meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

  • Estudantes de Macaparana recebem seis medalhas em olimpíadas

    | Educação

    Quatro medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e duas na Olimpíada Pernambucana de Química (OPQ). Essas são as conquistas da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Professora Benedita de Morais Guerra, em Macaparana, Mata Norte do Estado.

    Os estudantes premiados são alunos do 2° e 3° ano do ensino médio, que irão receber uma homenagem na escola. “Estamos felizes em socializar coisas boas. Quero agradecer a todos que, de perto ou de longe, direta ou indiretamente, lutam para manter o brilho da esperança e impulsionam tantas vitórias”, enfatiza a gestora, Laudicea Farias.

    Na OBA, a medalha de ouro ficou com Alexandre Alves, do 3° ano, a prata foi para Alice Camila Moura, do 3°, e o bronze para Gileade Kelvin da Silva, do 2°, e Sunamita Silva, do 3°.

    Já na OPQ, a medalha de prata ficou com Alexandre Alves e a de bronze com Elielson da Silva, ambos do 2° ano. Além das medalhas, também receberam menções os estudantes Alice Camila Alves, Edla Lucinda da Silva, Joice Carla da Purificação, Paulo Roberto da Silva e Sunamita da Silva.

    Cidades: Macaparana
    Assuntos: secretaria, educacao, governo, pernambuco, erem, escola, aluno, oba, opq, olimpiada, brasileira, astronomia, astronautica, pernambucana, quimica, medalhas
    Compartilhe: Link para o post:
  • Olimpíadas Escolares: Futsal feminino na briga pelo bronze

    | Educação, Juventude, Esportes

    As meninas do futsal pernambucano disputam nesta terça-feira a medalha de bronze do torneio de futsal feminino das Olimpíadas Escolares 2012, em Cuiabá, Mato Grosso. A equipe treinada por Júnior Câmara perdeu a chance de brigar pelo ouro ao ser derrotada, por 4x2, esta manhã pelas representantes de Mato Grosso. As pernambucanas começaram em desvantagem, mas conseguiram virar no placar com dois gols de Tainara, melhor jogadora em quadra. Empurrada pela torcida, a equipe anfitriã reagiu e nos últimos três minutos da etapa final marcou três gols.

    Apesar da tristeza, Júnior Câmara explicou que vai trabalhar para levantar o ânimo das garotas e conquistar o bronze. “Enfrentamos uma equipe já acostumada ao forte calor, algumas de nossas meninas não conseguiram render o que esperávamos”, lamentou. Ontem, embarcaram para Recife as equipes de vôlei  feminino e masculino, xadrez e ciclismo. O embarque da equipe de futsal masculino foi adiado. A organização está tentando encontrar vaga nos vôos para hoje à noite.

    Nesta segunda-feira, desembarcam em Cuiabá as equipes de basquete e handebol de Pernambuco.  Amanhã, começam as disputas nas duas modalidades.

    Assuntos: secretaria, esportes, pernambuco, olimpiadas, escolares, infantis, mt, cuiaba, alunos, delegacao, pernambucana, futsal, feminino, disputa, medalha, bronze
    Compartilhe: Link para o post:
  • Comitiva do governo francês visita Pernambuco

    | Administração, Direitos Humanos

    francaRepresentantes do governo francês estiveram reunidos nesta segunda-feira (03), no Recife, com a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes, o secretário de Governo, Lauro Gusmão, e o secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes. O objetivo do encontro foi discutir a formalização de parcerias entre os governos brasileiro e francês, como foco no desenvolvimento local sustentável. A ideia é que um Protocolo de Intenções seja assinado em breve entre as partes, formalizando o acordo que prevê, dentre outras áreas, investimento na nas ações sociais.

    Além dos representantes do governo pernambucano, o encontro contou com a participação do presidente da Organização Social Civil de Interesse Público IATEC, Anacleto Julião. A entidade possui um convênio desde 2010 com o governo francês e a instituição ACAD, desenvolvendo ações sociais e de sustentabilidade na cidade de Maraial, na Zona da Mata Sul do Estado. O município foi um dos mais atingido pela enchente que atingiu a região há pouco mais de dois anos.

     

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: sedsdh, secretaria desenvolvimento social, direitos humanos, governo, pernambuco, sejudh, justica, representantes, franca, visita, recife, parcerias, entre governos, protocolo, intencoes, assinado
    Compartilhe: Link para o post:
  • Escola da rede estadual utiliza a Astronomia como ferramenta didática

    | Educação, Juventude

    eduA história do pioneirismo pernambucano no campo da Astronomia serviu de inspiração para um grupo da Escola de Referência em Ensino Médio Padre Nércio, localizada em Beberibe, Zona Norte do Recife. O Núcleo de Estudos Astronômicos (Neastro) promove um resgate histórico da astronomia do Estado em pesquisas que envolvem todas as disciplinas e terá seu trabalho divulgado durante a V Mostra de Inovações Pedagógicas, nos próximos dias 6 e 7 de dezembro, em Timbaúba, com um projeto de relógio solar.

    Criado em 2011, o ponto de partida do núcleo foi a realização de uma formação com todos os professores da escola e, em seguida, foram identificados os alunos que demonstraram interesse no tema. Cerca de 70 estudantes ingressaram no núcleo de estudos no primeiro ano. O tema da astronomia passou a ser abordado pelas diversas disciplinas, como história, física, matemática, de forma transversal.

     

    Saiba mais

    Cidades: Recife
    Assuntos: secretaria, educacao, governo, pernambuco, escola, aluno, erem, recife, beberibe, astronomia, grupo, padre nercio, neastro
    Compartilhe: Link para o post:
  • Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado oferece 396 bolsas de pós-graduação para o primeiro semestre de 2013

    | Educação

    A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) abriu edital para a oferta de 396 bolsas para cursos de pós-graduação no primeiro semestre de 2013. São 264 bolsas de mestrado e 132 de doutorado, a serem implementadas a partir de março do ano que vem. Os valores, que aumentaram em agosto de 2012, são de R$ 1.525,00 para bolsas de mestrado e R$ 2.440,00 para as de doutorado.

    As propostas deverão ser apresentadas por meio eletrônico pelos coordenadores de Programas de Pós-graduação (PPGs) reconhecidos pela Capes e vinculados às instituições científicas e tecnológicas sediadas em Pernambuco, até 21 de dezembro de 2012.


    Saiba mais

    Assuntos: facepe, secretaria, ciencia, tecnologia, universidade, pernambuco, fundacao, amparo, edital, lanca, oferta, bolsa, pos-graduacao, 2013, mestrado, doutorado
    Compartilhe: Link para o post:
  • Saúde bucal é tema de ação na sede do 1º BPTRAN

    | Educação, Saúde, Juventude, Segurança

    pmpeUma equipe de oficiais do Centro Odontológico (C.Odonto) da Polícia Militar de Pernambuco participaram de uma ação voltada para a saúde bucal realizada na sede do 1º BPTran. A ação foi destinada aos alunos da 5ª e 7ª série da escola Professora Helena Pugot.

    Participaram do evento a equipe dos Enfermeiros do Riso do Centro Médico Hospitalar, que realizaram uma exibição teatral lúdica visando os cuidados com os dentes; bem como acadêmicos do C.Ondonto, que apresentaram um vídeo educativo sobre procedimentos corretos de escovação e uso correto de produtos.

    Cidades: Recife
    Assuntos: pmpe, policia militar, pernambuco, pbtran, acao, promove, saude, bucal, alunos, escola, helena pigot, centro, odontologico
    Compartilhe: Link para o post:
  • Espaço Ciência divulga projeto Jardim da Ciência

    | Educação, Emprego, Meio Ambiente

    cieUm grupo de cinco alunos do projeto Jardim da Ciência terão a oportunidade de realizar estágio de vivência prática na área de jardinagem nos jardins externos do Shopping Tacaruna. Quem estará coordenando o estágio é a AP Arquitetura e Paisagismo, empresa responsável pela conservação e manutenção de jardins do Shopping. A iniciativa é uma parceria da Ação Social do Espaço Ciência com o Shopping Tacaruna através do Tacaruna Social.

    Cidades: Recife
    Assuntos: sectec, secretaria, ciencia, tecnologia, espaco ciencia, governo, pernambuco, projeto, jardim da ciencia, estagio, shopping, tacaruna, social
    Compartilhe: Link para o post:
  • Secretaria da Criança e da Juventude capacita conselheiros tutelares de Jaboatão dos Guararapes

    | Juventude, Administração

    ocupacaoNesta próxima terça-feira (04) começa a capacitação para os sete conselhos tutelares de Jaboatão dos Guararapes. Estão inscritos 35 conselheiros do Município, que irão receber a capacitação da Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ) sobre o Sistema de Informação para Infância e Adolescência - SIPIA CT WEB.

    As aulas acontecerão sempre a partir das 9h, na sede da Secretaria Municipal de Administração, Logística e Gestão de Pessoas, no bairro de Prazeres. Os conselheiros serão divididos em três turmas com duração de 24h/aulas cada. O curso irá até o dia 14 de dezembro.

     

    Saiba mais

    Cidades: Jaboatão dos Guararapes
    Assuntos: scj, secretaria, crianca, juventude, governo, pernambuco, capacitacao, conselheiro, tutelar, jaboatao, sipia ct web, sistema
    Compartilhe: Link para o post:
  • Eduardo diz que "Brasil ganha 2013 se acelerar investimento público"

    | Economia, Política, Administração

    “O Brasil precisa fazer uma grande aposta no investimento, tanto público quanto privado. É este o caminho para que possamos ter em 2013 um ano melhor do que este que estamos atravessando, marcado pelo baixo crescimento do PIB”. A afirmação foi feita pelo governador Eduardo Campos nesta segunda-feira (03/12) ao participar, em São Paulo, do seminário Novos Ventos da Política Brasileira, promovido pelo jornal Valor Econômico.
     
    "É preciso que as forças políticas brasileiras (independentemente de filiação partidária), o empresariado e os governantes de todas as esferas se engajem em um debate sobre o que é preciso fazer para ajudar a presidenta Dilma a ganhar o ano de 2013. A meu ver, o caminho é o do fortalecimento da capacidade de investimento de estados e municípios", disse Eduardo Campos.
     
    O governador pernambucano foi o terceiro expositor no seminário, que teve ainda falas do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad. Cerca de 70 presidentes e diretores de grandes empresas formavam a plateia.
     
    "Este evento ocorre em momento interessante, fim de um ano e inicio de outro que vai ser estratégico para o país", observou Eduardo Campos. Ele disse ainda que o país viveu, no passado recente, três grandes ciclos: o da redemocratização política, o da estabilidade econômica "e aquele, comandado pelo presidente Lula, em que promoveu o grande enfrentamento da desigualdade social".
     
    "Agora, é a hora de aproveitar a grande crise para fazer o Brasil repetir o que aconteceu na crise de 1929, quando saímos mais fortes do que entramos", observou Eduardo Campos.
     
    O governador acrescentou que a crise não é brasileira, mas global. E que não é somente econômica, mas também ambiental e de valores. "Vivemos o tempo de falar de uma nova pauta. Compreender que mudar o padrão de crescimento da economia brasileira é um objetivo que pode ser alcançado com o esforço e a cooperação de todos", disse.
     
    Lembrou, por outro lado, que o fundamental é pactuar uma nova relação entre os entes da federação permitindo que estados e municípios também possam executar seus programas de investimento.
     
    "Uma geração de prefeitos estará assumindo daqui a menos de um mês. Qual o papel de um prefeito do Amazonas ou de Pernambuco na retomada do crescimento? É ter meios para executar o programa que apresentou aos seus eleitores. Mas, para isso, é preciso que tenha os recursos que, muitas vezes, são insuficientes até para pagar a folha", disse o governador.
     
    Para ele, um exemplo de iniciativa capaz de ajudar neste momento é utilizar, para a transferência de recursos da União para os municípios, a metodologia utilizada no repasse de recursos para gastos sociais. "Se é possível repassar de fundo para fundo verbas para educação e assistência social, por que não podemos fazer o mesmo para obras publicas a serem executadas por estado um município?" indagou.

    Assuntos: governador, eduardo campos, pernambuco, anunciou, seinario, novos ventos, politica, brasil, jornal, valor economico, investimento, recursos, iniciativa
    Compartilhe: Link para o post:
  • Sérgio Xavier acumula Sema e CPRH e Gurgel vai para secretaria executiva

    | Política, Meio Ambiente, Administração

    O governador Eduardo Campos anunciou nesta quarta-feira (03/12) a designação do secretário de Meio Ambiente, Sérgio Xavier, para responder cumulativamente pela direção da CPRH. O antigo diretor do órgão, Hélio Gurgel, foi deslocado para a secretaria executiva encarregada da revitalização de bacias hidrográficas, que acaba de ser criada.
     
    A alteração dá à gestão ambiental do governo o mesmo modelo aplicado com sucesso na área do desenvolvimento  econômico, cujo secretário vem acumulando, desde 2007, a presidência de Suape.

    Assuntos: governador, eduardo campos, pernambuco, anunciou, designacao, secretaria, meio ambiente, cprh, sergio xavier, helio gurgel, revitalizacao, bacias hidrograficas
    Compartilhe: Link para o post: