será promover a troca de experiências entre os gestores do patrimônio cultural, de todos os estados brasileiros, por meio de reflexão e debate sobre os desafios enfrentados por todas as instituições que cuidam da preservação, divulgação e formação da memória, através do nosso patrimônio histórico e artistico material e imaterial”, resume o presidente da Fundarpe e um dos idealizadores do encontro, Severino Pessoa.

    Leia mais aqui

    Cidades: Recife
    Assuntos: patrimonio cultural, fundarpe, preservacao, patrimonio historico
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mãe Coruja: Ariano leva aula-espetáculo a municípios beneficiados

    | Cultura

    Na próxima terça-feira (24), quando voltar à Escola Estadual Tomé Francisco, no município de Quixaba, no Sertão, para apresentar a aula-espetáculo “Tributo a Capiba”, o secretário de governo Ariano Suassuna vai prestar uma homenagem aos professores e alunos que têm levado a escola a ser uma referência no ensino público do Estado. Só no último vestibular, 20 alunos da Tomé Francisco foram aprovados nas universidades pernambucanas.

    Na quinta-feira (26), a trupe de artistas da Secretaria de Assessoria ao Governador, comandada por Ariano, chega a Itapetim. Desta vez, o tributo será para os avanços na redução da mortalidade materna e infantil de Pernambuco, através das ações integradas do Programa Mãe Coruja Pernambucana, numa articulação entre a SES e outras nove secretarias.

    A ideia de celebrar avanços em áreas estratégicas do Estado partiu da Secretaria de Assessoria ao Governador. “É justo que possamos comemorar com os cidadãos desses municípios avanços sociais conquistados por eles, apoiados pelos projetos do Governo Estadual, em duas áreas cruciais como saúde e educação. E comemoraremos os bons índices apresentando a arte brasileira de qualidade”, diz Adriana Victor, gerente geral da Secretaria de Assessoria ao Governador.

     Leia a matéria na íntegra

    Cidades: Itapetim, Quixaba
    Assuntos: mae coruja, ariano suassuna, aula espetaculo, tributo a capiba
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretário de Meio Ambiente visita obras de reestruturação do Zoológico do Parque Dois Irmãos

    | Meio Ambiente

    Em visita ao Parque Dois Irmãos na manhã deste sábado (21/04), o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, acompanhou junto com a bióloga Silvana Silva, gerente da instituição, o andamento das obras do novo aviário do zoológico.

    Com previsão de conclusão até fim de maio, o grupo de seis viveiros inaugura o programa de reestruturação física e conceitual do zoo, que até 2014 deverá ser um bioparque. 

    Uma das características deste novo modelo em zoológicos é o uso de recintos em consórcio de espécies, capazes de abrigar diferentes tipos de animais que conseguem conviver em um mesmo ambiente. Serão ao todo seis recintos, com quatro metros de altura cada, totalizando uma área de 500 metros quadrados. Vão abrigar em torno de 30 aves no total, entre mutuns,seriemas, magoari, papagaios, tucanos e guarás.

    “A obra foi projetada para proporcionar maior qualidade de vida a estes animais, que poderão conviver em harmonia em espaços maiores, e também oferecer uma melhor visibilidade e conforto ao público visitante”, adiantou Sérgio Xavier. O aviário terá custo de R$ 230 mil, provenientes do Tesouro Estadual.

     

    Cidades: Recife
    Assuntos: meio ambiente, zoologico, parque dois irmaos, sustentabilidade, sergio xavier, bioparque
    Compartilhe: Link para o post:
  • Professores da rede estadual vão participar da concepção de projeto

    | Educação

    Professores da rede estadual vão participar da concepção pedagógica do Parque Científico e Cultural do Jiquiá, na Zona Oeste do Recife. Eles vão trabalhar na elaboração do projeto pedagógico do espaço, que vai servir como apoio para os estudantes da rede municipal e também na formação de docentes.

    Para tratar do projeto, o secretário de Educação, Anderson Gomes, recebeu o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, José Bertotti, e seu diretor geral, Sílvio Batusanschi. Anderson Gomes destacou a importância do projeto e a vocação da área para a ciência e a tecnologia.

    O terreno, onde ainda hoje fica a Torre do Zeppelin, tem 35 hectares. A intenção da Prefeitura do Recife é que o parque tenha quatro mil metros quadrados de área expositiva, com Planetário, Museu de Ciências, Herbário, Praça da Juventude, Memorial dos Cientistas Notáveis - além da restauração da torre onde o Zeppelin era atracado. O Jiquiá terá espaços destinados para cada uma das disciplinas do currículo escolar, cujas concepções passarão pelos professores da rede estadual.

    Leia matéria na íntegra 

    Assuntos: educacao, professores, projeto, parque pedagogico, jiquia, anderson gomes
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria de Ciência e Tecnologia realiza worksho sobre PROAPL

    | Tecnologia

    Nos dias 16 e 17 de maio, a Secretaria de Ciência e Tenologia vai realizar um workshop com vários agentes de secretarias do Governo Estadual que atuam com projetos nos Arranjos Produtivos Locais (APLs). O objetivo é alinhar as ações das várias instâncias da administração no que se refere ao Programa de Produção e Difusão de Inovações para a Competitividade de Arranjos Produtivos Locais. O Pro-APL será realizado nos próximos quatro anos e meio e representará um investimento de cerca de R$ 31,2 milhões.

    O evento servirá para que as outras secretarias e respectivos gestores se informem sobre os objetivos do programa, de modo a se integrar e contribuir com a agenda proposta pela ação. Uma das primeiras ações dão Programa, que pretende criar condições para o aumento da competitividade dos negócios nos APLs, será produzir um amplo diagnóstico de cada um dos Arranjos, chamado Plano de Melhoria de Competitividade.

    Leia mais aqui

    Assuntos: arranjos produtivos, ciencia e tecnologia, capacitacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Programa Rota do Cordeiro será implantado em PE

    | Social, Agricultura, Administração

    O chefe da Unidade Pecuária da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, Marcelo Rabelo, e o gerente de produção e comercialização da Secretaria de Executiva de Agricultura Familiar, Ricardo Jucá, participarão, de domingo (22) até sexta-feira (27), da implementação do Programa Rota do Cordeiro, na região do Cariri (CE), que abrange as cidades de Tauá, Sobral, Juazeiro do Norte, Farias de Brito e Campos Sales.

    “A participação visa conhecer o formato do projeto para, posterior, implementação e execução em Pernambuco”, explica Rabelo. No encontro, serão estabelecidas as parcerias para a execução do projeto e escolhido o local para instalação do Núcleo de Inovação naquele estado.

    O Projeto, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento da Integração Nacional com Embrapa Caprinos, visa ampliar a produção e a produtividade intensiva de carne de ovinos e dar condições de alimentação, manejo e sanidade para que a carne de ovelhas possa chegar mais cedo ao mercado, com qualidade e competitividade, oferecendo ao consumidor um alimento mais macio e saboroso.

    Assuntos: agricultura, pecuaria, rota do cordeiro, reforma agraria, agricultura familiar
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governador reúne equipe para definir ações de enfrentamento à seca

    | Agricultura, Administração

    Preocupado com a seca que atinge principalmente o Agreste e o Sertão pernambucanos, o governador Eduardo Campos realizou uma reunião na tarde desta sexta-feira (20) com dois objetivos: traçar um roteiro de medidas emergenciais que serão realizadas pelo Governo do Estado e elaborar um plano estruturante que será entregue à Presidenta Dilma Rousseff na próxima segunda-feira, em Aracaju, durante a reunião dos governadores.

    De acordo com balanço atualizado hoje pela Codecipe, 22 cidades do Sertão e outras sete do Agreste, onde residem mais de 300 mil pessoas, estão sendo afetadas pela estiagem. A reunião desta tarde durou cerca de duas horas e meia e contou com a presença de representantes de diversas secretarias e órgãos operativos do Governo.

    Escalado para falar em nome da equipe, o secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo, disse que o Governo vai acompanhar o desempenho da chuva durante os meses de maio e junho ”O diagnóstico não é bom, mas vai ser acompanhado até julho, ou seja, teremos uma clareza maior da situação”, explicou.

    Entre as medidas emergenciais que já estão sento tomadas pelo Estado estão a perfuração de mil poços artesianos e o reforço no abastecimento de água das cidades através dos carros-pipa. Por sugestão do governador também serão criados dez comitês regionais para ajudar na identificação de pontos de disponibilidade de água.

    Quanto às ações que serão apresentadas na reunião dos governadores, Eduardo vai propor a criação de uma linha de crédito de custeio emergencial para a atividade agrícola; a liberação do FGTS para os agricultores e a suspensão da cobrança de dívidas do PRONAF.

    Também serão sugeridas a liberação de mais recursos para as obras da Transposição do São Francisco, a ampliação da capacidade da Adutora do Oeste e a interligação das barragens de Algodões e Tamboril ao sistema adutor do Oeste em Ouricuri como ações a serem tomadas a médio e longo prazo.

    Assuntos: eduaro campos, dilma, presidente, governadores, aracaju, codecipe
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretário Ranilson Ramos e técnicos do IPA participam de audiência pública para discutir a seca que atinge o Estado.

    | Agricultura, Administração

    O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, juntamente com técnicos do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), participou, hoje (20), na sede da Codeam, em Garanhuns, de mais uma audiência pública no Agreste pernambucano.

    O debate, proposto pela Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Claudiano Filho (PSDB), tratou da seca que atinge o Semiárido do Estado.

    Também estiveram presentes à audiência, deputados estaduais e federais, prefeitos, representantes da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Ministério da Agricultura, Codecipe, Secretaria de Recursos Hídricos, além, do Comando Militar do Nordeste e de agricultores familiares.

    Durante a audiência Pública, Ranilson Ramos destacou a necessidade de atuar em conjunto com as prefeituras na segurança alimentar dos animais uma vez que a situação pode se agravar, levando a um estado de subalimentação.

    Ele também relatou algumas ações já discutidas com o governador Eduardo Campos, secretários de estado, diretores e gerentes regionais do IPA. Entre elas estão a produção de forragem animal, por meio do plantio irrigado imediato de três mil hectares de sorgo, através do programa "Terra Pronta Emergencial", além da aquisição de ração animal, financiados por linhas de crédito com carência e juros subsidiados para 125 mil criadores. Também estão sendo disponibilizadas 1.300 toneladas de sementes de milho e feijão.

    No que se refere ao abastecimento de água, ele adiantou que o governo vai universalizar as instalações e perfurações de poços, com planejamento concreto de, em seis meses, instalar 1.000 poços e recuperar outros 400, com recursos, já liberados, de R$ 14 milhões. “Orientamos todos que tiverem propostas de tecnologias para melhorar a alimentação animal a procurar os escritórios locais do IPA, que estão, inclusive, em regime de plantão, discutindo as medidas emergências.

    A Comissão de Agricultura voltará ao interior em 27 de abril. Desta vez em Itaíba, onde será realizada mais uma audiência pública que terá como eixo as alternativas e solução para reduzir a praga de cochonilha do carmim que está dizimando a palma forrageira na região e que serve de alimento para o gado nos períodos de estiagem.

    Cidades: Garanhuns
    Assuntos: ranilson ramos, agriicultura, reforma agraria, ipa, instituto agronomo, seca,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Encontro no Recife discute parcerias entre Ministérios da Cultura e da Educação

    | Educação, Cultura

    A Secretaria de Cultura de Pernambuco, através da Diretoria de Formação Cultural, promove nesta segunda-feira (23) reunião com representantes do Ministério da Cultura (MinC) para discutir ações e projetos previstos no Acordo de Cooperação Técnica Interministerial firmado no ano passado entre o MinC e o Ministério da Educação.

    Projetos como os Pontos de Cultura, Pontos de Memória (Museus), Bibliotecas escolares, Agentes de Leitura/Mais Educação, Cine Educação e espaços culturais, vão compor o leque de ações previstas dentro do acordo a serem implementadas nas escolas públicas, ainda em 2012.

    Leia matéria na íntegra

    Assuntos: minc, ministerio de educacao, interministerial, cultura, fundarpe,
    Compartilhe: Link para o post: