meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Mãe Coruja apresenta ações para Países Andinos

    | Social, Saúde

    Representantes do Programa Mãe Coruja Pernambucana apresentam, nesta quinta-feira (03/05), a partir das 9h, a política de cuidados e os avanços conquistados no desenvolvimento das crianças no Estado, além do sistema de informação por onde se faz o monitoramento das ações do Programa, no Seminário para intercâmbio em gestão pública por resultados a serviço do desenvolvimento – Pernambuco e os países andinos.

    O evento, promovido pelo Governo de Pernambuco e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), será realizado no Hotel Transamérica, em Boa Viagem, até a sexta-feira (04/05).

    Na palestra de abertura do Seminário, que terá a participação de gestores públicos e especialistas do Peru, Equador, Bolívia e Colômbia, o governador Eduardo Campos falará sobre “A Experiência Reformista do Governo de Pernambuco: o modelo de Planejamento e Gestão”.

    A experiência de Pernambuco é considerada pelo BID como exemplo de sucesso por adotar modernas ferramentas de gestão com acompanhamento sistemático de metas e objetivos estratégicos.

    Leia mais aqui

    Cidades: Recife
    Assuntos: mae coruja, bid, desenvolvimento da crianca, paises andinos
    Compartilhe: Link para o post:
  • Resultado final da Seleção Simplificada do Programa Segundo Tempo

    | Esportes, Administração

    O secretário de Administração e a secretária dos Esportes resolvem homologar o resultado final da Seleção Pública Simplificada regida pela Portaria Conjunta SAD/SEESP Nº 27, de 04 de abril de 2012, para as funções de Coordenador Setorial e Coordenador de Núcleo.

    Resultado final da Seleção Simplificada do Programa Segundo Tempo (Clique Aqui) 

    Assuntos: segundo tempo, esportes, selecao publica
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretário apresenta indicadores da educação de Pernambuco na Alepe

    | Educação

    O secretário de Educação, Anderson Gomes, se reuniu com a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (Alepe), na manhã desta quarta-feira (02), no Plenarinho III, na Alepe, no bairro de Santo Amaro, para apresentar o relatório anual da gestão da Secretaria de Educação, como determina a Lei de Responsabilidade Educacional, Nº 13.273, que entrou em vigor no dia 05 de julho de 2007.

    Na ocasião, Anderson Gomes entregou à presidente da Comissão, Tereza Leitão o balanço dos últimos quatro anos de gestão da educação de Pernambuco e apresentou os indicadores.

    Ao longo de sua apresentação, Anderson Gomes apresentou a evolução dos principais índices educacionais do Estado nos últimos quatro anos.

    "Alguns indicadores como a avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e do Ìndices de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idepe) demonstram que o desempenho dos nossos estudantes está melhorando", ressaltou Anderson Gomes, que destacou as ações da secretaria como os programas de correção de fluxo (Travessia, Se liga e Acelera), bem como as melhorias de infraestrutura e os investimentos em tecnologia para adequar as escolas às necessidades do século XXI (laptops do Professor Conectado, datashow com wi fi, entre outros equipamentos adquiridos).

    O Programa Ganhe o Mundo, que está oferecendo curso intensivo de inglês e espanhol a estudantes da rede estadual e que acabou de selecionar os 700 primeiros jovens a participar do intercâmbio, também foi lembrado.

    Leia matéria na íntegra

    Cidades: Recife
    Assuntos: educacao, anderson gomes, alepe, prestacao de contas, lei de responsabilidade educacional, balanço da gestao, educacao basica
    Compartilhe: Link para o post:
  • Participação de Suape na Offshore Technology Conference supera as expectativas

    | Economia, Suape

    A primeira participação do Complexo Industrial Portuário de Suape como expositor na Offshore Technology Conference (OTC) já é um sucesso.

    Somente nos primeiros dias do evento, que começou nesta segunda-feira (30), foram realizadas mais de 15 reuniões com empresas dos Estados Unidos, China, Japão, França, Itália e Coréia do Sul.

    O principal encontro do mundo para o desenvolvimento dos recursos offshore nos campos da exploração, perfuração, produção e proteção ambiental segue até hoje (03), no Reliant Center, em Houston, Texas.

    Representam Suape no evento, o vice-presidente, Frederico Amancio, e o diretor do Fórum Suape Global, Silvio Leimig, juntamente com uma equipe preparada para prospectar novos negócios.

    Compõem, ainda, a delegação pernambucana o secretário executivo de desenvolvimento de negócios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, Roberto Abreu, o diretor do Instituto de Tecnologia de Pernambuco, Geraldo Eugênio, juntamente com a coordenadora, Cristiane Conde, e o gerente de relações institucionais da RNEST, Marco Petkovic.

    Leia mais aqui

    Assuntos: complexo portuario, suape, offshore technology conference, protecao ambiental, suape global
    Compartilhe: Link para o post:
  • Navio João Cândido será entregue no final do mês

    | Administração

    25 de maio. Este será o dia em que o navio João Cândido deixará o Estaleiro Atlântico Sul e será liberado para a navegação. A data foi acertada hoje (02) durante reunião do governador Eduardo Campos com o presidente da Transpetro, Sergio Machado, no Palácio do Campo das Princesas. A cerimônia de entrega deve contar a presença dos quase seis mil funcionários (sendo dois mil terceirizados) que hoje atuam no Estaleiro.

    O João Cândido tem 274 metros de comprimento (o equivalente a mais de dois campos de futebol) e tem capacidade de transportar um milhão de barris de petróleo de uma só vez. O navio foi testado entre os dias 31 de março e 07 de abril passados e neste tempo percorreu quase 500 quilômetros.

    "Nossa prova de mar foi muito bem-sucedida. O João Cândido apresentou bons resultados de velocidade, desempenho e consumo de combustível", afirmou Sergio Machado."Vamos mostrar ao País o belo navio que o povo de Pernambuco ajudou a construir", disse o governador.

    Durante a visita, a Transpetro também informou ao governador que a construção do seu segundo navio“made in Pernambuco”, o Zumbi dos Palmares, anda a todo vapor.

     

    Assuntos: joao candido, estaleiro, transpetro, atlantico sul,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Rio Beberibe sem enchentes, mais limpo e com ciclovia

    | Meio Ambiente, Administração

    O governador Eduardo Campos deu início hoje (02) às intervenções que vão devolver a vida ao Rio Beberibe. As obras de dragagem e urbanização do rio – que nasce em Camaragibe e divide as cidades do Recife e de Olinda – vão evitar enchentes, melhorar a qualidade da água, incentivar a pesca e ainda torná-lo navegável.  

    A última intervenção do gênero foi feita há exatos 30 anos, em 1982. O projeto atual recebe investimentos de R$ 63 milhões, oriundos do PAC Dragagem e de contrapartida do Governo do Estado. Além do desassoreamento, os trabalhos envolvem o alargamento de suas margens, a colocação de 13 pontilhões, a abertura de novas ruas de acesso e a construção de uma ciclovia com 13 km de extensão.

    “A ciclovia é importante para humanizar a base do rio e as pessoas tomarem consciência de que é preciso salvar o Beberibe”, disse Eduardo.   Para fazer todas as intervenções, será necessária a transferência de cerca de 400 famílias ribeirinhas que hoje vivem no local. Muitas deles residem em palafitas, sem saneamento básico e outras condições indignas.

    As novas residências já estão sendo construídas, próximas às nascente do rio, através do programa Prometrópole.  Dos 23 km de extensão do Beberibe, 13 km fazem parte do projeto de revitalização. Iniciada hoje, a primeira etapa da dragagem vai custar R$ 16,4 milhões e abrange um trecho de 2,2 km entre a ponte da Avenida Olinda e a foz do rio (próximo ao Porto do Recife).

    Até fevereiro do ano que vem, serão retirados 500 mil metros cúbicos de sedimentos (o suficiente para encher 30 mil caminhões). Todo o material será separado e enviado a aterros sanitários ou levados para o alto-mar, a seis milhas da costa, no chamado bota-fora oceânico.  A dragagem também vai deixar o rio mais fundo – entre 50 e 80 metros – e, assim, possibilitar a sua navegação. “Com esse trabalho feito aqui teremos o nosso primeiro circuito de transporte fluvial, saindo da BR-101, em Dois irmãos, até a área próxima à Marinha”, informou o secretário de Recursos Hídricos e Energéticos, Almir Cirilo.  

    O prazo para a conclusão de toda a obra é de 25 meses. Almir Cirilo garantiu a celeridade das intervenções. “Nós não podemos esperar acabar uma obra para começar outra. Ainda este ano, vamos licitar as outras ações e estaremos com todas elas em execução simultaneamente”, afirmou o secretário.

    Na manhã de hoje, moradores e líderes comunitários estavam ansiosos para saber mais detalhes do projeto. Muitos deles foram até o local para conversar com o governador. Eduardo pediu aos presentes que ajudassem a fiscalizar a obra e sugeriu que eles formassem uma comissão para se reunir com as equipes do Governo e da construtora responsável pela obra (Metropolitana) toda última sexta-feira do mês.

    O primeiro encontro será no próximo dia 25, na sede da Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE), na Avenida Cruz Cabugá, às 9h.  Moradora de Cajueiro, Eunice Ribeiro, 63, ficou satisfeita com o que ouviu. “Achei ótimo o governador marcar a reunião, para que nós possamos, como ele mesmo disse, ajudá-lo no acompanhamento dos trabalhos e na continuidade deles”. “É um marco para nossas vidas, porque vamos poder descansar ao ouvir o barulho da chuva no nosso telhado, o que há anos não conseguíamos”, disse o morador de Peixinhos, Edvânio Marques da Silva, 30.              

    Além das comunidades onde moram Eunice e Edvânio, serão beneficiados moradores de Passarinho, Caixa D’água, Varadouro, Ilha do Maruim, Azeitonas, Campina do Barreto.  

    Cidades: Camaragibe , Olinda, Recife
    Assuntos: dragagem, urbanizacao, rio beberibe, pac, eduardo campos, ciclovia,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretária assina convênio com Força Sindical

    | Social, Esportes

    Na tarde de ontem (1º de maio) a secretária dos Esportes, Ana Cavalcanti, assinou Convênio de Cooperação Técnica entre a Secretaria dos Esportes de Pernambuco, o Instituto Social de Incentivo, Defesa e Estudo da Cidadania e a Central Força Sindical, com o objetivo de realizar os Jogos Operários de Pernambuco.

    Para Ana Cavalcanti, os Jogos têm uma importância ímpar na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores. Além de garantir o lazer são importantes para uma vida saudável. O Governo do Estado tem o prazer de proporcionar essa alegria, discursa. Os jogos começam em maio e seguem até dezembro de 2012.

    Assuntos: central forca sindical, esportes, estudo da cidadania, jogos operarios
    Compartilhe: Link para o post:
  • Sertão do Moxotó recebe ações das Semanas de Direitos Humanos

    | Social, Direitos Humanos

    Após passar pelo Agreste Meridional desenvolvendo atividades de fortalecimento dos Direitos, a Semana de Direitos Humanos segue interiorizando sua atuação por todo o Estado. Desta vez acontece, de 07 a 11 de maio, no Sertão do Moxotó. Tal ação é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), por meio da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH).

    A iniciativa visa interiorizar e integrar as ações da secretaria, reforçar as bases com as redes parceiras, estimulando o debate com a sociedade civil nas 12 RD’s do Estado com foco na divulgação do Plano Nacional de Direitos Humanos III (PNDH III) e atualização do plano estadual.

    Cidades: Arcoverde, Betânia, Custódia, Ibimirim, Inajá, Manari , Sertânia
    Assuntos: semana de direitos humanos, sedsdh, sejudh, plano estadual, interiorizacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Alunos da UPE tem projeto de incubação aprovado pelo Itep/Incubatep

    | Educação, Tecnologia

    O grupo de estudantes do curso de Engenharia da Computação da Universidade de Pernambuco (Poli/UPE), composto por Afif Fikani, Dennis Cunha, Diego Martins, Rodrigo Lira e Rodrigo Fonseca, teve o projeto "Coeus - Desenvolvimento de Soluções Inteligentes" aprovado no mais recente edital do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), por meio da da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Incubatep)

    Ao todo foram aprovados dez projetos, são eles: Coeus; Inovarbits; Vídeo Monitoramento Móvel (CFTV); All Eyes; Robocare; Fermenta; Superbotão; Nanoestruturas Semicondutoras; Luz do Sol; e Dialoga Vision.
    Os empreendedores aprovados terão à sua disposição infra-estrutura física básica (sala com pontos de acesso à Internet e de telefone), suporte técnico e assessoria gerencial, através de cursos e consultorias. O suporte técnico é voltado para o desenvolvimento de produtos, serviços e processos, enquanto a assessoria gerencial foca a consolidação do empreendimento. Os incubados efetuam um pagamento relativo ao uso do espaço físico, na sede do Itep, na Várzea. O período de incubação é estimado em 24 meses.

    Cidades: Recife
    Assuntos: incubatep, itep, engenharia da computacao, tecnologia, robotica,
    Compartilhe: Link para o post:
  • Suape vence o Prêmio Top Socioambiental

    | Social, Meio Ambiente

    A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB-PE) divulgou o resultado do Prêmio Top Socioambiental e de RH 2012.

    O Complexo de Suape venceu na categoria Meio Ambiente com o Projeto Pedagogia Ambiental, superando outros 18 concorrentes. No total, 43 trabalhos disputaram o prêmio nas categorias Sociocultural, Recursos Humanos e Meio Ambiente.

    Suape foi merecedor da distinção por conceber a educação ambiental como um dos principais eixos estruturadores do processo de percepção e do aprendizado das relações entre a sociedade e o meio ambiente.

    O Projeto Pedagogia Ambiental (PPA) expresso no Relatório de Impacto Ambiental – RIMA de Suape foi aprovado pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e oferece 1380 vagas em cursos e oficinas gratuitos com direito a certificado com carga horária de 40h, dentro do Programa de Educação Ambiental. A instituição executora é a Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP OS.

    Os inscritos podem escolher entre os Cursos Livre de Educação Ambiental e Pedagogia Ambiental ou as Oficinas Ecopedagógica e Ecológica.

    Além da certificação, os alunos têm direito a material didático (apostila, mídias e outros), camisa, alimentação (almoço e lanches) e transporte com saída dos centros do Cabo e de Ipojuca. As aulas são ministradas uma vez por semana no Centro de Treinamento e em ambientes naturais do Complexo de Suape.

    Várias atividades são oferecidas como debates sobre temas ligados à pedagogia de projetos ambientais e desenvolvimento ecologicamente e socialmente sustentável.

    Nas oficinas, os participantes têm a oportunidade de conhecer o viveiro florestal e saber como é a sua implantação e manejo. Além disso, os alunos realizam plantio de espécies nativas da mata atlântica nas áreas de reflorestamento.

    Leia mais aqui 

    Assuntos: complexo portuario, suape, advb-pe, meio ambiente, projeto pegagogia ambiental
    Compartilhe: Link para o post: