meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Servidores da ATI e SAD falam sobre transformação digital Pós-COVID em live promovida pelo Cefospe

| Administração

ati e cefospe

Como será o mundo depois da pandemia? A resposta comum de se escutar é que viveremos um “novo normal”. Ou seja, mesmo quando tudo se normalizar jamais voltaremos a viver como antes. A transformação digital que caminhava a passos lentos na maioria das cidades hoje vem a galope. E para falar do assunto, o diretor de Governança e Gestão de Tecnologia da Informação da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE), Ivanildo Guerra, a convite da diretora do Centro de Formação dos Servidores Públicos do Estado de Pernambuco (Cefospe), Analúcia Cabral, participou da live de sexta (26/06) do Cefospe em Casa.

Ao lado do diretor de Transformação Digital da ATI, Romero Guimarães, e do analista em Gestão de TI, da Secretaria de Administração (SAD), Adelnei Félix, conversou sobre o Pós-COVID e a aceleração da transformação digital. Ivanildo citou Platão – A necessidade é a mãe de toda invenção. E na sequência Roger Von Oech – A necessidade pode ser a mãe da invenção, mas agir é certamente o pai.

“Faz-se necessário uma tomada de atitude em meio a crise. A pandemia nos forçou a tomar decisões que enquanto estávamos na zona de conforto dificilmente tomaríamos. Eu por exemplo passei dois anos pensando em aposentar meu carro e optar pelo uber, mais prático e econômico. O modo de viver, de se relacionar, de trabalhar está mudando tanto que teremos mais um marco para as relações humanas: ‘Antes do Corona’ e ‘Depois do Corona’. As Tecnologias Empoderadoras como a Internet das Coisas, por exemplo, vêm modificando muito a vida das pessoas”, disse Ivanildo.

Já Adelnei abordou o que o Governo de Pernambuco tem feito para acompanhar a evolução tecnológica e citou a Carta de Serviços já disponível na Plataforma PE Cidadão que tanto pode ser acessada pelo site www.pecidadao.pe.gov.br quanto pelo app PE Cidadão. Lá estão todos os serviços digitais já disponíveis pelo Governo de Pernambuco e ainda informações sobre os serviços presenciais dos órgãos estaduais.

Enquanto Romero apontou a importância de ser um governo digital. “Os serviços digitais além de oferecerem mais alcance à sociedade, são 97% mais baratos que os presenciais. “Incorporar os benefícios da Transformação Digital no Governo gera aumento de produtividade e redução de custeio com pessoal e a melhoria dos serviços prestados por dar mais agilidade e reduzir as filas. Investimentos em TI apresentam retorno econômico aos Governos Estaduais de 3 para 1 nos Estados Unidos. Aqui no Brasil um estudo da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC (ABEP-TIC) diz que é este retorno é de 9 para cada 1”. 

A live pôde ser assistida pelo canal do youtube do Cefospe (youtube.com/cefospeoficial) e pelo Instagram da ATI (@atipeoficial).

Assuntos: ati, cefospe
Compartilhe: Link para o post: