Funase investe em encontros com categorias profissionais para aperfeiçoar atendimento socioeducativo

| Direitos Humanos

funase

Primeira capacitação beneficiou pedagogos da instituição, responsáveis pelo envolvimento dos socioeducandos nas atividades escolares

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) está investindo na capacitação de seu corpo técnico em busca de assegurar a melhoria constante do cumprimento de sua missão institucional nas unidades de internação, internação provisória e semiliberdade de todo o Estado. Para isso, a instituição, que é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), está promovendo encontros com categorias profissionais ligadas ao atendimento aos socioeducandos. A primeira reunião ocorreu nesta semana, beneficiando pedagogos. Ainda estão previstos encontros de capacitação com advogados, psicólogos e assistentes sociais.

Na Funase, os pedagogos têm o desafio de despertar o interesse dos socioeducandos pela educação, levando em conta que, por vezes, esse público viveu uma realidade de pouco ou nenhum contato com a escola antes de cumprir medida socioeducativa. Os profissionais também têm como objetivo realizar o resgate da autoestima dos adolescentes, trabalhando para que eles possam ter acesso à educação, ajudando a corrigir eventuais distorções idade-série e criando alicerces para que eles se mantenham na escola de suas comunidades, com o devido apoio de outros órgãos do Estado e dos municípios, depois que saírem da Funase.

No encontro de capacitação, foram discutidos temas relacionados a essa missão, também trabalhados por meio de dinâmicas de grupo. Ainda foram apresentadas orientações sobre a rotina nas unidades à luz do Projeto Político-Pedagógico da instituição, que passou por uma revisão em 2018 e trouxe, entre as novidades, o foco na Justiça Restaurativa. “Quando a Funase realiza encontros como esse, ela está trabalhando na perspectiva de cuidar de quem atende o público da instituição. É uma oportunidade também para socializar práticas exitosas desenvolvidas pelos técnicos”, disse a superintendente da Política de Atendimento da Funase, Íris Borges.

Na segunda quinzena de março, deve ser realizado um encontro de categoria profissional com os advogados que atuam na instituição. Em abril, está previsto um evento semelhante com psicólogos, e em maio, com assistentes sociais. A ideia é que, semestralmente, encontros gerais como esses sejam realizados. As reuniões se somam a outras capacitações realizadas pela Funase ao longo de todo o ano, como as promovidas pela Assessoria Técnica de Gestão de Pessoas e pela Gerência de Segurança.

Para a coordenadora do Eixo Educação da Funase, Sônia Melo, todo o trabalho que é feito pela melhoria do atendimento aos adolescentes representa um grande avanço. “A fundação vem trabalhando a educação de uma forma positiva. A capacitação serviu para proporcionar uma integração e um maior aprendizado. É uma ação contínua, pois o pedagogo trouxe dúvidas e, no encontro, pôde ter os questionamentos respondidos. Foi muito proveitoso”, afirmou.

Assuntos: sdscj, funase, capacitacao