meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Testagem de HIV, sífilis e hepatites nas Virgens em Olinda

| Saúde

teste

Também serão disponibilizadas camisinhas para os foliões

O Projeto Prevenção para Tod@s, da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), estaciona novamente seu ônibus em Olinda para ofertar testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites B e C. Na última semana, a ação foi na Praça do Carmo. Neste domingo (16.02), dia do desfile do bloco Virgens do Bairro Novo, as testagens serão realizadas a partir das 9h nas proximidades da Praça Doze de Março, em Bairro Novo. Mais de 7 mil camisinhas serão disponibilizadas para as pessoas atendidas e foliões. Saches de gel lubrificante também serão ofertados.

O atendimento para a testagem rápida dura, em média, 30 minutos. Em caso positivo de HIV, o paciente já sai referenciado para fazer o tratamento em uma unidade especializada. Já em relação à sífilis e hepatites, a pessoa recebe toda a orientação para realizar um segundo exame confirmatório. Importante ressaltar que todo o processo garante o sigilo do atendimento.

"Durante a ação, além da testagem, nossos técnicos fazem aconselhamento para que a população assuma práticas sexuais mais seguras. Reforçamos também a importância de um diagnóstico precoce para as infecções triadas, possibilitando um tratamento em tempo oportuno e o bem estar da saúde das pessoas", afirma a gerente do Programa Estadual de IST/Aids/HV da SES-PE, Camila Dantas.

O projeto Prevenção para Tod@s é uma parceria da SES-PE, por meio do Programa Estadual de IST, Aids e Hepatites Virais, com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Durante o Carnaval, a ação irá percorrer as cidades de Olinda (22.02), Bezerros (23.02) e Nazaré da Mata (24.02).

Cidades: Olinda
Assuntos: ses, testagem hiv, carnaval, projeto prevencao para todos
Compartilhe: Link para o post: