meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Saúde ocular: SES promove mutirão para cirurgias de catarata

| Saúde

ses

Mais de 2,7 mil procedimentos incrementam oferta no SUS

Neste mês de julho, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) está promovendo um mutirão para a realização de cirurgias de catarata, garantindo o tratamento gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS), com a oferta de 2.750 mil procedimentos aos pacientes pernambucanos. No total, oito equipamentos de saúde participam da ação, sendo cinco deles no Recife e três, no Interior do Estado. A catarata é uma doença ocular que deixa a visão opaca, sendo a principal causa de cegueira reversível no mundo.

Na capital pernambucana, os procedimentos ocorrem no Serviço Oftalmológico de Pernambuco (Seope), Hospital de Olhos Santa Luzia, Instituto de Olhos do Recife (IOR), Fundação Altino Ventura (FAV) e Hospital das Clínicas (HC). No interior do Estado, as cirurgias serão realizadas nas Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada (UPAE) Garanhuns, Petrolina e Caruaru. Em 2018, mais de 20 mil cirurgias de catarata foram realizadas no SUS, sendo 9,6 mil delas feitas em unidades ligadas à rede estadual. As três UPAEs, juntas, realizaram, em 2018, 3,3 mil cirurgias oftalmológicas no tratamento de diversas doenças oculares.

O procedimento cirúrgico, que consiste na retirada do cristalino opaco e colocação de uma lente intraocular, é considerado de baixa complexidade, feito com anestesia local e sem necessidade de internação. O índice de recuperação é satisfatório e em 90% dos casos o paciente volta a enxergar normalmente. "A intenção é ampliar a oferta deste procedimento cirúrgico, já disponível na rede, e dar celeridade aos casos mais graves de acordo com a classificação de risco. Garantir que a cirurgia seja feita no paciente no menor tempo possível", afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo. 

No Recife, as marcações serão feitas pelos serviços onde os pacientes já realizam tratamento e devem passar por exames pré-operatórios. No Interior, as Gerências Regionais de Saúde (Geres) atuarão junto aos municípios para garantir o encaminhamento dos usuários do SUS às unidades. A ação faz parte de uma iniciativa do Governo de Pernambuco para diminuir o tempo de espera pela cirurgia eletiva e ampliar a assistência oftalmológica em todo o Estado. Serão investidos 2,8 milhões na ação e as cirurgias devem ter continuidade ao logo do segundo semestre. 

Assuntos: ses, mutirao, cirurgia de catarata
Compartilhe: Link para o post: