meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

#173 || Pernambuco contra o novo coronavírus

| Comunicação, Saúde

Terça-feira, 04/08/2020

CONVIVÊNCIA | Os municípios de Araripina e Ouricuri, no Sertão, vão retroceder à Etapa 2 do Plano de Convivência com a Covid-19, após o aumento do número de casos nessas localidades – que concentram 70% dos registros de contágio na região do Araripe. O período de isolamento social mais rígido valerá de 7 a 16 de agosto, quando apenas serviços essenciais devem funcionar. Entre as medidas do Governo do Estado para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública está a abertura de mais dez leitos de UTI para os usuários do SUS no Hospital Santa Maria, em Araripina, que foi efetivada ontem. Além disso, nos próximos dias, oito leitos de enfermaria do Hospital Regional de Ouricuri serão transformados em vagas de UTI. Atualmente, nas duas cidades, existem 82 leitos dedicados à Covid-19, sendo 20 de UTI.

OCUPAÇÃO | Em entrevista coletiva na tarde de hoje (4), o secretário estadual de Saúde, André Longo, analisou os índices de ocupação de leitos em Pernambuco. Na Região Metropolitana do Recife (RMR), a taxa de ocupação de leitos de UTI está abaixo de 65%, um dos menores patamares desde o início da pandemia. No Estado como um todo, a ocupação média de leitos está em 58%. enquanto a dos leitos de Terapia Intensiva está em 67% - mesmo patamar do dia 1º de Abril.

CORONAVÍRUS | A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, hoje (4), 432  novos casos da Covid-19 no estado. Entre eles, 59 (13,7%) são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). São leves todos os outros 373 casos (86,3%).  O Estado agora totaliza 98.833 casos confirmados, número que inclui as 75.769 pessoas já recuperadas da doença. O número de recuperados corresponde a 76,6% de todas as pessoas já infectadas desde o início da pandemia. O boletim também registrou 48 óbitos, ocorridos desde 24 de maio. Destes, 17 (35,4%) ocorreram nos últimos três dias, sendo duas mortes registradas no dia de ontem (segunda, 03/08), quatro em 02/08 e 11 em 01/08. Com isso, Pernambuco agora tem 6.717 vítimas fatais do novo coronavírus. Leia o boletim completo: https://bit.ly/3i94Vem.

=> Entenda a metodologia para definição de casos: https://bit.ly/321Ih31.

ATENDE EM CASA | Está com sintomas gripais? O Atende em Casa faz marcação de testes para quem tiver sintomas da doença nos 143 municípios cadastrados (consulte aqui: portal.saude.pe.gov.br). Você pode acessar www.atendeemcasa.pe.gov.br ou baixar o app em celulares com sistema Android. Atualmente, 178 municípios estão cobertos pelo programa.

PROTOCOLOS => Consulte aqui os protocolos para setores econômicos autorizados a funcionar: https://bit.ly/3gDeiCw.

FAKE NEWS  => Antes de repassar alguma notícia, confirme em fontes oficiais! Confira boatos já desmentidos: https://www.pecontracoronavirus.pe.gov.br/#fakenews.

Informe Epidemiológico: https://www.cievspe.com/novo-coronavirus-2019-ncov.

Para informações sobre casos de Covid-19 na população privada de liberdade: https://dados.seplag.pe.gov.br/apps/corona.html#prisional.

Para dados sobre testagem para o novo coronavírus: https://dados.seplag.pe.gov.br/apps/corona.html#testes.

Para denunciar descumprimento das medidas ligue 190.

Assuntos: sei, boletim, covid19
Compartilhe: Link para o post: