meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Governo visita comunidade Xukuru do Ororubá

    | Social, Agricultura, Administração

    O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, acompanhado do secretário executivo da Agricultura Familiar, Aldo Santos e da diretora da Adagro, Erivânia Camelo, esteve, neste final de semana, com os índios Xukuru, em Pesqueira, para discutir as políticas públicas essenciais para o desenvolvimento agropecuário da comunidade. Entre os assuntos em pauta estiveram a ampliação da participação dos produtores no Programa de Aquisição de Alimentos para Distribuição Simultânea (PAA), a implantação de um sistema de irrigação comunitária, a adoção de assistência técnica complementar e a intervenção, por meio da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro), na sanidade do rebanho local. Além disso, foi discutido o fortalecimento da pecuária leiteira, por meio da implantação, de quatro tanques de resfriamento, sendo dois para leite bovinos e dois para leite caprino.

    Cidades: Pesqueira
    Assuntos: sara, ranilson, ipa, adagro, indios, xukuru, pesqueira, politicas, publicas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Estação Experimental de Arcoverde terá unidade modelo de inseminação artificial e transferência de embriões

    | Agricultura

    O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA, Julio Zoé e o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Antônio Santana, assinam, ontem (02/03), ordem de serviço para construção do Laboratório de Melhoramento Genético Animal, na Estação Experimental do IPA, em Arcoverde, que servirá de base física para o desenvolvimento de pesquisas e produção de sêmen e embriões, proporcionando a melhoria genética do rebanho de gado leiteiro do Estado.

    Com investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão, o Laboratório vai atender prioritariamente os pequenos produtores de leite do Estado de Pernambuco, por meio, da distribuição de sêmen de reprodutores das raças Holandesa, Girolando e Guzerá leiteiro. Também serão doados embriões, obtidos pela técnica de fertilização in vitro, utilizando-se matrizes de alto valor genético das raças Holandesa, Girolando e Guzerá leiteiro.

    O Laboratório de Melhoramento Genético Animal também prestará serviços para médios e grandes pecuaristas, de acordo com a demanda e desenvolverá pesquisas para melhoria genética e eficiência reprodutiva. A meta de produção anual é de 50 mil doses de sêmens, beneficiando 3,3 mil criadores, e 500 embriões, que atenderão inicialmente 160 pecuaristas. O prazo de execução das obras do Laboratório é de três meses, a partir da assinatura da ordem de serviço.

    “Chegou a hora de tirar as pesquisas dos arquivos dos computadores, das prateleiras e disponibilizá-las aos pequenos produtores de leite da região", com essas palavras o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, iniciou o seu discurso, na assinatura da ordem de Serviço para a implantação do laboratório. Segundo ele, ao longo dos anos, o Governo investiu muito em pesquisas e chegou a hora de transferir esse conhecimento aos produtores rurais”, acrescentou.

    “Com a construção do laboratório, vamos poder ampliar o atendimento aos criadores da bacia leiteira do Estado", declarou o presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito. Segundo ele, essa ação, vai interiorizar e democratizar os serviços de melhoramento genético, com a finalidade de atingir o maior número possível de pequenos criadores.

    Cidades: Arcoverde
    Assuntos: sara, ranilson, ramos, ipa, julia, zoé, inseminação, artificial, estação, experimental, embriões
    Compartilhe: Link para o post:
  • Confirmado: PE vai sediar a Campus Party #cprecife1

    | Economia, Tecnologia

    aPernambuco vai sediar a primeira Campus Party itinerante do País. A Campus Party Recife – a primeira a ser realizada fora de São Paulo – acontecerá no mês de julho, no Centro de Convenções e deverá receber cerca de 2.500 campuseiros vindos de todo o Brasil e do exterior. O evento ganhou a hashtag #cprecife1

    A primeira reunião de trabalho voltada para viabilizar essa edição especial da Campus Party aconteceu na tarde desta sexta-feira (02), no Palácio do Campo das Princesas, entre representantes do Governo de Pernambuco, Prefeitura do Recife, da Futura Networks (empresa espanhola responsável pela organização da Campus no Brasil), da Telefonica/Vivo (principal patrocinadora do evento) e do Sebrae. Ao final da reunião, o grupo foi recebido pelo governador Eduardo Campos.

    z"É um reconhecimento importante ao momento que o Nordeste está vivendo e também ao esforço que Pernambuco fez nessa área de tecnologia da informação. Somos gratos e faremos o que for possível para trazer a Campus Party para Pernambuco", afirmou Eduardo.

    Na próxima terça-feira (6), o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, estará em São Paulo para um novo encontro com os organizadores da Campus Party e demais envolvidos, onde serão acertados mais detalhes da edição pernambucana.

    A representatividade da reunião de hoje indica os esforços que estão sendo construídos para a viabilização da Campus Party Recife. O encontro contou com a presença dos secretários Tadeu Alencar (Casa Civil), Evaldo Costa (Imprensa), Alberto Feitosa (Turismo) e Sérgio Xavier (Meio Ambiente). Ainda da equipe do Executivo estadual estiveram presentes o presidente da Empetur, André Correia e representantes da Secretaria de Ciência e Tecnologia.

    Pela Futura Networks estavam Francesco Farruggia (sócio da empresa no Brasil), Paco Ragageles (cofundador da Campus Party e presidente da Futura no Brasil), Mário Teza (gerente geral para o Brasil e um dos fundadores do Projeto Software Livre Brasil) e Daniela Costa, gerente de Marketing da Futura.

    a“Estivemos visitando o Centro de Convenções de Pernambuco e consideramos que as instalações têm plenas condições de atender às necessidades de infraestrutura da Campus Party Recife”, assegurou Mario Teza. Paco Ragageles destacou a importância de Pernambuco enquanto um polo tecnológico. Segundo ele, a ideia da Campus Party Recife já está bem difundida atraindo milhares de adeptos nas redes sociais.

    GIGANTE – A Campus Party nasceu na Espanha, em 1997, sendo considerada o maior evento mundial nas áreas de inovação, ciência, criatividade e entretenimento digital . O Brasil foi o primeiro país a sediar o projeto fora da Espanha e há cinco anos São Paulo é a cidade sede das edições já realizadas. Cerca de cinco mil campuseiros participaram da última Campus, em fevereiro passado.

    Cidades: Recife
    Assuntos: campus party, eduardo campos, tadeu alencar, centro de convencoes, tecnologia, geeks, feira, tecnologia da informacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Itep vai elaborar Planos Territoriais de Redes Produtivas da Agricultura Familiar

    | Social, Agricultura

    O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) vai atuar no assessoramento da elaboração dos Planos Territoriais de Redes Produtivas da Agricultura Familiar em Pernambuco, por meio de contrato com o Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor (Prorural), unidade técnica da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara). Os trabalhos, no valor de R$ 1,13 milhão, serão realizados pela Unidade de Desenvolvimento Local e Regional da Unidade de Geoinformação do instituto.

    Os Planos Territoriais têm por objetivo fortalecer a base institucional e incrementar a competitividade regional em torno das cadeias produtivas de Apicultura, Bovinocultura de leite, Meliponicultura (criação de abelhas indígenas sem ferrão), Caprinovinocultura de corte, Caprinocultura de leite, Fruticultura, Horticultura agroecológica, Mandiocultura e Piscicultura, distribuídas nas diversas regiões de Pernambuco.

    Segundo o Programa Estadual de Apoio ao Pequeno Produtor (Prorural), Redes Produtivas são sistemas que interligam pessoas e instituições conectadas a uma cadeia produtiva em determinado espaço geográfico, o Território Produtivo. O território produtivo é constituído a partir da localização geográfica dos municípios, dos arranjos organizacionais locais e da capacidade de produção da agricultura familiar, destaca a instituição, que considera que a articulação de alianças tem papel fundamental para as diretrizes de organização e formalização das cadeias produtivas. Dessa forma, os Planos serão construídos pelos seus respectivos Fóruns Produtivos, nos quais têm assento as organizações de produtores/as familiares e os parceiros institucionais envolvidos com as Redes Produtivas.

    RESULTADOS ESPERADOS – Os principais resultados esperados na execução do projeto são o fortalecimento da governança local e territorial e a redução das disparidades inter e intra-regionais. Espera-se ainda que a ampliação da participação dos/as produtores/as familiares, nas cadeias produtivas em que estão inseridos/as traga impacto positivo na qualidade de vida das comunidades envolvidas por meio do aprimoramento das dinâmicas de manejo, produção e comercialização de produtos, explica o responsável pela área de Desenvolvimento Local e Regional da Unidade de Geoinformação do Itep, Marcos Dornelas, que vai coordenar as atividades.

    O projeto tem prazo de seis meses para execução. Para elaborar o Plano, será montado o Fórum, sendo este composto dos agricultores familiares, por meio de suas associações. Também serão convidadas a participar entidades que tenham interesse no desenvolvimento das cadeias produtivas. Além das reuniões do Fórum, haverá pesquisa de campo, para identificação e caracterização das cadeias produtivas em termos de mercado, produção e articulação institucional.

    Assuntos: itep, plano, agricultura, familiar, tecnologia, sectec, prorural, sara
    Compartilhe: Link para o post:
  • Pesquisa: cesta básica mais barata na RMR e em Vitória de Santo Antão

    | Social

    A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos através do PROCON-PE, órgão da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, constatou que a cesta básica está 0,69% mais barata na Região Metropolitana do Recife, 0,15% no Cabo de Santo Agostinho e 0,99% no município de Vitória de Santo Antão. Em Caruaru, única cidade que apresentou aumento houve um aumento no valor da cesta de 1,24%.

     

    É o município do Cabo que possui a cesta básica mais cara de todas as cidades pesquisadas (R$ 242,69). O preço médio da cesta na RMR foi de R$ 234,12, em Caruaru foi R$ 232,51 e em Vitória R$ 224,19. O PROCON-PE calculou ainda o impacto do valor da cesta básica no salário mínimo atual. Na RMR foi de 42,96%, em Caruaru 42,66%, em Vitória 41,14% e no Cabo 44,53%.

     

    Produtos de higiene pessoal foram os que mais variaram em todas as cidades pesquisadas. Na RMR, os que apresentaram maior variação foram o pacote de absorvente (247,06%) e o sabonete (203,39%). Em Caruaru, o pacote de absorvente variou 134,12% e o papel higiênico 103%. Em Vitória, o creme dental apresentou diferença percentual de 161,62%.

     

    PESQUISA - O objetivo da pesquisa da cesta básica realizada pelo PROCON-PE é oferecer ao consumidor pernambucano um instrumento auxiliar para a determinação de compras mais racionais do ponto de vista do preço, permitindo-o ter uma visão mais clara da incidência de cada produto sobre seu orçamento doméstico. A pesquisa toma como base a cesta básica mensal para uma família composta por quatro pessoas, sendo dois adultos e duas crianças.

     

    O levantamento foi realizado em 20 estabelecimentos da Região Metropolitana do Recife (Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima), 09 no Cabo de Santo Agostinho, 22 em Caruaru e 12 em Vitória de Santo Antão. A análise dos preços foi feita nos 27 itens de maior participação na variação do valor médio da Cesta Básica, entre alimentação, limpeza doméstica e higiene pessoal.

     

    O diferencial da pesquisa do PROCON-PE em relação as que são realizadas por outros institutos, é que neste levantamento, é possível identificar o preço de cada item por estabelecimento, fornecendo assim ao consumidor, os locais e endereços onde o produto encontra-se mais acessível.

     

    A pesquisa completa já está disponível no site do PROCON-PE: www.procon.pe.gov.br. No link: “Pesquisas de Preços”. Lá, o consumidor poderá consultar todos os estabelecimentos pesquisados.

     

    RESUMO DA PESQUISA CESTA BÁSICA PROCON-PE:

     

    Variação da cesta básica:

    RMR – queda de 0,69%

    CARUARU – aumento de 1,24%

    VITÓRIA – queda de 0,99%

    CABO – queda de 0,15%

     

    Impacto do valor da cesta básica no salário mínimo:

    RMR – 42,96%

    CARUARU – 42,66%

    VITÓRIA – 41,14%

    CABO – 44,53%

     

    Valor médio da cesta básica:

    RMR – R$ 234,12

    CARUARU – R$ 232,51

    VITÓRIA – R$ 224,19

    CABO – R$ 242,69

    Cidades: Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Olinda, Paulista, Recife, Vitória de Santo Antão
    Assuntos: vitoria, santo, antão, rmr, cesta, basica, pequisa, procon, sedsdh
    Compartilhe: Link para o post:
  • Cinema São Luiz - Programação de 02 a 08 de março

    | Cultura

    O cinema São Luiz divulga sua programação para os dias 02 a 08 de março.


    ROUBO NAS ALTURAS
    (Tower Heist, EUA, 104min.)
    Gênero: Comédia/Ação
    Ano: 2011
    Diretor: Brett Ratner
    Elenco: Eddie Murphy, Ben Stiller, Alan Alda, Matthew Broderick, Téa Leoni.
    Sinopse: Josh Kovacs (Ben Stiller) era um funcionário exemplar de um dos prédios mais badalados de Nova York, conhecido como A Torre. Lá, ele é uma espécie de chefe de uma equipe de profissionais "mais ou menos" qualificados, como Lester (Stephen Henderson), Cole Howard (Casey Affleck), Odessa (Gabourey Sidibe) e Rick (Michael Pena), entre outros. A vida de todos vira de cabeça para baixo quando Arthur Shaw (Alan Alda), o bilionário ocupante da cobertura, é preso pelo FBI por ter cometido uma fraude, transformando o fundo de pensão de toda a equipe em pó.
    HORÁRIOS: 15h00 (sexta–sábado–terça-quarta-quinta) 17h10 (domingo)
    CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 12 anos


    OS NOMES DO AMOR
    (Le Non des Gens, França, 100min.)
    Gênero: Comédia
    Ano: 2010
    Diretor: Michel Leclerc
    Elenco: Jacques Gamblin, Sara Forestier, Zinedine Soualem, Carole Franck.
    Sinopse: Bahia Benmahmoud (Sara Forestier) é uma jovem tão comprometida com seus ideais que não se importa nem um pouco de transar com seus opositores, no intuito de convertê-los à sua visão. Ela costuma ser bem sucedida em suas investidas, até o dia em que conhece Arthur Martin (Jacques Gamblin).
    HORÁRIOS: 17h10 e 19h15 (sexta–sábado–terça-quarta-quinta) 19h15 (domingo)
    CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 14 anos


    SESSÃO INFANTIL - DOMINGO
    Gato de Botas
    (Puss in Boots, EUA, 90min.)
    Gênero: Animação
    Ano: 2011
    Diretor: Chris Mille
    Sinopse: Muito antes de conhecer o ogro Shrek e sua turma, Gato de Botas vai viver uma grande aventura ao lado de Humpty Dumpty e Kitty Pata Mansa. Dipostos a roubar os feijões mágicos do casal fora da lei Jack e Jill, o trio quer mesmo é botar as mãos na famosa gansa que bota ovos de ouro. Mas algumas coisas não estavam nos planos e Gato vai descobrir, meio atrasado, que tem um grande problema pela frente para conseguir limpar o que ficou para trás: a sua honra.
    HORÁRIOS: 10h e 15h (Domingo)
    CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: Livre


    Serviço:
    Cinema São Luiz
    Rua da Aurora, 175 – Boa Vista
    Telefone: 3184.3157
    E-mail: são.recife@gmail.com
    Ingressos: R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia)

    Cidades: Recife
    Assuntos: programação, primeira, semana, março, cinema, são, luiz, recife, centro
    Compartilhe: Link para o post:
  • Mais de 7 mil estudantes se inscrevem no PROUPE

    | Educação, Balanço

    A seleção para o Programa Universidade para Todos (Proupe) foi um sucesso. Um total de 7.070 alunos de 13 faculdades municipais espalhadas pelas doze micro-regiões de desenvolvimento de Pernambuco se inscreveu para concorrer a três mil bolsas de estudo. A concorrência pelas bolsas, ofertadas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, teve um aumento expressivo com relação a seleção de 2011, quando 6.567 mil alunos concorreram a 6 mil vagas.

    As autarquias que receberam o maior número de inscritos ou da de Palmares (1.223 inscritos) e de Araripina (789 inscritos). O grande número de concorrentes às vagas ofertadas se deu, em grande parte, devido ao aumento do número de cursos de Matemática, Química e Física no Estado, incentivado pelo Programa devido à escassez de professores dessas disciplinas na rede estadual de ensino. O Proupe reserva 35% das bolsas nos valores de R$ 220,00 e R$ 110,00, além de 30% das bolsas nos valores de R$ 55,00, para os alunos dos cursos de Matemática, Química e Física.

    Com isso, neste ano, foram abertos novos cursos nos municípios do Cabo de Santo Agostinho (Matemática), Limoeiro (Matemática e Física) e Araripina (Matemática, Física e Química). Além disso, a faculdade de Serra Talhada, que iria fechar seu curso de matemática por ter apenas duas turmas, teve que abrir mais duas turmas desse curso, devido ao aumento da demanda.

    O critério de avaliação dos alunos inscritos levou em consideração a média das suas notas do vestibular para ingresso na faculdade ou das disciplinas cursadas, no caso de estudantes do segundo período em diante.
    O Proupe disponibiliza bolsas de licenciatura e bacharelado com três valores distintos: bolsa integral, no valor de R$ 220,00, e bolsas parciais nos valores de R$ 110,00 e de R$ 55,00. O Programa visa auxiliar na formação de profissionais nas mais diversas regiões do Estado. Com a nova seleção, o Governo do Estado passou a oferecer nove mil bolsas em 2012, num investimento anual de R$ 14,2 milhões.

    Ao todo, 13 autarquias se integraram ao PROUPE, nos municípios de Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Palmares, Limoeiro, Garanhuns, Belém de São Francisco, Belo Jardim, Arcoverde, Araripina, Salgueiro, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira e Petrolina.

    Cidades: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Belém de São Francisco, Cabo de Santo Agostinho, Garanhuns, Goiana, Limoeiro, Palmares, Petrolina, Salgueiro, Serra Talhada
    Assuntos: proupe, universidade, inscrição, pernambuco, sectec, governo
    Compartilhe: Link para o post:
  • Transnordestina receberá apoio do Serviço de Inteligência da Polícia Civil

    | Segurança

    Polícia Civil de Pernambuco participou nessa quarta-feira, (29.02), em Salgueiro, a 513 quilômetros do Recife, de seminário sobre segurança patrimonial da ferrovia Nova Transnordestina. A iniciativa prevê a aproximação dos serviços de inteligência dos órgãos operativos da Secretaria de Defesa Social (Polícias Civil e Militar) na prevenção e nos assuntos de segurança pública envolvendo a obra e suas imediações.

    Um dos principais projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a ferrovia, que em fevereiro recebeu a visita da presidente Dilma Rousseff, vai potencializar o transporte de cargas no Nordeste ao interligar os estados de Pernambuco, Ceará e Piauí por meio dos seus 1.728 quilômetros de extensão. O empreendimento ocorre a partir de aliança firmada entre a Transnordestina Logística e a Odebrecht Infraestrutura.

    Por se tratar de uma obra com essa dimensão, o planejamento na área de segurança no merece atenção redobrada. “Em caso de crimes (de ação pública) teremos nos canteiros o apoio da equipe de segurança da obra. Esse pessoal registrará nas delegacias o boletim de ocorrência para que a Policia Civil seja acionada, atuando na investigação”, esclarece o subchefe da Polícia Civil de Pernambuco, Francisco Jardim.

    A medida vai proporcionar mais segurança aos moradores de comunidades no entorno da ferrovia, aos colaboradores e um maior reforço na manutenção da integridade dos bens utilizados na obra, a exemplo de equipamentos, insumos, matérias-primas. “Para os órgãos de segurança pública do Estado, entender o que é a obra contribui decisivamente na sinergia entre publico e privado em busca de aperfeiçoarmos nossas ações nessa área”, afirma o gerente do projeto da Aliança, Pedro Leão.

