meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Recife sedia o XIII Congresso Estadual de Micro e Pequenas Empresas

    femicroO secretário executivo da Administração, Leonildo Sales, marcou presença no XIII Congresso Estadual de Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco.

    A política de compras do Governo do Estado para pequenas empresas e empreendedores individuais foi o tema de sua apresentação. O secretário destacou o decreto criado sob a iniciativa da Secretaria de Administração (SAD) que privilegia as microempresas e empresas de pequeno porte nas compras governamentais.

    O decreto prevê que o índice de compras do Governo nesses setores empresariais passará de 9% para 25%. O evento, organizado pela Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Femicro/PE) aconteceu ontem (28) no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem.

    Assuntos: congresso, micro e pequenas empresas, empreendedores individuais, governo do estado, sad, femicro, femicro pe, boa viagem
    Compartilhe: Link para o post:
  • Procon-PE instala unidade do órgão em Palmares

    A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos/PROCON Pernambuco, instalou na cidade de Palmares, a 45ª unidade do órgão no Estado. O PROCON-Palmares já pode receber o público a partir desta segunda-feira, 03/09. O endereço do PROCON-Palmares é Av. Frei Caneca, s/n°, Centro, Palmares/PE (prédio onde funciona a Agência do Trabalho).

    O PROCON-Palmares foi instalado na modalidade de posto avançado do PROCON Estadual. Este é o 7° instalado na Região da Zona da Mata pernambucana. A unidade é uma reivindicação antiga dos moradores locais. A sede atenderá a população de Palmares de aproximadamente 59 mil habitantes e das cidades circunvizinhas.

    A instalação faz parte do processo de interiorização e descentralização do PROCON-PE de 2012, que é uma das metas prioritárias do Governo Eduardo Campos. A previsão é inaugurar mais duas sedes do PROCON em Pernambuco até o final do ano.

     

    Saiba Mais

    Assuntos: palmares, procon, direitos humanos, pernambuco, zona da mata, eduardo campos, desenvolvimento social
    Compartilhe: Link para o post:
  • Condepe/Fidem abre inscrição para seleção de assistente de pesquisa

    A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem em conjunto com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) abre inscrição para a seleção de bolsa pesquisa, de 28 de agosto a 12 de setembro, para a vaga de assistente de pesquisa III. Os interessados podem acessar o edital através do site www.condepefidem.pe.gov.br .

    Para concorrer é necessário que os candidatos sejam mestres em estatísticas ou área afim. A vaga é para realizar pesquisa, na condição de assistente de pesquisa III , no projeto Trajetórias Tecnológicas, padrões de desenvolvimento agrícola e configurações urbano-rurais. Esse projeto está contemplado no âmbito do Subprograma de Apoio a Redes de Pesquisas – PROREDES, do Programa de Mobilização da Competência Nacional para Estudos sobre o Desenvolvimento – PROMOB.

    A remuneração será de bolsa no valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais). A duração do contrato é de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis meses. Os candidatos interessados terão que comparecer no prédio anexo da Agência CONDEPE/FIDEM, situado na Rua Barão de São Borja, 526, – Boa Vista, Recife-PE, no horário das 9h às 11h e das 14h às 16h.

    Para participar do processo seletivo o candidato deverá apresentar currículo vitae ou currículo Lattes, cópia do diploma ou comprovante de conclusão do curso de mestrado, ou titulação superior. As inscrições serão exclusivamente presenciais, podendo ser realizada por intermédio de terceiro habilitado por instrumento procuratório, devidamente reconhecido em cartório. 

    Assuntos: Não há assuntos relacionados.
    Compartilhe: Link para o post:
  • Hospital da Mirueira comemora 71 anos

    O Hospital Geral da Mirueira (HGM), referência estadual no tratamento da hanseníase e do alcoolismo, celebra seu 71º ano de funcionamento nesta terça-feira (28/08), com programação aberta para os pacientes e para a comunidade em geral. A partir das 8h, haverá uma partida de futebol entre os atletas do hospital e o time da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Às 9h, ocorre o hasteamento das bandeiras, com a presença da banda musical do Corpo de Bombeiro. A partir das 10h, começa o coquetel, com música ao vivo, no Ginásio Terapêutico Gilson Menezes de Queiroz, nome em homenagem a um antigo diretor.

    A unidade hospitalar, que ocupa uma área de 11,2 hectares, está situada no bairro da Mirueira, em Paulista. Atualmente, estão em funcionamento 206 leitos, sendo 89 para hanseníase, 102 para alcoolismo e 9 para o atendimento de pacientes com patologias de contágio, como tuberculose e H1N1. Dentre os leitos de hanseníase, há vagas para pacientes asilares. Esse público recebe apoio terapêutico e participa de atividades artesanais, físicas e educacionais para não manter o tempo ocioso.

    Além do tratamento dessas duas enfermidades, o ambulatório do Hospital Geral da Mirueira é aberto à comunidade, atendendo nas especialidades de clínica médica, pediatria, dermatologia, cardiologia, cirurgia vascular, odontologia, pediatria e ginecologia. O local também tem um moderno núcleo de reabilitação psicossocial, onde há sessões de fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Por mês, há uma média de 8 mil atendimentos no ambulatório. O hospital ainda conta com serviço de imagem (ultrassom e raio-X).

    Agora no mês de setembro, será reativada a sapataria do hospital, que produz calçados adaptados para os pacientes de hanseníase. Uma sala de gesso também começará a funcionar, para agregar ao serviço de ortopedia e reabilitação.

    Assuntos: hospital, mirueira, hgm, ses, hanseniase, referencia estadual, paulista
    Compartilhe: Link para o post:
  • Gastronomia e música pernambucana em Nova York

    A música e a gastronomia pernambucana vão invadir Nova York. Entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro, a Secretaria de Turismo de Pernambuco e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) vão realizar uma série de ações na cidade para promover os atrativos turísticos do Estado. As ações atingirão tanto o trade turístico nova-iorquino como o consumidor final.

    new yorkNos dias 30 e 31 de agosto, a cidade será tomada pelos ritmos e sabores de Pernambuco com a Expo Recife Brazil. À frente da SpokFrevo Orquestra, o Maestro Spok comandará um grande carnaval e, juntamente com o sanfoneiro Beto Hortis, colocará os nova-iorquinos para dançar ao som do ritmo que, segundo o jornal The New York Times, é a grande sensação do verão deste ano: o forró. O público se deliciará ainda com as comidinhas preparadas pelos chefes César Santos e Felipe Barreto.

    Os chefes assinam ainda o cardápio do Taste of Recife Festival que será realizado no restaurante brasileiro Circus. No menu, frutos do mar, carne de sol e, como não poderiam faltar, sobremesas típicas de Pernambuco, como o bolo de rolo e a cartola. O Festival Gastronômico será um evento para o trade turístico americano. Já estão confirmadas as presenças das operadoras de viagem Latam e BTOA, especializadas em vender o Brasil, das companhias aéreas American Airlines e Copa Airlines, além da imprensa.

     

    Saiba mais

    Assuntos: nova york, musica, gastronomia, empetur, expo recife brazil, cesar santos, felipe barreto, turismo, empresas de turismo, spok, orquestra, beto hortis
    Compartilhe: Link para o post:
  • SES realiza curso de reabilitação cirúrgica no Imip

    Fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Instituto de Medicina Professor Fernando Figueira (Imip) participam, desta terça (28/08) a quinta-feira (30/08), do curso de reabilitação cirúrgica em hanseníase, promovido pelo Programa de Controle da Hanseníase da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Nessa primeira etapa, 14 profissionais participam da capacitação. O curso irá focar no preparo do profissional para receber pacientes de alta complexidade que necessitam de cirurgias reparadoras das sequelas causadas pela doença infecto-contagiosa.

    O Imip, por meio de parceria firmada com a SES, é referência terciária para os pacientes que precisam de confirmações diagnósticas, internamentos, cirurgias e exames de média e alta complexidade. O atendimento no nível terciário presta assistência multiprofissional e interdisciplinar especializada. “Nossa intenção é qualificar essa equipe que trabalha diretamente com as pessoas atingidas pela hanseníase para que prestem o atendimento pré e pós-cirúrgico necessários ao alcance do resultado esperado, ou seja, proporcionar melhor qualidade de vida ao doente ou ex-doente, por meio do restabelecimento da função do órgão comprometido decorrente da doença”, pontua a coordenadora do Programa de Controle da Hanseníase, Ana Wylma Saraiva.

    A segunda etapa do curso, prevista para dezembro, será voltada para essa mesma equipe, médicos, neurologistas, cirurgiões-ortopedista, dermatologista e clínicos gerais. Em Pernambuco, são diagnosticados, anualmente, uma média de 3 mil novos casos da doença. Desse total, 10% em menores de 15 anos. Aproximadamente 28% dos casos apresentam graus de incapacidade física, isto é, pacientes com perda de sensibilidade, incapacidades ou deformidades físicas em pés, mãos e olhos.

      

    Saiba mais

    Assuntos: curso, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, imip, ses, hanseniase, reabilitacao cirurgica, doenca, capacitacao medicos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Embaixadores do turismo tomam posse em Gravatá

    turismoNa última sexta-feira (24), os 25 alunos vencedores do concurso Embaixador do Turismo foram oficialmente empossados em solenidade que ocorreu no Hotel Portal de Gravatá. A cerimônia foi marcada pelo entusiasmo e alegria dos estudantes por terem sido os selecionados dentre 4,7 mil inscritos.

    Durante o evento eles receberam um diploma e carteira de embaixador, houve ainda a exibição dos vídeos produzidos pelos jovens no último mês e editados por uma equipe técnica. As imagens revelam as belezas naturais e culturais dos atrativos turísticos de 25 municípios pernambucanos, sob o olhar dos estudantes. A filmagem foi feita com uma câmera fotográfica entregue em julho aos vencedores do concurso de redação do projeto.

    Para o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, a finalidade do projeto é fazer com que a juventude também trabalhe em prol do turismo e de sua região. “Escolhemos 25 alunos para que eles pudessem conhecer ainda mais as belezas de suas regiões, além de realizarem um trabalho que mostrasse os pontos turísticos de suas cidades. Fico entristecido com o término deste projeto, porém muito feliz pelo resultado obtido”, afirmou.

     

    Saiba mais

    Assuntos: concurso, embaixadores, turismo, gravata, videos, jonens, alberto feitosa, secretario, alunos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Chapéu de Palha da Estiagem vai beneficiar agricultores que sofrem com a seca

    cp1Complementar a renda familiar dos agricultores que sofrem com os efeitos da seca no Semiárido pernambucano. Com este objetivo o governador Eduardo Campos encaminhou à Assembleia Legislativa (Alepe), nesta segunda-feira (27/08), Projeto de Lei que cria o Chapéu de Palha Emergencial da Estiagem. Com a aprovação do projeto, cerca de 200 mil famílias em 112 municípios do Estado receberão um ajuda financeira de R$ 280 para cobrir as perdas financeiras provocadas pela seca mais severa dos últimos 40 anos no Estado.

    A solenidade, que contou a presença de cerca de 200 pessoas, entre representantes dos movimentos sociais do campo e agricultores, aconteceu na Sede Provisória do Governo no Centro de Convenções. A parcela extra será concedida aos agricultores que já recebem auxilio financeiro do Garantia-Safra (R$680) ou do Bolsa Estiagem (R$ 400). O valor de R$ 280 será pago em quatro parcelas de R$ 70, a partir de outubro deste ano, através de um cartão magnético especifico do programa.

    Ao destacar os prejuízos que as mudanças climáticas e a escassez de água vão causar em todos os recantos do mundo, Eduardo defendeu um “olhar estratégico para o hoje e para o amanhã”. “A gente tem que pensar, a um só tempo, no próximo ano, na próxima década e no próximo século. Temos que usar a inteligência para fazer os dois movimentos“, afirmou. O governador destacou os investimentos que o Governo do Estado tem feito na construção de cisternas e adutoras, no acesso ao crédito, na compra a preço justo da produção dos agricultores pernambucanos, entre outras ações.

    Para garantir a parcela extra aos agricultores familiares, o Governo investirá cerca de R$ 60 milhões em recursos do cofre do Estado. O complemento financeiro vai beneficiar os agricultores de municípios que tiveram situação de emergência ou calamidade pública decretados pelo Governo Federal. A decisão de conceder o complemento financeiro levou em consideração o prolongamento dos efeitos da estiagem no Agreste e Sertão Pernambucano, que tornaram necessário ampliar o valor e período de duração do auxilio financeiro.

    cp2No sitio de 29 hectares no município de Pedra no Agreste pernambucano onde planta feijão e milho para consumo da família de nove pessoas, o agricultor Zenildo Silva, 54, comemorou a notícia. “Esse ano não teve ganho, só perda. Achei ótimo porque esse dinheiro vai nos ajudar a comprar comida para gente e também para ração dos animais”, disse o agricultor ao lembrar que o gado de tão magro mal fornece leite.

    Presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Pernambuco (Fetraf), João Santos, disse que recebe mais essa ação do Governo de Pernambuco de “braços abertos”. Ele aproveitou a solenidade para pedir a intervenção do governador junto ao Conselho Deliberativo da Sudene. Santos acredita que a criação, dentro da Sudene, de uma Agência Executiva da Agricultura Familiar é fundamental. “Esse órgão com certeza vai somar esforços dos programas e recursos do Estado para ajudar a construir e consolidar essa política pública da agricultura familiar”.

    Serão contemplados com o Chapéu de Palha Estiagem as famílias que tenham aderido ao Garantia-Safra entre 2011 e 2012, recebam até dois salários mínimos, estejam cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e tenham declaração de aptidão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf-DAP).

    O Projeto de Lei também prevê a criação de uma comissão gestora do Chapéu de Palha Estiagem. O grupo será coordenado Pela Secretaria de Planejamento e Gestão com a cooperação das Secretárias da Casa Civil, Fazenda, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Agricultura e Reforma Agrária, além da Procuradoria Geral do Estado.

    CHAPÉU DE PALHA - O programa também atende outros três públicos que vivenciam perdas financeiras em períodos específicos. São eles, a população da Zona Canavieira, os agricultores da Fruticultura Irrigada e também os pernambucanos que sobrevivem da pesca.

    Assuntos: chapeu de palha, estiagem, seca, agricultores, eduardo campos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estudantes de escolas técnicas visitam Suape

    suapeDe 28 a 30 de agosto, o projeto Horizonte Profissional leva estudantes de escolas de referência e técnicas de Jaboatão dos Guararapes; de Olinda; de Paulista; de Itamaracá; Sertânia eSirinhaém para conhecer o Complexo Industrial Portuário de Suape.

    Em Suape, os grupos participam de uma palestra institucional e recebem material informativo sobre o Complexo. Percorrem, então, o Centro Administrativo e o Centro de Treinamento, onde conhecem de perto as oportunidades diretas e indiretas de trabalho relacionadas às atividades portuárias. Todas as visitas são sempre no período da tarde, das 13h às 16h.

    A iniciativa objetiva incentivar os jovens a buscar profissionalização para ingressarem no mercado de trabalho através do Complexo de Suape, já que muitas vagas são ocupadas por pessoas de outros Estados por falta de jovens pernambucanos qualificados para a investida.

     

    Saiba mais

    Assuntos: horizonte profissional, estudantes, escolas de referencia, olinda, jaboatao, itmaraca, suape, paulista, sertania, sirinhaem, palestra, mercado de trabalho
    Compartilhe: Link para o post:
  • Feira de ciências reúne trabalhos de estudantes em Itambé

    viverciencias

    A Escola de Referência de Ensino Médio (EREM) Frei Orlando, em Itambé, Zona da Mata de Pernambuco, realiza na próxima quarta-feira (29) a IV Viver Ciência. O evento, marcado para começar às 8h, reúne trabalhos de ciência e cultura produzidos por alunos durante o ano. Ao final da exposição, serão eleitos dois trabalhos para serem expostos no Espaço Ciência.

    O professor de matemática Manoel Santana, um dos organizadores da feira de ciências, contou que 300 alunos participam do projeto, onde espera reunir 700 pessoas. “Os trabalhos são muito interessantes. Os alunos falam sobre produção limpa de energia, as reações químicas do corpo responsáveis pela sensação de amor. Há um grupo que vai falar sobre astronomia, mais especificamente sobre a importância do sol na nossa vida. Eles estão tentando desenvolver um protetor solar à base de urucum”.

    A Feira é filiada ao programa Ciência Jovem, que garante a exposição dos melhores trabalhos no Espaço Ciência. Na ocasião será escolhido um projeto na área de incentivo à pesquisa e outro no setor de desenvolvimento tecnológico.

     

    Saiba mais

    Assuntos: feira, ciencias, itambe, tecnologia, jovem, desfile civico, desenvolvimento, pesquisa, pesquisadores, trabalho cientifico, exposicao, escultura
    Compartilhe: Link para o post: