meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Governo do Estado lança o Projeto Casa Virtual que disponibiliza atividades gratuitas para Juventude

| Educação, Juventude
 
casa virtual estatuto da juventude
 

Governo do Estado lança o Projeto Casa Virtual que disponibiliza atividades gratuitas para Juventude

 No aniversário do Estatuto da Juventude, comemorado no dia 05 de agosto, a SDSCJ apresenta proposta, que vai oferecer gratuitamente cursos, palestras, oficinas, entre outras atividades

Para comemorar os sete anos do Estatuto da Juventude, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude inicia , nesta quarta-feira, 05 de agosto, uma série de atividades para os jovens pernambucanos. Dentre elas, o lançamento do projeto Casa Virtual, que vai disponibilizar vagas de cursos, oficinas e palestras a jovens em situação de vulnerabilidade. Na programação de aniversário, também consta a realização do II Seminário O Estatuto é Nosso: Avanços e Desafios, e a posse da mesa diretora do Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude. As atividades têm início às 18h, no canal de Youtube da secretaria.

A pasta vai formar parceria com entidade públicas e privadas para disponibilizar vagas gratuitas para cursos, palestras, oficinas e atividades. Tudo oferecido via internet. Para participar das atividades ofertadas, o jovem deve acessar o endereço eletrônico da Secretaria de Desenvolvimento Social Criança e Juventude (www.sdscj.pe.gov.br) e verificar a oferta de cursos e número de vagas periodicamente. No mesmo endereço, ele poderá fazer a inscrição, indicando em que tipo de atividade quer se encaixar. A gerência de Juventude receberá o formulário de inscrição e vai direcionar os dados do interessado para o entidade que estará promovendo a oferta das vagas o curso, palestra ou oficina ofertado.

Para dar o pontapé no projeto, a secretaria inicia, no dia 05, as inscrições para diversas atividades, entre elas o Curso Elaboração de Projetos e Captação de Recursos para Popularização da Ciência, com 30 vagas, o Mini Curso de Direitos das Mulheres: Dialogando com as Juventudes para construção da Justiça de Gênero, com carga horária de 10h, Curso de espanhol com 30 horas/aulas, outro sobre Juventudes e o Empreendedorismo Comunitário, a oficina Ela Pode Jovem, voltado para mulheres, Edição e processamento de imagens, com 60 horas de carga horária, e ainda aulas de Introdução à História e Cultura africana e Afro brasileira.

Além disso, durante todo o mês de agosto, para marcar o aniversário do Estatuto da Juventude, a pasta vai promover uma série de lives, encontros virtuais e apresentações culturais. “Com o impacto causado pela Covid-19 na rotina de pessoas do mundo inteiro, surge a necessidade de educar nossa sociedade a proteger a saúde de forma preventiva através do afastamento social. Para isso é necessário criar instrumentos que contribuam para diminuir os possíveis riscos à saúde e lançar novas alternativas para as mudanças do mundo atual.O objetivo é promover uma agenda virtual para o público das Casas das Juventudes, articulando, promovendo e direcionando atividades culturais, de saúde, educação, profissionalização e de lazer para jovens”, explica o secretário Sileno Guedes. 

Secretário-executivo de Criança e Juventude, Eduardo Vasconcelos explica que, durante três meses, gestores da pasta idealizaram e atuaram na formatação da proposta, com o intuito de ofertar ao público que já participava de atividades das Casas das Juventudes uma nova alternativa. Em Pernambuco, antes do início da pandemia, 60 municípios realizavam atividades através das Casas. “Agora a iniciativa será ofertada para todos os municípios de Pernambuco, incluindo o Arquipélago de Fernando de Noronha, através da Rede de Gestores de Juventude, da rede da Assistência Social e da AMUPE. A Casa das Juventudes que já beneficiou mais de 500 mil jovens em Pernambuco, mudou a vida de muitos desse jovens. Nesse mesmo sentido, devido ao momento de pandemia, a Casa Virtual se torna essencial para as juventudes. Teremos atividades diversas que, sem dúvida, farão a diferença na vida de muitos jovens. Por isso, sim, o projeto Casa Virtual é de grande responsabilidade na vida dos jovens”, afirma o secretário executivo, Eduardo Vasconcelos.

  O projeto Casa Virtual será desenvolvido por meio da Secretaria Executiva de Criança e Juventude, em parceria com as demais Secretarias do Estado, com um grupo de Gestores Municipais, o Conselho Estadual de Políticas de Juventude e instituições privadas,  tendo como base o Programa Casa das Juventudes.   
 
 
 
Cidades: Recife
Assuntos: estatudo da juventude, SDSC, cursos, palestras
Compartilhe: Link para o post: