Empresas parceiras da ressocialização e reeducandos são premiados com certificado “Nova Vida, Novos Rumos”

| Direitos Humanos

certificado

Trinta e três empresas e o mesmo número de reeducandos receberam a certificação no Centro de Convenções.

Um total de 33 empresas que se destacou durante o ano na absorção da mão de obra reeducanda, e 33 reeducandos que se empenharam no trabalho e conquistaram  reconhecimento na sociedade receberam, na tarde desta sexta-feira, 29, no Centro de Convenções, em Olinda, o certificado “Nova Vida, Novos Rumos” promovido pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

Entre as empresas parceiras contempladas com o certificado estão: Prefeituras do Recife, Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Petrolina, Fundarpe, Empetur e SERES, além de instituições privadas, como: Algo Bom Pórtico, Zummi, Indapol e Instituto Travessia, entre outras.

“É muito importante ver que nossa empresa pode contribuir com a reinserção dessas pessoas ao mercado de trabalho. Já temos outros projetos, e esta iniciativa só veio a somar“, comemorou Silvana Leal, coordenadora do IRH da empresa de confecções Babilônia, localizada no bairro de Campo Grande.

A algo Bom, fábrica de panos de chão em Paulista é uma das mais antigas parceiras do Patronato Penitenciário. Possui 40 reeducandos do regime aberto e livramento condicional trabalhando, e 21 que já concluíram a pena e continuam na empresa agora com carteira assinada. “Estamos contribuindo para a prevenção da criminalidade”, ressalta Rosineide Carvalho, do setor de Recursos Humanos.

De janeiro de 2018 até agora o número de reeducandos do regime aberto e livramento condicional em atividade remunerada no estado duplicou, eram 523 e atualmente soma-se 1.095.

Paulo José Pereira, 52, auxiliar de Almoxarifado na Empetur, agradeceu o reconhecimento e destacou: “antes eu tinha uma vida errada, mas hoje recomecei de novo e de maneira certa”.

Esta é a segunda vez que empresas parceiras na reinserção dos reeducandos são premiadas. A primeira foi em 2014 e o reconhecimento foi demonstrado através do Troféu “Amigos da Ressocialização”.  "Sensibilizar-se com a ressocialização é uma atitude louvável. Vê-los trabalhando e longe da reincidência criminal é o nosso maior prêmio", garante o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

A entrega dos Certificados contou ainda com as presenças da secretária executiva de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Mariana Pontual; e do superintendente do Patronato Penitenciário, Josafá Reis.

Assuntos: sjdh, certificado nova vida novos rumos