meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Pesqueira sedia 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional

    , por Assessoria de imprensa | Social, Saúde

    O Secretário Executivo de Agricultura Familiar, Aldo Santos, citou a frase de Dom Helder Câmara: “A fome tem pressa”, ao representar o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, durante programação da 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco (Cesan), que se encerra nesta sexta-feira (30/09), em Pesqueira, reunindo cerca 400 representantes da sociedade civil de Pernambuco. Santos chamou para o atendimento urgente à população mais necessitada.   
     
    “Precisamos tirar as famílias que estão na extrema pobreza e espero que nós consigamos sair mais unidos e fortalecidos para a Conferência Nacional, disse o secretário Aldo Santos. A 4ª Cesan - PE é preparatória para a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional que vai acontecer no mês de novembro em Salvador, quando 2 mil convidados de todo o país vão tratar do tema Alimentação Adequada e Saudável:Um Direito de Todos. 
    O presidente do Consea estadual, Nathanael Valle, aproveitou para dizer que a criação, este ano, da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar pelo Governo do Estado é uma exemplo concreto do compromisso a segurança alimentar da população. “Tivemos muitos avanços na  implantação de políticas sociais no Brasil nos últimos anos a exemplo do Brasil Fome Zero, criado pelo  Governo Lula.  
     
    O chefe de Terreiro e conselheiro municipal da Segurança Alimentar e Nutricional no Recife, Fábio Gomes, ressaltou a importância da representatividade dos municípios na luta pelo direito à alimentação. 
     
    Estiveram presentes na Conferência no Centro Pastoral Dom Helder Câmara, em Pesqueira, a superintendente de Ações em Segurança Alimentar SUASAN/SEDSDH, Mariana Suassuna, o consultor do Consea Nacional, Moisés Machado, entre representantes de terreiros, quilombolas e indígenas.

    Assuntos: conferencia, seguranca, alimentar, nutricional
    Compartilhe: Link para o post:
  • Governo aperta o cerco para diminuir acidentes com moto

    , por Assessoria de imprensa | Educação

    Reduzir à metade o número de motociclistas mortos por acidentes de trânsito dentro de 10 anos. Este é o objetivo da Política Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto lançada nesta sexta-feira (30/09), pelo governador Eduardo Campos.

    Reduzir à metade o número de motociclistas mortos por acidentes de trânsito dentro de 10 anos. Este é o objetivo da Política Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto lançada nesta sexta-feira (30/09), pelo governador Eduardo Campos. A iniciativa une os esforços de 19 entidades e vai atuar em três frentes: fiscalização e repressão, educação e prevenção, saúde e legislação.

    O trabalho começou em maio deste ano, quando foi formado o Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto. O grupo apresentou o resultado dos estudos e formulou o conjunto de ações apresentadas hoje. Ao todo, mais de R$ 18 milhões serão investidos pelo Estado na iniciativa, que também receberá aportes dos governos municipais.

    Para diminuir os índices de acidentes, o Governo aposta na capacitação dos condutores – principalmente mototaxistas e motofretistas – e na criação de uma disciplina sobre o trânsito na rede escolar. Haverá um incremento de 30% nas blitze da Lei Seca com a contratação de 544 novos homens para os batalhões de polícia de Trânsito e Rodoviária – BPTRAN e BPRV.

    Na Saúde, as instâncias pré-hospitalares móveis (Samu 192 e Bombeiros 193) e as pré-hospitalares fixas (UPAs e policlínicas) vão oferecer cursos de capacitação para as equipes médicas. Os hospitais regionais vão ganhar salas preparadas para atender as vítimas mais graves e helipontos serão construídos em Serra Talhada e Caruaru para facilitar o transporte dessas pessoas.

    “É uma política intersetorial, mas ao escolher a saúde o governador sinaliza o cuidado e preocupação constate que tem com a vida dos pernambucanos e pernambucanas”, disse Antônio Carlos Figueira, secretário de Saúde e responsável pela coordenação do plano.

    O salão principal do Palácio do Campo das Princesas ficou lotado para o lançamento do programa. Quem estava lá pôde assistir em primeira mão um dos três comerciais de TV que serão veiculados a partir desta segunda-feira. A campanha publicitária, que inclui ainda outbus e outdoor, traz imagens fortes de pessoas mutiladas por acidentes e o drama de uma mãe e seus filhos ao saberem da morte do pai. 

    Com uma média de duas pessoas mortas por dia em Pernambuco, os acidentes de motos alcançaram em 2010 a vice-liderança, em números proporcionais, dos óbitos por causas externas (suicídio, homicídio, outros acidentes). Outro dado que contribuiu para essa situação, que já é considerada uma epidemia, foi o aumento de mais de 600% na frota dos veículos de duas rodas nos últimos 20 anos. Hoje, o estado tem apenas 30% mais carros que motos quando em 1990 essa diferença era de 90%.

    De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a recuperação de um acidentado de moto nos hospitais da rede pública custa R$ 152 mil aos cofres públicos. “Enquanto o prejuízo for financeiro, a gente dá um jeito de bancar. O pior é a perda de uma vida, de um pai ou uma mãe de família que morre numa queda de motocicleta e que deixa os filhos sem ter quem cuide deles, quem os oriente”, afirmou o governador.

    Ao término da solenidade, o supervisor do Centro de Educação de Trânsito da Honda, Marcello de Santana Torres, estava bastante animado. Há cinco anos ele trabalha na conscientização de condutores de motos sobre a importância de dirigir defensivamente. “Colocamos à disposição do Governo de Pernambuco todos nossos pontos de atendimento”, disse Torres. A Honda possui 32 concessionárias espalhadas em todas as regiões do estado.

    Assuntos: educacao, transito, acidente, moto
    Compartilhe: Link para o post:
  • Conferência Regional começa pelo Sertão de Pernambuco

    , por Assessoria de imprensa | Social

    O município de Salgueiro - Sertão Pernambucano - receberá nesta sexta-feira (30/09) e sábado (1º/09) a Conferência Regional da Juventude, promovida pela Secretaria da Criança e da Juventude de Pernambuco (SCJ). A abertura do encontro acontecerá, às 16h, no Plaza Hotel – BR232. Estão sendo esperadas cerca de 200 pessoas, entre delegados eleitos nas conferências municipais e representantes da sociedade civil. O encontro pretende contribuir para a construção e fortalecimento da Política Nacional de Juventude, no caso do Sertão, a partir das discussões e propostas da juventude sertaneja.

    A Conferência Regional de Juventude é uma das etapas de discussões que levarão propostas para a II Conferência Nacional de Juventude. Primeiro os encontros foram municipais, depois regionais e territoriais, na seqüência acontecerá a Conferência Estadual - nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, no Recife.  Pernambuco foi dividido em quatro regiões: Sertão, Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana.

    Nas Regionais, as propostas elaboradas nos municípios serão consolidadas. Também nessa etapa as cidades que não realizaram seus encontros podem enviar participantes que poderão se tornar representantes municipais para a Conferência Estadual. No sertão, que abrange 54 municípios, 28 realizaram suas conferências municipais. Sessenta novos delegados devem ser eleitos.

    As próximas etapas das conferências regionais serão realizadas nos dias: 04 e 05 de outubro no município de Carpina – Zona da Mata; 07 e 08 de outubro em Caruaru – Agreste e 21 e 22 de outubro no Recife.

    A 2ª Conferência Nacional de Juventude acontecerá em Brasília, nos dias 9 e 12 de dezembro. Os resultados das Conferências também serão encaminhados para o Plano Nacional de Juventude e o Estatuto da Juventude que estão em tramitação no Congresso Nacional.

    Assuntos: conferencia, sertao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pernambuco se consolida como Centro Logístico e de Distribuição no Nordeste

    , por Assessoria de imprensa | Economia

    Pernambuco dará mais um importante passo para se consolidar como grande centro de logística e distribuição do Nordeste. Como já acontece com os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, Pernambuco contará com um entreposto, na condição de armazém geral localizado no município de Escada, que se encarregará da distribuição de produtos industrializados da Zona Franca de Manaus. O protocolo que regulamenta a questão será assinado durante a 143ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) amanhã (30/09), em Manaus.

    “Atualmente, a distribuição dos produtos industrializados na ZFM, para todo o País, ocorre por meio dos armazéns-gerais instalados em São Paulo ou dos entrepostos de Resende (RJ) e Uberlândia (MG). Com a iniciativa, vamos incrementar nossas relações comerciais com o estado do Amazonas”, explica o secretário da Fazenda, Paulo Câmara. As negociações para instalação do entreposto foram capitaneadas pelas secretárias da Fazenda e de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e pelas Secretarias da Fazenda e de Planejamento e Desenvolvimento do Amazonas.

    Com o protocolo em vigor, será suspensa a incidência do ICMS nas operações de remessa dos produtos produzidos pelos fabricantes da Zona Franca de Manaus para o armazém geral em Escada. Esse imposto só será devido quando da operação subsequente, no momento da venda definitiva do fabricante para o varejo ou atacado de Pernambuco e demais estados. “O entreposto funcionará como uma espécie de depósito avançado das fábricas, uma extensão da empresa no nosso estado”, ressalta Câmara.

    O secretário ainda explica que o imposto da operação continuará com o estado de origem, no caso Amazonas, mas que Pernambuco se beneficiará incrementado suas operações de transporte de cargas. “Pernambuco se consolida como centro logístico do Nordeste devido à posição estratégica que ocupa. Em um raio de 800 quilômetros, estamos no centro distribuição para sete capitais que somam oito portos internacionais, um porto fluvial e 34 milhões de pessoas que representam 90% do PIB do Nordeste”, acrescenta.

    Entre as vantagens, destacam-se também a criação de novos postos de trabalho; a consolidação e ampliação do transporte marítimo entre os Estados, a partir das linhas de cabotagem já existentes e da implantação de novas; o incremento da movimentação de cargas nos portos de Pernambuco; e, por fim, a redução dos custos das empresas produtoras da Zona Franca de Manaus que passarem a operar via armazém geral, melhorando seus sistemas de distribuição na região Nordeste o que, ao final, resultará em menor preço para o consumidor nordestino.

    Caberá à Secretaria da Fazenda do Amazonas o processo de seleção da empresa que irá operar como armazém geral, por meio de licitação pública. O vencedor do certame deverá ser inscrito no Cadastro de Contribuintes do Estado de Pernambuco (CACEPE) e deverá operar em regime de exclusividade.

    O armazém geral terá que informar à Sefaz/PE e à Sefaz/AM a movimentação de entradas e saídas de mercadorias, conforme condições e prazos previstos na legislação estadual do Amazonas, que poderá, ainda, instalar nas dependências do entreposto repartição fazendária para administrar a arrecadação do ICMS de sua competência.

    Assuntos: centro, logistico, nordeste
    Compartilhe: Link para o post:
  • Bandidos mais perigosos do estado agora estão em “rede anti-social”

    , por Assessoria de imprensa | Segurança

    Nesta quinta-feira (29/09), o Governo de Pernambuco lançou oficialmente um link com a lista dos 100 foragidos mais procurados pela polícia. A “rede anti-social” possibilita a qualquer cidadão ter acesso às fotografias e ao histórico dos criminosos e está disponível no site da Secretaria de Defesa Social (www.sds.pe.gov.br). Basta clicar no banner preto com a palavra “Procurados” do lado superior direito da página e saber tudo sobre os bandidos mais perigosos de Pernambuco.

    O lançamento da lista dos “100 Mais” foi feito pelo governador Eduardo Campos durante a 29ª reunião de monitoramento do Pacto Pela Vida, na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). “É uma iniciativa pioneira no Brasil, uma ferramenta moderna, que vai dar mais agilidade à nossa polícia. O policial agora tem a possibilidade de imprimir em qualquer lugar do Estado o mandado de prisão, que antes ele tinha que ir buscar num cartório ou na Delegacia de Capturas”, explicou Eduardo.

    O secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, mostrou como funciona a ferramenta. Ao clicar no banner, o internauta terá acesso direto à duas páginas com as fotos dos homicidas e latrocidas. Selecionando um deles, será possível ver o(s) processo(s) aos quais ele responde, sua data de nascimento, número do RG, entre outras informações. Uma cópia digitalizada do(s) mandado(s) também pode ser acessada. “Esta ação busca interagir com as pessoas através de denúncias anônimas no próprio site”, disse Damázio, assegurando completo sigilo aos denunciantes.

    A estratégia de divulgação da rede “anti-social” prevê ainda a distribuição de dois mil cartazes, a circulação de 50 outbus e a instalação de totens eletrônicos com os rostos dos bandidos em pontos de grande fluxo como as Delegacias de Boa Viagem e de Prazeres, e no Terminal Integrado de Passageiros (TIP).

    As denúncias anônimas podem ser feitas também através da Ouvidoria da SDS, ligando 0800 281 5101, ou ainda pelo Disque-Denúncia: 3421 9595. “A recompensa para quem der informações que levem a prisão de um dos integrantes da lista dos ‘100 mais’ pode chegar até R$ 2 mil”, informou Carmela Galindo, coordenadora estadual do Disque-Denúncia. 

    O governador aproveitou a ocasião para agradecer a colaboração do Tribunal de Justiça (TJPE) e do Ministério Público de Pernambuco, que são parceiros da iniciativa. O site do TJPE, inclusive, também vai abrigar a lista no link http://www.tjpe.jus.br/index.asp


    REFERÊNCIA NACIONAL

    Antes do lançamento da “rede anti-social”, o governador Eduardo Campos abriu a mesa de debates da reunião ordinária do Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG), realizada em um hotel na Av. Boa Viagem. Após 1h de apresentação do Pacto pela Vida, Eduardo foi bastante cumprimentado pelos 27 chefes de Ministérios Públicos presentes ao evento.

    “Todos os procuradores aderiram ao Pacto pela Vida. Eles ficaram admirados com o trabalho realizado aqui em Pernambuco e se comprometeram a levar propostas semelhantes aos seus respectivos estados”, disse o procurador geral de Justiça de Pernambuco, Aguinaldo Fenelon.

    Já o presidente do CNPG, Fernando Grella, falou que as palavras do governador servem de motivação para a categoria. “Seu exemplo mostra que há condições de se alterar esse quadro com vontade política e sensibilidade social de ver e enfrentar a realidade como ela é”, elogiou.

    Assuntos: bandidos, site, rede, anti, social
    Compartilhe: Link para o post:
  • SES abre seleção interna para médicos da Central de Regulação

    , por Assessoria de imprensa | Saúde

    A Secretaria Estadual de Saúde (SES) abre, nesta quinta-feira (29/09), seleção interna visando o preenchimento de 25 vagas para médicos na Central de Regulação da SES.

    A Secretaria Estadual de Saúde (SES) abre, nesta quinta-feira (29/09), seleção interna visando o preenchimento de 25 vagas para médicos na Central de Regulação da SES. Podem participar da seleção, médicos diaristas efetivos, lotados nos serviços de saúde da Rede Pública Estadual, que terão sua lotação atual transferida para a Diretoria Geral de Fluxos Assistenciais da SES. O edital está disponível no site da SES (http://portal.saude.pe.gov.br/). 
     
    Os médicos aprovados na seleção atuarão na Central de Regulação Hospitalar da SES em regime de plantão, sendo dois plantões de 12 horas semanais e receberão o salário de R$ 5,5 mil, já incluída gratificação de plantão.
     
    As inscrições, que seguem até o dia 10 de outubro, poderão ser realizadas presencialmente ou via Sedex, com aviso de recebimento (AR), encaminhado à Diretoria Geral de Gestão do Trabalho da SES, localizada na sede do órgão, situado na Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519 Bongi – Recife/PE CEP – 50.751-530. O atendimento presencial será realizado das 14h às 16h30.
     
    A seleção será realizada em uma única fase, que constará da avaliação curricular. O candidato será avaliado através das informações prestadas no Formulário de Inscrição, desde que devidamente comprovadas. O resultado será publicado no endereço eletrônico www.saude.pe.gov.br, e homologado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco.

    Assuntos: medico, central, regulacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Central de Transplantes inaugura Termômetro da Doação

    , por Assessoria de imprensa | Saúde

    A Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) inaugura, em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau e a Infraero, o Termômetro da Doação, nesta quarta-feira (28/09), às 14h, no Aeroporto Internacional dos Guararapes.

    A Central de Transplantes de Pernambuco (CT-PE) inaugura, em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau e a Infraero, o Termômetro da Doação, nesta quarta-feira (28/09), às 14h, no Aeroporto Internacional dos Guararapes. O painel faz parte das ações da Semana Nacional Semana Nacional de Doação de Órgãos, que segue até a próxima sexta-feira (30/09), e mostra os números atualizados sobre a fila de espera por um transplante e o total de doações de órgãos em Pernambuco.
     
    A população poderá interagir com o totem eletrônico tocando num coração pulsante. Uma mensagem é emitida: “com esse gesto você salvará vidas. Aproveite e comunique a sua família que você é doador”. “Com o Termômetro a sociedade vai ter uma noção real da realidade das doações de órgãos em Pernambuco. Com isso, queremos estimular as pessoas a serem futuros doadores”, explicou a coordenadora da CT-PE, Zilda Cavalcanti. 
     
    No Aeroporto Internacional dos Guararapes, das 14h às 18h, haverá, ainda, palestra de incentivo à doação de órgãos para funcionários da Infraero e os interessados poderão se cadastrar no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
     
    Também nesta quarta-feira (28), a partir das 8h, profissionais de saúde que atuam no Hospital Barão de Lucena, localizado na Av. Caxangá, recebem palestra sobre Doação de Órgãos. A equipe da CT-PE explicará todo o caminho para o ato: o diagnóstico de morte encefálica, quando ainda é possível manter em funcionamento órgãos sólidos; a manutenção do potencial doador; e a maneira correta de sensibilizar os familiares dos possíveis doadores.
     
    “A mobilização dos profissionais de saúde é muito importante. Eles são fundamentais no diagnóstico de morte encefálica, manutenção do potencial doador e no acolhimento dos familiares”, ressalta Zilda Cavalcanti.
     
    Mobilização – Dando prosseguimento às atividades da Semana Nacional de Doação de Órgãos, na quinta-feira (29/09), a partir das 8h, técnicos da CT-PE estarão na Estação central do Metrô Recife, no bairro de São José, sensibilizando os usuários, com entrega de panfletos e do Cartão do Doador. 

    Já na sexta-feira (30/09), das 8h às 17h, acontece o encerramento da Semana, no auditório do Hospital Português, com o Curso de Manutenção do Potencial Doador e Entrevista Familiar. A equipe da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, chefiada pelo médico Reginaldo Boni, vai ministrar o curso, que é voltado para profissionais de saúde de todo o Estado.
     

    Dados

    De janeiro a agosto de 2011, a CT-PE registrou 549 transplantes no Estado, um aumento de aproximadamente 12%, em relação ao mesmo período do ano passado, mas este número ainda é insuficiente. Para se ter uma ideia, o índice de doação de Pernambuco, de acordo com dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), é de 7,5, bem abaixo da média nacional, que é de 10,5. Atualmente, 3.327 pacientes aguardam em lista de espera por um transplante. Mais de 1.800 pessoas aguardam por um rim, 1.299 precisam de transplante de córneas, 169 pessoas esperam por um fígado e nove pacientes estão na esperança de um transplante de coração. 
     
    Doação

    Para se tornar um doador, é importante que a pessoa comunique à família sobre esta vontade, pois de acordo com a legislação dos transplantes no Brasil, a doação deverá ser consentida pelo familiar de até 2º grau. Essa conversa é fundamental para subsidiar a decisão da família na hora de doar órgãos. A principal dificuldade para o aumento do número de doadores é, exatamente, o baixo nível de informação sobre o assunto. Para orientações e dúvidas, o telefone da CT-PE é 0800.281.2185.

    Assuntos: transplantes, doacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Doação de Sangue no HGV

    , por Assessoria de imprensa | Saúde

    Em parceria com o Hemope, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, pela primeira vez, uma campanha de doação de sangue na unidade.

    Em parceria com o Hemope, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, pela primeira vez, uma campanha de doação de sangue na unidade. A ação será realizada nesta quarta-feira (28/09), das 8h às 12h e das 13:30 às 16:30, na sala dos recursos humanos do Hospital.
     
    Além dos funcionários e profissionais de saúde, o evento busca mobilizar os visitantes, familiares dos pacientes e a população que vive nas proximidades do hospital. 
     
    “Pretendemos conscientizar todos sobre a importância da doação e contribuir para aumentar a reserva do banco de sangue do Hemope. É mais uma ação para salvar vidas e queremos seguir promovendo mais dias de doação no hospital”, ressaltou a assistente social do Núcleo de Apoio Psicossocial do HGV, Cláudia Lima.
     
    As pessoas que comparecerem ao hospital poderão contar com toda a estrutura disponibilizada pelo Hemope para coleta de sangue, que conta com equipamentos e macas para atender até oito doadores simultaneamente.

    Assuntos: doacao, sangue
    Compartilhe: Link para o post:
  • Famílias que viviam na beira da Lagoa do Náutico de casa nova

    , por Assessoria de imprensa | Social

    Inaugurar obras de habitação e de urbanização da Lagoa Olho D’água, também conhecida como Lagoa do Náutico. Esse foi o objetivo da segunda visita do governador Eduardo Campos a Jaboatão dos Guararapes nesta semana.

    Carlos Percol/SEI
    Entrega de moradias em Jaboatão dos Gararapes

    Inaugurar obras de habitação e de urbanização da Lagoa Olho D’água, também conhecida como Lagoa do Náutico. Esse foi o objetivo da segunda visita do governador Eduardo Campos a Jaboatão dos Guararapes nesta semana. No bairro de Cajueiro Seco, ele entregou as primeiras 320 moradias de um residencial que terá 1.376 apartamentos. O evento de hoje (28) serviu também para dar início à construção da Via Metropolitana Sul, nova via de acesso ao Litoral Sul pernambucano.


    Localizado na Rua Haiti, o Conjunto Habitacional Olho D’água faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-1) e recebeu investimentos de R$ 56 milhões. São 86 prédios com 16 apartamentos divididos em quatro pavimentos. Cada unidade tem 39 m2, dois quartos, uma sala, área de serviço, um banheiro e até uma varandinha. O condomínio também conta com saneamento, iluminação, abastecimento d’água, pavimentação e drenagem. Outros 832 apartamentos serão inaugurados até dezembro e os 224 restantes até março do ano que vem.

    Dona Maria do Socorro, 56, está dividindo o novo lar com dois filhos e um sobrinho. Morava antes na beira da Lagoa, “com ratos, baratas, cobras, tudo de ruim”. “Minha casa era de tábua, não tinha nem banheiro”, lembra. Agora, ela só pensa em comprar os móveis que perdeu na última enchente. “Já pedi a Papai do Céu que me deixe viver mais um pouquinho para eu poder aproveitar minha casa nova”, disse a dona de casa, que esperou o governador terminar o discurso para lhe dar um abraço e agradecê-lo pessoalmente. 

    Vizinha de Maria do Socorro, Dona Maria José Ferreira, 76, também era só sorrisos com a sua primeira casa própria. “Nunca morei numa casa tão boa quanto essa e dormi tão tranqüila em toda a minha vida. Tem água encanada, uma cozinha ótima, dois quartos. Simples, mas feita com muito cuidado”, disse Maria José. Para a estudante Sabrina Leão, 10, os maus momentos ficaram para trás. “Gostei muito daqui, agora posso sair de casa quando vou para a escola sem ter que pisar na lama”, contou.

    Dezenas de moradores enfrentaram o sol a pino e se reuniram no pátio interno do residencial para acompanhar a cerimônia, que contou com a entrega simbólica das chaves aos moradores. O governador discursou por 15 minutos e foi bastante aplaudido.

    “Durante muitos anos, a única coisa que a Lagoa do Náutico recebia do poder público era o esgoto. Hoje, nosso Governo está tirando milhares de pessoas que viviam naquela localidade em condições subumanas e dando-lhes um lar para que recomecem a vida”, frisou Eduardo, que relembrou o processo de nascimento do bairro em 1963, quando Miguel Arraes era o governador do estado.

    A retirada das famílias do entorno da Lagoa do Náutico é a primeira etapa do plano de recuperação tocado pela Secretaria das Cidades. Outros R$ 59 milhões serão investidos pelo Governo do Estado para beneficiar 35 mil pessoas com obras de revitalização e implantação de equipamentos públicos na Lagoa Olho D’água. A dragagem da Lagoa será uma das primeiras ações do plano e deve ser iniciada no próximo mês.

    “Sem dúvida, recuperar a Lagoa é a realização de um sonho para muitos dos que estão aqui. Uma intervenção estratégica para a melhoria da qualidade de vida de nossa população”, destacou o secretário das Cidades, Danilo Cabral.

     

    MOBILIDADE

    Já o projeto da Via Metropolitana Sul é mais uma saída para o Litoral Sul além das já existentes, como a Estrada da Batalha. A via tem início na estrada de Curcurana e tem 13 Km de extensão divididos em quatro trechos: o primeiro ligando a estrada de Curcurana até a comunidade de Novo Horizonte; outro que vai da Lagoa Olho D’água até o Canal de Setúbal; o terceiro que vai do Canal de Setúbal até a BR-101 e, por último, haverá um contorno de 5,93 Km pelo lado oeste da Lagoa Olho D’água.

     
    “É um projeto que dialoga com a mobilidade de Jaboatão e de toda área sul da Região Metropolitana do Recife. Ele se encaixa com o corredor de ônibus que está desenhado para a BR-101. É uma intervenção muito importante para ajudar a mobilidade dos que moram em Pontezinha, em Ponte dos Carvalhos, no Paiva, em Gaibu, em Candeias e desafogar a Estrada da Batalha”, ressaltou o governador, depois de assinar o edital de licitação para a contratação dos projetos básico e executivo da rodovia.

    Assuntos: entrega, casa, moradia, jaboatao, guararapes, lagoa, nautico
    Compartilhe: Link para o post:
  • SCJ inaugura mais duas Casas das Juventudes

    , por Assessoria de imprensa | Social, Juventude

    Nesta semana, os jovens de 15 a 29 anos dos municípios de Camutanga e Xexéu ganham as suas Casas das Juventudes.

    Nesta semana, os jovens de 15 a 29 anos dos municípios de Camutanga e Xexéu ganham as suas Casas das Juventudes. O programa é uma parceria entre o governo do Estado, por meio da Secretaria da Criança e da Juventude e as prefeituras.


    Em Camutanga, o espaço será aberto nesta quarta-feira (27), às 9h, na Av. Moisés Correa, s/n. A casa oferecerá cursos de música (instrumentos de sopro) e informática. Já a casa de Xexéu abrirá no próximo sábado (1º), às 10h, e oferecerá curso de informática e oficinas culturais - que serão iniciados a partir do dia 03 de outubro. O espaço fica situado na Av. Floriano Gonçalves de Lima, nº 04 - Centro. Em todas as casas os jovens devem encontrar sala do Conselho Municipal de Juventude; sala de multiuso; telecentro e sala de reunião das juventudes.

    As atividades acontecem em quatro principais eixos: promoção cultural, educação e qualificação profissional, saúde, participação social e vivências democráticas. Podem integrar e promover ações nas Casas das Juventudes as entidades governamentais e não-governamentais (ONG, associação, coletivos juvenis etc).

    As Casas das Juventudes podem ser implantadas em municípios de até 40.000 habitantes e são destinados a população juvenil (15 a 29 anos). O programa é uma parceria entre o governo do Estado, por meio da Secretaria da Criança e da Juventude e as prefeituras.

    Assuntos: casa, juventude
    Compartilhe: Link para o post: