meteorologia

Bacias Hidrográficas

Obra em todo lugar

Veja o que o Governo de Pernambuco está fazendo na sua região.

Blog de notícias

Pernambuco trabalha para fortalecer a gestão dos recursos hídricos

Em reunião no Ceará, secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos discutiu inovações voltadas para o setor

FORTALEZA - O Governo de Pernambuco está empenhado para fortalecer as políticas públicas voltadas para a área de recursos hídricos, trabalhando na eficientização da gestão do setor. Nesta segunda-feira (11/2), a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, e o presidente da Compesa, Roberto Tavares, estiveram em Fortaleza, no Ceará, para trocar experiências sobre o tema.

Em reunião com o secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, os gestores puderam conhecer as experiências vivenciadas pelo Ceará. Durante o encontro, foram apresentadas as ações desenvolvidas pelo governo local no gerenciamento da oferta e demanda de água, expansão da infraestrutura e segurança hídrica, outorga e controle quanto aos usos múltiplos da água, incluindo abastecimento humano, industrial e agrícola. Houve, ainda, trocas de conhecimentos sobre a lógica do Sistema Integrado de Saneamento para a Área Rural (SISAR).

A visita também incluiu uma apresentação sobre os projetos executados pela pasta, além de debates sobre a Transposição do Rio São Francisco e sua importância para a ampliação da oferta de água, além do tema em comum que se refere a gestão compartilhada com o governo federal no âmbito do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).

"Foi um encontro extremamente produtivo, onde pudemos trocar conhecimento a respeito de inovações voltadas para a área. Embora Pernambuco tenha uma política de recursos hídricos consolidada, a gestão tem buscado aperfeiçoar o planejamento, com o objetivo de desenvolver ainda mais o Estado e continuar melhorando a vida das pessoas", pontuou Fernandha.

Estiveram presentes o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), João Lúcio Farias, o superintendente de Obras Hidráulicas, Yuri Castro de Oliveira, a supervisora do Núcleo de Meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia, Meiry Sakamoto, e o diretor de Negócios do Interior da Companhia de Água e Esgoto do Ceará, Helder dos Santos Cortez.

DNOCS - Durante a passagem por Fortaleza, Fernandha Batista e Roberto Tavares também estiveram na sede do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), onde foram recebidos pelo diretor geral, Ângelo José de Negreiros. Na pauta, o andamento das intervenções na Barragem de Jucazinho, que está em execução pelo órgão federal. A previsão é que as obras de recuperação da estrutura sejam finalizadas em julho desse ano.

Assuntos: seinfra, governo de pernambuco, compesa, dnocs
Compartilhe: Link para o post: