meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Boletim covid-19 ATDEFN

| Saúde

A Administração de Fernando de Noronha informa que, nesta segunda-feira (15/06), foi confirmada a cura clínica do último paciente ainda em recuperação na ilha. O homem, de 50 anos, foi um dos 36 casos identificados pelo Estudo Epidemiológico no arquipélago. Com a confirmação da cura, não há mais pacientes contaminados na ilha. Noronha registrou ao todo 64 casos do novo coronavírus, sendo 28 confirmados durante a pandemia e os demais, identificados pela pesquisa. 

FLEXIBILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES – A partir desta terça-feira (16/06), passam a ser liberados, na ilha, os treinos de equipes esportivas. Como medida de prevenção à Covid-19, atletas e treinadores precisam seguir o protocolo para as atividades, publicado em nossas redes sociais. Também já foram reabertos em Noronha salões de beleza e serviços de estética, comércio varejista, construção civil, clínicas e consultórios médicos, odontológicos e veterinários, óticas, clínicas de fisioterapia e de psicologia. As praias também já podem ser frequentadas pelos moradores.

RETORNO DOS MORADORES – Os 12 moradores que retornaram a Noronha no último sábado (13/06), foram submetidos nesta segunda-feira, 15, ao segundo teste para confirmação da ausência do novo coronavírus. Enquanto aguardam o resultado dos exames, permanecem isolados em pousadas. O mesmo procedimento etá sendo aplicado aos servidores que vieram no mesmo voo. Todos os 31 passageiros do voo testaram negativo para a Covid-19 no primeiro exame realizado na semana do embarque, no Recife. Esse será o protocolo seguido para todos os voos. O retorno dos moradores que estão no continente será por etapas, para diminuir o risco da entrada de pessoas contaminadas na ilha. O número de moradores será ampliado a cada voo. Para garantir o retorno, será necessário fazer um cadastro na Assistência Social do arquipélago. A Administração, junto com o conselho distrital da ilha, organizará os grupos para cada voo de acordo com as prioridades e entrará em contato informando a data do retorno de cada um. Os números para os moradores entrarem em contato com a assistência social são: (81) 9 9488 3167 / 9 8494 0311 / 9 8494 0307 / 9 9488 3165 / 9 9488 4367 / 9 9488 4367. 

ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO – Está em curso em Fernando de Noronha o Estudo Epidemiológico que vai avaliar a circulação do novo coronavírus na ilha. Nesta primeira etapa da pesquisa, amostras de 900 moradores, selecionados de forma aleatória, de todas as regiões da ilha, já foram enviadas ao Recife para exames. Os moradores que aceitaram participar da pesquisa serão submetidos a exames por um período de um ano, durante o qual terão acompanhamento da equipe responsável. O estudo fornecerá evidências para orientar ações de vigilância e controle da doença e também irá apoiar a tomada de decisão da Administração na retomada das atividades sociais e econômicas na ilha.

PRAIAS – O acesso às praias de Fernando de Noronha está liberado desde o último dia 25/05. Porém é necessário seguir algumas regras para prevenção da doença, que ainda pode estar circulando de forma assintomática. São permitidas atividades físicas e náuticas, individuais, e prática de esportes com grupos de no máximo 4 pessoas, sem contato físico. Ainda estão proibidas aglomerações com mais de cinco pessoas, respeitando o distanciamento físico de dois metros entre elas, a realização de atividades de comércio, a venda ou consumo de bebidas alcoólicas e a utilização de guarda-sóis e toldos, etc. 

VIGILÂNCIA EM SAÚDE – Para garantir o controle da circulação do vírus na ilha, é necessário que a população esteja atenta. Ao sentir qualquer sintoma gripal, o morador deverá comunicar à Vigilância em Saúde da ilha, relatar o quadro e seguir as orientações recebidas. A equipe de saúde deve ser contactada pelos números: 3619-0956 / 99488-4366. 

MEDIDAS DE PREVENÇÃO – A Administração de Fernando de Noronha reforça a importância de ser mantido o isolamento social na ilha. Com esse objetivo, foi lançada uma cartilha com uma série de recomendações aos moradores, trabalhadores, comerciantes e empresários da ilha. Os moradores só devem sair de casa em caso de necessidades essenciais. O uso das máscaras é indispensável para todos que precisarem circular pelas vias públicas. As máscaras, de tecido ou descartáveis, devem ser utilizadas de forma correta, cobrindo o nariz e a boca.

Assuntos: noronha, coronavirus, arquipelago, ilha
Compartilhe: Link para o post: