meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Rede coletora de esgoto do Centro do Recife recebe manutenção preventiva da Compesa

 centro

Já foram desobstruídos mais de 1,3 mil metros da rede e retiradas mais de 440 toneladas de lixo

Um dos principais corredores do Recife está sendo beneficiado com serviços do Programa Cidade Saneada. A Compesa, em parceria com a BRK Ambiental, vem executando serviços de limpeza e desobstrução na rede coletora de esgoto do centro da cidade, no turno da noite, das 22h às 5h. Na empreitada, já foram desobstruídos mais de 1,3 mil metros da rede e retiradas mais de 440 toneladas de lixo, entre a Estação de Tratamento do Cabanga e a Praça Sérgio Loreto, no bairro de São José. Nesta segunda-feira (10), as intervenções começaram na Rua da Concórdia.

O serviço seguirá sendo executado na região central do Recife até a próxima sexta-feira (14), quando as atividades serão suspensas devido ao período de Carnaval, mas a ação terá continuidade após o recesso, beneficiando a população de 13 bairros do Recife. Cerca de R$ 4 milhões estão sendo investidos na limpeza, realizada por meio de método não destrutivo, ou seja, que não necessita da abertura de valas. A escolha visa minimizar os impactos para a população, sobretudo no que diz respeito ao tráfego de veículos na região central o Recife, com explica o diretor de Novos Negócios da Compesa, Flávio Coutinho.

"Planejamos a execução dos serviços com a intenção de causar o mínimo de impacto na rotina da população, priorizando, inclusive, os horários com menor fluxo de carros. Com esta ação, vamos elevar em até 70% a capacidade da tubulação, melhorando o processo de escoamento dos efluentes e, consequentemente, a operacionalidade do sistema", diz Coutinho.

O projeto de limpeza das tubulações do Recife segue um cronograma dividido em nove trechos, que receberão serviços de desobstrução até setembro de 2020. Ao todo, mais de 3,2 mil metros de tubulação, com dimensões variando entre 600mm e 1800mm, serão desobstruídas.

As tubulações do centro do Recife são conhecidas como coletor, por serem de grande porte e transportarem o esgoto de vários bairros das regiões central e norte da capital pernambucana.  O coletor é uma das principais tubulações que compõem o sistema de esgotamento sanitário e tem influência em treze bairros do município (Santo Amaro, São José, Santo Antônio, Graças, Espinheiro, Aflitos, Derby, Ilha do Leite, Boa Vista, Soledade, Coelhos, Recife Antigo e Paissandu). A tubulação ainda é responsável por direcionar o efluente recebido para a Estação de Tratamento de Esgoto do Cabanga, onde é tratado e devolvido ao corpo hídrico.

Cidades: Recife
Assuntos: seinfra, compesa, rede coletora de esgoto
Compartilhe: Link para o post: