Projeto Livros Livres leva mais literatura para as ruas da Ilha de Itamaracá

| Cultura

A ação do Governo de Pernambuco é realizada em parceria com a Prefeitura de Itamaracá e acontece nesta quinta-feira (25), às 7h, em vários endereços do município.

O Governo de Pernambuco comemora a Semana do Livro com uma conquista especial para a ação Livros Livres, que chega ao município da Ilha de Itamaracá nesta quinta-feira (25), às 7h. Com a realização na ilha, o projeto cumpre a meta de alcançar todas as macrorregiões do Estado e todas as cidades da Região Metropolitana do Recife. Criado pela coordenadoria de Literatura da Secult/Fudarpe durante o Festival de Inverno de Garanhuns, em 2012, a ação disponibiliza livros de literatura gratuitamente em espaços públicos.

Tendo como ponto de partida a Praça do Pilar, a ação acontece em parceria com a Prefeitura de Itamaracá e também deve chegar ao Centro do município e em Vila Velha, somando 100 livros distribuídos no local. O projeto reúne livros doados, títulos vencedores do Prêmio Hermilo Borba Filho de Literatura e publicações incentivadas pelo Funcultura colaborando com a difusão da literatura e de novos autores pernambucanos.

“O livro, no Brasil, é considerado um artigo muito caro. Existe uma estatística mundial que diz que um livro só alcança cinco pessoas. Com esse projeto, queremos que o livro circule e atinja mais do que cinco pessoas”, explica a coordenadora de Literatura, Mariane Bigio, ao adiantar que o plano é de que a ação passe a acontecer mensalmente em diferentes endereços.

Desde a sua criação, em 2012, até hoje, o projeto já “libertou” mais de cinco mil publicações baseado no conceito de ‘bookcrossing’, ou seja, o ato de ‘esquecer’ livros em lugares públicos para que as pessoas que os encontrem possam lê-los e, eventualmente, deixá-los em outro lugar para que mais pessoas o levem. O material é devidamente etiquetado com um selo explicativo, a proposta é incentivar as pessoas a deixar livros em lugares públicos e transformar a cidade em uma grande biblioteca.

Cidades: Itamaracá
Assuntos: secult, governo de pernambuco, semana do livro