Luciana Santos recebe participantes do 1º Encontro de Secretários Estaduais de Assistência Social do Nordeste

luciana3

Governadora em exercício esteve com secretários de oito estados, além de representantes da sociedade civil

A governadora em exercício Luciana Santos recebeu, nesta terça-feira (10/09), no Palácio do Campo das Princesas, secretários e convidados participantes do 1º Encontro de Secretários Estaduais de Assistência Social do Nordeste. O evento, promovido pelo Fórum Nacional de Gestores de Assistência Social (Fonseas), busca discutir o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e as novas possibilidades de investimentos da área. A iniciativa aconteceu no auditório da Secretaria de Planejamento e Gestão, no bairro de Santo Amaro.

“Essa iniciativa é muito importante para partilhar os desafios comuns. É uma troca de ideias, um momento de afirmação do SUAS. É uma maneira de reafirmar que o Governo de Pernambuco e os governadores do Nordeste persistem em um caminho de não abandono dessas políticas públicas que são tão essenciais”, observou Luciana Santos.

O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, reforçou a relevância da pauta frente ao contexto atual do Brasil. “Diante do cenário atual, há em nosso Estado a manutenção do olhar nessa questão da proteção social, principalmente por parte do governador Paulo Câmara. Então, é muito simbólico e muito importante Pernambuco ter a oportunidade de sediar um evento como esse”, afirmou.

"Essa reunião serve para mapear os problemas da assistência social no Nordeste. Através desse mapeamento, buscamos potencializar o Nordeste, por meio até de investimentos internacionais. A intenção é conseguir estabelecer políticas públicas que façam sentido para a nossa região e que tenham previsão orçamentária, o que atualmente não possuímos”, explicou o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de Alagoas e representante do Nordeste no Fonseas, João Lessa.

Estiveram presentes vários secretários, representando os Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe; o secretário executivo de Assistência Social de Pernambuco, Joelson Rodrigues; a economista Tânia Bacelar; o secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas; o presidente da Frente em Defesa do SUAS na Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Isaltino Nascimento; a presidente da Frente em Defesa do SUAS da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputada Maria Aparecida Ramos; e professoras convidadas.

Foto: Hélia Scheppa/SEI

Assuntos: luciana santos, governo de pernambuco, sei, poder executivo