    Durante o encontro, promovido pela Aliança formada entre Transnordestina Logistica e Odebrecht Infraestrutura, delegados e militares que atuam nos Comandos de Polícia Sertão I, situado em Serra Talhada e Sertão II, em Petrolina, conheceram o trecho da construção em Parnamirim, onde viram de perto a montagem de grade da ferrovia e o avanço das obras nessa cidade.

    Cidades: Salgueiro
    Assuntos: policia, civil, inteligencia, transnordestina, ferrovia, pernambuco, sds
    Compartilhe: Link para o post:
  • Salário médio de professor em PE supera o novo piso em 40%

    | Educação, Balanço, Administração

    vO Governo de Pernambuco vai pagar já em março o novo piso salarial estabelecido pelo Ministério da Educação de R$ 1.451,94 para os 70 mil professores da rede estadual. Nesta quinta-feira (1º), o governador Eduardo Campos enviou um projeto de lei complementar à Assembleia Legislativa com os novos valores de vencimento-base dos docentes, durante solenidade realizada no Palácio do Campo das Princesas.

    “É a confirmação de um compromisso do Governo com a educação. O indicador (do novo piso) foi confirmado pelo Ministério da Educação 48 horas atrás e hoje já estamos mandando um projeto de lei que confere o reajuste ao professorado do Estado, tanto os da ativa quanto os aposentados”, disse Eduardo.

    O novo valor de R$ 1.451,94 é o mínimo a ser pago aos professores de nível médio com jornada de 200 horas/aula mensais e corresponde a um reajuste de 22,22% se comparado ao piso anterior. Já os professores de nível superior, que ganhavam R$ 1.247,37, recebem agora R$ 1.524,53. Estas duas faixas salariais abrangem cerca de 24% do professorado. O restante recebe vencimentos entre R$ 1.943,11 e R$ 2.970,43. Com o aumento, a remuneração média de um professor estatutário em Pernambuco será de R$ 2.050,00, mais de 40% acima do piso estabelecido.

    O reajuste tem efeito retroativo a janeiro. Com isso, a diferença relativa ao primeiro mês do ano será paga no contracheque de março e o valor referente a fevereiro entrará na folha de abril. No total, são R$ 299 milhões a mais na economia do estado somente este ano.

    “Pernambuco dá mais um passo na valorização dos servidores da educação. Cumprimos todas as etapas de maneira antecipada e pioneira, por solicitação do governador. O valor total a mais na folha é muito significativo e demonstra o esforço do Estado em honrar seus compromissos”, frisou Ricardo Dantas, secretário de Administração.

    GANHO REAL – A atual gestão tem demonstrado, na ponta de lápis, a sua política de valorização do professor concedendo aumentos salariais bem acima da inflação. Neste segundo governo, serão 38% a mais de salário para o docente de nível médio e 44,5% para os de nível superior até o final deste ano. De 2007 a 2010, os profissionais de nível médio tiveram um reajuste de 71%. Já o de nível superior acumulou 42% de aumento no mesmo período.

    Assuntos: piso, salario, professor, eduardo campos, educacao
    Compartilhe: Link para o post:
  • Comprovante de rendimentos do servidor disponível na Internet

    | Balanço, Administração

    A Secretaria de Administração - SAD disponibilizou no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.pe.gov.br) o comprovante que informa o valor total dos rendimentos obtidos pelo servidor no ano de 2011 e que é necessário para fazer a declaração do Imposto de Renda 2012 (ano-base 2011).

    Para que os servidores ativos, aposentados e os pensionistas do Poder Executivo Estadual possam acessar seu informe de rendimento, é preciso que tenham o número da matrícula e a senha pessoal, que é a mesma utilizada para solicitar o contracheque.

    A Declaração de Ajuste Anual deve ser apresentada no período de 10 de março a 30 de abril de 2012.

    OBRIGATORIEDADE – Está obrigado a apresentar a declaração o contribuinte, residente no Brasil, que no ano-calendário de 2011 recebeu rendimentos tributáveis na declaração, cuja soma foi superior a R$ 23.499,15. Deve declarar também quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil; obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas.

    Assuntos: servidor, comprovantes, imposto de renda, portal
    Compartilhe: Link para o post: