Melhoria da mobilidade e abastecimento de água são as principais propostas para o PDUI/RMR

A Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Recife - PDUI/RMR da cidade do Recife foi realizado nessa quinta-feira, 11, na Universidade Católica de Pernambuco com a presença de cerca de 200 pessoas, entre sociedade civil e autoridades diversas. O evento ocorre com a coordenação da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem. O plano é uma construção coletiva que apontará caminhos para o desenvolvimento e para o ordenamento do território metropolitano, construindo diretrizes e regras para melhoria das condições socioambientais e da infraestrutura de forma integrada da região.

Com a realização das Audiências Públicas nos municípios metropolitanos, a Agência Condepe/Fidem vem colhendo as contribuições da população, que possam ser incorporadas ao PDUI/RMR. Amanhã será a vez de Camaragibe sediar o encontro, que ocorrerá a partir das 9 horas no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco, Marcelo Bruto, falou sobre a importância da realização do evento no Recife pela centralidade que exerce frente aos demais municípios da RMR, “é uma grande oportunidade de se pensar em um planejamento a médio prazo, se buscando qualidade dos gastos públicos e a solidariedade entre os municípios irmãos”, registrou. Para o secretário, a construção do PDUI não se esgota com as Audiências Públicas, ele pediu a todos para manter o engajamento no processo.

Já o secretário de Planejamento do Recife, Antônio Alexandre, que representou o prefeito Geraldo Júlio na ocasião,  afirmou que o município está totalmente engajado à construção do PDUI/RMR e que o plano é estratégico para o tecido urbano metropolitano. Para ele, não deve haver competitividade entre os municípios da região, “devemos somar os esforços com este novo modelo de gestão compartilhada”.

A presidente da Agência Condepe/Fidem, Sheilla Pincovsky, externou que o planejamento territorial da RMR, a partir do PDUI/RMR é muito importante para todos, incluindo a própria entidade como instituição. Ela coordenou as atividades, que teve ainda a apresentação do diagnóstico preliminar e o debate com os participantes. Entre as reivindicações: mobilidade e abastecimento de água, continuam sendo as mais abordadas. Sandro Borges, da Ademi-PE pediu mais informações sobre o PDUI/RMR e o sistema gestor metropolitano.  Já Plínio Rogério, do Sindicato dos Engenheiros falou sobre a questão do ordenamento urbano.

Em Igarassu, a Audiência Pública do PDUI/RMR foi realizada, na quarta-feira,10.07, no auditório da Escola Técnica com a participação de vários secretários municipais entre eles o de Planejamento Orçamentário, César Vasconcelos, que representou o prefeito Mário Ricardo. Entre as propostas para o PDUI/RMR : a preservação ambiental, resíduos sólidos e mobilidade. O vereador, presidente da Câmara, Ademar de Barros, também falou da importância de ações voltadas para a regularização fundiária.

PDUI/RMR - As informações sobre o Plano estarão disponíveis no site https://www.pdui-rmr.pe.gov.br como plataforma de participação do cidadão metropolitano, no que tange à coleta de dados e proposições referentes às funções públicas de interesse comum, para elaboração do PDUI/RMR.

Cidades: Recife
Assuntos: condepe/fidem, desenvolvimento urbano