Teatro Arraial recebe programação do 1º Congresso Nacional de Maracatu

| Cultura

Manifestação tombada como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil ganha evento nacional no Recife, a partir da segunda-feira (11)

O Teatro Arraial Ariano Suassuna, equipamento cultural gerenciado pela Secult-PE/Fundarpe, vai receber parte da programação do 1º Congresso Nacional de Maracatus Nação - Desafios e Perspectivas da Salvaguarda dos Maracatus. O encontro terá início na segunda-feira (11) e segue até o domingo (17). Na pauta, o esforço para congregar maracatuzeiros, brincantes, pesquisadores e representantes de órgão gestores da cultura nos âmbitos municipal, estadual e federal. O objetivo é discutir o cenário atual e as perspectivas futuras dessa manifestação cultural. A participação será gratuita e as inscrições para o evento serão realizadas no local antes do início das atividades, sujeitas à lotação do teatro.

O Maracatu Nação, ou Maracatu de Baque Virado, é patrimônio cultural imaterial do Brasil. Está inscrito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Livro de Registro das Formas de Expressão desde 2014. No entanto, desde que foi registrado, ainda não teve o Plano de Salvaguarda elaborado, o que poderia facilitar o trabalho de preservação desse bem cultural. Um dos focos do congresso é justamente fomentar o debate para acelerar esse processo.

Além das rodas de diálogo nesse sentido, também estão previstas celebrações a partir da sexta-feira (15), para lembrar o aniversário do Maracatu Elefante. No sábado (16), mestres de Nações de Maracatu ministram oficinas gratuitas e abertas ao público, como preparação para o encerramento das festividades no domingo (17). É possível se inscrever online aqui. (https://forms.gle/YiyYkZotAvjXxu8s8)

No último dia do encontro haverá um grande encontro de batuqueiros no Bairro do Recife, onde é esperado a reunião de amantes da cultura do maracatu, integrantes de Nações de Pernambuco, maracatus parafolclóricos e grupos percussivos de todo país.

O 1º Congresso Nacional de Maracatus Nação é uma realização da Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco - Amanpe, Secult-PE/Fundarpe, da Prefeitura do Recife, através de sua Secretária de Cultura - Secult, Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural - DPPC e Fundação de Cultura da Cidade do Recife - FCCR e do Iphan.

Confira abaixo a programação completa:

Segunda-Feira - Dia 11/11
Teatro Arraial
15:30h - Exibição do vídeo documentário do Inventário Nacional de Referências Culturais do Maracatu Nação (mediação Charles Martins)
16:30h - Cerimônia de abertura do Congresso.

Terça-feira - dia 12/11
Teatro Arraial
14h às 17h - Roda de Diálogo “Maracatu não é só Carnaval”
Wanessa Paula do Santos (Maracatu Nação Cambinda Estrela)
Mestra Joana D’arc Cavalcanti (Nação Encanto do Pina)
Jorge Carneiro (Nação Raízes de Pai Adão)
Giorge Bessoni (Representação do IPHAN-PE)
Albemar Araújo (Representação da SECULT/Recife)
Mediação: Marcelo Renan (Fundarpe)

18h às 21h - Roda de Diálogo “Maracatu, que baque é esse?”
Ilma (Nação Erê)
Chacon Viana (Nação Porto Rico)
Jorge Marins (Grupo Corpus Percussivo)
- Representação da Associação de Maracatus de Olinda
Mediação: Wanessa Paula dos Santos (Maracatu Nação Cambinda Estrela)

Quarta-Feira - dia 13/11
Teatro Arraial
14h às 18h - Oficina de Construção do Plano de Salvaguarda para os Maracatus Nação
- Juliana Cunha, Lívia Moraes e Giorge Bessoni (Representação do IPHAN)
- Coordenação de Patrimônio Imaterial da FUNDARPE

Quinta Feira - dia 14/11
Museu da Abolição
14h às 18h - Fórum “Maracatu: religiosidade e coroação das rainhas”
- Rainha Marivalda Maria dos Santos (Nação Estrela Brilhante do Recife)
- Rainha Nadja Cristina de Castro - Mameto Nadja de Angola (Nação Leão da Campina)
- Prof. Isabel Guillen (UFPE)
Mediação: Willams Santana (Prefeitura do Recife)

Sexta-Feira - dia 15/11
Sítio de Pai Adão
17h - Baile Comemorativo: Comenda Dona Santa - Celebração.
Homenagem ao Maracatu Nação Elefante e às rainhas de todas as Nações de Maracatu

Sábado - dia 16/11
14h às 18h - Educação Patrimonial/ Oficinas de Baque Virado.
- Visita a Sede do Grupo Yalu (Rua da Moeda) - Convidados: Nação Almirante do Forte e Nação Aurora Africana
- Visita a Sede do Grupo Ogun Onilê (Recife Antigo) - Convidados: Nação Sol Brilhante e Nação Leão da Campina
- Visita ao Grupo Brincante Popular na Casa da Cultura -  Convidados: Nação Estrela Brilhante de Igarassu e Nação Cambinda Estrela
- Visita ao Grupo Congobloco no Casarão do Nação Pernambuco Carmo - Olinda -  Convidados: Nação Encanto da Alegria e Nação Estrela Dalva
Gratuitas e abertas ao público: link para inscrição <https://forms.gle/YiyYkZotAvjXxu8s8>.

Domingo - dia 17/11
Bairro do Recife
16h - Encerramento do congresso com encontro de batuqueiros.

Endereços:
Teatro Arraial Ariano Suassuna - Rua da Aurora, 457 - Boa Vista, Recife
Museu da Abolição - R. Benfica, 1150 - Madalena, Recife
Sítio de Pai Adão - Estr. Velha de Água Fria, 1644 - Água Fria, Recife
Avenida Barão de Rio Branco - bairro do Recife (Encontro de batuqueiros)
Cidades: Recife
Assuntos: secult, fundarpe, congresso nacional de maracatu, teatro arraial