meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Cepe Editora lança livro de Rands sobre polarização na política

  

Título reúne 150 artigos e ensaios e será lançado na próxima quinta-feira (17), no canal da Cepe no YouTube, com debate entre o autor e o prefaciador Cristovam Buarque, mediado por Ricardo Leitão

Para superar a polarização: populismo e crise no Brasil atual é o título do terceiro livro publicado pelo advogado Maurício Rands. A obra será lançada pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), na próxima quinta-feira (17), às 19h, em seu canal  no YouTube (bit.ly/canalcepe). O título reúne 150 textos em que o autor analisa a atual conjuntura política do País. Esta reflexão estará no debate entre o escritor e o prefaciador da obra, o ex-ministro da Educação e professor emérito da Universidade de Brasília Cristovam Buarque, uma conversa mediada pelo presidente da Cepe, jornalista Ricardo Leitão.

“O livro que lanço pela Companhia Editora de Pernambuco é um chamado para ultrapassar o ambiente de intransigência e ódio que ainda vivemos. O isolamento na pandemia deveria ajudar a percepção de que não nos bastamos”, diz o autor.

A coletânea de artigos e ensaios tem o populismo como tema central. Parte desses textos foi publicada na coluna que Rands mantém no Diario de Pernambuco, todas as segundas-feiras, desde 2016. A obra, de 291 páginas, é organizada em quatro capítulos. No primeiro, Rands analisa criticamente as atitudes políticas e institucionais de alguns dos principais autores da cena nacional contemporânea. Já na segunda parte, enfoca as instituições em crise, as reformas da política, do Judiciário, da segurança e dos órgãos incumbidos de velar pela proteção ao trabalho. No terceiro e último capítulos, traz a cena internacional e os direitos humanos para o centro do debate. E, por fim, contribui com reflexões para a reconstrução política.

Embora tenha reconhecido méritos do Governo Lula e chegado a representar o Partido dos Trabalhadores na Câmara Federal, o ensaísta é ácido nas análises sobre a atuação do PT e critica fortemente o Governo Bolsonaro. Ao dizer que o País chegou ao fundo do poço, Rands conclama o leitor a escolher melhor seus representantes. “Nós brasileiros somos sempre dispostos a transferir para os outros as culpas que deveras são nossas. Talvez já seja o momento de encarar a nossa grande culpa individual e coletiva por sermos um país que ainda não deu certo”, reflete.

No prefácio, Cristovam Buarque diz que o livro de Maurício Rands traz exemplos, análises e propostas de como superar estes momentos na volta para períodos progressistas. “Ele nos faz refletir também sobre a necessidade de casar responsabilidade com ideologia, porque a irresponsabilidade é a mãe do populismo, mas ele é filho da ideologia”, afirma o ex-ministro.

“Não precisamos de mais populismo, manipulação, autoritarismo, atraso e deformação institucional. Precisamos superar a polarização que está inviabilizando o diálogo, que é pressuposto para conceber e implementar as saídas para um país que até hoje não deu certo. O Brasil precisa ir muito além do pobre embate entre o Lulopetismo e o Bolsonarismo. Um se alimenta do outro. Nosso espectro de forças político-sociais é muito mais diversificado e complexo. Muitos sentem a necessidade de iniciar diálogos que possam retirar o país dessa armadilha”, ressalta o autor.

O AUTOR

Maurício Rands é formado em Direito pela UFPE, onde foi professor de Direito entre 1997 e 2017. Tem especialização pela Universidade de Bari, Itália (1990), mestrado (1991) e doutorado (1996) pela Universidade de Oxford. É autor dos livros Labour relations and the new unionism in contemporary Brazil (MacMillan,1997), e A era Lula (Bagaço, 2010). Exerce a advocacia desde 1982, tendo também atuado como procurador judicial concursado do Recife (1988-1998) e secretário de Assuntos Jurídicos do Recife (2001-2002). Foi vice-presidente da OAB em PE e conselheiro federal da OAB. Exerceu três mandatos de deputado federal, tendo sido presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e líder do Partido dos Trabalhadores (PT). Foi secretário de Governo do Estado de Pernambuco (2010-12) e diretor jurídico internacional da Petra BV, em Amsterdam-Holanda (2012-13). Em 2014, foi coordenador do Programa de Governo da candidatura presidencial de Eduardo Campos e Marina Silva. Exerceu o cargo de vice-presidente do Diario de Pernambuco entre 2015 e 2017 e o de secretário de Acesso a Direitos da Organização dos Estados Americanos, em Washington-DC entre 2017 e 2018. Depois de ter disputado a eleição para o governo do Estado de Pernambuco em 2018, voltou a exercer a advocacia.

Serviço

Live de lançamento do livro Para superar a polarização: Populismo e crise no Brasil atual

Quando: 17 de setembro

Horário: 19h

Endereço: Canal da Cepe no YouTube, bit.ly/canalcepe

Preço: R$ 45,00 (livro impresso) e E-book R$ 13,50.

* Lançamento  na versão e-book. A comercialização do livro impresso só acontecerá com o retorno das atividades da gráfica.

 

Assuntos: Não há assuntos relacionados.
Compartilhe: Link para o post: